A indicação de colocar em N é para paradas longas, como no vídeo. Entender o que o câmbio faz em Neutro é bem simples na verdade: Quando colocamos em N, a pressão interna do conversor de torque diminui, causando o desacoplamento do restante do câmbio com o motor, onde só o conversor continua girando junto com o motor. Sendo assim, mesmo que a bomba de óleo continue funcionando com menor pressão, não há a necessidade da mesma lubrificação de quando se está andando, e não há prejuízo algum para o câmbio ou qualquer parte dele, muito pelo contrário. A título de curiosidade, muitos carros fazem o "Neutro Automático", onde o câmbio entende que o veículo parou e desacopla do motor automaticamente, sem a necessidade que você mude na alavanca, e não prejudica em nada, já que ele é feito para isso mesmo. Câmbios automatizados (dupla embreagem) e robotizados (dualogic, imotion e Cia) já desacoplam a embreagem automaticamente ao parar o carro e mantendo o pé no freio, não necessitando mover a alavanca para o N. Mas... e sempre tem um mas... se o seu carro, mesmo que faça neutro automático, anda quando você solta o freio, você terá que colocar em N se quiser ficar parado por longo período sem pressionar o freio, exceto os carros mais modernos que tem o Auto Hold, aí ele faz tudo por você. PS: Cuidado com os "desinformantes" nos comentários, você está na internet, na dúvida, é só pesquisar.
Talvez uma coisa boba, mas meu pai senhor de idade que trabalhou com os hidramático vem com esse conceito de não pode por no Neutro. E ainda hoje não quer saber de cambio automático! Sem o Manual para ter menos dor de cabeça. Eu não vejo a hora de uma automático, já já eu chego. Obrigado pela explicação!
@@aprendasobrecarros outra coisa que penso é o desgaste do freio, com o carro engatado ele fica tentando andar e consequentemente o freio acionado fica duas forças puxando contrário. Muito obrigado pela explicação técnica. Já fazia isso por deduzir que seria o correto, mas não sabia da técnica.
Bom dia o meu Hyundai i30 está demorando entrar do N para o D quando o câmbio está quente, eu tenho ele a um ano e tinha o costume de descer a ladeira no N e com ele andando colocava no D aí apareceu esse delay de resto o câmbio funciona perfeitamente é só na hora de manobrar depois que ele está quente quando coloco N e vou colocar D ele demorou uns 3 segundo para entrar a marcha. Devo me preocupar?
Ótimo vídeo do meu amigo era isso que eu queria saber Eu tenho um Cruze 2022 às vezes chego a cansar o pé de tanto que piso no freio do trânsito de São Paulo
Certo e afirmativo.. Se estiveres parado em “D”, vais estar a travar, logo estas a criar desgaste desnecessário na caixa de velocidades, logo de colocares em “N” não vai criar desgaste algum, e a bomba de oleo da caixa continua a ser tocada pelo conversor de binário/Torque. Um abraço de Portugal 🇵🇹
Verdade, já tive 4 Vectras e entram em N sozinho. Isso por um minuto +/-, depois engatam, então se vou ficar tempo parado coloco no N e boa. Só pra ilustrar ando de automático desde Landau e nunca tive problema algum em ficar parado no N com motor ligado esperando algo. Muito bom!!!
👉 Seja Membro do Canal e tenha acesso à um curso exclusivo, o mais completo e didático, sobre Avaliação Automotiva. Nunca mais seja enganado ao comprar um carro ou levando seu carro À uma oficina ou auto center. Vire profissional em avaliação e diagnóstico automotivo. São mais de 25 anos de experiência compartilhados com você! Tenha acesso à uma Consultoria Automotiva Online por tempo indeterminado e ao nosso grupo de WhatsApp, onde tiramos dúvidas em tempo real de todos os membros, além de sorteios todos os meses. www.youtube.com/@aprendasobrecarros/membership
Nunca tive carro automático. Talvez meu próximo carro seja automático...... muito interessante seu vídeo! Te vejo aqui da cidade de Itiúba sertão da Bahia!
Boa tarde meu amigo eu gosto de assiste e ouvir todo tipo de informação sobre esse assunto mesmo não sendo mecânico agente refinar as informações passada por vcs obrigado
Eu penso a mesma coisa, tive carro com c CVT transito pesado colocava N, caso contrario o carro sempre sendo "empurrado" imagina o desgaste!!!!! Motor girando, cambio girando eu segurando por longo periodos,
MUITO BOM! ... OU Compra um Manual 7:50 HAHAHAHAHA aos 12:50 é exatamente a mesma leitura do manual... deixar "ancorado" na caixa depois o freio de mão... ENTÃO, primeiro "ponto morto"(manual) / neutro(Auto) em seguida freio de mão somente depois câmbio P (Auto) ou 1ª (manual)
6:27 Adriano, você falou sobre manutenção e troca de óleo do câmbio. E sobre o CVT da FIAT que dizem não precisar de óleo, o que você acha? E eu posso coloca-lo tranquilamente no neutro em paradas mais longas? Tenho um Pulse e gostaria de saber mais.
Opa, tudo bem? O Nissan Sentra também diziam que não precisaria trocar o óleo, somente "verificar nível" aos 100mil km, porém, não trocar é a receita para ter problemas com o câmbio. Existem muitas informações, de diferentes fontes, até mesmo entre reparadores, mas pelo que vejo, o ideal é trocar óleo do CVT entre 80 e 100mil km. Esse câmbio já conta com o sistema de Neutro Automático, mas toda vez que você soltar do freio, ele irá andar, então, para paradas longas e não quiser manter o pé no freio, pode utilizar o Neutro sim.
isso aí mais o problema é que tem muitos aí que tem um certo "preconceito" com carro automático eu tenho um Civic 2002 G7 automático não tem nada dessas coisas que andam falando por aí negócio e saber usar e trocar óleo quando der o Km como o meu são engrenagem quando muda na alavanca tem que esperar ele encaixar da pra sentir ele fazendo o encaixe mais tem gente que já muda e sai andando aí ferra o câmbio mesmo acham que e um CVT 😄 mais e isso e saber usar dura bem
O CVT usa conversor de torque igual, o que muda é que ele não tem "engrenagens" e sim duas polias deslizantes, mas o acoplamento com o motor é igual. Mas é como vc disse, sabendo usar e cuidar, dura muito.
E mais uma coisa, a caixa estando em qualquer uma das posições, nunca deixa de lubrificar, desde que o motor esteja em funcionamento a caixa vai estar sempre a ser lubrificada. A questão de colocar em Neutro para D ou vice-versa em andamento é mesmo pq se fores em velocidade mais alta que a 1a velocidade os pratos e discos de embreagem e os carretos da caixa podem não aguentar a força e partir a caixa de velocidades.
Sim, a pressão da bomba vai de acordo com a rotação do motor, e em N, a pressão fica baixa. Foi uma força de expressão acompanhando o que dizem. Meu canal é voltado para leigos. O perigo de rodar em Neutro, é o câmbio estar em alta velocidade sem a lubrificação adequada e essa troca que você mencionou, em andamento, que forçaria as embreagens do conversor. Muito obrigado por sua colaboração.
Sim. Sempre. Mesmo que o câmbio esteja sendo lubrificado, quando você colocar em D haverá um impacto internamente quando o câmbio receber o acoplamento do motor, quem sofre aí é principalmente o conversor. E não há vantagem alguma, o carro quando desce em D sem aceleração consegue ler o cenário e faz o "cut off", desligando ou praticamente desligando os bicos injetores, aproveitando o movimento do câmbio para manter o motor em movimento sem apagar, proporcionando maior economia, que em Neutro, não o faria.
Excelente vídeo!! Tenho uma pergunta: ao parar o carro, câmbio em Drive, podemos manter o pé no freio, colocar o câmbio em Park, puxar o Freio de mão e soltar o pé do freio?
A sequência é colocar em Neutro, puxar o freio de mão, soltar do pedal de freio, e depois colocar em P. Mas é para subidas ou descidas, no plano, pode colocar em P direto sem problemas.
Ontem na br, parei no pegagio p pagar fiquei com a alavanca no d normal so com o pe no freio, ai o carro desligou, ai puxei a alavanca para o P fui ligar o carro apareceu varias avarias, verificar cambio e mais algumas e o cambio travou, desliguei novamente, e liguei ai ficou normal.. mas achei muito estranho, nessa mesma viagem aconteceu do carro desligar com o pe no freio e no D 2vezes, mas so em uma o cambio travou e deu as avarias.. o auto é um renegade
A Renegade tem problema crônico no câmbio, é melhor averiguar. O trocador de calor tem defeito e passa a deixar água misturar no óleo do câmbio. Ou pode ser um superaquecimento. Qual a km? Já trocou óleo e filtro do câmbio?
@@aprendasobrecarros ah sim estou ciente desse problema, na verdade troquei o motor, é o arrefecimento todo faz uns 6mil km que foi feita a troca do motor e do arrefecimento, mas vou até dar uma verificada pela manhã de como está o aditivo..
@@aprendasobrecarros e foi trocado o motor e o arrefecimento justamente por aquecimento, o carro vinha tendo vários aquecimentos, que ocasionou uma fissura no motor e a css não conseguiu saber onde era essa fissura, aí me deram um motor novo e já trocaram todo arrefecimento, mangueiras, trocador de calor, radiador, válvula termoestatica etc..
Segundo o que me passaram na concessionária quando fui pegar meu primeiro carro automático, tem que deixar em P. Disseram que no neutro o olé não circula e não resfria o câmbio.
Trabalhei muitos anos em concessionária e posso garantir que, não necessariamente entendem de carro. Óleo nunca fica sem circular em câmbio automático, a bomba fica conectada a capa do conversor de torque e funciona a partir do momento em que o veículo está ligado.
Neutro tem sua ideia fixa desde o começo, agora o pessoal tá querendo mudar tudo até o funcionamento óbvio da função neutro, deve ser um neutro com novas conexões LGBTQIA+
Tenho uma dúvida que ainda não consegui sanar em nenhum lugar com uma explicação técnica, só dizem que não pode mas ninguém explica o por quê. Há estacionamentos, principalmente em edifícios garagem, que os responsáveis pelo local pedem pra estacionar o carro e deixar o carro livre (no neutro), para poderem empurrar o carro para frente ou para trás. Esse procedimento, de estacionar o carro no neutro, danifica o câmbio?
nós temos vídeo aqui no canal explicando tudo, em detalhes. Mas esse procedimento de empurrar o carro em Neutro em curtas distâncias não danifica. Diferente se você puxar um automático em Neutro por longas distâncias e com velocidade considerável... aí estraga.
Fala meu caro!! Comprei um march seminovo cvt, 50 mil km. Como saber se o cambio esta bom e o dono anterior nao fez algumas besteiras do tipo: estacionar em rampa colocando no "P" primeiro? Ou, colocou no N em longas paradas em rodovias e etc? É possivel saber?
Na vdd colocar em neutro parado nunca irá danificar o câmbio. Quanto ao parking não tem como saber, infelizmente. com 50mil km ainda não foi necessário troca de óleo, então, em tese, o câmbio não deve apresentar nenhum problema. No cvt, o que se pode fazer de mais grave é puxar reboque e não trocar óleo. Mesmo que o manual diga para não trocar, aqui no Brasil é recomendado fazer a troca sim até no máximo 80mil km. No mais, temos um vídeo aqui no canal para testes: th-cam.com/video/dQtVyhUizAo/w-d-xo.html
Mas por exemplo, por que não pode colocar no neutro com o carro em movimento quando se tratando de caixa de câmbio automático de 1 ou 2 embreagem? Nesse tipo de câmbio automático sem conversor de torque, a única lubrificação que ocorre é na embreagem automática, certo ou errado?
A lubrificação constante do câmbio dupla embreagem se dá por uma bomba eletrohidráulica junto à mecatrônica, geralmente. Sobre a embreagem, alguns são Banhadas a óleo, e algumas são secas. Veja que o câmbio automatizado, diferente do câmbio manual, tem vários atuadores que podem ser prejudicados com essas prática do N em descida, exceto alguns câmbio que já fazem isso automaticamente, projetados para tal.
@aprendasobrecarros Sim. Agradeço as explicações. Não entendo nada de câmbio e mecânica, por isso está ajudando muito. Poderia explicar como funciona a lubrificação da embreagem em câmbio manual e por que não é prejudicial usar o neutro em movimento com este tipo de câmbio? Por exemplo, em câmbio manual a lubrificação só ocorre quando você efetivamente pisa no pedal de embreagem? É difícil para uma pessoa leiga entender a diferença do por que você pode colocar em neutro em movimento no manual mas não pode com automático que não tenha conversor de torque.
@@eduardocampos1 não, da na mesa que o N. A diferença do N para o P é só a trava de segurança. Não é bom ancorar o carro na trava do P, e em lugares que pode haver colisão contra o seu carro, tbm não é interessante.
Uma coisa interessante é que se você colocar um carro com injeção eletrônica no neutro em uma decida o carro morre já que ele para de injetar combustível e utiliza a inércia junto à transmissão para manter o motor girando e lubrificando
Na verdade o que acontece é o seguinte: Mantendo o carro engrenado e não acelerando, a injeção mantém um mínimo de combustível injetado apenas para o motor não apagar, e utiliza o movimento do câmbio para manter o movimento do motor. Chama-se Cut Off. Em neutro, isso não acontece pois o câmbio está desconectado do motor, então a injeção não identifica o movimento e não faz o cut off.
Todas as posições do cambio foram feitas para ser usadas, não existe posicao que estrague , tudo foi pensado para ser usado ao extremo independente de cada pessoa use. O reste e so história....
O motor estando ligado, o câmbio sempre estará lubrificado. Porque a bomba primária é secundária, estão ligadas diretamente ao motor, independente da posição da da alavanca.....😊
Fala amigo eu tenho uma dúvida tbm ,tenho o costume de que quando pego um sinal vermelho, eu simplesmente puxo o freio de mal com o carro no DRIVE,sobre essa situação, oq vc acha ?
Não é indicado e é perigoso. Com o uso, o freio de mão vai perdendo a regulagem, e em algum momento, vc vai puxar e ele não vai segurar a força que o carro está fazendo para andar. Fora isso, o pedal do freio tem um sensor que, dependendo do carro, pode armar o "Neutro Automático" no câmbio, que é benéfico, não acionando o pedal do freio, o central não faz essa leitura e a ordem para o câmbio é continuar tentando andar, pois, afinal, o único comando que ela tem é: a alavanca está em drive, não há impedimento do freio - então o conversor ou embreagem acopla e a primeira marcha é acionada.
Engenheiro faz 5 anos de faculdade, trabalha numa fábrica de câmbios, coloca uma posição "N" e chega uns curiosos dizendo que não tem utilidade... São os mesmos que cortam as molas da suspensão, será?
12:05 @@aprendasobrecarros valeu, vim me reciclar dessa parte da parada, meu carro é câmbio manual, mas de vez em quando dirijo carros com câmbio automático.
Então, se vc não quer gastar a seletora, você não pode manobrar o carro, pq para manobrar, se passa várias vezes em alguns casos, entre R, N e D. O desgaste da seletora é algo previsto em projeto, assim como todos e qualquer desgaste do câmbio. Como dito no vídeo, vc não vai ficar colocando no Neutro a todo sinaleiro, agora, em casos como do vídeo, que nem precisaria ser explicado que é um congestionamento de quilômetros e parado, não há problema algum e nem desgaste prematuro de nada.
Qaundo você coloca em neutro com o carro andando, também não vai acontecer nada, porque a caixa está sendo movida pelas rodas, que estão girando, portando, sendo lubrificada.
@@claudiogediel8302 quem move a bomba de óleo é a capa do conversor de torque. O que ocorre é uma lubrificação ineficiente para a velocidade da caixa, sem dizer no impacto do acoplamento do conversor em velocidade e da seleção do pacote ideal de marchas para a velocidade apresentada.
A indicação de colocar em N é para paradas longas, como no vídeo. Entender o que o câmbio faz em Neutro é bem simples na verdade: Quando colocamos em N, a pressão interna do conversor de torque diminui, causando o desacoplamento do restante do câmbio com o motor, onde só o conversor continua girando junto com o motor. Sendo assim, mesmo que a bomba de óleo continue funcionando com menor pressão, não há a necessidade da mesma lubrificação de quando se está andando, e não há prejuízo algum para o câmbio ou qualquer parte dele, muito pelo contrário. A título de curiosidade, muitos carros fazem o "Neutro Automático", onde o câmbio entende que o veículo parou e desacopla do motor automaticamente, sem a necessidade que você mude na alavanca, e não prejudica em nada, já que ele é feito para isso mesmo. Câmbios automatizados (dupla embreagem) e robotizados (dualogic, imotion e Cia) já desacoplam a embreagem automaticamente ao parar o carro e mantendo o pé no freio, não necessitando mover a alavanca para o N. Mas... e sempre tem um mas... se o seu carro, mesmo que faça neutro automático, anda quando você solta o freio, você terá que colocar em N se quiser ficar parado por longo período sem pressionar o freio, exceto os carros mais modernos que tem o Auto Hold, aí ele faz tudo por você. PS: Cuidado com os "desinformantes" nos comentários, você está na internet, na dúvida, é só pesquisar.
Talvez uma coisa boba, mas meu pai senhor de idade que trabalhou com os hidramático vem com esse conceito de não pode por no Neutro. E ainda hoje não quer saber de cambio automático! Sem o Manual para ter menos dor de cabeça. Eu não vejo a hora de uma automático, já já eu chego. Obrigado pela explicação!
@@aprendasobrecarros outra coisa que penso é o desgaste do freio, com o carro engatado ele fica tentando andar e consequentemente o freio acionado fica duas forças puxando contrário. Muito obrigado pela explicação técnica. Já fazia isso por deduzir que seria o correto, mas não sabia da técnica.
@@aprendasobrecarros mesmo conceito tenho.
@@aprendasobrecarros Câmbios manuais também seguem essa linha? Ou pode continuar andando mesmo com o câmbio no neutro?
Bom dia o meu Hyundai i30 está demorando entrar do N para o D quando o câmbio está quente, eu tenho ele a um ano e tinha o costume de descer a ladeira no N e com ele andando colocava no D aí apareceu esse delay de resto o câmbio funciona perfeitamente é só na hora de manobrar depois que ele está quente quando coloco N e vou colocar D ele demorou uns 3 segundo para entrar a marcha. Devo me preocupar?
Tenho carro automático e tinha
dúvida sobre esse assunto do neutro
esse vídeo tirou todas minhas dúvidas
obrigado vídeo excelente
Ótimo vídeo do meu amigo era isso que eu queria saber Eu tenho um Cruze 2022 às vezes chego a cansar o pé de tanto que piso no freio do trânsito de São Paulo
Concordo e também faço isso! Seria a mesma coisa de deixar em N no câmbio manual.
Vídeo muito didático, parabéns pela dedicação em informar sobre o que vc conhece. Abraços
Certo e afirmativo..
Se estiveres parado em “D”, vais estar a travar, logo estas a criar desgaste desnecessário na caixa de velocidades, logo de colocares em “N” não vai criar desgaste algum, e a bomba de oleo da caixa continua a ser tocada pelo conversor de binário/Torque.
Um abraço de Portugal 🇵🇹
Muito obrigado por assistir!!
Excelente e muito didático o vídeo.
Verdade, já tive 4 Vectras e entram em N sozinho.
Isso por um minuto +/-, depois engatam, então se vou ficar tempo parado coloco no N e boa.
Só pra ilustrar ando de automático desde Landau e nunca tive problema algum em ficar parado no N com motor ligado esperando algo.
Muito bom!!!
Sempre usei essa prática de colocar no N ao parar. Minha Livina fez 240.000Km trocando o fluido a cada 80.000 e o câmbio continua como zero km.
@@leonardomenezes9527 Também faço isso em minha renegade, hoje tem 203 mil km.
É Isso aí, se não fosse para usar, para que existe o neutro?
👉 Seja Membro do Canal e tenha acesso à um curso exclusivo, o mais completo e didático, sobre Avaliação Automotiva. Nunca mais seja enganado ao comprar um carro ou levando seu carro À uma oficina ou auto center. Vire profissional em avaliação e diagnóstico automotivo.
São mais de 25 anos de experiência compartilhados com você! Tenha acesso à uma Consultoria Automotiva Online por tempo indeterminado e ao nosso grupo de WhatsApp, onde tiramos dúvidas em tempo real de todos os membros, além de sorteios todos os meses.
www.youtube.com/@aprendasobrecarros/membership
Nunca tive carro automático. Talvez meu próximo carro seja automático...... muito interessante seu vídeo! Te vejo aqui da cidade de Itiúba sertão da Bahia!
Boa tarde meu amigo eu gosto de assiste e ouvir todo tipo de informação sobre esse assunto mesmo não sendo mecânico agente refinar as informações passada por vcs obrigado
Eu penso igual.
Porque o que está parado,não desgasta!
Ótimo vídeo, parabéns
Eu penso a mesma coisa, tive carro com c CVT transito pesado colocava N, caso contrario o carro sempre sendo "empurrado" imagina o desgaste!!!!! Motor girando, cambio girando eu segurando por longo periodos,
MUITO BOM!
... OU Compra um Manual 7:50
HAHAHAHAHA
aos 12:50 é exatamente a mesma leitura do manual... deixar "ancorado" na caixa depois o freio de mão...
ENTÃO, primeiro "ponto morto"(manual) / neutro(Auto) em seguida freio de mão somente depois câmbio P (Auto) ou 1ª (manual)
Outro dia fui pegar uma coisa no banco traseiro...soltei um pouco o freio e bati no carro da frente...kkk se tivesse no N não tinha acontecido isso..
Acontece mesmo...
@@danielmaiam se soubesse dirigir não teria acontecido isso.
@@sancors2001 se você nunca cometeu um erro bobo ao volante, então você não dirige com frequência ou não tem um carro. Não somos robôs.
6:27 Adriano, você falou sobre manutenção e troca de óleo do câmbio. E sobre o CVT da FIAT que dizem não precisar de óleo, o que você acha? E eu posso coloca-lo tranquilamente no neutro em paradas mais longas? Tenho um Pulse e gostaria de saber mais.
Opa, tudo bem? O Nissan Sentra também diziam que não precisaria trocar o óleo, somente "verificar nível" aos 100mil km, porém, não trocar é a receita para ter problemas com o câmbio. Existem muitas informações, de diferentes fontes, até mesmo entre reparadores, mas pelo que vejo, o ideal é trocar óleo do CVT entre 80 e 100mil km. Esse câmbio já conta com o sistema de Neutro Automático, mas toda vez que você soltar do freio, ele irá andar, então, para paradas longas e não quiser manter o pé no freio, pode utilizar o Neutro sim.
@@aprendasobrecarros muitíssimo obrigado! E parabéns pelo vídeo, já me inscrevi no canal!
Aprendendo!! Obrigado 🙏🏾
isso aí mais o problema é que tem muitos aí que tem um certo "preconceito" com carro automático eu tenho um Civic 2002 G7 automático não tem nada dessas coisas que andam falando por aí negócio e saber usar e trocar óleo quando der o Km como o meu são engrenagem quando muda na alavanca tem que esperar ele encaixar da pra sentir ele fazendo o encaixe mais tem gente que já muda e sai andando aí ferra o câmbio mesmo acham que e um CVT 😄 mais e isso e saber usar dura bem
O CVT usa conversor de torque igual, o que muda é que ele não tem "engrenagens" e sim duas polias deslizantes, mas o acoplamento com o motor é igual. Mas é como vc disse, sabendo usar e cuidar, dura muito.
E mais uma coisa, a caixa estando em qualquer uma das posições, nunca deixa de lubrificar, desde que o motor esteja em funcionamento a caixa vai estar sempre a ser lubrificada. A questão de colocar em Neutro para D ou vice-versa em andamento é mesmo pq se fores em velocidade mais alta que a 1a velocidade os pratos e discos de embreagem e os carretos da caixa podem não aguentar a força e partir a caixa de velocidades.
Sim, a pressão da bomba vai de acordo com a rotação do motor, e em N, a pressão fica baixa. Foi uma força de expressão acompanhando o que dizem. Meu canal é voltado para leigos. O perigo de rodar em Neutro, é o câmbio estar em alta velocidade sem a lubrificação adequada e essa troca que você mencionou, em andamento, que forçaria as embreagens do conversor. Muito obrigado por sua colaboração.
Posso deixar o carro estacionado no Neutro com o freio de mão acionado na minha garagem?
Se o carro permitir, sim! Alguns carros só permitem que estacione em P.
Boa tarde, excelente video meu parceiro. Uma duvida sobre cambios CVT do corolla, há problema em deixar o carro descendo no N ?
Sim. Sempre. Mesmo que o câmbio esteja sendo lubrificado, quando você colocar em D haverá um impacto internamente quando o câmbio receber o acoplamento do motor, quem sofre aí é principalmente o conversor. E não há vantagem alguma, o carro quando desce em D sem aceleração consegue ler o cenário e faz o "cut off", desligando ou praticamente desligando os bicos injetores, aproveitando o movimento do câmbio para manter o motor em movimento sem apagar, proporcionando maior economia, que em Neutro, não o faria.
Excelente vídeo!! Tenho uma pergunta: ao parar o carro, câmbio em Drive, podemos manter o pé no freio, colocar o câmbio em Park, puxar o Freio de mão e soltar o pé do freio?
A sequência é colocar em Neutro, puxar o freio de mão, soltar do pedal de freio, e depois colocar em P. Mas é para subidas ou descidas, no plano, pode colocar em P direto sem problemas.
Boaa tarde sobre o cambio do voyage automático msi 16v 2021 , qual a indicacao da troca de oleo do cambio
O ideal seria fazer a troca até os 80mil km.
Ontem na br, parei no pegagio p pagar fiquei com a alavanca no d normal so com o pe no freio, ai o carro desligou, ai puxei a alavanca para o P fui ligar o carro apareceu varias avarias, verificar cambio e mais algumas e o cambio travou, desliguei novamente, e liguei ai ficou normal.. mas achei muito estranho, nessa mesma viagem aconteceu do carro desligar com o pe no freio e no D 2vezes, mas so em uma o cambio travou e deu as avarias.. o auto é um renegade
A Renegade tem problema crônico no câmbio, é melhor averiguar. O trocador de calor tem defeito e passa a deixar água misturar no óleo do câmbio. Ou pode ser um superaquecimento. Qual a km? Já trocou óleo e filtro do câmbio?
@@aprendasobrecarros ah sim estou ciente desse problema, na verdade troquei o motor, é o arrefecimento todo faz uns 6mil km que foi feita a troca do motor e do arrefecimento, mas vou até dar uma verificada pela manhã de como está o aditivo..
@@aprendasobrecarros e foi trocado o motor e o arrefecimento justamente por aquecimento, o carro vinha tendo vários aquecimentos, que ocasionou uma fissura no motor e a css não conseguiu saber onde era essa fissura, aí me deram um motor novo e já trocaram todo arrefecimento, mangueiras, trocador de calor, radiador, válvula termoestatica etc..
1.3 turbo?
@@aprendasobrecarros não, é o antigo 1.8 etorq.. 2019
Segundo o que me passaram na concessionária quando fui pegar meu primeiro carro automático, tem que deixar em P. Disseram que no neutro o olé não circula e não resfria o câmbio.
Trabalhei muitos anos em concessionária e posso garantir que, não necessariamente entendem de carro. Óleo nunca fica sem circular em câmbio automático, a bomba fica conectada a capa do conversor de torque e funciona a partir do momento em que o veículo está ligado.
Neutro tem sua ideia fixa desde o começo, agora o pessoal tá querendo mudar tudo até o funcionamento óbvio da função neutro, deve ser um neutro com novas conexões LGBTQIA+
😅 agora tem umas letras a mais nessa sigla.
@@aprendasobrecarros tá vendo aí vcs estão sempre mudando as coisas kkkkkk
Tenho uma dúvida que ainda não consegui sanar em nenhum lugar com uma explicação técnica, só dizem que não pode mas ninguém explica o por quê. Há estacionamentos, principalmente em edifícios garagem, que os responsáveis pelo local pedem pra estacionar o carro e deixar o carro livre (no neutro), para poderem empurrar o carro para frente ou para trás. Esse procedimento, de estacionar o carro no neutro, danifica o câmbio?
nós temos vídeo aqui no canal explicando tudo, em detalhes. Mas esse procedimento de empurrar o carro em Neutro em curtas distâncias não danifica. Diferente se você puxar um automático em Neutro por longas distâncias e com velocidade considerável... aí estraga.
Fala meu caro!! Comprei um march seminovo cvt, 50 mil km. Como saber se o cambio esta bom e o dono anterior nao fez algumas besteiras do tipo: estacionar em rampa colocando no "P" primeiro? Ou, colocou no N em longas paradas em rodovias e etc? É possivel saber?
Na vdd colocar em neutro parado nunca irá danificar o câmbio. Quanto ao parking não tem como saber, infelizmente. com 50mil km ainda não foi necessário troca de óleo, então, em tese, o câmbio não deve apresentar nenhum problema. No cvt, o que se pode fazer de mais grave é puxar reboque e não trocar óleo. Mesmo que o manual diga para não trocar, aqui no Brasil é recomendado fazer a troca sim até no máximo 80mil km. No mais, temos um vídeo aqui no canal para testes: th-cam.com/video/dQtVyhUizAo/w-d-xo.html
Mas por exemplo, por que não pode colocar no neutro com o carro em movimento quando se tratando de caixa de câmbio automático de 1 ou 2 embreagem? Nesse tipo de câmbio automático sem conversor de torque, a única lubrificação que ocorre é na embreagem automática, certo ou errado?
A lubrificação constante do câmbio dupla embreagem se dá por uma bomba eletrohidráulica junto à mecatrônica, geralmente. Sobre a embreagem, alguns são Banhadas a óleo, e algumas são secas. Veja que o câmbio automatizado, diferente do câmbio manual, tem vários atuadores que podem ser prejudicados com essas prática do N em descida, exceto alguns câmbio que já fazem isso automaticamente, projetados para tal.
@aprendasobrecarros Sim. Agradeço as explicações. Não entendo nada de câmbio e mecânica, por isso está ajudando muito. Poderia explicar como funciona a lubrificação da embreagem em câmbio manual e por que não é prejudicial usar o neutro em movimento com este tipo de câmbio? Por exemplo, em câmbio manual a lubrificação só ocorre quando você efetivamente pisa no pedal de embreagem? É difícil para uma pessoa leiga entender a diferença do por que você pode colocar em neutro em movimento no manual mas não pode com automático que não tenha conversor de torque.
O câmbio manual não usa lubrificação na embreagem, ele funciona a seco mesmo. Somente o próprio câmbio que fica banhado em óleo.
Carro parado, neutra ativado.
Seja manual, seja automático e puxo o freio de mão.
Instantes de relaxamento diários.
E o meu que é câmbio a seco. Eu paro e coloco no neutro, nunca teve nada.
Oi, meu carro é um palio 2013 e não tem o P para estacionar, como devo fazer só no N ( neutro ) ?? Tipo numa ladeira
No caso do Dualogic, só Neutro mesmo.
Freio de mão, e após engate a primeira marcha.
Eu costumo usar sempre a "P" em paradas mais longas. Será que é prejudicial?
@@eduardocampos1 não, da na mesa que o N. A diferença do N para o P é só a trava de segurança. Não é bom ancorar o carro na trava do P, e em lugares que pode haver colisão contra o seu carro, tbm não é interessante.
Uma coisa interessante é que se você colocar um carro com injeção eletrônica no neutro em uma decida o carro morre já que ele para de injetar combustível e utiliza a inércia junto à transmissão para manter o motor girando e lubrificando
Na verdade o que acontece é o seguinte: Mantendo o carro engrenado e não acelerando, a injeção mantém um mínimo de combustível injetado apenas para o motor não apagar, e utiliza o movimento do câmbio para manter o movimento do motor. Chama-se Cut Off. Em neutro, isso não acontece pois o câmbio está desconectado do motor, então a injeção não identifica o movimento e não faz o cut off.
@@aprendasobrecarros Porém se estiver na decida e colocar no neutro pode ser que desligue
Não desliga, precisa estar engrenado. Descendo no Neutro, para o motor, é como se estivesse parado na lenta.
E quando para em leve subida esperando um trem imenso passar, tudo parado?😂 qual o correto? O meu carro é um Hb20.
Neutro e freio de mão, bem tranquila.
👏👏👏
Pela lógica; se não fosse pra usar o N não teria no seletor !
Todas as posições do cambio foram feitas para ser usadas, não existe posicao que estrague , tudo foi pensado para ser usado ao extremo independente de cada pessoa use. O reste e so história....
Se N não fosse para ser usado, seria algo "escondido", somente para uso em manutenção.
O motor estando ligado, o câmbio sempre estará lubrificado. Porque a bomba primária é secundária, estão ligadas diretamente ao motor, independente da posição da da alavanca.....😊
th-cam.com/video/DAZlttmXctw/w-d-xo.html
Fala amigo eu tenho uma dúvida tbm ,tenho o costume de que quando pego um sinal vermelho, eu simplesmente puxo o freio de mal com o carro no DRIVE,sobre essa situação, oq vc acha ?
Não é indicado e é perigoso. Com o uso, o freio de mão vai perdendo a regulagem, e em algum momento, vc vai puxar e ele não vai segurar a força que o carro está fazendo para andar. Fora isso, o pedal do freio tem um sensor que, dependendo do carro, pode armar o "Neutro Automático" no câmbio, que é benéfico, não acionando o pedal do freio, o central não faz essa leitura e a ordem para o câmbio é continuar tentando andar, pois, afinal, o único comando que ela tem é: a alavanca está em drive, não há impedimento do freio - então o conversor ou embreagem acopla e a primeira marcha é acionada.
@@aprendasobrecarros show,realmente o carro ainda dá uns Trancos tentando andar ,meu carro é um kicks 22
Engenheiro faz 5 anos de faculdade, trabalha numa fábrica de câmbios, coloca uma posição "N" e chega uns curiosos dizendo que não tem utilidade... São os mesmos que cortam as molas da suspensão, será?
@@washnery kkkkk, muito provável.
12:05 @@aprendasobrecarros valeu, vim me reciclar dessa parte da parada, meu carro é câmbio manual, mas de vez em quando dirijo carros com câmbio automático.
Depende do projeto do câmbio pode danificar ou não.
Não tem projeto que o Neutro danifique o câmbio.
👏👏👏👏
5:13 5:34 7:12 7:45 8:08 8:43 10:22 12:01 Gastar a seletora do carro.
Então, se vc não quer gastar a seletora, você não pode manobrar o carro, pq para manobrar, se passa várias vezes em alguns casos, entre R, N e D. O desgaste da seletora é algo previsto em projeto, assim como todos e qualquer desgaste do câmbio. Como dito no vídeo, vc não vai ficar colocando no Neutro a todo sinaleiro, agora, em casos como do vídeo, que nem precisaria ser explicado que é um congestionamento de quilômetros e parado, não há problema algum e nem desgaste prematuro de nada.
Qaundo você coloca em neutro com o carro andando, também não vai acontecer nada, porque a caixa está sendo movida pelas rodas, que estão girando, portando, sendo lubrificada.
@@claudiogediel8302 quem move a bomba de óleo é a capa do conversor de torque. O que ocorre é uma lubrificação ineficiente para a velocidade da caixa, sem dizer no impacto do acoplamento do conversor em velocidade e da seleção do pacote ideal de marchas para a velocidade apresentada.