Bem-vindo ao Café de Propósito Tutiremour 😃 já tenho um vídeo que fiz sobre um Café do Ponto que experimentei. Dá uma olhada e depois me conta o que achou. Link abaixo. Grande abraço! th-cam.com/video/u4isPVmMjVY/w-d-xo.html
Melhor custo beneficio e o tradicional Melita só pelo cheiro já sente a vantagem sobre todos os na faixa $ 25,00, qual sua classificação pilão, melita, três corações ??
Bem-vindo ao Café de Propósito Douglas 🙂 na linha tradicional, Melitta em primeiro, 3 Corações em segundo e Pilão em terceiro. Mas a diferença nem é tanta, na minha opinião. Minha esposa que gosta mais do Melitta mesmo kkkkk grande abraço!
@@fernandosouza5745 bem-vindo ao Café de Propósito! Eu não conheço o Café Marata. De qual cidade/estado você fala? Tem muitos cafés de outras localizações que são específicos de uma região. Grande abraço!
Bom dia! Eu tinha visto uma matéria sobre qual seria o melhor café, isto é: a avaliação anual de qual café continha menos resíduos (insetos, galhos, etc), e o Melitta era campeão. Comecei a consumir ele, até chegar no Melitta Fazenda Extraforte. Usei por anos. Não gostava do café da 3. Cheguei a tomar o extraforte da fazenda Melitta sem açúcar, por um bom tempo. Mas aí…. Conheci canais de café, como o seu, e fui digitalmente influenciado. Hoje já tenho alguns métodos de extração, mas gosto de usar um café melhor, no mínimo gourmet. Aí fiquei tempos consumindo já moído, mas agora eu mesmo faço a moagem rsrsrs comecei com o Nescafé Gold 6, depois fui pro gourmet da 3, sul de minas (não era a linha rituais). Aí descobri lugares que vendem o grão aqui em Santo André, ou até mesmo moído na hora. Mudou minha vida!! 😃 excelente vídeo!!! Lindo dia pra ti!
Bom dia Rodrigo! A Melitta se destacou na última avaliação divulgada pela empresa Proteste (defesa do consumidor) em 2019. Queria que tivesse resultados mais recentes. Vejo que a busca pela melhoria contínua faz parte de quem é apaixonado por café como nós e eu mesmo me identifico muito com a sua jornada. Não sei aonde vamos chegar, mas a cada passo que avançamos é uma experiência incrível, principalmente quando encontro gente como você para compartilhar ideias. Muito obrigado pela presença sempre!
Eu ainda não tomei a linha Gold da Nescafé, só o Origens do Brasil Chapada Diamantina. Eu ficaria mais interessado se eles vendessem em grãos também e não cobrassem mais por isso. Mas é típico da Nestlé vender praticidade (café moído, solúvel, cápsulas). Com o poder que eles têm, poderiam oferecer cafés em grãos excelentes com um preço acessível. Aí eu ia por o Timemore para trabalhar kkkkkk comprei o meu e chegou essa semana. Bem legal mesmo!
Olá Ana Valeria! Bem-vinda ao Café de Propósito 😃 essa é a resposta que consegui para um outro inscrito que assistiu ao vídeo do Melitta Sabor da Fazenda: "Entrei em contato com o serviço de informação Melitta (por telefone) e consegui os seguintes dados: Melitta Tradicional: intensidade 8, corpo moderado a encorpado, sabor e aroma marcantes Melitta Sabor da Fazenda: blend único (nem tradicional, nem extraforte), com grãos de fazendas e cooperativas específicas, intensidade 7, corpo médio e sabor equilibrado. Isso posto, percebe-se que o Sabor da Fazenda recebe um tratamento mais cuidadoso do que o Tradicional, justificando o preço mais alto. Mesmo assim, o produto não apresenta características necessárias para ser considerado um café superior pela ABIC." Você já provou algum dos dois? Qual você prefere? Grande abraço!
lembro que quando criança, tomava bastante o Melitta tradicional! mas confesso que há muitos anos não consumo. e agora que voltei a consumir mais café, não posso tomar com altas intensidades devido às tonturas que tenho kkkk. adorei teu vídeo e tua maneira super tranquila de explicar sobre o café 🥰
Olá Mariana! Muito bem-vinda ao Café de Propósito. Agora fiquei curioso... Com quantos anos você começou a tomar café? E sobre a tontura, dependendo do café que você escolhe e o jeito que você faz, ele fica mais suave e continua gostoso. Me conte depois os cafés que você está tomando que aí podemos trocar mais ideias 😉 E muito obrigado pelo elogio! O mundo (inclusive do café) é agitado demais, então é bom ser mais tranquilo para manter o equilíbrio ☺️
@@cafedeproposito obrigadaa, viu? me lembro de ter uns 5 anos e já tomar café, mas era apenas aos sábados. sempre gostei bastante! simm, exatamente. ontem diluí o Barista da Dolce em 150ml e não tive problema algum - ainda bem. mas o espresso Colômbia, da Starbucks, me deixa suuuper mal, por exemplo. desde que adquiri a Dolce no final de Outubro, só consumo cápsula. porém, quero começar a adquirir alguns pós diferentes pra experimentar.
Sábado é dia de brincar, então podia dar café e ficar elétrica, durante a semana tinha que estar mais calminha, sua família é mto esperta kkkk o Barista eu ainda não tomei, mas os da Starbucks, por padrão deles, têm a torra mais escura, inclusive o Colômbia. Vi no vídeo do canal que vcs compram coisas na Shopee, então minha dica é que lá tem lojinhas que vendem cápsulas variadas, diversas opções. Então vc não precisa comprar uma caixinha com todas as cápsulas do mesmo sabor, como é vendido habitualmente. Lá você pode selecionar quantas cápsulas você quer de cada marca e sabor que eles mandam a caixa. Pode por a sua Dolce Gusto para trabalhar e variar muito kkkkk e sobre café moído, já experimentei alguns e mostrei aqui no canal, depois confere lá. Grande abraço!
@@cafedeproposito simmm, quero fazer isso! até ia comprar semana passada pelo próprio site da Dolce que tava em promoção, mas acabei nem pegando. pode deixar que irei conferir! beeijos
Mano esse café tem gosto de Terra, eu moro no Espírito Santo e aqui é referência em café, pois somos o número 1, se alguém aqui do meu estado tomar esse café Melitta vai falar a mesma coisa, Café de verdade é no Espírito Santo
Ah, por falar em Mellita, aqui em Uberlândia tem uma empresa de café chamada Café Cajubá e eles tbm fazem filtros pra café 102, 103... só q o filtro deles aqui tem um diferencial: é feito com um material q parece Não-tecido, e dá pra ser lavado e reutilizado algumas vezes (A natureza agradece). A região aqui tem muito, muuuito café (fazendas e empresas do ramo). Moro no Triângulo Mineiro.
Eu já vi alguns vídeos sobre esses filtros reutilizáveis, mas ainda não encontrei nas lojas físicas. Acho que vou ter que "importar" pelo Mercado Livre kkkkkk Alê, você já usou esses filtros? Recomenda? Deve ser um sonho morar ai na fonte do café... um dia eu chego lá, vc vai ver!
Alguém sabe informar se esse produto é mesmo o grão de café moído, ou é outro produto torrada e moído, pois na embalagem não tem essas informações. Já ouvi falar que até grão de soja torrado e moído vendem como se fosse café.
Bem-vindo ao Café de Propósito Juan! Todo café com selo ABIC, como é o caso da marca Melitta, é 100% café. Para ficar mais tranquilo, busque sempre esse selo nos cafés de mercado. Grande abraço!
Olá Eloir! Obrigado por responder o Juan. A qualidade do café varia muito de safra em safra, mesmo que as marcas procurem seguir métodos para manter o padrão do café vendido. Um café com selo ABIC sempre será 100% café, a questão é se de qualidade superior ou inferior. Qual você está tomando agora? Grande abraço!
@@cafedeproposito Eu estou experimentando, a sentinela (robusta especial) e Baggio café gourmet espresso blend premiado cerrado mineiro, você poderia me esclarecer uma dúvida? O sabor e o aroma do café mellita e pilão foram perdidos depois que no rótulo foi acrescentado PREDOMINANTE arábico, será que é só coincidência?
Oi @eloircardoso1838, o café Sentinela eu não conheço e o Baggio conheço, mas ainda não provei (não que eu me lembre agora kkk). Sobre o aroma dos cafés, é uma questão de safra mesmo. Já sobre o rótulo, desde 2023 entrou em vigor a Portaria SDA 570, do Ministério da Agricultura, que, além de estabelecer o padrão para café torrado, determina novas regras de rotulagem. Em resumo: mesmo café com uma nova embalagem que contém informações que não eram mencionadas antes. Grande abraço!
Olá Thousyan! Tudo bem? No vídeo sobre o Café Melitta Sabor da Fazenda, fiz o seguinte comentário, contendo um comparativo entre esse e o Tradicional: "Entrei em contato com o serviço de informação Melitta (por telefone) e consegui os seguintes dados: Melitta Tradicional: intensidade 8, corpo moderado a encorpado, sabor e aroma marcantes Melitta Sabor da Fazenda: blend único (nem tradicional, nem extraforte), com grãos de fazendas e cooperativas específicas, intensidade 7, corpo médio e sabor equilibrado. Isso posto, percebe-se que o Sabor da Fazenda recebe um tratamento mais cuidadoso do que o Tradicional, justificando o preço mais alto. Mesmo assim, o produto não apresenta características necessárias para ser considerado um café superior pela ABIC." Quando falei com eles, eles diziam que era um blend, o que é natural para um café tradicional. Cafés "blendados" conseguem apresentar características únicas à bebida, trazendo diferencial ao produto. Por isso, vejo que a Melitta não vai divulgar sua "receita secreta".
Mas acho que outros pontos são considerados além da variedade do café. Nível de torra e moagem também são fatores determinantes para uma bebida de qualidade. O que você acha?
@@cafedeproposito entendi a dificuldade kkkkk. Poderiam não dizer a quantidade de cada; apenas as variedades do blend. Vou assistir o vídeo relacionado! Obrigado!
@@cafedeproposito eu sou adepto dos cafés gourmet, 100% arábica, catuai vermelho, topázio, Torra 5, tenho gostado muito de uma marca, oriundo de Mucugê/Ba. É Frutada, leve acidez cítrica com nuances de frutas vermelhas. Corpo aveludado, e retrogosto agradável e persistente. Excelente café. Resolvi por um tempo retomar as origens com os clássicos tradicionais e escolhi o mellita tradicional. É um café que atende as expectativas da sua qualidade e classificação. Geralmente preparo utilizando moka italiana ou coador de pano, com os devidos cuidados que antecedem, de praxe. A moagem do mellita tradicional é bastante apropriada pro filtro de papel e a torra 8 gera um sabor mais forte do que os gourmet, porém com um retrogosto aceitável. Eu gostei muito dele com leite no coador de pano, até um cafe latte é interessante. Porém um preparo dele na moka ou spresso, que liberam do café todas as suas características, como notas olfativas, nuances do sabor etc, não se aplica para um café tradicional. Enfim, essa é a minha experiência. Agradeço pela atenção!
Olá Renata! Bem-vinda ao Café de Propósito 😃 Abaixo, minha resposta a uma pergunta parecida com a da sua que dei em outro vídeo: "obrigado pela paciência, pois fui correr atrás dessa resposta para você! Entrei em contato com o serviço de informação Melitta (por telefone) e consegui os seguintes dados: Melitta Tradicional: intensidade 8, corpo moderado a encorpado, sabor e aroma marcantes Melitta Sabor da Fazenda: blend único (nem tradicional, nem extraforte), com grãos de fazendas e cooperativas específicas, intensidade 7, corpo médio e sabor equilibrado. Isso posto, percebe-se que o Sabor da Fazenda recebe um tratamento mais cuidadoso do que o Tradicional, justificando o preço mais alto. Mesmo assim, o produto não apresenta características necessárias para ser considerado um café superior pela ABIC. Obrigado pelo questionamento. Foi esclarecedor para mim também, além de muito divertido. Me senti um detetive do café hahahahaha qualquer coisa, é só chamar 👍" Essa resposta foi há aproximadamente 6 meses, mas ainda sinto que continua atual, pois recentemente provei os dois novamente minha opinião se manteve. Um grande abraço!!
Bem-vindo ao Café de Propósito Antonio! Concordo com você. Mas você acha que compensa pagar um pouco mais por cafés melhores? Você já fez isso? O que achou? Grande abraço!
Adorei o vídeo. Gostei da sua postura, falando sobre um café tradicional de forma neutra, sem preconceito e sem extremismo. Sem apelar para comentários clichês falando do amargor do café tradicional. Acredito que dá para fazer bom café com um tradicional. Nem todo mundo pode comprar café especial. E mesmo quem pode comprar, às vezes quer economizar com algo mais barato. Uma dúvida: entre esse café Melitta e o Melitta Fazenda do outro vídeo qual que vc gostou mais? Abraços.
Oi Diogo! Tudo bem? Muito obrigado mesmo pelo reconhecimento. Eu adotei esse posicionamento aqui nos vídeos - e fora do TH-cam também - justamente para oferecer um ponto de vista alternativo aos fortes críticos dos cafés não especiais. Ontem mesmo até deixei de seguir uma marca de café especial pois senti que suas propagandas ofendiam os cafés tradicionais, e consequentemente, seus consumidores. Uma frase clichê positiva é "café bom é aquele que você gosta", mas muitos pensa quem só existe um tipo de café e um único jeito de prepará-lo, e esse é um limite que quero expandir, pois sabemos que o universo do café tem muito, MUITO mais a oferecer. Questões econômicas são pessoais, mas há pessoas com condições de comprar cafés produzidos com maior zelo e dedicação, mas que nunca ouviram nem falar do café especial. Desejo também despertar essa consciência nas pessoas. Um dia eu chego lá!
E entre o Melitta Tradicional e o Sabor da Fazenda, o meu gosto pessoal tende a preferir o da Fazenda, mas acho que sou influenciado pela minha esposa, pois o Sabor da Fazenda é o café favorito dela (se deixar, ela só toma esse kkkkk) um dia vou colocar os dois lado a lado, faço um teste às cegas e vou ter a minha opinião própria kkkkk
Olá Melliany Yasmin! Muito bem-vinda ao Café de Propósito! O que você gostaria de ver nesse vídeo sobre a versão descafeinado do Melitta? Grande abraço!
Bem-vindo ao Café de Propósito Joseli 😃 nunca vi café falsificado. Você já viu? Quanto de café e quanto de água você colocou no coador de pano? Com alguns ajustes na receita, podemos melhorar esse café para você 😉 grande abraço!
Difícil achar uma marca café com sabor realmente bom....são propriedades de outros países, são cafés fakes com misturas de sobras de torrefação. Os bons são caríssimos.
Bem-vinda ao Café de Propósito @rosemarylima4723. O que vejo é que, para produzir café para todo mundo, abre-se mão da qualidade em nome da quantidade. Qual café bom que você acha caro que já experimentou? Grande abraço!
SEMPRE usei o café MELITTA, mas, o mesmo, está deixando a desejar !! Inclusive, Eu uso o * EXTRA FORTE * QUE de FORTE NÃO tem NADA.. QUE Pena, seu Gosto está HORRÍVEL !! 😢😢😢
Veja aqui o comparativo entre Meliita Extraforte X Melitta Gourmet
th-cam.com/video/qMe0CODtO-4/w-d-xo.html
Bom dia, que você falasse sobre o café do ponto,eu gosto muito,acho menos amargo,mas não sei se de fato e bom!
Bem-vindo ao Café de Propósito Tutiremour 😃 já tenho um vídeo que fiz sobre um Café do Ponto que experimentei. Dá uma olhada e depois me conta o que achou. Link abaixo. Grande abraço!
th-cam.com/video/u4isPVmMjVY/w-d-xo.html
Ja comprei varias marca e o melitta é o melhor no preço popular os mais caro numca esprementei
Café melita ou Café kimimo qual o melhor entre esses dois..
Melhor custo beneficio e o tradicional Melita só pelo cheiro já sente a vantagem sobre todos os na faixa $ 25,00, qual sua classificação pilão, melita, três corações ??
Bem-vindo ao Café de Propósito Douglas 🙂 na linha tradicional, Melitta em primeiro, 3 Corações em segundo e Pilão em terceiro. Mas a diferença nem é tanta, na minha opinião. Minha esposa que gosta mais do Melitta mesmo kkkkk grande abraço!
@@cafedepropositoQuals sua opinião sobre o café Marata?
@@fernandosouza5745 bem-vindo ao Café de Propósito! Eu não conheço o Café Marata. De qual cidade/estado você fala? Tem muitos cafés de outras localizações que são específicos de uma região. Grande abraço!
@@cafedeproposito Café Marata é do Nordeste brasileiro principalmente na Bahia, foi vendido agora para um grupo Holandês donos do café L'or
@@fernandosouza5745 um dia ainda vou conhecer essa região e tomar um café típico daí 😃
Bom dia! Eu tinha visto uma matéria sobre qual seria o melhor café, isto é: a avaliação anual de qual café continha menos resíduos (insetos, galhos, etc), e o Melitta era campeão. Comecei a consumir ele, até chegar no Melitta Fazenda Extraforte. Usei por anos. Não gostava do café da 3. Cheguei a tomar o extraforte da fazenda Melitta sem açúcar, por um bom tempo. Mas aí…. Conheci canais de café, como o seu, e fui digitalmente influenciado. Hoje já tenho alguns métodos de extração, mas gosto de usar um café melhor, no mínimo gourmet. Aí fiquei tempos consumindo já moído, mas agora eu mesmo faço a moagem rsrsrs comecei com o Nescafé Gold 6, depois fui pro gourmet da 3, sul de minas (não era a linha rituais). Aí descobri lugares que vendem o grão aqui em Santo André, ou até mesmo moído na hora. Mudou minha vida!! 😃 excelente vídeo!!! Lindo dia pra ti!
Bom dia Rodrigo! A Melitta se destacou na última avaliação divulgada pela empresa Proteste (defesa do consumidor) em 2019. Queria que tivesse resultados mais recentes. Vejo que a busca pela melhoria contínua faz parte de quem é apaixonado por café como nós e eu mesmo me identifico muito com a sua jornada. Não sei aonde vamos chegar, mas a cada passo que avançamos é uma experiência incrível, principalmente quando encontro gente como você para compartilhar ideias. Muito obrigado pela presença sempre!
Eu ainda não tomei a linha Gold da Nescafé, só o Origens do Brasil Chapada Diamantina. Eu ficaria mais interessado se eles vendessem em grãos também e não cobrassem mais por isso. Mas é típico da Nestlé vender praticidade (café moído, solúvel, cápsulas). Com o poder que eles têm, poderiam oferecer cafés em grãos excelentes com um preço acessível. Aí eu ia por o Timemore para trabalhar kkkkkk comprei o meu e chegou essa semana. Bem legal mesmo!
Em que lugar de Santo André vc encontrou em grãos?
Arrasou adorei o vídeo! Gratidão ✨🙏🏻
Muito bem-vinda ao Café de Propósito Julia Vitoria! E muito obrigado pelo elogio 😊 e aí, está tomando que café? Grande abraço!
Excelente explicação, parabéns!
Muito obrigado Lucas! Seja bem-vindo ao Café de Propósito 😃 Qualquer coisa é só chamar 👍
Qual a diferença entra o Café Tradicional e o Sabor da Fazenda?
Olá Ana Valeria! Bem-vinda ao Café de Propósito 😃 essa é a resposta que consegui para um outro inscrito que assistiu ao vídeo do Melitta Sabor da Fazenda:
"Entrei em contato com o serviço de informação Melitta (por telefone) e consegui os seguintes dados:
Melitta Tradicional: intensidade 8, corpo moderado a encorpado, sabor e aroma marcantes
Melitta Sabor da Fazenda: blend único (nem tradicional, nem extraforte), com grãos de fazendas e cooperativas específicas, intensidade 7, corpo médio e sabor equilibrado.
Isso posto, percebe-se que o Sabor da Fazenda recebe um tratamento mais cuidadoso do que o Tradicional, justificando o preço mais alto. Mesmo assim, o produto não apresenta características necessárias para ser considerado um café superior pela ABIC."
Você já provou algum dos dois? Qual você prefere? Grande abraço!
lembro que quando criança, tomava bastante o Melitta tradicional! mas confesso que há muitos anos não consumo. e agora que voltei a consumir mais café, não posso tomar com altas intensidades devido às tonturas que tenho kkkk. adorei teu vídeo e tua maneira super tranquila de explicar sobre o café 🥰
Olá Mariana! Muito bem-vinda ao Café de Propósito. Agora fiquei curioso... Com quantos anos você começou a tomar café? E sobre a tontura, dependendo do café que você escolhe e o jeito que você faz, ele fica mais suave e continua gostoso. Me conte depois os cafés que você está tomando que aí podemos trocar mais ideias 😉
E muito obrigado pelo elogio! O mundo (inclusive do café) é agitado demais, então é bom ser mais tranquilo para manter o equilíbrio ☺️
@@cafedeproposito obrigadaa, viu? me lembro de ter uns 5 anos e já tomar café, mas era apenas aos sábados. sempre gostei bastante! simm, exatamente. ontem diluí o Barista da Dolce em 150ml e não tive problema algum - ainda bem. mas o espresso Colômbia, da Starbucks, me deixa suuuper mal, por exemplo. desde que adquiri a Dolce no final de Outubro, só consumo cápsula. porém, quero começar a adquirir alguns pós diferentes pra experimentar.
Sábado é dia de brincar, então podia dar café e ficar elétrica, durante a semana tinha que estar mais calminha, sua família é mto esperta kkkk o Barista eu ainda não tomei, mas os da Starbucks, por padrão deles, têm a torra mais escura, inclusive o Colômbia. Vi no vídeo do canal que vcs compram coisas na Shopee, então minha dica é que lá tem lojinhas que vendem cápsulas variadas, diversas opções. Então vc não precisa comprar uma caixinha com todas as cápsulas do mesmo sabor, como é vendido habitualmente. Lá você pode selecionar quantas cápsulas você quer de cada marca e sabor que eles mandam a caixa. Pode por a sua Dolce Gusto para trabalhar e variar muito kkkkk e sobre café moído, já experimentei alguns e mostrei aqui no canal, depois confere lá. Grande abraço!
@@cafedeproposito simmm, quero fazer isso! até ia comprar semana passada pelo próprio site da Dolce que tava em promoção, mas acabei nem pegando. pode deixar que irei conferir! beeijos
Cuidado! O consumo excessivo de café faz muito mal, eu mesmo sei que só posso tomar uns 200ml por dia, mais que isso não me faz bem.
Mano esse café tem gosto de Terra, eu moro no Espírito Santo e aqui é referência em café, pois somos o número 1, se alguém aqui do meu estado tomar esse café Melitta vai falar a mesma coisa, Café de verdade é no Espírito Santo
Ah, por falar em Mellita, aqui em Uberlândia tem uma empresa de café chamada Café Cajubá e eles tbm fazem filtros pra café 102, 103... só q o filtro deles aqui tem um diferencial: é feito com um material q parece Não-tecido, e dá pra ser lavado e reutilizado algumas vezes (A natureza agradece).
A região aqui tem muito, muuuito café (fazendas e empresas do ramo). Moro no Triângulo Mineiro.
Eu já vi alguns vídeos sobre esses filtros reutilizáveis, mas ainda não encontrei nas lojas físicas. Acho que vou ter que "importar" pelo Mercado Livre kkkkkk Alê, você já usou esses filtros? Recomenda?
Deve ser um sonho morar ai na fonte do café... um dia eu chego lá, vc vai ver!
Dicas perfeitas 😊
Bem-vindo ao Café de Propósito Maurício 😃 muito obrigado pelo elogio! Já tomou esse café? O que achou? Grande abraço!
Alguém sabe informar se esse produto é mesmo o grão de café moído, ou é outro produto torrada e moído, pois na embalagem não tem essas informações. Já ouvi falar que até grão de soja torrado e moído vendem como se fosse café.
Provavelmente deve ser soja, porque o café mellitta tradicional despencou a qualidade, nem o aroma agradável existe atualmente
Bem-vindo ao Café de Propósito Juan! Todo café com selo ABIC, como é o caso da marca Melitta, é 100% café. Para ficar mais tranquilo, busque sempre esse selo nos cafés de mercado. Grande abraço!
Olá Eloir! Obrigado por responder o Juan. A qualidade do café varia muito de safra em safra, mesmo que as marcas procurem seguir métodos para manter o padrão do café vendido. Um café com selo ABIC sempre será 100% café, a questão é se de qualidade superior ou inferior. Qual você está tomando agora? Grande abraço!
@@cafedeproposito Eu estou experimentando, a sentinela (robusta especial) e Baggio café gourmet espresso blend premiado cerrado mineiro, você poderia me esclarecer uma dúvida? O sabor e o aroma do café mellita e pilão foram perdidos depois que no rótulo foi acrescentado PREDOMINANTE arábico, será que é só coincidência?
Oi @eloircardoso1838, o café Sentinela eu não conheço e o Baggio conheço, mas ainda não provei (não que eu me lembre agora kkk). Sobre o aroma dos cafés, é uma questão de safra mesmo. Já sobre o rótulo, desde 2023 entrou em vigor a Portaria SDA 570, do Ministério da Agricultura, que, além de estabelecer o padrão para café torrado, determina novas regras de rotulagem. Em resumo: mesmo café com uma nova embalagem que contém informações que não eram mencionadas antes. Grande abraço!
Boa tarde! Qual são as variedades utilizadas neste café e proporções? Arábica, conilon etc? Não acho em local algum essa informação. Obrigado!
Olá Thousyan! Tudo bem? No vídeo sobre o Café Melitta Sabor da Fazenda, fiz o seguinte comentário, contendo um comparativo entre esse e o Tradicional:
"Entrei em contato com o serviço de informação Melitta (por telefone) e consegui os seguintes dados:
Melitta Tradicional: intensidade 8, corpo moderado a encorpado, sabor e aroma marcantes
Melitta Sabor da Fazenda: blend único (nem tradicional, nem extraforte), com grãos de fazendas e cooperativas específicas, intensidade 7, corpo médio e sabor equilibrado.
Isso posto, percebe-se que o Sabor da Fazenda recebe um tratamento mais cuidadoso do que o Tradicional, justificando o preço mais alto. Mesmo assim, o produto não apresenta características necessárias para ser considerado um café superior pela ABIC."
Quando falei com eles, eles diziam que era um blend, o que é natural para um café tradicional. Cafés "blendados" conseguem apresentar características únicas à bebida, trazendo diferencial ao produto. Por isso, vejo que a Melitta não vai divulgar sua "receita secreta".
Mas acho que outros pontos são considerados além da variedade do café. Nível de torra e moagem também são fatores determinantes para uma bebida de qualidade. O que você acha?
@@cafedeproposito entendi a dificuldade kkkkk. Poderiam não dizer a quantidade de cada; apenas as variedades do blend. Vou assistir o vídeo relacionado! Obrigado!
@@Thousyan sim! Concordo plenamente. Assiste e depois me conta oq achou 😉
@@cafedeproposito eu sou adepto dos cafés gourmet, 100% arábica, catuai vermelho, topázio, Torra 5, tenho gostado muito de uma marca, oriundo de Mucugê/Ba. É Frutada, leve acidez cítrica com nuances de frutas vermelhas. Corpo aveludado, e retrogosto agradável e persistente. Excelente café. Resolvi por um tempo retomar as origens com os clássicos tradicionais e escolhi o mellita tradicional. É um café que atende as expectativas da sua qualidade e classificação. Geralmente preparo utilizando moka italiana ou coador de pano, com os devidos cuidados que antecedem, de praxe. A moagem do mellita tradicional é bastante apropriada pro filtro de papel e a torra 8 gera um sabor mais forte do que os gourmet, porém com um retrogosto aceitável. Eu gostei muito dele com leite no coador de pano, até um cafe latte é interessante. Porém um preparo dele na moka ou spresso, que liberam do café todas as suas características, como notas olfativas, nuances do sabor etc, não se aplica para um café tradicional. Enfim, essa é a minha experiência. Agradeço pela atenção!
E eu sou tia Flávia ianta do café do Vitor enquanto eu preparo o café feliz e só
Qual a diferença desse Tradicional pro Sabor da fazenda?
Olá Renata! Bem-vinda ao Café de Propósito 😃
Abaixo, minha resposta a uma pergunta parecida com a da sua que dei em outro vídeo:
"obrigado pela paciência, pois fui correr atrás dessa resposta para você!
Entrei em contato com o serviço de informação Melitta (por telefone) e consegui os seguintes dados:
Melitta Tradicional: intensidade 8, corpo moderado a encorpado, sabor e aroma marcantes
Melitta Sabor da Fazenda: blend único (nem tradicional, nem extraforte), com grãos de fazendas e cooperativas específicas, intensidade 7, corpo médio e sabor equilibrado.
Isso posto, percebe-se que o Sabor da Fazenda recebe um tratamento mais cuidadoso do que o Tradicional, justificando o preço mais alto. Mesmo assim, o produto não apresenta características necessárias para ser considerado um café superior pela ABIC.
Obrigado pelo questionamento. Foi esclarecedor para mim também, além de muito divertido. Me senti um detetive do café hahahahaha qualquer coisa, é só chamar 👍"
Essa resposta foi há aproximadamente 6 meses, mas ainda sinto que continua atual, pois recentemente provei os dois novamente minha opinião se manteve.
Um grande abraço!!
Dos cafés de preço mediano é o melhor.
Bem-vindo ao Café de Propósito Antonio! Concordo com você. Mas você acha que compensa pagar um pouco mais por cafés melhores? Você já fez isso? O que achou? Grande abraço!
@@cafedeproposito Tens razão. Por isso costumo usar SANTA CLARA FAMÍLIA cafés mineiros, todos na faixa de 16 reais.
Esse está na lista para experimentar, mas só encontro na internet. É um excelente preço 😁
Adorei o vídeo 👏
Que legal! Obrigado pelo elogio e excelente café pra vc 👍😉
O MELITTA, sabor da Fazenda, Não acho mais, faz, tempo !!
Adorei o vídeo. Gostei da sua postura, falando sobre um café tradicional de forma neutra, sem preconceito e sem extremismo. Sem apelar para comentários clichês falando do amargor do café tradicional. Acredito que dá para fazer bom café com um tradicional. Nem todo mundo pode comprar café especial. E mesmo quem pode comprar, às vezes quer economizar com algo mais barato. Uma dúvida: entre esse café Melitta e o Melitta Fazenda do outro vídeo qual que vc gostou mais? Abraços.
Oi Diogo! Tudo bem? Muito obrigado mesmo pelo reconhecimento. Eu adotei esse posicionamento aqui nos vídeos - e fora do TH-cam também - justamente para oferecer um ponto de vista alternativo aos fortes críticos dos cafés não especiais. Ontem mesmo até deixei de seguir uma marca de café especial pois senti que suas propagandas ofendiam os cafés tradicionais, e consequentemente, seus consumidores. Uma frase clichê positiva é "café bom é aquele que você gosta", mas muitos pensa quem só existe um tipo de café e um único jeito de prepará-lo, e esse é um limite que quero expandir, pois sabemos que o universo do café tem muito, MUITO mais a oferecer. Questões econômicas são pessoais, mas há pessoas com condições de comprar cafés produzidos com maior zelo e dedicação, mas que nunca ouviram nem falar do café especial. Desejo também despertar essa consciência nas pessoas. Um dia eu chego lá!
E entre o Melitta Tradicional e o Sabor da Fazenda, o meu gosto pessoal tende a preferir o da Fazenda, mas acho que sou influenciado pela minha esposa, pois o Sabor da Fazenda é o café favorito dela (se deixar, ela só toma esse kkkkk) um dia vou colocar os dois lado a lado, faço um teste às cegas e vou ter a minha opinião própria kkkkk
É verdade Vlad! Tudo bem contigo?
Faz video sobre o café descafeinado Melitta!
Olá Melliany Yasmin! Muito bem-vinda ao Café de Propósito! O que você gostaria de ver nesse vídeo sobre a versão descafeinado do Melitta? Grande abraço!
Explicando sobre os benefícios do mesmo, e porquê o preço dele é tão elevado! @@cafedeproposito
Pode deixar que já está na pauta 😉
😍 @@cafedeproposito
toppp
Eu virei péffman aunogirllll
Eu comprei o gosto e ruim sera que comprei falso fiz no coado de pano
Bem-vindo ao Café de Propósito Joseli 😃 nunca vi café falsificado. Você já viu? Quanto de café e quanto de água você colocou no coador de pano? Com alguns ajustes na receita, podemos melhorar esse café para você 😉 grande abraço!
Se fosse pra usar elástico, já vinha na caixa. Tá a vácuo, não precisa de elástico
O elástico é para usar depois de aberto @MercioAlex49.
Difícil achar uma marca café com sabor realmente bom....são propriedades de outros países, são cafés fakes com misturas de sobras de torrefação.
Os bons são caríssimos.
Bem-vinda ao Café de Propósito @rosemarylima4723. O que vejo é que, para produzir café para todo mundo, abre-se mão da qualidade em nome da quantidade. Qual café bom que você acha caro que já experimentou? Grande abraço!
MELITTA JA FOI BOM AGORA A FABRICA ESTA ADICIOMANDO ,MILHO E FEIJÃO TORADO . IMPUREZAS 50 POR CENTO .VIROU UM LIXO E COM PREÇO ABSURDO .
@maxrockenbach6568 qual você está tomando agora?
SEMPRE usei o café MELITTA, mas, o mesmo, está deixando a desejar !!
Inclusive, Eu uso o
* EXTRA FORTE *
QUE de FORTE NÃO tem NADA..
QUE Pena, seu Gosto está HORRÍVEL !!
😢😢😢