Que bacana esse vídeo! Sou usuário Nikon e sempre me assustou o quanto a Nikon “apanhou” nos últimos anos dos TH-camrs gringos… obrigado por este vídeo.
A Nikon apanha por que mundialmente ela erra no marketing e além disso ela demorou muito mais que o aceitável para perceber que as pessoas queriam funções de vídeo decentes dentro das câmeras, o foco em vídeo da Nikon só chegou a um bom nível agora, Canon e Sony estão entregando foco decente em vídeo há anos então youtubers (pessoas que fazem vídeo afinal é youtube) precisam disso e por isso falam mal da Nikon. Era a marca mesmo tendo que correr atrás.
@@ArmandoVernagliaJunior A quantidade de produtores de vídeo que há no mundo é incalculável e isso faz do mercado de equipamentos de vídeo um nicho absolutamente colossal. Diante disso fica realmente difícil de entender o motivo da Nikon ter feito funções de vídeo (especialmente o sistema de foco) inferiores à concorrência.
Vivenciei, com grande apreço, cada minuto do seu vídeo sobre a Nikon Z7 II e a lente 24-70s. A riqueza de detalhes e a clareza com que abordou as especificidades técnicas da câmera e da lente são notáveis. Sua análise me transportou para um universo onde a precisão e a paixão coexistem, muito semelhante à sensação que temos ao mergulhar nas linhas de um poema bem construído. A forma como você equilibrou a descrição técnica com a experiência prática de uso da câmera é reminiscente da habilidade que grandes escritores têm de equilibrar forma e conteúdo em suas obras. A menção à Canon EOS R5 e sua comparação com a Nikon Z7 II foi um ponto alto, demonstrando uma análise criteriosa e bem fundamentada. A discussão sobre a lente 24-70s foi particularmente esclarecedora. Na literatura, assim como na fotografia, a escolha das "ferramentas" - seja uma palavra, uma rima ou uma lente - pode transformar completamente o resultado final. E você, com maestria, soube destacar essa importância. Agradeço por compartilhar sua visão e conhecimento conosco. Seu vídeo, além de informativo, é uma inspiração para todos aqueles que buscam excelência em sua área de atuação. A dedicação e o cuidado que você demonstra ao falar sobre fotografia são evidentes e, sem dúvida, fazem a diferença. Espero ansiosamente por mais análises e insights em seus próximos vídeos.
Olá, amigo. Estou precisando de uma informação sobre a z6ii que não encontro ninguém falando sobre. Gostaria de uma câmera para transferir as fotos para os cliente ainda no momento do evento (infantil, revelação etc). Você já fez isso? Queria saber se funciona bem, se é rápido, se a qualidade é boa, quanto tempo…
@@fabianaantunes8149 qto a velocidade....depende da qualidade que vc vai jogar...Direto vc pode escolher uma versão de 2mpx pelo app que vc instala no celular . Ou vale a qualidade que você capturou. Logicamente fotos em Raw e video demoram mais. Esse app cria uma conexão via wifi. Não sei se tem uma versão para usar no Notebook ...talvez tenha. Porem nesse caso se vc vai fotografar tipo uma fotolembrança ...seria melhor ligar o cabo direto já usando tethering .
@@fabianaantunes8149 Eu falo se você fica "parada" tirando foto do pessoal entrando na festa para imprimir no final seria melhor ligar direto. Mas pelo que descreveu seria descarregar direto no celular. Então da para usar de boa esse Snapbridge..vale só o que falei . Ele transfere as fotos criando uma ponte pelo WiFi. Vc conecta no wifi que a z6 cria e você pode tanto visualizar as fotos , tirar foto usando a tela do seu celular para disparar e também descarregar . Eu nunca descarreguei mais que 30 a 40 fotos por vez..mas dá. Em qualidade reduzida é super rapido. Mas as que eu descarrego em geral é formato Médio - Jpg-Fine e vai tranquilo também. Raw demora um pouco mais... O que você pode fazer para agilizar é favoritar as fotos selecionando na camera e descarregar depois somente essas favoritas...agiliza.
Faz um tempinho que tenho vontade de ter uma Nikon. Sempre usei Canon. Faz um tempinho também que estou juntando uns caraminguá pra concretizar esse sonho. Logo, logo chego lá. Como gosto demais de fotos de longa exposição, meus olhos brilharam quando vc falou em 900 segundos. Com certeza um tremendo equipamento. Abç!!!
Muito bom, primeiro review da Z7II em portugues. Ansiosos pelos proximos lançamentos Nikon. Obrigado pelo conteúdo isento. Torcendo por continuar multimarcas. Camera boa é boa e ponto. Não importa a marca.
Agradeço muito, mas vamos lembrar que há anos falo de Nikon aqui no canal, tem vídeos de várias câmeras como Z fc, D810, D850, D7500 e este da Z7 II além de muitas lentes como AF-s 58mm, AF-s 24mm, vídeo de lentes vintage Nikon entre tantos outros por aqui, poucos canais no TH-cam BR tem tanto conteúdo de Nikon, mesmo tendo mais coisas de Canon aqui, tem um conteúdo consistente sobre Nikon no canal, a playlist "câmeras e lentes Nikon" aqui tem 46 vídeos. 😊👍
Muito bom o seu vídeo, formativo e informativo! Sobre o foco e a focalização objeto de seus comentários. Eu concordo com você quando você diz que "se tivesse selecionado um campo menor, o foco do pássaro teria ficado melhor". Eu não tenho a experiência nem o seu conhecimento em fotografia para fazer uma afirmação, por que ão sou fotografo profissional. No entanto, a minha experiência com a Nikon Z7 demonstrou com suficiente que a diminuição da área de foco faz com que o objeto principal que não não está em primeiro plano fique menos desfocado ou quase sem desfoque!
Além do video de review, seria interessante um video comparativo entre as marcas, mostrando o resultado de ambas, comparando a qualidade das fotos, desfoque, altas luzes, recuperação de sombras, aqui no Brasil acredito que ninguém ainda fez isso.
Olá, amigo. Estou precisando de uma informação sobre a z6ii que não encontro ninguém falando sobre. Gostaria de uma câmera para transferir as fotos para os cliente ainda no momento do evento (infantil, revelação etc). Você já fez isso? Queria saber se funciona bem, se é rápido, se a qualidade é boa, quanto tempo…
ola boa tarde pelo seus conhecimento e teste em equipamentos, qual dessas indicaria para casamentos com bastante variação de luz, Nikon Z6ii, Z7ii ou Sony A7III custo beneficio
Olá, amigo. Estou precisando de uma informação sobre a linha z que não encontro ninguém falando sobre. Gostaria de uma câmera para transferir as fotos para os cliente ainda no momento do evento (infantil, revelação etc). Você já fez isso? Queria saber se funciona bem, se é rápido, se a qualidade é boa, quanto tempo…
Trabalho com a Z6 II desde julho de 2022 e so tenho elogios agora comprei a lente 24 120 Z e estou apaixonado pelo tanto que ela e versatil a recuperacao de sombras e imbativel vou agora pegar uma NIKON Z8 GRANDE ABRACO E MUITA PROTECAO DE DEUS.
A Z6 II é mesmo uma câmera bem bacana, a semana que passei com a Z7 II me ensinou que ela não é a resposta para minhas necessidades de dia a dia (vou explicar isso num vídeo), mas ainda assim achei uma ferramenta incrível.
Olá, amigo. Estou precisando de uma informação sobre a z6ii que não encontro ninguém falando sobre. Gostaria de uma câmera para transferir as fotos para os cliente ainda no momento do evento (infantil, revelação etc). Você já fez isso? Queria saber se funciona bem, se é rápido, se a qualidade é boa, quanto tempo…
Sempre grandes produções. Amigo, me ajuda? Tenho uma 70-200 f,2-8 e quero comprar uma Z5. Vale a pena comprar o adaptador para usar essa lente? E quel lente vc indica para usra na z5, boa e barata para ensaios e alguns eventos.
Quando fiz a transição de analógico para digital fiquei na dúvida, Nikon ou Canon, escolhi a Canon. Porém, a vontade de migrar para Nikon está batendo há porta, e com esse vídeo, kkkk me balançou mas ainda.
Parabéns e obrigado pelo conteúdo, Armando! Sabe dizer sobre a compatibilidade / usabilidade dela com drones? Uma vez mais, muito obrigado! Abs, Lucas.
Muito esclarecedor Armando, ótimo vídeo. Minha dúvida é, adaptador para usar lentes que uso na D750 fica bacana? em relação a desempenho de foco, etc...e em relação aos flashs, o encaixe é o mesmo das DSRL da marca?
Achei muito interessantes e práticos o tempo de exposição de 900 segundos e a possibilidade de escolher entre três tamanhos de arquivos RAW. Além disso eu notei que nos últimos vídeos do canal a qualidade de imagem estava melhor que a habitual ( que já é boa, mas com essa Z7 2 e essa lente ficaram ainda melhores). Ansioso pelos vídeos com a D750, e com as lentes da Nikon. Gostaria que a terceira marca do canal fosse a Fuji. Motivos: 1 - Já tem muito canal BR com Sony. 2 - A marca (ainda)é comercializada no Brasil.
Estou querendo passar as fotos da câmera direto pro celular durante o evento. Na Linha z, esse processo é rápido? Em torno de 100 fotos para entregar pro cliente na hora
Olá, amigo. Estou precisando de uma informação sobre a z6ii que não encontro ninguém falando sobre. Gostaria de uma câmera para transferir as fotos para os cliente ainda no momento do evento (infantil, revelação etc). Você já fez isso? Queria saber se funciona bem, se é rápido, se a qualidade é boa, quanto tempo…
Armando, boa tarde, cheguei ao seu canal a pouco tempo e ja te dou os parabéns pelo conteúdo. muito bom mesmo. Deixo aqui uma sugestão de vídeo se é que vc ja não fez sobre isso, poderia fazer um vídeo falando sobre astrofotografia com DSLR? Iso, abertura, exposição para captar as fracas luzes de estrela, nebulosas, galaxia, etc..?
Tem um vídeo bem antigo, de vários anos, que falei sobre clicar a via láctea mas preciso gravar algo mais recente, pensando nos equipamentos mais atuais.
Armando, tirei fotos com a minha Nikon D850 em iso 100 em uma cena que exigiria iso 3200. A foto sem ajustes fica completamente escura mas, consigo iluminá-la no Camera Raw em 5 stops e a diferença é praticamente indistinguivel se tivesse tirado a foto já em iso 3200. Isto não seria que o sensor é iso invariant ?
Então, invariância plena seria se a imagem fosse sempre indistinguível, ela será indistinguível em certas faixas e perto disso em outras faixas, mas não é que o sensor gere um sinal independente de ganho/amplificação. O ponto é que começou a circular esse termo, invariância de ISO, mas na real isso nunca existiu, o que existe é sinal elétrico e ganho de sinal elétrico, se vamos dar ganho na gravação do raw ou se não vamos e deixaremos para uma interpretação digital, análoga ao ganho, feita na pós, existe ganho analógico de sinal e existe ganho digital de sinal, que não é um ganho real mas uma simulação disso, o que a Sony descobriu é que dava para não dar ganho real de sinal (analógico) e dava para processar o sinal com algoritmos eficientes a ponto de parecer um ganho real de sinal. Aí ao invés de ter vários níveis de amplificação, tem 2 ou 3 só, faixas amplas, é como se a câmera tivesse só ISO 100 e 6400 reais, com outros valores interpretados digitalmente, ou 100, 1600 e 6400 reais, com o restante interpretado. O fabricante não divulga as faixas reais então não sabemos quais são, inclusive esses sensores ditos invariantes nem são ISO 100 na verdade, eles geralmente são 400 de ISO e os valores abaixo são simulações digitais de perda de sinal. É muito mais complexo do que apenas cunhar um tempo, ISO invariante, e usar no marketing... na verdade o termo ISO já era errado na fotografia digital, mas aí é toda uma outra história, o certo sempre foi sinal de base e ganho de sinal, em decibéis, como acontece em câmeras de vídeo, mas aí entra outra complicação...
Ótimo vídeo, como sempre (gostei muito de ter sido postado em 4k)! Continuo com a minha Nikon D3400 que comprei no ano de lançamento, sempre a espreita para o upgrade. Tenho usado muito pra vídeo em fullhd, pra trocar 8bit por 8bit... Não sei. Mas essa pra fotografia é animal, com certeza! E como sugestão queria muito que pudesse analisar a Lumix S5II para fotografia
Ola armando , gosto muito de vc pela didatica , pois isso é muito importante para alguem ignorante como eu ! Gosto do seu trabalho é muito bom e sincero , entendo que voce tinha que falar da canon , por algum negocio entre partes , mas tenho uma filmadora hibrida da sony apsc , e a minha pergunta é , como lidar com essa escolhas de troca de lentes para trabalhos , eu nao me acostumei com essa dinamica , nao tenho dinheiro para ficar comprando lentes , nao sou profissa! Mas nao é uma dinamica boa , ter que para , trocar lente , pode suja a camera e principalmente o sensor , que a minha sendo uma filmadora ja era uma mirrorless , o sensor ja aparece ao tirar a lente , ela é de 2011 acho , antes de ser chamada assim por modinha e isso se tornar uma marca e encarecer , a questao é , como eu sempre usar filmadoras , e ja ter o zoom que eu preciso na camera , e outros recursos , e ter que usar lentes , trocar as lentes para trabalhos diferentes , ter que pagar por lentes mais claras , e mais caras , as mais claras e baratas sao totalmente manual , e nem todas as lentes sao compativeis , como trabalhar com todo esse problema de mudanca de lentes para outras situacoes , tipo tenho que trocar ou ter lentes para filmar ou fotografar pessoas em retrato ou a distncia , ai quero filmar ou fotografar naturesa , tipo paisagem ou as estrelas e ai possivelmente sao 2 lentes diferentes e por ai vai , tipo esportes e passarinhos , sao zoom , rapidas e etc , é tudo um problema ter que levar mais de uma lente (NO BRASIL) olha o perigo !!! É um problema indutrial , que querem que temos mais em mais lentes que eu duvido nao ser possivel nao existir uma lente para mais de um tipo de tomadas , entende a minha problematica ? Com filmadoras , mesmo com sensores menores voce liga e pronto , ja tenho um aparelho para varias funcoes , nessa minha camera vem jã uma zoom , mas é escura 3.5 e sobe rapido , (acho que 5.5) , ai como me acostume ou entenda como fazer minha arte para varias dessas situacoes que retratei de uma maneira que eu entenda como eu agir e o que eu tenha que ter para simplificar se possivel , se ê que vc nao tenha feito algo sobre , daria um otimo video , pois nao to me acostumando desse modo de desfoque que todos gostam , acho ridiculo filmar pessoas assim , principalmente de perto , e é um saco ter que ficar focando sempre e perder o fundo , e é uma pena eu querer fotografar um passarinho numa filmadora menor é so pegar e dar zoom!!! , imagem boa , mas nessa minha seria melhor mas...e nao poder filmar e fotografar um passaro , pois a lente maior , é um elefante , e seu preço vem com o tamanho , rsss que tristeza ..buaaáá
Excelente review mestre Armando. Parabéns pelo vídeo e pelo canal. Esta câmera é realmente top. Sou suspeito para falar deste kit (câmera e lente), pois faz parte do equipamento fotográfico que uso. Gostaria de saber se na sua opinião, valeria a pena trocar a lente Nikkor Z 24-70 mm f/4 (que vem neste kit) pela Nikkor Z 24-120 mm f/4. No vídeo, você já comenta que a lente 24-120 mm tem um pouco mais de vinheta em distâncias focais maiores. Contudo, será que vale a pena trocar exatamente pelo fato desta lente ter um distância focal maior, sendo neste caso, teoricamente mais versátil? Aliás, acho que um comparativo entre estas duas lentes daria um bom vídeo para o canal. Outro review que gostaria de ver no seu canal são das lentes Nikkor Z 14-24 mm f/2,8 e Nikkor Z 100-400 mm f/ 4,5-5,6. Grande abraço.
@ArmandoVernagliaJunior será que nossos amigos da PortStar não conseguem umas objetivas padrão antigo pra vc fazer um vídeo comparando a qualidade da imagem com o adaptador?
Um absurdo essa Câmera!!! Parabéns pelo vídeo Vernaglia!!! Sempre rico em informações e dicas valiosíssimas. 👏👏 Parceiro, indica alguma assistência técnica aí em SP pra mexer na nikon Z5? A minha tá com problema no LCD. indica Portssar? ou alguma outra? Desde já agradeço muito. Forte abç!!
Procura pelos vídeos sobre a tamron 28-75mm f/2.8 pois é a mesma lente, a Tamron faz essa lente com encaixe Sony, a versão Nikon é fabricada pela Tamron também até onde eu saiba, só que com marca Nikon estampada na lente.
Olha, tudo depende, se é a ferramenta que atende alguém, e se tem uma boa assistência técnica por perto que atenda a marca, por exemplo quem é de São Paulo e compra na Portssar tem assistência e garantia, então se atender essas condições, acho que não existe problema. Hoje oficialmente no Brasil tem Canon e Fuji, e a Sony tem uma operação parcial aqui, ela elegeu um distribuidor oficial (Merlin, em Campinas), algo que a Nikon não fez quando deixou o país, a Merlin comercializa Sony e acaba, pelas leis do Brasil, obrigada a dar garantia, prestar assistência etc. A Nikon não tem isso, então tem que escolher bem a loja que compra pois a loja tem que ser séria e dar uma garantia de verdade, que é o que tem na Portssar. Pessoalmente, e falo por mim apenas, eu me sinto mais confortável com a Canon nesse assunto, mesmo que eu use a Portssar como assistência, mas sei que se precisar da assistência oficial, da garantia de fábrica, tenho isso com a Canon e não teria com a Nikon, mas vai de cada um mesmo.
A Nikon tomou tanta pancada por causa de decisões erradas que foi aprendendo, era aprender ou sumir do mercado, ainda precisam aprender mais, como por exemplo colocar um monitor totalmente articulado, capaz de virar para frente e capaz de fechar com o vidro para dentro para proteger a tela, como acontece com toda Canon e com a Sony A7 IV por exemplo, aí vai ficar perfeita.
Sou usuário Nikon e curiosamente já tive a oportunidade de fotografar e filmar com as principais marcas, Canon Nikon, Fuji e Sony de diferentes modelos e categorias...sendo bem honesto se eu tivesse condições trabalharia com duas marcas: Canon e Nikon, são as duas ergonômias que eu mais gostei, além da praticidade da disposição de botões e tecnologia que estão presentes nas câmeras topo de linha...atualmente as duas atendem qualquer necessidade de foto e vídeo com algumas observações pra Nikon que meio que abandonou o visor articulável pra frente nas suas câmeras o que não faz sentido essa decisão pra mim.
A ideia deles não ter monitor totalmente articulado em modelos profissionais é até triste para a marca, tem nas Z50 e Z fc, aí quem quer crescer na linha e manter esse recurso não tem como, então um criador de conteúdo profissional fica obrigado a comprar um monitor externo, ou conviver com o app da Nikon no celular que até permite enquadrar, focar e tudo mais, mas tem atrasos e solavancos na imagem então não serve como monitor de referência, é inexplicável essa decisão da Nikon. E por essas a Sony ganha pontos, a A7 IV articula completamente a tela assim como todas as Canon, nisso a Nikon perde uns pontos e uns consumidores.
Mestre Armando, como entusiasta amador eu fico muito curioso em entender essa relação de várias câmeras Fullframes não passarem do 4k(sim, já entendendo que é suficiente para maioria dos profissionais), porém uma Fuji mesmo APSC consegue fazer 8k/30, 4k/60 e algumas delas até 4k/120(salvo engano). Porque as Fullframe's como essa Nikon Z7ii perfeita, a Sony A7IV e outras FF não conseguem implementar essa característica de vídeo mais sofisticados e robustos? Parabéns pelo vídeo! O senhor é o tipo da pessoa que eu conversaria por horas tirando tantas dúvidas e curiosidades bestas 😂😂
Vamos por partes... primeiro, não existe praticamente demanda por vídeo 8k, por vários motivos. Quase ninguém tem TV ou monitor capaz de exibir 8k (mundialmente falando), vídeo 8k com qualidade gera arquivos imensos o que demanda mais computador, mais processador, mais memória etc. Vídeo 8k pode existir com baixa qualidade, como já tem em celular, mas não adianta de nada se for pensar, melhor ter um 4k bom que um 8k meia boca... aí entra o processador de cada câmera, e a velocidade de gravação da câmera, dentro do que processador consegue e cartão de memória consegue, fabricante vai fazer escolha entre 8k meia boca e 4k melhor e maioria vai escolher 4k melhor pois é o que a maioria tem uso. Existe um negócio chamado bitrate, a câmera tem um limite de dados que ela processa e transita, se o bitrate do vídeo chega nesse teto de dados, é aí que para em qualidade, veja que a Z7 II para gravar 4k 10 bits precisa de gravador externo, já não aguenta interno enquanto a EOS R5 grava 10 bits interno, isso é poder de processamento maior que traz. A Fuji fez seu equilíbrio entre bitrate, processador e velocidades de gravação para chegar nos resultados que chegou, boa parte disso é por baixar o bitrate para encolher os arquivos e conseguir gravar, mas perda de bitrate é perda de qualidade de cor também então são escolhas, cada marca faz seu jogo de escolhas pensando no que eles acreditam que vai servir pro consumidor deles.
Apenas uma correção, atualmente poucas lentes atingem o auge de nitidez em f 11, neste caso concreto a lente atinge o auge de nitidez em f 5.6, em f11 já está sofrendo problemas de difração assim como a generalidade das lentes dedicadas a câmaras digitais, no caso de lentes muito luminosas o auge de nitidez é atingido geralmente em f4
Essa informação não procede, infelizmente se espalhou na internet um entendimento um pouco estranho sobre difração e sobre o potencial da difração em derrubar nitidez e isso partiu de poucos influenciadores que fizeram testes pouco equivocados. O que posso dizer é que nenhuma câmera atual, mesmo as de 61mp da Sony ou as aps-c de 40mp da Fuji registram perda de nitidez por entrada de difração antes de f/8 com todas as lentes que já testei, fossem grande angulares, normais ou teles, tenho arquivos para provar, tenho trabalhos de fotografia de produtos e de arquitetura para provar, e testes aos montes feitos aqui em estúdio, em foto e em vídeo e isso não procede. O auge de nitidez nunca é uma única abertura mas um intervalo ideal, uma lente f/1.8 ou f/1.4 pode ter seu intervalo ideal começando em f/2.8, seu ápice indo de f/4 a f/8 e sua degradação começando depois do f/11. E como mencionei, tenho realmente testes incontáveis aqui sobre isso, com inúmeras lentes, a informação de que se possa perceber visualmente degradação de imagem a partir de 5.6 é errada.
@@ArmandoVernagliaJunior Não está a falar com os seus habituais subscritores, sou fotografo profissional há mais de 40 anos, em f8 ainda não se faz sentir difração com essa lente, mas em f11 sim, se quiser eu envio 2 0u 3 gráficos MTF dessa lente
Não precisa não, tenho testes aqui, dessa e de outras lentes e câmeras. Se vamos falar de MTF falaremos de centro de quadro ou borda? Em todos os comprimentos? Isolando se estamos falando de difração ou curvatura de campo? Vamos pegar o ePhotoZine que publicou gráficos de centro e borda para essa lente, em 24, 35 e 70mm, em 70mm o melhor desempenho de borda de quadro dela está em f/11 com o melhor desempenho de centro em f/5.6, em 35mm melhor desempenho de borda em f/8 e de centro em 5.6 e só em 24mm o desempenho dela é igualmente melhor, borda e centro, em 5.6, vou concluir que difração é o fator determinante do resultado? Ainda nesses mesmo site as medições de aberrações cromáticas tem seus máximos medidos, em todos os comprimentos na faixa de f/4 a f/5.6 e seus mínimos medidos de f/8 em diante, e veja que esse teste não cita difração em nenhum momento. Vamos pegar o PhotographyLife que cita difração como causa de perda de f/11 em diante e mostra MTF para vários comprimentos, o pico de nitidez em borda de quadro, em todos os comprimentos, nesse site, está em f/11, e o pico em centro de quadro, todos os comprimentos, em 5.6. Digamos que seja aceitável a tese de que é a difração que derruba a nitidez de centro de quadro depois de f/5.6, mas a nitidez de borda está crescendo até f/11. Qual a conclusão disso? Em borda de quadro está havendo difração também mas o ganho de profundidade de campo que atenua o problema de curvatura de campo nas bordas compensa a ponto de termos ganho de nitidez nas bordas? E é melhor ter uma nitidez homogênea desde centro até borda usando f/11 ou alta nitidez de centro com bordas piores usando 5.6? Na vida real de fotografia é melhor ter uma nitidez homogênea na cena ou discrepante entre centro e borda? Em retrato posso até valorizar mais nitidez de centro de quadro, mas em outras áreas da fotografia? Aí posso generalizar dizendo que tudo isso é devido a difração, e que esse achado vale para todas as lentes e câmeras? Não, não posso. E vou seguir dizendo que entre f/8 e f/11 temos um intervalo ideal pois nesse intervalo usualmente temos nitidez homogênea de centro até a borda e os gráficos provam isso.
Se você leu o que falei sobre centro e borda e um quadro mais homogêneo, se você efetivamente considera que é melhor ter nitidez de centro e não ter mais profundidade de campo, se você efetivamente entende que é melhor ter nitidez de centro com usualmente piores aberrações cromáticas para resolver e se o que você busca é nitidez de centro de quadro, seja feliz usando 5.6 mas você entende que isso não se aplica a todo mundo? Alguém fotografando uma paisagem ou uma arquitetura, se tiver um campo não homogêneo de nitidez terá que aplicar doses diferentes de tratamento entre centro e borda de quadro na pós produção aumentando tempo de trabalho. Alguém que fotografe arquitetura ou paisagens fará o que com imagens cuja profundidade de campo é insuficiente? Vamos fazer arquitetura em 5.6, o que nos obriga a empilhar 10 fotos para ter profundidade de campo suficiente e ainda ter que lidar com nitidez diferente entre centro e borda e maiores aberrações cromáticas nas bordas e em todos os pontos de luz e contraste que estariam melhor controlados entre f/8 e f/11, mas tudo bem, trabalhar mais desnecessariamente é uma opção de cada um...
Decidi migrar gradativamente de Canon pra Nikon. Ultimamente a Canon tá deixando a desejar aqui no Brasil. Preços absurdos e bloqueando lentes e outras marcas.
Só não comprei a Z7 II ainda por causa desse detalhe de não fechar a cortina quando desliga a camera para troca de lente, na minha região há muita poeira no ar, é trocar a lente e encher o sensor de poeira, vacilo da nikon, pra mim isso é um GRANDE PROBLEMA.
Isso é um ponto positivo da Canon, ela sacou que isso poderia ser importante e colocou em várias câmeras, Sony, Nikon e Fuji quase não tem o recurso ao longo das linhas só umas poucas câmeras.
Me desculpe meus erros de gramatica e do "corretor" tambem , que quando entra é dele rsssssss, espero ter entendido minhas questoes , malditos programa que erram ate os tempos de verbo ! Rsss o meu maior problema é como e quando mudar a lente e se tem uma otima barata que simplifique , eu estou namorando as panquequinhads , mas sao escuras , nessas filmadorasinhas , podem ter f1.4 1.8 2.0 , mas sao sempre lentes claras e diminuem pouco com o zoom , como ser mais dinamico com cameras que trocam lentes , acostumado com as que nao ??? Pronto acho que simplifiquei
Na verdade mestre essa é uma garça vaqueira, essa mancha é característica dessa espécie.... parece com a garça branca pequena mas essa coloração distingue ela....não tem relação nenhuma com a lente, é dessa espécie mesmo...
Nikon Canon e Sony deveriam se juntar numa marca só NCS😁 Depois temos os Ferraris da Hasselblad e PhaseOne. Leica 🤣 Só se for às lentes, de resto está muito atrasada em custo benefício.Panasonic é uma marca que vai á deriva pela colaboração da Leica sem isso já teria afundado no oceano.Olympus lá vai andando nem sei como e Pentax foi das maiores perdas para o mundo da fotografia sei que ela vai continuando mas já não é a mesma coisa.
Não é por aí, não é por aí... a Z7 II entra para a lista das melhores câmeras que usei junto com outros modelos incríveis como Canon EOS R5, Sony A7 R IV etc... tudo equipamento de primeira.
Meu amigo estava só brincando todas as marcas tem equipamento ótimos, me perdoa se fui meio babaca. forte abraço sucesso para o canal @@ArmandoVernagliaJunior
Olha, eu gostei demais da câmera, mas posso dizer que por um único fator ela não seria minha ferramenta de escolha... mas isso vou explicar num vídeo futuro, ou no grupo de alunos/apoiadores, não é qualquer defeito do equipamento, mas algo do meu fluxo de trabalho e minha forma de trabalhar que acabou entrando em "conflito" com a Z7 II... a câmera é espetacular, mas teve um aspecto que pro meu dia a dia não deu tão certo.
@@ArmandoVernagliaJunior Sem duvida uma excelente opção. 3 detalhes (não defeitos) que deixo ela p traz, o visor articulado (ou não articulado), o sistema de foco e o valor do conjunto todo.
@@matheusrangel7363 Caiu já essa patente, tem um tempo para que possa ser usada, tanto é que a Sony veio com todos os monitores da articulados partir de 2019
Tela virar para frente traz outro benefício, permite ela fechar para dentro da câmera protegendo o vidro, aí monte de gente que compra câmera que não vira a tela para frente acaba forçado a por película plástica no LCD para proteger de risco... no caso da Z7 II, que é uma câmera quase perfeita, eu não compraria por esse motivo, seja por que produzo conteúdo e tenho uso da tela virar para frente, seja por que andando no meio do mato, colocando e tirando câmera da mochila, poder proteger a tela é um benefício... tem Canon, Sony e algumas Fuji com essa possibilidade, a Z fc da Nikon tem, não sei por que não espalham na linha toda.
Que bacana esse vídeo! Sou usuário Nikon e sempre me assustou o quanto a Nikon “apanhou” nos últimos anos dos TH-camrs gringos… obrigado por este vídeo.
A Nikon apanha por que mundialmente ela erra no marketing e além disso ela demorou muito mais que o aceitável para perceber que as pessoas queriam funções de vídeo decentes dentro das câmeras, o foco em vídeo da Nikon só chegou a um bom nível agora, Canon e Sony estão entregando foco decente em vídeo há anos então youtubers (pessoas que fazem vídeo afinal é youtube) precisam disso e por isso falam mal da Nikon. Era a marca mesmo tendo que correr atrás.
@@ArmandoVernagliaJunior A quantidade de produtores de vídeo que há no mundo é incalculável e isso faz do mercado de equipamentos de vídeo um nicho absolutamente colossal. Diante disso fica realmente difícil de entender o motivo da Nikon ter feito funções de vídeo (especialmente o sistema de foco) inferiores à concorrência.
Vivenciei, com grande apreço, cada minuto do seu vídeo sobre a Nikon Z7 II e a lente 24-70s. A riqueza de detalhes e a clareza com que abordou as especificidades técnicas da câmera e da lente são notáveis. Sua análise me transportou para um universo onde a precisão e a paixão coexistem, muito semelhante à sensação que temos ao mergulhar nas linhas de um poema bem construído.
A forma como você equilibrou a descrição técnica com a experiência prática de uso da câmera é reminiscente da habilidade que grandes escritores têm de equilibrar forma e conteúdo em suas obras. A menção à Canon EOS R5 e sua comparação com a Nikon Z7 II foi um ponto alto, demonstrando uma análise criteriosa e bem fundamentada.
A discussão sobre a lente 24-70s foi particularmente esclarecedora. Na literatura, assim como na fotografia, a escolha das "ferramentas" - seja uma palavra, uma rima ou uma lente - pode transformar completamente o resultado final. E você, com maestria, soube destacar essa importância.
Agradeço por compartilhar sua visão e conhecimento conosco. Seu vídeo, além de informativo, é uma inspiração para todos aqueles que buscam excelência em sua área de atuação. A dedicação e o cuidado que você demonstra ao falar sobre fotografia são evidentes e, sem dúvida, fazem a diferença. Espero ansiosamente por mais análises e insights em seus próximos vídeos.
Tenho uma Z6ii e posso falar que ela é espetacular. Vale demais! Ansioso pelos próximos conteúdos. Abraço.
Olá, amigo. Estou precisando de uma informação sobre a z6ii que não encontro ninguém falando sobre.
Gostaria de uma câmera para transferir as fotos para os cliente ainda no momento do evento (infantil, revelação etc).
Você já fez isso? Queria saber se funciona bem, se é rápido, se a qualidade é boa, quanto tempo…
@@fabianaantunes8149 sim. Uso o Snapbridge
@@fabianaantunes8149 qto a velocidade....depende da qualidade que vc vai jogar...Direto vc pode escolher uma versão de 2mpx pelo app que vc instala no celular . Ou vale a qualidade que você capturou. Logicamente fotos em Raw e video demoram mais. Esse app cria uma conexão via wifi.
Não sei se tem uma versão para usar no Notebook ...talvez tenha.
Porem nesse caso se vc vai fotografar tipo uma fotolembrança ...seria melhor ligar o cabo direto já usando tethering .
@@Emulives Ola. como assim "tipo foto lembrança?" gostaria de transferir da cam pro cel com mesma qualidade que transfiro do computador pro telefone
@@fabianaantunes8149 Eu falo se você fica "parada" tirando foto do pessoal entrando na festa para imprimir no final seria melhor ligar direto.
Mas pelo que descreveu seria descarregar direto no celular.
Então da para usar de boa esse Snapbridge..vale só o que falei . Ele transfere as fotos criando uma ponte pelo WiFi. Vc conecta no wifi que a z6 cria e você pode tanto visualizar as fotos , tirar foto usando a tela do seu celular para disparar e também descarregar . Eu nunca descarreguei mais que 30 a 40 fotos por vez..mas dá. Em qualidade reduzida é super rapido. Mas as que eu descarrego em geral é formato Médio - Jpg-Fine e vai tranquilo também.
Raw demora um pouco mais...
O que você pode fazer para agilizar é favoritar as fotos selecionando na camera e descarregar depois somente essas favoritas...agiliza.
Faz um tempinho que tenho vontade de ter uma Nikon. Sempre usei Canon. Faz um tempinho também que estou juntando uns caraminguá pra concretizar esse sonho. Logo, logo chego lá. Como gosto demais de fotos de longa exposição, meus olhos brilharam quando vc falou em 900 segundos. Com certeza um tremendo equipamento. Abç!!!
Muito bom, primeiro review da Z7II em portugues. Ansiosos pelos proximos lançamentos Nikon. Obrigado pelo conteúdo isento. Torcendo por continuar multimarcas. Camera boa é boa e ponto. Não importa a marca.
Sensacional o vídeo conteúdo de qualidade. Ansioso na espera do video da D750, famosa dos Dynamic Range. 😁👏🏻
Obaaaaa!!!! Armando vai falar da Nikon, que espetáculo. Agora sim, mantenho meu Apoio com muito mais prazer. Obrigada Armando.
Agradeço muito, mas vamos lembrar que há anos falo de Nikon aqui no canal, tem vídeos de várias câmeras como Z fc, D810, D850, D7500 e este da Z7 II além de muitas lentes como AF-s 58mm, AF-s 24mm, vídeo de lentes vintage Nikon entre tantos outros por aqui, poucos canais no TH-cam BR tem tanto conteúdo de Nikon, mesmo tendo mais coisas de Canon aqui, tem um conteúdo consistente sobre Nikon no canal, a playlist "câmeras e lentes Nikon" aqui tem 46 vídeos. 😊👍
Comprei a Nikon Z 7|| na portssar após sua análise. Estou aprendendo coisas novas a resolução é maravilhosa.
MUITÍSSIMO OBRIGADO.📸🌻🦋
Pode me ajudar com a minha nikon z7 ii
Obrigado pela explicação sobre a camera e muito obrigado por estender o conhecimento a analise de fotografias! Realmente um ótimo conteúdo!
😊👍
Muito bom o seu vídeo, formativo e informativo! Sobre o foco e a focalização objeto de seus comentários. Eu concordo com você quando você diz que "se tivesse selecionado um campo menor, o foco do pássaro teria ficado melhor". Eu não tenho a experiência nem o seu conhecimento em fotografia para fazer uma afirmação, por que ão sou fotografo profissional. No entanto, a minha experiência com a Nikon Z7 demonstrou com suficiente que a diminuição da área de foco faz com que o objeto principal que não não está em primeiro plano fique menos desfocado ou quase sem desfoque!
Ansioso pelo conteúdo!
Além do video de review, seria interessante um video comparativo entre as marcas, mostrando o resultado de ambas, comparando a qualidade das fotos, desfoque, altas luzes, recuperação de sombras, aqui no Brasil acredito que ninguém ainda fez isso.
acho bacana as cores do seus vídeos - essa nikon é muito poderosa
Excelente análise Vernaglia.
Tenho a Nikon Z6II e Z7II. Para vídeo gosto mais de trabalhar com a Z6II - para fotos a Z7II é fantástica.
Olá, amigo. Estou precisando de uma informação sobre a z6ii que não encontro ninguém falando sobre.
Gostaria de uma câmera para transferir as fotos para os cliente ainda no momento do evento (infantil, revelação etc).
Você já fez isso? Queria saber se funciona bem, se é rápido, se a qualidade é boa, quanto tempo…
Digo e repito, foi o melhor marketing de todas as outras marcas o que a canon fez, foi o maior tiro no coração desde Getúlio
Ja estou ancioso para saber tudo sobre ela!!!!!!!!
ola boa tarde
pelo seus conhecimento e teste em equipamentos, qual dessas indicaria para casamentos com bastante variação de luz, Nikon Z6ii, Z7ii ou Sony A7III custo beneficio
Muito feliz com essa série Nikon. Fotografo com uma Z5. Na expectativa para os próximos vídeos!
Olá, amigo. Estou precisando de uma informação sobre a linha z que não encontro ninguém falando sobre.
Gostaria de uma câmera para transferir as fotos para os cliente ainda no momento do evento (infantil, revelação etc).
Você já fez isso? Queria saber se funciona bem, se é rápido, se a qualidade é boa, quanto tempo…
Trabalho com a Z6 II desde julho de 2022 e so tenho elogios agora comprei a lente 24 120 Z e estou apaixonado pelo tanto que ela e versatil a recuperacao de sombras e imbativel vou agora pegar uma NIKON Z8 GRANDE ABRACO E MUITA PROTECAO DE DEUS.
A Z6 II é mesmo uma câmera bem bacana, a semana que passei com a Z7 II me ensinou que ela não é a resposta para minhas necessidades de dia a dia (vou explicar isso num vídeo), mas ainda assim achei uma ferramenta incrível.
Olá, amigo. Estou precisando de uma informação sobre a z6ii que não encontro ninguém falando sobre.
Gostaria de uma câmera para transferir as fotos para os cliente ainda no momento do evento (infantil, revelação etc).
Você já fez isso? Queria saber se funciona bem, se é rápido, se a qualidade é boa, quanto tempo…
Ótimo videooo, ansioso pra mais como esse ❤🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Sempre grandes produções. Amigo, me ajuda? Tenho uma 70-200 f,2-8 e quero comprar uma Z5. Vale a pena comprar o adaptador para usar essa lente? E quel lente vc indica para usra na z5, boa e barata para ensaios e alguns eventos.
Na fuji também tem esse erro de foco, tenho que focar ou mais atrás ou mais á frente grande aula de fotografia parabéns
Muito bacana o conteúdo, Armando, parabéns!
Obrigado. 😊👍
Um sonho chegar numa dessa
Batalhando com a minha D5000,um dia chego
Quando fiz a transição de analógico para digital fiquei na dúvida, Nikon ou Canon, escolhi a Canon. Porém, a vontade de migrar para Nikon está batendo há porta, e com esse vídeo, kkkk me balançou mas ainda.
Olha meu bebê aí! Finalmente......
Parabéns e obrigado pelo conteúdo, Armando!
Sabe dizer sobre a compatibilidade / usabilidade dela com drones?
Uma vez mais, muito obrigado!
Abs,
Lucas.
Infelizmente não saberia responder sobre a usabilidade dela com drones, não é um campo que eu domine para opinar.
Como está a questão das baterias nessa Z7ii e na Z6ii?
A73 sony x a z7 II para video ? tu acha que tem muita diferenca ?
Muito esclarecedor Armando, ótimo vídeo. Minha dúvida é, adaptador para usar lentes que uso na D750 fica bacana? em relação a desempenho de foco, etc...e em relação aos flashs, o encaixe é o mesmo das DSRL da marca?
Conheces alguma lente zoom para Z mount sem ser as da nikon ?
Viltrox tem algumas lentes inclusive com auto foco, a tamron também está fazendo lentes para o Mount Z
Ótimo vídeo, ajuda a fazer uma boa escolhar.
Achei muito interessantes e práticos o tempo de exposição de 900 segundos e a possibilidade de escolher entre três tamanhos de arquivos RAW.
Além disso eu notei que nos últimos vídeos do canal a qualidade de imagem estava melhor que a habitual ( que já é boa, mas com essa Z7 2 e essa lente ficaram ainda melhores).
Ansioso pelos vídeos com a D750, e com as lentes da Nikon.
Gostaria que a terceira marca do canal fosse a Fuji. Motivos:
1 - Já tem muito canal BR com Sony.
2 - A marca (ainda)é comercializada no Brasil.
Estou querendo passar as fotos da câmera direto pro celular durante o evento. Na Linha z, esse processo é rápido? Em torno de 100 fotos para entregar pro cliente na hora
Tenho a Z6ll e simplesmente uma camera maravilhosa de usar.
Olá, amigo. Estou precisando de uma informação sobre a z6ii que não encontro ninguém falando sobre.
Gostaria de uma câmera para transferir as fotos para os cliente ainda no momento do evento (infantil, revelação etc).
Você já fez isso? Queria saber se funciona bem, se é rápido, se a qualidade é boa, quanto tempo…
Gravação de vídeo, esquenta?
Quanto tempo de gravação?
Armando, boa tarde, cheguei ao seu canal a pouco tempo e ja te dou os parabéns pelo conteúdo. muito bom mesmo. Deixo aqui uma sugestão de vídeo se é que vc ja não fez sobre isso, poderia fazer um vídeo falando sobre astrofotografia com DSLR? Iso, abertura, exposição para captar as fracas luzes de estrela, nebulosas, galaxia, etc..?
Tem um vídeo bem antigo, de vários anos, que falei sobre clicar a via láctea mas preciso gravar algo mais recente, pensando nos equipamentos mais atuais.
@@ArmandoVernagliaJunior muito obrigado, vou procurar por este vídeo e aguardar atualização..muito obrigado mais uma vez.
Armando, tirei fotos com a minha Nikon D850 em iso 100 em uma cena que exigiria iso 3200. A foto sem ajustes fica completamente escura mas, consigo iluminá-la no Camera Raw em 5 stops e a diferença é praticamente indistinguivel se tivesse tirado a foto já em iso 3200. Isto não seria que o sensor é iso invariant ?
Então, invariância plena seria se a imagem fosse sempre indistinguível, ela será indistinguível em certas faixas e perto disso em outras faixas, mas não é que o sensor gere um sinal independente de ganho/amplificação. O ponto é que começou a circular esse termo, invariância de ISO, mas na real isso nunca existiu, o que existe é sinal elétrico e ganho de sinal elétrico, se vamos dar ganho na gravação do raw ou se não vamos e deixaremos para uma interpretação digital, análoga ao ganho, feita na pós, existe ganho analógico de sinal e existe ganho digital de sinal, que não é um ganho real mas uma simulação disso, o que a Sony descobriu é que dava para não dar ganho real de sinal (analógico) e dava para processar o sinal com algoritmos eficientes a ponto de parecer um ganho real de sinal. Aí ao invés de ter vários níveis de amplificação, tem 2 ou 3 só, faixas amplas, é como se a câmera tivesse só ISO 100 e 6400 reais, com outros valores interpretados digitalmente, ou 100, 1600 e 6400 reais, com o restante interpretado. O fabricante não divulga as faixas reais então não sabemos quais são, inclusive esses sensores ditos invariantes nem são ISO 100 na verdade, eles geralmente são 400 de ISO e os valores abaixo são simulações digitais de perda de sinal. É muito mais complexo do que apenas cunhar um tempo, ISO invariante, e usar no marketing... na verdade o termo ISO já era errado na fotografia digital, mas aí é toda uma outra história, o certo sempre foi sinal de base e ganho de sinal, em decibéis, como acontece em câmeras de vídeo, mas aí entra outra complicação...
Ótimo vídeo, como sempre (gostei muito de ter sido postado em 4k)! Continuo com a minha Nikon D3400 que comprei no ano de lançamento, sempre a espreita para o upgrade. Tenho usado muito pra vídeo em fullhd, pra trocar 8bit por 8bit... Não sei. Mas essa pra fotografia é animal, com certeza! E como sugestão queria muito que pudesse analisar a Lumix S5II para fotografia
Ola armando , gosto muito de vc pela didatica , pois isso é muito importante para alguem ignorante como eu ! Gosto do seu trabalho é muito bom e sincero , entendo que voce tinha que falar da canon , por algum negocio entre partes , mas tenho uma filmadora hibrida da sony apsc , e a minha pergunta é , como lidar com essa escolhas de troca de lentes para trabalhos , eu nao me acostumei com essa dinamica , nao tenho dinheiro para ficar comprando lentes , nao sou profissa! Mas nao é uma dinamica boa , ter que para , trocar lente , pode suja a camera e principalmente o sensor , que a minha sendo uma filmadora ja era uma mirrorless , o sensor ja aparece ao tirar a lente , ela é de 2011 acho , antes de ser chamada assim por modinha e isso se tornar uma marca e encarecer , a questao é , como eu sempre usar filmadoras , e ja ter o zoom que eu preciso na camera , e outros recursos , e ter que usar lentes , trocar as lentes para trabalhos diferentes , ter que pagar por lentes mais claras , e mais caras , as mais claras e baratas sao totalmente manual , e nem todas as lentes sao compativeis , como trabalhar com todo esse problema de mudanca de lentes para outras situacoes , tipo tenho que trocar ou ter lentes para filmar ou fotografar pessoas em retrato ou a distncia , ai quero filmar ou fotografar naturesa , tipo paisagem ou as estrelas e ai possivelmente sao 2 lentes diferentes e por ai vai , tipo esportes e passarinhos , sao zoom , rapidas e etc , é tudo um problema ter que levar mais de uma lente (NO BRASIL) olha o perigo !!! É um problema indutrial , que querem que temos mais em mais lentes que eu duvido nao ser possivel nao existir uma lente para mais de um tipo de tomadas , entende a minha problematica ? Com filmadoras , mesmo com sensores menores voce liga e pronto , ja tenho um aparelho para varias funcoes , nessa minha camera vem jã uma zoom , mas é escura 3.5 e sobe rapido , (acho que 5.5) , ai como me acostume ou entenda como fazer minha arte para varias dessas situacoes que retratei de uma maneira que eu entenda como eu agir e o que eu tenha que ter para simplificar se possivel , se ê que vc nao tenha feito algo sobre , daria um otimo video , pois nao to me acostumando desse modo de desfoque que todos gostam , acho ridiculo filmar pessoas assim , principalmente de perto , e é um saco ter que ficar focando sempre e perder o fundo , e é uma pena eu querer fotografar um passarinho numa filmadora menor é so pegar e dar zoom!!! , imagem boa , mas nessa minha seria melhor mas...e nao poder filmar e fotografar um passaro , pois a lente maior , é um elefante , e seu preço vem com o tamanho , rsss que tristeza ..buaaáá
Prof. Vernáglia, por gentileza, faça um review da câmera Nikon Z8. Agradecemos-lhe!
Excelente review mestre Armando. Parabéns pelo vídeo e pelo canal. Esta câmera é realmente top. Sou suspeito para falar deste kit (câmera e lente), pois faz parte do equipamento fotográfico que uso. Gostaria de saber se na sua opinião, valeria a pena trocar a lente Nikkor Z 24-70 mm f/4 (que vem neste kit) pela Nikkor Z 24-120 mm f/4. No vídeo, você já comenta que a lente 24-120 mm tem um pouco mais de vinheta em distâncias focais maiores. Contudo, será que vale a pena trocar exatamente pelo fato desta lente ter um distância focal maior, sendo neste caso, teoricamente mais versátil? Aliás, acho que um comparativo entre estas duas lentes daria um bom vídeo para o canal. Outro review que gostaria de ver no seu canal são das lentes Nikkor Z 14-24 mm f/2,8 e Nikkor Z 100-400 mm f/ 4,5-5,6. Grande abraço.
@ArmandoVernagliaJunior será que nossos amigos da PortStar não conseguem umas objetivas padrão antigo pra vc fazer um vídeo comparando a qualidade da imagem com o adaptador?
Um absurdo essa Câmera!!! Parabéns pelo vídeo Vernaglia!!! Sempre rico em informações e dicas valiosíssimas. 👏👏
Parceiro, indica alguma assistência técnica aí em SP pra mexer na nikon Z5? A minha tá com problema no LCD. indica Portssar? ou alguma outra? Desde já agradeço muito. Forte abç!!
A Portssar é provavelmente a assistência que mais entende de Nikon aqui em São Paulo, eu iria ver com eles mesmo.
@@ArmandoVernagliaJunior mto obg pela indicação Vernaglia. 🙌
Oi Armando, tenho uma dúvida sobre o ruido de longa exposição nessa camera, voce chegou a testar isso?
Não fiz longas com ela, já vi gente usando essa câmera com longas sem problemas mas eu não testei isso no tempo que fiquei com ela.
quase igual smartphone 😏 boa maquina.
Parabéns pelo vídeo! Aqui não consegui colocar em alta qualidade do vídeo (está desabilitado), por tanto, não consegui ver os detalhes.
Curioso que aqui tá aparecendo como disponível até o 2160p
Testou via smartphone?
z7 2 sonho
Estava com.a cabeça numa R7. Agora estou tentado nesta Z7, ainda que a Nikon tenha ido embora do Brasil.
São equipamentos MUITO diferentes em proposta, pensa com calma.
As lentes DX af-s funcionam normalmente com o adaptador? Digo o foco automático
AF-s sim, as AF, que dependem de motor de foco no corpo, não, mas as AF-s sim, sejam FX ou DX.
Pra min todas as imagens ficaram ótimas, se for só hobby da pessoa, só clarear algumas imagens já é o suficiente e nada mais kkk ❤❤❤❤🎉🎉
Queria ver um review da 28-75 2.8 da nikon
Procura pelos vídeos sobre a tamron 28-75mm f/2.8 pois é a mesma lente, a Tamron faz essa lente com encaixe Sony, a versão Nikon é fabricada pela Tamron também até onde eu saiba, só que com marca Nikon estampada na lente.
Quando sairá um review da Nikon Z8 ???
Um dia acontece, mas não está na agenda no momento.
Como transformo o foco para manual com foco no infinito
Depois que a Nikon saiu oficialmente do Brasil ainda vale comprar um equipamento que não tem garantia?
Olha, tudo depende, se é a ferramenta que atende alguém, e se tem uma boa assistência técnica por perto que atenda a marca, por exemplo quem é de São Paulo e compra na Portssar tem assistência e garantia, então se atender essas condições, acho que não existe problema. Hoje oficialmente no Brasil tem Canon e Fuji, e a Sony tem uma operação parcial aqui, ela elegeu um distribuidor oficial (Merlin, em Campinas), algo que a Nikon não fez quando deixou o país, a Merlin comercializa Sony e acaba, pelas leis do Brasil, obrigada a dar garantia, prestar assistência etc. A Nikon não tem isso, então tem que escolher bem a loja que compra pois a loja tem que ser séria e dar uma garantia de verdade, que é o que tem na Portssar. Pessoalmente, e falo por mim apenas, eu me sinto mais confortável com a Canon nesse assunto, mesmo que eu use a Portssar como assistência, mas sei que se precisar da assistência oficial, da garantia de fábrica, tenho isso com a Canon e não teria com a Nikon, mas vai de cada um mesmo.
Valeu! Muito obrigado pela atenção @@ArmandoVernagliaJunior
É bom ver que a Nikon correu atrás do prejuízo das más decisões no passado. E acredito que uma Sony iria abrir um leque de conteúdo muito grande.
A Nikon tomou tanta pancada por causa de decisões erradas que foi aprendendo, era aprender ou sumir do mercado, ainda precisam aprender mais, como por exemplo colocar um monitor totalmente articulado, capaz de virar para frente e capaz de fechar com o vidro para dentro para proteger a tela, como acontece com toda Canon e com a Sony A7 IV por exemplo, aí vai ficar perfeita.
Usei nikon desde qdo comecei. Mas vou migrar para Sony.
Sou usuário Nikon e curiosamente já tive a oportunidade de fotografar e filmar com as principais marcas, Canon Nikon, Fuji e Sony de diferentes modelos e categorias...sendo bem honesto se eu tivesse condições trabalharia com duas marcas: Canon e Nikon, são as duas ergonômias que eu mais gostei, além da praticidade da disposição de botões e tecnologia que estão presentes nas câmeras topo de linha...atualmente as duas atendem qualquer necessidade de foto e vídeo com algumas observações pra Nikon que meio que abandonou o visor articulável pra frente nas suas câmeras o que não faz sentido essa decisão pra mim.
A ideia deles não ter monitor totalmente articulado em modelos profissionais é até triste para a marca, tem nas Z50 e Z fc, aí quem quer crescer na linha e manter esse recurso não tem como, então um criador de conteúdo profissional fica obrigado a comprar um monitor externo, ou conviver com o app da Nikon no celular que até permite enquadrar, focar e tudo mais, mas tem atrasos e solavancos na imagem então não serve como monitor de referência, é inexplicável essa decisão da Nikon. E por essas a Sony ganha pontos, a A7 IV articula completamente a tela assim como todas as Canon, nisso a Nikon perde uns pontos e uns consumidores.
Nikon z6ii tbm faz 4k 60fps.
Infelizmente parece que a Tamron 35 1.4 vc foca mais lentamente com z7 e z6 series.
Penso que uma marca interessante seria a Fuji, pois tem modelos interessantes, mas com pouquíssimos pontos de venda no Brasil.
Preciso de ajuda com a minha z7 ii
eu quero é a ZF shuashua!
Eu queria muito que a Zf tivesse esse sensor de 45mp da Z7 II, aí era o equipamento perfeito e eu já teria comprado uma.
Mestre Armando, como entusiasta amador eu fico muito curioso em entender essa relação de várias câmeras Fullframes não passarem do 4k(sim, já entendendo que é suficiente para maioria dos profissionais), porém uma Fuji mesmo APSC consegue fazer 8k/30, 4k/60 e algumas delas até 4k/120(salvo engano). Porque as Fullframe's como essa Nikon Z7ii perfeita, a Sony A7IV e outras FF não conseguem implementar essa característica de vídeo mais sofisticados e robustos? Parabéns pelo vídeo! O senhor é o tipo da pessoa que eu conversaria por horas tirando tantas dúvidas e curiosidades bestas 😂😂
Creio que a R5, a z8 e outras tantas full fazem 8k irmão. Mas se escolher fuji já estará muito bem
Vamos por partes... primeiro, não existe praticamente demanda por vídeo 8k, por vários motivos. Quase ninguém tem TV ou monitor capaz de exibir 8k (mundialmente falando), vídeo 8k com qualidade gera arquivos imensos o que demanda mais computador, mais processador, mais memória etc. Vídeo 8k pode existir com baixa qualidade, como já tem em celular, mas não adianta de nada se for pensar, melhor ter um 4k bom que um 8k meia boca... aí entra o processador de cada câmera, e a velocidade de gravação da câmera, dentro do que processador consegue e cartão de memória consegue, fabricante vai fazer escolha entre 8k meia boca e 4k melhor e maioria vai escolher 4k melhor pois é o que a maioria tem uso. Existe um negócio chamado bitrate, a câmera tem um limite de dados que ela processa e transita, se o bitrate do vídeo chega nesse teto de dados, é aí que para em qualidade, veja que a Z7 II para gravar 4k 10 bits precisa de gravador externo, já não aguenta interno enquanto a EOS R5 grava 10 bits interno, isso é poder de processamento maior que traz. A Fuji fez seu equilíbrio entre bitrate, processador e velocidades de gravação para chegar nos resultados que chegou, boa parte disso é por baixar o bitrate para encolher os arquivos e conseguir gravar, mas perda de bitrate é perda de qualidade de cor também então são escolhas, cada marca faz seu jogo de escolhas pensando no que eles acreditam que vai servir pro consumidor deles.
Apenas uma correção, atualmente poucas lentes atingem o auge de nitidez em f 11, neste caso concreto a lente atinge o auge de nitidez em f 5.6, em f11 já está sofrendo problemas de difração assim como a generalidade das lentes dedicadas a câmaras digitais, no caso de lentes muito luminosas o auge de nitidez é atingido geralmente em f4
Essa informação não procede, infelizmente se espalhou na internet um entendimento um pouco estranho sobre difração e sobre o potencial da difração em derrubar nitidez e isso partiu de poucos influenciadores que fizeram testes pouco equivocados. O que posso dizer é que nenhuma câmera atual, mesmo as de 61mp da Sony ou as aps-c de 40mp da Fuji registram perda de nitidez por entrada de difração antes de f/8 com todas as lentes que já testei, fossem grande angulares, normais ou teles, tenho arquivos para provar, tenho trabalhos de fotografia de produtos e de arquitetura para provar, e testes aos montes feitos aqui em estúdio, em foto e em vídeo e isso não procede. O auge de nitidez nunca é uma única abertura mas um intervalo ideal, uma lente f/1.8 ou f/1.4 pode ter seu intervalo ideal começando em f/2.8, seu ápice indo de f/4 a f/8 e sua degradação começando depois do f/11. E como mencionei, tenho realmente testes incontáveis aqui sobre isso, com inúmeras lentes, a informação de que se possa perceber visualmente degradação de imagem a partir de 5.6 é errada.
@@ArmandoVernagliaJunior Não está a falar com os seus habituais subscritores, sou fotografo profissional há mais de 40 anos, em f8 ainda não se faz sentir difração com essa lente, mas em f11 sim, se quiser eu envio 2 0u 3 gráficos MTF dessa lente
Não precisa não, tenho testes aqui, dessa e de outras lentes e câmeras. Se vamos falar de MTF falaremos de centro de quadro ou borda? Em todos os comprimentos? Isolando se estamos falando de difração ou curvatura de campo? Vamos pegar o ePhotoZine que publicou gráficos de centro e borda para essa lente, em 24, 35 e 70mm, em 70mm o melhor desempenho de borda de quadro dela está em f/11 com o melhor desempenho de centro em f/5.6, em 35mm melhor desempenho de borda em f/8 e de centro em 5.6 e só em 24mm o desempenho dela é igualmente melhor, borda e centro, em 5.6, vou concluir que difração é o fator determinante do resultado? Ainda nesses mesmo site as medições de aberrações cromáticas tem seus máximos medidos, em todos os comprimentos na faixa de f/4 a f/5.6 e seus mínimos medidos de f/8 em diante, e veja que esse teste não cita difração em nenhum momento. Vamos pegar o PhotographyLife que cita difração como causa de perda de f/11 em diante e mostra MTF para vários comprimentos, o pico de nitidez em borda de quadro, em todos os comprimentos, nesse site, está em f/11, e o pico em centro de quadro, todos os comprimentos, em 5.6. Digamos que seja aceitável a tese de que é a difração que derruba a nitidez de centro de quadro depois de f/5.6, mas a nitidez de borda está crescendo até f/11. Qual a conclusão disso? Em borda de quadro está havendo difração também mas o ganho de profundidade de campo que atenua o problema de curvatura de campo nas bordas compensa a ponto de termos ganho de nitidez nas bordas? E é melhor ter uma nitidez homogênea desde centro até borda usando f/11 ou alta nitidez de centro com bordas piores usando 5.6? Na vida real de fotografia é melhor ter uma nitidez homogênea na cena ou discrepante entre centro e borda? Em retrato posso até valorizar mais nitidez de centro de quadro, mas em outras áreas da fotografia? Aí posso generalizar dizendo que tudo isso é devido a difração, e que esse achado vale para todas as lentes e câmeras? Não, não posso. E vou seguir dizendo que entre f/8 e f/11 temos um intervalo ideal pois nesse intervalo usualmente temos nitidez homogênea de centro até a borda e os gráficos provam isso.
@@ArmandoVernagliaJunior acha bem dizer que f 11 é indicado para a generalidade das lentes, quando a maioria das lentes é mais nítida em f 5.6 ?
Se você leu o que falei sobre centro e borda e um quadro mais homogêneo, se você efetivamente considera que é melhor ter nitidez de centro e não ter mais profundidade de campo, se você efetivamente entende que é melhor ter nitidez de centro com usualmente piores aberrações cromáticas para resolver e se o que você busca é nitidez de centro de quadro, seja feliz usando 5.6 mas você entende que isso não se aplica a todo mundo? Alguém fotografando uma paisagem ou uma arquitetura, se tiver um campo não homogêneo de nitidez terá que aplicar doses diferentes de tratamento entre centro e borda de quadro na pós produção aumentando tempo de trabalho. Alguém que fotografe arquitetura ou paisagens fará o que com imagens cuja profundidade de campo é insuficiente? Vamos fazer arquitetura em 5.6, o que nos obriga a empilhar 10 fotos para ter profundidade de campo suficiente e ainda ter que lidar com nitidez diferente entre centro e borda e maiores aberrações cromáticas nas bordas e em todos os pontos de luz e contraste que estariam melhor controlados entre f/8 e f/11, mas tudo bem, trabalhar mais desnecessariamente é uma opção de cada um...
Legal gostei tmj depois eu acho fujifilm
Decidi migrar gradativamente de Canon pra Nikon. Ultimamente a Canon tá deixando a desejar aqui no Brasil. Preços absurdos e bloqueando lentes e outras marcas.
infelismente vc não está com uma lente onde vc possa tirar o máximo desse sensor top e do conjunto da camera,
Eu acho melhor vc pegar a z6ii eu tenho a z6ii gostei muito e já comprei outra
Só não comprei a Z7 II ainda por causa desse detalhe de não fechar a cortina quando desliga a camera para troca de lente, na minha região há muita poeira no ar, é trocar a lente e encher o sensor de poeira, vacilo da nikon, pra mim isso é um GRANDE PROBLEMA.
Isso é um ponto positivo da Canon, ela sacou que isso poderia ser importante e colocou em várias câmeras, Sony, Nikon e Fuji quase não tem o recurso ao longo das linhas só umas poucas câmeras.
Me desculpe meus erros de gramatica e do "corretor" tambem , que quando entra é dele rsssssss, espero ter entendido minhas questoes , malditos programa que erram ate os tempos de verbo ! Rsss o meu maior problema é como e quando mudar a lente e se tem uma otima barata que simplifique , eu estou namorando as panquequinhads , mas sao escuras , nessas filmadorasinhas , podem ter f1.4 1.8 2.0 , mas sao sempre lentes claras e diminuem pouco com o zoom , como ser mais dinamico com cameras que trocam lentes , acostumado com as que nao ??? Pronto acho que simplifiquei
Na verdade mestre essa é uma garça vaqueira, essa mancha é característica dessa espécie.... parece com a garça branca pequena mas essa coloração distingue ela....não tem relação nenhuma com a lente, é dessa espécie mesmo...
infelizmente perdemos o nosso Nikonzeiro oficial Fran Camargo.
Foca na Nikon Canãon tem erro.
È uma camera top pra casamento meu amigo?
Com toda a certeza do mundo é sim, excelente equipamento.
Nikon Canon e Sony deveriam se juntar numa marca só NCS😁 Depois temos os Ferraris da Hasselblad e PhaseOne. Leica 🤣 Só se for às lentes, de resto está muito atrasada em custo benefício.Panasonic é uma marca que vai á deriva pela colaboração da Leica sem isso já teria afundado no oceano.Olympus lá vai andando nem sei como e Pentax foi das maiores perdas para o mundo da fotografia sei que ela vai continuando mas já não é a mesma coisa.
Essa abertura do vídeo parece resposta de namorada magoada com a Canon rsrsrrss, que saiu com o namorado novo Nikon, ele é muito melhor kkkkkk
Não é por aí, não é por aí... a Z7 II entra para a lista das melhores câmeras que usei junto com outros modelos incríveis como Canon EOS R5, Sony A7 R IV etc... tudo equipamento de primeira.
Meu amigo estava só brincando todas as marcas tem equipamento ótimos, me perdoa se fui meio babaca. forte abraço sucesso para o canal @@ArmandoVernagliaJunior
Mete um celular com tela de 6" como monitor externo e ta tudo certo.
olá o áudio não está muito bom.
Bela ferramenta, mas não me seduziu...
Olha, eu gostei demais da câmera, mas posso dizer que por um único fator ela não seria minha ferramenta de escolha... mas isso vou explicar num vídeo futuro, ou no grupo de alunos/apoiadores, não é qualquer defeito do equipamento, mas algo do meu fluxo de trabalho e minha forma de trabalhar que acabou entrando em "conflito" com a Z7 II... a câmera é espetacular, mas teve um aspecto que pro meu dia a dia não deu tão certo.
@@ArmandoVernagliaJunior Sem duvida uma excelente opção. 3 detalhes (não defeitos) que deixo ela p traz, o visor articulado (ou não articulado), o sistema de foco e o valor do conjunto todo.
😂😂😂😂😂
🤔😂😂😂🤔
Em 2023 não é possivel que uma câmera não tenha a tela articulada pra frente.errou feio NIkon!
É questão de patente eu acho
@@matheusrangel7363 Caiu já essa patente, tem um tempo para que possa ser usada, tanto é que a Sony veio com todos os monitores da articulados partir de 2019
@@RodrigoMarinho legal, não sabia dessa atualização. Deram mole então
Característica de câmera voltada para Fotografia. No meu caso, não vejo problema, acho até mais seguro por ter menos risco de quebrar.
Tela virar para frente traz outro benefício, permite ela fechar para dentro da câmera protegendo o vidro, aí monte de gente que compra câmera que não vira a tela para frente acaba forçado a por película plástica no LCD para proteger de risco... no caso da Z7 II, que é uma câmera quase perfeita, eu não compraria por esse motivo, seja por que produzo conteúdo e tenho uso da tela virar para frente, seja por que andando no meio do mato, colocando e tirando câmera da mochila, poder proteger a tela é um benefício... tem Canon, Sony e algumas Fuji com essa possibilidade, a Z fc da Nikon tem, não sei por que não espalham na linha toda.