@@luizeduardo-ti9ow uma banda não se torna uma empresa, talvez as mainstream, sim. As demais tem a subexistência garantida, isso é bem diferente de ser uma empresa.
Nunca abandonei meus LP... ganhei muitos vinis ... toca disco... hoje meus amigos que me deram suas coleções... se arrebendem... mas agora já era ...kk
Vejo o vinil parecido com um nicho que eu gosto muito , que é o das Hq's e Livros! Que mesmo com a possibilidade de se ler em Kidle por uma tela, muito entusiastas e colecionadores ainda preferem ter em mãos o formato físico, tendo assim a experiência completa. Vídeo foda!!
Este é o Brasil que dá certo. Sou apaixonado por vinil, e ver um brasileiro fabricando estas maravilhas sonoras é muito gratificante. O vinil em matéria de qualidade sonora é imbatível. Claro que depende muito do seu toca discos, do equipamento de áudio e de suas caixa acústicas. Vida longa a Vinil Brasil.
Engraçado, hj comprei uma vitrola novamente. Sempre gostei de ter a mídia física e me fazia muita falta aquele ritual de abrir o disco, ler o encarte, ler a ficha técnica, enfim. Espero que esse mercado só cresça e que os preços possam ficar mais acessíveis!!
Muito interessante a volta definitiva do disco de vinil,o CD já estava pela hora da morte que apesar de estar dominando o mercado fonográfico no começo dos anos 90s até meados de 00s de que quando o vinil estava prestes a voltar e não tinha como eu impedir a essa reviravolta e dizem que o vinil é o mais original e a mais preciosa mídia física do mundo do que os CDs e não tem como. O charme dos encartes é muitas vezes maior,a demanda é constante e a concorrência pode até aumentar abrindo e reabrindo fábricas de vinil.Sucesso Michel Nath
*Parabéns pra você 👏🎉 Graxa,pra vc amigo empresário que resgatou este tesouro estas relíquias retrôs, afinal o Som do Vinil é mágico fenomenal natural pois na natureza os sons são digitais e o vinil é sons autênticos genuínos,graves perfeitos coisas que o digital não tem nem terá, ótima postagem amigo! 👍🙏"*
Parabéns pelo vídeo, sempre bom demais! Estevam é basicamente o Serginho Groisman do TH-cam. Depois que eu revivi o toca-discos do meu pai (que ele comprou na década de 70), ouvir os discos virou quase que um ritual. Qdo compro um LP (o que é raro por causa do preço né) fico parecendo criança que ganhou brinquedo novo, é bom demais ahahahha Vida longa ao vinil!
O vídeo mais lindo de meu interesse que já vi , Sena ,que você tenha todo sucesso na sua vida. Deus abençoe. Já sou inscrito aqui , é um honra❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Imagina tudo essas máquinas no lixo, mds, ainda bem que recuperaram, tudo isso se ficasse parado em 50 anos acho que se perdia a tecnologia, só assim para continuar, parabéns
Fazer vinil no brasil, assim como qualquer outra produção cultural. Deve ser um batalha das mais dificeis, fiquei extremamente feliz em ver que existe esse trampo. Mais uma vez o brasileiro tem que fazer um corre a mais pra realizar os seus projetos.
Parabéns pela matéria! Esclarecedora e com certeza depois disso muitas bandas vão considerar fazer LP para incluir no merchan, bom para banda, bom para o fabricante e bom pra quem curte essa mídia maravilhosa!
Minha coleção sempre foi focada em LP, e dependendo do material, nunca foi la muito barato, mas ultimamente está estratosferico. Dos 80 e 90 eu gastei uma moeda com plays mas de uns 4 anos pra ca, nao comprei mais quase nada. O modo natural que o Estevam fala com a camera é dahora. Parabens pelo video Scena. (essa serie esta excelente!)
Excelente matéria!!!!! Ainda bem q o vinil nunca morreu e temos no Brasil esses verdadeiros heróis q conseguiram reformar maqs. perdidas em ferro velho ( meu Deus, num ferro velho, q judiação!) pra trazer até nós a blz dessa mídia. Tenho mtos vinis e um sistema de som importado c toca disco ( e cd player) pra aproveitar esse som maravilhoso. Parabéns pela reportagem!!!
Eu já trabalhei na fábrica de disco continental chantecler no Rio de Janeiro na década de 80 a 90 . Na sessão galvanoplastia. Eu já fiz preparei muitas matrizes para as prensas. Naquela época a fábrica trabalhava dia e noite direto fabricando essas belesuras de disco .
Nossa.. Entendi o recado.. E observando o processo de produção, se falar que está caro vou desmotivar o pessoal da Vinil Brasil a daqui a pouco, tocar as máquinas no lixo. Sigo escutando e colecionando, tomara que boas músicas sejam lançadas.. Continuem, processo lindo e que o Brasil melhore..
Matéria impecável... Vinil Brasil é um orgulho nacional. Pra quem é colecionador sabe a importância de uma empresa dessa no cenário nacional e faço uma observação: não é caro, tanto pela margem de lucro quanto pela comparação com os produtos internacionais. Em tempo, vale ressaltar a recente crescente do cassete também. Parabéns moçada, compartilhando em minhas redes sociais!👊🏻🤘🏻
saudade de compra vinil com a grana da mesada(dez cruzeiros)...kkk faz tempo viu e comprava no supermercado da esquina...não tá fácil a gente ta sem poder de compra do arroz kkk...vai melhorar
Magnífico essa material!! Quem tinha a curiosidade de saber o processo de fabricação do vinil o dono da fabrica deu simplismente uma aula fantástica!.Parabens a todos.
Tomara que os lps voltem mesmo e por um preço bacana, tem pessoas que reclamam muito do preço mas na verdade disco de vinil sempre foi caro, o primeiro lp que eu ganhei quando criança foi da novela VAMP kkkkkkk
A material está ótima galera ,Mano faltou perguntar da qualidade , porque dependo o som da banda fica bem fraco o resultado, o lance de a gravação hoje e toda digital e o vinyl e análogico, como funciona este processo, quem sabe vocês façam parte 2.
Eu tenho vinil mais espero a volta da fita k7 também principalmente as fitas de cromo são excelentes hoje em dia so o que sobrou e tao caras pra caramba parabéns otimo video e trabalho da fabrica 😊😊😊😊😊😊
Pô, disparado um dos videos mais massas do Graxa, parabens aí pessoal do Scena. Fiquei com duas dúvidas: como funciona mais ou menos o custo pra ter material em vinil? valor da quantidade etc, mesmo na explicação final eu nao entendi bem quanto pode custar o investimento nisso. A outra dúvida é em relação a outros gêneros músicais na hora da prensagem no vinil, foi mencionado sobre a masterização das bandas etc, quando é o caso de música eletrônica por exemplo, como que fica? Mais uma vez valeu demais pelo conteúdo do vídeo pessoal!
Sou apaixonado por discos de vinil. Começei a compra discos desde dos meus 14 anos. Na minha época, você comprava 15 discos com o salário mínimo. Hoje em dia com o salário mínimo, vc só consegui comprar 5 discos nacional. Fora os discos importados que são um absurdo o preço. Infelizmente, comprar disco de vinil no Brasil é só pra rico.
Naquela época todo mundo tinha som com toca disco era febre Naquela época e tinha mais vendas e mais lojas de vendas. Agora hoje em dia nem todos tem . Não tem muitas lojas . E pra comprar disco de vinil ficou mais caro por não ter uma demanda Naquela época dos veniz
A volta do vinil representa também voltar a tratar a música como arte, apresentada com capricho, e não só como um produto descartável feito em larga escala, sem inspiração e sem qualidade (como deseja o dono do Spotify). Obs.: Foi engraçado ver a Maya tendo seu momento Luisa Mell e o Estevam dando uma de diretor rabugento...rsrsrsrs
Não sabia que as gravadoras do RJ ,CBS ( Sony ) , ODEON , RCA VICTOR , CONTINENTAL etc. Voltaram a fabricar discos de VINIL. Que legal !!!! Vou comprar o LP 2024 do Roberto Carlos e vou comprar também o primeiro LP LOUCO POR VOCÊ de 1961. A Sony ( Colúmbia) deve ter relançado em VINIL estério.
Li, nos anos 90, que um dos melhores ou o melhor profissional de corte do mundo era um brasileiro. Uma pergunta, um molde pode gerar quantas cópias mantendo a qualidade ?
Nesse Brasil que nós vivemos tudo acaba ficando caro e inviável, visto pelo seu público que não dá valor ao que é de qualidade. Nos anos em que o vinil imperava o contexto era outro, a indústria fonográfica empregava bastante e hoje muitas gravadoras faliram.
Será que não dá pra fazer lp reciclado , sei lá , pet , hdpe
4 ปีที่แล้ว
Muito interessante a matéria. O preço é esse mesmo, não tem como fazer milagres. Não se pode comparar produto nacional com importado, pois lá os impostos e matéria prima são bem mais baratos. O que me chamou a atenção foi que ninguém na fábrica usa luvas para proteger o acetado e o negativo. Será que não há contagio no processo?
O que muita gente não sabe ou não lembra é que disco de vinil novo sempre custou caro no Brasil. No final dos anos 80 custava em torno de 80 a 120 reais, nacional. Os importados eram o dobro do preço, assim como os CDs. Salário mínimo era a mesma faixa de hoje em dia, só um pouco maior. O que o povo fazia era compra disco de trilha de novela ou de coletanea, que compensava mais pois tinham um monte de música e eram as que tocavam na rádio, ou comprava fita K7 que era mais barato mesmo. Aparelho de som sempre foi caro no Brasil, o máximo que o pessoal conseguia a muito custo era um 2x1, 3x1. Sistemas modulares eram bem fora da realidade, os melhores custavam o preço de um carro zero. Tanto que o pessoal mais velho que viveu nessa época sonhava com esses equipamentos e hoje em dia, mesmo que em muitos casos ainda sejam caros, é bem mais acessivel do que na ápoca. Você ainda encontra disco de vinil barato usado, mas depende do que você procura. Se for um disco muito procurado e valorizado aí é bem caro mesmo porque o mercado deu uma aquecida. Com relação ao estado desses discos usados que são vendidos no Brasil temos alguns problemas porque: - Não eram discos fabricados com muita qualidade. Só de comparar a capa de um disco importado com a de um disco brasileiro você já vê a diferença. O encarte era mais simples normalmente e por isso a durabilidade é comprometida, dificulta para procurar um disco barato e em bom estado. Claro que existem exceções mas infelizmente elas não são mais do que exceções. - Não eram escutados em aparelhos de qualidade. A maioria das pessoas não tinha acesso a aparelhos de qualidade então os discos acabavam sofrendo mais também. Eram aparelhos sem ajuste de peso da agulha, sem ajuste anti-skating, enfim. -As pessoas não possuiam conhecimento ou simplesmente ignoravam os cuidados com os equipamentos (quando deveriam trocar a agulha, se o peso da agulha não estava muito acima ou abaixo, qual o peso usar, ajuste de anti-skating, etc.) e de novo quem sofre são os discos, que ficam com os sulcos desgastados.
Só o que não anima é o valor desses novos, pagar um valor tão alto pra quem quer ouvir artistas da atualidade vai ter q desembolsar uma grana boa, ainda bem que gosto das antigas...rsrr
O cara que produz os discos, depois de uma maratona de procedimentos complicados, e um monte de custos e impostos, vende à 35,00 reais a unidade, e o cara que compra pra revender quer vender por 120,00 reais, um disco novo.......E isso puxa o preço de tudo quanto é vinil, novo, usado, zuado, detonado, tudo lá pra estratosfera !!!! A ganância das pessoas que trabalham nesse mercado é desmedida, preferem vender pouco, à peso de ouro, do que incrementar o mercado com preços menos abusivos...........O Brasil é um país foda, no mau sentido mesmo, em todos os segmentos do comércio !!!!!!
Meu primeiro LP comprei no ano de 75....era caro na época mesmo.de lá pra cá sou fanático por vinil..é coisa pra quem tem poder ..uma Shure está 1500.00 reais. Só a cápsula. Um bom toca disco chega mil reais.nao me contento com som xing ling....me desculpe.
Tenho e escuto vinis, mas concordo com vc, essa "onda" de vinil é para saudosistas e um hobby muito caro pois não existe Toca discos para vender nas lojas, só importando...
Entendo perfeitamente que o custo final acaba sendo elevado mas, infelizmente, tá complicado pagar R$120 num único LP. Saudades da época que pagava em média R$60 num 12" (2015 parece tão distante). Torço pelo sucesso da Vinil Brasil, até porque já escutei algumas histórias não muito positivas de sua concorrente.
Mas aí é com o artista também. Com o preço de custo a R$40, e se colocarmos os encargos de gravação etc, acredito que R$80, R$90 é um valor muito justo na atualidade.
Prefiro muito mais o cd, tu bota em qualquer aparelho de som, o som é bom limpo, tu não precisa de um toca disco de 4k para ter uma qualidade boa para ouvir, vinil ficou um lance meio "modinha" super valorizado
@@cacadordorio tem toca discos de 1k (pode ver na Amazon) que já dão conta do serviço. bota mais as caixas ai, outro milzao se pagar caro. não precisa de 4k não, e é bem o que o Estevam falou, o legal é ver a capa, o encarte, pegar o disco etc. mas concordo que virou moda tbm, e isso dá um grau no preço
A volta definitiva do vinil NÃO ACONTECEU.... por que não existem fabricantes de toca discos e agulhas nacionais, quem quiser se aventurar tem que exportar e é um hobby muito caro exclusivo para colecionadores e saudosistas... No Brasil só existem 2 fábricas de vinil que transforma as músicas de CD em vinil pois não tem as matrizes originais, por isso que prefiro o vinil usado (em bom estado é claro)
No final dos anos 80 e anos 90 as masters eram digitais. Uma master digital não tem nem com comparação com um CD são amostragens diferentes. A amostragem de uma master digital bem feita, e tão imperceptível a diferença com uma master analógica. Claro comparar com CD é triste o spotify no ultra é melhor que um CD kkkkkkkkk
vinil NAO volta. acabou pq dá trabalho pra fabricar,o CD é mais versatil,cabem mais musicas. o vinil a cada tocada,vai perdendo a qualidade pq a agulha vai riscando. o CD apos anos é a mesma qualidade. hj o vinil tem base digital,diferente do antigo q era analogico(ja é inferior). sonoramente prefiro o vinil mas quando sao novos
@@jacksoow inicio dos anos 90 ja é era moderna,anos depois viria a internet.aqui por decadas era feito analogico e o disco era fabricado muito antes disso
@@jacksoow vc e 90 % nao sabem mas o disco moderno ja tem uns 60 anos kkkkk,inicio dos anos 90 vc cita do FIM dele,praticamente. o cd tomou o mundo com aceitaçao total e quando muitos duvidavam na epoca
Uma sacanagem, acabaram com os lançamentos em cd's ( que é a mídia que eu mais gosto ) e estão reinventando o vinil, porém, como os preços a beira da morte ( no mínimo 200 reais cada ), só pra louco, e colecionador que gosta de jogar grana pro alto ! Tô fora !!
Tudo muito bonito, mas completamente fora da realidade financeira do Brasil... nos eua um vinil custa 20 diletas, aqui 200 reais... e o mimimi de que o som do vinil é melhor é igual ao papo de quem diz que pedal analógico é melhor que pedaleira digital... enfim... compra quem pode
Fino demais... Quando comecei a comprar LP, era porque o cd era caro... Comprei LP a 5 reais, 10 reais em 2003, 2004...
Deixem suas sugestões de bastidores da música que vocês gostariam de conhecer em próximos episódios do Graxa!
Produção de eventos
Pós produção, mix, master...
Organização de eventos!
Produção de merchandising,vendas lucros e beneficios..
Como uma banda se torna uma empresa..
@@luizeduardo-ti9ow uma banda não se torna uma empresa, talvez as mainstream, sim. As demais tem a subexistência garantida, isso é bem diferente de ser uma empresa.
Nunca abandonei meus LP... ganhei muitos vinis ... toca disco... hoje meus amigos que me deram suas coleções... se arrebendem... mas agora já era ...kk
Teve aqui do lado da minha cidade!!! Po! (Barbacena/MG)
Vejo o vinil parecido com um nicho que eu gosto muito , que é o das Hq's e Livros!
Que mesmo com a possibilidade de se ler em Kidle por uma tela, muito entusiastas e colecionadores ainda preferem ter em mãos o formato físico, tendo assim a experiência completa. Vídeo foda!!
Exato !!
Este é o Brasil que dá certo. Sou apaixonado por vinil, e ver um brasileiro fabricando estas maravilhas sonoras é muito gratificante. O vinil em matéria de qualidade sonora é imbatível. Claro que depende muito do seu toca discos, do equipamento de áudio e de suas caixa acústicas. Vida longa a Vinil Brasil.
Vinil e vinil imortal
Que baita! Muito massa conhecer uma das únicas fábricas da América Latina e ver como que a magia acontece!
Engraçado, hj comprei uma vitrola novamente. Sempre gostei de ter a mídia física e me fazia muita falta aquele ritual de abrir o disco, ler o encarte, ler a ficha técnica, enfim. Espero que esse mercado só cresça e que os preços possam ficar mais acessíveis!!
Michel dá sempre uma aula!
Muito interessante a volta definitiva do disco de vinil,o CD já estava pela hora da morte que apesar de estar dominando o mercado fonográfico no começo dos anos 90s até meados de 00s de que quando o vinil estava prestes a voltar e não tinha como eu impedir a essa reviravolta e dizem que o vinil é o mais original e a mais preciosa mídia física do mundo do que os CDs e não tem como. O charme dos encartes é muitas vezes maior,a demanda é constante e a concorrência pode até aumentar abrindo e reabrindo fábricas de vinil.Sucesso Michel Nath
*Parabéns pra você 👏🎉 Graxa,pra vc amigo empresário que resgatou este tesouro estas relíquias retrôs, afinal o Som do Vinil é mágico fenomenal natural pois na natureza os sons são digitais e o vinil é sons autênticos genuínos,graves perfeitos coisas que o digital não tem nem terá, ótima postagem amigo! 👍🙏"*
Das fábricas da América Latina, a Vinil Brasil é a melhor de longe quando se trata de qualidade.
Gostei muito do processo de fabricação dos vinil...eu particularmente sou apaixonado por vinil..
Que maravilha isso e uma verdadeira arte, o disco de vinil é arte do começo ao fim, meus parabéns, sou fã do vinil.
Parabéns pelo vídeo, sempre bom demais! Estevam é basicamente o Serginho Groisman do TH-cam.
Depois que eu revivi o toca-discos do meu pai (que ele comprou na década de 70), ouvir os discos virou quase que um ritual. Qdo compro um LP (o que é raro por causa do preço né) fico parecendo criança que ganhou brinquedo novo, é bom demais ahahahha
Vida longa ao vinil!
Excelente conteúdo.
Estevam na netgeo!
Porra Romero de parabéns pelo belo trabalho é isso brother!!! Abraço.
O vídeo mais lindo de meu interesse que já vi , Sena ,que você tenha todo sucesso na sua vida. Deus abençoe. Já sou inscrito aqui , é um honra❤️❤️❤️❤️❤️❤️
O Estevam Romera é muito bom apresentando, parabéns, sou fã.
Imagina tudo essas máquinas no lixo, mds, ainda bem que recuperaram, tudo isso se ficasse parado em 50 anos acho que se perdia a tecnologia, só assim para continuar, parabéns
Fazer vinil no brasil, assim como qualquer outra produção cultural. Deve ser um batalha das mais dificeis, fiquei extremamente feliz em ver que existe esse trampo.
Mais uma vez o brasileiro tem que fazer um corre a mais pra realizar os seus projetos.
Parabéns pela matéria! Esclarecedora e com certeza depois disso muitas bandas vão considerar fazer LP para incluir no merchan, bom para banda, bom para o fabricante e bom pra quem curte essa mídia maravilhosa!
meu canal favorito!! curto demais...
obrigado. ótimo conteúdo e boa edição.
todos estão de parabéns!
C4RALH0, QUE VIDEO SENSACIONAL 🖤
Muito inteligente e realista esse empresário. Parabéns e boa sorte.
Minha coleção sempre foi focada em LP, e dependendo do material, nunca foi la muito barato, mas ultimamente está estratosferico. Dos 80 e 90 eu gastei uma moeda com plays mas de uns 4 anos pra ca, nao comprei mais quase nada.
O modo natural que o Estevam fala com a camera é dahora. Parabens pelo video Scena. (essa serie esta excelente!)
Tomara que volte mesmo. Bem melhor ou ir um disco de vinil, da saudades ate daquel barulhinho do começo fo disco❤
Excelente matéria!!!!! Ainda bem q o vinil nunca morreu e temos no Brasil esses verdadeiros heróis q conseguiram reformar maqs. perdidas em ferro velho ( meu Deus, num ferro velho, q judiação!) pra trazer até nós a blz dessa mídia. Tenho mtos vinis e um sistema de som importado c toca disco ( e cd player) pra aproveitar esse som maravilhoso.
Parabéns pela reportagem!!!
caraaaai loooco em!
Moro em Brasília DF estive aí em Tiradentes em dezembro de 2020 ... show de bola
Porra, que aula sobre vinil ! Mais uma vez Scena produzindo um ótimo conteúdo !
Eu já trabalhei na fábrica de disco continental chantecler no Rio de Janeiro na década de 80 a 90 . Na sessão galvanoplastia. Eu já fiz preparei muitas matrizes para as prensas. Naquela época a fábrica trabalhava dia e noite direto fabricando essas belesuras de disco .
Nossa.. Entendi o recado.. E observando o processo de produção, se falar que está caro vou desmotivar o pessoal da Vinil Brasil a daqui a pouco, tocar as máquinas no lixo. Sigo escutando e colecionando, tomara que boas músicas sejam lançadas.. Continuem, processo lindo e que o Brasil melhore..
Baita conteúdo!
Matéria impecável... Vinil Brasil é um orgulho nacional. Pra quem é colecionador sabe a importância de uma empresa dessa no cenário nacional e faço uma observação: não é caro, tanto pela margem de lucro quanto pela comparação com os produtos internacionais. Em tempo, vale ressaltar a recente crescente do cassete também. Parabéns moçada, compartilhando em minhas redes sociais!👊🏻🤘🏻
Explicação técnica impecável. Vídeo lindo. Parabéns
Foda... Utilidade pública... Valeu scena
SENSACIONAL! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
saudade de compra vinil com a grana da mesada(dez cruzeiros)...kkk faz tempo viu e comprava no supermercado da esquina...não tá fácil a gente ta sem poder de compra do arroz kkk...vai melhorar
Magnífico essa material!! Quem tinha a curiosidade de saber o processo de fabricação do vinil o dono da fabrica deu simplismente uma aula fantástica!.Parabens a todos.
Parabéns equipe Scena por mais um vídeo excelente e pontual.
Tomara que os lps voltem mesmo e por um preço bacana, tem pessoas que reclamam muito do preço mas na verdade disco de vinil sempre foi caro, o primeiro lp que eu ganhei quando criança foi da novela VAMP kkkkkkk
Muito massa!!!
Muito, mais muito legal esse episódio. Só fez aumentar o meu respeito pelo processo que envolve a criação de um vinil 🤘🏻
Que vídeo interessante... Muito bom!!!
Incrível. Ótimo vídeo. Parabéns.
tava esperando passar o onibus!hahahaha
Vídeo foda demais
Demais o conteúdo, as ideias no final são as melhores.
A material está ótima galera ,Mano faltou perguntar da qualidade , porque dependo o som da banda fica bem fraco o resultado, o lance de a gravação hoje e toda digital e o vinyl e análogico, como funciona este processo, quem sabe vocês façam parte 2.
Existe masterização para vinil, com isso o engenheiro de som adequa corretamente os graves.
Muito foda!!
Maravilha!
Sensacional.
Adorei a matéria!
Belo vídeo, inscrito novo ✌
Sensacional
Massa demais, todo o processo do vinyl é muito interessante e o resultado fantástico. ❤️
E a pergunta é OS VINIS estão sendo prensadas em formato MP3?
Não, é preciso uma master específica de vinil.
Eu tenho vinil mais espero a volta da fita k7 também principalmente as fitas de cromo são excelentes hoje em dia so o que sobrou e tao caras pra caramba parabéns otimo video e trabalho da fabrica 😊😊😊😊😊😊
A polyson fabrica fitas k7
parabens vinil brasil
Excelente video ! Já vi alguns videos sobre fabricação de vinil, mas nunca tão detalhado...ótima explanação sobre o mercado também.
Pô, disparado um dos videos mais massas do Graxa, parabens aí pessoal do Scena.
Fiquei com duas dúvidas: como funciona mais ou menos o custo pra ter material em vinil? valor da quantidade etc, mesmo na explicação final eu nao entendi bem quanto pode custar o investimento nisso.
A outra dúvida é em relação a outros gêneros músicais na hora da prensagem no vinil, foi mencionado sobre a masterização das bandas etc, quando é o caso de música eletrônica por exemplo, como que fica?
Mais uma vez valeu demais pelo conteúdo do vídeo pessoal!
Sou apaixonado por discos de vinil.
Começei a compra discos desde dos meus 14 anos. Na minha época, você comprava 15 discos com o salário mínimo. Hoje em dia com o salário mínimo, vc só consegui comprar 5 discos nacional. Fora os discos importados que são um absurdo o preço. Infelizmente, comprar disco de vinil no Brasil é só pra rico.
tudo aqui é o dobro da função
Naquela época todo mundo tinha som com toca disco era febre Naquela época e tinha mais vendas e mais lojas de vendas. Agora hoje em dia nem todos tem . Não tem muitas lojas . E pra comprar disco de vinil ficou mais caro por não ter uma demanda Naquela época dos veniz
Melhor graxa té hoje na boa!
A volta do vinil representa também voltar a tratar a música como arte, apresentada com capricho, e não só como um produto descartável feito em larga escala, sem inspiração e sem qualidade (como deseja o dono do Spotify).
Obs.: Foi engraçado ver a Maya tendo seu momento Luisa Mell e o Estevam dando uma de diretor rabugento...rsrsrsrs
Vai voltar também discos de vinil evangélicos compacto duplo e fita cassete?
Não sabia que as gravadoras do RJ ,CBS ( Sony ) , ODEON , RCA VICTOR , CONTINENTAL etc. Voltaram a fabricar discos de VINIL. Que legal !!!! Vou comprar o LP 2024 do Roberto Carlos e vou comprar também o primeiro LP LOUCO POR VOCÊ de 1961. A Sony ( Colúmbia) deve ter relançado em VINIL estério.
Fodíssimo o conteúdo!!!
Ótimo!!!
Poderia existir Fábricas que gravasse em vinil acervos montados por nós para por no Vinil
Li, nos anos 90, que um dos melhores ou o melhor profissional de corte do mundo era um brasileiro.
Uma pergunta, um molde pode gerar quantas cópias mantendo a qualidade ?
Quando gravuristas vao longe demais... 👏👏👏👏👏👏👏
Como está o mercado para k7? Vejo umas bandas lançando as fitinhas e fiquei curioso sobre custo de produção e vendas...
Qual o formato da mídia musical tem que ser para um disco vinil ? Eu acho isso fascinante .. Abraços (( Respondam para mim , ficarei muito grato. ))
É wave normal, mas com master específica para vinil.
@@CanalScena Obrigado
Gostei da máscara
Poxa , deveriam fazer o vinil transparente ficaria dahora
Deus me ajude, que minhas músicas serão gravadas num vinil❤
Realmente um processo muito complexo e da para entender o porque dos valores dos lps estarem tão elevados ( infelizmente )
#VinylAlive
Nesse Brasil que nós vivemos tudo acaba ficando caro e inviável, visto pelo seu público que não dá valor ao que é de qualidade. Nos anos em que o vinil imperava o contexto era outro, a indústria fonográfica empregava bastante e hoje muitas gravadoras faliram.
Será que não dá pra fazer lp reciclado , sei lá , pet , hdpe
Muito interessante a matéria. O preço é esse mesmo, não tem como fazer milagres. Não se pode comparar produto nacional com importado, pois lá os impostos e matéria prima são bem mais baratos. O que me chamou a atenção foi que ninguém na fábrica usa luvas para proteger o acetado e o negativo. Será que não há contagio no processo?
O que muita gente não sabe ou não lembra é que disco de vinil novo sempre custou caro no Brasil. No final dos anos 80 custava em torno de 80 a 120 reais, nacional. Os importados eram o dobro do preço, assim como os CDs. Salário mínimo era a mesma faixa de hoje em dia, só um pouco maior. O que o povo fazia era compra disco de trilha de novela ou de coletanea, que compensava mais pois tinham um monte de música e eram as que tocavam na rádio, ou comprava fita K7 que era mais barato mesmo. Aparelho de som sempre foi caro no Brasil, o máximo que o pessoal conseguia a muito custo era um 2x1, 3x1. Sistemas modulares eram bem fora da realidade, os melhores custavam o preço de um carro zero. Tanto que o pessoal mais velho que viveu nessa época sonhava com esses equipamentos e hoje em dia, mesmo que em muitos casos ainda sejam caros, é bem mais acessivel do que na ápoca.
Você ainda encontra disco de vinil barato usado, mas depende do que você procura. Se for um disco muito procurado e valorizado aí é bem caro mesmo porque o mercado deu uma aquecida.
Com relação ao estado desses discos usados que são vendidos no Brasil temos alguns problemas porque:
- Não eram discos fabricados com muita qualidade. Só de comparar a capa de um disco importado com a de um disco brasileiro você já vê a diferença. O encarte era mais simples normalmente e por isso a durabilidade é comprometida, dificulta para procurar um disco barato e em bom estado. Claro que existem exceções mas infelizmente elas não são mais do que exceções.
- Não eram escutados em aparelhos de qualidade. A maioria das pessoas não tinha acesso a aparelhos de qualidade então os discos acabavam sofrendo mais também. Eram aparelhos sem ajuste de peso da agulha, sem ajuste anti-skating, enfim.
-As pessoas não possuiam conhecimento ou simplesmente ignoravam os cuidados com os equipamentos (quando deveriam trocar a agulha, se o peso da agulha não estava muito acima ou abaixo, qual o peso usar, ajuste de anti-skating, etc.) e de novo quem sofre são os discos, que ficam com os sulcos desgastados.
Só o que não anima é o valor desses novos, pagar um valor tão alto pra quem quer ouvir artistas da atualidade vai ter q desembolsar uma grana boa, ainda bem que gosto das antigas...rsrr
Banda independente tem que ir pra esse lado de merch, pq musica a gente baixa ilegal mesmo. Eu pelo menos, ajudo as bandas q curto comprando merch!
Pq o nome vinil se o " vinil" tem como matéria prima o pvc, não entendo 😒😒
Porque o v de PVC é vinil
oooooooooo/
O unico problema, como tudo aqui no BR, o que é nicho, é caro, e vinil nao seria diferente, media de 300...400 reais um por ai.
Só um esclarecimento, o vinil deu um lucro maior que o cd, pq o valor unitário é bem maior. Mas ainda se vende mais cd do que vinil. Abraço.
O cara que produz os discos, depois de uma maratona de procedimentos complicados, e um monte de custos e impostos, vende à 35,00 reais a unidade, e o cara que compra pra revender quer vender por 120,00 reais, um disco novo.......E isso puxa o preço de tudo quanto é vinil, novo, usado, zuado, detonado, tudo lá pra estratosfera !!!! A ganância das pessoas que trabalham nesse mercado é desmedida, preferem vender pouco, à peso de ouro, do que incrementar o mercado com preços menos abusivos...........O Brasil é um país foda, no mau sentido mesmo, em todos os segmentos do comércio !!!!!!
Não pode se esquecer de gastos com ensaios e gravação. Esses custos também entram na conta!
Muito esclarecedor... e por isso não acredito nessa história de volta.
Meu primeiro LP comprei no ano de 75....era caro na época mesmo.de lá pra cá sou fanático por vinil..é coisa pra quem tem poder ..uma Shure está 1500.00 reais. Só a cápsula. Um bom toca disco chega mil reais.nao me contento com som xing ling....me desculpe.
Tenho e escuto vinis, mas concordo com vc, essa "onda" de vinil é para saudosistas e um hobby muito caro pois não existe Toca discos para vender nas lojas, só importando...
Entendo perfeitamente que o custo final acaba sendo elevado mas, infelizmente, tá complicado pagar R$120 num único LP. Saudades da época que pagava em média R$60 num 12" (2015 parece tão distante).
Torço pelo sucesso da Vinil Brasil, até porque já escutei algumas histórias não muito positivas de sua concorrente.
Mas aí é com o artista também. Com o preço de custo a R$40, e se colocarmos os encargos de gravação etc, acredito que R$80, R$90 é um valor muito justo na atualidade.
Prefiro muito mais o cd, tu bota em qualquer aparelho de som, o som é bom limpo, tu não precisa de um toca disco de 4k para ter uma qualidade boa para ouvir, vinil ficou um lance meio "modinha" super valorizado
@@cacadordorio tem toca discos de 1k (pode ver na Amazon) que já dão conta do serviço. bota mais as caixas ai, outro milzao se pagar caro. não precisa de 4k não, e é bem o que o Estevam falou, o legal é ver a capa, o encarte, pegar o disco etc.
mas concordo que virou moda tbm, e isso dá um grau no preço
O CD não é nada mais nada menos que a imitação do vinil
A volta definitiva do vinil NÃO ACONTECEU.... por que não existem fabricantes de toca discos e agulhas nacionais, quem quiser se aventurar tem que exportar e é um hobby muito caro exclusivo para colecionadores e saudosistas... No Brasil só existem 2 fábricas de vinil que transforma as músicas de CD em vinil pois não tem as matrizes originais, por isso que prefiro o vinil usado (em bom estado é claro)
No final dos anos 80 e anos 90 as masters eram digitais. Uma master digital não tem nem com comparação com um CD são amostragens diferentes. A amostragem de uma master digital bem feita, e tão imperceptível a diferença com uma master analógica. Claro comparar com CD é triste o spotify no ultra é melhor que um CD kkkkkkkkk
vinil NAO volta. acabou pq dá trabalho pra fabricar,o CD é mais versatil,cabem mais musicas. o vinil a cada tocada,vai perdendo a qualidade pq a agulha vai riscando. o CD apos anos é a mesma qualidade. hj o vinil tem base digital,diferente do antigo q era analogico(ja é inferior). sonoramente prefiro o vinil mas quando sao novos
Erro seu a master das gravadoras no final dos anos 80 e 90 já era digital.
@@jacksoow inicio dos anos 90 ja é era moderna,anos depois viria a internet.aqui por decadas era feito analogico e o disco era fabricado muito antes disso
@@jacksoow vc e 90 % nao sabem mas o disco moderno ja tem uns 60 anos kkkkk,inicio dos anos 90 vc cita do FIM dele,praticamente. o cd tomou o mundo com aceitaçao total e quando muitos duvidavam na epoca
@@jacksoow outra coisa q vc e 90% nao sabem ....nao existe diferença entre um disco e um cano de pvc kkkkkk e o nome correto seria dIsco de VINILA
Not. Gonna. Happen.
Uma sacanagem, acabaram com os lançamentos em cd's ( que é a mídia que eu mais gosto ) e estão reinventando o vinil, porém, como os preços a beira da morte ( no mínimo 200 reais cada ), só pra louco, e colecionador que gosta de jogar grana pro alto ! Tô fora !!
Prefiro cd também mas o preço tá escroto, apartir de 80 reais um novo
Tudo muito bonito, mas completamente fora da realidade financeira do Brasil... nos eua um vinil custa 20 diletas, aqui 200 reais... e o mimimi de que o som do vinil é melhor é igual ao papo de quem diz que pedal analógico é melhor que pedaleira digital... enfim... compra quem pode
Que ciência da zorra.
Nem todo mundo tem uma audição apurada pra identificar a diferença. Vinil tem seu nicho assim como o stream tem.