🔻🔻Adquira suas roupas na Insider Store por este link:🔻🔻 www.insiderstore.com.br/NaoSouBarista Cupom de 12% de desconto: NAOSOUBARISTA Cupom válido em todo site da Insider!
Olá Thales! Entre 1zpresso K-Max (K-plus foi descontinuado), ZP6 ou kingrinder k6...qual desses indicaria para coados? E levando em conta apenas o desempenho, mudaria sua indicação?
Usei um Timemore C2 por 2 anos e me servia muito bem, esse ano decidi fazer um upgrade pra um 1Zpresso porque tava querendo pegar há um tempo! Apesar de só fazer coados em casa, decidi pelo X-Pro por custo benefício, porque as linhas mais caras (como ZP6) não cabiam no meu bolso. A diferença entre C2 e XPro é realmente notória no sensorial e na clareza das notas, sem falar em como é prazeroso ter um moedor com a qualidade, robustez e beleza dos 1Zpresso! Valeu muito a pena o upgrade, mas quando se faz somente coados não é algo absurdamente necessário ter um moedor tão caro, a linha C da Timemore serve muito bem quem tá começando ou quem não quer pagar caro em um moedor.
Sabe onde posso achar uma planilha pra ir anotando as receitas, tipo um diário de como ficou e tal, o que teríamos que anotar, temperatura, moagem ataques etc, faz um vídeo sobre, valeu
Q & A Fala Thales! De uns meses pra cá comecei a me aventurar pelo mundo dos cafés especiais e me deparei com seu canal, e tenho aprendido cada dia mais sobre esse universo encantador com você, valeu pelo ótimo conteúdo sempre que aliados a qualidade de imagem e áudio, fazem o Não Sou Barista definitivamente um dos melhores canais que já vi sobre o tema café!! Agora a pergunta! Adquiri recentemente uma Aeropress e um Kingrinder K6, e gostaria de saber se com uma receita única, digamos a do James Hoffmann por exemplo, consigo extrair resultados ótimos de cafés que possuem indicadas notas sensoriais diferentes pela torrefação (ex. Chocolate e caramelo, frutas amarelas e cítrico, etc.), com torras similares, ou se cada um vai se sair melhor com uma receita diferente. Um grande abraço!
Tenho um 1zpresso q2 para os coados e ainda não senti necessidade de mudar o moedor Acho ele um bom custo benefício e melhor ainda pela facilidade de locomoção Quem sabe mais pra frente role um upgrade porém ele ainda supre minhas necessidades
Thales, obrigado por tudo, você tem ajudado com muitas coisas. Tinha comprado 1500g de café especial numa promoção que eu ingenuamente achei que fosse uma baita ideia. Mas quando. Chegou já estava tudo com 1 mês de torra, como era de se esperar. Mas graças à dica de congelar o café, tenho esperanca de diminuir o estrago até consumir tudo e comprar outro com torra mais fresca. Minha pergunta é: é uma boa ideia deixar o saco aberto congelado e ir tirando aos poucos e botando num potinho? Sem que o café no saco descongele. Eu pensei em fazer isso pra manter tudo o mais fresco o possível, mas tenho medo de dar algum problema.
Tales, vi em alguns vídeos de um dono de uma cafeteria ensinando a fazer expresso q a proporção padrão na cafeteria dele é 3:1. Oq vc acha dessa proporção? Te agrada? Vc recomenda? Qual a diferença sensorial de ambas as proporções (3:1 e 2:1). OBS: Eu uso o 3:1 pra da um volume maior na xícara 😅
Eu uso o K2 para coados e o J-Max para espressos. Nunca experimentei o J-Max com coados mas vou experimentar ele no V60 e ver qual resultado vou ter. Por curiosidade, utilizei muito o K2 nos espressos até comprar o J-Max.
Boa, Thales! Eu usava 20g antes e continuo usando, mas o DEX de fato deixa mais espaço no cesto pelo fato de não ser curvo. Estou tendo dificuldade em distribuir o café por conta desse espaço extra também. Realmente nao fica super molhado, fica meio úmido.
Gaggia Classic EVO Pro vs Saeco SE50? Acho as duas mto bonitas, tenho preferência pelo design mais robusto da Saeco e acho interessante conseguir extrair o café e vaporizar ao msm tempo. Porém o quanto a questão de thermoblock nesse caso pode ser mais negativo que o single boiler da Gaggia? Parabéns por todo o conteúdo!
Fala, Thales! Tudo tranquilo? Muito obrigado por responder a pergunta dos moedores para coados, já anotei as indicações e vou monitorar os preços. No vídeo você disse sobre buscar conhecimento e aí veio a seguinte dúvida: Você indica algum curso online, ao estilo Home Barista do Emerson, para se tornar o Ninja dos Cafés em casa? Fui me inscrever no do Emerson, mas já não está mais disponível. Abração!
Eu que agradeço pelo apoio, Alexandre. Pior que não estou ciente de nenhum curso online que eu realmente recomende. Vi que a rapaziada recomendou um, mas não o conheço ainda...
Que conhecidência ,eu irei essa semana para o Rio e estava vendo seus vídeos anteriores sobre algumas cafeterias aí para poder visitar e vc fala que vai ter novos vídeos sobre esse tema 😂.
Thales você já tentou regular um espresso misturando duas moagens de um moedor que dá saltos grandes de um clique para o outro? Sei que provavelmente isso nunca vai ser o ideal, mas imagine que alguém quer tirar um espresso mas temporariamente só tem um moedor como o Timemore C2 disponível. Daí, por exemplo, no clique 10 o espresso sai muito rápido e no 11 demora demais, então você mói uma parte do café no 10 e outra parte no 11, fazendo um "blend". Será que não seria legal fazer um vídeo testando isso pra ver se consegue um espresso aceitável desse jeito?
Vídeos cada dia melhores, Thales. Parabéns! Vamos à dúvida: estou aprendendo a fazer expresso na Philco 15bar e minha principal dúvida é sobre quando devo considerar o final da extração. Quando eu desligo o chuveiro ou quando termina de pingar? Se eu desligo por exemplo com 28g marcando na balança, ainda cai uns 5g de pingos
Dps que assisti seu video sobre a origem do café especial la da fazendo lagoinha, fiquei bem curioso pra pesquisar sobre as variedades e os processos do café. Acho que um video, ou uma serie de videos poderia ser interessante para mostrar como as diferentes variedades e processos influenciam o café na xícara
Para coados uso o elétrico Baratza Virtuoso +. Acho ótimo, mas não tenho muito como saber pois não tenho outros para comparar. Gostaria de saber sua opinião sobre os melhores elétricos para coados. Valeu!
Fala Thales! Cara gostaria de sua indicação de qual moedor elétrico sairia melhor para😢 expresso pra um iniciante ,breville Tramontina ou baratza Incor?
Thales, faz um vídeo novo sobre Custo x Benefício de moedores manuais. Agora com o "Remessa Conforme", os preços praticamente dobraram. Gostaria de iniciar no mundo do café, mas estou completamente perdido quanto a qual moedor comprar. Como iniciante, gostaria de um bom moedor para uso misto (espresso e coados).
Fala Thales, parabéns pelo trabalho. Eu tenho um Ode Brew Grinder Gen 2 da Fellow. Qual a sua opinião sobre ele para coados? Tenho usado e gostado bastante
Boa noite amigo, teria alguma opção de moedor manual que custe menos que meu salario? rsrs Brincadeiras a parte, estou querendo um bom moedor como o k6, mas pagar mil reais esta fora de cogitação para mim.
bom dia tales, tenho uma oster xpert a 6 meses e essa semana tirei um expresso com o reservatorio de agua vazio sem querer, é a única vez que isso aconteceu nesse tempo todo; vc acha que vou ter problemas por isso?
ZP6 é incrivel. Algo muito misterioso a marca não investir mais nele. O final arredondado dele é absurdo. Nunca experimentei algo parecido em outro moedor.
Tales vc acha que dá para compensar diretamente a moagem com o tempo de extração? Por exemplo (valores arbitrários) usar uma moagem fina com 2 min de extração ou uma moagem 2x mais grossa e usar 4 mins de extração? Claro que cada café é um café e teria que fazer o ajuste fino tanto da moagem quanto do tempo Eu sinto que consigo um melhor controle e resultado na xícara em cafés com torras mais claras e notas frutadas quando uso moagem bem grossa (moedor breville 60 externa e 10 interna) e tempo de extracao bem longo, beirando 4mins ou as vezes até passando Já fez esse tipo de teste? O que acha sobre?
Talles, na minha cidade não tem Starbucks e eu adoro aquele Flatwhite deles. Como já vi você elogiando as bebidas com leite de lá, o que acha de nos ensinar uma receita de Flatwhite?! 😂 Já pesquisei, já procurei receitas no TH-cam, mas nada chegou perto do original. 🥲
Fala Thales, tudo bem? Cara, eu adquiri recentemente um moedor novo, o Kingrinder da nova linha que lançaram, o modelo P1, ele tem me atendimento muito bem para os métodos que possuo, que é uma Yuropress, Pressca, um Melita 102 e uma cafeteira de cápsulas(utilizo cápsulas reutilizável) não tenho do que reclamar, atualmente estou pensando em adquirir uma Philco 15 bar, esse moedor apesar de entrada, eu sei que é possível tirar espressos com ele, já chegou a testar algum desse? Se tiver, conta como foi a experiência.
o Zp6 é incrível para coados, principalmente para torras mais claras e cafés lavados ou com sabores mais delicados. Mas não tem como bater o K6 da kingrider, ele está menos de 1200 na Ali, e em março vai ter o aniversario da ali onde será a maior promoção do ano. A existência do K6 fez na minha opinião o que o Zp6 fez com o comandante, você só compra um comandante hoje pelo nome como iPhone, o Zp6 é quase a mesma coisa. A não ser que vai para os EUA ou conheça alguém que vá, não vale a pena, sinceramente. A Kingrinder é extraordinária, a capacidade de fazer moinhos de altíssimo nível com preço muito mais baixo é incrível. É só olhar os vídeos do Lance Hendric sobre moinhos, ele mesmo fala da semelhança da lamina do k-plus, comandante e k6. Eu só recomendaria pegar um Zp6 para quem realmente compra cafés do exterior, pq no brasil a maioria dos cafés tendem para outra parada (o que não é uma critica) e k6 é até melhor que o zp6 num café de sabores bem definidos como um fermentado ou um café mais puxado pro chocolate ou caramelo, ou um canéfora. Acho o K2 uma boa entrada, mas se puder invista mais e pegue um k6, k2 tem muita dificuldade na minha experiência com certos ajustes, por exemplo uma moagem mais grossa para alguma tecnica de melitta ou um 4:6 na v60, e também com moagens muito finas tipo moka, usada em técnicas de coados como Talles Coffee ou as fantásticas técnicas do melodrip. Não posso falar de expresso pq realmente só faço coados, e não gosto de café expresso kkkk, talvez o único?
Considerando que há um grande número de torrefações no Brasil e que há sim entusiastas que fazem torras bem claras, não acho certo generalizar a esse ponto e falar que por conta disso o ZP6 não vale a pena. E assim, até pouco tempo atrás ninguém falava que os moedores de 200 dólares eram "iPhones". Bizarro falar desta forma...
No nivel top dos moedores manuais, a razão é sempre o perfil sensorial que agrada a própria pessoa. Entre zp6 e comandante, prefiro o comandante nos perfis de café que mais me agradam. E se fosse para ter um único moedor manual para coados? Começaria num c3 e encerraria no Bravito (com a mó padrão e a de coados). O zp6,.em meus testes pessoais, tanto com torra clara, média ou de espresso, reduz o corpo da bebida levando-o para um paladar próximo a chá. Em resumo, vale a pena ter dois moedores com perfis absolutamente diferentes. Eu tenho o bravito, o comandante, o Zp6 (isso depois de 12 anos nos cafés especiais). Por anos fiquei com moedor de hélice e era feliz.
@@ednaldocandido1766 Interessante o seu relato. Em qual método e em qual moagem o café ficou parecendo chá no ZP6? Os resultados que tenho gostado mais foram na Chemex, no Origami e no Mugen. A AeroPress eu não estou conseguindo acertar ainda. O perfil dos cafés que costumo tomar é algo mais puxado para o frutado, fugindo do chocolate, nozes, caramelo, nibs de cacau, etc. Nestes, a torra costuma ser média.
Vamos aos poucos. Depende do café, da torra, do método e da água. Uso água com TDS zero misturada (meio a meio) com TDS em torno de 30 (duplo sistema de filtragem em carvão ativado). Uso chaleira brewista e testo entre 92 a 95 graus a depender da torra. Ultimamente, uso cafés da unique e a maior parte é torra média a clara. Os cafés com perfis frutados (frutas vermelhas, secas e outras), fermentados, e cítricos tendem a realçar essas notas e a diminuir consideravelmente o corpo em comparação com o comandante e o bravito. Faço para minha esposa e entrego duas xícaras de café idênticas (boca larga ou neutra) Ela diz imediatamente gostando ou não:Esse tem corpo e retrogosto, este é mais leve. Mais chá. (penso nos chás aromáticos, com sabor marcante, e corpo suave). Começo sempre com a proporção 1:15, e uso majoritariamente cafés da Mantiqueira de minas, Caparaó e Matas de Minas. Curiosidade: acertei na aeropress o Amora da unique somente elevando a temperatura da água (95) e moendo entre 4,5 a 5,5. Essa é a faixa que transito. Detalhe: sempre ajusto o Zp6 porque ele sempre sai do zero absoluto. Enfim, é uma questão para buscar minhas anotações. Quando uso a peneira do Mhw-3bomber no bravito ou no comandante, os resultados se aproximam do zp6. Minha conclusão é que a peneira é um recurso para aumentar ou diminuir o corpo e realçar as notas correspondentes que você citou. (Isso inclui os defeitos do café) Uso no dia a dia o Melitta 102, 100. N4. N2. Amano. Clever. Aeropress Go. Arame (Aram), koar (acrílico , vidro, cerâmica) prensa e moka. No V60, na receita adaptada do Hoffman, é mais evidente o que estou a relatar. Para finalizar: ZP6 me agrada nos cafés fermentados de torra clara e coados numa proporção menor 1:10 ou 1:12. Comandante e Bravito me agradam em toda a metade da outra esfera (e amplio para moka, prensa, ibrik, aeropress). Mas.... Eu não pretendo me desfazer de nenhum moedor 😂 E seria menos feliz se não tivesse o ZP6.
Thales para o próximo Q&A, sera porque assisto seus vídeos e também no insta. Minha mente bugou de tantas informações e vídeos sobre café e equipamentos em geral. Isso realmente esta acontecendo, esta tendo um avanço tecnológico no café, muitos equipamentos top. ou só porque pesquiso e eu não tinha acesso. abs
Olá Thales, acabei entrando no mundo dos cafés e só me falta o moedor. O que preencheu todos os meus requisitos foi o kingrinder K4, pena que não o encontro mais em site algum (incluindo ali express), qual semelhante você me indicaria? Com foco em espressos e clicks externos? Muito obrigado
Oi Thales, qual método coado se aproxima mais de um expresso? Eu curto meu café com mais corpo e oleosidade, porém agora não é o momento de comprar uma maquina de expresso... (ah, agradeço e se puder também indicar um moedor que encaixe bem pra esse propósito e que no futuro seja ainda vá ser util pra expresso)
Thales, comprei um drip de uma marca aí com aroma de licor de laranja, achei muito bom e comprei o pacote em grãos, porém não consigo obter o mesmo gosto, aquele toque cítrico que senti no drip. Onde será que posso melhorar? Faço no v60
Uma segestao se vc me permitir: moer um poquinho mais grosso pra agua passar mais rapido ou esquentar mais um pouco a agua pra passar mais rapido tbm. Na teoria seria diminuir o tempo da extraçao de alguma forma pra poder ressaltar a acidez
@@febzco de nada! Mesmo mudando a temperatura e a moagem o tempo de extraçao nao diminuiu? Uma outra sugestao seria usar a mesma medida de café e agua que vc usa pra fazer o drip e ver se fica igual, nao sei quantos gramas tem no sache do drip, mas se usar a mesma quantidade pode ficar meio que parecido. Em ultimo caso o metodo do drip pode ser melhor pra esse café do que coado
@@williamramoncardosopereira4675 Na temperatura eu não mexi, vou tentar na próxima... Do tempo de extração eu vi que não pode ser menos que 2 minutos então nem tentei menos q isso. Tentei várias proporções tbm e nada
No início da jornada do thalesverso o queridinho era 1zspresso q2, hoje sequer é citado no mundo dos coados. Renegou o homem Formiga dos moedores. Fala tu Thales kkk
Tales estou tentando entrar em contato contigo de toda maneira, estou importando uma chaleira elétrica smart, se quiser podemos ver de enviar aí pra você trazer um unboxing pro pessoal, queria ver o Review do mestre.
@@jacksonleite8293 te confesso que quase comprei o zp6. Mas senti que seria um preciosismo já que tô começando agora nos cafés especiais e não estou apto ainda a sentir essas diferenças.
@@cadpires comprei o meu K6 ano passado no ali por um preço fantástico e tenho usado todos os dias desde então, testando vários e vários tipos de café. Quando comprei, fiz um esforço de pagar por um moedor de maior qualidade justamente pra gastar dinheiro uma única vez nisso. E de lá pra cá é só alegria, super satisfeito com o desempenho dele e tomando os mais variados tipos de cafés especiais do Brasil e de fora. Um excelente custo benefício.
Fala Thales! Uma dúvida: eu tenho o 1Zpresso ZP6 Special também. O mesmo é muito top, porém é muito, muito, muito lento! O seu também é extremamente lento?? Levo mais de 1 minuto para moer 15g na regulagem 5.4.
@@VitorValeri eu vi vários reviews de pessoas reclamando do mesmo problema que estou tendo e outros falando que o ZP6 é muito rápido. Mandei mensagem para o suporte da 1Zpresso e me aconselharam a fazer a moagem apoiando o moinho na mesa 🤔
@@xebbz Eu faço a moagem sem apoiar em nada. Cheguei a ler no Reddit alguns relatos como o seu e me pareceu uma inconsistência na fabricação do produto. Algo que só é resolvido com a troca do mesmo.
@@VitorValeri foi onde li também. Pedi a troca, mas negaram. Me deram, então, a sugestão de apoiar na mesa para moer (o que eu não faço)… e olha que comprei direto do site da 1Zpresso!
@@NãoSouBarista no centro da cidade tem a Alforria Café (Galeria Gelli), lá vende café do Sítio Vai e Volta (Varre-Sai), café de 89 pontos. Tem também a Carioca Café (rua Irmãos Dangelo) e a Duetto's Bistrô e Café (rua 16 de Março). E tem 2 unidades da Cheirin Bão.
🔻🔻Adquira suas roupas na Insider Store por este link:🔻🔻
www.insiderstore.com.br/NaoSouBarista
Cupom de 12% de desconto: NAOSOUBARISTA
Cupom válido em todo site da Insider!
Olá Thales! Entre 1zpresso K-Max (K-plus foi descontinuado), ZP6 ou kingrinder k6...qual desses indicaria para coados? E levando em conta apenas o desempenho, mudaria sua indicação?
Eu sou barista mas aprendo MUITO com o não barista! Salve Thales!!
Que maneiro! Valeu demais pelo apoio. E fico feliz em ajudar de alguma forma.
Usei um Timemore C2 por 2 anos e me servia muito bem, esse ano decidi fazer um upgrade pra um 1Zpresso porque tava querendo pegar há um tempo! Apesar de só fazer coados em casa, decidi pelo X-Pro por custo benefício, porque as linhas mais caras (como ZP6) não cabiam no meu bolso. A diferença entre C2 e XPro é realmente notória no sensorial e na clareza das notas, sem falar em como é prazeroso ter um moedor com a qualidade, robustez e beleza dos 1Zpresso! Valeu muito a pena o upgrade, mas quando se faz somente coados não é algo absurdamente necessário ter um moedor tão caro, a linha C da Timemore serve muito bem quem tá começando ou quem não quer pagar caro em um moedor.
Também tô no Timemore C2 e pensando em um upgrade voltando a coados. Valeu pela dica!
Não são Duelos: Qual moedor Híbrido( coados e espresso): K-ultra ou Bravito?
Sabe onde posso achar uma planilha pra ir anotando as receitas, tipo um diário de como ficou e tal, o que teríamos que anotar, temperatura, moagem ataques etc, faz um vídeo sobre, valeu
Q & A
Fala Thales! De uns meses pra cá comecei a me aventurar pelo mundo dos cafés especiais e me deparei com seu canal, e tenho aprendido cada dia mais sobre esse universo encantador com você, valeu pelo ótimo conteúdo sempre que aliados a qualidade de imagem e áudio, fazem o Não Sou Barista definitivamente um dos melhores canais que já vi sobre o tema café!!
Agora a pergunta! Adquiri recentemente uma Aeropress e um Kingrinder K6, e gostaria de saber se com uma receita única, digamos a do James Hoffmann por exemplo, consigo extrair resultados ótimos de cafés que possuem indicadas notas sensoriais diferentes pela torrefação (ex. Chocolate e caramelo, frutas amarelas e cítrico, etc.), com torras similares, ou se cada um vai se sair melhor com uma receita diferente.
Um grande abraço!
Tenho um 1zpresso q2 para os coados e ainda não senti necessidade de mudar o moedor
Acho ele um bom custo benefício e melhor ainda pela facilidade de locomoção
Quem sabe mais pra frente role um upgrade porém ele ainda supre minhas necessidades
Thales, obrigado por tudo, você tem ajudado com muitas coisas. Tinha comprado 1500g de café especial numa promoção que eu ingenuamente achei que fosse uma baita ideia. Mas quando. Chegou já estava tudo com 1 mês de torra, como era de se esperar. Mas graças à dica de congelar o café, tenho esperanca de diminuir o estrago até consumir tudo e comprar outro com torra mais fresca.
Minha pergunta é: é uma boa ideia deixar o saco aberto congelado e ir tirando aos poucos e botando num potinho?
Sem que o café no saco descongele. Eu pensei em fazer isso pra manter tudo o mais fresco o possível, mas tenho medo de dar algum problema.
Tales, vi em alguns vídeos de um dono de uma cafeteria ensinando a fazer expresso q a proporção padrão na cafeteria dele é 3:1. Oq vc acha dessa proporção? Te agrada? Vc recomenda? Qual a diferença sensorial de ambas as proporções (3:1 e 2:1).
OBS: Eu uso o 3:1 pra da um volume maior na xícara 😅
Eu uso o K2 para coados e o J-Max para espressos. Nunca experimentei o J-Max com coados mas vou experimentar ele no V60 e ver qual resultado vou ter. Por curiosidade, utilizei muito o K2 nos espressos até comprar o J-Max.
Boa, Thales! Eu usava 20g antes e continuo usando, mas o DEX de fato deixa mais espaço no cesto pelo fato de não ser curvo. Estou tendo dificuldade em distribuir o café por conta desse espaço extra também. Realmente nao fica super molhado, fica meio úmido.
Gaggia Classic EVO Pro vs Saeco SE50? Acho as duas mto bonitas, tenho preferência pelo design mais robusto da Saeco e acho interessante conseguir extrair o café e vaporizar ao msm tempo. Porém o quanto a questão de thermoblock nesse caso pode ser mais negativo que o single boiler da Gaggia?
Parabéns por todo o conteúdo!
Fala, Thales! Tudo tranquilo? Muito obrigado por responder a pergunta dos moedores para coados, já anotei as indicações e vou monitorar os preços. No vídeo você disse sobre buscar conhecimento e aí veio a seguinte dúvida: Você indica algum curso online, ao estilo Home Barista do Emerson, para se tornar o Ninja dos Cafés em casa? Fui me inscrever no do Emerson, mas já não está mais disponível.
Abração!
Da uma olhada no cafe de A Z do Alberto do cafe gerações, acho que está com vagas abertas até amanhã.
@@Tognettiivaleu pela indicação. Vou dar uma olhada sim.
Eu que agradeço pelo apoio, Alexandre. Pior que não estou ciente de nenhum curso online que eu realmente recomende. Vi que a rapaziada recomendou um, mas não o conheço ainda...
Eu tenho um moedor bem "ruinzinho" de plástico com ajuste de parafuso. Para agilizar o processo, eu uso uma parafusadeira no lugar da manivela, hehe!
Que conhecidência ,eu irei essa semana para o Rio e estava vendo seus vídeos anteriores sobre algumas cafeterias aí para poder visitar e vc fala que vai ter novos vídeos sobre esse tema 😂.
Thales você já tentou regular um espresso misturando duas moagens de um moedor que dá saltos grandes de um clique para o outro? Sei que provavelmente isso nunca vai ser o ideal, mas imagine que alguém quer tirar um espresso mas temporariamente só tem um moedor como o Timemore C2 disponível. Daí, por exemplo, no clique 10 o espresso sai muito rápido e no 11 demora demais, então você mói uma parte do café no 10 e outra parte no 11, fazendo um "blend". Será que não seria legal fazer um vídeo testando isso pra ver se consegue um espresso aceitável desse jeito?
Vídeos cada dia melhores, Thales. Parabéns! Vamos à dúvida: estou aprendendo a fazer expresso na Philco 15bar e minha principal dúvida é sobre quando devo considerar o final da extração. Quando eu desligo o chuveiro ou quando termina de pingar? Se eu desligo por exemplo com 28g marcando na balança, ainda cai uns 5g de pingos
Ansioso pelo revier do ZP6
Thales, poderia fala qual melhor lamina para cada tipo de preparo de cafe...
Dps que assisti seu video sobre a origem do café especial la da fazendo lagoinha, fiquei bem curioso pra pesquisar sobre as variedades e os processos do café. Acho que um video, ou uma serie de videos poderia ser interessante para mostrar como as diferentes variedades e processos influenciam o café na xícara
Excelente ideia. Quero fazer um vídeo assim com algum produtor.
Para coados uso o elétrico Baratza Virtuoso +. Acho ótimo, mas não tenho muito como saber pois não tenho outros para comparar. Gostaria de saber sua opinião sobre os melhores elétricos para coados. Valeu!
Aguardando muito os reviews do ZP6 e do X54 kkkkkkk Sempre aprendo algo novo no Q&N! Bom demais meu irmão! Sucesso SEMPRE!! Abração
O do X54 já saiu! Temos que marcar mais um café. Não esqueci não.
muito top seus videos cada dia mais aprendendo com seus videos 👋👋
Valeu, Thales!
Inclusive ano que vem estarei me mudando para o RJ, seria legal a gente marcar de tomar um café! Heheh
Grande abraço!
Fala Thales! Cara gostaria de sua indicação de qual moedor elétrico sairia melhor para😢 expresso pra um iniciante ,breville Tramontina ou baratza Incor?
Eu sempre faço o café para Assistir 😂
Thales, faz um vídeo novo sobre Custo x Benefício de moedores manuais. Agora com o "Remessa Conforme", os preços praticamente dobraram. Gostaria de iniciar no mundo do café, mas estou completamente perdido quanto a qual moedor comprar. Como iniciante, gostaria de um bom moedor para uso misto (espresso e coados).
Fala Thales, parabéns pelo trabalho. Eu tenho um Ode Brew Grinder Gen 2 da Fellow. Qual a sua opinião sobre ele para coados? Tenho usado e gostado bastante
Boa noite amigo, teria alguma opção de moedor manual que custe menos que meu salario? rsrs Brincadeiras a parte, estou querendo um bom moedor como o k6, mas pagar mil reais esta fora de cogitação para mim.
bom dia tales,
tenho uma oster xpert a 6 meses e essa semana tirei um expresso com o reservatorio de agua vazio sem querer, é a única vez que isso aconteceu nesse tempo todo;
vc acha que vou ter problemas por isso?
ZP6 é incrivel. Algo muito misterioso a marca não investir mais nele. O final arredondado dele é absurdo. Nunca experimentei algo parecido em outro moedor.
Tales vc acha que dá para compensar diretamente a moagem com o tempo de extração? Por exemplo (valores arbitrários) usar uma moagem fina com 2 min de extração ou uma moagem 2x mais grossa e usar 4 mins de extração? Claro que cada café é um café e teria que fazer o ajuste fino tanto da moagem quanto do tempo
Eu sinto que consigo um melhor controle e resultado na xícara em cafés com torras mais claras e notas frutadas quando uso moagem bem grossa (moedor breville 60 externa e 10 interna) e tempo de extracao bem longo, beirando 4mins ou as vezes até passando
Já fez esse tipo de teste? O que acha sobre?
Talles, na minha cidade não tem Starbucks e eu adoro aquele Flatwhite deles. Como já vi você elogiando as bebidas com leite de lá, o que acha de nos ensinar uma receita de Flatwhite?! 😂 Já pesquisei, já procurei receitas no TH-cam, mas nada chegou perto do original. 🥲
Boa ideia de vídeo! Valeu mesmo, Bruno!
eu tive q voltar esse "a minha borra sai meio molhada" pra entender direito kkkkkk
Recomendarías para espresso el mhw 3bomber blade R3?
Esse eu ainda não usei... Não sei informar. Mas caso a MHW 3BOMBER o recomende para espresso, acho que é uma boa oposta.
Estou em duvida entre o K1 e o jaffee j2s. Alguem tem algum conselho?
Fala Thales, tudo bem? Cara, eu adquiri recentemente um moedor novo, o Kingrinder da nova linha que lançaram, o modelo P1, ele tem me atendimento muito bem para os métodos que possuo, que é uma Yuropress, Pressca, um Melita 102 e uma cafeteira de cápsulas(utilizo cápsulas reutilizável) não tenho do que reclamar, atualmente estou pensando em adquirir uma Philco 15 bar, esse moedor apesar de entrada, eu sei que é possível tirar espressos com ele, já chegou a testar algum desse? Se tiver, conta como foi a experiência.
o Zp6 é incrível para coados, principalmente para torras mais claras e cafés lavados ou com sabores mais delicados. Mas não tem como bater o K6 da kingrider, ele está menos de 1200 na Ali, e em março vai ter o aniversario da ali onde será a maior promoção do ano. A existência do K6 fez na minha opinião o que o Zp6 fez com o comandante, você só compra um comandante hoje pelo nome como iPhone, o Zp6 é quase a mesma coisa. A não ser que vai para os EUA ou conheça alguém que vá, não vale a pena, sinceramente. A Kingrinder é extraordinária, a capacidade de fazer moinhos de altíssimo nível com preço muito mais baixo é incrível. É só olhar os vídeos do Lance Hendric sobre moinhos, ele mesmo fala da semelhança da lamina do k-plus, comandante e k6. Eu só recomendaria pegar um Zp6 para quem realmente compra cafés do exterior, pq no brasil a maioria dos cafés tendem para outra parada (o que não é uma critica) e k6 é até melhor que o zp6 num café de sabores bem definidos como um fermentado ou um café mais puxado pro chocolate ou caramelo, ou um canéfora.
Acho o K2 uma boa entrada, mas se puder invista mais e pegue um k6, k2 tem muita dificuldade na minha experiência com certos ajustes, por exemplo uma moagem mais grossa para alguma tecnica de melitta ou um 4:6 na v60, e também com moagens muito finas tipo moka, usada em técnicas de coados como Talles Coffee ou as fantásticas técnicas do melodrip.
Não posso falar de expresso pq realmente só faço coados, e não gosto de café expresso kkkk, talvez o único?
Considerando que há um grande número de torrefações no Brasil e que há sim entusiastas que fazem torras bem claras, não acho certo generalizar a esse ponto e falar que por conta disso o ZP6 não vale a pena. E assim, até pouco tempo atrás ninguém falava que os moedores de 200 dólares eram "iPhones". Bizarro falar desta forma...
No nivel top dos moedores manuais, a razão é sempre o perfil sensorial que agrada a própria pessoa. Entre zp6 e comandante, prefiro o comandante nos perfis de café que mais me agradam.
E se fosse para ter um único moedor manual para coados? Começaria num c3 e encerraria no Bravito (com a mó padrão e a de coados).
O zp6,.em meus testes pessoais, tanto com torra clara, média ou de espresso, reduz o corpo da bebida levando-o para um paladar próximo a chá.
Em resumo, vale a pena ter dois moedores com perfis absolutamente diferentes. Eu tenho o bravito, o comandante, o Zp6 (isso depois de 12 anos nos cafés especiais).
Por anos fiquei com moedor de hélice e era feliz.
@@ednaldocandido1766 Interessante o seu relato. Em qual método e em qual moagem o café ficou parecendo chá no ZP6? Os resultados que tenho gostado mais foram na Chemex, no Origami e no Mugen. A AeroPress eu não estou conseguindo acertar ainda. O perfil dos cafés que costumo tomar é algo mais puxado para o frutado, fugindo do chocolate, nozes, caramelo, nibs de cacau, etc. Nestes, a torra costuma ser média.
Vamos aos poucos.
Depende do café, da torra, do método e da água.
Uso água com TDS zero misturada (meio a meio) com TDS em torno de 30 (duplo sistema de filtragem em carvão ativado).
Uso chaleira brewista e testo entre 92 a 95 graus a depender da torra. Ultimamente, uso cafés da unique e a maior parte é torra média a clara.
Os cafés com perfis frutados (frutas vermelhas, secas e outras), fermentados, e cítricos tendem a realçar essas notas e a diminuir consideravelmente o corpo em comparação com o comandante e o bravito.
Faço para minha esposa e entrego duas xícaras de café idênticas (boca larga ou neutra)
Ela diz imediatamente gostando ou não:Esse tem corpo e retrogosto, este é mais leve. Mais chá. (penso nos chás aromáticos, com sabor marcante, e corpo suave).
Começo sempre com a proporção 1:15, e uso majoritariamente cafés da Mantiqueira de minas, Caparaó e Matas de Minas.
Curiosidade: acertei na aeropress o Amora da unique somente elevando a temperatura da água (95) e moendo entre 4,5 a 5,5.
Essa é a faixa que transito. Detalhe: sempre ajusto o Zp6 porque ele sempre sai do zero absoluto.
Enfim, é uma questão para buscar minhas anotações. Quando uso a peneira do Mhw-3bomber no bravito ou no comandante, os resultados se aproximam do zp6. Minha conclusão é que a peneira é um recurso para aumentar ou diminuir o corpo e realçar as notas correspondentes que você citou. (Isso inclui os defeitos do café)
Uso no dia a dia o Melitta 102, 100. N4. N2. Amano.
Clever. Aeropress Go.
Arame (Aram), koar (acrílico , vidro, cerâmica) prensa e moka.
No V60, na receita adaptada do Hoffman, é mais evidente o que estou a relatar.
Para finalizar:
ZP6 me agrada nos cafés fermentados de torra clara e coados numa proporção menor 1:10 ou 1:12.
Comandante e Bravito me agradam em toda a metade da outra esfera (e amplio para moka, prensa, ibrik, aeropress).
Mas.... Eu não pretendo me desfazer de nenhum moedor 😂
E seria menos feliz se não tivesse o ZP6.
O zp6 é incrivelmente fácil de limpar e de regular. Mas tomba fácil. Queria um suporte para ele...
Thales para o próximo Q&A, sera porque assisto seus vídeos e também no insta. Minha mente bugou de tantas informações e vídeos sobre café e equipamentos em geral. Isso realmente esta acontecendo, esta tendo um avanço tecnológico no café, muitos equipamentos top. ou só porque pesquiso e eu não tinha acesso. abs
Olá Thales, acabei entrando no mundo dos cafés e só me falta o moedor. O que preencheu todos os meus requisitos foi o kingrinder K4, pena que não o encontro mais em site algum (incluindo ali express), qual semelhante você me indicaria? Com foco em espressos e clicks externos? Muito obrigado
Eu assistindo o vídeo na TV e vc criando um timer de 10 min. mainha Alexa! 😂😂😂
Aonde compro o Cerappota? Tem link?
Oi Thales, qual método coado se aproxima mais de um expresso? Eu curto meu café com mais corpo e oleosidade, porém agora não é o momento de comprar uma maquina de expresso...
(ah, agradeço e se puder também indicar um moedor que encaixe bem pra esse propósito e que no futuro seja ainda vá ser util pra expresso)
Acho que a prensa francesa vai ser o que procuras. Se fizeres um rácio pequeno também vai ficar bastante intenso em termos de sabor
Thales, comprei um drip de uma marca aí com aroma de licor de laranja, achei muito bom e comprei o pacote em grãos, porém não consigo obter o mesmo gosto, aquele toque cítrico que senti no drip. Onde será que posso melhorar? Faço no v60
Uma segestao se vc me permitir: moer um poquinho mais grosso pra agua passar mais rapido ou esquentar mais um pouco a agua pra passar mais rapido tbm. Na teoria seria diminuir o tempo da extraçao de alguma forma pra poder ressaltar a acidez
@@williamramoncardosopereira4675 obrigado! Mas ja fiz isso tbm, geralmente minha extração está sendo de 2:15 minutos
@@febzco de nada! Mesmo mudando a temperatura e a moagem o tempo de extraçao nao diminuiu? Uma outra sugestao seria usar a mesma medida de café e agua que vc usa pra fazer o drip e ver se fica igual, nao sei quantos gramas tem no sache do drip, mas se usar a mesma quantidade pode ficar meio que parecido. Em ultimo caso o metodo do drip pode ser melhor pra esse café do que coado
@@williamramoncardosopereira4675 Na temperatura eu não mexi, vou tentar na próxima... Do tempo de extração eu vi que não pode ser menos que 2 minutos então nem tentei menos q isso. Tentei várias proporções tbm e nada
No início da jornada do thalesverso o queridinho era 1zspresso q2, hoje sequer é citado no mundo dos coados. Renegou o homem Formiga dos moedores. Fala tu Thales kkk
Cara, pode pf indicar canais sobre fotografia? Pode ser gringo, sou um completo leigo e tenho muita vontade de aprender sobre câmeras e fotografia
no 08:51 hackeou a minha alexa
Tales estou tentando entrar em contato contigo de toda maneira, estou importando uma chaleira elétrica smart, se quiser podemos ver de enviar aí pra você trazer um unboxing pro pessoal, queria ver o Review do mestre.
Meteu um ET bilu no final 🤣🤣 busquem conhecimento
Sempre! Hahahahahaha Mensagem mais importante!
É só eu q acho q toda vez q o Thales toma café a boca dele fica vermelha e parece q comeu uma macarronada!! 😂😂😂😂😂😂
Tiro ótimos coados com o J-Max
"Se você tiver a oportunidade faca uma xícara de café" o cara postando isso 8 horas da noite 😂
😂😂😂 Gravei de dia e postei à noite. Perdi a noção.
E agora, o q fazer c meu kingrinder k6…? 😢
Tá doido, o k6 é sensacional. Não troco o meu.
@@jacksonleite8293 te confesso que quase comprei o zp6. Mas senti que seria um preciosismo já que tô começando agora nos cafés especiais e não estou apto ainda a sentir essas diferenças.
@@cadpires comprei o meu K6 ano passado no ali por um preço fantástico e tenho usado todos os dias desde então, testando vários e vários tipos de café. Quando comprei, fiz um esforço de pagar por um moedor de maior qualidade justamente pra gastar dinheiro uma única vez nisso. E de lá pra cá é só alegria, super satisfeito com o desempenho dele e tomando os mais variados tipos de cafés especiais do Brasil e de fora. Um excelente custo benefício.
Fala Thales! Uma dúvida: eu tenho o 1Zpresso ZP6 Special também. O mesmo é muito top, porém é muito, muito, muito lento! O seu também é extremamente lento?? Levo mais de 1 minuto para moer 15g na regulagem 5.4.
comprei o kingrinder, uso a parafusadeira pra moer direto no eixo, não tenho paciencia 🤣
Não é normal isso. Eu demoro aproximadamente 30 segundos para moer 20g em uma moagem 3.9 no ZP6 Special.
@@VitorValeri eu vi vários reviews de pessoas reclamando do mesmo problema que estou tendo e outros falando que o ZP6 é muito rápido. Mandei mensagem para o suporte da 1Zpresso e me aconselharam a fazer a moagem apoiando o moinho na mesa 🤔
@@xebbz Eu faço a moagem sem apoiar em nada. Cheguei a ler no Reddit alguns relatos como o seu e me pareceu uma inconsistência na fabricação do produto. Algo que só é resolvido com a troca do mesmo.
@@VitorValeri foi onde li também. Pedi a troca, mas negaram. Me deram, então, a sugestão de apoiar na mesa para moer (o que eu não faço)… e olha que comprei direto do site da 1Zpresso!
Petrópolis tem cafeterias boas sim, é só procurar!
De café especial? Sério? Me indica, por favor!
@@NãoSouBarista no centro da cidade tem a Alforria Café (Galeria Gelli), lá vende café do Sítio Vai e Volta (Varre-Sai), café de 89 pontos.
Tem também a Carioca Café (rua Irmãos Dangelo) e a Duetto's Bistrô e Café (rua 16 de Março).
E tem 2 unidades da Cheirin Bão.