Acho que estou com esse problema. Mas o pior de tudo é vc ter uma chefia que não se importa com seu bem estar . Pra mim hoje acordar para ir para o meu trabalho . Virou tortura.
É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada.
Recentemente, a Síndrome de Burnout entrou para lista de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS). pebmed.com.br/sindrome-de-burnout-entra-na-lista-de-doencas-da-oms/ Se tiver sofrendo com isso, busque ajuda especializada. 👍 Realmente as pessoas têm dificuldade de perceber que o outro sofre também e até mais com algumas situações parecidas. Tente conversar com algum profissional.
E quando vc está desempregada e seu trabalho passa a ser doméstico. Como vc faz com Burnout por causa da sua casa? Pra onde vc vai? E quando vc precisa descansar e dormir para se recuperar, mas tem insônia?
Desde qdo me tornei mãe, entrei pro síndrome do esgotamento... e um trabalho muito difícil ... muito cansativo. A maior cobrança é nossa. Pra mim não estar existindo o descanso nunca
Acho que há maioria dos funcionários públicos da cidade onde estava trabalhando estava assim! Eu comecei há sentir falta de vontade de ir trabalhar e gostava de trabalhar,mas comecei perceber falta de motivação,esgotamento,era como sentisse obrigada há dizer sim para todas as tarefas impostas! Gostei de ouvi-lo,achei muito motivacional!
Há quase 5 anos tive isso. Sou jornalista e proprietária de uma gráfica na época. Fiquei doente, tomando 8 remédios por dia. O cardiologista foi taxativo: ou o trabalho ou a saúde. Hj estou vivendo tudo de novo. Tentando mudar de profissão, sem conseguir. Vivo procrastinando...
Eu sou um aprendiz de desenhista, então em resumo eu trilho o que gosto. Porém pra aprender a desenhar demanda muito estudo, métodos e paciência, coisas que eu acredito que não faço muito bem. Ao olhar amigos, conhecidos ou desconhecidos que fazem tudo de uma forma muito mais superior ao que faço, eu entro em Pane com pensamentos "o que você faz não é nada", "vai demorar muito tempo até a melhora, você acha que ainda tem esse tempo?", "Suas tentativas são ridículas", "olha que lindo, parece uma criança brincando, seu lixo"; é simplesmente enlouquecedor. Nesse ano eu consegui corrigir alguns mal hábitos que me atrasavam, então tive relativa melhora no meu desempenho no aprendizado, mas apesar disso sempre parece que não é suficiente ou que falta algo. Recentemente eu me senti esgotado "eu não faço tão pouco, porquê eu estou tão cansado?", Pensamentos de autodepreciação, surtos, cansaço, ansiedade, uma bateria de sentimentos e sensações enlouquecedoras. Então eu parei e respirei um pouco nos últimos dias e estou melhor, não foi a primeira vez, e acredito que também não será a última... Um amigo sugeriu que poderia ser Burnout, e vendo em retrospectiva esses três vídeos, talvez realmente seja. Sempre eu pensei "você não se esforça nem 1/3 do que seus amigos se esforçam, então porquê já está indisposto a continuar?" Acho que no fim do dia eu realmente só não esteja muito apto ao que tô buscando, mas de qualquer eu vou continuar tentando, no sentido mais literal da palavra. Se você está passando por essa tribulação, por favor se mantenha forte! Persista na sua melhora, pra tudo há esperança.
Estava sem entender o que está acontecendo comigo, agora ficou claro! Sentia uma Exaustão sem fim 😧😧 estresse inacabável. Tudo na minha vida virou de cabeça pra baixo, nem me reconheço mais 😥
É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada.
Excelente! Descobri que estive assim no trabalho, hoje aposentada, me sinto assim em casa. Falta de colaboração, excesso de tarefas, cobranças....me sinto cansada o tempo todo... Preciso mudar isto! Vou "chutar o balde!". Obrigada!
MEU DEUS. SOFRI TANTOS ANOS TENTANDO CURAR UMA DEPRESSÃO INFINITA..... ACABO DE DESCOBRIR QUE TENHO A SÍNDROME DE BURNOUT. DOUTOR DIEGO FALCO DEUS QUE TE ABENÇOE IMENSAMENTE POR ESSES VÍDEOS QUE O SR. GRAVOU. FOI UM PRESENTE DE DEUS PARA MIM.
eu só tenho 20 anos e já estou passando por isso... me sinto tão esgotado mentalmente, tenho que trabalhar e estudar, faço faculdade, jovem aprendiz, faço coisas no trabalho que não estão no meu contrato, me sinto um merdinha diversas vezes por não conseguir ter foco nos meus objetivos, estou ficando doente constantemente, e eu não sei oq fazer. vou fazer meu máximo para mudar essa situação, eu não aguento mais viver assim.
Já estive assim em uma empresa, juntou os problemas de casa, me causando um estresse crônico, problemas de saúde, sedentarismo, desmaios repentinos, fiz uma bateria de exames, não era nada em relação as taxas de colesterol ou algo do tipo, era apenas os problemas interpessoais, o que eu fiz: separei da minha ex mulher que era um dos motivos, sair do emprego que tava, tirei um tempo pra cuidar de mim mesmo, depois disso, arrumei outro emprego, e hoje estou fazendo faculdade de administração, busque sempre cuidar da saúde de vocês...
Esse video é antigo, mas bem informativo, hoje, etamos em 2022, e desde janeiro essa doença foi regulamentada como "doença ocupacional" regida por leis trabalhista que entre outros direitos, da condiçoès de entrar com pedido à aposentadoria, nào sou da area juridica, mas a quem interresar, deve se atualisar, para saber dos seus direitos
Já fiz comentários em outros vídeos, temho vários sintomas de tudo q foi falando, durno 4 hs por dia ,,sem ânimo pra fazer o que gosta, temho vondade de passar o dia todo deitada ,aliás faço isso qd estou em casa .
Bom demais o seu vídeo, procurei um profissional para ver se realmente estou, porque os sintomas estão batendo e além de tudo, surgiu uma dor noturna e às vezes diurna nas pernas que nenhum médico ortopedista conseguiu achar a origem.
Olá, obrigado por seu comentário e que bom saber que gostou e que procurou uma ajuda profissional. É o primeiro passo para entender o que está acontecendo com você e buscar uma melhor qualidade de vida.
Para um policial militar como eu é quase impossível. Não tem como desligar do trabalho, temos que ficar atento o tempo todo 24hs por dia, escalas exaustivas com turnos noturnos e durante o dia, o sono fica super comprometido. Ou seja, é quase impossível não ter a síndrome nessa profissão.
Meu nome é Marli dos Santos Oi Dr estou passando um estágio infernal em minha ando com uma dor de cabeça fora do comum eu estou me indenticado com tudo que você dr mensionou por favor me ajuda a sair desse posso se FUNDO muito grata pelas palavras sábias só gratidão 🙏👏😘😘
Não fui diagnosticada,mas vendo os vídeos tenho Bernout...É com a agravante que tive AVC isquemico..já passeie com 7 neuro e nenhum sequer comentou talvez poderia ser Bernout
Muito bom Descobri agora que estou com essa síndrome Já procurei psiquiatra, psicologias,uma terapeuta ocupacional com quem tive uma consulta me falou dessa síndrome E é exatamente o que eu sinto. Obgado
adorei seus vídeos, estou tentando seguir os ensinamentos, observando minhas atitudes, anotando comportamentos que tenho que corrigir.Irei ler seus vídeos várias vezes, principalmente o que ensina combater o Bornout.
Olá, obrigado por seu comentário e que bom saber que gostou... nos é de grande ajuda :) Se sua dificuldades estiver trazendo muito sofrimento ou prejuízo em sua vida não deixe de buscar ajuda profissional. Seja particular ou pública.
Conteúdo excelente e de qualidade nos três vídeos! Muitos psicólogos não comentam sobre essa síndrome que acredito estar fortemente associada a depressão.
Olá, obrigado por seu comentário e que bom saber que gostou... nos é de grande ajuda :) Ela está sendo bastante estudada e muitos compartilham desta ideia que possa estar relacionada à depressão.
Que aula, parabéns pela clareza. Só não entendi uma coisa: Se eu estou com compulsão ao isolamento, como eu vou procurar pessoas para interagir, se isso me traz desconforto?
Estou com estes sintomas.... estou na metade de um mestrado,e tenho filhos pequenos, trabalho... sinto que estou totalmente esgotada...parece que me perdir de mim mesma.
No meu parece que o local em si que trás esses problemas, pouca gente para ser multi-tarefas. Mesmo fora não da vontade de fazer nada pelo excesso de cansaço.
Ótimo vídeo! Muito esclarecedor! Obrigada por passar tais conhecimentos! Há alguns anos passei por uma fase muito intensa, com muita pressão e cobrança, principalmente, autocobrança. Acabei desenvolvendo a Síndrome de Burnout, que inicialmente, pensei que se tratasse puramente de uma depressão. Entretanto, isso me fez criar um bloqueio profissional (mais devido aos fatores interpessoais do que propriamente pela profissão, que eu gostava de exercer), acabei abandonando a área e indo trabalhar em algo completamente diferente, mas ainda assim gostaria de trabalhar melhor esse bloqueio para quem sabe voltar à antiga profissão. Você poderia, Diego, abordar em um próximo vídeo possíveis terapias ou ferramentas para amenizar os impactos dessa síndrome NO LONGO PRAZO, ou seja, os bloqueios que resultam dela mesmo APÓS a retirada dos fatores estressantes ou da mudança de ambiente? (Obs.: no meu caso já se passaram 7 anos fora da minha profissão e ainda não consegui vencer o bloqueio profissional que desenvolvi).
É possível que a situação que está drenando sua energia e causando o Burnout, não tenha a ver com o trabalho mas sim com dívidas financeiras? Gratidão pelo vídeo. Sensacional.
Como o burnout muitas vezes tem a ver com a falta de reconhecimento, de crescimento e valorização de seu trabalho, dívidas podem ser um fator pois podem demonstrar que sua receita está insuficiente e que precisaria ser melhor reconhecido ou aumentar o trabalho... que causa um esgotamento físico.
Eu sofri assédio sexual no trabalho, e eu agora literalmente nem consigo sair de casa, quem dirá procurar ajuda... Eu não durmo faz dois dias e estou literalmente chorando de desespero...eu n consigo nem pensar em voltar a trabalhar e enfrentar ambientes parecidos....
Muito bom seu canal, assisti vários videos. Tenho uma sugestao, vc deve alternar as cores do fundo, isso estimula atenção e enfatiza a mensagem que está sendo transmitida. Escolhendo os tons adequados dá pra gerar até emoção nas entonações o que melhora a memorização. De resto teus videos estáo otimos, claros, bem explanados e curtos. Parabéns!!!
Não suporto mais trabalhar como doméstica já faz dois anos e de um ano pra cá não tô suportando mais tem dia que choro até será que estou com essa síndrome?
Olá, obrigado por seu comentário... sempre que estiver com a ideia de que há algo de errado em seu comportamento, pensamento ou emoção, é importante que se busque uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para que eles possam te dar um diagnóstico correto de sua dificuldade e te passarem o melhor tratamento possível.
Boa tarde,gostei dos vídeos referente ao problema , e creio que estou com a síndrome, pois pedi conta de 09 anos de emprego mesmo após ter conseguido outro também pedi demissão, e estou cada vez mais chato em casa. Devo procurar logo psicólogo?
Olá, obrigado por seu comentário... sempre que estiver com a ideia de que há algo de errado em seu comportamento, pensamento ou emoção, é importante que se busque uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para que eles possam te dar um diagnóstico correto de sua dificuldade e te passarem o melhor tratamento possível.
minha rotina, dormir depois da meia noite, acordar antes das 4h sem o despertador tocar, entrar no serviço às 7h, chegar em casa às 19h e estar acordada mesmo com sono e mesmo assim, não dormir....
Quando vc diz procurar um profissional vc se refere ao psicólogo? Existe algum tratamento mais assertivo? Porque tento fazer coisas que eu gosto pra relaxar mas não consigo, posso melhorar por um momento mas quando está perto do horário de ir trabalhar o stress todo volta, e já passou do normal até para os estressados que trabalham comigo. O que devo fazer?
+Sarah Angel Sim, quando digo ajuda profissional eu me refiro à um psicólogo ou psiquiatra. Um psicólogo da linha terapia cognitivo comportamental pode te ajudar com técnicas e habilidades para que você consiga lidar com seus problemas e pensamentos disfuncionais do dia a dia. Uma terapia psicanalítica não seria assertiva. O psiquiatra pode ajudar em casos mais graves com ajuda medicamentosa para que o corpo se acalme e assim a mente fique aberta ao trabalho da terapia. Como tudo o que acontece com você é baseado em suas próprias crenças, pensamentos e comportamentos... A ajuda tem de ser específica para você. Por isso, um profissional seria o ideal. Procure na sua cidade se há Psicólogos cognitivos. Se houver faculdade de psicologia em sua cidade você pode ver se há uma clínica escola gratuita ou se há terapeutas em seu convênio (caso tenha). Uma ideia geral é tentar focar no aqui e agora para não se estressar com o trabalho antes do tempo... É algumas técnicas de meditação é mindfulness podem te ajudar.
Tenho burnout (diagnosticado por três profissionais da área de saúde mental) e nenhum tratamento deu certo até o momento. Parece um estrago sem solução possível.
Trabalho a 10 anos em uma empresa que NUNCA me satisfez, me sinto esgotado. Sinto que poderia contribuir mais com a sociedade ( ser útil ) e agr estou exausto! O pior é q as contas ñ deixam de chegar, e la vou eu novamente encarar outro dia de Stress e insatisfação, n consigo produzir, ñ tenho nem interesse em produzir. Exausto.
É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada.
Obrigada pelas dicas Mas se eu reclamar vou para a rua, não tenho dinheiro para pagar um profissional, a única solução seria tudo acabar de uma vez. Já estou quase careca e os cabelos que estão nascendo são brancos e nem tenho 30 anos 😅
Acredito, que bornalt não esta só relacionado ao trabalho, uma dona de casa super dedicada que é cobrada dentro do próprio lar...com alguém exigindo perfeição e VC se cobrando alem de suas forças, claro que vai virar bornalt, se num identificar logo uma TAG, é por ai...
@@a.revolucionaria então...eu vejo como um trabalho e sem folga, dizem que a medicina já está mudando muitos conceitos, e um desses é o que falamos, abraço!!
Olá, obrigado por seu comentário... sempre que estiver com a ideia de que há algo de errado em seu comportamento, pensamento ou emoção, é importante que se busque uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para que eles possam te dar um diagnóstico correto de sua dificuldade e te passarem o melhor tratamento possível.
Meu trabalho é estressante. Trabalho em escola e as crianças de hj são desobedientes e agressivas. Isso acaba comigo. Não sinto vontade de nada. Só queria ficar em casa sozinha.
Olá, obrigado por seu comentário... sempre que estiver com a ideia de que há algo de errado em seu comportamento, pensamento ou emoção, é importante que se busque uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para que eles possam te dar um diagnóstico correto de sua dificuldade e te passarem o melhor tratamento possível.
Trabalho com escala a mais de um ano já com praticamente 1 folga semanal e em torno de 12h por dia, acredito estar esgotado e com essa sindrome, ando estressado, mal humorado e quase todas as caracteristicas, não há muito como equilibrar acredito, seria melhor sair do trab ou da pra contornar estando? Ps: não temos férias ou folgas em feriados pois também funciona o trabalho
É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada. No caso do Burnout, uma ajuda profissional seja pela empresa ou por fora pode servi r para responder a sua questão do melhor caminho tomar. Um trabalho de 12 horas diárias sem férias e feriados é exaustivo e pode ser muito prejudicial à saúde física e mental.
A mudança depende de mim? Oi? É por conta de falas como estas q tantas empresas sobrecarregam seus funcionários e ainda dizem q a culpa é deles por estarem doentes.
muito bom seu vídeo! ótima iniciativa postar vídeos sobre esse problema, descobri hj que tenho esse problema e já estou num gral muito avançado, pois já tenho sofrido desse problema a uns 4 anos! vc poderia me indicar algum livro sobre esse assunto!?
Que bom que gostou do vídeo e que ele pôde te ajudar. Literatura focada na Sindrome de Burnout não conheço, há vários artigos e textos em sites de psicologia e também artigos científicos sobre o assunto. No brasil há o site www.estresse.com.br desenvolvido pelo IPCS (Instituto de Psicologia e Controle do Estresse) da Psicóloga Marilda Lipp que é Terapeuta Cognitiva Comportamental e que tem diversos trabalhos, cursos e projetos para lidar com o Estresse. O estresse leva ao Burnout então pode ser algo muito válido para você.
Falco & Ricci Qualidade de vida - Clínica de Psicologia muito obrigado! tenho certeza que isso me ajudará muito! sou pastor, gestor de 3 empresas e curso engenharia! imagina como estou!!!!! Muito obrigado
Acho que todos no fundo sabem que precisam mudar e que as propostas ditas são os concelhos ditos são ps mais indicados. pelo menos imaginava estes pra mim, Mas é sempre bom ouvirmos de especialistas. Nossa cabeça é muito complicada e sorte daqueles que conseguem se auto analisar ao ponto de iniciar um tratamento pelo seu próprio bem. Pelo que entendi a cura está em mudança de hábitos. e torcer pra no meio do caminho nao ter desenvolvido algum problema de saude decorrente da situaçao. Mas fiquei com uma dúvida... Como sindrome desenvolvida ela vira um disturbio e isso não tem volta? NO MEU CASO, PERCEBO QUE O MEDO DISSO VIRAR ALGO PERMANENTE É REAL, A TODO MOMENTO ME VEJO EM ALERTA E POUCO PRODUTIVA, POUCA COISA ME TIRA A PACIENCIA, POR ISSO ME VIGIO PRA NAO MACHUCAR NINGUEM E MESMO SEM VONTADE, ME ENFRENTO E SAIU, MAS AS VEZES NAO CONSIGO E EXPLODO. DEVIDO A MAIS UNS DESAFIOS, QUE NÃO TENHO COMO DEIXAR DE LADO, ESTOU COM INSONIA, DURMO POUCO, BRIGO AS VEZES, DORES NO CORPO,,,, Mao quero nehuma nova doença pra mim nem essa sindrome. Então como saber em que nível estou? Tenho receio de numa recaida dessas, crise, eu nao saia. ...
Para saber o nível... temos de analisar qual prejuízo na sua vida. Se estiver vivendo a vida normalmente... ainda é leve... se estiver perdendo momentos bons... evitando estar com os outros... e prejudicando suas relações... é um alerta. A sindrome tem "volta". Se você aprender a analisar seus pensamentos, focar em pensamentos mais realistas/funcionais e mudar seu comportamento. Você pode aprender uma nova maneira de ser e agir... as assim.. viver melhor.
Ser professora em tempos de pandemia.Cuidar de 2 filhos pequenos, Whatsapp o dia todo, atividades do filho, bebê não para de chorar, durmo 4 hs por noite, minha bebê quer mamar a noite toda. Acordo todo dia cansada. Tem dia que gostaria de ficar sozinha o dia todo.
O pior é quando somos bem educados e gentis e as pessoas nos tratam como lixo e quando é chefe o cara tem que matar no peito ou então as pessoas começam a abusar da tua boa vontade, cara trabalhar com pessoas é mais difícil do que o próprio trabalho!
É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada.
o poblema e' mais vindo de familia aquilo que nao pode deixar , vida de viver em apartamentos, e com alguem que nao te apriceia ,e voce nao tem saida por idade ,ou falta de recursos financeiras, etc,,
Acho que estou com esse problema. Mas o pior de tudo é vc ter uma chefia que não se importa com seu bem estar . Pra mim hoje acordar para ir para o meu trabalho . Virou tortura.
É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada.
😍
Bom dia Meire! Vivo uma situação idêntica. Chefia negligente. Ambiente de trabalho estressante. Vou procurar ajuda urgente!
Meu PROBLEMA maior é o trabalho. Pior preciso dele
Estou assim
Sou professora e conversar sobre isso no trabalho é complicado. Ninguém vai levar a sério.
"Ah... todo mundo está cansado , você não é a única ".
Recentemente, a Síndrome de Burnout entrou para lista de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS). pebmed.com.br/sindrome-de-burnout-entra-na-lista-de-doencas-da-oms/ Se tiver sofrendo com isso, busque ajuda especializada. 👍 Realmente as pessoas têm dificuldade de perceber que o outro sofre também e até mais com algumas situações parecidas. Tente conversar com algum profissional.
E quando vc está desempregada e seu trabalho passa a ser doméstico. Como vc faz com Burnout por causa da sua casa? Pra onde vc vai? E quando vc precisa descansar e dormir para se recuperar, mas tem insônia?
Fato... Eu não tenho um pingo de confiança na minha supervisora, muito antiética.
Desde qdo me tornei mãe, entrei pro síndrome do esgotamento... e um trabalho muito difícil ... muito cansativo. A maior cobrança é nossa. Pra mim não estar existindo o descanso nunca
Acho que há maioria dos funcionários públicos da cidade onde estava trabalhando estava assim! Eu comecei há sentir falta de vontade de ir trabalhar e gostava de trabalhar,mas comecei perceber falta de motivação,esgotamento,era como sentisse obrigada há dizer sim para todas as tarefas impostas! Gostei de ouvi-lo,achei muito motivacional!
Há quase 5 anos tive isso. Sou jornalista e proprietária de uma gráfica na época. Fiquei doente, tomando 8 remédios por dia. O cardiologista foi taxativo: ou o trabalho ou a saúde.
Hj estou vivendo tudo de novo. Tentando mudar de profissão, sem conseguir. Vivo procrastinando...
Eu sou um aprendiz de desenhista, então em resumo eu trilho o que gosto. Porém pra aprender a desenhar demanda muito estudo, métodos e paciência, coisas que eu acredito que não faço muito bem. Ao olhar amigos, conhecidos ou desconhecidos que fazem tudo de uma forma muito mais superior ao que faço, eu entro em Pane com pensamentos "o que você faz não é nada", "vai demorar muito tempo até a melhora, você acha que ainda tem esse tempo?", "Suas tentativas são ridículas", "olha que lindo, parece uma criança brincando, seu lixo"; é simplesmente enlouquecedor.
Nesse ano eu consegui corrigir alguns mal hábitos que me atrasavam, então tive relativa melhora no meu desempenho no aprendizado, mas apesar disso sempre parece que não é suficiente ou que falta algo. Recentemente eu me senti esgotado "eu não faço tão pouco, porquê eu estou tão cansado?", Pensamentos de autodepreciação, surtos, cansaço, ansiedade, uma bateria de sentimentos e sensações enlouquecedoras. Então eu parei e respirei um pouco nos últimos dias e estou melhor, não foi a primeira vez, e acredito que também não será a última... Um amigo sugeriu que poderia ser Burnout, e vendo em retrospectiva esses três vídeos, talvez realmente seja.
Sempre eu pensei "você não se esforça nem 1/3 do que seus amigos se esforçam, então porquê já está indisposto a continuar?" Acho que no fim do dia eu realmente só não esteja muito apto ao que tô buscando, mas de qualquer eu vou continuar tentando, no sentido mais literal da palavra.
Se você está passando por essa tribulação, por favor se mantenha forte! Persista na sua melhora, pra tudo há esperança.
Muito bom o vídeo e, principalmente, muito boas as dicas! Parabéns e obrigado por compartilhar!
Estava sem entender o que está acontecendo comigo, agora ficou claro! Sentia uma Exaustão sem fim 😧😧 estresse inacabável. Tudo na minha vida virou de cabeça pra baixo, nem me reconheço mais 😥
É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada.
Faz um vídeo sobre a arte de rir!
Parabéns meu querido! Ajudou bastante. Deus te abençoe!
Obrigado, você é um excelente profissional!
Olá, obrigado por seu comentário e que bom saber que gostou... nos é de grande ajuda :)
Excelente! Descobri que estive assim no trabalho, hoje aposentada, me sinto assim em casa. Falta de colaboração, excesso de tarefas, cobranças....me sinto cansada o tempo todo... Preciso mudar isto! Vou "chutar o balde!". Obrigada!
Parabéns 👏
Você é fera!! Eu tive burnout e só estou conseguindo entender essa doença com suas explicação. Obrigada!!
Veja o canal "no limite do stress", de uma mulher e estudiosa que teve burnout.
MEU DEUS. SOFRI TANTOS ANOS TENTANDO CURAR UMA DEPRESSÃO INFINITA..... ACABO DE DESCOBRIR QUE TENHO A SÍNDROME DE BURNOUT. DOUTOR DIEGO FALCO DEUS QUE TE ABENÇOE IMENSAMENTE POR ESSES VÍDEOS QUE O SR. GRAVOU. FOI UM PRESENTE DE DEUS PARA MIM.
eu só tenho 20 anos e já estou passando por isso... me sinto tão esgotado mentalmente, tenho que trabalhar e estudar, faço faculdade, jovem aprendiz, faço coisas no trabalho que não estão no meu contrato, me sinto um merdinha diversas vezes por não conseguir ter foco nos meus objetivos, estou ficando doente constantemente, e eu não sei oq fazer. vou fazer meu máximo para mudar essa situação, eu não aguento mais viver assim.
Eu combato orando, pondo metas para cada dia. Foco em festas (ornamentação/artesanato).
Muito obrigada!!!! Estava sem esperança, mas com está série posso levar em sair desta.
Já estive assim em uma empresa, juntou os problemas de casa, me causando um estresse crônico, problemas de saúde, sedentarismo, desmaios repentinos, fiz uma bateria de exames, não era nada em relação as taxas de colesterol ou algo do tipo, era apenas os problemas interpessoais, o que eu fiz: separei da minha ex mulher que era um dos motivos, sair do emprego que tava, tirei um tempo pra cuidar de mim mesmo, depois disso, arrumei outro emprego, e hoje estou fazendo faculdade de administração, busque sempre cuidar da saúde de vocês...
Esse video é antigo, mas bem informativo, hoje, etamos em 2022, e desde janeiro essa doença foi regulamentada como "doença ocupacional" regida por leis trabalhista que entre outros direitos, da condiçoès de entrar com pedido à aposentadoria, nào sou da area juridica, mas a quem interresar, deve se atualisar, para saber dos seus direitos
Muito bom
É muito verdade tudo.
Suas dicas era exatamente o que eu estava precisando. Valeu! Muito obrigado e parabéns!
Perfeito 👏👏👏👏
Preciosas dicas! Parabéns e gratidão 👍🙏Ajudou muito com
sua competência e objetividade. Deus te abençoe .
Que dicas maravilhosas, amei!
Já fiz comentários em outros vídeos, temho vários sintomas de tudo q foi falando, durno 4 hs por dia ,,sem ânimo pra fazer o que gosta, temho vondade de passar o dia todo deitada ,aliás faço isso qd estou em casa .
Bom demais o seu vídeo, procurei um profissional para ver se realmente estou, porque os sintomas estão batendo e além de tudo, surgiu uma dor noturna e às vezes diurna nas pernas que nenhum médico ortopedista conseguiu achar a origem.
Olá, obrigado por seu comentário e que bom saber que gostou e que procurou uma ajuda profissional. É o primeiro passo para entender o que está acontecendo com você e buscar uma melhor qualidade de vida.
Muito obg meu amigo que DEUS te abençoe Muito
Para um policial militar como eu é quase impossível. Não tem como desligar do trabalho, temos que ficar atento o tempo todo 24hs por dia, escalas exaustivas com turnos noturnos e durante o dia, o sono fica super comprometido. Ou seja, é quase impossível não ter a síndrome nessa profissão.
To chocada to com isso
Por conta disso que estou estudando o canal do Primo Rico sobre investimentos, para não ter que lidar mais com isso.
Este video caiu do céu ..otimo parabéns 👏👏👏
Muito obrigado por seu comentário. É bom saber que temos pessoas que gostam de nosso conteúdo... :)
Obrigada
Meu nome é Marli dos Santos Oi Dr estou passando um estágio infernal em minha ando com uma dor de cabeça fora do comum eu estou me indenticado com tudo que você dr mensionou por favor me ajuda a sair desse posso se FUNDO muito grata pelas palavras sábias só gratidão 🙏👏😘😘
Eita brother... gostei!
Muito bom¡
Excelente!!!! Eu passei por isso e me recuperei pelo meu instinto, fiz tudo isso.
Muito obrigado por seu comentário. É bom saber que temos pessoas que gostam de nosso conteúdo... :)
excelente abordagem
Me identifiquei totalmente ....
Qual o material que você utiliza para falar sobre o assunto? Gostei dos seus vídeos.
Não fui diagnosticada,mas vendo os vídeos tenho Bernout...É com a agravante que tive AVC isquemico..já passeie com 7 neuro e nenhum sequer comentou talvez poderia ser Bernout
Estou com esse problema.
Tenho que trabalhar a noite, por que não dou conta de dia
Parabéns pelo trabalho e Muito Obrigado pelas dicas!
Que bom que nosso conteúdo te ajudou :)
Muito bom
Descobri agora que estou com essa síndrome
Já procurei psiquiatra, psicologias,uma terapeuta ocupacional com quem tive uma consulta me falou dessa síndrome
E é exatamente o que eu sinto.
Obgado
É algo muito ruim. Que bom saber que buscou ajuda, é um passo importante para que você consiga alcançar a melhora e uma melhor qualidade de vida
Já assistiu os vídeos do Dr. Lair Ribeiro, do dr.dayan Siebra, do Dr Alain Dutra? Vale apena assistir.
adorei seus vídeos, estou tentando seguir os ensinamentos, observando minhas atitudes, anotando comportamentos que tenho que corrigir.Irei ler seus vídeos várias vezes, principalmente o que ensina combater o Bornout.
Olá, obrigado por seu comentário e que bom saber que gostou... nos é de grande ajuda :)
Se sua dificuldades estiver trazendo muito sofrimento ou prejuízo em sua vida não deixe de buscar ajuda profissional. Seja particular ou pública.
Me encaixo em vários sintomas dessa síndrome muito obrigada 🌹
Obrigado. Era exatamente isso que eu precisava
Muito obrigado pelos vídeos!
Muito obrigado por seu comentário. É bom saber que temos pessoas que gostam de nosso conteúdo... :)
Parabéns!!!! Muito enriquecedor as dicas! Continue nos brindando com esse tipo de material
Muito obrigado por seu comentário. É bom saber que temos pessoas que gostam de nosso conteúdo... :)
bons vídeos.
Olá, obrigado por seu comentário e que bom saber que gostou... nos é de grande ajuda :)
Parabens!!!!
Vídeo top
Conteúdo excelente e de qualidade nos três vídeos! Muitos psicólogos não comentam sobre essa síndrome que acredito estar fortemente associada a depressão.
Olá, obrigado por seu comentário e que bom saber que gostou... nos é de grande ajuda :)
Ela está sendo bastante estudada e muitos compartilham desta ideia que possa estar relacionada à depressão.
Vc da consultas on line?
Que aula, parabéns pela clareza. Só não entendi uma coisa: Se eu estou com compulsão ao isolamento, como eu vou procurar pessoas para interagir, se isso me traz desconforto?
Parabens!! otimo video
👍🏻🤓
2021, fui diagnosticado com Burnout e outras coisas e to puto da vida porque agora n vou conseguir entregar meu trabalho porque tenho q dormir.
É isso. Tmj. Meu médico falou, tá falado. Crise de ansiedade aqui ao extremo nos primeiros dias de licença médica.
Espero que tenha uma ajuda psicológica.
@@terapiacognitivaonline to tendo muito carinho do marido e compreensão. Obrigada...
Estou com estes sintomas.... estou na metade de um mestrado,e tenho filhos pequenos, trabalho... sinto que estou totalmente esgotada...parece que me perdir de mim mesma.
No meu parece que o local em si que trás esses problemas, pouca gente para ser multi-tarefas.
Mesmo fora não da vontade de fazer nada pelo excesso de cansaço.
Obrigada foi muito esclarecedor gratidão
Muito bom!
Grata pelo conteúdo💕
👍🏻🤓
Ameiiiiii
Excelente video , parabens ! Otimas dicas que promovem saude e bem estar ! Obrigado
Olá, obrigado por seu comentário e que bom saber que gostou... nos é de grande ajuda :)
Ótimo vídeo! Muito esclarecedor! Obrigada por passar tais conhecimentos! Há alguns anos passei por uma fase muito intensa, com muita pressão e cobrança, principalmente, autocobrança. Acabei desenvolvendo a Síndrome de Burnout, que inicialmente, pensei que se tratasse puramente de uma depressão. Entretanto, isso me fez criar um bloqueio profissional (mais devido aos fatores interpessoais do que propriamente pela profissão, que eu gostava de exercer), acabei abandonando a área e indo trabalhar em algo completamente diferente, mas ainda assim gostaria de trabalhar melhor esse bloqueio para quem sabe voltar à antiga profissão. Você poderia, Diego, abordar em um próximo vídeo possíveis terapias ou ferramentas para amenizar os impactos dessa síndrome NO LONGO PRAZO, ou seja, os bloqueios que resultam dela mesmo APÓS a retirada dos fatores estressantes ou da mudança de ambiente?
(Obs.: no meu caso já se passaram 7 anos fora da minha profissão e ainda não consegui vencer o bloqueio profissional que desenvolvi).
Esse vídeo pode ser bacana: th-cam.com/video/JZ2CZ2LXymU/w-d-xo.html
@@terapiacognitivaonline Muito obrigada pelo retorno! Vou assistir com atenção!
É possível que a situação que está drenando sua energia e causando o Burnout, não tenha a ver com o trabalho mas sim com dívidas financeiras?
Gratidão pelo vídeo. Sensacional.
Como o burnout muitas vezes tem a ver com a falta de reconhecimento, de crescimento e valorização de seu trabalho, dívidas podem ser um fator pois podem demonstrar que sua receita está insuficiente e que precisaria ser melhor reconhecido ou aumentar o trabalho... que causa um esgotamento físico.
Eu era vestibulando
Agr as provas passaram, imaginei q iria melhorar os sintomas.. mas ainda tenho dores de cabeça frequentemente e muito estresse
Eu sofri assédio sexual no trabalho, e eu agora literalmente nem consigo sair de casa, quem dirá procurar ajuda... Eu não durmo faz dois dias e estou literalmente chorando de desespero...eu n consigo nem pensar em voltar a trabalhar e enfrentar ambientes parecidos....
Estou com o sintomas da síndrome mas falam depressão pois tenho pensamentos suicidas de vez enquando
Quando eu moro no trabalho. O que fazer?
Muito bom seu canal, assisti vários videos. Tenho uma sugestao, vc deve alternar as cores do fundo, isso estimula atenção e enfatiza a mensagem que está sendo transmitida. Escolhendo os tons adequados dá pra gerar até emoção nas entonações o que melhora a memorização. De resto teus videos estáo otimos, claros, bem explanados e curtos. Parabéns!!!
Obrigado pelo Feedback. Estamos sempre buscando melhorar nossa maneira de passar nosso conteúdo e todo comentário é válido.
Não suporto mais trabalhar como doméstica já faz dois anos e de um ano pra cá não tô suportando mais tem dia que choro até será que estou com essa síndrome?
Por favor abaixa a música de fundo.
Eu chego no trabalho e so faço marca presença pois não tenho animo mais so resistindo porque não quero perder meus direitos.
Olá, obrigado por seu comentário... sempre que estiver com a ideia de que há algo de errado em seu comportamento, pensamento ou emoção, é importante que se busque uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para que eles possam te dar um diagnóstico correto de sua dificuldade e te passarem o melhor tratamento possível.
Se na sua empresa tiver Psicólogo, pode ser um bom começo.
Acabei de assumir um cargo de gestor estou com medo de desenvolver burnout
Eu to z isso agora não consigo nem por a senha de rede no computador
São ótimos os vídeos, mas a música no fundo me atrapalha na concentração :(
Pior o coisa é vc sair de casa para trabalhar e não achar nada prazeroso!! Com certeza eu me enquadro nessa síndrome, vou procurar ajuda.
Boa tarde,gostei dos vídeos referente ao problema , e creio que estou com a síndrome, pois pedi conta de 09 anos de emprego mesmo após ter conseguido outro também pedi demissão, e estou cada vez mais chato em casa.
Devo procurar logo psicólogo?
Olá, obrigado por seu comentário... sempre que estiver com a ideia de que há algo de errado em seu comportamento, pensamento ou emoção, é importante que se busque uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para que eles possam te dar um diagnóstico correto de sua dificuldade e te passarem o melhor tratamento possível.
minha rotina, dormir depois da meia noite, acordar antes das 4h sem o despertador tocar, entrar no serviço às 7h, chegar em casa às 19h e estar acordada mesmo com sono e mesmo assim, não dormir....
Quando vc diz procurar um profissional vc se refere ao psicólogo? Existe algum tratamento mais assertivo? Porque tento fazer coisas que eu gosto pra relaxar mas não consigo, posso melhorar por um momento mas quando está perto do horário de ir trabalhar o stress todo volta, e já passou do normal até para os estressados que trabalham comigo. O que devo fazer?
+Sarah Angel Sim, quando digo ajuda profissional eu me refiro à um psicólogo ou psiquiatra. Um psicólogo da linha terapia cognitivo comportamental pode te ajudar com técnicas e habilidades para que você consiga lidar com seus problemas e pensamentos disfuncionais do dia a dia. Uma terapia psicanalítica não seria assertiva. O psiquiatra pode ajudar em casos mais graves com ajuda medicamentosa para que o corpo se acalme e assim a mente fique aberta ao trabalho da terapia. Como tudo o que acontece com você é baseado em suas próprias crenças, pensamentos e comportamentos... A ajuda tem de ser específica para você. Por isso, um profissional seria o ideal. Procure na sua cidade se há Psicólogos cognitivos. Se houver faculdade de psicologia em sua cidade você pode ver se há uma clínica escola gratuita ou se há terapeutas em seu convênio (caso tenha).
Uma ideia geral é tentar focar no aqui e agora para não se estressar com o trabalho antes do tempo... É algumas técnicas de meditação é mindfulness podem te ajudar.
🤗🤗🤗🤗
Tenho burnout (diagnosticado por três profissionais da área de saúde mental) e nenhum tratamento deu certo até o momento. Parece um estrago sem solução possível.
Trabalho a 10 anos em uma empresa que NUNCA me satisfez, me sinto esgotado. Sinto que poderia contribuir mais com a sociedade ( ser útil ) e agr estou exausto! O pior é q as contas ñ deixam de chegar, e la vou eu novamente encarar outro dia de Stress e insatisfação, n consigo produzir, ñ tenho nem interesse em produzir. Exausto.
É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada.
E aí td bem?
Meu Deus
Obrigada pelas dicas
Mas se eu reclamar vou para a rua, não tenho dinheiro para pagar um profissional, a única solução seria tudo acabar de uma vez. Já estou quase careca e os cabelos que estão nascendo são brancos e nem tenho 30 anos 😅
Acho que estou com a síndrome de burnout
Acredito, que bornalt não esta só relacionado ao trabalho, uma dona de casa super dedicada que é cobrada dentro do próprio lar...com alguém exigindo perfeição e VC se cobrando alem de suas forças, claro que vai virar bornalt, se num identificar logo uma TAG, é por ai...
Ser dona de casa é trabalho sim amiga.
@@a.revolucionaria então...eu vejo como um trabalho e sem folga, dizem que a medicina já está mudando muitos conceitos, e um desses é o que falamos, abraço!!
E o que significaria "buscar ajuda profissional" ? Quem ? Que tipo de profissional?
E se eu for o chefe? E estar sentindo alguns sintomas
Olá, obrigado por seu comentário... sempre que estiver com a ideia de que há algo de errado em seu comportamento, pensamento ou emoção, é importante que se busque uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para que eles possam te dar um diagnóstico correto de sua dificuldade e te passarem o melhor tratamento possível.
Meu trabalho é estressante. Trabalho em escola e as crianças de hj são desobedientes e agressivas. Isso acaba comigo. Não sinto vontade de nada. Só queria ficar em casa sozinha.
Olá, obrigado por seu comentário... sempre que estiver com a ideia de que há algo de errado em seu comportamento, pensamento ou emoção, é importante que se busque uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para que eles possam te dar um diagnóstico correto de sua dificuldade e te passarem o melhor tratamento possível.
Trabalho com escala a mais de um ano já com praticamente 1 folga semanal e em torno de 12h por dia, acredito estar esgotado e com essa sindrome, ando estressado, mal humorado e quase todas as caracteristicas, não há muito como equilibrar acredito, seria melhor sair do trab ou da pra contornar estando? Ps: não temos férias ou folgas em feriados pois também funciona o trabalho
É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada. No caso do Burnout, uma ajuda profissional seja pela empresa ou por fora pode servi r para responder a sua questão do melhor caminho tomar. Um trabalho de 12 horas diárias sem férias e feriados é exaustivo e pode ser muito prejudicial à saúde física e mental.
Se der para sair do seu trabalho, saia
Sempre que chega uma oportunidade de emprego, eu nao vou pq fico com sentimento de medo e preocupação. Isso poderia ser sinal de Bernout?
Já foi conversar com algum profissional de saúde mental para ver se não é um transtorno de ansiedade?
@@terapiacognitivaonline nao conversei, cheguei a ir mais no dia fiquei com vergonha de falar. Acabei omitindo alguns fatos!
A mudança depende de mim? Oi? É por conta de falas como estas q tantas empresas sobrecarregam seus funcionários e ainda dizem q a culpa é deles por estarem doentes.
muito bom seu vídeo! ótima iniciativa postar vídeos sobre esse problema, descobri hj que tenho esse problema e já estou num gral muito avançado, pois já tenho sofrido desse problema a uns 4 anos! vc poderia me indicar algum livro sobre esse assunto!?
Que bom que gostou do vídeo e que ele pôde te ajudar. Literatura focada na Sindrome de Burnout não conheço, há vários artigos e textos em sites de psicologia e também artigos científicos sobre o assunto. No brasil há o site www.estresse.com.br desenvolvido pelo IPCS (Instituto de Psicologia e Controle do Estresse) da Psicóloga Marilda Lipp que é Terapeuta Cognitiva Comportamental e que tem diversos trabalhos, cursos e projetos para lidar com o Estresse. O estresse leva ao Burnout então pode ser algo muito válido para você.
Falco & Ricci Qualidade de vida - Clínica de Psicologia muito obrigado! tenho certeza que isso me ajudará muito! sou pastor, gestor de 3 empresas e curso engenharia! imagina como estou!!!!! Muito obrigado
Acho que todos no fundo sabem que precisam mudar e que as propostas ditas são os concelhos ditos são ps mais indicados. pelo menos imaginava estes pra mim, Mas é sempre bom ouvirmos de especialistas. Nossa cabeça é muito complicada e sorte daqueles que conseguem se auto analisar ao ponto de iniciar um tratamento pelo seu próprio bem. Pelo que entendi a cura está em mudança de hábitos. e torcer pra no meio do caminho nao ter desenvolvido algum problema de saude decorrente da situaçao. Mas fiquei com uma dúvida... Como sindrome desenvolvida ela vira um disturbio e isso não tem volta?
NO MEU CASO, PERCEBO QUE O MEDO DISSO VIRAR ALGO PERMANENTE É REAL, A TODO MOMENTO ME VEJO EM ALERTA E POUCO PRODUTIVA, POUCA COISA ME TIRA A PACIENCIA, POR ISSO ME VIGIO PRA NAO MACHUCAR NINGUEM E MESMO SEM VONTADE, ME ENFRENTO E SAIU, MAS AS VEZES NAO CONSIGO E EXPLODO.
DEVIDO A MAIS UNS DESAFIOS, QUE NÃO TENHO COMO DEIXAR DE LADO, ESTOU COM INSONIA, DURMO POUCO, BRIGO AS VEZES, DORES NO CORPO,,,,
Mao quero nehuma nova doença pra mim nem essa sindrome. Então como saber em que nível estou? Tenho receio de numa recaida dessas, crise, eu nao saia. ...
Para saber o nível... temos de analisar qual prejuízo na sua vida. Se estiver vivendo a vida normalmente... ainda é leve... se estiver perdendo momentos bons... evitando estar com os outros... e prejudicando suas relações... é um alerta. A sindrome tem "volta". Se você aprender a analisar seus pensamentos, focar em pensamentos mais realistas/funcionais e mudar seu comportamento. Você pode aprender uma nova maneira de ser e agir... as assim.. viver melhor.
Ser professora em tempos de pandemia.Cuidar de 2 filhos pequenos, Whatsapp o dia todo, atividades do filho, bebê não para de chorar, durmo 4 hs por noite, minha bebê quer mamar a noite toda. Acordo todo dia cansada. Tem dia que gostaria de ficar sozinha o dia todo.
O pior é quando somos bem educados e gentis e as pessoas nos tratam como lixo e quando é chefe o cara tem que matar no peito ou então as pessoas começam a abusar da tua boa vontade, cara trabalhar com pessoas é mais difícil do que o próprio trabalho!
É algo realmente muito ruim. É importante saber que sempre há soluções para melhorar o transtorno e obter uma melhor qualidade de vida. A ajuda profissional é sempre a melhor indicação em casos de prejuízos significativos. E em caso de prejuízos menores é também uma grande aliada.
o poblema e' mais vindo de familia aquilo que nao pode deixar , vida de viver em apartamentos, e com alguem que nao te apriceia ,e voce nao tem saida por idade ,ou falta de recursos financeiras, etc,,
Quem trabalha com logística praticamente vive a beira do Burnout. Ironia é trabalhar ao lado do RH e ninguém perceber
Espero que o conteúdo do vídeo de ajude ;)