Os que eu assisto recomendam dormir as 21h e acordar às 5h… e é uma delícia de fato. Porém, depende da realidade de cada um e o que é melhor para o momento de cada um. Se a pessoa dormi as 2h impossível acordar às 5h e passar bem.
Estou numa incansavel maratona dos vídeos da Dra. Ana Beatriz. Gostaria de passar por uma consulta com ela. Poderia até não resolver meus problemas de depressão e síndrome do pânico, mas queria ter o diagnóstico dela.
Eu percebi que estava na hora de sair do meu trabalho (no caso, estágio) e arrumar outra coisa quando passei a ter pensamentos e desejos suicidas. Quem lê assim não imagina, mas eu deixei de ter vida pessoal, deixei de ter lazer, deixei de ter paz... Momentos de desconexão do serviço eram inexistentes, e eu passei a desenvolver gatilhos e fobias surreais. Hoje eu entendo que nada vale nossa saúde mental e paz.
Sou professor de uma faculdade de medicina. Trabalho exaustivamente todos os dias, inclusive aos feriados e finais de semana. Mas, felizmente, sou apaixonado pelo que faço. Vejo que os meus colegas estão muito mais prejudicados pelo volume de trabalho que eu e posso dizer que se deve, em grande parte, por coisas que eu mantenho numa disciplina estrita: 1. sono de qualidade (ainda que pouco) 2. prática espiritual diária 3. alimentação saudável 4. análise 5. um mínimo de exercícios físicos. Recomendo pra todos.
Dra. Ana Beatriz, estou feliz com sua menção aos professores. Sou professora e a realidade está mesmo desumana. Não se pode contar sequer com a equipe gestora da escola. A família "inexiste", a remuneração é tão vergonhosa que não conseguimos fazer outro curso. Sonho em estudar e sair desse fundo de poço onde me coloquei. Não escolhi essa profissão, embora a admire. Foi o que pude fazer. Gostaria que você fizesse um programa exclusivamente sobre como os professores podem se blindar emocionalmente. Sinto demais por vários colegas meus que AMAM o que fazem e sofrem dobrado em decorrência da desvalorização e do assustador desrespeito discente. Precisamos de VOZ na sociedade, na mídia, enfim, precisamos de alguém que fale com propriedade sobre nós. Que seja você, admiravelmente competente. Obrigada por seus vídeos esclarecedores. Saúde e paz, Dra!
Eu já tive essa síndrome, é desesperadora. Hoje dou aula em "apenas" um período e não está fácil não. O burnout te incapacita de várias maneiras, e o que te deixa doente é seu trabalho, sua carreira, aquilo que te sustenta, ou seja, parar completamente também não é simples e fácil.
@@danyellediniz e esse fato nos deixa pior ainda, algo que que deveria ser simples de resolver se torna um dilema de sofrimento, como chutar o pau da barraca 🤦 com tantas questões envolvidas
Passei por issso em 2016, sentia dores pelo corpo, falta de ar, tremores, sensacao de sufocamento, até o teto da casa me sufocava, fiquei sem memoria para nada... larguei tudo, a confecção da qual eu era sócia, o casamento, tudo literalmente pq nao conseguia suportar nem as pessoas... e fui morar no sitio dos meus pais numa casinha simples q servia de depósito (q hoje ta renovada e muito charmosa) levei um tempo sem rumo, demorei a voltar a me conectar comigo mesma, enfrentei varios problemas, fiz terapia, comecei a praticar o estoicismo e a me conectar com a natuteza, com os animais, adotei gatos, voltei a tocar e a cantar, a estudar linguas e hoje vivo com simplicidade mas em PAZ 🙏
Como conseguiu se bancar ao largar tudo? Estou completamente esgotada e nao suporto mais nada. Entretanto por mais que necessite largar tudo, tenho receio de passar necessidades.
Sou servidora pública e só de pensar no meu trabalho sinto enjoo e tontura. Tenho vontade de morrer pq não vejo saída pra me sustentar de outra forma. Vendo os comentários percebo que vários outros profissionais se sentem assim. Acho que não é uma questão de profissão só … parece que estamos todos muito oprimidos por esse sistema…
Estou sentindo as mesmas coisas que você Michelle!! Só de pensar em ir para o trabalho, me dá um desespero, vontade de chorar, ânsia, dor de barriga... e horrível!! E não é pelo trabalho e sim pelo ambiente em que estou 😢
Eu tive burnout em 2021. Sou biomédica e trabalho na rede pública. Em 2021 eu era RT do laboratório de uma ubs, eu estava sobrecarregada, cheguei a trabalhar de segunda à segunda, por volta de 8 à 12 horas por dia, com pouco suporte e tentando entregar o meu melhor, achei que ia chegar ao ponto de desistir de tudo. Quando eu senti que estava no meu limite, que eu chegava na porta do trabalho querendo voltar pra casa, minha respiração acelerava e eu começava a tremer, eu decidi que era hora de procurar meu psiquiatra (já tomava remédio pra ansiedade). Quando ele deu meu laudo e falou que eu precisava ser afastada, e recomendou minha transferência para um local de trabalho mais adequado, eu comecei a chorar, parecia que ele estava dando minha liberdade.
Sou assistente social estou afastada com essa doença e nao pretendo voltsr nunca mais tb. Quando alguém me pergunta se irei voltar me dà até dor de barriga.
Acrescente enfermagem e outros profissionais da saúde!! É extenuante lidar com a doença unida aos problemas socioeconômicos da maior parte da população, principalmente na saúde pública e na área privada o excesso de horas imposto à estes profissionais! Adoro este canal , ouço sempre! Por isso meu pedido!! Obrigada 😍
Justo, Katia. Sou farmacêutica e trabalho em farmácia comercial. A gente sofre assédio moral por gerentes, perseguição de colegas de profissão (o que pesou muito por quase 2 anos), trabalhando na madrugada e com muita sobrecarga, desvio de função, além de assédio sexual. É muito difícil lidar com essa doença. Estou afastada temporariamente. Infelizmente, se pudesse não voltaria mais pra aquele ambiente, mas a necessidade do trabalho nos força, as vezes, pela dificuldade de conseguir em prego. É difícil explicar o que sentimos, lidar com invalidações, que só quem passa entende. Medo, perda de sono e de memória, acordar a noite com sentimentos de que há alguém te perseguindo, sonhar com pessoas e momentos que foram altamente desumano e doloroso. Sigo me tratando e peço orientação a Deus pro meu futuro. Que consigamos vencer e nos reencontramos com quem fomos novamente! 🙏🏽
A enfermagem sofre tanto qto os médicos e bombeiros! Os enfermeiros são a linha de frente dos atendimentos hospitalares ! Tive Bournout, mas esse nome não era conhecido, apenas stress... e foi a terapia que me ajudou a sair dessa!
Também achei bem injusto ela falar apenas dos médicos. O correto seria falar de profissionais da área da saúde, principalmente os que trabalham em hospitais e ambulâncias.
Trabalhei por anos como vendedora o quanto que eu fui humilhada na frente dos clientes, menosprezada, chingagada ninguém tem noção, nós sofremos muito também e até hoje tenho ainda as sequelas desses trabalhos principalmente um que passei anos lá e foi o pior da minha vida.
Sou professora aposentada devido ao bullying que os alunos faziam por eu gostar de gatos. Cheguei a fugir da sala de aula, caí em depressão, síndrome do pânico e que acabou desencadeando vários Cid's. Literalmente, enlouqueci. Sinto pânico de escola.
Que pena Helenize, adoraria ter uma professora que gosta de gatos, não dá para entender esses alunos dos dias atuais, é tão bom poder depositar carinho em um animalzinho que gosta de ser o receptor desse ato de amor.
Dra Ana, poucos psiquiatras têm uma visão holística como a sua. Obrigada por esse exemplo, sou estudante de medicina e espero ser tão boa médica como a senhora é!
O bornout dá sinais. Desde o começo do ano meu corpo vem se manifestando, enxaqueca frequente, sempre doente, irritabilidade com meu marido, choro engasgado, falta de ar, aumento mais que significativo de pressão. Todos os sintomas que venho ignorando, engolindo e seguindo. Porque ''amanhã tenho que trabalhar. '' Faz menos de uma semana que meu corpo entrou em colapso, foi uma suspeita de infarto. Me levaram as pressas do trabalho direto para o pronto socorro, eu não tinha controle sob o meu corpo, a pequena linha de raciocínio que tive foi a convicção de que iria morrer. Mas eu sobrevivi e agora me encontro em buraco vazio, onde me deparo com pânico, dor e uma sensação de que minha alma foi tirada do meu corpo. De tanto me colocar em segundo lugar, agora meu corpo e minha mente imploram pelo cuidado Hoje mais que ontem e menos que amanhã, sou uma sobrevivente.
Estamos aqui, na mesma situação meu corpo começou a dá sinais em 2020 por ai e eu negligênciei todos, cheguei no nível mais alto, tive princípio de AVC, sintomas da pele dermatite corpo cheio de manchas e resolvi parar de tudo, pedir desligamento e no outro dia todas as manchas sumiram. Antes de sair de vez da CLT passei por 5 empresas em 2 anos tentando encontrar uma saída depois da empresa que fiquei 9 anos e adoece. Agora estou parada, em casa vai fazer 1 mês e agr estou me organizando pra treinar, fazer pilates, caminhada, não está sendo fácil, mas estou confiando em Deus que tudo vai melhorar. Sonho em um dia voltar a trabalhar
Gostaria de compartilhar meu caso. Sou engenheira agrônoma e trabalhei por alguns anos em uma multinacional ganhando extremamente bem, sendo muito jovem. Fui diagnosticada com a síndrome e afastada do trabalho por 1 ano, eu tinha pavor das atividades e das pessoas, sentia muitas dores nas costas, estresse, irritabilidade, dores no estômago, cansaço, fadiga, insatisfação. Por mais que as coisas andavam bem, tive promoções e tudo era como um sonho, mas nada me satisfazia. Hoje através do auto conhecimento percebi que eu trabalhava por dinheiro e não por amor, não só eu mas muitas pessoas não estão cumprindo seu propósito, que é fazer o que você nasceu pra ser, aquilo que realmente faz parte da sua essência e ser aquilo que você é por natureza. Foi um choque, porque eu não me conhecia, vivia na ilusão de ser aquilo que a sociedade impõe. Hoje ainda continuo na processo e jamais voltarei a trabalhar com algo que suga toda minha energia e me machuque. Eu nasci pra ser livre e desejo que as pessoas se encontrem de verdade e ache aquilo que sua alma tanto anseia. O trabalho é muito mais que seu ganha pão, tem a ver com aquilo que você veio servir na terra, quando não estamos no caminho certo nos sentimos desconectados e vazios. O surto vem do limite, do não pertencimento, entendimento, para que começamos a questionar, cair pra dentro de nós na busca de saber quem realmente somos e o que queremos. Perceba as pessoas que fazem o que ama, elas ficam cansadas mas não exaustas, sempre estão inspiradas, criativas e abundante, é isso que Deus quer de nós, a vida não é uma luta, é uma dádiva, mas nem todos tem discernimento, estamos perdidos colocando culpa nos outros, procurando respostas em coisas, pessoas, mas toda resposta está dentro de nós.
E como você se encontra hoje? Passei 2021 trabalhando 24/07, por dinheiro. Nunca passei tão mal na minha vida; mas como a mente nos mente sagaz, pensei, a princípio, ser por conhecimento. Enfim, passei por tudo que você passou, e um tanto perdido, ainda, em busca de mim e de Deus.
Compreendo bem você. Eu trabalho com algo que é um sonho pra muita gente, tem um status e reconhecimento incrível na sociedade, mas não me satisfaz... Infelizmente preciso de dinheiro para o sustento da minha família e não sei qual o meu propósito. Não sei o que me realiza profissionalmente...
Verdade! Sou médico, 61 anos mas procurando aposento, seja como for. Não aguento mais. Meus nervos em frangalhos e pela primeira vez ouvi alguém fazer associação entre o burnout e manifestações na pele (como as que desenvolvi).
Eu quase enlouqueci e só agora descobri que todos os sintomas que senti estão associados à essa síndrome. Meu Deus, me sentia horrível, incompetente, exausta, prestes à explodir, choro constante, fragilidade à flor da pele. É simplesmente terrível!😭😭
estou passando por isso, amanhã começa minha semana de trabalho e estou aqui com crise de ansiedade 😔 só de pensar que tenho que ir pra aquele lugar trabalhar.
Tenho 28 anos e sou técnica de enfermagem, estou afastada a 6 meses pela síndrome , chegou em um desgaste absurdo no meu psicológico, meu estado físico tendo a fibromialgia atacada constantemente, taquicardia, tonturas, náuseas e diarréias, vivendo em PA, chegou um dia que acordei em crise de ansiedade chorando , e afastei primeiro 10 dias , fiquei estável, no dia de voltar tive outra crise e minha psiquiatra me afastou, agora estou bem , não consigo nem passar pelo bairro onde fica a clínica que passo mal ,não consigo mais voltar pra lá ,minhas medições aumentaram, hoje faço acunputura pra dor ,mas me sinto muito melhor.
Só consegui voltar a trabalhar em outro ambiente de trabalho e realizando outra função dentro das minhas atribuições... meu psiquiatra precisou listar o que eu podia e o que eu não podia fazer... fui readaptada na Área Administrativa... Contente e inteira... nunca mais fui no trabalho... mas consegui retomar a vida com terapia e seguindo a sugestão da psicologa... voltei a estudar e sonhar com outros propósitos... sonho com uma transição de carreira e suporto o que consigo fazer como uma fase que preciso passar... Se cuida... faça terapia e não desista... viva esse período como uma fase que vai passar... vc vai superar🙌
Trabalho 8h por dia, sem férias há 3 anos e faço faculdade no período noturno, totalizando 12 horas de estresse todos os dias. Hoje recebi um alerta sobre um possível início de burnout. De fato, você deixa de ser a sua própria prioridade, e absolutamente perde a graça. A vida se torna totalmente mecânica, previsível e entediante.
Sou da área da saúde enfermagem. O mais difícil no trabalho hoje em dia é os gestores ter uma mentalidade que o profissional não tem vida saindo do trabalho. Dia de folga recebendo mensagem do trabalho, férias eles enviando curso para ser feito. Madrugada ligando p comunicar algo. A mente trabalha além do horário.
Vou entregar currículo em mercado porque sempre emprega, vou ciente de que a maiora detesta e desenvolvem ansiedade e pânico, quando fui fazer compras uma moça me disse que estava exusta e disse que aquilo não era vida. Porém, para quem não tem muita opção, ou é isso ou passa necessidade.
Fui policial e professor na rede pública e ainda fazia segurança privada para complementar o orçamento, hj após aposentar carrego as sequelas do stress
Eu adquiri isso infelizmente no ambiente de trabalho.... Não tem cura, hj troquei de profissão e prático esporte (vôlei, futebol e patinação) costuro roupas à mão... Tratamento pro resto da vida. Melhoras pra vc!!!!
Precisamos verificar se donas de casa também poderiam passar por esse transtorno de burnout, porque eu, por exemplo, me estresse cada vez mais com os deveres de casa. Não tenho ganhos, não sou reconhecida e no fim das contas não tenho mais vontade de trabalhar e começo a procrastinar.
O telemarketing estressa MUITO também. São 6 horas por dia, mas de puro estresse. Várias situações nas ligações, cliente descontando a raiva no atendente, e a gente sem poder falar nada, engolindo tudo em silêncio. Sem contar a sobrecarga e, na maioria das vezes, a pressão excessiva que vai desgastando cada vez mais. Muitos atendentes de telemarketing tem o psicológico super ferrado, por passar por situações e ter que ficar calado pra não perder o emprego.
Sou apaixonada por essa mulher, o jeito que ela fala, sua didática, todo seu conhecimento, seus vídeos são de um conteúdo espetacular. Burnout na enfermagem será meu tema de TCC.
Ótimo falar em saúde /Médico. Vamos lembrar dos Enfermeiros porque eles dão assistência direta aos pacientes ... Entre a interação médico/paciente há o Enfermeiro ou Técnico em Enfermagem .
Fui diagnosticada aos 13 anos, já em colapso trabalhando, estudando e preocupada com o futuro, mas para a Glória de Deus, entendi o que diz na palavra: Mateus 6:26-27 "Olhem os passarinhos: não se preocupam com o alimento, não precisam de semear, nem de colher ou de armazenar comida, pois o vosso Pai celestial é quem os sustenta. E, para ele, vocês têm muito mais valor do que os passarinhos. 27 As vossas preocupações poderão porventura acrescentar um só momento ao tempo da vossa vida?" O Trabalho é sim importante, mas depender de Jesus, que fez tudo por mim é mais ainda, e é isso que me livra dos males deste século. Jesus❤
Certamente tive burnout e infelizmente ninguém me alertou ❗ Fui mandada embora (após quase 21 anos lecionando hora/aula, em um colégio particular) e o mais incrível é que qdo fui assinar meu exame demissional a médica (contratada do colégio) ficou pasma com tudo que havia ocorrido em minha saúde: pressão alta, pré-diabetes, cortisol descontrolado, alergia sem descobrir a causa (contei que chegaram a diagnosticar que podia ser por contato com papel, mas descartaram porque eu manipulava papéis com as duas mãos); tbm notaram que tinha meses que desaparecia e em outros piorava❗ A médica ao ouvir meus relatos ainda indagou: - "?!? Tudo isso você obteve nestes anos de profissão?" Mesmo eu respondendo positivamente, ela me liberou 'numa boa' 🤷🏼♀️ Anos mais tarde entendi e fiquei chocada com tanta hipocrisia🥺 Isso foi no final de 2014 e me recordei de como sempre fui uma profissional de "vestir a camiseta da empresa" e ser demasiadamente elogiada por exposições e peças teatrais que montava... Às vezes achava que eram "bajulações" e me sentia desconfortável, mas tbm tinha consciência do meu trabalho feito com tanto amor e dedicação...🥰 🎨🖌️🎭 Hj em dia, o trauma ficou: Tenho pânico de elogios❗🤦🏻♀️‼️ Em 2016 um susto: Paralisia de Bell 🤪 por estresse acumulado‼️ E qdo pensei em entrar na justiça para rever meus direitos tomados por 'Homens de má fé', já era tarde demais❗🤷🏼♀️❗Não havia mais como recorrer (dois anos já haviam se passado...) E aí ?!? O jeito foi chorar muuuuito... 😭😭😭 Aí surgiu início de depressão, ansiedade em querer voltar a sorrir e desgaste emocional. Voltei a trabalhar em 2021 e veio a pandemia... Muitos ajustes aos novos protocolos e aprendizado sofrido tbm😮💨 Hj em dia me sinto melhor, mas não tem como não sentir a soma de ter sido tão inocente, besta e não ter pensado em mim. Meu ALERTA FICA 👉🏻ATENÇÃO AO SEU CORPO, POIS ELE FALA e devemos ESTAR ATENTOS A SUA PRONÚNCIA! Mantenha um olhar mais atento a você😍 A profissão é tudo que vc ama e te inspira? CUIDADO❗ E qto a empresa?!? R.: Qdo puder te troca por trabalhadores "mais novinhos" e que aceitem um salário menor. É a vida... E isto ouvi (abertamente) de um dos advogados do meu sindicato. TRISTE. MUITO TRISTE 😔 Mas sei que tem UM lá do alto céu 🙌🏻 que olha e tudo vê... A DEUS NINGUÉM ENGANA!! Já a lei da semeadura não tem como não vivenciar...😉
Li seu relato e sei exatamente como é. Ao adoecer, não valemos nada. Ficamos invisíveis. Uma das coisas mais difíceis do adoecimento é a solidão. Adoecer é um processo muito solitário, repleto de julgamentos e preconceitos. 😢
Forte seu testemunho ...forca e fe ...nao desista ....eu sou professora de faculdade instituicao privada...vi o tanto que os donos aproveita dos professores ...injusto ....gracas a deus que deus esta abrindo outras portas
Sou professora da disciplina de Arte. Faz 7 anos que deixei de dar aulas, para poder tratar minha saúde, exaustão e insônia, cansaço e irritação. Juntou sindrome do pânico com depressão maior e vários outros efeitos colaterais dessa vida infernal de professor.
Trabalho em um açougue, numa cidade meio do interior, e, além de estar constantemente executando dezenas de tarefas diferentes, a falta de educação/empatia de muitos colegas + jeito grosseiro de muitos clientes tem me deixado traumatizado. Eu já chego no trabalho pensando que vão me torturar, me xingar... é horrível
Eu passo por isso todo dia mas é em casa de família, ontem cheguei com eles e dei o aviso prévio de que só ficarei até mês que vem que faço ano lá e pretendo não voltar a trabalhar em casa de família, eu irei me cuidar .
Oi. EU sofro disso tb. E dissociacao. Traumas que acarrentam extrema ansiedade que geram despersonalizacao, panico...'saida do corpo'... Ja fiz decadas de terapias. Um verdadeiro fracasso. Hoje tomo sempre remedio para controlar a ansiedade e dai organizar melhor os pensamentos. Muito frustante . Mas cheguei a conclusao que nao ha no mercado profissionais dessa area capazes ou preparados para ajudar esse tipo de problema. Nao ha mesmo. A grande maioria nao tem a menor consciencia ou conhecimento desse problema. Ha muito canalhas, incompetentes e narcisista Nessa area. Cuidado. Abracos.
Burnout.... passei por crises forte disso e o diagnóstico foi depressão, tive irritações na peles, região dos braços e mãos, tonturas, aumento de pressão arterial etc. E realmente, tudo devido ao trabalho.
PERFEITO dra.Ana os políticos e poderes coadjuvante impõe estrutura desonestas de trabalhos pra Aquele que faria de fato a diferença com suas ações e relações de trabalho. Gostaria de chamar atenção que ninguém lembra das condições de trabalho da Assistente Social que normalmente ficam com as piores condições ambientais pra exercer suas funções em locais público principalmente e é um trabalho onde a Profissional investe mto pois pra assistir outros de QQ natureza tem que ter vários e mto entendimento de tdo um pouco pra auxiliar uma pessoa com a maior empatia do mundo que faz parte da profissão pois se assemelha a prática do bombeiro e pronto socorro com um pouco mais de restrição.
Nossa doutora, mesmo como tutora EAD eu sofri de Burnout! Foi um inferno, eu trabalhava na faculdade e a noite eu sonhava que estava trabalhando e era muito difícil com a faculdade, por eu exercer coisas que não era do meu trabalho! Meu psiquiatra foi maravilhoso!
Sou médica Veterinária e fui diagnosticada com depressão maior, tratei e voltei ao trabalho. De lá pra cá, 6 anos se passaram e tive 4 diagnósticos de Burnout. Infelizmente, pelo cansaço extremo da doença não consigo render em estudos para passar nos muitos concursos que presto para enfim sair da área de clínica médica. Enquanto resta um pouco de fôlego e fé em Jesus e Maria, me medico e continuo até a próxima crise. Não posso pensar onde isso tudo me levará!
Eu sofri burnout, é horrível. Por conta da doença,minha imunidade baixou e eu tive, simultaneamente, sinusite fortíssima, gastrite, enxaqueca, febre, insônia, depressão, e ATM. A ATM me faz sofrer até Hj, vivo com dor,mesmo fazendo acupuntura. Mas, graças a Deus, não tenho mais burnout, porque sai do emprego tóxico em que trabalhava.
Ana Beatriz, bom dia. Penso que vc não imagina qto bem faz vc à humanidade, pois seu trabalho é tão importante que vai além da sua imaginação . Admiro seu trabalho , vejo e reflito todos os dias sobre os mesmos, o que tem me ajudado muito. Já pensou escrever sua própria história? Acredito que seja muito interessante, exemplo de superação e vitórias. Nesta quarentena descobri vc. Vou comprar todos os seus livros. Felicidades.
Meu marido é muitos colegas de trabalho da área de saúde, estão nitidamente esgotados! Muito respeito aos técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos que enfrentam a pandemia e agora as sequelas dessa loucura q foi esse confinamento! ( infelizmente meu marido não aceita ajuda)! Ela estava trabalhando 24hs sem parar, infelizmente apresentou um esgotamento q precisa ser tratada. Obrigada dra.Ana por nos trazer a luz tantas dúvidas 😉
Sou professora há 8 anos e já faz 3 anos que não estou mais suportando. Vontade de sumir do país. Já pesquise muito e tenho todos os sintomas, peguei trauma de reuniões passo até mal. Trauma do ambiente escolar, não suporto entrar na escola. Sinto palpitações só de pensar no ano que vem na volta às aulas. Estou desesperada para cair fora.
Estou há 22 anos em sala, esse ano o copo encheu, tenho crises de ansiedade, principalmente na escola, não tô tolerando, não consigo fazer as coisas e em mesmo participar do coc, não estou suportando o ambiente. Há quase 4 meses tomando medicação e nada.
va ao psiquiatra e peça isenção de sala de aula...vc pode ir pra outro setores da escola..no administrativo ou mesmo biblioteca...eu ja estou desde 2020..fui pra supervisao e gestao escolar adjunta (não recomendo, a minha gestora me sobrecarregava horrivelmente), hj to no administrativo em outra instituição escolar..to no CÉU!!!!!!!
Já tive síndrome do Pânico, melhorei e agora estou sentindo todos os sintomas q ela falou no vídeo, sou empresária e trabalho muito há 10 anos sem tirar férias, só pequenos descansos.. Tenho vontade de pegar o carro e pegar a estrada e seguir sem rumo...viajando. Só de pensar em acordar amanhã e trabalhar já me estressa! Saio da loja e não tenho vontade de voltar.
Por favor, não se esqueçam dos enfermeiros!! Profissionais que ficam na linha de frente, o tempo inteiro resolvendo conflitos!!Ótimo vídeo, como sempre! Sou fiel seguidora!!
Exatamente assim a fala em relação aos Professores. Agora, fazer algumas pessoas entenderem essa realidade desse profissional é difícil pq em geral acham que professor tem duas férias no ano,então não deve ter estresse. Já ouvi tanto isso! Gratidão!!
Super interessante. Eu trabalhava no comércio (loja de aluguel de roupas para eventos) não era nehuma área citada na entrevista mas eu ficava muito sobrecarregada, em ter que fazer o impossível, ficava estressada, com as atividades em excesso ,sofri muito com exaqueca com aura em momentos do estresse no pico , muitas das vezes ia embora do trabalho me dava uma loucura pegava minhas coisas e ia embora. Tudo me irritava ,fica muito doente , passei ater repulsão do trabalho, em outras atividades é como que eu tivesse um prazo de validade pois eu enjoo da atividade, da coisa que estou fazendo e até de pessoas. Fiquei uns 7 anos na área, e quando casei resolvi parar de trabalhar fora e hoje trabalho na área artesanal que me dá muito prazer . Hoje em dia tenho dificuldade nas atividades pois penso de forma muito acelerada .
Dra.. Ana Beatriz, gratidão por esse vídeo! A senhora descreveu exatamente o que venho passando há 10 anos. Trabalho na área da saúde, setor administrativo há 13 anos. Há 10 anos na marcação de consultas e com muito excesso de trabalho e de cobrança. Venho pedindo a divisão de trabalho há muito tempo e somente na semana passada foi feita essa divisão mais justa. Porém, o meu corpo que já estava exposto há muitos anos a tudo isso, sem uma válvula de escape, sentiu o resultado no dia 07/06/2021. Quase desmaiei no serviço. Tinha muita irritabilidade, tive diarreia e vômito e quando fui trabalhar no dia 07/06/2021, senti um mal estar, vista turva, vômito, sudorese, fraqueza e a minha pressão arterial abaixou muito. Fiquei 5 dias de atestado e pude perceber que tudo foi devido à exposição ao excesso de trabalho, devido também à demora em solucionar o problema por parte da gestão, e por não ter descanso entre uma tarefa e outra e fatores estressores juntamente.
Fascinante e muito esclarecedor ! Vivendo e oscilando entre Bournout, Depressão e o perfeccionismo o TDAH, antes tarde do que nunca, aprendendo e conhecendo, aprendendo a viver e parar de perder tempo e viver mais sem se desgastar mais com os transtornos mentais tão presente na nossa sociedade dos tempos modernos !
Kkk apesar do médico brasileiro formados até os anos 90 serem dos melhores do mundo, é triste a realidade brasileira onde, por um lado a população em geral enxerga o médico como um curandeiro mágico que vai fazer uma magia e curar sem a necessidade de remédios, aparatos e infraestrutura minima necessário para o exercício profissional, por outro lado temos essa realidade oculta, escondida pelas mídias televisivas principalmente e corruptas, vendidas aos bandidos politicos corruptos, que não divulgam a realidade que as verbas destinadas para a saúde pública são desviadas e não chega aos atendimentos nos hospitais e ao público pobre e necessitado !!!
Bia ,bom dia ! Estou tão cansada ,irritada ,cuido de a mãe com alzheimer e com um filho com transtorno esquisotipico! Tenho dores no corpo e muita tristeza,acordo durante a madrugada e não durmo mais dou conta da minha casa ,mais ainda com essa pandemia! Estou com a mente exausta!
Eu tive. Demorei anos pra achar um médico que diagnosticasse. Há mto DESPREPARO dos médicos.Tinha tonturas, taquicardia, sudorese, insônia, me tratei! Detesto, detesto e detestooooo esse tal de "amigo" secreto. Obg Dra!
No Brasil a maioria faz medicina por status social e por dinheiro! Por isso temos tantos progissionais merdas por aí. E por isso a falta de capacidade e competrncia pra diagnosticar o paciente. Que além de estar sofrendo com o problema, ainda tem que ficar igual a bola sendo jogado de um lado para outro!
Sou professora e me sinto assim, mas não pelos motivos citados por ela. Meus alunos nunca foram meus inimigos, e sim a desvalorização profissional, a sobrecarga, nosso salário estagnado e as coisas aumentando no supermercado e a falta de assistencia social pras nossas crianças. O que nos sobrecarrega é a desestrutura familiar, as crianças chegam até nós totalmente sub-humanizadas, passando fome, com histórico de violencia fortíssimo. E são muitas... Não temos como atende-las individualmente. E isso nos sobrecarrega, porque todas elas precisam de atenção e de carinho, e muitas vezes não tem...
Muito bom escutar a Dra Ana! Nos ajuda a nos compreender melhor.Quanto ao comentário do entrevistador,dizendo que sente falta do Brizola.... me poupe! Foi, exatamente, com ele que tudo desandou no Rio!
Eu trabalhava como segurança de banco , meu Deus , a pressão os dedos na cara , os xingamentos a impotência a falta de supervisores , a carga horária , além de ser vigilante vc é secretaria , telefonista e como era meu caso funcionário do banco , me levou ao que sinto hj
Sou Assistente Social e desenvolvi Burnout a 07 Anos atrás... Eu trabalhava em uma equipe multiprofissional e era responsável por atender demandas de pacientes em alta hospitalar que necessitavam de acompanhamento domiciliar médico... como Oxigênio... Camas Hospitalares... Cadeiras de Banho... muitos eram pacientes em estado terminal ou em quadros clínicos graves... era um Programa muito bom e importante da Rede Pública no município que eu trabalho... Mas faltava td... os equipamentos eram sucateados... a cota de recursos limitada e não era possível trabalhar... td acabava sendo judicializado e como eu era a profissional responsável por acolher e atender a essas demandas os processos de obrigação de fazer vinham todos para mim... as pressões tds para mim... as famílias estouravam comigo... até que comecei a adoecer... apresentar crises de pânico... constantes problemas gastroinstestinais... alterações de pressão... crises de labirintite... até que um dia eu tive uma crise de choro no trabalho e me tranquei no banheiro... Um médico que trabalhava comigo me deu um atestado e me mandou pra casa... chegando em casa fui pra cama e dormi tanto que parecia ter morrido... e não queria mais ir trabalhar... não queria cuidar dos meus filhos... eu só queria dormir até morrer... só levanta para ir ao banheiro... não queria comer... não queria beber água... só dormir... sentia tontura e mal estar... meu esposo constatou que eu estava doente e me levou a um psiquiatra... foram 09 meses afastada do trabalho e dois anos de readaptação em outro ambiente de trabalho... onde estou até hj... Atualmente sou Assistente Social mas não atuo em atendimento direto ao público... trabalho na Área de Suporte Técnico e Administrativo na Gestão de Programas Intersetoriais de Assistência Social na Saúde... É burocrático e pouco contato tem com pessoas... Me sinto quebrada e remendada... perdi a habilidade de trabalhar na assistência direta de pessoas pq não suporto a pressão... Era modéstia parte muito boa nisso... mas perdi essa habilidade... só de pensar em trabalhar assim novamente entro em pânico... Não me sinto completa e realizada no trabalho que faço mas me habituei e consigo administrar sem adoecer novamente... perdi parte da minha capacidade cognitiva... pois sou mais lenta na compreensão das coisas e perco o foco com muita facilidade... Desenvolvi Psiurise nas Mãos... Sempre que tenho um desequílibrio... minhas mãos manifestam com irritação, descamamento e ferimentos nas mãos... Atualmente concilio estudos e uma atividade autônoma na área de terapias integrativas em saúde... que me ajudaram muito na minha recuperação e na manutenção da minha estabilidade mental... fiz cursos livres em massoterapia... reiki... e estou fazendo uma pós em Práticas Integrativas em Saúde... Foi a maneira que tenho tentado dar novo significado e propósito a minha vida... uma vez que já entendi que não conseguirei recuperar o que se perdeu... mas que posso ser útil de outras maneiras... sem me expor às tensões que sofri por trabalhar sem estrutura... Sonho em fazer uma transição de carreira todos tempo... mas ainda não é possível ... quem sabe um dia...
Muito obrigada por compartilhar sua vivência, somos colegas de profissão e me identifiquei. Também, modéstia a parte eu era muito boa profissional no primeiro setor que passei, mas não suporto nem pensar em voltar p aquele lugar/condição. Também estou buscando construir minha transição profissional. Realmente não é do dia p noite, mas tudo começa com p primeiro passo, então continuando tenho certeza que iremos conseguir.
Temos que olhar para os dois lados da história; Primeiro, esposa nenhuma gostaria de ficar morando na casa da sogra, pois é muito desagradável, mesmo que a sogra seja a melhor do mundo. Mas antes de ir morar com ela, você deve fazer uma análise da sua vida, como: você teria condições financeiras e psicológicas para sustentar uma casa, e ainda manter um casamento com uma relação saudável? Porque simplesmente ajuntar os panos, como dizem por aí, é certo que irão passar dificuldades financeiras, logo, virá a exaustão. Um casal tem que ter paciência, para não se frustrarem cedo demais, e viverem angustiados. O sonho de todos é ter uma família feliz. Outra pergunta: vocês dois são tranquilos ou brigam constantemente? Tudo com calma dá certo. E, claro, muita empatia, diálogo e respeito são as bases para uma boa relação.
Sou professora e já tive isso cheguei a ter crises horríveis, quebrei objetos de valor aqui em casa... muito choro, desânimo intenso, negatividade, desânimo, foi horrível, um período stressante, depois viagei, sai de férias melhorei bastante, agora voltei trabalhar mas estou mais calma graças a Deus. Engordei bastante no período que eu tive isso, porque não tinha ânimo pra vida.
Eu sempre me cobrei muito. Crio minha filha de 13 anos sozinha desde que ela tinha 1 ano, sou analista cuidando de vários projetos na minha empresa e uma grande expectativa sobre minha atuação. Me sinto responsável por tudo e sozinha na vida pra resolver tudo meu e da minha filha. Sinto muita medo de perder o emprego pois pago aluguel. Ultimamente tenho tido problemas para dormir, não sinto prazer em fazer nada além de trabalhar. Levo serviço pra casa, encerro a sexta-feira já me preparando para segunda, tenho ansiedade por entregar resultados e isso te afetado meu relacionamento com meus colegas. Em 7 meses de empresa já briguei com vários colegas e hoje com minha chefe. Perco a paciência e me irrito com eles quando as coisas não saem como eu quero. Assumindo uma personalidade agressiva e franca em excesso. É a primeira vez que observo que preciso de ajuda, pois fui criada acreditando que deve-se viver para trabalhar. Estou muito angustiada
Ana Beatriz cada dia mais linda, com essa camiseta de São Jorge e sua gargalhada contagiosa. O burnout é mais uma doença da modernidade ou pós modernidade, como queira. Eu, particularmente, nunca vi um paciente com burnout se curar, o cara fica completamente incapacitado para voltar à sua atividade original. Acho que realmente os portadores de burn out alcançaram o seu ponto máximo de esgotamento profissional.
@joao marcio garcia....que triste isso! Eu me desiludi da minha profissão. Não sei se consigo desenvolver minha função como antes....as condições de trabalho provocaram tudo isso que ela expôs. Hj trato mas não vejo com esperança a solução.
Dra ,tenho todos seus livros,tive um quadro de depressão grave qdo bem jovem(casada c um homem c historico de sociopatia) qdo separei fui trabalhar na enfermagem sempre trabalhei em PS ,nos ultimos 11 anos ,como socorrista no SAMU,desenvolvi um quadro de panico,insonia,e depressão grave,fui aposentada prematuramente e faço tto ha varios anos e terapia.Todos os sintomas descritos apresentei ,segundo a terapeuta tudo se iniciou c bournout.
Oi, irmã gêmea! 😂 Estamos no mesmo barco! 👍 Minha situação é exatamente a mesma que a tua e não é o meu primeiro burnout. ...e eu não estou conseguindo me aposentar... 😒
Eu amava meu trabalho,porem minha carga horária era enorme e ainda sofri uma perseguição ferrenha de uma colega e uma enfermeira novata.Nossa fpi terrivel.
@@liliacavalcanti200, te entendo porque também amo! Comigo foi o fato de ficar pegando dois turnos, cobrindo unidades com déficit e ainda sendo cuidadora primária da minha mãe idosa. Minha mãe faleceu recentemente, meu marido faleceu com menos de um mês de antecedência e eu desenvolvi uma doença autoimune... 😣
Eu tenho e to no meio da crise . Uma coisa é certa : nunca mais voltarei lá ! Sofri muito assédio moral, abuso de poder, gritos, humilhações, briga entre supervisores, uma promoção que nunca veio, TUDO que fazia tem algum problema . Eu me sinto violentada , invadida , abusada.
Muito obrigado doutora pela senhora fazer estés videos me ajudam muito e muito mesmo obrigado e como sempre linda e maravillosa um beijo deis da espanha
Eu sou enfermeira, e atualmente acredito ter desenvolvido sindrome de burnout. Olhando pra trás, percebo que já demonstrava sintomas, mas o alarme soou recentemente quando tive duas crises no ambiente de trabalho.
Detesto a pressão das confraternizações e amigos secretos no final do ano. Depois do burnout, passei a declinar todos os convites, até porque eu tinha 4 chefes no meu antigo emprego, então era muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Aprendam a dizer NÃO, priorizem a saúde mental sem se preocupar sobre o que pensarão de você. 🙏💙
🦋Essa Mulher é Maravilhosa!!!🦋 Quando eu crescer quero ser assim igual a vc📚✏🎓.. Outra coisa, amei essa blusa! 😊 Amo minha profissão !! Amo seus vídeoooossss😍😘
Tô fazendo tratamento faz dois anos por burnaut, faz três anos que estou longe do mercado de trabalho, porque aindo não estou bem, mas graças a Deus estou melhorando! Trabalhei por 20 anos como inspetor da qualidade em uma multinacional, exercendo 3 funções alem do meu cargo, programador de sistemas, auditor interno, análise da qualidade e inspetor de qualidade também!
Trabalho no ramo da beleza a quase 30 anos sem ter férias, incorporei meu trabalho na vida social e familiar, vivo e respiro meu trabalho, na maioria das vezes 18 horas por dia, telefone 24 horas, Natal, ano novo... dou assistência pessoal a cada cliente e trabalho com muita pessoa com problemas de auto estima ( trabalho com calvície, alopecia, pôs quimioterapia, cortes químicos e insegurança na aparência) faço perucas, próteses e Extension, mas tive um crollo emocional que está difícil levantar, crollo mental, produtivo, e corporal ...
Doutora, adoro seus vídeos, muito grata por todo conhecimento que nos transmite, uma das coisas que mais amo na minha vida é assistir seus vídeos. Não existe nenhum outro médico psiquiatra que se compare com você.Deus te abençoe sempre. Gratidão!!
Nem ouvi o vídeo, pra não ficar pior, ele está no mudo. Só vim aqui comentar que eu estou em estado de choque, fora da realidade, minha vida é extremamente estressante, família conturbada, fui criada no meio de conflitos e medo. Eu já vinha desgastada a um tempo, mas no dia de hoje 25/03/2023, estou completamente fora de si, mas não estou agressiva nem nada, estou no meu mundinho, dentro da minha cabeça, assustada, tudo ao meu redor perdeu a importância e realidade. Estou consciente de tudo que estou vivendo😞 minha família segue me chamando de preguiçosa, desligada, entre outros… Só Deus sabe o que estou vivendo e só ele pode me tirar dessa situação!!! Ainda voltarei aqui pra dizer que consegui em nome de Jesus!!! Deus todo poderoso me cure agora com todo seu poder 🙌🏻 e cure todos os que estão lendo meu comentário! Eu creio em ti meu pai! Serei curada!
@taniaduarte3019 No tempo que escrevi estava mal, depois passei um bom tempo melhorzinha, e a mais ou menos 2 semanas isso voltou e pior. Pensei as piores coisas, pedi oração a pastores, comentei em lives para que orassem por mim, graças a Deus estou melhor e vou ficar mais ainda em nome de Jesus 🙏🏻❤️
Ainda tem uns coachs que dizem que se acordar 5 da manhã e dormir só 2 horas vai ficar rico. E o pior que muitas pessoas acreditam🤦🏻
Mais fácil ficar doente...temos que ter equilíbrio
Fazer isso por si só realmente não leva ninguém a Riqueza 😜
os que falam isso não são coachs de verdade. Uma maluquice não dormir e não cuidar da saúde
Esse coach é fake kkk
Os que eu assisto recomendam dormir as 21h e acordar às 5h… e é uma delícia de fato. Porém, depende da realidade de cada um e o que é melhor para o momento de cada um. Se a pessoa dormi as 2h impossível acordar às 5h e passar bem.
Eu poderia passar uma vida inteira assistindo aos vídeos da Ana. Bom conteúdo informativo + carisma, não tem como não ser fã.
Vdd
Eu também, lindíssima, inteligente e simples. O Alex é um querido.
Estou numa incansavel maratona dos vídeos da Dra. Ana Beatriz. Gostaria de passar por uma consulta com ela. Poderia até não resolver meus problemas de depressão e síndrome do pânico, mas queria ter o diagnóstico dela.
Estou fazendo isso. Faço minhas atividades diarias ouvindo os dois! Amo
Pura verdade, ninguém explica melhor que ela
Estou vivendo essa sindrome,se Deus quiser daqui a 5 meses irei me desligar dessa senzala.
Eu percebi que estava na hora de sair do meu trabalho (no caso, estágio) e arrumar outra coisa quando passei a ter pensamentos e desejos suicidas. Quem lê assim não imagina, mas eu deixei de ter vida pessoal, deixei de ter lazer, deixei de ter paz... Momentos de desconexão do serviço eram inexistentes, e eu passei a desenvolver gatilhos e fobias surreais. Hoje eu entendo que nada vale nossa saúde mental e paz.
Se curou?
Estou passando pela mesma coisa, só que no momento não consegui sair ainda, trabalho de telemarketing choro todo dia antes de trabalhar
exatamente! nada vale a saúde mental
@@rawanedark vc tá passando por isso tbm?
Me identifiquei com você.
Sou professor de uma faculdade de medicina. Trabalho exaustivamente todos os dias, inclusive aos feriados e finais de semana. Mas, felizmente, sou apaixonado pelo que faço.
Vejo que os meus colegas estão muito mais prejudicados pelo volume de trabalho que eu e posso dizer que se deve, em grande parte, por coisas que eu mantenho numa disciplina estrita:
1. sono de qualidade (ainda que pouco)
2. prática espiritual diária
3. alimentação saudável
4. análise
5. um mínimo de exercícios físicos.
Recomendo pra todos.
Melhor comentarios ... 👏🏾👏🏾👏🏾
Vou tentar seguir suas dicas .
@@gilsonsilva1879 obrigado!
@@hedilenelopes1729 garanto que vai dar certo!
Para mim a parte mais difícil é a parte espiritual diária 😢
Dra. Ana Beatriz, estou feliz com sua menção aos professores. Sou professora e a realidade está mesmo desumana. Não se pode contar sequer com a equipe gestora da escola. A família "inexiste", a remuneração é tão vergonhosa que não conseguimos fazer outro curso. Sonho em estudar e sair desse fundo de poço onde me coloquei. Não escolhi essa profissão, embora a admire. Foi o que pude fazer. Gostaria que você fizesse um programa exclusivamente sobre como os professores podem se blindar emocionalmente. Sinto demais por vários colegas meus que AMAM o que fazem e sofrem dobrado em decorrência da desvalorização e do assustador desrespeito discente. Precisamos de VOZ na sociedade, na mídia, enfim, precisamos de alguém que fale com propriedade sobre nós. Que seja você, admiravelmente competente. Obrigada por seus vídeos esclarecedores. Saúde e paz, Dra!
Relaxa , a intensao do governo eh para ser assim mesmo!
Keila, a profissão de professor vai além do que se entende.
Eu já tive essa síndrome, é desesperadora. Hoje dou aula em "apenas" um período e não está fácil não. O burnout te incapacita de várias maneiras, e o que te deixa doente é seu trabalho, sua carreira, aquilo que te sustenta, ou seja, parar completamente também não é simples e fácil.
Sua reflexão mostra a triste realidade de muitos professores no Brasil que Deus nos ajude.
@@danyellediniz e esse fato nos deixa pior ainda, algo que que deveria ser simples de resolver se torna um dilema de sofrimento, como chutar o pau da barraca 🤦 com tantas questões envolvidas
Passei por issso em 2016, sentia dores pelo corpo, falta de ar, tremores, sensacao de sufocamento, até o teto da casa me sufocava, fiquei sem memoria para nada... larguei tudo, a confecção da qual eu era sócia, o casamento, tudo literalmente pq nao conseguia suportar nem as pessoas... e fui morar no sitio dos meus pais numa casinha simples q servia de depósito (q hoje ta renovada e muito charmosa) levei um tempo sem rumo, demorei a voltar a me conectar comigo mesma, enfrentei varios problemas, fiz terapia, comecei a praticar o estoicismo e a me conectar com a natuteza, com os animais, adotei gatos, voltei a tocar e a cantar, a estudar linguas e hoje vivo com simplicidade mas em PAZ 🙏
Como conseguiu se bancar ao largar tudo? Estou completamente esgotada e nao suporto mais nada. Entretanto por mais que necessite largar tudo, tenho receio de passar necessidades.
E o trabalho? Mudou de área?
Sou servidora pública e só de pensar no meu trabalho sinto enjoo e tontura. Tenho vontade de morrer pq não vejo saída pra me sustentar de outra forma.
Vendo os comentários percebo que vários outros profissionais se sentem assim. Acho que não é uma questão de profissão só … parece que estamos todos muito oprimidos por esse sistema…
Passo o mesmo que vc.
Fato Michelle !
Estou sentindo as mesmas coisas que você Michelle!! Só de pensar em ir para o trabalho, me dá um desespero, vontade de chorar, ânsia, dor de barriga... e horrível!! E não é pelo trabalho e sim pelo ambiente em que estou 😢
Mesma coisa q sinto
Olá, onde vocês trabalham?
Eu tive burnout em 2021. Sou biomédica e trabalho na rede pública. Em 2021 eu era RT do laboratório de uma ubs, eu estava sobrecarregada, cheguei a trabalhar de segunda à segunda, por volta de 8 à 12 horas por dia, com pouco suporte e tentando entregar o meu melhor, achei que ia chegar ao ponto de desistir de tudo. Quando eu senti que estava no meu limite, que eu chegava na porta do trabalho querendo voltar pra casa, minha respiração acelerava e eu começava a tremer, eu decidi que era hora de procurar meu psiquiatra (já tomava remédio pra ansiedade). Quando ele deu meu laudo e falou que eu precisava ser afastada, e recomendou minha transferência para um local de trabalho mais adequado, eu comecei a chorar, parecia que ele estava dando minha liberdade.
Sou enfermeiro e tive essa patologia ...tomei uma atitude radical larguei a profissão e não pretendo voltar nunca mais. ....
Problema nao sao as profissoes , e sim o apoio, fz certo!
Também estou nesse ritimo.
Nossa , espero que esteja melhor... Vc trabalha em qual área atualmente?
Sou assistente social estou afastada com essa doença e nao pretendo voltsr nunca mais tb. Quando alguém me pergunta se irei voltar me dà até dor de barriga.
O maior problema da área da saúde é ter que lidar com médicos.
Acrescente enfermagem e outros profissionais da saúde!! É extenuante lidar com a doença unida aos problemas socioeconômicos da maior parte da população, principalmente na saúde pública e na área privada o excesso de horas imposto à estes profissionais! Adoro este canal , ouço sempre! Por isso meu pedido!! Obrigada 😍
Justo, Katia. Sou farmacêutica e trabalho em farmácia comercial. A gente sofre assédio moral por gerentes, perseguição de colegas de profissão (o que pesou muito por quase 2 anos), trabalhando na madrugada e com muita sobrecarga, desvio de função, além de assédio sexual. É muito difícil lidar com essa doença. Estou afastada temporariamente. Infelizmente, se pudesse não voltaria mais pra aquele ambiente, mas a necessidade do trabalho nos força, as vezes, pela dificuldade de conseguir em prego. É difícil explicar o que sentimos, lidar com invalidações, que só quem passa entende. Medo, perda de sono e de memória, acordar a noite com sentimentos de que há alguém te perseguindo, sonhar com pessoas e momentos que foram altamente desumano e doloroso. Sigo me tratando e peço orientação a Deus pro meu futuro. Que consigamos vencer e nos reencontramos com quem fomos novamente! 🙏🏽
E ainda a enfermagem não é bem remunerada ...
A enfermagem sofre tanto qto os médicos e bombeiros! Os enfermeiros são a linha de frente dos atendimentos hospitalares ! Tive Bournout, mas esse nome não era conhecido, apenas stress... e foi a terapia que me ajudou a sair dessa!
Também achei bem injusto ela falar apenas dos médicos. O correto seria falar de profissionais da área da saúde, principalmente os que trabalham em hospitais e ambulâncias.
Nos sofremos mais do que os médicos,s sombra de dúvida,a enfermagem tá sempre ali dando a cara a tapa.
Sou vendedora, (Metas e humilhação) fui diagnosticada com essa síndrome.
Ficou afastada??? Como foi????
Trabalhei por anos como vendedora o quanto que eu fui humilhada na frente dos clientes, menosprezada, chingagada ninguém tem noção, nós sofremos muito também e até hoje tenho ainda as sequelas desses trabalhos principalmente um que passei anos lá e foi o pior da minha vida.
Sou professora aposentada devido ao bullying que os alunos faziam por eu gostar de gatos. Cheguei a fugir da sala de aula, caí em depressão, síndrome do pânico e que acabou desencadeando vários Cid's. Literalmente, enlouqueci. Sinto pânico de escola.
Que pena Helenize, adoraria ter uma professora que gosta de gatos, não dá para entender esses alunos dos dias atuais, é tão bom poder depositar carinho em um animalzinho que gosta de ser o receptor desse ato de amor.
sinta-se abraçada querida, eu adoraria ter tido uma professora com esse amor tão lindo! Espero que hoje você esteja melhor!
Eu também amo gatos tenho 18 quando falo me julgam ,mas pra nós não existe amor mais lindo , eu sempre falo prefiro "animais" do que "humanos" ❤️
Alunos fazendo bulling com uma professora. Mds do ceu, onde que o Brasil vai parar desse jeito. Cada absurdo que lemos.
Querida, amo gatos. Sinta-se abraçada e receba meu carinho e respeito.
Dra Ana, poucos psiquiatras têm uma visão holística como a sua. Obrigada por esse exemplo, sou estudante de medicina e espero ser tão boa médica como a senhora é!
Ingryd, você estuda aonde?
O bornout dá sinais. Desde o começo do ano meu corpo vem se manifestando, enxaqueca frequente, sempre doente, irritabilidade com meu marido, choro engasgado, falta de ar, aumento mais que significativo de pressão. Todos os sintomas que venho ignorando, engolindo e seguindo. Porque ''amanhã tenho que trabalhar. '' Faz menos de uma semana que meu corpo entrou em colapso, foi uma suspeita de infarto. Me levaram as pressas do trabalho direto para o pronto socorro, eu não tinha controle sob o meu corpo, a pequena linha de raciocínio que tive foi a convicção de que iria morrer. Mas eu sobrevivi e agora me encontro em buraco vazio, onde me deparo com pânico, dor e uma sensação de que minha alma foi tirada do meu corpo. De tanto me colocar em segundo lugar, agora meu corpo e minha mente imploram pelo cuidado
Hoje mais que ontem e menos que amanhã, sou uma sobrevivente.
Estamos aqui, na mesma situação meu corpo começou a dá sinais em 2020 por ai e eu negligênciei todos, cheguei no nível mais alto, tive princípio de AVC, sintomas da pele dermatite corpo cheio de manchas e resolvi parar de tudo, pedir desligamento e no outro dia todas as manchas sumiram. Antes de sair de vez da CLT passei por 5 empresas em 2 anos tentando encontrar uma saída depois da empresa que fiquei 9 anos e adoece. Agora estou parada, em casa vai fazer 1 mês e agr estou me organizando pra treinar, fazer pilates, caminhada, não está sendo fácil, mas estou confiando em Deus que tudo vai melhorar.
Sonho em um dia voltar a trabalhar
Começa a estudar e aplicar o Estado Vibracional 😊
Gostaria de compartilhar meu caso. Sou engenheira agrônoma e trabalhei por alguns anos em uma multinacional ganhando extremamente bem, sendo muito jovem. Fui diagnosticada com a síndrome e afastada do trabalho por 1 ano, eu tinha pavor das atividades e das pessoas, sentia muitas dores nas costas, estresse, irritabilidade, dores no estômago, cansaço, fadiga, insatisfação. Por mais que as coisas andavam bem, tive promoções e tudo era como um sonho, mas nada me satisfazia. Hoje através do auto conhecimento percebi que eu trabalhava por dinheiro e não por amor, não só eu mas muitas pessoas não estão cumprindo seu propósito, que é fazer o que você nasceu pra ser, aquilo que realmente faz parte da sua essência e ser aquilo que você é por natureza. Foi um choque, porque eu não me conhecia, vivia na ilusão de ser aquilo que a sociedade impõe. Hoje ainda continuo na processo e jamais voltarei a trabalhar com algo que suga toda minha energia e me machuque. Eu nasci pra ser livre e desejo que as pessoas se encontrem de verdade e ache aquilo que sua alma tanto anseia. O trabalho é muito mais que seu ganha pão, tem a ver com aquilo que você veio servir na terra, quando não estamos no caminho certo nos sentimos desconectados e vazios. O surto vem do limite, do não pertencimento, entendimento, para que começamos a questionar, cair pra dentro de nós na busca de saber quem realmente somos e o que queremos. Perceba as pessoas que fazem o que ama, elas ficam cansadas mas não exaustas, sempre estão inspiradas, criativas e abundante, é isso que Deus quer de nós, a vida não é uma luta, é uma dádiva, mas nem todos tem discernimento, estamos perdidos colocando culpa nos outros, procurando respostas em coisas, pessoas, mas toda resposta está dentro de nós.
Uma resposta extremamente relevante.👏👏👏
Sugiro que leiam o livro “Propósito” - Sri prem baba
E como você se encontra hoje? Passei 2021 trabalhando 24/07, por dinheiro. Nunca passei tão mal na minha vida; mas como a mente nos mente sagaz, pensei, a princípio, ser por conhecimento. Enfim, passei por tudo que você passou, e um tanto perdido, ainda, em busca de mim e de Deus.
Obrigada por seu relato ❤️
Compreendo bem você. Eu trabalho com algo que é um sonho pra muita gente, tem um status e reconhecimento incrível na sociedade, mas não me satisfaz... Infelizmente preciso de dinheiro para o sustento da minha família e não sei qual o meu propósito. Não sei o que me realiza profissionalmente...
Verdade!
Sou médico, 61 anos mas procurando aposento, seja como for.
Não aguento mais. Meus nervos em frangalhos e pela primeira vez ouvi alguém fazer associação entre o burnout e manifestações na pele (como as que desenvolvi).
Oi
Eu quase enlouqueci e só agora descobri que todos os sintomas que senti estão associados à essa síndrome.
Meu Deus, me sentia horrível, incompetente, exausta, prestes à explodir, choro constante, fragilidade à flor da pele.
É simplesmente terrível!😭😭
estou passando por isso, amanhã começa minha semana de trabalho e estou aqui com crise de ansiedade 😔 só de pensar que tenho que ir pra aquele lugar trabalhar.
Tenho 28 anos e sou técnica de enfermagem, estou afastada a 6 meses pela síndrome , chegou em um desgaste absurdo no meu psicológico, meu estado físico tendo a fibromialgia atacada constantemente, taquicardia, tonturas, náuseas e diarréias, vivendo em PA, chegou um dia que acordei em crise de ansiedade chorando , e afastei primeiro 10 dias , fiquei estável, no dia de voltar tive outra crise e minha psiquiatra me afastou, agora estou bem , não consigo nem passar pelo bairro onde fica a clínica que passo mal ,não consigo mais voltar pra lá ,minhas medições aumentaram, hoje faço acunputura pra dor ,mas me sinto muito melhor.
Entendo vc... nunca mais quis voltar para o ambiente onde adoeci...
Só consegui voltar a trabalhar em outro ambiente de trabalho e realizando outra função dentro das minhas atribuições... meu psiquiatra precisou listar o que eu podia e o que eu não podia fazer... fui readaptada na Área Administrativa... Contente e inteira... nunca mais fui no trabalho... mas consegui retomar a vida com terapia e seguindo a sugestão da psicologa... voltei a estudar e sonhar com outros propósitos... sonho com uma transição de carreira e suporto o que consigo fazer como uma fase que preciso passar... Se cuida... faça terapia e não desista... viva esse período como uma fase que vai passar... vc vai superar🙌
Ana Beatriz você é ótima!!!
"Se é secreto não é amigo"!!!
Trabalho 8h por dia, sem férias há 3 anos e faço faculdade no período noturno, totalizando 12 horas de estresse todos os dias. Hoje recebi um alerta sobre um possível início de burnout. De fato, você deixa de ser a sua própria prioridade, e absolutamente perde a graça. A vida se torna totalmente mecânica, previsível e entediante.
Sou da área da saúde enfermagem. O mais difícil no trabalho hoje em dia é os gestores ter uma mentalidade que o profissional não tem vida saindo do trabalho. Dia de folga recebendo mensagem do trabalho, férias eles enviando curso para ser feito. Madrugada ligando p comunicar algo. A mente trabalha além do horário.
Ave Maria MDS é muita pressão viu que eles fazem.
Vou entregar currículo em mercado porque sempre emprega, vou ciente de que a maiora detesta e desenvolvem ansiedade e pânico, quando fui fazer compras uma moça me disse que estava exusta e disse que aquilo não era vida. Porém, para quem não tem muita opção, ou é isso ou passa necessidade.
Essa doutora é a melhor psiquiatra que existe
Sou psicologa e fui diagnosticada com burnout! Reduzi pela metade meu trabalho e consegui voltar a trabalhar apos 4 meses...
Sentiu muita fadiga, ficou algum tempo incapaz de fazer exercícios ou andar?
Fiquei 2 anos afastada.
Fui policial e professor na rede pública e ainda fazia segurança privada para complementar o orçamento, hj após aposentar carrego as sequelas do stress
DEUS Te Livre e Abençoe.🙏🙏🙏
@@maraluciapaulagomesassunca5867 obrigado. Amém
Eu adquiri isso infelizmente no ambiente de trabalho....
Não tem cura, hj troquei de profissão e prático esporte (vôlei, futebol e patinação) costuro roupas à mão...
Tratamento pro resto da vida.
Melhoras pra vc!!!!
Parabéns pra vc João Zamae 🙏👏👏 que Deus continue abençoando sua vida 🙏
@@armandopelegrin4986eu pensei em fazer concurso pra polícia civil, mas desisti, sou professora também, mas dou aula particular.
Precisamos verificar se donas de casa também poderiam passar por esse transtorno de burnout, porque eu, por exemplo, me estresse cada vez mais com os deveres de casa. Não tenho ganhos, não sou reconhecida e no fim das contas não tenho mais vontade de trabalhar e começo a procrastinar.
Pior que nem doentes podemos ficar!
Me descreveu totalmente, muito triste como somos tratadas e não temos reconhecimento merecido, e conheço várias mulheres nessa situação também.
Sempre acho que me enquadro em tudo e sou dona de casa
Sim! Também passamos!
Siiiiim!
O telemarketing estressa MUITO também. São 6 horas por dia, mas de puro estresse. Várias situações nas ligações, cliente descontando a raiva no atendente, e a gente sem poder falar nada, engolindo tudo em silêncio. Sem contar a sobrecarga e, na maioria das vezes, a pressão excessiva que vai desgastando cada vez mais.
Muitos atendentes de telemarketing tem o psicológico super ferrado, por passar por situações e ter que ficar calado pra não perder o emprego.
Exatamente, além das nossas demandas internas, metas que são inalcançáveis e que é necessário bater, enfim. Tem dias que é um pesadelo sem fim. 😞
Vivo esse inferno a 8 anos trabalho 8 hs com clientes xingando gritando eu estou surtando
Fui parar na UTI trabalho com negociação
Eu passei por tudo isso, mas hoje em dia estou bem melhor. Obrigado Senhor!!
Sou apaixonada por essa mulher, o jeito que ela fala, sua didática, todo seu conhecimento, seus vídeos são de um conteúdo espetacular. Burnout na enfermagem será meu tema de TCC.
Nos garçons e garçonetes tb viu!
Ótimo falar em saúde /Médico.
Vamos lembrar dos Enfermeiros porque eles dão assistência direta aos pacientes ...
Entre a interação médico/paciente há o Enfermeiro ou Técnico em Enfermagem .
Fui diagnosticada aos 13 anos, já em colapso trabalhando, estudando e preocupada com o futuro, mas para a Glória de Deus, entendi o que diz na palavra:
Mateus 6:26-27
"Olhem os passarinhos: não se preocupam com o alimento, não precisam de semear, nem de colher ou de armazenar comida, pois o vosso Pai celestial é quem os sustenta. E, para ele, vocês têm muito mais valor do que os passarinhos. 27 As vossas preocupações poderão porventura acrescentar um só momento ao tempo da vossa vida?"
O Trabalho é sim importante, mas depender de Jesus, que fez tudo por mim é mais ainda, e é isso que me livra dos males deste século. Jesus❤
Certamente tive burnout e infelizmente ninguém me alertou ❗ Fui mandada embora (após quase 21 anos lecionando hora/aula, em um colégio particular) e o mais incrível é que qdo fui assinar meu exame demissional a médica (contratada do colégio) ficou pasma com tudo que havia ocorrido em minha saúde: pressão alta, pré-diabetes, cortisol descontrolado, alergia sem descobrir a causa (contei que chegaram a diagnosticar que podia ser por contato com papel, mas descartaram porque eu manipulava papéis com as duas mãos); tbm notaram que tinha meses que desaparecia e em outros piorava❗ A médica ao ouvir meus relatos ainda indagou: - "?!? Tudo isso você obteve nestes anos de profissão?" Mesmo eu respondendo positivamente, ela me liberou 'numa boa' 🤷🏼♀️ Anos mais tarde entendi e fiquei chocada com tanta hipocrisia🥺 Isso foi no final de 2014 e me recordei de como sempre fui uma profissional de "vestir a camiseta da empresa" e ser demasiadamente elogiada por exposições e peças teatrais que montava... Às vezes achava que eram "bajulações" e me sentia desconfortável, mas tbm tinha consciência do meu trabalho feito com tanto amor e dedicação...🥰 🎨🖌️🎭
Hj em dia, o trauma ficou: Tenho pânico de elogios❗🤦🏻♀️‼️
Em 2016 um susto: Paralisia de Bell 🤪 por estresse acumulado‼️ E qdo pensei em entrar na justiça para rever meus direitos tomados por 'Homens de má fé', já era tarde demais❗🤷🏼♀️❗Não havia mais como recorrer (dois anos já haviam se passado...) E aí ?!? O jeito foi chorar muuuuito... 😭😭😭 Aí surgiu início de depressão, ansiedade em querer voltar a sorrir e desgaste emocional.
Voltei a trabalhar em 2021 e veio a pandemia... Muitos ajustes aos novos protocolos e aprendizado sofrido tbm😮💨
Hj em dia me sinto melhor, mas não tem como não sentir a soma de ter sido tão inocente, besta e não ter pensado em mim. Meu ALERTA FICA 👉🏻ATENÇÃO AO SEU CORPO, POIS ELE FALA e devemos ESTAR ATENTOS A SUA PRONÚNCIA!
Mantenha um olhar mais atento a você😍 A profissão é tudo que vc ama e te inspira? CUIDADO❗ E qto a empresa?!? R.: Qdo puder te troca por trabalhadores "mais novinhos" e que aceitem um salário menor. É a vida...
E isto ouvi (abertamente) de um dos advogados do meu sindicato. TRISTE. MUITO TRISTE 😔 Mas sei que tem UM lá do alto céu 🙌🏻 que olha e tudo vê... A DEUS NINGUÉM ENGANA!! Já a lei da semeadura não tem como não vivenciar...😉
somos peças descartáveis, infelizmente😭
Li seu relato e sei exatamente como é. Ao adoecer, não valemos nada. Ficamos invisíveis. Uma das coisas mais difíceis do adoecimento é a solidão. Adoecer é um processo muito solitário, repleto de julgamentos e preconceitos. 😢
Forte seu testemunho ...forca e fe ...nao desista ....eu sou professora de faculdade instituicao privada...vi o tanto que os donos aproveita dos professores ...injusto ....gracas a deus que deus esta abrindo outras portas
impactante seus relatos, me segue @sandraanie terapeuta digital . posso te ajudar
Esse tema deveria ter nos ambientes de trabalho pra os profissionais saber antes de começar essa síndrome
Que bom ouvir falando sobre o professor. É um reconhecimento que não temos e que realmente a rotina de trabalho nos adoece...
Sou professora da disciplina de Arte. Faz 7 anos que deixei de dar aulas, para poder tratar minha saúde, exaustão e insônia, cansaço e irritação. Juntou sindrome do pânico com depressão maior e vários outros efeitos colaterais dessa vida infernal de professor.
Trabalho em um açougue, numa cidade meio do interior, e, além de estar constantemente executando dezenas de tarefas diferentes, a falta de educação/empatia de muitos colegas + jeito grosseiro de muitos clientes tem me deixado traumatizado. Eu já chego no trabalho pensando que vão me torturar, me xingar... é horrível
trabalho em comércio, sei bem
Eu passo por isso todo dia mas é em casa de família, ontem cheguei com eles e dei o aviso prévio de que só ficarei até mês que vem que faço ano lá e pretendo não voltar a trabalhar em casa de família, eu irei me cuidar .
Poderiam falar um pouco sobre despersonalização e desrealização?
Oi. EU sofro disso tb. E dissociacao. Traumas que acarrentam extrema ansiedade que geram despersonalizacao, panico...'saida do corpo'... Ja fiz decadas de terapias. Um verdadeiro fracasso. Hoje tomo sempre remedio para controlar a ansiedade e dai organizar melhor os pensamentos. Muito frustante . Mas cheguei a conclusao que nao ha no mercado profissionais dessa area capazes ou preparados para ajudar esse tipo de problema. Nao ha mesmo. A grande maioria nao tem a menor consciencia ou conhecimento desse problema. Ha muito canalhas, incompetentes e narcisista Nessa area. Cuidado. Abracos.
Burnout.... passei por crises forte disso e o diagnóstico foi depressão, tive irritações na peles, região dos braços e mãos, tonturas, aumento de pressão arterial etc. E realmente, tudo devido ao trabalho.
Obter o diagnóstico correto está sendo minha luta. A depressão veio após o burnout, então a causa foi essa, a consequência foi a depressão.
Eu tb. Minha pressão nunca mais voltou ao normal. Sou professora e preciso trabalhar.
PERFEITO dra.Ana os políticos e poderes coadjuvante impõe estrutura desonestas de trabalhos pra Aquele que faria de fato a diferença com suas ações e relações de trabalho.
Gostaria de chamar atenção que ninguém lembra das condições de trabalho da Assistente Social que normalmente ficam com as piores condições ambientais pra exercer suas funções em locais público principalmente e é um trabalho onde a Profissional investe mto pois pra assistir outros de QQ natureza tem que ter vários e mto entendimento de tdo um pouco pra auxiliar uma pessoa com a maior empatia do mundo que faz parte da profissão pois se assemelha a prática do bombeiro e pronto socorro com um pouco mais de restrição.
Nossa doutora, mesmo como tutora EAD eu sofri de Burnout! Foi um inferno, eu trabalhava na faculdade e a noite eu sonhava que estava trabalhando e era muito difícil com a faculdade, por eu exercer coisas que não era do meu trabalho! Meu psiquiatra foi maravilhoso!
Não tem como não amar essa mulher ♥️♥️♥️
Vai lá nesse endereço e fala pra ele... Se ele mandar o material eu faço agora.
Sou médica Veterinária e fui diagnosticada com depressão maior, tratei e voltei ao trabalho. De lá pra cá, 6 anos se passaram e tive 4 diagnósticos de Burnout. Infelizmente, pelo cansaço extremo da doença não consigo render em estudos para passar nos muitos concursos que presto para enfim sair da área de clínica médica. Enquanto resta um pouco de fôlego e fé em Jesus e Maria, me medico e continuo até a próxima crise. Não posso pensar onde isso tudo me levará!
Forças, nossa profissão é super difícil e sem falar que é muito infiel ao que fazemos!
Tenha fé, Continua estudando! Vc vai passar!
@@Maressafidelis_, muito obrigada pelo carinho do seu comentário. Passei em quinto lugar pro CRMV. Chamar já é outra história... E vamos em frente! ♡
Bia, fala sobre esgotamento materno. Já não basta o esgotamento físico e mental, vem junto o sentimento de culpa…
Eu sofri burnout, é horrível. Por conta da doença,minha imunidade baixou e eu tive, simultaneamente, sinusite fortíssima, gastrite, enxaqueca, febre, insônia, depressão, e ATM. A ATM me faz sofrer até Hj, vivo com dor,mesmo fazendo acupuntura. Mas, graças a Deus, não tenho mais burnout, porque sai do emprego tóxico em que trabalhava.
Mas que área vc trabalhava??.
Pesquise sobre massagem facial para ATM
Bancários Tb! Não está nada fácil. 😢
Ana Beatriz, bom dia. Penso que vc não imagina qto bem faz vc à humanidade, pois seu trabalho é tão importante que vai além da sua imaginação . Admiro seu trabalho , vejo e reflito todos os dias sobre os mesmos, o que tem me ajudado muito.
Já pensou escrever sua própria história? Acredito que seja muito interessante, exemplo de superação e vitórias. Nesta quarentena descobri vc. Vou comprar todos os seus livros. Felicidades.
Coisa mais linda do mundo esse cachorrinho coloca ele no colo.😍😍😍😍
Meu marido é muitos colegas de trabalho da área de saúde, estão nitidamente esgotados! Muito respeito aos técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos que enfrentam a pandemia e agora as sequelas dessa loucura q foi esse confinamento! ( infelizmente meu marido não aceita ajuda)! Ela estava trabalhando 24hs sem parar, infelizmente apresentou um esgotamento q precisa ser tratada. Obrigada dra.Ana por nos trazer a luz tantas dúvidas 😉
Profissionais de enfermagem sofrem muito com esse problema.
Sou professora há 8 anos e já faz 3 anos que não estou mais suportando. Vontade de sumir do país. Já pesquise muito e tenho todos os sintomas, peguei trauma de reuniões passo até mal. Trauma do ambiente escolar, não suporto entrar na escola. Sinto palpitações só de pensar no ano que vem na volta às aulas. Estou desesperada para cair fora.
Me vi no seu comentário ... realmente a realidade dos professores é triste . Um pesadelo!!
Estou há 22 anos em sala, esse ano o copo encheu, tenho crises de ansiedade, principalmente na escola, não tô tolerando, não consigo fazer as coisas e em mesmo participar do coc, não estou suportando o ambiente. Há quase 4 meses tomando medicação e nada.
va ao psiquiatra e peça isenção de sala de aula...vc pode ir pra outro setores da escola..no administrativo ou mesmo biblioteca...eu ja estou desde 2020..fui pra supervisao e gestao escolar adjunta (não recomendo, a minha gestora me sobrecarregava horrivelmente), hj to no administrativo em outra instituição escolar..to no CÉU!!!!!!!
Sou professora também. Estou esperando minha aposentadoria, mas ainda faltam 3 anos. Agora estou na Biblioteca porque não estava mais aguentando
A melhor, dá satisfação de ouvir ela 👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente vídeo! Trabalho com stress= depressão + ansiedade. Cérebro e pele respondendo juntos ao stress agudo e continuado. Disse tudo!👏👏👏
Ana Beatriz reivindicando as demandas da saúde! Adorável!!!
Ótimo video!eu trabalhei 10 anos na reanimação e paliativos ,tive burnout é uma dor tão profunda,fiquei 6 meses sem conseguir dormir direito...
Já tive síndrome do Pânico, melhorei e agora estou sentindo todos os sintomas q ela falou no vídeo, sou empresária e trabalho muito há 10 anos sem tirar férias, só pequenos descansos.. Tenho vontade de pegar o carro e pegar a estrada e seguir sem rumo...viajando. Só de pensar em acordar amanhã e trabalhar já me estressa! Saio da loja e não tenho vontade de voltar.
Por favor, não se esqueçam dos enfermeiros!! Profissionais que ficam na linha de frente, o tempo inteiro resolvendo conflitos!!Ótimo vídeo, como sempre! Sou fiel seguidora!!
Exatamente assim a fala em relação aos Professores. Agora, fazer algumas pessoas entenderem essa realidade desse profissional é difícil pq em geral acham que professor tem duas férias no ano,então não deve ter estresse. Já ouvi tanto isso! Gratidão!!
Sabe quando dão valor pra gente?
Nas férias, quando tem que ficar com os " pentelho" em casa..kkk.Obs: trabalho com crianças de 4 a 6...affff
5:36 que lindo o cachorrinho 🐶 🐾 no canto direito 🥰 🧡 💕 💗 ❤️ ficou lindo o vídeo 😻
Eu adoro a simplicidade desse apresentador ele é tão leigo que qualquer um fica a vontade assistindo.
Um anjo de Deus na Terra, sem dúvida!!!
Super interessante. Eu trabalhava no comércio (loja de aluguel de roupas para eventos) não era nehuma área citada na entrevista mas eu ficava muito sobrecarregada, em ter que fazer o impossível, ficava estressada, com as atividades em excesso ,sofri muito com exaqueca com aura em momentos do estresse no pico , muitas das vezes ia embora do trabalho me dava uma loucura pegava minhas coisas e ia embora. Tudo me irritava ,fica muito doente , passei ater repulsão do trabalho, em outras atividades é como que eu tivesse um prazo de validade pois eu enjoo da atividade, da coisa que estou fazendo e até de pessoas. Fiquei uns 7 anos na área, e quando casei resolvi parar de trabalhar fora e hoje trabalho na área artesanal que me dá muito prazer . Hoje em dia tenho dificuldade nas atividades pois penso de forma muito acelerada .
Dra.. Ana Beatriz, gratidão por esse vídeo! A senhora descreveu exatamente o que venho passando há 10 anos. Trabalho na área da saúde, setor administrativo há 13 anos. Há 10 anos na marcação de consultas e com muito excesso de trabalho e de cobrança. Venho pedindo a divisão de trabalho há muito tempo e somente na semana passada foi feita essa divisão mais justa. Porém, o meu corpo que já estava exposto há muitos anos a tudo isso, sem uma válvula de escape, sentiu o resultado no dia 07/06/2021. Quase desmaiei no serviço. Tinha muita irritabilidade, tive diarreia e vômito e quando fui trabalhar no dia 07/06/2021, senti um mal estar, vista turva, vômito, sudorese, fraqueza e a minha pressão arterial abaixou muito. Fiquei 5 dias de atestado e pude perceber que tudo foi devido à exposição ao excesso de trabalho, devido também à demora em solucionar o problema por parte da gestão, e por não ter descanso entre uma tarefa e outra e fatores estressores juntamente.
Como neuropsicopedagoga e Psicanalista amo assistir seus vídeos. Eles têm contribuído muito em minha vida profissional.
Antes de assistir já dei pulinhos.
Estava falando sobre isso ONTEM.
Obrigado mais uma vez pela dedicação.
Fascinante e muito esclarecedor ! Vivendo e oscilando entre Bournout, Depressão e o perfeccionismo o TDAH, antes tarde do que nunca, aprendendo e conhecendo, aprendendo a viver e parar de perder tempo e viver mais sem se desgastar mais com os transtornos mentais tão presente na nossa sociedade dos tempos modernos !
Kkk apesar do médico brasileiro formados até os anos 90 serem dos melhores do mundo, é triste a realidade brasileira onde, por um lado a população em geral enxerga o médico como um curandeiro mágico que vai fazer uma magia e curar sem a necessidade de remédios, aparatos e infraestrutura minima necessário para o exercício profissional, por outro lado temos essa realidade oculta, escondida pelas mídias televisivas principalmente e corruptas, vendidas aos bandidos politicos corruptos, que não divulgam a realidade que as verbas destinadas para a saúde pública são desviadas e não chega aos atendimentos nos hospitais e ao público pobre e necessitado !!!
Bia ,bom dia ! Estou tão cansada ,irritada ,cuido de a mãe com alzheimer e com um filho com transtorno esquisotipico! Tenho dores no corpo e muita tristeza,acordo durante a madrugada e não durmo mais dou conta da minha casa ,mais ainda com essa pandemia! Estou com a mente exausta!
Eu tive. Demorei anos pra achar um médico que diagnosticasse. Há mto DESPREPARO dos médicos.Tinha tonturas, taquicardia, sudorese, insônia, me tratei!
Detesto, detesto e detestooooo esse tal de "amigo" secreto.
Obg Dra!
No Brasil a maioria faz medicina por status social e por dinheiro! Por isso temos tantos progissionais merdas por aí.
E por isso a falta de capacidade e competrncia pra diagnosticar o paciente. Que além de estar sofrendo com o problema, ainda tem que ficar igual a bola sendo jogado de um lado para outro!
Sou professora e me sinto assim, mas não pelos motivos citados por ela. Meus alunos nunca foram meus inimigos, e sim a desvalorização profissional, a sobrecarga, nosso salário estagnado e as coisas aumentando no supermercado e a falta de assistencia social pras nossas crianças. O que nos sobrecarrega é a desestrutura familiar, as crianças chegam até nós totalmente sub-humanizadas, passando fome, com histórico de violencia fortíssimo. E são muitas... Não temos como atende-las individualmente. E isso nos sobrecarrega, porque todas elas precisam de atenção e de carinho, e muitas vezes não tem...
Muito bom escutar a Dra Ana! Nos ajuda a nos compreender melhor.Quanto ao comentário do entrevistador,dizendo que sente falta do Brizola.... me poupe! Foi, exatamente, com ele que tudo desandou no Rio!
Quanta inteligência e sabedoria, estou apaixonado no livro mentes inquietas recomendo a todos que tem tdha.
Ela fala e a gente entende tudo rápidinho... Ficaria o dia inteiro ouvindo esses vídeos.
Eu trabalhava como segurança de banco , meu Deus , a pressão os dedos na cara , os xingamentos a impotência a falta de supervisores , a carga horária , além de ser vigilante vc é secretaria , telefonista e como era meu caso funcionário do banco , me levou ao que sinto hj
Sou Assistente Social e desenvolvi Burnout a 07 Anos atrás... Eu trabalhava em uma equipe multiprofissional e era responsável por atender demandas de pacientes em alta hospitalar que necessitavam de acompanhamento domiciliar médico... como Oxigênio... Camas Hospitalares... Cadeiras de Banho... muitos eram pacientes em estado terminal ou em quadros clínicos graves... era um Programa muito bom e importante da Rede Pública no município que eu trabalho... Mas faltava td... os equipamentos eram sucateados... a cota de recursos limitada e não era possível trabalhar... td acabava sendo judicializado e como eu era a profissional responsável por acolher e atender a essas demandas os processos de obrigação de fazer vinham todos para mim... as pressões tds para mim... as famílias estouravam comigo... até que comecei a adoecer... apresentar crises de pânico... constantes problemas gastroinstestinais... alterações de pressão... crises de labirintite... até que um dia eu tive uma crise de choro no trabalho e me tranquei no banheiro... Um médico que trabalhava comigo me deu um atestado e me mandou pra casa... chegando em casa fui pra cama e dormi tanto que parecia ter morrido... e não queria mais ir trabalhar... não queria cuidar dos meus filhos... eu só queria dormir até morrer... só levanta para ir ao banheiro... não queria comer... não queria beber água... só dormir... sentia tontura e mal estar... meu esposo constatou que eu estava doente e me levou a um psiquiatra... foram 09 meses afastada do trabalho e dois anos de readaptação em outro ambiente de trabalho... onde estou até hj... Atualmente sou Assistente Social mas não atuo em atendimento direto ao público... trabalho na Área de Suporte Técnico e Administrativo na Gestão de Programas Intersetoriais de Assistência Social na Saúde... É burocrático e pouco contato tem com pessoas... Me sinto quebrada e remendada... perdi a habilidade de trabalhar na assistência direta de pessoas pq não suporto a pressão... Era modéstia parte muito boa nisso... mas perdi essa habilidade... só de pensar em trabalhar assim novamente entro em pânico... Não me sinto completa e realizada no trabalho que faço mas me habituei e consigo administrar sem adoecer novamente... perdi parte da minha capacidade cognitiva... pois sou mais lenta na compreensão das coisas e perco o foco com muita facilidade... Desenvolvi Psiurise nas Mãos... Sempre que tenho um desequílibrio... minhas mãos manifestam com irritação, descamamento e ferimentos nas mãos... Atualmente concilio estudos e uma atividade autônoma na área de terapias integrativas em saúde... que me ajudaram muito na minha recuperação e na manutenção da minha estabilidade mental... fiz cursos livres em massoterapia... reiki... e estou fazendo uma pós em Práticas Integrativas em Saúde... Foi a maneira que tenho tentado dar novo significado e propósito a minha vida... uma vez que já entendi que não conseguirei recuperar o que se perdeu... mas que posso ser útil de outras maneiras... sem me expor às tensões que sofri por trabalhar sem estrutura... Sonho em fazer uma transição de carreira todos tempo... mas ainda não é possível ... quem sabe um dia...
Muito obrigada por compartilhar sua vivência, somos colegas de profissão e me identifiquei. Também, modéstia a parte eu era muito boa profissional no primeiro setor que passei, mas não suporto nem pensar em voltar p aquele lugar/condição. Também estou buscando construir minha transição profissional. Realmente não é do dia p noite, mas tudo começa com p primeiro passo, então continuando tenho certeza que iremos conseguir.
Todo assunto que vc escolheu sempre é muito interessante ...
Temos que olhar para os dois lados da história; Primeiro, esposa nenhuma gostaria de ficar morando na casa da sogra, pois é muito desagradável, mesmo que a sogra seja a melhor do mundo. Mas antes de ir morar com ela, você deve fazer uma análise da sua vida, como: você teria condições financeiras e psicológicas para sustentar uma casa, e ainda manter um casamento com uma relação saudável? Porque simplesmente ajuntar os panos, como dizem por aí, é certo que irão passar dificuldades financeiras, logo, virá a exaustão. Um casal tem que ter paciência, para não se frustrarem cedo demais, e viverem angustiados. O sonho de todos é ter uma família feliz. Outra pergunta: vocês dois são tranquilos ou brigam constantemente? Tudo com calma dá certo. E, claro, muita empatia, diálogo e respeito são as bases para uma boa relação.
@@LuizFernando-ev2es ??????????????????????????
Sou professora e já tive isso cheguei a ter crises horríveis, quebrei objetos de valor aqui em casa... muito choro, desânimo intenso, negatividade, desânimo, foi horrível, um período stressante, depois viagei, sai de férias melhorei bastante, agora voltei trabalhar mas estou mais calma graças a Deus.
Engordei bastante no período que eu tive isso, porque não tinha ânimo pra vida.
Eu sempre me cobrei muito. Crio minha filha de 13 anos sozinha desde que ela tinha 1 ano, sou analista cuidando de vários projetos na minha empresa e uma grande expectativa sobre minha atuação. Me sinto responsável por tudo e sozinha na vida pra resolver tudo meu e da minha filha. Sinto muita medo de perder o emprego pois pago aluguel. Ultimamente tenho tido problemas para dormir, não sinto prazer em fazer nada além de trabalhar. Levo serviço pra casa, encerro a sexta-feira já me preparando para segunda, tenho ansiedade por entregar resultados e isso te afetado meu relacionamento com meus colegas. Em 7 meses de empresa já briguei com vários colegas e hoje com minha chefe. Perco a paciência e me irrito com eles quando as coisas não saem como eu quero. Assumindo uma personalidade agressiva e franca em excesso. É a primeira vez que observo que preciso de ajuda, pois fui criada acreditando que deve-se viver para trabalhar. Estou muito angustiada
Nossa quanta sobrecarga, uma coisa importante foi que caiu sua ficha, quando coloca sua necessidade por ajudar.
Ana Beatriz cada dia mais linda, com essa camiseta de São Jorge e sua gargalhada contagiosa.
O burnout é mais uma doença da modernidade ou pós modernidade, como queira. Eu, particularmente, nunca vi um paciente com burnout se curar, o cara fica completamente incapacitado para voltar à sua atividade original. Acho que realmente os portadores de burn out alcançaram o seu ponto máximo de esgotamento profissional.
@joao marcio garcia....que triste isso! Eu me desiludi da minha profissão. Não sei se consigo desenvolver minha função como antes....as condições de trabalho provocaram tudo isso que ela expôs. Hj trato mas não vejo com esperança a solução.
Dra ,tenho todos seus livros,tive um quadro de depressão grave qdo bem jovem(casada c um homem c historico de sociopatia) qdo separei fui trabalhar na enfermagem sempre trabalhei em PS ,nos ultimos 11 anos ,como socorrista no SAMU,desenvolvi um quadro de panico,insonia,e depressão grave,fui aposentada prematuramente e faço tto ha varios anos e terapia.Todos os sintomas descritos apresentei ,segundo a terapeuta tudo se iniciou c bournout.
Oi, irmã gêmea! 😂
Estamos no mesmo barco! 👍
Minha situação é exatamente a mesma que a tua e não é o meu primeiro burnout.
...e eu não estou conseguindo me aposentar... 😒
Eu amava meu trabalho,porem minha carga horária era enorme e ainda sofri uma perseguição ferrenha de uma colega e uma enfermeira novata.Nossa fpi terrivel.
@@liliacavalcanti200, te entendo porque também amo!
Comigo foi o fato de ficar pegando dois turnos, cobrindo unidades com déficit e ainda sendo cuidadora primária da minha mãe idosa.
Minha mãe faleceu recentemente, meu marido faleceu com menos de um mês de antecedência e eu desenvolvi uma doença autoimune... 😣
Sei como é difícil... Te desejo melhoras!!!
Excelente video dotouta Ana beatriz obrigado pelo video um beijo deis da espanha
Eu tenho e to no meio da crise . Uma coisa é certa : nunca mais voltarei lá ! Sofri muito assédio moral, abuso de poder, gritos, humilhações, briga entre supervisores, uma promoção que nunca veio, TUDO que fazia tem algum problema . Eu me sinto violentada , invadida , abusada.
Não só os médicos, profissionais da saúde quase em geral!
Muito obrigado doutora pela senhora fazer estés videos me ajudam muito e muito mesmo obrigado e como sempre linda e maravillosa um beijo deis da espanha
Eu sou enfermeira, e atualmente acredito ter desenvolvido sindrome de burnout. Olhando pra trás, percebo que já demonstrava sintomas, mas o alarme soou recentemente quando tive duas crises no ambiente de trabalho.
Detesto a pressão das confraternizações e amigos secretos no final do ano. Depois do burnout, passei a declinar todos os convites, até porque eu tinha 4 chefes no meu antigo emprego, então era muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Aprendam a dizer NÃO, priorizem a saúde mental sem se preocupar sobre o que pensarão de você. 🙏💙
🦋Essa Mulher é Maravilhosa!!!🦋 Quando eu crescer quero ser assim igual a vc📚✏🎓.. Outra coisa, amei essa blusa! 😊
Amo minha profissão !! Amo seus vídeoooossss😍😘
Como professora eu concordo com vc Bia, são muitos fatores que nos sobrecarregam sem contar que acabamos absorvendo situações dos alunos ...
Tô fazendo tratamento faz dois anos por burnaut, faz três anos que estou longe do mercado de trabalho, porque aindo não estou bem, mas graças a Deus estou melhorando! Trabalhei por 20 anos como inspetor da qualidade em uma multinacional, exercendo 3 funções alem do meu cargo, programador de sistemas, auditor interno, análise da qualidade e inspetor de qualidade também!
Olá Alex, está melhor?
Qual tratamento está ou estava fazendo?
"Se é secreto, não é muito amigo..."😂😂😂 Concordo, Dra. Ana Beatriz😂
Eu fui diagnosticada com síndrome de bournout pela psicóloga. Tenho esses sintomas. Comecei a ter pressão alta.
Trabalho no ramo da beleza a quase 30 anos sem ter férias, incorporei meu trabalho na vida social e familiar, vivo e respiro meu trabalho, na maioria das vezes 18 horas por dia, telefone 24 horas, Natal, ano novo...
dou assistência pessoal a cada cliente e trabalho com muita pessoa com problemas de auto estima ( trabalho com calvície, alopecia, pôs quimioterapia, cortes químicos e insegurança na aparência) faço perucas, próteses e Extension, mas tive um crollo emocional que está difícil levantar, crollo mental, produtivo, e corporal ...
Eu amo todos os conteúdos dela. Não tenho preguiça de ver os vídeos. É incrível como tenho atenção nas falas dela. Parabéns!
Gosto muito dela assistir seus vídeos nós profissionais da enfermagem também sofremos muito com isso o
Doutora, adoro seus vídeos, muito grata por todo conhecimento que nos transmite, uma das coisas que mais amo na minha vida é assistir seus vídeos. Não existe nenhum outro médico psiquiatra que se compare com você.Deus te abençoe sempre. Gratidão!!
Nem ouvi o vídeo, pra não ficar pior, ele está no mudo. Só vim aqui comentar que eu estou em estado de choque, fora da realidade, minha vida é extremamente estressante, família conturbada, fui criada no meio de conflitos e medo. Eu já vinha desgastada a um tempo, mas no dia de hoje 25/03/2023, estou completamente fora de si, mas não estou agressiva nem nada, estou no meu mundinho, dentro da minha cabeça, assustada, tudo ao meu redor perdeu a importância e realidade. Estou consciente de tudo que estou vivendo😞 minha família segue me chamando de preguiçosa, desligada, entre outros… Só Deus sabe o que estou vivendo e só ele pode me tirar dessa situação!!!
Ainda voltarei aqui pra dizer que consegui em nome de Jesus!!!
Deus todo poderoso me cure agora com todo seu poder 🙌🏻 e cure todos os que estão lendo meu comentário! Eu creio em ti meu pai! Serei curada!
Ei, Fa, como vc está?? ✨
Como você está?
@taniaduarte3019 No tempo que escrevi estava mal, depois passei um bom tempo melhorzinha, e a mais ou menos 2 semanas isso voltou e pior. Pensei as piores coisas, pedi oração a pastores, comentei em lives para que orassem por mim, graças a Deus estou melhor e vou ficar mais ainda em nome de Jesus 🙏🏻❤️
Eu já tive síndrome de burnount. Meu melhor remédio foi umas férias.Entendo ser a terapia mais eficiente.
Geeeeeente! Já tive bournout várias vezes! 😮 nem sabia o que era!
Como suas lives são esclarecedoras.
Gratidão doutora Ana.