Hoje tenho 69 anos mais me lembro muito bem deste trem que saía da estação de niterói Ponto Cem Reis e ía até a estação de porto das Caixas em itaborái e de lá para Friburgo, era uma viagem ótima e eu ía olhando as paisagens por onde passava a Locomotiva Maria Fumaça, viajava junto com meus irmãos e os meus pais. Época de ouro da minha vida, tempo em que os filhos obedeciam e tinham respeito pelos pais e a violência não existia. Se eu tivesse uma máquina que pudesse fazer o tempo voltar atrás, eu voltaria com certeza. Parabéns por estas fotos tiradas nesta época.
Parabéns!!!! Vocês conseguiram, através desse lindo trabalho, eternizar a memória dessa fantástica e desafiadora ferrovia. Reminiscências que ainda relutam insistindo em perdurar. Na alma, uma tristeza, no peito, um vazio, na garganta, uma vontade incontrolável de chorar...
Muito bonito o vídeo. Usei muito o trem para chegar a Friburgo. Quando nasci (1948), não havia linha de ônibus para Friburgo. Era apenas o trem. Havia três viagens por dia: uma pela manhã, outra às 13:30 e a última às 15:20, todas saindo de Barão de Mauá, a estação da Leolpoldina no Rio de Janeiro. Saíam trens de Niterói também. Eles eram juntados em Cachoeiras para subir a serra numa única composição. Parabéns pelo trabalho!
Fernão Gondin, estudou na FGV, em Friburgo e na PUC-RJ. Amigo de Alexandre Albuquerque....rsssss. Sou de Bom Jardim e fui colega de turma do Alexandre na PUC.
São lembranças de um passado distante, que deixa ô coração aos pedaços e alma ferida. Amo muito essas imagens de passado vitorioso e repleto de glórias. Obrigado por esse belíssimo presente.
Lindo documentário !!! Parabéns a sua autora !!! Amo Nova Friburgo !!! Gostaria de que voltassem os trens !!! Tudo fica mais lindo e muito mais barato !!!
A primeira vez que ESTIVE em Nova Friburgo foi no domingo dia 30 de junho de 1968.Então,com 17 anos de idade,participei da primeira excursão mista Escoteiro & Bandeirantes.foi o dia mais feliz da minha vida. Desde então,la se vão cinquenta(50)anos de pura SAUDADE.Tenho SAUDADE de TUDO.Daquele que foi o dia mais FELIZ DA MINHA vida.Saudades dos companheiros do Grupo Escoteiro,das colegas do Grupo de Bandeirantes. Saudade da MARAVILHOSA cidade de Nova Friburgo.
Nossa, essa narrativa me conduziu ao passado ja tao longe, quando menina viajei muito para o Rio de Janeiro com minha mae e a narrativa me levou `aquele tempo, muito boa mensagem
Viajei por essa ferrovia e não esqueço o silvo da possante locomotiva, puxando os vagões por entre a mata da serra; o seu "puf/puf" saudoso fica em minha memória, marca meus doze anos, e quando voltava do internato da FGV para casa, em Niteroi.Quão era feliz e curtia essa sensacional e maravilhosa viagem!
MEUS PARABÉNS E GRATIDÃO A TODAS AS PESSOAS QUE DEDICARAM HORAS PRECIOSAS DE SEU TEMPO PARA TORNAR POSSÍVELA CONFECÇÃO DESSE VÍDEO.AMO FRIBURGO E SOFRO POR ESTAR LONGE DELA E SEM CONDIÇÕES DE PODER VIAJAR. .
Como filho de um funcionário da Leopoldina Railway (Paulo Sette Pereira) me emociona essa narrativa, pois viví em Friburgo de 1923 a 1940. Mau pai começou em Friburgo, depois foi para chefe da estação em Petrópolis e depois para chefe de seção na matriz no Rio. Até hoje sinto em minha memória o cheiro da fumaça produzida pelos blocos de carvão !Cardiff! que eram o combustível das locomotivas... depois veio a era da lenha (o que causou muitos problemas com a Natureza, além se soltarem fagulhas.
É muito bom quando falam coisas boas de nossa cidade. Maravilhoso e fantástico este documentário poético. Nossa cidade é cheia de cultura e histórias. Parabéns pela iniciativa.
Não era não. Meus avós eram alemães de Friburgo e os outros eram italianos de Cachoeiras. Vida miserável, bebida, filhos fora do casamento e no fim o suicídio por causa da bebida. Não teve nada de felicidade.
Sem dúvidas! Meu pai morou em Nova Friburgo nesta época e hoje com 82 anos fala claramente, mesmo com a sujeira da Maria fumaça e as pseudo melhorias oriundas das tecnologias recentes, ele prefere mil vezes aquele período. "O ser humano era diferente e melhor".
Andei muito nesse trem na minha infância e adolescência. Ai que saudade, meu Deus! Existem várias poesias do poeta q adorava nossa cidade( J. G.), falando sobre o trem.
Gente muito lindo essa lembrança , hoje tenho 64anos esse trem passava na porta em nossa casa ali em Papucaia ,várias vzs o trem descarrilou a noite próximo a ponte e nossa casa servia de socorro p as pessoas que seb feriam ,me lembro até hoje os maquinistas faziam amizades com a criançada e sempre depois eles passavam e buzinavam e jogavam balas e doces enrolados naqueles tipo eram como linhas entrelaçadas pois serviam p fazer a limpeza nas mãos .Nunca me esqueci desses momentos tristes porém gratificantes em poder ajudar as pessoas enquanto o socorro não chegava ,na época não tínhamos luz ,nossa luz era lampião a gás e lamparinas de querosene.Sndri muito de trem p ir p Niterói mesmo depois que a linha foi desativada para Nova Friburgo e ficou apenas de Cachoeiras até Niterói depois tiraram de vez tudo .Esse vídeo é um histórico que merecia destaque pois foi de grande importância p essas cidades em todos os aspectos sócio Econômico. Sinto saudades desse tempos maravilhosos . Marcarei aqui alguns dos meus amigos que tiveram TB o privilégio em ter feito parte dessa História significativa nessa época . @GeraldoMazela ,@Diomeia Nascimento,@Mariabernardina ,@MariaMoura,@GilseDuarte.,@Mariagonçalves,@RosenyMarques. @Anias @cleuzineiaCordeiro @Rosa Anna Machado cunhada Muito boa essa matéria ❤❤❤❤❤❤
Saudades dr minhas viagens de trem. Saíamos eu , Mary e Marly de Niterói para Santana de Japuiba -1965- Cachoeiras e banhos nos aguardavem depois de caronas até as fazendas do Sr. BERTOLDO. Quantas Saudades.
Boa noite,sou de Araruama RJ,e aqui na região dos Lagos,tb tinha um trem,e na mesma época que o trem de Friburgo ,parou aqui tb,era o trem de Maricá, minha avó contava que ia para Niterói de trem, que levavam galinhas,patos, legumes,verduras,etc, infelizmente , nosso país sempre foi governador por oportunistas, sempre tive vontade de andar em um trem assim, mais acho que vai ficar na vontade, parabéns pelo seu trabalho, documentário excelente!
Que texto ! Que voz ! Vivi e dou prova de fé que realmente se vivia um mundo maravilhoso essa época. Era o passeio esperado de final de ano com meus pais.
Olá Bernardo Eugênio de Barros Pinto que bom saber que éramos crianças e passeávamos nesse trem. Eu continuava e ia até Cordeiro pois nasci em Cantagalo e este ano completo 80 anos de idade. Uma outra viagem que fiz de trem foi de Niterói até Vila Velha no Espirito Santo que ainda vou procurar. Um grande abraço.
Que história maravilhosa sobre o desenvolvimento de Nova Friburgo, minha terra natal. Meus pais devem ter visto esse trem ou até viajado nele. Minha mamãe já se foi á 8snos atrás. Mas meu papai está aqui com 82anos de vida! Amei ouvir a história. Julho/22
QUE MARAVILHA DE DOCUMENTÁRIO . ÉPOCA EM QUE O POVO BRASILEIRO ERA MAIS DEVOTO A NAÇÃO. PENA QUE ESSE TEMPO NÃO VOLTA MAIS. OBRIGADO POR LEMBRAR DO NOSSO POVO BRASILEIRO.
Graças a meu chefe de escoteiros Aguiar, admirador dos trens, pudemos participar, pelo menos, da última viagem do trecho Cachoeiras-Niterói. A serra já havia sido desativada cinco anos antes. Saudades.
Uma aula de história que deveria ser dada em todas as escolas quando estudarem a cidade, para que as novas gerações tomem conhecimento da importância do trem no contexto sócio econômico local e de Cantagalo. Um vídeo e tanto, gostoso de ver, rever, para matar as saudades de quem trabalhou, andou, viu quando pequena. Mostrar como a cidade era e sempre foi gostosa de viver, mas ali havia algo mais, respeito entre as pessoas, entre trem, ônibus, carros e as bicicletas. Um show... tomei a liberdade de copiar e guardar nos meus arquivos sobre Nova Friburgo. Carmen Manangão
Com toda a certeza ...eram tds mt mais felizes, sim! Meu tio Waldir Salerno foi :maquinista" desses trens!!! ...Que saudades...que saudades!!! ...Parabéns à Janaina Botelho por mostrar tudo...quase tudo da "Friburgo" tão maravilhosa!!! ...
Ainda garotinho fiz uma viagem de Niterói a Friburgo, um dia inteiro. Mas, foi inesquecível. Meu pai conheceu nessas viagens amigos da vida inteira, como o Raphael Jaccoud.
Boa tarde! Estudei na FONF, hoje faculdade de odontologia da UFF. 1978. Linda cidade, melhores dias de minha vida. Ainda peguei estradas de chão, cachoeiras livres, poucas construções. Pena não ser da época do trem. Hoje perdeu-se muito, de tranquilidade, principalmente nos finais de semana.
Imagina se toda arquitetura tivesse sido preservada!!!! Construíram "coisas de segunda categoria"! Com belas paisagens é conhecida como capital da moda íntima!!! Eu fiz faculdade de Turismo, curso de guia e diversos idiomas.... povo com pouca cultura na hora de votar... valeu o vídeo espetacular! Eu andei nele! Sou de 1955.
Viajei a um tempo que não tive a oportunidade de viver! Segue apenas na lembrança histórias contadas por meus avós. Ótimo documentário. Podiam ter preservado e mantido até hoje essa belezinha rodando, valorizando nossa história e fortalecendo o turismo em nossa cidade! Não digo todo o trecho, mas poderiam ter mantido uma parte dele.
Parabéns! Triste mais uma bela narrativa da maior beleza de uma viagem de trem. Lindo maravilhoso, mais esse não é um pais serio. Eu sou carioca e vinha para Minas Gerais visitar meus avós. Melhor parte da minha vida.
Acho que nasci na época errada, tenho 25 anos e vendo esse vídeo, me dá uma certa inveja das pessoas que viveram nessa época. Hahhh como queria ter sido um deles, sortudos foram os que puderam usufruir de tudo Isso.😢
O problema não é nem nasce em época errada Daniela, o problema é a falta de respeito dos políticos com a posteridade, em não preservar a nossa história, nosso país é imenso e cada lugar com sua peculiaridade que na maioria das vezes apenas sabemos sobre seu passado, em fragmentos como a mostradas acima no vídeo, lamentável.
Fiz parte desta epoca.Viajei uma unica vez e ficou gravado ate os dias de hoje.Lembro que o trem ao chegar na serra tinha que ser puxado por uma cremalheira vagao por vagao.O ponto alto ao chegar em Nova Friburgo passava pela Avenida/Praça Alberto Braune apitando a sua chegada.Jamais esquecerei este momento devia ter 06 anos na epoca.
Maravilhosa lembrança e também mostra o quanto nossa cidade está desperdiçando em não saber explorar todo seu potencial turístico. Imagina hoje quanto iria agradar reativar esse ramal ferroviário? A cidade também não tem um portal como as grandes cidades turísticas do Brasil. Nossos políticos não fazem por que estão preocupados com os interesses que não são em prol da comunidade. Desculpe o desabafo. Parabéns a todos que tornaram essa lembrança possível. Salve Nova Friburgo.
Viajei muitas vezes de trem partindo da estação em Niterói até Teodoro de Oliveira. Saia às 7 h da manhã de Niterói e chegava em Teodoro às 13 h. Viagem fantástica. Década de 50. Não havia estrada asfaltada para N. Friburgo.
Viajamos muito meus pais meus irmãos de trem nas férias do trabalho do meu pai da escola viajamos pra cidade Coronel Fabriciano cidade osu Minas na casa da minha vó a mãe do papai era bom demais esse tempo só saudade que ficou desse tempo👉❤❤❤❤❤❤❤😭😭
uma historia comovente e triste para quem viveu está época dos anos dourado, vida triste mas como era bom demais e muito bonito, tempos bom de ser viver.
Ese documentário tem uma narasao bem interessante muito bem detalhada para bens pelo documentário .
11 ปีที่แล้ว +4
Vídeo magnífico! Fotos sensacionais e uma bela história. Só o erro de falar da 'serra de Nova Friburgo', quando a subida da serra faz parte de Cachoeiras de Macacu
Ótimo vídeo! Mas como testemunha ocular dessa história sou obrigado a fazer algumas retificações e aditivos: 1 -. Esse trem (Expresso) saía da estação General Dutra, onde é hoje parte das dependências do Porto de Niterói. A estação Maruí foi utilizada onde era a oficina da Estrada de Ferro Leopoldina, no bairro Barreto, muito depois de 1964, onde foi ponto final dos trens chamados de "subúrbios. 2 -. O itinerário desse trem não era só até Nova Friburgo e sim até Portela, terceiro distrito de Itaocara. O tempo da viagem era em torno de 12 horas. 3 - Com o objetivo de dar a primazia às empresas de ônibus, em 1964 o ramal ficou apenas de Niterói à Cachoeiras de Macacu. No final dos anos 60 passou a ir só até Visconde de Itaboraí, distrito de Itaboraí, onde passou a ser um trem urbano e que durou até 2004, prejudicando milhares de pessoas.
Exato! Era o chamado Trem Cacique que saía de Barão de Mauá com destino ao norte fluminense (Campos, Natividade, etc ) quando chegava na estação de Visconde de Itaboraí, (verdadeiro local de compras de diversos produtos e não Porto das Caixas) alguns vagões era trocados entre os dois trens.
Parabéns, brilhante!!!! Lembro-me bem da divisão em três locomotivas especiais com dois vagões cada para descer a serra em Teodoro de Oliveira e para subir em Cachoeira de Macacu. Em ambas as estações os vagões se uniam e continuava a viagem para Niterói ou para Portela com uma só locomotiva já levando todos os vagões. Me lembro do guarda-pó de meu pai e dos ciscos que caiam em minha vista pois gostava de ficar olhando pela janela.
Hoje tenho 69 anos mais me lembro muito bem deste trem que saía da estação de niterói Ponto Cem Reis e ía até a estação de porto das Caixas em itaborái e de lá para Friburgo, era uma viagem ótima e eu ía olhando as paisagens por onde passava a Locomotiva Maria Fumaça, viajava junto com meus irmãos e os meus pais. Época de ouro da minha vida, tempo em que os filhos obedeciam e tinham respeito pelos pais e a violência não existia. Se eu tivesse uma máquina que pudesse fazer o tempo voltar atrás, eu voltaria com certeza. Parabéns por estas fotos tiradas nesta época.
Essa história linda embalada com essa música é um encanto!!
Que saudade!!!! O trem chegava a Friburgo as 22.00 hs, de longe se ouvia o seu apito.
Parabéns!!!! Vocês conseguiram, através desse lindo trabalho, eternizar a memória dessa fantástica e desafiadora ferrovia. Reminiscências que ainda relutam insistindo em perdurar.
Na alma, uma tristeza, no peito, um vazio, na garganta, uma vontade incontrolável de chorar...
Parabéns a historiadora Janaína Botelho sobre a história do trem de Nova Friburgo documentário maravilhoso
Muito bem feita à narração dessa senhora.
Que MARAVILHA ! 🙏🙏🙏🙏👏👏👏👏😍😍😍😍
Ola,assistindo em 8-3-21, não tinha visto ainda,Maravilha, Fantastico,Abraço,RJ.
Parabéns pelo excelente programa e em especial pelo inspirado texto !
Janaina Botelho narra muito bem!! Uma excelente professora de história!
Muito bonito o vídeo. Usei muito o trem para chegar a Friburgo. Quando nasci (1948), não havia linha de ônibus para Friburgo. Era apenas o trem. Havia três viagens por dia: uma pela manhã, outra às 13:30 e a última às 15:20, todas saindo de Barão de Mauá, a estação da Leolpoldina no Rio de Janeiro. Saíam trens de Niterói também. Eles eram juntados em Cachoeiras para subir a serra numa única composição.
Parabéns pelo trabalho!
Fernão Gondin, estudou na FGV, em Friburgo e na PUC-RJ. Amigo de Alexandre Albuquerque....rsssss. Sou de Bom Jardim e fui colega de turma do Alexandre na PUC.
@@periclesrosafilho5699 Isso mesmo, Péricles. Alexandre Albuquerque era meu colega de turma.
São lembranças de um passado distante, que deixa ô coração aos pedaços e alma ferida. Amo muito essas imagens de passado vitorioso e repleto de glórias. Obrigado por esse belíssimo presente.
Bons tempos, saudade deste passado....
Parabéns pelo seu trabalho, gostei muito do texto e da voz da locutora. Consegui me imaginar nessa viagem.
Lindo documentário !!! Parabéns a sua autora !!! Amo Nova Friburgo !!! Gostaria de que voltassem os trens !!! Tudo fica mais lindo e muito mais barato !!!
Magnífico Trabalho .
Linda poesia .
Belas imagens antigas .
A primeira vez que ESTIVE em Nova Friburgo foi no domingo dia 30 de junho de 1968.Então,com 17 anos de idade,participei da primeira excursão mista Escoteiro & Bandeirantes.foi o dia mais feliz da minha vida. Desde então,la se vão cinquenta(50)anos de pura SAUDADE.Tenho SAUDADE de TUDO.Daquele que foi o dia mais FELIZ DA MINHA vida.Saudades dos companheiros do Grupo Escoteiro,das colegas do Grupo de Bandeirantes. Saudade da MARAVILHOSA cidade de Nova Friburgo.
Sou Friburguense e gostei da saber esses detalhes sobre o passado da nossa querida cidade! Parabéns!
Muito emocionante esta viagem em um tempo que não conheci!!!
Você é fantástica, que vídeo saudoso e bem elaborado. Dá até vontade de chorar. É uma pena que acabou...
Nossa, essa narrativa me conduziu ao passado ja tao longe, quando menina viajei muito para o Rio de Janeiro com minha mae e a narrativa me levou `aquele tempo, muito boa mensagem
Que narrativa maravilhosa ,parabens por nós brindar com imagens lindas de um passado em que ainda havia respeito e bons costumes .obrigado!!!
Viajei por essa ferrovia e não esqueço o silvo da possante locomotiva, puxando os vagões por entre a mata da serra; o seu "puf/puf" saudoso fica em minha memória, marca meus doze anos, e quando voltava do internato da FGV para casa, em Niteroi.Quão era feliz e curtia essa sensacional e maravilhosa viagem!
MEUS PARABÉNS E GRATIDÃO A TODAS AS PESSOAS QUE DEDICARAM HORAS PRECIOSAS DE SEU TEMPO PARA TORNAR POSSÍVELA CONFECÇÃO DESSE VÍDEO.AMO FRIBURGO E SOFRO POR ESTAR LONGE DELA E SEM CONDIÇÕES DE PODER VIAJAR. .
Resgate maravilhoso de uma época que gostaria de ter vivido. Belíssimo trabalho, Janaina Botelho!
Tenho 23 anos , não vivi e nem peguei essa época , mais tenho muita inveja de vocês que pegaram ... saudade do tempo que eu não vivi :( amo friburgo
Como filho de um funcionário da Leopoldina Railway (Paulo Sette Pereira) me emociona essa narrativa, pois viví em Friburgo de 1923 a 1940. Mau pai começou em Friburgo, depois foi para chefe da estação em Petrópolis e depois para chefe de seção na matriz no Rio. Até hoje sinto em minha memória o cheiro da fumaça produzida pelos blocos de carvão !Cardiff! que eram o combustível das locomotivas... depois veio a era da lenha (o que causou muitos problemas com a Natureza, além se soltarem fagulhas.
Acho que aqueles tempos eram bem melhores que os de hoje.
COM CERTEZA
Q@@luizaugustomarinsnery6197 01
Maravilha
É muito bom quando falam coisas boas de nossa cidade. Maravilhoso e fantástico este documentário poético. Nossa cidade é cheia de cultura e histórias. Parabéns pela iniciativa.
Nao sei o que que mais bonito os carros ou as locomotivas que tempo maravilhoso feliz quem viveu .
linda estoria,amei,prissipalmente a narrativa,foi show.
Acredito que apesar da dificuldade daquela época, as pessoas eram bem mais felizes!
Crecio eu não tenho a menor dúvida.
Andei varias vezes nesse trem quando era criança e morava em Friburgo e vinha a Niterói de tempos em tempos. 👍🏻👍🏻👍🏻
Não era não. Meus avós eram alemães de Friburgo e os outros eram italianos de Cachoeiras. Vida miserável, bebida, filhos fora do casamento e no fim o suicídio por causa da bebida. Não teve nada de felicidade.
Sim, creio que se vivia mais feliz, sim! Agora, gente desequilibrada sempre houve em qualquer época. Quem é que não sabe disso, hein?
Sem dúvidas! Meu pai morou em Nova Friburgo nesta época e hoje com 82 anos fala claramente, mesmo com a sujeira da Maria fumaça e as pseudo melhorias oriundas das tecnologias recentes, ele prefere mil vezes aquele período. "O ser humano era diferente e melhor".
Que texto maravilhoso, história rica de informações e linguajar impecável! Parabéns!
Podiam reativar os trilhos, pra fazer turismo, ia se maravilhoso,!! .
Com certeza.
Como filha de ferroviário, da Rede Ferroviária Federal S/A...Fico muito emocionada!! Parabéns pelo vídeo!!
Andei muito nesse trem na minha infância e adolescência. Ai que saudade, meu Deus!
Existem várias poesias do poeta q adorava nossa cidade( J. G.), falando sobre o trem.
Muito legal a reportagem. Cheguei a conhecer o trem em Nova Friburgo! Tenho 73 anos de idade. Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Que lindo, meu pai fez parte desta história. Eu tinha 3 aninhos. 👏👏
Gente muito lindo essa lembrança , hoje tenho 64anos esse trem passava na porta em nossa casa ali em Papucaia ,várias vzs o trem descarrilou a noite próximo a ponte e nossa casa servia de socorro p as pessoas que seb feriam ,me lembro até hoje os maquinistas faziam amizades com a criançada e sempre depois eles passavam e buzinavam e jogavam balas e doces enrolados naqueles tipo eram como linhas entrelaçadas pois serviam p fazer a limpeza nas mãos .Nunca me esqueci desses momentos tristes porém gratificantes em poder ajudar as pessoas enquanto o socorro não chegava ,na época não tínhamos luz ,nossa luz era lampião a gás e lamparinas de querosene.Sndri muito de trem p ir p Niterói mesmo depois que a linha foi desativada para Nova Friburgo e ficou apenas de Cachoeiras até Niterói depois tiraram de vez tudo .Esse vídeo é um histórico que merecia destaque pois foi de grande importância p essas cidades em todos os aspectos sócio Econômico.
Sinto saudades desse tempos maravilhosos .
Marcarei aqui alguns dos meus amigos que tiveram TB o privilégio em ter feito parte dessa História significativa nessa época .
@GeraldoMazela ,@Diomeia Nascimento,@Mariabernardina ,@MariaMoura,@GilseDuarte.,@Mariagonçalves,@RosenyMarques.
@Anias
@cleuzineiaCordeiro
@Rosa Anna Machado cunhada
Muito boa essa matéria ❤❤❤❤❤❤
Saudades dr minhas viagens de trem. Saíamos eu , Mary e Marly de Niterói para Santana de Japuiba -1965- Cachoeiras e banhos nos aguardavem depois de caronas até as fazendas do Sr. BERTOLDO. Quantas Saudades.
Uma narração perfeita de forma poética,introduz nos para dentro da história,bem cativante.👏👏👏👏
Boa noite,sou de Araruama RJ,e aqui na região dos Lagos,tb tinha um trem,e na mesma época que o trem de Friburgo ,parou aqui tb,era o trem de Maricá, minha avó contava que ia para Niterói de trem, que levavam galinhas,patos, legumes,verduras,etc, infelizmente , nosso país sempre foi governador por oportunistas, sempre tive vontade de andar em um trem assim, mais acho que vai ficar na vontade, parabéns pelo seu trabalho, documentário excelente!
Andei muito nesse trem indo pra Visconde de Itaboraí tempos bons
Ângela Vieira
Linda homenagem a minha" Terrinha "
Amada inesquecíveis viagens de trem
Com a minha família .emoção saudades e gratidão.
Viajei muito de trem de Niterói para Cordeiro era maravilhoso.
Que texto ! Que voz ! Vivi e dou prova de fé que realmente se vivia um mundo maravilhoso essa época. Era o passeio esperado de final de ano com meus pais.
Olá Bernardo Eugênio de Barros Pinto que bom saber que éramos crianças e passeávamos nesse trem. Eu continuava e ia até Cordeiro pois nasci em Cantagalo e este ano completo 80 anos de idade. Uma outra viagem que fiz de trem foi de Niterói até Vila Velha no Espirito Santo que ainda vou procurar. Um grande abraço.
Meu maior divertimento quando criança, muito obrigada, hoje lavei a alma com estas lembranças
Que história maravilhosa sobre o desenvolvimento de Nova Friburgo, minha terra natal. Meus pais devem ter visto esse trem ou até viajado nele.
Minha mamãe já se foi á 8snos atrás. Mas meu papai está aqui com 82anos de vida! Amei ouvir a história.
Julho/22
Maravilha a história sempre fui um admirador destas regiões parabéns.
QUE MARAVILHA DE DOCUMENTÁRIO .
ÉPOCA EM QUE O POVO BRASILEIRO ERA MAIS DEVOTO A NAÇÃO.
PENA QUE ESSE TEMPO NÃO VOLTA MAIS.
OBRIGADO POR LEMBRAR DO NOSSO POVO BRASILEIRO.
Graças a meu chefe de escoteiros Aguiar, admirador dos trens, pudemos participar, pelo menos, da última viagem do trecho Cachoeiras-Niterói. A serra já havia sido desativada cinco anos antes.
Saudades.
Uma aula de história que deveria ser dada em todas as escolas quando estudarem a cidade, para que as novas gerações tomem conhecimento da importância do trem no contexto sócio econômico local e de Cantagalo. Um vídeo e tanto, gostoso de ver, rever, para matar as saudades de quem trabalhou, andou, viu quando pequena. Mostrar como a cidade era e sempre foi gostosa de viver, mas ali havia algo mais, respeito entre as pessoas, entre trem, ônibus, carros e as bicicletas. Um show... tomei a liberdade de copiar e guardar nos meus arquivos sobre Nova Friburgo. Carmen Manangão
Com toda a certeza ...eram tds mt mais felizes, sim! Meu tio Waldir Salerno foi :maquinista" desses trens!!! ...Que saudades...que saudades!!! ...Parabéns à Janaina Botelho por mostrar tudo...quase tudo da "Friburgo" tão maravilhosa!!! ...
Ainda garotinho fiz uma viagem de Niterói a Friburgo, um dia inteiro. Mas, foi inesquecível.
Meu pai conheceu nessas viagens amigos da vida inteira, como o Raphael Jaccoud.
Lindo poema!!! Me senti dentro do trem!!
bom esse texto, só em falar , bate a saudade, era mos felizes e não sabia mos.
Nossa que linda imagens ,e o lugar maravilhoso .Parabéns pelo lindo VÍDEO 👏👏👏👏👏👏
Um excelente registro de nossa história tão carente de memória. Bela música, belo texto, belos cenários...
Boa tarde! Estudei na FONF, hoje faculdade de odontologia da UFF. 1978. Linda cidade, melhores dias de minha vida. Ainda peguei estradas de chão, cachoeiras livres, poucas construções. Pena não ser da época do trem. Hoje perdeu-se muito, de tranquilidade, principalmente nos finais de semana.
Linda explanação.
Meu marido andou muito neste trem.
Falava muito destes locais
Imagina se toda arquitetura tivesse sido preservada!!!! Construíram "coisas de segunda categoria"! Com belas paisagens é conhecida como capital da moda íntima!!! Eu fiz faculdade de Turismo, curso de guia e diversos idiomas.... povo com pouca cultura na hora de votar... valeu o vídeo espetacular! Eu andei nele! Sou de 1955.
Eu posso imaginar como seria emocionante e rentável para o turismo local se essa malha ferroviária e o trem ainda existisse
Além das imagens, parabenizo pelo ótimo texto e sua narração.
gostei muito desse documentario
Que lindo seu documentário...poderia fazer um do trem de Petrópolis...
parabéns!
belissimo documentariu
Margareth Mello Cruyff
Belo passeio
Perfeição e tristeza ! Parabéns !
Viajei a um tempo que não tive a oportunidade de viver! Segue apenas na lembrança histórias contadas por meus avós. Ótimo documentário. Podiam ter preservado e mantido até hoje essa belezinha rodando, valorizando nossa história e fortalecendo o turismo em nossa cidade! Não digo todo o trecho, mas poderiam ter mantido uma parte dele.
Tudo é muito bonito! E a vida nessa época, como era diferente do que temos atualmente...
Vdd
Muito diferente..
Acredito que bem melhor!!
bela recordação...
Tudo era muito bonito antes no passado diferente do tempo de hoje.💗💗💋💋🙏🙏🙏
Parabéns pelo belo documentário!!!
Parabéns! Triste mais uma bela narrativa da maior beleza de uma viagem de trem. Lindo maravilhoso, mais esse não é um pais serio. Eu sou carioca e vinha para Minas Gerais visitar meus avós. Melhor parte da minha vida.
RECORDAR É MUITO GOSTOSO !! NOS LEVA AO PASSADO , QUANDO ERA FELIZ E NÃO SABIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acho que nasci na época errada, tenho 25 anos e vendo esse vídeo, me dá uma certa inveja das pessoas que viveram nessa época. Hahhh como queria ter sido um deles, sortudos foram os que puderam usufruir de tudo Isso.😢
O problema não é nem nasce em época errada Daniela, o problema é a falta de respeito dos políticos com a posteridade, em não preservar a nossa história, nosso país é imenso e cada lugar com sua peculiaridade que na maioria das vezes apenas sabemos sobre seu passado, em fragmentos como a mostradas acima no vídeo, lamentável.
Fiz parte desta epoca.Viajei uma unica vez e ficou gravado ate os dias de hoje.Lembro que o trem ao chegar na serra tinha que ser puxado por uma cremalheira vagao por vagao.O ponto alto ao chegar em Nova Friburgo passava pela Avenida/Praça Alberto Braune apitando a sua chegada.Jamais esquecerei este momento devia ter 06 anos na epoca.
EXCELENTE!!!!!!!!!!!! Viajei assistindo esse vídeo!
me lembro quando acabou...meus pais tinham um bar/restaurante em frente à Estação:Bar Colombo!
Um registro histórico de nossa região
Simplesmente maravilhoso!!
Maravilhoso Vídeo e belíssimo emocionante trabalho
Ótima vídeo aula!
Maravilhosa lembrança e também mostra o quanto nossa cidade está desperdiçando em não saber explorar todo seu potencial turístico. Imagina hoje quanto iria agradar reativar esse ramal ferroviário? A cidade também não tem um portal como as grandes cidades turísticas do Brasil. Nossos políticos não fazem por que estão preocupados com os interesses que não são em prol da comunidade. Desculpe o desabafo. Parabéns a todos que tornaram essa lembrança possível. Salve Nova Friburgo.
Saudade dese tem po bom que não volta nunca mais
Quem pode comprar um nas antigas oficinas e colocar nos trilhos como turismo será o maior susseso
Uma época magnífica de ouro!
Viajei muitas vezes de trem partindo da estação em Niterói até Teodoro de Oliveira. Saia às 7 h da manhã de Niterói e chegava em Teodoro às 13 h. Viagem fantástica. Década de 50. Não havia estrada asfaltada para N. Friburgo.
Muito linda história. Uma pena hoje é uma bagunça que Deus meu livre
Vídeo maravilhoso. Fiz uma trilha e passei pelo caminho do trem. Adorei!!
Viajamos muito meus pais meus irmãos de trem nas férias do trabalho do meu pai da escola viajamos pra cidade Coronel Fabriciano cidade osu Minas na casa da minha vó a mãe do papai era bom demais esse tempo só saudade que ficou desse tempo👉❤❤❤❤❤❤❤😭😭
Maravilhoso!!! Lembrando que a serra subida é de Cachoeiras, não de Friburgo.
Sim em Cachoeiras trocavam a locomotiva e colocavam uma com cremalheira para subir a serra. Iam bem devagar mas davam conta do riscado. Muito bom,
uma historia comovente e triste para quem viveu está época dos anos dourado, vida triste mas como era bom demais e muito bonito, tempos bom de ser viver.
Andei muito de trem que pena que tudo acabou naquela época era muito bom poderia voltar tudo novamente
Ese documentário tem uma narasao bem interessante muito bem detalhada para bens pelo documentário .
Vídeo magnífico! Fotos sensacionais e uma bela história. Só o erro de falar da 'serra de Nova Friburgo', quando a subida da serra faz parte de Cachoeiras de Macacu
Sim faz parte do município de Cachoeiras de Macacu. Depois de Teodoro de Oliveira é que entramos em Nova Friburgo. 👍🏻👍🏻👍🏻
Ótimo vídeo! Mas como testemunha ocular dessa história sou obrigado a fazer algumas retificações e aditivos:
1 -. Esse trem (Expresso) saía da estação General Dutra, onde é hoje parte das dependências do Porto de Niterói. A estação Maruí foi utilizada onde era a oficina da Estrada de Ferro Leopoldina, no bairro Barreto, muito depois de 1964, onde foi ponto final dos trens chamados de "subúrbios.
2 -. O itinerário desse trem não era só até Nova Friburgo e sim até Portela, terceiro distrito de Itaocara. O tempo da viagem era em torno de 12 horas.
3 - Com o objetivo de dar a primazia às empresas de ônibus, em 1964 o ramal ficou apenas de Niterói à Cachoeiras de Macacu.
No final dos anos 60 passou a ir só até Visconde de Itaboraí, distrito de Itaboraí, onde passou a ser um trem urbano e que durou até 2004, prejudicando milhares de pessoas.
Você sabe onde era aquela ponte do 2:30?
Saia do Rio também, âs 5:30 hs, da Estaçäo Baräo de Mauá, alem de Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro. Cantagalo, Euclidelândia e ponto final em Portela.
Exato! Era o chamado Trem Cacique que saía de Barão de Mauá com destino ao norte fluminense (Campos, Natividade, etc ) quando chegava na estação de Visconde de Itaboraí, (verdadeiro local de compras de diversos produtos e não Porto das Caixas) alguns vagões era trocados entre os dois trens.
Esse vídeo não é sequencial mas essa ponte ficava na Serra de Friburgo.
Lindo video!
Amo Nova Friburgo.
Que coisa fascinante, muito bom isso ,saudade do Brasil antigo.
Belo vídeo!!!
Parabéns, brilhante!!!! Lembro-me bem da divisão em três locomotivas especiais com dois vagões cada para descer a serra em Teodoro de Oliveira e para subir em Cachoeira de Macacu. Em ambas as estações os vagões se uniam e continuava a viagem para Niterói ou para Portela com uma só locomotiva já levando todos os vagões. Me lembro do guarda-pó de meu pai e dos ciscos que caiam em minha vista pois gostava de ficar olhando pela janela.
Eu fazia a mesma coisa ficava na janela e caiam os ciscos na vista era muito divertido para uma criança