Fiz pesquisa sobre esta história da escola de música em Santa Cruz. Ela tem uma história e função sui generis. Os alunos dessa escola de música eram mulatos e mestiços, e não negros puros. Eram escolhidos de filhos geralmente bastardos de portugueses nobres com negros brasileiros e outros mestiços das terras brasileiras, cujos pais assumiam a sua educação e muitas vezes lhes davam também o nome da Família. Se não lhes davam o nome oficialmente, todos sabiam de quem eram filhos, pois esta escola era de estilo internato, eram os próprios pais e tios quem pagavam a matrícula e despesas dos filhos e filhas que estudavam na escola. Muitas meninas que lá estudavam eram lotadas no convento ao lado da escola, algumas delas eventualmente se tornavam também noviças. Neste convento havia muitas freiras que tinham sido enviadas lá por suas famílias abastadas, devido a serem rebeldes e por terem ficado grávidas antes do casamento. Era comum as mães desses alunos mestiços terem tinha uma casinha na cidade, que geralmente era sustentadas e frequentada pelo pai branco de famílias nobres. Alguns desses alunos eram também notoriamente descendentes de padres jesuítas, daí sua devoção ao Santo Inácio de Loyola. Portanto esta vila de Santa Cruz com sua Escola de Música de alunos mixtos, cumpria também funções sociais e econômicas que refletiam de fato a responsabilidade prática e carinho pragmático dos pais portugueses e brasileiros pelas mães desses filhos, geridos fora do casamento e das normas de relacionamentos aceitáveis pela sociedade daquela época - ao mesmo tempo que reconheciam suas obrigações morais e a afetividade perantes esses filhos e suas mães.
O Rio de Janeiro, onde nasci e que felizmente abandonei, parece uma capital africana em guerra. Só sobrou o Leblon e a Barra, o resto do antigo cenário paradisíaco empobreceu demais .A Zona Norte abandonada como sempre, o Centro maquiado pouco mudou. Agora com a crise geral pós esquerda no poder, com esta direita ensandecida e perdida no rumo, pode ser que a situação perca o controle.
Vi o programa Brasil visto por cima, na TV Brasil, mas comprado da Globosat, sobre o Rio de Janeiro. Fiquei impressionada com a quantidade de prédios históricos, um mais lindo que o outro, alguns já sabia e conhecida, não pessoalmente. Meu sobrinho esteve em alguns e me enviou fotos. Mas infelizmente não tenho coragem de ir visitar, pelo que vê na TV a violência é muito grande.
@@shayvajasjeet6804 Centro maquiado pouco mudou? Tá sabendo legal pelo visto....Não conheço nenhuma região no Brasil que tenha passado por tamanha transformação.
@@marcostripoli2849 . Pura Cosmética. Estive recentemente gastando dinheiro no Rio, fui ao Centro. comprar livros. Vi o VLT, é muito elegante, um bonde com impacto pós-moderno, tão somente ainda um bonde lento, mas como sou urbanista reparei em outras coisas também. . O comércio da Av. Rio Branco e a vida cultural do Centro, por consequência, ficaram muito prejudicados com a passagem do novo bonde, fecharam lojas clássicas e roupas e livrarias. O Rio sempre curtiu bondes como atrações turísticas.Teatros preciosos fecharam. Poucas pessoas na rua na Rio Branco, antes era uma avenida caótica e de magnífica efervescência cultural. O Centro como sempre sujo, cheio de desocupados, muito decadente e perigoso. Cariocas hedonistas sempre tentando se associar aos high light: Cristo, Pão de Açúcar , Ipanema etc. O Rio está uma tristeza, minha querida Copacabana, umbigo do mundo, ex-gatinha sexy, virou num favelão geriátrico indescritível. Coisa boa é o metrô . Embora carioca, não consigo mais manter relações sociais com as pessoas do meu passado. Para quem mora em outros lugares, o Rio e os cariocas hedonistas amargurados com a realidade, fora a folclórica simpatia, estão muito empobrecidos, decadentes e alienados, vivendo das lembranças do que um dia foi uma famosa cidade magnificamente cultural. Até os inferninhos de Copacabana fecharam, os lindos prédios art deco e bahaus, sem reformas, caem aos pedaços. Miséria, bandidagem e preços altos por toda parte. Ainda bem que vivi outros tempos. Foi o que vi, lastimo. Melhor coisa que fiz na vida foi abandonar o Rio aos 24 anos, fora daí prosperei e enriqueci, muito além do que imaginaria. Hoje ainda volto para comprar roupas e livros. Mais um pouco, nem isto.
Que história maravilhosa e desconhecida pela maioria dos cariocas! Obrigada, professor! E D.João VI ridicularizado pelos ignorantes era um homem de cultura e ciente de suas responsabilidades como governante.
Verdade. Eu sou nascida em Itaguai e criada. E achei esse vídeo tão enriquecedor. Porque mesmo estudando História na UFRRuralJ que fica em Seropedica tão pertinho, o máximo que já tinha ouvido falar de Itaguaí na época do Império, foi a parada de D. Pedro I na praça no Centro de Itaguai vindo de Santos depois da Independência. Infelizmente mesmo a região tendo uma história tão rica, não se dá a devida atenção.
Tudo que existe, ou que existiu, têm História. O que é velho e o que é antigo ??? O antigo já tinha valor quando ainda era novo, o velho sempre foi comum e sem muita importância. Um cai no esquecimento, o outro renova seu brilho com o passar do tempo. Simples assim...
Muita gente aqui dizendo que Santa Cruz é longe de tudo... tudo o que? Do centro do Rio? É verdade, é distante... mas pra ir pra fernando de noronha tbm é distante e ninguém reclamaria de ir!
Exatamente...Sempre Trabalhei no Centro da Cidade, pego trem até hj...Povo abestado...Hj vou mto mais a Paraty, Ubatuba a na Zona Sul q me enoja qdo lembro q não sabem votar e elegeram esse lixo humano q temos hj na Presidencia...
Adorei ouvir a história de Santa Cruz !! Fui médica da prefeitura do Rio e minha primeira lotação (1993) foi exatamente no Posto de Saúde Aloísio Amâncio - conhecido como “Posto dos Jesuítas”!!! Ficava bem pertinho da ponte de 1752 !!! É claro que fui até lá conhecer essa relíquia deixada pelos padres jesuítas!! Show de bola, Paulo Rezzutti !!!👏👏👏👏👏
Paulo Razzult muito obrigado pela belíssima história Sou de Mendes cujo padroeiro da cidade é a Santa Cruz No hino da Igreja diz , assim seja amado e adorado nessa terra de Santa Cruz...
Excelente explicação ... para mim que vivo nesse trecho, foi como voltar ao passado. O Caminho Imperial passa rente da minha casa. Moro em Jardim Sulacap no RJ, que antigamente era a Fazenda dos Afonsos. Na Av. Intendente Magalhães é cheio dessas placas de cor laranja com o pictograma da coroa 👑 escrito "Caminho Imperial".
Bom ... se você andar pela Zona Oeste do RJ você encontra algumas espalhadas, indicando o caminho, como se fosse uma trilha a seguir .... como falei, existem muitas. Tem que caçar. Existe uma fixada na Praça do Valqueire, colada na Estrada Intendente Magalhães. É uma placa de sinalização retangular de cor laranja, letras brancas, escrito "Caminho Imperial", com o pictograma da coroa bem estilizado em verde. Dá pra ver a placa pelo Google Maps na beira da estrada, perto de um sinal de trânsito. Clique no link pra responder ver a placa no Google Maps: www.google.com.br/maps/@-22.8776851,-43.3633098,3a,37.5y,134.69h,93.62t/data=!3m6!1e1!3m4!1s9MGGq2XbggNNryn3qUFSnw!2e0!7i16384!8i8192
Moro em Realengo, não sei se ainda existe entre as atuais ruas general Azeredo e A rotina um marco de referência na caminhada a Santa Cruz. Realengo era fazenda Real..
É verdade. Existem várias placas dessas espalhadas pelo Município do RJ do bairro de São Cristóvão a Santa Cruz. Eu mesma já vi várias. Quem vive a vida do carioca comum, anda a pé ou anda de ônibus pela Zona Oeste do RJ sempre se depara com uma destas placas.
Moro em Santa Cruz, próximo ao palacete da Princesa Isabel. Hoje é uma biblioteca. Tive o prazer de ler vários livros lá e é uma arquitetura maravilhosa! Ouvi uma história que todo 13 de maio se forma um redemoinho em frente ao palacete. Curiosa que sou, fomos eu e meu marido dia 13 de maio para frente do palacete. Não se se foi coincidência ou não, fato é que no dia estava ventando tanto que realmente tinha o tal redemoinho... Não sei a fundo da história, o que dizem que pode ser... "só sei que foi assim!"
Também fiz um vídeo sobre esta fazenda! Chama-se "UM DIA NA ROÇA COM D.JOÃO VI E PEDRO I" :) Estou curioso de ver este seu vídeo pois a história desta fazenda é rica em detalhes! E a história contada pelo seu Canal é sempre fascinante, aprecio-o pois não distorce, é fiel aos fatos.
Rezutti, o canal do Rio de Janeiro Aqui mostra a historia da cidade do rio usando gravuras maravilhosas. O link do video que ele mencionou acima é este aqui: th-cam.com/video/rvFrF4riGzk/w-d-xo.html
Meu Deus, já estive em Santa Cruz e que tristeza não saber esta história, algumas pessoas apenas me alertando dos estigmas que o bairro possui, quero voltar até lá e olhar com outros olhos! Brigada Paulo, amo demais seu trabalho!
Santa Cruz era um paraíso para mim em década de 1950...os rios as matas o sossego... produtiva, em termos de agricultura, tinha o matadouro de Santa Cruz também.
Palestra espetacular! Adorei receber estas informações que eu nunca havia estudado. Passei 4 anos estudando filosofia no youtube com a profa. Lucia Helena Galvão e este ano descobri o canal Paulo Rezzutti onde já assisti a mais de 30 palestras e pretendo continuar. Muito interessante estudar o século XIX e tudo o mais do Canal.
@@lcmartins9883 Não é não deselegante pessoa.Sepetiba teve inclusa no programa do Gov PAC e melhorou muito na questão do saneamento . Sua graça é típica de pessoas que dão pouco valor ao Brasil não sei o que faz em um pagina séria como a do Rezutti.
Ele gostava de ficar em Paquetá. Tinha horror de mar, porque mar tinha siri e ele detestava. Tomava raros banhos de mar, por ordens médicas, detestava água e banho, era sujo e engordurado, no mar só dentro de um barril furado para siri não entrar, na Praia do Caju. A casa de Praia dele no caju ainda existe, a casa de Paquetá também.
Tormento é hoje, dependurado nos trens ou ônibus ou em carros enfrentando congestionamentos enormes. Passar três dias em viagem a cavalo por lugares onde a natureza imperava com sua exuberância, temperatura agradável, água pura jorrando de minas intocadas. Lagos cheios de vida cercado por flora variada. Como disse Maria Graham em 1823, “hoje passei por um dos lugares mais lindos que já vi” , a caminho da fazenda de Santa Cruz.
Se os portugueses se prendessem a distância eles não atravesariam o mundo em suas naus, muito menos iriam a Santa Cruz, Petrópolis, São Paulo e tantos cantos do Brasil a cavalo, charrete ou barco .
Todo meu período gestacional passei aqui, só nasci em Campo Grande, logo depois voltei pra cá, minha formação humana é daqui, sou uma Cidadã Santacruzense. Infelizmente é um Bairro ignorado e esquecido pelas autoridades, só lembram nos períodos de campanhas eleitorais.Embora que tudo isso aconteça o Cidadão Santacruzense, tenta fazê tudo o que está ao seu alcance, para as melhorias do Bairro. Obrigado, Paulo, por essa homenagem ao nosso Bairro!!!♥★
Eu acho que o povo de santa cruz tinha que se unir e fazer protestos pacíficos, buscando o reconhecimento dos governantes para que parte dessa história vir a reviver. Essa terra é importante demais na história.
Bela história, de um bairro que vislumbrou como marco histórico e cultural, na época imperial. Precisamos de investimento, para que tenhamos um Museu Histórico e Cultural na região. Parabéns , Professor ! ❤
Santa Cruz foi reconhecido como bairro imperial. Demorou muito mas aconteceu. O que falta é o prefeito investir mais É o segundo bairro mais populoso do Brasil.. Perto da costa verde e das praias de Grumari, barra da Tijuca..
Imagina se a Monarquia não tivesse sido golpeada pelos republicanos, hoje, com certeza Santa Cruz seria um dos mais TOP do Rio de Janeiro. Porém, essa republiqueta que foi velha, do café com leite e dos milicos transformou Santa Cruz em um bairro dormitório e só aumentou a pobreza e a ignorância do Brasil.
É muito bom conhecer a história de seu lugar se origem. Sou morador de Santa Cruz desde meu nascimento (29 anos). Meus avós chegaram aqui por volta de 1960.
OLÁ, MINHA FAMÍLIA CHEGOU DE PORTUGAL JUNTO COM O 1° REINADO, FORAM PARA A ILHA DE PAQUETÁ ONDE FICARAM EM QUARENTENA, SEGUINDO DEPOIS PARA A FAZENDA IMPERIAL DE SANTA CRUZ-RJ., E EM SEGUIDA AO POVOADO DE GUARATIBA, ONDE MEU BISAVÔ CONSTRUIU UMA TABERNA, ONDE NEGOCIAVA GRÃOS E ESCRAVOS. ESSA É A HISTORIA DE THEOTÔNIO PEREIRA GOMES E SILVA. QUE BOM TER ESSAS HISTÓRIAS.
4 ปีที่แล้ว +4
Eu fui uma das chatas que pedia sobre a fazenda de Santa Cruz. Vc e Cláudia como sempre arrasou. Aonde ela conseguiu o mapa. Parabéns como sempre muito bom. Fiz até 🍿 para assistir confortável mente. Vc não decepciona nunquinha. Valeuzão.😍😍😍😍👏👏👏👏👏👏🍿🍿🍿🍿
Oi Lúcia, obrigado! A Claudia não tem mais tempo para participar dos vídeos, mas ela me passou a informação sobre o alemão que esteve na fazenda em 1829, como eu mencionei no vídeo. O mapa eu achei no site da Biblioteca Nacional.
O pAlacio de Mafra continua lindo! Foi pintado ano passado , e no ano de 2019 virou patrimonio mundial da humanidade. Morei ao lado dele por alguns anos.
Sempre que assisto seus vídeos sobre edificações, lembro de um projeto que fiz parte aqui no Ceará. Secult Itinerante. Eu como historiador, dois amigos da Arquitetura e uma amiga da Antropologia. O resultado do trabalho contemplava as três abordagens. Vinte anos depois não sei como ficou o que produzimos. Bateu uma saudade daquele período, o qual saíamos pelos diversos municípios do Estado. Valeu.
Servi 7 anos lá. Em uma reforma no final do anos 1990 foram encontradas várias ossadas no salão verde porque ali era o altar da igreja. Houve muitas modificações ao longo do tempo e o prédio não pode ser tombado pelo patrimônio histórico justamente por causa deste terceiro piso que não tem absolutamente nada a ver com o restante da construção.
Não tenho conhecimento sobre o local, mas, nos anos 1870 dom Pedro II teria tentado montar escola de medicina veterinária sob aconselhamento de seu amigo Louis Pasteur após este tê-lo recomendado assistir aulas na Ecole Veterinaire de Alfort ministradas por Gabriel Colin. Sempre suspeitei que seria construída em Sta Cruz ou Petrópolis. Acabou não acontecendo. O fisiologista franco-alemão Emil DuBois Reymond incentivou-o a construir um instituto de Fisiologia mas apenas em 1880 ele criou um laboratório de fisiologia no museu imperial quando ele funcionava junto ao campo de Santana, atual praça da República. Posteriormente esse laboratório foi transferido para o museu imperial em São Cristóvão que foi residência da família real durante um período antes de se mudarem para o Paço Imperial.
Querido Paulo Rezzutti ! Só tenho a agradecer pelas suas aulas que enriquecem meus cafés da manhã en solo. Depois de cada uma delas, a vontade é de SAIR desbravando este nosso Brasil Imperial. Trabalho de grande qualidade. Parabéns e boa continuação.
Que canal maravilhoso, eu moro em Santa Cruz próxima a praça do curral falso, essa praça e do tempo do império era curral dos cavalos da realeza, eu servi no batalhão de engenharia de combate, onde foi morada do imperador, no meio do prédio do quartel tem uma torre, em baixo da torre tem um túnel feito de óleo de baleia, esse túnel ia até no bairro do jesuítas 🇵🇹🇧🇷👏👏👏👏Obs: no ano de 1975 ouve uma obra no saguão do quartel, quando quebrarão o chão acharam vários esqueletos de padres jesuítas que foram sepultado ali.👍🏻
@@weslleyavelino867 santa cruz já foi um bairro muito bom, o que estragou foi a vinda de muita gente de comunidade ou favela que veio da zona Norte para cá, e fizeram muito conjunto como Cesarão, os conjuntos na Av João 23 essas pessoas trouce para cá muito mal costume, como venda de drogas assalto, destruição de patrimônio público, a primeira comunidade que veio para Santa Cruz, foi Antares nós anos 70, nesses conjuntos tem a maior parte tem gente boa e onesta educada, no tempo que só tinha os originais moradores de Santa Cruz o bairro era mais tranquilo de morar, agora tá uma bagunça jovens revoltado rebeldes mal educado, viciados não respeita ninguém se acham ser bandidos, e muito triste o que está acontecendo no bairro de Santa Cruz e também a condução e precária 🇧🇷🇵🇹🇧🇷👍🏻
@@beatrizbarroso2093 o nome correto dessa praça, e praça de Santa Cruz, mais e coencida por curral falso, porque na época da fazenda tinha muito bois que ficava no curral para ser levado para o abati no matadouro, aí os bois conseguia fugir desse curral, aí e conhecido por praça curral falso 🇵🇹🇵🇹🇧🇷🇧🇷👍🏻OBS: tinha também muito cavalos 🐎🐎🐎🐎🐄🐄🐄🐂🐂🐂👍🏻
Escristissíssima! Amo esse canal! A minha mãe está com o celular pendurado na janela da cozinha te assistindo e fazendo o almoço, hoje sábado dia 30/01, sou a Sofia. Felicidades para você 😄😸
Parabéns, moro próximo ao bairro de Santa Cruz, sempre olhei para este bairro como uma área importantíssima para a nossa história, mas com muita tristeza, hoje o bairro de Santa Cruz sofre com o descaso e abandono por décadas dos governantes que passaram por nossa cidade, raras são as pessoas que conhecem essa história riquíssima, assim como os governantes que deveriam ter o dever de preservar este bairro que deveria ter recebido o titulo de Bairro Imperial, assim como é hoje o bairro de São Cristóvão. Lamentável.
Minha filha tá estudando pra concurso,e veio falar sobre uma parte da história que vai cair,me lembrei dos seus vídeos,pq conversando eu acrescentei outros conhecimentos do msm,ela perguntou onde eu ouvi falar sobre,kkkkkk e falei que te assisto,que aprendi com seus vídeos e recomendei pra ela kkkkk sou velha interessada em aprender,pq vejo como fofoca kkkkkkkkk,velha fofoqueira kkkkk
Encantou-me tótalmente a história da Fazenda ďe Santa Cŕuz,conßegui visualizér a narrativa,foi mágico!Sugiro e peço que exporem mais essas histórias de locais pelos quais passarmos e nem sabemos a história. Achó que vai ser legal!!Mais uma vez congratulações ao apresentadór e a todos que se envolveram neste episódio. São TOP DOS TOPS!!!!
Prezado Paulo Rezzutti. Novamente o parabenizo pelo excelente trabalho que você vem desenvolvendo. Gostaria de dar uma contribuição considerando que seu tempo de apresentação é exíguo para uma explanação sobre a fazenda propriamente dita que está passando por novos estudos para resolução da sua situação fundiária. Na composição dos atuais municípios na formação da Fazenda de Santa Cruz faltaram alguns em adição aos citados, Rio de Janeiro, Itaguaí, Mangaratiba, Nova Iguaçu, Seropédica, Rio Claro, Piraí, Mendes, Pinheiral, Volta Redonda, Vassouras, se não me falha. No momento, escrevendo sobre a origem das terras que atualmente formam o município de Seropédica, faço visitações a todos os municípios onde foram fincados os marcos demarcatórios. A sede primitiva da fazenda ainda não tinha o nome com que ficou conhecids. Na primeira metade do século XVII os registros nas primeiras cartas dos jesuítas e em mapas da época, a gleba primitiva tinha sede no território da futura Vila de São Francisco Xavier de Itaguahy tendo sido chamada de Curral dos Padres. Alguns marcos existentes há algumas décadas foram substituídos por Pedro I. Um dos mais relevantes, na Foz do rio Itinguçu foi substituído em 1826. A demarcação primitiva incluiu a sesmaria de Guaratiba constituindo em 1596 um quadrilátero da foz do Itinguçu (limite entre Itaguaí e Mangaratiba atuais) - ilha de Guaraqueçaba (na Pedra de Guaratiba) - Bananal de Itaguahy (atual Seropédica) - Piraí (proximidades das nascentes do Ribeirão das Lajes) - Foz do Itinguçu. Após extensão do território da fazenda no século XVIII em terceira demarcação jesuítica e remedições no período imperial houve muitos imbróglios litigiosos e politicos com muitas mortes. Obs. Nas demarcações da "fazenda" nota-se claramente muito zigue-zague na projeção das linhas continente adentro, sumiço de livro do tombo do período imperial e acusações aos jesuítas sobre adições territoriais mal explicadas. A dilatação da vara de duas braças chegava a ser uma justificativa, obviamente, de aceitação não consensual entre os latifundiários e proprietários de sesmarias nos arredores. Abraço. Cuidem-se todos.
Tanta gente importante que passaram por snt.cruz e é continua sendo um lugar tão largado desprovido de segurança, hospital, shopping e transportes de qualidade.
Eu vivi a minha infância em Realengo. Fui embora prá Europa com catorze anos. Gostaria de saber mais coisas do meu antigo bairro. Lembro da Avenida Santa Cruz, pode que o seu nome venha da fazenda do Imperador? Podia você fazer um pouco de história do Realengo e do seu nome?
Professor, se essas histórias e intervenções do império são impressionante, agora entendi pq minha avó sabia tanta história do imperador, que nunca vi em lugar nenhum, dizia que os pais e avós dela eram "escravos" da igreja e que os ossos deles estavam lá, não contradizendo sua informação, a mente de boa parte deles era de que eles faziam parte da igreja. Seu trabalho é sem igual. Muito grato 🙏
A Fazenda compreendia também o território de Seropédica, inclusive a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a mais bonita do Brasil, está nessas terras.
já marcada tmbm?! oba!!!!! vou só eleger uma cadeira favorita aq em casa e ficar de boas aguardando todos os vídeos (já com a ansiedade em dia) rsrs pódexá !! rsrs
Obrigada, Rezzuti , por mais um vídeo nos contando a nossa história. Conhecer nossa história nos permite criar elos importantes com o presente. Dá um sentido de pertencimento e ajuda a pensar no futuro. Obrigada.
Boa tarde seu Paulo eu passei hoje moro em paciência e fui de trem e andei pelo canto da linha de trem de Santa Cruz e bonito a história passei no cemitério perto da aviação colégio militar ❤
Moro pertinho e o local é muito bonito ainda hoje!,o Interessante que tudo deixado pelo Império tem melhor aspecto urbano .Moro na praia da Brisa onde jogavam os escravos mortos que não sobreviviam a viagem .A engorda era feita na Pedra .Muito legal a região de Guaratiba e a história por cá ...Há uma igreja na Ilha de guaratiba que dizem ser barroca. A vista do Imperador como é conhecida não tem nenhum cuidado do poder público .Pena.... porque a vista é linda dá para ver toda região.
Cara louco imaginar que volta redonda era parte de Santa Cruz! Loucura mesmo da rodoviária de campo grande para volta redonda da mais de duas horas de viagem.
MUITO INTERESSANTE O VÍDEO. INFELIZMENTE, COMO TUDO NO BRASIL, SE PERDEU .E POUCO OU NADA FOI CONSERVADO. ATÉ OS MARCOS DO CAMINHO DE SANTA CRUZ , PERCURSO ENTRE O CENTRO DO RIO E FAZENDA DE SANTA CRUZ, FORAM SURRUPIADOS. HOJE, VIROU UMA FAIXA DE GAZA.
Eu morrei no beco do cuturme onde exestiu a estação de trem matadouro estrada da base aérea de Santa Cruz hoje tenho 61 anos sai de Santa Cruz quando eu tinha 7 anos estudei na escola Presidente José de Melo
Sou de São Paulo mas quando criança morei por três anos em Santa Cruz, mas específicamente no largo dos jesuítas, brinquei muito nessa ponte de pedra, nadei e pesquei no Rio guandu, foi um lugar que me ajudou a procurar conhecer mais a história do Brasil, um passado que deixou saudades, parabéns pelo vídeo e pelo canal que tanto nós ensina sobre a nossa história.
@@PauloRezzuttiEscritor eu fui ao Palácio de Queluz, foi bacana claro estar naquele lugar onde a família morou, mas, como eu já tinha ido à Versailles, foi um choque pq esperava mais luxo em Queluz. Depois de assistir seus vídeos entendi que a Família Real Portuguesa era assim mesmo, sem muito luxo como vc disse sobre a maneira que D.Pedro I ficou em Sta. Cruz.
Caramba,realmente essa fazenda pegava dezenas de municípios do interior e ainda da baixada Fluminense. Eu nunca havia sabido dessa história nas salas de aula quando estudei. Será porque essa parte importantíssima da história carioca não fora contada?🤔
No batalhao de engenharia vilagran cabrita havia uma especie de porta bem baixa. Parecida com a eclusa da ponte. Dizia as lendas no quartel que havia um tunel até a ponte dos jesuítas. O local foi fechado posteriormente.
Nossa Maravilhoso seus vídeos Paulo, eu aprendo muito e fico encantada cmo nosso querido Imperador D Pedro ll era Novidadeiro e super inteligente, é pena muitos lugares n terem as marcas ou até mesmo nem existiriam.+ Infelizmente nossos governantes n fazer questão nenhuma em manter o nosso nascimento digo Brasil. Mas graças a Deus temos vc p/nos ilucidar com novos aprendizados e fatos.
Amei saber mais da região onde moro. Sou moradora de Bangu e fico triste de saber que não há interesse em se preservar e propagar a história do lugar. Mais lamentável ainda é ver alguns desses marcos, que você mostrou, depredados.
Na av. Santa Cruz, q liga Bangu ao bairro de Sta Cruz, há um lugar chamado "Marco 7", próximo ao Bairro Jabour, pq ao longo da avenida ainda é visível este "marco", q dá nome ao local. Excelente aula, como sempre professor!
TÍO LOTT CAMPO GRANDE RJ, CIDADE HISTÓRICA IMPERIAL COMO BARÃO DO RIO BRANCO, CASA DA PRINCESA ISABEL, DOM JOÃO DE SANTA CRUZ, JESUÍTAS ESSA HISTÓRIA E MUITO LINDA.
Que vídeo! Obrigada! É esse o palacete que vejo da janela da minha sala, com suas imponentes palmeiras imperiais. E acho incrível essa vista. Sempre penso em toda a História que habita ali.
Moro em Santa Cruz me dói ver a CASA DO SAL EM RUÍNAS e outros pontos históricos depedrados pelos vândalos,os marcos,chafarizes e as bicas de abastecimentos. O bairro era para ser mais desenvolvido aqui foi o primeiro aeroporto Internacional ,o Zepelim trazia celebridades para o Brasil que desembarcavam no hangar da base.
Vc está de parabéns por dar uma Excelente aula sobre a Fazenda Santa Cruz! Moro bem próximo a antiga Igreja Santa Barbara onde atualmente é o batalhão! Muito obrigada por tanta informação de qualidade!!👏👏👏👏👏👏
Belo vídeo! Fui criado brincando no gramado em frente ao batalhão (antiga igreja) onde passava em frente as ruínas da prisão para ir ao colégio, o hospital agora é o Fórum, minha bisavó nasceu escrava. Conheço todas essas histórias que meu avô contava.
Excelente vídeo Paulo, sou Gaúcho e moro a 12 anos aqui em Santa Cruz e pouco sabia sobre sua história, moro aqui próximo ao Marco das 11 leguas... ganhaste um novo inscrito ...parabens...
@@wagnerw6102 não sei cara, tentei ser sócio lá, mas certas pessoas medíocres, gananciosa e vomitativas tornam tudo complicado; infelizmente é uma sociedade falida...
Fiz pesquisa sobre esta história da escola de música em Santa Cruz. Ela tem uma história e função sui generis. Os alunos dessa escola de música eram mulatos e mestiços, e não negros puros. Eram escolhidos de filhos geralmente bastardos de portugueses nobres com negros brasileiros e outros mestiços das terras brasileiras, cujos pais assumiam a sua educação e muitas vezes lhes davam também o nome da Família. Se não lhes davam o nome oficialmente, todos sabiam de quem eram filhos, pois esta escola era de estilo internato, eram os próprios pais e tios quem pagavam a matrícula e despesas dos filhos e filhas que estudavam na escola. Muitas meninas que lá estudavam eram lotadas no convento ao lado da escola, algumas delas eventualmente se tornavam também noviças.
Neste convento havia muitas freiras que tinham sido enviadas lá por suas famílias abastadas, devido a serem rebeldes e por terem ficado grávidas antes do casamento. Era comum as mães desses alunos mestiços terem tinha uma casinha na cidade, que geralmente era sustentadas e frequentada pelo pai branco de famílias nobres. Alguns desses alunos eram também notoriamente descendentes de padres jesuítas, daí sua devoção ao Santo Inácio de Loyola.
Portanto esta vila de Santa Cruz com sua Escola de Música de alunos mixtos, cumpria também funções sociais e econômicas que refletiam de fato a responsabilidade prática e carinho pragmático dos pais portugueses e brasileiros pelas mães desses filhos, geridos fora do casamento e das normas de relacionamentos aceitáveis pela sociedade daquela época - ao mesmo tempo que reconheciam suas obrigações morais e a afetividade perantes esses filhos e suas mães.
Eu moro exatamente no Bairro Santa Cruz. Conheço a ponte dos jesuítas e os outros lugares que vc citou. Isso é emocionante.
Quais lugares ainda existem pra visitar em Santa Cruz ? Assim q passar a pandemia quero voltar ao Rio. Amo esse lugar. Saindo de Copacabana.
Eu também moro em Santa Cruz.
Marcia, vc é parente da marquesa de Santos?kkkk Mesmo sobrenome.
@@eunicediastiago4880 fazenda de Santa Cruz e o matadouro
Eu também! Fiquei muito feliz 😁
Rio de Janeiro é o lugar onde fica as memórias da Família Imperial. Triste a realidade da cidade hoje.
O Rio de Janeiro, onde nasci e que felizmente abandonei, parece uma capital africana em guerra. Só sobrou o Leblon e a Barra, o resto do antigo cenário paradisíaco empobreceu demais .A Zona Norte abandonada como sempre, o Centro maquiado pouco mudou. Agora com a crise geral pós esquerda no poder, com esta direita ensandecida e perdida no rumo, pode ser que a situação perca o controle.
"triste realidade" triste realidade é no interior do Piauí, e de alguns lugares no nordeste, aonde nem luz chega.
Vi o programa Brasil visto por cima, na TV Brasil, mas comprado da Globosat, sobre o Rio de Janeiro. Fiquei impressionada com a quantidade de prédios históricos, um mais lindo que o outro, alguns já sabia e conhecida, não pessoalmente. Meu sobrinho esteve em alguns e me enviou fotos. Mas infelizmente não tenho coragem de ir visitar, pelo que vê na TV a violência é muito grande.
@@shayvajasjeet6804 Centro maquiado pouco mudou? Tá sabendo legal pelo visto....Não conheço nenhuma região no Brasil que tenha passado por tamanha transformação.
@@marcostripoli2849 . Pura Cosmética. Estive recentemente gastando dinheiro no Rio, fui ao Centro. comprar livros. Vi o VLT, é muito elegante, um bonde com impacto pós-moderno, tão somente ainda um bonde lento, mas como sou urbanista reparei em outras coisas também. . O comércio da Av. Rio Branco e a vida cultural do Centro, por consequência, ficaram muito prejudicados com a passagem do novo bonde, fecharam lojas clássicas e roupas e livrarias. O Rio sempre curtiu bondes como atrações turísticas.Teatros preciosos fecharam. Poucas pessoas na rua na Rio Branco, antes era uma avenida caótica e de magnífica efervescência cultural. O Centro como sempre sujo, cheio de desocupados, muito decadente e perigoso. Cariocas hedonistas sempre tentando se associar aos high light: Cristo, Pão de Açúcar , Ipanema etc. O Rio está uma tristeza, minha querida Copacabana, umbigo do mundo, ex-gatinha sexy, virou num favelão geriátrico indescritível. Coisa boa é o metrô . Embora carioca, não consigo mais manter relações sociais com as pessoas do meu passado. Para quem mora em outros lugares, o Rio e os cariocas hedonistas amargurados com a realidade, fora a folclórica simpatia, estão muito empobrecidos, decadentes e alienados, vivendo das lembranças do que um dia foi uma famosa cidade magnificamente cultural. Até os inferninhos de Copacabana fecharam, os lindos prédios art deco e bahaus, sem reformas, caem aos pedaços. Miséria, bandidagem e preços altos por toda parte. Ainda bem que vivi outros tempos. Foi o que vi, lastimo. Melhor coisa que fiz na vida foi abandonar o Rio aos 24 anos, fora daí prosperei e enriqueci, muito além do que imaginaria. Hoje ainda volto para comprar roupas e livros. Mais um pouco, nem isto.
Quem diria! Santa Cruz deveria ser muito mais valorizada do que é hoje! Bela história carioca que poucos conhecem!
Verdade.
Valorizada por quem,agenti samus do Rio sabemos nem falar o português direito!!
@@AdemirPimentel-bh1yv você né? A gente Samos e foda né? Kkkkkkkk
Por causa desses " agente Samus" que Sta Cruz é dominada pela milícia .
quem dera tivéssemos mais historiadores com interesse em contar sem influência ideológica!
Parabéns pelo trabalho caprichoso!
Sim. Ideologia só atrapalha. !
Sim. E muito generoso ao nos ensinar o que pesquisou e estudou!
Muito bem observado, parabéns!👆🏻
Gostaria de saber porque os jesuítas foram expulsos.
Um dos seus melhores vídeos, como Carioca fico grata por tantas informações e farei visitas e buscas, quero ver o que ainda resta.
Que história maravilhosa e desconhecida pela maioria dos cariocas! Obrigada, professor! E D.João VI ridicularizado pelos ignorantes era um homem de cultura e ciente de suas responsabilidades como governante.
Itaguaí e Santa Cruz tem história, pena que está tão abandonado.
Verdade. Eu sou nascida em Itaguai e criada. E achei esse vídeo tão enriquecedor. Porque mesmo estudando História na UFRRuralJ que fica em Seropedica tão pertinho, o máximo que já tinha ouvido falar de Itaguaí na época do Império, foi a parada de D. Pedro I na praça no Centro de Itaguai vindo de Santos depois da Independência.
Infelizmente mesmo a região tendo uma história tão rica, não se dá a devida atenção.
Tudo que existe, ou que existiu, têm História. O que é velho e o que é antigo ??? O antigo já tinha valor quando ainda era novo, o velho sempre foi comum e sem muita importância. Um cai no esquecimento, o outro renova seu brilho com o passar do tempo. Simples assim...
Concordo
Abandono também em São Cristovão.
SOU MORADOR DE SANTA CRUZ HA 33 ANOS ESSE BAIRRO TEM MUITAS HISTORIAS BONITAS DO PASSADO
Eu tbm! Mas o bairro está abandonado
Muita gente aqui dizendo que Santa Cruz é longe de tudo... tudo o que? Do centro do Rio? É verdade, é distante... mas pra ir pra fernando de noronha tbm é distante e ninguém reclamaria de ir!
Amei!!!!!! O povo reclama de tudo!!!! Quer tudo de mão beijada, como se dizia.
Verdade
Exatamente...Sempre Trabalhei no Centro da Cidade, pego trem até hj...Povo abestado...Hj vou mto mais a Paraty, Ubatuba a na Zona Sul q me enoja qdo lembro q não sabem votar e elegeram esse lixo humano q temos hj na Presidencia...
É.....depende da referência cesse "longe né?tem uma pontinha de preconceito nesse comentário....evidente.
E o Leblon que é muito longe de Nova York, Dubai e Shangai?
Adorei ouvir a história de Santa Cruz !! Fui médica da prefeitura do Rio e minha primeira lotação (1993) foi exatamente no Posto de Saúde Aloísio Amâncio - conhecido como “Posto dos Jesuítas”!!! Ficava bem pertinho da ponte de 1752 !!! É claro que fui até lá conhecer essa relíquia deixada pelos padres jesuítas!!
Show de bola, Paulo Rezzutti !!!👏👏👏👏👏
Paulo Razzult muito obrigado pela belíssima história
Sou de Mendes cujo padroeiro da cidade é a Santa Cruz
No hino da Igreja diz , assim seja amado e adorado nessa terra de Santa Cruz...
🎉em Mendes tem uma família com sobrenome Razutti
Será que são seus parentes?
Parabens professor, que aula maravilhosa, recheada de nostalgia. Muito triste ver o que virou nosso RJ hoje, sequestrada pelo crime organizado.
Cidade sitiada e loteada
Excelente explicação ... para mim que vivo nesse trecho, foi como voltar ao passado. O Caminho Imperial passa rente da minha casa. Moro em Jardim Sulacap no RJ, que antigamente era a Fazenda dos Afonsos. Na Av. Intendente Magalhães é cheio dessas placas de cor laranja com o pictograma da coroa 👑 escrito "Caminho Imperial".
Que legal
Onde tem??
Bom ... se você andar pela Zona Oeste do RJ você encontra algumas espalhadas, indicando o caminho, como se fosse uma trilha a seguir .... como falei, existem muitas. Tem que caçar. Existe uma fixada na Praça do Valqueire, colada na Estrada Intendente Magalhães. É uma placa de sinalização retangular de cor laranja, letras brancas, escrito "Caminho Imperial", com o pictograma da coroa bem estilizado em verde. Dá pra ver a placa pelo Google Maps na beira da estrada, perto de um sinal de trânsito. Clique no link pra responder ver a placa no Google Maps: www.google.com.br/maps/@-22.8776851,-43.3633098,3a,37.5y,134.69h,93.62t/data=!3m6!1e1!3m4!1s9MGGq2XbggNNryn3qUFSnw!2e0!7i16384!8i8192
Moro em Realengo, não sei se ainda existe entre as atuais ruas general Azeredo e A rotina um marco de referência na caminhada a Santa Cruz. Realengo era fazenda Real..
É verdade. Existem várias placas dessas espalhadas pelo Município do RJ do bairro de São Cristóvão a Santa Cruz. Eu mesma já vi várias. Quem vive a vida do carioca comum, anda a pé ou anda de ônibus pela Zona Oeste do RJ sempre se depara com uma destas placas.
Moro em Santa Cruz, próximo ao palacete da Princesa Isabel. Hoje é uma biblioteca. Tive o prazer de ler vários livros lá e é uma arquitetura maravilhosa! Ouvi uma história que todo 13 de maio se forma um redemoinho em frente ao palacete. Curiosa que sou, fomos eu e meu marido dia 13 de maio para frente do palacete. Não se se foi coincidência ou não, fato é que no dia estava ventando tanto que realmente tinha o tal redemoinho... Não sei a fundo da história, o que dizem que pode ser... "só sei que foi assim!"
O que tem pra visitar e como eu chego, partindo de Copacabana?
Assim q acabar a pandemia quero ir.
Obrigada.
D. Isabel nunca esteve nessa construção que leva seu nome...é só no,e mesmo
Moro em Santa Cruz, é duro ter compreensão do descaso histórico que esse bairro teve.
O povo não quer saber de história.
Só haveria melhorias, se o governo morasse lá.
Tudo pra eles e nada para o povo
Ajuda pedir um vídeo sobre Sepetiba
Também fiz um vídeo sobre esta fazenda! Chama-se "UM DIA NA ROÇA COM D.JOÃO VI E PEDRO I" :) Estou curioso de ver este seu vídeo pois a história desta fazenda é rica em detalhes! E a história contada pelo seu Canal é sempre fascinante, aprecio-o pois não distorce, é fiel aos fatos.
Obrigado! Posta aqui o link do teu vídeo!
Que maravilha! os dois canais que acompanho.
Rezutti, o canal do Rio de Janeiro Aqui mostra a historia da cidade do rio usando gravuras maravilhosas. O link do video que ele mencionou acima é este aqui: th-cam.com/video/rvFrF4riGzk/w-d-xo.html
Assisto esse canal também. Amo. Sempre lembro de vc Paulo quando vejo os vídeos.
Eu acompanho seu canal , e muuuuuuito interessante!
Meu Deus, já estive em Santa Cruz e que tristeza não saber esta história, algumas pessoas apenas me alertando dos estigmas que o bairro possui, quero voltar até lá e olhar com outros olhos! Brigada Paulo, amo demais seu trabalho!
Santa Cruz era um paraíso para mim em década de 1950...os rios as matas o sossego... produtiva, em termos de agricultura, tinha o matadouro de Santa Cruz também.
Eu sou de Santa Cruz rj
Quando vier novamente faremos um tour, Daniela
Amo Santa Cruz e muitos nem sabe as belas praias quê tem na Costa verdes fica próximo a Santa Cruz
@@lcmartins9883 como é o bairro. Qual valor de casas por aí?
Moro em Paciência e aqui na Av. Cesário de Melo existe vários marcos da época do império.
Moro também em paciência sou da três pontes
Tbm cresci e moro em Paciencia até hj...🙏🏿
Pode dizer os locais? Moro em Paciência
Palestra espetacular! Adorei receber estas informações que eu nunca havia estudado. Passei 4 anos estudando filosofia no youtube com a profa. Lucia Helena Galvão e este ano descobri o canal Paulo Rezzutti onde já assisti a mais de 30 palestras e pretendo continuar. Muito interessante estudar o século XIX e tudo o mais do Canal.
D. João gostava de banhar-se em Sepetiba ....Tem a casa da Princesa Isabel ,tem muita coisa ainda em St Cruz ...
Sepetiba hoje é pior que piscinão de Ramos kkkkkk
@@lcmartins9883 sepelamatiba 😂😂👍🏻
@@lcmartins9883 Não é não deselegante pessoa.Sepetiba teve inclusa no programa do Gov PAC e melhorou muito na questão do saneamento . Sua graça é típica de pessoas que dão pouco valor ao Brasil não sei o que faz em um pagina séria como a do Rezutti.
Ele gostava de ficar em Paquetá. Tinha horror de mar, porque mar tinha siri e ele detestava. Tomava raros banhos de mar, por ordens médicas, detestava água e banho, era sujo e engordurado, no mar só dentro de um barril furado para siri não entrar, na Praia do Caju. A casa de Praia dele no caju ainda existe, a casa de Paquetá também.
@@shayvajasjeet6804 Pois bem em Sepetiba a areia era medicinal eu mesma por ordem médica me tratei lá quando criança. O que vcs sabem ?
Moro em Niterói e vendo como Santa Cruz é longe do centro do Rio, fico imaginando o tormento dessa viagem, na época.
Tormento é hoje, dependurado nos trens ou ônibus ou em carros enfrentando congestionamentos enormes. Passar três dias em viagem a cavalo por lugares onde a natureza imperava com sua exuberância, temperatura agradável, água pura jorrando de minas intocadas. Lagos cheios de vida cercado por flora variada. Como disse Maria Graham em 1823, “hoje passei por um dos lugares mais lindos que já vi” , a caminho da fazenda de Santa Cruz.
Diziam que era um passeio lindo.
Se os portugueses se prendessem a distância eles não atravesariam o mundo em suas naus, muito menos iriam a Santa Cruz, Petrópolis, São Paulo e tantos cantos do Brasil a cavalo, charrete ou barco .
@@nielsendarosa5214 é muito maneiro caminhar pela história
Todo meu período gestacional passei aqui, só nasci em Campo Grande, logo depois voltei pra cá, minha formação humana é daqui, sou uma Cidadã Santacruzense. Infelizmente é um Bairro ignorado e esquecido pelas autoridades, só lembram nos períodos de campanhas eleitorais.Embora que tudo isso aconteça o Cidadão Santacruzense, tenta fazê tudo o que está ao seu alcance, para as melhorias do Bairro.
Obrigado, Paulo, por essa homenagem ao nosso Bairro!!!♥★
Eu acho que o povo de santa cruz tinha que se unir e fazer protestos pacíficos, buscando o reconhecimento dos governantes para que parte dessa história vir a reviver. Essa terra é importante demais na história.
Bela história, de um bairro que vislumbrou como marco histórico e cultural, na época imperial. Precisamos de investimento, para que tenhamos um Museu Histórico e Cultural na região. Parabéns , Professor ! ❤
Também moro em Santa Cruz ,parabéns por contar a história do meu bairro
Santa Cruz foi reconhecido como bairro imperial. Demorou muito mas aconteceu. O que falta é o prefeito investir mais
É o segundo bairro mais populoso do Brasil..
Perto da costa verde e das praias de Grumari, barra da Tijuca..
Moro em Santa Cruz- RJ
Xara vc deve estar sofrendo heim? Meu Deus do céu!!!!
Imagina se a Monarquia não tivesse sido golpeada pelos republicanos, hoje, com certeza Santa Cruz seria um dos mais TOP do Rio de Janeiro. Porém, essa republiqueta que foi velha, do café com leite e dos milicos transformou Santa Cruz em um bairro dormitório e só aumentou a pobreza e a ignorância do Brasil.
Morei em Santa Cruz por uns anos.
@@alexandraalmeidadeoliveira3745 neste momento....um sol de rachar🤣🤣🤣🤣☀️
@@monicadesouza1732 Imagino. Aqui em Goiânia, onde moro atualmente, também está bem quente. 🥵🥵🥵
É muito bom conhecer a história de seu lugar se origem. Sou morador de Santa Cruz desde meu nascimento (29 anos). Meus avós chegaram aqui por volta de 1960.
A Base Aérea de Santa Cruz rende uma bela história também.
Vc poderia me contar? Eu amo a FAB, e sou capitã advogada!!!! Vou esperar abracos
OLÁ, MINHA FAMÍLIA CHEGOU DE PORTUGAL JUNTO COM O 1° REINADO, FORAM PARA A ILHA DE PAQUETÁ ONDE FICARAM EM QUARENTENA, SEGUINDO DEPOIS PARA A FAZENDA IMPERIAL DE SANTA CRUZ-RJ., E EM SEGUIDA AO POVOADO DE GUARATIBA, ONDE MEU BISAVÔ CONSTRUIU UMA TABERNA, ONDE NEGOCIAVA GRÃOS E ESCRAVOS. ESSA É A HISTORIA DE THEOTÔNIO PEREIRA GOMES E SILVA. QUE BOM TER ESSAS HISTÓRIAS.
Eu fui uma das chatas que pedia sobre a fazenda de Santa Cruz. Vc e Cláudia como sempre arrasou. Aonde ela conseguiu o mapa. Parabéns como sempre muito bom. Fiz até 🍿 para assistir confortável mente. Vc não decepciona nunquinha. Valeuzão.😍😍😍😍👏👏👏👏👏👏🍿🍿🍿🍿
Oi Lúcia, obrigado! A Claudia não tem mais tempo para participar dos vídeos, mas ela me passou a informação sobre o alemão que esteve na fazenda em 1829, como eu mencionei no vídeo. O mapa eu achei no site da Biblioteca Nacional.
Moro pertinho do marco 6. E na estrada paralela há um marco (sem número) que hoje fica a Drogaria Pacheco em Padre Miguel.
O pAlacio de Mafra continua lindo! Foi pintado ano passado , e no ano de 2019 virou patrimonio mundial da humanidade. Morei ao lado dele por alguns anos.
Sempre que assisto seus vídeos sobre edificações, lembro de um projeto que fiz parte aqui no Ceará. Secult Itinerante. Eu como historiador, dois amigos da Arquitetura e uma amiga da Antropologia. O resultado do trabalho contemplava as três abordagens. Vinte anos depois não sei como ficou o que produzimos. Bateu uma saudade daquele período, o qual saíamos pelos diversos municípios do Estado. Valeu.
Morei 20 anos em Santa Cruz fico muito orgulhosa em conhecer a história de la
Servi 7 anos lá. Em uma reforma no final do anos 1990 foram encontradas várias ossadas no salão verde porque ali era o altar da igreja. Houve muitas modificações ao longo do tempo e o prédio não pode ser tombado pelo patrimônio histórico justamente por causa deste terceiro piso que não tem absolutamente nada a ver com o restante da construção.
Segundo um amigo que serviu em 1975 era cabo enfermeiro, ele falou que nesse ano fizeram uma obra no saguão também foi achado ossada 🇧🇷🇵🇹👍🏻
Não tenho conhecimento sobre o local, mas, nos anos 1870 dom Pedro II teria tentado montar escola de medicina veterinária sob aconselhamento de seu amigo Louis Pasteur após este tê-lo recomendado assistir aulas na Ecole Veterinaire de Alfort ministradas por Gabriel Colin. Sempre suspeitei que seria construída em Sta Cruz ou Petrópolis. Acabou não acontecendo. O fisiologista franco-alemão Emil DuBois Reymond incentivou-o a construir um instituto de Fisiologia mas apenas em 1880 ele criou um laboratório de fisiologia no museu imperial quando ele funcionava junto ao campo de Santana, atual praça da República. Posteriormente esse laboratório foi transferido para o museu imperial em São Cristóvão que foi residência da família real durante um período antes de se mudarem para o Paço Imperial.
Querido Paulo Rezzutti !
Só tenho a agradecer pelas suas aulas que enriquecem meus cafés da manhã en solo.
Depois de cada uma delas, a vontade é de SAIR desbravando este nosso Brasil Imperial.
Trabalho de grande qualidade.
Parabéns e boa continuação.
Que canal maravilhoso, eu moro em Santa Cruz próxima a praça do curral falso, essa praça e do tempo do império era curral dos cavalos da realeza, eu servi no batalhão de engenharia de combate, onde foi morada do imperador, no meio do prédio do quartel tem uma torre, em baixo da torre tem um túnel feito de óleo de baleia, esse túnel ia até no bairro do jesuítas 🇵🇹🇧🇷👏👏👏👏Obs: no ano de 1975 ouve uma obra no saguão do quartel, quando quebrarão o chão acharam vários esqueletos de padres jesuítas que foram sepultado ali.👍🏻
Onde você mora em Santa Cruz?
@@weslleyavelino867 santa cruz já foi um bairro muito bom, o que estragou foi a vinda de muita gente de comunidade ou favela que veio da zona Norte para cá, e fizeram muito conjunto como Cesarão, os conjuntos na Av João 23 essas pessoas trouce para cá muito mal costume, como venda de drogas assalto, destruição de patrimônio público, a primeira comunidade que veio para Santa Cruz, foi Antares nós anos 70, nesses conjuntos tem a maior parte tem gente boa e onesta educada, no tempo que só tinha os originais moradores de Santa Cruz o bairro era mais tranquilo de morar, agora tá uma bagunça jovens revoltado rebeldes mal educado, viciados não respeita ninguém se acham ser bandidos, e muito triste o que está acontecendo no bairro de Santa Cruz e também a condução e precária 🇧🇷🇵🇹🇧🇷👍🏻
Eu moro perto do hospital Pedro ll
Curral Falso também tem história. Começando com o próprio nome
@@beatrizbarroso2093 o nome correto dessa praça, e praça de Santa Cruz, mais e coencida por curral falso, porque na época da fazenda tinha muito bois que ficava no curral para ser levado para o abati no matadouro, aí os bois conseguia fugir desse curral, aí e conhecido por praça curral falso 🇵🇹🇵🇹🇧🇷🇧🇷👍🏻OBS: tinha também muito cavalos 🐎🐎🐎🐎🐄🐄🐄🐂🐂🐂👍🏻
Santa Cruz, meu vizinho... Cadê a galera de Campo Grande?
Boa noite, pessoal!
Muito bom encontrar uma galera de Campo Grande, Feliz 2023 gente 🎇
Sou morador de Campo Grande
Eu aqui!!!
🙋🙋🙋
Vou morar la😍😍
rio da Prata ❤
Escristissíssima! Amo esse canal! A minha mãe está com o celular pendurado na janela da cozinha te assistindo e fazendo o almoço, hoje sábado dia 30/01, sou a Sofia. Felicidades para você 😄😸
Parabéns, moro próximo ao bairro de Santa Cruz, sempre olhei para este bairro como uma área importantíssima para a nossa história, mas com muita tristeza, hoje o bairro de Santa Cruz sofre com o descaso e abandono por décadas dos governantes que passaram por nossa cidade, raras são as pessoas que conhecem essa história riquíssima, assim como os governantes que deveriam ter o dever de preservar este bairro que deveria ter recebido o titulo de Bairro Imperial, assim como é hoje o bairro de São Cristóvão.
Lamentável.
Santa Cruz meu lar 🥰
Moradora de santa cruz aqui 😀🤚 Caí de paradquedas! Eu só sei que o bairro é um bairro imperial, mas pouco sei a história... Adorei o vídeo!
A Fazenda Real de Santa Cruz ,Teve a Presença da Escritora e Pintora , Maria Graham em Agosto de 1823 !
Uma fazenda com uma igreja que muitas cidades não tinham!! O Paulo vai trazer boas histórias sobre essa fazenda
Sou de Santa Cruz. Amo meu bairro!
Isso dos ministros vêm lá de trás.. minha primeira vez aqui no seu canal. Bom dia Brasil e mundo 💦🌟💦✨🙏🇧🇷🇵🇹🌿
Na fazenda Ponte Alta em Barra de Pirai. Os historiadores no passeio explica esse fato. Parabéns pelo canal.
Parabéns! Muito legal 😎. O conheci no Brasil Paralelo, a última cruzada. 👏🏻👏🏻👏🏻
Nossa!!! Eu amei esse vídeo. Eu morei em Santa Cruz na minha infância. Não sabia da história. Muito bacana! 👏👏👏👏
Minha infância também foi na comunidade do Barro Vermelho meus avós me contava essas histórias
Minha filha tá estudando pra concurso,e veio falar sobre uma parte da história que vai cair,me lembrei dos seus vídeos,pq conversando eu acrescentei outros conhecimentos do msm,ela perguntou onde eu ouvi falar sobre,kkkkkk e falei que te assisto,que aprendi com seus vídeos e recomendei pra ela kkkkk sou velha interessada em aprender,pq vejo como fofoca kkkkkkkkk,velha fofoqueira kkkkk
Encantou-me tótalmente a história da Fazenda ďe Santa Cŕuz,conßegui visualizér a narrativa,foi mágico!Sugiro e peço que exporem mais essas histórias de locais pelos quais passarmos e nem sabemos a história. Achó que vai ser legal!!Mais uma vez congratulações ao apresentadór e a todos que se envolveram neste episódio. São TOP DOS TOPS!!!!
Estudei no colégio Barão do Rio Branco, no "matadouro" ao lado do antigo colégio Princesa Isabel, onde,acho ter sido residência da Princesa Isabel.
Eu também estudei no Barão do Rio Branco....que tempo bom....saudades dessas terras❤
Prezado Paulo Rezzutti. Novamente o parabenizo pelo excelente trabalho que você vem desenvolvendo. Gostaria de dar uma contribuição considerando que seu tempo de apresentação é exíguo para uma explanação sobre a fazenda propriamente dita que está passando por novos estudos para resolução da sua situação fundiária. Na composição dos atuais municípios na formação da Fazenda de Santa Cruz faltaram alguns em adição aos citados, Rio de Janeiro, Itaguaí, Mangaratiba, Nova Iguaçu, Seropédica, Rio Claro, Piraí, Mendes, Pinheiral, Volta Redonda, Vassouras, se não me falha. No momento, escrevendo sobre a origem das terras que atualmente formam o município de Seropédica, faço visitações a todos os municípios onde foram fincados os marcos demarcatórios. A sede primitiva da fazenda ainda não tinha o nome com que ficou conhecids. Na primeira metade do século XVII os registros nas primeiras cartas dos jesuítas e em mapas da época, a gleba primitiva tinha sede no território da futura Vila de São Francisco Xavier de Itaguahy tendo sido chamada de Curral dos Padres. Alguns marcos existentes há algumas décadas foram substituídos por Pedro I. Um dos mais relevantes, na Foz do rio Itinguçu foi substituído em 1826. A demarcação primitiva incluiu a sesmaria de Guaratiba constituindo em 1596 um quadrilátero da foz do Itinguçu (limite entre Itaguaí e Mangaratiba atuais) - ilha de Guaraqueçaba (na Pedra de Guaratiba) - Bananal de Itaguahy (atual Seropédica) - Piraí (proximidades das nascentes do Ribeirão das Lajes) - Foz do Itinguçu. Após extensão do território da fazenda no século XVIII em terceira demarcação jesuítica e remedições no período imperial houve muitos imbróglios litigiosos e politicos com muitas mortes. Obs. Nas demarcações da "fazenda" nota-se claramente muito zigue-zague na projeção das linhas continente adentro, sumiço de livro do tombo do período imperial e acusações aos jesuítas sobre adições territoriais mal explicadas. A dilatação da vara de duas braças chegava a ser uma justificativa, obviamente, de aceitação não consensual entre os latifundiários e proprietários de sesmarias nos arredores. Abraço. Cuidem-se todos.
Tanta gente importante que passaram por snt.cruz e é continua sendo um lugar tão largado desprovido de segurança, hospital, shopping e transportes de qualidade.
Eu vivi a minha infância em Realengo. Fui embora prá Europa com catorze anos. Gostaria de saber mais coisas do meu antigo bairro. Lembro da Avenida Santa Cruz, pode que o seu nome venha da fazenda do Imperador? Podia você fazer um pouco de história do Realengo e do seu nome?
E pensar que morei em Santa Cruz e não sabia nada disso. Passei várias vezes na frente desse prédio e nunca imaginei. Morei perto do Rio Guandú.
Professor, se essas histórias e intervenções do império são impressionante, agora entendi pq minha avó sabia tanta história do imperador, que nunca vi em lugar nenhum, dizia que os pais e avós dela eram "escravos" da igreja e que os ossos deles estavam lá, não contradizendo sua informação, a mente de boa parte deles era de que eles faziam parte da igreja. Seu trabalho é sem igual. Muito grato 🙏
Me mudei recentemente para Santa Cruz, adoro saber sobre esses assuntos. 😉
A Fazenda compreendia também o território de Seropédica, inclusive a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a mais bonita do Brasil, está nessas terras.
já marcada tmbm?! oba!!!!! vou só eleger uma cadeira favorita aq em casa e ficar de boas aguardando todos os vídeos (já com a ansiedade em dia) rsrs pódexá !! rsrs
Kkkkk
Eu passei lá também no matadoro de Santa Cruz ❤🌵🌵🌵🌵🌵🌵🌵🌴🌴🌴🌴🌴🌴🌴🌴🌴🌴🌴🌴
Meu bairro , que orgulho da importância dele na história do nosso Brasil.
As avenidas Intendente Magalhães, Cesário de Melo e outras constituiam estrada que acessavam a estrada Real. Atualmente acessam a Rio - Santos.
Amei. Trabalhei no NOPH e no Ecomuseu de Santa Cruz como pedagoga. Fiquei muito feliz com este vídeo. Obrigada.❤
Obrigada, Rezzuti , por mais um vídeo nos contando a nossa história. Conhecer nossa história nos permite criar elos importantes com o presente. Dá um sentido de pertencimento e ajuda a pensar no futuro.
Obrigada.
Boa tarde seu Paulo eu passei hoje moro em paciência e fui de trem e andei pelo canto da linha de trem de Santa Cruz e bonito a história passei no cemitério perto da aviação colégio militar ❤
Moro pertinho e o local é muito bonito ainda hoje!,o Interessante que tudo deixado pelo Império tem melhor aspecto urbano .Moro na praia da Brisa onde jogavam os escravos mortos que não sobreviviam a viagem .A engorda era feita na Pedra .Muito legal a região de Guaratiba e a história por cá ...Há uma igreja na Ilha de guaratiba que dizem ser barroca. A vista do Imperador como é conhecida não tem nenhum cuidado do poder público .Pena.... porque a vista é linda dá para ver toda região.
Cara louco imaginar que volta redonda era parte de Santa Cruz! Loucura mesmo da rodoviária de campo grande para volta redonda da mais de duas horas de viagem.
MUITO INTERESSANTE O VÍDEO. INFELIZMENTE, COMO TUDO NO BRASIL, SE PERDEU .E POUCO OU NADA FOI CONSERVADO. ATÉ OS MARCOS DO CAMINHO DE SANTA CRUZ , PERCURSO ENTRE O CENTRO DO RIO E FAZENDA DE SANTA CRUZ, FORAM SURRUPIADOS.
HOJE, VIROU UMA FAIXA DE GAZA.
Paulo Rezzutti eu fui a um walking tour na área de Santa Cruz por causa da família imperial. Gostei muito desse passeio. #gratidaopelovideo
Mais um vídeo maravilhoso! Quem ainda não descobriu esse canal está perdendo muita coisa.
Eu morrei no beco do cuturme onde exestiu a estação de trem matadouro estrada da base aérea de Santa Cruz hoje tenho 61 anos sai de Santa Cruz quando eu tinha 7 anos estudei na escola Presidente José de Melo
Sou de São Paulo mas quando criança morei por três anos em Santa Cruz, mas específicamente no largo dos jesuítas, brinquei muito nessa ponte de pedra, nadei e pesquei no Rio guandu, foi um lugar que me ajudou a procurar conhecer mais a história do Brasil, um passado que deixou saudades, parabéns pelo vídeo e pelo canal que tanto nós ensina sobre a nossa história.
Sensacional !!!!! Aula maravilhosa!!!Parabéns Paulo, vc é o MELHOR 👋👋👋👋👋
Muito obrigado 😃
@@PauloRezzuttiEscritor eu fui ao Palácio de Queluz, foi bacana claro estar naquele lugar onde a família morou, mas, como eu já tinha ido à Versailles, foi um choque pq esperava mais luxo em Queluz. Depois de assistir seus vídeos entendi que a Família Real Portuguesa era assim mesmo, sem muito luxo como vc disse sobre a maneira que D.Pedro I ficou em Sta. Cruz.
Itaguaí aqui presente....🥰🥰🥰🥰
Umm
Caramba,realmente essa fazenda pegava dezenas de municípios do interior e ainda da baixada Fluminense. Eu nunca havia sabido dessa história nas salas de aula quando estudei. Será porque essa parte importantíssima da história carioca não fora contada?🤔
Vídeo muito bom! Nós do Rio vivemos pela história do Brasil sem saber! Muito obrigada!
No batalhao de engenharia vilagran cabrita havia uma especie de porta bem baixa. Parecida com a eclusa da ponte. Dizia as lendas no quartel que havia um tunel até a ponte dos jesuítas. O local foi fechado posteriormente.
Minha terrinha! Rs
Boa tarde meu querido... Tudo de bom... 🙏🙏🙌🌻🌻🌻💎🌺🌺🌺Amo o conteúdo desse canal... Parabéns... Muito TOP...
Nossa Maravilhoso seus vídeos Paulo, eu aprendo muito e fico encantada cmo nosso querido Imperador D Pedro ll era Novidadeiro e super inteligente, é pena muitos lugares n terem as marcas ou até mesmo nem existiriam.+ Infelizmente nossos governantes n fazer questão nenhuma em manter o nosso nascimento digo Brasil. Mas graças a Deus temos vc p/nos ilucidar com novos aprendizados e fatos.
Que maravilha que pena vi so agora...parabens um grande educador
Amei saber mais da região onde moro. Sou moradora de Bangu e fico triste de saber que não há interesse em se preservar e propagar a história do lugar. Mais lamentável ainda é ver alguns desses marcos, que você mostrou, depredados.
Da um pulinho na frente da igreja batista altura da estaçao praça da Guilherme e VEJA E TOQUE NO MARCO N 5 DO CAMINHO IMPERIAL
Sempre melhorando meus conhecimentos da nossa História com o professor Paulo Rezzutti.
História do Brasil, sempre muito importante e interessante.
Obrigada.
Na av. Santa Cruz, q liga Bangu ao bairro de Sta Cruz, há um lugar chamado "Marco 7", próximo ao Bairro Jabour, pq ao longo da avenida ainda é visível este "marco", q dá nome ao local. Excelente aula, como sempre professor!
Minha terra....aonde moro....
Conheço Santa Cruz, más não sabia de sua história, muito interessante,
Que bela aula, desconhecia essa historia da Imperial Fazenda de Sta Cruz, vou te seguir e compartilhar. 👏👏👏
Já subi muito em cima deste "Marco 7", morei quando pequeno a 100m deste Marco, que inclusive deu o nome do bairro no RJ
Faz um vídeo falando das estradas de ferro do Brasil.
TÍO LOTT CAMPO GRANDE RJ, CIDADE HISTÓRICA IMPERIAL COMO BARÃO DO RIO BRANCO, CASA DA PRINCESA ISABEL, DOM JOÃO DE SANTA CRUZ, JESUÍTAS ESSA HISTÓRIA E MUITO LINDA.
Excelente conteúdo.
Estamos recomendando em nossas redes sociais.
Parabéns !!!!
Muitíssimo obrigado
Que vídeo! Obrigada!
É esse o palacete que vejo da janela da minha sala, com suas imponentes palmeiras imperiais. E acho incrível essa vista. Sempre penso em toda a História que habita ali.
Moro em Santa Cruz me dói ver a CASA DO SAL EM RUÍNAS e outros pontos históricos depedrados pelos vândalos,os marcos,chafarizes e as bicas de abastecimentos. O bairro era para ser mais desenvolvido aqui foi o primeiro aeroporto Internacional ,o Zepelim trazia celebridades para o Brasil que desembarcavam no hangar da base.
Eu sou de Nova Iguaçu e estou toda boba que minha cidade foi citada 😅🤣😍
Vc está de parabéns por dar uma Excelente aula sobre a Fazenda Santa Cruz! Moro bem próximo a antiga Igreja Santa Barbara onde atualmente é o batalhão! Muito obrigada por tanta informação de qualidade!!👏👏👏👏👏👏
Belo vídeo! Fui criado brincando no gramado em frente ao batalhão (antiga igreja) onde passava em frente as ruínas da prisão para ir ao colégio, o hospital agora é o Fórum, minha bisavó nasceu escrava. Conheço todas essas histórias que meu avô contava.
Excelente vídeo Paulo, sou Gaúcho e moro a 12 anos aqui em Santa Cruz e pouco sabia sobre sua história, moro aqui próximo ao Marco das 11 leguas... ganhaste um novo inscrito ...parabens...
Tbm sou de santa cruz. Curiosidade: ainda existe o tradicional Centro de Tradições Gaúchas aqui no nosso bairro? Já foi lá?
@@wagnerw6102 não sei cara, tentei ser sócio lá, mas certas pessoas medíocres, gananciosa e vomitativas tornam tudo complicado; infelizmente é uma sociedade falida...
@@lucianohaeser7555 complicado né. mas tenho certeza que o senhor não precisa disso pra manter suas tradiçoes.