Já aconteceu com você de ler um livro e achar ruim no início, mas depois de terminar, com o tempo, não conseguir tirar da cabeça e perceber o quanto ele é excelente? Foi o que aconteceu comigo com Moby Dick - difícil, mas incrível....
A leitura é algo ativo. É diferente de assistir um filme, onde você precisa, sei lá, ficar olhando o celular para ser considerado um espectador ruim. O problema é que tem muita gente acostumada a simplesmente ler rápido, de uma vez só, entendendo tudo e sem pensar. Aí que se cria o leitor que lê 20 livros no mês, mas não consegue ler um clássico e se acha um grande leitor. Porque ele não entende que nem todos os livros são iguais. O pessoal precisa amadurecer para um fato: existem leitores ruins e imaturos.
Dropei jane eyre na pagina 50 há 6 meses, voltei a reler graças a um trechinho de um de seus videos imensos que falava sobre comunicação formal e informal e vi com outros olhos as página que li há 6 meses (notavelmente o livro estava fresco na minha memória concluindo assim que é incontestável ser um clássico) reli as 50 página e em três dias, tô na metade. Grato pelos seus videos, me ajudaram bastante. ❤
Perfeita suas colocações, quanto mais clássicos a pessoa lê, maior compreensão do contexto social da época ela adquiri, passando assim, a perceber as sátiras, sarcasmos, construção e evolucao de uma personagem. Eu amo orgulho e preconceito é meu livro favorito da vida. Sou leitora eclética, vou de clássicos à dark romance neo-contemporaneo, em inglês e/ou traduzido . Sempre preciso me "desintoxicar" com um bom clássico, já que amo a linguagem desses livros e a forma como nos permitem fazer julgamento de caráter e construção de uma moral.
Eu adorei o vídeo. Comigo aconteceu isso de faltar bagagem cultural quando li o livro Pedro Páramo de Ruan Rulfos kkkkk. Eu odiei o livro e pensei que “história sem pé e cabeça “ kkkkk , depois eu conheci a história do México e entendi a importância daquele livro . Eu reli e me encantou a narrativa.
Recomendo para a musculatura mental - na generalidade inversamente proporcional à musculatura corporal - de quem receia a aventura dos clássicos, "Como ler literatura, de Terry Eagleton. Em Portugal está publicado, como outras obras suas, pelas Edições 70. Para quem não saiba, Terry Eagleton é um filósofo, professor e crítico literário inglês. É Distinguished Professor de Literatura Inglesa na Universidade de Lancaster e um dos percursores dos Cultural Studies. Espero que se encontre editado no Brasil.
Dos livros citados só li Orgulho e Preconceito e amei, mas já assisti a peça Hamlet, enfim realmente pessoas que lê clássicos e emitem essa opinião realmente precisam se esclarecer mais, a propósito li As Meninas da grande Lígia Fagundes e adorei, tenho-o inclusive, e outras obras dela também, pra mim não é chato, na minha opinião, em As Meninas temos que entender o contexto da estória e a vida de cada personagem, bem e a primeira vez que assisto seu vídeo e gostei muito, você é uma pessoa inteligente, se expressa muito bem e é muito simpático. Assistirei outros. Abraço.
O engraçado de algumas pessoas que leem Jane Austen, é querer encaixar ela numa agenda feminista dos dias de hoje. Kkkkkkkkkkk Esses que falam isso, acho pior do quem quem diz achar chato.
Me preocupa o nível intelectual das pessoas, que dizem não conseguir ler esses livros. O escritor escreveu, alguém foi lá e traduziu esse livro na sua língua materna. Ou seja, já fizeram toda a parte difícil para você. Sua única obrigação, é sentar, e ler o livro (que repito, está traduzido na sua língua materna) e mesmo assim você diz que não consegue ler o livro, que acha chato, que não entende, etc etc etc ?! Pensem nisso, que logo vocês chegarão a conclusão que o problema não são esses livros, e sim vocês. E a maioria, infelizmente, não quer ter uma ascensão intelectual, pois quando falamos esse tipo de coisa, somos taxados de arrogantes, e dizem quem “gosto é gosto” e jamais saem daquela zona de conforto. Realmente, gosto é gosto. Só precisamos tomar cuidado para não confundir gosto pessoal, com qualidade. São coisas bem diferentes! Mas digo mais; tomem cuidado com os certos “gostos pessoais” achando que isso é o que importa, sem jamais se preocuparem em evoluir como ser humano. Nada na nossa vida passa impune, e exatamente por isso que; não pessoal, o importante não é apenas ler, seja o que for ok. Isso é discurso de editora, para que você consuma pobreza intelectual compulsoriamente.
Nunca li orgulho e preconceito, porém já li Persuasão e amei! Engraçado, sutil.... Eu gostei bastante, tenho vontade de ler outros romances dela. O morro dos ventos uivantes eu gostei da escrita, porém os personagens todos cretinos 😅 hahahah porém teve falas do livro que me marcaram com sua linda crueldade❤😂
Muito bom, Raul! Dizer que o livro é chato não quer dizer nada, é o tipo de comentário mais inútil que existe, totalmente subjetivo. Pela quantidade de gnt ansiosa que existe hoje em dia, qualquer leitura será chata.
Estou tentando ler Jane Eyre em inglês, é muito difícil de entender e fica mais chato ainda ficar olhando no dicionário o tempo todo. Mas, sei que o esforço vai valer a pena
Seu canal virou meu favorito, li recentemente o "velho e o mar" que você recomendou, obrigada de verdade, encontrei o meu favorito do ano acabei com ele em mais de uma sentada porque não queria acabar
O Velho e o Mar é lindíssimo! Impossível não se encantar e comover com a história do Santiago, com as reflexões que ele apresenta... "Um homem pode ser destruído, mas não derrotado"
Eu sou uma analfabeta funcional (tentando por meio da leitura de clássicos mudar esse triste cenário), talvez não tenha entendido todas as ironias de Jane Austen em Orgulho e Preconceito, mas eu amei o livro, não achei nem um pouco tedioso, pelo contrário eu fiquei presa na leitura, não consegui parar de ler até concluir. Inclusive lerei outras obras da autora.
É complicado criticar Hamlet, prefiro as comédias de Shakespeare: A megera Domada, Muito barulho por nada, Sonho de uma noite de verão. E das tragédias, Otelo é a minha obra favorita, mas reconheço que Hamlet é simplesmente uma das melhores (se não a melhor) obras da humanidade. Não tiraria uma vírgula, simplesmente irretocável!
Peguei o Jon Fosse pra ler, achei fácil, e até meio boboca. Mas a Virginia Woolf sempre gosto. Depende do momento, se você quer uma leitura mais complicadinha, pegue um classico, se quer leitura rapida, pegue um contemporâneo (mas bom né, o Fosse eu ao final recomendo).
Esse ano percebi que li muita porcaria, e por mais que tivesse "medo" dos clássicos, que achasse que não era para mim, fui praticamente compelida a mudar meu percurso. Amadurecimento da leitura, creio eu. Espero que meu cognitivo esteja à altura, rs. Abraços, estou adorando seus vídeos
Imagina o autoestima de quem acha Hamlet fraquíssimo... Segundo C. S. Lewis, um leitor ruim, entre outras coisas, só consegue se envolver no nível dos acontecimentos de uma obra. Não consegue captar nada além da camada mais superficial. Por isso, normalmente prefere livros contemporâneos de entretenimento, pois estes entregam basicamente só ação e não colocam nenhuma dificuldade em relação a linguagem ou contexto
Bridgerton para retartados SKSKSKKSKSKS nao tankei essa, mas concordo, tem muita obra como 50 tons, Dan Brown(amo) sao os tiktoks dos livros, é pura dopamina barata de zero esforço, é obvio que essa pessoas vao resenhar assim :/ o antídoto é o clube do Meirelles
Esse negócios de "ser chato" é por causa do vício em ação da nossa época. A pessoa maratona os filmes da Marvel e depois vai ler um clássico. Eu já sofri disso. Em 2011 eu li toda a obra de Machado de Assis de uma vez só. Mas li na força da obrigação(eu era aluno do professor Olavo de Carvalho e ele tinha uma lista de livros obrigatórios), pois eu achei muito chato. Mas o professor Olavo me disso isso, que o problema está em mim e que eu poderia estar viciado em ação. Continuei achando chato. Mas hoje, depois de ler muuuuitooooss clássicos, já estou mais treinado e esse tipo de leitura é uma delícia pra mim, cada linha. Uma coisa que o Olavo de Carvalho sempre disse: " A tradição sempre será mais razoável que você".
Não suporto Jane Austen! Li dois livros dela (Persuasão e Orgulho e preconceito), porém achei um pouco maçante, tudo demora demais para acontecer, há muitos personagens e toda hora eu me perdia (tenho tdah), já não sabia quem era o que de quem. E nunca gostei muito de livros românticos, em que o casalzinho fica junto no final. Doei os dois, sendo que Orgulho e preconceito não consegui finalizar.
O vídeo soou extremamente arrogante, pqp. Não sei se foi assim por um sarcasmo, talvez me falte cultura pra entender suas nuances de linguagem. Mas a argumentação em relação aos livros é boa. Provavelmente tretas atraem mais público no youtube. Acredito que se criasse um conteúdo mais construtivo do que combativo seria de maior qualidade. Mas entendo que assim atrai mais público. Bom vídeo.
Não é impressão, infelizmente. hahaha O áudio saiu ruim. Mas achei que seria melhor postá-lo assim mesmo em vez de descartá-lo. O próximo vídeo, que sai amanhã, já está normal!
Bom,Orgulho e Preconceito continua sendo enfadonho,a narrativa ainda é lenta e a história é banal sobre a classe dominante inglesa.Sua suposta argumentação que ataca o leitor não me convenceu.
Por favor, reaja a avaliações positivas de livros que você detesta!
Sim Raul, reaja a 50 tons! Vai ser maravilhoso!!! 😂😂😂
Siim!
Mas aí, como ele perdeu tempo lendo esses livros? Kkkkkk
vocês querem me ver sofrer, né (tá bom) hahahaha
@@victorpetrarca2471 ele faz esse tipo de sacrifício pelas análises
Já aconteceu com você de ler um livro e achar ruim no início, mas depois de terminar, com o tempo, não conseguir tirar da cabeça e perceber o quanto ele é excelente? Foi o que aconteceu comigo com Moby Dick - difícil, mas incrível....
Eu tive a exata mesma sensação com Crime e Castigo. Além de outras obras cinematográficas, como Apocalypse Now.
@mateusdias4848 E estranho porém gratificante..ao mesmo tempo.
A leitura é algo ativo. É diferente de assistir um filme, onde você precisa, sei lá, ficar olhando o celular para ser considerado um espectador ruim. O problema é que tem muita gente acostumada a simplesmente ler rápido, de uma vez só, entendendo tudo e sem pensar. Aí que se cria o leitor que lê 20 livros no mês, mas não consegue ler um clássico e se acha um grande leitor. Porque ele não entende que nem todos os livros são iguais. O pessoal precisa amadurecer para um fato: existem leitores ruins e imaturos.
Dropei jane eyre na pagina 50 há 6 meses, voltei a reler graças a um trechinho de um de seus videos imensos que falava sobre comunicação formal e informal e vi com outros olhos as página que li há 6 meses (notavelmente o livro estava fresco na minha memória concluindo assim que é incontestável ser um clássico) reli as 50 página e em três dias, tô na metade. Grato pelos seus videos, me ajudaram bastante. ❤
Jayne eyre é um daqueles livros que quando vc chega no fim nunca se arrepende. Vc sente falta da protagonista depois que acaba.
@@anacravo4877 ele é impressionante, pelo que já me proporcionou já valeu a pena.
Perfeita suas colocações, quanto mais clássicos a pessoa lê, maior compreensão do contexto social da época ela adquiri, passando assim, a perceber as sátiras, sarcasmos, construção e evolucao de uma personagem. Eu amo orgulho e preconceito é meu livro favorito da vida. Sou leitora eclética, vou de clássicos à dark romance neo-contemporaneo, em inglês e/ou traduzido . Sempre preciso me "desintoxicar" com um bom clássico, já que amo a linguagem desses livros e a forma como nos permitem fazer julgamento de caráter e construção de uma moral.
Eu adorei o vídeo.
Comigo aconteceu isso de faltar bagagem cultural quando li o livro Pedro Páramo de Ruan Rulfos kkkkk. Eu odiei o livro e pensei que “história sem pé e cabeça “ kkkkk , depois eu conheci a história do México e entendi a importância daquele livro . Eu reli e me encantou a narrativa.
Já tô gargalhando nos 3 primeiros minutos! HAHAHAHA adoro
"...algum tipo de desgraça esquizofrênica, algum tipo de amor suado e "quicante"..." ri muito disso hahahahaha
Raul pistola é engraçado? É. Perde a razão? Nunca! Kkkkkkk
Já vi um falando q o melhor livro q tinha lido era É Assim que Acaba e o pior era Orgulho e Preconceito. Deu dor física
Recomendo para a musculatura mental - na generalidade inversamente proporcional à musculatura corporal - de quem receia a aventura dos clássicos, "Como ler literatura, de Terry Eagleton. Em Portugal está publicado, como outras obras suas, pelas Edições 70. Para quem não saiba, Terry Eagleton é um filósofo, professor e crítico literário inglês. É Distinguished Professor de Literatura Inglesa na Universidade de Lancaster e um dos percursores dos Cultural Studies. Espero que se encontre editado no Brasil.
Amei o conteúdo! Bem agressivo, "cracudo"😂😂😂
Dos livros citados só li Orgulho e Preconceito e amei, mas já assisti a peça Hamlet, enfim realmente pessoas que lê clássicos e emitem essa opinião realmente precisam se esclarecer mais, a propósito li As Meninas da grande Lígia Fagundes e adorei, tenho-o inclusive, e outras obras dela também, pra mim não é chato, na minha opinião, em As Meninas temos que entender o contexto da estória e a vida de cada personagem, bem e a primeira vez que assisto seu vídeo e gostei muito, você é uma pessoa inteligente, se expressa muito bem e é muito simpático. Assistirei outros. Abraço.
O engraçado de algumas pessoas que leem Jane Austen, é querer encaixar ela numa agenda feminista dos dias de hoje. Kkkkkkkkkkk
Esses que falam isso, acho pior do quem quem diz achar chato.
Me preocupa o nível intelectual das pessoas, que dizem não conseguir ler esses livros.
O escritor escreveu, alguém foi lá e traduziu esse livro na sua língua materna. Ou seja, já fizeram toda a parte difícil para você. Sua única obrigação, é sentar, e ler o livro (que repito, está traduzido na sua língua materna) e mesmo assim você diz que não consegue ler o livro, que acha chato, que não entende, etc etc etc ?!
Pensem nisso, que logo vocês chegarão a conclusão que o problema não são esses livros, e sim vocês. E a maioria, infelizmente, não quer ter uma ascensão intelectual, pois quando falamos esse tipo de coisa, somos taxados de arrogantes, e dizem quem “gosto é gosto” e jamais saem daquela zona de conforto.
Realmente, gosto é gosto. Só precisamos tomar cuidado para não confundir gosto pessoal, com qualidade. São coisas bem diferentes!
Mas digo mais; tomem cuidado com os certos “gostos pessoais” achando que isso é o que importa, sem jamais se preocuparem em evoluir como ser humano.
Nada na nossa vida passa impune, e exatamente por isso que; não pessoal, o importante não é apenas ler, seja o que for ok. Isso é discurso de editora, para que você consuma pobreza intelectual compulsoriamente.
Eu nunca li Bridgerton, mas pela sua análise fiquei pensando a relação dos livros "miojinhos" e o tal do vício em dopamina.
Nunca li orgulho e preconceito, porém já li Persuasão e amei! Engraçado, sutil.... Eu gostei bastante, tenho vontade de ler outros romances dela. O morro dos ventos uivantes eu gostei da escrita, porém os personagens todos cretinos 😅 hahahah porém teve falas do livro que me marcaram com sua linda crueldade❤😂
Eu tinha preconceito com autoras, mas depois de ler O Morro dos Ventos Uivantes e Orgulho e Preconceito (li mês passado) eu vi o quão idiota eu era.
Muito bom, Raul! Dizer que o livro é chato não quer dizer nada, é o tipo de comentário mais inútil que existe, totalmente subjetivo. Pela quantidade de gnt ansiosa que existe hoje em dia, qualquer leitura será chata.
Estou tentando ler Jane Eyre em inglês, é muito difícil de entender e fica mais chato ainda ficar olhando no dicionário o tempo todo. Mas, sei que o esforço vai valer a pena
Com certeza! É um livraço.
Vale muito a pena, principalmente em inglês, de bônus você ainda ganha vocabulario em outra língua. Precisa ir até o fim nesse livro!😊
Li Hamlet e me senti burra em vários momentos 😅 preciso reler. Acho que a edição que li não me ajudou tbm
Eu adorei esse video, poderia ter continuação - parte 2 KKKK
Seu canal virou meu favorito, li recentemente o "velho e o mar" que você recomendou, obrigada de verdade, encontrei o meu favorito do ano acabei com ele em mais de uma sentada porque não queria acabar
O Velho e o Mar é lindíssimo! Impossível não se encantar e comover com a história do Santiago, com as reflexões que ele apresenta... "Um homem pode ser destruído, mas não derrotado"
Eu sou uma analfabeta funcional (tentando por meio da leitura de clássicos mudar esse triste cenário), talvez não tenha entendido todas as ironias de Jane Austen em Orgulho e Preconceito, mas eu amei o livro, não achei nem um pouco tedioso, pelo contrário eu fiquei presa na leitura, não consegui parar de ler até concluir. Inclusive lerei outras obras da autora.
É complicado criticar Hamlet, prefiro as comédias de Shakespeare: A megera Domada, Muito barulho por nada, Sonho de uma noite de verão. E das tragédias, Otelo é a minha obra favorita, mas reconheço que Hamlet é simplesmente uma das melhores (se não a melhor) obras da humanidade. Não tiraria uma vírgula, simplesmente irretocável!
Parabéns... vc está certíssima.....Hamlet é o melhor texto da da literatura universal..... COMPLEXO e simples profundo e irretocável .
Fala sobre "Morro dos ventos uivantes "
Excelente vídeo 👏🏻
Peguei o Jon Fosse pra ler, achei fácil, e até meio boboca. Mas a Virginia Woolf sempre gosto. Depende do momento, se você quer uma leitura mais complicadinha, pegue um classico, se quer leitura rapida, pegue um contemporâneo (mas bom né, o Fosse eu ao final recomendo).
A parte final desse vídeo foi uma pérola! 🤌
nóis tenta, nóis tenta!
Esse ano percebi que li muita porcaria, e por mais que tivesse "medo" dos clássicos, que achasse que não era para mim, fui praticamente compelida a mudar meu percurso. Amadurecimento da leitura, creio eu. Espero que meu cognitivo esteja à altura, rs. Abraços, estou adorando seus vídeos
Imagina o autoestima de quem acha Hamlet fraquíssimo...
Segundo C. S. Lewis, um leitor ruim, entre outras coisas, só consegue se envolver no nível dos acontecimentos de uma obra. Não consegue captar nada além da camada mais superficial. Por isso, normalmente prefere livros contemporâneos de entretenimento, pois estes entregam basicamente só ação e não colocam nenhuma dificuldade em relação a linguagem ou contexto
Raul, o áudio é para estar assim msm?
Não! O áudio saiu ruim. Mas achei que seria melhor postá-lo assim mesmo em vez de descartá-lo. O próximo vídeo, que sai amanhã, já está normal!
Sempre bons vídeos!
Fico imaginando esse povo lendo as digressões do Vitor Hugo 😅
até eu não aguento o Victor nessas horas
Bridgerton para retartados SKSKSKKSKSKS nao tankei essa, mas concordo, tem muita obra como 50 tons, Dan Brown(amo) sao os tiktoks dos livros, é pura dopamina barata de zero esforço, é obvio que essa pessoas vao resenhar assim :/ o antídoto é o clube do Meirelles
Eu estava muito ansiosa por esse vídeo kkkkkkkkkk
adorei este comentario,estes classicos na epoca,era mesmo assim ,a vida tambem nao era tao activa como agora ,que temos tudo tao rapido
Ele pistola😂😂😂
Esse negócios de "ser chato" é por causa do vício em ação da nossa época. A pessoa maratona os filmes da Marvel e depois vai ler um clássico. Eu já sofri disso. Em 2011 eu li toda a obra de Machado de Assis de uma vez só. Mas li na força da obrigação(eu era aluno do professor Olavo de Carvalho e ele tinha uma lista de livros obrigatórios), pois eu achei muito chato. Mas o professor Olavo me disso isso, que o problema está em mim e que eu poderia estar viciado em ação. Continuei achando chato. Mas hoje, depois de ler muuuuitooooss clássicos, já estou mais treinado e esse tipo de leitura é uma delícia pra mim, cada linha. Uma coisa que o Olavo de Carvalho sempre disse: " A tradição sempre será mais razoável que você".
24:23 Morri 😂😂😂😂😂😂
Digo o mesmo de Orgulho e preconceito. Li até 50% e um pouquinho a força.
Muito bom!
O áudio estava estranho pra todos?
o áudio realmente saiu ruim neste vídeo, Emily. Problema aqui do meu lado, infelizmente. Mas no próximo vídeo já normalizou!
Arretou-se 😂. Se alguém falar mal de Davizinho vou ficar assim tb 🤬
ah, ainda temos muita besteira para que eu consiga fazer reacts, sua hora vai chegar hahaha
socorro ! alguém me segura pra não dar na cara dessa pessoa que falou de O&P .
Vídeo foda.
Áudio com eco
Não suporto Jane Austen! Li dois livros dela (Persuasão e Orgulho e preconceito), porém achei um pouco maçante, tudo demora demais para acontecer, há muitos personagens e toda hora eu me perdia (tenho tdah), já não sabia quem era o que de quem. E nunca gostei muito de livros românticos, em que o casalzinho fica junto no final.
Doei os dois, sendo que Orgulho e preconceito não consegui finalizar.
No Goodreads tem absurdos piores
Boa! Vou caçar lá
O vídeo soou extremamente arrogante, pqp. Não sei se foi assim por um sarcasmo, talvez me falte cultura pra entender suas nuances de linguagem. Mas a argumentação em relação aos livros é boa. Provavelmente tretas atraem mais público no youtube. Acredito que se criasse um conteúdo mais construtivo do que combativo seria de maior qualidade. Mas entendo que assim atrai mais público. Bom vídeo.
Veja alguma aulas dele no canal.tem coisa muito boa
Não gosto de Austen.Tente mudar minha opinião.
Também não gosto da obra dela, acho os personagens bem chatos 😂😂😂
Impressão minha ou sua voz ficou um pouco “robotizada” nesse vídeo?
Não é impressão, infelizmente. hahaha O áudio saiu ruim. Mas achei que seria melhor postá-lo assim mesmo em vez de descartá-lo. O próximo vídeo, que sai amanhã, já está normal!
Bom,Orgulho e Preconceito continua sendo enfadonho,a narrativa ainda é lenta e a história é banal sobre a classe dominante inglesa.Sua suposta argumentação que ataca o leitor não me convenceu.
Concordo, Razão e Sensibilidade é quase insuportável.
James Joyce é doideira... mas maravilhoso!
Hamlet é basicamente o Orestes medieval. hahahaha