O caso Mariana Ferrer, a morte de Marielle Franco e a Facada em Bolsonaro. Torne-se Membro a partir de R$ 10 e assista à nova temporada do Investigação Paralela: bit.ly/investigacao-paralela
Gente sabe pq ? Porque há uma intenção de se formar uma geração fofinha fragelzinha,idiota .E os déspotas q inventam estas idiotices de controle da fala e se fortalecem !
Ler livros fáceis são uma grande porta de abertura. Quando era adolescente li Crepúsculo e a personagem Bella era fã dos clássicos da literatura inglesa, por curiosidade das citações da Bella, li Morro dos ventos uivantes, depois os livros da Jane Austen e por fim as irmãs Brontë, todos livros que a Bella cita. Se permitimos a curiosidade ela pode ser um bom guia para ser chegarmos a boa literatura
Comecei a ler só fanfic em 2014 porque me falavam que o importante era ler, hoje eu comecei a ler machado de Assis e a diferença e um abismo, histórias ricas e com um vocabulário que não conheci na escola.
Li "Eurico, o Presbítero" de Alexandre Herculano na faculdade de Letras e amei. Ninguém gostou, só eu...rs ..rs, como Dom Casmurro e todos os contos de Machado de Assis. Me apaixonei pelos clássicos brasileiros e portugueses.❤
Professora Bruna Torlay, a senhora é magnífica. E você, companheiro, eu me identifico com o que você sentiu em relação à escola. Terminei meu fundamental completo em plena pandemia, fazendo uma prova de física que não me serve para nada. Nunca serviu (estou com 75 anos). O que norteou minha vida foi a cultura literária de meu pai e o ambiente artistico no qual vivi. Vejo o mesmo se repetindo em meus netos, mas a cabeça dos pais é outra. Grande abraço a vocês.
No nível que está nosso ensino, acho quase impossível apresentar esses livros e esperar que os jovens consigam ler e compreender os textos. Tem muito o que mudar no nosso sistema. Mas tem muita gente nesse sistema que não quer nenhuma mudança.
Sinto que a geração Z não tem "paciência" para ler mais de três linhas. Até os vídeos dessa plataforma estão cada vez mais curtos. Imagino q o Brasil Paralelo tenha um tempo maior pq o público deve ser um pouco mais velho.
Eu tenho um cachorro, mas não cuido dele, outras pessoas cuidam dele pra mim. Ainda assim me considero um bom dono de cachorro, e se der algo de ruim com ele, culparei a todas as outras pessoas, menos a mim.
@@Nascimento-ix9ts gostei muito do seu comentário. Não sei se entendi o que vc disse, pra ser muito sincera. Mas, vou expor o que pensei quando li: precisamos parar de terceirizar a educação dos nossos filhos e de outros jovens da família. Afinal, estamos próximos deles. Não estou nem falando em homeschooling (que acho muito interessante e desafiador, é claro), mas, de cada um se mover de verdade pra agregar coisas importantes na instrução de quem é próximo de nós. Acredito ser a única forma de melhorar as coisas. O Estado não vai faze-lo, definitivamente
Esses livros que o Arthur cita são do Pedro Bandeira. Eu também tive dificuldade em ler clássicos na escola. Só despertei quando uma professora muito especial leu conosco um conto de Machado de Assis porque nós tínhamos odiado quando lemos sozinhos.
Sim, estava procurando um comentário que apontasse a autoria do Pedro Bandeira. O poeta Manuel Bandeira é autor do famoso poema "Vou-me embora pra Pasárgada". A professora de literatura que apresentou os contos de Machado pra minha turma pediu que os representássemos em peças teatrais, nos dividimos em grupos e encenamos "A cartomante", "Missa do Galo", "Uns braços" etc. Foi muito legal, porque tivemos que estudar os contos, analisar os personagens para interpretá-los, fazer a caracterização e nos envolvemos muito com os contos nos dias de preparação para a apresentação. Além disso, assistir às representações dos colegas foi bom demais, a melhor foi a "Missa do Galo", que um grupo de outra sala representou. A didática dos professores é essencial para engajar os alunos né?
Amo na ler, na infância era praticamente um vício. Li Machado de Assis por conta aos 10 anos e amei. Sempre gostei do linguajar mais limpo, bem colocado, palavras mais difíceis
Acho que não leio um livro desde quando formei em Economia (2008). Hoje, com essa conversa muito boa entre vocês me fez despertar essa vontade. Obrigado.
O Instituto Borborema faz TB um ótimo trabalho de formação que envolve linguagem e a verdadeira educação. Vale a pena conferir (inclusive o Rafael Falcón é próximo da turma do instituto).
Me senti feliz em saber , que desenvolvi minha inteligência, eu li quadrinhos, clássicos, coleção vagalume , Júlio Verne desde os oito anos, autor esse que amo até hoje. Li Platão, Aristóteles e Camte. E hoje tenho o grato prazer de desfrutar de minha inteligência.
Testemunho: dou aula de história no ensino fundamental II, NUMA ESCOLA PÚBLICA, usei trechos do canto V dos Lusíadas para explicar sobre Vasco da Gama e o Cabo das Tormentas. Eles AMARAM!
Em uma aula do meu curso de licenciatura eu tive que ouvir esse blá blá blá dos termos proibidos, eu fiquei chocada, sem palavras, que bom ver que mais pessoas ficam indignadas com isso.
Qual é a importância dos contos infantis para despertar o interesse da criança em ler? Eu li Pinocchio, O Gato de Botas, ilustrado com belíssimos desenhos…aliás lia e relia. Depois os guardava com carinho numa caixa. E o primeiro livro “sem figuras” foi “Irmão Sol, Irmã Lua” sobre a vida de São Francisco de Assis e Santa Clara. Eu tinha 8 anos de idade, daí em diante nunca mais parei de ler livros. E hoje estou lendo todos os dias, o livro dos livros: A Bíblia Sagrada.
Quanto a reservar tempo para a leitura, eu faço isso com reapwito a BÍBLIA. ELA têm 66 livros ao todo. Todoa oa dias tieo entre 20 e 30 minutos para ler os livros na sequência. Já estou lendo pela décima vez A leitura é muito enriquecedora
Vocês são "terrivelmente formidáveis". Parabéns à todos e continuem divulgando a naturalidade de falar a língua portuguesa sem as amarras dos lacradores.
21:10 cara, me identifiquei muito com esse comentário. O nosso método de ensino é robótico, vc o faz simplesmente por que tem fazer. Em 6 meses de curso de português, por conta própria, eu aprendi muito mais que em 3 anos de ensino médio
Toda e qualquer pessoal que ficar envolvida apenas com coisas fáceis, com o tempo o cerebro começará desenvolver um vício em coisas de compreensão fácil. Principalmente quando se trata de leitura de fácil entendimento.
fantástico,vocês estão absolutamente de parabéns.Faço parte de alguns grupos que dia sim e outro também me envolvo em discussões sobre essas bobagens das palavras que querem que a gente não as usem mais, sempre tento articular sobre as origens das mesmas e confesso que é cansativo mas não podemos deixar essas atitudes com viés político de pequenos grupos ,passarem por cima do verdadeiro significado das palavras...
Eu li vários livros dessas coleções tipo Sabrina e outros, até que um dia eu percebi que eram todos iguais e larguei pra lá. Com as novelas, foi a mesma coisa. Graças a Deus me livrei delas
Serio Eliana??? Nossa eu fiquei tão feliz quando fui assistir o filme o ano passado e não vi nada de lacração… A cena final qdo o Cascão diz ao Do contra: “Nao preciso ser diferente pra ser especial.” Quase pulei da cadeira!! Logo pensei: que bom que o Maurício de Souza não se rendeu a essa agenda. 😕 Meu filho já tá grande e quer comprar a turma da Mônica Jovem agora. Vou ficar de olho então 👁 👁.
Qual episódio Eliana? Pesquisei aqui no TH-cam e os episódios atuais não tem nada de lacração gayzista e de lgbtnismo. De onde tirou essa conclusão? Gostaria de referências bibliográficas em resposta em meu comentário. Passar bem. Ave Império.
Esse debate todo me fez lembrar do filme Sociedade dos Poetas Mortos. Filme sensacional que mostra o despertar da literatura em jovens que não gostavam de literatura ou gostavam mas não havia o despertar para isso.
A Bíblia é a história abrangente da humanidade cultural, lírica e Espiritual. Espiritual pq ensina crescer a cabeça ( a mente) e o Coração (humildade). A vaidade e a arrogância pertence aos Tolos.
Eu aprendi muita coisa na escola....mas... ja passei dos 40...ainda deu tempo... tive otimos profs de lingua portuguesa e redação...já meus filhos... 😢. Estamos na luta e com muito foco no afterschooling.
Adorava o livro dos Caras. Tem literatura infanto juvenil de muito boa qualidade. Tive anos na escola que havia uma alternância, metade livros de literatura brasileira e metade livros infanto juvenis.
A escola pública e uma tristeza, a professora corrigiu a lição da minha filha em uma palavra de português que estava errado e ela pôs certo. Aí liguei na escola, questionei na diretoria e na direção me falaram que estava certo pois na segunda série valia a intenção da palavra e não o português correto. Eu fiquei chocada....eles deveriam corrigir desda primeira série....mas eu entendo que para o sistema quando mais desinformado melhor....🤔
Este conteúdo é um presente para o país! Para mim, enquanto profissional de Letras e pesquisadora de Machado de Assis, devo ressaltar a riqueza do que aqui foi exposto. Meus parabéns! 👏🏻
Amei Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas! Li a maioria dos clássicos portugueses e brasileiros. Li muito lixo, mas os clássicos me salvaram! Agora, lendo Jane Austen no original!
A cada podcast o Brasil Paralelo se supera. Este, por exemplo com a Bruna e o Raul é uma verdadeira aula que vale mais do que quatro anos ouvindo as aulas de professores militontos da facu. Show! Parabéns!
Parabéns pelo programa e pela excelente explanação dos convidados. Muito elucidativa para entendermos melhor toda essa complexidade da linguagem, principalmente se tratando de Brasil.
Já pesquisei várias análises de Dom Casmurro e só achei sobre a suposta traição e o veredicto pessoal de casa um. É a primeira vez que vejo um comentário que sai do óbvio da traição, com um mínimo de análise dos personagens principais! Muuito bom
Ouvindo vocês descobri que tenho a capacidade invejável de ler usando o celular e não precisar dividir a atenção. Acho maçante segurar calhamaço e limitante um marca texto. Quando leio gosto de escrever sobre o que vi, sublinhar frases que me edificaram... Ebooks possuem recursos excelentes (e é mais acessível) que não troco por nem 5 livros impressos. Nunca tive problema com dividir a atenção (desligo notificação, desativo a internet, deixo no mudo e ficamos só eu e meu play livros kk)
Parabéns... muito muito muito bom! Esta conversa foi, é e será um grande aprendizado... Vale a pena assistir, assistir e assistir muitas vezes. Gratidão👏🤩
Meu nome é Rosângela sou de Guarulhos SP, amei esse podcast, são pessoas inteligentissimas, outro nível! Mais pra que tantos palavrões??? Isso pesa. Sempre cito exemplos que as pessoas que pronunciam muito palavrão ou gíria, são aquelas que não possuem muita cultura! Perdão pela sinceridade 😔 sou uma simples dona de casa, mais não a cultura!
eu concordo, gosto de mostrar os vídeos da Brasil Paralelo para meu filho e fico chateada em escutar tantos palavrões, pois aqui em casa não pronunciamos e muito menos deixo o meu filho falar!
Não li a trilogia dos "50 tons". Mas na época que estava uma febre perguntei sobre o enredo. Fiquei 😲 chocada com a descrição. Vocês irão entender. As mulheres me disseram o que acontecia, daí perguntei qual a carga emocional e sobre a vida da protagonista, e responderam que ela era virgem e que topou aquele tipo de envolvimento. Questionei o porquê dela não ser, naquele caso, uma mulher experiente. Apenas responderam que eu era uma estraga prazeres. Agora entendi o porquê... o prazer corpóreo que os leitores sentiram - vi homens a ler esse livro - e até hoje me choco. Então, nesse mês de agosto, recebi de uma dessas amigas minha um presente (ela já leu e me deu) a trilogia dela. 😲
Eu já li, desde o início do ano, 6 livros até o momento. Mas só leio livro de "historinha" rs, livros técnicos bastam o que eu já li nas 3 faculdades e na pós, além das consultas frequentes exercendo minha profissão, então quando tenho um tempo pra lazer (que é raro), eu não consigo e não quero aprender mais nada, só quero diversão mesmo 😄
Muito bom! Chamem mais vezes tais convidados, se der. E equipe BP, se puderem trazer a público o menestrel Elomar Figueira Mello, nossa, seria o ápice. É o maior artista vivo de nossos tempos. Vou rezar por isso. 🙏🏼
Fantástico!! Somos burros mesmos, sabemos nada , somos burros não, apenas nossa inteligência é mal explorada, é isso, cansei de lei esse livro e nunca pensei em nada disso e olha que amo ler
Concordo plenamente com o Arthur ali por volta dos 38 minutos quando sugere que a literatura tem uma certa "maturidade". Talvez uma lá q outra criança vai ter um bom aproveitamento em ler um clássico, mas no geral é desinteressante. Lembro q na minha infância eu lia bastante a coleção vaga-lume e achava bem interessante, depois Aghata Cristie etc. Hj em dia esses livros não são mais interessantes para mim e sim os clássicos... acho q a leitura tem muito a ver com a maturidade do indivíduo...
Concordo, a maturidade para se ler um clássico - a depender da obra - é fundamental. Não compreendi o porquê da Bruna afirmar que Agatha Christie é ruim... Não a acho ruim, apenas que é literatura para ENTRETENIMENTO.
O caso Mariana Ferrer, a morte de Marielle Franco e a Facada em Bolsonaro. Torne-se Membro a partir de R$ 10 e assista à nova temporada do Investigação Paralela: bit.ly/investigacao-paralela
⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈⛈
Gente sabe pq ? Porque há uma intenção de se formar uma geração fofinha fragelzinha,idiota .E os déspotas q inventam estas idiotices de controle da fala e se fortalecem !
Nesse pais, q esqueci qual, proibem chamar de mãe e sim, de pessoa com vacina
Imbecilisando o mundo .Parabéns pelo debate BP.
A indignação do Raul deixa as explicações dele ainda melhores! Amei
Ler livros fáceis são uma grande porta de abertura. Quando era adolescente li Crepúsculo e a personagem Bella era fã dos clássicos da literatura inglesa, por curiosidade das citações da Bella, li Morro dos ventos uivantes, depois os livros da Jane Austen e por fim as irmãs Brontë, todos livros que a Bella cita. Se permitimos a curiosidade ela pode ser um bom guia para ser chegarmos a boa literatura
Finalmente a Bruna Torlay na Brasil Paralelo!! A mulher é sensacional, deveriam convida-la a dar um curso ou mesmo participar mais em outras coisas!!
Ela é fantástica
Comecei a ler só fanfic em 2014 porque me falavam que o importante era ler, hoje eu comecei a ler machado de Assis e a diferença e um abismo, histórias ricas e com um vocabulário que não conheci na escola.
Li "Eurico, o Presbítero" de Alexandre Herculano na faculdade de Letras e amei. Ninguém gostou, só eu...rs ..rs, como Dom Casmurro e todos os contos de Machado de Assis. Me apaixonei pelos clássicos brasileiros e portugueses.❤
Por favor abordem o tema da distorção do significante e significado na língua!
Up
Up
Ótimo!
Professora Bruna Torlay, a senhora é magnífica. E você, companheiro, eu me identifico com o que você sentiu em relação à escola. Terminei meu fundamental completo em plena pandemia, fazendo uma prova de física que não me serve para nada. Nunca serviu (estou com 75 anos). O que norteou minha vida foi a cultura literária de meu pai e o ambiente artistico no qual vivi. Vejo o mesmo se repetindo em meus netos, mas a cabeça dos pais é outra. Grande abraço a vocês.
Que relato maduro e provocativo Eliana! Muito obrigado!
Que pessoa agradável que é a Lara. Bela, simpática, meiga e inteligente. Sempre um enorme prazer, e um grande aprendizado, vê-la e ouví-la.
Excelente entrevista. Parabens. Vou entrar para o clube do livro de Raul. Acho que a idéia é criar mesmo imbecis
No nível que está nosso ensino, acho quase impossível apresentar esses livros e esperar que os jovens consigam ler e compreender os textos. Tem muito o que mudar no nosso sistema. Mas tem muita gente nesse sistema que não quer nenhuma mudança.
Sinto que a geração Z não tem "paciência" para ler mais de três linhas.
Até os vídeos dessa plataforma estão cada vez mais curtos.
Imagino q o Brasil Paralelo tenha um tempo maior pq o público deve ser um pouco mais velho.
Mas se você mostrar um "reels" de 15 de segundos "resumindo" Dom Casmurro, os alunos vão ver
Eu tenho um cachorro, mas não cuido dele, outras pessoas cuidam dele pra mim.
Ainda assim me considero um bom dono de cachorro, e se der algo de ruim com ele, culparei a todas as outras pessoas, menos a mim.
@@Nascimento-ix9ts gostei muito do seu comentário. Não sei se entendi o que vc disse, pra ser muito sincera. Mas, vou expor o que pensei quando li: precisamos parar de terceirizar a educação dos nossos filhos e de outros jovens da família. Afinal, estamos próximos deles. Não estou nem falando em homeschooling (que acho muito interessante e desafiador, é claro), mas, de cada um se mover de verdade pra agregar coisas importantes na instrução de quem é próximo de nós. Acredito ser a única forma de melhorar as coisas. O Estado não vai faze-lo, definitivamente
@@Nascimento-ix9ts A questão é que o cão nunca fui seu, ele estava só a sua guarda ele era do Estado estava registado se não nem existia!?
Esses livros que o Arthur cita são do Pedro Bandeira. Eu também tive dificuldade em ler clássicos na escola. Só despertei quando uma professora muito especial leu conosco um conto de Machado de Assis porque nós tínhamos odiado quando lemos sozinhos.
Sim, estava procurando um comentário que apontasse a autoria do Pedro Bandeira. O poeta Manuel Bandeira é autor do famoso poema "Vou-me embora pra Pasárgada". A professora de literatura que apresentou os contos de Machado pra minha turma pediu que os representássemos em peças teatrais, nos dividimos em grupos e encenamos "A cartomante", "Missa do Galo", "Uns braços" etc. Foi muito legal, porque tivemos que estudar os contos, analisar os personagens para interpretá-los, fazer a caracterização e nos envolvemos muito com os contos nos dias de preparação para a apresentação. Além disso, assistir às representações dos colegas foi bom demais, a melhor foi a "Missa do Galo", que um grupo de outra sala representou. A didática dos professores é essencial para engajar os alunos né?
Amo na ler, na infância era praticamente um vício. Li Machado de Assis por conta aos 10 anos e amei. Sempre gostei do linguajar mais limpo, bem colocado, palavras mais difíceis
Fantástico esse programa!! Gente preparada, capacitada, que fala com propriedade, com conhecimento. Encantada com vocês! Parabéns.
Esse povo é tão inteligente que me sinto um inteligente em "desenvolvimento" , só em ouvi-los.🤣😀😃
Falou tudo
Eu tbm
Uma delícia né, dá vontade de tê-los em casa só observando os papos!!
Eu também hahaha
Verdade
Acho que não leio um livro desde quando formei em Economia (2008). Hoje, com essa conversa muito boa entre vocês me fez despertar essa vontade. Obrigado.
O Instituto Borborema faz TB um ótimo trabalho de formação que envolve linguagem e a verdadeira educação. Vale a pena conferir (inclusive o Rafael Falcón é próximo da turma do instituto).
Me senti feliz em saber , que desenvolvi minha inteligência, eu li quadrinhos, clássicos, coleção vagalume , Júlio Verne desde os oito anos, autor esse que amo até hoje. Li Platão, Aristóteles e Camte. E hoje tenho o grato prazer de desfrutar de minha inteligência.
Kant?
Parabéns por mais um programa sensacional!!! Bruna Torlay é muito boa!! E o Raul também!!! 👏👏👏👏👏👏
Testemunho: dou aula de história no ensino fundamental II, NUMA ESCOLA PÚBLICA, usei trechos do canto V dos Lusíadas para explicar sobre Vasco da Gama e o Cabo das Tormentas. Eles AMARAM!
Em uma aula do meu curso de licenciatura eu tive que ouvir esse blá blá blá dos termos proibidos, eu fiquei chocada, sem palavras, que bom ver que mais pessoas ficam indignadas com isso.
Gente, Bruna Torlay é hipnotizante, uma força da natureza! Tragam o curso dela para a BP!
Esse é o meu quadro favorito da BP! s2 Obrigada por tantos conhecimentos compartilhados!
Admiro muito a inteligência da Bruna!! Adoro ouvi-la falar
MESTRE OLAVO DE CARVALHO SEMPRE PRESENTE NAS GRANDES MENTES!!!!!!!!!!!! JAMAIS SERA ESQUECIDO!
Eu não tive dificuldade para ler. Sempre amei. Eu lia José de Alencar. Meus pais não deixavam q eu lesse quadrinhos.
Escola: formação de mão-de-obra. Educação: formaçãob de pessoas livres (capazes de compreender a realidade e se comunicar).
Foi uma entrevista formidável, principalmente pela presença da Bruna Torlay, de quem eu sou fã.
Qual é a importância dos contos infantis para despertar o interesse da criança em ler? Eu li Pinocchio, O Gato de Botas, ilustrado com belíssimos desenhos…aliás lia e relia. Depois os guardava com carinho numa caixa. E o primeiro livro “sem figuras” foi “Irmão Sol, Irmã Lua” sobre a vida de São Francisco de Assis e Santa Clara. Eu tinha 8 anos de idade, daí em diante nunca mais parei de ler livros. E hoje estou lendo todos os dias, o livro dos livros: A Bíblia Sagrada.
Parabéns, Brasil Paralelo.
Nunca vi uma conversa tão enriquecedora.
Quanto a reservar tempo para a leitura, eu faço isso com reapwito a BÍBLIA. ELA têm 66 livros ao todo. Todoa oa dias tieo entre 20 e 30 minutos para ler os livros na sequência. Já estou lendo pela décima vez
A leitura é muito enriquecedora
Vocês são "terrivelmente formidáveis". Parabéns à todos e continuem divulgando a naturalidade de falar a língua portuguesa sem as amarras dos lacradores.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk odeio Conservadores
21:10 cara, me identifiquei muito com esse comentário. O nosso método de ensino é robótico, vc o faz simplesmente por que tem fazer. Em 6 meses de curso de português, por conta própria, eu aprendi muito mais que em 3 anos de ensino médio
Sensacional, fantástico, maravilhoso, estupendo, incrível.....amei, amei, amei....
Toda e qualquer pessoal que ficar envolvida apenas com coisas fáceis, com o tempo o cerebro começará desenvolver um vício em coisas de compreensão fácil. Principalmente quando se trata de leitura de fácil entendimento.
fantástico,vocês estão absolutamente de parabéns.Faço parte de alguns grupos que dia sim e outro também me envolvo em discussões sobre essas bobagens das palavras que querem que a gente não as usem mais, sempre tento articular sobre as origens das mesmas e confesso que é cansativo mas não podemos deixar essas atitudes com viés político de pequenos grupos ,passarem por cima do verdadeiro significado das palavras...
Uma aula. parabéns a todos.
Mendoza , Argentina aqui. Amo esse programa!!
Eu li vários livros dessas coleções tipo Sabrina e outros, até que um dia eu percebi que eram todos iguais e larguei pra lá. Com as novelas, foi a mesma coisa. Graças a Deus me livrei delas
Muito bom ver a Bruna Torlay na BP.
A Turma da Monica hoje está no mundo ideológico de gênero. Acabou a fase de leitura para o mundo mágico da criança
Serio Eliana??? Nossa eu fiquei tão feliz quando fui assistir o filme o ano passado e não vi nada de lacração… A cena final qdo o Cascão diz ao Do contra: “Nao preciso ser diferente pra ser especial.” Quase pulei da cadeira!! Logo pensei: que bom que o Maurício de Souza não se rendeu a essa agenda. 😕 Meu filho já tá grande e quer comprar a turma da Mônica Jovem agora. Vou ficar de olho então 👁 👁.
Parece que o filho do Maurício de Souza que tem planos de introduzir essa agenda nós quadrinhos da Turma da Monica
Qual episódio Eliana? Pesquisei aqui no TH-cam e os episódios atuais não tem nada de lacração gayzista e de lgbtnismo. De onde tirou essa conclusão? Gostaria de referências bibliográficas em resposta em meu comentário. Passar bem. Ave Império.
Assistindo de São Luís, Maranhão! Já acompanhava O Raul e adorei conhecer a Bruna!
Esse debate todo me fez lembrar do filme Sociedade dos Poetas Mortos.
Filme sensacional que mostra o despertar da literatura em jovens que não gostavam de literatura ou gostavam mas não havia o despertar para isso.
Formidável e esclarecedor!
A Bruna é brilhante! 💣
A Bíblia é a história abrangente da humanidade cultural, lírica e Espiritual.
Espiritual pq ensina crescer a cabeça ( a mente) e o Coração (humildade).
A vaidade e a arrogância pertence aos Tolos.
Eu aprendi muita coisa na escola....mas... ja passei dos 40...ainda deu tempo... tive otimos profs de lingua portuguesa e redação...já meus filhos... 😢. Estamos na luta e com muito foco no afterschooling.
A Brasil Paralelo está fazendo um otimo trabalho para futuras consultas sobre o atual momento do país.
Parabéns Bruna!!!!!! Vc é o maximo
Adorava o livro dos Caras. Tem literatura infanto juvenil de muito boa qualidade. Tive anos na escola que havia uma alternância, metade livros de literatura brasileira e metade livros infanto juvenis.
Bruna Torlay é simplesmente SENSACIONAL.
Parabéns aos entrevistares e entrevistados. Para mim o assunto é relevante e foi discutido em ótimo nível. Obrigada pela contribuição +
A Bruna e simplesmente de mais,tenho uma admiração.
Muito bom! Parabéns a todos. André....Amparo - SP.
Memórias póstumas de Brás Cubas é genial, e muitos críticos no mundo reverenciam-no, pelo inusitado de sua trama pela época.
Foi esse livro que fez eu estudar português , quando comecei a ler ele parei na 3 pargina.
A escola pública e uma tristeza, a professora corrigiu a lição da minha filha em uma palavra de português que estava errado e ela pôs certo. Aí liguei na escola, questionei na diretoria e na direção me falaram que estava certo pois na segunda série valia a intenção da palavra e não o português correto. Eu fiquei chocada....eles deveriam corrigir desda primeira série....mas eu entendo que para o sistema quando mais desinformado melhor....🤔
Este conteúdo é um presente para o país! Para mim, enquanto profissional de Letras e pesquisadora de Machado de Assis, devo ressaltar a riqueza do que aqui foi exposto. Meus parabéns! 👏🏻
Amei Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas! Li a maioria dos clássicos portugueses e brasileiros. Li muito lixo, mas os clássicos me salvaram! Agora, lendo Jane Austen no original!
Conversa Paralela é Show!!!
Paraíbano ligado na BP.
🇧🇷🇧🇷🇧🇷
A cada podcast o Brasil Paralelo se supera. Este, por exemplo com a Bruna e o Raul é uma verdadeira aula que vale mais do que quatro anos ouvindo as aulas de professores militontos da facu. Show! Parabéns!
Parabéns pelo programa e pela excelente explanação dos convidados. Muito elucidativa para entendermos melhor toda essa complexidade da linguagem, principalmente se tratando de Brasil.
Pensando quanto tempo levei até conhecer a Bruna Torlay. BP, entrevistem-na novamente, só ela!!! Por favoooooor!!!
Já pesquisei várias análises de Dom Casmurro e só achei sobre a suposta traição e o veredicto pessoal de casa um.
É a primeira vez que vejo um comentário que sai do óbvio da traição, com um mínimo de análise dos personagens principais!
Muuito bom
O Raul Martins tem uma análise no TH-cam. São duas aulas
@@isaliborio obrigada! Vou assistir 😉✌🏾
Talvez esse tenha sido o melhor episódio de Conversa Paralela! Formidável!
Meu programa favorito da BP. Não perco um! 😍
QUERIA QUE VCS FIZESSEM UMA MATERIA, INVESTIGAÇÃO, SOBRE A DOUTRINAÇÃO NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADE.
O Brasil Paralelo já fez uma trilogia sobre a educação brasileira, chamada de "Pátria Educadora".
@@edenisegiusti tem um conversa paralela disso tbm!
Bela demonstração de conhecimento .
Ouvindo vocês descobri que tenho a capacidade invejável de ler usando o celular e não precisar dividir a atenção. Acho maçante segurar calhamaço e limitante um marca texto. Quando leio gosto de escrever sobre o que vi, sublinhar frases que me edificaram... Ebooks possuem recursos excelentes (e é mais acessível) que não troco por nem 5 livros impressos. Nunca tive problema com dividir a atenção (desligo notificação, desativo a internet, deixo no mudo e ficamos só eu e meu play livros kk)
Parabéns... muito muito muito bom! Esta conversa foi, é e será um grande aprendizado... Vale a pena assistir, assistir e assistir muitas vezes. Gratidão👏🤩
Raul e Lara juntos, meo Deus, eu amooooooooo
Vocês agregam muito valor!
Quanta gente bacana a BP nós dá a oportunidade de conhecer 👏🏻👏🏻👏🏻 Obrigada!!!
Maravilhoso o tema deste podcast. Filha que sou de professores, testemunho com tristeza o desabar do ensino brasileiro
Top. Ultra. Mega. Excelente!!!
Vocês são espetaculares. Obrigado pelo seu trabalho.
Sensacional!! Entrou p meu Top3 de episódios do Conversa Paralela!!
Amoooo o Raul Martins
Meu nome é Rosângela sou de Guarulhos SP, amei esse podcast, são pessoas inteligentissimas, outro nível! Mais pra que tantos palavrões??? Isso pesa. Sempre cito exemplos que as pessoas que pronunciam muito palavrão ou gíria, são aquelas que não possuem muita cultura! Perdão pela sinceridade 😔 sou uma simples dona de casa, mais não a cultura!
Eu concordo...muito palavrão, fica muito feio. A gente se sente desconfortável.
eu concordo, gosto de mostrar os vídeos da Brasil Paralelo para meu filho e fico chateada em escutar tantos palavrões, pois aqui em casa não pronunciamos e muito menos deixo o meu filho falar!
A própria Bruna ao finalzinho do episódio explicou a eventual necessidade de utilizar palavrões.
@@kimberlyreiguel2362 necessidade?!
@@josemagalhaes6739 ué, assista aí
A Bruna é braba de mais!! Lembro dela no seminário de ideologia de gênero. Trabalho maravilhoso do Brasil paralelo.
Alto nivel!
Que conversa top.
Essa dupla eh incrivel, um dos melhores podcasts existentes hoje
a melhor sensação é quando a gente começa a entender o que a gente ta lendo, começa a perceber as coisas! é sobre isssoooo
Muito bom. Convidem a Bruna novamente.
Não li a trilogia dos "50 tons". Mas na época que estava uma febre perguntei sobre o enredo. Fiquei 😲 chocada com a descrição. Vocês irão entender. As mulheres me disseram o que acontecia, daí perguntei qual a carga emocional e sobre a vida da protagonista, e responderam que ela era virgem e que topou aquele tipo de envolvimento. Questionei o porquê dela não ser, naquele caso, uma mulher experiente. Apenas responderam que eu era uma estraga prazeres. Agora entendi o porquê... o prazer corpóreo que os leitores sentiram - vi homens a ler esse livro - e até hoje me choco. Então, nesse mês de agosto, recebi de uma dessas amigas minha um presente (ela já leu e me deu) a trilogia dela. 😲
Ótimo diálogo, é a minha cara!
Excelente.
O podcast foi formidável hahah
Eu já li, desde o início do ano, 6 livros até o momento. Mas só leio livro de "historinha" rs, livros técnicos bastam o que eu já li nas 3 faculdades e na pós, além das consultas frequentes exercendo minha profissão, então quando tenho um tempo pra lazer (que é raro), eu não consigo e não quero aprender mais nada, só quero diversão mesmo 😄
Eu amo o perfil do Raul no Insta; útil e lúdico! E garanto que tive a melhor aula de crase da minha vida.
Qual é o Instagram dele, por favor?
Muito bom! Chamem mais vezes tais convidados, se der. E equipe BP, se puderem trazer a público o menestrel Elomar Figueira Mello, nossa, seria o ápice. É o maior artista vivo de nossos tempos. Vou rezar por isso. 🙏🏼
Assino.
Fantástico!! Somos burros mesmos, sabemos nada , somos burros não, apenas nossa inteligência é mal explorada, é isso, cansei de lei esse livro e nunca pensei em nada disso e olha que amo ler
Que maravilha de programa!
Que maravilhoso ouvir isso. O podcast de vocês tem aberto minha mente! 👏👏👏
Excelente Podcast, me enriqueceu no saber.
Muito melhor do q eu imaginava esse bate papo, mas tb a BP nunca decepciona.
HAHAHA, João sem braço em uma competição de remo, essa foi top, vocês são de mais.
Inteligência, pensamento, linguagem... um nao existe sem o outro..bacana
Lembrei das palestras do falecido professor "Piu". Há várias disponíveis no TH-cam.
Excelente!
Mais uma vez parabéns aos envolvidos!
Estou sentindo falta de uma Conversa Paralela com o Dr. Augusto Cury.
Concordo plenamente com o Arthur ali por volta dos 38 minutos quando sugere que a literatura tem uma certa "maturidade". Talvez uma lá q outra criança vai ter um bom aproveitamento em ler um clássico, mas no geral é desinteressante. Lembro q na minha infância eu lia bastante a coleção vaga-lume e achava bem interessante, depois Aghata Cristie etc. Hj em dia esses livros não são mais interessantes para mim e sim os clássicos... acho q a leitura tem muito a ver com a maturidade do indivíduo...
Concordo, a maturidade para se ler um clássico - a depender da obra - é fundamental. Não compreendi o porquê da Bruna afirmar que Agatha Christie é ruim... Não a acho ruim, apenas que é literatura para ENTRETENIMENTO.
Muito bom. Tô apaixonado