UM PAÍS QUE NÃO LÊ - comentando a pesquisa do Pró-Livro e as aquisições da Black Friday

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 583

  • @ajaneiro58
    @ajaneiro58 หลายเดือนก่อน +563

    "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto". Darcy Ribeiro

    • @renanaraujo3145
      @renanaraujo3145 หลายเดือนก่อน +2

      Crise seria se esse projeto sofresse em seu desenvolvimento

    • @wellingtonwnds
      @wellingtonwnds หลายเดือนก่อน

      ​@@renanaraujo3145 crise constante. Faz parte da estrutura.

    • @EduardoMdS-nw6fp
      @EduardoMdS-nw6fp หลายเดือนก่อน +5

      @renanaraujo3145 apenas o mero fato do ensino superior ser muito mais privilegiado, com mais verba e mais atenção, mostra o fracasso da educação estatal.
      Terminei meu ensino médio em 2012, e nunca vi darem relevância ao ensino básico, q é sim, mais relevante q o superior.

    • @wellingtonwnds
      @wellingtonwnds หลายเดือนก่อน

      @@ajaneiro58 estrutura

    • @THRWXLR
      @THRWXLR หลายเดือนก่อน +5

      Engraçado que essa citação veio de um dos responsáveis por remover o ensino de latim das escolas, e que supostamente, depois de muitos anos, se arrependeu de fazê-lo.

  • @jocost.5613
    @jocost.5613 หลายเดือนก่อน +574

    Biblioteca até nas privadas também é algo raro. Trabalhei num colégio que, ao recomendar a abertura de uma biblioteca, a diretora me olhou com cara de desprezo e disse que os alunos poderiam baixar livros em pdf pela internet, que era melhor fazer uma horta para os alunos. Não estou mentindo, uma horta. Plantar cebola, pepino, alface no terreno do colégio é mais importante que Shakespeare pra essa gente. Um dos grandes males de nossa educação é a IGNORÂNCIA repugnante da maioria dos profissionais da área de educação, dos diretores aos professores. São burros, perdoe a palavra, burros mesmo e não fazem nada para mudar. Como podemos formar leitores assim?

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +158

      Você tocou numa ferida importante!
      Eu tenho menos cabelos na cabeça do que estresse e revolta diante da espetacularização que a educação se tornou. Existem outros tantos motivos, mas a preferência pela horta é - também - porque rende um produto visível, publicável em redes, "instagramável". Esse mal tá corroendo a escola particular e chegou na pública também.
      Tudo é feito pra render visualizações, pra parecer uma educação maravilhosa, espetacular! E por muitas vezes sequer há um trabalho real, somente uma figuração. Nós, professores, sabemos bem como funciona: monta-se um grupo, ergue um cenário, tira a foto, grava o vídeo e "olha, que trabalho maravilhoso!".
      Triste, mas real!
      Que Deus nos ajude!

    • @Ellanore____
      @Ellanore____ หลายเดือนก่อน +23

      É uma mediocridade sem fim, ai quando você foge disse, você é perseguido!

    • @andressabufulin496
      @andressabufulin496 หลายเดือนก่อน +1

      🌻

    • @oggooggo6535
      @oggooggo6535 หลายเดือนก่อน +16

      Passei minha jornada escolar ouvindo sobre a salutaridade da leitura ao cérebro e espírito. É triste ver esses casos, em que o desenvolvimento intelectual, de letramento e senso crítico das crianças sejam substituídas por meras preparações de massas para o Mercado de Trabalho.

    • @ROOSTERYEYEAH
      @ROOSTERYEYEAH หลายเดือนก่อน

      Po mas na privada a gente caga cara
      ...
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Fica boladinho não é pra rir

  • @sandrobomfim989
    @sandrobomfim989 หลายเดือนก่อน +206

    Comecei a ler em 2017, com aquisição do meu primeiro kindlle, hoje não fico um dia sem ler, tenho 53 anos, lamento não não ter adquirido o hábito de leitura a mais tempo.
    Forte abraço, professor.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +35

      Nunca é tarde e você está aí pra provar isso.
      O segredo é manter o ritmo, nunca esmorecer. 20 páginas por dia, 10, que seja... mas nunca parar!
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

    • @UmExIgnaroLendo
      @UmExIgnaroLendo หลายเดือนก่อน +8

      Parabéns, Sandro. Comecei em 2022 com 34 anos.

    • @lianesouzajs
      @lianesouzajs 19 วันที่ผ่านมา +1

      Você começou e isso importa ❤🎉¡ Aproveite!

    • @lianesouzajs
      @lianesouzajs 19 วันที่ผ่านมา

      ​@@UmExIgnaroLendo oi recomendo a escritora cearense Vanessa Passos, que escreveu A filha primitiva, tem Kindle e físico.

    • @lianesouzajs
      @lianesouzajs 19 วันที่ผ่านมา +1

      Eu recomendo a escritora cearense Vanessa Passos, que escreveu A filha primitiva, tem Kindle e físico.

  • @marciooliveira7976
    @marciooliveira7976 หลายเดือนก่อน +137

    Dei aula durante 6 anos de Física e Matemática para ensino médio e fundamental. E posso dizer que o professor Rodrigo está corretíssimo . Os alunos não conseguiam nem chegar na parte da matemática e física, pois eles não conseguiam ler o enunciado do problema e entender o que era esperado deles. Lamentável.
    Hoje abandonei a área de educação e não me arrependo nem por um segundo.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +41

      Quem encarou a sala de aula sabe do que falamos, meu caro!
      Meus colegas de exatas sofrem enormemente pelo mesmíssimo motivo: os alunos não conseguem sequer ler o enunciado, imagina fazer os cálculos. A realidade é dura e todo mundo fazendo cara de paisagem. Fatos como esse são só notas na chamada do telejornal, logo em seguida, voltamos à programação normal.
      Infelizmente, poucos estão suportando a profissão. Por inúmeros, motivos claro! Que bom que você encontrou seu caminho e não permaneceu adoecendo, como acontece com tantos!
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

    • @d.j.3257
      @d.j.3257 หลายเดือนก่อน +3

      Amigos próximos, sem contar conhecidos pois nao daria conta de contar, que saíram da área da educação: 4. Todos viraram policiais. Familiares: mais uns 5.

    • @netohis
      @netohis หลายเดือนก่อน +2

      Estou a 2 anos na educação, depois de 20 da primeira oportunidade. A coisa piorou.

  • @Vsfav
    @Vsfav หลายเดือนก่อน +43

    Que vídeo excelente, me prendeu do início ao fim!
    Tenho 16 anos, sou uma das primeiras da minha família que teve acesso a literatura, por questões econômicas e também pela facilidade de conhecimento por meio das redes sociais.
    Venho de uma escola pública de cidade pequena, que tinha um lugarzinho que nem poderia ser chamado de biblioteca, havia pouquíssimo incentivo da escola no geral pra leitura, eu comecei a ler a partir de um vídeo que falava sobre o diário de Anne Frank, no tiktok, em 2020.
    Essa realidade é muito, muito precária nas escolas, principalmente em cidades pequenas, onde a família nunca teve condições ou incentivo para ler e os filhos também não herdam isso.
    Com isso, as redes sociais acaba se tornando algo mais legal, mais rápido e mais interessante (sem falar que não paga nada).
    Dava pra contar nos dedos as pessoas que liam na minha antiga escola, a literatura me abriu a mente para tantas coisas, questões sociais, por exemplo, e até melhorou MUITO minha escrita, oratória e meu raciocínio lógico.
    Ficar longe de tik Tok e Instagram vem me ajudando bastante, isso também é algo que prejudica demais a leitura e o entendimento da mesma.
    Agradeço pelo privilégio que tenho de ter acesso à leitura, melhorou minha vida. 🤍

    • @lianesouzajs
      @lianesouzajs 19 วันที่ผ่านมา +3

      Espalha essa sua percepção e emoção que senti no seu comentário pro mundo. Para o público da sua idade, do seu grupo de amigos. Eu tenho 39 leio desde a infância. Aos 16 eu já tinha encerrado umas 3 fichas da biblioteca comunitária da minha cidade. Fundada pela igreja católica. Lia os clássicos, literatura infanto juvenil, Lia romances de outros países. Ainda amo. E sonho em viver cercada de pessoas leitoras. Rsrs. Mas no momento o lugar onde moro, num bairro grande, a vizinhança só se dedica a beber e usar tóxicos. 🙃😔

    • @zedasteia
      @zedasteia 18 วันที่ผ่านมา +2

      Gostei muito doque você falou e me identifiquei

  • @silmaramieko2123
    @silmaramieko2123 หลายเดือนก่อน +67

    Comecei criança a ler e foi através de gibis da Mônica e Mickey que meu querido pai comprava. Queria dizer que deve ter pessoas que começaram a ler que nem eu através de revistas, na adolescência eu comprava todas as revista da época, capricho, atrevida, de horóscopo, mundo interessante etc….então eu devo muito a bancas de revistas que hj já quase são raros. Depois comecei a pegar emprestado da biblioteca da minha cidade (Porto Velho RO) que sempre foi muito fácil pq eles incentivavam isso. Hj tenho como comprar e já tenho a minha biblioteca pessoal.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +11

      Coincidência de muitos leitores brasileiros. Também comecei com Turma da Mônica.

  • @gamerounada7559
    @gamerounada7559 หลายเดือนก่อน +167

    Quando eu estudava, fui a biblioteca da escola para escolher um livro, a diretora ao ver isso não permitiu, ela disse que não queria que os livros ficassem gastos.
    Nessa escola acontecia um evento chamado de " feira dos livros", porém para cumprir a agenda estabelecida, um evento irônico, uma vez que NINGUÉM podia ter acesso aos livros.
    Nessa época, eu não tinha nenhum tipo de condição para livros, e assim passei a infância e adolescência, atualmente eu trabalho e sempre estou comprando livros. No inicio do ano eu estava com 3 livros, e agora, com o ano acabando, estou com quase 30.
    Eu acredito que se me permitissem ler, com certeza os livros impactariam profundamente minha infância e adolescência.
    Nesse ano, fui terminar os estudos que eu abandonara na época da pandemia, em outra escola, essa também tinha uma biblioteca cujo uma senhora tomava conta, ela passou quase meia hora apresentando os livros e o local de leitura, fazia isso com tanta empolgação. Fico triste que isso foi bem no final do meu último ano escolar.

    • @justanotheraccountYT
      @justanotheraccountYT หลายเดือนก่อน +5

      A biblioteca escolar geralmente permitiria que vc voltasse lá pra visitar a biblioteca mesmo depois de formado.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +12

      O mais triste do seu relato é ser uma realidade tão presente em tantas escolas do país.

    • @ritageovanadutra1342
      @ritageovanadutra1342 หลายเดือนก่อน +4

      Nossa! a da minha escola era fechada também, para pegar um livro lá você tinha de ir pedindo a várias pessoas, até permitirem o vigia abrir a porta😢

    • @BiaG10
      @BiaG10 หลายเดือนก่อน +1

      QUE ABSURDO

    • @lianesouzajs
      @lianesouzajs 19 วันที่ผ่านมา +2

      Oi gamer, seu comentário é tão triste de imaginar. Uma docente proibindo leitura. Mas tive experiência assim em 2015.a diretora da escola onde estagiei, não deixava os estudantes pegarem emprestado pra não roubarem os livros.

  • @FJS5150
    @FJS5150 หลายเดือนก่อน +40

    Vídeo excelente! E eu gostaria de acrescentar mais um "motivo": A FALTA DE INCENTIVO PELOS PAIS, OU RESPONSÁVEIS! Nas gerações anteriores, como a minha (sou de 87); os pais incentivavam mais as leituras e estudos dos filhos, mesmo que eles não tivessem uma formação completa, mas sabiam dessa importância! Eu cresci com meu pai lendo livrinho e gibi para mim, e mesmo que eu não o visse lendo outras coisas, nossa casa era cheia de livros (e sempre fomos pobres!); minha curiosidade por ler outras coisas depois de alfabetizada, foi natural! Antigamente, os pais controlavam mais de seus filhos: o tempo de tv, de videogame, de rua, etc...Hj em dia, até mesmo sem a criança/adolescente pedir, os pais dão celular caro e tablet de presente! Os próprios pais estão viciados em tela! É muito difícil DO NADA, vc querer ler, se ninguém da sua família ou amigos faz isso, ou te cobra pq é importante! É como o exemplo que dei: na geração dos nossos pais ou avós, tem muita gente analfabeta ou com pouco estudo, mas os filhos deles foram mais longe; em grande parte por insistência e cobrança desses pais! Os professores precisam "mandar a real" para os pais nas reuniões! Que ou eles incentivam os filhos a ler, ou os "Enzos e Valentinas" que esses pais tanto paparicam, vão ficar pra trás! Levem para os pais, as dicas de livros interessantes para que possam ir atrás para os filhos! Enfim, joguem também essa responsabilidade, nas costas deles SIM!

    • @PB-tv3ml
      @PB-tv3ml 14 วันที่ผ่านมา

      Que comentário maravilhoso.

    • @jvalbqrq
      @jvalbqrq 8 วันที่ผ่านมา

      Po, é isso mesmo. Tudo começa de casa. Infelizmente o que mais tem é familia desestruturada, pais precoces, criança sem pai...

  • @HeberOliveira-h3j
    @HeberOliveira-h3j 25 วันที่ผ่านมา +12

    Olha, seu comentário foi muito sensato. Meu interesse por literatura se deu por meio da leitura de Dan Brown, Paulo Coelho, dentre outros aos quais eu jamais voltaria hoje, mas que foram a porta de entrada para o mundo da leitura. Foi onde me senti encorajado para ler Érico Veríssimo, Machado de Assis, Manuel Bandeira, o próprio Camões que você citou, que também abriram portas para a literatura clássica universal. Lendo Machado, por exemplo, descobri Victor Hugo, Flaubert, Stendhal, Sterne, Shakespeare, e a partir destes, ainda outros. A coisa, eu lhe garanto, vira uma agradável bola de neve. Uma viagem interminável e deliciosa, atravessando oceanos e milênios de distância até autores inesquecíveis.

  • @GRUPOALEVOZ
    @GRUPOALEVOZ หลายเดือนก่อน +30

    A primeira vez que entrei em uma biblioteca foi na quarta série, quando mudei de uma escola estadual para uma municipal chamada Plínio de Queiroz. Lembro-me como se fosse hoje: a biblioteca tinha o chão e as estantes de madeira, era limpa e organizada. Fiquei encantado! Foi o professor de história quem nos levou até lá para fazermos um trabalho.
    Mais tarde, trabalhando no centro de São Paulo, eu sempre frequentava a Biblioteca Mário de Andrade e também a do Centro Cultural. Resido na zona leste e, infelizmente, não temos muitas bibliotecas boas por aqui. Hoje, tenho a minha própria biblioteca, tanto física quanto digital. Penso que será a herança para os meus filhos. Aos poucos, vou adquirindo os principais clássicos da literatura mundial.

  • @Wemerson97
    @Wemerson97 หลายเดือนก่อน +20

    Rapaz, esse é um dos melhores hábitos que existe, a leitura me ajudou bastante no aprendizado de idiomas.

  • @portuguescomfrancisca
    @portuguescomfrancisca 7 วันที่ผ่านมา +2

    Como é bom encontrar um professor que fala com segurança e entendimento sobre leitura, estudo e a problemática para incentivar pessoas a ler.

  • @mgsousa27
    @mgsousa27 หลายเดือนก่อน +76

    A questão dos preços é realmente interessante. Eu moro na França e os livros aqui custam entorno de 7 a 13 euros. Lembrando, que estamos falando de livro de bolso. Coisa que quase não existe mais no Brasil. A Martin Claret tinha em seu catálogo pequenos livros que eram vendidos em banca de jornal.
    Atualmente, temos no Brasil a gourmetizacao do livro o que aumenta considerável o valor final do livro.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +14

      Perfeito!
      Imagine livrinhos custando entre 7 e 13 reais? Pois é, dá nem pra imaginar...

    • @MitsumiSara
      @MitsumiSara หลายเดือนก่อน +5

      Queria que tivessem livros acessíveis dessa forma aqui no Brasil...

    • @fabiodasilva7401
      @fabiodasilva7401 หลายเดือนก่อน +4

      Me lembro que comprei O Arte da Guerra numa estação de metrô naquelas máquinas parecidas que vendem salgadinhos, doces. Na época foi super barato.

    • @migueleduardo6297
      @migueleduardo6297 7 วันที่ผ่านมา

      @@RodrigoLeaoBR ele falou em EUROS...

  • @patrick-y1b6n
    @patrick-y1b6n หลายเดือนก่อน +8

    Que ótimo vídeo, professor. Faço parte da geração ansiosa e, infelizmente, tenho me afastado da leitura devido a questões de depressão. Acredito que uma das principais causas do desinteresse pela leitura é a falta de incentivo, além da exposição precoce às redes sociais e outras distrações. Desde pequeno, sempre tive um grande interesse pela leitura, mas percebo que a necessidade da minha geração de estar constantemente envolvida e engajada em atividades cria um desafio significativo para encontrar na leitura algo que realmente a cative, especialmente porque é difícil encontrar pessoas que compartilhem desse mesmo interesse.

    • @Vsfav
      @Vsfav หลายเดือนก่อน

      Que comentário excelente!

  • @lianesouzajs
    @lianesouzajs 19 วันที่ผ่านมา +19

    Tive uma experiência triste numa escola pública de um bairro periférico aqui em Feira de Santana Bahia. Fiz uma etapa de estágio de observação em aula de geografia, que é meu curso. Parte do trabalho era um questionário na direção sobre atividades escolares e planejamentos pedagógicos. Notei em todos os dias em que estive em semanas diferentes que a biblioteca estava sempre fechada e fui informada que não funcionava. Questionei a diretora. Falei até que tinha interesse em realizar projeto de leitura. Ela disse que a biblioteca estava fechada para inventario do acervo e manutenção da sala. E que os alunos apenas usavam o espaço para fazer trabalhos nas mesas lá dentro. (Uma salinha do tamanho de um quarto de apartamento pequeno. ) E que ela não deixava eles levarem emprestado pois tinha medo de que "roubassem" os livros ( o termo certo dela seria furtado mas relevemos). Fiquei em choque. Falei minha história. Leitora desde a infância. Fiz projetos de leitura com crianças no magistério entre 2001 e 2004 . Li tanto na biblioteca escolar quanto na comunitária criada por iniciativa de um pároco católico Miguel Gamarra. Fui convidada a visitar outras 2 escolas e realizar junto com mais 2 ou 3 colegas, os que mais leram no período, para darmos palestras sobre temáticas de juventude. Foi um prêmio por sermos os leitores do colégio 😁. Na universidade tbm participei de projetos de extensão com cinema e leituras. Expus textos autorais num evento do hall da biblioteca central. Amo livros e quero escrever os meus. Não entendia as pessoas não gostarem de livros. Mas desde 2014 morando num bairro de periferia percebo que as jovens de hoje desde os 12 já tão engravidando ou namorando como adultas. Tendo até DR brigando na rua por causa de macho, digo, moleque. Os jovens só sentam nas portas pra fumar 🚭 cigarro e cannabis e quando entram em casa só fazem é bater nas namoradas e crianças. Eu vejo isso tempo inteiro onde moro. E de verdade queria sumir daqui. Meu refúgio é estudar ,ler, escrever e consegui um lugar à sombra e sossego bem longe daqui e em meio a pessoas que leiam ou valorizem cultura. Que bom que encontrei esse canal. Que a Lista e que essa nossa bolha aumente.

    • @ChiakiMONO
      @ChiakiMONO 11 วันที่ผ่านมา

      Dificilmente você vai achar no Brasil alguma área com pessoas intelectuais. Os pobres só pensam em ter filhos, os ricos só pensam em dinheiro e os intelectuais querem ir embora do Brasil.

    • @MinhaMudancaPorra
      @MinhaMudancaPorra 9 วันที่ผ่านมา

      Sem falar no crime né

    • @lilith230-c7j
      @lilith230-c7j 8 วันที่ผ่านมา

  • @luanalaleska
    @luanalaleska 26 วันที่ผ่านมา +5

    Nossa, professor, a sua comparação entre entretenimento e literatura foi cirúrgica! É realmente triste ver que um livro custa tanto no nosso país, é frustrante não poder comprar livros por serem tão caros, mais triste ainda é que as pessoas que não leem ficam cada vez mais distantes desse cenário.

  • @AnnePompermayer
    @AnnePompermayer หลายเดือนก่อน +12

    Sobre a escola incentivar a leitura. Na época que cheguei no ensino médio, na minha escola tinha um projeto de leitura, que a cada trimestre a gente tinha que ler pelo menos 3 livros e depois fazer um trabalho sobre eles, e isso me incentivou demais pra ler. Na minha escola tinha uma biblioteca com livros muitos interessantes para o público adolescente, tinha até um clube de leitura. Na hora do recreio eu via muitos alunos lendo livros, exatamente pq a escola incentivava e tinha os best-sellers. E na minha opinião ter isso na escola me despertou pra querer ler, eu hoje tenho uns poucos livros(pq atualmente está caro), mas devo muito a minha professora Vera. Lembro que ela falava do livro dos lusíadas e como era um livro difícil e que iria gostar se a gente lesse.
    Hoje eu estou tentando retomar o hábito de ler, pq a internet e as distrações atrapalham um pouco 😅

  • @m.q.goncalves
    @m.q.goncalves หลายเดือนก่อน +6

    Bibliotecas é algo tão básico, mas que infelizmente temos que conversar sobre isso no Brasil. Moro em uma cidade do interior do Maranhão, já faz anos que não temos uma biblioteca, para ter uma noção. Essa realidade é muito comum em cidades pequenas. E como é importante ter um ambiente que proponha este hábito. Me parece que hoje os livros competem com a internet, sendo que tentar unir os dois seria, para mim, a melhor forma de lidar com o vício em internet.

  • @AdrianaNuskin
    @AdrianaNuskin 23 วันที่ผ่านมา +2

    Riquíssimo conteúdo professor. Seu vídeo me apareceu por acaso, assisti-o sem pestanejar, e quão agradável surpresa, inscrevi-me para participar destes assuntos que são tão importantes para nós. Um comentário: começar esses projetos para sair da bolha é algo nefasto e cansativo, haja vista a falta de importância que os órgãos competentes dão. Acredito mais que poderíamos mudar nossa cultura com projetos internos, começando no nosso meio, incentivando os nossos de forma contínua e desde cedo. Temos que começar de algum lugar, então que seja internamente e independentemente. Obrigada pela ótima aula. Por mais conteúdos ricos como este.

  • @Artur_sem-H-j5w
    @Artur_sem-H-j5w 14 วันที่ผ่านมา +3

    Meu interesse por livros começou quando o governo aqui do meu estado criou um projeto chamado feira de livros. Vc recebia um check de $70 e escolhia avontade naquele emaranhado de livros. Peguei dois livros de sherlock holmes porque fiquei sem ideia mesmo, mas foi esses mesmos livros q fizeram eu ler outro e mais outro... Passado dois anos, foi cancelado o evento e começaram a dar tablets para os alunos. Brasil, né. Sou grato por ter começado aos 13 anos as leituras , é bem cedo para qm nasce num ambiente desse em q eu me encontro.

  • @lnolasco08
    @lnolasco08 หลายเดือนก่อน +9

    Cirúrgico! Precisamos resistir! Ler cada vez mais é um ato de resistência, Professor (sempre com "P"). Forte abraço, Leonardo.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +2

      Quem diria?! Ser leitor no século XXI virou mesmo um ato de bravura.
      Continuemos!
      Eu sempre tentarei mostrar ao máximo possível de pessoas como é maravilhoso o hábito e, enquanto isso, vou tentando zerar a infinita dívida que tenho com obras tão maravilhosas que a humanidade nos legou.
      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  • @GabrielRodriguessssss
    @GabrielRodriguessssss 26 วันที่ผ่านมา +4

    A leitura é essencial pra qualquer ser humano, hoje em dia nao me imagino sem algum livro!

  • @Mrallyka
    @Mrallyka หลายเดือนก่อน +4

    Eu conheci esse canal hoje, e professor ficaria horas ouvindo o senhor falar. Parabens pelo canal, sou agora mais que inscrita, sou sua fã, e vou acompanhar de perto seu trabalho. Concordo com o que vc falou quanto a trazer mais bibliotecas, e digo mais promover eventos tbm sabe, tipo um dia geek, uma adaptação de obras que talvez faça sentido pra juventude. Tem como, tem que investir, esperar, mas tem como sim. Vendo mais do vídeo, a respeito da biblioteca, eu sou amante do livro e consumo na medida do possivel, mas meu menino sempre fala que ir na biblioteca tem que esperar 1 dia da semana e os novos nao pode levar pra casa.

  • @adrianalira4439
    @adrianalira4439 หลายเดือนก่อน +4

    Agradeço muito a minha mãe e minhas professoras de português do ensino fundamental, embora morasse em uma pequena cidade do interior do estado do Tocantins, tive acesso aos livros em minha tenra infância e por causa disso sou uma leitora ávida. Leio de tudo e gosto de ler, compro livros o ano inteiro e ainda leio os livros disponíveis para empréstimo na biblioteca da Universidade.

  • @marcella4511
    @marcella4511 18 วันที่ผ่านมา +3

    Que canal maravilhoso!
    Atualmente estou cursando o 3°ano de Relações Internacionais, porém meu sonho é cursar letras e ser professora de literatura.
    Meu professor de literatura fez com que eu criasse uma paixão pela área.

  • @anagreijo
    @anagreijo 8 วันที่ผ่านมา +1

    Queria dar um abraço forte nos meus professores que nos faziam ter listas de palavras desconhecidas e buscar elas no dicionário, que nos faziam dar resumos de livros em nossas palavras depois de ler e os debates de livros, pra mim isso era a realidade das escolas públicas e agora depois de ver esse vídeo percebo que fui privilegiada pela educação pública que recebi numa escola que buscava ensinar os alunos a ser pensadores, questionadores e solucionadores. Gratidão a escola Perches Lordello ❤

  • @luacompartida
    @luacompartida 18 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Que bela surpresa este canal, professor. Também sou professora de literatura e o incentivo à leitura é um grande interesse meu. Um abraço. Já estou inscrita aqui. Tudo de bom!

  • @izauraalmeida2357
    @izauraalmeida2357 หลายเดือนก่อน +6

    Ahhh... por consciência, comecei a ler Madame Bovary! Gostaria de vê-lo falar sobre este clássico. Esse seu vídeo está sensacional! Parabéns!

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +1

      Madame é obra fundante, tá na minha lista pra resenha.
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

  • @_wall
    @_wall หลายเดือนก่อน +5

    O vídeo passou que eu nem vi, kkkk. Muito bom o seu conteúdo, professor, ganhou mais um inscrito.
    Esse vídeo deveria ter mais de um milhão de views, pois é EXTREMAMENTE necessáro.
    Moro em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Aqui tem uns pontos onde as pessoas podem deixar livros que elas não querem mais para quem quiser pegá-los, é um meio de incentivar a leitura. Creio que deveria ser aplicado em todo o país.

  • @jefersonsantos7217
    @jefersonsantos7217 หลายเดือนก่อน +35

    Professor, o senhor falou tudo neste vídeo. Atualmente faço o curso de matemática e precisamos de livros para poder estudar. No Brasil, pelo menos até aonde eu pesquisei a principal responsável pela publicação de livros matemáticos para a academia científica de matemática é a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), ligada ao Instituto de Matemática Pura e aplicado (IMPA). Estou precisando comprar alguns livros para estudar porque na universidade pública a quantidade e disponibilidade de livros é precária. Cada livro que eu preciso custa em média R$300,00. É simplesmente um absurdo. Além disso, os PDFs disponibilizados são horríveis, principalmente os relacionados à Matemática pura.

    • @ceciliateixeira5972
      @ceciliateixeira5972 หลายเดือนก่อน +8

      amg, uma dica: a minha irmã faz bacharelado em química e tem esse mesmo problema, daí ela assinou o scribd que tem váriosssss pdf, anexos etc de varias áreas

    • @jefersonsantos7217
      @jefersonsantos7217 หลายเดือนก่อน +8

      @@ceciliateixeira5972 obrigado pela dica! Entretanto, livros em PDFs não são tão bons quantos os físicos, por um série de fatores principalmente o cansaço visual deviso exposição sobre a tela. Atualmente eu também tenho o Scribd assinado, tem muito material bom, porém não é tão bom quando o livro impresso.

    • @MsJovannia
      @MsJovannia หลายเดือนก่อน +1

      Livro físico é o melhor. Te entendo. ​@@jefersonsantos7217

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +3

      Livros acadêmicos são um absurdo de caros em qualquer área e existem inúmeros fatores que contribuem pra isso. Nenhum deles é o consumidor. Triste! Brasil, não à toa, é a terra da apostila.

    • @joseguilherme287
      @joseguilherme287 หลายเดือนก่อน +1

      Cara, uma dica é ir numa gráfica e tirar xerox do pdf. Geralmente costuma ter umas gráficas perto de universidades justamente por isso.

  • @NicolasSilva-1457
    @NicolasSilva-1457 11 วันที่ผ่านมา +1

    Eu cresci em uma família que não tinha muitos leitores. Tenho 17 anos, mas sempre gostei de histórias e mundos fantásticos; a literatura me proporcionou muito disso. Antes, eu não lia muito, mas estou, pouco a pouco, formando esse hábito maravilhoso.

  • @LucianoMachado-n3g
    @LucianoMachado-n3g หลายเดือนก่อน +4

    É um panorama muito, mas muito triste. Falando sobre a minha experiência, me tornei leitor muito tardiamente, aos 18/19 anos, muito por influência de amigos que gostavam de ler e por ter a sorte de cair em minhas mãos livros que me interessaram e me despertaram o gosto pela leitura. Do contrário, hoje eu não saberia ler uma nota fiscal de mercado.
    Sobre os alunos que se interessam por um Machado e quando abrem o livro percebem que não conseguem lê-lo por conta do vocabulário "difícil", é triste ver como a maioria dos jovens hoje em dia tem dificuldade com qualquer leitura, basta ver que onde eu trabalho - onde há totens de auto atendimento para retirada de senha - não é incomum ver jovens não conseguindo retirar a senha por não saberem interpretar as informações ali descritas, ficando completamente atônitos.
    Conheci seu canal hoje e adorei. Um forte abraço.

  • @laiiolivr
    @laiiolivr หลายเดือนก่อน +32

    Sabe professor é muito interessante como as bibliotecas públicas (ao menos da minha cidade) não facilita muito nossa situação KKKKk. Frequentava a da minha escola e tinha muitos livros bons! Clássicos maravilhosos. Mas a biblioteca vivia fechada.
    A biblioteca municipal do mesmo modo, sempre em reforma, não aberta ao público. Esse cenário acaba desestimulando a tentiva de contato com os livros e me faz só comprar na internet. E aí vem os valores que o senhor citou.. tá barriu 😂

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +8

      E olha que você ainda tinha sorte em ter uma biblioteca municipal. A realidade brasileira é triste. Ao todo, são 4639 bibliotecas públicas. Porém, neste número contam muitas bibliotecas escolares (sim, aqui pessoal contabiliza biblioteca dentro de escola como se fosse de amplo acesso). E essas bibliotecas escolares são na situação que já comentei no vídeo - imensa maioria.
      Lembro de conhecer bons livros na biblioteca da minha escola: Pe Antônio Vieira, Ariano Suassuna, João Ubaldo, Conan Doyle... mas também lembro que foi preciso "brigar" com a direção pra permitirem acesso aos livros e disponibilidade de um meio de levar os mesmos pra casa.

    • @laiiolivr
      @laiiolivr หลายเดือนก่อน +3

      @@RodrigoLeaoBR A mesma situação, não aguentavam mais a minha cara e de minha amiga 😂. Era toda semana indo reclamar e pedindo

    • @lohaye3260
      @lohaye3260 หลายเดือนก่อน +2

      Outra coisa que espanta o público tbm é falta de acesso direto ao acervo.

    • @notnad1995
      @notnad1995 หลายเดือนก่อน +1

      Tem que cobrar concurso pra vaga de bibliotecário.

  • @yashiroisana9476
    @yashiroisana9476 หลายเดือนก่อน +3

    Mais um inscrito e parabéns pelo conteúdo, sucesso e continue! Deus abençoe muito você e sua família.

  • @IasminIwamoto
    @IasminIwamoto หลายเดือนก่อน +73

    Não sou leitora. Comprei 6 livros na Amazon por causa da boa promoção deles. Estou iniciando nos clássicos como memórias do subsolo de Dostoiévski, amei o livro. Com isso, na minha casa com os meus pais tendo graduação completa e eu o ensino médio completo, não há interesse literário. Minha iniciativa na leitura e nos estudos um dos motivos é a déficit intelectual pós escola ( acredito que isso é uma culpa tanto minha quanto da instituição), senti que estava a cada dia permanecendo na ignorância e isso me deixava agoniada

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +14

      Veja pelo lado bom: você atentou pra isso e correu atrás do prejuízo. Quantos não continuarão no fosso sem perceber que estão perdendo um tesouro? Leitura abre nossa vida em vários aspectos, é mais que uma diversão, um entretenimento.
      Fiquei impressionado por você começar logo por Memórias do Subsolo. Livro denso, cheio de nuances, cheia de personagens, nomes, lugares. Entretanto, maravilhoso. Fiz um vídeo sobre esse livro, mais especificamente como o autor consegue criar uma obra em que o protagonista é alguém tão odioso sem que a gente sinta necessidade de odiá-lo. Talvez você goste: th-cam.com/video/mpNi3PSMLVY/w-d-xo.htmlsi=zOj5bn2bQMcpOrSd
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

    • @millerteodoro7745
      @millerteodoro7745 หลายเดือนก่อน +4

      Memórias do subsolo é um excelente livro para introdução de leitura.

    • @IasminIwamoto
      @IasminIwamoto หลายเดือนก่อน +2

      @@RodrigoLeaoBR memórias do subsolo já estava na minha lista de leituras. Hoje em dia, mesmo estudando para passar na faculdade, tenho gosto pelos estudos e está sendo bem mais proveitoso comparado à escola. Acredito que seja por eu ter percebido o quanto eu estava "burra/ignorante" (nunca fui uma péssima aluna, inclusive conseguia passar para segunda fase da olimpíada nacional de ciências e a obmep, mas n vingou kkkk) e o um pouco de amadurecimento, atualmente tenho 19 anos e vejo uma enorme evolução

    • @evaskjerd
      @evaskjerd 10 วันที่ผ่านมา

      E começastes assim,da melhor forma possivel!!🤩
      Dostoiévski é incomparåvel❤️🇷🇺🤩

  • @viniciuscaj
    @viniciuscaj 18 วันที่ผ่านมา +2

    Meu hábito de leitura iniciou com os gibis e jornais. Lia o Correio do Povo (RS) que meu avô assinava. Isso nos anos 70. Hoje mantenho a leitura diária. O Kindle acelerou o processo. Inicialmente fui contra livro eletrônico, mas me rendi a fórmula. Recomendo.

  • @viniciuscosta3731
    @viniciuscosta3731 หลายเดือนก่อน +1

    Recomendação do TH-cam. Foi um prazer ter conhecido vc!!!

  • @lidiacalisto9412
    @lidiacalisto9412 หลายเดือนก่อน +3

    20:30 verdadeirísimo tudo isso.
    Sou professora do fundamental e é assustadora a quantidade de crianças que não são albetizadas no final dos quatro anos iniciais.

  • @arturg8000
    @arturg8000 21 วันที่ผ่านมา +1

    Ótimo vídeo! De acordo com necessidade de tornar acessível o que jovens querem ler.
    Terminei o colégio há 6 anos. Sempre tínhamos 4 livros paradidáticos. Certo ano a professora de literatura decidiu adicionar mais um, Os 13 Porquês, bem popular na época, para ser lido nas férias. Lembro de colegas que não liam ou liam somente os livros obrigatórios para fazer prova comentando sobre a leitura durante as férias. No retorno fizemos uma resenha sobre ele e poucos foram os que não leram todo o livro (no geral, poucos eram os que de fato liam). O próximo livro foi O Cortiço. Em comparação com os anteriores (Memórias Póstumas foi um deles, odiado por unanimidade) uma boa parte da turma leu com empolgação, e por mais que o enredo ou a escrita possam explicar isso, também atribuo ao fato de o livro anterior ter mostrado o que muitos desconheciam, o livro como entretenimento. É um início para aqueles livros que podem oferecer mais do que isso.
    A escola era particular, e nos anos seguintes não foi possível repetir esse livro de férias por limitações do próprio currículo de ensino ou da própria escola em adicionar um quinto livro, não me recordo bem. Uma pena.

  • @vanevalter7861
    @vanevalter7861 หลายเดือนก่อน +3

    Então eu sou uma exceção. rsrsrsrsrsrsrsrsr Leio muito desde que me alfabetizei aos 6 anos e desde então leio compulsivamente. Hoje tenho 55 anos e minha paixão pela leitura só aumenta, graças a Deus.

  • @academiaredencensedeletras2522
    @academiaredencensedeletras2522 หลายเดือนก่อน +1

    Foi muito motivador encontrar você Professor Rodrigo Leão. Adorei as sugestões. Vida longa nessa batalha nobre pela leitura.

  • @cristianebasto3147
    @cristianebasto3147 หลายเดือนก่อน +3

    Boa tarde, veio seu vídeo como sugestão do TH-cam e gostei muito do senhor falar de bibliotecas públicas que tanto nos ajuda, e infelizmente tão pouco divulgadas.
    De suma importância para muitas pessoas e para mim também por não poder comprar livros por questões financeiras.
    Obrigada.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +1

      Seu relato é prova de que tenho ao menos alguma razão nesse ponto.
      Eu lembro muito quando eu era criança e - sem dinheiro algum - ficava maravilhado com qualquer estante. Meu sonho era ter uma biblioteca à qual recorrer.
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

  • @tib4ff860
    @tib4ff860 หลายเดือนก่อน +1

    Vídeo necessário, principalmente nos dias de hoje que temos um vilão dos livros que é as mídias sociais. Parabéns pelo vídeo!

  • @tacianominervino378
    @tacianominervino378 หลายเดือนก่อน +2

    Prezado Prof. Rodrigo Leão. Parabéns pela iniciativa. Ótimo conteúdo. Gosto muito de ler e tenho em meu ajuntamento algo em todos de 500 livros, mas o tempo tem sido um inimigo atroz. À margem isso, esses três inimigos que o senhor citou, me permita acrescentar mais um; As pessoas do entorno que não respeitam os leitores. Mas é preciso continuar. Agradeço, ainda, as indicações de leituras. Contando com os Lusíadas chegaram a R$ 449,31. Melhores Cumprimentos. Irei compartilhar. Taciano, Recife, PE

  • @jadnasena
    @jadnasena 27 วันที่ผ่านมา +1

    Nossa! Eu estava pensando justamente em tudo que você falou. Eu terminei a graduação esse ano e utilizava bastante a biblioteca da universidade tanto para livros da minha área quanto livros de literatura. Agora que finalizei e estou em uma cidade do interior, estou com dificuldades em manter a leitura. Aqui não tem biblioteca e tenho dificuldade de ler pelo celular, acho que distrai muito e não consigo me envolver. Na minha experiência, eu estudei em duas escolas públicas no ensino médio e vi a diferença. Na estadual, mal estudávamos os conteúdos básicos e nem sequer falávamos de literatura. Já na federal, estudamos vários gênero textuais e obras clássicas da literatura. Eu nunca esqueci de quando a professora falou de Grande Sertão: Veredas e depois de alguns anos, resolvi ler. Infelizmente, é preciso incentivar a leitura e facilitar o acesso. Por ser formada em psicologia, preciso ler bastante e eu nem sei o que seria de mim sem ter tido uma boa formação e relação com a leitura. Inclusive, gosto de estudar as teorias psicológicas e depois procurar algum livro literário que aborde aquele tema. Percebo que na literatura aprendesse mais sobre psicologia do que até mesmo na própria área. Principalmente, quando se fala de psicologia fenomenológica-existencial que é o meu foco principal de estudos junto com a abordagem centrada na pessoa.

  • @ivansichmann
    @ivansichmann 27 วันที่ผ่านมา +1

    É muito interessante como isso também acontece no exterior. Moro na Irlanda faz 8 anos e certos fatores são os mesmos, principalment em relação à questão de educação onde se cria uma massa de estudantes sendo empurrados pra frente sem a capacidade de ler em profundidade e com atenção (exatamente pelo mesmo problema do método global). Recomendo o vídeo "Why everyone stopped reading" do canal do Jared Henderson pra uma perspectivia nos Estados Unidos.

  • @UandsonSander
    @UandsonSander หลายเดือนก่อน +2

    Gosto muito de literatura clássica! Infelizmente o Brasil sofre com a falta de investimento em educação, isso acaba contribuindo com o não incentivo a leitura de boa parte da população. Parabéns pelo vídeo!!

  • @omapadavida
    @omapadavida หลายเดือนก่อน +6

    Os livros eram o meu refúgio quando criança. Lia a semana inteira e para conseguir levar um livro para casa no final de semana era um evento. Nas maiorias das vezes não me permitiam levar, então eu chorava e conseguia 😂😂
    No ensino fundamental, lia mais freneticamente até que uma dia a bibliotecária não queria mais deixar eu pegar livros por falar que eu não estava lendo, apenas pegando um livro após outro pra "se amostrar".
    Passei a reduzir mais a frequência, até que larguei a leitura de vez.
    Agora depois de adulto, tenho a liberdade para ler o que eu quiser, quando quiser e o quanto quiser. Não consigo imaginar a minha vida sem os livros.

  • @charlesdavid2326
    @charlesdavid2326 หลายเดือนก่อน +2

    Professor, no 7:17, do vídeo o Sr. fala da falta de iniciativa, felizmente temos bons casos ainda que pontuais, principalmente na periferia, que acaba tendo pouca visibilidade, como é o trabalho do escritor Ferréz, que desenvolve desde sarau literário, bibliotecas comunitárias, curso de escrita, edição de livros, etc. pensando toda a cadeia de produção literária.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน

      Belo exemplo!
      Casos assim precisam proliferar.

  • @thiagojs17
    @thiagojs17 หลายเดือนก่อน +1

    O TH-cam me indicou seu canal e gostei bastante. Tenho percepções semelhantes às suas sobre o que você falou.
    Parabéns pelo canal.

  • @guilhermePereira002
    @guilhermePereira002 หลายเดือนก่อน +7

    parabéns pelo vídeo, concordo plenamente sobre a falta de incentivos vindos não só das instituições de ensino, como também pelos pais. Eu nunca fui incentivado a ler porém sempre me ficou a pulga atrás da orelha do porque não e ler, então comecei e não paro por nada

  • @marcelomarchiolli681
    @marcelomarchiolli681 หลายเดือนก่อน +4

    Parabéns pelo vídeo, gostei demais de sua abordagem. Ser professor num país de "analfabetos" e de "devaneios pedagógicos" é algo impressionante ou no mínimo passível de divã. Antagônico, talvez, como tudo que preza a profissão.

  • @goncalasilva9192
    @goncalasilva9192 7 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Visito sebos como alternativa de acesso aos livros na cidade de Fortaleza-CE. Reconheço que ler livros é uma arte. E como toda arte, um desafio. Um livrinho que me sensibilizou sobre o ato de ler foi "O que é leitura" da Coleção Primeiros Passos. Obrigado pelo vídeo. Seu canal veio como bem-vinda sugestão. Sucesso ao trabalho da docência, a arte de indicar caminhos e conduzir por trajetos as almas para o desenvolvimento das suas humanidades.

  • @lucascaua77
    @lucascaua77 26 วันที่ผ่านมา +1

    Caí de paraquedas no seu vídeo. Gostei demais! Faltou o senhor comentar aquele livro do Northrop Frye.

  • @sandwicheems
    @sandwicheems 20 วันที่ผ่านมา

    20:30 Obrigado!
    Agora consigo ter uma ideia geral de como anda a educação nesse país 😮

  • @anagreijo
    @anagreijo 8 วันที่ผ่านมา

    Li o título e pensei na minha revolta quando minha cunhada que é professora me disse que não lê livros e que não gosta de ler, na hora eu travei e pensei "mas como ensinar alguém sem ler livros? Pelo menos os acadêmicos? "
    Quando perguntei ela disse que estudou os vídeos das resenhas literárias e chutou porque era uma graduação ead e não tinha prova literalmente no sentido de avaliação.
    Enfim fiquei assustada porque amo ler livros e de temas diferentes porque embora minha família não tenha o hábito, meus professores tinham, eles colocavam aulas de leitura e nos davam livros para ler e isso alimentou meu desejo literário e amo ler principalmente os clássicos.
    Agora estou num projeto de ler os grandes sábios russos e são histórias maravilhosas e tão inspiradoras, me fez pensar em temas que nunca tinha me chamado atenção, como as de Dostoievski que está me trazendo reflexões profundas sobre a natureza humana e de que o bem e o mal nem sempre tem essa tonalidade preta ou branca, ela tem nuances acinzentadas e por isso precisa ser vista além da superfície.
    Amo literatura clássica e também amo alguns escritores modernos, gosto de suspense então leio também alguns escritores novos. Mas ainda amo mais os clássicos. A sua biblioteca é meu sonho, que vontade de fazer um cantinho assim com os meus livros lindos!
    Por anos li livros na biblioteca da escola durante os intervalos, e no fim da aula na biblioteca municipal e infelizmente os dois viviam vazios. Os livros vou comprando na promoção da Amazon quando cai pra metade do preço. Devagar to conseguindo formar minha coleção.

  • @JuniorCostaLivros
    @JuniorCostaLivros หลายเดือนก่อน +3

    Oi Rodrigo, tudo bem? Cai no canal de paraquedas e logo em um tema importantíssimo! Comentei também sobre a pesquisa lá no canal e realmente são coisas muito mais profundas que precisamos avaliar. São tantas camadas que as vezes as pessoas discutem muito no superficial!
    Espero que as coisas melhorem, não deixo de acreditar ❤
    Abraços e boas leituras!

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +1

      Oi Junior!
      Fui correndo ver seu vídeo e é bem isso que você já falou aqui: são nuances demais, muitos detalhes a observar. Um problema complexo como esse não tinha como ser diferente.
      Eu estou no dia-a-dia ligado diretamente com a "formação" de um provável público leitor e vejo a coisa degringolar a cada ano. A realidade de quando comecei pra de hoje, nesses termos, é bem pior... e sem perspectiva de melhoras, infelizmente.
      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  • @kkeber_tapioca
    @kkeber_tapioca หลายเดือนก่อน +17

    "A maioria dos avanços tecnológicos tende a ser como belos brinquedos, que nos distraem daquilo que realmente importa na vida. São apenas meios aperfeiçoados, com fins não aperfeiçoados." H. D. Thoreau em Walden. Li isso hoje e acho que se encaixa perfeitamente no contexto do vídeo.
    Excelente vídeo, professor! 👏
    Obrigado pelas indicações de livros.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +2

      Li seu comentário e pensei num dos livros que comprei: Meditações de Marco Aurélio!
      Havemos sempre de nos preencher com aquilo que mais importa, sempre!
      Muito obrigado pelo comentário e elogios!

    • @rocha5945
      @rocha5945 หลายเดือนก่อน

      Tks

  • @DaviMendonca2
    @DaviMendonca2 22 วันที่ผ่านมา +1

    Gostei do vídeo! Seus argumentos são muito bem articulados. Parabéns

  • @RaimundodeGoes-mq9fy
    @RaimundodeGoes-mq9fy หลายเดือนก่อน +1

    Chegando agora ao canal. Muito bom conteúdo, professor. Parabéns.

  • @zeksouza1
    @zeksouza1 28 วันที่ผ่านมา +1

    Video ao mesmo tempo satisfatório e triste. Linda biblioteca e excelente comentário.

  • @MariaGomes1303-n9e
    @MariaGomes1303-n9e หลายเดือนก่อน +8

    Vídeo muito interessante. A educação no Brasil está cada dia pior e isso é muito triste.

  • @cesarsantos9161
    @cesarsantos9161 29 วันที่ผ่านมา

    Esse foi o melhor vídeo de comentário sobre essa pesquisa que encontrei. Ganhou um inscrito

  • @silvioa.b.araujo7322
    @silvioa.b.araujo7322 26 วันที่ผ่านมา +3

    Na minha cidade, interior de PE, temos biblioteca municipal, à qual ninguém compareceu, porque as pessoas detestam a leitura: a maioria dos professores, alunos, pessoas comuns!!! Há pessoas que desprezam livros e caçoam de que tentar ler...

  • @vitorsilvaalmeida
    @vitorsilvaalmeida 21 วันที่ผ่านมา +2

    Acho isso muito interessante. O único lugar que fui incentivado a buscar livros é na Igreja. Mesmo na universidade, o máximo era os livros-textos das matérias e os artigos científicos. Mas no meio cristão, conheci livros de praticamente o mundo todo...

  • @OZiphion
    @OZiphion 20 วันที่ผ่านมา +4

    Tenho 23 anos, e infelizmente meu coração clama pela escrita. Digo que meu sonho é viver da escrita e da literatura, mas quanto mais passa o tempo menos sinto essa vontade de dedicar a vida para algo que não me daria condições de viver. Eu adoro escrever e sonho em viver da publicação de livros meus, mas cada vez mais acho que é inalcansável.
    Publiquei ano passado meu primeiro livro, "Virtudes de Efão Fisi", com nenhuma espectativa pelo fato de quase ninguem que conheço se interessar, oq mais me pesa o peito é as pessoas mais proximas, que amo, nem se importarem ou incentivarem.
    No fim de contas consegui vender algumas cópias por amigos e colegas do meu antigo trabalho, mas quer dizer que leram? Ah se fosse!
    Queria desde que saí da escola em 2019 fazer faculdade de letras e quem sabe ser professor, mas as coisas parecem tudo tão erradas que não tenho vontade mais. Hoje tenho curiosidade em letras pelo conhecimento que tem alí, TALVEZ me ser útil em minhas escrítas, mas acho que não compensaria tanto estresse e sacrifício me graduar por uma área totalmente distorcida e desvirtuada.

  • @Siriibanez01
    @Siriibanez01 หลายเดือนก่อน +12

    Concordo!
    Em relação aos preços, numa sexta feira um jovem gasta fácil 100 reais em bebindas ... fica meio esqusito!

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +7

      É o que comentei no vídeo: 100 conto em um livro é absurdo, ponto. Ainda mais quando a gente coloca 100 conto numa balança com outros atrativos de satisfação muito mais imediata. O cara paga isso num livro pra obter prazer a conta-gotas, de pouquinho, correndo o risco do livro ser chato (risco que sempre existe).
      Impossível competir com uma saída onde o sujeito vai ficar "alto" e ainda socializar.
      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  • @agamenonoficial
    @agamenonoficial หลายเดือนก่อน +3

    Grande Rodrigo, sou músico e escrevo livros (romances) faço um programa de música para o you tube para atrair ouvintes e depois falar de leituras, parabéns pelo seu trabalho aqui. Cem Anos de Solidão foi o maior livro que já li, depois de Dom Quixote e a Bíblia.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +1

      Olá, meu caro!
      Música e livros são uma bela combinação! Por vezes, quando preciso estudar algo mais cabeçudo e bate aquela preguiça eu costumo botar uma música instrumental pra aliviar o juízo e clarear as ideias pro texto.
      Não ter lido Cem Anos de Solidão é uma das falhas de caráter que tenho. Estou sanando isso, pois já comecei. Eu achei Macondo fantástica, mas confesso que o estilo de narrar em sumário de Garcia Márquez me faz entortar a cara vez ou outra. Quem sabe não aproveite isso pra explicar esse recurso enquanto comento o livro?
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

  • @pedrozanchet7739
    @pedrozanchet7739 11 วันที่ผ่านมา

    Que vídeo extraordinário, professor
    tenho 21 anos e hoje busco de forma intencional ler consistentemente, saindo, principalmente, dos tais livros "descartáveis" e "chamativos" que o senhor mesmo descreve, buscando me aventurar um pouco em obras mais clássicas.
    Ótimo conteúdo, me motivou demais a prosseguir nesta jornada

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  10 วันที่ผ่านมา +1

      Fica ligado que deve sair brevemente uma série aqui no canal focada em fomentar novos leitores: estratégias de leitura, lista de livros, exercícios. Você há de gostar.

  • @jorge_freitas89
    @jorge_freitas89 27 วันที่ผ่านมา +2

    Eu tenho o habito de ler pra mim isso é um prazer.

  • @PossivelAlgumAnfibio
    @PossivelAlgumAnfibio หลายเดือนก่อน +3

    Excelente Vídeo, Rodrigo! Irei comprar algumas das indicações de livros que vc leu, sucesso! Em breve venho aqui dizer o que achei =D

  • @BrunoMurawski
    @BrunoMurawski หลายเดือนก่อน +1

    Parabéns pelo vídeo! Tema muito importante. Concordo com tudo que comentastes! Parabéns! PS: Me identifiquei com a tua coleção.

  • @ghrasycristiannysantanarib4526
    @ghrasycristiannysantanarib4526 28 วันที่ผ่านมา +1

    Sempre fui uma frequentadora assídua de biblioteca pública. Já fui escolhida leitora do ano algumas vezes. Mas quando minha terapeuta viu a quantidade de livros que lia, disse que isso era um problema, que eu não tinha vida social. Mas a coisa que mais amo na vida é ler. Não me imagino sem livros!

  • @rafaelawessel333
    @rafaelawessel333 หลายเดือนก่อน +2

    Professor, outra editora que publica edições de clássicos atrativas e com excelentes textos de apoio é a Antofágica. A maioria dos clássicos que li foi dessa editora, pois, ao assinar o Kindle Unlimited, consigo ler os livros sem ter que pagar por cada livro (já que são mais "luxuosos", porém a editora tem edições de bolso também, sendo mais acessíveis). Vale a pena dar uma olhada.

  • @analuciadossantosserraavel5740
    @analuciadossantosserraavel5740 หลายเดือนก่อน +1

    Gosto de você, Rodrigo. Sou professora também e Leitura sempre fez parte da minha vida.

  • @andreia9184
    @andreia9184 28 วันที่ผ่านมา

    Gostei muito do senhor, professor. Vou continuar acompanhando o canal.😊

  • @rafaelsantander3453
    @rafaelsantander3453 หลายเดือนก่อน +3

    Suas explanações são sempre muito interessantes. Parabéns!

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน

      Muito obrigado! Bondade sua.

  • @KaguyaOotsutsuki92
    @KaguyaOotsutsuki92 15 วันที่ผ่านมา +5

    Eu nunca gostei de ler até os 32 anos de idade. Recentemente, comprei um Kindle e mergulhei em assuntos que sempre tive curiosidade, como astronomia e ufologia. O problema é que, na escola, somos obrigados a ler livros que, na maioria das vezes, mais atrapalham o aprendizado do que despertam o interesse pela leitura. Lembro-me da minha professora de português, que trazia aqueles livros com sotaque nordestino; achei aquilo uma baita bobagem. me lembro que ninguem gostava e as aulas de português eram um tedio.

  • @katiabeatriz9798
    @katiabeatriz9798 หลายเดือนก่อน +2

    Muito bom! Adorei o vídeo e estou seguindo!

  • @hirotogs
    @hirotogs วันที่ผ่านมา

    Lembro de um evento no Ensino Fundamental. Nas aulas de leitura que ocorriam na biblioteca, poderíamos escolher algo pra levar pra casa. Porém a maioria eram aqueles "Ruth Rocha" e afins, e eu já havia lido boa parte disso. Então, vi um livro que tinha um leão na capa e me chamou instantaneamente a atenção - eram As Crônicas de Nárnia. Fitei o livro a aula toda e no final fui pedir pra levar pra ler. A professora responsável pelo local fechou a cara e negou, e disse à professora de português que não permitia porque eu iria estragar o livro ou então perdê-lo. Insisti muito na aula seguinte e com a cara revirada ela acabou permitindo. Eu li o livro todo (na verdade, faltou o último "A Última Batalha") e na hora de devolver trouxe até num saco plástico pra não estragar.
    Algumas semanas depois a mesma professora veio à sala exortando os alunos a estudarem. Nisso, apontou pro livro do leão e disse "veem aquele livro ali? Um aluno leu ele todo!". Achei de uma hipocrisia retumbante, visto a resistência que ela ofereceu pra emprestá-lo.

  • @rafaelmondin6931
    @rafaelmondin6931 หลายเดือนก่อน +2

    Achei ouro neste canal! Obrigado pelo vídeo, irei acompanhar os próximos.

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน

      Fico muito feliz que tenha agradado!
      Seja muito bem-vindo e obrigado pela visita e pelo comentário!

    • @mariacruzreal
      @mariacruzreal หลายเดือนก่อน

      Verdade

  • @osvaldopedrosadesouza6270
    @osvaldopedrosadesouza6270 27 วันที่ผ่านมา +2

    Votar em candidatos que apoiam professores e livros , já ajudaria bastante.

  • @rubmot98
    @rubmot98 หลายเดือนก่อน +1

    O colecionador de quadrinhos que tem filhos consegue transmitir o prazer da leitura para os filhos. Vejo que você tem quadrinhos como uma paixão, já que estão bem visíveis nas suas prateleiras.
    Meus filhos já estão iniciados em quadrinhos e mangás, como Bone, Disney, Turma da Mônica, Chi's Sweet Home, etc. Vai facilitar a iniciação em outros tipos de leituras, espero.

  • @maduramineli
    @maduramineli หลายเดือนก่อน +2

    Gostei muito do vídeo! continue trazendo mais conteúdos assim para a gente. :)

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน

      Muita alegria em saber que tem agradado.
      Certamente continuarei, na esperança e perseverança de continuar fazendo o melhor.
      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  • @SrCarlos1844
    @SrCarlos1844 หลายเดือนก่อน +1

    Parabéns pelo vídeo, professor!
    Sempre estou lendo no ônibus.
    Este ano concluí uns 5 livros no itinerário entre minha casa e trabalho.
    Detalhe: durante esse tempo notei uns 2 ou 3 leitores juntamente comigo.
    Um número ínfimo. A maioria estava conectada em seus celulares.

  • @catolicidadepentecostal
    @catolicidadepentecostal หลายเดือนก่อน +1

    26:49 Tem o clube de autores se quiser uma editora mais simples de publicar. Também tem a fonte editorial e as editoras casuais

  • @ThoneCA123
    @ThoneCA123 หลายเดือนก่อน

    Professor obrigado pelas palavras, estou motivado a tentar leituras mais difíceis depois desse vídeo.

  • @TRAJETOCRUZ
    @TRAJETOCRUZ 7 วันที่ผ่านมา +1

    Vídeo excelente.

  • @livros_damarcia
    @livros_damarcia หลายเดือนก่อน +2

    Amo leitura 📚 amei a sua pauta. Canal incrível!!!Te seguindo 🎉

  • @JulianaW
    @JulianaW หลายเดือนก่อน +1

    Que conteúdo rico, professor! Estou escrevendo uma dissertação sobre como a literatura pode ajudar no ensino e aprendizagem de filosofia. Estou ansiosa para ver seus próximos conteúdos! :)

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +1

      Que excelente tema!
      Existem obras e mais obras recheadas de temas filosóficos, explícita ou implicitamente. O grande trabalho do professor é saber selecionar, categorizar, relacionar ao conteúdo curricular e levar pra sala de aula. Claro que pra isso o profissional precisa ser também um bom leitor - nessa parte é que pesa a régua. rsrsrs
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

  • @Jeab_
    @Jeab_ 13 วันที่ผ่านมา

    Gostei muito do seu canal, professor!
    Arrumei um PDF de uma impressão mais antiga dessa d'Os Lusíadas que o sr. mostrou no vídeo, e é muito boa, realmente. Outra de qualidade que conheço é a da Porto Editora, mas os comentários dessa de dois volumes são bem melhores (fora as paráfrases em prosa, que ajudam muito a entender).
    Sucesso aí!

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  13 วันที่ผ่านมา

      Eu tenho essa edição da Porto e realmente é bem legal! Porém, como você mesmo disse, essa em dois volumes é mais completa. Facilita muitíssimo o estudo da obra!
      Muito obrigado pela visita, meu caro!
      Deus te abençoe!

    • @Jeab_
      @Jeab_ 12 วันที่ผ่านมา

      @@RodrigoLeaoBR Sim, sim! Arrumei a da Porto porque queria uma edição de capa dura. Devia ter pego a do Lencastre, hehehe. Quem sabe na "Black Fraude"...
      Tenho certeza que os seus alunos aproveitarão muito a obra com esses comentários.

  • @santosalmeidajoaoherberthe2318
    @santosalmeidajoaoherberthe2318 หลายเดือนก่อน +1

    Parabéns pelo conteúdo.
    O povo brasileiro sofre na leitura, no falar e na forma de se expressar.
    A leitura ajuda a diminuir esse déficit que no Brasil bate recordes.

  • @gus_sousa
    @gus_sousa หลายเดือนก่อน +1

    Excelente vídeo sobre o assunto. Na minha cidade, interior do Pará, nunca houve qualquer incentivou ou divulgação pra irmos à Biblioteca. Muito pouco era divulgada.
    E na escola, a maioria dos livros que havia na biblioteca eram livros didáticos

  • @rogerioveloso9638
    @rogerioveloso9638 26 วันที่ผ่านมา +1

    Parabéns pelo vídeo, muito instrutivo e esclarecedor.

  • @majutopia
    @majutopia 9 วันที่ผ่านมา

    Conheci agora o canal, curti muito! Belo vídeo

  • @Rafael_itz10
    @Rafael_itz10 หลายเดือนก่อน +2

    Muito bom professor 🧠🏆📚👏🏻 preconizar a leitura é demasiado salutar.... 🇧🇷📚🏆

  • @UmExIgnaroLendo
    @UmExIgnaroLendo หลายเดือนก่อน +1

    Obrigado pelo conteúdo. Em 2022 eu me descobri não leitor. Eu havia lido vários livros, todos esporadicamente, ao longo de minha vida. Desde então, compro livros, apesar dos preços, e mantenho uma rotina de leitura com 70% de livros para deleite e o restante em necessidades ou curiosidades. Não estou, e não sei se um dia estarei, no nível daqueles que estão há mais tempo, mas dedico parte das minhas intenções de vida em ser exemplo para minhas filhas e familiares, bem como alguns amigos próximos. Hoje tenho 36 anos e leio um mínimo de 12 livros por ano, a depender dos recursos para compra.

  • @MambaExodus
    @MambaExodus หลายเดือนก่อน +50

    As pessoas pensam que, os livros "não valem a pena", vulgo o dinheiro deles. As mesmas pessoas pagam 3 serviços de stream; no mínimo, e no plano mais barato. Muitos não tem noção do quão bom é poder consumir algo no seu ritmo enquanto "exercita" o cérebro. Infelizmente muitos admiram quem lê, más a maioria desvaloriza ou nem ao menos se importam em faze-lo.

    • @transporteeducação-s6x
      @transporteeducação-s6x หลายเดือนก่อน +7

      Eu sou escritor, quando ofereço pra alguém meu livro, a pessoa pergunta o preço e eu digo "40 reais", vc lê na cara dela "tá caro", sendo que eu ganho míseros 10 reais nisso! Nossa percepção de valor é muito distorcida!

    • @RodrigoLeaoBR
      @RodrigoLeaoBR  หลายเดือนก่อน +8

      Streamings trazem satisfação imediata, leitura satisfação a conta-gotas. Competição complicada!

    • @Bezmenov93
      @Bezmenov93 หลายเดือนก่อน

      O ponto crucial aqui é a diferença em qualidade, esses filmes de streaming em sua grande maioria são horríveis. É claro que um leitor incauto poderia escolher livros até piores que os filmes, mas enfim...

  • @InsipitusV
    @InsipitusV หลายเดือนก่อน +1

    Aqui na minha cidade até teve algumas iniciativas por parte dos Institutos Federais, como feiras literárias e grupos de leitura abertos à comunidade como projeto de extensão. Toda a programação em horario comercial, tipo segunda-feira 14h... o que era pra ser um projeto voltado pra comunidade termina trancado na própria bolha da academia! O trabalhador assalariado fica completamente impossibilitado de ter acesso! Então precisa ter muita sensibilidade e boa vontade pra furar a bolha e trazer a comunidade pra o meio literário, de leitura mediada e compartilhamento de experiências. Ler é transformador.

  • @rafaelazaltron8621
    @rafaelazaltron8621 5 วันที่ผ่านมา

    Ótimo vídeo, professor! Muito consciente!