Eu tenho um cd 4.1 e meu irmão tem um 3.0 diamond,e o que dá pra perceber é que a partir de 4000 rpm o 4.1 nao têm mais motor, enquanto que o 3.0 tem motor até 6000rpm,e se insistir chega fácil nos 7mil rpm.em todos os testes que fizemos com os dois o 3.0 leva melhor.
3.0 lotus é um motor desenvolvido pra corridas onde trabalha o tempo todo em alta rotação porisso ele em baixa tem pouco torque ja na estrada anda muito bem
Gostei da explicação. Já tive os dois... O 3.0 sentia uma maior economia de combustível, realmente é um motor girador, mas confesso que tinha receio das peças... O 4.1 muito robusto, ronco de opala, torque extra, menos medo do motor. Hoje se fosse pegar outro, iria de 4.1I.
Perfeita a explicação!!! Verdade pura . Tenho uma suprema 3.0 a 13 anos. Comprei com 80 mil kilometros hoje tem 300 mil kilometros motor nunca aberto . parece o mesmo motor de quando comprei. pura verdade o motor em alto rpm é outro motor .Parabéns pela explicação.
As diferenças não ficam so no motor. A relação do diferencial também difere no 3.0 pro 4.1; altura da suspensão; sistema de ignição... Mas ambos andam muito e são motores bastante confiáveis.
NOOBFLA10 Bom omega 4.1 é muito bom... disparado não sei, pq tem o motor da opel alemã.. mais ambos são bons... assim como os 2.0 e 2.2 motor de vectra... definindo omega é bom.
Tenho um 4.1 há 10 anos não vendo não troco e quem tem outro modelo deve tbem estar satisfeito independente do motor isso é pessoal,parabéns para quem gosta e tem um.Vlw.
Excelente comentários Vitor. Parabéns. Para quem quiser ver a diferença de motor 3.0 vs 4.1, experimentem o diferencial do 3.0 no 4.1. Pelo maior torque a GM alongou muito o diferencial do 4.1, qdo vc monta o do 3.0 o carro fica brutal, velocidade máxima melhora, enche a quinta marcha. Melhor e mais barato do que chip, taxa, turbo... Só precisa ajustar o velocímetro.
Olha só! Eu tinha testado isso no simulador Race. Realmente o 4.1 ficava animal de arrancada e retomada. Bom saber de um caso real. Tem vídeos? Se não, tem como fazer uns?
É uma conversa interminável. Fazem 11 anos que tenho Omega, 10 anos que participo do Omega Clube, e esta conversa sempre surge, veja bem, "sempre surge". E por mais que você explique que ambos não são "concorrentes", sempre tem gente falando "3.0 anda mais que 4.1". Isto cansa, na maioria das vezes. Como o Alexandre ( Boss ) me disse uma vez. "Quer saber qual anda mais? Coloca dois carros do mesmo nível de cuidado, um andando lado a lado com o outro, vais saber qual anda mais". Primeiro lugar, o cara que diz "tal versão anda mais que a outra", não é um apaixonado, é um cara que quer simplesmente dizer que "possui a melhor versão do carro", pra mim isto é ser tosco! Existem revistas da 4 rodas que fizeram testes na época, comprovando números de cada uma das versões... Assim sendo, aproveite o clássico, curta o Omega como ele merece, independente da versão dele Vitor Hugo Este vídeo foi sensacional, meus parabéns pelas respostas, e se me permite, vou organizar um material para falar sobre o mesmo assunto em um próximo vídeo. Abraço meu amigo!
Excelente explicação. Acredito que voce esclareceu uma duvida entre muitos proprietários desta maquina. Eu por exemplo sempre quiz saber porque o pessoal comentava que um seria melhor do que o outro. Agora estou ciente. Abraço !
muito bom o vídeo. a abordagem é essa mesmo. eu tenho hj um 3.0 e já tive o 4100. são apenas diferentes, só, e é uma questão de se adaptar a rodagem. Para o dia a dia, por exemplo, acho que o 2.0 é o ideal. Na Alemanha, no lançamento, se poderia optar até, pelo 1.8L nas versões GL que vinham claro, sem ar-condicionado, apenas ar-quente.
Sou 3000 há 12 anos. A "dificuldade" de peças para ele é a mesma do 4100. Meu 3.0 foi retificado em 2009, por mau uso no antigo proprietário; encontrei as peças com facilidade. Independente do motor, viva o ABSOLUTO!!
Nossa, é mesmo ? Gosto de estrada e de carros firmes e que transmitam confiança nesse regime além de ser bom de ultrapassagens. Na cidade eu ando bem de boas e só acelero em subidas, então um carro de autobahn seria perfeito, por isso 3.0 foi o que eu sempre desejei ! Pelo que a mídia especializada dava a entender o alemão era brilhante mas sempre houve essa discussão acirrada sobre quem anda mais e muita gente rasgava elogios ao 4.1 e eu sempre tive medo não do preço mas justamente de encontra peças para o 3 ponto. Ainda pretendo ter um e se puder, os dois, a tendencia é: um 3 ponto manual e uma 4.1 suprema auto : )
+Vitor Hugo Olá irmão cara a quela vituinha que está no ômega do seu irmão e 2.2 pega no ômega 4.1 ou não qual posso coloca nele irmão um forte tinha valado com o vededor no mercado livre ele desse que essa que está no seu ômega pega no 4.1 12 polegada fico no aguardo irmão!
Jovem pretendo pegar um ômega tbm...tô namorando um 3.0 minha pergunta é, com relação a manutenção desse motor, é de boa para achar peças e tals ou é mais complicado? Desde já agradeço abraço 🙂
@@mateusfrancisco9482 Todo carro que não é popular é mais difícil achar peça, o lance é que o omega não quebra, logo não precisa de peça, mas o trivial acha fácil sim e não é muito caro
@@Diarake oq seria trivial mam? Não manjo muito sobre ômega 😅 no momento tenho uma Marea week 2.4 já aprendi muita coisa sobre esse carro...mas quero entrar pro mundo dos ômega agora✌️
@@mateusfrancisco9482 já tive um marea tbm, omega é bem mais fácil, trivial é pastilha, correia, mangueiras, suspensão, filtros, essas coisas que gastam e realmente dão manutenção, pq motor e câmbio não quebra
Amigo, parabéns. Eu sempre falo isso pras pessoas que me perguntam. Eu tenho um 4.1 e meu pai tem um Suprema 3.0. E sempre surgem as perguntas, comparações e mitos. Especialmente dos que querem depreciar o carro pq tem uma ponta de inveja mas não tem coragem de tentar ter e MANTER um! E a minha resposta basicamente é: Não é que seja um melhor do que o outro, mas simplesmente são diferentes.
O Omega é muito cobiçado até hoje...Tive 3...Suprema 3.0 Diamond Vinho(vermelho Goia) Omega CD 3.0 Azul Omega GLS Vinho O gls foi furtado enfrente de casa em SP... A Suprema e o CD ficaram parados em SP por 2 anos e meio pois mudei para Minas e deixei os dois lá...Funcionando perfeitamente... Fui lá em agosto passado para vender o CD......Quase 3 anos parado e foi só bater um WD na TBI pra funcionar...Os dois Vendi o Azul por 3 mil e tinha mais 3.200 de docs.... A Suprema vou trazer para Minas e ela nunca mais terá outro dono...É xodó Omega é Omega
Sempre tem como compara sim, porq tem muitos q defendem o 4.1 e outros defendem o 3.0 mais ao meu ver omega é omega mais gostaria sim de saber qual a diferença entre os motores e suas expecificações pra escolher entre os dois.
Fala Vitor, beleza ? Também sou do OC, só que de São Paulo. Muito bem colocadas suas observações, mas acho que você deveria ressaltar das dificuldades em achar peças para os motores 3.0. Diferentes do 4.1, que existem em maior quantidade. Se você precisar de uma bomba de óleo para um 3.0 ai a coisa complica mais. Tive um 3.0 e hoje tenho um 4.1 que já me levou até o Atacama, Bariloche, Puerto Varas e quase perto do Peru. Sem duvida nenhuma um ótimo carro....
Show!! quero comprar um...sou apaixonado pelo OMEGA, tenho um Vectra 97 e, quero um OMEGA para começar a minha Coleção..kkk sem gás..é difícil de achar, mais , vou conseguir...tmj
Boas observações, mas não se pode deixar de dizer que o motor 3.0 L do Omega existe desde o Rekord que deu origem ao Opala, com deslocamento de 2.2 L, e já com seis cilindros. É um motor modular como o 4.1 L que foi usado aqui no Brasil. Ambos tinham versôes tanto de 4 cilindros, quanto de 6 cilindros, mas com concepções bem diferentes. O 3.0 L tem comando no cabeçote, curiosamente em posição lateral, acionando as válvulas através de balancins. O 4.1 L possui comando de válvulas no bloco, acionado por engrenagem, e acionando varetas que movimentam balancins no cabeçote. Curiosamente, mesmo sendo maior, o 4.1 L é mais leve, em torno de 35 kg a menos do que o 3.0 L.
É isso aí! O 4.1 parece um motor elétrico em relação ao torque. Por isso eu gosto mais dele. O 3.0 viaja em giro mais alto com motor mais sereno, devido à excelente r/l, e baita disposição.... Mas, porém, contudo, todavia, não lembro de ter sentido falta de fôlego no 4.1 cortando giro a 200 em quarta ou indo fácil de 140 a 210 em quinta. Hehe!
O ômega foi projetado p usar o 3.0, já o motor 4.1 foi adaptado p ser usado nele. Tive vários, de ambos os motores e fico c o 3.0, q é mais durável, econômico e confiável. Adaptações à parte.
A história que ouvi foi exatamente essa. 3.0 importado da Europa pela GM. Daí os caras tiraram de linha o motor, pois pra eles já estaria ultrapassado e a GM que tava vendendo muito, pra não abandonar o projeto que dava show, pegou sua engenharia, ressuscitou aquele motor do opala que tinha seus 2 mil anos e colocou no omega 4.1. Tanto que o 3.0 é SOHC e o 4.1 comando no bloco, ventoinha pra tudo que é lugar porque o bicho esquenta igual o sol. Mas ao final das contas ambos criaram seu admiradores.
sou mais um feliz propietario de omga o meu e 95 azul painel digital teto solar detalhes em madeira rebaixado com os dois canos serrados embaixo dos pedais rodas tsw 17 fasso cortar giro e tmbem ando a20 p hra em quarta marcha meu 4.1 meu xodo... e da mulherada tbem kkkk
Na realidade todos os Ômegas entrega conforto e luxo. São ótimos veículos cuja a mecânica e confiável de menos as caixas altomaticas, tirando isso quem tem um ômega hoje conserva pois isso vale ouro. Aqui em MG.
Tive um maravilhoso 3.0 automatico... Uma delicia, o unico porem é sua barra central de direçao, nao suporta o peso do carro e tem q ser trocada constantemente
Depende muito da região onde o proprietário vive, sou do interior do Paraná e aqui se vê mais 2.0 do que qualquer outro, e isso torna mais difícil em encontrar peças de motores maiores.
Tanto o 4.1 adequado para a realidade brasileira, quanto o eficiente 3.0 são bons. Foi o melhor Chevrolet construído no Brasil e meio que roubavam as vendas dos alemães importados devido ao carisma que a marca tinha.
falou tudo tenho um 3.0 com sensor de potencia uso o 91 dentro da cidade e muito economico e 95 nas estradas que tambem e economico mas quando e pra correr nao tem pra ninguem
E combinado a sua nova transmissão automática 6L50 de 6 marchas de trocas sequenciais, o grande sedã de tração traseira era capaz de ir de 0 a100 km/h em 7,8 segundos e tinha velocidade máxima limitada eletronicamente a 235 km/h.
Vitor Hugo o motor 3.0 C30NE ele aguenta o turbo e supercharger pode colocar filtro de àr esportivo esse 6 canecos é confiàvel não dar muita dor de cabeça é fácil de manter pelo motor ser importado Me diz por favor
Tenho Omega "só" há 22 anos... Tenho um 1994 GLS 2.0 Vermelho Schumann, com todos opcionais + teto, nosso desde 0km. Tivemos também um CD 4.1 Verde West adquirido com pouco mais de um ano em 1998. Bom, sou muito fã desses carros, tanto é que preservo meu 1994 até hoje. Já guiei todas as versões e motorizações. Minha opinião? 3.0, sem sombras de dúvidas! O problema hoje são as peças. Acho todo o conjunto mecânico muito harmônico e projetado para o carro. O 4.1 considero muito áspero e com um agravante muito sério principalmente nos fabricados a partir de 1996: Sistema de arrefecimento insuficiente para o motor. A Chevrolet brasileira utilizou basicamente o mesmo sistema de arrefecimento do 3.0 em TODAS as motorizações, inclusive o radiador. O meu 2.0 trabalha gelado, o que é péssimo para o motor. Ainda está com o radiador, ventoinha viscosa e bomba d'agua de fábrica apesar dos 22 anos e 260.000km. Já o 4.1 1997... Superaquecimentos eram frequentes desde novo. Queimava junta de cabeçote estourava radiador, uma verdadeira m.....! Nos 4.1 1995 o problema não é tão grave, pois a ventoinha viscosa foi mantida. Nos 4.1 1996 em diante, como era o caso do meu 1997, duas ventoinhas elétricas... Acontecia a seguinte reação em cadeia (já vi em vários, não só no meu): O motor irradia muito calor, principalmente em cidades de clima quente como a minha. Os chicotes e relés de acionamento das ventoinhas se aquecem, ressecam e surgem os mau contatos. BASTA UMA DAS DUAS VENTOINHAS FALHAR MOMENTANEAMENTE QUE O MOTOR FERVE... Em suma: única vantagem que vejo no 4.1 é o torque em baixa. Em contrapartida, não é um carro de concepção urbana... Acho o 3.0 muito mais equilibrado, estável, desempenho comparável ao do 4.1 e rodar macio, estabilidade e até consumo comparáveis aos 4 cilindros. Enfim: Motor e seus periféricos, principalmente sistema de arrefecimento, projetados para o carro. Não adaptados e mal adaptados de última hora como foi o 4.1...
Bem, eu tive um CD 4.1 manual 1997, adquirido em 2011, fiquei com o carro por felizes 4 anos. Este problema de arrefecimento que você reportou, posso garantir-lhe, é de má manutenção e não do projeto: o radiador tem sim de estar sempre bem limpo e com aditivo apropriado, deve-se limpar varetando dutos se necessário, e os sensores (cebolinhas) tem de estar em ordem. Fiz essa manutenção preventiva quando comprei e nunca tive problemas. Inclusive o 4.1 já tinha em 1997 sensores para autodesligar em caso de superaquecimento, é impossível fundir aquele motor, exceto por falta de óleo. Tenho inclusive uma curiosa história de uma antiga Diplomata 4.1/s nossa, pelos idos dos anos 80, que rodou por 35km sem água (não havia socorro na estrada) ... não houve quaisquer danos, nem cabeçote empenou e ela ainda rodou conosco mais 100.000 km antes de ser vendida. O real problema do 4.1 é o consumo, esse sim assustador, mas fazer o que? Tudo tem seu preço ;-)
Caro Rafael Frigori, adquirimos o 4.1 Verde West em 1998 com cerca de 5 mil km e fiquei com ele até 2010. Posso lhe garantir três coisas: 1) A manutenção foi executada impecavelmente durante os longos 12 anos que fiquei com ele e apenas em autorizadas Chevrolet. Sou engenheiro mecânico, sempre acompanhei de perto e com muita exigência; 2) Isso que você disse sobre "sensores de autodeslilagamento", afirmo com muita propriedade, que: simplesmente NÃO EXISTEM; 3) Sustento tudo que afirmei sobre os problemas críticos de arrefecimento desta versão provocados pelo subdimensionamento do radiador e periféricos que foram projetados para o motor 3.0. Meu 2.0 1994 Vermelho Schumann, adquirido 0km há 22 anos e com o mesmo critério de manutenção que tive com o 4.1, está comigo até hoje e sem uma falha sequer.
Olá Cesar, que bacana, então é uma conversa entre a turma de "exatas" e ex-donos de 4.1 ... a propósito, eu sou Físico. Então, sob um linguajar talvez mais técnico, os "sensores" são apenas a cebolinha e o cebolão ligados ao monitoramento da injeção, a diferença toda estava na EPROM da injeção. Há também um sistema que mantem as ventoinhas ligadas mesmo com o motor e chave desligados se houvesse superaquecimento, isso os 3.0 e os 4.1 de 95 e 96 não tinham, e foi por causa do funcionamento desse sistema que me animei de fazer a tal manutenção. É inclusive muito mais fácil estragar uma ventoinha viscosa que uma eletroventoinha. Existe muita lenda urbana na área de engenharia, sustento isso pois dou aula para engenheiros, até agora nunca me mostraram cálculos ou experimentos controlados que mostrem quaisquer subdimensionamentos no projeto do 4.1 ... ai recaímos nas experiências personalíssimas, sem valor estatístico, afinal, cada carro é único. Enfim, eu nunca observei essas eventuais falhas de projeto.
Pois é, Rafael... Insisto em dizer que não havia qualquer interface original de projeto entre os sensores de temperatura da água e a injeção. Mesmo porque, em caso de superaquecimento súbito, desligar o motor de imediato seria "suicídio": Segurando a água em altas temperatura e pressão, sem circulação e/ou ventilação forçada dentro das galerias do bloco e cabeçote, seguramente haveria empeno de cabeçote e outros danos mais graves. O correto em uma situação como essa é deixar o motor girando sem carga a umas 2000 rpm para permitir a circulação através da bomba d´agua e ligar o sistema de ar quente para permitir alguma troca de calor circulando aágua através deste sistema. Você afirma que em caso de aquecimento as ventoinhas são acionadas mesmo com o motor desligado. Correto! Não apenas para o Omega, mas para qualquer automóvel refrigerado a água e equipado com ventoinhas elétricas. Viscosas vs Elétricas: Concordo contigo que as elétricas são mais duráveis e menos vulneráveis que as viscosas que equiparam os 2.0; 3.0 e 4.1 1995 (a partir de 1996 já eram elétricas). O problema não está nas ventoinhas em si e sim nos chicotes, terminais elétricos e relés de acionamento. O motor 4.1 irradia uma quantidade de calor absurda e que fica confinada sob o capo graças ao isolamento acústico. Este calor resseca esses componentes elétricos, a ventoinha não aciona e a água ferve quase imediatamente, MESMO COM A MANUTENÇÃO RIGOROSAMENTE EM DIA COMO NOS MEUS CARROS... "Lendas urbanas"... Seria surpresa para mim você ter visto alguma memória de cálculo relativa ao arrefecimento do motor 4.1: Simplesmente NÃO EXISTE! A Chevrolet brasileira simplesmente confiou na sorte e instalou o radiador DIMENSIONADO PELA OPEL no 4.1 e também nos 4 cilindros. Meu 2.0 trabalha gelado! O que também é Péssimo para o motor. Varetar radiador de Omega: JAMAIS! São de alumínio e as paredes dos dutos são extremamente finas. Não suportaria como os de latão dos Opala, Dodge V8 e outros. Seria tarefa difícil também, pois ele não possui caixas inferiores e superiores facilmente removíveis (e "resoldáveis"...) como os antigos. Em suma: Compartilho aqui minha experiência de 22 anos como proprietário de um 2.0 e de 12 anos como proprietário de um 4.1 e afirmo, sem sombra de dúvidas, apesar de não ter tido o 3.0, que ele é muito superior ao 4.1 sob todos os aspectos que mencionei no meu primeiro comentário.
César, entendo que em engenharia muitas vezes vale o dito que "na prática a teoria é outra", mas é como eu te falei, já varetei o radiador do meu OCD 4.1, sem quaisquer problemas e gerando excelente resultado. Curiosamente o 4.1 tem cebolão operando em 95/105 oC enquanto o 3.0 trabalha com 95/120 oC (mais quente). Parece até inusitado, mas já aconteceu-me: fomos obrigados a rodar quase 40km em uma Diplomata 86 4.1/s sem água (nenhuma!) e nada de empeno ou trinca de cabeçote, motor fundido ou sequer uma queima de junta. Estragar um motor 4.1 por superaquecimento é, para mim, trabalho digno de mágico ... Eu até concordo contigo que SE houver pane elétrica (fato muito mais raro que uma eventual pane em uma ventoinha viscosa) a coisa poderia ficar meio feia, mas o condutor percebe o ponteiro subindo, pára logo o carro, coloca as ventoinhas em ligação direta e segue em frente: o que no 3.0 seria fim de viagem. Por fim, sem ser pedante, gostaria de lembrar que foi a Lotus quem redesenhou o 4.1 SFI (injetado) e não a GMB, por isso mesmo, não me admira a engenharia brasileira sequer saber a fundo dos parâmetros do tal projeto. Mas não subestime a Lotus: já havia ficado demonstrado na Europa que o radiador do 3.0 (C30NE) suportava tranquilamente no Irmscher Senator um motor de 4.0L (C40SE), não foi uma mera "enjambração".
concordo com quase tudo q falou ,mais o 4.1 depois de reformulado tem velocidade final maior doque o 3.0 sim.isso está no comparativo de época entre os dois .
na minha opniao... o 3.0 é muito melhor, mais eficiente, motor roda mais liso, aceleração é progressiva e acima dos 3mil parece que liga uma turbina que tava escondida no porta malas... o que "queimou" o 3.0 é a falta de torque, e brasileiro quer andar em 5º marcha à 40km/h entao nao adianta mesmo... o 4.1 tem 3cv a mais do que o 3.0... claro que o torque, aspero que o 4.1 é, mas a progressao do 3.0 é animal... mas omega é omega.!
@@mateusmedeiros7874,o 4.1 arranca na frente por ter mais torque e de final andam quase iguais por terem apenas 3 cv de diferença-3.0(165 cv) 4.1(168 cv)
olá amigo s fãs d Omega como eu, tenho uma suprema 96 4.1,e tenho dúvidas sobre os amortecedores Max air q vinham de fábrica,nao tem muita informação sobre isto na net se alguém tiver algo falando sobre isto me mande por favor
Olá amigo obrigado pela explicação eu entendi a diferença do 3.0 alemão e o 4.1 brasileiro o defeito do 3.0 é o mercado de peças e mas difícil principalmente pra quem mora no nordeste o 4.1 é mas fácil de concertar e as peças são mas fácies de encontrar na minha opinião carro é Chevrolet
Comprei um 3.0 com motor trancado, e não me arrependo, não encontrei dificuldade nenhuma com as peças, vou botar bomba de óleo periferica e ignição por centelha perdida, e acabam os incovenientes.
viajar subindo a serra meu 4.1 deixou Corola e Civic no chinelo... mas tenho vontade de ter os dois modelos...pena nao ter grana suficiente 4.1 ou 3.0? ...os dois...hehe
Eu ja tive o 3.0 automático e meu filho filmo no celular nós em 5 pessoas , com ar ligado e no gaz a 220 km/h. depois de 4 anos vendi e comprei um 4.1 que fiquei por 1 ano e agora a 6 anos tenho um 3.8. por isso perguntei oque vc tem a explicar do 3.8 v 6
O 4.1 devido ser nacional, é o mesmo motor do opala. Quando os motores opel 3.0 ficaram muito caros de serem importados da Alemanha, a GM enviou o motor 4100 do opalao para a Lotus na “terra dos cangurus”, e aí o mesmo teve algumas modificações e voltou para linha de produção da GM. O 4.1 tem a robustez de um OHC com o desempenho de um Lotus. O 3.0 também é um motorzão, excelente desempenho, o ronco mais bonito rsr... mas por ser importado preocupa na questão de peças e manutenção, aspectos que o 4.1 é mais “de boa” por ser nacional.
Boa noite Vitor Hugo ...bom vamos la eu tenho um omega cd 4.1 98 carro comigo a 7 anos carro perfeito em tudo mais agora estou com um defeito que está me deixando doido da fiz de tudo nela para tentar resolver ...Pois é Ele tem uma falha a 1.500rpm so em 1.500 ele da uma falha nos demais nao ocorre esse tipo de anomalia ...teria como vc me ajudar com esse tipo de encoveniente ..obrigado
Tudo bem! Não tem como dizer qual é o melhor! Concordo!!! Mas a pergunta de fato é: temos dois omegas parados no sinal vermelho! Quando abrir, quem chegará na curva primeiro? O 3.0 ou o 4.1! Eu acho que é o 3.0, pq tem motor de carro, não de caminhão!
Eu acho mto foda o motor 3.0, o ronco é show, mais bonito que o do 4.1, pq lembra aqueles motores japoneses que equipavam Skyline, o ronco é foda ! Pena que é um motor ruim de pegar pela falta de peças... mas como adaptação em Opalas por exemplo deve ficar show !
já tive os dois posso falar com propriedade o 4.1 é b2m mais canela sem falar que o 3.0 as peças são difíceis de achar e caricimas e na hora de revenda 4.1 supera
Muito bom, só acho que pode atrapalhar a tua frase onde fala que o Omega foi extinto na Europa, já que neste ano ocorreu apenas o lançamento da nova geração, e não o fim do Omega. Abraço.
Tem como comparar sim, é só ponderar notas para as variáveis: Performance em aceleração Performance em retomadas Economia combustível Suavidade / vibração Sensação de resposta Manutenção preventiva e custos Manutenção corretiva e custos Durabilidade e confiabilidade. Verão que o 3.0 vence friamente nas notas. Aí cada um pondera o que é mais importante para si própria e ajusta as notas para a aplicação pessoal. Simples…. Mas não tão fácil e direto….
Sei que hoje, nos "novos tempos", é a vez dos motorzinhos de três ou quatro cilindros, com meia dúzia de hp´s. Mas é que sou "véio". Sou das "antigas". Daí já viu, né?: Quanto Maior Melhor. Só o ronco do 4.1 já faz o povo virar o pescoço. O meu tem escapamentos 6x2 até o final (separados)... ficou "rugindo".
boa tarde,voce ja viu o omega de alguém tranqueando direto parecendo q vai quebrar a caixa?O meu da essa falha na baixa e se eu soltar o acelerador,se puder ver com seus amigos a respeito me ajudaria muito.Parabéns pelo canal.
É um assunto muito polêmico, eu pessoalmente prefiro o 3.0 justamente pela pegada mais esportiva, quando ele passa dos 3500rpm é um tesão parece uma fera que acabou de ganhar a sua liberdade, muito boa a pegada desse motor. E o 4.1 em baixa não tem como comentar, é um puta motor.
Eu tenho um cd 4.1 e meu irmão tem um 3.0 diamond,e o que dá pra perceber é que a partir de 4000 rpm o 4.1 nao têm mais motor, enquanto que o 3.0 tem motor até 6000rpm,e se insistir chega fácil nos 7mil rpm.em todos os testes que fizemos com os dois o 3.0 leva melhor.
Exatamente tive uma suprema diamond 3.0 e um 4.1 juntos eu me arrependo até hj de ter vendido minha suprema 😔
3.0 lotus é um motor desenvolvido pra corridas onde trabalha o tempo todo em alta rotação porisso ele em baixa tem pouco torque ja na estrada anda muito bem
Além de que o 4100 é varetado .
Gostei da explicação. Já tive os dois... O 3.0 sentia uma maior economia de combustível, realmente é um motor girador, mas confesso que tinha receio das peças... O 4.1 muito robusto, ronco de opala, torque extra, menos medo do motor. Hoje se fosse pegar outro, iria de 4.1I.
Perfeita a explicação!!! Verdade pura . Tenho uma suprema 3.0 a 13 anos. Comprei com 80 mil kilometros hoje tem 300 mil kilometros motor nunca aberto . parece o mesmo motor de quando comprei. pura verdade o motor em alto rpm é outro motor .Parabéns pela explicação.
Tá com ela ainda? Tem quantos km agora?
Sim. Não vendo não. 365mil KM.
As diferenças não ficam so no motor. A relação do diferencial também difere no 3.0 pro 4.1; altura da suspensão; sistema de ignição... Mas ambos andam muito e são motores bastante confiáveis.
Omega é omega independente de motor tenho um 3.0 mais poderia ser 4.1 2.2 com teto sem teto solar pra mim o simples fato de ser omega já basta.
Vrdd roberto .eu tenho um 2.2 e um 3.0 e agora comprei um leaozinho .mas omega é omega
Omega é 4.1 disparaaado!!!
NOOBFLA10 Bom omega 4.1 é muito bom... disparado não sei, pq tem o motor da opel alemã.. mais ambos são bons... assim como os 2.0 e 2.2 motor de vectra... definindo omega é bom.
Vídeo muito bom.. tenho um Diamond a 15 anos e posso concluir que os problemas do Omega são bem mais elétricos que mecânicos...
Tenho um 4.1 há 10 anos não vendo não troco e quem tem outro modelo deve tbem estar satisfeito independente do motor isso é pessoal,parabéns para quem gosta e tem um.Vlw.
Excelente comentários Vitor. Parabéns. Para quem quiser ver a diferença de motor 3.0 vs 4.1, experimentem o diferencial do 3.0 no 4.1. Pelo maior torque a GM alongou muito o diferencial do 4.1, qdo vc monta o do 3.0 o carro fica brutal, velocidade máxima melhora, enche a quinta marcha. Melhor e mais barato do que chip, taxa, turbo... Só precisa ajustar o velocímetro.
Olha só! Eu tinha testado isso no simulador Race. Realmente o 4.1 ficava animal de arrancada e retomada. Bom saber de um caso real. Tem vídeos? Se não, tem como fazer uns?
4.1 mais longo pq e motor de baixa
Bom esclarecimento. Fácil de entender. Parabéns !!!
Muito bom o vídeo, esclarece algumas dúvidas sobre os dois motores, muitas vezes eu ouvia de algumas pessoas que o Omega 3.0 era superior ao 4.1.
Parabéns Vitão, teus videos estão sensacionais irmão !!!
Falou tudo, eu tenho um 3.0 e sua explicação foi nota 10, amigo se possível me mande aquele link da adaptação do painel digital ok, forte abraço.
Excelente explicação, tinha muita dúvida sobre isso.
É uma conversa interminável. Fazem 11 anos que tenho Omega, 10 anos que participo do Omega Clube, e esta conversa sempre surge, veja bem, "sempre surge". E por mais que você explique que ambos não são "concorrentes", sempre tem gente falando "3.0 anda mais que 4.1". Isto cansa, na maioria das vezes.
Como o Alexandre ( Boss ) me disse uma vez.
"Quer saber qual anda mais? Coloca dois carros do mesmo nível de cuidado, um andando lado a lado com o outro, vais saber qual anda mais".
Primeiro lugar, o cara que diz "tal versão anda mais que a outra", não é um apaixonado, é um cara que quer simplesmente dizer que "possui a melhor versão do carro", pra mim isto é ser tosco!
Existem revistas da 4 rodas que fizeram testes na época, comprovando números de cada uma das versões...
Assim sendo, aproveite o clássico, curta o Omega como ele merece, independente da versão dele
Vitor Hugo Este vídeo foi sensacional, meus parabéns pelas respostas, e se me permite, vou organizar um material para falar sobre o mesmo assunto em um próximo vídeo.
Abraço meu amigo!
3.0 é melhor em tudo, lotus.. Som do 4.1 é baixo, giro baixo..
O proprio 4.1 é do opala, so veio pq acabou o 3.0 na europa e acabou para cá também
Excelente explicação. Acredito que voce esclareceu uma duvida entre muitos proprietários desta maquina. Eu por exemplo sempre quiz saber porque o pessoal comentava que um seria melhor do que o outro. Agora estou ciente. Abraço !
muito bom o vídeo. a abordagem é essa mesmo. eu tenho hj um 3.0 e já tive o 4100. são apenas diferentes, só, e é uma questão de se adaptar a rodagem. Para o dia a dia, por exemplo, acho que o 2.0 é o ideal. Na Alemanha, no lançamento, se poderia optar até, pelo 1.8L nas versões GL que vinham claro, sem ar-condicionado, apenas ar-quente.
Sou 3000 há 12 anos. A "dificuldade" de peças para ele é a mesma do 4100. Meu 3.0 foi retificado em 2009, por mau uso no antigo proprietário; encontrei as peças com facilidade. Independente do motor, viva o ABSOLUTO!!
Nossa, é mesmo ?
Gosto de estrada e de carros firmes e que transmitam confiança nesse regime além de ser bom de ultrapassagens. Na cidade eu ando bem de boas e só acelero em subidas, então um carro de autobahn seria perfeito, por isso 3.0 foi o que eu sempre desejei !
Pelo que a mídia especializada dava a entender o alemão era brilhante mas sempre houve essa discussão acirrada sobre quem anda mais e muita gente rasgava elogios ao 4.1 e eu sempre tive medo não do preço mas justamente de encontra peças para o 3 ponto.
Ainda pretendo ter um e se puder, os dois, a tendencia é: um 3 ponto manual e uma 4.1 suprema auto : )
ótima explicação direta e objetiva. Vai do gosto de cada um
Porra véi,ótima explicação. 1 inscrito á mais
Bruno Barreto opa, vlw cara!! abraço!
+Vitor Hugo Olá irmão cara a quela vituinha que está no ômega do seu irmão e 2.2 pega no ômega 4.1 ou não qual posso coloca nele irmão um forte tinha valado com o vededor no mercado livre ele desse que essa que está no seu ômega pega no 4.1 12 polegada fico no aguardo irmão!
Gostei muito da explicação e oque vc tem a fala do 3.8 v6.
o melhor e o que cada um tem
tenho um cd 3.0, motor liso, torque elástico, sobe giro pra vale, um Omega na sua essência.
Jovem pretendo pegar um ômega tbm...tô namorando um 3.0 minha pergunta é, com relação a manutenção desse motor, é de boa para achar peças e tals ou é mais complicado? Desde já agradeço abraço 🙂
@@mateusfrancisco9482 Todo carro que não é popular é mais difícil achar peça, o lance é que o omega não quebra, logo não precisa de peça, mas o trivial acha fácil sim e não é muito caro
@@Diarake oq seria trivial mam? Não manjo muito sobre ômega 😅 no momento tenho uma Marea week 2.4 já aprendi muita coisa sobre esse carro...mas quero entrar pro mundo dos ômega agora✌️
@@mateusfrancisco9482 já tive um marea tbm, omega é bem mais fácil, trivial é pastilha, correia, mangueiras, suspensão, filtros, essas coisas que gastam e realmente dão manutenção, pq motor e câmbio não quebra
Amigo, parabéns. Eu sempre falo isso pras pessoas que me perguntam.
Eu tenho um 4.1 e meu pai tem um Suprema 3.0. E sempre surgem as perguntas, comparações e mitos. Especialmente dos que querem depreciar o carro pq tem uma ponta de inveja mas não tem coragem de tentar ter e MANTER um!
E a minha resposta basicamente é: Não é que seja um melhor do que o outro, mas simplesmente são diferentes.
muita boa e técnica a explicaçao. Parabens!!
Qe da hora esse vídeo e esses comentários top ,aprendi muito com vc obrigado ,tenho um sonho qe é ter um ômega 🙏👏👏👏
simples e objetivo... meus sinceros parabéns pela explicação!
William Galdino vlw William, grande abraço!
Olá Vitor Hugo, gostei muito da sua explicação, sobre o motor do omega 3.0 e 4.1...
O Omega é muito cobiçado até hoje...Tive 3...Suprema 3.0 Diamond Vinho(vermelho Goia)
Omega CD 3.0 Azul
Omega GLS Vinho
O gls foi furtado enfrente de casa em SP...
A Suprema e o CD ficaram parados em SP por 2 anos e meio pois mudei para Minas e deixei os dois lá...Funcionando perfeitamente...
Fui lá em agosto passado para vender o CD......Quase 3 anos parado e foi só bater um WD na TBI pra funcionar...Os dois
Vendi o Azul por 3 mil e tinha mais 3.200 de docs....
A Suprema vou trazer para Minas e ela nunca mais terá outro dono...É xodó
Omega é Omega
Amigo nunca recuperaste o GLS?
Sempre tem como compara sim, porq tem muitos q defendem o 4.1 e outros defendem o 3.0 mais ao meu ver omega é omega mais gostaria sim de saber qual a diferença entre os motores e suas expecificações pra escolher entre os dois.
Fala Vitor, beleza ? Também sou do OC, só que de São Paulo. Muito bem colocadas suas observações, mas acho que você deveria ressaltar das dificuldades em achar peças para os motores 3.0. Diferentes do 4.1, que existem em maior quantidade. Se você precisar de uma bomba de óleo para um 3.0 ai a coisa complica mais. Tive um 3.0 e hoje tenho um 4.1 que já me levou até o Atacama, Bariloche, Puerto Varas e quase perto do Peru. Sem duvida nenhuma um ótimo carro....
Paulo Martinelli sim, eu tbm escolheria o 4.1 por esse motivo...
obrigado por ter esclarecido, confesso que não sabia
Exatamente isso. Perfeita a explicação!!!
cara muito legal as comparações
tenho um 3.0 automatico e é bem isso q vc falou em alta ele mantem de boa
Parabéns, video sem muitas delongas e esclarecedor, cada motor com seu proposito.
Muito bom, tenho o meu 4.1 lindo na capa do meu TH-cam, também do clube ..
Excelente explicação! Adoro carros, já tive muitos. Omega ainda não.
Boa noite tenho um ômega 98 4.1 queria saber qual o regime de tempestatura que ele trabalha no painel itálico
Show de bolca, cara. Ótima explicação.
Otimo vídeo, gostaria de ver um outro sobre o motor 3.6 ... e sobre as versões cangurus em geral. Grato
O 3.6 que equipou a colorado americana ( nossa S10 ) e a captiva .
Show!! quero comprar um...sou apaixonado pelo OMEGA, tenho um Vectra 97 e, quero um OMEGA para começar a minha Coleção..kkk sem gás..é difícil de achar, mais , vou conseguir...tmj
Boas observações, mas não se pode deixar de dizer que o motor 3.0 L do Omega existe desde o Rekord que deu origem ao Opala, com deslocamento de 2.2 L, e já com seis cilindros. É um motor modular como o 4.1 L que foi usado aqui no Brasil. Ambos tinham versôes tanto de 4 cilindros, quanto de 6 cilindros, mas com concepções bem diferentes. O 3.0 L tem comando no cabeçote, curiosamente em posição lateral, acionando as válvulas através de balancins. O 4.1 L possui comando de válvulas no bloco, acionado por engrenagem, e acionando varetas que movimentam balancins no cabeçote. Curiosamente, mesmo sendo maior, o 4.1 L é mais leve, em torno de 35 kg a menos do que o 3.0 L.
+airoxide
Que interessante amigo. Não sabia dessa diferença de peso.
Vlw por compartilhar
jurava q o 4.1 era mais pesado kkkk ,bem estranho msm
Será que é porque a GM pediu pra Lotus diminuir o peso do motor do Opala, ao moderniza-lo?
Não. É característica de projeto. Sempre teve a mesma massa.
Que eu saiba a Lotus diminuiu o peso dos componentes internos e até deu uma estreitada no bloco do 4.1 pro Omega
Parabéns pelo vídeo, muito bom.Ajudou muito
mah pelo sotaque do guri nem precisa dizer que ele é do Sul, tchê!!!! parabéns pela explicação
É isso aí! O 4.1 parece um motor elétrico em relação ao torque. Por isso eu gosto mais dele. O 3.0 viaja em giro mais alto com motor mais sereno, devido à excelente r/l, e baita disposição.... Mas, porém, contudo, todavia, não lembro de ter sentido falta de fôlego no 4.1 cortando giro a 200 em quarta ou indo fácil de 140 a 210 em quinta. Hehe!
Diego Rodrigues Sim, pras estradas Brasileiras, o 4.1 é mais apropriado
Diego Rodrigues Completamente correto meu amigo! :)
E aquela retomada em 3a de 40 km/h até 150km/h? Aquilo nem carro turbo "moderno e original" faz igual ;-)
O ômega foi projetado p usar o 3.0, já o motor 4.1 foi adaptado p ser usado nele.
Tive vários, de ambos os motores e fico c o 3.0, q é mais durável, econômico e confiável.
Adaptações à parte.
A história que ouvi foi exatamente essa. 3.0 importado da Europa pela GM. Daí os caras tiraram de linha o motor, pois pra eles já estaria ultrapassado e a GM que tava vendendo muito, pra não abandonar o projeto que dava show, pegou sua engenharia, ressuscitou aquele motor do opala que tinha seus 2 mil anos e colocou no omega 4.1. Tanto que o 3.0 é SOHC e o 4.1 comando no bloco, ventoinha pra tudo que é lugar porque o bicho esquenta igual o sol. Mas ao final das contas ambos criaram seu admiradores.
Isso mesmo não tem como comparar!
sou mais um feliz propietario de omga o meu e 95 azul painel digital teto solar detalhes em madeira rebaixado com os dois canos serrados embaixo dos pedais rodas tsw 17 fasso cortar giro e tmbem ando a20 p hra em quarta marcha meu 4.1 meu xodo... e da mulherada tbem kkkk
Hehe Concordo Plenamente Vai Pela Necessidade eO Gosto De Cada Um !!! Abraços
Na realidade todos os Ômegas entrega conforto e luxo. São ótimos veículos cuja a mecânica e confiável de menos as caixas altomaticas, tirando isso quem tem um ômega hoje conserva pois isso vale ouro. Aqui em MG.
Excelente explicação, muito bom o vídeo.
Tive um maravilhoso 3.0 automatico... Uma delicia, o unico porem é sua barra central de direçao, nao suporta o peso do carro e tem q ser trocada constantemente
Depende muito da região onde o proprietário vive, sou do interior do Paraná e aqui se vê mais 2.0 do que qualquer outro, e isso torna mais difícil em encontrar peças de motores maiores.
Tanto o 4.1 adequado para a realidade brasileira, quanto o eficiente 3.0 são bons.
Foi o melhor Chevrolet construído no Brasil e meio que roubavam as vendas dos alemães importados devido ao carisma que a marca tinha.
falou tudo tenho um 3.0 com sensor de potencia uso o 91 dentro da cidade e muito economico e 95 nas estradas que tambem e economico mas quando e pra correr nao tem pra ninguem
Tenho um projeto para um carro feito do zero. Qual melhor desses dois motores? Será como um Lotus. Carro pequeno e rápido, de preferência turbo.
E combinado a sua nova transmissão automática 6L50 de 6 marchas de trocas sequenciais, o grande sedã de tração traseira era capaz de ir de 0 a100 km/h em 7,8 segundos e tinha velocidade máxima limitada eletronicamente a 235 km/h.
Vitor Hugo o motor 3.0 C30NE ele aguenta o turbo e supercharger pode colocar filtro de àr esportivo esse 6 canecos é confiàvel não dar muita dor de cabeça é fácil de manter pelo motor ser importado
Me diz por favor
Eu tenho uma 4.1 e funciona muito bem no gnv
Tenho Omega "só" há 22 anos... Tenho um 1994 GLS 2.0 Vermelho Schumann, com todos opcionais + teto, nosso desde 0km. Tivemos também um CD 4.1 Verde West adquirido com pouco mais de um ano em 1998.
Bom, sou muito fã desses carros, tanto é que preservo meu 1994 até hoje. Já guiei todas as versões e motorizações. Minha opinião? 3.0, sem sombras de dúvidas! O problema hoje são as peças. Acho todo o conjunto mecânico muito harmônico e projetado para o carro. O 4.1 considero muito áspero e com um agravante muito sério principalmente nos fabricados a partir de 1996: Sistema de arrefecimento insuficiente para o motor. A Chevrolet brasileira utilizou basicamente o mesmo sistema de arrefecimento do 3.0 em TODAS as motorizações, inclusive o radiador. O meu 2.0 trabalha gelado, o que é péssimo para o motor. Ainda está com o radiador, ventoinha viscosa e bomba d'agua de fábrica apesar dos 22 anos e 260.000km. Já o 4.1 1997... Superaquecimentos eram frequentes desde novo. Queimava junta de cabeçote estourava radiador, uma verdadeira m.....! Nos 4.1 1995 o problema não é tão grave, pois a ventoinha viscosa foi mantida. Nos 4.1 1996 em diante, como era o caso do meu 1997, duas ventoinhas elétricas... Acontecia a seguinte reação em cadeia (já vi em vários, não só no meu): O motor irradia muito calor, principalmente em cidades de clima quente como a minha. Os chicotes e relés de acionamento das ventoinhas se aquecem, ressecam e surgem os mau contatos. BASTA UMA DAS DUAS VENTOINHAS FALHAR MOMENTANEAMENTE QUE O MOTOR FERVE...
Em suma: única vantagem que vejo no 4.1 é o torque em baixa. Em contrapartida, não é um carro de concepção urbana... Acho o 3.0 muito mais equilibrado, estável, desempenho comparável ao do 4.1 e rodar macio, estabilidade e até consumo comparáveis aos 4 cilindros. Enfim: Motor e seus periféricos, principalmente sistema de arrefecimento, projetados para o carro. Não adaptados e mal adaptados de última hora como foi o 4.1...
Bem, eu tive um CD 4.1 manual 1997, adquirido em 2011, fiquei com o carro por felizes 4 anos. Este problema de arrefecimento que você reportou, posso garantir-lhe, é de má manutenção e não do projeto: o radiador tem sim de estar sempre bem limpo e com aditivo apropriado, deve-se limpar varetando dutos se necessário, e os sensores (cebolinhas) tem de estar em ordem. Fiz essa manutenção preventiva quando comprei e nunca tive problemas. Inclusive o 4.1 já tinha em 1997 sensores para autodesligar em caso de superaquecimento, é impossível fundir aquele motor, exceto por falta de óleo. Tenho inclusive uma curiosa história de uma antiga Diplomata 4.1/s nossa, pelos idos dos anos 80, que rodou por 35km sem água (não havia socorro na estrada) ... não houve quaisquer danos, nem cabeçote empenou e ela ainda rodou conosco mais 100.000 km antes de ser vendida. O real problema do 4.1 é o consumo, esse sim assustador, mas fazer o que? Tudo tem seu preço ;-)
Caro Rafael Frigori, adquirimos o 4.1 Verde West em 1998 com cerca de 5 mil km e fiquei com ele até 2010. Posso lhe garantir três coisas: 1) A manutenção foi executada impecavelmente durante os longos 12 anos que fiquei com ele e apenas em autorizadas Chevrolet. Sou engenheiro mecânico, sempre acompanhei de perto e com muita exigência; 2) Isso que você disse sobre "sensores de autodeslilagamento", afirmo com muita propriedade, que: simplesmente NÃO EXISTEM; 3) Sustento tudo que afirmei sobre os problemas críticos de arrefecimento desta versão provocados pelo subdimensionamento do radiador e periféricos que foram projetados para o motor 3.0.
Meu 2.0 1994 Vermelho Schumann, adquirido 0km há 22 anos e com o mesmo critério de manutenção que tive com o 4.1, está comigo até hoje e sem uma falha sequer.
Olá Cesar, que bacana, então é uma conversa entre a turma de "exatas" e ex-donos de 4.1 ... a propósito, eu sou Físico. Então, sob um linguajar talvez mais técnico, os "sensores" são apenas a cebolinha e o cebolão ligados ao monitoramento da injeção, a diferença toda estava na EPROM da injeção. Há também um sistema que mantem as ventoinhas ligadas mesmo com o motor e chave desligados se houvesse superaquecimento, isso os 3.0 e os 4.1 de 95 e 96 não tinham, e foi por causa do funcionamento desse sistema que me animei de fazer a tal manutenção. É inclusive muito mais fácil estragar uma ventoinha viscosa que uma eletroventoinha. Existe muita lenda urbana na área de engenharia, sustento isso pois dou aula para engenheiros, até agora nunca me mostraram cálculos ou experimentos controlados que mostrem quaisquer subdimensionamentos no projeto do 4.1 ... ai recaímos nas experiências personalíssimas, sem valor estatístico, afinal, cada carro é único. Enfim, eu nunca observei essas eventuais falhas de projeto.
Pois é, Rafael... Insisto em dizer que não havia qualquer interface original de projeto entre os sensores de temperatura da água e a injeção. Mesmo porque, em caso de superaquecimento súbito, desligar o motor de imediato seria "suicídio": Segurando a água em altas temperatura e pressão, sem circulação e/ou ventilação forçada dentro das galerias do bloco e cabeçote, seguramente haveria empeno de cabeçote e outros danos mais graves. O correto em uma situação como essa é deixar o motor girando sem carga a umas 2000 rpm para permitir a circulação através da bomba d´agua e ligar o sistema de ar quente para permitir alguma troca de calor circulando aágua através deste sistema.
Você afirma que em caso de aquecimento as ventoinhas são acionadas mesmo com o motor desligado. Correto! Não apenas para o Omega, mas para qualquer automóvel refrigerado a água e equipado com ventoinhas elétricas.
Viscosas vs Elétricas: Concordo contigo que as elétricas são mais duráveis e menos vulneráveis que as viscosas que equiparam os 2.0; 3.0 e 4.1 1995 (a partir de 1996 já eram elétricas). O problema não está nas ventoinhas em si e sim nos chicotes, terminais elétricos e relés de acionamento. O motor 4.1 irradia uma quantidade de calor absurda e que fica confinada sob o capo graças ao isolamento acústico. Este calor resseca esses componentes elétricos, a ventoinha não aciona e a água ferve quase imediatamente, MESMO COM A MANUTENÇÃO RIGOROSAMENTE EM DIA COMO NOS MEUS CARROS...
"Lendas urbanas"... Seria surpresa para mim você ter visto alguma memória de cálculo relativa ao arrefecimento do motor 4.1: Simplesmente NÃO EXISTE! A Chevrolet brasileira simplesmente confiou na sorte e instalou o radiador DIMENSIONADO PELA OPEL no 4.1 e também nos 4 cilindros. Meu 2.0 trabalha gelado! O que também é Péssimo para o motor.
Varetar radiador de Omega: JAMAIS! São de alumínio e as paredes dos dutos são extremamente finas. Não suportaria como os de latão dos Opala, Dodge V8 e outros. Seria tarefa difícil também, pois ele não possui caixas inferiores e superiores facilmente removíveis (e "resoldáveis"...) como os antigos.
Em suma: Compartilho aqui minha experiência de 22 anos como proprietário de um 2.0 e de 12 anos como proprietário de um 4.1 e afirmo, sem sombra de dúvidas, apesar de não ter tido o 3.0, que ele é muito superior ao 4.1 sob todos os aspectos que mencionei no meu primeiro comentário.
César, entendo que em engenharia muitas vezes vale o dito que "na prática a teoria é outra", mas é como eu te falei, já varetei o radiador do meu OCD 4.1, sem quaisquer problemas e gerando excelente resultado. Curiosamente o 4.1 tem cebolão operando em 95/105 oC enquanto o 3.0 trabalha com 95/120 oC (mais quente). Parece até inusitado, mas já aconteceu-me: fomos obrigados a rodar quase 40km em uma Diplomata 86 4.1/s sem água (nenhuma!) e nada de empeno ou trinca de cabeçote, motor fundido ou sequer uma queima de junta. Estragar um motor 4.1 por superaquecimento é, para mim, trabalho digno de mágico ...
Eu até concordo contigo que SE houver pane elétrica (fato muito mais raro que uma eventual pane em uma ventoinha viscosa) a coisa poderia ficar meio feia, mas o condutor percebe o ponteiro subindo, pára logo o carro, coloca as ventoinhas em ligação direta e segue em frente: o que no 3.0 seria fim de viagem.
Por fim, sem ser pedante, gostaria de lembrar que foi a Lotus quem redesenhou o 4.1 SFI (injetado) e não a GMB, por isso mesmo, não me admira a engenharia brasileira sequer saber a fundo dos parâmetros do tal projeto. Mas não subestime a Lotus: já havia ficado demonstrado na Europa que o radiador do 3.0 (C30NE) suportava tranquilamente no Irmscher Senator um motor de 4.0L (C40SE), não foi uma mera "enjambração".
pra mim tanto o 4cc quanto o 6cc sao excelentes tendo um GM OMEGA E O QUE VALE KKSS VLW ABRAÇOOS!!!
Atualmente tenho um 4.1...é muito top..hj em dia muito simples dar potência em alto giro pra esse motor...um remape resolve
Poise, to com um 4.1 que comprei a 4 meses, já to com um chip de potência pra instalar, vamos testar a diferença
@@Vitorhugoroyerjá instalou? Como ficou? Mta diferença ?
podia comparar o 2.0 e o 2.2 tbm né?
no momento tenho um 2.0 mas sou louco por 3.0, logo pretendo comprar um 3.0 pra mim!
O ronco do 4.1 e outro nível
Caramba eu tive o prazer de ter um 3.0 era muito bom de tocar o bicho!!
Boa tarde Vitor! Qual a velocidade máxima dos motores 3.0 e 4.1, com câmbio mecânico e câmbio automático! Boa tarde e obrigado pela sua gentileza!
concordo com quase tudo q falou ,mais o 4.1 depois de reformulado tem velocidade final maior doque o 3.0 sim.isso está no comparativo de época entre os dois .
na minha opniao... o 3.0 é muito melhor, mais eficiente, motor roda mais liso, aceleração é progressiva e acima dos 3mil parece que liga uma turbina que tava escondida no porta malas... o que "queimou" o 3.0 é a falta de torque, e brasileiro quer andar em 5º marcha à 40km/h entao nao adianta mesmo... o 4.1 tem 3cv a mais do que o 3.0... claro que o torque, aspero que o 4.1 é, mas a progressao do 3.0 é animal... mas omega é omega.!
Meu tio anda em 5º marcha a 35km/h na faixa direita na cidade.
O 4.1 anda MUITO mais que o 3.0. Mas muuuuuuuuuuuuuuuito mais memso. Tá longe de ser só torque.
Eduardo Teixeira. Da uma olhadinha no link e veras que nao tem muita diferença. Fica elas por elas!
@@edumteixeira Só na sua cabeça que o 4.1 anda mais na Br o 3.0 some.
@@mateusmedeiros7874,o 4.1 arranca na frente por ter mais torque e de final andam quase iguais por terem apenas 3 cv de diferença-3.0(165 cv) 4.1(168 cv)
olá amigo s fãs d Omega como eu, tenho uma suprema 96 4.1,e tenho dúvidas sobre os amortecedores Max air q vinham de fábrica,nao tem muita informação sobre isto na net se alguém tiver algo falando sobre isto me mande por favor
Olá amigo obrigado pela explicação eu entendi a diferença do 3.0 alemão e o 4.1 brasileiro o defeito do 3.0 é o mercado de peças e mas difícil principalmente pra quem mora no nordeste o 4.1 é mas fácil de concertar e as peças são mas fácies de encontrar na minha opinião carro é Chevrolet
Comprei um 3.0 com motor trancado, e não me arrependo, não encontrei dificuldade nenhuma com as peças, vou botar bomba de óleo periferica e ignição por centelha perdida, e acabam os incovenientes.
viajar subindo a serra meu 4.1 deixou Corola e Civic no chinelo...
mas tenho vontade de ter os dois modelos...pena nao ter grana suficiente
4.1 ou 3.0? ...os dois...hehe
Mecânica de Garagem Melhor resposta!!!
É claro que ele ganhou do Corolla e só Civic na reta, afinal ele tem 12 kilos a mais de torque caraio e é um V6, eles nem concorrem entre si.
A marca do motor 3.0 e 4.1 do Omega é a mesma marca que fabricou o 2.0 e o 2.2 dele, e também que fabricou o motor do Monza, a OHC???
Qual motor pra manobra vc sugere 3.0 ou 4.1
O mais barato e o 4.1 porém eu prefiro o 3.0 por causa do giro! E só por o diferencial de 4 cilindros e 1 bomba 12 bar! Vai de boa
Ok, entendi...mas se o 4.1 é bom em baixa e ruim de final, não ficaria melhor com turbo? Quanto gastaria em cada motor para turbinar?
Eu ja tive o 3.0 automático e meu filho filmo no celular nós em 5 pessoas , com ar ligado e no gaz a 220 km/h. depois de 4 anos vendi e comprei um 4.1 que fiquei por 1 ano e agora a 6 anos tenho um 3.8. por isso perguntei oque vc tem a explicar do 3.8 v 6
Explicou tudo parabéns vc aconslha pegar um 4.1 p/ ser mas barato a manutenção ??
Em questão das peças e manutenção em geral, qual o mais "fácil" de manter?
O 4.1 devido ser nacional, é o mesmo motor do opala. Quando os motores opel 3.0 ficaram muito caros de serem importados da Alemanha, a GM enviou o motor 4100 do opalao para a Lotus na “terra dos cangurus”, e aí o mesmo teve algumas modificações e voltou para linha de produção da GM. O 4.1 tem a robustez de um OHC com o desempenho de um Lotus. O 3.0 também é um motorzão, excelente desempenho, o ronco mais bonito rsr... mas por ser importado preocupa na questão de peças e manutenção, aspectos que o 4.1 é mais “de boa” por ser nacional.
Boa noite Vitor Hugo ...bom vamos la eu tenho um omega cd 4.1 98 carro comigo a 7 anos carro perfeito em tudo mais agora estou com um defeito que está me deixando doido da fiz de tudo nela para tentar resolver ...Pois é Ele tem uma falha a 1.500rpm so em 1.500 ele da uma falha nos demais nao ocorre esse tipo de anomalia ...teria como vc me ajudar com esse tipo de encoveniente ..obrigado
Mas e pra preparar para drift, turbinar e etc... qual seria mais adequado?
@Ranier de Aquino sou fam do 3.0 mas um 2.0 turbo vai muito bem pecas mais baratas e ja tem 130 cv o a alcool
Pode ser eliminado o distribuidor do 3.0 e colocar a bobina do 4.1?
Bom vídeo, gostei muito!
Tudo bem! Não tem como dizer qual é o melhor! Concordo!!! Mas a pergunta de fato é: temos dois omegas parados no sinal vermelho! Quando abrir, quem chegará na curva primeiro? O 3.0 ou o 4.1!
Eu acho que é o 3.0, pq tem motor de carro, não de caminhão!
Valeu pela dica!
Eu acho mto foda o motor 3.0, o ronco é show, mais bonito que o do 4.1, pq lembra aqueles motores japoneses que equipavam Skyline, o ronco é foda ! Pena que é um motor ruim de pegar pela falta de peças... mas como adaptação em Opalas por exemplo deve ficar show !
já tive os dois posso falar com propriedade o 4.1 é b2m mais canela sem falar que o 3.0 as peças são difíceis de achar e caricimas e na hora de revenda 4.1 supera
Pro meu primeiro carro então vale. Amai a pena o omega 4.1 do q o 3.0 então ?
O motor 3.0 da opel é ruim para achar peça? Quebra?
Se tratando de economia, qual é o melhor? Andando a 100 km/h na estrada....
Muito bom, só acho que pode atrapalhar a tua frase onde fala que o Omega foi extinto na Europa, já que neste ano ocorreu apenas o lançamento da nova geração, e não o fim do Omega. Abraço.
Qual dos dois tem o ronco mais bonito?
Tem como comparar sim, é só ponderar notas para as variáveis:
Performance em aceleração
Performance em retomadas
Economia combustível
Suavidade / vibração
Sensação de resposta
Manutenção preventiva e custos
Manutenção corretiva e custos
Durabilidade e confiabilidade.
Verão que o 3.0 vence friamente nas notas. Aí cada um pondera o que é mais importante para si própria e ajusta as notas para a aplicação pessoal.
Simples…. Mas não tão fácil e direto….
Bom dia vitor, por favor me ajuda....tenho um ómega 4.1 já foi trocado bobina sensor de rotação.....mas não te centelhas, não arma bomba de gasolina.
Verificou sensor de rotação?
Sei que hoje, nos "novos tempos", é a vez dos motorzinhos de três ou quatro cilindros, com meia dúzia de hp´s.
Mas é que sou "véio". Sou das "antigas". Daí já viu, né?: Quanto Maior Melhor.
Só o ronco do 4.1 já faz o povo virar o pescoço. O meu tem escapamentos 6x2 até o final (separados)... ficou "rugindo".
boa tarde,voce ja viu o omega de alguém tranqueando direto parecendo q vai quebrar a caixa?O meu da essa falha na baixa e se eu soltar o acelerador,se puder ver com seus amigos a respeito me ajudaria muito.Parabéns pelo canal.
É fácil achar peças pro 3.0 ? Estou pegando um, e as pessoas fala q é difícil achar peças
preferiria o 4.1 por causa das peças. mas pelo q VC falou o 3.0 deve gastar menos na cidade
Muito bom mesmo....
Abraços
Thiago Ferreira vlw abraço!
em relacao a manutencao qual e mais cara
3.0 ou 4.1???
3.0 e mto mais cara ,mas o 3.0 vale mas a pena
É um assunto muito polêmico, eu pessoalmente prefiro o 3.0 justamente pela pegada mais esportiva, quando ele passa dos 3500rpm é um tesão parece uma fera que acabou de ganhar a sua liberdade, muito boa a pegada desse motor. E o 4.1 em baixa não tem como comentar, é um puta motor.
Ótima explicação. valeu!
Meu pai teve um 4.1 6c carro e fora de serie Da 100 a 0 em muitos carros novos !!