Você não vai baixar seu pace treinando lento
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- Se você acha que apenas rodagens leves em Z2 vão baixar o seu pace, está cometendo um erro que pode estar atrasando seus resultados. Neste vídeo, explico por que treinar em baixa intensidade sozinho não traz a performance que você deseja. Aprenda a importância dos treinos de qualidade, como planejar suas semanas com sessões intensas e equilibrar dias leves. Além disso, entenda o histórico dos métodos de treino, a influência do mercado e como fugir das modas passageiras. Quer melhorar sua corrida de verdade?
⚠️ 𝗦𝗲𝗷𝗮 𝗣𝗥𝗢 𝗲 𝘁𝗲𝗻𝗵𝗮 𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗼𝗿𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝗹 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗲𝘃𝗼𝗹𝘂𝗶𝗿 𝗻𝗮 𝗰𝗼𝗿𝗿𝗶𝗱𝗮 👉 lp.proeliteass...
OUTROS LINKS IMPORTANTES:
📜 Inscreva-se na minha newsletter gratuita: nestorrjunior....
🏃 Adquira meu playbook de Como baixar o pace na corrida: pay.kiwify.com...
Acompanhe minha rotina 👉 nestorr_jr
VÍDEOS RECOMENDADOS:
• 5 dicas para correr ma...
• Esqueça isso - Entenda...
• Três treinos para baix...
Nestor Junior
Sou treinador físico e mental de corrida, além de atleta amador. Aqui eu te ensino as estratégias e ferramentas físicas e mentais para você ter mais performance na corrida. O que baixa pace é o treino!
(00:00) Introdução: Por que só treinar leve não funciona
(00:44) Treinos de qualidade e a importância da intensidade
(04:44) Desmistificando o "treinar leve para correr rápido"
(06:19) A evolução histórica dos métodos de treino
(10:55) Por que estamos presos na "moda do Z2"?
(12:02) Como os novos treinadores se destacam com modas opostas
(14:12) A verdade sobre intensidade e evolução
(14:44) O impacto do conforto no treino e na sociedade atual
Você vai evoluir na corrida fazendo tudo:
-Tempo Run
-Ritmado
-Tiros
-Rodar leve
-Fartlek
-Longão
Variar todos esses treinos em percursos diferentes (pista, terra batida, asfalto, ladeiras, grama).
Acertar o volume certo para a sua PROVA ALVO 🎯 (Nem a mais e nem a menos)!
Conciliar tudo isso com fortalecimento específico para corredores, uma boa dieta, fisioterapia esportiva e um bom descanso entre as sessões!
(Eu ainda adiciono Pilates e hidroginástica que me ajuda na questão MENTAL)!
Concordo 100% com o comentário! É exatamente isso que eu defendo aqui 🤝
Valeu Nestor.
Eu comprei uma planilha do Dario Campos (antes do TH-cam te recomendar) e a base do treino é 1 tiro, 1 limitar e um longao. O resto completa com rodagem.
Uma coisa que os produtores de conteúdo falam pouco ou nunca falam é como começar, em que ritmo. O que seria um ritmo de rodagem, por exemplo. Tive que acumular umas boas horas de conteúdo para saber isso.
Enfim, vc é um cara que traz um conteúdo diferente, continue assim. Aquele video da tensão muscular fala o oposto do que o pessoal ai propõe nos polimentos.
PS: se tiver em condições perto da minha prova em novembro tento sua assessoria. Falo isso pq terei uma guria pequena em casa, n sei como farei para treinar.
Parabéns e sucesso
Sucesso aí na sua preparação e na nova função de ser pai, sei que não vai ser fácil.
Abração, e se conseguir, estarei te esperando na minha assessoria!
Olá sou de Osasco SP, gosto muito da sua filosofia !
Abração Vagner. Obrigado pelo comentário.
valeww!
Perfeito
Muito foda. Esse livro do jack daniels é o melhor. Já ia perguntar se conhecia…
Esse é clássico. Obrigatório estar na lista de leitura
@@nestorr_jrOnde posso conseguir? Procuro procuro e nunca acho maneiras de adquirir
Pôôô... entregou o segredo dos concorrentes! Vai aparecer qualquer dia com a boca cheia se formiga, Kkkkk
Mas falando sério agora, eu gostaria de comentar dois pontos:
- A maratona de Estocolmo, de 1912 foi completada com tempo de 2h35min. Isso é bem mais rápido do que muitos amadores conseguem hoje em dia, e os tempos seguiram baixando devagar, o que mostra que ambos os métodos ( pouca intensidade/ muita intensidade) parecem ser muito próximos em termos de resultados. Claro que para a elite essas pequenas diferenças contam, mas o Zatopek com suas 2h23 em 1952 está tão distante do amador quanto Kenneth McArthur com suas 2h35min em 1912, cada um representando provavelmente escolas opostas, a julgar pela sua linha do tempo. Então para o amador tanto faria escolher treinar pela escola de baixa intensidade ou pela escola de alta intensidade né?
- Você deve conhecer o método MAF, do Maffetone. A maior queixa para todos que o tentam é conseguir treinar tão devagar durante as primeiras semanas. Acho que até o Mark Allen precisava caminhar no início, para não deixar sua frequência cardíaca ultrapassar seu primeiro limiar, que é o que a formula do número MAF te informa, algo que é basicamente o topo da Z2 ou pouco abaixo, dependendo da fórmula usada para calcular a zonas.
Então não sei não se essa visão de que as pessoas estão acomodadas e por isso não querem fazer esforço é uma visão realista. O sedentário sim, é acomodado, mas quem já rompeu com o sedentarismo tende a não gostar de "freios" na sua atividade né? Mas claro, sou só um corredor amador opinando aqui, os treinadores, que são quem lida com vários alunos e podem ter uma noção melhor de qual grupo é maioria, os acomodados ou os que querem fazer todos os treinos na Z4.
Mas me parece que correr forte tem muito mais apelo, até pela forma como o leigo vê a coisa né?
Caminhar=mover-se devagar.
Correr= mover-se mais rápido.
Parece contra-intuitivo e até um tanto irracional dizer que a pessoa tem que correr lento, ainda mais em época de Instagram, Strava, em que muitos querem mostrar para os putros que correm rápido.
Então ME PARECE, não sei, que o papo CONTRA a ênfase na Z2 é justamente o representante da estratégia comercial voltada para o que as pessoas querem ouvir atualmente,e nao para a fisiologia da coisa.
Pensei a mesma coisa. Kkkk
O pessoal das acessorias vai caçar ele....
Tu não sabe como eu fico feliz de ler um comentário com esse nível de profundidade. Antes de tudo, MUITO OBRIGADO por ter se disposto a escrever e comentar.
1. As escolas de alta intensidade e baixa intensidade na verdade foram se fundindo ao longo do tempo, cada uma incorporando uma parte da outra então a melhor abordagem é conciliar as duas formas. O que eu quis dizer com esse vídeo é que ninguém corre rápido treinando lento como o mercado atual gosta de pregar, mas que sim, os treinos leves(e o volume de treino de maneira geral) tem o seu percentual na performance.
2. Bem pontuado. Eu acho que sim, as pessoas querem correr rápido, mas elas querem fazer isso sem precisar treinar forte.
Existe uma busca muito maior por atalhos do que por se aprofundar nos treinos quando falamos de baixar o tempo. As pessoas buscam tudo para baixar o tempo, menos o treinar(pelo menos é o que eu vejo na maioria). O video foi feito em relação ao discurso atual de que essas pessoas vão baixar o pace só treinando leve, quando isso não é verdade. Acho que não consegui deixar claro isso no vídeo.
O fato da rede social é mais para parecer que correr rápido, não de fato correr rápido. Sei de alguns casos de pessoas que pausam o relógio no treino intervalado ou nos longões, descansam, e depois colocam a rodar de novo para aparecer no strava um pace mais baixo. Essa pessoa não quer ser rápida, ela quer parecer rápida. Outro caso é de quem correr forte o regenerativo ou o leve para parecer que é rápido, aí na prova faz um pace ligeiramente mais rápido. Essa pessoa também não busca melhorar, busca parecer melhor.
Talvez não tenha conseguido explicar a minha ideia completa nesse vídeo, e tenha ficado insuficiente nesse ponto, de qualquer forma, obrigado pelo comentário, espero ter esclarecido um pouco mais as coisas.
Período de base não tem esse problema né?
Não. O período de base é um período a parte.
Esqueci de mencionar, mas o vídeo é para os períodos competitivos e pré-competitivos
@nestorr_jr perfeito, já estava preocupado kkkk. Inclusive tenho treino em Z2 hj. Parabéns pelo canal, apareceu nas sugestões e seu formato de explicação é incrível
Que bom que gostou da didática. Bom treino para você e obrigado por acompanhar o canal. TMJ 🤝
Oque é período de base?
Na real, depende muito da vertente que vc usa/aplica no seu treinamento, é mais difundido a escola do Jack Daniels, onde o período de base é mais focado em alto volume com uma intensidade baixa; porém, outras escolas vêm tomando destaque também. A exemplo, a escola de Peter Coe e David Martin, que começou a incluir trabalhos de limiar (Z3/Z4) mesmo em período de base, adicionando assim, mais qualidade a esse período. Outra que pode ser citada é a vertente de Marius Bakken, que implementou o Double Threshold (2 treinos de limiar no mesmo dia), a qual o atual campeão olímpico dos 5000m utiliza...e assim vai.
Não é questão de certo ou errado, tá mais pra: "qual lhe trará mais resultados", já que a sua resposta fisiológica será diferente da de outra pessoa.
Muito bom, bem analisado !!!
Da pra fazer um treino de tiro com menor volume, seguido por um treino em z2 de 40 min? Pra quem tem só 1 dia de treino de corrida
É possível fazer sim, mas um dia na semana de treino é muito pouco para quem deseja melhorar na corrida. Teria que ser no mínimo do mínimo dois, mas gosto de pelo menos três.
Perceberam a ironia do discurso?
O treinador novo indo na contramão do cenário atual pra tentar se destacar..
Acho que faltaram algumas questões nesse vídeo, igual o amigo perguntou no outro comentário, sobre intensidade em período de base. Você discorda do princípio de Pareto? Pq mesmo 3 treinos de intensidade na semana a conta não fecha.. Curti a aula de história mas não concordo com radicalidade proposta, até pq creio que seu público alvo sejam corredores amadores e/ou iniciantes, então a probabilidade de alguém se lesionar ou frustar e abandonar é considerável.
Boa colocação kkkkkkkk
- Na verdade eu não sou contra treinar leve, até porque isso é necessário, sou contra divulgar que a pessoa vai ficar rápida treinando leve. Pela dinâmica das redes sociais, as vezes a thumb e o título precisam serem mais "sensacionalistas".
- Cara, faltou bastante coisa no vídeo mesmo, algumas delas estão no vídeo que deixei recomendado no final, se tiver um tempo veja que acho que serão esclarecidas.
- Sobre intensidade no período de base, gosto de colocar algumas corridas coordenadas e uns fartleks para manter o contato com a velocidade, mas o volume é bem baixo disso, a maioria são treinos leves mesmo.
- Se a pessoa treina poucas vezes na semana, eu discordo da distribuição 80/20. Não faz sentindo para o amador.
Três treinos de intensidade na semana eu também não gosto para o amador, por isso oriento quase sempre dois. Por que três treinos de intensidade na semana a conta não fecharia?
- Sobre o público alvo, é complicado fazer vídeos que abordem toda a complexidade da corrida em um único vídeo. No último vídeo que eu fiz, se tu assistir, recomendo como a pessoa deve começar na corrida, e lá tem uma proposta totalmente diferente do que eu disse nesse vídeo, porque são públicos e objetivos diferentes.
Agradeço demais o comentário, de coração. Qualquer dúvida, manda a resposta aí que continuamos a conversa abaixo. Abração
Sabe de nada
Muito bla bla bla