#160

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ส.ค. 2024
  • Neste bitalk vamos por na balança as razões que podem estar a causar o excesso de peso nos portugueses. Por que estamos tão obesos? Somos enganados a consumir mais? Existe pouca oferta de alimentos saudáveis? Ir ao nutricionista funciona? A crise economia vai tornar-nos mais obesos? Quais são os alimentos do futuro?
    André Santos é Co-founder e CEO da Nutrium, uma plataforma de nutrição cujo objetivo é transformar os hábitos alimentares de milhões de pessoas em todo o mundo.
    A Nutrium surge de um momento “Eureka” após uma consulta de nutrição de André. Juntamente com Diogo Alves, Pedro Carneiro e Pedro Maia, colegas de mestrado de Informática da Universidade do Minho, criaram um software focado no setor da nutrição clínica, que aproxima os nutricionistas dos seus pacientes.
    Já contam com mais de 200Mil profissionais de nutrição e 1Milhão de pacientes em mais de 40 países. Em 2018, a Nutrium já funcionava em 4 hospitais da CUF e no ginásio Fitness Hut, além de uma rede de ginásios em Espanha e uma rede de hospitais no Reino Unido.
    Em Portugal, os hábitos alimentares inadequados estão entre os fatores de risco que mais contribuem para a perda de anos de vida saudável, estando associados a várias doenças crónicas. Tendo em conta que passamos, em média, cerca de um terço do dia a trabalhar, é natural que a alimentação surja aliada à saúde e produtividade.
    Em 2021, a Nutrium criou um programa inovador de bem-estar para empresas - o Nutrium Care -, que permite às organizações oferecerem acompanhamento nutricional a todos os colaboradores, em formato 100% digital. O acesso a uma aplicação móvel gratuita está incluído, permitindo um seguimento constante e colocando o nutricionista à distância de um clique, em qualquer momento e em qualquer lugar.
    Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
    00:00 - Intro
    01:14 - Qual é a importância da nutrição
    07:00 - Qual é a principal função do nutricionista?
    08:44 - Por que estamos tão obesos?
    09:34 - Empresas influenciam o consumo excessivo
    12:02 - O bicho de ir ao ginásio
    14:00 - 32% das crianças portuguesas com excesso de peso
    16:27 - Enganados a consumir mais
    19:45 - Coca-cola proibida de fazer publicidade
    21:29 - Prevenir problemas de saúde com uma boa nutrição
    23:45 - Falta de ofertas mais saudáveis
    25:07 - A missão da Nutrium
    33:58 - Ir ao nutricionista funciona?
    40:27 - Ter um nutricionista no bolso
    45:10 - Médicos em pânico
    47:33 - FRIGIDEIRA
    53:34 - Comemos pior com a crise económica?
    56:34 - Uma boa nutrição começa na educação
    1:03:30 - Alimentos do futuro
    1:12:38 - Só precisas de um empurrãozinho
    Aproveitem para subscrever o nosso canal e ficarem a saber tudo sobre os nossos episódios: youtube.bitalk.pt
    Oiçam-nos no Spotify:
    spotify.bitalk.pt
    Oiçam-nos no Apple Podcasts:
    apple.bitalk.pt
    E sigam-nos nas redes sociais:
    • Instagram:
    instagram.bitalk.pt
    • TikTok:
    / bitalk_podcast
    • Linkedin:
    linkedin.bitalk.pt
    • Facebook:
    facebook.bitalk.pt
    Uma produção
    GAFFVisuals
    gaffvisuals.com/

ความคิดเห็น • 17

  • @hugoviegas1292
    @hugoviegas1292 หลายเดือนก่อน

    Reward=recompensa

  • @renatolourenco67
    @renatolourenco67 7 หลายเดือนก่อน +7

    Antes de mais, quero deixar claro que adoro o vosso podcast, fazem um serviço público de excelência em muitos temas que aqui trazem, em particular no mundo empresarial, financeiro e em empreendorismo e obrigado por isso.
    Mas acho que neste episódio a tentativa de servir o público não foi bem canalizada, no sentido em que estão a falar de um tópico amplamente científico (a nutrição) e que carece de um convidado especialista (nada contra o André, foi espetacular ouvi-lo e percebe se a escolha), mas este tópico para atender a tudo o que foi levantado, tem mesmo de ser com alguém da área e a entrevista tem que ser melhor conduzida, porque levantar questões e responde las com base numa opinião, neste tipo de tema, não ajuda ninguém, continua a promover dúvida e desinformação, até porque nota se perfeitamente o profundo desconhecimento daquilo que é o papel do nutricionista e das áreas de intervenção do mesmo.
    Posto isto e espero que intrepretem como uma crítica construtiva, deixo aqui alguns nomes de profissionais de referência no nosso país e no mundo.
    Sérgio Veloso
    Vitor Hugo Teixeira
    António Pedro
    Catarina Augusto
    Pedro Carvalho
    E podia dar mais, mas estes nomes são de grande relevo na área da nutrição, um podcast com qualquer um deles seria muito interessante, mesmo que o tópico seja levado para as tecnologias, influência, etc etc.
    Obrigado pelo vosso trabalho e ao convidado, há sempre algo de positivo a retirar.

    • @nunoferro3981
      @nunoferro3981 7 หลายเดือนก่อน +3

      Tenho precisamente a mesma opinião sem tirar uma virgula sequer... e reforço a mais valia de um convidado como o Sérgio Veloso, que é um verdadeiro génio nestas áreas. Também conheço muitos mais na área, mas parece-me uma excelente escolha!

  • @fsilva7575
    @fsilva7575 7 หลายเดือนก่อน +2

    Que tema tão importante! Este episódio devia chegar a muito mais gente 🙏

  • @filipejorge7693
    @filipejorge7693 6 หลายเดือนก่อน

    A parte engraçada sobre "o bicho de ir ao ginásio" é que eu compartilho do mesmo sentimento em relação ao que o interlocutor chama de "pessoas normais". Essas "pessoas normais" representam a essência dos frequentadores de ginásios comerciais: elas aparecem, passam 10 minutos na passadeira, fazem 2 ou 3 flexões, e consideram mentalmente cumprido o exercício físico da semana. E assim seguem essa rotina por anos a fio. Melhores frequentadores do ginásio, na ótica dos donos/investidores!! :D
    Se alguém investe tempo e energia para ir ao ginásio, por que não aproveitar a oportunidade para aprender a treinar, adotar uma alimentação adequada e considerar suplementação, se necessário? Afinal, o recurso mais escasso para a maioria das pessoas, especialmente após os 30 anos, é o tempo. Então, se vamos dedicar tempo ao ginásio, por que não maximizar os benefícios?
    Quando forem ao ginásio apenas para caminhar na passadeira, ao invés de olharem com preconceito para a "malta do ginásio", pensem que talvez eles estejam a otimizar o seu tempo e a obter melhores resultados. Enquanto isso, a atividade da "pessoa normal" nem sempre precisa ocorrer no ginásio; caminhar ao ar livre e fazer 3 ou 4 flexões pode ser feito na rua.
    Finalizando, é bom ir ao ginásio com objetivos e conhecimento, pois a obtenção de resultados visíveis irá motivar a pessoa a manter-se e melhorar.

  • @nunomartins2975
    @nunomartins2975 4 หลายเดือนก่อน

    Invariavelmente os "estilos de vida saudáveis" terão de ser introduzidos nas escolas, ou através de uma reestruturação da educação física ou com a criação de uma nova disciplina...

  • @rodriacsp
    @rodriacsp 10 วันที่ผ่านมา

    Nutricionista não é nutrólogo

  • @portugalemfuria
    @portugalemfuria 7 หลายเดือนก่อน

    Amigo, procura outra porfissao. Nutricionista tem os dias contados a breve prazo. Com a IA nomeadamente Chat gpt temos acesso ao melhor nutricionista do mundo.

    • @filipecosta8795
      @filipecosta8795 2 หลายเดือนก่อน

      Sem dúvida, melhor comentário. O essencial e básico da nutrição é fácil e pode ser aprendido em meia duzia de semanas. Por mais que custe ao nutricionista ouvir isto. Um obeso com meia dúzia de pesquisas e força de vontade pode facilmente perder peso de forma saudável.