@@joxzoom se fez todas manutenções corretamente e tem como provar, move uma ação na justiça, consegue a reparação financeira e ainda tira uma grana com danos morais. Tem vários casos na justiça ganhos por os mesmos motivos.
Isso é a coisa mais simples de resolver do mundo, não compre nenhum absolutamente nenhum veículo com correia dentada banhada a óleo, aí vc não vai ter problema com isso, solução simples e barata,se eu não comprar o desconto é maior.
Com tantas opções no mercado, eu não entendo por que ainda compram carro com esse motor chinês. Meu primo está vendendo um onix há um bom tempo e todo mundo se incomoda com a tal correia banhada a óleo.
Estou no meu 3° GM mas, caso fosse realizar uma troca hoje optaria por uma marca que não utilize essa "tecnologia" a qual considero incompatível com o cenário brasileiro, realmente perfeita para laboratório. Daí culpar apenas o proprietário, ante uma fragilidade do projeto é simplório demais. Ao estender a garantia a GM não está resolvendo o problema, mas criando outro; uma legião de reféns de concessionária...
Comprei uma frontier ao inves de uma Nova Ranger porque dentre muitas coisas, o fato da nissan usar CORRENTE e a Ranger correia de borracha banhada a óleo. Meus ultimos carros todos foram CORRENTE, incluindo meu Suzuki Grand Vitara e 2 Sentras. Os carros japoneses sao os melhores e não é coincidência que todos eles usam CORRENTE. Suzuki, Toyota, Nissan, etc.
@@rodrigorc4752 a 2.0 diesel,usa Correia banhada a óleo,a v6 é Correia a seco. Eu tenho uma ranger v6 o carro é sensacional. Melhor caminhonete do mercado.
Vários relatos de carros comprados 0km e sempre revisados em concessionária,porém mesmo assim apresentaram problemas com essa correia úmida. Boa sorte pros que querem insistir e se aventurar com esses carros
Tive um Monza 1982 que vivia arrebentando a correia. Terrível. Não sei se é do conhecimento de todos, sem correia o carro para de funcionar e pode fundir o motor.
@glclcl2929. Concordo em gênero, número e grau. Mas aí uns já chegam dizendo que a Chevrolet, por exemplo, deu garantia, até 250 kms, sendo feitas todas as revisões em concessionárias. Ok, eu acho a Gm uma empresa séria, mas já vi muitos casos, estou falando no geral, não na Gm em específico, em que a garantia assume o que ocorreu de fato e outros, que foi mau uso, ou outra desculpa, nos casos em que a concessionária não assumiu o prejuízo e outros, ainda, onde a garantia é apenas parcial e a concessionária troca as peças, mas a mão-de-obra fica a cargo do proprietário do carro. Por essas e por outras, acho que não vale a pena arriscar. Prefiro um carro com correia de borracha a seco ou com corrente de comando do que essas artimanhas arriscadas da tecnologia.
Exatamente. A justificativa da montadora é q combustível ruim contamina o óleo e faz ele desgastar a correia. Ou seja, tenha uma bola de cristal na hora de abastecer ou prepare o bolso kkk
É mentira. Se fosse verdade estes proprietários buscariam a CSS, não a oficina do seu Zé. A GM está dando garantia de 240 mil km para a correia. Deu um cheque mate nestes disseminadores de fake News. E agora mané
@@a2fonscara estão modulando tanto os carros também que ate defeitos simples, como uma lanterna sem acender tem que trocar o modulo de carroceria, falo por experiência própria pois trabalho em oficina, agora nem precisa ser engenheiro para perceber o óbvio.
@@joseoliveira8598 isso mesmo, meu pai trocou o farol led dianteiro por um de marca paralela na Montana 1.4 2011 dele e o carro ficou acendendo a luz da injeção no painel e ninguém descobria o porquê...até que descobrimos que o bendito farol led que tava acendendo a luz da injeção.... Agora qual é o sentido disso sendo que o farol e o carro estavam funcionando 100%.... Isso é só pro cliente ter que ir na oficina passar um scanner e gastar mais dinheiro....
Tenho um Voyage 2013, mesma coisa, inclusive o próprio manual fala em troca de correia aos 120.000 ou 5 anos, o que vier antes. Correia dentada visível pode não ser tão eficiente quanto corrente ou correia banhada, porém está visível aos olhos do mecânico em qualquer revisão.
Os motores VW são os melhores...o problema é que muitas vezes o povão não quer gastar com óleo especificado 5w40 sintético( norma 502) e vai colocando 10w40 semissintetico, aí força a barra mesmo... não dá.... com relação a correria, vai gastar aí uns $400 com a troca da correia e fim de papo...é carro para mais 6 anos ou mais 120 mil km...as correntes de comando tb tem problemas, se não trocar as guias desses Zetec Rocam, pode esperar uma conta de R$5.000 por baixo...
Estou no México de viagem e aqui Onix esta sendo vendido com Corrente de comando, ao invés da correia ai no Brazil. Fiquei surpreso ao saber que é diferente de meu Onix ai no Brasil. Talvez algum importador possa fazer essa venda para os atuais donos no Brasil fazerem o Swap da correia / corrente igual fizeram com o trocador de calor do cambio do Renegade que vende ali no Eua.
Você tem que entender que Brasil não é México. A uns tempos atrás a VW importava GOL para o México e era totalmente diferente dos vendidos aqui e chegava ser muito mais barato. Por que? Custo Brasil. A GM para manter o preço competitivo, investiu em fazer esse motor que é mais barato de produzir que o do México. O brasileiro não entende de comércio e principalmente de tributação, e não é nossa culpa, é porque é muito complexo mesmo. Se todas as montadoras fizessem os carros que vendem lá fora aqui, ninguém iria comprar porque seria muito caro. Onix custando 120 mil é caro, imagine custando 135, 145 se fizessem o mesmo do México? O Polo da VW sofre o mesmo "problema". Na europa é outro carro, se fosse aqui custaria o preço de um Golf, quem iria comprar?
@@andredsmarques no México e nos EUA tbm tem esses motores com correia dentada banhada a óleo, inclusive da Ford. O motor que vc está falando é um 1.3 aspirado a gasolina que nada tem a ver com o do Brasil.
Comprei um Onix sedan seminovo na Localiza, 25 mil km. Entrei pelo cano, fiquei na estrada, pelo entupimento do sistema de lubrificação, a correia dissolveu. Mandaram arrumar numa concessionária picareta (Metrosul), que aceitou fazer a lambança (e ainda entupiram a chapa frontal de silicone e quebraram um prisioneiro), pois a Localiza não autorizou abrir o motor e limpar, só trocaram a correia, sequer o tensionador, fiquei novamente na estrada. Gastei 4 mil para resolver o problema e vendi o carro. Dei 10 mil de desconto, pois ninguém quer esta bomba usada. Não compre motor turbo GM usado, vai dar ruim.
Desculpa amigo, ja estou no meu terceiro Onix e todos só foram para oficina para trocar óleo e filtro, estou a 2 anos com um Primier Turbo 45mil km rodados e vou fazer agora a primeira manutenção preventiva
Corrente continua sendo melhor. Porém sempre tive carros com correia dentada a seco e nunca me incomodei com isso. Trocando a cada 50 mil Km não vai ter dor de cabeça.
O carro da FNM conhecido como JK de 1960 já usava corrente de comando, as motos da Honda sempre usaram corrente de comando, que dificilmente da probrlema e não tem quilometragem para troca. Até o motor do Corcel que o comando é lateral usa corrente. Ai aparece um grupo de engenheiros geniais e resolve colocar uma correia de borracha no óleo, só para baratear a produção e ferrar com o consumidor mais desavisado.
Me lembro dog gol 1.0 16v, turbo e aspirado. O dono normalmente vinha dos gols ap que vc usava até banha de porco como lubrificante, aí na revisão do 16v pedia óleo sintético que custava 20 reais o litro perante ao tradicional 20w50 mineral de 4,50, não pensava dias vezes e mandava o mineral pra de trondo motor. E depois quem ficou coma fama de ruim foi o motor.
Não sou especialista no assunto. Portanto minha opinião é unicamente pelo uso. Tenho um Onix Hatch turbo 2019 com 150 mil km e outro Plus 2024 com 35 mil km. Sempre fiz todas as revisões e usando o óleo original. Ambos estão ótimos em perfeito estado. Motores funcionando normalmente sem nenhum sinal de desgaste, principalmente o primeiro. Nunca tive problemas com esses carros. Contudo, não posso afirmar se é sorte, uso correto ou se esse problema é por mau uso. Óleo errado, excessos por parte de usuários. A GM deveria fazer uma contagem de casos e ir fundo na pesquisa dos problemas.
24 วันที่ผ่านมา
@@fabioalmeida7893 continue fazendo revisão na co concessionária , que pra mitigar a má fama, a gm está dando garantia de 240mil km na correia
Um amigo tirou uma Ecosport zero..fez todas as revisões e trocas de óleo na mesma e ao fim da garantia com 48 mil km teve que desmontar o motor para limpeza pois a correia derreteu ...
@@auricoelho6371 O mecânico da concessionaria que faço as revisões da minha tracker disse que será em 2027 que a GM vai trocar a banhada a óleo por correia externa.
Desculpe, eu tenho uma Tracker 2021 está agora com 29.000 e nunca me deu problema algum, faço as revisões conforme o manual ou seja na concessionária. ão vou dizer que algum dê problema mas até onde pesquisei e por expriencia de ter uma Tracker te afirmo que é evolução assim como toda tecnologia embarcada nesses veículos, mas pode sim algum sair com sérios problemas mas não devemos generalizar. Abraço.
@@wilsonluiz.rs1960 Bom dia, tive um Onix plus Premier e presenciei na autorizada os caras querendo colocar o óleo diferente do especificado para o mesmo. Arrumei uma briga a ponto de ter que ligar para o SAC da GM, depois de todo o desgaste, foram buscar fora o óleo específico, o que quero dizer nem a CSS, e garantia de que vai fazer o correto. Procuro sempre que possível só mandar meu carro para manutenção se eu puder está presente.
Um carro tem que ser forte para aceitar um certo mau cuidado, pq a maioria dos proprietários brasileiros são assim. Então a fábrica tem que colocar isso no projeto. O Marea foi esse exemplo, ele precisava de um óleo específico e qq mudança não era possível e o resultado não foi apenas problema para o proprietário, mas a "queima" da marca Fiat por muitos anos.
Comprei um Onix Plus fiz todas as manutenções na data certa na concessionaria Lider BH da Chevrolet, com 78 mil KM a correia despedaçou dentro do motor! Passei tanta raiva, que vendi o Chevrolet ONIX LIXO estragado dentro na concessionaria. Não recomendo ninguém comprar carro com correia dentada no óleo!
Tenho um onix plus turbo 2020 Premier, carro mais econômico do Brasil. Está com 62 mil km e nunca tive problema nenhum com carro, nunca troquei nada além de óleo e filtros. Carro lindo. Pretendo ficar com ele muitos anos ainda. 🙏
@@laertesroque isso mesmo. Eu tô de férias na Argentina com o meu. Confio totalmente no carro. Aqui com gasolina pura e a 80km/h na estrada com ar ligado, faz 26km/l. Melhor que carro híbrido que custa uma fortuna.
@epessoarocha aqui o meu tá fazendo 22km/l deve ser por causa da mistura com álcool. Na estrada o consumo é espetacular. Aqui no Estado de SP, na região aqui do Vale do Paraiba as ruas não são tão esburacadas, então consigo rodar com uma calibragem maior nos pneus, economizando mais ainda. Showw!! Boa sorte aí meu amigo. Abraço.
@laertesroque isso mesmo Laertes! Aqui com gasolina pura ele fica até mais fraquinho pq não tem álcool na gasolina, mas fica super econômico. O meu faz 22km/l no Brasil também. Aqui o asfalto nas estradas é lisinho a maior parte do tempo e quase não tem lombadas. Boa sorte com o Carango aí. Eu curto muito meu Onix, foi o melhor carro que tive em virtude do preço tanto de aquisição como o de manter. Agora com garantia de 240 mil km na correia, estou super tranquilo!! Abs!!
😂😂😂😂😂😂😂😂EXATAMENTE ISSO PIOR DECTODOSVOS CARROS DO MUNDO VW MOTOR EA11 MEU DEUS DO CÉU FUJAM E TANTO FAZ 1.0 OU 1.6 DEUS QUISER NUNCA MAIS QUE TRISTEZA CONTAR COM A SORTE SOCORROOOOO
Boa noite, sou segundo dono de um Onix sedã, e sempre faço as manutenções de forma correta, fora da CSS, o carro está com 120 mil km, mandei averiguar a correia mês passado e estava tudo certo, pescador limpo, bomba de vácuo ok, mas eu sigo a risca as manutenções, e até agora não tive problemas, óbvio que uma corrente de comando seria mais seguro, mas vida que segue, é só fazer a troca do óleo correto e cuidar bem que não vai ter problemas.
@@carlosmartini7524 o Primeiro dono fez todas as revisões na CSS, tem no manual, não compro carro sem histórico de manutenção corretas. E o terceiro dono vai ter a mesma coisa de mim, histórico de quem sabe cuidar de carro, não apenas usar.
@@CanalAutomobi me foi cobrado 300,00, pois abrir o motor da trabalho, e eles ainda verificaram a bomba de vácuo, e pescador, tudo ok, após isso fecharam o motor, colaram o carter e tudo certo.
Eu tenho uma Tracker 1.2 há mais 4 anos, desde o lançamento, eu troco o óleo na concessionária e nunca tive problemas e fazendo assim a própria chevrolet garante o projeto. Claro que exige este cuidado a mais do óleo correto dentro do período mas eu prefiro assim do que correia dentada comum. Corrente de comando seria a melhor escolha, mas cada fabricante tem sua estratégia R$
Os CHT antigos é que eram muito bons simples e de fácil manutenção , carro bom é com correia dentada seca ou corrente dentada banhada em óleo de preferência com bloco de ferro ou com bloco de alumínio bem reforçado . Isso deve ser bem observado .
Acho que essa tecnologia traz um risco enorme para o futuro comprador de usados, pois quem garante que a correia esta em.boas condições sendo que a maioria não mantem as revisões em concessionárias. Vc vai ter paz sem revisar a correia? Boa sorte.
Onix está no mercado desde 2018, muitos estão felizes, alguns poucos não. Quando você adquiri um produto, é importante você saber o mínimo do que comprou, mas o brasileiro não liga pra isso em sua maioria. Parem em um posto de gasolina por uns 15m e veja os carros que param por lá, vai se surpreender a quantidade de carros que estão andando com a luz de injeção acessa e o dono nem ai. Ai pegam um carro mais sensível a negligência de manutenção e coloca a culpa na fabricante, mas esquecem que no manual tem uso SEVERO e uso normal, e duvido que todos usam o carro de maneira "NORMAL", que é andar na estrada, deixar o óleo atingir a temperatura ideal, maioria usa na cidade, anda e para, e esquecem que carro parado no trânsito e sinal, ainda está com o motor em funcionamento e tem que levar isso em consideração na manutenção adiantando a troca. Agora, o cara anda na cidade e troca com 10 mil km, é claro que o motor rodou mais que isso..
Engenheiro aqui com mais de 10 anos de experiência em montadora, inclusive fora do Brasil. A classificação específica para óleos compatíveis com correias dentadas banhadas a óleo é conhecida como "Low SAPS" (Low Sulfated Ash, Phosphorus, and Sulfur), mas o termo técnico mais preciso que você está buscando é: Óleo com especificação "Belt-in-Oil" (BIO). Agora, por que só dá dor de cabeça no Brasil? Oras, porque o brasileiro não faz manutenção direito e, quando faz, só olha o preço. Óleo para motores com esse tipo de correia tem classificação específica e, claro, são mais caros. O que o "Tião" da oficina fala? "Óleo é tudo igual!" Aí usam até viscosidade errada, quem dirá acertar na classificação certa para motores com correia banhada a óleo. Resultado? Brasileiro adora terceirizar a culpa e a responsabilidade. "Ah, o projeto é ruim!", "O carro é ruim!", "A montadora não presta!" Eu mesmo já tive um modelo com correia banhada a óleo e, adivinha? Nenhuma dor de cabeça. Que óleo eu usei? Apenas o especificado no manual, como manda o figurino. Simples assim.
tenho visto alguns artigos/estudiosos falando que combustível adulterado com solventes pode ser uma das grandes causas da deterioração prematura das correias banhadas a óleo. É sabido que pela concepção de lubrificação nos motores onde a selagem dos aneis não é perfeita, parte do combustível acaba diluindo o lubrificante. alguns solventes são extremamente agressivos com borrachas e combustível adulterado é algo bem comum por aqui
Tive, por dois anos, um onix hatch que tinha a coreia banhada a óleo. Fiz todas as revisões no prazo e a concessionária usou o óleo correto. Resultado: ZERO PROBLEMA.
Meu cunhado comprou um onix ltz turbo,pra mim trabanhar no 99 eunfazia 10 mil km em 3 meses trocava o óleo original, so durou 10 meses a correia quebrou na mão dele a correia. Prejuizo de 9,500
1:48 pensei a mesma coisa né, porque nao usam corrente mesmo muhahaha mas sei la né.... mas a grande questão era eles ajustarem de alguem jeito mesmo um sistema melhor de engrenagens, pra trocar a correis claro que iria ter desgastes mesmooo né, kkk... mas enfim né... corrente sempre vai durar mais oras!
Já tive carro com correia húmida e nunca tive problemas...e as pessoas que conheci também... Não há problema de engenharia.... e sim com as pessoas que querem cortar custos economizando nos lugares errados... e que não sabem ler manuais ou acompanham suas manutenções como deviam.... Entretanto!!! Você pode ser um daqueles que não tiveram a sorte de pegar um carro com problemas....
Tem coisas na indústria que não dá para compreender; por que usar uma correia de borracha banhada em óleo ( quando se sabe que o óleo destrói a borracha) quando uma corrente seria muito mais eficiente?
O meu primeiro carro foi em 1978, um chevette sl, até hoje possuo carro Chevrolet, mas todos com correia seca sempre trocada com 50.000kms.nunca arrebentou ou tive que abrir motor, falo dos motores família 1.Futuramente quando trocar de veículo, jamais compraria com correia banhada a óleo, acabou minha confiança na marca, mesmo achando a atual linha bonita e tecnológica. Para quem tem este tipo de carro parabenizo e desejo Boa sorte.
Eu tenho um Ônix Premier 2023 que está com 36 mil km….. Por hora estou muito satisfeito com o carro….. Faço as revisões na Chevrolet que agora entendeu a garantia da correria para mais de 200 mil KM ….. Espero que eles estejam certos pois ainda pretendo ficar com o veículo por mais uns 2 anos …..
5:32 pergunto a Vocês. O teste da 4 Rodas foi feito unicamente em Rodovias ou cidade ? Pois se tiver sico feito somente em Rodovias não vale de nada. Uma coisa é o carro ser usado constantemente em 6 marcha com RPM baixo em uma velocidade de 70km ou mais. E outra é o carro ser usado em uma cidade em engarrafamentos gigantescos mal conseguindo usar a 2° Marcha. Por esses e outros motivos Testes de Laboratórios e algumas empresas não refletem o uso de 90% dos usuários. Eu Jamais compraria um carro com Correia Banhada a Óleo
Achei estranho a 4 rodas passar por cima desses assunto no desmonte do ônibus...não mostraram a correia e nem falaram absolutamente nada.....nada, não tem nada sobre correia banhada no desmonte...ponto....muito estranho.....podia rer ao menos mostrado como ela estava, mas fixaram quietinhos.......
Os testes da 4 Rodas chamados de "longa duração" percorrem altas kilometragens em um tempo muito menor do que um usuário comum. Defeitos de dependem do tempo e não do km rodado, como é o caso da deterioração das correias, tem grande chances de passarem despercebidos.
Uma causa básica é proprietários que usam os carros na condição severa e querem trocar o óleo como se vivessem dirigindo em estrada. O anda e para, percursos curtos, exigir do motor quando ainda frio são elementares para se encaixar no uso severo, ou seja, praticamente todos se encaixam em todas ou em algumas dessas condições. Então fazendo com esses motores o mesmo que fizeram com os 16V há uns trinta anos. Temos um Onix 2021 com 110.000 km rodados, óleo 5w30 Dexos trocado a cada 5.000 km. Só alegrias.
Fui olhar no reclame aqui a respeito dessas correias e fiquei impressionado com a quantidades de pessoas que tiveram prejuízo enormes com esses veículos.
Não quero nem de presente carros com essa correia bomba banhada em óleo, na oficina onde dou manutenção do meu Gol 1.6 sempre tem vários motores de onix e Ford k quebrados,o mecânico tá feliz da vida...faturando alto.
É um motor excelente, zero problemas pra quem sabe cuidar do carro, dura 20 anos ou mais pra quem tem uso normal, quem moe o carro ele não é recomendado mesmo não.
Na minha opinião são os dois casos, mas no caso da montadora não seria falha de projeto e sim "malandragem de projeto". Se esse carro tivesse corrente no sincronismo até daria pra aceitar o projeto de três cilindros.
Tenho uma premier 1.2 2021 está com 120mil rodados. Sabe quantas revisões fiz na concessionária? Só 2 . Sempre com mecanico de confiança, Troco óleo original a cada 5mil, óleo do câmbio de 50 em 50mil e a correa com 100mil de forma preventiva. Carto nunca me deixou na mão, peças baratas, seguro completo 2mil e faz 9,5 cidade e 17kml estrada sempre com gasolina. Pra mim , me atendeu bem e olha que já tive corolla e Civic. Abraço
Quando os super carros como corcel, opala, fusca não tinha essa correia, os motores não tinham problemas tanto que até hj estão aí funcionando sem maiores problemas, aí os super engenheiros juntamente com os donos das empresas pensaram, precisamos causar defeitos mecânicos senão a indústria vai a falência e hj temos a tal correia imersa em óleo, engraçado que a seco tbm não dá problemas.
Para uma empresa dá uma garantia retroativa a carros que já estão fora da garantia, prova o compromisso com seus clientes!!!! Longa duração da 4 rodas prova que funciona muito bem apenas fazendo as preventivas com o óleo correto
Eu tenho uma Tracker 2021 LT e está com agora com 29.000 KM e sempre faço as revisões na concessionária. Eu perguntei ao chefe da oficina da concessionária sobre isso e ele me disse que ouve dois casos que eles precisaram abrir o motor uma tracker que estava com 270.000 Km e outro um Onix com 70.000 Km porém o dono do Onix jurava que havia feito revisões em concessionárias e a chevrolet abriu uma investigação e provou que o proprietário estava mentindo. Diante da conversa e tenho certeza que o motor é muito bom sim, a maioria que compra carro 0Km não tem condições de ter, acha que carro 0Km precisa trocar com qualquer óleo e se duvidar põe até oleo de soja no motor.....rsrsrs, brincadeiras a parte, mas brasileiro se ferra porque não quer gastar uns pilas a mais na revisão correta e o custo é estarrecedor, só para abrir o motor e verificar como está a correia e se for necessário trocá-la a concessionária cobra R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00 e se quebrar o motor aí meu velho tu tá ferrado porque um motor desses não tem retífica então um motor novo 1.0 da chevrolet custava em setembro/2024 algo entre 35 e 40 mil reais, aí o cara fica pensando que economizou fazendo a troca de óleo em locais que não entendem porr4 nenhuma de motores e fica achincalhando a evolução. Isso é como celular lembram do Motorolla tijolão pois é olhem os celulares de agora. Abraço a todos.
Se existe outras alternativas, então porque correr o risco? Sou taxista experiente e já vi concessionária colocar óleo 5W30 em Spin e Onix ao invés de 0W20. Tô fora de GM. Possuo Cobalt e Prisma , ambos 2017 e vou partir pra outra marca.
@@juliobarros5503 Como dizem "cada um sabe onde o sapato aperta", tens ótimos carros não se desfaça na emoção, a maioria dos brasileiros acha que esses carros são como fuscas que até com um arame a gente fazia rodar, só que a evolução chegou e ao que sei praticamente todas as marcas atuais usam correias banhadas a óleo.
O que muita gente não sabe é que a oxidação do oleo do motor deixa o óleo mais ácido, imagina uma correia de borracha mergulhado em óleo fervente e ácido.
Eu simplesmente não confio nestes motores com este sistema de correia dentada úmida. Até gosto da Tracker, mas não tenho coragem de comprar uma por conta disto. Como não sabem explicar o problema, colocam a culpa nos proprietários sem nenhum pudor. Prefiro continuar na Honda, ir pra Toyota ou no máximo ir pra VW com correia seca. Quem quiser que embarque nesta aventura.
Eu concordo com você. A Tracker é bonita, tem um bom espaço interno pra categoria, compartilha peças com o Onix, o que facilita muito a manutenção. Mas não consigo confiar nesse motor, imagine se você compra uma tracker usada e perde o motor por algo que nem você ou seu mecânico sabe explicar. Tenho lido relatos de donos que seguiram o plano de manutenção e mesmo assim tiveram problemas com a correia esfarelando. Isso que trocaram o óleo especificado no manual e no período correto. O mesmo vale para os motores Fiat Firefly. Que cagada foi trocar o motor Fire que é uma beleza de se manter, barato e eficiente por um que tem correia banhada a óleo.
@1matheus fire fly utiliza corrente de comando. Concordo que o motor fire é muito durável e de manutenção bem acessível, já tive vários, mas como não há mais essa opção, acho que o fire fly 1.3 aspirado ainda é uma boa opção.
@@emiliomurari3996 a GM dá garantia até 240 mil km para a Correia de borracha…. Será que a Correia é ruim? Conhece outra montadora que faz isso? Não né… então colocando o óleo correto tá de boas… tenho 2020 com 75 mil km
A Chevrolet estendeu a garantia da correia dentada banhada a óleo para 240 mil quilômetros, sem limite de tempo, para os modelos Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. A nova garantia é válida para todos os veículos fabricados desde 2020, equipados com os motores 1.0 aspirado e turbo e 1.2 turbo. A garantia da correia dentada banhada a óleo é retroativa e extensível no caso de venda do carro. No entanto, para que a garantia seja válida, o veículo deve estar com o plano de manutenção em dia, com todas as revisões realizadas em concessionárias autorizadas da Chevrolet. A correia dentada banhada a óleo é uma peça projetada para operar dentro do motor, mergulhada no óleo lubrificante. A durabilidade da correia dentada pode variar entre 160 mil km e 240 mil km, dependendo do motor.
Só corrigindo um detalhe...os primeiros motores a usar corrente de comando banhado a óleo são os motores Renault que foram usados em toda linha ford desde a época das belinas e corceis... até na linha gol 1.0 e 1.6...O famoso motor CHT
E simples a empresa que fornece as correias escolhe as melhores matéria prima para fazer os testes perfeito, e as demandas passam a ser de grande escala ( obs.fica a dúvida aí como um todo o projeto do motor tem falhas sim de ambas as partes os produtos são difíceis de serem avaliados junta tudo projeto fornecedores e donos que não lê manual de instrução
90 por cento é falha de projeto. Hoje o único problema ocasionado pelo proprietário é não utilizar o óleo correto. O erro de projeto tem vários pontos que fragiliza o motor. . Parafuso de mancal se soltando do bloco. . concentração das saídas dos gases em um só lugar, gerando um aquecimento excessivo e deformado o cabeçote. . A correria desgasta prematuramente mesmo utilizando o óleo correto. Tenho um Chevrolet prisma 2016 LT 1.4. Estava pensando em um carro que tivesse uma confiabilidade em relação a motor para trocar,mas não veio, então vou mudar de marca, provavelmente um Honda ou Toyota.
A informação de 10 anos ou 240 mil quilômetros foi repassada pela Ford à imprensa na época do lançamento em 2014, quando o carro saiu com os motores 1.0 Fox e 1.5 Sigma, mas curiosamente ela colocou 260.000 km no manual do Ka 2015. Já no manual do Ka 2020 consta 160.000 km para o 1.5 Dragon e 240.000 km para o 1.0 Fox
Os motores CHT, oriundo dos Renault da década de 60 já usava sincronização por correntes. A descrição presente no vídeo é perfeita: "Correia banhada a óleo é a união do pior dos dois mundos".
Pra mim não ter correia banhada a óleo é critério de compra. Sempre uso o óleo recomendado. Mas combustível adulterado pode afetar a aditivação do óleo e atacar a correia. Prefiro evitar motores com esse tipo de fragilidade.
O principal problema que vejo não é o caso de quem compra carro zero km da GM e sim quem compra usado. Não dá pra confiar. Os chineses são mestres em descartáveis. É mais lucrativo.
E pura sacanagem da Chevrolet pq no México o mesmo carro Ônix usa corrente eu sou mecânico e na minha oficina em três anos já fizemos manutenção e retifica em 65 motores do Onix e Tracker mesmo que o usuário atenda todo o procedimento não está ileso do problema E bom pra nós das oficinas prefiro meu Siena g3 e mais confiável
São tantos carros com correia banhada a óleo que eu nem sabia. Talvez o problema não esteja na tecnologia e sim no projeto da Chevrolet. Porque não se ouvia falar de problemas em correia banhada a óleo antes.
Eu deixei de comprar uma Tracker e optei por um Creta por conta disto. Acho que vai acontecer o seguinte, a fábrica , depois de tanto apanhar nas vendas , ter que dar garantias longas , etc vai passar usar a corrente de comando como nos modelos do México. Para não ficar mal , vão até baixar um pouquinho o preço para justificar que a correia a óleo seria mais cara. Aí , quem tem estes carros usados, ficarão meio que com um Marea na mão, aliás, já estão virando , cada vez será mais difícil revender. . Preferi não arriscar.
Infelizmente, recentemente tendo conhecimento desses casos e outras notícias por aí, vi que cometi o equivoco de adquirir um Onix LT 0km 1.0T modelo hatch. O carro ainda não atingiu o período para fazer a primeira revisão, tanto no tempo quanto na quilometragem mas, à época não me atentei a esse problema da tal correia banhada a óleo. Começando agora a pesquisar alternativas de outros veículos melhores e equivalentes a esse modelo do Onix, se possível também na mesma faixa de preço, algumas opções ou recomendações? Obrigado
Esqueceu de mencionar que TODOS os TIGGOS 5, 7 e 8 da Caochery tem corrente de comando tambem ! E são 4 cilindros, com injeção indireta. Ou seja, mesma "mecanica" das queridinhas honda e toyota. Só que com preços muito melhores.
Em se tratando de Brasil é bom não esperar 10 mil Km para trocar óleo, adiante uns 2000 Km e ultra importante não usar qualquer óleo se não vai dar problema.
Tive o onix, a própria css usa o 5w15 de tambor em toda sua linha, mesmo se no manual estiver pedindo o 0w20, quem for comprar algum carro que esteja equipado com essa correia, compre o quit de revisão no site da montadora e faça no particular.
Um grande problema no Brasil é o tal “uso severo”. Muita gente passa horas no engarrafamento e troca o óleo de 10 em 10 mil km pq acha que usa o severo é puxar carreta na terra.
Comprei um Onix sedan 2020 1.0 turbo, sempre revisado na concessionária, com 68.000 km deu problema na correia. Gastei (estava fora da garantia) 5.800,00. Primeira coisa na Chevrolet foi falar que era óleo errado. Mentira, sempre usei óleo AC Delco que a própria concessionária usava. Quando viram os carimbos no manual recuaram mas a despesa foi toda minha. Era o oitavo carro Chevrolet que tive, agora NUNCA MAIS. Estou agora num Toyota Corolla. Perderam um cliente.
Solução é muito facil ! Se a empresa diz que o problema é o cliente é só o cliente se afastar destas empresas e todos ficam contentes
@@fabiocomunepennacchicomune6933 simples assim, eu faço questão de me afastar
Fala isso pra quem já comprou o carro e ficou no prejuízo. Quem vai ressarcir?
@@joxzoom Te aposto que você não sabe dizer um desses tais prejudicados. Papagaio de pirata da internet.
@@joxzoom se fez todas manutenções corretamente e tem como provar, move uma ação na justiça, consegue a reparação financeira e ainda tira uma grana com danos morais. Tem vários casos na justiça ganhos por os mesmos motivos.
Primeira coisa que analiso, é se o caro tem corrente de comando, se não tiver, nem quero saber!
Isso é a coisa mais simples de resolver do mundo, não compre nenhum absolutamente nenhum veículo com correia dentada banhada a óleo, aí vc não vai ter problema com isso, solução simples e barata,se eu não comprar o desconto é maior.
Com tantas opções no mercado, eu não entendo por que ainda compram carro com esse motor chinês. Meu primo está vendendo um onix há um bom tempo e todo mundo se incomoda com a tal correia banhada a óleo.
Por culpa no consumidor é fácil
É só 0 consumidor não comprar essa mérda
e uma tendencia carro de 3 cilindros e correia banhada falta pouco pra terminar de pagar assim que eu terminar vou trocar por um fox 2022 1.6
O motor é projeto Chevrolet
@@serleyricardo1824Chinês? A ideia foi de AMERICANOS-FORD. Os piores são AMERICANOS-CHEVROLET. 🤔
Parabéns para os motores que usam corrente de comando. Eu também não confio nessas correias banhadas a óleo. Tentaram inventar a roda quadrada.
Dizem que correias proporcionam maior economia de combustível e menores níveis de ruído, mas o Corolla é mais eficiente e silencioso que muitos carros
@@CanalAutomobi Não é atoa que é o Corolla é um dos carros mais vendido no planeta, o melhor...o mais vendido no planeta.👍 Abraço!
Eu ainda prefiro correias secas, baratinhas e fácil e baratas de trocar!!
A coisa é simples, vai ser correia coloca fora, vai ser banhada no óleo e corrente. Acredito que isso se chama obsolescência programada.
Eu prefiro os carros horda
Se o primeiro proprietário do carro escapar da bomba com certeza o segundo vai herdar
Agora não aparece nenhum usuário do militreco cloro puro 😂😂😂😂😂😂
Estou no meu 3° GM mas, caso fosse realizar uma troca hoje optaria por uma marca que não utilize essa "tecnologia" a qual considero incompatível com o cenário brasileiro, realmente perfeita para laboratório. Daí culpar apenas o proprietário, ante uma fragilidade do projeto é simplório demais. Ao estender a garantia a GM não está resolvendo o problema, mas criando outro; uma legião de reféns de concessionária...
Comprei uma frontier ao inves de uma Nova Ranger porque dentre muitas coisas, o fato da nissan usar CORRENTE e a Ranger correia de borracha banhada a óleo. Meus ultimos carros todos foram CORRENTE, incluindo meu Suzuki Grand Vitara e 2 Sentras. Os carros japoneses sao os melhores e não é coincidência que todos eles usam CORRENTE. Suzuki, Toyota, Nissan, etc.
A Frontier é a picape de chassi com suspensão mais confortável que já dirigi, ao volante parece um bom SUV. Você fez uma boa escolha, qual a versão?
@@rodrigorc4752 Mitsubishi ASX, tenho um , é um bom carro?
@@rodrigorc4752 pelo que eu vi só a Ranger 2.0 é banhada a óleo.
A 2.2 é outro motor. !
Ranger 2.0 banhada a óleo, ranger v6 não!
@@rodrigorc4752 a 2.0 diesel,usa Correia banhada a óleo,a v6 é Correia a seco. Eu tenho uma ranger v6 o carro é sensacional. Melhor caminhonete do mercado.
Vários relatos de carros comprados 0km e sempre revisados em concessionária,porém mesmo assim apresentaram problemas com essa correia úmida. Boa sorte pros que querem insistir e se aventurar com esses carros
Tive um Monza 1982 que vivia arrebentando a correia. Terrível. Não sei se é do conhecimento de todos, sem correia o carro para de funcionar e pode fundir o motor.
@glclcl2929. Concordo em gênero, número e grau. Mas aí uns já chegam dizendo que a Chevrolet, por exemplo, deu garantia, até 250 kms, sendo feitas todas as revisões em concessionárias. Ok, eu acho a Gm uma empresa séria, mas já vi muitos casos, estou falando no geral, não na Gm em específico, em que a garantia assume o que ocorreu de fato e outros, que foi mau uso, ou outra desculpa, nos casos em que a concessionária não assumiu o prejuízo e outros, ainda, onde a garantia é apenas parcial e a concessionária troca as peças, mas a mão-de-obra fica a cargo do proprietário do carro. Por essas e por outras, acho que não vale a pena arriscar. Prefiro um carro com correia de borracha a seco ou com corrente de comando do que essas artimanhas arriscadas da tecnologia.
Exatamente. A justificativa da montadora é q combustível ruim contamina o óleo e faz ele desgastar a correia. Ou seja, tenha uma bola de cristal na hora de abastecer ou prepare o bolso kkk
Porque tem concessionária que nao coloca o oleo certo por causa do custo
É mentira. Se fosse verdade estes proprietários buscariam a CSS, não a oficina do seu Zé. A GM está dando garantia de 240 mil km para a correia. Deu um cheque mate nestes disseminadores de fake News. E agora mané
Borracha banhada em óleo é coisa de loco. Pra verificar uma correia tem que abrir o motor. Quero distância desses carros e não tem conversa.
Claro,.vc é engenheiro químico e mecânico e sabe muito do assunto.
@@a2fonstalvez não, mas com certeza ele não é idiota.
@@a2fons continua acreditando em engenheiro e químico contratado pelas montadoras que vai dar tudo certo.
@@a2fonscara estão modulando tanto os carros também que ate defeitos simples, como uma lanterna sem acender tem que trocar o modulo de carroceria, falo por experiência própria pois trabalho em oficina, agora nem precisa ser engenheiro para perceber o óbvio.
@@joseoliveira8598 isso mesmo, meu pai trocou o farol led dianteiro por um de marca paralela na Montana 1.4 2011 dele e o carro ficou acendendo a luz da injeção no painel e ninguém descobria o porquê...até que descobrimos que o bendito farol led que tava acendendo a luz da injeção.... Agora qual é o sentido disso sendo que o farol e o carro estavam funcionando 100%.... Isso é só pro cliente ter que ir na oficina passar um scanner e gastar mais dinheiro....
Eu tive um FOX 2008 com correia dentada seca, troquei depois de 120 mil km, óleo sintético no motor.
Nunca deu problema
Tenho um Voyage 2013, mesma coisa, inclusive o próprio manual fala em troca de correia aos 120.000 ou 5 anos, o que vier antes. Correia dentada visível pode não ser tão eficiente quanto corrente ou correia banhada, porém está visível aos olhos do mecânico em qualquer revisão.
Os motores VW são os melhores...o problema é que muitas vezes o povão não quer gastar com óleo especificado 5w40 sintético( norma 502) e vai colocando 10w40 semissintetico, aí força a barra mesmo... não dá.... com relação a correria, vai gastar aí uns $400 com a troca da correia e fim de papo...é carro para mais 6 anos ou mais 120 mil km...as correntes de comando tb tem problemas, se não trocar as guias desses Zetec Rocam, pode esperar uma conta de R$5.000 por baixo...
Estou no México de viagem e aqui Onix esta sendo vendido com Corrente de comando, ao invés da correia ai no Brazil. Fiquei surpreso ao saber que é diferente de meu Onix ai no Brasil. Talvez algum importador possa fazer essa venda para os atuais donos no Brasil fazerem o Swap da correia / corrente igual fizeram com o trocador de calor do cambio do Renegade que vende ali no Eua.
Eles compram da China
Você tem que entender que Brasil não é México. A uns tempos atrás a VW importava GOL para o México e era totalmente diferente dos vendidos aqui e chegava ser muito mais barato. Por que? Custo Brasil. A GM para manter o preço competitivo, investiu em fazer esse motor que é mais barato de produzir que o do México. O brasileiro não entende de comércio e principalmente de tributação, e não é nossa culpa, é porque é muito complexo mesmo. Se todas as montadoras fizessem os carros que vendem lá fora aqui, ninguém iria comprar porque seria muito caro. Onix custando 120 mil é caro, imagine custando 135, 145 se fizessem o mesmo do México? O Polo da VW sofre o mesmo "problema". Na europa é outro carro, se fosse aqui custaria o preço de um Golf, quem iria comprar?
@@andredsmarques no México e nos EUA tbm tem esses motores com correia dentada banhada a óleo, inclusive da Ford. O motor que vc está falando é um 1.3 aspirado a gasolina que nada tem a ver com o do Brasil.
Já até desisti de adquirir um veículo da GM.vou aguardar mais um pouco se não mudar o projeto vou optar pela Ford adquirindo um Maverick.
Comprei um Onix sedan seminovo na Localiza, 25 mil km. Entrei pelo cano, fiquei na estrada, pelo entupimento do sistema de lubrificação, a correia dissolveu. Mandaram arrumar numa concessionária picareta (Metrosul), que aceitou fazer a lambança (e ainda entupiram a chapa frontal de silicone e quebraram um prisioneiro), pois a Localiza não autorizou abrir o motor e limpar, só trocaram a correia, sequer o tensionador, fiquei novamente na estrada. Gastei 4 mil para resolver o problema e vendi o carro. Dei 10 mil de desconto, pois ninguém quer esta bomba usada. Não compre motor turbo GM usado, vai dar ruim.
Estranho tanto problema com tão pouca km. O carro não é bomba, se fizer as manutenções de acordo com o uso e oq diz o manual não tem problema.
puts mano
q péssima experiência hein 😢
Desculpa amigo, ja estou no meu terceiro Onix e todos só foram para oficina para trocar óleo e filtro, estou a 2 anos com um Primier Turbo 45mil km rodados e vou fazer agora a primeira manutenção preventiva
Corrente continua sendo melhor. Porém sempre tive carros com correia dentada a seco e nunca me incomodei com isso. Trocando a cada 50 mil Km não vai ter dor de cabeça.
Sou português e trabalho no ramo em Portugal. Nós chamamos o 1.2 da Peugeot de 1.2 podretech
Gostei 😂
Português não tem boa fama de acertar padrão
@@VulgarRage kkkkkk
O carro da FNM conhecido como JK de 1960 já usava corrente de comando, as motos da Honda sempre usaram corrente de comando, que dificilmente da probrlema e não tem quilometragem para troca. Até o motor do Corcel que o comando é lateral usa corrente.
Ai aparece um grupo de engenheiros geniais e resolve colocar uma correia de borracha no óleo, só para baratear a produção e ferrar com o consumidor mais desavisado.
Me lembro dog gol 1.0 16v, turbo e aspirado. O dono normalmente vinha dos gols ap que vc usava até banha de porco como lubrificante, aí na revisão do 16v pedia óleo sintético que custava 20 reais o litro perante ao tradicional 20w50 mineral de 4,50, não pensava dias vezes e mandava o mineral pra de trondo motor. E depois quem ficou coma fama de ruim foi o motor.
Não sou especialista no assunto. Portanto minha opinião é unicamente pelo uso. Tenho um Onix Hatch turbo 2019 com 150 mil km e outro Plus 2024 com 35 mil km. Sempre fiz todas as revisões e usando o óleo original. Ambos estão ótimos em perfeito estado. Motores funcionando normalmente sem nenhum sinal de desgaste, principalmente o primeiro. Nunca tive problemas com esses carros. Contudo, não posso afirmar se é sorte, uso correto ou se esse problema é por mau uso. Óleo errado, excessos por parte de usuários. A GM deveria fazer uma contagem de casos e ir fundo na pesquisa dos problemas.
@@fabioalmeida7893 continue fazendo revisão na co concessionária , que pra mitigar a má fama, a gm está dando garantia de 240mil km na correia
Falar em óleo recomendado em um país em que quase tudo é FALSIFICADO é piada !!!!
Um amigo tirou uma Ecosport zero..fez todas as revisões e trocas de óleo na mesma e ao fim da garantia com 48 mil km teve que desmontar o motor para limpeza pois a correia derreteu
...
O melhor informativo sobre esse assunto na internet!!
E ainda tem gente que defende essa coreia banhada em óleo... é incrível
que esse defeito é sim um erro calculado de fabrica!
Lucro e lucro!
A GM já vai descontinuar em 2025, carros com correia banhada à óleo
@@auricoelho6371 O mecânico da concessionaria que faço as revisões da minha tracker disse que será em 2027 que a GM vai trocar a banhada a óleo por correia externa.
Desculpe, eu tenho uma Tracker 2021 está agora com 29.000 e nunca me deu problema algum, faço as revisões conforme o manual ou seja na concessionária.
ão vou dizer que algum dê problema mas até onde pesquisei e por expriencia de ter uma Tracker te afirmo que é evolução assim como toda tecnologia embarcada nesses veículos, mas pode sim algum sair com sérios problemas mas não devemos generalizar. Abraço.
@@wilsonluiz.rs1960Espera chegar nos 60mil
@@wilsonluiz.rs1960 Bom dia, tive um Onix plus Premier e presenciei na autorizada os caras querendo colocar o óleo diferente do especificado para o mesmo. Arrumei uma briga a ponto de ter que ligar para o SAC da GM, depois de todo o desgaste, foram buscar fora o óleo específico, o que quero dizer nem a CSS, e garantia de que vai fazer o correto. Procuro sempre que possível só mandar meu carro para manutenção se eu puder está presente.
Um carro tem que ser forte para aceitar um certo mau cuidado, pq a maioria dos proprietários brasileiros são assim. Então a fábrica tem que colocar isso no projeto. O Marea foi esse exemplo, ele precisava de um óleo específico e qq mudança não era possível e o resultado não foi apenas problema para o proprietário, mas a "queima" da marca Fiat por muitos anos.
Comprei um Onix Plus fiz todas as manutenções na data certa na concessionaria Lider BH da Chevrolet, com 78 mil KM a correia despedaçou dentro do motor! Passei tanta raiva, que vendi o Chevrolet ONIX LIXO estragado dentro na concessionaria. Não recomendo ninguém comprar carro com correia dentada no óleo!
Tenho um onix plus turbo 2020 Premier, carro mais econômico do Brasil. Está com 62 mil km e nunca tive problema nenhum com carro, nunca troquei nada além de óleo e filtros. Carro lindo. Pretendo ficar com ele muitos anos ainda. 🙏
@@laertesroque isso mesmo. Eu tô de férias na Argentina com o meu. Confio totalmente no carro. Aqui com gasolina pura e a 80km/h na estrada com ar ligado, faz 26km/l. Melhor que carro híbrido que custa uma fortuna.
@epessoarocha aqui o meu tá fazendo 22km/l deve ser por causa da mistura com álcool. Na estrada o consumo é espetacular. Aqui no Estado de SP, na região aqui do Vale do Paraiba as ruas não são tão esburacadas, então consigo rodar com uma calibragem maior nos pneus, economizando mais ainda. Showw!! Boa sorte aí meu amigo. Abraço.
@laertesroque isso mesmo Laertes! Aqui com gasolina pura ele fica até mais fraquinho pq não tem álcool na gasolina, mas fica super econômico. O meu faz 22km/l no Brasil também. Aqui o asfalto nas estradas é lisinho a maior parte do tempo e quase não tem lombadas. Boa sorte com o Carango aí. Eu curto muito meu Onix, foi o melhor carro que tive em virtude do preço tanto de aquisição como o de manter. Agora com garantia de 240 mil km na correia, estou super tranquilo!! Abs!!
Mesmo fazendo revisao na concessionária dar problema mesmo com garantia vão dizer que foi um mal uso do motorista.
Vão falar que combustível adulterado
😂😂😂😂😂😂😂😂EXATAMENTE ISSO
PIOR DECTODOSVOS CARROS DO MUNDO VW MOTOR EA11
MEU DEUS DO CÉU FUJAM
E TANTO FAZ 1.0 OU 1.6
DEUS QUISER NUNCA MAIS
QUE TRISTEZA CONTAR COM A SORTE
SOCORROOOOO
Boa noite, sou segundo dono de um Onix sedã, e sempre faço as manutenções de forma correta, fora da CSS, o carro está com 120 mil km, mandei averiguar a correia mês passado e estava tudo certo, pescador limpo, bomba de vácuo ok, mas eu sigo a risca as manutenções, e até agora não tive problemas, óbvio que uma corrente de comando seria mais seguro, mas vida que segue, é só fazer a troca do óleo correto e cuidar bem que não vai ter problemas.
Pode dizer quanto foi cobrado pelo serviço de verificação?
Ok. E se vc é o segundo dono e o primeiro foi porco? Eu me ferrei, perdi 15k
@@carlosmartini7524 o Primeiro dono fez todas as revisões na CSS, tem no manual, não compro carro sem histórico de manutenção corretas. E o terceiro dono vai ter a mesma coisa de mim, histórico de quem sabe cuidar de carro, não apenas usar.
@@CanalAutomobi me foi cobrado 300,00, pois abrir o motor da trabalho, e eles ainda verificaram a bomba de vácuo, e pescador, tudo ok, após isso fecharam o motor, colaram o carter e tudo certo.
@@imposilvio_1000 Pessoal faz muita tempestade em copo d'água né? Também tenho um onix turbo com 40mil km zero defeitos.
Vou ficar com meu celta 2014 ,mesmo ,completinho bom de mais ,valeu
Eu tenho uma Tracker 1.2 há mais 4 anos, desde o lançamento, eu troco o óleo na concessionária e nunca tive problemas e fazendo assim a própria chevrolet garante o projeto. Claro que exige este cuidado a mais do óleo correto dentro do período mas eu prefiro assim do que correia dentada comum. Corrente de comando seria a melhor escolha, mas cada fabricante tem sua estratégia R$
😮😮😮😮😮
Os CHT antigos é que eram muito bons simples e de fácil manutenção , carro bom é com correia dentada seca ou corrente dentada banhada em óleo de preferência com bloco de ferro ou com bloco de alumínio bem reforçado . Isso deve ser bem observado .
Bem reforçado ......??????
CHT E AE são corrente.
Acho que essa tecnologia traz um risco enorme para o futuro comprador de usados, pois quem garante que a correia esta em.boas condições sendo que a maioria não mantem as revisões em concessionárias. Vc vai ter paz sem revisar a correia? Boa sorte.
é, mas geralmente as pessoas trocam a correia quando compram carro usado né.
desde pequeno meu pai me falava isso.
Se não quer ter dor de cabeça, não compre carro com sistema de correia úmida.
Onix está no mercado desde 2018, muitos estão felizes, alguns poucos não. Quando você adquiri um produto, é importante você saber o mínimo do que comprou, mas o brasileiro não liga pra isso em sua maioria. Parem em um posto de gasolina por uns 15m e veja os carros que param por lá, vai se surpreender a quantidade de carros que estão andando com a luz de injeção acessa e o dono nem ai. Ai pegam um carro mais sensível a negligência de manutenção e coloca a culpa na fabricante, mas esquecem que no manual tem uso SEVERO e uso normal, e duvido que todos usam o carro de maneira "NORMAL", que é andar na estrada, deixar o óleo atingir a temperatura ideal, maioria usa na cidade, anda e para, e esquecem que carro parado no trânsito e sinal, ainda está com o motor em funcionamento e tem que levar isso em consideração na manutenção adiantando a troca. Agora, o cara anda na cidade e troca com 10 mil km, é claro que o motor rodou mais que isso..
Uma correção amigo! O motor da Ford que começou com corrente foi o CHT. Do Corcel e Escort. O Ztec Rocam é uma evolução décadas depois.
Exatamente, cht foi o primeiro a usar corrente de comando o zetec depois, dois excelentes motores, eu ainda ficaria com o cht
O CHT usa corrente para girar um comando que toca varetas, ou seja, mescla dois sistemas
Como disse ao Leandro, o CHT tem corrente e varetas
O CHT tem corrente, mas o comando de válvulas está no bloco, e não no cabeçote, então a corrente é bem curta!
Não é falha de projetos e sim uma forma de faturar mais os carros exportados pro méxico são produzidos com correia de comando. Pq?
Os carros do México são importados da China
Engenheiro aqui com mais de 10 anos de experiência em montadora, inclusive fora do Brasil. A classificação específica para óleos compatíveis com correias dentadas banhadas a óleo é conhecida como "Low SAPS" (Low Sulfated Ash, Phosphorus, and Sulfur), mas o termo técnico mais preciso que você está buscando é: Óleo com especificação "Belt-in-Oil" (BIO).
Agora, por que só dá dor de cabeça no Brasil? Oras, porque o brasileiro não faz manutenção direito e, quando faz, só olha o preço. Óleo para motores com esse tipo de correia tem classificação específica e, claro, são mais caros. O que o "Tião" da oficina fala? "Óleo é tudo igual!" Aí usam até viscosidade errada, quem dirá acertar na classificação certa para motores com correia banhada a óleo.
Resultado? Brasileiro adora terceirizar a culpa e a responsabilidade. "Ah, o projeto é ruim!", "O carro é ruim!", "A montadora não presta!" Eu mesmo já tive um modelo com correia banhada a óleo e, adivinha? Nenhuma dor de cabeça. Que óleo eu usei? Apenas o especificado no manual, como manda o figurino. Simples assim.
Exustem 2 tipos.....os que deram problema...e os que vao dar problema
Mudei para o Peugeot 2008 e estou feliz.
tenho visto alguns artigos/estudiosos falando que combustível adulterado com solventes pode ser uma das grandes causas da deterioração prematura das correias banhadas a óleo. É sabido que pela concepção de lubrificação nos motores onde a selagem dos aneis não é perfeita, parte do combustível acaba diluindo o lubrificante. alguns solventes são extremamente agressivos com borrachas e combustível adulterado é algo bem comum por aqui
Tive, por dois anos, um onix hatch que tinha a coreia banhada a óleo. Fiz todas as revisões no prazo e a concessionária usou o óleo correto. Resultado: ZERO PROBLEMA.
Vc teve apenas sorte,porque a maioria das vezes dá B O 😂😂
Que eu me lembre ,sempre ouvi dizer que borracha que contamina com oleo de motor,danificava .
Como pode borracha , trabalhar dentro de óleo???😮
Pode pq não é qualquer borracha, tem material diferente e ainda uma cobertura de Teflon pra suportar o óleo e o calor.
Tenho up Volkswagen, comprei zero 2015. Nunca tive problemas troco oleo no vencimento e sempre msm marca recomendo pela fábrica
Meu cunhado comprou um onix ltz turbo,pra mim trabanhar no 99 eunfazia 10 mil km em 3 meses trocava o óleo original, so durou 10 meses a correia quebrou na mão dele a correia. Prejuizo de 9,500
Só colocava óleo original? Tá cheio de óleo original tem que ser original e correto também
nao compensa o custo de manutenção...
F4R e K4M foram os melhores motores que a renault fabricou até hoje, os melhores e esportivos carros da marca saíram com eles.
1:48 pensei a mesma coisa né, porque nao usam corrente mesmo muhahaha mas sei la né.... mas a grande questão era eles ajustarem de alguem jeito mesmo um sistema melhor de engrenagens, pra trocar a correis claro que iria ter desgastes mesmooo né, kkk... mas enfim né... corrente sempre vai durar mais oras!
Já tive carro com correia húmida e nunca tive problemas...e as pessoas que conheci também... Não há problema de engenharia.... e sim com as pessoas que querem cortar custos economizando nos lugares errados... e que não sabem ler manuais ou acompanham suas manutenções como deviam.... Entretanto!!! Você pode ser um daqueles que não tiveram a sorte de pegar um carro com problemas....
Tem coisas na indústria que não dá para compreender; por que usar uma correia de borracha banhada em óleo ( quando se sabe que o óleo destrói a borracha) quando uma corrente seria muito mais eficiente?
O meu primeiro carro foi em 1978, um chevette sl, até hoje possuo carro Chevrolet, mas todos com correia seca sempre trocada com 50.000kms.nunca arrebentou ou tive que abrir motor, falo dos motores família 1.Futuramente quando trocar de veículo, jamais compraria com correia banhada a óleo, acabou minha confiança na marca, mesmo achando a atual linha bonita e tecnológica. Para quem tem este tipo de carro parabenizo e desejo Boa sorte.
Excelente vídeo.
Tá aí toda a tecnologia da nova Ranger 👍🏻
Eu tenho um Ônix Premier 2023 que está com 36 mil km….. Por hora estou muito satisfeito com o carro….. Faço as revisões na Chevrolet que agora entendeu a garantia da correria para mais de 200 mil KM ….. Espero que eles estejam certos pois ainda pretendo ficar com o veículo por mais uns 2 anos …..
Tenho um Ford Ka 1.5 2017/2018 de correia ceca muito bom o carro.
Tenho dois carros, ao invés de comprar um desses problemáticos modernos, resolvi reforma-los e não ter problemas futuros.
Faltou mencionar motores dos JK/FNM/Alfa Romeo, os quais usavam correias internas de aco..👍👍
5:32 pergunto a Vocês. O teste da 4 Rodas foi feito unicamente em Rodovias ou cidade ?
Pois se tiver sico feito somente em Rodovias não vale de nada.
Uma coisa é o carro ser usado constantemente em 6 marcha com RPM baixo em uma velocidade de 70km ou mais.
E outra é o carro ser usado em uma cidade em engarrafamentos gigantescos mal conseguindo usar a 2° Marcha. Por esses e outros motivos Testes de Laboratórios e algumas empresas não refletem o uso de 90% dos usuários.
Eu Jamais compraria um carro com Correia Banhada a Óleo
@@diegoalves1241 geralmente é misto, mas pelo que vejo lá a maior parte é não estrada.
Achei estranho a 4 rodas passar por cima desses assunto no desmonte do ônibus...não mostraram a correia e nem falaram absolutamente nada.....nada, não tem nada sobre correia banhada no desmonte...ponto....muito estranho.....podia rer ao menos mostrado como ela estava, mas fixaram quietinhos.......
Os testes da 4 Rodas chamados de "longa duração" percorrem altas kilometragens em um tempo muito menor do que um usuário comum. Defeitos de dependem do tempo e não do km rodado, como é o caso da deterioração das correias, tem grande chances de passarem despercebidos.
Eu vejo isso como uma redução no tempo de uso do carro para substituição pelos elétricos
Uma causa básica é proprietários que usam os carros na condição severa e querem trocar o óleo como se vivessem dirigindo em estrada.
O anda e para, percursos curtos, exigir do motor quando ainda frio são elementares para se encaixar no uso severo, ou seja, praticamente todos se encaixam em todas ou em algumas dessas condições.
Então fazendo com esses motores o mesmo que fizeram com os 16V há uns trinta anos.
Temos um Onix 2021 com 110.000 km rodados, óleo 5w30 Dexos trocado a cada 5.000 km.
Só alegrias.
Tenho um Ka 2020 comprei xero troco o óleo a cada 5000km
Fui olhar no reclame aqui a respeito dessas correias e fiquei impressionado com a quantidades de pessoas que tiveram prejuízo enormes com esses veículos.
Não quero nem de presente carros com essa correia bomba banhada em óleo, na oficina onde dou manutenção do meu Gol 1.6 sempre tem vários motores de onix e Ford k quebrados,o mecânico tá feliz da vida...faturando alto.
É um motor excelente, zero problemas pra quem sabe cuidar do carro, dura 20 anos ou mais pra quem tem uso normal, quem moe o carro ele não é recomendado mesmo não.
Na minha opinião são os dois casos, mas no caso da montadora não seria falha de projeto e sim "malandragem de projeto".
Se esse carro tivesse corrente no sincronismo até daria pra aceitar o projeto de três cilindros.
Tenho uma premier 1.2 2021 está com 120mil rodados.
Sabe quantas revisões fiz na concessionária? Só 2 .
Sempre com mecanico de confiança, Troco óleo original a cada 5mil, óleo do câmbio de 50 em 50mil e a correa com 100mil de forma preventiva.
Carto nunca me deixou na mão, peças baratas, seguro completo 2mil e faz 9,5 cidade e 17kml estrada sempre com gasolina.
Pra mim , me atendeu bem e olha que já tive corolla e Civic.
Abraço
Falar em óleo recomendado em um país em que quase tudo é FALSIFICADO é piada !!!!
A hyundai uso corrente de comandos de aco e nao tem problemas. Mais borracha e fogo lógico que nao aguenta . Faz de aço
Quando os super carros como corcel, opala, fusca não tinha essa correia, os motores não tinham problemas tanto que até hj estão aí funcionando sem maiores problemas, aí os super engenheiros juntamente com os donos das empresas pensaram, precisamos causar defeitos mecânicos senão a indústria vai a falência e hj temos a tal correia imersa em óleo, engraçado que a seco tbm não dá problemas.
Já não sou fã de carro 1.00 e se tratando de 3 cilindros e com Correia banhada a óleo pio ainda, tô fora
No caso do Onix aspirado, tem ainda o fato dele entregar apenas 9,6 m.kgf de torque
E qual foi o resultado do teste 4 Rodas de longa duração do Ka em relação a correia dentada banhada a óleo? A informação é importante.
Para uma empresa dá uma garantia retroativa a carros que já estão fora da garantia, prova o compromisso com seus clientes!!!! Longa duração da 4 rodas prova que funciona muito bem apenas fazendo as preventivas com o óleo correto
É só ver a grande quantidade de veículos arrebentando essas correias com apenas 60 mil km e sim, correias originais e Óleos dentro das especificações.
Vantagens pra montadora, mais barato quebra rápido vantagens pro cliente?
Eu tenho uma Tracker 2021 LT e está com agora com 29.000 KM e sempre faço as revisões na concessionária. Eu perguntei ao chefe da oficina da concessionária sobre isso e ele me disse que ouve dois casos que eles precisaram abrir o motor uma tracker que estava com 270.000 Km e outro um Onix com 70.000 Km porém o dono do Onix jurava que havia feito revisões em concessionárias e a chevrolet abriu uma investigação e provou que o proprietário estava mentindo. Diante da conversa e tenho certeza que o motor é muito bom sim, a maioria que compra carro 0Km não tem condições de ter, acha que carro 0Km precisa trocar com qualquer óleo e se duvidar põe até oleo de soja no motor.....rsrsrs, brincadeiras a parte, mas brasileiro se ferra porque não quer gastar uns pilas a mais na revisão correta e o custo é estarrecedor, só para abrir o motor e verificar como está a correia e se for necessário trocá-la a concessionária cobra R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00 e se quebrar o motor aí meu velho tu tá ferrado porque um motor desses não tem retífica então um motor novo 1.0 da chevrolet custava em setembro/2024 algo entre 35 e 40 mil reais, aí o cara fica pensando que economizou fazendo a troca de óleo em locais que não entendem porr4 nenhuma de motores e fica achincalhando a evolução. Isso é como celular lembram do Motorolla tijolão pois é olhem os celulares de agora. Abraço a todos.
Tem tem essa bomba nas mãos é você. Lixo da GM p economizar migalhas, boa sorte para você !
Se existe outras alternativas, então porque correr o risco? Sou taxista experiente e já vi concessionária colocar óleo 5W30 em Spin e Onix ao invés de 0W20. Tô fora de GM. Possuo Cobalt e Prisma , ambos 2017 e vou partir pra outra marca.
@@juliobarros5503 Como dizem "cada um sabe onde o sapato aperta", tens ótimos carros não se desfaça na emoção, a maioria dos brasileiros acha que esses carros são como fuscas que até com um arame a gente fazia rodar, só que a evolução chegou e ao que sei praticamente todas as marcas atuais usam correias banhadas a óleo.
@@wilsonluiz.rs1960 Vc ta correto, tem q defender msm pq senão depois não consegue passar a bomba adiante!
@@rafaputs8102 Você tem isso que você chama de bomba? Eu tenho, mas se não tens fica quieto não dá palpite furado.
O que muita gente não sabe é que a oxidação do oleo do motor deixa o óleo mais ácido, imagina uma correia de borracha mergulhado em óleo fervente e ácido.
Eu simplesmente não confio nestes motores com este sistema de correia dentada úmida. Até gosto da Tracker, mas não tenho coragem de comprar uma por conta disto. Como não sabem explicar o problema, colocam a culpa nos proprietários sem nenhum pudor.
Prefiro continuar na Honda, ir pra Toyota ou no máximo ir pra VW com correia seca.
Quem quiser que embarque nesta aventura.
Eu concordo com você. A Tracker é bonita, tem um bom espaço interno pra categoria, compartilha peças com o Onix, o que facilita muito a manutenção. Mas não consigo confiar nesse motor, imagine se você compra uma tracker usada e perde o motor por algo que nem você ou seu mecânico sabe explicar. Tenho lido relatos de donos que seguiram o plano de manutenção e mesmo assim tiveram problemas com a correia esfarelando. Isso que trocaram o óleo especificado no manual e no período correto. O mesmo vale para os motores Fiat Firefly. Que cagada foi trocar o motor Fire que é uma beleza de se manter, barato e eficiente por um que tem correia banhada a óleo.
@1matheus fire fly utiliza corrente de comando. Concordo que o motor fire é muito durável e de manutenção bem acessível, já tive vários, mas como não há mais essa opção, acho que o fire fly 1.3 aspirado ainda é uma boa opção.
Principalmente semi novo e usado que não tem como realmente saber se a manutenção foi feita à risca pelo proprietário anterior.
@@emiliomurari3996 a GM dá garantia até 240 mil km para a Correia de borracha…. Será que a Correia é ruim? Conhece outra montadora que faz isso? Não né… então colocando o óleo correto tá de boas… tenho 2020 com 75 mil km
@@alemao1653
Vai acreditando nisso. Na hora do problema a marca alega combustível adulterado e você dança um belo tango argentino.
A Chevrolet estendeu a garantia da correia dentada banhada a óleo para 240 mil quilômetros, sem limite de tempo, para os modelos Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. A nova garantia é válida para todos os veículos fabricados desde 2020, equipados com os motores 1.0 aspirado e turbo e 1.2 turbo.
A garantia da correia dentada banhada a óleo é retroativa e extensível no caso de venda do carro. No entanto, para que a garantia seja válida, o veículo deve estar com o plano de manutenção em dia, com todas as revisões realizadas em concessionárias autorizadas da Chevrolet.
A correia dentada banhada a óleo é uma peça projetada para operar dentro do motor, mergulhada no óleo lubrificante. A durabilidade da correia dentada pode variar entre 160 mil km e 240 mil km, dependendo do motor.
se eu tivesse visto esse video antes, não teria tido o rombo no meu orçamento com o estrago no motor
do meu ford K...
Eu tava vendo uma pra comprar, depois que vi as reclamações sai fora bomba
Essa correia banhada a óleo veio para obrigar o dono do carro fazer manutenção nas concessionárias.
Só corrigindo um detalhe...os primeiros motores a usar corrente de comando banhado a óleo são os motores Renault que foram usados em toda linha ford desde a época das belinas e corceis... até na linha gol 1.0 e 1.6...O famoso motor CHT
So quem nao entende mesmo pra comprar...msm que tecnologia fosse confiável ainda assim tem o problema do custo e a dificuldade da manutenção
E simples a empresa que fornece as correias escolhe as melhores matéria prima para fazer os testes perfeito, e as demandas passam a ser de grande escala ( obs.fica a dúvida aí como um todo o projeto do motor tem falhas sim de ambas as partes os produtos são difíceis de serem avaliados junta tudo projeto fornecedores e donos que não lê manual de instrução
NÃO quero problemas, nao compro carro com m correia banhado a oleo..
Isso pra mim não é tecnologia, mas sim gambiarra de baixo custo. 😂
90 por cento é falha de projeto.
Hoje o único problema ocasionado pelo proprietário é não utilizar o óleo correto.
O erro de projeto tem vários pontos que fragiliza o motor.
. Parafuso de mancal se soltando do bloco.
. concentração das saídas dos gases em um só lugar, gerando um aquecimento excessivo e deformado o cabeçote.
. A correria desgasta prematuramente mesmo utilizando o óleo correto.
Tenho um Chevrolet prisma 2016 LT 1.4.
Estava pensando em um carro que tivesse uma confiabilidade em relação a motor para trocar,mas não veio, então vou mudar de marca, provavelmente um Honda ou Toyota.
No caso do Ford Ka 1.0 3 cilindros, o manual fala em 260.000 kms e não especificava em anos.
A informação de 10 anos ou 240 mil quilômetros foi repassada pela Ford à imprensa na época do lançamento em 2014, quando o carro saiu com os motores 1.0 Fox e 1.5 Sigma, mas curiosamente ela colocou 260.000 km no manual do Ka 2015. Já no manual do Ka 2020 consta 160.000 km para o 1.5 Dragon e 240.000 km para o 1.0 Fox
Os motores CHT, oriundo dos Renault da década de 60 já usava sincronização por correntes.
A descrição presente no vídeo é perfeita:
"Correia banhada a óleo é a união do pior dos dois mundos".
Pra mim não ter correia banhada a óleo é critério de compra. Sempre uso o óleo recomendado. Mas combustível adulterado pode afetar a aditivação do óleo e atacar a correia. Prefiro evitar motores com esse tipo de fragilidade.
O principal problema que vejo não é o caso de quem compra carro zero km da GM e sim quem compra usado. Não dá pra confiar. Os chineses são mestres em descartáveis. É mais lucrativo.
E pura sacanagem da Chevrolet pq no México o mesmo carro Ônix usa corrente eu sou mecânico e na minha oficina em três anos já fizemos manutenção e retifica em 65 motores do Onix e Tracker mesmo que o usuário atenda todo o procedimento não está ileso do problema
E bom pra nós das oficinas prefiro meu Siena g3 e mais confiável
São tantos carros com correia banhada a óleo que eu nem sabia. Talvez o problema não esteja na tecnologia e sim no projeto da Chevrolet. Porque não se ouvia falar de problemas em correia banhada a óleo antes.
Eu deixei de comprar uma Tracker e optei por um Creta por conta disto.
Acho que vai acontecer o seguinte, a fábrica , depois de tanto apanhar nas vendas , ter que dar garantias longas , etc vai passar usar a corrente de comando como nos modelos do México. Para não ficar mal , vão até baixar um pouquinho o preço para justificar que a correia a óleo seria mais cara. Aí , quem tem estes carros usados, ficarão meio que com um Marea na mão, aliás, já estão virando , cada vez será mais difícil revender. . Preferi não arriscar.
Infelizmente, recentemente tendo conhecimento desses casos e outras notícias por aí, vi que cometi o equivoco de adquirir um Onix LT 0km 1.0T modelo hatch. O carro ainda não atingiu o período para fazer a primeira revisão, tanto no tempo quanto na quilometragem mas, à época não me atentei a esse problema da tal correia banhada a óleo. Começando agora a pesquisar alternativas de outros veículos melhores e equivalentes a esse modelo do Onix, se possível também na mesma faixa de preço, algumas opções ou recomendações? Obrigado
Volks
@@_guilherme_1883 yaris hatch ou yaris cross
Esqueceu de mencionar que TODOS os TIGGOS 5, 7 e 8 da Caochery tem corrente de comando tambem ! E são 4 cilindros, com injeção indireta. Ou seja, mesma "mecanica" das queridinhas honda e toyota. Só que com preços muito melhores.
Boa tarde daqui um tempo vão inventar um kit corrente para esses motores vai ser a melhor solução
No projeto atual não tem espaço para corrente de comando que apesar de mais estreita, é bem mais "alta".
então, se usar o óleo correto, não ocorrerá avarias, certo?
QUE SAUDADES DO FUSCA.
Em se tratando de Brasil é bom não esperar 10 mil Km para trocar óleo, adiante uns 2000 Km e ultra importante não usar qualquer óleo se não vai dar problema.
Tive o onix, a própria css usa o 5w15 de tambor em toda sua linha, mesmo se no manual estiver pedindo o 0w20, quem for comprar algum carro que esteja equipado com essa correia, compre o quit de revisão no site da montadora e faça no particular.
Só um detalhe o motor cht em 87 ja usava corrente de comando .
Um grande problema no Brasil é o tal “uso severo”. Muita gente passa horas no engarrafamento e troca o óleo de 10 em 10 mil km pq acha que usa o severo é puxar carreta na terra.
Comprei um Onix sedan 2020 1.0 turbo, sempre revisado na concessionária, com 68.000 km deu problema na correia. Gastei (estava fora da garantia) 5.800,00. Primeira coisa na Chevrolet foi falar que era óleo errado. Mentira, sempre usei óleo AC Delco que a própria concessionária usava. Quando viram os carimbos no manual recuaram mas a despesa foi toda minha. Era o oitavo carro Chevrolet que tive, agora NUNCA MAIS. Estou agora num Toyota Corolla. Perderam um cliente.
Falar em óleo recomendado em um país em que quase tudo é FALSIFICADO é piada !!!!
Meu resumo: Ainda com várias opções, cada um que assuma as responsabilidades pelo que compra.
So tem vantagem para marcar slk