hahaha 😀😅 acabei de descobrir que sou, já fui, bastante passivo-agressivo, nossa, mas tambem é porque eu me importo sempre com a outra pessoa do que comigo mesmo, +/- vai, depende da pessoa😐e quanto eu sinto dela,🤔no meu caso eu tento ofender o minimo pra não me sentir mal depois, meu Deus isso foi horrivel... mas mostra que eu me importo com a outra pessoa
É normal todo mundo ter um comportamento assim de vez em quando. Mas eu já trabalhei com uma menina que era assim 100% do tempo, era muito desgastante, voce tinha que ficar pisando em ovos com ela, sem falar das alfinetadas a todo momento, e quando vc confrontava era só "brincadeira", quando você retrucava ela se tornava a vítima e ficava te 'punindo' ainda mais.
@@IM-bp6uc meu amigo, a pessoa tá literalmente sendo agressiva de uma forma que faça ela parecer inocente, ela age com a intenção de te atacar!! Então NÃO EU NÃO ESTOU sendo intolerante, pois se for pra ficar de frescura, essas pessoas merecem é um socão mesmo! Bando de gente chata e desnecessária, se você soubesse como é insuportável viver com gente assim saberia que não dá pra dar mole pra eles.
Esse silêncio punitório é um inferno, detesto quem faz isso, hj finjo normalidade, falo até sozinha se precisar mas não entro nesse jogo, não quer falar paciência.
A Agressividade Passiva é também considerada uma forma de manipulação, a pessoa que tem esse comportamento tem um ódio feroz correndo nas veias, como essas pessoas sabem dissimular essa raiva, age dessa maneira, como a procrastinação, o "Não-Elogio", falar coisas como : "Nossa que ideia legal pena que tá fraca ou tá em cima da hora", coisas assim servem para desestabilizar seu emocional para no final fazer a vítima de marionete, a melhor forma é reconhecer, se blindar e se afastar da pessoa, mas se a pessoa TEM esse comportamento ela precisa se policiar e mudar seu comportamento
@@veronicasales4439 Depende da situação... mas encontrar algm q ñ saiba se defender ou q é visivelmente afetado apresenta uma tendência em alimentar... acho q é pq sacia... ñ dá pra dizer q ñ dá prazer... o problema são as consequencias... mas tdo tem seus prós e contras... entendo a lógica das pessoas esconderem seus desejos e satisfações mais sórdidas, q é pra ñ ficar em evidência e sofrer as retaliações (como rejeição)... mas é q me parece estranho pq é uma coisa natural em nós, faz parte do espectro do comportamento humano e deveriamos entender, ou tentar ao menos... no fundo podemos até evoluir mas tlvz nunca deixaremos das manifestações imaturas
@@veronicasales4439 Sim... mas entender aqueles q tem é tão crucial qnto eles entenderem q um comportamento assim é desarmonico (alem de poder trazer consequencias negativas)!
@@carlaborges9116 Até um tempo atrás eu acharia sua afirmação um tanto bizarro, mas hoje em dia eu entendo perfeitamente pq tem pessoas que preferem animais e plantas. 😅
Trabalhei com uma pessoa assim 300% do tempo, além disso ela fazia tudo com maldade mesmo e realmente se ela pudesse te prejudicar ou te alfinetar ela fazia sem rodeios e ria fingindo ser tudo brincadeira (exemplo: na frente do chefe ela falava "nossa, fulano, lembra semana passada quando você voltou o troco errado para o cliente? Ela ficou brava, hein?". No fim dava uma de santinha. Quando ela finalmente se demitiu, o que sobrou foi uma vontade de atropela-la com um rolo compressor e depois dar ré. Se puder se afastar de pessoas assim, façam e nem olhe para tras.
Meu amigo é assim, é muito irritante. Quando ele fica bravo com alguma coisa ele simplesmente espera que a gnt adivinhe oq é e faça tudo pelo injustiçadinho 🥺
Essa das ironias e dos sarcasmos é real, tive um relacionamento com uma pessoa assim, estava sempre fazendo brincadeiras maldosas e ataques velados disfarçados de comentários inocentes e quando eu ia confrontar dizendo que não tinha graça ou que aquilo tinha soado grosseiro e inconveniente, colocava toda a culpa em mim dizendo que eu não tinha senso de humor ou que eu não estava bem mentalmente e por isso eu levava tudo pro pessoal. Conscientes ou não eles são dissimulados e manipuladores e arrisco a dizer que na maioria das vezes não adianta conversar sobre as atitudes deles porque geralmente a reação vai ser essa e quem se desgasta atoa é a gente. Foi de longe a pior relação que tive vivia ansiosa, ficava constantemente confusa e sai dessa relação totalmente desestabilizada e insegura por causa dos constantes ataques, depois de muita terapia consegui melhorar psicologicamente. Hj em em dia ao menor sinal de passividade agressiva eu já estou saindo fora, conviver com esse tipo de gente destrói sua saúde mental e vão estar sempre minando sua auto estima sutilmente ou não.
Faz um vídeo de como mudar esse comportamento. De um tempo pra cá percebi que me afastei de muita gente, por causa desse tipo de atitude que tenho. Venho tentando mudar de pouco em pouco, mas o sentimento é tipo uma bola de neve, quanto mais eu tento ser normal e ter as atitudes corretas, mais vai juntando o sentimento antigo e uma hora explode. O foda é que o primeiro pensamento que tenho é ter essas atitudes, e muitas vezes faço de imediato. Uma coisa que tento bastante é voltar atrás quando posso, por exemplo: quando alguém me pede um favor (e eu estou chateado ou algo do tipo) e eu digo pra mim mesmo "não vou fazer", eu tento refletir um pouco e tento fazer a tarefa.
Sou um pouco assim para evitar discussão desnecessária, sou contra discutir por qualquer coisa e evito sempre sair do sério, ser assim as vezes é útil.
Também sou muito assim, de evitar reclamar e discutir coisas. Prefiro deixar um tempo passar. Mas as vezes uma coisa tá me incomodando muito, mas muito, que acabo sendo passivo-agressivo sem perceber. Fico emburrado e o humor fica péssimo horas ou dias... Difícil demais mudar isso... evito tanto conflitos que acabo vivendo conflitos internos.
Sou assim justamente pra evitar explosões de raiva e estragar o meu dia completamente. Procuro ao máximo evitar confrontos, discussões. Sempre finjo que está tudo a mil maravilhas pra não explodir.
Conheço gente que é tipo "passivo-agressivo-agressivo", é muito estranho, a pessoa se faz de vítima ao mesmo tempo em que ataca diretamente, é mais ou menos assim: "você não levou o lixo pra fora, eu quebrei seu videogame, o liquidificador, você faz cagada, mas quando explodo, eu é que sou o vilão? Espero que esteja feliz, conseguiu o que queria"
Muito interessante. Te pergunto se isso é mais recorrente na cultura brasileira. Do que conheci de culturas de outros países, as pessoas costumam falar mais explicitamente o que querem dizer. O que talvez acrescente na fama de europeus serem frios ou literais, por exemplo. O brasileiro costuma não ser tão direto e isso pode cultivar um comportamento passivo-agreasivo?
Sério ? Eu penso q os Eua tem bastante disto tbm... afinal pq os filmes adolescentes iriam apelar tanto pra aquela imagem ? Fora o Bullying parecer algo mto mais feroz nos paises de lingua inglesa... eles tem uma ferocidade (eles e os germânicos... q até por sinal tem uma origem em comum)... acho até bizarro... é algo comum na adolescencia o deboche mas por lá parece mto mais intenso... o idiota é q o Brasil parece ser vastante influenciado por filmes e outras coisas vindas de lá pela midia ou pela net msmo!
Eu sou totalmente passivo-agressivo. 35 anos de idade, fui pisado e humilhado desde que me entendo por gente e, por mais que pessoas possam e são diferentes, eu simplesmente não aguento mais tolerar gente. Como eu sou obrigado a conviver com pessoas por causa de trabalho, já que eu tenho que me sustentar, o que me resta é me defender do jeito que eu posso, já que se eu for realmente sincero, morro de fome, porque as relações sociais não são flores de sinceridade e compreensão, mas um mar de falsidade e máscaras. Nas relações íntimas eu já não sou assim, pelo contrário, é o meu porto seguro. Agora em sociedade...trabalho...atinjo mesmo, eu tenho claramente a noção de que todo mundo usa máscaras para agir, e eu sou mais um deles, porque nas épocas em que eu era claro e sincero, só tomei pra dentro.
Uma coisa que eu faço muito, é não dizer quando tô chateado. As vezes fico triste com alguma atitude de alguém, mas não falo, só fico queto na minha até passar o chateamento.
tenho mto disso, me sinto mal de conversar sobre pq acho q o motivo de eu estar chateada é idiota, ai eu falo pra pessoa q eu to meio chateada mas q nn quero conversar sobre pq preciso de um tempinho pra me sentir confortável pq tenho dificuldade de pra me expressar
@@dangeroushanako5623 olha cara, eu me abro com meu melhor amigo. Já briguei muito com ele por motivos tontos, até que uma hora ele não aguentou e falou sério comigo kkkkkkk. Expliquei tudo que se passava na minha cabeça, e hoje em dia tenho menos dificuldade com ele em relação a não falar meus chateamentos, decisões, etc. Mas com o resto das pessoas ainda fico muito fechado. E também, sou igual a você em relação o motivo de não falar porque estou chateado, também imagino os meus motivos serem idiotas kkkk.
No caso isso é só ser passivo mesmo, é só uma insegurança sua de se expor. Passivo-agressivo é quando vc faz isso ao mesmo tempo que vc tenta atingir a pessoa de uma forma mais sutil. No seu caso, vc não tenta atingir a pessoa de outra forma, só tenta evitar o conflito, é diferente.
Eu estou estudando em busca de melhorias, convivi com uma pessoa muito próxima e a gente acaba aprendendo e adquirindo esses hábitos, acho que vez ou outra as pessoas dão alguma indireta isso não faz dela passiva-agressiva mas quando se torna rotineiro sim, eu percebi que me tornei assim com uma pessoa em específico que faz parte da familia, quando a conheci ela me rejeitou, ela era passiva-agressiva comigo o tempo todo e eu sempre tentava contornar as situações era até humilhante tentando pertecer ao grupo familiar, apos ter filhos e essa pessoa se aproximar passei a ser assim com ela, as vezes é chumbo trocado mas eu pretendo ser uma pessoa melhor a cada dia, até mesmo pra ser um exemplo bom pra meus filhos. Deus me ajude, tenho fé, e não quero fazer esse tipo de troca, vou morder a lingua e evitar ao máximo. Não é fácil se libertar das mágoas e rancores, o perdão serve pra nos mesmos.
Cara, se eu falo com todas as palavras que não quero fazer alguma coisa e a pessoa insiste eu paro de responder sim. Agora ficou claro que estou no meu direito de me proteger. Porém, já fui acusada de ser "passivo-agressiva" e percebo que essa acusação não é nada mais do que tentativa de manipulação. Grata pela explicação.
A minha ex irmã é assim ela é bem mandona gosta das coisas do jeito dela se eu vou pedir um favor ela visualiza as mensagens e nem responde e se vou cobrar ela começa a me xingar 😳
Eu já fui assim no passado principalmente conversando online , quando ainda não era mais consciente. Eu as vezes ainda faço isso infelizmente, mas não tão intensamente. Agora me policio mais. Esse vídeo foi de grande utilidade
Por mim é melhor se comportar assim doq meter o louco pra cima da pessoa xD (Eu cometo alguns desses comportamentos, principalmente o de ficar quieto e o de me afastar Mas é simplesmente pq eu n gosto de brigar, acho isso totalmente inútil, ainda mais com pessoas que não me respeitam Não adianta querer brigar ou discutir com quem não te respeita, então eu opto por só me afastar. E sinceramente, pra mim pelo menos, eu estou tomando a atitude correta e na vdd é isso que meus pais mais me ensinam Me ensinam que tem pessoas que não são convencidas com palavras e que nesses casos é melhor se afastar)
Eu sou muito assim, mds. Eu sempre fui meio "agressiva" diretamente, mas nunca pensei que era indiretamente. Eu faço isso principalmente com as pessoas que eu mais amo, que horror.
Isso pode ser uma resposta automática do seu cérebro devido a traumas de infância. Vc passou por situações complicadas em casa ou no convívio social? Td isso influencia no nosso comportamento adulto.
Tem uma música que a Marisa Monte cantou que é feita pra vc, ela fala assim: "Eu admiro quem não presta // eu escravizo quem eu gosto // eu não entendo...eu trago o lixo para dentro...." Legal é no final que tem um coro de crianças cantando o refrão "eu falo muito palavrão eu falo muito mal /// eu falo muito mesmo sem saber...o que estou falando // eu falo muito bem: eu minto" kkkkk
aproveita e escuta "Volte Para o Seu Lar", do Arnaldo Antunes e que ela regravou no mesmo álbum. A primeira estrofe é uma das mais fodas que já ouvi na vida e é a única que tem frases que eu já pensei em tatuar. Era um tempo de uma Marisa Monte mais visceral sabe, pré "Amor I Love You" e Tribabacalistas
Sobre essa de sumir do mapa, eu já fiz muitas vezes também. O sentimento que eu esperava é de: tentar recomeçar como se aquela pessoa não existisse (esse era o meu pensamento, não sei o dos outros). Até que fiz isso com um amigo, ele me deu a maior bronca depois e me falou pra eu nunca mais fazer isso de novo. Foi aí que comecei a pensar "pô, não é porque eu briguei com a pessoa que precisa perder amizade, ou coisa parecida. É bem melhor pedir desculpa ou tentar conversar, sei lá". Desde então tenho o pensamento de não fazer mais isso, (mas ainda sim essa ideia se passa pela minha cabeça) eu só tento demorar um pouco mais pra tomar as atitudes, assim da pra pensar melhor na merda antes de fazer rsrsrsrs
tú cedeu à manipulação pela culpa. Quem some tem que estar disposto a perder totalmente o contato, a nunca mais ver as outras pessoas. Senão cai no conto da manipulação e culpa, como aconteceu com o Sr.
@Luis Florenzano eu tinha uma amg,a gnt se conhecia a uns 3 anos,já tinhamos sido mais próximas,mas eu ja tinha me afastado dela 1 vez.Enfim,descobri q ela gostava de mim,mas fiquei mt desconfortavel cm isso,ate pq sabia do historico dela e q n ia dar em nd,fora q sou hetero.Me afastei por um tempo e dava indiretas mas logo ela cmc a gostar de outra pessoa ent fdss.No final nn importa mt pq mudamos de escola e n temos mais ctt.Mas sei lá eu me acho tóxica por me afastar assim das pessoas sem dar explicação.
Recentemente percebi que o meu ambiente de trabalho é repleto de pessoas assim, é exaustivo demais. Decidi me afastar. Quando falam cmg respondo apenas o necessário, ignoro quando estão falando mal de alguém que no momento não está lá ou quando estão tentando me alfinetar.. Mas mesmo assim ainda é cansativo, parecem que eles fazem de tudo para incomodar...
As vezes essa é a única saída, a única forma de viver, se você é o lado mais fraco. Principalmente no trabalho, com o índice de desemprego nas alturas, tem que suportar tudo calada, ou usar de ironia para descarregar a pressão interna, a vontade de descarregar tudo.
Eu tenho alguns comportamentos passivo-agressivos, mas eu prefiro mais falar abertamente mesmo que doa! Acho que ser sincero resolve mais do que ficar rodeando o problema... então eu prefiro mais ser DIRETO!
vendo esse vídeo eu percebi q tenho alguns comportamentos passivo-agressivo, como por exemplo não falar com alguém por muito tempo caso ela tenha me irritado, eu fazia e ainda faço muito isso, mas não pra punir a pessoa e sim pq era meu jeito de reagir, nao sei pq mas quando me sinto incomodado prefiro "ficar só" e por sua ver "ignorar" a pessoa q causou o incômodo pois é muito mais fácil pra mim lidar com as coisas dessa forma, não sabia q isso era um comportamento passivo agressivo , vou tentar mudar.
Muito bom. Eu sou bem passivo-agressivo. Já estou resolvendo isso, mas com vídeos bem explicados assim fica mais fácil perceber quando estou agindo assim.
Eu sou um pouco passivo agressivo, eu não uso a ironia pq eu nem sei entender direito como usar, mas eu nunca falo quando alguém faz algo que eu não gosto e recentemente eu botei que eu só fiquei em silêncio esperando a pessoa entender até ela falar comigo, aí eu parei. Obrigado pelo vídeo, agora que eu tenho noção disso vou tentar parar e ser uma pessoa melhor para as pessoas que eu convivo.
Está certo faça isso só com pessoas que são próximas que você se importe ou que te afete de alguma forma, mas tem que tomar cuidado se você não está sendo vítima de um narcisista. O vídeo generaliza muito e não entende de mundo corporativo ou mundo funça acaba botando pessoas passivas agressivas como vilões. E não da solução, pq se sair reclamando por aí pode ser que você tbm comece a pisar em ovos. As vezes de pessoa misteriosa você passa a ser mimizendo ou reclamão da empresa. Vai ter que aprender a relevar atitudes que te afetam.
Trabalho com uma pessoa assim e é bem chato. Ele vive dizendo que aceita as críticas construtivas, mas suas atitudes o contradizem. Por exemplo: ele é muito acelerado e acaba deixando toda a equipe estressada, pq o trabalho sai rápido,mas mal feito. Qdo falamos para ele levar as tarefas mais de boa, ele começou a fazer corpo mole. Como tava atrapalhando o excesso de lerdeza, demos um toque e fez cara de sonso e respondeu: "Ué, mas vcs não falaram que eu era acelerado demais? Agora serei calmo demais."
Eu percebi que tenho parte desses comportamentos. Quando tem algo que me incomoda, finjo que tô de boa com a situação, mas ou trato a pessoa com quem estou em conflito de forma fria, ou não aguento segurar o que tá me incomodando e explodo, transformando a situação em um monstro que ela nunca deveria ter sido. Nisso, eu acabo magoando as pessoas ao meu redor e me magoando também. Quero ser uma pessoa melhor pra aqueles que eu amo e que convivem comigo
Já fizeram isso comigo e eu já fiz com os outros e uma coisa que eu acho impressionante é que todo dia eu aprendo alguma coisa nova, obrigado pelo vídeo.
Eu conheço uma pessoa que é assim sempre que eu to interajo com essa pessoa, eu via o comportamento da pessoa e sabia que tinha algo errado, mas a gente sempre fica com uma pulga atrás da orelha, tipo "será que quando ele diz que ta realmente brincando, ele ta realmente brincado?" "será que é eu que to errado?", então saber que é realmente passivo agressividade da pessoa é muito aliviante... Obrigado pelo video 🙏
Vejo a sinceridade, transparência e honestidade de dizer quando reprovamos um tratamento como o melhor caminho. Se a pessoa não aceitar ou criar conflito, é porque ela não merece consideração. Se em relação a alguém que gostamos, temos receio de dizer algo, é porque trata-se de uma relação frágil e possivelmente baseada em mentiras. Não há virtude nas coisas fáceis. A amizade para valer a pena deve dar frutos e sua indefectibilidade vem justamente de resistir aos ventos da sinceridade quando estamos diante de uma ofensa ainda que não intencional.
Sou passivo-agressivo com qualquer um que tenha um conflito cmg, se não tem nenhum conflito sou uma pessoa normal. Minha psicóloga me disse que com base na minha criação eu desenvolvi isso como auto preservação.
As vezes preciso agir assim com meu marido pois entrar em confronto com ele é muito difícil pois ele não é fácil e esta sempre com razão, nunca vê meu lado e como se torna cansativo, perco a vontade de dizer e explicar porquê de estar chateada. Mas não vou negar as vezes preciso manipular situações pra ter qualquer resultado com ele e fazer ele prestar atenção nas minhas vontades. Só pra explicar ele sempre foi muito manipulador mas com o tempo aprendi a não cair nesse jogo dele. Ele sempre me fazia sentir culpada e vontar atrás na minha vontade/palavra. Se tornou cansativo explicar o óbvio sobre as atitudes dele mesmo por isso me calo. Mas no geral, não gosto de agir assim pra prejudicar ninguém e tenho total consciência de que estou agindo assim e é muito pontual.
Pqp nem sabia oq era passivo-agressivo e ainda descobri q eu também sou assim. Obg. Vou tentar tomar mais cuidado com isso, pq não sabia q eu poderia ser tão desagradável em alguns momentos
Me identifiquei com vários aspectos, mas não sou de ficar dando indiretas nem de querer irritar o outro de propósito, simplesmente fecho a cara e evito conversa. Eu sou mesmo essa pessoa que evita conflitos a todo custo, mas o difícil mesmo é lidar com o conflito interno que fica engasgado lá dentro e obviamente afeta na minha atitude de alguma forma.
Eu sou muito passiva agressiva. É o jeito que eu encontro de lidar com os problemas sem me causar prejuízos, manter uma sensação de segurança e evitar o desconforto de um embate direto. Mas eu não sou falsa ou faço coisas pelas costas de ninguém. Geralmente minhas atitudes são o tratamento de silêncio (porque não quero discutir), se no trabalho me pedirem algo eu falar que vou fazer e não fazer, falar que tah tudo bem quando não tah (porque não quero que a pessoa me ache dramática, aí internalizo tudo) e sumir ou deixar de atender alguém quando eu sinto que essa pessoa não está me acrescentando em nada e as vezes está até me fazendo mal
Eu confesso que me policio bastante, não sabia que era assim, minha mãe que abriu meus olhos, mas não vou mentir, no ambiente de trabalho com muitas pessoas tóxicas, ser assim me ajuda e muito. Mas com minha família, eles me ajudam bastante pois os amo e não quero desconforto entre nós, ainda mais que meu ego é enorme e eu também estou tentando mudar isso
Eu convivo com familiares passivos agressivos e nunca consegui conversar com eles, pois quando confrontados reagem com sarcasmo… aprendi a não cair no joguinho… Ficou sem falar comigo eu saio de casa e vou passear kkkkk
Uma pessoa que eu considerava muito já me deu o famoso "castigo do silêncio" por um mês após eu ter cometido um erro. Conviver com alguém assim diariamente, mesmo que a pessoa seja maravilhosa em vários aspectos, é desgastante, frustrante, nos deixa com a autoestima lá embaixo, nos faz sentir culpados e nem sabemos o motivo de nos sentirmos assim. Outra atitude é quando a pessoa nunca está errada, sempre encontra uma desculpa para suas atitudes que para ela "são normais". Já passei por tanta situação desconfortável e super estranha com uma pessoa assim, e ela me fez achar que eu estava agindo de maneira dramática. Céus, que livramento eu tive.
Eu concordo que a gente tem que desmistificar esse comportamento. Parece que de uns anos pra cá isso ficou demonizado kkkkk Agir assim é normal e julgo até necessário em determinados momentos. O problema é ser assim, ser, em todo tempo, em grande parte do tempo, só responder dessa maneira, isso é um problema, pois demonstra um desequilibrio, gera estresse em quem está perto, não é harmonioso. Mas eu acho que essa demonização desse comportamento vem também como resultado do movimento da positividade. As pessoas não podem mais mostrar insatisfação em paz, tudo é ofensivo, tudo é delicado, e nessa onda ficou comum responder a tudo com passivo-agressividade, aí o comportamento ganhou visibilidade e desaprovação.
Eu concordo parcialmente com você, é muito normal esse comportamento hoje por causa da sensibilidade e palavras que podem ser potencialmente ofensivas, porém não é a alternativa correta para responder em uma situação. Isso faz com que a pessoa pareça imatura, arrogante, "vítima" e fraca em determinado posicionamento. Uma atitude assim, torna a convivência desgastante e as amizades superficiais; sendo que elas deveriam ser de confiança e honestidade. O carácter passivo-agressivo não pode ser aceitado e deve ser corrigido, caso não quiser que as pessoas se afastem de você e apenas aqueles que satisfazem tuas exigências, ficam.
Eu não demonizo não, mas pra mim parece que a pessoa é covarde e fica atacando com leva e trás, faz e diz que tá brincando, coisas desse tipo... Nesse caso eu seguro e quando não dá mais aviso que se continuar vou quebrar a cara, porque sou só agressiva mesmo rs
@@marianaleite9760 mas é isso, as vezes é um pouco de covardia também, justamente porque falar mal, discordar, ser errado diretamente virou meio que proibido, daí alguns não conseguem bancar a opinião polêmica pra não sair perdendo.
@@juanalbujas7133 Te entendo. Concordo em grande parte. Mas a passivo~agressividade faz parte da gente também, e não dá pra ser duro e direto em todas as situações conflitantes.
Mano, minha professora de inglês é assim, putz, q mulher insuportável kk O semestre inteiro dela alfinetando todo mundo por qualquer motivo, o povo tá dando graças a Deus q é só esse semestre com ela
acho que eu era passiva-agressiva principalmente no quesito "usar ironia e sarcasmo" eu usava mt antigamente, mas felizmente parei e hj em dia n sou mais edição: eu também fazia muito isso de dizer que vou fazer algo pra pessoa que me pediu, e no fim não acabar fazendokkkkkk adiava obrigações e realmente falava que "ah eu esqueci" felizmente mudei enfim, agradeço o vídeo, ficou impecável como sempre!!
Eu sou passiva agressiva, decidi aprender a me comunicar por conta do meu relacionamento, mas a maior parte do tempo nao é proposital, eu so tentava me fechar e esconder o que eu estava sentindo com medo de gerar algo maior.
Eu ligo um dane-se para quem quer dar o silêncio... o problema é que as pestes fazem silêncio mas ficam falando pelas costas. Minha conclusão é só uma: quero esse tipo de gente bem longe.
Morei com um amigo assim, pedia pra fazer as coisas, ajudar na casa e ficava demorando horrores pra fazer uma tarefa simples, como colocar a roupa no lugar certo, sem falar que quando ele ficava zangado me ignorava e me tratava como lixo.
Eu cheguei a conclusão vendo este vídeo que a pessoa que tem com certa frequência o comportamento passivo agressivo possui 2 caracterísitcas : 1)É uma pessoa covarde - não tem coragem de enfrentar alguém diretamente , então faz isso de forma passiva e dissimulada; 2) É uma pessoa invejosa e bota inveja nisso!
Sim, TODO covarde faz isso. Uma pessoal que tem coragem de encarar a vida, não precisa disso. Só gente dissimulada e imatura. Resposta para passivo-agressivo ou ficar longe ou jogar na real. Eles ficam constrangidos. "Então quando vc agir como um adulto, a gente conversa. Sua imaturidade é demais para se manter um diálogo saudável".
Uma dúvida, talvez não muito relevante, mas presente. Bem, o que leva uma pessoa a ter ações "passiva-agressiva"? (Embora possa ser apenas por parte da personalidade) Há algo relacionado a criação, costumes, maneira de resolver problemas e escapar de uma situação?
Ótimo vídeo!! Já tive uma pessoa passiva-agressiva na minha vida por tempos e hoje (por mais que não sejamos mais amigos) essa pessoa melhorou muito esse comportamento. Lembro de ser ignorada por semanas e quando questionava sobre pra poder solucionar essa pessoa agressivamente me mandava pra longe, não sentia culpa e sim dor, dor por estar sendo xingada ou deixada de lado por um amigo. Hoje me dou mais valor, se alguém age dessa maneira comigo eu falo diretamente que não gosto da atitude e que não vou correr atrás se não me explicar corretamente o ocorrido. Aquele "você deveria saber o porquê de eu estar bravo" não rola, eu não sei, logo, me ajude a entender, logo, podemos resolver isso.
Cara, vc Tem que parar com essa paranóia de ficar se culpando qndo alguém some, ou vc vai enlouquecer, as vezes a pessoa só quer se fechar no mundo dela. Não leve para o lado pessoal, deixe a pessoa lá. É até bom, pq se ela tiver com comportamento passivo agressivo vai se tocar que não te atingiu.
Sempre tento falar de maneira amena e honesta sobre como me sinto, mas em ambiente profissional isso é impossível. As empresas fazem uma ilusão na mente dos funcionários de que são abertos à críticas, o que é pura mentira. Quem se atreve a criticar qualquer coisa dentro de uma empresa é demitido. Então sim, já fui passiva agressiva dentro do ambiente profissional. E não me arrependo.
Eu sou bem passivo agressivo , eu sempre tentei entender o que realmente se passava comigo porque em casa todos são esquentados e eu normalmente sou mais frio e fico usando essa passivo agressividade com eles e quando eles partem para o confronto direto eu me faço de vítima , procuro apoio de superiores , que ficarão do meu lado por não saberem o real contexto da situação e por não me conhecerem realmente , eu estou fazendo acompanhamento psicológico e com certeza vou levar esse problema para minha psicóloga obrigado 😊
Quando estou de mal humor evito falar com as pessoas, apenas o básico, mas com quem me fez mal simplesmente me afasto não discuto só excluo ela da minha vida.
Eu sou assim às vezes com meu marido (sempre com motivo), mas depois me arrependo, pq parece infantilidade kkkk a última foi depois de uma briga desligar a internet só de raiva sabendo que ele tava baixando algo. Não consigo conversar na hora da raiva 🤡 mas não sou assim td tempo não, a gente mal briga rs
me identifico com o primeiro sinal e o sinal que fala sobre ironias, mas isso só me acontece as vezes dependendo da pessoa. Geralmente, tenho dificuldade em me expressar, principalmente se for com algo que tá me incomodando/chateando etc, então as vezes jogo umas indiretas pra o que tiver me incomodando ou fico em silêncio "descontando" a raiva em outras coisas, mas depois de um tempo vou lá conversar pra resolver a situação
Vendo esse vídeo só reafirmo o pensamento que preciso de tratamento rápido! Em uma boa parcela de tempo tenho comportamentos semelhantes - involuntariamente - e isso só me atrapalha em minhas relações interpessoais. Quero mudar, mas fazer sozinha é complicado e acabo tendo que recomeçar do zero depois de um tempo, é tão... Chato.
André por favor faz um vídeo sobre satiríase,eu suspeito ter e vc e um cara que explica mto bem e tem uma forma de video envolvente,se poder considere a idéia
Eu sou passivo agressivo com algumas pessoas da minha família, pq percebi que ser direta não me escultam, mas sempre tomo o maior cuidado para não usar esse comportamento com quem não merece, mas mesmo assim preciso melhorar muito meu comportamento
Existe algum fundamento ou trauma para esse tipo de comportamento? Particularmente eu entendo as pessoas que se comportam desta maneira,pois também mim encaixo nesse grupo. E não é fácil se expressar, falar e ter amigos, mais o importante é tentar mudar se entender e começar a rever nossos comportamento. Eu sempre era precionada em não falar o que sentia na infância,hoje tenho um grande desafio em falar o que sinto e entender o que sinto...MAIS O IMPORTANTE É QUERER MUDAR
O que leva alguém a agir assim pode variar a depender da história de vida de cada um. Perceber que age assim e querer mudar é de fato onde as coisas podem começar a melhorar.
Me identifiquei em alguns aspectos disso no meu relacionamento. Eu normalmente quando não fico bem com algo tendo a ficar quieto. Eu achava que era só porque eu não sabia como reagir mesmo e não que eu estava sendo passivo-agressivo. E também sempre entendi que se por exemplo eu tivesse "overreacting" era eu que deveria me virar com esse sentimento e aprender a lidar, e não encher o saco dela com as minhas preocupações ou desagrados.
quando eu tô de mau humor eu sou exatamente assim (eu geralmente me excluo de círculos sociais quando tô desse jeito, mas quando as pessoas vem me encher o saco, sendo que eu claramente não quero interagir então eu realmente nem tento me segurar ou ser educado)
3:55 me identifiquei. tenho bastante dificuldade de me autodefender em situações em que é necessário e também sou um pouco descontrolada emocionalmente e acabo fazendo coisas precipitadas que acabam me gerando prejuízo no final.
Eu trabalho com uma pessoa assim. É extremamente desgastante lidar. Essa pessoa questiona tudo que eu faço, vive lançando alfinetadas aqui e ali, com ou sem motivos. Ele tenta humilhar as pessoas de maneira "educada", fala as piores coisas e tanta se passar por bom moço. Adora contrariar as pessoas e parece esperar quaisquer falhas das outras pessoas para ficar alfinetando com irônicas e sarcasmos. Estou adoecendo. Sinto uma pressão enorme em cima de mim. Quando ele manda mensagem ou me pede alguma coisa, eu já fico nervosa com receio de errar. De tanta pressão, acabo errando mesmo e isso alimenta o ciclo. Às vezes, acordo a noite remoendo as coisas que ele diz e perco o sono ao imaginar que no outro dia vou passar por mais do mesmo. O pior , é que essa pessoa está hierarquicamente acima de mim. Não tenho a quem recorrer. 😢😢😢😢 Desculpem o texto longo, mas eu precisava desabafar.
Sinto muito por você, que situação difícil, isso gera ansiedade é desgastante, já pensou em trabalhar com algo em casa, ter seu próprio negócio? Boa sorte 😟
Eu sou/era assim com uma garota, ela era minha "melhor amiga" mas eu resolvi terminar a amizade pq não tava me fazendo bem, ela simplesmente começou a falar desse negócio que era pra ser só entre nós pra toda a nossa escola e falando mentiras de mim, depois disso eu passei a odiar ela porque isso poderia arruinar minha reputação na escola, eu poderia ter perdido amigos ou ter perdido a confiança dos meus professores cmg. Eu fiz o mesmo oque ela me fez so que eu falei coisas reais que ela fez como me plagiar em trabalhos da escola, tentar me manipular, e ser ciumenta possessiva comigo. Agora eu ja parei pois ela também parou mas toda vez que ela passa perto de mim eu olho com cara fechada pra ela.
Fiquei com medo de ter sido passiva agressiva com uma conhecida virtual, por eu ter parado de responde-la ou interagir nas msgs, no final percebi que foi um modo de proteção pra mim já que ela não me fazia me sentir bem, sempre me fazia me sentir culpada pelos meus ideias serem diferentes do dela :( eu sempre digo que respeito o modo de pensar dela mas não concordo, porém nunca irei ridicularizar uma pessoal por ter pensamentos e crenças diferente das minhas... Mas pelo jeito, para ela isso era um problema, acho que foi um livramento me afastar dela! Amei o vídeo me ajudou a tirar o sentimento de culpa!
Odeio passivo-agressividade, sempre acho que a pessoa tenta ficar atacando pra desestabilizar. Aviso logo que se continuar vou quebrar a cara, afinal não sou passivo-agressiva, sou só agressiva mesmo rsrsrs
É uma pessoa que fica com raiva de outra mas foca jogando piadinhas.. bom acho que é isso ela fingi que está bem mas está com raiva e fica fazendo joguinhos com a outra pessoa
Os exemplos são bons, mas valem pra qualquer pessoa, mesmo as que não demonstram frequentemente um comportamento passivo agressivo (como dito no final do vídeo). Cuidado pra não julgar alguém baseado em um vídeo.
Referências e recomendações de leitura:
dictionary.apa.org/passive-aggressive
www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.579183/full
www.craiganderson.org/wp-content/uploads/caa/abstracts/2015-2019/17AA2.pdf
journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0959354308101419
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36004844/
srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-8624.2008.01184.x
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8107391/
www.verywellmind.com/what-is-passive-aggressive-behavior-2795481
humanpsychology.com.au/how-to-deal-with-passive-aggressive-behaviour/
observer.com/2017/03/passive-aggressive-people-five-proven-behavior-secrets-psychology-anger/
th-cam.com/video/57LC5gY2kno/w-d-xo.html
www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/expert-answers/passive-aggressive-behavior/faq-20057901#:~:text=Passive%2Daggressive%20behavior%20is%20a,what%20he%20or%20she%20does.
hahaha 😀😅 acabei de descobrir que sou, já fui, bastante passivo-agressivo, nossa, mas tambem é porque eu me importo sempre com a outra pessoa do que comigo mesmo, +/- vai, depende da pessoa😐e quanto eu sinto dela,🤔no meu caso eu tento ofender o minimo pra não me sentir mal depois, meu Deus isso foi horrivel... mas mostra que eu me importo com a outra pessoa
Tem vídeo de porque algumas pessoas parecem que procuram conflitos?
@@thiagodelgado3128 ainda não
@@minutospsiquicos parece um tema interessante ^^ quando fizer vou adorar ver
André, o Transtorno de Personalidade Passivo-agressivo é verdadeiro?
É normal todo mundo ter um comportamento assim de vez em quando. Mas eu já trabalhei com uma menina que era assim 100% do tempo, era muito desgastante, voce tinha que ficar pisando em ovos com ela, sem falar das alfinetadas a todo momento, e quando vc confrontava era só "brincadeira", quando você retrucava ela se tornava a vítima e ficava te 'punindo' ainda mais.
Gente assim eu saio no soco
@@queenDoWebnamoro triste
Dependendo do meu humor posso até pagar na msma moeda... qual o grau de ligação entre vcs?
@@queenDoWebnamoro Sim, mas aí vc é o intolerante e sem razão!
@@IM-bp6uc meu amigo, a pessoa tá literalmente sendo agressiva de uma forma que faça ela parecer inocente, ela age com a intenção de te atacar!!
Então NÃO EU NÃO ESTOU sendo intolerante, pois se for pra ficar de frescura, essas pessoas merecem é um socão mesmo! Bando de gente chata e desnecessária, se você soubesse como é insuportável viver com gente assim saberia que não dá pra dar mole pra eles.
Esse silêncio punitório é um inferno, detesto quem faz isso, hj finjo normalidade, falo até sozinha se precisar mas não entro nesse jogo, não quer falar paciência.
A Agressividade Passiva é também considerada uma forma de manipulação, a pessoa que tem esse comportamento tem um ódio feroz correndo nas veias, como essas pessoas sabem dissimular essa raiva, age dessa maneira, como a procrastinação, o "Não-Elogio", falar coisas como : "Nossa que ideia legal pena que tá fraca ou tá em cima da hora", coisas assim servem para desestabilizar seu emocional para no final fazer a vítima de marionete, a melhor forma é reconhecer, se blindar e se afastar da pessoa, mas se a pessoa TEM esse comportamento ela precisa se policiar e mudar seu comportamento
Ou fazer uma crítica construtiva
Verdade. São pessoas maldosas e se percebe nas atitudes com os mais "fracos" e nas palavras. Técnica covarde.
@@veronicasales4439 Depende da situação... mas encontrar algm q ñ saiba se defender ou q é visivelmente afetado apresenta uma tendência em alimentar... acho q é pq sacia... ñ dá pra dizer q ñ dá prazer... o problema são as consequencias... mas tdo tem seus prós e contras... entendo a lógica das pessoas esconderem seus desejos e satisfações mais sórdidas, q é pra ñ ficar em evidência e sofrer as retaliações (como rejeição)... mas é q me parece estranho pq é uma coisa natural em nós, faz parte do espectro do comportamento humano e deveriamos entender, ou tentar ao menos... no fundo podemos até evoluir mas tlvz nunca deixaremos das manifestações imaturas
@@IM-bp6uc todos temos defeitos mas nem todos tem essa necessidade de se alimentar da dor dos outros .
@@veronicasales4439 Sim... mas entender aqueles q tem é tão crucial qnto eles entenderem q um comportamento assim é desarmonico (alem de poder trazer consequencias negativas)!
A melhor relação é não ter relação, ser humano é muito chato e complicado, e sim eu falo de mim também.
Por isso prefiro os animais kkkkkkkkkkkkk
É compreensível que o outro lado do mundo compre robôs p se casar
@@carlaborges9116 Até um tempo atrás eu acharia sua afirmação um tanto bizarro, mas hoje em dia eu entendo perfeitamente pq tem pessoas que preferem animais e plantas. 😅
mas nem todo mundo tem esse padrão, são pessoas específicas
Gostaria que o minutos psíquicos falasse das pessoas que f0dem com o nosso psicológico e depois fala "estou cuidando da minha saúde mental"
Trabalhei com uma pessoa assim 300% do tempo, além disso ela fazia tudo com maldade mesmo e realmente se ela pudesse te prejudicar ou te alfinetar ela fazia sem rodeios e ria fingindo ser tudo brincadeira (exemplo: na frente do chefe ela falava "nossa, fulano, lembra semana passada quando você voltou o troco errado para o cliente? Ela ficou brava, hein?". No fim dava uma de santinha. Quando ela finalmente se demitiu, o que sobrou foi uma vontade de atropela-la com um rolo compressor e depois dar ré. Se puder se afastar de pessoas assim, façam e nem olhe para tras.
Desculpa, mas eu ri na parte do atropelamento 😂😂😂😂
Meu amigo é assim, é muito irritante. Quando ele fica bravo com alguma coisa ele simplesmente espera que a gnt adivinhe oq é e faça tudo pelo injustiçadinho 🥺
Essa das ironias e dos sarcasmos é real, tive um relacionamento com uma pessoa assim, estava sempre fazendo brincadeiras maldosas e ataques velados disfarçados de comentários inocentes e quando eu ia confrontar dizendo que não tinha graça ou que aquilo tinha soado grosseiro e inconveniente, colocava toda a culpa em mim dizendo que eu não tinha senso de humor ou que eu não estava bem mentalmente e por isso eu levava tudo pro pessoal. Conscientes ou não eles são dissimulados e manipuladores e arrisco a dizer que na maioria das vezes não adianta conversar sobre as atitudes deles porque geralmente a reação vai ser essa e quem se desgasta atoa é a gente. Foi de longe a pior relação que tive vivia ansiosa, ficava constantemente confusa e sai dessa relação totalmente desestabilizada e insegura por causa dos constantes ataques, depois de muita terapia consegui melhorar psicologicamente. Hj em em dia ao menor sinal de passividade agressiva eu já estou saindo fora, conviver com esse tipo de gente destrói sua saúde mental e vão estar sempre minando sua auto estima sutilmente ou não.
Tb passei pelo mesmo e realmente é HORRÍVEL. É só sofrimento!
Faz um vídeo de como mudar esse comportamento. De um tempo pra cá percebi que me afastei de muita gente, por causa desse tipo de atitude que tenho. Venho tentando mudar de pouco em pouco, mas o sentimento é tipo uma bola de neve, quanto mais eu tento ser normal e ter as atitudes corretas, mais vai juntando o sentimento antigo e uma hora explode. O foda é que o primeiro pensamento que tenho é ter essas atitudes, e muitas vezes faço de imediato. Uma coisa que tento bastante é voltar atrás quando posso, por exemplo: quando alguém me pede um favor (e eu estou chateado ou algo do tipo) e eu digo pra mim mesmo "não vou fazer", eu tento refletir um pouco e tento fazer a tarefa.
Você já deu um passo bem importante assumindo que tem essas atitudes!
Você vai conseguir mudar!Deus te abençoe 🙏
Mas vc era tão bacana com o Chris
@@Ramblergusmao depois do que aconteceu comigo em The Walking Dead, as coisas nunca mais foram as mesmas
Eu também tô tentando mudar esse comportamento aos poucos tô conseguindo agora eu não tenho tantos fardos como antes
Força guerreiro tenho certeza de que você vai conseguir também
Sou um pouco assim para evitar discussão desnecessária, sou contra discutir por qualquer coisa e evito sempre sair do sério, ser assim as vezes é útil.
Também sou muito assim, de evitar reclamar e discutir coisas. Prefiro deixar um tempo passar. Mas as vezes uma coisa tá me incomodando muito, mas muito, que acabo sendo passivo-agressivo sem perceber. Fico emburrado e o humor fica péssimo horas ou dias... Difícil demais mudar isso... evito tanto conflitos que acabo vivendo conflitos internos.
Você tem quantos anos?
Parte da família da minha mãe é assim. É uma coisa horrível pq é uma falsa paz, ninguém parece ser sincero
Então voce tem a comunicação passiva, procura sobre, são 4 tipos de comunicação:
A passiva
A agressiva
A passiva-agressiva
e a Assertiva
@@andresobrinho3040gostei desse termo "falsa paz"
Insegurança e rancor, acho que isso define um passivo agressivo...
Sou assim justamente pra evitar explosões de raiva e estragar o meu dia completamente. Procuro ao máximo evitar confrontos, discussões. Sempre finjo que está tudo a mil maravilhas pra não explodir.
Conheço gente que é tipo "passivo-agressivo-agressivo", é muito estranho, a pessoa se faz de vítima ao mesmo tempo em que ataca diretamente, é mais ou menos assim: "você não levou o lixo pra fora, eu quebrei seu videogame, o liquidificador, você faz cagada, mas quando explodo, eu é que sou o vilão? Espero que esteja feliz, conseguiu o que queria"
Muito interessante. Te pergunto se isso é mais recorrente na cultura brasileira. Do que conheci de culturas de outros países, as pessoas costumam falar mais explicitamente o que querem dizer. O que talvez acrescente na fama de europeus serem frios ou literais, por exemplo. O brasileiro costuma não ser tão direto e isso pode cultivar um comportamento passivo-agreasivo?
Eu não conheci ainda estudos sobre isso comparando as culturas, mas é uma possibilidade interessante e que explicaria algumas coisas.
Sério ?
Eu penso q os Eua tem bastante disto tbm... afinal pq os filmes adolescentes iriam apelar tanto pra aquela imagem ?
Fora o Bullying parecer algo mto mais feroz nos paises de lingua inglesa... eles tem uma ferocidade (eles e os germânicos... q até por sinal tem uma origem em comum)... acho até bizarro... é algo comum na adolescencia o deboche mas por lá parece mto mais intenso... o idiota é q o Brasil parece ser vastante influenciado por filmes e outras coisas vindas de lá pela midia ou pela net msmo!
Só q no Brasil é mais tipo deboche msmo, ñ tinha perseguição, por isto o termo bullying pra mim é mais recente (tipo uns 20 anos)!
Não.. moro no Japão, e aqui o que mais tem é passivo agressivo. Meu Deus tô ficando louca.
Eu sou totalmente passivo-agressivo. 35 anos de idade, fui pisado e humilhado desde que me entendo por gente e, por mais que pessoas possam e são diferentes, eu simplesmente não aguento mais tolerar gente. Como eu sou obrigado a conviver com pessoas por causa de trabalho, já que eu tenho que me sustentar, o que me resta é me defender do jeito que eu posso, já que se eu for realmente sincero, morro de fome, porque as relações sociais não são flores de sinceridade e compreensão, mas um mar de falsidade e máscaras. Nas relações íntimas eu já não sou assim, pelo contrário, é o meu porto seguro. Agora em sociedade...trabalho...atinjo mesmo, eu tenho claramente a noção de que todo mundo usa máscaras para agir, e eu sou mais um deles, porque nas épocas em que eu era claro e sincero, só tomei pra dentro.
certíssimo
vc tem amigos?
@@KS-uk6wl pela sua pergunta, você não leu direito meu relato. Releia.
Claramente você se deixou corromper e se tornou um deles.
eh uma pena
Uma coisa que eu faço muito, é não dizer quando tô chateado. As vezes fico triste com alguma atitude de alguém, mas não falo, só fico queto na minha até passar o chateamento.
tenho mto disso, me sinto mal de conversar sobre pq acho q o motivo de eu estar chateada é idiota, ai eu falo pra pessoa q eu to meio chateada mas q nn quero conversar sobre pq preciso de um tempinho pra me sentir confortável pq tenho dificuldade de pra me expressar
@@dangeroushanako5623 olha cara, eu me abro com meu melhor amigo. Já briguei muito com ele por motivos tontos, até que uma hora ele não aguentou e falou sério comigo kkkkkkk. Expliquei tudo que se passava na minha cabeça, e hoje em dia tenho menos dificuldade com ele em relação a não falar meus chateamentos, decisões, etc. Mas com o resto das pessoas ainda fico muito fechado. E também, sou igual a você em relação o motivo de não falar porque estou chateado, também imagino os meus motivos serem idiotas kkkk.
No caso isso é só ser passivo mesmo, é só uma insegurança sua de se expor. Passivo-agressivo é quando vc faz isso ao mesmo tempo que vc tenta atingir a pessoa de uma forma mais sutil. No seu caso, vc não tenta atingir a pessoa de outra forma, só tenta evitar o conflito, é diferente.
Eu estou estudando em busca de melhorias, convivi com uma pessoa muito próxima e a gente acaba aprendendo e adquirindo esses hábitos, acho que vez ou outra as pessoas dão alguma indireta isso não faz dela passiva-agressiva mas quando se torna rotineiro sim, eu percebi que me tornei assim com uma pessoa em específico que faz parte da familia, quando a conheci ela me rejeitou, ela era passiva-agressiva comigo o tempo todo e eu sempre tentava contornar as situações era até humilhante tentando pertecer ao grupo familiar, apos ter filhos e essa pessoa se aproximar passei a ser assim com ela, as vezes é chumbo trocado mas eu pretendo ser uma pessoa melhor a cada dia, até mesmo pra ser um exemplo bom pra meus filhos. Deus me ajude, tenho fé, e não quero fazer esse tipo de troca, vou morder a lingua e evitar ao máximo. Não é fácil se libertar das mágoas e rancores, o perdão serve pra nos mesmos.
Cara, se eu falo com todas as palavras que não quero fazer alguma coisa e a pessoa insiste eu paro de responder sim. Agora ficou claro que estou no meu direito de me proteger. Porém, já fui acusada de ser "passivo-agressiva" e percebo que essa acusação não é nada mais do que tentativa de manipulação. Grata pela explicação.
A minha ex irmã é assim ela é bem mandona gosta das coisas do jeito dela se eu vou pedir um favor ela visualiza as mensagens e nem responde e se vou cobrar ela começa a me xingar 😳
Eu já fui assim no passado principalmente conversando online , quando ainda não era mais consciente. Eu as vezes ainda faço isso infelizmente, mas não tão intensamente. Agora me policio mais. Esse vídeo foi de grande utilidade
Por mim é melhor se comportar assim doq meter o louco pra cima da pessoa xD
(Eu cometo alguns desses comportamentos, principalmente o de ficar quieto e o de me afastar
Mas é simplesmente pq eu n gosto de brigar, acho isso totalmente inútil, ainda mais com pessoas que não me respeitam
Não adianta querer brigar ou discutir com quem não te respeita, então eu opto por só me afastar.
E sinceramente, pra mim pelo menos, eu estou tomando a atitude correta e na vdd é isso que meus pais mais me ensinam
Me ensinam que tem pessoas que não são convencidas com palavras e que nesses casos é melhor se afastar)
Às vezes evito me confrontar com pessoas passivo-agressivas
Por isso prefiro a solidão do que estar cheio de gente falsa do lado !!!
O ser humano é uma das espécies mais bizarras desse planeta...
Eu sou muito assim, mds.
Eu sempre fui meio "agressiva" diretamente, mas nunca pensei que era indiretamente. Eu faço isso principalmente com as pessoas que eu mais amo, que horror.
Eu te daria um oi, mas você já deve estar cheia disso né rss
Isso pode ser uma resposta automática do seu cérebro devido a traumas de infância. Vc passou por situações complicadas em casa ou no convívio social? Td isso influencia no nosso comportamento adulto.
Tem uma música que a Marisa Monte cantou que é feita pra vc, ela fala assim: "Eu admiro quem não presta // eu escravizo quem eu gosto // eu não entendo...eu trago o lixo para dentro...."
Legal é no final que tem um coro de crianças cantando o refrão "eu falo muito palavrão eu falo muito mal /// eu falo muito mesmo sem saber...o que estou falando // eu falo muito bem: eu minto" kkkkk
aproveita e escuta "Volte Para o Seu Lar", do Arnaldo Antunes e que ela regravou no mesmo álbum. A primeira estrofe é uma das mais fodas que já ouvi na vida e é a única que tem frases que eu já pensei em tatuar.
Era um tempo de uma Marisa Monte mais visceral sabe, pré "Amor I Love You" e Tribabacalistas
@@LeandroBrandao543 nuss véio 🙄🤦🏻♂️
Sobre essa de sumir do mapa, eu já fiz muitas vezes também. O sentimento que eu esperava é de: tentar recomeçar como se aquela pessoa não existisse (esse era o meu pensamento, não sei o dos outros). Até que fiz isso com um amigo, ele me deu a maior bronca depois e me falou pra eu nunca mais fazer isso de novo. Foi aí que comecei a pensar "pô, não é porque eu briguei com a pessoa que precisa perder amizade, ou coisa parecida. É bem melhor pedir desculpa ou tentar conversar, sei lá". Desde então tenho o pensamento de não fazer mais isso, (mas ainda sim essa ideia se passa pela minha cabeça) eu só tento demorar um pouco mais pra tomar as atitudes, assim da pra pensar melhor na merda antes de fazer rsrsrsrs
tú cedeu à manipulação pela culpa. Quem some tem que estar disposto a perder totalmente o contato, a nunca mais ver as outras pessoas. Senão cai no conto da manipulação e culpa, como aconteceu com o Sr.
Sou assim,inclusive,to fznd isso agr kkkk
@Luis Florenzano eu tinha uma amg,a gnt se conhecia a uns 3 anos,já tinhamos sido mais próximas,mas eu ja tinha me afastado dela 1 vez.Enfim,descobri q ela gostava de mim,mas fiquei mt desconfortavel cm isso,ate pq sabia do historico dela e q n ia dar em nd,fora q sou hetero.Me afastei por um tempo e dava indiretas mas logo ela cmc a gostar de outra pessoa ent fdss.No final nn importa mt pq mudamos de escola e n temos mais ctt.Mas sei lá eu me acho tóxica por me afastar assim das pessoas sem dar explicação.
Passivo-agressivo ou uma pessoa com tendência Narcisista também? Até pq esse voto do silêncio é uma punição que.eles usam com frequência.
Obrigado
denada
Valeu, meu querido!
Leandro Twin + PASSIVO AGRESSIVO
Recentemente percebi que o meu ambiente de trabalho é repleto de pessoas assim, é exaustivo demais. Decidi me afastar. Quando falam cmg respondo apenas o necessário, ignoro quando estão falando mal de alguém que no momento não está lá ou quando estão tentando me alfinetar.. Mas mesmo assim ainda é cansativo, parecem que eles fazem de tudo para incomodar...
Concordo cntg, faço o mesmo
As vezes essa é a única saída, a única forma de viver, se você é o lado mais fraco. Principalmente no trabalho, com o índice de desemprego nas alturas, tem que suportar tudo calada, ou usar de ironia para descarregar a pressão interna, a vontade de descarregar tudo.
Eu tenho alguns comportamentos passivo-agressivos, mas eu prefiro mais falar abertamente mesmo que doa! Acho que ser sincero resolve mais do que ficar rodeando o problema... então eu prefiro mais ser DIRETO!
vendo esse vídeo eu percebi q tenho alguns comportamentos passivo-agressivo, como por exemplo não falar com alguém por muito tempo caso ela tenha me irritado, eu fazia e ainda faço muito isso, mas não pra punir a pessoa e sim pq era meu jeito de reagir, nao sei pq mas quando me sinto incomodado prefiro "ficar só" e por sua ver "ignorar" a pessoa q causou o incômodo pois é muito mais fácil pra mim lidar com as coisas dessa forma, não sabia q isso era um comportamento passivo agressivo , vou tentar mudar.
Todas as vezes que faço algo parecido é pra não socar a cara da pessoa, porém eu não alfineto não kkkkk
Muito bom. Eu sou bem passivo-agressivo. Já estou resolvendo isso, mas com vídeos bem explicados assim fica mais fácil perceber quando estou agindo assim.
Eu sou um pouco passivo agressivo, eu não uso a ironia pq eu nem sei entender direito como usar, mas eu nunca falo quando alguém faz algo que eu não gosto e recentemente eu botei que eu só fiquei em silêncio esperando a pessoa entender até ela falar comigo, aí eu parei. Obrigado pelo vídeo, agora que eu tenho noção disso vou tentar parar e ser uma pessoa melhor para as pessoas que eu convivo.
Está certo faça isso só com pessoas que são próximas que você se importe ou que te afete de alguma forma, mas tem que tomar cuidado se você não está sendo vítima de um narcisista. O vídeo generaliza muito e não entende de mundo corporativo ou mundo funça acaba botando pessoas passivas agressivas como vilões. E não da solução, pq se sair reclamando por aí pode ser que você tbm comece a pisar em ovos. As vezes de pessoa misteriosa você passa a ser mimizendo ou reclamão da empresa. Vai ter que aprender a relevar atitudes que te afetam.
Eu tbm sou..
Trabalho com uma pessoa assim e é bem chato. Ele vive dizendo que aceita as críticas construtivas, mas suas atitudes o contradizem. Por exemplo: ele é muito acelerado e acaba deixando toda a equipe estressada, pq o trabalho sai rápido,mas mal feito. Qdo falamos para ele levar as tarefas mais de boa, ele começou a fazer corpo mole. Como tava atrapalhando o excesso de lerdeza, demos um toque e fez cara de sonso e respondeu: "Ué, mas vcs não falaram que eu era acelerado demais? Agora serei calmo demais."
Assim mesmo. São 8 ou 80 😵💫🥲
@@fernandaandrade5716Eu sou assim 8 ou 80 kkk
Ele deve ter ressentimentos com ele.
Nossa mano, isso é ridículo! Bom saber esses sinais de passivos agressivos, já sei como jamais me comportar dessa forma, grata❤
Eu percebi que tenho parte desses comportamentos. Quando tem algo que me incomoda, finjo que tô de boa com a situação, mas ou trato a pessoa com quem estou em conflito de forma fria, ou não aguento segurar o que tá me incomodando e explodo, transformando a situação em um monstro que ela nunca deveria ter sido. Nisso, eu acabo magoando as pessoas ao meu redor e me magoando também. Quero ser uma pessoa melhor pra aqueles que eu amo e que convivem comigo
Já fizeram isso comigo e eu já fiz com os outros e uma coisa que eu acho impressionante é que todo dia eu aprendo alguma coisa nova, obrigado pelo vídeo.
Eu conheço uma pessoa que é assim sempre que eu to interajo com essa pessoa, eu via o comportamento da pessoa e sabia que tinha algo errado, mas a gente sempre fica com uma pulga atrás da orelha, tipo "será que quando ele diz que ta realmente brincando, ele ta realmente brincado?" "será que é eu que to errado?", então saber que é realmente passivo agressividade da pessoa é muito aliviante... Obrigado pelo video 🙏
Vejo a sinceridade, transparência e honestidade de dizer quando reprovamos um tratamento como o melhor caminho. Se a pessoa não aceitar ou criar conflito, é porque ela não merece consideração. Se em relação a alguém que gostamos, temos receio de dizer algo, é porque trata-se de uma relação frágil e possivelmente baseada em mentiras. Não há virtude nas coisas fáceis. A amizade para valer a pena deve dar frutos e sua indefectibilidade vem justamente de resistir aos ventos da sinceridade quando estamos diante de uma ofensa ainda que não intencional.
Sou passivo-agressivo com qualquer um que tenha um conflito cmg, se não tem nenhum conflito sou uma pessoa normal. Minha psicóloga me disse que com base na minha criação eu desenvolvi isso como auto preservação.
As vezes preciso agir assim com meu marido pois entrar em confronto com ele é muito difícil pois ele não é fácil e esta sempre com razão, nunca vê meu lado e como se torna cansativo, perco a vontade de dizer e explicar porquê de estar chateada.
Mas não vou negar as vezes preciso manipular situações pra ter qualquer resultado com ele e fazer ele prestar atenção nas minhas vontades.
Só pra explicar ele sempre foi muito manipulador mas com o tempo aprendi a não cair nesse jogo dele. Ele sempre me fazia sentir culpada e vontar atrás na minha vontade/palavra. Se tornou cansativo explicar o óbvio sobre as atitudes dele mesmo por isso me calo. Mas no geral, não gosto de agir assim pra prejudicar ninguém e tenho total consciência de que estou agindo assim e é muito pontual.
Pqp nem sabia oq era passivo-agressivo e ainda descobri q eu também sou assim.
Obg. Vou tentar tomar mais cuidado com isso, pq não sabia q eu poderia ser tão desagradável em alguns momentos
Me identifiquei com vários aspectos, mas não sou de ficar dando indiretas nem de querer irritar o outro de propósito, simplesmente fecho a cara e evito conversa. Eu sou mesmo essa pessoa que evita conflitos a todo custo, mas o difícil mesmo é lidar com o conflito interno que fica engasgado lá dentro e obviamente afeta na minha atitude de alguma forma.
Como eu amo esse canal. Acabei descobrindo que sou um pouco passiva-agressiva e vou tentar mudar isso em mim.
Isso pode ser normal em alguns momentos, como quando estamos irritados. Mas, sempre é bom tentar melhorar :) boa sorte!
Gabriel é vc mesmo? ta diferente man
@@ItsSorgen esses dias to mt irritada pqp,qq coisa eu ja tenho vontade de socar a pessoa(obv q nn faço isso,mas vontade dá)
Eu sou muito passiva agressiva. É o jeito que eu encontro de lidar com os problemas sem me causar prejuízos, manter uma sensação de segurança e evitar o desconforto de um embate direto.
Mas eu não sou falsa ou faço coisas pelas costas de ninguém. Geralmente minhas atitudes são o tratamento de silêncio (porque não quero discutir), se no trabalho me pedirem algo eu falar que vou fazer e não fazer, falar que tah tudo bem quando não tah (porque não quero que a pessoa me ache dramática, aí internalizo tudo) e sumir ou deixar de atender alguém quando eu sinto que essa pessoa não está me acrescentando em nada e as vezes está até me fazendo mal
Fiz mesmo! E agora me arrependo de não ter sido apenas agressiva!
Eu confesso que me policio bastante, não sabia que era assim, minha mãe que abriu meus olhos, mas não vou mentir, no ambiente de trabalho com muitas pessoas tóxicas, ser assim me ajuda e muito. Mas com minha família, eles me ajudam bastante pois os amo e não quero desconforto entre nós, ainda mais que meu ego é enorme e eu também estou tentando mudar isso
Eu convivo com familiares passivos agressivos e nunca consegui conversar com eles, pois quando confrontados reagem com sarcasmo… aprendi a não cair no joguinho…
Ficou sem falar comigo eu saio de casa e vou passear kkkkk
Uma pessoa que eu considerava muito já me deu o famoso "castigo do silêncio" por um mês após eu ter cometido um erro. Conviver com alguém assim diariamente, mesmo que a pessoa seja maravilhosa em vários aspectos, é desgastante, frustrante, nos deixa com a autoestima lá embaixo, nos faz sentir culpados e nem sabemos o motivo de nos sentirmos assim. Outra atitude é quando a pessoa nunca está errada, sempre encontra uma desculpa para suas atitudes que para ela "são normais". Já passei por tanta situação desconfortável e super estranha com uma pessoa assim, e ela me fez achar que eu estava agindo de maneira dramática. Céus, que livramento eu tive.
Eu concordo que a gente tem que desmistificar esse comportamento. Parece que de uns anos pra cá isso ficou demonizado kkkkk Agir assim é normal e julgo até necessário em determinados momentos.
O problema é ser assim, ser, em todo tempo, em grande parte do tempo, só responder dessa maneira, isso é um problema, pois demonstra um desequilibrio, gera estresse em quem está perto, não é harmonioso.
Mas eu acho que essa demonização desse comportamento vem também como resultado do movimento da positividade. As pessoas não podem mais mostrar insatisfação em paz, tudo é ofensivo, tudo é delicado, e nessa onda ficou comum responder a tudo com passivo-agressividade, aí o comportamento ganhou visibilidade e desaprovação.
Eu concordo parcialmente com você, é muito normal esse comportamento hoje por causa da sensibilidade e palavras que podem ser potencialmente ofensivas, porém não é a alternativa correta para responder em uma situação. Isso faz com que a pessoa pareça imatura, arrogante, "vítima" e fraca em determinado posicionamento. Uma atitude assim, torna a convivência desgastante e as amizades superficiais; sendo que elas deveriam ser de confiança e honestidade.
O carácter passivo-agressivo não pode ser aceitado e deve ser corrigido, caso não quiser que as pessoas se afastem de você e apenas aqueles que satisfazem tuas exigências, ficam.
Eu não demonizo não, mas pra mim parece que a pessoa é covarde e fica atacando com leva e trás, faz e diz que tá brincando, coisas desse tipo... Nesse caso eu seguro e quando não dá mais aviso que se continuar vou quebrar a cara, porque sou só agressiva mesmo rs
@@marianaleite9760 mas é isso, as vezes é um pouco de covardia também, justamente porque falar mal, discordar, ser errado diretamente virou meio que proibido, daí alguns não conseguem bancar a opinião polêmica pra não sair perdendo.
@@juanalbujas7133 Te entendo. Concordo em grande parte. Mas a passivo~agressividade faz parte da gente também, e não dá pra ser duro e direto em todas as situações conflitantes.
@@gabriellawee9539 É verdade
Mano, minha professora de inglês é assim, putz, q mulher insuportável kk
O semestre inteiro dela alfinetando todo mundo por qualquer motivo, o povo tá dando graças a Deus q é só esse semestre com ela
PERFEITO!!!!!
VOU LEVAR PRA VIDA TODA!!!!!!GRATIDÃO!!!!
🥰
acho que eu era passiva-agressiva
principalmente no quesito "usar ironia e sarcasmo"
eu usava mt antigamente, mas felizmente parei e hj em dia n sou mais
edição: eu também fazia muito isso de dizer que vou fazer algo pra pessoa que me pediu, e no fim não acabar fazendokkkkkk
adiava obrigações e realmente falava que "ah eu esqueci"
felizmente mudei
enfim, agradeço o vídeo, ficou impecável como sempre!!
Eu sou passiva agressiva, decidi aprender a me comunicar por conta do meu relacionamento, mas a maior parte do tempo nao é proposital, eu so tentava me fechar e esconder o que eu estava sentindo com medo de gerar algo maior.
O silêncio é a melhor e mais fácil punição ao confronto.
Que? O silêncio é a forma evidente de mostrar que a resposta é o silêncio?????
@@vandresantoss Sim, vc não vai gritar com algm pra provar que fez silêncio né?
e se a pessoa continuar a ter essas atitudes??
Eu ligo um dane-se para quem quer dar o silêncio... o problema é que as pestes fazem silêncio mas ficam falando pelas costas. Minha conclusão é só uma: quero esse tipo de gente bem longe.
Morei com um amigo assim, pedia pra fazer as coisas, ajudar na casa e ficava demorando horrores pra fazer uma tarefa simples, como colocar a roupa no lugar certo, sem falar que quando ele ficava zangado me ignorava e me tratava como lixo.
Aí a pessoa passivo agressiva tá na sua família e não tem como se afastar 😭
é triste!
Eu cheguei a conclusão vendo este vídeo que a pessoa que tem com certa frequência o comportamento passivo agressivo possui 2 caracterísitcas : 1)É uma pessoa covarde - não tem coragem de enfrentar alguém diretamente , então faz isso de forma passiva e dissimulada; 2) É uma pessoa invejosa e bota inveja nisso!
Sim, TODO covarde faz isso. Uma pessoal que tem coragem de encarar a vida, não precisa disso. Só gente dissimulada e imatura. Resposta para passivo-agressivo ou ficar longe ou jogar na real. Eles ficam constrangidos. "Então quando vc agir como um adulto, a gente conversa. Sua imaturidade é demais para se manter um diálogo saudável".
Uma dúvida, talvez não muito relevante, mas presente. Bem, o que leva uma pessoa a ter ações "passiva-agressiva"? (Embora possa ser apenas por parte da personalidade) Há algo relacionado a criação, costumes, maneira de resolver problemas e escapar de uma situação?
Sinceramente, eu prefiro ser agressivo-agressivo.
Ótimo vídeo!! Já tive uma pessoa passiva-agressiva na minha vida por tempos e hoje (por mais que não sejamos mais amigos) essa pessoa melhorou muito esse comportamento. Lembro de ser ignorada por semanas e quando questionava sobre pra poder solucionar essa pessoa agressivamente me mandava pra longe, não sentia culpa e sim dor, dor por estar sendo xingada ou deixada de lado por um amigo.
Hoje me dou mais valor, se alguém age dessa maneira comigo eu falo diretamente que não gosto da atitude e que não vou correr atrás se não me explicar corretamente o ocorrido. Aquele "você deveria saber o porquê de eu estar bravo" não rola, eu não sei, logo, me ajude a entender, logo, podemos resolver isso.
não entendo esse apego. Como sempre falo: aproveite quem quer estar presente. Quem não quer: esqueça e bola pra frente.
Cara, vc Tem que parar com essa paranóia de ficar se culpando qndo alguém some, ou vc vai enlouquecer, as vezes a pessoa só quer se fechar no mundo dela. Não leve para o lado pessoal, deixe a pessoa lá.
É até bom, pq se ela tiver com comportamento passivo agressivo vai se tocar que não te atingiu.
Minha irmã é assim . é muito difícil lida com ela. Esse vídeo vai me ajuda muito
esse canal até q é bom, gostei dele
Sempre tento falar de maneira amena e honesta sobre como me sinto, mas em ambiente profissional isso é impossível. As empresas fazem uma ilusão na mente dos funcionários de que são abertos à críticas, o que é pura mentira. Quem se atreve a criticar qualquer coisa dentro de uma empresa é demitido. Então sim, já fui passiva agressiva dentro do ambiente profissional. E não me arrependo.
Eu sou bem passivo agressivo , eu sempre tentei entender o que realmente se passava comigo porque em casa todos são esquentados e eu normalmente sou mais frio e fico usando essa passivo agressividade com eles e quando eles partem para o confronto direto eu me faço de vítima , procuro apoio de superiores , que ficarão do meu lado por não saberem o real contexto da situação e por não me conhecerem realmente , eu estou fazendo acompanhamento psicológico e com certeza vou levar esse problema para minha psicóloga obrigado 😊
Para quem pensa em prestar concurso, o serviço público está repleto de pessoas assim.
*09/07/2024*
*Todo âmbito " superior " terá muitos assim .*
Obrigada pelo vídeo.
valeu pelo comentário!
Quando estou de mal humor evito falar com as pessoas, apenas o básico, mas com quem me fez mal simplesmente me afasto não discuto só excluo ela da minha vida.
Eu te daria um oi, mas você já deve estar cheia disso né rss 😸
Meu palpite e que seja alguem que se faz de vitima e ao mesmo tempo tenta fazer a outra pessoa se sentir mal
Também vejo isso. A pessoa provoca o outro pra desestabilizar e depois fala que estava brincando e rindo.
Eu sou muito agressivo, não consigo me calar e a minha sinceridade acaba sendo meu pior defeito, e por não agradar ninguém, acabou sozinha
Eu sou assim às vezes com meu marido (sempre com motivo), mas depois me arrependo, pq parece infantilidade kkkk a última foi depois de uma briga desligar a internet só de raiva sabendo que ele tava baixando algo. Não consigo conversar na hora da raiva 🤡 mas não sou assim td tempo não, a gente mal briga rs
me identifico com o primeiro sinal e o sinal que fala sobre ironias, mas isso só me acontece as vezes dependendo da pessoa. Geralmente, tenho dificuldade em me expressar, principalmente se for com algo que tá me incomodando/chateando etc, então as vezes jogo umas indiretas pra o que tiver me incomodando ou fico em silêncio "descontando" a raiva em outras coisas, mas depois de um tempo vou lá conversar pra resolver a situação
Vendo esse vídeo só reafirmo o pensamento que preciso de tratamento rápido! Em uma boa parcela de tempo tenho comportamentos semelhantes - involuntariamente - e isso só me atrapalha em minhas relações interpessoais. Quero mudar, mas fazer sozinha é complicado e acabo tendo que recomeçar do zero depois de um tempo, é tão... Chato.
André por favor faz um vídeo sobre satiríase,eu suspeito ter e vc e um cara que explica mto bem e tem uma forma de video envolvente,se poder considere a idéia
Eu sou passivo agressivo com algumas pessoas da minha família, pq percebi que ser direta não me escultam, mas sempre tomo o maior cuidado para não usar esse comportamento com quem não merece, mas mesmo assim preciso melhorar muito meu comportamento
As vezes eu sou passivo agressivo com pessoas insuportáveis. Não suporto discutir com as pessoas, então as vezes me comporto desse jeito.
Que vídeo necessário! Obrigado, André!
Existe algum fundamento ou trauma para esse tipo de comportamento?
Particularmente eu entendo as pessoas que se comportam desta maneira,pois também mim encaixo nesse grupo. E não é fácil se expressar, falar e ter amigos, mais o importante é tentar mudar se entender e começar a rever nossos comportamento.
Eu sempre era precionada em não falar o que sentia na infância,hoje tenho um grande desafio em falar o que sinto e entender o que sinto...MAIS O IMPORTANTE É QUERER MUDAR
O que leva alguém a agir assim pode variar a depender da história de vida de cada um. Perceber que age assim e querer mudar é de fato onde as coisas podem começar a melhorar.
Me identifiquei em alguns aspectos disso no meu relacionamento. Eu normalmente quando não fico bem com algo tendo a ficar quieto. Eu achava que era só porque eu não sabia como reagir mesmo e não que eu estava sendo passivo-agressivo. E também sempre entendi que se por exemplo eu tivesse "overreacting" era eu que deveria me virar com esse sentimento e aprender a lidar, e não encher o saco dela com as minhas preocupações ou desagrados.
quando eu tô de mau humor eu sou exatamente assim (eu geralmente me excluo de círculos sociais quando tô desse jeito, mas quando as pessoas vem me encher o saco, sendo que eu claramente não quero interagir então eu realmente nem tento me segurar ou ser educado)
3:55 me identifiquei. tenho bastante dificuldade de me autodefender em situações em que é necessário e também sou um pouco descontrolada emocionalmente e acabo fazendo coisas precipitadas que acabam me gerando prejuízo no final.
Eu geralmente sou assim quando alguém me tenta me irritar de proposito-
fora falar mal pelas costas, tenho mais o que fazer
mandar esse vídeo pra alguém conta como uma atitude passivo agressiva?
Não 🤣
Eu trabalho com uma pessoa assim. É extremamente desgastante lidar. Essa pessoa questiona tudo que eu faço, vive lançando alfinetadas aqui e ali, com ou sem motivos. Ele tenta humilhar as pessoas de maneira "educada", fala as piores coisas e tanta se passar por bom moço. Adora contrariar as pessoas e parece esperar quaisquer falhas das outras pessoas para ficar alfinetando com irônicas e sarcasmos. Estou adoecendo. Sinto uma pressão enorme em cima de mim. Quando ele manda mensagem ou me pede alguma coisa, eu já fico nervosa com receio de errar. De tanta pressão, acabo errando mesmo e isso alimenta o ciclo. Às vezes, acordo a noite remoendo as coisas que ele diz e perco o sono ao imaginar que no outro dia vou passar por mais do mesmo. O pior , é que essa pessoa está hierarquicamente acima de mim. Não tenho a quem recorrer. 😢😢😢😢 Desculpem o texto longo, mas eu precisava desabafar.
Sinto muito por você, que situação difícil, isso gera ansiedade é desgastante, já pensou em trabalhar com algo em casa, ter seu próprio negócio? Boa sorte 😟
Faz anos que te acompanho André, adoro o teu canal e seus vídeos, vc explica muito bem, e irei comprar o teu livro ❤️
Obrigadoooooo ❤️
Eu sou/era assim com uma garota, ela era minha "melhor amiga" mas eu resolvi terminar a amizade pq não tava me fazendo bem, ela simplesmente começou a falar desse negócio que era pra ser só entre nós pra toda a nossa escola e falando mentiras de mim, depois disso eu passei a odiar ela porque isso poderia arruinar minha reputação na escola, eu poderia ter perdido amigos ou ter perdido a confiança dos meus professores cmg. Eu fiz o mesmo oque ela me fez so que eu falei coisas reais que ela fez como me plagiar em trabalhos da escola, tentar me manipular, e ser ciumenta possessiva comigo. Agora eu ja parei pois ela também parou mas toda vez que ela passa perto de mim eu olho com cara fechada pra ela.
E qm q ñ tem este comportamento ? relacionamentos tem mta disputa de ego envolvida e todos podemos eventualmente agir como o dono da bola!
Fiquei com medo de ter sido passiva agressiva com uma conhecida virtual, por eu ter parado de responde-la ou interagir nas msgs, no final percebi que foi um modo de proteção pra mim já que ela não me fazia me sentir bem, sempre me fazia me sentir culpada pelos meus ideias serem diferentes do dela :( eu sempre digo que respeito o modo de pensar dela mas não concordo, porém nunca irei ridicularizar uma pessoal por ter pensamentos e crenças diferente das minhas... Mas pelo jeito, para ela isso era um problema, acho que foi um livramento me afastar dela!
Amei o vídeo me ajudou a tirar o sentimento de culpa!
Ok, eu me identifiquei demais, não gosto de ser assim, oq fazer pra ser menos passiva agressiva?😵💫
Já existe uma palavra para definir esse tipo de pessoa: dissimulada.
Não entendo porque a psicologia cria novos termos para o que já tem nome.
Odeio passivo-agressividade, sempre acho que a pessoa tenta ficar atacando pra desestabilizar. Aviso logo que se continuar vou quebrar a cara, afinal não sou passivo-agressiva, sou só agressiva mesmo rsrsrs
Kkkkkk é isso que eles querem, tirar a pessoa do sério, e depois eles saem como vítima, pq quem levanta a voz, sempre perde a razão!!!
É uma pessoa que fica com raiva de outra mas foca jogando piadinhas.. bom acho que é isso ela fingi que está bem mas está com raiva e fica fazendo joguinhos com a outra pessoa
eu desisti de um estagio de educação fisica por causa de uma pessoa assim uma miseria 7 reais por hota e nao dava passagem 8 hors semanais dei no pé
@@elgatito1644 caraca
Eu nunca reparei em nada mas assistindo esse vídeo percebi que fico agindo assim o tempo todo
Seria interessabte fazer um vídeo sobre o tema Interface Cerebro-Máquina, pesquisas, descobertas etc
Gente passiva agressiva me irrita, como forma de lidar com elas eu sou muito sincera, abro o jogo logo.
Os exemplos são bons, mas valem pra qualquer pessoa, mesmo as que não demonstram frequentemente um comportamento passivo agressivo (como dito no final do vídeo).
Cuidado pra não julgar alguém baseado em um vídeo.
Faz um vídeo sobre inviabilidade social, não sei se existe. Mas as pessoas não me notam.
André, me perdoe, mas não pude deixar de comentar sobre sua blusa!
Deus, ela é uma junção das coisas mais fascinantes que já vi!