@@fleija482 Eu não estou dizendo que as pessoas são obrigadas a me ajudar! Ninguém é obrigado a ajudar mesmo, quando alguém tenta me ajudar, mas não fala algo adequando, eu entendo a intenção e agradeço, Apenas estava satirizando como muitas vezes as pessoas acham que por serem problemas psicológicos, apenas a negação naquilo irá ajudar, mas não, não é verdade. É meio ridículo achar isso.
É muito bom(pelo menos para mim).Me sinto mais "normal" por saber que não sou a única que sente aquela falta de ar,aqueles pensamentos negativos e a vontade de sumir quando tudo está dando errado.
O que me incomoda de verdade é quando alguém está claramente dividindo sua dor com outra pessoa e esta solta um "ah, mas todo passa por isso" com um tom claro de desdém. Puts, machuca!
Neee! Falta empatia em algumas pessoas. Falta entender que a vida de outra pessoa não é a sua, ela não age da mesma forma que você, ela nao pensa do mesmo jeito que você. É complicado, mas isso tambem é bom pro controle de qualidade das nossas amizades hahahaha
O complicado de auxiliar em uma pessoa ansiosa é que por mais que você realmente possa ajudar e tenha progredido em algo, as vezes parece que não chegou em lugar algum, é delicado.
@@juninhoprofeta100 exatamente oq eu passo com meu amg ansioso, a pressão é td em cima de mim, e cansa sabe, aí sempre qnd repete e repete e eu demonstro que tô cansada disso (sem querer pq eu sou humana, e msm sabendo q n é culpa dele, isso me desgasta tmb), ele bota toda uma pressão em mim, e faz eu me sentir culpada por só estar piorando, eu fico sem saber o que fazer...
@@layzarocha9985 todo mundo e doente a diferença e que uns sentem mais que outros e com a falta de empatia e descasos de uns com outros e assim a humanidade fica cada vez mais doente
@@gyalgyal eu tive o atendimento via sus, chequei lá com uma dor de cabeça persistente, depois de um mês de supervisão foi visto que os sintomas eram causados por ansiedade
Eu postei um video no meu canal mostrando os sintomas da depressão, talvez seja bom você mostrar para ela pra ela entender que isso definitivamente nao é frescura e que você nao tem controle sobre isso.
O "você tem que ser mais positivo" vai na mesma linha do "você precisa ter mais fé em deus". Estejam atentos pra não impor seus valores e ideias na pessoa que sofre com ansiedade, não tente resolver a ansiedade dos seus amigos. Escutar e estar presente costuma ser uma saída mais interessante.
O que me fez sair de qualquer tipo de religião foi exatamente "a culpa" que se cria contra alguém que está em sofrimento ou com problema. Que são exatamente esse exemplos que vc deu.
Pelo menos pra mim, nada pior que ouvir um "vc precisa ir na igreja" ou "isso é falta de oração". Minha ansiedade "desabrochou" justamente quando eu estava numa religião, em busca de um deus e de consolo. Foi a pior fase da minha vida.
E tudo que eu não preciso agora é de alguém pra dizer que eu não procurei direito ou "na minha religião não é assim" ou "não desista de procurar a deus!".
por isso eu nunca ajudo ngm q sofre desses problemas qnd vc ajuda, vc se torna o vilão da história. Msm que vc tente o seu melhor para manter uma pessoa feliz, ela e todos ao seu redor te tratarão como monstro essa tbm é a razão pela qual eu n aceito ajuda de ngm
Minha mãe já teve depressão, a 3 anos atras, ele teve vários problemas, ficou muito mal, eu via ela só 2 ou 3 vzs por semana, mesmo ela desempregada, ela ficava só no quarto dela durante dias, as vzs ela saia para comer, mas 80% do tempo ela ficavva dormindo por causa dos medicamentos, eu ficava muito triste por isso. Minha irmã mais velha, quando ela tinha 16 anos que é minha idade agora, acho que uns 5 anos atras, ela tbm era depressiva, por causa do bullying que sofria na infancia; ela tentava suicídio e tbm se auto motilava. Hj as 2 estão bem graças a Deus, sempre q estou meio triste a minha mãe sempre vem me perguntar se estou bem, acho que ela tem medo de um dia eu ficar doente também, acho que ela sabe que eu n tenho amigos e nem bons relacionamentos desde criança, mas isso nunca me afetou muito n, na vdd nem me importo muito com isso, só contei meu depoimento para vcs msm, espero que todos os enfermos melhorem.
Umas das piores coisas de se ouvir é "nossa! Não sabia que vc era nervosa!" "Ai, vc esquenta a cabeça com pouca coisa!" "Vc tem que se cuidar!" (como se eu não me cuidasse) 🙄😒 ou "vc tem que se esforçar!, Não pode ficar assim..."
@@adrielgarcia8451 sim, mas da mesma forma se você quer realmente ajudar, é bom vigiar esse tipo de comportamento, porque fica parecendo que a pessoa tem controle sobre algo que na verdade não tem, e isso pode fazer com que ela além de tudo ainda se sinta culpada.
Eu sou extremamente ansioso, mas nunca tive a famosa "crise de ansiedade"... na verdade eu tive, mas foi por causa de um medicamento que me deram no hospital. Sem esse medicamento nunca tive crises de ansiedade, mas tenho muita ansiedade desde criança. Ansiedade e depressão eu não desejo pra ninguém
Eu fico muito feliz e satisfeita como minha família age diante a mim quando passo por isso. Geralmente é um "estou aqui", "tome um remédio", "quer um chá?", "vamos rezar um pouco". Fico contente em saber que minha família me acolhe e conforta. Gostaria que fosse assim com outras mais pessoas
Em geral é muito difícil lidar com ansiosos sem ser considerado tóxico de alguma forma. Sou ansiosa e com esse vídeo constatei que não tenho condições emocionais pra lidar com alguém mais ansioso do que eu, é muito desgastante. Pq pra uma parcela dos ansiosos se vc aconselha que a pessoa precisa de ajuda profissional eles encaram como ofensa; se vc tenta mostrar empatia por viver algo semelhante pode parecer que tô diminuindo a dor alheia tbm. É uma constante sensação de pisar em ovos e isso acaba me causando ansiedade. Ou seja: indo na terapia pra lidar com gente que tbm deveria estar indo na terapia mas não acha que é necessário, que é frescura ou falta de Deus ou até mesmo falta de empatia. Rindo pra não ter uma crise😅
Eu passo exatamente por essa situação, recentemente comecei a morar com minha namorada e ela já sofre de ansiedade há bastante tempo, mas antes não me afetava diretamente porquê não convivia com ela. Agora todos os dias eu vivo uma constante sensação de pisar em ovos, nunca sei quais as palavras certas que devo usar pra não machucar ela, não posso demonstrar estar chateado com a situação, sinto que não tenho o direito de falar quando algo começa a me incomodar com certas atitudes dela, mas também não consigo fingir todos os dias que esse problema não existe, pois é um problema muito frequente que já me incomodava um pouco quando não morávamos juntos, mas agora que estamos juntos tá impossível de ter uma convivência saudável, todas as coisas que fazemos juntos gera uma discussão que leva ao mesmo assunto relacionado a ansiedade dela. Eu sinceramente não sei o que fazer pra conseguir lidar com essa situação, as vezes parece que eu só atrapalho e que a melhor opção é terminar e desistir de tentar ajudar ela.
@@kristhyansilva7431 não é missão fácil ajudar pessoas ansiosas, conheço alguém exatamente assim como vc falou,eterna sensação de pisar em ovos,bem complicado,e a pessoa não aceita q precisa de ajuda psicológica 🤷
Nunca me senti tão representado em uma resposta. Eu particularmente cheguei a mesma conclusão, eu não posso ajudar alguém se eu mesmo não estou bem e é um saco pisar em ovos, se nem eu mesmo me aguento quando estou tendo crises tanto de depressão quanto de ansiedade, imagine a outra pessoa. É chato dizer isso, mas eu prefiro me afastar, as pessoas precisam criar a consciência própria de que precisam de ajuda, e que as vezes essa ajuda tem que ser profissional, e não é o nosso papel dizer a elas o que fazer, nosso papel como amigos ou pessoa próxima, é só a de orientar para que procurem alguém qualificado para ajudar com que saiam dessa ou aprendam mecanismos para lidar. É triste, mas eu acho que pessoas com transtornos mentais não conseguem ajudar outras pessoas com os mesmos transtornos se elas não estão com a psique em dia, pq ai você acaba se afundando junto com quem você tentou ajudar. Algumas mãos a gente tem que largar e jogar uma cordinha pra quando elas estiverem preparadas pra aceitar ajuda ai sim a gente ajuda a puxar.
Sou psicóloga clínica e trabalho muito com os vídeos de vocês, sempre indico para meus pacientes. Agradeço pela criação dos conteúdos, vocês conseguem explanar temas técnicos com descontração e linguagem simples, sem abrir mão da qualidade e da seriedade necessária. Parabéns pelo trabalho!
Sendo um ansioso e depressivo, descobri que a melhor maneira de lidar com pessoas que estão em crise, é "não fazer nada". Deixa a pessoa falar o quanto ela quiser e possivelmente quando ela terminar, capaz dela se sentir melhor. Muitas vezes quem tá nesse estado só precisa ser ouvido sem ser julgado (e caso quem esteja ouvindo tenha dificuldades em não julgar, é só ficar com a boca fechada)
Exatamente, se a pessoa nao sabe bem como lidar com uma pessoa em crise, a melhor coisa é realmente apenas ouvir sem julgar, e a melhor forma de não julgar é pensar o seguinte: a vida não é sua, a historia de vida não é sua, você nao passou pelas coisas que a pessoa passou, e não ficar pensando, ahn mas eu faria diferente, pois é, mas não é sobre você. Isso me ajuda bastante quando eu ouço as pessoas, me faz separar o que é meu de o que é do outro.
Um dos sintomas piores da crise da anciedade é não ter paciência para escutar ninguém ,tirar conclusões erradas, desconfiar de tudo e o medo de tudo pior. Ê simplesmente horrível. Eu só consegui mudar quando fiz uma entrega total. MEU DEUS, TUDO QUE TENHO É TEU .LEVA PARA LONGE TODO O MAU E FICA COMIGO HOJE E SEMPRE. AMÉM. DEUS NUNCA ABANDONA SEUS FILHOS. SÓ CRISTO REI 👑 SALVADOR NOS DAR A LIBERTAÇÃO.
Eu já tava era com vergonha da pessoa falar de suas aflições comigo e eu responder "complicado, né..." Esse vídeo é de utilidade pública! Muito obrigada!
Às vezes converso com gente tóxica que quer que eu resolva meus problemas sozinho quando tô em crises depressivas e ansiosas, dizendo que quer me ajudar mas mandando eu me virar com algo como "leia um livro e agradeça a Deus" ou seja, empatia zero! É como se essa pessoa não se importasse de verdade com a gente ou quisesse diminuir o que estamos sentindo!
Mas eu quiser ajudar de uma forma empática, o que faço? Geralmente, pergunto tudo o que a pessoa tá sentindo, e depois vou analisando cada ponto e vou dando conselhos de forma positiva. Sabe, eu tento me importar, e não digo simplesmente " Vai ficar tudo bem "
@@oseverino4397 Só de vc perguntar o que a outra pessoa está sentindo, já ajuda. Nós, ansiosos, temos o pensamento projetado para as inseguranças do futuro e para arrependimentos do passado. Só de vc perguntar um simples "como vc se sente?" já ajuda a trazer o pensamento de volta pro presente e demonstra que vc se importa. A maioria de nós esconde quando tá assim. Quando a gente fala, é porque já tá transbordando por dentro. Me ajuda muito quando alguém me chama pra ir em algum lugar, sei lá, uma praça, algum lugar com poucos sons e que me distraia desses pensamentos em loop infinito.
Eu tô procurando ajuda psicológica pois reconheço que eu tô tendo muitas dificuldades com a ansiedade e como isso causa muito sofrimento emocional. Eu tenho alguém importante na minha vida que está passando por muitas dificuldades pessoais, estresse e desânimo com a vida ou com a ausência de coisas que ela almeja, e isso me deixa um pouco desanimada as vezes por querer ajudar mas não poder dar o que ela precisa, sabendo que isso não é um dever meu, mas de qualquer forma eu me sinto mal por querer ajudar essa pessoa e não poder. O problema de tudo isso é que nós dois temos problemas, mas eu diria que sou um pouco mais flexível e paciente do que essa outra pessoa, então eu acabo tolerando ou me desculpando por coisas que eu não acho que são necessários ou apropriado, mas de qualquer forma assim eu faço... Tá sendo difícil e complicado lidar com uma pessoa ansiosa enquanto eu também sou. Mas eu tô me esforçando pra me dar o melhor que eu acredito que mereço e quem sabe com a minha experiência, ajudar essa pessoa de alguma forma.
Estou passando por uma situação idêntica com uma pessoa que amo, atualmente minha esposa, pessoas mais ansiosas me parecem tão difíceis de decifrar, tento me desdobrar ao máximo para ajudar e sempre estar junto, lado a lado com a pessoa, mas parece que a ansiedade causa uma irritabilidade fora do comum, onde até o seu jeito de andar parece que irrita a pessoa, eu como uma pessoa utra sensível e depressiva, me sinto bem mal e ainda perdido em meio a tudo isso. Boa sorte pra você, tudo de bom.
@@Alisson208 oi, eu entendo como se sente. Talvez já tenha tentado isso mas é bom conversar e esclarecer como se sente, o que pensa sobre e como isso afeta a você. Essa terapia que estou fazendo está me ajudando muito, me sinto um pouco mais segura de algumas coisas, mas é um passo de cada vez, acredito que vale a pena. Vai dar tudo certo pra vocês, isso exige muita paciência e calma, porém são fases.
"Se acalma" CATAPIMBAS AMIGO vc descobriu exatamente como curar a minha ansiedade e agora nunca terei nenhuma crise 😊 (Gritos internos de puro desespero e sofrimento)
Sei como é! A minha me dá vontade de vomitar, tremedeiras e sensação de incompetência enorme. Seria legal conversar com alguém sobre esse problema, pois quem sofre da mesma patologia compreende melhor as dificuldades enfrentadas.
Fico pensando em porque a compreensão de como o cérebro e a mente funciona, para lidar com as nossas emoções e a dos outros não passa pela educação "básica" escolar. Faz muita falta para a gente se humanizar... Faz diferença na formação como ser humano.
Com certeza! Além de não ensinar nada sobre isso, a escola e a familia são um dos primeiros ambientes que punem a gente por nos sentirmos pra baixo. A mudança tem q sair da base
a educação ignora uma porrada de coisas, desde psicologia, economia, sexual, criatividade, pensamento crítico e afins. Tudo que é fundamental pro ser humano as escolas sequer tratam e ainda tem nego q acha q a nossa educação é decente
@@PsicologiaparaLeigos a escola, inclusive, é o ambiente mais crítico pra quem tem problemas assim as chances de quem tem esses problemas de se matarem ou entrarem em um estado ainda pior dps das escolas é absurda por esse motivo eu sou contra as escolas. Elas n são nada além de uma prisão cheia de lunáticos. Te privam do pensamento e te privam da saúde
@@garudadrakon4728 relaxa amigo, a tendencia e melhorar a partir de agora. Foi aprovada a lei que obriga toda escola ter pelo menos um psicologo escolar atuando.
Meu melhor amigo disse que, eu não devia ficar preocupado com esse tipo de problema (Eu sofro de ansiedade é depressão) Porque existem pessoas com problemas "maiores" e de "verdade" Mas, aí vai um recado para você que acha que seu problema não têm importância. Sabe, neste mundo todos temos problemas. Não importa qual seja seu problema de alguma forma ele é grande para você. E se alguém disse que seu problema não é válido porque por exemplo você é depressivo e porque existem pessoas com doenças "mais válidas" Sei que é difícil, mas não desista. Pessoas que dizem isso para você não querem te ajudar e sim prejudicar. Você está indo bem! Tenho orgulho de você Continue assim Espero de ajudado de alguma forma :)
Eu não tenho ansiedade (como muitas pessoas que assistiram o vídeo tem) mas tenho amgs que tem, alguns deles não tem o diagnóstico ainda, porém passam por crises com alguma frequência e eu sempre tento meu melhor pra ajudar quando sei que isso está acontecendo. Muitas vezes, não é algo que acontece quando eu estou presente pessoal pra poder abraçar a pessoa e demostrar da forma que eu gostaria o quanto eu me importo, então tento fazer o possível através do meu celular :) No início eu costumava ficar mandando mensagens e tentava distrair daquela situação o máximo possível, muitas vezes mudando de assunto, porém isso fazia parecer que eu não me importava e não queria ouvir sobre os problemas e, sim, apenas fazer a crise passar o mais rápido possível pra eu seguir com a minha vida. Porém depois eu passei a fazer chamadas de voz ou de vídeo, sempre tentando passar conforto e demonstrar interesse, afinal eu realmente tenho interesse e quero poder ajudar e ser um porto seguro com quem sempre podem contar. Esse vídeo me ajudou muito a entender certos pontos e vi algumas coisas "ruins" que eu já disse num passado não muito distante, achando que estaria ajudando. Agora acho que entendo um pouco melhor como ajudar as pessoas que eu gosto a passarem por esses momentos difíceis. Obrigada pelo vídeo, foi muito útil :) ♡
Descobri que sofro de Transtorno de Ansiedade e sofro também de Depressão maior. Trato com psiquiatra e com medicamentos fortes. Mas ainda tenho recaídas. Nesse momento vendo o vídeo estou com vontade de chorar, pois meus filhos tb tem, mas eles não acreditam. Mas Jesus tem me ajudado! Gostei muito desse vídeo.
Minha esposa tem muitas crises de ansiedade... Com o tempo percebi que o que ajuda é pedir pra ela me contar o por que ela está tão ansiosa... Enquanto ela pensa nos sentimentos e vai me contando ela começa a se acalmar
Gostaria que as pessoas ao me redor parassem pra assistir esse vídeo incrível, eu sofro de ansiedade e as vezes eu tento desabafar para algumas pessoas e elas me soltam um "isso é besteira" ou simplesmente um "ah mas a vida é assim" e isso machuca muito, mesmo não tendo raiva dessas pessoas, escutar elas falando assim desencadeia uma série de gatilhos e no final eu simplesmente guardo tudo pra mim e a ansiedade só piora... Eu já passei muito por isso e não desejo isso a ninguém, por isso eu sempre busco entender as pessoas e gosto quando elas me procuram para desabafar, trás uma sensação de que eu realmente estou ajudando e isso me satisfaz tanto. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de me abrir para alguém mas só de saber que eu estou ajudando alguém que passa pelos mesmo problemas que o meu já me deixa feliz, acho que isso gera gentileza e essas pessoas repassam isso também.
Eu tenho empatia em excesso. Eu acabo tomando muito da dor das pessoas, tipo muito mesmo. Eu não gosto disso. Não posso ser feliz porque estou triste por e com alguém kkkkkkk
E quando é por mensagem? Muitas vezes recebo mensagem da minha amiga dizendo que ela está tendo uma crise de ansiedade, e eu acabo muitas vezes ficando sem reação, porque eu não tenho ansiedade e também não sei como agir em uma crise, ainda mais quando é virtualmente.
Recentemente tive uma crise infelizmente em sala de aula, me sinto totalmente constrangida e comecei a tremer e muita vontade de chorar, então sai da sala pq não gosto ficar mostrando isso mas aí minhas próprias amigas me mandam um" aí professora é tic dela" " pega água se tá tremendo fia se acalma" "se tá tremendo? Relaxa"
Tenho transtorno bipolar, minha ansiedade era muito forte, mas a palavra de Deus aliada a psicologia e psiquiatria me ajudaram ser uma pessoa normal na medida do possível! O melhor canal de psicologia do TH-cam Brasil, sucesso e abraços!!!
Algo que eu uso muito é o relaxamento muscular progressivo de Jacobson, e exercícios de respiração, para que a pessoa possa se acalmar, em seguida eu ouço o que a mesma tem a dizer. Eu sou estudante de Psicologia, e também já passei por várias crises de ansiedade, e depois que eu aprendi este relaxamento, passei a conseguir retomar o controle muito mais rápido.
Eu tenho uma amiga que sofre muito com ansiadade, eu tento sempre ajudá-la e quis pesquisar mais como. Agora entendi, que muita coisa que eu já falei era errado... Este vídeo realmente me ajudou a entender melhor como ajudá-la! Também queria pedir se podiam fazer um vídeo a falar, como ajudar o seu amigo que está a sofrer com a separação dos pais. Obrigada❤️
Acabei de descobrir que eu sempre agi da maneira correta com as pessoas com essas dificuldades. Não só ansiedade, mas outros problemas também. Alguns amigos só se sentem à vontade pra falar sobre suas dificuldades porque sabem que eu tento ajudar sem julgar.
Hahahaha é de utilidade publica ne? Eu to fazendo vídeo uma serie de videos explicando a depressão, se você quiser dar uma olhada hahahaha, autoconhecimento é tudo!
Obrigado André, esses vídeos são importantes pra pessoas ignorantes, faz uns 2 anos que fui diagnosticado com ansiedade e realmente é muito agoniante, eu odeio lugares com muita gente, tenho problemas pra me socializar, todas as vezes que isso acontece, eu fico me coçando ou beliscando e meu estômago treme, não consigo olhar nos olhos das pessoas, a única vontade que tenho é de sair de perto daquela situação.
engraçado que eu detesto lugares com muita gente ao ponto de me deixar paranoico e n curto olhar nos olhos das pessoas, nem msm de gente próxima. E msm assim, tenho um carisma absurdo, o suficiente para eu chegar num grupo de pessoas e virar amigo delas é uma incoerência do universo
E se eu disser: "existem muitas coisas que não estão no nosso controle, então, devemos esperar e ver no que dá". Será que ajudaria ou só justificaria a ansiedade
Na minha historia de vida isso me ajuda bastante, separar as coisas que estão ao meu alcance e as coisas que não estão, que daí eu consigo controlar melhor as situações de uma forma mais realista e eficaz.😁
ajudaria, no meu caso, eu gosto de ver até onde os problemas me levam, saber qual é o meu limite, qual emoção dominará: a vontade de puxar o gatilho contra minha cabeça pra acabar com toda minha dor ou puxar o gatilho contra minha mão pra evitar um pensamento suicida é uma curiosidade um tanto quanto macabra e masoquista, mas ajuda
Mas não tem receita de bolo. Cada pessoa é uma pessoa. Escutando verdadeiramente o que a pessoa tá falando, dá pra saber se essa fala é adequada ou não
Se alguém tivesse uma crise de ansiedade do meu lado eu ia entrar em pânico do lado da pessoa pq eu ia esqueçer de tudo que vc falou que poderia acalmar ela e provalmente ia demorar pra lembrar, e ia acabar sem querer falando tudo que vc disse que não vai ajudar em nada, dificilmente eu ia prestar pra alguma coisa até lembrar de alguma das coisas que vc falou, ou seja, eu só iria piorar a situação 😍🤩😋😊
Cada vez mais que eu vejo seus vídeos, mais eu quero seguir a carreira de psicologia. Sério, eu me vejo tanto sendo uma psicóloga ajudando as pessoas que até sinto vontade de chorar
A psicologia é muito interessante, e muito do que aprendo no seu canal e tb em outros (deixo de dica o canal do Pedro Calabrez, um neurocientista muito respeitado) sei que vou poder usar futuramente dentro do serviço social qdo me formar.
Eu sou 100% ansiosa,e sei como as pessoas fazem pouco caso .É muito triste,mais só um profissional para entender.Já fui ao psiquiatra e adignosticada com TAG.😢😢
Tenho uma amiga que tem esse problema, e o pior é que ela não tem o reconhecimento e o apoio da família sobre isso, eles acham que é besteira. Entendo ela, porque eu desconfio que eu tenho início de depressão mas minha mãe não se importa.
Eu me relacionei com uma mulher ansiosa, não com diagnóstico médico, e acho q por isso não via com tanta empatia, no começo sim, mas depois achava que era pq ela só focava no q dava errado na vida dela, e ficava remoendo, e que dava pra tentar fazer diferente, ser mais positiva, pq todos passamos por situações difíceis nessa vida e tals, até falei pra ela procurar um psicólogo tbm , já q eu não conseguia "erguer" ela em alguns momentos. Mas digo na sinceridade, não era q me faltava empatia ou até msm paciência por assim dizer né, mas não compreendia a "ANSIEDADE" do jeito que ela realmente é. Agora vendo os comentários de pessoas q passam pelo msm problema q tenho outro tipo de visão. Vim aqui pra tentar entender mais , e fiquei contente com o trabalho empregado no vídeo, e tbm com os comentários, se vc acha q faltou algo, ou tem uma experiência, conte por favor, tu vai estar ajudando mta gente. Obrigadoo 🍂❣️
- como lidar com uma pessoa autista -como lidar com uma pessoa com TEI -como ajudar uma pessoa que está desabafando. -como lidar com seus próprios problemas ♡
Tenho uma amiga que sofre com isso , "esse estou aqui pra você" é uma boa opção ela sempre contava o que tava afetando e a gente resolvia o problema. Hoje eu to namorando com ela mas é um passo por dia, ela tem ajuda de um profissional e a empatia é algo primordial na melhora desse quadro.
Olha, é bom a gente saber q a ansiedade em si é completamente normal, ela é uma das coisas que mantêm a gente vivo sabe? Ela não deixa a gente cruzar a linha da estupidez e fazer alguma coisa que vai nos causar algum mau. Agora se ela estiver te causando algum prejuízo real na sua vida, é bom tentar buscar um auxílio terapêutico com um psicologo. Eu recomendo buscar um de base comportamental, é a linha que eu uso pra fazer os meus vídeos.
Tenho um poema sobre isso... Acho que quem convive com familiares, parentes e amigos ansiosos possam entender o que fazer através desse poema :) ANSIando Vir tuas lágrimas caírem Quando o aperto no peito Consumia teu sono. Pude sentir tua veracidade Naquela noite em que teu peito queria pular E tua mente inqueta não parava de falar. Vir teu peito gritar Teu rosto arder E me vir sem saber O que fazer Sem as palavras certas para dizer-te Que estou com você. Senti tuas dores, vivenciei teu momento E te acolhi com um abraço sutil No qual lembro até hoje quando me disse -Que aquele abraço te ressurgiu. Hoje me lembro de que minha menor ação Foi as melhores palavras que já ouviu. @FlaivitaAliceGuimarães
eu ODEIO quando falam: respira! ou fecha os olhos que o sono vem. É triste mas cada vez mais eu não acredito que as pessoas tenham realmente empatia (ou é falta de tempo mesmo) de ouvir o outro e uma escuta empática. No fim, as únicas pessoas com quem me sinto a vontade para falar são os profissionais de saúde.
Como vi em alguns comentários acima, às vezes as pessoas realmente se cansam da situação ou não insistem suficientemente. Mas acho que o problema não é falta de empatia (pelo menos na maioria das vezes), é falta de conhecimento e técnica mesmo. Talvez as pessoas tenham as melhores das intenções falando esse tipo de coisa, mas no fundo elas não sabem o que fazer mesmo. Acabam falando a coisa errada e piorando tudo. Por isso temas como esse deveriam ser comuns nas escolas e faculdades, em todas as áreas. Ajudaria muito no relacionamento e compreensão entre as pessoas. Provavelmente as pessoas com ansiedade e outros transtornos se sentiriam muito mais acolhidas e compreendidas.
Já tenho essa certeza. Ninguém liga, os "amigos" se afastam. Como diz uma tia minha: as pessoas gostam de pessoas alegres, quando está deprimido e ansioso também está sozinho. Infelizmente o mundo é assim
@@gabrielafreire8625 nem de pessoas alegres o povo gosta quando se é feliz, eles te acusam de narcisismo ou de loucura no fim, n confie ngm pois todos estão contra vc
eu não sofro de ansiedade, mas meu primo sofre. Eu gosto de ver vídeos assim para ajudar ele cada vez mais. eu não sei se tenho ansiedade, depressão e etc, mas eu já fiquei triste muitas vezes, chorei por horas, fico chorando até dormir. eu só fico feliz quando tem pessoas da minha idade por perto, só meus primos.
Eu lembro da vez que comentei com uma amiga que tinha tido uma crise de ansiedade naquela madrugada, eu não sei nem porque eu disse pra ela, mas a reação foi a menos esperada por mim e de longe eu estava acostumada a ouvir aquilo. Ela segurou a minha mão, olhou pra mim e disse "porque não me ligou? eu podia ter te dado um apoio, você sabe que tô aqui sempre que precisar, mas que bom que agora você está legal, me deixa bem saber que você tá bem" e aí ela sorriu, eu quis chorar na hora pq ninguém nunca tinha dito algo assim pra mim
Mas uma coisa que implica é: e se ela sentir que eu estou sendo invasiva? Pq é isso que eu penso na maioria das vezes... tipo, todo mundo conhece pessoas mais anciosas do que vc próprio, vc quer ajudar, vc tenta conversar e apoiar... Mas a grande fala é:obrigada, mas eu não quero falar disso me desculpe. Até eu falo isso (agora que parei pra pensar) mas não é essa a questão, a questão é: eu não quero que vc se sinta obrigado a falar dos seus problemas, só quero que saiba que estou aqui quando vc precisar! É só um comentário pra fazer essa pergunta e ao mesmo tempo explica-la, nem eu mesma entendi, mas espero que alguém tenha entendido
Eu acho que entendi kkkk Acho que o grande lance é esse, sabe? Mostrar que se importa e que quer ajudar. Talvez até falar isso, que quer ajudar, mas não quer ser invasiva, então se a pessoa estiver à vontade de falar sobre, vc vai ouvir, mas se ela não estiver tudo bem tb. Pq demonstrando esse suporte já pode ajudar bastante
Sofro tantos anos com ansiedade. To tentando me livrar do ansiolítico, mas o desmame é difícil. Nos momentos de crise me sinto impotente como se fosse a primeira vez.
este vídeo foi como um abraço e um tapa na cara. Um abraço pq me senti muito acolbido pelas frases e um tapa pq sempre que eu tentava ajuda alguém que tbm tem ansiedade eu dava mancada que eu não sabia que era, mas agora sei.
Todas as pesaoas que falam cmg fazem COMPLETAMENTE O CONTRÁRIO do que está sendo dito no vídeo kkkkkk tá foda, n sei como ainda vivo... Obg pelo vídeo, cara, foi muito bom, informativo, realmente importante. +uma inscrição
André, vi vídeos de pessoas com ansiedade, depressão e TDAH que foram ajustadas por jogos como Animal Crossing e Stardew Valley. Você conhece mais jogos que ajudam?
@@PsicologiaparaLeigos Eu tenho o Slime Ranch. Faz um tempo que nao jogo. Tava na minha lista de desejos, mas, por sorte, ficou grátis na Epic Store por uma semana. Mas não basta o jogo ser tranquilo, parece. As pessoas que vi relatam que o que as ajuda nesses jogos que citei foram a rotina que eles têm no jogo, o gerenciamento do tempo e o relacionamento com os personagens. Até porque o fato de ser tranquilo faz você não precisar se concentrar tanto nele, o que dá espaço para pensamentos ruins na cabeça. Pelo menos era como funcionava comigo uma época em que fiquei mal. Eu jogava Call of Duty online para me distrair.
Graças a Deus que as pessoas começaram a falar mais abertamente sobre transtornos... a vida de quem passa por tudo isso pode melhorar muito se quem estiver ao redor for mais empático! E sim, podemos melhorar muuuito mesmo buscando ajuda de profissionais! Obrigada pelo vídeo e pelos esclarecimentos, foram ótimos! Seu canal faz um lindo trabalho!
Eu sou muito ansiosa e ela agora da generalizada sinto dores musculares, dor de cabeça, tremores, tontura, meu coração parece que vai explodir no meu peito. É horrível
já sofri anos com ansiedade, hoje me esforço e tento conviver com a depressão em auto grau, faço uso de medicamentos e já passei por vários profissionais e tenho muito apoio de meu filho que mora comigo. mas minha maior fonte de ajuda vêm das orações que faço ao Soberano Deus Jeová por meio de Jesus Cristo.
Esse conteúdo daria uma série, hein? As pessoas com problemas psicológicos/psiquiátricos são bem marginalizadas e muito pouco se fala em como lidar com essas pessoas com respeito, dignidade... Amei o vídeo
Nessa pandemia eu passei por crises muito fortes de ansiedade. Cheguei a vomitar em uma delas. Nunca tinha passado por isso. Eu tentei muito melhorar e foi realmente muito difícil. Sempre que eu me sentia assim e podia, eu me retirava e ia falar com Deus. Chorei tantas vezes para Ele e pedi que me ajudasse. No fim, tive que aceitar que o que eu queria não ia acontecer, já estava cansada. E tanto faz, nada que me faça ficar desse jeito vale a pena. Eu fiz acompanhamento psicológico durante um tempo também. Agora estou muito muito melhor e melhorando cada dia mais. Tenho que agradecer a Deus por isso e ao meu duro esforço.
assistindo pra lidar comigo mesma
então....KKKKKKK
Porque quem não tem ansiedade mesmo e deveriam ver o vídeo pra ajudar quem tem, acha desinteressante e passa batido
@@RoseleyAlves simk
SIMMMMMMMMMMMMMMMMM
Sim😐
Faz a série "como lidar com..." onde ensina como ajudar pessoas com diferentes problemas
Siim
siim! preciso mto
nossa seria perfeito
Meu Deus, isso ia ser perfeito
Precisamos dessa série
"não fique ansioso"
Puufff !... Caramba, estou curado por causa de um conselho, simples. Mds, como nunca pensei nisso, mas gente...
Ué, mas ele falou a mesma coisa com palavras diferentes, você tem que achar formas de se distrair, simples assim.
@@fleija482 ué, "Não fique ansioso" não é tão claro quando "Não foque em sua ansiedade"
@@deimons2027 Mas significa a mesma coisa.
@@deimons2027 E tipo, vale lembrar que ninguém tem obrigação de te ajudar, é meio ridiculo falar mal de quem ta lá tentando te ajudar.
@@fleija482 Eu não estou dizendo que as pessoas são obrigadas a me ajudar! Ninguém é obrigado a ajudar mesmo,
quando alguém tenta me ajudar, mas não fala algo adequando, eu entendo a intenção e agradeço,
Apenas estava satirizando como muitas vezes as pessoas acham que por serem problemas psicológicos, apenas a negação naquilo irá ajudar, mas não, não é verdade. É meio ridículo achar isso.
Dica de vídeo: como lidar com uma pessoa depressiva
Vim aqui para pedir isso também 😊
acho que umas falas desse vídeo da pra aplicar com depressão tbm
Ja tem procura aí n lembro o nome mas tem
...😀😀😀😀
Manda ela ficar feliz
"tô tendo ansiedade"
"fica calmo"
é a mesma coisa de: ↓
"tô com insônia"
"fecha os olhos e dorme"
"Sou cego"
"Enxergue"
Mamãe é você? É VOCE MÃE?
Tem depressão?
"Fica feliz"
É surdo?
Escute
"É morador de rua? Compra uma casa"
ser ansioso e conversar com outro ansioso e ambos conversarem sobre ansiedade é bão?
É muito bom(pelo menos para mim).Me sinto mais "normal" por saber que não sou a única que sente aquela falta de ar,aqueles pensamentos negativos e a vontade de sumir quando tudo está dando errado.
@@julia-vh2te ahhhhh, então estamos quites. eu me sinto bem e confortável quando falo com um amigo que também tem ansiedade.
Nunca conversei com alguém com as msms coisas q eu sinto todos os dias,mas parece ser de grande ajudar saber q a outra pessoa te entende.
@@julia-vh2te top👌
Não é bom pq são ansiosos mas pelo menos ela lê entende...
O que me incomoda de verdade é quando alguém está claramente dividindo sua dor com outra pessoa e esta solta um "ah, mas todo passa por isso" com um tom claro de desdém. Puts, machuca!
Neee! Falta empatia em algumas pessoas. Falta entender que a vida de outra pessoa não é a sua, ela não age da mesma forma que você, ela nao pensa do mesmo jeito que você.
É complicado, mas isso tambem é bom pro controle de qualidade das nossas amizades hahahaha
@@PsicologiaparaLeigos Verdade hahahaha
Verdade mesmo
Eu ouço:
Entrega essa ansiedade na mão de Deus ....
"isso é frescura"
...
Dica de vídeo:como lidar com uma pessoa autista
@Hugo de Miranda Gabarão N oxe.
@Hugo de Miranda Gabarão eu tenho 🎗💙
@Hugo de Miranda Gabarão Tenho autismo e esquizofrenia
@Hugo de Miranda Gabarão Entendi
@@blatnoymuzica3173 Vc foi diagnosticado ou só viu na internet msm?
O complicado de auxiliar em uma pessoa ansiosa é que por mais que você realmente possa ajudar e tenha progredido em algo, as vezes parece que não chegou em lugar algum, é delicado.
Isso é. Você fala e o outro nem escuta.
Exatamente e a pessoa ainda , te culpa , Não progride , parece que não quer andar e sair do buraco
Sim e suga nossa energia toda e no fim, a gente TB fica doente
@@juninhoprofeta100 exatamente oq eu passo com meu amg ansioso, a pressão é td em cima de mim, e cansa sabe, aí sempre qnd repete e repete e eu demonstro que tô cansada disso (sem querer pq eu sou humana, e msm sabendo q n é culpa dele, isso me desgasta tmb), ele bota toda uma pressão em mim, e faz eu me sentir culpada por só estar piorando, eu fico sem saber o que fazer...
@@layzarocha9985 todo mundo e doente a diferença e que uns sentem mais que outros e com a falta de empatia e descasos de uns com outros e assim a humanidade fica cada vez mais doente
Nota: meu nome e Rafael e eu tenho Trastorno de Ansiedade Generalizada, diagonisticada no final do ano passado, amei esse video
Eu tbm kkkk
Vocês foram ao psicólogo ou...? Queria saber como funciona isso e talz
@@gyalgyal eu tive o atendimento via sus, chequei lá com uma dor de cabeça persistente, depois de um mês de supervisão foi visto que os sintomas eram causados por ansiedade
Tamo junto
@@gyalgyal psiquiatra, ele que diagnóstica..
"Não sei de onde vem essa sua fraqueza"
Minha mãe pra mim... Duas vezes.
Eu postei um video no meu canal mostrando os sintomas da depressão, talvez seja bom você mostrar para ela pra ela entender que isso definitivamente nao é frescura e que você nao tem controle sobre isso.
As vezes vem das cobranças dela!
Pessoas tóxicas fazem isso, pode ver os vídeos de Dr. Alan Mocellim sobre Famílias Disfuncionais, mas só se você quiser.
ouço isso todos os dias da minha também... é um cu
Dá uma paulada na véia
O "você tem que ser mais positivo" vai na mesma linha do "você precisa ter mais fé em deus". Estejam atentos pra não impor seus valores e ideias na pessoa que sofre com ansiedade, não tente resolver a ansiedade dos seus amigos. Escutar e estar presente costuma ser uma saída mais interessante.
O que me fez sair de qualquer tipo de religião foi exatamente "a culpa" que se cria contra alguém que está em sofrimento ou com problema. Que são exatamente esse exemplos que vc deu.
Pelo menos pra mim, nada pior que ouvir um "vc precisa ir na igreja" ou "isso é falta de oração".
Minha ansiedade "desabrochou" justamente quando eu estava numa religião, em busca de um deus e de consolo. Foi a pior fase da minha vida.
@@barbaraliana2200 Sim! Muitos agem como se nosso transtorno fosse falta de fé e fraqueza.
E tudo que eu não preciso agora é de alguém pra dizer que eu não procurei direito ou "na minha religião não é assim" ou "não desista de procurar a deus!".
por isso eu nunca ajudo ngm q sofre desses problemas
qnd vc ajuda, vc se torna o vilão da história. Msm que vc tente o seu melhor para manter uma pessoa feliz, ela e todos ao seu redor te tratarão como monstro
essa tbm é a razão pela qual eu n aceito ajuda de ngm
Minha mãe já teve depressão, a 3 anos atras, ele teve vários problemas, ficou muito mal, eu via ela só 2 ou 3 vzs por semana, mesmo ela desempregada, ela ficava só no quarto dela durante dias, as vzs ela saia para comer, mas 80% do tempo ela ficavva dormindo por causa dos medicamentos, eu ficava muito triste por isso. Minha irmã mais velha, quando ela tinha 16 anos que é minha idade agora, acho que uns 5 anos atras, ela tbm era depressiva, por causa do bullying que sofria na infancia; ela tentava suicídio e tbm se auto motilava. Hj as 2 estão bem graças a Deus, sempre q estou meio triste a minha mãe sempre vem me perguntar se estou bem, acho que ela tem medo de um dia eu ficar doente também, acho que ela sabe que eu n tenho amigos e nem bons relacionamentos desde criança, mas isso nunca me afetou muito n, na vdd nem me importo muito com isso, só contei meu depoimento para vcs msm, espero que todos os enfermos melhorem.
Umas das piores coisas de se ouvir é "nossa! Não sabia que vc era nervosa!" "Ai, vc esquenta a cabeça com pouca coisa!" "Vc tem que se cuidar!" (como se eu não me cuidasse) 🙄😒 ou "vc tem que se esforçar!, Não pode ficar assim..."
Nossa, ne!! Da vontade de chegar nessas pessoas e falar, mano se tu não sabe ajudar, nao atrapalhaaaa!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas a pessoa n tem culpa!também as veses sou idiota e falo isso
@@adrielgarcia8451 sim, mas da mesma forma se você quer realmente ajudar, é bom vigiar esse tipo de comportamento, porque fica parecendo que a pessoa tem controle sobre algo que na verdade não tem, e isso pode fazer com que ela além de tudo ainda se sinta culpada.
Já me disseram diversas vezes que eu preciso me esforçar mais mesmo eu dando meu melhor
A minha mãe falando
Eu sou extremamente ansioso, mas nunca tive a famosa "crise de ansiedade"... na verdade eu tive, mas foi por causa de um medicamento que me deram no hospital.
Sem esse medicamento nunca tive crises de ansiedade, mas tenho muita ansiedade desde criança.
Ansiedade e depressão eu não desejo pra ninguém
Eu tbm nunca tive crises. Mas sou extremamente ansioso.
Eu tbm raramente tenho crises...
Eu tenho crises só em momentos específicos...eu pensando q todo ansioso tem crises kjkk :-:
E eu fui diagnosticada com ansiedade generalizada e fobia social;-:
Eu tenho crises de ansiedade com bastante frequência, eu acho que isso tá me levando para o buraco
Eu fico muito feliz e satisfeita como minha família age diante a mim quando passo por isso. Geralmente é um "estou aqui", "tome um remédio", "quer um chá?", "vamos rezar um pouco". Fico contente em saber que minha família me acolhe e conforta. Gostaria que fosse assim com outras mais pessoas
Meu Deus,eu era muito seco com meu amigo kkkk
Ele é ansioso demais,mas agora percebi que falava muita merda kkk
Também
@minutopsiquicos fala sobre antsocialismo na adolescência.
Edit:quem apoia dar "up"
ótima idéia!
Por favor
Up
Em geral é muito difícil lidar com ansiosos sem ser considerado tóxico de alguma forma. Sou ansiosa e com esse vídeo constatei que não tenho condições emocionais pra lidar com alguém mais ansioso do que eu, é muito desgastante. Pq pra uma parcela dos ansiosos se vc aconselha que a pessoa precisa de ajuda profissional eles encaram como ofensa; se vc tenta mostrar empatia por viver algo semelhante pode parecer que tô diminuindo a dor alheia tbm. É uma constante sensação de pisar em ovos e isso acaba me causando ansiedade. Ou seja: indo na terapia pra lidar com gente que tbm deveria estar indo na terapia mas não acha que é necessário, que é frescura ou falta de Deus ou até mesmo falta de empatia. Rindo pra não ter uma crise😅
Eu passo exatamente por essa situação, recentemente comecei a morar com minha namorada e ela já sofre de ansiedade há bastante tempo, mas antes não me afetava diretamente porquê não convivia com ela. Agora todos os dias eu vivo uma constante sensação de pisar em ovos, nunca sei quais as palavras certas que devo usar pra não machucar ela, não posso demonstrar estar chateado com a situação, sinto que não tenho o direito de falar quando algo começa a me incomodar com certas atitudes dela, mas também não consigo fingir todos os dias que esse problema não existe, pois é um problema muito frequente que já me incomodava um pouco quando não morávamos juntos, mas agora que estamos juntos tá impossível de ter uma convivência saudável, todas as coisas que fazemos juntos gera uma discussão que leva ao mesmo assunto relacionado a ansiedade dela.
Eu sinceramente não sei o que fazer pra conseguir lidar com essa situação, as vezes parece que eu só atrapalho e que a melhor opção é terminar e desistir de tentar ajudar ela.
@@kristhyansilva7431 eu entendo tua situação...
@@kristhyansilva7431 não é missão fácil ajudar pessoas ansiosas, conheço alguém exatamente assim como vc falou,eterna sensação de pisar em ovos,bem complicado,e a pessoa não aceita q precisa de ajuda psicológica 🤷
Nunca me senti tão representado em uma resposta. Eu particularmente cheguei a mesma conclusão, eu não posso ajudar alguém se eu mesmo não estou bem e é um saco pisar em ovos, se nem eu mesmo me aguento quando estou tendo crises tanto de depressão quanto de ansiedade, imagine a outra pessoa. É chato dizer isso, mas eu prefiro me afastar, as pessoas precisam criar a consciência própria de que precisam de ajuda, e que as vezes essa ajuda tem que ser profissional, e não é o nosso papel dizer a elas o que fazer, nosso papel como amigos ou pessoa próxima, é só a de orientar para que procurem alguém qualificado para ajudar com que saiam dessa ou aprendam mecanismos para lidar.
É triste, mas eu acho que pessoas com transtornos mentais não conseguem ajudar outras pessoas com os mesmos transtornos se elas não estão com a psique em dia, pq ai você acaba se afundando junto com quem você tentou ajudar. Algumas mãos a gente tem que largar e jogar uma cordinha pra quando elas estiverem preparadas pra aceitar ajuda ai sim a gente ajuda a puxar.
Verdade
Sou psicóloga clínica e trabalho muito com os vídeos de vocês, sempre indico para meus pacientes. Agradeço pela criação dos conteúdos, vocês conseguem explanar temas técnicos com descontração e linguagem simples, sem abrir mão da qualidade e da seriedade necessária. Parabéns pelo trabalho!
Sendo um ansioso e depressivo, descobri que a melhor maneira de lidar com pessoas que estão em crise, é "não fazer nada". Deixa a pessoa falar o quanto ela quiser e possivelmente quando ela terminar, capaz dela se sentir melhor. Muitas vezes quem tá nesse estado só precisa ser ouvido sem ser julgado (e caso quem esteja ouvindo tenha dificuldades em não julgar, é só ficar com a boca fechada)
Exatamente, se a pessoa nao sabe bem como lidar com uma pessoa em crise, a melhor coisa é realmente apenas ouvir sem julgar, e a melhor forma de não julgar é pensar o seguinte: a vida não é sua, a historia de vida não é sua, você nao passou pelas coisas que a pessoa passou, e não ficar pensando, ahn mas eu faria diferente, pois é, mas não é sobre você.
Isso me ajuda bastante quando eu ouço as pessoas, me faz separar o que é meu de o que é do outro.
Cala boca
Cala a porra da boca cala🤣
@@duzinrlkofc ???
ele falou nada de errado, isso é a melhor coisa a se fazer mesmo ué
Quem está aqui só pra tentar alguma solução pra ajudar alguém...... Eu🖐🏽
"Ah, que exagero"
Eu surtando: EU SEIIIIIIIIIIII, MAS EU NÃO CONTROLOOOO
Né isso. Eu sei que não precisa de tudo isso, mas não é tão simples como a pessoa pensa. Eu não consigo controlar
Dica de vídeo: Como lidar com alguém com pensamentos suicidas?
Um dos sintomas piores da crise da anciedade é não ter paciência para escutar ninguém ,tirar conclusões erradas, desconfiar de tudo e o medo de tudo pior. Ê simplesmente horrível. Eu só consegui mudar quando fiz uma entrega total. MEU DEUS, TUDO QUE TENHO É TEU .LEVA PARA LONGE TODO O MAU E FICA COMIGO HOJE E SEMPRE. AMÉM. DEUS NUNCA ABANDONA SEUS FILHOS. SÓ CRISTO REI 👑 SALVADOR NOS DAR A LIBERTAÇÃO.
Tenho uma amiga q tem ansiedade, queria muito que ela ficasse bem. Sempre que puder vou ajudar ela
Eu já tava era com vergonha da pessoa falar de suas aflições comigo e eu responder "complicado, né..." Esse vídeo é de utilidade pública! Muito obrigada!
Eu tmb KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Às vezes converso com gente tóxica que quer que eu resolva meus problemas sozinho quando tô em crises depressivas e ansiosas, dizendo que quer me ajudar mas mandando eu me virar com algo como "leia um livro e agradeça a Deus" ou seja, empatia zero! É como se essa pessoa não se importasse de verdade com a gente ou quisesse diminuir o que estamos sentindo!
sempre estaremos muit sozinhos no mundo, tenta não ligar pra essas pessoas e segue a vida tlgd
Eu não falo com mais ninguém, só com a psicóloga e a psiquiatra... prefiro ficar mal sozinha
Mas eu quiser ajudar de uma forma empática, o que faço? Geralmente, pergunto tudo o que a pessoa tá sentindo, e depois vou analisando cada ponto e vou dando conselhos de forma positiva. Sabe, eu tento me importar, e não digo simplesmente " Vai ficar tudo bem "
Ítalo Bruno Cavalcante da Silva qual seu insta?
@@oseverino4397 Só de vc perguntar o que a outra pessoa está sentindo, já ajuda. Nós, ansiosos, temos o pensamento projetado para as inseguranças do futuro e para arrependimentos do passado. Só de vc perguntar um simples "como vc se sente?" já ajuda a trazer o pensamento de volta pro presente e demonstra que vc se importa.
A maioria de nós esconde quando tá assim. Quando a gente fala, é porque já tá transbordando por dentro.
Me ajuda muito quando alguém me chama pra ir em algum lugar, sei lá, uma praça, algum lugar com poucos sons e que me distraia desses pensamentos em loop infinito.
Eu tô procurando ajuda psicológica pois reconheço que eu tô tendo muitas dificuldades com a ansiedade e como isso causa muito sofrimento emocional. Eu tenho alguém importante na minha vida que está passando por muitas dificuldades pessoais, estresse e desânimo com a vida ou com a ausência de coisas que ela almeja, e isso me deixa um pouco desanimada as vezes por querer ajudar mas não poder dar o que ela precisa, sabendo que isso não é um dever meu, mas de qualquer forma eu me sinto mal por querer ajudar essa pessoa e não poder. O problema de tudo isso é que nós dois temos problemas, mas eu diria que sou um pouco mais flexível e paciente do que essa outra pessoa, então eu acabo tolerando ou me desculpando por coisas que eu não acho que são necessários ou apropriado, mas de qualquer forma assim eu faço... Tá sendo difícil e complicado lidar com uma pessoa ansiosa enquanto eu também sou. Mas eu tô me esforçando pra me dar o melhor que eu acredito que mereço e quem sabe com a minha experiência, ajudar essa pessoa de alguma forma.
Estou passando por uma situação idêntica com uma pessoa que amo, atualmente minha esposa, pessoas mais ansiosas me parecem tão difíceis de decifrar, tento me desdobrar ao máximo para ajudar e sempre estar junto, lado a lado com a pessoa, mas parece que a ansiedade causa uma irritabilidade fora do comum, onde até o seu jeito de andar parece que irrita a pessoa, eu como uma pessoa utra sensível e depressiva, me sinto bem mal e ainda perdido em meio a tudo isso. Boa sorte pra você, tudo de bom.
@@Alisson208 oi, eu entendo como se sente. Talvez já tenha tentado isso mas é bom conversar e esclarecer como se sente, o que pensa sobre e como isso afeta a você. Essa terapia que estou fazendo está me ajudando muito, me sinto um pouco mais segura de algumas coisas, mas é um passo de cada vez, acredito que vale a pena. Vai dar tudo certo pra vocês, isso exige muita paciência e calma, porém são fases.
"Se acalma"
CATAPIMBAS AMIGO vc descobriu exatamente como curar a minha ansiedade e agora nunca terei nenhuma crise 😊
(Gritos internos de puro desespero e sofrimento)
Sei como é!
A minha me dá vontade de vomitar, tremedeiras e sensação de incompetência enorme.
Seria legal conversar com alguém sobre esse problema, pois quem sofre da mesma patologia compreende melhor as dificuldades enfrentadas.
@@Matheus-uw2kd toda hora o meu cérebro fica me dizendo o quanto sou inútil quando faço algo errado, mas já estou procurando ajuda psicológica 👍
Espero que você melhore!
Eu vou tentar resolver sozinho!
Tá atrapalhando demais minha vida social e profissional!
Fico pensando em porque a compreensão de como o cérebro e a mente funciona, para lidar com as nossas emoções e a dos outros não passa pela educação "básica" escolar. Faz muita falta para a gente se humanizar... Faz diferença na formação como ser humano.
Com certeza! Além de não ensinar nada sobre isso, a escola e a familia são um dos primeiros ambientes que punem a gente por nos sentirmos pra baixo. A mudança tem q sair da base
Eu sou filha de mãe narcisista. Imagine o quanto eu precisei disso!
a educação ignora uma porrada de coisas, desde psicologia, economia, sexual, criatividade, pensamento crítico e afins. Tudo que é fundamental pro ser humano as escolas sequer tratam
e ainda tem nego q acha q a nossa educação é decente
@@PsicologiaparaLeigos a escola, inclusive, é o ambiente mais crítico pra quem tem problemas assim
as chances de quem tem esses problemas de se matarem ou entrarem em um estado ainda pior dps das escolas é absurda
por esse motivo eu sou contra as escolas. Elas n são nada além de uma prisão cheia de lunáticos. Te privam do pensamento e te privam da saúde
@@garudadrakon4728 relaxa amigo, a tendencia e melhorar a partir de agora.
Foi aprovada a lei que obriga toda escola ter pelo menos um psicologo escolar atuando.
Meu melhor amigo disse que, eu não devia ficar preocupado com esse tipo de problema
(Eu sofro de ansiedade é depressão)
Porque existem pessoas com problemas "maiores" e de "verdade"
Mas, aí vai um recado para você que acha que seu problema não têm importância.
Sabe, neste mundo todos temos problemas. Não importa qual seja seu problema de alguma forma ele é grande para você.
E se alguém disse que seu problema não é válido porque por exemplo você é depressivo e porque existem pessoas com doenças "mais válidas"
Sei que é difícil, mas não desista. Pessoas que dizem isso para você não querem te ajudar e sim prejudicar.
Você está indo bem!
Tenho orgulho de você
Continue assim
Espero de ajudado de alguma forma
:)
Cara adoro esses vídeos, são didáticos demais. Parabéns Dr. André
minha namorada sofre de ansiedade extrema, e esses vídeos me ajudam muito a ajudar ela :)
Eu não tenho ansiedade (como muitas pessoas que assistiram o vídeo tem) mas tenho amgs que tem, alguns deles não tem o diagnóstico ainda, porém passam por crises com alguma frequência e eu sempre tento meu melhor pra ajudar quando sei que isso está acontecendo. Muitas vezes, não é algo que acontece quando eu estou presente pessoal pra poder abraçar a pessoa e demostrar da forma que eu gostaria o quanto eu me importo, então tento fazer o possível através do meu celular :) No início eu costumava ficar mandando mensagens e tentava distrair daquela situação o máximo possível, muitas vezes mudando de assunto, porém isso fazia parecer que eu não me importava e não queria ouvir sobre os problemas e, sim, apenas fazer a crise passar o mais rápido possível pra eu seguir com a minha vida. Porém depois eu passei a fazer chamadas de voz ou de vídeo, sempre tentando passar conforto e demonstrar interesse, afinal eu realmente tenho interesse e quero poder ajudar e ser um porto seguro com quem sempre podem contar. Esse vídeo me ajudou muito a entender certos pontos e vi algumas coisas "ruins" que eu já disse num passado não muito distante, achando que estaria ajudando. Agora acho que entendo um pouco melhor como ajudar as pessoas que eu gosto a passarem por esses momentos difíceis. Obrigada pelo vídeo, foi muito útil :) ♡
Descobri que sofro de Transtorno de Ansiedade e sofro também de Depressão maior.
Trato com psiquiatra e com medicamentos fortes.
Mas ainda tenho recaídas.
Nesse momento vendo o vídeo estou com vontade de chorar, pois meus filhos tb tem, mas eles não acreditam.
Mas Jesus tem me ajudado!
Gostei muito desse vídeo.
99,99% das pessoas que assistem esse vídeo sofre de ansiedade.
Kkkkk
Eu n sofro 😔
"E aquele 1% é vagabundo" 🎶🎵🎶🎵🎶
E 99,99 não conseguiam se ajudar pq a prática é diferente da teoria
Eu acho q n hein
Minha esposa tem muitas crises de ansiedade... Com o tempo percebi que o que ajuda é pedir pra ela me contar o por que ela está tão ansiosa...
Enquanto ela pensa nos sentimentos e vai me contando ela começa a se acalmar
Tenho uma filha extremamente ansiosa.... cria coisas na cabeça e daí vem as crises..... Não sei como lhe dá com essa situação 😔
Sugestão: "Como lidar com quem é mais ansioso que você". Porque na verdade, é isso mesmo e diminui a pecha sobre os ansiosos.
Gostaria que as pessoas ao me redor parassem pra assistir esse vídeo incrível, eu sofro de ansiedade e as vezes eu tento desabafar para algumas pessoas e elas me soltam um "isso é besteira" ou simplesmente um "ah mas a vida é assim" e isso machuca muito, mesmo não tendo raiva dessas pessoas, escutar elas falando assim desencadeia uma série de gatilhos e no final eu simplesmente guardo tudo pra mim e a ansiedade só piora... Eu já passei muito por isso e não desejo isso a ninguém, por isso eu sempre busco entender as pessoas e gosto quando elas me procuram para desabafar, trás uma sensação de que eu realmente estou ajudando e isso me satisfaz tanto. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de me abrir para alguém mas só de saber que eu estou ajudando alguém que passa pelos mesmo problemas que o meu já me deixa feliz, acho que isso gera gentileza e essas pessoas repassam isso também.
Eu tenho empatia em excesso. Eu acabo tomando muito da dor das pessoas, tipo muito mesmo. Eu não gosto disso. Não posso ser feliz porque estou triste por e com alguém kkkkkkk
Eu "tenho" isso tbm... Só que ao contrário k k. Pelo menos eu acho
@@matheuscalheiros2559 você gosta de ser assim, pelo menos?
@@thaisssss6750 não gosto e nem desgosto
Eu tbm k
Também tenho empatia, começo a me sentir mal com a dor do outro e não consigo ajudar... É péssimo
E quando é por mensagem? Muitas vezes recebo mensagem da minha amiga dizendo que ela está tendo uma crise de ansiedade, e eu acabo muitas vezes ficando sem reação, porque eu não tenho ansiedade e também não sei como agir em uma crise, ainda mais quando é virtualmente.
Recentemente tive uma crise infelizmente em sala de aula, me sinto totalmente constrangida e comecei a tremer e muita vontade de chorar, então sai da sala pq não gosto ficar mostrando isso mas aí minhas próprias amigas me mandam um" aí professora é tic dela" " pega água se tá tremendo fia se acalma" "se tá tremendo? Relaxa"
Sábias palavras! Não tenho mais vontade de sair, de estar com pessoas. Parece que vivemos entre surdos e robôs!
Tenho transtorno bipolar, minha ansiedade era muito forte, mas a palavra de Deus aliada a psicologia e psiquiatria me ajudaram ser uma pessoa normal na medida do possível!
O melhor canal de psicologia do TH-cam Brasil, sucesso e abraços!!!
"Fica calmo" isso me deixa ainda mais ansiosa
Algo que eu uso muito é o relaxamento muscular progressivo de Jacobson, e exercícios de respiração, para que a pessoa possa se acalmar, em seguida eu ouço o que a mesma tem a dizer.
Eu sou estudante de Psicologia, e também já passei por várias crises de ansiedade, e depois que eu aprendi este relaxamento, passei a conseguir retomar o controle muito mais rápido.
Eu tenho uma amiga que sofre muito com ansiadade, eu tento sempre ajudá-la e quis pesquisar mais como. Agora entendi, que muita coisa que eu já falei era errado... Este vídeo realmente me ajudou a entender melhor como ajudá-la!
Também queria pedir se podiam fazer um vídeo a falar, como ajudar o seu amigo que está a sofrer com a separação dos pais. Obrigada❤️
Eu sofro de ansiedade,e minhas crises sempre foram tratadas como "drama", hoje em dia aprendi a lidar com isso,e a conversar com as pessoas "certas"
Acabei de descobrir que eu sempre agi da maneira correta com as pessoas com essas dificuldades. Não só ansiedade, mas outros problemas também. Alguns amigos só se sentem à vontade pra falar sobre suas dificuldades porque sabem que eu tento ajudar sem julgar.
Fui diagnosticado semana passada com Transtorno de Ansiedade Generalizada e Social. Vou enviar pros meus familiares e amigos o video!
Hahahaha é de utilidade publica ne?
Eu to fazendo vídeo uma serie de videos explicando a depressão, se você quiser dar uma olhada hahahaha, autoconhecimento é tudo!
Me sinto especial vendo eu não sou uma pessoa ansiosa, diferente de quase todos os comentários daqui.
Obrigado André, esses vídeos são importantes pra pessoas ignorantes, faz uns 2 anos que fui diagnosticado com ansiedade e realmente é muito agoniante, eu odeio lugares com muita gente, tenho problemas pra me socializar, todas as vezes que isso acontece, eu fico me coçando ou beliscando e meu estômago treme, não consigo olhar nos olhos das pessoas, a única vontade que tenho é de sair de perto daquela situação.
engraçado que eu detesto lugares com muita gente ao ponto de me deixar paranoico e n curto olhar nos olhos das pessoas, nem msm de gente próxima. E msm assim, tenho um carisma absurdo, o suficiente para eu chegar num grupo de pessoas e virar amigo delas
é uma incoerência do universo
Eu venho aqui no canal porque gosto de saber que eu não sou a única que têm transtorno de ansiedade,e ver que ansiedade não e drama e sim doença.
Nossa, o personagem sou eu mesmo!
Vim assistir pra Ajudar Minha Namorada , as vezes ela fica mal , Tô conseguindo ajudar aos poucos Fé que ela vai melhorar 🙌
E se eu disser: "existem muitas coisas que não estão no nosso controle, então, devemos esperar e ver no que dá". Será que ajudaria ou só justificaria a ansiedade
Na minha historia de vida isso me ajuda bastante, separar as coisas que estão ao meu alcance e as coisas que não estão, que daí eu consigo controlar melhor as situações de uma forma mais realista e eficaz.😁
ajudaria, no meu caso, eu gosto de ver até onde os problemas me levam, saber qual é o meu limite, qual emoção dominará: a vontade de puxar o gatilho contra minha cabeça pra acabar com toda minha dor ou puxar o gatilho contra minha mão pra evitar um pensamento suicida
é uma curiosidade um tanto quanto macabra e masoquista, mas ajuda
Dependendo do caso, acho que pode atrapalhar... Pq se o que tá deixando a pessoa ansiosa for esse tipo de pensamento, falar isso não ajuda kkkk
Mas não tem receita de bolo. Cada pessoa é uma pessoa. Escutando verdadeiramente o que a pessoa tá falando, dá pra saber se essa fala é adequada ou não
Ajuda pouco geralmente. Mas o ok vamos ver o que temos agora e trabalhar com isso e depois vemos quando chegarmos a outro ponto o que fazemos, é bom.
Se alguém tivesse uma crise de ansiedade do meu lado eu ia entrar em pânico do lado da pessoa pq eu ia esqueçer de tudo que vc falou que poderia acalmar ela e provalmente ia demorar pra lembrar, e ia acabar sem querer falando tudo que vc disse que não vai ajudar em nada, dificilmente eu ia prestar pra alguma coisa até lembrar de alguma das coisas que vc falou, ou seja, eu só iria piorar a situação 😍🤩😋😊
Cada vez mais que eu vejo seus vídeos, mais eu quero seguir a carreira de psicologia. Sério, eu me vejo tanto sendo uma psicóloga ajudando as pessoas que até sinto vontade de chorar
Como eu queria que alguém que eu conheço visse esse vídeo....
A psicologia é muito interessante, e muito do que aprendo no seu canal e tb em outros (deixo de dica o canal do Pedro Calabrez, um neurocientista muito respeitado) sei que vou poder usar futuramente dentro do serviço social qdo me formar.
Cara eu também assisto esse canal💓
Eu sou 100% ansiosa,e sei como as pessoas fazem pouco caso .É muito triste,mais só um profissional para entender.Já fui ao psiquiatra e adignosticada com TAG.😢😢
Ontem tive novamente um ataque de ansiedade, estou vendo esse vídeo para lidar comigo mesma
Muito bom isso, minha namorada tem ansiedade e eu acabava atrapalhando ela ao invés de ajudar
Tenho uma amiga que tem esse problema, e o pior é que ela não tem o reconhecimento e o apoio da família sobre isso, eles acham que é besteira. Entendo ela, porque eu desconfio que eu tenho início de depressão mas minha mãe não se importa.
Eu me relacionei com uma mulher ansiosa, não com diagnóstico médico, e acho q por isso não via com tanta empatia, no começo sim, mas depois achava que era pq ela só focava no q dava errado na vida dela, e ficava remoendo, e que dava pra tentar fazer diferente, ser mais positiva, pq todos passamos por situações difíceis nessa vida e tals, até falei pra ela procurar um psicólogo tbm , já q eu não conseguia "erguer" ela em alguns momentos.
Mas digo na sinceridade, não era q me faltava empatia ou até msm paciência por assim dizer né, mas não compreendia a "ANSIEDADE" do jeito que ela realmente é. Agora vendo os comentários de pessoas q passam pelo msm problema q tenho outro tipo de visão.
Vim aqui pra tentar entender mais , e fiquei contente com o trabalho empregado no vídeo, e tbm com os comentários, se vc acha q faltou algo, ou tem uma experiência, conte por favor, tu vai estar ajudando mta gente. Obrigadoo 🍂❣️
Como lidar comigo mesma? K
Hahahaha, o negócio é fazer terapia mesmo hahahaha
Empatia é uma coisa rara mas muito importante nesses casos
eu assistindo um vídeo sobre eu mesma! curti muito a temática!
Minha namorada tá passando por uma crise não sabia o que fazer, e esse vídeo apareceu nos recomendados, obrigado TH-cam.
- como lidar com uma pessoa autista
-como lidar com uma pessoa com TEI
-como ajudar uma pessoa que está desabafando.
-como lidar com seus próprios problemas
♡
Tenho uma amiga que sofre com isso , "esse estou aqui pra você" é uma boa opção ela sempre contava o que tava afetando e a gente resolvia o problema. Hoje eu to namorando com ela mas é um passo por dia, ela tem ajuda de um profissional e a empatia é algo primordial na melhora desse quadro.
Eu tenho ansiedade desde os 13 anos, é horrível, me sinto um alien perto dos outros, e isso me deixa mais ansioso. ;-;
Nunca recebi um coração, obg! :3
Olha, é bom a gente saber q a ansiedade em si é completamente normal, ela é uma das coisas que mantêm a gente vivo sabe? Ela não deixa a gente cruzar a linha da estupidez e fazer alguma coisa que vai nos causar algum mau.
Agora se ela estiver te causando algum prejuízo real na sua vida, é bom tentar buscar um auxílio terapêutico com um psicologo. Eu recomendo buscar um de base comportamental, é a linha que eu uso pra fazer os meus vídeos.
Tenho um poema sobre isso... Acho que quem convive com familiares, parentes e amigos ansiosos possam entender o que fazer através desse poema :)
ANSIando
Vir tuas lágrimas caírem
Quando o aperto no peito
Consumia teu sono.
Pude sentir tua veracidade
Naquela noite em que teu peito queria pular
E tua mente inqueta não parava de falar.
Vir teu peito gritar
Teu rosto arder
E me vir sem saber
O que fazer
Sem as palavras certas para dizer-te
Que estou com você.
Senti tuas dores, vivenciei teu momento
E te acolhi com um abraço sutil
No qual lembro até hoje quando me disse -Que aquele abraço te ressurgiu.
Hoje me lembro de que minha menor ação
Foi as melhores palavras que já ouviu.
@FlaivitaAliceGuimarães
eu ODEIO quando falam: respira! ou fecha os olhos que o sono vem. É triste mas cada vez mais eu não acredito que as pessoas tenham realmente empatia (ou é falta de tempo mesmo) de ouvir o outro e uma escuta empática. No fim, as únicas pessoas com quem me sinto a vontade para falar são os profissionais de saúde.
Como vi em alguns comentários acima, às vezes as pessoas realmente se cansam da situação ou não insistem suficientemente. Mas acho que o problema não é falta de empatia (pelo menos na maioria das vezes), é falta de conhecimento e técnica mesmo. Talvez as pessoas tenham as melhores das intenções falando esse tipo de coisa, mas no fundo elas não sabem o que fazer mesmo. Acabam falando a coisa errada e piorando tudo. Por isso temas como esse deveriam ser comuns nas escolas e faculdades, em todas as áreas. Ajudaria muito no relacionamento e compreensão entre as pessoas. Provavelmente as pessoas com ansiedade e outros transtornos se sentiriam muito mais acolhidas e compreendidas.
Já tenho essa certeza. Ninguém liga, os "amigos" se afastam. Como diz uma tia minha: as pessoas gostam de pessoas alegres, quando está deprimido e ansioso também está sozinho. Infelizmente o mundo é assim
@@gabrielafreire8625 nem de pessoas alegres o povo gosta
quando se é feliz, eles te acusam de narcisismo ou de loucura
no fim, n confie ngm pois todos estão contra vc
eu não sofro de ansiedade, mas meu primo sofre.
Eu gosto de ver vídeos assim para ajudar ele cada vez mais.
eu não sei se tenho ansiedade, depressão e etc, mas eu já fiquei triste muitas vezes, chorei por horas, fico chorando até dormir.
eu só fico feliz quando tem pessoas da minha idade por perto, só meus primos.
Sou ansiosa e meu marido tem ansiedade... É muito difícil pois eu tento cuidar dele e esqueço de mim aí que vem recaídas e fica tudo difícil.
Eu lembro da vez que comentei com uma amiga que tinha tido uma crise de ansiedade naquela madrugada, eu não sei nem porque eu disse pra ela, mas a reação foi a menos esperada por mim e de longe eu estava acostumada a ouvir aquilo. Ela segurou a minha mão, olhou pra mim e disse "porque não me ligou? eu podia ter te dado um apoio, você sabe que tô aqui sempre que precisar, mas que bom que agora você está legal, me deixa bem saber que você tá bem" e aí ela sorriu, eu quis chorar na hora pq ninguém nunca tinha dito algo assim pra mim
Mas uma coisa que implica é: e se ela sentir que eu estou sendo invasiva?
Pq é isso que eu penso na maioria das vezes... tipo, todo mundo conhece pessoas mais anciosas do que vc próprio, vc quer ajudar, vc tenta conversar e apoiar... Mas a grande fala é:obrigada, mas eu não quero falar disso me desculpe. Até eu falo isso (agora que parei pra pensar) mas não é essa a questão, a questão é: eu não quero que vc se sinta obrigado a falar dos seus problemas, só quero que saiba que estou aqui quando vc precisar!
É só um comentário pra fazer essa pergunta e ao mesmo tempo explica-la, nem eu mesma entendi, mas espero que alguém tenha entendido
Eu acho que entendi kkkk Acho que o grande lance é esse, sabe? Mostrar que se importa e que quer ajudar. Talvez até falar isso, que quer ajudar, mas não quer ser invasiva, então se a pessoa estiver à vontade de falar sobre, vc vai ouvir, mas se ela não estiver tudo bem tb. Pq demonstrando esse suporte já pode ajudar bastante
Mas é isso. Se quiseres falar eu estou disponível. Se não quiseres tudo bem também.
saber diferenciar a anciedade de um problema realmente trivial já me ajudou muito.
Eu tenho Fobia social. Sou muito ansioso em tudo que faço.
Não atrapalhe, não julgue, já é uma grande coisa.
Sofro tantos anos com ansiedade. To tentando me livrar do ansiolítico, mas o desmame é difícil. Nos momentos de crise me sinto impotente como se fosse a primeira vez.
Jogue uma porrada de responsabilidades nela. Também coloque prazos, limites e a relembre do que pode dar errado. 10/10
Obrigada por esse vídeo, gostaria de um "como ser uma boa pessoa/amiga" .
Só quem tem ansiedade sabe como é ruim 😪 e quando conhece alguém que tem tenta o máximo ajudar 😔
Melhor canal do TH-cam
Né!! Hahahaha
este vídeo foi como um abraço e um tapa na cara. Um abraço pq me senti muito acolbido pelas frases e um tapa pq sempre que eu tentava ajuda alguém que tbm tem ansiedade eu dava mancada que eu não sabia que era, mas agora sei.
Sugestão de vídeo com tema de auto diagnóstico
Todas as pesaoas que falam cmg fazem COMPLETAMENTE O CONTRÁRIO do que está sendo dito no vídeo kkkkkk tá foda, n sei como ainda vivo...
Obg pelo vídeo, cara, foi muito bom, informativo, realmente importante. +uma inscrição
André, vi vídeos de pessoas com ansiedade, depressão e TDAH que foram ajustadas por jogos como Animal Crossing e Stardew Valley. Você conhece mais jogos que ajudam?
Cara, eu acho que the sims pode ajudar ja que é um jogo bem tranquilo, tem o slime ranch também, que é na pegada desses jogos de fazenda e tal.
@@PsicologiaparaLeigos Eu tenho o Slime Ranch. Faz um tempo que nao jogo. Tava na minha lista de desejos, mas, por sorte, ficou grátis na Epic Store por uma semana.
Mas não basta o jogo ser tranquilo, parece. As pessoas que vi relatam que o que as ajuda nesses jogos que citei foram a rotina que eles têm no jogo, o gerenciamento do tempo e o relacionamento com os personagens.
Até porque o fato de ser tranquilo faz você não precisar se concentrar tanto nele, o que dá espaço para pensamentos ruins na cabeça. Pelo menos era como funcionava comigo uma época em que fiquei mal. Eu jogava Call of Duty online para me distrair.
Graças a Deus que as pessoas começaram a falar mais abertamente sobre transtornos... a vida de quem passa por tudo isso pode melhorar muito se quem estiver ao redor for mais empático! E sim, podemos melhorar muuuito mesmo buscando ajuda de profissionais!
Obrigada pelo vídeo e pelos esclarecimentos, foram ótimos! Seu canal faz um lindo trabalho!
Eu sou muito ansiosa e ela agora da generalizada sinto dores musculares, dor de cabeça, tremores, tontura, meu coração parece que vai explodir no meu peito. É horrível
já sofri anos com ansiedade, hoje me esforço e tento conviver com a depressão em auto grau, faço uso de medicamentos e já passei por vários profissionais e tenho muito apoio de meu filho que mora comigo. mas minha maior fonte de ajuda vêm das orações que faço ao Soberano Deus Jeová por meio de Jesus Cristo.
muito bom o vídeo André. uma dica, coloca tópicos e marca de tempo na descrição do vídeo pra ficar mais fácil de se localizar no vídeo
Esse conteúdo daria uma série, hein? As pessoas com problemas psicológicos/psiquiátricos são bem marginalizadas e muito pouco se fala em como lidar com essas pessoas com respeito, dignidade... Amei o vídeo
Assistindo aqui pra ajudar minha mina um pouco c:
👏👏👏
Nessa pandemia eu passei por crises muito fortes de ansiedade. Cheguei a vomitar em uma delas. Nunca tinha passado por isso. Eu tentei muito melhorar e foi realmente muito difícil. Sempre que eu me sentia assim e podia, eu me retirava e ia falar com Deus. Chorei tantas vezes para Ele e pedi que me ajudasse. No fim, tive que aceitar que o que eu queria não ia acontecer, já estava cansada. E tanto faz, nada que me faça ficar desse jeito vale a pena. Eu fiz acompanhamento psicológico durante um tempo também. Agora estou muito muito melhor e melhorando cada dia mais. Tenho que agradecer a Deus por isso e ao meu duro esforço.
Existe relação entre transtorno de ansiedade e de hiperatividade?
Leu meu questionamento.
Up
Assisti esse vídeo pra tentar ajudar duas amigas minhas que sofrem de ansiedade, espero que eu possa ajudar elas