Salve bim blz? Como sempre eu temtando aprender sempre mais conhecimento é tudo 2 anos atras montei minha ft 250 fis meus mapa vendo seus videos e ficou top zé, se ta maluko vc me ajudou muito só tenho q agradecer mano pela suas ajuda
Ponto ideal em WOT, eu sempre tiro ponto até o motor começar a perder potência, existe uma diferença enorme na temperatura da câmara de combustão em um dino de rolo, e na bancada com o motor freiado a algum tempo, principalmente em motor de circuito, tirar cabelo no acerto em puxadas no rolo, é colocar na pista, WOT em algumas voltas, já mascara as bronzinas, ou quebra. Pistão, dependendo da performance do motor, carrega até 400ºC em certas zonas, válvula de escape fica incandescente, zonas como anel de fogo, entre válvulas e outras que não tem uma boa dissipação de calor, carregam sabe lá que temperatura, e isso vai refletir e muito na temperatura da mistura em compressão, diretamente ligada ao ponto de ignição. Em um motor de pista, com uma injeção "estática", com meu acerto o motor sai xoxinho pra pista, quando começa a carregar temperatura, é quando a potência começa a acordar, diferente daquele acerto em rolo no fio da navalha, em que o motor aquece e começa a prender, até o barulho fica diferente, parece que o motor raja.
Pode me dizer oque significa WOT? E tirar ponto seria aproximar a centelha do pms não seria? Isso não faz sentido pois assim o motor estaria jogando fogo diretamente nas válvulas e fazendo exatamente o contrário do que você relatou. Ou eu posso ter entendido algo errado! Pode me explicar?
Perfeito,por isso preparar um motor aspirado é uma arte,metrologia,retifica,usinagem,equilibrio das massas,ângulos,e mais ainda e tudo isso tem que casar em um regime de carga,pressão,temperatua e etc.. Então o motor que larga virando tempo provavel que perde do meio para o fim.
Obrigado por dividir sua experiência com nós, realmente são três cenários diferentes para hora do acerto, dinamômetro de chassi, dinamômetro de bancada e a pista.
OLÁ. PARABÉNS. Por enquanto sois os que mais se aproximaram ao meu conhecimento Técnico . Muito imporante é Vossa informação de que existe uma continuação. Na minha opinião a continuação é necessária para que o entendimento do aluno seja integral. Eu poderia dar uma sugestão mas não o farei em respeito ao melhor trabalho por mim visto até hoje. Roberto Udo Krapf
Olá. Parabéns pela aula. Excelente. Tenho uma dúvida, tenho um CB450 e está afogando com o motor em funcionamento. Testei com outro carburador e continua afogando. Se o magneto estiver fora do ponto de ignição, pode a vela centelhar atrasada e com isso afogar o carburador?
Aqui na minha cidade não tem pistola pra regular o ponto do distribuidor. Tive q comprar um distribuidor novo e regulei eu mesmo observando o rpm. Deixei o distribuidor no ponto de maior RPM. Será que tá certo ou tá muito adiantado?
Boa noite Cristian! Teria como vc espanar mais sobra a formula do PME e FME? Poderia usar os dados do motor C20XE mesmo e efetuar as devidas substituições nas formulas só pra ficar mais claro. Se possível falar também sobre o caculo da TX dinâmica.
obs : moro em Montes Claros Mg ,cidade com mais de 600 mil habtantes e não tem uma pessoa que instala FUELTCH (DEIXANDO DE VENDER PRODUTO)!Uma vergonha! SOMOS A CAPITAL DO NORTE DE MG E ESSE MARAVILHOSO PRODUTO(CONFIÁVEL)TEM QUE SER INSTALADO AQUI TAMBÉM ! OBS: MUITA GENTE QUER COMPRAR MAIS NÃO COMPRA PORQ NÃO ACHA PESSOAS P/ INSTALAR !
Boa tarde! As oficinas parceiras são oficinas independentes que se especializaram na instalação de nossos produtos, não somos nós que possuímos uma oficina própria em uma determinada região. Nesse caso, depende da oficina entrar em contato conosco se candidatando a se tornar uma oficina parceira. Caso você conheça alguma em sua região que possa indicar, peça para eles nos mandarem um e-mail se candidatando a oficina parceira, basta enviar para: sac@fueltech.com.br. Qualquer outra dúvida você pode entrar em contato com nosso suporte técnico via ligação telefônica ou WhatsApp através do número: +55 (51) 3019-0500 ou pelo e-mail:sac@fueltech.com.br
@@FuelTechOficial Obrigado por responder !Sentimos falta de uma oficina parceira independente em nossa região que venda e instale os produtos da Fueltch !
@@alecpicanco6828 Se tivesse condições e eu não tivesse profissão ja estaria com oficina montada aqui em Montes Claros Mg !Andar 500 km ate chegar em BH pra instalar injeção programável .Fica dificíl para nós daqui da região! Fueltch não é culpada e sim a falta de mão de obra em nossa região ! Cidade de várias industria e de polos universitario .Capital do norte de Mg ,é a quinta maior cidade de Mg !Mg é o Estado que tem mais cidades no Brasil !
uma pergunta, se o motor aspirado tiver por exemplo o voltante da embreagem pesado, ele aceita mais ponto? ele acaba tendo mais impulso, energia pra manter o peso do carro? e se for muito leve não aceita tanto ponto e acaba não tendo força pra erguer o peso do carro?
Nah... o torque é sempre o mesmo. A inércia é que vai mudar. P. Exemplo, se vc tiver volante aliviado, a rotação do motor subirá e descerá mais rapidamente. Porém, terá de trocar marchas c/ mais frequência, e em um aclive onde você poderia manter a mesma marcha, terá que reduzir marcha. (Aliás, as reduzidas - só tirando o pé do acelerador - tbm ficam mais violentas*) Por outro lado, um volante mais pesado pode tornar a aceleração e desaceleração do motor mais lenta, mas dada a energia cinética acumulada, você poderá trocar de machas menos vezes. Em suma, o volante motor é um amortecedor dos pulsos (das explosões) do motor, e principalmente, acumulador de energia cinética. Dito isso, o ponto de ignição será sempre o mesmo em ambos os casos. E, se me permite indicação de casos de uso, creio que volante aliviado seja melhor em pistas, onde retomadas rápidas e reduzidas c/ pouco freio são mais frequentes... uma condução mais violenta, onde consumo e conforto tbm não são problemas. P/ rua, gosto do volante pesado mesmo. Kkkkk
Bom mas kg é uma medida de massa então na verdade a unidade correta a se utilizar seria (kgf). Uma coisa a qual tenho a dúvida a um tempo se pudesse ajudar e quanto a capacidade de absorção de energia do pistão pois ela e uma função que depende do esforço da pressão,temperatura é elementos de interação durante o movimento do pistão pois para o material se tem mais ou menos uma tensão de resistência mas esta varia com a geometria do objeto dai se tem como converter com algum tipo de cálculo as energias para uma margem que se aproxime da resistência do material? Ou histo seria em função de dados medidos empiricamente?
Boa tarde, você pode adquirir os cursos diretamente no site da FTeducation: www.fteducation.com.br/ Qualquer outra dúvida você pode entrar em contato com nosso suporte técnico via ligação telefônica ou WhatsApp através do número: +55 (51) 3019-0500 ou pelo e-mail:sac@fueltech.com.br
Boa noite tenho um calibra turbinado no etanol e sempre achei ele fraco em baixa rotações ..enfim mudei turbina bicos ...vendo esse video notei uma situação interessante sobre a taxa 12.1 o meu esta deve ta bem abaixo da original ...pois uso pistões forjado da iapel para ate 1000cv nesse caso e provável q o problema esta ai pois estou usando etanol ..tem como contornar com mais ponto ? pois uso ft400 ou rebaixar cabeçote pra nao perder os pistões poder mim ajudar agradeço
Olá Marcio, o procedimento correto de acerto do seu carro seria, acertar o lambda e ponto da fase aspirada separadamente e aplicando o ponto de ignição adequado que o motor precisa na fase turbo. Isso ensinarmos em nossos treinamentos, isso deve minimizar a dificuldade de resposta do motor devido a baixa taxa para combustível álcool.
bom dia, no caso do nosso amigo marcio se o lamda dele estiver ok e o mapa de ignição dele tambem estiver ok. ele pode fazer essa correção de ponto atraves da pressão da fase aspirada pelo map correto? Tipo na fase do map negativo, fase aspirada, ir colocando ponto pra corrigir essa parte fraca como ele menciona.
Se for esse seu objetivo pode sim, mas o resultado não deverá seu muito diferente a injeção original se a mesma tiver dentro dos parâmetros do fabricante.
@@mateuszanitti8613 Sim com certeza , valor de Bmep acima de 15 só teve um motor de F1 se não me engano , claro que considerando o combustível utilizado que no caso do exemplo foi o Ethanol .
@@fabriciovieira7143 já estudei sobre esse tema! Para um motor aspirado chegar a 15 bar precisa de um dimensionamento específico no coletor de admissão para que as ondas de choque aumentem a pressão! Se eu encontrar a reportagem posto aqui, mas já chegaram a 0.3 bar de pressão positiva em uma faixa específica de rotação apenas se aproveitando das ondas de choque!
Ola Cristian!!! Boa noite!!! terias interesse em receber GRATUITO meu TCC de Avanço de ignição em MBT, da minha Pos Graduação em Engenharia Automotiva?? Ficou um material bem interessante.
fuel tech precisa aprender fazer ie programavel com eficiencia volumentrica do motor, as IE bosch e ate megas, protune, motec DIZ SEGUINTE quando pista atingir 50% eficiencia volumetrica é ponto exato para dar centelha. nega fica chutando mapa ponto por rpm, tps, E TAL ja deparei nego usando mapa ignição de 1.6 para 2.0 eficiencia volumentrica sao iguais hahaha
Bom dia, entre em contato com nosso suporte técnico via ligação telefônica ou WhatsApp através do número: +55 (51) 3019-0500 ou pelo e-mail:sac@fueltech.com.br, nossos técnicos poderão lhe auxiliar na sua dúvida.
A eficiência volumetrica de um mesmo motor é a mesma, independente de seu deslocamento. O que muda a eficiência volumétrica são adicionadores de potência internos como variadores de tempo e tamanho da abertura de válvulas e adicionadores de potencia externos, como bombas de ar (blower, super-charger, turbo-compressor...). Sendo assim, algoritmos que se baseiam em sensores como MAP, MAF e IAT, já o fazem... visto que deve ser meio difícil medir diretamente na camara de combustão. Não? Mesmo assim, o uso de mais e mais sensores, tornaria o acerto muito mais complexo... e, ao menos penso eu, não me parece ser esse o foco da FT. (Esse e parece ser o foco da Megasquirt, p.exemplo 🤡 kkkkk)
Bacana quando a pessoa entende e tem facilidade em transmitir o conhecimento,se tem uma coisa que admiro é isso!
Obrigado.
Como sempre uma ótima aula com os conseitos básicos pra ajudar a galera parabéns 👏👏👏
Salve bim blz? Como sempre eu temtando aprender sempre mais conhecimento é tudo
2 anos atras montei minha ft 250 fis meus mapa vendo seus videos
e ficou top zé, se ta maluko vc me ajudou muito só tenho q agradecer mano pela suas ajuda
Pois é, Bin, esse é o jeito certo de entender o momento da ignição. Parabéns ao pessoal da FT
Obrigado.
@Fernando Westphalen dá no mesmo nesse contesto.
Esse foi o vídeo mais técnico que eu vi, sanou todas as minha dúvidas, muito bom, parabéns valeu.
Parabéns bela explicação, a FT sempre fazendo a diferença, top Alemão isso aí.
É OS GURI!
Super aula de facil entendimento. Deus lhe abençoe
Bom dia parceiro estou adorando suas dicas pois estou com projeto no meu Chevette OHC turbo rua👍🏾
Muito boa explicação.
Show
E são por essas aulas que FT tá onde tá! top d mais 👏👏👏
Olá Luciano essa é uma das 280 aulas do curso Nivel 1 online.
Fala sobre a diferença de ponto de ignição da gasolina x alcool em um mesmo motor sem mudança de taxa de compressão
Dr
Hooooo glória 🙏🙏🙏
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO, PARABÉNS
Que aula 👏🏼👏🏼
Boa explicação. Meu entendimento ficou bem.
Muito bom meus parabéns Cristian 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Show 🎉
BRuxo master!!!!! TE amo maxxximo respeito!/\\/ ja andou de chevette mano? kkkkk
Isso m lembrou muito a época de faculdade, materia de motores a combustão kkkk
Muito bom de grande valia essas informações e exemplos
Ótimo
Ponto ideal em WOT, eu sempre tiro ponto até o motor começar a perder potência, existe uma diferença enorme na temperatura da câmara de combustão em um dino de rolo, e na bancada com o motor freiado a algum tempo, principalmente em motor de circuito, tirar cabelo no acerto em puxadas no rolo, é colocar na pista, WOT em algumas voltas, já mascara as bronzinas, ou quebra.
Pistão, dependendo da performance do motor, carrega até 400ºC em certas zonas, válvula de escape fica incandescente, zonas como anel de fogo, entre válvulas e outras que não tem uma boa dissipação de calor, carregam sabe lá que temperatura, e isso vai refletir e muito na temperatura da mistura em compressão, diretamente ligada ao ponto de ignição.
Em um motor de pista, com uma injeção "estática", com meu acerto o motor sai xoxinho pra pista, quando começa a carregar temperatura, é quando a potência começa a acordar, diferente daquele acerto em rolo no fio da navalha, em que o motor aquece e começa a prender, até o barulho fica diferente, parece que o motor raja.
Pode me dizer oque significa WOT? E tirar ponto seria aproximar a centelha do pms não seria? Isso não faz sentido pois assim o motor estaria jogando fogo diretamente nas válvulas e fazendo exatamente o contrário do que você relatou. Ou eu posso ter entendido algo errado! Pode me explicar?
Perfeito,por isso preparar um motor aspirado é uma arte,metrologia,retifica,usinagem,equilibrio das massas,ângulos,e mais ainda e tudo isso tem que casar em um regime de carga,pressão,temperatua e etc..
Então o motor que larga virando tempo provavel que perde do meio para o fim.
Obrigado por dividir sua experiência com nós, realmente são três cenários diferentes para hora do acerto, dinamômetro de chassi, dinamômetro de bancada e a pista.
@@brunoboreli403 WOT = 100% de acelerador.
Wide open trotle, ou abertura total da borboleta 😄 vulgo pé no bucho
Excelente vídeo, obrigado!
OLÁ. PARABÉNS. Por enquanto sois os que mais se aproximaram ao meu conhecimento Técnico . Muito imporante é Vossa informação de que existe uma continuação. Na minha opinião a continuação é necessária para que o entendimento do aluno seja integral. Eu poderia dar uma sugestão mas não o farei em respeito ao melhor trabalho por mim visto até hoje. Roberto Udo Krapf
foda mesmo
tu é o cara
explica bem
Vou assistir com atenção
Aula maravilhosa.
Excelente aula parabens.
muito interessante obrigado
Olá. Parabéns pela aula. Excelente.
Tenho uma dúvida, tenho um CB450 e está afogando com o motor em funcionamento. Testei com outro carburador e continua afogando. Se o magneto estiver fora do ponto de ignição, pode a vela centelhar atrasada e com isso afogar o carburador?
Preciso comprar esse curso!! Parabéns pela fácil didática Cristian.
Obrigado.
Sempre uma ótima aula.
Obrigado.
Aqui na minha cidade não tem pistola pra regular o ponto do distribuidor.
Tive q comprar um distribuidor novo e regulei eu mesmo observando o rpm. Deixei o distribuidor no ponto de maior RPM. Será que tá certo ou tá muito adiantado?
Showwww, só dica boa! 👍🏁👏👏👏👏
Boa noite Cristian!
Teria como vc espanar mais sobra a formula do PME e FME? Poderia usar os dados do motor C20XE mesmo e efetuar as devidas substituições nas formulas só pra ficar mais claro. Se possível falar também sobre o caculo da TX dinâmica.
Ao caso uma observação é que a unidade de força está errada deveria ser kgf e não kg que é uma medida de massa.
Parabéns pelo conteúdos.
Obrigado.
boa professor
obs : moro em Montes Claros Mg ,cidade com mais de 600 mil habtantes e não tem uma pessoa que instala FUELTCH (DEIXANDO DE VENDER PRODUTO)!Uma vergonha! SOMOS A CAPITAL DO NORTE DE MG E ESSE MARAVILHOSO PRODUTO(CONFIÁVEL)TEM QUE SER INSTALADO AQUI TAMBÉM ! OBS: MUITA GENTE QUER COMPRAR MAIS NÃO COMPRA PORQ NÃO ACHA PESSOAS P/ INSTALAR !
Boa tarde!
As oficinas parceiras são oficinas independentes que se especializaram na instalação de nossos produtos, não somos nós que possuímos uma oficina própria em uma determinada região.
Nesse caso, depende da oficina entrar em contato conosco se candidatando a se tornar uma oficina parceira.
Caso você conheça alguma em sua região que possa indicar, peça para eles nos mandarem um e-mail se candidatando a oficina parceira, basta enviar para: sac@fueltech.com.br.
Qualquer outra dúvida você pode entrar em contato com nosso suporte técnico via ligação telefônica ou WhatsApp através do número: +55 (51) 3019-0500 ou pelo e-mail:sac@fueltech.com.br
Amigo, não veja como um problema. E sim como uma oportunidade. Quem saiba você não possa virar referência em fueltech em sua cidade?
@@FuelTechOficial Obrigado por responder !Sentimos falta de uma oficina parceira independente em nossa região que venda e instale os produtos da Fueltch !
@@alecpicanco6828 Se tivesse condições e eu não tivesse profissão ja estaria com oficina montada aqui em Montes Claros Mg !Andar 500 km ate chegar em BH pra instalar injeção programável .Fica dificíl para nós daqui da região! Fueltch não é culpada e sim a falta de mão de obra em nossa região ! Cidade de várias industria e de polos universitario .Capital do norte de Mg ,é a quinta maior cidade de Mg !Mg é o Estado que tem mais cidades no Brasil !
show de bola!
qual o nome dos livros que estão na mesa?
❤
❤
Se um carro ou uma moto for remapeada com gasolina podium, dá mais potência ❓
Obrigado pelo vídeo 🤜🤛‼
uma pergunta, se o motor aspirado tiver por exemplo o voltante da embreagem pesado, ele aceita mais ponto? ele acaba tendo mais impulso, energia pra manter o peso do carro? e se for muito leve não aceita tanto ponto e acaba não tendo força pra erguer o peso do carro?
Nah... o torque é sempre o mesmo. A inércia é que vai mudar.
P. Exemplo, se vc tiver volante aliviado, a rotação do motor subirá e descerá mais rapidamente. Porém, terá de trocar marchas c/ mais frequência, e em um aclive onde você poderia manter a mesma marcha, terá que reduzir marcha. (Aliás, as reduzidas - só tirando o pé do acelerador - tbm ficam mais violentas*)
Por outro lado, um volante mais pesado pode tornar a aceleração e desaceleração do motor mais lenta, mas dada a energia cinética acumulada, você poderá trocar de machas menos vezes.
Em suma, o volante motor é um amortecedor dos pulsos (das explosões) do motor, e principalmente, acumulador de energia cinética.
Dito isso, o ponto de ignição será sempre o mesmo em ambos os casos. E, se me permite indicação de casos de uso, creio que volante aliviado seja melhor em pistas, onde retomadas rápidas e reduzidas c/ pouco freio são mais frequentes... uma condução mais violenta, onde consumo e conforto tbm não são problemas. P/ rua, gosto do volante pesado mesmo. Kkkkk
Bom mas kg é uma medida de massa então na verdade a unidade correta a se utilizar seria (kgf). Uma coisa a qual tenho a dúvida a um tempo se pudesse ajudar e quanto a capacidade de absorção de energia do pistão pois ela e uma função que depende do esforço da pressão,temperatura é elementos de interação durante o movimento do pistão pois para o material se tem mais ou menos uma tensão de resistência mas esta varia com a geometria do objeto dai se tem como converter com algum tipo de cálculo as energias para uma margem que se aproxime da resistência do material? Ou histo seria em função de dados medidos empiricamente?
quando tava ficando bao ai acaba..rss
Muito show a aula como faço pra adquirir um treinamento seu ???
Boa tarde, você pode adquirir os cursos diretamente no site da FTeducation: www.fteducation.com.br/
Qualquer outra dúvida você pode entrar em contato com nosso suporte técnico via ligação telefônica ou WhatsApp através do número: +55 (51) 3019-0500 ou pelo e-mail:sac@fueltech.com.br
Boa noite tenho um calibra turbinado no etanol e sempre achei ele fraco em baixa rotações ..enfim mudei turbina bicos ...vendo esse video notei uma situação interessante sobre a taxa 12.1 o meu esta deve ta bem abaixo da original ...pois uso pistões forjado da iapel para ate 1000cv nesse caso e provável q o problema esta ai pois estou usando etanol ..tem como contornar com mais ponto ? pois uso ft400 ou rebaixar cabeçote pra nao perder os pistões poder mim ajudar agradeço
Olá Marcio, o procedimento correto de acerto do seu carro seria, acertar o lambda e ponto da fase aspirada separadamente e aplicando o ponto de ignição adequado que o motor precisa na fase turbo. Isso ensinarmos em nossos treinamentos, isso deve minimizar a dificuldade de resposta do motor devido a baixa taxa para combustível álcool.
bom dia, no caso do nosso amigo marcio se o lamda dele estiver ok e o mapa de ignição dele tambem estiver ok.
ele pode fazer essa correção de ponto atraves da pressão da fase aspirada pelo map correto?
Tipo na fase do map negativo, fase aspirada, ir colocando ponto pra corrigir essa parte fraca como ele menciona.
Quero fazer este curso
Bom dia Ana,
Basta acessar esse site e se inscrever, existe aulas presenciais e EAD:
www.fteducation.com.br/
Qualquer dúvida nos avise!
Estamos te aguardando, www.fteducation.com.br.
Num palio 1.6v posso usar a fuel tec.pra economizar?
Se for esse seu objetivo pode sim, mas o resultado não deverá seu muito diferente a injeção original se a mesma tiver dentro dos parâmetros do fabricante.
Excelente explicação , mas 15.43 de Bmep não está meio exagerado ?
Creio que esse exemplo deve ser totalmente didático, não se importando muito com a realidade...
@@mateuszanitti8613 Sim com certeza , valor de Bmep acima de 15 só teve um motor de F1 se não me engano , claro que considerando o combustível utilizado que no caso do exemplo foi o Ethanol .
@@fabriciovieira7143 já estudei sobre esse tema! Para um motor aspirado chegar a 15 bar precisa de um dimensionamento específico no coletor de admissão para que as ondas de choque aumentem a pressão! Se eu encontrar a reportagem posto aqui, mas já chegaram a 0.3 bar de pressão positiva em uma faixa específica de rotação apenas se aproveitando das ondas de choque!
Se o motor for turbo com 1 bar nao é...kkk
@@mateuszanitti8613 Mas ai é pra cara bom , que não é o meu caso . rsrsrsrs
Pomto tem ser 30 grau e isso serve em moto tanbem,
Onde eu consigo os livros que estão em cima da mesa?
Olá Rafael -
www.amazon.com.br/Motores-Combust%C3%A3o-Interna-Jorge-Martins/dp/9728953852 ;
www.blucher.com.br/livro/detalhes/motores-de-combustao-interna-vol-1-743
Na análise gráfica no sistema do meu carro os parâmetros são: 8+ a 12 e o diagnosticado foi -38° o que isso quer dizer?
Desculpe não está clara sua pergunta, Agostinho.
Ola Cristian!!! Boa noite!!! terias interesse em receber GRATUITO meu TCC de Avanço de ignição em MBT, da minha Pos Graduação em Engenharia Automotiva?? Ficou um material bem interessante.
eu teria!! hahahaha
Claro que sim desculpe a demora para responder - Cristian@fueltech.com.br
Eu gostaria amigo
Como entender pms menos seis graus?
Ponto errado sendo muito adiantado pode quebrar virabrequim ?
Boa tarde qual seria o ponto ideal do motor ap 1.6 gasolina
Se não me engano, 9°.
fuel tech precisa aprender fazer ie programavel com eficiencia volumentrica do motor, as IE bosch e ate megas, protune, motec DIZ SEGUINTE quando pista atingir 50% eficiencia volumetrica é ponto exato para dar centelha. nega fica chutando mapa ponto por rpm, tps, E TAL ja deparei nego usando mapa ignição de 1.6 para 2.0 eficiencia volumentrica sao iguais hahaha
Bom dia, entre em contato com nosso suporte técnico via ligação telefônica ou WhatsApp através do número: +55 (51) 3019-0500 ou pelo e-mail:sac@fueltech.com.br, nossos técnicos poderão lhe auxiliar na sua dúvida.
A eficiência volumetrica de um mesmo motor é a mesma, independente de seu deslocamento. O que muda a eficiência volumétrica são adicionadores de potência internos como variadores de tempo e tamanho da abertura de válvulas e adicionadores de potencia externos, como bombas de ar (blower, super-charger, turbo-compressor...).
Sendo assim, algoritmos que se baseiam em sensores como MAP, MAF e IAT, já o fazem... visto que deve ser meio difícil medir diretamente na camara de combustão. Não?
Mesmo assim, o uso de mais e mais sensores, tornaria o acerto muito mais complexo... e, ao menos penso eu, não me parece ser esse o foco da FT.
(Esse e parece ser o foco da Megasquirt, p.exemplo 🤡 kkkkk)
pq os caras nao usam uma vela, pra representar. Usam sempre um pistao
A vela tá ali, assiste o vídeo dnovo e presta atenção no q o Chris tá falando!😂
Com o ponto mais atrasado parece q o motor fica mais elástico . Muito ponto não é o canal