Excelente reportagem. Li o livro "Sal, açúcar e gordura. Como a indústria enganou você " Super recomendo. Descreve todas as estratégias para viciar o consumidor.
Carlos Augusto Monteiro (USP)é muito melhor: um pesquisador brasileiro que criou o termo "alimentos ultraprocessados" e que se tornou conhecido por sua luta contra a comida processada. A chef Rita Lobo (GNT) tb entrou nessa luta com o termo " comida de verdade" . Vejam uma entrevista dele disponível no TH-cam. Maravilhosa! Ele explica pq os outros países não fazem essa pesquisa. Tem relação com o final do vcs dizem nesse corte aqui.
Só para constar. Os três estavam juntos nessa semana. Estão na mesma luta. E na palestra, Dr. Chris deixa bem claro a importância do Dr. Carlos no trabalho dele.
No livro, o autor cita que o que o motivou a realizar esse experimento foram os estudos do Dr. Carlos. Inclusive cita brevemente a história dele e seu histórico de pesquisa que o fizeram chegar ao estudo dos ultraprocessados
O Capitalismo tem vários tentáculos, um deles é a indústria alimentícia, que nos vicia com alimentos ultrapassados, juntamente com a publicidade agressiva, empurrando um monte de lixo disfarçado de alimentos. A parte engraçada é que ele escreveu o livro citando textualmente as grandes marcas que vendem comidas ultraprocessadas, com medo de ser processado pelas marcas.😂
Produzem e nos empurram ultraprocessados enquanto fazem lobby global pelo fim dos alimentos de origem animal junto com a esquerda pra ficarmos sem ter pra onde correr, eles nos atacam por todas as vias.
Graças ao capitalismo temos frutas, legumes, verduras, carnes e ovos em quantidade e preço relativamente acessível, o que é a solução para melhorar problema da alimentação.
Nos vicia nao. Eu nao sou viciada. Faco comida todos os dias ! E puxado porque trabalho fora e tenho 70 anos. Minha cozinha fica baguncada mas favo todos os dias !
Como besteiras aos sábados e domingos, porque desde Maio estou numa reeducação alimentar e minha vida é outra. Essa do sono é REEAL!! Acordava muito ás noites e tinha sono pertubado. Hoje como "comida verdadeira" rsrsrs e tudo tá melhor. Nos finais de semana, amo o meu sorvete ultraprocessado rsrsrs.
Ela diz uma coisa importante por volta dos 11m: é muito dificil se livrar completamente dos ultraprocessados. Quase toda a alimentação que nos consumimos hoje em dia é processada. Nós vivemos numa distopia alimenticia. As pessoas acham que comem comida de verdade, mas comem plastico e as que parecem naturais, sao modificadas ou contem agrotoxicos. A comida natural e saudavel mesmo é rara e cara.
Acabei de chegar da feira com a comida da semana. Eu fiz um experimento também. Tirei de uma vez carne, farinha, açucar e leite. No começo senti dor de cabeça e irritação, mas agora já acostumei, é igual parar de fumar. Considerando os benefícios eu quero continuar assim. Não sinto mais falta dos porcaritos, talvez só da água tônica. Esses dias eu estava cheirando os pacotes de pão na prateleira do supermercado, mas resisti bravamente. A parte mais difícil é que tenho que levar toda a minha comida para o dia. É impossível encontrar algo bom fora de casa.
Mas comidas "processadas" podem ser saudáveis também. Sem terrorismo alimentar. Um alimento fermentado (conserva) pode ser mais saudável que o mesmo alimento, in natura. Se não há processamento, não há como dar acesso (validade e preço) para os 8 bilhões se humanos.
Não é novidade, em 2004, Mogan Spurlock fez um documentário chamado 'Super Size Me' sobre esse mesmo tema, porém focado no Mc'Donalds. Os resultados foram impressionantes e, em quatro semanas ele havia relatado esses mesmos sintomas e aumento de 11 quilos no peso corporal.
E tem muita mãe que agrada seus filhinhos dando a eles tudo que eles gostam, E as crianças adoram os ultraprocessados porque são viciantes. Muitos adultos também. Não é a toa que o Ocidente sofre com uma epidemia de obesidade. E não importa o que você sabe. O que importa é o que você faz com aquilo que você sabe.
Carnes de boi e frango cheios de esteroides e hirmonios, frutas e legumes cheios de agrotoxicos ( o Brasil eh o pais que mais usa agrotóxicos) mel eh dificil achar um puro ... Sai da terra de Narnia pq não tem pra onde fugir
É tenebroso saber como a indústria alimenticia funciona e é mais ainda sabermos de tudo isso e não conseguir evitar de mandar pra dentro essas terras saborizadas.
Tô lendo, tô no primeiro capítulo ainda mas é sensacional a forma como ele conta a história de vários desses aditivos, como a gordura hidrogenada, o amido modificado, a goma xantana, você fica enjoado de saber que tudo isso está na maioria das comidas industrializadas vendidas no mercado
Isso foi provado por pesquisadores brasileiros que também criaram o termo ultraprocessados que é usado no mundo inteiro hj pra descrever esse tipo de comida
Você percebe que todas essas táticas da indústria foram muito bem elaboradas quando uma pessoa defende com unhas e dentes um ultra processado e/ou faz piada do tipo: "só pq vc falou da coca cola, vou tomar uma agora mesmo".
Esta definição de "ultraprocessados" não corresponde à verdade e confunde o espectador. Definição correta: produtos industrializados que passam por múltiplos processos e possuem ingredientes não utilizados na culinária caseira".
Brasil é um dos únicos países que indica para a população esse problema nas embalagens. Espero que o nosso povo continue comendo arroz com feijão. Fizeram esse documentário com o McDonald's.
Acho um dos principais possiveis efeitos do ultraprocessados é ser bem feito já que tem muito processo até chegar ao produto final. Misturar com um pouco de algo natural como repolho que tem aquele gostinho forte tambem ajuda. Não é porque é gostoso que não equivale a muitos.
É realmente mto dificil mudar a rotina de alimentação quando vc está acostumado a comer porcaritos. Esses industrializados viciam a gente. Olha quanto tempo ele demorou pra voltar ao peso inicial, que loucura... Não dá pra julgar mesmo.
Uma coisa interessante é que os grupos econômicos responsáveis pela indústria de ultraprocessados ë o mesmo da indústria do tabaco. Quando eles perceberam a queda de consumo de tabaco investiram na indústria alimentícia com os mesmos princípios, produto altamente viciante, de baixa qualidade e custo, com lucros exorbitantes
A dica é: só ler a lista de ingredientes. Se tiver coisas que você desconhece ou muitos produtos que não estão na composição original do produto, grandes chances de ser ultraprocessados. o Leite em pó é industrializado mas não ultraprocessado necessariamente (algumas marcas são pq agregam açúcar, sabores artificiais, etc), Já iogurtes com sabor geralmente são ultraprocessados porque aquele sabor tem origem em aditivos, além de muito açúcar adicionado.
O livro dele é mais complexo que isso. Não é questão de ser novidade ou não mas o que ele agrega no estudo, principalmente o efeito viciante dos ultraprocessados e o poder da indústria alimentícia (tanto nas mídias e financeiro).
Fora o humor sem graça do entrevistador (somente ele acha graça), a entrevista parece ser bem fundamentada. É um tema polêmico e atual. Irei pesquisar sobre o autor do livro e cobaia de seu próprio experimento.
Eu vi a palestra dele (com o Dr. Carlos e a Rita Lobo) e o trabalho dele é mais amplo que isso. Não se limita ao livro mas a conscientização sobre o assunto. Principalmente sobre o poder financeiro da indústria alimentícia e o vício em ultraprocessados. Ele podia receber uma pequena fortuna do Mcdonald´s mas optou seguir no que acredita.
O que você define como "todo mundo"? E tem muita mãe que agrada seus filhinhos dando a eles tudo que eles gostam, E as crianças adoram os ultraprocessados porque são viciantes. Muitos adultos também. Não é a toa que o Ocidente sofre com uma epidemia de obesidade. E não importa o que você sabe. O que importa é o que você faz com aquilo que você sabe.
José Roberto de Toledo é o típico tio do pavê. Só faz piada sem graça, trocadilhos baratos, é inconveniente e ainda fica interrompendo a fala de quem realmente interessa para o conteúdo do vídeo.
@@orthojac mas ela comenta, no início vídeo, que o livro dele também traz resultados das pesquisas de metodologia convencional. E entendi que ele se coloca como "ilustração episódica" de resultados já bastante divulgados sobre a ingestão em grande proporção desses produtos
O esquerdismo faz o trabalhador ter consciência de classe e votar em quem tem pautas para melhorar a vida dos trabalhadores, ao invés de ficar alienado feito vc, que vota em quem beneficia os patrões e empresários que só pensam em lucrar em cima da massa trabalhadora
Excelente reportagem. Li o livro "Sal, açúcar e gordura. Como a indústria enganou você " Super recomendo. Descreve todas as estratégias para viciar o consumidor.
@@marcialima7502 que interessante Marcia! Vou dar uma pesquisada nesse livro. Obrigado!! :)
Obrigada pela dica. Também irei procurar esse livro.
@@ylanoficialLeia também barriga de trigo e você nunca mais vai querer comer trigo.
Estava com saudades da voz de vcs🎉🎉🎉🎉❤
@@ilanesilva1511 Vou mesmo! Obrigado pela indicação ❤️
Carlos Augusto Monteiro (USP)é muito melhor: um pesquisador brasileiro que criou o termo "alimentos ultraprocessados" e que se tornou conhecido por sua luta contra a comida processada. A chef Rita Lobo (GNT) tb entrou nessa luta com o termo " comida de verdade" . Vejam uma entrevista dele disponível no TH-cam. Maravilhosa! Ele explica pq os outros países não fazem essa pesquisa. Tem relação com o final do vcs dizem nesse corte aqui.
Só para constar. Os três estavam juntos nessa semana. Estão na mesma luta. E na palestra, Dr. Chris deixa bem claro a importância do Dr. Carlos no trabalho dele.
@@marcosichihara360 é pq vcs assistiram o mesmo vídeo no TH-cam.
@@andrecastrianiquirino5095 , que vídeo? A palestra era presencial e falei com os três pessoalmente no evento.
No livro, o autor cita que o que o motivou a realizar esse experimento foram os estudos do Dr. Carlos. Inclusive cita brevemente a história dele e seu histórico de pesquisa que o fizeram chegar ao estudo dos ultraprocessados
Matéria maravilhosa! Parabéns pra vocês
Estudo de ouro. Viva a ciência e nós humanos!
O Capitalismo tem vários tentáculos, um deles é a indústria alimentícia, que nos vicia com alimentos ultrapassados, juntamente com a publicidade agressiva, empurrando um monte de lixo disfarçado de alimentos. A parte engraçada é que ele escreveu o livro citando textualmente as grandes marcas que vendem comidas ultraprocessadas, com medo de ser processado pelas marcas.😂
Produzem e nos empurram ultraprocessados enquanto fazem lobby global pelo fim dos alimentos de origem animal junto com a esquerda pra ficarmos sem ter pra onde correr, eles nos atacam por todas as vias.
Graças ao capitalismo temos frutas, legumes, verduras, carnes e ovos em quantidade e preço relativamente acessível, o que é a solução para melhorar problema da alimentação.
Nos vicia nao.
Eu nao sou viciada.
Faco comida todos os dias !
E puxado porque trabalho fora e tenho 70 anos.
Minha cozinha fica baguncada mas favo todos os dias !
@claudiasollitto9089 Talvez você não, mas muito sim.
Amei esse termo "porcaritos"! Vou aderir.
Então uma sugestão seria taxar os ultras e abaixar os juros impostos dos alimentos mais saudáveis.
voce acha que ja não pensaram nisso, e porque voce acha que não fazem ?
@@carlosfuno8144 porque eles sabem que a maioria dos BRs são manipuláveis.
Mas pros gênios que nos comandam é mais fácil taxar blusinha da shopee
Estão preparando um exército de viciados/ compulsivos por produtos alimentícios ( as crianças )
@Business175Gridaté porque as empresas estão SUPER preocupadas com a saúde e bem-estar das pessoas aí você acorda
Como besteiras aos sábados e domingos, porque desde Maio estou numa reeducação alimentar e minha vida é outra. Essa do sono é REEAL!! Acordava muito ás noites e tinha sono pertubado. Hoje como "comida verdadeira" rsrsrs e tudo tá melhor. Nos finais de semana, amo o meu sorvete ultraprocessado rsrsrs.
Essa dupla é maravilhosa.
Carlos Monteiro professor da USP é o responsável pelo termo Alimentos Ultraprocessados, mas só é notícia quando um Britânico fala do assunto
Muito interessante. Parabéns pela matéria, Toledo. Boa entrevista.
Poisé, é o preço que se paga pela praticidade... tá pensando que a comida, da vovó é fácil de fazer, dá trabalho.
Ela diz uma coisa importante por volta dos 11m: é muito dificil se livrar completamente dos ultraprocessados. Quase toda a alimentação que nos consumimos hoje em dia é processada. Nós vivemos numa distopia alimenticia. As pessoas acham que comem comida de verdade, mas comem plastico e as que parecem naturais, sao modificadas ou contem agrotoxicos. A comida natural e saudavel mesmo é rara e cara.
No agrotóxico ninguém fala
Na verdade, se fala, sim. Porém, é muito "polêmico", pq quem mais produz alimentos orgânicos no Brasil, hoje, é o Movimento Sem Terra.
Acabei de chegar da feira com a comida da semana. Eu fiz um experimento também. Tirei de uma vez carne, farinha, açucar e leite. No começo senti dor de cabeça e irritação, mas agora já acostumei, é igual parar de fumar. Considerando os benefícios eu quero continuar assim. Não sinto mais falta dos porcaritos, talvez só da água tônica. Esses dias eu estava cheirando os pacotes de pão na prateleira do supermercado, mas resisti bravamente. A parte mais difícil é que tenho que levar toda a minha comida para o dia. É impossível encontrar algo bom fora de casa.
Mas comidas "processadas" podem ser saudáveis também. Sem terrorismo alimentar.
Um alimento fermentado (conserva) pode ser mais saudável que o mesmo alimento, in natura.
Se não há processamento, não há como dar acesso (validade e preço) para os 8 bilhões se humanos.
@@misllenecris Todo mundo fala, mas quase ninguém que fala ENTENDE do assunto.
Esse jornalista é top cara , parabéns
Não é novidade, em 2004, Mogan Spurlock fez um documentário chamado 'Super Size Me' sobre esse mesmo tema, porém focado no Mc'Donalds. Os resultados foram impressionantes e, em quatro semanas ele havia relatado esses mesmos sintomas e aumento de 11 quilos no peso corporal.
E tem muita mãe que agrada seus filhinhos dando a eles tudo que eles gostam, E as crianças adoram os ultraprocessados porque são viciantes. Muitos adultos também. Não é a toa que o Ocidente sofre com uma epidemia de obesidade. E não importa o que você sabe. O que importa é o que você faz com aquilo que você sabe.
Empresas alimentícias deveriam agregar esses conhecimentos do que faz mal e mudar suas fórmulas🙏🏼...mas...😢
Livro é sensacional e vc tbm
Comam carne, ovos, legumes, leite (tipo A) frutas e mel.
Carnes de boi e frango cheios de esteroides e hirmonios, frutas e legumes cheios de agrotoxicos ( o Brasil eh o pais que mais usa agrotóxicos) mel eh dificil achar um puro ... Sai da terra de Narnia pq não tem pra onde fugir
Assistam ao documentário Super Size Me sobre 11:53 um homem que passa 30 dias comendo apenas Mc Donalds.
Esse final de semana fiz refeições livres, com porcaritos, muitos, muitos gases ( irritada).
É tenebroso saber como a indústria alimenticia funciona e é mais ainda sabermos de tudo isso e não conseguir evitar de mandar pra dentro essas terras saborizadas.
Adorei essa matéria
uma dica esse livro Gente Ultraprocessada, está disponivel no Kindle Unlimited, pra quem é assinante já faz o download.
Tô lendo, tô no primeiro capítulo ainda mas é sensacional a forma como ele conta a história de vários desses aditivos, como a gordura hidrogenada, o amido modificado, a goma xantana, você fica enjoado de saber que tudo isso está na maioria das comidas industrializadas vendidas no mercado
Excelente matéria!
Meu deus! Que assustador!!!
Nenhuma dúvida
Isso foi provado por pesquisadores brasileiros que também criaram o termo ultraprocessados que é usado no mundo inteiro hj pra descrever esse tipo de comida
Você percebe que todas essas táticas da indústria foram muito bem elaboradas quando uma pessoa defende com unhas e dentes um ultra processado e/ou faz piada do tipo: "só pq vc falou da coca cola, vou tomar uma agora mesmo".
Esta definição de "ultraprocessados" não corresponde à verdade e confunde o espectador. Definição correta: produtos industrializados que passam por múltiplos processos e possuem ingredientes não utilizados na culinária caseira".
Kkkkkkkkkkk tnc com todo respeito. Alternativo de mrda hem. Por isso um é professor da USP e a outra pessoa é vc
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vamos para o fogão? É tão prazeroso!😊🍆🥬🥦🧄🧅
Muito esclarecedor 😢😢
Brasil é um dos únicos países que indica para a população esse problema nas embalagens. Espero que o nosso povo continue comendo arroz com feijão. Fizeram esse documentário com o McDonald's.
Queria completo esse podcast
Acho um dos principais possiveis efeitos do ultraprocessados é ser bem feito já que tem muito processo até chegar ao produto final. Misturar com um pouco de algo natural como repolho que tem aquele gostinho forte tambem ajuda. Não é porque é gostoso que não equivale a muitos.
Eu tenho a leve impressão que antes do livro, houve a matéria em um documentário na Netflix 🤔
Ele conta é?
Não mexam no meu miojo de tomate Turma da Mônica!
😂😂😂😂😂
é o mais horrível que tem kkk
O melhor é o final....
É realmente mto dificil mudar a rotina de alimentação quando vc está acostumado a comer porcaritos. Esses industrializados viciam a gente. Olha quanto tempo ele demorou pra voltar ao peso inicial, que loucura... Não dá pra julgar mesmo.
Uma coisa interessante é que os grupos econômicos responsáveis pela indústria de ultraprocessados ë o mesmo da indústria do tabaco. Quando eles perceberam a queda de consumo de tabaco investiram na indústria alimentícia com os mesmos princípios, produto altamente viciante, de baixa qualidade e custo, com lucros exorbitantes
O problema dos processados que tem muitas pessoas que precisam só lucrar com diferentes ideologias e até loucuras no meio.
Bem interessante.
Excelente, muito esclarecedor! Obrigada!
Super size me 2.0?
Espetacular
O filme Super-Size Me já havia mostrado um experimento similar em 2004.
Estamos nais preocupados com a dívida bilionária desse desgoverno 😂😂😂economia ladeira abaixo 😂😂😂e a imprensa podre fingindo demência. 😮
O pesquisador fez experiência com ele proprio.
Os iogurtes são ultraprocessados? Café-com-leite em pó?
Leite em pó sim. O iogurte natural depende.
A dica é: só ler a lista de ingredientes. Se tiver coisas que você desconhece ou muitos produtos que não estão na composição original do produto, grandes chances de ser ultraprocessados. o Leite em pó é industrializado mas não ultraprocessado necessariamente (algumas marcas são pq agregam açúcar, sabores artificiais, etc), Já iogurtes com sabor geralmente são ultraprocessados porque aquele sabor tem origem em aditivos, além de muito açúcar adicionado.
Sei o que ele o que esse médico passou!
Tamu fufu! Vai no mercado e busca por requeijão, pegue e pague. Chegue em casa e leia atentamente as informações do produto.
Show
Já não uso essas porcarias a muito tempo
Gente, esse tipo de estudo já foi feito há décadas atrás! Não tem nenhuma novidade. Estão só querendo vender livro!
O livro dele é mais complexo que isso. Não é questão de ser novidade ou não mas o que ele agrega no estudo, principalmente o efeito viciante dos ultraprocessados e o poder da indústria alimentícia (tanto nas mídias e financeiro).
Essa é boa! Parou de ir ao banheiro e ficou enfezado... hehe
Fora o humor sem graça do entrevistador (somente ele acha graça), a entrevista parece ser bem fundamentada. É um tema polêmico e atual. Irei pesquisar sobre o autor do livro e cobaia de seu próprio experimento.
👏👏👏👏👏👏🙏🙏
Coma comida de verdade.
Literalmente shitos,em inglês
Mas todo mundo já sabe. Não entendi qual a novidade,a nao ser autopromoção do médico ai.
Eu vi a palestra dele (com o Dr. Carlos e a Rita Lobo) e o trabalho dele é mais amplo que isso. Não se limita ao livro mas a conscientização sobre o assunto. Principalmente sobre o poder financeiro da indústria alimentícia e o vício em ultraprocessados. Ele podia receber uma pequena fortuna do Mcdonald´s mas optou seguir no que acredita.
O que você define como "todo mundo"? E tem muita mãe que agrada seus filhinhos dando a eles tudo que eles gostam, E as crianças adoram os ultraprocessados porque são viciantes. Muitos adultos também. Não é a toa que o Ocidente sofre com uma epidemia de obesidade. E não importa o que você sabe. O que importa é o que você faz com aquilo que você sabe.
Supersize me
José Roberto de Toledo é o típico tio do pavê. Só faz piada sem graça, trocadilhos baratos, é inconveniente e ainda fica interrompendo a fala de quem realmente interessa para o conteúdo do vídeo.
pesquisa de 4 semanas e uma unica pessoa...ok, ciencia nivel top kkkkk
KSKSKSKSK
@@orthojac mas ela comenta, no início vídeo, que o livro dele também traz resultados das pesquisas de metodologia convencional. E entendi que ele se coloca como "ilustração episódica" de resultados já bastante divulgados sobre a ingestão em grande proporção desses produtos
Os "médicos de vocês" deveriam escrever livros falando dos efeitos do esquerdismo nas mentes das pessoas, é devastador!
6h da manhã e o cara vem falar de "esquerdismo" em vídeo sobre alimento ultraprocessado.
Mano, na moral, vai se tratar.
@@renatosouza184 realmente a mente dessen extremopata esta ultraatrasado
O esquerdismo faz o trabalhador ter consciência de classe e votar em quem tem pautas para melhorar a vida dos trabalhadores, ao invés de ficar alienado feito vc, que vota em quem beneficia os patrões e empresários que só pensam em lucrar em cima da massa trabalhadora
@@renatosouza184 Doentio. E o indivíduo ainda se acha normal.
Issonw robo gente
Muito boa essa matéria.