Hamilton poderia ter ficado tetraplegico se o halo não tivesse suportado o carro do Verstappen em Monza/2021. Ainda assim ele sofreu um impacto na cabeça que o deixou com dores por dias
Halo mudou para sempre o esporte a motor nos Open Wheels, a ponto de parecer até estranho ver um F1 sem halo ou coisa parecida, calou a boca de muita gente que criticou.
Sempre vou lembrar do Grosjean, do zhou e do Hamilton. Mas pra mim o mais absurdo foi na fórmula 2 em 2022 em um acidente do Nissany e Hauger, em que o carro do hauger pegou uma zebra e pulou justamente encima da cabeça do nissany, se não tivesse o halo seria a fatalidade mais forte que eu ja vi
Sugestão: temporada recente e o fim melancólico da Era Sedan da Stock Car (Fernando Barrichello quase preso após dirigir sem carteira e atropelar motociclista, protestos contra etapa em Minas Gerais, escândalo dos pneus, e título da temporada no tribunal)
Infelizmente para que outros sejam beneficiados alguem sempre acaba sendo sacrificado, não bastaram as mortes nas decadas anteriores, inclusive com decapt***o. Como sempre mais um vídeo de alta qualidade!
@@hidekigondo3016e detalhe que essas duas mortes tem coincidências bizarras, apesar de 1 ano de diferença ambas foram no mesmo dia, mês, mesma pista e exatamente o mesmo lugar, além das mesmas circunstâncias
Ainda durante os testes do Halo, houve o falecimento do Justin Wilson em Pocono 2015 por um bico de carro que se chocou com sua cabeça. Eu me lembro de ver mta gente falando que a Indy precisava adotar um item como o que seria usado na F1 depois daquilo
Graças ao Halo, acidentes como do Grosjean e do Zhou foram assustadores, mas, sem graves consequências vitais aos pilotos. Pergunto-me se salvaria o Bianchi.
Provavelmente sim, o impacto foi na parte frontal seguindo para o lado esquerdo, o halo teria "deslocado" o carro lateralmente e não teria atingido o capacete em cheio como foi
@@SandroMac Não, o que causou a morte do Bianchi foi a desaceleração brusca, que provocou danos cerebrais irreversíveis a ele, e não qualquer tipo de pancada. Não há muitos indícios de que o Halo protegeria Bianchi. Inclusive, há um vídeo nesse próprio canal que aborda o acidente do Jules Bianchi. A FIA concluiu que o Halo não faria diferença alguma.
Na verdade, a própria Fórmula 1 reconheceu que, provavelmente, ele morreria mesmo com o halo, por mais que seja bem resistente, infelizmente a força de um trator é descomunal, provavelmente quebraria o halo e, da mesma forma, atingiria a cabeça dele... é impossível sobreviver passando abaixo de uma roda de um trator!
Já havia assistido e aproveitei para ver novamente, realmente triste a perca de um jovem talento da forma que foi, porém serviu de aprendizado para regras e procedimentos mais seguros.
O automobilismo conversa muito com a aviação, tendo em vista a gama de engenheiros que migram entre as áreas (vide Adrian Newey, por exemplo). Mas uma melhores heranças é justamente essa frase "Nenhuma fatalidade é em vão"
Eu realmente achava feio tanto o Halo quanto o Aeroscreen da indy, mas percebemos que tivemos acidentes de grandes proporções em ambas categorias (F1 e IndyCar) que houve realmente uma proteção à vida do piloto.
Verdade, depois de todos os que foram salvos com ele, não tem como pensar diferente agora! Pelo menos Grosjean, Zhou e Nissany podem dizer que, com certeza, não estariam mais aqui se o halo não tivesse sido implementado! E, muito possivelmente, poderíamos não ter mais Leclerc e até o Hamilton por aqui também...
Pra quem assisti F1 há décadas é sempre assim. No começo o pessoal sempre fica chorando mas depois se acostuma. Com o halo eu já sabia que seria assim.
Greg Moore também não iria sobreviver ao acidente no oval de Fontana se caso existisse o halo ou aeroscreen em 1999. Jeff Krosnoff não sobreviveria em Toronto, em 1996.
Talvez o Greg Moore pudesse ter sobrevivido se já tivesse o HANS no carro dele, naquela época, quase toda batida assim f*dia o pescoço do piloto, aí já era ☠️ de qualquer forma, o HANS e o halo/aeroscreen, de fato, já são indispensáveis e não é mais possível correr sem eles 😉
@@gabrielaquino7883 Acho que aquele acidente do Greg Moore foi tão horrível que nada poderia ter salvo a vida dele, mas muito provavelmente o HANS teria salvo a vida do Gonchi Rodríguez no acidente que aconteceu um mês antes. A causa da morte dele foi relacionada justamente ao efeito chicote que ocorreu na batida.
@@leandrom90_ com certeza o Gonchi teria sido salvo, sem dúvidas, já que a única situação com ele foi o efeito chicote! Sobre o Moore, foi feio mesmo o acidente, é difícil dizer, mas ainda acredito que ele teria alguma chance com o HANS, o que complicou pra ele nessa corrida foi a velocidade da batida, já que era um dos ovais da CART... porém, na F1 já tivemos acidentes como o de Kubica (Canadá 2007), Webber (Valencia 2010) e Alonso (Austrália 2016) que não pareceram tão diferentes, mas que os pilotos tiveram poucas lesões, um saldo bem positivo dada a magnitude desses acidentes... acredito que nenhum deles teria sobrevivido sem o HANS, porém, nenhum deles tinha o halo, pra você ver! Kubica e Alonso perderam apenas uma corrida como consequência, enquanto Webber não ficou de fora de nenhuma corrida por conta desse acidente!
Quando o Halo chegou, eu fui um dos que "burramente" criticou por conta do visual. Hoje, depois de tantos desastres evitados, creio que seja uma inovação estupenda.
Halo tem o mesmo peso e desenho para todos, e nenhuma equipe foi prejudicada de nenhuma forma. Foi um obstáculo pra todos e ninguém se arrependeu até agora, salvou muita gente já. Grosjean, Hamilton, zhou e muitos outros.
Nunca vou esquecer daquele acidente de Romain Grosjean no Bahrein em 2020, onde o halo salvou a vida do piloto. Tem gente que reclama do halo esteticamente, mas em segurança, é a melhor invenção que o automobilismo já fez.
Da parte estética eu diria que foi mais lá no começo do Halo mesmo, em 2018, lembro até hoje de um meme da época, onde colocavam havaianas com cores diferentes como se fossem os carros da temporada KKKKKKKKKKKK De início também estranhei o visual, mas era evidente que era necessário algum tipo de proteção ali na frente, e que felizmente já demonstrou ser eficiente em vários acidentes 🙏🙏 Hoje em dia acredito que quase todo mundo já se acostumou com a aparência dele
Eu penso no acidente do Hamilton e Verstappen em monza 2021, cara... imagina o peso todo do carro do Verstappen sobre o pescoço do Hamilton? Eram quase uns 800kg se não me engano. De qualquer forma é inimaginável pra mim ver esses carros hoje em dia sem o halo
Na verdade, o próprio Grosjean era um dos maiores críticos ao halo, agora ele deve pedir perdão todos os dias em suas orações por ter pensado isso antes 😅
Se tivesse implementando o Halo ou aeroscreen nos monopostos, há mais ou menos 2 ou 3 décadas atrás, teria evitado muitas fatalidades ou ao menos freado, como o acidente de A.Senna e Jules Bianchi. Já na Indy o de Justin Wilson e Dan Wheldon. PS. Minha perspectiva*
No caso do Bianchi nem o halo salvaria ele. Não foi só a pancada, mas a forte desaceleração. E mesmo o santo antônio do carro foi completamente destruído.
A própria FIA admite que o halo não iria fazer diferença no acidente do Bianchi, porque o impacto foi muito maior do que o halo suporta. Mas de fato poderia ter ajudado em vários outros
O acidente de Dan Wheldon em 2011 na Indy, no oval de Las Vegas. Se caso existisse o aeroscreen, ele não iria sobreviver, porque seu carro voou e bateu no poste que segura a tela de proteção. O santantonio do carro quebrou com a rapidez do carro a 360 km/p num asfalto muito liso e aderente e sem nenhuma ondulação. Dan Wheldon não sobreviveria pela mesma explicação do acidente de Jules Bianchi, a força da desacelaração sofrida pelo corpo.
Lembro de muita gente (eu inclusive) ser contra o halo, por causa da identidade visual da F1. O mundo gira tão rápido que hoje não é só um assunto unânime, como é estranho ver um carro sem o halo.
Apenas quem Perdeu 💀 Alguém Próximo sabe a Importância dos dispositivos para Minimizar os danos causados por acidentes. Concerteza "encareceu" 💸💸📈 um pouco a mais o Ingresso na fórmula 3 e 2. Você Poderia fazer um Vídeo a Respeito das questões financeiras com relação a isto ? Quanto custava 💵 Engressar na categoria de Base "F3" em 1990, depois em 2006 e agora ?? De qualquer Forma um Ótimo vídeo.
Sua morte não foi em vão, Henry Surtees. Por causa dessas pesquisas, Lewis Hamilton escapou de ter perdido a vida pelo pneu de Verstappen em 2021 quando o carro do neerlandês bateu e pulou no carro do inglês.
A minha crítica é que do ponto no tempo em que Henry Surtees é que demorou nove anos para introduzirem o Halo na Fórmula 1. Enquanto esse tempo passava, nomes como Dan Wheldon, Justin Wilson e Jules Bianchi perderam as suas vidas por causa da demora na introdução de um dispositivo de segurança para a cabeça dos pilotos.
Jules Bianchi teria m**rido mesmo com o halo, infelizmente, mas os outros dois poderiam ter sido salvos, com certeza! Porém, infelizmente, não é fácil e rápido colocar algo que dê certo, é preciso descobrir uma maneira viável, incluindo materiais envolvidos no dispositivo, entender possíveis pontos fortes e fracos, fazer testes e, só a partir daí, tomar como lei, isso leva, no mínimo, alguns anos pra dar certo mesmo!
@gabrielaquino7883 faz sentido, concordo com você. Tanto em relação a morte de Jules Bianchi como o tempo necessário para validar um dispositivo como esse.
Talvez o halo teria salvado o Senna, pois a barra de suspenção e o pneu vieram com tudo na cabeça dele. Quebrou todo o lado direito do cranio dele, mesmo de capacete
Na quer dia ninguém e a favor do Halo, desde 2018 vidas são salvas pelo Halo, se não tivesse Leclerc, Hamilton, Grosjean e zhou não estava vivos, obrigado Halo
Outra tragédia que foi evitada pelo halo foi no acidente entre Hamilton e Verstappen em Monza 2021 (o famoso "encavalou"). Se o halo não existisse ali, o assoalho do Verstappen tinha pego em cheio no capacete do Hamilton e sabe-se lá quais seriam as consequências disso...
@@jeffersonazevedonem fala, sem o halo ali, acho que seria uma tragédia que, em termos de magnitude, dividiria as atenções com o acidente fatal de Ayrton Senna que é, até hoje, considerado a maior mancha da história da Formula 1!
cara faz um video sobre o acidente do hubert, amigo do bianchi, do charles e do gasly, até hoje eu busco entender oq aconteceu de fato naquele acidente
@franciscoszamrekribeiro5605 obrigado pela aula de inglês, mas continuo achando que seria uma grande homenagem, não só ao Henry, mas à história da família Surtees nos esportes de velocidade.
👕 Roupas Tech da Insider com 15% off usando o código "PROJETOMOTOR15" ➜ creators.insiderstore.com.br/PROJETOMOTOR15 #insiderstore
O Grosjean ter sobrevivido àquele acidente em 2020 foi um dos maiores milagres que eu já vi na vida. A F1 hoje é infinitamente mais segura
Hamilton poderia ter ficado tetraplegico se o halo não tivesse suportado o carro do Verstappen em Monza/2021. Ainda assim ele sofreu um impacto na cabeça que o deixou com dores por dias
@@SandroMac o halo hoje é fundamental
@@SandroMacmelhor dor doque tetraplégico
@@SandroMacacredito que poderia até ter falecido, o carro cairia em cima da cabeça dele…
@@SandroMac sem o halo no mínimo era traumatismo craniano
Halo mudou para sempre o esporte a motor nos Open Wheels, a ponto de parecer até estranho ver um F1 sem halo ou coisa parecida, calou a boca de muita gente que criticou.
Eu demorei pra acostumar, mais hoje não vejo em carro de fórmula sem halo,tem que ter.
*Mais um vídeo ultra mega fodástico*
Que bom que curtiu! Continue acompanhando o canal. Abraço!
Projeto Motor um canal que veicula informações rápidas e com detalhes.
Que bom que você gosta da nossa linha. E obrigado pelo apoio. Abraço!
Sempre vou lembrar do Grosjean, do zhou e do Hamilton. Mas pra mim o mais absurdo foi na fórmula 2 em 2022 em um acidente do Nissany e Hauger, em que o carro do hauger pegou uma zebra e pulou justamente encima da cabeça do nissany, se não tivesse o halo seria a fatalidade mais forte que eu ja vi
E um detalhe que o acidente foi causado pelo próprio Nissany; pouco antes, ele tinha espalhado o Hauger pra grama
Sugestão: temporada recente e o fim melancólico da Era Sedan da Stock Car (Fernando Barrichello quase preso após dirigir sem carteira e atropelar motociclista, protestos contra etapa em Minas Gerais, escândalo dos pneus, e título da temporada no tribunal)
É incrível como o projeto Motor consegue apresentar os temas de forma tão didática
Que absurda a qualidade desse canal, eu vejo os vídeo em looping
Muito obrigado pelo elogio e pelas - várias - visualizações. Isso realmente ajuda a crescer o canal e nos motiva por mais. Abraço!
Vídeo incrível.
Não conhecia o acidente em questão. E visualmente, a ideia do brasileiro parecia trazer mais proteção aos pilotos no cockpit.
Que bom que gostou! Continue acompanhando o canal. Abraço
Infelizmente para que outros sejam beneficiados alguem sempre acaba sendo sacrificado, não bastaram as mortes nas decadas anteriores, inclusive com decapt***o. Como sempre mais um vídeo de alta qualidade!
Qual teve decapitação?
@@LuanAmorim1761 François Cévert em 1973 e Helmut Konigg em 1974
@@hidekigondo3016e detalhe que essas duas mortes tem coincidências bizarras, apesar de 1 ano de diferença ambas foram no mesmo dia, mês, mesma pista e exatamente o mesmo lugar, além das mesmas circunstâncias
@@jesckla watkins glen né
Mais uma grande aula desse canal, excelente vídeo!
Obrigado pelo elogio e pelo apoio assistino ao vídeo e comentando. Abraço!
Ainda durante os testes do Halo, houve o falecimento do Justin Wilson em Pocono 2015 por um bico de carro que se chocou com sua cabeça. Eu me lembro de ver mta gente falando que a Indy precisava adotar um item como o que seria usado na F1 depois daquilo
Graças ao Halo, acidentes como do Grosjean e do Zhou foram assustadores, mas, sem graves consequências vitais aos pilotos. Pergunto-me se salvaria o Bianchi.
Provavelmente sim, o impacto foi na parte frontal seguindo para o lado esquerdo, o halo teria "deslocado" o carro lateralmente e não teria atingido o capacete em cheio como foi
@@SandroMac Não, o que causou a morte do Bianchi foi a desaceleração brusca, que provocou danos cerebrais irreversíveis a ele, e não qualquer tipo de pancada. Não há muitos indícios de que o Halo protegeria Bianchi. Inclusive, há um vídeo nesse próprio canal que aborda o acidente do Jules Bianchi. A FIA concluiu que o Halo não faria diferença alguma.
Salvou o Hamilton também, naquele incidente com o Verstappen
O automobilismo sempre em evolução.🏎
Seus videos são magníficos, uma verdadeira palestra!
Que elogio incrível. Obrigado mesmo.
Acredito que também no acidente de Jules Bianchi poderia ter tido um resultado diferente caso o Halo já tivesse sido implementado
Já viu o nosso vídeo sobre o acidente do Bianchi? Confira:
th-cam.com/video/GhOUUkjlePA/w-d-xo.htmlsi=MyVwoh50vtMdtOtF
Na verdade, a própria Fórmula 1 reconheceu que, provavelmente, ele morreria mesmo com o halo, por mais que seja bem resistente, infelizmente a força de um trator é descomunal, provavelmente quebraria o halo e, da mesma forma, atingiria a cabeça dele... é impossível sobreviver passando abaixo de uma roda de um trator!
Já havia assistido e aproveitei para ver novamente, realmente triste a perca de um jovem talento da forma que foi, porém serviu de aprendizado para regras e procedimentos mais seguros.
@@gabrielaquino7883 Ele n bateu na roda, mas n importa, ele morreu por conta da desaceleração
@@D4RKzxn o capacete dele entra claramente embaixo da roda do trator na imagem, aí infelizmente não tem como não ir de Vasco ☠️
Amigo, seus vídeos são muito bons! Tudo muito bem explicado, roteiro muito bem montado. Parabéns e obrigado.
Nós que agradecemos o elogio e o apoio com o comentário. Valeu!
Qualidade absurda de conhecimento! Seus vídeos são incríveis!
Obrigado pelo elogio! Abraço
Seu canal e conteúdo é muito bom. Continue assim!
Obrigada pelo elogio e apoio! Abraço
O automobilismo conversa muito com a aviação, tendo em vista a gama de engenheiros que migram entre as áreas (vide Adrian Newey, por exemplo).
Mas uma melhores heranças é justamente essa frase "Nenhuma fatalidade é em vão"
QUE VÍDEO FODA!!! PARABÉNS PELO CONTEÚDO! SOU FANZAÇO DO CANAL!
Que bom que curtiu! Obrigado pelo apoio e por acompanhar nosso trabalho. Abraço!
Eu realmente achava feio tanto o Halo quanto o Aeroscreen da indy, mas percebemos que tivemos acidentes de grandes proporções em ambas categorias (F1 e IndyCar) que houve realmente uma proteção à vida do piloto.
Verdade, depois de todos os que foram salvos com ele, não tem como pensar diferente agora! Pelo menos Grosjean, Zhou e Nissany podem dizer que, com certeza, não estariam mais aqui se o halo não tivesse sido implementado! E, muito possivelmente, poderíamos não ter mais Leclerc e até o Hamilton por aqui também...
Melhor canal de F1 do TH-cam. Sem mais.
Muito obrigado pelo elogio e apoio. Abraço!
Pra quem assisti F1 há décadas é sempre assim. No começo o pessoal sempre fica chorando mas depois se acostuma. Com o halo eu já sabia que seria assim.
Descansem em paz, Henry Surtees, Justin Wilson, Bianchi, Senna e todos os pilotos que morreram por impactos na cabeça. 🖤🕊
Baita vídeo, parabéns 👊🏻🌎
Obrigado! Continue acompanhando o canal. Abraço
@ sempre, não perco um vídeo, forte abraço 👊🏻🌎
Eu achava que o acidente com o Julies Bianchi também havia contribuído para a introdução do halo.
Contribuiu, e muito mais até do que o do Surtees. Na vdd, o acidente do Bianchi foi o empurrão final pra colocar em prática o halo.
Se pensar bem eles enrolaram muito pra implementar isso, com o acidente do Jules eles se sentiram pressionados pq aquilo foi absurdo
Ótimo vídeo 👏👏👏
Valeu!
Mais um excelente vídeo
Obrigado! Que bom que curtiu. Continue acompanhando o canal. Abraço
Greg Moore também não iria sobreviver ao acidente no oval de Fontana se caso existisse o halo ou aeroscreen em 1999. Jeff Krosnoff não sobreviveria em Toronto, em 1996.
Temos vídeo sobre o acidente do Greg Moore. Vale dar uma olhada:
th-cam.com/video/9dRZDhSaZAA/w-d-xo.htmlsi=-bASIdtbp2WSz60K
Talvez o Greg Moore pudesse ter sobrevivido se já tivesse o HANS no carro dele, naquela época, quase toda batida assim f*dia o pescoço do piloto, aí já era ☠️ de qualquer forma, o HANS e o halo/aeroscreen, de fato, já são indispensáveis e não é mais possível correr sem eles 😉
@@gabrielaquino7883 Um outro fator, É se ambos os carros fossem mais reforçados, Um exemplo disso, Gordon smiley em 1982 e sebastian bourdais em 2017
@@gabrielaquino7883 Acho que aquele acidente do Greg Moore foi tão horrível que nada poderia ter salvo a vida dele, mas muito provavelmente o HANS teria salvo a vida do Gonchi Rodríguez no acidente que aconteceu um mês antes. A causa da morte dele foi relacionada justamente ao efeito chicote que ocorreu na batida.
@@leandrom90_ com certeza o Gonchi teria sido salvo, sem dúvidas, já que a única situação com ele foi o efeito chicote! Sobre o Moore, foi feio mesmo o acidente, é difícil dizer, mas ainda acredito que ele teria alguma chance com o HANS, o que complicou pra ele nessa corrida foi a velocidade da batida, já que era um dos ovais da CART... porém, na F1 já tivemos acidentes como o de Kubica (Canadá 2007), Webber (Valencia 2010) e Alonso (Austrália 2016) que não pareceram tão diferentes, mas que os pilotos tiveram poucas lesões, um saldo bem positivo dada a magnitude desses acidentes... acredito que nenhum deles teria sobrevivido sem o HANS, porém, nenhum deles tinha o halo, pra você ver! Kubica e Alonso perderam apenas uma corrida como consequência, enquanto Webber não ficou de fora de nenhuma corrida por conta desse acidente!
Sempre muito bacana os vídeos que trazem ai com questões técnicas e será que o Halo protegeria outros pilotos ao longo de tantos anos?
- Ótimo video projeto motor, aproveitando que falou de acidentes fatais, poderia um dia falar sobre o Elio de Angelis, se puder.
Obrigado pelo elogio! Sua sugestão está anotada. Valeu!
0:01 a 0:04 a imagem🙁😕do bianchi🇫🇷 acabou comigo😢
O vídeo começa em 2:12
Justin Wilson morreu após uma peça de outro carro bater na cabeça dele na formula Indy em 2015
Quando o Halo chegou, eu fui um dos que "burramente" criticou por conta do visual. Hoje, depois de tantos desastres evitados, creio que seja uma inovação estupenda.
Halo tem o mesmo peso e desenho para todos, e nenhuma equipe foi prejudicada de nenhuma forma. Foi um obstáculo pra todos e ninguém se arrependeu até agora, salvou muita gente já. Grosjean, Hamilton, zhou e muitos outros.
Nunca vou esquecer daquele acidente de Romain Grosjean no Bahrein em 2020, onde o halo salvou a vida do piloto.
Tem gente que reclama do halo esteticamente, mas em segurança, é a melhor invenção que o automobilismo já fez.
Da parte estética eu diria que foi mais lá no começo do Halo mesmo, em 2018, lembro até hoje de um meme da época, onde colocavam havaianas com cores diferentes como se fossem os carros da temporada KKKKKKKKKKKK
De início também estranhei o visual, mas era evidente que era necessário algum tipo de proteção ali na frente, e que felizmente já demonstrou ser eficiente em vários acidentes 🙏🙏
Hoje em dia acredito que quase todo mundo já se acostumou com a aparência dele
Eu penso no acidente do Hamilton e Verstappen em monza 2021, cara... imagina o peso todo do carro do Verstappen sobre o pescoço do Hamilton? Eram quase uns 800kg se não me engano. De qualquer forma é inimaginável pra mim ver esses carros hoje em dia sem o halo
@@ZapSword inclusive a marca Havaianas pendurou sua propaganda no Halo dos carros da Racing Point (ex-Force India) logo na implementação.
Na verdade, o próprio Grosjean era um dos maiores críticos ao halo, agora ele deve pedir perdão todos os dias em suas orações por ter pensado isso antes 😅
Se tivesse implementando o Halo ou aeroscreen nos monopostos, há mais ou menos 2 ou 3 décadas atrás, teria evitado muitas fatalidades ou ao menos freado, como o acidente de A.Senna e Jules Bianchi. Já na Indy o de Justin Wilson e Dan Wheldon.
PS. Minha perspectiva*
Inclusive esse acidente fatal de Dan Wheldon poderia aparecer num vídeo do Projeto Motor futuramente.
No caso do Bianchi nem o halo salvaria ele. Não foi só a pancada, mas a forte desaceleração. E mesmo o santo antônio do carro foi completamente destruído.
A própria FIA admite que o halo não iria fazer diferença no acidente do Bianchi, porque o impacto foi muito maior do que o halo suporta. Mas de fato poderia ter ajudado em vários outros
O acidente de Dan Wheldon em 2011 na Indy, no oval de Las Vegas. Se caso existisse o aeroscreen, ele não iria sobreviver, porque seu carro voou e bateu no poste que segura a tela de proteção. O santantonio do carro quebrou com a rapidez do carro a 360 km/p num asfalto muito liso e aderente e sem nenhuma ondulação. Dan Wheldon não sobreviveria pela mesma explicação do acidente de Jules Bianchi, a força da desacelaração sofrida pelo corpo.
Lembro de muita gente (eu inclusive) ser contra o halo, por causa da identidade visual da F1. O mundo gira tão rápido que hoje não é só um assunto unânime, como é estranho ver um carro sem o halo.
O acidente do Marco Campos na Fórmula 3000 em 1995 também foi bem feio!
Infelizmente, também não resistiu.
Era um piloto promissor...
Apenas quem Perdeu 💀 Alguém Próximo sabe a Importância dos dispositivos para Minimizar os danos causados por acidentes. Concerteza "encareceu" 💸💸📈 um pouco a mais o Ingresso na fórmula 3 e 2. Você Poderia fazer um Vídeo a Respeito das questões financeiras com relação a isto ? Quanto custava 💵 Engressar na categoria de Base "F3" em 1990, depois em 2006 e agora ??
De qualquer Forma um Ótimo vídeo.
Foi nessa pista de Brands Hatch que Johnny Herbert quase perdeu a vida num assustador acidente na F3000 em 1988?
Exatamente. Gregor Foitek tentou forçar ultrapassagem por onde não tinha espaço e deu no que deu.
Caramba...propaganda da Insaider firou praga...todos vídeos do You tube aparecem essa marca😖
conteúdo top
Opa! Que bom que gostou. E obrigado pelo apoio. Abraço!
O Acidente de Julles podia ter sido evitado de todas as formas, foi mto negligencia da F1
Me lembro de ter lido sibre esse acidente no blog voando baixo.
presentão de aniversário que só vi atrasado
Ate o acidente do Groselha ele ainda era criticado por alguns poucos, mas depois daquilo nunca mais vi alguem falar algo contra
Não tem nem como, né? Claramente o dispositivo salvou a vida dele!
O halo já salvou muitas vidas, e nem sei como o Massa sobreviveu ao acidente da mola
Eu JURO que nunca ouvi falar dessa outra F2. Eu achei que o acidente tinha sido na F3 ou F4.
Pascal Wehrlein curtiu este vídeo.
Na época li que os carros da F2 não tinham cabos nas rodas porque era uma categoria de baixo custo, isso é verdade?
Sua morte não foi em vão, Henry Surtees.
Por causa dessas pesquisas, Lewis Hamilton escapou de ter perdido a vida pelo pneu de Verstappen em 2021 quando o carro do neerlandês bateu e pulou no carro do inglês.
Acho que o Halo não ajudaria muito o Massa com aquela peça, poderia ter dado a sorte de raspar no halo, mas duvido muito pelo tamanho da mola.
Alonso, Leclerc, Grosjean, Hamilton e Zhou.. todos esses tiveram suas vidas salvas pelo HALO
A única questão que fica para mim é que o halo, em tese, não iria ajudar o Massa no acidente dele em 2009. O Aero Screen, sim
A minha crítica é que do ponto no tempo em que Henry Surtees é que demorou nove anos para introduzirem o Halo na Fórmula 1. Enquanto esse tempo passava, nomes como Dan Wheldon, Justin Wilson e Jules Bianchi perderam as suas vidas por causa da demora na introdução de um dispositivo de segurança para a cabeça dos pilotos.
Jules Bianchi teria m**rido mesmo com o halo, infelizmente, mas os outros dois poderiam ter sido salvos, com certeza! Porém, infelizmente, não é fácil e rápido colocar algo que dê certo, é preciso descobrir uma maneira viável, incluindo materiais envolvidos no dispositivo, entender possíveis pontos fortes e fracos, fazer testes e, só a partir daí, tomar como lei, isso leva, no mínimo, alguns anos pra dar certo mesmo!
@gabrielaquino7883 faz sentido, concordo com você. Tanto em relação a morte de Jules Bianchi como o tempo necessário para validar um dispositivo como esse.
O f1 ficou impressionantemente mais seguro, antigamente a f1 era um automoblismo muito arriscado desde quando aryton senna morreu.
Talvez o halo teria salvado o Senna, pois a barra de suspenção e o pneu vieram com tudo na cabeça dele. Quebrou todo o lado direito do cranio dele, mesmo de capacete
Na quer dia ninguém e a favor do Halo, desde 2018 vidas são salvas pelo Halo, se não tivesse Leclerc, Hamilton, Grosjean e zhou não estava vivos, obrigado Halo
2:12 começa o vídeo, obrigado, de nada.
Sempre bom destacar a importância de patrocinadores para a produção de conteúdo jornalístico independente. Valeu!
Outra tragédia que foi evitada pelo halo foi no acidente entre Hamilton e Verstappen em Monza 2021 (o famoso "encavalou"). Se o halo não existisse ali, o assoalho do Verstappen tinha pego em cheio no capacete do Hamilton e sabe-se lá quais seriam as consequências disso...
Acho que seria a imagem mais chocante da história dos esportes.
@@jeffersonazevedonem fala, sem o halo ali, acho que seria uma tragédia que, em termos de magnitude, dividiria as atenções com o acidente fatal de Ayrton Senna que é, até hoje, considerado a maior mancha da história da Formula 1!
Se tive halo salvaria o Ayrton Senna
Pior que no caso do Senna o Halo não faria diferença
cara faz um video sobre o acidente do hubert, amigo do bianchi, do charles e do gasly, até hoje eu busco entender oq aconteceu de fato naquele acidente
Já temos! Confere aqui: th-cam.com/video/HM-joRtAPvI/w-d-xo.htmlsi=112Htz6J7ul75aYZ
Primeiro aqui
Rápido mesmo, hein!
*NÃO INSIDER……NÃÃÃÃOOOO, sai fora daqui marca insuportável!!!!* 😩
Importante ressaltar o valor do apoio das empresas que patrocinam jornalistas e criadores de conteúdo independentes. Não tem como seguir sem.
Só faltou mostrar o acidente do Grosjean, que certamente teria morrido se não fosse o Alo
Não seja por isso. Temos um vídeo que conta todos os detalhes do acidente do Grosjean:
th-cam.com/video/xnEtebCc05s/w-d-xo.htmlsi=0Xg7GCT_xHjtq3oN
Eles poderiam ter dado o nome do Surtees para a peça e não "Halo".
_Halo_ é auréola em inglês.
Aquele aro dourado acima da cabeça dos anjos...
@franciscoszamrekribeiro5605 obrigado pela aula de inglês, mas continuo achando que seria uma grande homenagem, não só ao Henry, mas à história da família Surtees nos esportes de velocidade.