muito bom mesmo a aula Rogério tem pessoas que dizem mesmo que não importa a posição da garrafa de gás se é em pé o virada de cabeça para baixo mais essas sua demostração tem todo sentido sim muito obrigado pela dica!!!
Rogério com esse vídeo vc mostrou e deixou bem claro a diferença entre trabalhar com o cilindro de gás em pé ou virado e muitos se acham o dono da razão e dizem que não tem nada a ver. Parabéns Rogério
Olá Luis, agradeço o comentário, podemos evitar muitos problemas se evitarmos esta pratica, o importante é entender que tem diferença sim e temos que tomar cuidado. Abraços
Verdade Luis, como dizem por ai, o conhecimento nos fala e a sabedoria ouve. Gosto de ler e estudar sobre o assunto antes de falar algo, os livros sempre nos mostra a verdade, os físicos já provaram tudo isso e a mais de 200 anos o ciclo de refrigeração nasce e começa a ser usado e aprimorado. Abraços e obrigado pelo ótimo comentário.
Rogério, ótima demonstração com a seringa quanto a forma de líquido, acredito que isso vai ajudar muitos reparadores a se corrigirem. Eu sempre faço a carga na forma de líquido como vc mencionou, com o carro desligado, mas depois de ligado, o que falta para equalizar as pressões eu completo na forma de vapor.
Obrigado Amauri por compartilhar sua experiencia, senti necessidade de fazer esta demonstração por ver tantos videos tratando deste assunto de forma tão displicente, o pior que são pessoas que dão curso nesta área, por isso vemos tantos profissionais desqualificados no mercado, nem por culpa deles, mas destes cursos ministrados por pessoas sem conhecimento, como eu sempre digo, colocar gás no veiculo qualquer um coloca, mas fazer direito são poucos. Abraços e sucesso.
Bom dia achei realmente interessante esta aula porque esse líquido pode limpar o óleo em determinado local no compressor e fazer que o componente trabalhe sem lubrificação , causando assim o desgaste na peça e por ventura soltar residos , grimalhas no sistema, causando num determinado tempo alem da diminuiçao do poder resfriamento, com o tempo a qquebra e travamento do compressor.
Parabens Carlos, perfeita conclusão, este é um dos problemas da carga por liquido, arraste do óleo, estou para postar outro vídeo sobre este assunto. Abraços
Bom dia! por aqui vejo isso pessoas que levam a curiosos , não tem conhecimento e assim fica muita gente desacreditada sobre os supostos locais de manutenção em ar condicionado , pra convencer que aqui temos capacidade, temos que dar uma verdadeira aula sobre o sistema. ´é pra suar a camisa, mas vale a pena.
botija de pe botija deitada botija de pe botija deitada nao faz diferença nenhuma , ja vi varios videos de um cara falando isso que nao faz diferença , sim e so experimentar e colocar de forma liquida pela linha de baixa com motor ligado que vera o resultado , claro que faz diferença como diz ai nosso professor se nunca teve problema aguarde que breve tera um grande problema . isso que nosso professor cita tem que ser seguido a risca , um bom profissional tem que trabalhar de forma correta e passar somente informaçoes boas afinal muitos que estao começando no ramo procura videos para aprender , parabens Rogerio sata por nos ensinar a forma certa de se aprender e trabalhar , forte abraço e que cada dia a mais voce tenha muiiiiiiito sucesso em sua vida pessoal e profissional
concordo com vc rogério. trabalho em uma oficina de refrigeração aqui em ipatinga mg , eu fui falar para o proprietário que não seria o certo injetar gás na forma líquida pela linha de baixa pressão, quase que eu apanhava dele ! rs ..se não tivesse perigo algum , o sistema de refrigeração que usa tubo de orifício calibrado, não teria um filtro acumulador entre o evaporador e o compressor. esse filtro é justamente para não deixar o fluido refrigerante chegar na forma líquida no compressor. se eu estiver errado me corrija por favor . um abraço!!!
Perfeito Arilson, é isso mesmo, isso porque com válvula tipo block ocorre um controle do fluxo quando atinge a temperatura ideal, importante ressaltar que este problema pode ocorrer até na carga do óleo. Grato pelo seu comentário e sucesso meu amigo.
boa explicação, tem alguns profissionais que mostram muitas situações que na íntegra não procede com a climatização e refrigeração, e algumas pessoas por querer o mais fácil aceita a ideia errada de conserto na climatização, refrigeração etc... mas muito didáctica sua explicação, me chamo João, sou do Rio de Janeiro/São Gonçalo, e trabalho com refrigeração domiciliar e quebro alguns galhos na linha automotiva. não desmonto painéis automotivos, pois alguns quebram e eu não estou podendo... rsrs parabéns ae e sucesso
agradeço imensamente por disponibilizar o seu tempo rogério em passar informações de suma importãncia para nós da área da refrigeração. "nós nunca sabemos tudo na vida, ela está sempre nos surpreendendo com CAIXINHAS de surpresa."
Falou tudo meu amigo, apesar da refrigeração ter seus conceitos a tecnologia nos faz buscar informações, pois tudo evolui e nos também precisamos evoluir, é bom ter pessoas como você acompanhando os vídeos e contribuindo com os comentários, isso só enriquece ainda mais este trabalho que faço com muito gosto. Abraços e sucesso.
bom dia meu camarada. gostei muito desse vídeo e sua explicação foi perfeita. concordo plenamente com tdo q disse. parabéns pela humildade desse explicação. simples e bem esclarecedor. um abraco
Parabéns ,pela explicação bem teórica na área técnica de ar condicionado automotivo , excelente que Deus te abençoe com mais conhecido e simplicidade em está dando esta explicação.
Parabens pelo video ,quando eu fiz o curso de refrigeraçao automotiva em Saõ Paulo ,a turma teve acesso a todo tipo de peças em corte ,conhecendo como funciona tudo por dentro ,e quanto á golpe de liquido,a sua explicação está certissima !
Vdd essa dica é de muita valia, pois num celta ocorreu isso, o colega colocou gás com a botija virada e o compressor começou a fazer um barulho muito forte, ai recolhemos o gás, e colocamos da forma correta pela linha de baixa com a botija normal e ficou excelente! existem várias apostilas e especialistas que explicam sobre a recarga de gás pela linha de alta em estado liquido e baixa gasoso, não sei porque tem muitos técnicos que insistem em fazer errado e ensinar de forma errada!! VLW professor!
Olá Marcos, obrigado por compartilhar sua experiência, infelizmente tem gente que insiste em ensinar de forma errada, e o pior que tem gente que acredita no que elas dizem, é triste mas faz parte. Abraços e sucesso.
amigo tbm trabalho com ar condicionado automotivo, e honestamente sempre vejo seus vídeos e vc tá de parabéns pelo conhecimento e por compartilha-lo com tanto profissionalismo e simplicidade nas explicações. Parabéns
Bom dia! Nem fazia ideia sobre como era o procedimento,mais já tinha visto pessoas colocarem do jeito errado o gás em veículos,e em ar condicionado de casa deve ser o mesmo procedimento para o causo hidráulico parabéns pela explicação PROF.
Bom dia ! Não tenho essa recolhedora com o pescador, e ate ver seu video colocava com a garrafa de cabeça para baixo. o certo seria eu colocar o gás com a garrafa em pé ? ou um metade ela de cabeça para baixo e metade para cima ? parabéns e obrigado pela dica.
Muito legal a explicação. Só pra tirar uma dúvida. Eu posso fazer a recarga com a garrafa virada somente pela alta com motor desligado, e com a garrafa em pé motor ligado pela baixa?
uma pergunta pra vc amigo..se o gás está em forma líquida dentro da butija por que está sob pressão certo.? quando vc colocar o gás não importa de qual lado colocar o gás no sistema ele vai ficar em estado líquido novamente pois vai estar sob pressão novamente...
Boa tarde Luis, se eu entendi sua pergunta ocorre o seguinte, os fluidos são injetados nas botijas em estado liquido, o que vai fazer ele se tornar vapor é a temperatura de cada um deles, no caso do r134a havendo espaço dentro da botija e estando em temperatura acima dos 26 graus ele ferve dentro da botija se tornando vapor e ocupando o espaço vazio gerando pressão. No sistema do veiculo em estado de repouso e nas mesmas condições ele é vapor, ao ocorrer o ciclo ele vai se transformar em liquido na linha de alta e vapor na linha de baixa, e em determinada temperatura estará em uma pressão compatível com a tabela de pressão x temperatura. O Fluido em estado vapor pode ser injetado no sistema em qualquer uma das linhas quando veiculo está desligado. Abraços
Muito bom seu trabalho TIRA UMA dúvida quando vou iniciar uma carga de gás eu posso fazer com a botija deitada e dps ligo o veículo e faço com ela em pé correto mas quando preciso por oleo na linha eu posso dar pressão com ela deitada ou não precisa
Olá Deivid, eu sempre uso a botija pra cima em forma de vapor tanto para dar a carga como para injetar óleo, isso se for usar o injetor de óleo, se não tiver pode injetar o óleo durante o vácuo sem problema. Abraços
Bom dia! Quero agradecer imensamente por compartilhar conhecimento. 27 de maio de 2017 fui a uma oficina refrigeração com ineficiência na refrigeração celta 2010/2011. Diagnosticaram que havia necessidade substituir compressor, foram trocados: compressor (Delphi), condensador (gree) filtro secante (?). Não resolveu, voltei no dia 13 de junho de 2017 e disseram que ventilador (do radiador) estava fraco e foi substituído assim como também a válvula de expansão, até agora está funcionando. Foi injetado fluído refrigerante na baixa em forma líquida. Depois de sua brilhante explicação pergunto se devo refazer o processo de carga de fluído da maneira correta ou se pode continuar como está? Estou Manaus-AM e aqui há uma enorme falta de bons profissionais. Muito obrigado mesmo. Sou mais um inscrito em seu canal.
boa noite rogerio esta de parabens pelos videos, conheci o canal esses dias e ja vi varios videos tds com boas dicas, agora como vc faz o procedimento de carga? dependi do carro ou nao? começa pela baixa ou pela alta?
Olá Caju, agradeço por assinar o canal e assistir os vídeos, tem um video de carga da montana em 3 partes, ensina todo procedimento. A melhor pratica para carga é em forma vapor e com carro ligado sempre pela linha de baixa pressão. Abraços
Então , sou novo na área de ar condicionado, mas sei que existem vários tipos de recolhedora de gás. Eu queria saber como funciona o reciclo do gás com esta recolhedora, em especifico, que o senhor usou de amostra no vídeo ? Qual o processo para recolher o gás do veiculo ? E qual o processo para recolher o gás da butija com esta recolhedora ? Só pra complementar Sr. Rogerio, eu "recolho" o gás que sobre nas mangueiras do manômetro, pela linha de baixa, com o compressor em funcionamento. Consequentemente fiquei pensando no que o senhor falou no vídeo sobre o GOLPE DE LIQUIDO. Existe algum outro tipo de processo para não descartar este gás na atmosfera ? Em linhas gerais , não perde-lo ?
Olá João, me desculpe mas não entro aqui todos os dias, somente quando tenho um tempo e geralmente a noite. Não sei de qual recolhedora está se referindo, neste vídeo não usei, mas ao procurar um equipamento tem que ser uma recicladora, que separa a umidade e o oleo do fluido, somente a recolhedora não vai resolver seu problema, esta separação é que damos o nome de reciclagem do fluido. Para recolher do veiculo e da butija é o mesmo processo, cada recicladora tem seu processo, mas consiste em succionar o fluido e enviar para um tanque de reclhimento. O processo das mangueiras é sempre pela baixa, não terá grandes problemas com calço, pois a quantidade que fica na mangueira de alta ao chegar no compressor já está em processo de vaporização e é uma quantidade muito pequena. A unica forma de não perder o fluido é recolhendo mesmo, não conheço outra forma. Abraços.
Olá Valdir, agradeço o comentário, me envie uma foto desta garrafa com esta descrição para eu compartilhar com os amigos, sinceramente nunca vi nada parecido na garrafas que usei, Dupont, Dugold, EOS e RLX. Abraços.
Rogério, boa noite, então pode mesmo com o carro desligado, coloca o fluido pelas duas linhas abertas de vez? desculpe a ignorância, e a temperatura ambiente vai fazer com que o liquido ferva com o carro desligado ou ligado. rsrsrsrs o vídeo como tds que o Sr posta é show abraço meu mestre..
Olá Deivid, uma boa pergunta meu amigo, pode sim, o que faz o fluido ferver é a temperatura ambiente na tubulação, um exemplo, temperatura ambiente 20° já faz o fluido ferver, experimenta virar a botija e jogar um pouco do fluido em uma superfície e vai ver que ele se evapora rapidamente, assim também é dentro do sistema, estou fazendo alguns experimentos para verificar o que ocorre com o óleo no sistema quando pressurizamos pelas duas vias, o que não pode é ligar o carro em seguida. Em breve vou postar um vídeo explicando isso e se houver problema irei corrigir algo que eu possa ter passado de forma incorreta, mas pratico desta forma e nunca tive problema. Abraços.
obrigado prof, Rogério. de fato tem aparte que o Sr mostra no vídeo o liquido se evaporando na garrafa pet, eu publiquei a mensagem antes de analisar o vídeo, isso é ansiedade srsrsrs acontece sempre comigo.
Normal Deivid, que bom que entendeu o principio, é muito importante entender isso para não cometermos erros graves no sistema. Abraços e obrigado pelos comentários e oportunidade que me dá de tentar explicar com suas perguntas. Parabéns por buscar conhecimento. Tem uma frase que diz. O conhecimento fala e a sabedoria ouve (Jimy Hendrix), por este motivo eu sempre busco nos livros entender o que os grandes mestres batalharam tanto pra inventar e provar, agora só temos que entender e aplicar. Abraços
imagina, obrigado o Sr, essa frase é realmente a pura verdade, na biblia já diz que bem aventurado o homem que acha sabedoria,e o homem que adquire conhecimento;Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior seu lucro que o ouro mais fino. Um abraço Rogério bom final de semana...
Olá amigo, não conheço, tem gente que recolhe direto no cilindro de recolhimento pela linha de alta com carro ligado, mas desta forma o sistema joga muito óleo junto, não aconselho fazer isso. Abraços
Rogério muito boa está explicação trabalho com equipamento pesado e ultimamente estou tendo problemas com ar condicionado pois presenciei recargas no sistema com a maquina ligada e o bujão de cabeça pra baixo na linha de baixa pressão, ineficiência no sistema e também travando a embreagem de acionamento acredito que agora eu sei o problema depois desta explicação, gostaria de saber se o próprio compressor se coloca óleo onde a um bujão o mesmo que utiliza no sistema após o vacuo ? Obrigado
Boa tarde Rogério, gostei da explicação, mas me responda uma coisa que agora fiquei em dúvida : Já que o gás não pode entrar no compressor na forma líquida , mas ele é injetado na linha de baixa na forma líquida ???
Muito bom Rogério! Apenas para complementar a informação, muitos amigos reparadores também cometem um erro muito comum referente a essa questão. A maioria dos sistemas com compressor de cilindrada variável (como é o caso do Delphi cvc e Sanden), tem um reservatório na linha de retorno justamente para evitar esse problema com o sistema em funcionamento normal, pois como na maioria das vezes o circuito de retorno é pequeno, ainda resta algum fluído em estado líquido na linha após a saída do tubo de retorno do evaporador. Nesse caso esse reservatório está na tubulação justamente para acumular o fluído deixando apenas que sua parte gasosa retorne para o compressor, sendo que a parte líquida fica acumulada até que "ferva" e se transforme também em gás retornando para o compressor. Muitos colegas quando vão fazer reparos como vazamentos ou furos nesse tubo de retorno são obrigados a aquecer o tubo para fazer a solda, e quando essa solda está muito próxima do reservatório ocorre que a junção dele com a tubulação, que é de borracha (tipo de o'ring), acaba derretendo e causando um vazamento ainda maior. Dessa forma o que muitos fazem é retirar esse reservatório da linha soldando em seu lugar um pedaço de tubo. O resultado é que em pouco tempo o compressor trava ou se danifica justamente por calço hidraulico. Esses reservatórios estão presentes em quase toda linha GM (exceto os que usam sistema americano com tubo de expansão ao invés de válvula block como é o caso da S10, Opala, Monza, etc) e alguns veículos da linha Fiat. Portanto fiquem atentos! Abs!
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos amigo, na linha Ford também usa tubo expansor e desta forma usa filtro/acumulador na linha de baixa para evitar este retorno de liquido. Ótima dica a sua. Abraços.
Rogério, só para esclarecer, o reservatório a que me refiro é o da imagem abaixo e não o filtro acumulador que está presente em todos os sistemas que utilizam tubo de expansão ou "canetinha", OK? www.4shared.com/photo/sVq0lbeJce/Sem_ttulo__1_.html
Olá Rogério,como sempre suas aulas são brilhantes,estou iniciando minha jornada nesta profissão e quero fazer uma pergunta : e verdade que podemos injetar o líquido refrigerante diretamente na linha de alta e que a carga fica até mais precisa? Mito, ou verdade?
Olá WFonseca, pode sim e ocorre muito após um tempo de uso. O Vídeo do compressor que estou postando em partes explica como trocar este selo (Lip Seal). Grato
Boa noite Genebaldo, liquido com carro desligado, ligou o veiculo somente pela baixa pressão, mas a melhor pratica é somente pela baixa e vapor. Em breve vou postar outro vídeo sobre este assunto pra reforçar. Abraços.
Olá Rogerio, tudo bem? Já sou inscrito a tempos em seu canal. Parabenizo pelo seu trabalho e divulgação, fato este que preciso de sua ajuda. Atualmente no transporte de carga sou um curioso no mundo mecânico, faço alguns trabalhos leves, pois não tenho todos as ferramentais necessárias para um profissional. Pois bem, tenho um Vectra/GM ano 2011 o veículo, foi adiquirido desde 17.000 km, nunca havia dado problema no ar, que é de fábrica, mas com 348.000 km tive um problema na tomada da ventoinha do radiador que o carro aqueceu e me estouro a válvula mais próxima do condensador, tampa vermelha, nesta época estava trabalhando com o fazendo transporte executivo, levei o carro em uma loja de ar e a enrrolação começou e na última loja que passei, fiz limpeza geral, troca do filtro secador limpeza do evaporador, do condensador, troca da válvula BLock e substituição do gás, gastei R$1.250,00 reais, após 03 idas e vindas, o técnico retirou o compressor do carro para revisão pq quando ele colocava o gás o carro gelava, nada extraordinário, e com alguns dias de uso essa eficiência ia reduzindo, como antes informou que existia um problema em meu compressor, eu até filmei, tenho o vídeo, e comprei outra carcaça do compressor DELPHI, já com sêlo e rolamento interno, da carcaça. Feito tudo isso o carro perdeu quase por total a eficência do ar, que não refrigera, e hoje, tenho notado que somente com o carro frio pela manhã e nos momentos sem o sol, vejo que o carro ainda algumas vezes gela um pouco. Vc teria alguma coisa para que eu pudesse fazer para resolver ou a quem indicar aqui no RJ? Obrigado pela paciência e atenção! Abs!
Olá eu tô começando agora ária de refrigeração me diga como eu sei qual a linha de alta e a linha de baixa eu tenho vergonha de perguntar o rapaz que tá me ensinando
Amigo faz um video de detectacao de vazamento usando todos os aparelhos possiveis como o bip a luz ultravioleta oculos e tal etal e noa diga o maximo de pressao que podemos usar
Olá Marcelo, já tenho aqui postado, segue o link, dá uma olhada no canal que tem muitos vídeos com procedimentos. th-cam.com/video/4VWN3Qz9xTQ/w-d-xo.html Pressurização pode ser entre 200 a 250 PSI, é o suficiente para encontrar vazamentos. Lembrando que vazamento de sele as vezes não parece com sistema desligado e alguns vazamentos podem desaparecer se a pressão for muito alta. Eu gosto de usar detector eletrônico pois o R134a é 5X mais fino que nitrogênio, neste é mais fácil de encontrar o vazamento. Abraços.
Assistindo o vídeo pela segunda vez , ficou mais claro e sem duvida, não posso manter a botija virada apos ligar o motor, porque pode injetar mais liquido no compressor e causar calco hidráulica.
Bom dia meu caro a minha duvida e estalei um compressor novo e um condessador ambos novos porem meu ar nao gela legal no momento q ligo o carro ele gela depois vai so resfriando e trabalha. A parte alta na alta direto. A baixa ta entre 30 e 40 o que vc puder me ajudar agradeço ok
rogerio meu nome agenor moro em ribeirao preto tenho um escort guia ano 1989 mandei colocar o oleo e o gas mas a refrigeraço e muito fraca aqui em ribeirao a temperatura e muito alta que faço para melhorar o ar que esta apenas resfriando o carro grato
Uma duvida.... Em relacao a o botijao de gas estar DE PEH ou DE CABECA PARA BAIXO, na verdade, nao eh a quantidade(gramas) de gas que se poe no sistema que se afere as medidas?
Olá Samouray, está correto, das duas forma vai aferir o peso, o fato de estar deitado é que vai injetar liquido no sistema, se o veiculo estiver desligado até pode fazer isso, mas terá outros problemas que em breve postarei um vídeo comentando, eu costumo colocar sempre de forma vapor, cilindro pra cima, mas é uma questão de forma de trabalho, cada um tem a sua forma de fazer e eu respeito. Abraços.
Obrigado por responder... Eu perguntei isso pq aqui onde trabalho( outro Pais), nao usamos um botijao, mas sim latinhas com uma quantia determinada de gas ( 100gr, 200gr e etc) e no momento de carregar o sistema, o habitual eh se virar as latas de cabeca para baixo, sempre respeitando a quantidade de gas aferida a aquele sistema. Ateh hj, nao experienciei nenhum problema com esse tipo de pratica.Seria isso devido ao fato do botijao conter uma quantidade de gas absolutamente maior(maior pressao de injecao?) do que uma lata de 300gr? Fica aqui meu abraco para voce e meus parabens pelo seu canal. É SEMPRE BOM TER ALGUEM PARA ADICIONAR.
Rogério eu tenho uma máquina. ontem estava trabalhando com ó ar condicionado ligado derrepente ó compressor parou. depois que à máquina esfriou ele voltou a funcionar o que pode ser isso?desde já agradeço
professor por gentileza gostaria de saber se posso colocar militec na linha de baixa do ar;se essa linha tem acesso a lubrificaçao do compressor pois um tecnico em refrigeraçao da minha cidade disse na minha loja que a gente iria estragar o carro do cliente pois disse que onde vai gas não se colocar oleo pois vai infartar o sistema.então existe e acesso ao compressor ou não e se posso colocar ou não o condicionador de metais pela linha de baixa?
Olá amigo, o militec vai pouco em torno de 10ml. No sistema automotivo os compressores tem carter aberto e o óleo circula por todo sistema, a linha de baixa dá acesso ao compressor sim e é por esta linha que deve colocar o militec, eu não uso e até tentei falar com a empresa para entender este produto mas não tive retorno, pois minha duvida é se ele é compatível com o óleo PAG, pois vamos misturar dois óleos, mas muita gente usa e gosta e não tenho informações se ajudou ou estragou o sistema, um cliente pediu para eu colocar no carro dele e não vi nenhum beneficio tão aparente, fo a unica vez que usei. Mas respeito quem usa e acredita no produto. Abraços
muito bem explicado. Por que vc não cria um grupo no whats up e adiciona uma galera pra trocar informações Rogério? Seria muito bom todos nós podermos dividir informações e conhecimentos, tanto quanto experiências vividas de forma a ajudar os colegas. Parabéns pelos vídeos. Assisto todos eles muitas vezes e aprendi muita coisa. Abraços...
meu carro fiesta 1.0 esta com a carga de gas refrigerente baixa porem é o suficiente para ele acionar o sistema e trabalha por 20 segundos e desligar por causa da pressão cair, porem quando ligado a primeira vez o ar condicionado acionava o compressor e desligava devido a pressão baixar muito na linha de baixa e depois ligava o compressor e fazia um barulho forte de pancada e depois não apresentava mais esse barulho, será que deve ter quebrado o compressor ou é somente a falta de gas refrigerante no primeiro acionamento. pois depois disso ele trabalha normalmente. porem ja resolvi o problema do vazamento mas não estou quero abrir o compressor. qual sua opinião.
Olá Alan, resolva o vazamento, refaça a carga e complemente com pelo menos 50ml de óleo PAG, após isso faça os testes, difícil dizer se houve quebra sem ver o problema, mas se fosse quebra o barulho iria permanecer, se puder me enviar um vídeo fica mais fácil te ajudar, refaça o trabalho e teste as pressões e temperaturas ok. Abraços e sucesso
Boa tarde, realmente era falta de gás refrigerante, resolvi o problema de vazamento e coloquei a carga, referente aquele barulho que ele fazia depois de acionar o compressor e ele desligava por falta de gas e depois retomava a comprimir e nessa hora que fazia uma vez esse barulho como se tivesse socando um metal no outro, gostaria de saber se quando existe pouco gas refrigerante o suficiente para acionar o sistema há possibilidade de voltar liquido no compressor?
si o cara fazer o procedimento errado com o botizao d3itado essi calço dará em quanto tempo o problema ou é quase de imediato o calço idralico ?? o cara ponho gás no carro do meu ermão e notei que botão ele deito de lado e com o carro ligado e dissi também que o gás faz a lubrificação dissi que não precisa repor o óleo que gaz faz os dois amanhã vo voltar e brigar 👍 amanhã é dia de brigar valeu
Olá Lisboa, não precisa brigar, o problema pode ocorrer na hora, pode não acontecer nada, como pode apresentar depois de algum tempo, mas é sempre bom ficar de olho. Abraços
Fiz um curso básico, e ouvi falar que por questão de agilidade rapidez pode fazer de ponta cabeça, injetando líquido, mas compressor não comprimi líquido e sim gás, e daí?
Grande Rogerio Sata, assisti 4 vídeos do teu canal e me deu o conhecimento e coragem pra fazer uma revisão no ar do meu palio, que está com um tempo sem funcionar o ar condicionado. Ja gastei uma grana preta com ele à 2 anos atras e não foi resolvido o problema, continuou sem gelar. Pois bem, vamos às dívidas, o carregamento de gás sempre é feito pela linha de baixa pressão ou pode ser pela alta também? Se for injetar o liquido pela linha de baixa que seja com o sistema desligado, correto? Vi um vídeo aqui no YT de um rapaz colocando 15ml de militec1 na linha de baixa pressão, só que com o sistema funcionando, nesse caso aí irar ter um o problema de calço hidraulico? E ele ainda disse pra alguem ficar acelerando o carro que é pro óleo correr mais rapido, procede essa de por militec1 no sistema? melhora a eficiência? Desculpa pelo textão... Teu canal é show de bola, realmente a gente aprende muito e com uma ótima explicação! Abraço Rogerio!
Olá, muito Boa explicação, trabalho com ar e estou tendo muito problema com calço hidráulico em em caminhões com Compressores novos, mas não na carga e sim durante o funcionamento. Gostaria de entender melhor como evitar isso?
Olá Cesar, óleo é bem complicado mesmo, verifique se não é excesso de óleo, na minha opinião a quantidade que vem no compressor é suficiente para todo sistema, mesmo em linha pesada, percebo que muitos colegas pecam nisso e abastecem com muito óleo, mas tem que analisar o caso a caso. me chame no watts qu falamos mais a respeito. 11999650233. Abraços
Tem um japa falsificado aqui em N.Andradina MS que fez isso no meu carro e condenou o compressor. Amador ou sacana? Se tivesse descoberto esse vídeo antes não teria acontecido.
Muito bom as explicações. Me tire uma dúvida; a adição de militec (condicionador de metal )na entrada de baixa pressão pode ser visto como líquido no sistema ou não?
o compressor do ar condicionado não é um motor 4 tempos que tem o ciclo de compressão, ele suga por válvula e comprime sem resistência por outra válvula!!! Correto???
Sim, a diferença é que no compressor não temos a explosão, mas no motor também temos válvula de admissão e escape na compressão para liberar os gases provenientes desta explosão, não sou especialista em mecânica, a analogia com a situação em motores é que liquido na câmara de compressão terá o mesmo efeito de forçar biela, virabrequim, pistão, placa de válvulas. Com relação a resistência, no compressor de refrigeração a compactação do vapor do r134a é necessária para criar a alta pressão no circuito de alta, desta forma existe resistência no trabalho de compressão, e como expliquei no vídeo sobre bomba de vácuo irá existir um momento onde a válvula de alta será vencida liberando o gás, se não tiver resistência teríamos uma pressão na alta abaixo dos limites normais, alias este é um indicio de que a placa de válvulas tem um defeito, que provavelmente foi causado por golpe de liquido. Abraços e obrigado pela pergunta.
Pois bem, me surgiu mais 2 dúvidas, para que serve o filtro acumulador de líquido na linha de retorno? se retornar liguido (óleo ou gás) teremos calço? e porque a linha de alta em vários casos tem o visor de líquido?
boa noite, desde já parabenizo pelo video em um ramo onde fica cada vez mais difícil achar um bom profissional, gostaria de tirar umas duvidas com o amigo, eu mesmo gostaria de dar manutenção no meu sistema de ar automotivo,tenho como hobby mecânica eletrônica e informática, duvida 1 - ouvi algumas pessoas falarem que quando troca o compressor, as vezes e preciso trocar o condensador também, pois pode estar contaminado, soltando as conexões do condensador , não seria possivel limpar ele usando ar comprimido com algum produto ,tipo thiner ou limpa baú, aplicado nessas pistolas comuns de compressor de ar de lava jato q aplica produto e depois jogar somente ar comprimido puro para secar? duvida - 2 , consigo tirar o óleo do compressor, e por oleo novo sem tirar o compressor fora, utilizando apenas bomba de vácuo ligado as conexões de alta e baixa ?
Rodrigo, eu tenho que obrigatoriamente começar a carga do ar condicionado com o cilindro virado para baixo ou posso sempre injetar virado para cima? Poder me ajudar com essa duvida?
Edu, melhor pratica é sempre pela baixa e em forma de vapor, ou seja, cilindro pra cima, se for injetar liquido faça sempre com motor desligado. Em breve vou postar um vídeo comentando sobre injetar liquido, mas se puder faça da forma correta, vapor e na linha de baixa. Abraços
Rubens, com o sistema desligado pode injetar vapor ou liquido pelas duas linhas sem problema, mas aguarde um tempo para que o fluido se evapore caso injete liquido, mas com o sistema ligado somente pela baixa em forma de vapor, para facilitar a entrada podemos aquecer o cilindro, com uma cinta térmica ou recipiente com água morna, jamais aquecer o cilindro com maçarico, isso é muito perigoso. Em breve irei postar um vídeo mostrando este procedimento. Abraços
Boa tarde. Estou iniciando no ramo automotivo com manutenção de ar condicionado. no caso quando eu der carga na forma liquida, deve ser feito pela mangueira de alta?
parabéns Rogerio
Muito bom/ passando o conhecimento de verdade 👏👏👏👏
muito bem parabéns professor
Muito bom! Tirou minhas dúvidas! Parabéns
muito bom mesmo a aula Rogério tem pessoas que dizem mesmo que não importa a posição da garrafa de gás se é em pé o virada de cabeça para baixo mais essas sua demostração tem todo sentido sim muito obrigado pela dica!!!
Olá Antonio, faz diferença sim e este procedimento causa muitos problemas no dia a dia. Abraços e obrigado pelo comentário.
Boa noite meu amigo.muito técnico..tem que ser de que forma ..e melhor....gosto muito dos seus vídeos...
Rogério com esse vídeo vc mostrou e deixou bem claro a diferença entre trabalhar com o cilindro de gás em pé ou virado e muitos se acham o dono da razão e dizem que não tem nada a ver. Parabéns Rogério
Olá Luis, agradeço o comentário, podemos evitar muitos problemas se evitarmos esta pratica, o importante é entender que tem diferença sim e temos que tomar cuidado. Abraços
Rogerio Sata não é vc é nem eu que diz a verdade somente vc me proporcionou conhecer o cilindro de gás com válvula de alta e baixa que já diz tudo
Verdade Luis, como dizem por ai, o conhecimento nos fala e a sabedoria ouve. Gosto de ler e estudar sobre o assunto antes de falar algo, os livros sempre nos mostra a verdade, os físicos já provaram tudo isso e a mais de 200 anos o ciclo de refrigeração nasce e começa a ser usado e aprimorado. Abraços e obrigado pelo ótimo comentário.
Rogério, ótima demonstração com a seringa quanto a forma de líquido, acredito que isso vai ajudar muitos reparadores a se corrigirem. Eu sempre faço a carga na forma de líquido como vc mencionou, com o carro desligado, mas depois de ligado, o que falta para equalizar as pressões eu completo na forma de vapor.
Obrigado Amauri por compartilhar sua experiencia, senti necessidade de fazer esta demonstração por ver tantos videos tratando deste assunto de forma tão displicente, o pior que são pessoas que dão curso nesta área, por isso vemos tantos profissionais desqualificados no mercado, nem por culpa deles, mas destes cursos ministrados por pessoas sem conhecimento, como eu sempre digo, colocar gás no veiculo qualquer um coloca, mas fazer direito são poucos. Abraços e sucesso.
rogerio sata a cada video uma aula surpreendente
Olá Bento, eu que agradeço pela consideração meu amigo. Abraços
Gostaria de saber mais sobre o curso
Sensacional! Nota 10
Bom dia achei realmente interessante esta aula porque esse líquido pode limpar o óleo em determinado local no compressor e fazer que o componente trabalhe sem lubrificação , causando assim o desgaste na peça e por ventura soltar residos , grimalhas no sistema, causando num determinado tempo alem da diminuiçao do poder resfriamento, com o tempo a qquebra e travamento do compressor.
Parabens Carlos, perfeita conclusão, este é um dos problemas da carga por liquido, arraste do óleo, estou para postar outro vídeo sobre este assunto. Abraços
Bom dia! por aqui vejo isso pessoas que levam a curiosos , não tem conhecimento e assim fica muita gente desacreditada sobre os supostos locais de manutenção em ar condicionado , pra convencer que aqui temos capacidade, temos que dar uma verdadeira aula sobre o sistema. ´é pra suar a camisa, mas vale a pena.
botija de pe botija deitada botija de pe botija deitada nao faz diferença nenhuma , ja vi varios videos de um cara falando isso que nao faz diferença , sim e so experimentar e colocar de forma liquida pela linha de baixa com motor ligado que vera o resultado , claro que faz diferença como diz ai nosso professor se nunca teve problema aguarde que breve tera um grande problema .
isso que nosso professor cita tem que ser seguido a risca , um bom profissional tem que trabalhar de forma correta e passar somente informaçoes boas afinal muitos que estao começando no ramo procura videos para aprender , parabens Rogerio sata por nos ensinar a forma certa de se aprender e trabalhar , forte abraço e que cada dia a mais voce tenha muiiiiiiito sucesso em sua vida pessoal e profissional
Valeu pelas dicas Rogério, abraço.
Agradeço Jeronimo. Abraços
professor muito boa sua aula.obg boa tarde.!!!
Olá Ricarte, muito obrigado por assistir e comentar. Abraços
Ricarte, teve uma pergunta sua que caiu no spam e não consegui te responder, me envie por email rogerio.sata@gmail.com. Abraços
ótima aula
Agradeço amigo.Abraços
concordo com vc rogério.
trabalho em uma oficina de refrigeração aqui em ipatinga mg , eu fui falar para o proprietário que não seria o certo injetar gás na forma líquida pela linha de baixa pressão, quase que eu apanhava dele ! rs ..se não tivesse perigo algum , o sistema de refrigeração que usa tubo de orifício calibrado, não teria um filtro acumulador entre o evaporador e o compressor. esse filtro é justamente para não deixar o fluido refrigerante chegar na forma líquida no compressor. se eu estiver errado me corrija por favor .
um abraço!!!
Perfeito Arilson, é isso mesmo, isso porque com válvula tipo block ocorre um controle do fluxo quando atinge a temperatura ideal, importante ressaltar que este problema pode ocorrer até na carga do óleo. Grato pelo seu comentário e sucesso meu amigo.
Como coloca óleo no compressor? o óleo corre junto com o gás?
Me desculpe a demora, Adilson, você pode colocar o óleo direto no compressor pela linha de baixa, durante o vácuo ou no momento da carga. Abraços.
esta é uma aula de quem conhece as boas praticas e técnicas da profissão, obrigado meu amigo.
Olá Braz, agradeço a consideração. Estamos juntos abraços
boa explicação, tem alguns profissionais que mostram muitas situações que na íntegra não procede com a climatização e refrigeração, e algumas pessoas por querer o mais fácil aceita a ideia errada de conserto na climatização, refrigeração etc... mas muito didáctica sua explicação, me chamo João, sou do Rio de Janeiro/São Gonçalo, e trabalho com refrigeração domiciliar e quebro alguns galhos na linha automotiva. não desmonto painéis automotivos, pois alguns quebram e eu não estou podendo... rsrs parabéns ae e sucesso
agradeço imensamente por disponibilizar o seu tempo rogério em passar informações de suma importãncia para nós da área da refrigeração. "nós nunca sabemos tudo na vida, ela está sempre nos surpreendendo com CAIXINHAS de surpresa."
Falou tudo meu amigo, apesar da refrigeração ter seus conceitos a tecnologia nos faz buscar informações, pois tudo evolui e nos também precisamos evoluir, é bom ter pessoas como você acompanhando os vídeos e contribuindo com os comentários, isso só enriquece ainda mais este trabalho que faço com muito gosto. Abraços e sucesso.
Bom dia legal
bom dia meu camarada. gostei muito desse vídeo e sua explicação foi perfeita. concordo plenamente com tdo q disse. parabéns pela humildade desse explicação. simples e bem esclarecedor. um abraco
Parabéns ,pela explicação bem teórica na área técnica de ar condicionado automotivo , excelente que Deus te abençoe com mais conhecido e simplicidade em está dando esta explicação.
Parabens pelo video ,quando eu fiz o curso de refrigeraçao automotiva em Saõ Paulo ,a turma teve acesso a todo tipo de peças em corte ,conhecendo como funciona tudo por dentro ,e quanto á golpe de liquido,a sua explicação está certissima !
muito bom aprendi mais uma muito obrigado ...o importante é falar a coisa certa ....tudo quando fala coisa certa Mente tranquila... obrigado abraço
Olá Teotonio, agradeço pelo seu comentário. Abraços
hoje nos carros modernos, conhecimento técnico é tudo!!!! valeu
Tem todo sentido a sua explicação; o meu carro acabou o gás e vou mandar da a carga e ficar atento as dicas.obrigado e vou me escrever no canal.
Vdd essa dica é de muita valia, pois num celta ocorreu isso, o colega colocou gás com a botija virada e o compressor começou a fazer um barulho muito forte, ai recolhemos o gás, e colocamos da forma correta pela linha de baixa com a botija normal e ficou excelente! existem várias apostilas e especialistas que explicam sobre a recarga de gás pela linha de alta em estado liquido e baixa gasoso, não sei porque tem muitos técnicos que insistem em fazer errado e ensinar de forma errada!! VLW professor!
Olá Marcos, obrigado por compartilhar sua experiência, infelizmente tem gente que insiste em ensinar de forma errada, e o pior que tem gente que acredita no que elas dizem, é triste mas faz parte. Abraços e sucesso.
Excelente explicación Rogerio.
amigo tbm trabalho com ar condicionado automotivo, e honestamente sempre vejo seus vídeos e vc tá de parabéns pelo conhecimento e por compartilha-lo com tanto profissionalismo e simplicidade nas explicações. Parabéns
Olá Tennessee, agradeço o comentário e por acompanhar os vídeos amigo. Abraços
Bom dia! Nem fazia ideia sobre como era o procedimento,mais já tinha visto pessoas colocarem do jeito errado o gás em veículos,e em ar condicionado de casa deve ser o mesmo procedimento para o causo hidráulico parabéns pela explicação PROF.
Olá, em sistemas comerciais esta pratica também é comum e pode causar os mesmos problemas, Abraços e agradeço por assistir.
Parabéns Professor Rogerio
Bom dia !
Não tenho essa recolhedora com o pescador, e ate ver seu video colocava com a garrafa de cabeça para baixo.
o certo seria eu colocar o gás com a garrafa em pé ? ou um metade ela de cabeça para baixo e metade para cima ?
parabéns e obrigado pela dica.
Vc é sensacional em suas apresentações
muito boa dica. Obrigado por tudo irmão
Olá Sid, eu que agradeço o comentário e por assistir amigo. Abraços
Boua esplicaçao nos moramos no Brasil pais que tem muito picareta, mais tem profissional mais e raro um abraço 👍
show de bola,PARABENS!!
Olá Edson, agradeço por ter assistido e comentado. Abraços
Muito legal a explicação. Só pra tirar uma dúvida. Eu posso fazer a recarga com a garrafa virada somente pela alta com motor desligado, e com a garrafa em pé motor ligado pela baixa?
uma pergunta pra vc amigo..se o gás está em forma líquida dentro da butija por que está sob pressão certo.? quando vc colocar o gás não importa de qual lado colocar o gás no sistema ele vai ficar em estado líquido novamente pois vai estar sob pressão novamente...
Boa tarde Luis, se eu entendi sua pergunta ocorre o seguinte, os fluidos são injetados nas botijas em estado liquido, o que vai fazer ele se tornar vapor é a temperatura de cada um deles, no caso do r134a havendo espaço dentro da botija e estando em temperatura acima dos 26 graus ele ferve dentro da botija se tornando vapor e ocupando o espaço vazio gerando pressão. No sistema do veiculo em estado de repouso e nas mesmas condições ele é vapor, ao ocorrer o ciclo ele vai se transformar em liquido na linha de alta e vapor na linha de baixa, e em determinada temperatura estará em uma pressão compatível com a tabela de pressão x temperatura. O Fluido em estado vapor pode ser injetado no sistema em qualquer uma das linhas quando veiculo está desligado. Abraços
Obg pela aula amigo...
show valeu mesmo,o brigado,pela dica meu amigo.
Eu é que agradeço por ter assistido, espero que ajude de alguma forma. Abraços
gosto dos seus vídeo, São bem técnico eu ja até compartilhei no meu Facebook.👏👏
Olá Mauro, agradeço imensamente sua atenção e fico feliz que eles possam ajudar muito mais pessoas com sua atitude. Abraços e sucesso.
gostaria de saber se você tem alguns vidios de refrigeração industrial
Obrigado pelo esclarecimento !!
Olá rodrigo, eu que agradeço o comentário. Abraços
Muito bom seu trabalho TIRA UMA dúvida quando vou iniciar uma carga de gás eu posso fazer com a botija deitada e dps ligo o veículo e faço com ela em pé correto mas quando preciso por oleo na linha eu posso dar pressão com ela deitada ou não precisa
Olá Deivid, eu sempre uso a botija pra cima em forma de vapor tanto para dar a carga como para injetar óleo, isso se for usar o injetor de óleo, se não tiver pode injetar o óleo durante o vácuo sem problema. Abraços
Explicação com exemplo é fundamental!!! parabéns!!!
Professor aula muito boa!!!
muito obrigado!!!
Obrigado Hamilton, agradeço por ter assistido e comentado, abraços
Profissional
Bom dia! Quero agradecer imensamente por compartilhar conhecimento. 27 de maio de 2017 fui a uma oficina refrigeração com ineficiência na refrigeração celta 2010/2011. Diagnosticaram que havia necessidade substituir compressor, foram trocados: compressor (Delphi), condensador (gree) filtro secante (?). Não resolveu, voltei no dia 13 de junho de 2017 e disseram que ventilador (do radiador) estava fraco e foi substituído assim como também a válvula de expansão, até agora está funcionando. Foi injetado fluído refrigerante na baixa em forma líquida. Depois de sua brilhante explicação pergunto se devo refazer o processo de carga de fluído da maneira correta ou se pode continuar como está? Estou Manaus-AM e aqui há uma enorme falta de bons profissionais. Muito obrigado mesmo. Sou mais um inscrito em seu canal.
boa noite rogerio esta de parabens pelos videos, conheci o canal esses dias e ja vi varios videos tds com boas dicas, agora como vc faz o procedimento de carga? dependi do carro ou nao? começa pela baixa ou pela alta?
Olá Caju, agradeço por assinar o canal e assistir os vídeos, tem um video de carga da montana em 3 partes, ensina todo procedimento. A melhor pratica para carga é em forma vapor e com carro ligado sempre pela linha de baixa pressão. Abraços
Rogerio, poderia me dar uma dendo sobre esta recolhedora ?
Me perdoe, não entendi a pergunta?
Então , sou novo na área de ar condicionado, mas sei que existem vários tipos de recolhedora de gás. Eu queria saber como funciona o reciclo do gás com esta recolhedora, em especifico, que o senhor usou de amostra no vídeo ? Qual o processo para recolher o gás do veiculo ? E qual o processo para recolher o gás da butija com esta recolhedora ? Só pra complementar Sr. Rogerio, eu "recolho" o gás que sobre nas mangueiras do manômetro, pela linha de baixa, com o compressor em funcionamento. Consequentemente fiquei pensando no que o senhor falou no vídeo sobre o GOLPE DE LIQUIDO. Existe algum outro tipo de processo para não descartar este gás na atmosfera ? Em linhas gerais , não perde-lo ?
Rogerio ?
Olá João, me desculpe mas não entro aqui todos os dias, somente quando tenho um tempo e geralmente a noite. Não sei de qual recolhedora está se referindo, neste vídeo não usei, mas ao procurar um equipamento tem que ser uma recicladora, que separa a umidade e o oleo do fluido, somente a recolhedora não vai resolver seu problema, esta separação é que damos o nome de reciclagem do fluido. Para recolher do veiculo e da butija é o mesmo processo, cada recicladora tem seu processo, mas consiste em succionar o fluido e enviar para um tanque de reclhimento. O processo das mangueiras é sempre pela baixa, não terá grandes problemas com calço, pois a quantidade que fica na mangueira de alta ao chegar no compressor já está em processo de vaporização e é uma quantidade muito pequena. A unica forma de não perder o fluido é recolhendo mesmo, não conheço outra forma. Abraços.
Entende Sr Rogerio. Agradecido pela explicação !
Boa explicação, mas na garrafa do refrigerante diz pra usar de cabeça pra baixo!
Olá Valdir, agradeço o comentário, me envie uma foto desta garrafa com esta descrição para eu compartilhar com os amigos, sinceramente nunca vi nada parecido na garrafas que usei, Dupont, Dugold, EOS e RLX. Abraços.
Rogerio Sata , te envio na segunda feira!
Rogério, boa noite, então pode mesmo com o carro desligado, coloca o fluido pelas duas linhas abertas de vez? desculpe a ignorância, e a temperatura ambiente vai fazer com que o liquido ferva com o carro desligado ou ligado. rsrsrsrs o vídeo como tds que o Sr posta é show abraço meu mestre..
Olá Deivid, uma boa pergunta meu amigo, pode sim, o que faz o fluido ferver é a temperatura ambiente na tubulação, um exemplo, temperatura ambiente 20° já faz o fluido ferver, experimenta virar a botija e jogar um pouco do fluido em uma superfície e vai ver que ele se evapora rapidamente, assim também é dentro do sistema, estou fazendo alguns experimentos para verificar o que ocorre com o óleo no sistema quando pressurizamos pelas duas vias, o que não pode é ligar o carro em seguida. Em breve vou postar um vídeo explicando isso e se houver problema irei corrigir algo que eu possa ter passado de forma incorreta, mas pratico desta forma e nunca tive problema. Abraços.
obrigado prof, Rogério. de fato tem aparte que o Sr mostra no vídeo o liquido se evaporando na garrafa pet, eu publiquei a mensagem antes de analisar o vídeo, isso é ansiedade srsrsrs acontece sempre comigo.
Normal Deivid, que bom que entendeu o principio, é muito importante entender isso para não cometermos erros graves no sistema. Abraços e obrigado pelos comentários e oportunidade que me dá de tentar explicar com suas perguntas. Parabéns por buscar conhecimento. Tem uma frase que diz. O conhecimento fala e a sabedoria ouve (Jimy Hendrix), por este motivo eu sempre busco nos livros entender o que os grandes mestres batalharam tanto pra inventar e provar, agora só temos que entender e aplicar. Abraços
imagina, obrigado o Sr, essa frase é realmente a pura verdade, na biblia já diz que bem aventurado o homem que acha sabedoria,e o homem que adquire conhecimento;Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior seu lucro que o ouro mais fino. Um abraço Rogério bom final de semana...
top .tem formas alternativas de recolher o gás sem recolhedora
Olá amigo, não conheço, tem gente que recolhe direto no cilindro de recolhimento pela linha de alta com carro ligado, mas desta forma o sistema joga muito óleo junto, não aconselho fazer isso. Abraços
Rogério muito boa está explicação trabalho com equipamento pesado e ultimamente estou tendo problemas com ar condicionado pois presenciei recargas no sistema com a maquina ligada e o bujão de cabeça pra baixo na linha de baixa pressão, ineficiência no sistema e também travando a embreagem de acionamento acredito que agora eu sei o problema depois desta explicação, gostaria de saber se o próprio compressor se coloca óleo onde a um bujão o mesmo que utiliza no sistema após o vacuo ? Obrigado
Boa tarde Rogério, gostei da explicação, mas me responda uma coisa que agora fiquei em dúvida : Já que o gás não pode entrar no compressor na forma líquida , mas ele é injetado na linha de baixa na forma líquida ???
Na baixa ele deve entrar na forma de vapor, cilindro pra cima ou no cilindro de recolhimento pela válvula azul do tamque. Abraços
No caso tem que por a gas com a botija pra cima ?
Ola. Com o veículo ligado nao pode dar continuidade na carga de gas com lnjecao de liquido pela linha da aita que ja esta comprimida com liquido?
Que tipo de fluido posso usar no compressor?
Muito bom Rogério! Apenas para complementar a informação, muitos amigos reparadores também cometem um erro muito comum referente a essa questão. A maioria dos sistemas com compressor de cilindrada variável (como é o caso do Delphi cvc e Sanden), tem um reservatório na linha de retorno justamente para evitar esse problema com o sistema em funcionamento normal, pois como na maioria das vezes o circuito de retorno é pequeno, ainda resta algum fluído em estado líquido na linha após a saída do tubo de retorno do evaporador. Nesse caso esse reservatório está na tubulação justamente para acumular o fluído deixando apenas que sua parte gasosa retorne para o compressor, sendo que a parte líquida fica acumulada até que "ferva" e se transforme também em gás retornando para o compressor. Muitos colegas quando vão fazer reparos como vazamentos ou furos nesse tubo de retorno são obrigados a aquecer o tubo para fazer a solda, e quando essa solda está muito próxima do reservatório ocorre que a junção dele com a tubulação, que é de borracha (tipo de o'ring), acaba derretendo e causando um vazamento ainda maior. Dessa forma o que muitos fazem é retirar esse reservatório da linha soldando em seu lugar um pedaço de tubo. O resultado é que em pouco tempo o compressor trava ou se danifica justamente por calço hidraulico. Esses reservatórios estão presentes em quase toda linha GM (exceto os que usam sistema americano com tubo de expansão ao invés de válvula block como é o caso da S10, Opala, Monza, etc) e alguns veículos da linha Fiat. Portanto fiquem atentos! Abs!
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos amigo, na linha Ford também usa tubo expansor e desta forma usa filtro/acumulador na linha de baixa para evitar este retorno de liquido. Ótima dica a sua. Abraços.
Rogério, só para esclarecer, o reservatório a que me refiro é o da imagem abaixo e não o filtro acumulador que está presente em todos os sistemas que utilizam tubo de expansão ou "canetinha", OK? www.4shared.com/photo/sVq0lbeJce/Sem_ttulo__1_.html
por acaso isso não seria um amortecedor de vibração, ou mesmo acumulador de líquido?
Olá Rogério,como sempre suas aulas são brilhantes,estou iniciando minha jornada nesta profissão e quero fazer uma pergunta : e verdade que podemos injetar o líquido refrigerante diretamente na linha de alta e que a carga fica até mais precisa? Mito, ou verdade?
boa noite
pode acontecer de vazar no selo ?
Olá WFonseca, pode sim e ocorre muito após um tempo de uso. O Vídeo do compressor que estou postando em partes explica como trocar este selo (Lip Seal). Grato
Bom vídeo brother, explica muito bem diversos detalhes.Quanto custa um curso completo em manutenção de ar condicionado automotivo?Já deixei um joinha!
Olá amigo, acesse o link para maiores informações ou me adicione no watts 11 999650233. Abraços. www.superar10.com.br/curso-formacao.htm
Gostei
BOA TARDE Sr. ROGÉRIO O GIAS E COM CARRO DELIGA E EM ESTADO LIQUIDO DESDE JÁ AGRADEÇO
Boa noite Genebaldo, liquido com carro desligado, ligou o veiculo somente pela baixa pressão, mas a melhor pratica é somente pela baixa e vapor. Em breve vou postar outro vídeo sobre este assunto pra reforçar. Abraços.
Olá Rogerio, tudo bem? Já sou inscrito a tempos em seu canal. Parabenizo pelo seu trabalho e divulgação, fato este que preciso de sua ajuda. Atualmente no transporte de carga sou um curioso no mundo mecânico, faço alguns trabalhos leves, pois não tenho todos as ferramentais necessárias para um profissional. Pois bem, tenho um Vectra/GM ano 2011 o veículo, foi adiquirido desde 17.000 km, nunca havia dado problema no ar, que é de fábrica, mas com 348.000 km tive um problema na tomada da ventoinha do radiador que o carro aqueceu e me estouro a válvula mais próxima do condensador, tampa vermelha, nesta época estava trabalhando com o fazendo transporte executivo, levei o carro em uma loja de ar e a enrrolação começou e na última loja que passei, fiz limpeza geral, troca do filtro secador limpeza do evaporador, do condensador, troca da válvula BLock e substituição do gás, gastei R$1.250,00 reais, após 03 idas e vindas, o técnico retirou o compressor do carro para revisão pq quando ele colocava o gás o carro gelava, nada extraordinário, e com alguns dias de uso essa eficiência ia reduzindo, como antes informou que existia um problema em meu compressor, eu até filmei, tenho o vídeo, e comprei outra carcaça do compressor DELPHI, já com sêlo e rolamento interno, da carcaça. Feito tudo isso o carro perdeu quase por total a eficência do ar, que não refrigera, e hoje, tenho notado que somente com o carro frio pela manhã e nos momentos sem o sol, vejo que o carro ainda algumas vezes gela um pouco. Vc teria alguma coisa para que eu pudesse fazer para resolver ou a quem indicar aqui no RJ? Obrigado pela paciência e atenção! Abs!
Quando acontece o calço hidráulico o compressor trava?
Olá eu tô começando agora ária de refrigeração me diga como eu sei qual a linha de alta e a linha de baixa eu tenho vergonha de perguntar o rapaz que tá me ensinando
existe alguma maquina que testa valvula block?
Olá Marcelo, nunca ouvi falar sobre este assunto, mas como sempre digo, não sabemos tudo. Abraços.
Amigo faz um video de detectacao de vazamento usando todos os aparelhos possiveis como o bip a luz ultravioleta oculos e tal etal e noa diga o maximo de pressao que podemos usar
Olá Marcelo, já tenho aqui postado, segue o link, dá uma olhada no canal que tem muitos vídeos com procedimentos. th-cam.com/video/4VWN3Qz9xTQ/w-d-xo.html
Pressurização pode ser entre 200 a 250 PSI, é o suficiente para encontrar vazamentos. Lembrando que vazamento de sele as vezes não parece com sistema desligado e alguns vazamentos podem desaparecer se a pressão for muito alta. Eu gosto de usar detector eletrônico pois o R134a é 5X mais fino que nitrogênio, neste é mais fácil de encontrar o vazamento. Abraços.
Otimo amigo quanto maia conhecimento melhoe
Assistindo o vídeo pela segunda vez , ficou mais claro e sem duvida, não posso manter a botija virada apos ligar o motor, porque pode injetar mais liquido no compressor e causar calco hidráulica.
E se o com o carro desligado entrar a quantida q o carro pedi em liquido..
Bom dia meu caro a minha duvida e estalei um compressor novo e um condessador ambos novos porem meu ar nao gela legal no momento q ligo o carro ele gela depois vai so resfriando e trabalha. A parte alta na alta direto. A baixa ta entre 30 e 40 o que vc puder me ajudar agradeço ok
rogerio meu nome agenor moro em ribeirao preto tenho um escort guia ano 1989 mandei colocar o oleo e o gas mas a refrigeraço e muito fraca aqui em ribeirao a temperatura e muito alta que faço para melhorar o ar que esta apenas resfriando o carro grato
Uma duvida....
Em relacao a o botijao de gas estar DE PEH ou DE CABECA PARA BAIXO, na verdade, nao eh a quantidade(gramas) de gas que se poe no sistema que se afere as medidas?
Olá Samouray, está correto, das duas forma vai aferir o peso, o fato de estar deitado é que vai injetar liquido no sistema, se o veiculo estiver desligado até pode fazer isso, mas terá outros problemas que em breve postarei um vídeo comentando, eu costumo colocar sempre de forma vapor, cilindro pra cima, mas é uma questão de forma de trabalho, cada um tem a sua forma de fazer e eu respeito. Abraços.
Obrigado por responder...
Eu perguntei isso pq aqui onde trabalho( outro Pais), nao usamos um
botijao, mas sim latinhas com uma quantia determinada de gas ( 100gr,
200gr e etc) e no momento de carregar o sistema, o habitual eh se virar
as latas de cabeca para baixo, sempre respeitando a quantidade de gas
aferida a aquele sistema.
Ateh hj, nao experienciei nenhum problema com esse tipo de pratica.Seria
isso devido ao fato do botijao conter uma quantidade de gas
absolutamente maior(maior pressao de injecao?) do que uma lata de 300gr?
Fica aqui meu abraco para voce e meus parabens pelo seu canal.
É SEMPRE BOM TER ALGUEM PARA ADICIONAR.
Rogério eu tenho uma máquina. ontem estava trabalhando com ó ar condicionado ligado derrepente ó compressor parou. depois que à máquina esfriou ele voltou a funcionar o que pode ser isso?desde já agradeço
professor por gentileza gostaria de saber
se posso colocar militec na linha de baixa do ar;se essa linha tem acesso a lubrificaçao do compressor pois um tecnico em refrigeraçao da minha cidade disse na minha loja que a gente iria estragar o carro do cliente pois disse que onde vai gas não se colocar oleo pois vai infartar o sistema.então existe e acesso ao compressor ou não e se posso colocar ou não o condicionador de metais pela linha de baixa?
Olá amigo, o militec vai pouco em torno de 10ml. No sistema automotivo os compressores tem carter aberto e o óleo circula por todo sistema, a linha de baixa dá acesso ao compressor sim e é por esta linha que deve colocar o militec, eu não uso e até tentei falar com a empresa para entender este produto mas não tive retorno, pois minha duvida é se ele é compatível com o óleo PAG, pois vamos misturar dois óleos, mas muita gente usa e gosta e não tenho informações se ajudou ou estragou o sistema, um cliente pediu para eu colocar no carro dele e não vi nenhum beneficio tão aparente, fo a unica vez que usei. Mas respeito quem usa e acredita no produto. Abraços
muito bem explicado. Por que vc não cria um grupo no whats up e adiciona uma galera pra trocar informações Rogério? Seria muito bom todos nós podermos dividir informações e conhecimentos, tanto quanto experiências vividas de forma a ajudar os colegas. Parabéns pelos vídeos. Assisto todos eles muitas vezes e aprendi muita coisa. Abraços...
Muito bom rogerio ! ROGERIO gostaria de saber como calcular a quantidade de óleo em cada sistema ?
meu compressor so gela em alta rotaçao com o carro andando pois parado o carro nao gela qual seria o defeito
Olá Ilton, precisa verificar as pressões e a carga de fluido, pode ser falta de fluido, mas precisa investigar. Abraços
meu carro fiesta 1.0 esta com a carga de gas refrigerente baixa porem é o suficiente para ele acionar o sistema e trabalha por 20 segundos e desligar por causa da pressão cair, porem quando ligado a primeira vez o ar condicionado acionava o compressor e desligava devido a pressão baixar muito na linha de baixa e depois ligava o compressor e fazia um barulho forte de pancada e depois não apresentava mais esse barulho, será que deve ter quebrado o compressor ou é somente a falta de gas refrigerante no primeiro acionamento. pois depois disso ele trabalha normalmente. porem ja resolvi o problema do vazamento mas não estou quero abrir o compressor. qual sua opinião.
Olá Alan, resolva o vazamento, refaça a carga e complemente com pelo menos 50ml de óleo PAG, após isso faça os testes, difícil dizer se houve quebra sem ver o problema, mas se fosse quebra o barulho iria permanecer, se puder me enviar um vídeo fica mais fácil te ajudar, refaça o trabalho e teste as pressões e temperaturas ok. Abraços e sucesso
Boa tarde, realmente era falta de gás refrigerante, resolvi o problema de vazamento e coloquei a carga, referente aquele barulho que ele fazia depois de acionar o compressor e ele desligava por falta de gas e depois retomava a comprimir e nessa hora que fazia uma vez esse barulho como se tivesse socando um metal no outro, gostaria de saber se quando existe pouco gas refrigerante o suficiente para acionar o sistema há possibilidade de voltar liquido no compressor?
Olá Alan, não tem este perigo, isso só ocorre quando tem fluido em excesso mesmo. Abraços e Sucesso
si o cara fazer o procedimento errado com o botizao d3itado essi calço dará em quanto tempo o problema ou é quase de imediato o calço idralico ?? o cara ponho gás no carro do meu ermão e notei que botão ele deito de lado e com o carro ligado e dissi também que o gás faz a lubrificação dissi que não precisa repor o óleo que gaz faz os dois amanhã vo voltar e brigar 👍 amanhã é dia de brigar valeu
Olá Lisboa, não precisa brigar, o problema pode ocorrer na hora, pode não acontecer nada, como pode apresentar depois de algum tempo, mas é sempre bom ficar de olho. Abraços
Fiz um curso básico, e ouvi falar que por questão de agilidade rapidez pode fazer de ponta cabeça, injetando líquido, mas compressor não comprimi líquido e sim gás, e daí?
Grande Rogerio Sata, assisti 4 vídeos do teu canal e me deu o conhecimento e coragem pra fazer uma revisão no ar do meu palio, que está com um tempo sem funcionar o ar condicionado. Ja gastei uma grana preta com ele à 2 anos atras e não foi resolvido o problema, continuou sem gelar. Pois bem, vamos às dívidas, o carregamento de gás sempre é feito pela linha de baixa pressão ou pode ser pela alta também? Se for injetar o liquido pela linha de baixa que seja com o sistema desligado, correto? Vi um vídeo aqui no YT de um rapaz colocando 15ml de militec1 na linha de baixa pressão, só que com o sistema funcionando, nesse caso aí irar ter um o problema de calço hidraulico? E ele ainda disse pra alguem ficar acelerando o carro que é pro óleo correr mais rapido, procede essa de por militec1 no sistema? melhora a eficiência?
Desculpa pelo textão...
Teu canal é show de bola, realmente a gente aprende muito e com uma ótima explicação!
Abraço Rogerio!
professor o audio está ruim
Por favor me adicione no watts, 11 999650233, o Audio parece estar normal, mas quero entender para poder consertar isso OK. Abraços e obrigado.
eu fazia errado agora vou fazer serto blz
Certo...
blz
Legal Ricardo, agradeço por assistir, Abraços
Olá, muito Boa explicação, trabalho com ar e estou tendo muito problema com calço hidráulico em em caminhões com Compressores novos, mas não na carga e sim durante o funcionamento. Gostaria de entender melhor como evitar isso?
Olá Cesar, óleo é bem complicado mesmo, verifique se não é excesso de óleo, na minha opinião a quantidade que vem no compressor é suficiente para todo sistema, mesmo em linha pesada, percebo que muitos colegas pecam nisso e abastecem com muito óleo, mas tem que analisar o caso a caso. me chame no watts qu falamos mais a respeito. 11999650233. Abraços
Tem um japa falsificado aqui em N.Andradina MS que fez isso no meu carro e condenou o compressor. Amador ou sacana? Se tivesse descoberto esse vídeo antes não teria acontecido.
Muito bom as explicações. Me tire uma dúvida; a adição de militec (condicionador de metal )na entrada de baixa pressão pode ser visto como líquido no sistema ou não?
o compressor do ar condicionado não é um motor 4 tempos que tem o ciclo de compressão, ele suga por válvula e comprime sem resistência por outra válvula!!! Correto???
Sim, a diferença é que no compressor não temos a explosão, mas no motor também temos válvula de admissão e escape na compressão para liberar os gases provenientes desta explosão, não sou especialista em mecânica, a analogia com a situação em motores é que liquido na câmara de compressão terá o mesmo efeito de forçar biela, virabrequim, pistão, placa de válvulas. Com relação a resistência, no compressor de refrigeração a compactação do vapor do r134a é necessária para criar a alta pressão no circuito de alta, desta forma existe resistência no trabalho de compressão, e como expliquei no vídeo sobre bomba de vácuo irá existir um momento onde a válvula de alta será vencida liberando o gás, se não tiver resistência teríamos uma pressão na alta abaixo dos limites normais, alias este é um indicio de que a placa de válvulas tem um defeito, que provavelmente foi causado por golpe de liquido. Abraços e obrigado pela pergunta.
Rogerio Sata
Pois bem, me surgiu mais 2 dúvidas, para que serve o filtro acumulador de líquido na linha de retorno? se retornar liguido (óleo ou gás) teremos calço? e porque a linha de alta em vários casos tem o visor de líquido?
Rogério vc sabe a quantidade de fruido refrigerante que pega na escavadeira hidráulica new holled 215 sistema tá todo original
boa noite, desde já parabenizo pelo video em um ramo onde fica cada vez mais difícil achar um bom profissional, gostaria de tirar umas duvidas com o amigo, eu mesmo gostaria de dar manutenção no meu sistema de ar automotivo,tenho como hobby mecânica eletrônica e informática, duvida 1 - ouvi algumas pessoas falarem que quando troca o compressor, as vezes e preciso trocar o condensador também, pois pode estar contaminado, soltando as conexões do condensador , não seria possivel limpar ele usando ar comprimido com algum produto ,tipo thiner ou limpa baú, aplicado nessas pistolas comuns de compressor de ar de lava jato q aplica produto e depois jogar somente ar comprimido puro para secar? duvida - 2 , consigo tirar o óleo do compressor, e por oleo novo sem tirar o compressor fora, utilizando apenas bomba de vácuo ligado as conexões de alta e baixa ?
por favor aumenta o audio
Rodrigo, eu tenho que obrigatoriamente começar a carga do ar condicionado com o cilindro virado para baixo ou posso sempre injetar virado para cima?
Poder me ajudar com essa duvida?
Edu, melhor pratica é sempre pela baixa e em forma de vapor, ou seja, cilindro pra cima, se for injetar liquido faça sempre com motor desligado. Em breve vou postar um vídeo comentando sobre injetar liquido, mas se puder faça da forma correta, vapor e na linha de baixa. Abraços
qual a maneira certa de colocar gaz no veículo péla linha de alta ou pala linha de baixa
Rubens, com o sistema desligado pode injetar vapor ou liquido pelas duas linhas sem problema, mas aguarde um tempo para que o fluido se evapore caso injete liquido, mas com o sistema ligado somente pela baixa em forma de vapor, para facilitar a entrada podemos aquecer o cilindro, com uma cinta térmica ou recipiente com água morna, jamais aquecer o cilindro com maçarico, isso é muito perigoso. Em breve irei postar um vídeo mostrando este procedimento. Abraços
Ou devo dozar meio a meio
Boa tarde.
Estou iniciando no ramo automotivo com manutenção de ar condicionado.
no caso quando eu der carga na forma liquida, deve ser feito pela mangueira de alta?
Olá Rafael, eu nunca faço carga por liquido, mas cada um faz de uma forma, eu prefiro fazer sempre na forma de vapor. Abraços
ok.obrigado.
Quero fazer o curso com o senhor como faço?
Boa tarde!
Estou fazendo um curso e o professor ensinou todos a dar carga com o butijao de cabeça para baixo, agors fiquei na duvida ?
muito bom o vídeo sata, agora não deixo ninguém vira um o botijão kkkkkkkk.
Se o sistema estiver desligado fique tranquilo, mas se estiver com o sistema ligado ai você é quem deve VIRAR e sair fora de lá...rssss, abraços
Se eu fazer uma carga de gás com o sistema ligado,ai posso virá o bujão de fluido sem problemas??? Vc tem zap se tiver tem como passar?
Não Fernando, foi uma piada, eu quis dizer pra você se VIRAR e ir embora da oficina que faz isso...rsss, (11) 999650233. Abraços
poderia refazer aqueles videos antigos ?agora com audio!
Olá amigo, quais seriam os vídeos que você se refere?