Tudo gera angústia, mas tudo vem na hora certa, gradualmente. Cada etapa do desenvolvimento deve ser vivido naquele momento. E cada nova etapa gera alegria e angústia. Ser responsável por outro que não nós mesmos é isso. Assim é a vida. Parabéns pelo tema!
Gostaria de ver um episódio do programa Papo de Segunda junto com Saia Justa, seria ótimo e bem construtivo essa junção de um episódio desses dois programa maravilhosos.
Tenho 47 anos e dou graças às Deus em não ter me casado e nem ter dito filhos, porém, nem sempre foi assim. Dos 30 aos 37 anos, me desesperei ao ver minhas amigas todas casada e eu nada. Mudei até de país pra ver se me casaria, mas nada aconteceu. Achava que era castigo de Deus por haver interrompido uma gravidez indesejada aos 20 anos. Chorava muito. Hoje cuido da minha mãe e sou professora, inclusive de crianças.
Uma verdade: Muitos homens querem ter filhos, mas poucos querem ser pai. Conheço muitos que idealizam a paternidade contando apenas com os bons momentos e considerando que a maior carga será carregada pela mulher. Pra esses eu sempre digo: "Se você tem condição e está disposto a cuidar da criança sozinho, tenha um filho. Se não vai dar conta, nem tente. Quando se está disposto a cuidar sozinho, dividir com outros é apenas escolha. Abandono paternal é um problema na nossa sociedade.
Eu desejei ser mãe tardiamente...e quando cheguei da maternidade e coloquei meu filho em cima da minha cama, cercado de almofadas feito uma ilha...eu tive a certeza de que mataria aquele ser indefeso que precisava de muitos cuidados...5 anos se passaram: Fui buscar meu vicente de uber hoje(12/03/19) na escola...aí o motorista deu a ele um soldadinho articulado...ele agradeceu e disse que era maneiro...aí o motorista disse que alguém havia esquecido no carro...fiquei incomodada porque sempre digo a ele que tudo tem dono e é feio ficar com o que não é nosso, mas entubei, fazer o quê? vicente brincou com tal boneco animado afinal ele não tem esse tipo de brinquedo... e perto de descer disse: *Tio...obrigado, mas eu vou deixar o brinquedo aqui pra você devolver quando achar a criança que perdeu, tá?* Eu estou explodindo de orgulho do meu trabalho!!!❤❤❤ TUDO MUDA QUANDO VOCÊ MUDA!
Essa gente chata que quer obrigar os outros a ter filhos, duvido que estejam dispostas a cuidar da criança quando o casal quiser um dia de folga, ou até mesmo dá uma lata de leite ou um pacote de fralda.
Sou assim também , minha filha foi mocinha ,fiquei desesperada kkkkkkkkk. ,de noite sonhei eu sendo avó joven . Filho é uma responsabilidade eterna ,eu jurava que seria uma mãe moderna de boa kkkkkkkkk Tô sendo igual a minha avó
Por hoje eu não quero essa preocupação para minha vida. Talvez seja egoísmo meu ou sensatez em compreender que não é fácil fazer parte dessa construção humana.
6 ปีที่แล้ว +170
Ter filho deve ser algo do caraleo, eu estou entrando com processo de adoção para ter um filho sem a necessidade de ter que casar para ter esse filho!
@@bamidelidikembi eu também, tenho uma filha de 5 meses e toda semana tenho crises e sempre me pergunto por que eu não abortei? É foda demais. Não posso dizer que não amo, eu a amo muito, cuido muitíssimo bem, porém, é foda.
@@bamidelidikembi coitado do seu filho ou filha então... pq se vc já se arrepende, pode ter certeza ele vai saber e vai sentir e ai sim vai ser pior do que vc imaginava...
Quase 4 anos de casada, 30 de idade e tb não quero. Quando falo isso parece q as pessoas ouvem que cato criancinhas pra fazer a sopa do jantar kkkkkkkkk principalmente pq levo muito jeito com crianças, em especial no trabalho. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa rsrrss
@@marcelosilveira7079 uma coisa não tem nada a ver com a outra. casar é casar, ter filho é ter filho. a pessoa pode ter o sonho de casar e não ter o sonho de ter filho.
Não quero ter filhos por duas razões: Tenho noção da responsabilidade que é ter um filho(vivencias muito proximas) e não tenho desejo pessoal. Por isso me esterelizei aos 22, e se um dia eu mudar de ideia, que acho muito dificil, adotaria pois evitaria colocar o stress na mulher que amo(com a gravidez), e seria um ato nobre possibilitando um vinculo ainda mais unico com a criança. Mas assim como o Fábio, nem pet eu quero ter, quem dirá filho rs. Acho que as pessoas romantizam demais e esquecem todo o stress e necessidades de criar um ser humano, não é saudavel ter filho sem ter um relacionamento estavel onde ambas as partes se comprometam igualmente na criação, onde ambas as partes estão dispostas a reforçar a propria relação (sim, ter um exemplo de relação saudavel dentro de casa é extremamente importante), e onde o casal entenda que o filho poderá ser diferente do que foi esperado, seja devido a escolhas de vida, doenças geneticas, ou somente pelo contexto e não tem problema algum, mas será que os pais saberão lidar com isso ? Se querem ter filhos, por favor o tenham mas sejam conscientes, pois nenhuma criança pediu pra nascer, e crescer num lar onde vc sente-se um fardo a felicidade aos pais é uma das varios fatores que culminam adultos problematicos
@@sinceridadegratis Mas a questão não é ser o melhor pai, é ser feliz.... não temos que tomar decisões somente porque poderiamos fazer algo com excelencia, e sim porque nos deixaria feliz :)
O objetivo era convencer quem não quer (no caso o Fábio) a querer? Esperava uma discussão mais voltada para a aceitação da liberdade, do direito de escolha.
O video eh totalmente bocal... ja perdi o interesse quando o outro disse que era idiota apenas por nao gostar de criancas, como se nao gostar de algo fizesse o outro idiota. Td mundo deveria ser livre para gostar e desgostar do que quiser, desde que respeite o espaco do outro.
Carol Manson pois é! E eu sinceramente não entendo isso de dizer que gosto/não gosto de criança! Criança é um mini ser humano e como qualquer ser humano, de uns vou gostar e de outros não! Pra mim isso nem faz sentido. E, de fato, não fazendo mal a nada nem ninguém, cada um pode (não) gostar do que quiser sem ser tachado de nada!
Eu não entendi dessa forma. É um programa de debate, ninguém está tentando fazer o outro a mudar de idéia. Porque ele não poderia fazer essa pergunta? O Porchat poderia ter respondido só "Porque eu não quero".
Também não quero. Chatisse maior é esse povo que tenta fazer a maternidade parecer melhor experiência do mundo. A gente não quer e pronto. Temos outros sonhos na vida.
@@Thiago1985-r8o verdade, não vimos pela perspectiva do seu umbigo... se tu quer ter filhos, tenha, se entupa de filhos ao ponto deles cairem pelas janelas de tanta criança... agora não vem encher o saco de quem não quer com suas crenças pessoais. Será que ninguém pensa, nem por um momento, nas motivações de tal pessoa de não querer ter filhos sem enquadrar na caixinha pessoal de sua realidade?! Impressionante isso...
2 observações. 1. Talvez o médico esteja observando que homens querem ter filhos e mulheres não, porque as mulheres SABEM que a maior carga da criação será dela, mesmo com paternidade evoluída, é fato, mulheres carregam a maior carga. 2. concordo com os motivos do Fabio e ainda adiciono: não quero ter filhos pois temos 7 bilhões de pessoas no mundo, o planeta tem fontes renováveis e fontes finitas, não dá para ficar colocando humanos no mundo. Prefiro não colaborar com o aumento das pessoas, especialmente com um futuro tão tenebroso... terra esquentando, recursos acabando... e daí concordo com o João que disse em adotar, se eu sentir muita necessidade de ter filhos, eu adoto..se é para ter filhos, terei alguém que eu sinto que realmente farei a diferença (tem.uma fala maravilhosa que Nicole Kidman no filme Lion e concordo muito, sobre a adoção dos filhos)
Você conheceu Thomas Malthus? Se não, vale a pena dar uma pesquisada. Vez por outra nos deparamos com a ideia de que o Planeta está cheio e os recursos estão acabando, blá blá blá... Cheias são as metrópoles onde há desenvolvimento né? A terra é mais populosa a cada dia, mas, ainda está longe, bem longe de ser povoada e ter uma densidade demográfica apavorante como dizem. Largando mão de conceitos geográficos e filosofando agora, até onde vai a sustentabilidade? Ela dura pra sempre? Não, nada é pra sempre... Então se o planeta estivesse "morrendo" como muitos afirmam, nada que o homem fizesse iria impedir isso, aliás, as medidas de sustentabilidade são meramente paliativas. Na minha opinião é uma grandíssima besteira abrir mão de um determinado presente, por avaliar um futuro quase que de maneira esotérica.
@@marloncandido9463 concordo parcialmente. Vale ressaltar que uma parte considerável da população sequer tem o mínimo ou vive com muito pouco, então esse consumo desmedido não é de todo mundo não...
@@FagnerGMRibeiro Sim, vdd, mas quando digo excesso, falo no sentido de termos mais do que precisamos. Infelizmente a desigualdade é grande, mas o excesso por parte de quem consegue consumir também o é. Só vermos a quantidade de datas comerciais que existem e a necessidade de se sentir incluído.
Sabe qual o maior problema que o mundo vai enfrentar nas próximas décadas? Falta de mão de obra e aumento da demanda. Não pq estão nascendo muitas pessoas mas pq as pessoas vivem mais tempo e a quantidade de pessoas que nasce só diminui e não consegue trabalhar pra “manter” os idosos que são inativos. Logo, considerando a sua lógica de consumo de recursos, viver muito é o que prejudica o planeta. Ter filhos é uma forma de balancear isso.
Concordo! Daqui a 50 anos como estarão os recursos naturais? Como olhar para um futuro filho e dizer que coloquei ele nesse mundo podre sabendo de tudo de ruim que tem nele, só porque eu queria ser mãe?
Meu ex marido colocou pressão pra mim engravidar,dizia que era seu sonho,depois que o bebê nasceu ele terminou o casamento e foi embora com outra! Eu crio meu filho sozinha,nem perguntar como está a criança ele pergunta.
É, a maioria dos homens são irresponsáveis, infelizmente, principalmente os brasileiros, com essa cultura machista. Só com uma boa educação, dos nossos filhos, conseguiremos mudar isso, tenho só um filho, é um rapaz maravilhoso, criei sem o pai, com ajuda de minhas irmãs, minha mãe. Mas ele diz q não quer ter filhos, isso me entristece, já q não teremos descendência, não posso mudar ele. Confesso q meu sonho hj seria ser avó, mas entendo q é uma geração meio diferente,tenho vários sobrinhos q tbm não querem ter filhos, não casam, mas são independentes, como meu filho, q tem 38anos, a namorada dele tbm diz q não pensa em ter, pl menos agora. É uma grande responsabilidade, mas tbm é gratificante...
Tbm conheço essa história 🫤 na época ele tinha 30 anos e eu 20, ele dizia que o sonho dele era ser pai, CHORAVA quando eu ficava menstruada 🙄 eu jovem, caí na esparrela. Quando meu filho tinha um ano e meio me separei por causa das traições dele, 1 ano depois ele voltou para o Brasil e nunca mais viu o filho. Hoje meu filho tem 17 anos e quando a gente pergunta quem é o pai dele ele diz que é o meu marido, que foi quem cuidou dele desde que ele tinha 4 anos. É um pai de verdade, dava banho, brincava, estuda com ele, ficava acordado cuidando quando estava doente. Eu fui adotada quando era criança e sempre disse ao meu filho, pai é quem cria, quem se preocupa, está junto e dá amor 🧡
Falaram sobre pressão em ter filhos, e quando o Fábio disse que não quer ter filhos os demais reproduziram exatamente o mesmo discurso de quem faz pressão nos outros para ter filhos. Exemplificaram bem o tema.
Atualmente, não ter filhos, é a maior prova de amor ao proximo, esse próximo que vai se deparar com um mundo cade vez pior. Quem ama o ser huamo, não vai querer por um, nesse mundo podre
Que papo incrível! As mães tb tem um milhão de dúvidas. E quando os filhos vão acertando, a gente comemora. Quando eles erram, inevitavelmente vem na cabeça “onde foi que eu errei”. Mas quando crescem, vc comemora e aplaude em pé a criatura que se tornaram! É simplesmente mágico 😊
Não dou conta do tanto que este programa é bom... Respeito quem pensa diferente... mais não conheço experiência mais intensa e de autoconhecimento quando decidi ser mãe... mae mesmo... não cuidadora! Mãe que reconhece o filho como um indivíduo único e não apenas um ser que tenho a “missão” de educar! E uma caminhada JUNTOS! Eles me ensinam para C-*%#**
Eu particularmente não quero ter filhos por DIVERSOS motivos, o primeiro dele é a gravidez, que os homens jamais irão saber como é, além do parto, o pós... Enfim, tudo isso que antecede a chegada da criança Mas o que mais me deixa desconfortável com a ideia é o fato de que a responsabilidade materna sobre uma criança é imensamente maior que a paterna. Exaustão, cansaço, jornada de trabalho dupla além de toda a pressão social que existe para com as mulheres. Dificuldade no mercado de trabalho, infelizmente, e por aí vai.
estou na conta do meu companheiro... uma vez eu fui fazer uma entrevista de emprego em uma fabrica , e lá o supervisor que fazia a entrevista perguntou se eu tinha filhos eu disse que tinha uma de 2 anos, ele perguntou como eu ia fzer com a criança... meu marido estava desempregado na época eu disse que ia ficar com ele e depois ficaria com uma babá... e se ela ficar doente? vc vai faltar, isso não é bom pra empresa... eu disse que se eu tiver que faltar eu vou faltar.... e nessa empresa eles não aceitam atestado de acompanhante nem se vc for a mãe ou pai... e sim tem muita dificuldade no mercado de trabalho...não vou mentir, e não me arrependo nunca ter tido minha filha, tomei muitas decisões erradas na minha vida e ela não foi uma delas, mesmo com todas as dificuldades...mas se vc pensa assim realmente é melhor não ter, pq sim vai ter muita responsabilidade e vai ser cansativo.
Eu falava à mesma coisa. Até engravidar. Eu jamais queria ficar grávida. Aliás a experiência não está sendo legal no momento, não quero ter se novo esta experiência. Mas graças a Deus conforme vai acontecendo vc vai se acostumando. Penso um dia por vez.
Eu te entendo João. Eu com meus quase 35, solteira tbm estou com o útero gritando por um filho. Mas acredito que tudo tem sua hora mesmo sabendo que somos nós quem fazemos essa hora acontecer. E você com td esse brilho nos olhos qdo fala em ser pai, com certeza será um maravilhoso pai para seu filho, adotando ou não.
esse papo de "útero gritando por filho" é mais uma tolice empurrada pela sociedade! Úteros não têm vida própria, nem discernimento. Já vc, espero que sim!
Eu concordo plenamente com você Fábio. Quem tem filho pequeno, não consegue imaginar ou mensurar a decepção e a angústia, de você ver o o que seu filho (agora adolescente) está fazendo, como está agindo. Você se martiriza pensando: Como? Como ele pode fazer isso? Como ele pode pensar e agir assim? Eu o criei totalmente diferente disso. E não é “criar só de boca”, é educar com exemplos diários. Enquanto eles são pequenos, você tem certeza que está fazendo um”bom trabalho”, quando de repente o tempo passa, eles crescem, e você se vê com um dilema: Eu amo meu filho!! Mas não tenho orgulho e muitas vezes tenho desgosto do que (quem) ele se tornou. Eu entrei em profunda depressão por isso. Por constatar que na realidade, nossos filhos são “nossos” filhos até certa idade e depois disso, a vida se encarrega do restante da educação, e cabe a nós pais, apenas aceitar o livre arbítrio deles, e continuar amando-os, mesmo que eles sejam o oposto de tudo aquilo que você acredita. Tenho até uma certa inveja dos religiosos, que rezam e esperam um milagre. Eu como atéia, só espero que o tempo os façam amadurecer e se conscientizarem e lembrarem de suas raízes e princípios dos quais foram educados.
Apesar de ter uma mudança radical na minha vida, ser mãe foi e é a melhor coisa que me aconteceu. Hoje minha filha está com 13 anos e é uma pessoa incrível, eu nunca imaginei que isso fosse possível porque eu não só lá aquelas coisas, mas fui e sou uma boa mãe. 😜😂🤪
gostei muito do papo, e como mãe que não planejou me vi em todas as opiniões, e a visão do João vicente acho que me definiu, sobre não se ver nas atitudes e no caráter do filho, de se decepcionar, envolve muitos medos, paternidade é difícil, mas sem dúvida o maior aprendizado da vida de um ser. Eu nao seria essa mulher que sou hoje se não fosse minhas filhas.
Que sensibilidade do Emicida em notar o que as mulheres mais velhas e sem filhos passam. Isso é algo que nao se diz, subliminar, as pessoas pesam, julgam em pensamento e nao falam.
Porchat é o que mais ama o filho que ainda não veio... Demonstra odiar o fato de ver seu filho sofrer, e não poder fazer muito para evitar esse sofrimento. Isso é que é pai!
Sei bem sobre muito que foi disto neste papo. Tenho 41 e nao sou mae, sempre quis ser e acho que tenho instinto materno... mas nao importa o que os outros pensam. Por que acredito que tudo está como deveria estar e que nao conseguimos controlar tudo em nossas vidas. Está tudo bem.
Posso mudar de ideia amanhã, mas hoje, não tenho vontade alguma de ter um filho. Não vejo motivos para trazer uma vida para um mundo como o nosso. Gosto de viver, mas não gostaria de ver um filho meu nesse mundo. Acho que existir traz mais tristezas do que alegrias.
Filhos são a experiência suprema de viver o amor incondicional... Não que não hajam outras formas de vivenciar isso, mas deverá ser uma pesquisa intensiva e intensional pra tentar entender esse amor... Quando temos filhos deixamos de pensar apenas em nós mesmos. Nos libertamos mais do ego... É por incrível que pareça, nos tornamos profissionais melhores e aprendemos a gerir o tempo verdadeiramente. Assim foi pra.mim que vivo a experiência de educar 3 que amo loucamente e não troco por balada nenhuma!!! Fico cansado? Sim, mas a minha força é muito.maior hoje!!
Que delícia é ouvir 4 homens refletir sobre um assunto q exige deles o máximo da sensibilidade humana e deixar transparecer um medo e o outro ir lá e falar é amor Ser pai e mãe pra mim é presencair um milagre Vcs pra mim São geniais Parabéns
As amigas q tem filho só reclamam da falta de tempo entre elas e os maridos e do stress...isso que elas sempre me criticaram por eu falar q nunca queria ter filho 😂
Eu quero ter filhos e quero uns 3 ou 4! Adoro crianças e quero ser uma ótima mãe, colocar em prática e ensinar aquilo que minha mãe me passou para que eu me tornasse o que sou hoje! Levar minha geração e os ensinamentos a frente! ;)
Eu sou uma mulher que não deu certo😭😂. Adotei uma vira lata pra amenizar o julgamento. Estou adorando por sinal. Mas, confesso que não é fácil bancar esse julgamento. Mas abro um vinho 🍷 e degusto no silêncio e logo passa rs
Não tenho cachorro, sou atéia e estou com minhas dúvidas sobre ter filho. Não com medo dele ser um idiota, farei de tudo para ser o contrário, mas com pena dos idiotas que ele terá que lidar nesse mundo estranho...
Tenho esse sentimento também, gostaria até que ele enxergasse a vida com mais amor, mas nem seria escolha dele estar aqui. Sinto que seria melhor pra mim e biologicamente pra anquele anseio de passar a genetica, de ver parte de vc ainda nesse mundo após a morte, de ter alguém com possibilidade de te amar de forma mais pura, mas pelo que representou as coisas pra mim que vivi aqui até agora, eu realmente gostaria de parar com minha genetica, terminar esse ciclo. Esse é o meu pensamento hoje. Dá pra imaginar também que a maioria das pessoas que trazem humanos para esse mundo nem questiona muito dessas coisas, isso me preocupa se esse é o melhor caminho para a humanidade.
Muito bom o vídeo! Tenho um filho pequeno de um ano e três meses e está sendo a melhor experiência da minha vida. Só de escrever esse comentário e pensar em toda a situação eu me emociono!
E terrivelmente maravilhoso ser pais . tenho dois filhos adolescentes e sim Fábio eles são diferente...mas até agora ela com 17 e ele com 15 não me deu trabalho.
Não tenho filhos e não quero ter... mas já tive esse desejo. Mas o que o Francisco disse é muito verdade. Ter filho é uma experiência única. Os medos do Fábio não são muito racionais. Os medos existem e são reais, mas não significam nada com o que será a realidade. A sociedade como está é o que é mais preocupante.
Porchat me representa demais! Nunca quis ter filhos tb, mas amo meus alunos. Antes não queria procriar por uns medos INCONSCIENTES de ancestrais em mim, depois de muita terapia, continuo sem querer, mas agora por consciência. 😂 Conheço mães q dizem ter se arrependido de procriar e outra me disse q se pensarmos bem, ninguém procria e q filho, na prática, ainda é só da mãe geralmente... Q alívio não ter filhos!
Eu sempre quis ter um filho, hj tenho uma bebê de 10 meses....e tb tenho a mesma teoria do Fábio. Vc não sabe no que vai dá. Mas o prazer de ver crescer é maravilhoso!!!!
Fabio vc palavreou todos os meus questionamentos acerca da maternidade...tenho medo é isso! Obrigado por me mostrar que alguém na terra me compreende 🤗
Eu e meu marido optamos por não ter filhos! Hoje com 50 anos somos muito felizes e não nos arrependemos em nada. Filhos são lindos dos outros. É uma doação sem tamanho, vc doa tempo,dinheiro,individualidade e a disponibilidade o tempo inteiro. E o pior não compensa, ele vai crescer e nem tá aí pra vc que está um caco velho e mal tem dinheiro para o plano de saúde porque gastou tudo pra criar aquele ser.
@@dannilloribeiro Eu não sei a dona do comentário principal. Mas eu reconheço e tenho consciência que a dedicação dos meus pais para a minha criação foram imensas. Tanto que eu vi não ter essa mesma capacidade que eles, por isso não quero filhos.
Tema importantíssimo. Educando pais a serem pais, neste país que carente de paz. Educação dentro de casa. Educação na escola. Educação na fé. Educação no trabalho. Educação sexual. Educando gerações. Quero estar viva até meus 100 anos. Para ver crescimento em casais plurais tendo seus espaços respeitados. Deixo como referencia a música de uma banda que eu particularmente gosto muito Titãs com a música família. Já eduquei no cargo de nutricionista RT crianças dos 0 aos 5 anos. E até a idade que eu experienciei a educação dos meus pequenos. Eu tenho certeza que cumpri minha função. Todos alfabetizados em respeito ao próximo. Parabéns Canal GNT. Por mais programas porque as mulheres são de vênus. Educando vidas. Educando amor. 💞🌷
Fabio definiu todo meu pensamento quando eu digo para não terem filhos e o pq eu não deveria ter tido filhos. É essa eterna preocupação, essa eterna dependência sentimental, o pra sempre é muito forte! Amo de mais meus filhos, sou uma super mãe, mas preferia não ter conhecido esse sentimento.
Eu tb não quero ter filhos, pois não quero colocar um ser humano nesse mundo imbecil e tb por que eu simplesmente não tenho vontade. E esse argumento que esse cara falou e que é recorrente e irritante sobre ser o maior amor etc... isso não é regra, algumas mães não deveriam ser mães. Se as pessoas pensassem melhor antes de ter filhos talvez não existissem tantas crianças largadas por aí. Fora que o que faz o outro feliz não é o mesmo que me fará feliz, cada um, cada um.
Há muitas adolescentes que não sabem nada sobre a vida, mas engravidam e quando geram filhos, esses são criados pelas avós, enquanto as mamães adolescentes vão brincar.
Eu acho que sou um paradigma. Pq eu sempre vejo os dois lados. Ou os que nao querem de jeito nenhum por todos os motivos (e mais) que o Porchat deu ou os atagonistas como o Bosco q acreditam que tudo muda 100%. Eu sou pai. Minha miuda tah pra fazer 4 anos e eu sinto todo esse amor incondicional ai que foi mencionado no video. Mas ao mesmo tempo, tenho tb essa sensação de falta de tempo. Por mais que a maior parte de mim seja pai. Minha parte individual q me define como 'eu' ainda tem necessidades. Sinceramente pra mim eh o mais dificil de balancear: Ser pai sem deixar de ser eu mesmo. Ser Moldura, mas tb ainda ser parte da pintura...
Respeito quem n qer ter, n importa o motivo. Ter deveria ser p quem realmente qer muito, porq é uma entrega 24h por dia é como falaram , n tem.volta, é triste ver alguém maltratando um filho por falta de paciência, eu penso, será q essa pessoa n sabia q teria q ter muito amor e paciência c esse serzinho q apenas ta tentando se comunicar? Eu n pensava nesse assunto, pois ajudei criar minha irmã, então tva de boa. Qdo aos 28 tive minha 1 filha, planejada, depois de 8anos de casamento, curtimos viajamos muito. Eu achava q ia perder liberdade e quis aproveitar antes, mas foi o contrário, viajamos c ela com 2 aninhos e n paramos. Hj é uma adolescente tranquila, conversamos muito, n me deu um pingo d trabalho, mas converso sobre tdo c ela, vejo q muitos n tem tempo nem paciência p educar, ai o melhor é n ter mesmo. Criança precisa de rotina e limites. Acho q a educação e o diálogo tem q ser a base, junto c amor. O amor de país p com filhos é totalmente diferente de homem/mulher, é algo muito além do q imaginamos, só quem passa sabe, é muito bom, e tbm cheio de preocupações como foi falado ai, mas p mim vale muito a pena. A gente nunca ta preparado p ser pai ou mãe, é um dia de cada vez, sempre um aprendizado novo, com erros e acertos. Acordo tdo dia com ela me dizendo o qto me ama, ta maior q eu😊 se joga na cama comigo p baguncar como se tivesse 5 aninhos, eu olho aquele mulherão e penso o qto sou sortuda, é uma menina inteligente, doce, mas c personalidade, tenho tanto orgulho dela e consequentemente de mim como mãe. Qdo ela entra em casa, é a alegria entrando, faz meus dias muito mais felizes. Tá o tempo tdo procurando é me marcando no insta das coisas q ela gosta, compartilha comigo seus sonhos, planos, é minha amiga e companheira. se vc da amor recebe amor, seja por filho, sobrinho (quem n ser ter filho) ou bichinho estimação..
É Fábio, muito difícil mesmo, a dor da individualidade do Filho, que não é a sua extensão, e o sentido de liberdade deles dói muito, perder um Filho é devastador e irrecuperável pra mim, mas Mesmo assim não me arrependo do amor incondicional que senti em ser mãe, o bebê é eterno... Filho é filho....
Nem sabia que o Fabio era Childfree está certíssimo, também não quero filhos. Engraçado que as pss não respeitam ficam o tempo todo tentando fazer ele mudar de idéia.
Porchat falou o que eu falava... sei exatamente o que ele sente! (Mas hj tenho 1 filho, super planejado ha 3 anos atras e sou completamente louca por ele... vai entender?)
Achei esse vídeo maravilhoso! EU suuper sou igual o Fábio... PQP...cada vez que ele falava : tá, mas é pra sempre! Eu ria pq é EXATAMENTE o meu pensamento! E ser mulher e pensar dessa forma é foda pq muita GNT vem dar pitacos!
Isso é verdade sempre havera o medo do seu filho nao ter capacidade de aprender o que vc vai lhe ensinar. Mas o aprendizado é muito pelo exemplo, entao se vc é seu filho será, exceto se ele voer com alguma especificidade clínica.
Adoro esse programa!! Como é possível que todos tenham me representado em suas falas? O que Francisco disse sobre esse sentimento profundo e constante de amor quando o pequeno ser chega na nossa vida... é como me sinto em relação ao meu filho... mudou tudo o que até então entendia como amar alguém. Concordo com a fala do Emicida para o Fábio kkkk... quando temos filho muitas coisas que pensávamos ñ fazer ... faremos (comprar cachorro e dizer "vai com Deus") kkkk. Tenho um filho e mesmo assim, não posso ver uma bebezinha que meu útero ainda grita de vontade de ter uma menina (como do João kkk). Agora, essa paranóia do Fábio também sinto, mas depois de ter filho temos que dar uma controlada na ansiedade (para o Fábio também seria bom kkk), principalmente pq cometeremos erros (apesar que certas decisões não são erros ou acertos, como no caso da decisão da mãe dele em adiantar a irmãzinha na escola, como mãe que ama a filha e se preocupa com o afeto pelas coleguinhas tomou a decisão que achou melhor na época).
Entendi perfeitamente o que era amor depois de ter meu filho, assim como o Francisco. Também concordo sobre a questão do sentido de liberdade. Entendo quem não queira ter filhos, mas essa foi a melhor experiência da minha vida! ❤️❤️❤️
Me identifiquei muito com o Porchat , eu sempre soube que não teria filhos. Nossa diferença: gosto de criança, acho que são incríveis. Jovens também. Adultos não ficam atrás. Os seniores então… Não estou zoando. É sério.
Eu acredito que existe um "exagero" no conceito de paternidade/maternidade, pra mim a maternidade é apenas um papel desempenhado para ajudar um ser humano ser auto suficiente, mas dentro do nosso modelo social até nisso devemos atingir o sucesso. .. o ser criado deve ser perfeito. .. aí fudeu... as pessoas piraram em cuidados e expectativa!
Vcs são lindos! Homens com questionamentos normais,sem machismo! Lindos! Amor é a base da educação!tenho certeza que vcs foram educados com muito amor! Tenho 4 filhas,eduquei 4 mulheres com muito amor! Falhei tb,mas no final tudo dá certo. Bjs meninos lindos!
Caralho, que vídeo, hein? Me emocionei em algumas partes, a relação do meu marido e do meu sogro é bem difícil, apesar de serem pessoas muito parecidas na maneira de ver a vida. É muito lidar com os defeitos que você encontra no reflexo de espelho que o teu pai ou teu filho projeta sobre si no espelho... Amei o debate!
Ter ou não um filho é um projeto pessoal, e os outros não devem nunca nunca nunca opinar sobre. Nem que a pessoa não deve ter, nem que ela tem que ter. Cuidemos mais das nossas vidas. Eu não quero ter filho, nunca tive vontade....e todos me falam que isso é questão de tempo. Não é....eu não quero e pronto. E sou extremamente feliz com isso. Difícil aceitar???
Adoro o Chico Bosco. E Chico, esses jogos sutis entre pais e filhos duram por toda a vida felizmente, para deleite das duas partes, diversão, compreensão e aprimoramento da relação. Existem pausas torturantes que eu espero que sejam breves entre vocês. As minhas pareceram eternas enquanto duraram, mas foram deliciosamente compensadas. Amo esse programa. Vocês são maravilhosos. VIVAAA!!!
Importantíssimo esse papo com homem, mais do que urgente precisamos nos conscientizar da responsabilidade paterna... Parabéns pela iniciativa, falem mais sobre o assunto...
Qual é a sua opinião sobre o tema? Você já se sentiu pressionado(a) a ter filhos?
Tudo gera angústia, mas tudo vem na hora certa, gradualmente. Cada etapa do desenvolvimento deve ser vivido naquele momento. E cada nova etapa gera alegria e angústia. Ser responsável por outro que não nós mesmos é isso. Assim é a vida. Parabéns pelo tema!
Gostaria de ver um episódio do programa Papo de Segunda junto com Saia Justa, seria ótimo e bem construtivo essa junção de um episódio desses dois programa maravilhosos.
Tenho 47 anos e dou graças às Deus em não ter me casado e nem ter dito filhos, porém, nem sempre foi assim. Dos 30 aos 37 anos, me desesperei ao ver minhas amigas todas casada e eu nada. Mudei até de país pra ver se me casaria, mas nada aconteceu. Achava que era castigo de Deus por haver interrompido uma gravidez indesejada aos 20 anos. Chorava muito.
Hoje cuido da minha mãe e sou professora, inclusive de crianças.
Nossa quero muito ! Mais um minuto depois não quero nem morta ! To nesse dilema tem 40 anos ! É uma briga interna interminável e solitária
Lindo tema. Quando o útero do homem fala. Parabéns.. grandes homens. Admiráveis homens.
Uma verdade: Muitos homens querem ter filhos, mas poucos querem ser pai.
Conheço muitos que idealizam a paternidade contando apenas com os bons momentos e considerando que a maior carga será carregada pela mulher. Pra esses eu sempre digo: "Se você tem condição e está disposto a cuidar da criança sozinho, tenha um filho. Se não vai dar conta, nem tente. Quando se está disposto a cuidar sozinho, dividir com outros é apenas escolha.
Abandono paternal é um problema na nossa sociedade.
Pedro Dironasi 👏👏👏👏👏
Sim, Pedro. Lindo comentário :)
Verdade
mandou muito bem! parabéns pela consciência!
Você quem "mitou" está certíssimo!
Cara, isso que o Francisco falou é a maior verdade: gostar de criança e querer ter filhos realmente não tem nada a ver hahahahaha
Faz todo sentido, né?
Eu sou Porchat na vida!!
me identifiquei tambem
Porém muitos clientes confundem esses conceitos.
Sempre falei que a gente só gosta das "nossas crianças" (filhos, afilhados e, no máximo, sobrinhos e só!)
"Você vai ter filho, ele vai ter um cachorro e quando ele sair você vai falar: Vai com Deus." kkk
Emicida Mitou!!
melhor resposta a dele... sensacional!
Boakkk
boa
Maravilhoso kkkkk. 😂😂
O comentário foi divertido mas ele errou em seguir usando a frase afirmativa "você VAI TER filhos". Ele já disse que não vai.
Eu desejei ser mãe tardiamente...e quando cheguei da maternidade e coloquei meu filho em cima da minha cama, cercado de almofadas feito uma ilha...eu tive a certeza de que mataria aquele ser indefeso que precisava de muitos cuidados...5 anos se passaram: Fui buscar meu vicente de uber hoje(12/03/19) na escola...aí o motorista deu a ele um soldadinho articulado...ele agradeceu e disse que era maneiro...aí o motorista disse que alguém havia esquecido no carro...fiquei incomodada porque sempre digo a ele que tudo tem dono e é feio ficar com o que não é nosso, mas entubei, fazer o quê?
vicente brincou com tal boneco animado afinal ele não tem esse tipo de brinquedo... e perto de descer disse: *Tio...obrigado, mas eu vou deixar o brinquedo aqui pra você devolver quando achar a criança que perdeu, tá?*
Eu estou explodindo de orgulho do meu trabalho!!!❤❤❤ TUDO MUDA QUANDO VOCÊ MUDA!
😍 É desse jeito, eles sempre nos surpreendem.
Acredito demais nisso ! Hoje mesmo tive essa sensação por outro motivo mas é sentimento de trabalho bem feito. Parabéns a todos que educam
É uma sensação muito gostosa ❤️❤️
Estou muito feliz por você ❤
🤩🤩🤩🤩🤩🤩
O Porchat é claramente uma mãe desesperada 😂
Gabriel Jesus um pai desesperado
A própria dona Hermínia kkkkkk
😂😂😂😂😂😂 eu queria muito ser mãe tb, mas tô igual a Porchat, desisti rsrsrsrs
@@mayaraandressa9965 kkkkkk😂😂
@@Nanasundj 😂😂😂😂
Acho importantíssimo homens falarem sobre a paternidade.
Argumente contra isso: não quero ter filho pq não.
Eu não tenho um "pq", eu só não quero. Será que dá para respeitar?
Eu to cansada de dar um pq tbm.
Total!
Super! Já até mudo o foco!
Pois é. Ninguém pergunta para um casal que está esperando um filho pq eles quiseram ter filhos.
Essa gente chata que quer obrigar os outros a ter filhos, duvido que estejam dispostas a cuidar da criança quando o casal quiser um dia de folga, ou até mesmo dá uma lata de leite ou um pacote de fralda.
Eu sou o Fábio Porchat na vida...
Meu medo é por no mundo, educar, fazer o máximo que eu puder... E ainda sim ele ser um babaca.
Sou assim também , minha filha foi mocinha ,fiquei desesperada kkkkkkkkk. ,de noite sonhei eu sendo avó joven .
Filho é uma responsabilidade eterna ,eu jurava que seria uma mãe moderna de boa kkkkkkkkk
Tô sendo igual a minha avó
Só vai ser um babaca se antes vc for mais babaca ainda.
fale isso pra suzane von richthofen seu babaca
por isso e os outros motivos adotar é lindo. vc tem a possibilidade de conhecer seu filho. ADOTEM!
Por hoje eu não quero essa preocupação para minha vida. Talvez seja egoísmo meu ou sensatez em compreender que não é fácil fazer parte dessa construção humana.
Ter filho deve ser algo do caraleo, eu estou entrando com processo de adoção para ter um filho sem a necessidade de ter que casar para ter esse filho!
É do caraleo mesmo, mas não no bom sentido.
Tive filhos e me arrependi.
@@bamidelidikembi eu também, tenho uma filha de 5 meses e toda semana tenho crises e sempre me pergunto por que eu não abortei? É foda demais.
Não posso dizer que não amo, eu a amo muito, cuido muitíssimo bem, porém, é foda.
Eu também pretendo adotar, sempre pretendi, mas, gostaria de uma criança com 10 anos+. 💙
Te admiro!
@@bamidelidikembi coitado do seu filho ou filha então... pq se vc já se arrepende, pode ter certeza ele vai saber e vai sentir e ai sim vai ser pior do que vc imaginava...
A maternidade nunca fez parte dos meus planos, nunca tive vontade de ser mãe, mas sinto na pele a pressão da sociedade.
Eu tbm, sou casada há 3, e tenho 30 anos. Queria tbm poder mudar a cabeça do meu marido, que sonha em ser pai.
Edna Soares idem. Tenho quase 5 anos de casada. Sinto uma arma no olhar das pessoas quando eu não digo que não tenho vontade de ter uma criança.
Quase 4 anos de casada, 30 de idade e tb não quero. Quando falo isso parece q as pessoas ouvem que cato criancinhas pra fazer a sopa do jantar kkkkkkkkk principalmente pq levo muito jeito com crianças, em especial no trabalho. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa rsrrss
@@marcelosilveira7079 uma coisa não tem nada a ver com a outra. casar é casar, ter filho é ter filho. a pessoa pode ter o sonho de casar e não ter o sonho de ter filho.
Eu nao digo que nunca terei mas tambem nao e um sonho
A fala do grisalho é muito romântica nesse assunto. Ele generaliza o mundo pela suas experiencias pessoais com a paternidade
Leonardo Rezende exatamente
Ueh.. mas cada um fala de acordo com a sua visão, com as suas experiências.
Esse sim é um idiota
parece que não vive no mesmo mundo que nós... rsrsrsrsrs
Pior q ele ficou rebatendo o porchat como se ele tivesse q dar explicação pq não quer. Temos q aprender a RESPEITAR quem não tem essa vontade
"Ser pai é ficar o tempo apagando incêndios pro seu filho não vira Hitler "
- SIIIIIIIIIIIIIIIIIM
e talvez não consiga! rsrsrsrs
Kkkkkkkk isso é tão roteiro de série
Seu pai fez isso?
Sou mulher, não quero ter filhos, e acho um porre ter que me explicar pras pessoas. Não quero e pronto. Que chatice.
Ninguém explica pq quer. Alguém chega e fala: pq vc quer ter filho?? Não! Mas tem que explicar pq não quer....
Eu explico tudo,gosto de mater de raiva o desgraçado que me deseja filhos.
@@AnonimoAnonimo-bn9fv kkkkkkkkk verdade, eu tbm respondo com gosto
Fábio você está certíssimo. É isso mesmo, não romantizem.
Não quero ter filhos por duas razões: Tenho noção da responsabilidade que é ter um filho(vivencias muito proximas) e não tenho desejo pessoal.
Por isso me esterelizei aos 22, e se um dia eu mudar de ideia, que acho muito dificil, adotaria pois evitaria colocar o stress na mulher que amo(com a gravidez), e seria um ato nobre possibilitando um vinculo ainda mais unico com a criança. Mas assim como o Fábio, nem pet eu quero ter, quem dirá filho rs.
Acho que as pessoas romantizam demais e esquecem todo o stress e necessidades de criar um ser humano, não é saudavel ter filho sem ter um relacionamento estavel onde ambas as partes se comprometam igualmente na criação, onde ambas as partes estão dispostas a reforçar a propria relação (sim, ter um exemplo de relação saudavel dentro de casa é extremamente importante), e onde o casal entenda que o filho poderá ser diferente do que foi esperado, seja devido a escolhas de vida, doenças geneticas, ou somente pelo contexto e não tem problema algum, mas será que os pais saberão lidar com isso ? Se querem ter filhos, por favor o tenham mas sejam conscientes, pois nenhuma criança pediu pra nascer, e crescer num lar onde vc sente-se um fardo a felicidade aos pais é uma das varios fatores que culminam adultos problematicos
Já reparei q a pessoas q não querem ter filhos, seriam os melhores pais.
Muito coerente a sua resposta.
Eu também não quero ter filhos,penso como vc
@@sinceridadegratis Mas a questão não é ser o melhor pai, é ser feliz.... não temos que tomar decisões somente porque poderiamos fazer algo com excelencia, e sim porque nos deixaria feliz :)
@@rapha2494 sim eu entendi, só quis te fazer um elogio. Eu penso exatamente como vc.
O objetivo era convencer quem não quer (no caso o Fábio) a querer? Esperava uma discussão mais voltada para a aceitação da liberdade, do direito de escolha.
Ainda vai levar um tempo para a conversa chegar aí.
O video eh totalmente bocal... ja perdi o interesse quando o outro disse que era idiota apenas por nao gostar de criancas, como se nao gostar de algo fizesse o outro idiota. Td mundo deveria ser livre para gostar e desgostar do que quiser, desde que respeite o espaco do outro.
Pensei o mesmo e me deparei com os mesmos argumentos (rasos) que ouço toda vez que digo que não quero ter filhos
Carol Manson pois é! E eu sinceramente não entendo isso de dizer que gosto/não gosto de criança! Criança é um mini ser humano e como qualquer ser humano, de uns vou gostar e de outros não! Pra mim isso nem faz sentido. E, de fato, não fazendo mal a nada nem ninguém, cada um pode (não) gostar do que quiser sem ser tachado de nada!
Eu não entendi dessa forma. É um programa de debate, ninguém está tentando fazer o outro a mudar de idéia. Porque ele não poderia fazer essa pergunta? O Porchat poderia ter respondido só "Porque eu não quero".
Nao tenho vontade de ser mãe , muita responsabilidsde e trabalho. Gosto de fazer as minhas coisas no meu tempo e com filho isto é impossível
Legal, filho tira a liberdade . Você tem que ter plena certeza para valer a pena.
Também não quero. Chatisse maior é esse povo que tenta fazer a maternidade parecer melhor experiência do mundo. A gente não quer e pronto. Temos outros sonhos na vida.
Quando se tem um filho e pra vida inteira vc sempre será pai e terá obrigações e responsabilidades
Sua mente vai mudar.
@@Thiago1985-r8o verdade, não vimos pela perspectiva do seu umbigo... se tu quer ter filhos, tenha, se entupa de filhos ao ponto deles cairem pelas janelas de tanta criança... agora não vem encher o saco de quem não quer com suas crenças pessoais.
Será que ninguém pensa, nem por um momento, nas motivações de tal pessoa de não querer ter filhos sem enquadrar na caixinha pessoal de sua realidade?! Impressionante isso...
2 observações.
1. Talvez o médico esteja observando que homens querem ter filhos e mulheres não, porque as mulheres SABEM que a maior carga da criação será dela, mesmo com paternidade evoluída, é fato, mulheres carregam a maior carga.
2. concordo com os motivos do Fabio e ainda adiciono: não quero ter filhos pois temos 7 bilhões de pessoas no mundo, o planeta tem fontes renováveis e fontes finitas, não dá para ficar colocando humanos no mundo. Prefiro não colaborar com o aumento das pessoas, especialmente com um futuro tão tenebroso... terra esquentando, recursos acabando... e daí concordo com o João que disse em adotar, se eu sentir muita necessidade de ter filhos, eu adoto..se é para ter filhos, terei alguém que eu sinto que realmente farei a diferença (tem.uma fala maravilhosa que Nicole Kidman no filme Lion e concordo muito, sobre a adoção dos filhos)
Você conheceu Thomas Malthus? Se não, vale a pena dar uma pesquisada. Vez por outra nos deparamos com a ideia de que o Planeta está cheio e os recursos estão acabando, blá blá blá... Cheias são as metrópoles onde há desenvolvimento né? A terra é mais populosa a cada dia, mas, ainda está longe, bem longe de ser povoada e ter uma densidade demográfica apavorante como dizem. Largando mão de conceitos geográficos e filosofando agora, até onde vai a sustentabilidade? Ela dura pra sempre? Não, nada é pra sempre... Então se o planeta estivesse "morrendo" como muitos afirmam, nada que o homem fizesse iria impedir isso, aliás, as medidas de sustentabilidade são meramente paliativas. Na minha opinião é uma grandíssima besteira abrir mão de um determinado presente, por avaliar um futuro quase que de maneira esotérica.
Acredito que o problema é o excesso de consumo e não de pessoas.
@@marloncandido9463 concordo parcialmente. Vale ressaltar que uma parte considerável da população sequer tem o mínimo ou vive com muito pouco, então esse consumo desmedido não é de todo mundo não...
@@FagnerGMRibeiro Sim, vdd, mas quando digo excesso, falo no sentido de termos mais do que precisamos. Infelizmente a desigualdade é grande, mas o excesso por parte de quem consegue consumir também o é. Só vermos a quantidade de datas comerciais que existem e a necessidade de se sentir incluído.
Sabe qual o maior problema que o mundo vai enfrentar nas próximas décadas? Falta de mão de obra e aumento da demanda. Não pq estão nascendo muitas pessoas mas pq as pessoas vivem mais tempo e a quantidade de pessoas que nasce só diminui e não consegue trabalhar pra “manter” os idosos que são inativos. Logo, considerando a sua lógica de consumo de recursos, viver muito é o que prejudica o planeta. Ter filhos é uma forma de balancear isso.
Melhor conversa do ano! Muito engraçado ver as expectativas e temores dos apresentadores. Pra variar, Porchat hilário! Valeu pela sinceridade!
A maior prova de amor por um filho,é simplesmente não tê-lo.
concordo
Vixi ...então seus pais devem te detestar hein ? Né? Te colocaram no mundo, logo ..não devem te amar 🤪
Concordo! Daqui a 50 anos como estarão os recursos naturais? Como olhar para um futuro filho e dizer que coloquei ele nesse mundo podre sabendo de tudo de ruim que tem nele, só porque eu queria ser mãe?
"Filhos são o demo / Melhor não tê-los? / Mas se não os temos / Como sabe-los?"
@Marco Aurélio da Silva, dizer "papinho dos Ecochatos" já revela uns 80% da sua imbecilidade, sabia?!
Meu ex marido colocou pressão pra mim engravidar,dizia que era seu sonho,depois que o bebê nasceu ele terminou o casamento e foi embora com outra! Eu crio meu filho sozinha,nem perguntar como está a criança ele pergunta.
Nossa
É, a maioria dos homens são irresponsáveis, infelizmente, principalmente os brasileiros, com essa cultura machista. Só com uma boa educação, dos nossos filhos, conseguiremos mudar isso, tenho só um filho, é um rapaz maravilhoso, criei sem o pai, com ajuda de minhas irmãs, minha mãe. Mas ele diz q não quer ter filhos, isso me entristece, já q não teremos descendência, não posso mudar ele. Confesso q meu sonho hj seria ser avó, mas entendo q é uma geração meio diferente,tenho vários sobrinhos q tbm não querem ter filhos, não casam, mas são independentes, como meu filho, q tem 38anos, a namorada dele tbm diz q não pensa em ter, pl menos agora. É uma grande responsabilidade, mas tbm é gratificante...
Pra você ver como quase só tem mulher nesses comentários, os homens pra vir aqui só com filho nascido e poucos
Tbm conheço essa história 🫤 na época ele tinha 30 anos e eu 20, ele dizia que o sonho dele era ser pai, CHORAVA quando eu ficava menstruada 🙄 eu jovem, caí na esparrela. Quando meu filho tinha um ano e meio me separei por causa das traições dele, 1 ano depois ele voltou para o Brasil e nunca mais viu o filho. Hoje meu filho tem 17 anos e quando a gente pergunta quem é o pai dele ele diz que é o meu marido, que foi quem cuidou dele desde que ele tinha 4 anos. É um pai de verdade, dava banho, brincava, estuda com ele, ficava acordado cuidando quando estava doente. Eu fui adotada quando era criança e sempre disse ao meu filho, pai é quem cria, quem se preocupa, está junto e dá amor 🧡
Falaram sobre pressão em ter filhos, e quando o Fábio disse que não quer ter filhos os demais reproduziram exatamente o mesmo discurso de quem faz pressão nos outros para ter filhos. Exemplificaram bem o tema.
Atualmente, não ter filhos, é a maior prova de amor ao proximo, esse próximo que vai se deparar com um mundo cade vez pior. Quem ama o ser huamo, não vai querer por um, nesse mundo podre
Que papo incrível! As mães tb tem um milhão de dúvidas. E quando os filhos vão acertando, a gente comemora. Quando eles erram, inevitavelmente vem na cabeça “onde foi que eu errei”. Mas quando crescem, vc comemora e aplaude em pé a criatura que se tornaram! É simplesmente mágico 😊
Porchat me surpreendeu, positivamente. 😍❤
Porchat tá muito da hora nesse formato de programa
Fábio Porchat me representa!!!!!
gabriel alexandre a mim tb. Só que sou mulher kkkkkk
Tbm
😁😁😁
Não dou conta do tanto que este programa é bom...
Respeito quem pensa diferente... mais não conheço experiência mais intensa e de autoconhecimento quando decidi ser mãe... mae mesmo... não cuidadora! Mãe que reconhece o filho como um indivíduo único e não apenas um ser que tenho a “missão” de educar! E uma caminhada JUNTOS! Eles me ensinam para C-*%#**
Amei o tema... Super importante ouvir a opinião masculino sobre isso, afinal essa é uma discussão constante na vida das mulheres.
É compreensível o pensamento do Fábio, e de muitas outras pessoas em Não querer ter filho, afinal é algo íntimo de cada pessoa.
QUEM QUER DAR UMA CHANCE PRO JOÃO? Vamos ajudar minha gente... deu até dó do menino...
Né menina kkkk
Ele é gato demais. Nossa. Kkkkk
Eu se tivesse solteira... estaria ligando pra gnt com certeza! kkkkk
@@JulyLazaro com o histórico de ex namoradas dele minha autoestima não permite. Kkkkk
@@ednalvabarros859 vamos esquecer esse detalhe kkkk
Tenho filho e concordo com o Fábio.
Eu particularmente não quero ter filhos por DIVERSOS motivos, o primeiro dele é a gravidez, que os homens jamais irão saber como é, além do parto, o pós... Enfim, tudo isso que antecede a chegada da criança
Mas o que mais me deixa desconfortável com a ideia é o fato de que a responsabilidade materna sobre uma criança é imensamente maior que a paterna. Exaustão, cansaço, jornada de trabalho dupla além de toda a pressão social que existe para com as mulheres. Dificuldade no mercado de trabalho, infelizmente, e por aí vai.
Usagi exatamente, ser mãe é foda!! Sorte a sua ter essa claritude antes de fazer uma merda desta!
estou na conta do meu companheiro... uma vez eu fui fazer uma entrevista de emprego em uma fabrica , e lá o supervisor que fazia a entrevista perguntou se eu tinha filhos eu disse que tinha uma de 2 anos, ele perguntou como eu ia fzer com a criança... meu marido estava desempregado na época eu disse que ia ficar com ele e depois ficaria com uma babá... e se ela ficar doente? vc vai faltar, isso não é bom pra empresa... eu disse que se eu tiver que faltar eu vou faltar.... e nessa empresa eles não aceitam atestado de acompanhante nem se vc for a mãe ou pai... e sim tem muita dificuldade no mercado de trabalho...não vou mentir, e não me arrependo nunca ter tido minha filha, tomei muitas decisões erradas na minha vida e ela não foi uma delas, mesmo com todas as dificuldades...mas se vc pensa assim realmente é melhor não ter, pq sim vai ter muita responsabilidade e vai ser cansativo.
@Maria Juju kkk
Eu falava à mesma coisa. Até engravidar. Eu jamais queria ficar grávida. Aliás a experiência não está sendo legal no momento, não quero ter se novo esta experiência. Mas graças a Deus conforme vai acontecendo vc vai se acostumando. Penso um dia por vez.
Francisco sempre poeta e filósofo em suas explicações…
Sensacional…
Eu te entendo João. Eu com meus quase 35, solteira tbm estou com o útero gritando por um filho. Mas acredito que tudo tem sua hora mesmo sabendo que somos nós quem fazemos essa hora acontecer. E você com td esse brilho nos olhos qdo fala em ser pai, com certeza será um maravilhoso pai para seu filho, adotando ou não.
esse papo de "útero gritando por filho" é mais uma tolice empurrada pela sociedade! Úteros não têm vida própria, nem discernimento. Já vc, espero que sim!
Eu concordo plenamente com você Fábio.
Quem tem filho pequeno, não consegue imaginar ou mensurar a decepção e a angústia, de você ver o o que seu filho (agora adolescente) está fazendo, como está agindo.
Você se martiriza pensando: Como?
Como ele pode fazer isso?
Como ele pode pensar e agir assim?
Eu o criei totalmente diferente disso. E não é “criar só de boca”, é educar com exemplos diários.
Enquanto eles são pequenos, você tem certeza que está fazendo um”bom trabalho”, quando de repente o tempo passa, eles crescem, e você se vê com um dilema:
Eu amo meu filho!!
Mas não tenho orgulho e muitas vezes tenho desgosto do que (quem) ele se tornou.
Eu entrei em profunda depressão por isso. Por constatar que na realidade, nossos filhos são “nossos” filhos até certa idade e depois disso, a vida se encarrega do restante da educação, e cabe a nós pais, apenas aceitar o livre arbítrio deles, e continuar amando-os, mesmo que eles sejam o oposto de tudo aquilo que você acredita.
Tenho até uma certa inveja dos religiosos, que rezam e esperam um milagre. Eu como atéia, só espero que o tempo os façam amadurecer e se conscientizarem e lembrarem de suas raízes e princípios dos quais foram educados.
Apesar de ter uma mudança radical na minha vida, ser mãe foi e é a melhor coisa que me aconteceu. Hoje minha filha está com 13 anos e é uma pessoa incrível, eu nunca imaginei que isso fosse possível porque eu não só lá aquelas coisas, mas fui e sou uma boa mãe. 😜😂🤪
gostei muito do papo, e como mãe que não planejou me vi em todas as opiniões, e a visão do João vicente acho que me definiu, sobre não se ver nas atitudes e no caráter do filho, de se decepcionar, envolve muitos medos, paternidade é difícil, mas sem dúvida o maior aprendizado da vida de um ser. Eu nao seria essa mulher que sou hoje se não fosse minhas filhas.
Ameiii os argumentos do Fábio ... sorrir tantooooo que valeu rever o vídeo por 2 vezes 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Que sensibilidade do Emicida em notar o que as mulheres mais velhas e sem filhos passam. Isso é algo que nao se diz, subliminar, as pessoas pesam, julgam em pensamento e nao falam.
Porchat é o que mais ama o filho que ainda não veio... Demonstra odiar o fato de ver seu filho sofrer, e não poder fazer muito para evitar esse sofrimento. Isso é que é pai!
Concordo plenamente
@@SandraLu239ou ele está com medo do sofrimento dele mesmo como pai ...
Sei bem sobre muito que foi disto neste papo. Tenho 41 e nao sou mae, sempre quis ser e acho que tenho instinto materno... mas nao importa o que os outros pensam. Por que acredito que tudo está como deveria estar e que nao conseguimos controlar tudo em nossas vidas. Está tudo bem.
Posso mudar de ideia amanhã, mas hoje, não tenho vontade alguma de ter um filho. Não vejo motivos para trazer uma vida para um mundo como o nosso. Gosto de viver, mas não gostaria de ver um filho meu nesse mundo. Acho que existir traz mais tristezas do que alegrias.
Tudo que nos aconteceu e para nosso desemvolvimento espiritual. Que Deus nos abencoe.
Tenho medo de ter filhos justamente por isso que Fábio falo
Nossa, eu tbm. Parece que a gente vai viver pra sempre em alerta, com medo de algo acontecer.
Filhos são a experiência suprema de viver o amor incondicional... Não que não hajam outras formas de vivenciar isso, mas deverá ser uma pesquisa intensiva e intensional pra tentar entender esse amor... Quando temos filhos deixamos de pensar apenas em nós mesmos. Nos libertamos mais do ego... É por incrível que pareça, nos tornamos profissionais melhores e aprendemos a gerir o tempo verdadeiramente. Assim foi pra.mim que vivo a experiência de educar 3 que amo loucamente e não troco por balada nenhuma!!! Fico cansado? Sim, mas a minha força é muito.maior hoje!!
Talves o fato das mulheres não quererem tem a ver com esses pais que se ausentam das suas obrigaçoes, achando que so a parte material basta!!
Que delícia é ouvir 4 homens refletir sobre um assunto q exige deles o máximo da sensibilidade humana e deixar transparecer um medo e o outro ir lá e falar é amor
Ser pai e mãe pra mim é presencair um milagre
Vcs pra mim São geniais
Parabéns
As amigas q tem filho só reclamam da falta de tempo entre elas e os maridos e do stress...isso que elas sempre me criticaram por eu falar q nunca queria ter filho 😂
Eu quero ter filhos e quero uns 3 ou 4! Adoro crianças e quero ser uma ótima mãe, colocar em prática e ensinar aquilo que minha mãe me passou para que eu me tornasse o que sou hoje! Levar minha geração e os ensinamentos a frente! ;)
Eu sou uma mulher que não deu certo😭😂. Adotei uma vira lata pra amenizar o julgamento. Estou adorando por sinal. Mas, confesso que não é fácil bancar esse julgamento. Mas abro um vinho 🍷 e degusto no silêncio e logo passa rs
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Eu amo esses diálogos, já assistir esse vídeo várias vezes e já vou repetir de novo.
Não tenho cachorro, sou atéia e estou com minhas dúvidas sobre ter filho. Não com medo dele ser um idiota, farei de tudo para ser o contrário, mas com pena dos idiotas que ele terá que lidar nesse mundo estranho...
Esse mundo tá caótico. Penso muito se vale a pena colocar alguém nesse "inferno" por mero egoísmo/ vontade minha.
Tenho esse sentimento também, gostaria até que ele enxergasse a vida com mais amor, mas nem seria escolha dele estar aqui. Sinto que seria melhor pra mim e biologicamente pra anquele anseio de passar a genetica, de ver parte de vc ainda nesse mundo após a morte, de ter alguém com possibilidade de te amar de forma mais pura, mas pelo que representou as coisas pra mim que vivi aqui até agora, eu realmente gostaria de parar com minha genetica, terminar esse ciclo. Esse é o meu pensamento hoje. Dá pra imaginar também que a maioria das pessoas que trazem humanos para esse mundo nem questiona muito dessas coisas, isso me preocupa se esse é o melhor caminho para a humanidade.
Só existe uma forma de mudar o mundo: pessoas boas criando bem seus filhos.
Muito bom o vídeo! Tenho um filho pequeno de um ano e três meses e está sendo a melhor experiência da minha vida. Só de escrever esse comentário e pensar em toda a situação eu me emociono!
E terrivelmente maravilhoso ser pais . tenho dois filhos adolescentes e sim Fábio eles são diferente...mas até agora ela com 17 e ele com 15 não me deu trabalho.
Não tenho filhos e não quero ter... mas já tive esse desejo. Mas o que o Francisco disse é muito verdade. Ter filho é uma experiência única. Os medos do Fábio não são muito racionais. Os medos existem e são reais, mas não significam nada com o que será a realidade. A sociedade como está é o que é mais preocupante.
Fábio, eu te amo... e me identifico tanto... estou vibrando vendo este video
Amo o papo de segunda! Vocês são incríveis
Porchat me representa demais! Nunca quis ter filhos tb, mas amo meus alunos. Antes não queria procriar por uns medos INCONSCIENTES de ancestrais em mim, depois de muita terapia, continuo sem querer, mas agora por consciência. 😂 Conheço mães q dizem ter se arrependido de procriar e outra me disse q se pensarmos bem, ninguém procria e q filho, na prática, ainda é só da mãe geralmente... Q alívio não ter filhos!
Gostei, talvez tenha faltado falar dos pais que não se sentem pais mesmo sendo.
Eu sempre quis ter um filho, hj tenho uma bebê de 10 meses....e tb tenho a mesma teoria do Fábio. Vc não sabe no que vai dá. Mas o prazer de ver crescer é maravilhoso!!!!
Belo diálogo.Lindos homens. Parabéns a abertura para este diálogo.
Fabio vc palavreou todos os meus questionamentos acerca da maternidade...tenho medo é isso! Obrigado por me mostrar que alguém na terra me compreende 🤗
Eu e meu marido optamos por não ter filhos! Hoje com 50 anos somos muito felizes e não nos arrependemos em nada.
Filhos são lindos dos outros. É uma doação sem tamanho, vc doa tempo,dinheiro,individualidade e a disponibilidade o tempo inteiro. E o pior não compensa, ele vai crescer e nem tá aí pra vc que está um caco velho e mal tem dinheiro para o plano de saúde porque gastou tudo pra criar aquele ser.
Obrigada por postar isso aqui. É importante ver a opinião de alguém com mais experiência dizendo se se arrependeu ou não.
Vc fez isso com seus pais? pois parece convicta na sua afirmação.
@@dannilloribeiro Eu não sei a dona do comentário principal. Mas eu reconheço e tenho consciência que a dedicação dos meus pais para a minha criação foram imensas. Tanto que eu vi não ter essa mesma capacidade que eles, por isso não quero filhos.
vc está certissima
Isso tem um ponto de verdade mesmo, eu respeito. Tenho filho mas isso passa pela cabeça às vezes, é um exercício de altruísmo todos os dias
Tema importantíssimo. Educando pais a serem pais, neste país que carente de paz. Educação dentro de casa. Educação na escola. Educação na fé. Educação no trabalho. Educação sexual. Educando gerações. Quero estar viva até meus 100 anos. Para ver crescimento em casais plurais tendo seus espaços respeitados. Deixo como referencia a música de uma banda que eu particularmente gosto muito Titãs com a música família. Já eduquei no cargo de nutricionista RT crianças dos 0 aos 5 anos. E até a idade que eu experienciei a educação dos meus pequenos. Eu tenho certeza que cumpri minha função. Todos alfabetizados em respeito ao próximo. Parabéns Canal GNT. Por mais programas porque as mulheres são de vênus. Educando vidas. Educando amor. 💞🌷
Porchat me representa kkkkkk tenho 26 anos, melhor coisa que fiz foi a Vasectomia, solteiro, sem estresse, e afins..
Nada como a liberdade ❤️
Fabio definiu todo meu pensamento quando eu digo para não terem filhos e o pq eu não deveria ter tido filhos. É essa eterna preocupação, essa eterna dependência sentimental, o pra sempre é muito forte! Amo de mais meus filhos, sou uma super mãe, mas preferia não ter conhecido esse sentimento.
Eu tb não quero ter filhos, pois não quero colocar um ser humano nesse mundo imbecil e tb por que eu simplesmente não tenho vontade. E esse argumento que esse cara falou e que é recorrente e irritante sobre ser o maior amor etc... isso não é regra, algumas mães não deveriam ser mães. Se as pessoas pensassem melhor antes de ter filhos talvez não existissem tantas crianças largadas por aí. Fora que o que faz o outro feliz não é o mesmo que me fará feliz, cada um, cada um.
Há muitas adolescentes que não sabem nada sobre a vida, mas engravidam e quando geram filhos, esses são criados pelas avós, enquanto as mamães adolescentes vão brincar.
Que bom a vcs estan falando sobre isso..
Eu acho que sou um paradigma. Pq eu sempre vejo os dois lados. Ou os que nao querem de jeito nenhum por todos os motivos (e mais) que o Porchat deu ou os atagonistas como o Bosco q acreditam que tudo muda 100%.
Eu sou pai. Minha miuda tah pra fazer 4 anos e eu sinto todo esse amor incondicional ai que foi mencionado no video. Mas ao mesmo tempo, tenho tb essa sensação de falta de tempo.
Por mais que a maior parte de mim seja pai. Minha parte individual q me define como 'eu' ainda tem necessidades.
Sinceramente pra mim eh o mais dificil de balancear: Ser pai sem deixar de ser eu mesmo.
Ser Moldura, mas tb ainda ser parte da pintura...
Respeito quem n qer ter, n importa o motivo.
Ter deveria ser p quem realmente qer muito, porq é uma entrega 24h por dia é como falaram , n tem.volta, é triste ver alguém maltratando um filho por falta de paciência, eu penso, será q essa pessoa n sabia q teria q ter muito amor e paciência c esse serzinho q apenas ta tentando se comunicar?
Eu n pensava nesse assunto, pois ajudei criar minha irmã, então tva de boa.
Qdo aos 28 tive minha 1 filha, planejada, depois de 8anos de casamento, curtimos viajamos muito. Eu achava q ia perder liberdade e quis aproveitar antes, mas foi o contrário, viajamos c ela com 2 aninhos e n paramos.
Hj é uma adolescente tranquila, conversamos muito, n me deu um pingo d trabalho, mas converso sobre tdo c ela, vejo q muitos n tem tempo nem paciência p educar, ai o melhor é n ter mesmo.
Criança precisa de rotina e limites.
Acho q a educação e o diálogo tem q ser a base, junto c amor.
O amor de país p com filhos é totalmente diferente de homem/mulher, é algo muito além do q imaginamos, só quem passa sabe, é muito bom, e tbm cheio de preocupações como foi falado ai, mas p mim vale muito a pena.
A gente nunca ta preparado p ser pai ou mãe, é um dia de cada vez, sempre um aprendizado novo, com erros e acertos.
Acordo tdo dia com ela me dizendo o qto me ama, ta maior q eu😊 se joga na cama comigo p baguncar como se tivesse 5 aninhos, eu olho aquele mulherão e penso o qto sou sortuda, é uma menina inteligente, doce, mas c personalidade, tenho tanto orgulho dela e consequentemente de mim como mãe. Qdo ela entra em casa, é a alegria entrando, faz meus dias muito mais felizes.
Tá o tempo tdo procurando é me marcando no insta das coisas q ela gosta, compartilha comigo seus sonhos, planos, é minha amiga e companheira.
se vc da amor recebe amor, seja por filho, sobrinho (quem n ser ter filho) ou bichinho estimação..
Nossa, ser pai pra mim foi uma mudança positiva na minha vida em todos os sentidos, é um desafio da vida mais o amor supera esse desafio facilmente.
"vemos crianças criadas com a mesma educação e são completamente diferentes" a educação NUNCA é a mesma! Ainda que venha da mesma fonte!
Ser pai e mãe requer muita responsabilidade, amor e uma dedicação sem igual
amei ver pelo ponto de vista masculino, pena que acabou ficaria hras assistindo vcs debaterem s2
É Fábio, muito difícil mesmo, a dor da individualidade do Filho, que não é a sua extensão, e o sentido de liberdade deles dói muito, perder um Filho é devastador e irrecuperável pra mim, mas Mesmo assim não me arrependo do amor incondicional que senti em ser mãe, o bebê é eterno... Filho é filho....
Nem sabia que o Fabio era Childfree está certíssimo, também não quero filhos. Engraçado que as pss não respeitam ficam o tempo todo tentando fazer ele mudar de idéia.
Gostei do tema, porque eu nunca tinha ouvido esse assunto ser debatido, ao contrário da pressão de ser mãe.
Porchat falou o que eu falava... sei exatamente o que ele sente! (Mas hj tenho 1 filho, super planejado ha 3 anos atras e sou completamente louca por ele... vai entender?)
Achei esse vídeo maravilhoso!
EU suuper sou igual o Fábio... PQP...cada vez que ele falava : tá, mas é pra sempre! Eu ria pq é EXATAMENTE o meu pensamento! E ser mulher e pensar dessa forma é foda pq muita GNT vem dar pitacos!
Porchat fado sensato
Isso é verdade sempre havera o medo do seu filho nao ter capacidade de aprender o que vc vai lhe ensinar. Mas o aprendizado é muito pelo exemplo, entao se vc é seu filho será, exceto se ele voer com alguma especificidade clínica.
"Vc vai ter filho, ele vai ter um cachorro e vc vai dizer vai com Deus quando ele sair."
Adoro esse programa!! Como é possível que todos tenham me representado em suas falas? O que Francisco disse sobre esse sentimento profundo e constante de amor quando o pequeno ser chega na nossa vida... é como me sinto em relação ao meu filho... mudou tudo o que até então entendia como amar alguém. Concordo com a fala do Emicida para o Fábio kkkk... quando temos filho muitas coisas que pensávamos ñ fazer ... faremos (comprar cachorro e dizer "vai com Deus") kkkk. Tenho um filho e mesmo assim, não posso ver uma bebezinha que meu útero ainda grita de vontade de ter uma menina (como do João kkk). Agora, essa paranóia do Fábio também sinto, mas depois de ter filho temos que dar uma controlada na ansiedade (para o Fábio também seria bom kkk), principalmente pq cometeremos erros (apesar que certas decisões não são erros ou acertos, como no caso da decisão da mãe dele em adiantar a irmãzinha na escola, como mãe que ama a filha e se preocupa com o afeto pelas coleguinhas tomou a decisão que achou melhor na época).
Fábio Porchat dos 6:30 até 7:50 parece eu falando porque não quero ter filhos 😂
2!!
"pra não deixar seu filho virar Hitler" kkkkkkkkkk
3
Entendi perfeitamente o que era amor depois de ter meu filho, assim como o Francisco. Também concordo sobre a questão do sentido de liberdade. Entendo quem não queira ter filhos, mas essa foi a melhor experiência da minha vida! ❤️❤️❤️
Porchat, casa comigo.
Incrível como pensamos exatamente igual...
A gente nao vai NUNCA ter filho!🙏🏽 kkkk
Me identifiquei muito com o Porchat , eu sempre soube que não teria filhos.
Nossa diferença: gosto de criança, acho que são incríveis.
Jovens também.
Adultos não ficam atrás.
Os seniores então…
Não estou zoando. É sério.
Porchat: - imagina seu filho com 16 anos "fui na rua e bati num gay"
Emicida: 10:50 😂😂😂 Porchat leva essa conversa à outro nível
É um grande prazer ser pai. Acho que cabe aos pais construir o caráter dos filhos.
Eu acredito que existe um "exagero" no conceito de paternidade/maternidade, pra mim a maternidade é apenas um papel desempenhado para ajudar um ser humano ser auto suficiente, mas dentro do nosso modelo social até nisso devemos atingir o sucesso. .. o ser criado deve ser perfeito. .. aí fudeu... as pessoas piraram em cuidados e expectativa!
concordo . As coisas vão indo naturalmente .
Esse assunto foi demais comentário brilhante amo por filho e incrível
Porchat me representa. Sempre que Me imagino com filho imagino o apocalipse. Meu filho viciado me odiando, pelo jeito vou ser uma péssima mãe 🤣🤣🤣
Tenho certeza que vai. Melhor vc não ter mesmo !
Tenho filhos, sou boa mãe e me arrependo.
cabecinha curta rs
Se vc já chegou a essas conclusões, então não deixe que ninguém te convença do contrário!
Vcs são lindos! Homens com questionamentos normais,sem machismo!
Lindos! Amor é a base da educação!tenho certeza que vcs foram educados com muito amor!
Tenho 4 filhas,eduquei 4 mulheres com muito amor! Falhei tb,mas no final tudo dá certo.
Bjs meninos lindos!
Eu sou igual o Fábio. Nem fudendo. Filho é castigo
quando alguem fala: "Fulana engravdou ou fulano vai ser pai já penso": ihhhhh se Fudeu!
Sem duvida
🤣🤣🤣🤣
Caralho, que vídeo, hein?
Me emocionei em algumas partes, a relação do meu marido e do meu sogro é bem difícil, apesar de serem pessoas muito parecidas na maneira de ver a vida. É muito lidar com os defeitos que você encontra no reflexo de espelho que o teu pai ou teu filho projeta sobre si no espelho...
Amei o debate!
Ter ou não um filho é um projeto pessoal, e os outros não devem nunca nunca nunca opinar sobre. Nem que a pessoa não deve ter, nem que ela tem que ter. Cuidemos mais das nossas vidas. Eu não quero ter filho, nunca tive vontade....e todos me falam que isso é questão de tempo. Não é....eu não quero e pronto. E sou extremamente feliz com isso. Difícil aceitar???
Adoro o Chico Bosco.
E Chico, esses jogos sutis entre pais e filhos duram por toda a vida felizmente, para deleite das duas partes, diversão, compreensão e aprimoramento da relação. Existem pausas torturantes que eu espero que sejam breves entre vocês. As minhas pareceram eternas enquanto duraram, mas foram deliciosamente compensadas.
Amo esse programa.
Vocês são maravilhosos.
VIVAAA!!!
"Você vai educar esse troço"
🤣🤣🤣🤣🤣
Importantíssimo esse papo com homem, mais do que urgente precisamos nos conscientizar da responsabilidade paterna... Parabéns pela iniciativa, falem mais sobre o assunto...