Chegou ao ponto que nada será mais tolerado!!!!!! comecei a fazer alguns videos sobre o tema Valéria, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!!!
@@RPshow1000 pra vc ter uma ideia isso q vc está fazendo se caracteriza rascismo Pois vc ridiculariza uma matéria seria Suponhamos q o assunto fosse pedofilia vc faria piada. Não! Pq é um caso indiscutível sempre levado a sério E essa sua atitude demonstra que ou vc é racista ou não leva à sério a causa
@@RafaelGomes-xw8td Piada? se você é covarde eu não ligo, o racismo vai acabar o dia que usarmos armas contra quem o faz. "Faça o que você teme, ter medo de você". Malcom X sim foi um guerreiro negro, Martin Luther King só ensinou pacifismo e amor enquanto o inimigo te taca pedras. Do que adianta você querer conviver de igual com os brancos se eles não querem o mesmo? A raça deles jamais vai mudar, quando mudam de calçada, ou quando pensam que você vai roubar alguém, quando fazem uma piadinha. Fazem porque sabe que nada acontece. Quando tiver consequências vamos ver se são tudo isso. Respeito é algo que se não é dado é cobrado.
Sou negra, passo por situações de racismo cotidianamente. As vezes me canso e chego a epensar que não tem cura. Quem conhece o mínimo da nossa história sabe que de raridade o racismo no Brasil não tem nada. Agora o que fazer ou dizer quando o representa Mor da nação faz um tipo de comentário desse. Muito obrigada por vocês tocarem na ferida sempre. Amo suas discussões.
@@JorgeLuiz-nn4sn vamos nos unir e levar conhecimento aos cantos mais isolados do país Mostra pros moleque q eles não tem um destino traçado q podem ser alguém na vida
"A minha vontade foi de voltar lá e quebrar tudo!", essa é a vontade de todos que passaram e passam a vida inteira sofrendo racismo e já está esgotado.
@@flagelo84 Nós pretos já nascemos marcados, independente do que façamos, os racistas já tem uma opinião sobre nós e não vão muda-la, TUDO que eles puderam usar, para justificar o pq nós sofremos racismo ou pq eles foram racistas, vão usar, isso também inclue, culpa a nós mesmos por isso.
@@flagelo84 Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
@@Negao..219 Nss amg,eu sinto mt por vc ter passado por essas coisas,eu também já passei por situações bem racistas na escola,é mt difícil de lidar,espero que vc esteja bem
Obrigado. Simplesmente. Márcio e Emicida representaram. Só quem é negro no Brasil sabe o que é racismo. O quanto incomodamos... Não sejamos omissos. Lutar é preciso. Respeito é necessário.
Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Cara, eu sei que todo o Brasil tem racista, más no Rio grande do sul é uma realidade 99% das pessoas são. Eu tenho nojo das pessoas de lá, más o lugar é lindo.
tbm sou negra já passei por muitos episódios entristecedores.um só da que nunca esqueci é de uma mulher chamada Jane Augusta de Souza que falou que eu era negra que nem cabelo tinha que meu cabelo era aplique que eu ñ tinha nem direito de viver prq negra horrorosa q meu esposo ñ era homem pra mim tinha q ficar com ela pra ela é branca eu fiquei sem chão
Fiquei emocionado (triste) com a história do Márcio. Reflexo da violência sofrida por muitas pessoas em todo o Brasil. Parabéns pela temática e pelo desenvolvimento do debate.
@@eduardozanettisegatto7976 outro racista que não pode ver um ato de racismo tão sério que insisti em duvidar, se tu não vivência isso é só ficar quieto cara!
@@eduardozanettisegatto7976 diz isso, pois certamente deve ser um branco querendo dizer que o cara está se fazendo de "vitima" e se aproveitando da situação.
Sim existe racismo. Em ambientes de trabalho fica mais evidente. Se observarem que um negro/negra são inteligentes, curiosos, já tratam de querer minar sua autoestima com olhares, comentários, especulações. Eu mesma já ouvi de uma chefe que meu lugar não era no laboratório dela. Eu era nova na época, ouvi isso. Demorei para perceber que era racismo, pois no primeiro momento que você sofre, você fica se questionando se é aquilo mesmo. Confirmei depois de observar outros comportamentos dela. Mas eu penso, que algums negros não acham que tem racismo e até concordam com a fala do presidente, simplemente porque esses negros, tem medo de sentir. Quando você reconheçe algo, existe uma carga de sentimentos e responsabilidades que vem junto. Algumas pessoas, preferem negar, é mais cômodo. A consciência trás dor e chama à luta. A maioria das pessoas não estão prontas para isso. Seja por que são ruins, covardes ou imaturos. Aplaudo o programa, muito bem colocada a questão. O negro precisa ser digno diante de si mesmo. A dignidade não está a venda.
Concordo com você quando fala sobre o negro que pensa não haver racismo no Brasil, digo por que já fui um daqueles que simplesmente preferia não ver a realidade mesmo passando na pele a dura verdade, mas o tempo e certas situações me forçaram á ver a verdade. Ate os meus 18 anos eu não dava muita ou nem uma importância a este assunto mas quando eu comecei a namorar uma garota que muitos diziam que não combinávamos por que eu um jovem Negro humilde de cabelo duro namorando uma garota branca, loira, olhos verdes, uma garota que pra muitos parecia uma Barbe. Foi aparte deste momento que meus olhos se abriram e eu comecei a ver como nossa sociedade é racista, às vezes o preconceito esta mais perto do que pensamos parte da família dela não aceitava que ela namorasse um negro, a mãe e as irmãs dela no caso não aceitavam sem falar nos comentários e Piadas maldosas que ouvíamos nos lugares em que íamos e isso não aconteceu uma vez só não foram muitas vezes, lembro quando entrávamos em algum estabelecimento e as vendedoras nos olhava como se não acreditassem essas situações foram apenas o algumas em que já passei no começo do meu "desperta". O interessante dessa situação é que tanto eu como ela nunca vimos a cor das nossas peles mas sim os nossos corações. (Ela sentia vergonha da família dela por serem assim, felizmente ela nao era mesmo tendo sido ensinada a odiar o diferente.) De la para cá eu noto toda vez em que entro em uma loja e os seguranças me observam pra não dizer seguem por achar que, por que sou negro logo devo ser bandido e preciso ser observado de perto e digo falando de um comportamento que acontece no estado do Brasil com o maior número de negros fora da África. Hoje mesmo me aconteceu um fato que ilustra bem como o racismo ou pré- conceito em nosso pais é velado e muitas das vezes ate disseminado sem que a pessoa que o esta disseminando se de conta. Uma jovem mulher branca estudante de "D - I - R - E - I - T - O", "Direito" me disse: olha quando eu vejo aqueles caras mão encarados do meu lado eu não pego a mochila não, por que eu não sei se ele é um traficante ou não? Mas quando é alguém assim como você, bem arrumado ai eu sei que é um trabalhador uma pessoa de bem. (Essa conversa aconteceu em um transporte publico, Ónibus.) eu fiquei me perguntando, em tão quer Dizer que ela fez juízo de valor das pessoas de acordo com a aparência delas e de sua pré - dileçaam. Isso reflete bem como muitas pessoas no Brasil nem percebem que estão tendo atitudes pré-conceituosas.
Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Duvido que aqueles que estão no programa e se dizem brancos não tenham qualquer parte de DNA da "raça" negra, assim como aqueles que se dizem negros não tenham parte de DNA da "raça" branca. No final são todos iguais. Não há negro ou branco, são pessoas da raça humana discutindo o sexo dos anjos.
@@maurocampos9208 mas a sociedade não nos trata como iguais.É o negro que é desvalorizado pela sua estética,visto como subalterno mesmo bem vestido ou tendo boa condição financeira,é esteriotipado pela mídia,sexualizado pela sociedade,ensinado que deve embranquecer a família,confundido com bandido na maioria das vezes,tem que mudar suas características pra arranjar emprego,tem sua religião marginalizada,sua cultura (como funk ou penteados afros) desvalorizados em si mesmo mas valorizados quando pessoas brancas utilizam,sofrem ofensas os comparando com animais,etc.
Presenciei uma cena em um shopping aqui em São Paulo, na região de Santo Amaro. Detalhe que nem é um shopping em região de classe média alta. O fato é que existe uma rampa de acesso e eu subia, e percebi que assim que um rapaz negro desceu o segurança avisou no rádio, pude escutar que ele dava a descrição de roupa dele. Na hora percebi do que se tratava. Abordei o segurança e perguntei pq ele avisou da entrada do rapaz, se o rapaz era suspeito de algo. O segurança respondeu q apenas fazia seu trabalho. Perguntei novamente se era pq o rapaz era negro, se ser negro já era suspeito. Falei pra ele que isso não era correto. Ele concordou, porém disse que apenas fazia seu trabalho, que se não avisasse no rádio, la embaixo os seguranças iriam fazer o mesmo e questionar pq ele não o fez. Enfim, lamentável. Essa é a orientação que eles recebem, é corriqueiro. Passo no local toda semana, procuro não consumir nada ali, não merece meu dinheiro pardo.
Obrigado a todos vocês pelas histórias, relatos, pela coragem e inteligência em abordar o Racismo. A quem se sentir discriminado, divulgue, a você que não sofre com isso, ajude a combater esse câncer.
O governo alimenta isso mano, cota pra negro, cota pra índio, como se o CÉREBRO de um branco fosse muito superior, eu sendo branco me sinto humilhado, o vestibular é igual pra todo mundo, é aprovado quem tira a melhor nota, mas não esqueça que os Negros forom passado pra trás a vida inteira (ESCRAVIDÃO), o descaso do governo q dá um aparelho conversor pra população de baixa renda mas não dá um computador pra galera te acesso a informações qualificadas, mas o conversor é melhor eu acho da pra se DROGAR assistindo a Globo.
@@neusarosolen505 o preto pobre passa por coisas que jamais o branco pobre passará. O Brasil possui uma desigualdade racial gigantesca. Não acho cotas a melhor opção, mas como eu tenho certeza que se a gente negar ela, nada vai ser colocado no lugar, a gente defende a cota que foi responsável por empregar muitos pretos, formar muitos pretos. O que antes tinha quase nenhum preto nas universidades, hoje tem muito mais. Inclusive ótimos profissionais, pois mesmo com cota, tem que estudar dez vezes mais. E passando com nota maior que não cotistas.
Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Verdade, Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Fala super necessária e essa conversa não termina aqui. Gostei demais e senti a voz do Francisco embargada em sua célebre conclusão. Adoro vocês! #ubuntu
A conversa tem que estar sempre presente na nossa fala!! comecei a fazer alguns videos sobre a temática, se quiser dar uma olhada Marli, seria uma grande honra!!!
@@adrianohenriquecarloscarlo7456 é óbvio q ser pobre é sempre pior. Mas ser negro e pobre a pessoa tá mto ferrada na vida. Ou vc acha q msm entre pobres o tratamento é igual. Mas ainda te dou um exemplo de milionário negro q sofre racismo. Jogador de futebol.
Me deu voz, Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Que esse tema esteja sempre em evidência. Gostaria de ver esse tema sendo discutido com essa profundidade na tv aberta em horário nobre... Parabéns ao Marcio! Emicida sempre representando, o clipe Eminência Parda é sensacional 👏🏻
Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Verdade, a gente fica até constrangido em alguns ambientes com poucos negros, aquela sensação de que qualquer coisa podem achar que estamos roubando e chamar a polícia, o que realmente aconteceu comigo esse ano, numa farmácia, levei baculejo. Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Todo o relato do Márcio é minha realidade.Sou brasileira negra de família sem grana.Com uma mãe q me aconselhou a estudar pra ser alguém na vida,ela dizia sem estudo vc não será nada então estude e eu obedeci hoje falo 3 idiomas moro em outro país q tem na sua história o racismo e nazismo. Hoje um modelo de Democracia a ser seguido a igualdade social pra todos é real existe! E o racismo também eu enfrento diariamente no trabalho,q entro no supermercado e lojas sempre. Sou seguida por seguranças ou funcionários do local.Aqui tem pessoas maravilhosas do bem,como em todos os lugares.No Brasil já sofri racismo de pessoas brancas dentro da minha própria família.Eu nunca deixei isso me atingir sempre me defendo com argumentos peço respeito em português se estou no Brasil e em alemão se estou na Alemanha.Dou a oportunidade ao outro de pensar na atitude racista.Porque eu nunca tive dúvida do meu bom caráter e da mulher cidadã que a educação formou.Parabens meninos pelo programa 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Num país onde 52% se autodeclaram negros, não é comum encontrar professores universitários negros, mestrandos e doutorandos negros, negros em posições de poder... Emicida dizendo que ele e a família são atração num vôo de 1 classe. Quer dizer que não existe racismo no Brasil? Çei... Excelente assunto. Excelente convidado. Parabéns #papodesegunda #GNT
Sou preto e doutorando da Usp. Creio que somos em 3 ou 4 em muuuuitos no dpt onde estudo. Cada dia que passa os olhares são mais punitivos. Como se não pudesse estar ali.
@@LucasAgostini01 fui a uma palestra em uma escola de psicanálise onde a grande maioria do público era de profissionais da área. Não vi NENHUM negro. Foi assustador. Não consegui prestar atenção na palestra. Eu suava e me retorcia na cadeira pensando estar no lugar errado e na hora errada.
Sou negra, já sofri racismo e sei que quando estou na rua, as pessoas olham.. é chato, mas enfim.. Nós somos pessoas como tantos outras pessoas, e essa porcaria chamada Racismo tem que ter um basta.
Sim, sofremos quase que diariamente racismos... Se dói, dói muito!! Mas temos que apesar de todas as dificuldades continuar a caminhar com a cabeça erguida.
@@sabrinacarvalho5112 e daí? Se tem negro que comete racismo contra o próprio negro então não temos o que reclamar? RS Ouço isto de alguns racistas e fico tentando entender a lógica! A merda toda e o racismo!! Eu sou negra e não quero sofrer racismo independente de quem seja o racista! Kkkkkkkkk Pra mim é #fogonosracistas mesmo que seja o presidente, um preto, um chinês e etc rs
Meuu, negro estudioso da temática assisti o relato do Márcio em lágrimas. Ótimas reflexões e mudanças de atitudes para enfrentar um crime complexo e profundo como o racismo.
É incrível como os Estados do Sul, e principalmente o Rio Grande do Sul, protagonizam esse tipo de vergonha. É óbvio que não são todos os os sulistas que são racistas e preconceituosos, mas negar que isso está nas entranhas da cultura daquele lugar também já é insanidade.
Luciano Ferreira putz... concordo. Dei um treinamento pra um pessoal do Sul, quando entrei na sala só tinha 1 negro. Me apresentei um monte com cara de nojo, falei o meu currículo e muitos pensavam não acreditar que um negro falava inglês e espanhol, que formou em uma federal. Me senti constrangido.
Verdade, a gente fica até constrangido em alguns ambientes com poucos negros, aquela sensação de que qualquer coisa podem achar que estamos roubando e chamar a polícia, o que realmente aconteceu comigo esse ano, numa farmácia, levei baculejo. Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Os limites da maldade são inimagináveis. Eu nunca suspeitei (até há uns 10, 15 anos atrás) que meus amigos e amigas do cotidiano passavam por coisas assim. Essas coisas não podem ser caladas. A vergonha é para quem humilhou, não para o humilhado. Falemos disso cada vez mais, por favor! A consciência é que vai fazer essas pessoas terem vergonha de si mesmas.
Meu Deus! Eu me revolto. Não entra no meu entendimento o que faz alguém diminuir o outro, menosprezar, humilhar ou qualquer coisa do tipo por causa da cor de pele. Ser humano é ser humano, todos merecem ser levado a sério e respeitados.
HJ eu passei por isso. A quase 30 anos me profissionalizei fazendo Cálculos Tributários e Imposto de Renda. Hoje, passei por uma situação que me deixou constrangido. Um cliente veio por indicação e ao me olhar falou: «Você que vai resolver o meu problema de Imposto de Renda? Nunca vi um negão que saiba imposto de renda! Pedi que ele fosse embora que não ia atendê-lo. Até quando, julgaremos uma pessoa pelo tom da pele? Em pleno século XXI? Isso é lamentável...
Quando o Francisco fala que há dias que se ouve e tem que diz, ele tá certíssimo, infelizmente é muito comum debates e discussões sobre racismo e os convidados negros ficarem ofuscados pelas falas demasiadas dos brancos na bancada.
Né? Até num espaço pra discutir isso. Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Muitas vezes eu já presenciei episódios de racismo, e nada fiz por medo de retaliação. As pessoas estão tão violentas que o medo se sobressai a razão. Fiquei quieto pra não apanhar, embora o sentimento de indignação falava mais alto. Essa vontade de por a pessoa no lugarzinho dela sabe... hj não dá
Isso que o Emicida falou é tão verdadeiro. Eu moro fora e percebo quando viajo que eu geralmente sou a única negra em determinados ambientes. Eu percebo os olhares questionadores do que eu estou fazendo ali, como que eu posso estar ocupando aquele lugar. A gente percebe e tenta continuar exercendo o nosso direito de ser e estar. Mas, nem sempre é possível sair ileso moralmente (ou emocionalmente) desse tipo de situação porque passar por isso é perceber o enorme abismo que existe entre negros e brancos no mundo afora; passar por isso é perceber, infelizmente, o quão privilegiada eu sou por estar ocupando lugares que são majoritariamente ocupados por brancos. Não é fácil mas a gente nunca pôde estar em posição de recuamento, então é quando eu recobro que esse lugar também não me serve. Eu me dou conta todas às vezes em que noto esse tipo de olhar que não sou eu que estou no lugar errado, e sim, essas pessoas que estão no tempo errado. Um dia nos foram tirados família, casa, identidade pra ocupar espaços com intuito de construir, assim continuaremos, porém, sem grilhões.
Infelizmente os negros são a casta de trabalhadores subservientes só quem é cego não vê e alguns que saem dessa cina é excessão a regra é só pra dizer que qualquer um pode pra justificar a falsa meritocracia e dizer que a maioria é mimimi, negro só se ferra sempre a verdade é essa aí quando um em um milhão consegue chegar em algum lugar querem dizer que os outros podem tbem,como se isso fosse verdade
Verdade, a gente fica até constrangido em alguns ambientes com poucos negros, aquela sensação de que qualquer coisa podem achar que estamos roubando e chamar a polícia, o que realmente aconteceu comigo esse ano, numa farmácia, levei baculejo. Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
@@DanielDias-ui7gc o racismo velado quando ele nega essa realidade é um exemplo, mas acho que vc deve relativizar as falas do bozo já que ta se fazendo de doido
Eu também sinto todos os dias, fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Meu coração angustia de tanta maldade que um ser humano pode fazer ao outro. Parabéns Márcio Chagas, pois não sei se conseguiria ter esse auto controle!!!
cara, que papo incrível. doído de ouvir, mas necessário. parabéns por trazem esse assunto de uma forma tão fluída, trouxeram pessoas com propriedade de fala e souberam ouvir. sonhado com um brasil assim.
Sou residente em Bento Gonçalves, mas natural de Belo Horizonte, e vi várias vezes expressões ou atitudes racistas. Infelizmente a Serra Gaúcha é um reduto de racismo arraigado
Matti putz... concordo. Dei um treinamento pra um pessoal do Sul, quando entrei na sala só tinha 1 negro. Me apresentei um monte com cara de nojo, falei o meu currículo e muitos pensavam não acreditar que um negro falava inglês e espanhol, que formou em uma federal. Me senti constrangido.
Não há nenhuma desculpa pro racismo. Nenhuma. A sociedade precisa entender que a liberdade, a segurança, o direito de ir e vir, o acesso a educação, saúde, emprego, oportunidades, são a base de uma nação próspera de verdade. Mas isso precisa ser para todas as pessoas. Todas. Temos uma dívida histórica com gerações negras que foram sequestradas, privadas de sua ancestralidade, seu nome de origem, sua liberdade, segurança, sonhos, esperanças... #vidasnegrasimportam.
Como eu amo esse programa, meu peito sempre se enche de orgulho cada vez os os ouço. Amo todos, mas Emicida e Chico são as cerejas desse bolo, paro tudo para escuta-los. Essa história do Márcio é muito triste e teve bastante repercussão aqui no Sul, mas infelizmente não é rara. Temos que mudar isso. Acho que esse vídeo temos que assistir varias vezes para captar tudo que está sendo dito ali. Parabéns!!
Eu descobri recentemente o que é ser negro vindo morar em Lisboa. Hoje sei como se sente um negro. Eles fingem que gostam de ti, mas apenas te aceitam. Talvez porque não possam fazer outra coisa. Mas você percebe que existe uma diferença de tratamento.. e as vezes ouve umas frases contra brasileiros. Aliás, como elogio de um vizinho, ele disse à uma colega minha 'O Ivan nem parece que é brasileiro ...' Isso tem que ser levado a sério pelo mundo todo.
Eu fui muito humilhado na escola, quando era pequeno ,meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
eu sou mulher negra gorda e sofri mto estudei por causa do movimento negro e hj formada, funcionaria publica e adulta ainda sofro com o racismo estrutural e sempre escuto "nossa qto mimimi, imagina racismo esta na sua cabeca, os maiores racistas sao os proprios negros etc " e é mto bom esse papo pq fortalece e enriquece o nosso discurso, nos da defesa e armas pacificas para lutar. E dificil e hj tenho + 2 negrinhos pra educar e defender. obg
Muito bom! Eu queria ajuda para visualizar um pouco melhor como nós, brasileiros brancos, podemos agir também nessa questão de forma profunda. Muito além de apenas não ser racista, mas como podemos nos mobilizar de forma efetiva? Porque assistir esse material riquíssimo, assim como o programa o Lázaro, por exemplo, e saber que não vai chegar em nem metade do povo brasileiro é frustrante...
Márcio você é um ser humano descente, e esses absurdos que foram direcionados a sua pessoa não são nada perto da sua grandeza de lidar com a situação, parabéns..Pessoas como essas que xingaram você são tão pobres de espírito que o único sentimento que temos de pessoas assim é de pena.
Maravilhoso Tema, temos que falar sobre isso sim! Temos que dar um basta nisso. #CanalGNT #PapoDeSegunda #VidaNegrasImportam
Chegou ao ponto que nada será mais tolerado!!!!!! comecei a fazer alguns videos sobre o tema Valéria, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!!!
@@ocleitonrodrigo Oii, vou olhar sim, grata!!
@@RPshow1000 pra vc ter uma ideia isso q vc está fazendo se caracteriza rascismo
Pois vc ridiculariza uma matéria seria
Suponhamos q o assunto fosse pedofilia vc faria piada. Não! Pq é um caso indiscutível sempre levado a sério
E essa sua atitude demonstra que ou vc é racista ou não leva à sério a causa
@@RafaelGomes-xw8td Piada? se você é covarde eu não ligo, o racismo vai acabar o dia que usarmos armas contra quem o faz. "Faça o que você teme, ter medo de você". Malcom X sim foi um guerreiro negro, Martin Luther King só ensinou pacifismo e amor enquanto o inimigo te taca pedras. Do que adianta você querer conviver de igual com os brancos se eles não querem o mesmo? A raça deles jamais vai mudar, quando mudam de calçada, ou quando pensam que você vai roubar alguém, quando fazem uma piadinha. Fazem porque sabe que nada acontece. Quando tiver consequências vamos ver se são tudo isso. Respeito é algo que se não é dado é cobrado.
@@RPshow1000na moral mano guarda essas ideias pra vc
Tem horas que a gente fala, mas tem horas que a gente escuta. Escutem mais!!! Obrigado por esse vídeo
O vídeo foi realmente maravilhoso!!!
Escutar é aprender,tão de parabéns.
Bravo👏🏾👏🏾👏🏾
Misture o Preto e o Branco e o preconceito vira cinzas.
Ex: Negras engravidando de alemães etc.
@@juniorsacosparalixos se isso fosse verdade já teria acabado, a mestiçagem não foi acidental, foi um fracassado projeto político de embranquecimento.
Gostaria de parabenizar os 3 que ficaram só ouvindo , e deixaram só o Emicida e o Márcio falar.
Totaaal!!!!!!
Oq pessoas brancas podem dizer sobre esse assunto meu caro.
Concordo! Branco acha, negro vivencia. Eles foram perspicazes.
sim mano.
@@ekocnxa8396 Dizer que a sociedade é nossa
Que conversa maravilhosa! A fala do Márcio e a conclusão do Emicida foram sensacionais.. Gostei muito!! Obrigado..
Mais ou menos ne eu so voltei hj pra ver o resto do video de tanto odio q fiquei da historia do cara
Sim
Emicida : a
Eu: lindíssimo, falou tudo!
Copiando o comentário dos outros né?? Kkkkkkkkkkkk
@@gabrielsouza6180 kkkkkkkk sério? Desculpe
@@laisgomes5011 kkkkkkkkk já vi outro comentário igualzinho em outro vídeo dele rsrss
@@gabrielsouza6180 ah sim eu não vi não , é um meme dizer assim então eu usei pq realmente ele abre a boca e eu já tô batendo palmas kkkkkkk
Eu mesmo olhando o Emicida falar kkkk
Eu não sei nem explicar oq eu senti ouvindo essa conversa
Sim... comecei a fazer alguns videos sobre a temática, se quiser dar uma olhada Sara, seria uma grande honra!!!
Sou uma mulher negra não consegui nem comentar.
Eu senti odio namoral
Eu sinto algo tipo: nojo, tristesa e raiva.
Sou negra, passo por situações de racismo cotidianamente. As vezes me canso e chego a epensar que não tem cura. Quem conhece o mínimo da nossa história sabe que de raridade o racismo no Brasil não tem nada. Agora o que fazer ou dizer quando o representa Mor da nação faz um tipo de comentário desse. Muito obrigada por vocês tocarem na ferida sempre. Amo suas discussões.
Valmira Nunes Hélio Bolsonaro nunca sofreu racismo 🤣🤣🤣 acredita???
Sinto muito que vc passe por isso! Espero estar mudando isso ao meu redor todos os dias.
Nao tem cura e sao raros os racistas,a maioria sao preconceituosos e esses sim tem cura.
@@tatabb1 hã?
@@JorgeLuiz-nn4sn vamos nos unir e levar conhecimento aos cantos mais isolados do país
Mostra pros moleque q eles não tem um destino traçado q podem ser alguém na vida
"A minha vontade foi de voltar lá e quebrar tudo!", essa é a vontade de todos que passaram e passam a vida inteira sofrendo racismo e já está esgotado.
Aí se faz isso ai dizem q somos ruins etc... eu apanhava e era humilhado na escola , quando passei a me defender eu q era o vilão
@@flagelo84 Nós pretos já nascemos marcados, independente do que façamos, os racistas já tem uma opinião sobre nós e não vão muda-la, TUDO que eles puderam usar, para justificar o pq nós sofremos racismo ou pq eles foram racistas, vão usar, isso também inclue, culpa a nós mesmos por isso.
@@flagelo84 Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
@@Negao..219 Nss amg,eu sinto mt por vc ter passado por essas coisas,eu também já passei por situações bem racistas na escola,é mt difícil de lidar,espero que vc esteja bem
@@kauanonil8281 obrigado pela força mano, tamos junto
Obrigado. Simplesmente.
Márcio e Emicida representaram.
Só quem é negro no Brasil sabe o que é racismo. O quanto incomodamos...
Não sejamos omissos.
Lutar é preciso.
Respeito é necessário.
Demais!!!! Comecei a fazer alguns videos sobre a temática, se quiser dar uma olhada Alan, seria uma grande honra!!!
Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Márcio chagas um verdadeiro herói gaúcho, muito obrigado pelo exemplo de força e caráter todos nós 🙏 vc és realmente um ídolo para mim
Racismo no Brasil não é raridade é fato acontece até pelo jeito q as pessoas te olham!
Cara, eu sei que todo o Brasil tem racista, más no Rio grande do sul é uma realidade 99% das pessoas são. Eu tenho nojo das pessoas de lá, más o lugar é lindo.
tbm sou negra já passei por muitos episódios entristecedores.um só da que nunca esqueci é de uma mulher chamada Jane Augusta de Souza que falou que eu era negra que nem cabelo tinha que meu cabelo era aplique que eu ñ tinha nem direito de viver prq negra horrorosa q meu esposo ñ era homem pra mim tinha q ficar com ela pra ela é branca eu fiquei sem chão
e nem dá pra falar nada, porque não dá pra denunciar o olhar... só seguir em frente sentindo orgulho do que é. isso sim incomoda gente preconceituosa.
@@kauanpaulino2659 Santa Catarina então
@@joaogurmet143 já passei por isso, uma mulher disse que eu e meu esposo nao combinava, pq ele é branco e eu preta.
Fiquei emocionado (triste) com a história do Márcio. Reflexo da violência sofrida por muitas pessoas em todo o Brasil. Parabéns pela temática e pelo desenvolvimento do debate.
emicida, melhor contratação do papo de segunda.
94 racistas assistiram o vídeo.
Parabéns pelo debate conscientizador e motivador!
@@eduardozanettisegatto7976 outro racista que não pode ver um ato de racismo tão sério que insisti em duvidar, se tu não vivência isso é só ficar quieto cara!
@@eduardozanettisegatto7976 diz isso, pois certamente deve ser um branco querendo dizer que o cara está se fazendo de "vitima" e se aproveitando da situação.
@@eduardozanettisegatto7976 e na rua? Se acha o hooligan?
@@eduardozanettisegatto7976 Racismo é crime inafiançável.
Sim existe racismo.
Em ambientes de trabalho fica mais evidente.
Se observarem que um negro/negra são inteligentes, curiosos, já tratam de querer minar sua autoestima com olhares, comentários, especulações.
Eu mesma já ouvi de uma chefe que meu lugar não era no laboratório dela. Eu era nova na época, ouvi isso. Demorei para perceber que era racismo, pois no primeiro momento que você sofre, você fica se questionando se é aquilo mesmo. Confirmei depois de observar outros comportamentos dela.
Mas eu penso, que algums negros não acham que tem racismo e até concordam com a fala do presidente, simplemente porque esses negros, tem medo de sentir.
Quando você reconheçe algo, existe uma carga de sentimentos e responsabilidades que vem junto.
Algumas pessoas, preferem negar, é mais cômodo.
A consciência trás dor e chama à luta. A maioria das pessoas não estão prontas para isso. Seja por que são ruins, covardes ou imaturos.
Aplaudo o programa, muito bem colocada a questão. O negro precisa ser digno diante de si mesmo. A dignidade não está a venda.
Concordo com você. Sinto um despertar em mim pra minha própria história! Venho evoluindo e influenciando minha família,abrindo os olhos pra está luta.
Concordo com você quando fala sobre o negro que pensa não haver racismo no Brasil, digo por que já fui um daqueles que simplesmente preferia não ver a realidade mesmo passando na pele a dura verdade, mas o tempo e certas situações me forçaram á ver a verdade. Ate os meus 18 anos eu não dava muita ou nem uma importância a este assunto mas quando eu comecei a namorar uma garota que muitos diziam que não combinávamos por que eu um jovem Negro humilde de cabelo duro namorando uma garota branca, loira, olhos verdes, uma garota que pra muitos parecia uma Barbe. Foi aparte deste momento que meus olhos se abriram e eu comecei a ver como nossa sociedade é racista, às vezes o preconceito esta mais perto do que pensamos parte da família dela não aceitava que ela namorasse um negro, a mãe e as irmãs dela no caso não aceitavam sem falar nos comentários e Piadas maldosas que ouvíamos nos lugares em que íamos e isso não aconteceu uma vez só não foram muitas vezes, lembro quando entrávamos em algum estabelecimento e as vendedoras nos olhava como se não acreditassem essas situações foram apenas o algumas em que já passei no começo do meu "desperta". O interessante dessa situação é que tanto eu como ela nunca vimos a cor das nossas peles mas sim os nossos corações. (Ela sentia vergonha da família dela por serem assim, felizmente ela nao era mesmo tendo sido ensinada a odiar o diferente.) De la para cá eu noto toda vez em que entro em uma loja e os seguranças me observam pra não dizer seguem por achar que, por que sou negro logo devo ser bandido e preciso ser observado de perto e digo falando de um comportamento que acontece no estado do Brasil com o maior número de negros fora da África. Hoje mesmo me aconteceu um fato que ilustra bem como o racismo ou pré- conceito em nosso pais é velado e muitas das vezes ate disseminado sem que a pessoa que o esta disseminando se de conta. Uma jovem mulher branca estudante de "D - I - R - E - I - T - O", "Direito" me disse: olha quando eu vejo aqueles caras mão encarados do meu lado eu não pego a mochila não, por que eu não sei se ele é um traficante ou não? Mas quando é alguém assim como você, bem arrumado ai eu sei que é um trabalhador uma pessoa de bem. (Essa conversa aconteceu em um transporte publico, Ónibus.) eu fiquei me perguntando, em tão quer Dizer que ela fez juízo de valor das pessoas de acordo com a aparência delas e de sua pré - dileçaam. Isso reflete bem como muitas pessoas no Brasil nem percebem que estão tendo atitudes pré-conceituosas.
O som sempre está baixo! tem como melhorar o áudio?
Verdade!
Sim!
Som muito BAIXO ou será q já tou surda?
Muito baixo
Muuuuito baixo :(
Sou do RS e lembro desse fato com o Márcio, muito triste... um homem com talento, profissional e inteligente. Parabéns pela sua coragem Márcio ❤️
Marcio é um guerreiro!!!
Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Que depoimento marcante, porém comum =/
Márcio é uma inspiração.
@Cansado Com comum, o Robson quis dizer que acontece frequentemente...
Quando o Márcio falou, quase saiu lágrimas de seus olhos. Dá pra ver o quanto isso dói internamente.
Racismo só não existe pra quem teve os previlegios no processo de embraquecimento do século XIX
#FogoNosRacistas✊🏿🔥
Falou tudo!!! Comecei a fazer alguns videos sobre o assunto também, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra Ronaldo!!!
faço rap, sou branco, não me sinto privilegiado também, reflita sobre essa frase
Jotape não é porque você não se sente, que vc não seja. Reflita sobre essa frase
Duvido que aqueles que estão no programa e se dizem brancos não tenham qualquer parte de DNA da "raça" negra, assim como aqueles que se dizem negros não tenham parte de DNA da "raça" branca. No final são todos iguais. Não há negro ou branco, são pessoas da raça humana discutindo o sexo dos anjos.
@@maurocampos9208 mas a sociedade não nos trata como iguais.É o negro que é desvalorizado pela sua estética,visto como subalterno mesmo bem vestido ou tendo boa condição financeira,é esteriotipado pela mídia,sexualizado pela sociedade,ensinado que deve embranquecer a família,confundido com bandido na maioria das vezes,tem que mudar suas características pra arranjar emprego,tem sua religião marginalizada,sua cultura (como funk ou penteados afros) desvalorizados em si mesmo mas valorizados quando pessoas brancas utilizam,sofrem ofensas os comparando com animais,etc.
Maravilhosos. Emicida é muito o cara que eu queria como amigo.
Presenciei uma cena em um shopping aqui em São Paulo, na região de Santo Amaro. Detalhe que nem é um shopping em região de classe média alta. O fato é que existe uma rampa de acesso e eu subia, e percebi que assim que um rapaz negro desceu o segurança avisou no rádio, pude escutar que ele dava a descrição de roupa dele. Na hora percebi do que se tratava. Abordei o segurança e perguntei pq ele avisou da entrada do rapaz, se o rapaz era suspeito de algo. O segurança respondeu q apenas fazia seu trabalho. Perguntei novamente se era pq o rapaz era negro, se ser negro já era suspeito. Falei pra ele que isso não era correto. Ele concordou, porém disse que apenas fazia seu trabalho, que se não avisasse no rádio, la embaixo os seguranças iriam fazer o mesmo e questionar pq ele não o fez. Enfim, lamentável. Essa é a orientação que eles recebem, é corriqueiro. Passo no local toda semana, procuro não consumir nada ali, não merece meu dinheiro pardo.
Qual o shopping?
Se for o Boa Vista eu já vi também.
Dinheiro pardo?????
Esta voz é tão racista quanto o segura!
Obrigado a todos vocês pelas histórias, relatos, pela coragem e inteligência em abordar o Racismo. A quem se sentir discriminado, divulgue, a você que não sofre com isso, ajude a combater esse câncer.
Não entendo como essa doença (racismo) ainda pode existir! Racismo é uma atitude covarde!
Falar que é doença você está dando uma desculpa para uma atitude covarde, ignorante e escrota. Racismo é falta de conhecimento e empatia.
Infelizmente não é doença pq doença tem cura 💔
nao não podemos chamar de doença. Ninguém escolhe adoecer por exemplo . O racista é racista . Não doente.
O governo alimenta isso mano, cota pra negro, cota pra índio, como se o CÉREBRO de um branco fosse muito superior, eu sendo branco me sinto humilhado, o vestibular é igual pra todo mundo, é aprovado quem tira a melhor nota, mas não esqueça que os Negros forom passado pra trás a vida inteira (ESCRAVIDÃO), o descaso do governo q dá um aparelho conversor pra população de baixa renda mas não dá um computador pra galera te acesso a informações qualificadas, mas o conversor é melhor eu acho da pra se DROGAR assistindo a Globo.
@@neusarosolen505 o preto pobre passa por coisas que jamais o branco pobre passará. O Brasil possui uma desigualdade racial gigantesca. Não acho cotas a melhor opção, mas como eu tenho certeza que se a gente negar ela, nada vai ser colocado no lugar, a gente defende a cota que foi responsável por empregar muitos pretos, formar muitos pretos. O que antes tinha quase nenhum preto nas universidades, hoje tem muito mais. Inclusive ótimos profissionais, pois mesmo com cota, tem que estudar dez vezes mais. E passando com nota maior que não cotistas.
Lutando por um Brasil e um mundo melhor! Que tenhamos mais papos como esse! Toco meu coração❣
O melhor vide do canal. Até quando esse câncer chamado racismo continuará matando?
Diferente do que alguns acham e falam... Racismo é crime e não é algo raro... Algo raro é o respeito!! #CanalGNT #PapoDeSegunda #VidasNegrasImportam
Mas raro ainda é a punição pelo crime de Racismo
Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
@@Negao..219 exatamente isso meu amigo... E não basta não ser racista... Temos que ser contra o racismo!! TMJ Irmão
@@seilhefilho9224 Tamo junto mano
Este programa é quase um serviço de utilidade pública
Total!!! comecei a fazer alguns videos sobre o tema Timóteo, se quiser dar uma olhada seria uma grande honra!!!
Verdade, Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Que dor nessas palavras... Lamento muitíssimo por todos que passam diariamente por situações como essa.
Fala super necessária e essa conversa não termina aqui. Gostei demais e senti a voz do Francisco embargada em sua célebre conclusão. Adoro vocês! #ubuntu
A conversa tem que estar sempre presente na nossa fala!! comecei a fazer alguns videos sobre a temática, se quiser dar uma olhada Marli, seria uma grande honra!!!
@@ocleitonrodrigo Opa! Pode contar com minha força sim, Cleiton! Seguindo o seu canal em 3,2,1!rs Abraço!
Aprendi um monte e ainda limpei as vistas. Quê homem lindo é esse árbitro, gente! 😍
44 pessoas com "não gostei", são 44 racistas, certamente!
Kk eu dei deslike e n sou rascista
É a pessoa q nega o racismo, pq não o sofre e/ou não o enxerga!
@@edileneassuncao lógico que existe racismo, mas nunca vi um negro milionário sofrer, vejo pobre sofrer o tempo seja anao
@@adrianohenriquecarloscarlo7456 é óbvio q ser pobre é sempre pior. Mas ser negro e pobre a pessoa tá mto ferrada na vida. Ou vc acha q msm entre pobres o tratamento é igual. Mas ainda te dou um exemplo de milionário negro q sofre racismo. Jogador de futebol.
@@adrianohenriquecarloscarlo7456 racismo velado
Que papo mais necessário. É preciso discutir o racismo para que as pessoas possam saber que ele existe sim.
Emicida não é um convidado do programa. Ele é apresentador do programa. Sem ele esse programa não existe. Ele é peça fundamental.
Parabéns pela tua coragem, Márcio Chagas. Cada vez te admiro mais.
Me deu voz, Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
O artigo da Uol é sensacional e revoltante. Vale a pena a leitura.
Não conseguia respirar enquanto ele falava. Quão forte tem que ser uma pessoa para enfrentar isso...
Porra fiquei emocionada.....Revolta é realmente a palavra, Emicida um beijos rs
É bem isso, eu era bem ignorante sobre o assunto. Hoje eu consigo enxergar o racismo!
Parabens pelo rico debate!👏👏❤⚘🌻👏👏
Que esse tema esteja sempre em evidência. Gostaria de ver esse tema sendo discutido com essa profundidade na tv aberta em horário nobre... Parabéns ao Marcio! Emicida sempre representando, o clipe Eminência Parda é sensacional 👏🏻
Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Deveriam postar o programa inteiro, mudei de cidade e não consigo mais acompanhar na TV.
Só assistir no GNT play já que você é um assinante de alguma operadora
@@valeriasilva5530 OBRIGADO!!!
@@mssilvah assista por mim rs, nao tenho tv por assinatura. De nada querido 😘
@@valeriasilva5530 okay😌
Programa maravilhoso. Esse foi um soco na cara de muita gente. Forte. Verdadeiro. Muito bom. Bom de ouvir e refletir. Parabéns.
Verdade, a gente fica até constrangido em alguns ambientes com poucos negros, aquela sensação de que qualquer coisa podem achar que estamos roubando e chamar a polícia, o que realmente aconteceu comigo esse ano, numa farmácia, levei baculejo. Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Todo o relato do Márcio é minha realidade.Sou brasileira negra de família sem grana.Com uma mãe q me aconselhou a estudar pra ser alguém na vida,ela dizia sem estudo vc não será nada então estude e eu obedeci hoje falo 3 idiomas moro em outro país q tem na sua história o racismo e nazismo. Hoje um modelo de Democracia a ser seguido a igualdade social pra todos é real existe! E o racismo também eu enfrento diariamente no trabalho,q entro no supermercado e lojas sempre. Sou seguida por seguranças ou funcionários do local.Aqui tem pessoas maravilhosas do bem,como em todos os lugares.No Brasil já sofri racismo de pessoas brancas dentro da minha própria família.Eu nunca deixei isso me atingir sempre me defendo com argumentos peço respeito em português se estou no Brasil e em alemão se estou na Alemanha.Dou a oportunidade ao outro de pensar na atitude racista.Porque eu nunca tive dúvida do meu bom caráter e da mulher cidadã que a educação formou.Parabens meninos pelo programa 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Educação é fundamental, te dá liberdade, segurança e conhecimento para se defender dessas mentes doentias que ainda praticam o racismo.
Eu não consigo não chorar, eu só queria que ninguém passasse por essa dor, nunca!
Num país onde 52% se autodeclaram negros, não é comum encontrar professores universitários negros, mestrandos e doutorandos negros, negros em posições de poder... Emicida dizendo que ele e a família são atração num vôo de 1 classe. Quer dizer que não existe racismo no Brasil? Çei... Excelente assunto. Excelente convidado. Parabéns #papodesegunda #GNT
Sou preto e doutorando da Usp. Creio que somos em 3 ou 4 em muuuuitos no dpt onde estudo.
Cada dia que passa os olhares são mais punitivos. Como se não pudesse estar ali.
@@LucasAgostini01 fui a uma palestra em uma escola de psicanálise onde a grande maioria do público era de profissionais da área. Não vi NENHUM negro. Foi assustador. Não consegui prestar atenção na palestra. Eu suava e me retorcia na cadeira pensando estar no lugar errado e na hora errada.
Total... comecei a fazer alguns videos sobre a temática, se quiser dar uma olhada Luciana, seria uma grande honra!!!
@@ocleitonrodrigo opa!!! Quero, manda o nome do canal aí!
@@caminhonetica no meu mesmo...
th-cam.com/video/j1IYhs0xasA/w-d-xo.html
O racismo é inaceitável!
Márcio, eu sinto muito!
Emicida, eu sinto muito!
Todos nós somos responsáveis pela sociedade.
O Brasil é uma nação de hipócritas.
O pior é o Paraná, depois o Rio Grande do Sul e em terceiro a classe média do Brasil inteiro.
@@ceulua9855 por quê?
@@laissartori7652 são os mais racistas.
@@laissartori7652 iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiBBBBBBBBBBBBBHHHHHHHHHHIIIIOOOOOOOHHHHGGGFFFFFF ... OI 😄
Estados Unidos e pior
Quando eu assisto a vídeos como esse sinto a esperança renovar. Sinto que minha dor vai passar e não vai mais voltar.
Primeira vez que comento, chorando muito!!!!😭😭😭
E muito mais consciência! Obrigada meus amores😘😘😘 Amo todos vocês 😘😘😘
Que papo relevante!
Já passou da ora dos homens também falarem de assuntos realmentes dolorosos e importantes para nossa sociedade!
👏👏👏👏
Sou negra, já sofri racismo e sei que quando estou na rua, as pessoas olham.. é chato, mas enfim.. Nós somos pessoas como tantos outras pessoas, e essa porcaria chamada Racismo tem que ter um basta.
Sim, sofremos quase que diariamente racismos... Se dói, dói muito!! Mas temos que apesar de todas as dificuldades continuar a caminhar com a cabeça erguida.
@@andredicenna Siim querido!!
@@valeriasilva5530 , também infelizmente ,negros tem racismo com os próprios negro
@@sabrinacarvalho5112 e daí?
Se tem negro que comete racismo contra o próprio negro então não temos o que reclamar? RS
Ouço isto de alguns racistas e fico tentando entender a lógica!
A merda toda e o racismo!!
Eu sou negra e não quero sofrer racismo independente de quem seja o racista!
Kkkkkkkkk
Pra mim é #fogonosracistas mesmo que seja o presidente, um preto, um chinês e etc rs
Não confunda o preconceito com racismo
"Renova a necessidade que a gente sente de se responsabilizar pela sociedade brasileira" foi exatamente isso que eu senti assistindo a esse vídeo
Meuu, negro estudioso da temática assisti o relato do Márcio em lágrimas. Ótimas reflexões e mudanças de atitudes para enfrentar um crime complexo e profundo como o racismo.
impossível nao se emocionar com o depoimento dele! marcio tu é digno de todo meu respeito ! sinto muito nosso estado te tratar assim 💔
É incrível como os Estados do Sul, e principalmente o Rio Grande do Sul, protagonizam esse tipo de vergonha. É óbvio que não são todos os os sulistas que são racistas e preconceituosos, mas negar que isso está nas entranhas da cultura daquele lugar também já é insanidade.
Luciano Ferreira putz... concordo. Dei um treinamento pra um pessoal do Sul, quando entrei na sala só tinha 1 negro. Me apresentei um monte com cara de nojo, falei o meu currículo e muitos pensavam não acreditar que um negro falava inglês e espanhol, que formou em uma federal. Me senti constrangido.
@SHEKELS HARDBASS SHKOLA nunca sofri rascismo aq até hj mas o pessoal fala tanto disso kk
Verdade, a gente fica até constrangido em alguns ambientes com poucos negros, aquela sensação de que qualquer coisa podem achar que estamos roubando e chamar a polícia, o que realmente aconteceu comigo esse ano, numa farmácia, levei baculejo. Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
@@filhosempaisendopai7351 kkkkk deveria agir de acordo com o que você é! Vc era o mais brabo da sala
Simplesmente incrível, só um debate tão rico como esse, para renovar esse sentimento de revolta.
baita programa! esse Márcio é foda! Ce tá é loko!! 👊🏼🙅🏻♂️
Os limites da maldade são inimagináveis. Eu nunca suspeitei (até há uns 10, 15 anos atrás) que meus amigos e amigas do cotidiano passavam por coisas assim. Essas coisas não podem ser caladas. A vergonha é para quem humilhou, não para o humilhado. Falemos disso cada vez mais, por favor! A consciência é que vai fazer essas pessoas terem vergonha de si mesmas.
Junho de 2020. Mais útil, impossível
A humildade e o reconhecimento que o lugar de fala é daquele que de fato tem que lidar com recismo!
Meu Deus! Eu me revolto. Não entra no meu entendimento o que faz alguém diminuir o outro, menosprezar, humilhar ou qualquer coisa do tipo por causa da cor de pele. Ser humano é ser humano, todos merecem ser levado a sério e respeitados.
um vídeo curto com muito conhecimento dentro dele. é isso que a mídia precisa dar voz, pessoas negras precisam desse espaço!
HJ eu passei por isso. A quase 30 anos me profissionalizei fazendo Cálculos Tributários e Imposto de Renda. Hoje, passei por uma situação que me deixou constrangido. Um cliente veio por indicação e ao me olhar falou:
«Você que vai resolver o meu problema de Imposto de Renda?
Nunca vi um negão que saiba imposto de renda! Pedi que ele fosse embora que não ia atendê-lo. Até quando, julgaremos uma pessoa pelo tom da pele? Em pleno século XXI? Isso é lamentável...
Dói a alma ouvir os relatos do Márcio.
Quando o Francisco fala que há dias que se ouve e tem que diz, ele tá certíssimo, infelizmente é muito comum debates e discussões sobre racismo e os convidados negros ficarem ofuscados pelas falas demasiadas dos brancos na bancada.
Né? Até num espaço pra discutir isso. Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Fiquei extremamente chocado com a Responsabilidade que me foi revelada no final!
Parabéns e sinto muito !
Muitas vezes eu já presenciei episódios de racismo, e nada fiz por medo de retaliação. As pessoas estão tão violentas que o medo se sobressai a razão. Fiquei quieto pra não apanhar, embora o sentimento de indignação falava mais alto. Essa vontade de por a pessoa no lugarzinho dela sabe... hj não dá
Isso que o Emicida falou é tão verdadeiro. Eu moro fora e percebo quando viajo que eu geralmente sou a única negra em determinados ambientes. Eu percebo os olhares questionadores do que eu estou fazendo ali, como que eu posso estar ocupando aquele lugar. A gente percebe e tenta continuar exercendo o nosso direito de ser e estar. Mas, nem sempre é possível sair ileso moralmente (ou emocionalmente) desse tipo de situação porque passar por isso é perceber o enorme abismo que existe entre negros e brancos no mundo afora; passar por isso é perceber, infelizmente, o quão privilegiada eu sou por estar ocupando lugares que são majoritariamente ocupados por brancos. Não é fácil mas a gente nunca pôde estar em posição de recuamento, então é quando eu recobro que esse lugar também não me serve. Eu me dou conta todas às vezes em que noto esse tipo de olhar que não sou eu que estou no lugar errado, e sim, essas pessoas que estão no tempo errado. Um dia nos foram tirados família, casa, identidade pra ocupar espaços com intuito de construir, assim continuaremos, porém, sem grilhões.
Infelizmente os negros são a casta de trabalhadores subservientes só quem é cego não vê e alguns que saem dessa cina é excessão a regra é só pra dizer que qualquer um pode pra justificar a falsa meritocracia e dizer que a maioria é mimimi, negro só se ferra sempre a verdade é essa aí quando um em um milhão consegue chegar em algum lugar querem dizer que os outros podem tbem,como se isso fosse verdade
Uma questão muito dolorida e de muiiita importância. Devemos falar sobre isso, ouvir sobre isso e buscar mudar isso!
Aquela pessoa que espera ansiosamente pra ver o Chico Bosco falar. Irado demais
Temos que falar muito sobre o racismo, adorei a presença do Marcio Chagas da Silva. Abraços
Verdade, a gente fica até constrangido em alguns ambientes com poucos negros, aquela sensação de que qualquer coisa podem achar que estamos roubando e chamar a polícia, o que realmente aconteceu comigo esse ano, numa farmácia, levei baculejo. Eu também fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
O triste disso é um chefe de Estado fomentar isso !
E mais triste ainda, são eleitores dele serem negros.
#fogonosracistas
Um presidente racista e estúpido.
@@DanielDias-ui7gc o racismo velado quando ele nega essa realidade é um exemplo, mas acho que vc deve relativizar as falas do bozo já que ta se fazendo de doido
até hoje esperando o racismo e a ditadura fascista do Bolsonaro, cadê?
@@DanielDias-ui7gc um exemplo é quando ele diz que seu filho não namoraria com uma negra pois foi bem educado.
Top de mais 👌🏿✊🏿✊🏾✊🏾✊🏿
Sendo negra e ouvindo isso, meu coração fica até magoado
gente, que conversa, demais.... esse programa surpreende, parabéns aos envolvidos...
Sou de 2000, sou grato por nascer nessa época da internet, por ter acesso a esse tipo de conteúdo.
Sério mesmo? Ja existia livros sabia jornal 🤣
@@miroblack100 vc adora piadinhas né? Até pq o povo é super educado e tem acesso a vários livros sobre vários temas
@@marcosandre8667 claro que tem opa 😁
Só eu que choro assistindo esses vídeos sobre racismo? Chega a doer o peito! Isso não tá certo!! 😣
Racismo raro??? Gostaria de saber em que cidade do Brasil é raro!!!!
Existe sim e tem que ser falado sobre!!!
Eu também sinto todos os dias, fui muito humilhado na escola, meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
Ele se segurando pra não chorar, mas eu chorei.
Gente esse audio NUNCA tá bom.... incrível isso GNT. Ajuda a gente.
Sim, sempre baixo demais. Me pego almentando o volumes várias vezes durante as entrevistas. Faço testes em outros vídeos e ouço bemmmmm alto...
A ignorancia e a inveja leva a muitas criaturas ao racismo.
Eu ficaria horas ouvindo o Emicida falar. Mto maravilhoso! 😍❤
Pesquisa aí no TH-cam, as palestras do Eduardo Taddeo
Meu coração angustia de tanta maldade que um ser humano pode fazer ao outro.
Parabéns Márcio Chagas, pois não sei se conseguiria ter esse auto controle!!!
Emicida é foda!
Demais!!!
cara, que papo incrível. doído de ouvir, mas necessário. parabéns por trazem esse assunto de uma forma tão fluída, trouxeram pessoas com propriedade de fala e souberam ouvir. sonhado com um brasil assim.
Sou residente em Bento Gonçalves, mas natural de Belo Horizonte, e vi várias vezes expressões ou atitudes racistas. Infelizmente a Serra Gaúcha é um reduto de racismo arraigado
Matti putz... concordo. Dei um treinamento pra um pessoal do Sul, quando entrei na sala só tinha 1 negro. Me apresentei um monte com cara de nojo, falei o meu currículo e muitos pensavam não acreditar que um negro falava inglês e espanhol, que formou em uma federal. Me senti constrangido.
@@filhosempaisendopai7351 misericórdia heim que Estado que São rascita e só ouve notícias assim da parte da nossa cor
As mulheres mais lindas estão no sul!!
Culpa e Responsabilidade, falou tudo!
Não há nenhuma desculpa pro racismo. Nenhuma. A sociedade precisa entender que a liberdade, a segurança, o direito de ir e vir, o acesso a educação, saúde, emprego, oportunidades, são a base de uma nação próspera de verdade. Mas isso precisa ser para todas as pessoas. Todas. Temos uma dívida histórica com gerações negras que foram sequestradas, privadas de sua ancestralidade, seu nome de origem, sua liberdade, segurança, sonhos, esperanças... #vidasnegrasimportam.
Como eu amo esse programa, meu peito sempre se enche de orgulho cada vez os os ouço. Amo todos, mas Emicida e Chico são as cerejas desse bolo, paro tudo para escuta-los. Essa história do Márcio é muito triste e teve bastante repercussão aqui no Sul, mas infelizmente não é rara. Temos que mudar isso. Acho que esse vídeo temos que assistir varias vezes para captar tudo que está sendo dito ali. Parabéns!!
Eu descobri recentemente o que é ser negro vindo morar em Lisboa.
Hoje sei como se sente um negro. Eles fingem que gostam de ti, mas apenas te aceitam. Talvez porque não possam fazer outra coisa. Mas você percebe que existe uma diferença de tratamento.. e as vezes ouve umas frases contra brasileiros.
Aliás, como elogio de um vizinho, ele disse à uma colega minha 'O Ivan nem parece que é brasileiro ...'
Isso tem que ser levado a sério pelo mundo todo.
Eu moro na Bélgica e tenho cabelos ondulados, se não tiverem com os cabelos lisos sou vista como estrangeira.
Pior que em Portugal, eles acreditam que não fizeram nada, que a escravidão nunca existiu....
Cara já escutei nossa você é tão educado e organizado nem parece que é negro
Eu fui muito humilhado na escola, quando era pequeno ,meu desabafo, eu era um dos três únicos negros da sala, fui chamado de macaco, cabelo ruim, jogavam bananas em mim, diziam que por ser negro eu nunca ia dar certo, ia ser lixeiro ou pedreiro, eu era sempre o último em tudo, para ser escolhido no futebol a fila da escola, os brancos não nós aceitavam a frente deles em nada, hoje aos 17 percebo o preconceito em lojas, algumas vezes os seguranças me seguem até o caixa, fico com raiva e muito triste.
eu sou mulher negra gorda e sofri mto estudei por causa do movimento negro e hj formada, funcionaria publica e adulta ainda sofro com o racismo estrutural e sempre escuto "nossa qto mimimi, imagina racismo esta na sua cabeca, os maiores racistas sao os proprios negros etc " e é mto bom esse papo pq fortalece e enriquece o nosso discurso, nos da defesa e armas pacificas para lutar. E dificil e hj tenho + 2 negrinhos pra educar e defender. obg
Muito bom! Eu queria ajuda para visualizar um pouco melhor como nós, brasileiros brancos, podemos agir também nessa questão de forma profunda. Muito além de apenas não ser racista, mas como podemos nos mobilizar de forma efetiva? Porque assistir esse material riquíssimo, assim como o programa o Lázaro, por exemplo, e saber que não vai chegar em nem metade do povo brasileiro é frustrante...
Márcio você é um ser humano descente, e esses absurdos que foram direcionados a sua pessoa não são nada perto da sua grandeza de lidar com a situação, parabéns..Pessoas como essas que xingaram você são tão pobres de espírito que o único sentimento que temos de pessoas assim é de pena.
Estou impactada com este programa, na verdade sinto "dor" "dor na alma"
Esse programa deveria passar ao menos 3 vezes todos os dias para todos os brasileiros!
E eu me pergunto: “ até quando racismo será pauta?” 😭
Não queremos ser melhores, exigimos respeito. É nosso direito!!!
Muito inteligente essa metáfora Marcio. 14:10 realmente precisamos falar sobre racismo, homofobia, xenofobia...
Sensacional !! Conversa tão maravilhosa e Necessária