Sensacional a discussão, meu pai sempre foi um herói pra gente ( filhos), carinhoso, bondoso, nos defendia de tudo, nos ensinou a nadar, pescar, andar a cavalo e até atirar, nos ajudou nas tarefas escolares, resolver os problemas de matemática, mas: Batia na minha mãe, tinha várias amantes, passava noites em Cassinos clandestinos, e por incrível que pareça, minha mãe nunca permitiu que fossemos contra ele, ela dizia: Ele é um péssimo marido, mas um ótimo pai! Desculpa mãe, se fosse hoje iria te proteger!
@@Psicovibes Eu também não sabia quem era. Pesquisei na internet e descobri que ele é filho do grande João Bosco. O nome dele é Francisco Bosco (Chico). É um cara muito inteligente.
@@Psicovibes perdeu muita coisa boa entao que ele disse. Se existe debate sobre empatia devemos tambem fazer um debate sobre a inpaciencia de ouvir sem tentar entender e ja julgar como inutel
@@evertonmarques2954 Acho que interpretou mal o que escrevi. Em muitos dos programas que assisti ele não se manifestava muito, então não tinha me chamado atenção por estar em silêncio mesmo, tanto que quando ouvi não só prestei atenção sem julgar com o gostei do que ouvi ;)
Joao corretíssimo. Empatia não é um “sentimento “ simpatia sim. Empatia é uma ciência... que pode ser treinada( sou medica e estudo o assunto para implantar entre os estudantes de medicina) . Simpatia é sentimento.
Chico Bosco realmente arrasou quando falou sobre os animais. Eu sou vegetariana. E fico tão orgulhosa com isso. Por saber que pelo menos metade da minha vida se o meu filho um dia perguntar eu orei dizer " Filho, parei na metade do caminho"
"eu tenho impressão que a gente primeiro sente, depois pensa" - Gregório, tem uma teoria que fala justamente sobre isso! A Social Intuitionist Theory afirma que primeiro a gente escolhe um lado com base no que a gente tá sentindo (e isso acontece extremamente rápido), e depois a nossa mente desenvolve argumentos pra defender o lado que a gente escolheu. Vale a pena dar uma lida sobre ;)
Gente, quem quiser saber mais procura o livro "A mente moralista: por que as pessoas boas se separam por causa da política e da religião?" de Jonathan Haidt. Lá ele explica bem direitinho ;) Obs.: esse foi um dos livros mais fantásticos que já li.
@@mateusoliveira4131 O livro do Jonathan Haidt "A mente moralista: por que as pessoas boas se separam por causa da política e da religião?" fala sobre isso de um jeito massa!
Pedro Mendonça Infelismente é, mas podemos fazer nossa parte para mudar isso. A solução é educar bem os nossos filhos, sem machismo, ensinando a respeitar as mulheres, para que a próxima geração de adultos sejam menos machistas e intolerantes! Nós podemos acabar com o machismo da sociedade, depende do agora, e da educação que damos aos nossos filhos, e o tipo de adultos que serão no futuro!
Não sei o minuto certo mas eles falaram que ainda é presente, mas hj não é regra, é condenável. Enquanto nos anos 50 essa a forma mais natural de viver
Menino, o nível do papo e tão alto que fico sem argumentos para comentar. Mas estou comentando para pedir a vocês que continuem, para eu ficar daqui apenas curtindo e aprendendo.❤️
Sobre o filme, a vida afetiva da minha avó foi deprimente, mediocre, e pobre. Ela que foi amorosa, não teve o prazer de viver o amor, de viver o prazer. E sobre o entender o outro, significa saber do comportamento, mas não significa aceita-lo.
@@danielrockenback8753 falou o inteligente e brilhante Daniel, assíduo leitor/ouvinte do... Caio copola. Parabéns cidadão de bem. Posso realmente imaginar o pq do desapreço ao Bosco.
@@jasonstrike14 Cada um com suas preferências!! Não critico quem gosta do que não gosto! Respeito é o nome disso!! Vou continuar assistindo e dando os likes sempre, independente da sua opinião!
@@jasonstrike14 o problema é querer impor a opinião!! Não faço nada baseada no que os outros acham! Sou maior de idade, trabalho, pago minhas contas e ouço e assisto o que me agrada. Vejo que isso incomoda. Tem pessoas que não sabem lidar com as diferenças. Paciência! O problema não é meu! Vivo muito feliz com minhas escolhas, e jamais vou permitir que digam o que devo ou não fazer, ou gostar, ou usar, ou falar!!! Aproveito muito a minha liberdade de expressão! A sua opinião não muda em nada a minha! Absolutamente nada!
Assistir uma conversa entre pessoas inteligentes, informadas, sem medo de se expor, sem querer aparecer, egos em seus devidos lugares; é mto bom !!! Informa, alimenta, educa, muda conceitos, acrescenta …
Quando não cuidamos dos órgãos públicos: das escolas, hospitais, prisões e etc. Desmostramos o nosso caráter e nossa falta de humanização. Independente de quem estiver lá. Bons ou ruins.
Obrigada senhora GNT por postar um vídeo com mais d dez minutos 👏👏👏👏👏👏👏. Amo papo d segunda, mas só vejo aqui. Então a senhora podia postar sempre assim, grandinho né! Chico m liga 😂😂😂😂 🏃
Minuto 4:33, uma mensagem rapidinha mas tão lúcida e linda, Francisco Bosco!! Grata por mencionar isso!! Adorei assistir esse papo e fico muito esperançosa ao ver homens como vocês! Beijinhos em todos
Que discussão importante e levada a cabo por 5 homens educados em uma estrutura mais de acordo com o bem comum. Muitos parabéns aos 5 pelo tema em foco. Bravo🤸🏻♂️
O papo de segunda deveria chegar na casa de todos os Brasileiros. Os assuntos aqui discutidos são tão bons e refletem de forma tão clara os problemas sociais que temos no nosso país, que se o programa chegasse a mais pessoas poderíamos certamente ter uma sociedade muito mais evoluída. Parabéns a todos vocês… sou fã do programa e de toda equipe!
Discussão maravilhosa!!!! É compreender a condição humana, além das concepções estabelecidas. E compreender não é passar pano. Compreender para ultrapassar, sendo e fazendo melhor.
Entender, compreender sempre, isso é ter amor pelo elemento humano. Quanto a ter proteção é booom demais, demais, eu adoro. Nós deveríamos nos cuidar mais, nos proteger mais, cuidar mais um do outro. A unica possibilidade de salvação para a humanidade é o amor. Amo vocês!!!
Importante entender qual a diferença dos termos "entender" e "compreender". Entender é do universo racional e compreender é do universo humano interagindo diretamente ao seu meio. O racional acontece dentro de nós, é parte do processo de compreender o nosso meio. Quando compreendemos usamos toda a experiência de nossas vidas e nossos sentimentos e racionalizamos para podermos transmitir essa compreensão do que acontece a nossa volta. Compreender é aqui agora, entender é atemporal. Eu posso compreender o passado, o presente e o futuro, mas eu não compreendo o infinito, o infinito eu entendo. Empatia é o ato imediato a um acontecimento, ou melhor dizendo a uma ação e suas consequências, os efeitos por elas causadas aos seres vivos, a vida em geral. Eu posso ser simpática a causas que façam seres humanos mais alertas e portanto mais empáticos aos bichos ou às mulheres e seus dramas existenciais.
Eu amo vcs, amo esses debates e amo me encontrar sempre nas opiniões de vcs, muito obrigado a todos. Me torno alguém melhor e né organizo emocional e né talme te sempre com esses diálogos
meu pai é o melhor pai do mundo. o melhor. além de ser companheiro e amigo demais da minha mãe, porém, bolsominion, e, antigamente, era racista e homofóbico. até que a filha dele assumiu a homossexualidade e começou a trazer pra dentro de casa várias desconstruções. hoje, não é mais racista e nem homofóbico.
Ninguém nasce pronto, mas que bom que ele evoluiu e o mais importante que ele estava aberto à isso , por outro lado tem pessoas que se fecham em uma bolha e é incapaz de ter uma transformação
Para tudo é preciso ter um "repertório" interno profundo e abrangente, inclusive para ser empático. Esse é o grande desafio que tem a ver com a educação. Desde a infância é preciso criar caminhos para a valorização e ampliação do universo sutil interno das pessoas. Não só pelo desenvolvimento da empatia, mas também para que seja possível uma natural rejeição a tudo que inferioriza os seres humanos, destrói o ambiente e desloca o prisma de igualdade de direitos de forma a atender apenas ao interesse pessoal e de grupos exclusivos. Por uma vida mais rica em vivências sutilizadoras delicadas e profundas!
Esses homens desconstruidos são tão bacanas... eles ganham um ou da dinheiro em cima de parecer seres humanos conscientes e totalmente desconstruidos, enquanto nenhuma olha para baixo ou olha para si, em sua totalidade. As autoacusacoes não chega a arranhar aquilo que há de problema em ser quem são. Pedem likes e comentários que não veem. Falam sobre bate-papo, quase colocando -se no mesmo plano que o telespectador, mas eles mesmos não leem críticas ou comentários, quem faz isso são produtores que selecionam o que eles verão. Vivem num condomínio fechado, metaforicamente. São inatingíveis diante do caos do lado de cá, da falta de voz, da falta de estilo, da falta de desconstrução. Eles são industrializadamente desconstruidos. São produtos. Ganham dinheiro para si e para grandes corporações por meio de sua superhumanidade... Parabéns pelo trabalho. São ótimos.
Excelente o nível da discussão e modo como foram colocados os argumentos. A diferenciação entre compreender e concordar é crucial nos dias de hoje. Entendi que os argumentos contra a empatia não são para deixá-la de lado, de forma absoluta, mas apenas para diferencia-la de uma compreensão de mundo mais ampla. É como aquela frase atribuída a Stalin: a morte de um homem é uma tragédia, a de milhões, estatística.
Esse camarada mais a esquerda, por mais que ele seja o menos conhecido e provavelmente o que menos lucra, é o mais interessante de ouvir, like pra ele!
Muito bom o debate, assunto extremamente necessário e com vários pontos de vista pra avaliar... Mas é real, seremos julgados futuramente pelo nosso trato com os animais... Certeza
Mano, esses caras são demais.... Fico imensamente feliz de saber que existem homens que pensam dessa maneira, que estão em um nível intelectual e de comportamento social equivalente ao que a maioria das mulheres tem buscado. Infelizmente meu meio social está longe de ser como esses caras, mas isso me tráz um certo alívio de pensar que é possível.
Excelente discussão e espero que o filme seja nesse nível. Olha a coincidência, sou da década de 50 e meu pai se chamava Antenor, homem da roça, lavrador, carapina e extremamemte inteligente e sonhador, muito rigoroso mas carinhoso com os filhos e um tanto duro com minha mãe por sua natureza passiva; também uma grande mulher que soube manter o equilíbrio da família. Normalmente não gosto dos filmes brasileiros e por mais que eu queira prestigiar nosso cimema é difícil se encontrar algo razoável. Como intensamente essa época, espero que o seu filme consiga retratar com fidelidade esse período que foi um grande divisor de águas da nossa cultura
Excelente debate, e induz a reflexão. Se colocar no lugar do outro pode ser extremamente complicado quando a pessoa é individualista, quando se tem uma noção de coletividade isso torna as coisas mais faceis. Um conhecido meu esteve no Japão, ele disse que lá as pessoas não atendem o celular no trem para não incomodar quem está ao lado,
Ñ é só da década de 50 ñ, ainda hj, plenos 2019, há caras dizendo que queriam chegar em casa, sentar e tomar uma cerveja e ñ cuidar de filho, encontrar brinquedo pela casa, mulher cansada... e o mais incrível: ñ se acha machista e se intitula melhor namorado do mundo! O cara ñ aguenta a paternidade, chifra a mulher, ñ aceita a separação, faz um monte de merda e se acha o melhor namorado do mundo, hahahahahahahahaha... coitado!
faltou empatia desse cara de pijama com o Emicida, quando ele disse literalmente que quer ser tratado pelo seu nome, "Emicida", e o camarada repete, em seguida, o nome "Cidão".
Eu acho o João o mais bobo dos programa, e ele fala demais... até me pergunto se o Emicida as vezes já sentiu desconfortável ficar falando já que ouviu os homens brancos falando e dono da razão, por ser o unico negro dali. Chico Bosco Eu sou grande fã, ele fala com clareza e conhecimento. Fábio tem uma leitura muito perspicaz dos assuntos, muito certeiro tbm, gosto bastante. O João acho ele mimado, ele até tem algumas falam boas mas sempre mostra imaturo p certa coisas. O Emicida é tímido mesmo, mas talvez ele calcule os pensamentos para que não falem asneira igual o João.
Papo de segunda...adoro as diferentes formas de pensar e de se expressar desses caras! Quando acaba o programa eu sempre me vejo com um leque de assuntos para continuar refletindo depois. Muito bom!!
O tema é sobre empatia (se colocar no lugar de outra pessoa) e no estúdio colocam todo mundo pensando da mesma maneira?!? A empatia na sociedade só é conseguida quando as pessoas formadoras de ideia tentam entender o motivo de outras pessoas pensarem diferente de suas ideias a partir da realidade, do contexto, das experiências e da vivência.
O Chico tocou num ponto mto importante. NÓS seremos julgados no futuro. Mesmo os que se acham acima de qualquer suspeita de desvio moral, como algumas vezes o Fábio parece fazer.
Gostei bastante do assunto e do debate. Essa capacidade de compreender o outro em toda a sua estrutura, não necessariamente nos fará como o outro e sim uma versão atualizada de nós mesmos. Um ponto que acho interessante destacar sobre esta capacidade de manter empatia é o fator de não julgamento propiciado por esta virtude. No entanto, é de grande valia, para qualquer profissão da atualidade que estes colaboradores tenham esta virtude em comum, sendo que, ela beneficia a relação humana, e, nas profissões, somos imersos de contato com outros (diferentes de nós). Proponho este assunto para um próximo debate: A empatia como ponto-chave para um bom ambiente no trabalho. Daniel Goleman em seu livro "Inteligência emocional" aborda muito esta questão, sendo o QE hoje muito exigido pelas empresas, muitas vezes até mais que o QI.
A arte é realmente um lugar maravilhoso para abrir as discussões, o problema é que muita gente não tem suporte educacional nem para isso e acaba achando que o que se assiste é para ser replicado. Seja nos cinemas ou novelas enfim. Assim como existem os hipócritas que usam esse argumento pelo fato de não aceitarem que alguns assuntos sejam falados.
Pensando na constelação familiar, muitos desses sentimentos passam por nós, mesmo não tendo vivido as situações. E acho que a sensibilização que acontece com a auto-percepção (ou auto-conhecimento) unida a ESCUTA (que é uma prática muito importante para empatia) traz uma ampliação da nossa capacidade de sentir o outro, a medida que vamos nos tornando amis capazes de sentir nossas próprias dores (foco no SENTIR e não entender). Saindo do racional e do moral e notando tudo que nos toca como humanos e o abismo que ainda assim existe entre nós, acho que começamos a de fato chegar perto da empatia. Por tanto, envolve meu umbigo como referencial primário, mas tem ainda bastante chão pra ser trilhado pra começar a construir essa ponte entre nós.
Sensacional a discussão, meu pai sempre foi um herói pra gente ( filhos), carinhoso, bondoso, nos defendia de tudo, nos ensinou a nadar, pescar, andar a cavalo e até atirar, nos ajudou nas tarefas escolares, resolver os problemas de matemática, mas: Batia na minha mãe, tinha várias amantes, passava noites em Cassinos clandestinos, e por incrível que pareça, minha mãe nunca permitiu que fossemos contra ele, ela dizia: Ele é um péssimo marido, mas um ótimo pai! Desculpa mãe, se fosse hoje iria te proteger!
uma lagrima aqui.
diz isso para ela pessoalmente
Marcos parabéns pelo seu depoimento
E parabéns para sua mãe que deve ser uma grande mulher.
@@elisangelarodrigues6395 obrigado Elisângela, ela foi sim uma grande mulher, eu a perdi quando tinha 16 anos, hoje tenho 47.
"Não tem desejo que sobreviva à anulação do outro. O desejo precisa do outro vivo." Uau!
Essa frase impactou mesmo. Foi a primeira vez que prestei atenção a algo que esse cara disse (não sei o nome dele!)
@@Psicovibes Eu também não sabia quem era. Pesquisei na internet e descobri que ele é filho do grande João Bosco. O nome dele é Francisco Bosco (Chico). É um cara muito inteligente.
@@Psicovibes perdeu muita coisa boa entao que ele disse.
Se existe debate sobre empatia devemos tambem fazer um debate sobre a inpaciencia de ouvir sem tentar entender e ja julgar como inutel
@@evertonmarques2954 Acho que interpretou mal o que escrevi. Em muitos dos programas que assisti ele não se manifestava muito, então não tinha me chamado atenção por estar em silêncio mesmo, tanto que quando ouvi não só prestei atenção sem julgar com o gostei do que ouvi ;)
O Bosco é foda! Fã desde o jornal o Globo.
Cruz-maltino RJ.
"Seremos julgados por como tratamos os animais”.
O Francisco, tem uma sensibilidade e consegue enxergar e contextualizar um universo.
Não cuidamos nem de nós mesmos, muito menos de quem está do nosso lado e ainda querem cuidar dos animais.
É sim, ele tem um olhar visionário
Nós tbém somos animais, seu animal
Reflexão profunda, muito importante!
Joao corretíssimo. Empatia não é um “sentimento “ simpatia sim. Empatia é uma ciência... que pode ser treinada( sou medica e estudo o assunto para implantar entre os estudantes de medicina) . Simpatia é sentimento.
Chico Bosco realmente arrasou quando falou sobre os animais. Eu sou vegetariana. E fico tão orgulhosa com isso. Por saber que pelo menos metade da minha vida se o meu filho um dia perguntar eu orei dizer " Filho, parei na metade do caminho"
"eu tenho impressão que a gente primeiro sente, depois pensa" - Gregório, tem uma teoria que fala justamente sobre isso! A Social Intuitionist Theory afirma que primeiro a gente escolhe um lado com base no que a gente tá sentindo (e isso acontece extremamente rápido), e depois a nossa mente desenvolve argumentos pra defender o lado que a gente escolheu. Vale a pena dar uma lida sobre ;)
Oi, Isabela! Me aponta algum autor/texto? Achei a abordagem bastante interessante.
Manda autores pra gente ler maaais. Muito interessante essa linha de pensamento
Mt bacana
Gente, quem quiser saber mais procura o livro "A mente moralista: por que as pessoas boas se separam por causa da política e da religião?" de Jonathan Haidt. Lá ele explica bem direitinho ;)
Obs.: esse foi um dos livros mais fantásticos que já li.
@@mateusoliveira4131 O livro do Jonathan Haidt "A mente moralista: por que as pessoas boas se separam por causa da política e da religião?" fala sobre isso de um jeito massa!
Vcs estão tratando esse homem como sendo de um passado próximo. Ledo engano. Ele é mais presente doq vcs imaginam!!!
Pedro Mendonça
Infelismente é, mas podemos fazer nossa parte para mudar isso. A solução é educar bem os nossos filhos, sem machismo, ensinando a respeitar as mulheres, para que a próxima geração de adultos sejam menos machistas e intolerantes! Nós podemos acabar com o machismo da sociedade, depende do agora, e da educação que damos aos nossos filhos, e o tipo de adultos que serão no futuro!
Mas eles falaram...
O passado que e o presente👀
Exatamente e estão por todo lado, matando, abusando, destruindo, diminuindo, por não suportar o quão superior a mulher é.
Não sei o minuto certo mas eles falaram que ainda é presente, mas hj não é regra, é condenável. Enquanto nos anos 50 essa a forma mais natural de viver
Menino, o nível do papo e tão alto que fico sem argumentos para comentar. Mas estou comentando para pedir a vocês que continuem, para eu ficar daqui apenas curtindo e aprendendo.❤️
Emicida manda só idéia certeira!
Sempre!!!
Já ouviu o episódio do podcast Mamilos com ele? Tá muito interessante!!! open.spotify.com/episode/4kt3FJE3Kr5zZCZ3a6SStS?si=-GQkJSJmTcmJqWagXy3Brg
@@rosanaidp1 vou ouvir! Obrigado!
Ele é simplesmente fantástico!
Isso é empatia
Sobre o filme, a vida afetiva da minha avó foi deprimente, mediocre, e pobre. Ela que foi amorosa, não teve o prazer de viver o amor, de viver o prazer. E sobre o entender o outro, significa saber do comportamento, mas não significa aceita-lo.
Eu sempre fico com a vontade de escutar mais o Emicida.Tive que esperar 10 minutos pra ouvir a voz dele. #maisemicida
Gregório é muito bom no que faz, o Greg News é tudo de bom!
Sou fã dele amooooooo🤗🧉🙏
Emicida fica só olhando e depois manda as punch kkk
Só frase de efeito, que ele leu em algum lugar! Kkkk
@@cleberdovale8573 da onde vc tirou isso?
Ainda bem que ele lê né. Tem gente que só escreve, e ainda escreve merda.
Acho que ele monta várias rimas na cabeça dele jahahahahaa
Essa é a arte dele, olhar, observar, questionar e "traduzir"
"Não tem desejo que sobreviva a anulaçao do outro.O desejo tem que tá vivo."Chico👊
Eu podia ouvir o Francisco o dia inteiro !!! 😍
Total!
Somos 3
Taíssa Rocha com certeza, eu fico só esperando ele abrir a boca....toda vez...
Fala serio. Vc deve ser uma pessoa sem cultura e de uma inteligencia bem limitada.
@@danielrockenback8753 falou o inteligente e brilhante Daniel, assíduo leitor/ouvinte do... Caio copola. Parabéns cidadão de bem. Posso realmente imaginar o pq do desapreço ao Bosco.
Chico é inteligente demais, estudioso demais, humano demais..Papo de segunda tinha que ser tido dia. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍💥💫💥💫💥💯
“Seremos julgados por como tratamos os animais”. Frase que ninguém deu importância em um debate sobre empatia.
Ué, pelo que vi todo mundo concordou.
mas dai vc fala q é vegetariano vem todo mundo dizendo q somos chatos
@@cangalha sim, quem não come animais é como uma acusação materializada daquilo que a pessoa que come animais faz e não quer se haver.
Eu até parei o video na hora, para comentar! PRECISAMOS FALAR MAIS SOBRE ISSO!
Quem come animal,que é sacrificado pra satisfazer o prazer. Tem q se calar.
Adoro o Gregório!!!!! Não perco nenhum programa dele!!
mau gosto do caralho hein!
@@jasonstrike14 Cada um com suas preferências!! Não critico quem gosta do que não gosto! Respeito é o nome disso!! Vou continuar assistindo e dando os likes sempre, independente da sua opinião!
@@Evelinelima08 Eu acho que existe uma média de respeito , uma "margem de erro" mas quando o mau gosto é tão evidente, o problema já é outro...
@@jasonstrike14 o problema é querer impor a opinião!! Não faço nada baseada no que os outros acham! Sou maior de idade, trabalho, pago minhas contas e ouço e assisto o que me agrada. Vejo que isso incomoda. Tem pessoas que não sabem lidar com as diferenças. Paciência! O problema não é meu! Vivo muito feliz com minhas escolhas, e jamais vou permitir que digam o que devo ou não fazer, ou gostar, ou usar, ou falar!!! Aproveito muito a minha liberdade de expressão! A sua opinião não muda em nada a minha! Absolutamente nada!
@@Evelinelima08 mau gosto
Obrigada GNT por deixar o vídeo completo sem corte e edição 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Amoo Gregório ele poderia participar sempre hahahahah
Esse homem é nosso avô, nosso pai, nosso irmão e ainda está nesta sociedade.
Assistir uma conversa entre pessoas inteligentes, informadas, sem medo de se expor, sem querer aparecer, egos em seus devidos lugares; é mto bom !!! Informa, alimenta, educa, muda conceitos, acrescenta …
Quando não cuidamos dos órgãos públicos: das escolas, hospitais, prisões e etc. Desmostramos o nosso caráter e nossa falta de humanização. Independente de quem estiver lá. Bons ou ruins.
Gente, amei o Emicida!!! Huxley, meu mestre, maior pensador de todos..se todos se questionassem como ele... parabéns pela fonte!
João tava certo: empatia significa se colocar no lugar do outro. Identificação é simpatia.
Obrigada senhora GNT por postar um vídeo com mais d dez minutos 👏👏👏👏👏👏👏.
Amo papo d segunda, mas só vejo aqui. Então a senhora podia postar sempre assim, grandinho né!
Chico m liga 😂😂😂😂 🏃
Cidão é incrível como você compila os dados da conversa. Abrir janelas para o que foi e assim olharmos diferente para o agora e o futuro.
Chico Bosco: a
Eu: fado sensato, merece o Tocantins inteiro!👏👏👏👏
Ele tem família, amigos, e sabedoria, pra que mais coisas? Kkkk (Zoeira)
“Moralizar depois” - EXATAMENTE!!!
Minuto 4:33, uma mensagem rapidinha mas tão lúcida e linda, Francisco Bosco!! Grata por mencionar isso!! Adorei assistir esse papo e fico muito esperançosa ao ver homens como vocês! Beijinhos em todos
É um saia justa de meninos , né ?
Não sei mesmo qual é o melhor ?
Super fã e que tema bom abordado !
Melhor comentário do programa foi do João: "entender o outro torna a minha vida mais facil"👏👏👏
Eu tambem comecei a refletir nessa frase e tentar exercitar mais a compreensao na minha vida.
Convida Eduardo Marinho,curti ai glr pra q eles vejam
Que discussão importante e levada a cabo por 5 homens educados em uma estrutura mais de acordo com o bem comum. Muitos parabéns aos 5 pelo tema em foco. Bravo🤸🏻♂️
Sensacional colocação de que "Não há desejo que sobreviva a imposição! " 👏👏
O papo de segunda deveria chegar na casa de todos os Brasileiros. Os assuntos aqui discutidos são tão bons e refletem de forma tão clara os problemas sociais que temos no nosso país, que se o programa chegasse a mais pessoas poderíamos certamente ter uma sociedade muito mais evoluída.
Parabéns a todos vocês… sou fã do programa e de toda equipe!
Desde que comecei a pensar em empatia e a aplicá-la, minha vida mudou...
"Entender o outro torna minha vida mais fácil". Ponto, é isso.
É uma constante lição, não é fácil, mas é possível.
Discussão maravilhosa!!!! É compreender a condição humana, além das concepções estabelecidas. E compreender não é passar pano. Compreender para ultrapassar, sendo e fazendo melhor.
Entender, compreender sempre, isso é ter amor pelo elemento humano. Quanto a ter proteção é booom demais, demais, eu adoro. Nós deveríamos nos cuidar mais, nos proteger mais, cuidar mais um do outro. A unica possibilidade de salvação para a humanidade é o amor. Amo vocês!!!
Importante entender qual a diferença dos termos "entender" e "compreender".
Entender é do universo racional e compreender é do universo humano interagindo diretamente ao seu meio. O racional acontece dentro de nós, é parte do processo de compreender o nosso meio. Quando compreendemos usamos toda a experiência de nossas vidas e nossos sentimentos e racionalizamos para podermos transmitir essa compreensão do que acontece a nossa volta. Compreender é aqui agora, entender é atemporal. Eu posso compreender o passado, o presente e o futuro, mas eu não compreendo o infinito, o infinito eu entendo. Empatia é o ato imediato a um acontecimento, ou melhor dizendo a uma ação e suas consequências, os efeitos por elas causadas aos seres vivos, a vida em geral. Eu posso ser simpática a causas que façam seres humanos mais alertas e portanto mais empáticos aos bichos ou às mulheres e seus dramas existenciais.
Eu amo vcs, amo esses debates e amo me encontrar sempre nas opiniões de vcs, muito obrigado a todos.
Me torno alguém melhor e né organizo emocional e né talme te sempre com esses diálogos
Amei sua colocação sobre os animais, Chico. Acredito q isto está mudando
Tentar entender os motivos pelos quais as pessoas são como são é um bom exercício para empatia! ☺
Gregorio tu é foda cara ♡
Poxa você roubou minha frase kkk
Demais!!
Eveline Lima queria que ele tivesse falado mais. Estava meio calado
@@0921AV concordo!!
Andrea Vaz o Porchat não deixa
Adorei, meninos. Aliviada por ter homens como vcs no Brasil
meu pai é o melhor pai do mundo. o melhor. além de ser companheiro e amigo demais da minha mãe, porém, bolsominion, e, antigamente, era racista e homofóbico. até que a filha dele assumiu a homossexualidade e começou a trazer pra dentro de casa várias desconstruções. hoje, não é mais racista e nem homofóbico.
Ninguém nasce pronto, mas que bom que ele evoluiu e o mais importante que ele estava aberto à isso , por outro lado tem pessoas que se fecham em uma bolha e é incapaz de ter uma transformação
Que lindo... como os pais aprendem com os filhos neh?! Eu me dou a oportunidade de aprender com minha filha diariamente.
Para tudo é preciso ter um "repertório" interno profundo e abrangente, inclusive para ser empático. Esse é o grande desafio que tem a ver com a educação. Desde a infância é preciso criar caminhos para a valorização e ampliação do universo sutil interno das pessoas. Não só pelo desenvolvimento da empatia, mas também para que seja possível uma natural rejeição a tudo que inferioriza os seres humanos, destrói o ambiente e desloca o prisma de igualdade de direitos de forma a atender apenas ao interesse pessoal e de grupos exclusivos.
Por uma vida mais rica em vivências sutilizadoras delicadas e profundas!
Dói pensar que ainda hoje tem tantos homens assim neste país de hoje é só olhar de lado, estão tão perto de nós.
Esse tipo de homem ainda existe!
Fui casada com um.
Seu pai seus tios...
@@vladluna2812 Também
@@sheilareisdantas1944 kkkkkk
"Esse tipo de homem"
Só não existe "esse tipo de mulher" q não se importa com a condição financeira do homem
Daniel Oliveira ter uma pá de mina mercenaria oportunista não anula o machismo doentio
Adorei! Mas acho que a palavra é "explicar" e não "justificar" o comportamento.
Esses homens desconstruidos são tão bacanas... eles ganham um ou da dinheiro em cima de parecer seres humanos conscientes e totalmente desconstruidos, enquanto nenhuma olha para baixo ou olha para si, em sua totalidade. As autoacusacoes não chega a arranhar aquilo que há de problema em ser quem são.
Pedem likes e comentários que não veem. Falam sobre bate-papo, quase colocando -se no mesmo plano que o telespectador, mas eles mesmos não leem críticas ou comentários, quem faz isso são produtores que selecionam o que eles verão.
Vivem num condomínio fechado, metaforicamente. São inatingíveis diante do caos do lado de cá, da falta de voz, da falta de estilo, da falta de desconstrução. Eles são industrializadamente desconstruidos. São produtos. Ganham dinheiro para si e para grandes corporações por meio de sua superhumanidade...
Parabéns pelo trabalho. São ótimos.
Gregório ♥️ melhor do porta
Essa análise da empatia foi incrível
Adorei esse tema e o debate em torno dele. Esse é um aspecto central em minha relação com as pessoas. Parabéns pela escolha e pelo programa!!
Excelente o nível da discussão e modo como foram colocados os argumentos. A diferenciação entre compreender e concordar é crucial nos dias de hoje. Entendi que os argumentos contra a empatia não são para deixá-la de lado, de forma absoluta, mas apenas para diferencia-la de uma compreensão de mundo mais ampla. É como aquela frase atribuída a Stalin: a morte de um homem é uma tragédia, a de milhões, estatística.
Ansiosa por esse filme!
Adoro esse confronto de pensamentos que o Fábio faz... Essa explicação sobre o que de fato é a empatia
Esse camarada mais a esquerda, por mais que ele seja o menos conhecido e provavelmente o que menos lucra, é o mais interessante de ouvir, like pra ele!
Concordo com vc Erik
A EMPATIA É FUNNENTAL para os RELACIONAMENTOS e SOCIEDADE HUMANA é a MINHA 💖😍 OPINIÃO.
EMPATIA e ÉTICA e ARMONIA é PAZ.
Muito bom o debate, assunto extremamente necessário e com vários pontos de vista pra avaliar... Mas é real, seremos julgados futuramente pelo nosso trato com os animais... Certeza
Mano, esses caras são demais.... Fico imensamente feliz de saber que existem homens que pensam dessa maneira, que estão em um nível intelectual e de comportamento social equivalente ao que a maioria das mulheres tem buscado. Infelizmente meu meio social está longe de ser como esses caras, mas isso me tráz um certo alívio de pensar que é possível.
Gregório, amo😍💖
Acho esse programa tão importante em nossa sociedade atual. Parabéns!
Excelente episódio! Tanto insight nesse programa, fiz tantas anotações. Valeu time!
o gregório sempre muito sensato sempre que tenho a oportunidade de ver ele discutindo algum assunto aproveito
Já assistiu Greg News? 😊
Quando a câmera mostra a cara do Emicida penso q ele tá pensando "quê que eu tô fazendo aqui, mano?!" Porém contribuições certeiras.
Excelente discussão e espero que o filme seja nesse nível. Olha a coincidência, sou da década de 50 e meu pai se chamava Antenor, homem da roça, lavrador, carapina e extremamemte inteligente e sonhador, muito rigoroso mas carinhoso com os filhos e um tanto duro com minha mãe por sua natureza passiva; também uma grande mulher que soube manter o equilíbrio da família. Normalmente não gosto dos filmes brasileiros e por mais que eu queira prestigiar nosso cimema é difícil se encontrar algo razoável. Como intensamente essa época, espero que o seu filme consiga retratar com fidelidade esse período que foi um grande divisor de águas da nossa cultura
Se tem o Greg eu curto!
Que papo interessante, fala de verdades nas quais a gente nunca pensa.
"Como os homens eram em sua maioria"? Olha, até onde eu sei, ainda é assim. Nem precisa sair muito da bolha pra perceber.
Excelente debate, e induz a reflexão.
Se colocar no lugar do outro pode ser extremamente complicado quando a pessoa é individualista, quando se tem uma noção de coletividade isso torna as coisas mais faceis.
Um conhecido meu esteve no Japão, ele disse que lá as pessoas não atendem o celular no trem para não incomodar quem está ao lado,
Ñ é só da década de 50 ñ, ainda hj, plenos 2019, há caras dizendo que queriam chegar em casa, sentar e tomar uma cerveja e ñ cuidar de filho, encontrar brinquedo pela casa, mulher cansada... e o mais incrível: ñ se acha machista e se intitula melhor namorado do mundo! O cara ñ aguenta a paternidade, chifra a mulher, ñ aceita a separação, faz um monte de merda e se acha o melhor namorado do mundo, hahahahahahahahaha... coitado!
Muito bom o programa d vcs! Um abraço!
faltou empatia desse cara de pijama com o Emicida, quando ele disse literalmente que quer ser tratado pelo seu nome, "Emicida", e o camarada repete, em seguida, o nome "Cidão".
pra uma entrevista talvez tenha pegado mal, porem, eu não acredito em nenhuma circustancia que Emicida tenha levado pro Coração.
nossa parece q vc leva as coisas a sério demais
Eu acho o João o mais bobo dos programa, e ele fala demais... até me pergunto se o Emicida as vezes já sentiu desconfortável ficar falando já que ouviu os homens brancos falando e dono da razão, por ser o unico negro dali. Chico Bosco Eu sou grande fã, ele fala com clareza e conhecimento. Fábio tem uma leitura muito perspicaz dos assuntos, muito certeiro tbm, gosto bastante. O João acho ele mimado, ele até tem algumas falam boas mas sempre mostra imaturo p certa coisas. O Emicida é tímido mesmo, mas talvez ele calcule os pensamentos para que não falem asneira igual o João.
Tb acho o João bobo com algumas falas boas. Ele falou q Freud era um idiota ou algo assim?
Esse João é chato pra caramba,se sente o sabe tudo, será que preciso ter empatia ou antipatia, não deixa o ermicida concluir
Papo de segunda...adoro as diferentes formas de pensar e de se expressar desses caras! Quando acaba o programa eu sempre me vejo com um leque de assuntos para continuar refletindo depois. Muito bom!!
Enriquecedor como sempre esse debate!
Todos maravilhosos, mas o Francisco (sábio e charmoso), Gregório e Emicida, Jesus! É uma massagem e um desafio para nossa inteligência.
O João foi trabalhar de pijama hoje!!! Aí sim hein...
Estabelecer valor antes de entender uma situação é exatamente o pré-conceito.
O tema é sobre empatia (se colocar no lugar de outra pessoa) e no estúdio colocam todo mundo pensando da mesma maneira?!? A empatia na sociedade só é conseguida quando as pessoas formadoras de ideia tentam entender o motivo de outras pessoas pensarem diferente de suas ideias a partir da realidade, do contexto, das experiências e da vivência.
Esse programa é maravilhoso
Gregório💙
Gregório da Elite intectual LIXO anti cristão, sorte sua q nós somos cristãos covardes e Bunda mole ...temos muito a aprender com muçulmanos
vlad luna ninguém é obrigado a ter a mesma opinião sobre uma pessoa
Que tal apenas respeitar?
Vlad luna é um robô...do MBL heheh
Greg eu te amo!😍😍😍
Animais, as gerações futuras vão olhar para trás e se perguntar: como q havia tanto dinheiro e ao mesmo tempo gente passando fome.
Bacana essa discussão, nunca tinha pensado a empatia da forma como o Francisco colocou, muito bom. Gratidão
Só eu tenho a impressão que, às vezes, o João fala umas coisas que nem ele mesmo tá entendendo? Rs
Adoro vcs, não fica cheteado, João. ♡
Victoria Lemos ah ele pode falar o que ele quiser não tou nem aí; eu quero e ficar escutando...😊
@@0921AV Kkkkkk Pior que é assim mesmo
Vcs sao extremamente necessarios, obrigadaaaaaa ! Parabens.
Meu avô paterno já era um feminista. Gratidão! :-)
O Chico tocou num ponto mto importante. NÓS seremos julgados no futuro. Mesmo os que se acham acima de qualquer suspeita de desvio moral, como algumas vezes o Fábio parece fazer.
O mundo mastiga e engoli as pessoas empaticas. Experiência própria
Se até com Jesus fizeram o que fizeram pq vc espera que seja mais facil pra vc irmão?
Gostei bastante do assunto e do debate. Essa capacidade de compreender o outro em toda a sua estrutura, não necessariamente nos fará como o outro e sim uma versão atualizada de nós mesmos. Um ponto que acho interessante destacar sobre esta capacidade de manter empatia é o fator de não julgamento propiciado por esta virtude. No entanto, é de grande valia, para qualquer profissão da atualidade que estes colaboradores tenham esta virtude em comum, sendo que, ela beneficia a relação humana, e, nas profissões, somos imersos de contato com outros (diferentes de nós). Proponho este assunto para um próximo debate: A empatia como ponto-chave para um bom ambiente no trabalho. Daniel Goleman em seu livro "Inteligência emocional" aborda muito esta questão, sendo o QE hoje muito exigido pelas empresas, muitas vezes até mais que o QI.
Adoro vcs, principalmente o Gregório Duvivier!!!!!! :***
A arte é realmente um lugar maravilhoso para abrir as discussões, o problema é que muita gente não tem suporte educacional nem para isso e acaba achando que o que se assiste é para ser replicado. Seja nos cinemas ou novelas enfim. Assim como existem os hipócritas que usam esse argumento pelo fato de não aceitarem que alguns assuntos sejam falados.
Já não é uma tarefa fácil entender o outro, conviver então. As pessoas andam muito individualistas , egoístas. 🙄
que delícia ver esse papo cabeça, com pessoas discutindo e respeitando as falas dos outros, expondo suas opiniões de forma civilizada.
orgulho❤
Que conversa linda. E grupo perfeito sos
Pensando na constelação familiar, muitos desses sentimentos passam por nós, mesmo não tendo vivido as situações. E acho que a sensibilização que acontece com a auto-percepção (ou auto-conhecimento) unida a ESCUTA (que é uma prática muito importante para empatia) traz uma ampliação da nossa capacidade de sentir o outro, a medida que vamos nos tornando amis capazes de sentir nossas próprias dores (foco no SENTIR e não entender). Saindo do racional e do moral e notando tudo que nos toca como humanos e o abismo que ainda assim existe entre nós, acho que começamos a de fato chegar perto da empatia. Por tanto, envolve meu umbigo como referencial primário, mas tem ainda bastante chão pra ser trilhado pra começar a construir essa ponte entre nós.
Conversa ótima!
Acho que já é um bom começo pra humanidade pelo menos tentar entender o outro. 👏