Este video é parte 2, ainda tem parte 3, não deixem de assistir. Depois, tem a continuação na forma de post no meu blog: www.akitaonrails.com/2024/10/24/meus-teclados-modernos-favoritos
Nossa! Ai você vem todo "noob" querendo saber mais sobre qual modelo de teclado rgb comprar e sai com uma aula de introdução a computação, telecomunicações e tecnologia! Muito bom, RECOMENDO!
Só tenho uma coisa a dizer... Acho que as vezes o Akita não tem ideia do benefício que está fazendo em compartilhar sua experiência e conhecimento... Está deixando um verdadeiro legado na internet... Um vídeo desses deveria ser passado em sala de aula como conteúdo histórico sobre a tecnologia... Parabéns, uma baita aula! Somos gratos...
Tive que parar só pra vir falar sobre isso. Eu sou o tipo de pessoa que só de pensar em comprar um produto novo pesquiso igual um retardado sobre tudo, pra saber o que tem de melhor, de bom, e de ruim do produto, aí perco umas 2 horas pesquisando e no fim não compro nada hahahahah. Aí não tem como não valorizar o conteúdo que o cara aí trouxe, reuniu tudo que eu precisava saber sobre teclados pra mim que tô pensando em comprar um. Pena que financeiramente não posso ser entusiasta como o amigo aí e vou gastar no máximo uns 250 reais. Mas não me arrependo de pesquisar e aprender, quando tiver condições vou saber pegar um melhor, e dentro do meu limite financeiro vou poder pegar o melhor custo benefício com as informações do jovem aí.
a dica pra acentuação é EUNICE option + E = agudo option + U = trema (que não precisa mais, mas enfim) option + N = til option + I = circunflexo option + C = cedilha e o ultimo "E" pra fechar o acrônimo (dica aprendida na universidade SENAC, nas aulas de diagramação da prof. Denise)
Descobri seu canal há umas duas semanas e estou adorando. Sou apenas um aficionado por informática. Parabéns pela didática. Lembro-me com saudades das máquinas de escrever e como praticamente todos os adolescentes da minha geração eram "obrigados" a fazer um curso de datilografia, pois era preciso fazer prova de datilografia para conseguir emprego ou passar em concurso publico, onde era preciso apresentar no mínimo 160 toques por minuto (máquina manual)! As elétricas já eram um verdadeiro sossego (menos força nos dedos). O 1° PC com que trabalhei foi um IBM nos idos de 1994, e que saudade daquele teclado. Hoje em dia poucos se empolgam em sequer fazer um curso de digitação, online e gratuito.
Em 25:20 ... quando tinha meus 13 ou 14 anos meu pai me matriculou em um curso de datilografia... aprendi nas Olivetti da vida ... agradeço ele por ter feito isso por mim! Hoje está sendo muito útil! Meu pai ainda têm uma Olivetti Lexikon 80... que eu treinava em casa na época... e ele até estes dias ainda usava regularmente... até que começou a enroscar as teclas... precisamos achar alguém que arrume... isso agora é raro por aqui no interior... Essa sua Olivetti "portátil" parece até moderna perto da máquina do meu pai que eu usava ... as teclas da sua parecem ser até leves ... se compararmos ... Não conhecia este nicho de teclados mecânicos... agora vou até procurar mais a respeito, quem sabe mais para frente comprar um ... por enquanto continuo nos teclados de membrana... Pra finalizar ... Deixando meu joinha! 👍
E eu acabei que dei spoiler da parte 2 nos comentários do parte um "sem querer querendo"! Falando sobre máquinas de escrever, as Olivetti profissionais pesavam fácil mais de 15kg porque algumas eram todas confeccionadas em metal (menos as teclas). Mais no final da vida é que eles começaram a soltar modelos com carcaça plástica, que eram um pouco mais leves. Tinha também as elétricas, que você apanhava na migração das mecânicas porque você acostumado com a pancada que tinha que dar no teclado nessas era praticamente um teclado de computador que você apenas tocava. E isso me relembra a nostalgia do curso de datilografia que fiz na adolescência e que só tenho a agradecer pela insistência dos meus pais nisso. Sem lembrar nas inconveniências de errar a datilografia e ter que começar a digitar tudo de novo quando se tratava de algum documento importante que podia ter zero rasuras (ou mais pra frente o error-ex, isso sem contar com a cópia carbono que saía errada e sem acordo com ela). E outra coisa era o treinamento mental da digitação em que você tinha que calcular a hifenização da separação de palavra por sílaba entre uma linha e outra, o que se você não dominasse a língua portuguesa você cometia uns erros absurdos, fora que o texto no final não podia ficar todo quebrado como esse comentário fica com espaços à direita a esmo. Curiosamente até hoje o Word tem separação silábica no fim da linha. Fora outras tantas inconveniências que simplesmente não existem na era digital com processadores de texto. Nostalgia pura lembrar de tudo isso. Ótimo vídeo, bela coleção.
Mano, esse IBM Model M é o meu sonho de consumo. Quando você mostrou ele no vídeo, passou um filme na minha cabeça da minha época de criança, quando via computadores em escritórios e morria de vontade de digitar naqueles teclados enormes. Parabéns pela coleção de teclados e pela excelente qualidade dos vídeos.
Para teclados mecânicos de entrada não se pode esquecer os chineses: Red Dragon e Motospeed, principalmente pensando em full size e tenkeyless. Já para teclado bluetooth eu comprei um muito bom Royal kludge, RK798 com switch Kailh (mesma qualidade Gateron) mas eles vendem com Cherry, conector USB C e suporte a três dispositivos. Eu paguei $59 com o dólar mais barato, mas agora não se acha esse teclado por menos de $75. Outro ponto importante que vc falou é manter o mesmo layout. Desde 2009, quando comprei meu primeiro mac, troquei tudo para ANSI, tanto no trabalho como no PC de casa, melhora muito a produtividade.
Quem quiser iniciar e não quer gastar muito, tem uma opção da Philips, faixa de 150˜200 reais, que se acha com entrega full do ML. Só procurar por Philips Spk8413, é switch blue, de uns china, mas funciona muito bem, gosto bastante. A base é toda de alumínio, muito bem construído.
O Ápice foi a parte da Receita Federal. Putz Akita, você presta um excelente serviço pra comunidade Tech. Valeu pela aula. Te acompanho a um ano e sempre recomendo o teu canal.
No começo eu tinha preguiça de assistir os vídeos do Akita, motivo: muito longos. Mas agora eu assisto frame por frame porque o que esse cara fala é enriquecedor.
mertiolate era caro meu pai lavava com povidine que dava de graça no posto de saúde no máximo era um violeta ou eu ficava com a perna laranja ou ficava roxa
Akita, relembrando a nossa época de disquete e pagamento em cartão feito pelo 'rolo compressor', fui pego recentemente de surpresa na Jamaica! Ainda utilizam esse método por lá! Enquanto eu esperava a maquininha a recepcionista do hotel capturou o cartão e o esmagou no rolo, velhos tempos! Foi interessante presenciar a cena! (E a conta veio na fatura mesmo!)
Hahaha imagino que em alguns países deve precisar mesmo kkk e por isso só cartão de crédito tem relevo e de débito não porque ele precisa ser sincrono e online
Muito interessante sua abordagem nestes dois vídeos sobre teclados mecânicos. Também sou entusiasta e de longa data - não diria “do tempo em que Merthiolate ardia”, mas do tempo em que ardia e era vermelho rs. Tenho os dois teclados nos quais você parece interessado, um Ducky (full size) e um Anne Pro2 (Gateron Brown). E você tem um teclado (Keychron k2) que está no radar para compra, só que no modelo full size (K 4 se não me engano). Tive um Ducky (Cherry Brown) e tenho outro (Silver), ambos full size, e recomendo. Vou vender o segundo (as razões explico adiante). Igualmente recomendo o Anne Pro2, que também vou vender, mas neste caso as razões são mais simples: eu não me acostumei com o layout 60%. Sugestão: a Durgod tem uma linha de teclados que parecem clones da Ducky, também com switches Cherry, e até as últimas vezes que vi com um preço um pouco mais baixo. Eu disse “clone” mas ainda acho o Durgod um pouco superior ao Ducky One (eu nunca usei um One2). Em relação ao Keychron já vi análises apontando essa questão da altura. Estava em dúvida, porque o Masterkeys Pro M que eu tive é um teclado alto e já estava no limite para me incomodar. Seja como for, só encontrei esse teclado na Amazon gringa e agora ele está com envio indisponível para o Brasil. Quanto aos switches, um comentário/pergunta: você já notou diferenças entre os mesmos switches da Cherry? Não digo entre switches de cores diferentes, mas do mesmo switch. Tive teclados, alguns mais antigos, com Cherry Brown, Red, Silent Red e Silver. Nesta época o foco estava nos switches, só depois me ocuparia com encontrar o teclado ideal. Estou falando aqui de teclados nacionais com Cherry MX o que é praticamente sinônimo de teclados gamer, e portanto muito distante do meu perfil e gosto. Resultado é que em um teclado Logitech (G610, um dos poucos que não usam Romer G) e em outro da Corsair cheguei à conclusão que Cherry Brown e Silent Red tinham a minha preferência. Com essa informação fui atrás dos teclados com design e construção que me agradavam. Ducky, Durgod e Masterkeys vieram na sequência. O resultado foi desolador: os mesmos switches nesses teclados eram mais pesados (mais força para o acionamento). E quando digo mais pesados isto significa a ponto de não conseguir usar por causa de fadiga (digito muito, no trabalho e em casa). Para piorar nunca ouvi ninguém relatando essa mesma percepção minha. Por isso este meu comentário-pergunta aqui. Em defesa da minha sanidade - rs - vale dizer que uma crítica antiga aos swiches da Cherry diz com uma certa falta de lubrificação, com transmitirem uma sensação de aspereza durante a digitação, principalmente o brown. E eu concordo plenamente com essa crítica. O detalhe é que essa é uma crítica encontradiça em análise mais antigas, não nas atuais. E para mim essa é outra mudança que notei: os switches da Cherry, todos os que usei, ficaram mais pesados e menos ásperos. Resumo da ópera: quase toda a linha de switches da Cherry MX são pesados para mim. Hoje uso Gateron Red com o-rings. Meu teclado de uso preferencial é um chinês praticamente sem marca mas que segue um padrão de construção (ao menos externa) do mesmo nível de Ducky, Durgod. Em tempo: como não gosto de teclados gamer nunca utilizei um teclado da Razer, embora tenha alguma curiosidade quanto aos switches.
Namoral... quando subiu o IBM cascudo no ombro, ficou muito nítido a cara enrustida de satisfação. Imagina a satisfação de fazer o "unboxing empoeirado desse mostro! Espero que funcione todas as teclas depois que o adaptador chegar. :) Posta no Insta também esse trambolho aí gritando, por favor!
Eu uso Dvorak e nunca me canso digitando, mesmo com teclados mais simples, por produtividade acho que acaba dando na mesma. O problema do Qwerty é que ele foi projetado pra ser usado com máquina de escrever, onde se você apertasse uma tecla muito próxima da outra acabava travando a máquina. E isso quer dizer que ele foi projetado pra ter teclas distantes e não ergonômicas. Sempre tentei digitar com todos os dedos quando o usava e nunca consegui. E adivinha, com Dvorak digitar com todos os dedos foi natural, pois foi projetado justamente pra ergonomia e otimização do movimento, com esforço mínimo. Muitas vezes quando digito parece que estou tocando alguma música ou algo do tipo, por ser tão fluído e natural. Melhor investimento que fiz até hoje.
Agora vou esperar o vídeo sobre cadeiras. Brincadeiras a parte gostaria de ver o Akita falando sobre os games ou animes que gosta, um assunto bobo para quebrar o gelo.
Sou transcritor e tenho de dizer que um bom teclado faz uma baita diferença. Atualmente uso um de switch brown, como ele é tátil, consigo fazer meu trabalho sem nem precisar olhar parar a tela.
Eu tinha até diploma de datilografia nestas máquinas mecânicas da Olivetti (tenho 41a) e competia em velocidade com meu irmão pra ter graça... hoje agradeço minha mãe por ter me inscrito no curso. Me adapto a diveros teclados em menos de 3 minutos e dígito na velocidade da fala de uma reunião (não de uma aula).
Vou comprar o keychron k2 porque pretendo viajar bastante, para o meu escritório vou usar um suporte para monitor, e outro suporte para o teclado quando eu for trabalhar em pé
Pensei que nesse Você ia falar sobre GMK e uns custom da vida, mas vi que não é a sua praia, de qualquer forma é bom ver a visão de alguém de fora do hobby que tanto amo. Ótimo video como sempre. abraços akita.
Sim, eu sei que tem bem mais coisa na área "custom" mas eu não entrei nela ainda por isso não chamei os vídeos de "guia definitivo" e sim "minha coleção" kk
Pra quem quer começar a digitar com todos os dedos da mão, vou passar algumas dicas e sites que eu usei também. (como curiosidade, no começo dessa quarentena, eu digitava com dois dedos de cada mão e conseguia no máximo 40 palavras por minuto, com uma taxa de acerto muito baixa de 83%~85%.) Bem, voltando ao assunto, primeiro você tem que focar em precisão e técnica, eu peguei uma imagem no google mesmo, de como digitar de maneira correta, e usei o site keybr para praticar, recomendo esse site pois nele tem um sistema de aprendizado letra a letra, e você só consegue chegar na próxima letra se você estiver apto(é o algorítimo do site que faz o cálculo com os seus erros e a velocidade que você digita) . Após terminar o alfabeto no keybr fui testar minha velocidade no 10fingers, e pra minha surpresa estava menor que antes, cerca de 33PPM (palavras por minuto), mas isso durou pouco tempo, 4 dias depois eu estava digitando 45~50 PPM em média, e com uma taxa de precisão de 95%. Agora depois de 1 mês e meio treinando pelo menos 30 minutos ao dia desde quando comecei no keybr, minha velocidade média é de 73PPM e uma precisão de 97% (fiz o teste em diversos sites, pois já estava acostumado com as palavras do 10fingers). O começo é o mais difícil, pois você luta contra os anos de vício de apertar a tecla com o dedo errado, o que consequentemente diminui bastante sua velocidae , mas com o tempo você se acostuma e tudo flui naturalmente.
Tenho um Anne pro 2 com kailh box switches cor brown realmente é um teclado ótimo paguei na faixa de 350 importado. Anteriormente tinha um ck104 com switch outemu blue, honestamente no começo é legal o barulho, mas por se agudo torna-se chato depois de um tempo. Hoje o barulho mais grave e "oco" dos switches brown eu considero mais prazeroso. Outro ponto que eu senti uma diferença enorme é a força de atuação, não acreditava que fazia tanta diferença , de 60cn (outemo) para 45cn(kailh) é muito menos cansativo digitar no Anne recomendo a todos que levem isso em consideração. Quanto ao layout troquei para um menor para manter o mouse mais perto da mão e o teclado mais centralizado, realmente isso ajuda na ergonomia, eu ficava meio torto pra digitar principalmente o braço direito, o que mais me fez falta foi o ~ e o printscreen as outras teclas eu raramente usava, não senti falta. Adaptei o print para crtl+shift+s(que é bem melhor) e consegui memória muscular para o ~, mas é como Akita falou é um malabarismo eu preferiria não o fazer, mas acabei me acostumado.
O legal de um teclado com firmware como o Anne Pro é isso de você conseguir mapear qualquer tecla com as layers a ponto de nao ter q fazer tanto malabarismo. No meu o print screen é o caps lock+P, e pra fazer o ~ eu aperto caps + esc.
@@Ouaueaio Sim, realmente isso é um ponto muito forte dele, eu por exemplo uso as setas no lugar das teclas de função da direita e como é a nível de firmware funciona em qualquer outro pc que eu venha a utilizar ele.
@@Ouaueaio também fiz algo similar, coloquei os simbolos ^ç~` nas teclas caps lock + nm,\ Fica bem confortável pra digitar palavras como "ação" por exemplo. E o "tap" da tecla caps lock eu coloquei pra emitir um Esc
Também tenho um Anne Pro 2 com Kailh Box Brown e paguei o mesmo preço que vc, foi na epoca do carnaval. Um problema dos switches box é que as molas do padrão cherry não servem, precisam ter um diâmetro menor, comprei um kit de molas 60g à toa e não pude usar pq não servem nele, e não existe lugar nenhum que venda que eu tenha achado até agora. Os o-rings também são um problema pq precisam ser menores mas pra isso eu recomendo esperar o laçamento dos novos Kailh Silent Box.
Nossa, cara. Cheguei aqui apenas para ver qualquer coisa sobre teclados mecânicos (minha paixão) e acabei amando teu canal, porque tu dás verdadeiras aulas para quem tem interesse em conhecer quase tudo ligado a tecnologia. Sou tradutora, então só me confirma se esse "encodar", em vez de "codificar", é o que programadores usam, ou se é um termo que tu preferes, mas não de uso geral? Me interesso, para quando tiver de usar em uma próxima tradução. Assinei teu canal, porque de graça eu estou ganhando umas aulas preciosas! Vendo tua máquina de escrever (e já tive uma igual), pensei que podias fazer um vídeo sobre máquinas de escrever elétricas (tive uma Praxis, "eletrônica" da Olivetti, que era uma paixãozinha, com design lindo até para os dias de hoje). Um abraço e obrigada.
Fábio, sou novo no seu canal mas ja admiro seus pontos de vista e opiniões, tenho 20 anos e pretendo entrar nesse mercado meu objetivo é ser o melhor mas me preocupo muito com a situação politica, como admirador da sua opinião sei que não é o objetivo do canal mas gostaria muito de ver um video sobre nossa situação politica atual e o que devemos fazer para o Brasil realmente caminhar para frente . Muito Obrigado por toda experiencia que você compartilha estou fazendo engenharia da computação e me sinto mais preparado para o mercado a cada video seu que vejo seus videos.
Akita, satisfação em acompanhá-lo! Sabemos que seus vídeos são recheados de conteúdo e trazem um paradigma bem completo sobre o tema em questão. Filtrar conteúdo na internet é super necessário, em um de seus vários vídeos pude notar que você recomenda algum dos canais que você segue. Você poderia trazer um vídeo com canais/sites /fontes em geral, que você considera importantes para área de T.I sem dúvidas seria muito proveitoso! 👍🏼😁
Falando em máquinas e teclados, o Fabio Akita é uma maquina de conhecimento, sempre quando vejo algum video dele, sempre tem algo diferente pra aprender e não é de forma direta, vim pra conhecer sua coleção de teclados e ja estou aprendendo sobre tabelas de conversão, numeros binarios e por ai vai, isso é muito bom! like garatido e mais empolgação para os proximos videos.
Assisti o começo e já deixei o like. Comecei com o Anne Pro primeira versão e não me acostumei a programar com FN + alguma outra tecla. Agora eu estou com o Keychron K2 com corpo de alumínio. Melhor teclado que eu poderia ter.
Recomendo o Microsoft Sculpt. Uso ele tem um bom tempo e estou na segunda unidade. Preço na faixa dos U$ 100.00. Leva um tempo para se acostumar, mas depois não volta para outro. Ajudou nas minhas dores. Usei por um período um teclado Microsoft normal enquanto esperava a nova unidade do Sculpt e foi um terror. Ótimo vídeo.
Quando tive tendinite (anos 90), não conseguia digitar por mais de 15 minutos que minha mão travava! Resolvi comprar (importando) um Microsoft Natural Keyboard Elite, paguei na época 120 USD incluindo frete, foi a melhor compra de informática de toda a minha vida. Assim que liguei, fiquei quase 2 dias digitando direto sem sentir uma única dor! Vários anos depois, comprei o Natural Ergonomic Keyboard 4000, com a mesma qualidade e controles multimídia direto no centro do mesmo!
Akita, tenho uma coleção de teclados bem parecida com a sua. Tenho um Model M de 1986, um tanque, que importei e gastei uma bala de dinheiro (só o frete foi mais caro que muitos teclados 😂). Como informação, o Model M é o sucessor mais barato (pois é...) do Model F, que também usa o buckling spring (o pé de plástico que aciona as telcas é maior), tem PCB capacitivo (mais caro, com n-key rollover nativo), é todo construído em metal (mais tanque de guerra ainda) e, pelos reviews que vi, é um pouco mais leve de digitar. O problema dele é que, além de ser muito mais raro de encontrar, e portanto muito mais caro, ele tem layouts bem esquisitos (XT e AT), tornando o uso para o dia a dia fica bem mais complicado. Esse layout ANSI 101, que é o padrão dos teclados atuais, nasceu com o Model M. De fato, ele é o pai do teclado moderno. Como curiosidade, o Model F é o sucessor mais barato (!!!) de um outro teclado, o IBM Beam Spring, que usa switches beam springs (outro mecanismo), keycaps de perfil SA esculpidas e são enormes. Quem já digitou neles diz que não há nada igual. Esse mundo de teclados é bem rico. Com o teclado Matias você acabou resvalando na história dos switches ALPS, que são venerados pela comunidade. Pra quem está lendo esse comentário e se interessar, fica a dica para uma pesquisa. 😁👍
Bem colocado. Eu mesmo nunca achei um Model F pra comprar mas como você disse acho que não seria útil hoje em dia por causa do layout. E sim, eu não usei ALPS até hoje, só no derivado que é o Matias e nem sei se é uma boa representação. O Model M seria o melhor meio do caminho entre antigo e usável kk
Quem for procurar pesquisem no 'ebay.ca' www.ebay.ca/itm/Rare-Vintage-IBM-3727-Beamspring-Beam-Spring-Terminal-Keyboard-Worldwide/153866898110 www.ebay.ca/b/IBM-Model-F/175690/bn_55189929 www.ebay.ca/sch/i.html?_sacat=0&_nkw=ibm+5251+keyboard
Depois que você citou me dei conta que minha postura ao digitar é EXATAMENTE do jeito recomendado e por isso que fico 12h seguidas digitando todo dia e NUNCA tive problemas de dores nos braços e ombros... Na real dei sorte de comprar um móvel para o computador na altura certa para mim quando casei.
Parabéns pelo vídeo, assisti as duas partes e achei um show. A anos atrás fiz um curso de MS DOS 6.22 e me lembro bem desse tipo de teclado da IBM. Meu primeiro computador foi MSX e depois um PC XT que salvo engano usava um teclado desses IBM, com um monitor verde (com um película que parecia um tecido na tela).
Muito legal a máquina de escrever. Teclado mecânico nível hard. Aprendi digitação (na época chamava-se datilografia) numa Olivetti Linea 88. Depois tive uma Facit 8000, que o teclado já era muito semelhante (até mais macio) que de alguns computadores dos anos 90.
Mto obirigado pela nostalgia da maquina de escrever, fiz curso de datilografia aos 11 anos, ainda me lembro da sensação se empolgar e pegar no embalo ao escrever um texto grande, q delicia, ainda vou comprar uma... nossa q saudade véi =)
27:00: Boa lembrança, máquinas manuais de cartão de crédito, que ficaram conhecidas na época como "reco-reco". Usei muito, era trabalhoso, mas muito melhor que receber cheques! E não era só passar o cartão no carbono, ainda tinha que ligar para a administradora do cartão pra pegar o código de autorização, só assim pra saber se o cliente tinha crédito!
Teclado mecanico é vida! Eu tenho o Motospeed CK108 RGB e o indico!
4 ปีที่แล้ว +1
38:24 Na verdade, o GDM é o GNOME Display Manager, ou seja o gerenciador de exibição, ele invoca a sessão de um ambiente desktop completo (como é o caso do GNOME), incluindo o gerenciador de janelas ou apenas de um gerenciador de janelas (como um FVWM ou Fluxbox) ou outro programa cliente que governará a sessão (como um XTerm numa sessão failsafe).
Akita, de verdade.. nem sei porque estou vendo isso, mas é sensacional te assistir falando sobre qualquer assunto! Se falar da Galinha pintadinha tenho certeza que vou assistir. btw, tenho um Redragon Mitra K551/switch Red, amo ele, foi o que deu pra comprar, mas ainda assim é muito bom para o que eu necessito.
Que sonho esse Ultimate Hacking Keyboard!! E a mesa então?? Foda demais. Se um dia eu me tornar um colecionador de teclados, quem sabe heheh mais incrível que isso só eu ter assistido 100 min do Akita falando sobre teclados kkkkkkkk mas muito bom mesmo, no meio ainda meteu uma história da computação marota, não fazia ideia dessas informações. O vídeo foi de grande ajuda, não conhecia nada sobre o assunto e tava em dúvida de qual comprar, agora fiquei entre o da Razer e o Keychron :)
Nunca aprendi tanto sobre teclados na minha vida, e olha que eu pesquiso pra comprar um bom teclado faz tempo, a máquina de escrever para testes eu já tenho, e o MAC para dar um terrivel exemplo tmb tá aqui; Akita, ta de parabéns, eu amei os videos!
eu tenho um blackwidow x chroma tkl. decidi trocar os switches, de razer green para gaterons black. Vou lubrificalos com kryptox 205 g0, tanto os switches quanto o lubrificante comprando da gringa, pois nao encontro em lugar nenhum aqui no brasil. quando chegar tudo e fazer a modificação falo a minha experiencia
Cheguei a usar estes ergonômicos nos anos 90 até que curtia, o de mola da IBM cheguei a experimentar no passado, aliás tudo da IBM que experimentei era de qualidade o notebook que mais durou comigo era deles, fora parte de inovação tecnológica. O RJ45 eles usam em controle de arcade tbm em alguns modelos da Brook, dai tem como fazer ligação do RJ45 para cada video game, mega drive, ... acredito que de para fazer algo semelhante neste teclado com o usb tbm, mas inviável, pois é um padrão conhecido e vale mais a pena o adaptador mesmo. Parte mais interessante foi o background histórico. Vc chegou a ir atrás de teclados antigos de computadores japoneses tipo da Nec ou Sharp ?
depois de dois videos sobre teclados mecânicos acredito que estou perto do nirvana, logo digitarei só com o poder da mente. Parabéns, muito massa o seu conteúdo.
Eu também prefiro o padrão internacional. Me irrita demais as mudanças de posição das teclas nos formatos brasileiros. Eu aprendi datilografia no SENAC e sou muito grato. Tive uma Brother eletrônica que também era muito boa. Eu sou do tempo das máquinas manuais de cartão de crédito! KKKK Bons tempos... outras tretas, mas bons tempos. Eu já ia procurar o vídeo do Linus pra postar KKKKK Bacana!
Wow!!!... Show... Eu estou escrevendo este comentário em um Model M (Space saving / sem o teclado numéco) de 1994 - Excelente vídeo.
3 ปีที่แล้ว
Me recomendaram seu vídeo no fórum do Clube do Hardware. Queria aprender mais sobre teclados mecânicos porque sou escritora em busca de mais conforto, e me surpreendi! Amei seus vídeos! Adorei a aula de ergonomia, também sofro muito por ser baixinha e tive que encomendar com um marceneiro uma mesa ideal pra minha altura. XD Amei também a parte sobre a evolução dos teclados. Deu até um quentinho no coração lembrando de quando brincava máquina de escrever da minha mãe e depois digitar minhas primeiras histórias no Windows 95, guardando em disquetes coloridos. Ganhou mais uma inscrita! (E no final decidi que pegarei um teclado com switch brown. Ainda não tenho grana para os Cherry Mx, vou de Outemu por enquanto!)
Já ouvi de muitas pessoas que no Brasil a RF não cobra imposto de teclado quase nunca, pelo menos quando é da china, o seu deve ser pq veio da europa. Eu mesmo peguei um Anne Pro 2 e veio direto, foi 79 dolares e chegou em menos de 1 mes. Lembrando que ele tem PBT double shot com RGB individual, programação (persistida na placa) de mapeamento e macros, 2 camadas Fn, suporte total pra Linux com o ObinsKit, e bluetooth com bateria ótima. Pra quem é programador no Brasil na minha opinião não tem melhor que esse, principalmente pelo suporte Linux. Melhor que isso só um teclado custom com firmware QMK/ZMK, um pré-montado como o Ergodox-EZ, Planck-EZ, ou um UHK, mas esses são todos caríssimos.
nuss, tenho 18 mas já cheguei a mexer em uma máquina de escrever velha que tinha aqui. Primeira vez que devo ter tido uma nostalgia com algo que não foi criado nesse milênio kkkk musculação no mindinho e ter que desenroscar quando vc apertava duas teclas ao mesmo tempo realmente é pra poucos
eu...normalmente so vejo no maximo 2 partes entao vou falar que...pensei realmente que o akita traria falando sobre teclado que tem marcas que ate trazem e vendem aqui no brasil de por exemplo: teclados que recebem por lazer o contato deles no lugar de uma peca de metal e dai prometem responderem serem mais responsivos e durarem mais e outras coisas que sao mais novas mas mesmo assim como sempre falou de muito mais coisas que outros locais!
Caraca, fiquei com uma puta vontade de comprar um DROP CTRL. Muito bonito o teclado. Entrei nessa de teclado mecânico em 2018 e acho que é tipo SSD, não dá pra viver sem um. Depois de acostumar a usar é sempre triste quando se precisa usar o que tem embutido em notebooks. Uma coisa que eu acho bem triste nesse universo são as empresas que acabam desenvolvendo seus próprios switches e fazem alguns totalmente diferentes do padrão Cherry MX. Tive um Logitech com Romer-G e não achava o teclado em si ruim, mas o formato dos switches dificulta a remoção das teclas e no meu caso tive a infelicidade do plástico que prende no switch quebrar dentro dele e a tecla não prender mais. Felizmente o teclado ainda tava na garantia e a Logitech trocou por um mais atual com switch GX (esse no padrão Cherry MX).
Tenho um Ducky One e sou apaixonado por ele, já tive Razer, CoolerMaster e cia, não tem nem comparação, acho que poucas marcas fazem frente com a Ducky quando o assunto é Teclado Mecânico, uma pena não serem vendidos a um preço justo no Brasil.
Ótimo vídeo, sou tradutor e me aventurei em alguns modelos de teclado mecânico, particularmente o que eu mais odiei foi o teclado 60%, usava um básico com switch otemu blue mas o barulho começou a me irritar, comprei um redragon kumara brown e achei muito bom, comprei uns red switches no Aliexpress para testar!
Imaginar que já fiz curso de datilografia, usei máquina elétrica, telex, terminal burro (cobra)....rapaz.... Eu comprei o meu primeiro mecânico no ano passado chamado RedDragon, foi o melhor custo beneficio da época e estou usando até então. Mas já estou de olhos em outros mecânicos! Ahhh você falou do model M. Quando comecei a trabalhar com tecnologia tive acesso a um teclado muito gostoso também da Sun Solaris, teve uma época que procurei na Santa Efigênia, mas não encontrei mais! Era muito bom trabalhar com ele!
Cara, tu teve sorte peguei um na mesma faixa de preço pensa em um teclado ruim.. não consegui digitar meu nome direito. Até lembrando da marca tal de Cell.
Mano do Céu, eu teclei num teclado desses IBM quando eu comecei como estagiário no início dos anos 2000. A empresa que eu comecei pegava alguns PC refugados da antiga Acesita, ficava um IBM 386 com um teclado desses na empresa, disponível para os funcionários acessarem internet e não terem que abrir a rede interna para a internet. A sensação é totalmente diferente com molas, e o som é diferente de tudo.
Grande Akita, excelente review. Tenho um Keychron K2 e realmente gosto muito dele. Eu acrescentaria outra vantagem dele, no modo bluetooth, é possível conectar em 3 dispositivos e rapidamente alternar entre eles, isso é podendo ligar em 2 notebooks e 1 celular ao mesmo tempo, inclusive destravando a tela do celular. Vlw, abraços!
Essa surpresa 2 ai é total classe, qualquer colecionador tem que ter um desses. tem um guri aqui no brasil que eu vi fazendo mode nesse pra ele funcionar pelo usb.
Minha mãe tem uma letera 32 é realmente bem interessante ver como funciona e como é pesado digitar, assim como se vc digitar muito rápido a chance de travar é grande
Comprei um kumara da redragon com switch blue. Ótimo custo benefício. Mas é o meu primeiro teclado mecânico. Mas gosto do barulho do outemu blue, pois fico sozinho na sala. Pessoal sempre me pergunta qual é o melhor switch para tal jogo. Sempre acho difícil responder, pois creio que seja mais uma questão de gosto. Só não recomendo o Black para iniciantes, por ser muito duro
Muito bom cara. Eu tenho dois Quickfire TK, que usei por quase dois anos, e comprei um da Galax recentemente, confesso que gostava mais do Quickfire, mas acredito que seja apenas costume. E sim, as teclas tem uma diferença enorme.
Este video é parte 2, ainda tem parte 3, não deixem de assistir.
Depois, tem a continuação na forma de post no meu blog:
www.akitaonrails.com/2024/10/24/meus-teclados-modernos-favoritos
Nossa! Ai você vem todo "noob" querendo saber mais sobre qual modelo de teclado rgb comprar e sai com uma aula de introdução a computação, telecomunicações e tecnologia! Muito bom, RECOMENDO!
É incrivel e invejavel a dedicação dele com cada video.
Akita, como eu solicito o certificado do curso de teclados mecânicos? hahaha
Fez a prova? Ela tem 101 questões se for para o certificado QWERTY.
@ mais uma prova prática onde você deve conseguir 75 WPM digitando toda a wikipedia PT/EN
Só tenho uma coisa a dizer...
Acho que as vezes o Akita não tem ideia do benefício que está fazendo em compartilhar sua experiência e conhecimento...
Está deixando um verdadeiro legado na internet... Um vídeo desses deveria ser passado em sala de aula como conteúdo histórico sobre a tecnologia...
Parabéns, uma baita aula! Somos gratos...
2ª parte com mais 50 min só sobre teclados !?!?
Inacreditável !!!! Nunca refleti por mais de 10s sobre um teclado ...
kkkkkkk
O Akita se supera véi.
Tem loko pra tudo né mano, eheeh!
Craftsmanship, go!
Tive que parar só pra vir falar sobre isso. Eu sou o tipo de pessoa que só de pensar em comprar um produto novo pesquiso igual um retardado sobre tudo, pra saber o que tem de melhor, de bom, e de ruim do produto, aí perco umas 2 horas pesquisando e no fim não compro nada hahahahah. Aí não tem como não valorizar o conteúdo que o cara aí trouxe, reuniu tudo que eu precisava saber sobre teclados pra mim que tô pensando em comprar um. Pena que financeiramente não posso ser entusiasta como o amigo aí e vou gastar no máximo uns 250 reais. Mas não me arrependo de pesquisar e aprender, quando tiver condições vou saber pegar um melhor, e dentro do meu limite financeiro vou poder pegar o melhor custo benefício com as informações do jovem aí.
a dica pra acentuação é EUNICE
option + E = agudo
option + U = trema (que não precisa mais, mas enfim)
option + N = til
option + I = circunflexo
option + C = cedilha
e o ultimo "E" pra fechar o acrônimo
(dica aprendida na universidade SENAC, nas aulas de diagramação da prof. Denise)
Quem sabe eu vá escrever em russo ou alemão, vou guardar esse u...
Mas como configura isso em teclado que não tem software?
@@emersonbarros6815 layout dos sistemas operacionais
@XDjUanZInHO as vezes tu tem que escrever nomes com trema, tipo Günter, Müller, Güseppe.
Fui procurar no youtube sobre qual teclado comprar e saí com um doutorado. Que aula!
".. do que o som mais barato do corsair" HEUAHEUAHEUAHEAUHE Akita é demais
Descobri seu canal há umas duas semanas e estou adorando. Sou apenas um aficionado por informática. Parabéns pela didática. Lembro-me com saudades das máquinas de escrever e como praticamente todos os adolescentes da minha geração eram "obrigados" a fazer um curso de datilografia, pois era preciso fazer prova de datilografia para conseguir emprego ou passar em concurso publico, onde era preciso apresentar no mínimo 160 toques por minuto (máquina manual)! As elétricas já eram um verdadeiro sossego (menos força nos dedos). O 1° PC com que trabalhei foi um IBM nos idos de 1994, e que saudade daquele teclado. Hoje em dia poucos se empolgam em sequer fazer um curso de digitação, online e gratuito.
Em 25:20 ... quando tinha meus 13 ou 14 anos meu pai me matriculou em um curso de datilografia... aprendi nas Olivetti da vida ... agradeço ele por ter feito isso por mim! Hoje está sendo muito útil!
Meu pai ainda têm uma Olivetti Lexikon 80... que eu treinava em casa na época... e ele até estes dias ainda usava regularmente... até que começou a enroscar as teclas... precisamos achar alguém que arrume... isso agora é raro por aqui no interior...
Essa sua Olivetti "portátil" parece até moderna perto da máquina do meu pai que eu usava ... as teclas da sua parecem ser até leves ... se compararmos ...
Não conhecia este nicho de teclados mecânicos... agora vou até procurar mais a respeito, quem sabe mais para frente comprar um ... por enquanto continuo nos teclados de membrana...
Pra finalizar ...
Deixando meu joinha! 👍
E eu acabei que dei spoiler da parte 2 nos comentários do parte um "sem querer querendo"! Falando sobre máquinas de escrever, as Olivetti profissionais pesavam fácil mais de 15kg porque algumas eram todas confeccionadas em metal (menos as teclas). Mais no final da vida é que eles começaram a soltar modelos com carcaça plástica, que eram um pouco mais leves. Tinha também as elétricas, que você apanhava na migração das mecânicas porque você acostumado com a pancada que tinha que dar no teclado nessas era praticamente um teclado de computador que você apenas tocava. E isso me relembra a nostalgia do curso de datilografia que fiz na adolescência e que só tenho a agradecer pela insistência dos meus pais nisso. Sem lembrar nas inconveniências de errar a datilografia e ter que começar a digitar tudo de novo quando se tratava de algum documento importante que podia ter zero rasuras (ou mais pra frente o error-ex, isso sem contar com a cópia carbono que saía errada e sem acordo com ela). E outra coisa era o treinamento mental da digitação em que você tinha que calcular a hifenização da separação de palavra por sílaba entre uma linha e outra, o que se você não dominasse a língua portuguesa você cometia uns erros absurdos, fora que o texto no final não podia ficar todo quebrado como esse comentário fica com espaços à direita a esmo. Curiosamente até hoje o Word tem separação silábica no fim da linha. Fora outras tantas inconveniências que simplesmente não existem na era digital com processadores de texto. Nostalgia pura lembrar de tudo isso. Ótimo vídeo, bela coleção.
Mano, esse IBM Model M é o meu sonho de consumo.
Quando você mostrou ele no vídeo, passou um filme na minha cabeça da minha época de criança, quando via computadores em escritórios e morria de vontade de digitar naqueles teclados enormes.
Parabéns pela coleção de teclados e pela excelente qualidade dos vídeos.
O conteúdo do Akita é aquele tipo de conteúdo viciante que quando se vê uma vez não para mais. Conteúdo sempre muito bom! :)
Como é bom ver um video com conteúdo e qualidade. Aprendi muito com a parte 1 e 2. Obrigado pelo video e ajuda! Mais um inscrito.
Para teclados mecânicos de entrada não se pode esquecer os chineses: Red Dragon e Motospeed, principalmente pensando em full size e tenkeyless. Já para teclado bluetooth eu comprei um muito bom Royal kludge, RK798 com switch Kailh (mesma qualidade Gateron) mas eles vendem com Cherry, conector USB C e suporte a três dispositivos. Eu paguei $59 com o dólar mais barato, mas agora não se acha esse teclado por menos de $75. Outro ponto importante que vc falou é manter o mesmo layout. Desde 2009, quando comprei meu primeiro mac, troquei tudo para ANSI, tanto no trabalho como no PC de casa, melhora muito a produtividade.
16:00 adoro comentários sinceros kkkkkkkkk
Foda mano... Estado não sai do nosso pé kkkkkkkkkk
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
esse aí com certeza não tava no script kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem quiser iniciar e não quer gastar muito, tem uma opção da Philips, faixa de 150˜200 reais, que se acha com entrega full do ML. Só procurar por Philips Spk8413, é switch blue, de uns china, mas funciona muito bem, gosto bastante. A base é toda de alumínio, muito bem construído.
Belas mãos. Usa qual creme?
Kkkkkk. Minha esposa acabou de pegar nas minhas mãos e disse: vou passar meu hidratante, não tem como aguentar seu toque! Mãos grossas. 😂😂
Huauauua esse foi o melhor comentário!😂
ai ele responde fazendo um breve resumo sobre a história dos cremes e diferentes tipos para diferentes mãos e necessidades kkkk
@@ChristyanBrayan e de 2 partes com 45 minutos cada
*LikeD*
O Ápice foi a parte da Receita Federal.
Putz Akita, você presta um excelente serviço pra comunidade Tech.
Valeu pela aula. Te acompanho a um ano e sempre recomendo o teu canal.
No começo eu tinha preguiça de assistir os vídeos do Akita, motivo: muito longos. Mas agora eu assisto frame por frame porque o que esse cara fala é enriquecedor.
Eu descobri o canal do Akita semana passada, no vídeo do "Covid matou minha startup"; estou "maratonando" o canal.
camiseta top do ultraman!
"Essa é para quem cresceu na época que mertiolate ardia"... melhor frase do vídeo.
mertiolate era caro meu pai lavava com povidine que dava de graça no posto de saúde no máximo era um violeta ou eu ficava com a perna laranja ou ficava roxa
Akita, relembrando a nossa época de disquete e pagamento em cartão feito pelo 'rolo compressor', fui pego recentemente de surpresa na Jamaica! Ainda utilizam esse método por lá! Enquanto eu esperava a maquininha a recepcionista do hotel capturou o cartão e o esmagou no rolo, velhos tempos! Foi interessante presenciar a cena! (E a conta veio na fatura mesmo!)
Hahaha imagino que em alguns países deve precisar mesmo kkk e por isso só cartão de crédito tem relevo e de débito não porque ele precisa ser sincrono e online
Eu nunca imaginei que passaria 2 horas vendo um vídeo sobre teclados kskdskdkskdifoddjdd
Muito interessante sua abordagem nestes dois vídeos sobre teclados mecânicos. Também sou entusiasta e de longa data - não diria “do tempo em que Merthiolate ardia”, mas do tempo em que ardia e era vermelho rs.
Tenho os dois teclados nos quais você parece interessado, um Ducky (full size) e um Anne Pro2 (Gateron Brown). E você tem um teclado (Keychron k2) que está no radar para compra, só que no modelo full size (K 4 se não me engano).
Tive um Ducky (Cherry Brown) e tenho outro (Silver), ambos full size, e recomendo. Vou vender o segundo (as razões explico adiante). Igualmente recomendo o Anne Pro2, que também vou vender, mas neste caso as razões são mais simples: eu não me acostumei com o layout 60%.
Sugestão: a Durgod tem uma linha de teclados que parecem clones da Ducky, também com switches Cherry, e até as últimas vezes que vi com um preço um pouco mais baixo. Eu disse “clone” mas ainda acho o Durgod um pouco superior ao Ducky One (eu nunca usei um One2).
Em relação ao Keychron já vi análises apontando essa questão da altura. Estava em dúvida, porque o Masterkeys Pro M que eu tive é um teclado alto e já estava no limite para me incomodar. Seja como for, só encontrei esse teclado na Amazon gringa e agora ele está com envio indisponível para o Brasil.
Quanto aos switches, um comentário/pergunta: você já notou diferenças entre os mesmos switches da Cherry? Não digo entre switches de cores diferentes, mas do mesmo switch.
Tive teclados, alguns mais antigos, com Cherry Brown, Red, Silent Red e Silver. Nesta época o foco estava nos switches, só depois me ocuparia com encontrar o teclado ideal. Estou falando aqui de teclados nacionais com Cherry MX o que é praticamente sinônimo de teclados gamer, e portanto muito distante do meu perfil e gosto. Resultado é que em um teclado Logitech (G610, um dos poucos que não usam Romer G) e em outro da Corsair cheguei à conclusão que Cherry Brown e Silent Red tinham a minha preferência. Com essa informação fui atrás dos teclados com design e construção que me agradavam.
Ducky, Durgod e Masterkeys vieram na sequência. O resultado foi desolador: os mesmos switches nesses teclados eram mais pesados (mais força para o acionamento). E quando digo mais pesados isto significa a ponto de não conseguir usar por causa de fadiga (digito muito, no trabalho e em casa). Para piorar nunca ouvi ninguém relatando essa mesma percepção minha. Por isso este meu comentário-pergunta aqui.
Em defesa da minha sanidade - rs - vale dizer que uma crítica antiga aos swiches da Cherry diz com uma certa falta de lubrificação, com transmitirem uma sensação de aspereza durante a digitação, principalmente o brown. E eu concordo plenamente com essa crítica. O detalhe é que essa é uma crítica encontradiça em análise mais antigas, não nas atuais. E para mim essa é outra mudança que notei: os switches da Cherry, todos os que usei, ficaram mais pesados e menos ásperos.
Resumo da ópera: quase toda a linha de switches da Cherry MX são pesados para mim. Hoje uso Gateron Red com o-rings. Meu teclado de uso preferencial é um chinês praticamente sem marca mas que segue um padrão de construção (ao menos externa) do mesmo nível de Ducky, Durgod.
Em tempo: como não gosto de teclados gamer nunca utilizei um teclado da Razer, embora tenha alguma curiosidade quanto aos switches.
Namoral... quando subiu o IBM cascudo no ombro, ficou muito nítido a cara enrustida de satisfação. Imagina a satisfação de fazer o "unboxing empoeirado desse mostro! Espero que funcione todas as teclas depois que o adaptador chegar. :) Posta no Insta também esse trambolho aí gritando, por favor!
Eu uso Dvorak e nunca me canso digitando, mesmo com teclados mais simples, por produtividade acho que acaba dando na mesma.
O problema do Qwerty é que ele foi projetado pra ser usado com máquina de escrever, onde se você apertasse uma tecla muito próxima da outra acabava travando a máquina. E isso quer dizer que ele foi projetado pra ter teclas distantes e não ergonômicas. Sempre tentei digitar com todos os dedos quando o usava e nunca consegui.
E adivinha, com Dvorak digitar com todos os dedos foi natural, pois foi projetado justamente pra ergonomia e otimização do movimento, com esforço mínimo.
Muitas vezes quando digito parece que estou tocando alguma música ou algo do tipo, por ser tão fluído e natural.
Melhor investimento que fiz até hoje.
vc tem/tinha alguma complicação como tendinite? se sim te ajudou?
Agora vou esperar o vídeo sobre cadeiras. Brincadeiras a parte gostaria de ver o Akita falando sobre os games ou animes que gosta, um assunto bobo para quebrar o gelo.
Sou transcritor e tenho de dizer que um bom teclado faz uma baita diferença. Atualmente uso um de switch brown, como ele é tátil, consigo fazer meu trabalho sem nem precisar olhar parar a tela.
Eu tinha até diploma de datilografia nestas máquinas mecânicas da Olivetti (tenho 41a) e competia em velocidade com meu irmão pra ter graça... hoje agradeço minha mãe por ter me inscrito no curso.
Me adapto a diveros teclados em menos de 3 minutos e dígito na velocidade da fala de uma reunião (não de uma aula).
Vou comprar o keychron k2 porque pretendo viajar bastante, para o meu escritório vou usar um suporte para monitor, e outro suporte para o teclado quando eu for trabalhar em pé
Pensei que nesse Você ia falar sobre GMK e uns custom da vida, mas vi que não é a sua praia, de qualquer forma é bom ver a visão de alguém de fora do hobby que tanto amo. Ótimo video como sempre. abraços akita.
Sim, eu sei que tem bem mais coisa na área "custom" mas eu não entrei nela ainda por isso não chamei os vídeos de "guia definitivo" e sim "minha coleção" kk
Pra quem quer começar a digitar com todos os dedos da mão, vou passar algumas dicas e sites que eu usei também. (como curiosidade, no começo dessa quarentena, eu digitava com dois dedos de cada mão e conseguia no máximo 40 palavras por minuto, com uma taxa de acerto muito baixa de 83%~85%.) Bem, voltando ao assunto, primeiro você tem que focar em precisão e técnica, eu peguei uma imagem no google mesmo, de como digitar de maneira correta, e usei o site keybr para praticar, recomendo esse site pois nele tem um sistema de aprendizado letra a letra, e você só consegue chegar na próxima letra se você estiver apto(é o algorítimo do site que faz o cálculo com os seus erros e a velocidade que você digita) . Após terminar o alfabeto no keybr fui testar minha velocidade no 10fingers, e pra minha surpresa estava menor que antes, cerca de 33PPM (palavras por minuto), mas isso durou pouco tempo, 4 dias depois eu estava digitando 45~50 PPM em média, e com uma taxa de precisão de 95%. Agora depois de 1 mês e meio treinando pelo menos 30 minutos ao dia desde quando comecei no keybr, minha velocidade média é de 73PPM e uma precisão de 97% (fiz o teste em diversos sites, pois já estava acostumado com as palavras do 10fingers).
O começo é o mais difícil, pois você luta contra os anos de vício de apertar a tecla com o dedo errado, o que consequentemente diminui bastante sua velocidae , mas com o tempo você se acostuma e tudo flui naturalmente.
Tenho um Anne pro 2 com kailh box switches cor brown realmente é um teclado ótimo paguei na faixa de 350 importado. Anteriormente tinha um ck104 com switch outemu blue, honestamente no começo é legal o barulho, mas por se agudo torna-se chato depois de um tempo. Hoje o barulho mais grave e "oco" dos switches brown eu considero mais prazeroso. Outro ponto que eu senti uma diferença enorme é a força de atuação, não acreditava que fazia tanta diferença , de 60cn (outemo) para 45cn(kailh) é muito menos cansativo digitar no Anne recomendo a todos que levem isso em consideração. Quanto ao layout troquei para um menor para manter o mouse mais perto da mão e o teclado mais centralizado, realmente isso ajuda na ergonomia, eu ficava meio torto pra digitar principalmente o braço direito, o que mais me fez falta foi o ~ e o printscreen as outras teclas eu raramente usava, não senti falta. Adaptei o print para crtl+shift+s(que é bem melhor) e consegui memória muscular para o ~, mas é como Akita falou é um malabarismo eu preferiria não o fazer, mas acabei me acostumado.
O legal de um teclado com firmware como o Anne Pro é isso de você conseguir mapear qualquer tecla com as layers a ponto de nao ter q fazer tanto malabarismo. No meu o print screen é o caps lock+P, e pra fazer o ~ eu aperto caps + esc.
@@Ouaueaio Sim, realmente isso é um ponto muito forte dele, eu por exemplo uso as setas no lugar das teclas de função da direita e como é a nível de firmware funciona em qualquer outro pc que eu venha a utilizar ele.
@@Ouaueaio também fiz algo similar, coloquei os simbolos ^ç~` nas teclas caps lock + nm,\
Fica bem confortável pra digitar palavras como "ação" por exemplo.
E o "tap" da tecla caps lock eu coloquei pra emitir um Esc
Também tenho um Anne Pro 2 com Kailh Box Brown e paguei o mesmo preço que vc, foi na epoca do carnaval. Um problema dos switches box é que as molas do padrão cherry não servem, precisam ter um diâmetro menor, comprei um kit de molas 60g à toa e não pude usar pq não servem nele, e não existe lugar nenhum que venda que eu tenha achado até agora.
Os o-rings também são um problema pq precisam ser menores mas pra isso eu recomendo esperar o laçamento dos novos Kailh Silent Box.
@@Ouaueaio seu nome é uma referência àquela sketch do Casseta e Planeta não?
Nossa, cara. Cheguei aqui apenas para ver qualquer coisa sobre teclados mecânicos (minha paixão) e acabei amando teu canal, porque tu dás verdadeiras aulas para quem tem interesse em conhecer quase tudo ligado a tecnologia. Sou tradutora, então só me confirma se esse "encodar", em vez de "codificar", é o que programadores usam, ou se é um termo que tu preferes, mas não de uso geral? Me interesso, para quando tiver de usar em uma próxima tradução. Assinei teu canal, porque de graça eu estou ganhando umas aulas preciosas! Vendo tua máquina de escrever (e já tive uma igual), pensei que podias fazer um vídeo sobre máquinas de escrever elétricas (tive uma Praxis, "eletrônica" da Olivetti, que era uma paixãozinha, com design lindo até para os dias de hoje). Um abraço e obrigada.
23:45 caraca, o Akita foi longe d+, merece o like serio kkkkkkkkk
Fábio, sou novo no seu canal mas ja admiro seus pontos de vista e opiniões, tenho 20 anos e pretendo entrar nesse mercado meu objetivo é ser o melhor mas me preocupo muito com a situação politica, como admirador da sua opinião sei que não é o objetivo do canal mas gostaria muito de ver um video sobre nossa situação politica atual e o que devemos fazer para o Brasil realmente caminhar para frente . Muito Obrigado por toda experiencia que você compartilha estou fazendo engenharia da computação e me sinto mais preparado para o mercado a cada video seu que vejo seus videos.
Akita, satisfação em acompanhá-lo!
Sabemos que seus vídeos são recheados de conteúdo e trazem um paradigma bem completo sobre o tema em questão.
Filtrar conteúdo na internet é super necessário, em um de seus vários vídeos pude notar que você recomenda algum dos canais que você segue.
Você poderia trazer um vídeo com canais/sites /fontes em geral, que você considera importantes para área de T.I sem dúvidas seria muito proveitoso!
👍🏼😁
O Akita falando sobre ergonomia ao longo e vídeo e eu me ajustando aqui hehe Valeu até nisso salva a gente. :)
Falando em máquinas e teclados, o Fabio Akita é uma maquina de conhecimento, sempre quando vejo algum video dele, sempre tem algo diferente pra aprender e não é de forma direta, vim pra conhecer sua coleção de teclados e ja estou aprendendo sobre tabelas de conversão, numeros binarios e por ai vai, isso é muito bom! like garatido e mais empolgação para os proximos videos.
Que aula!! Eu cheguei para entender as diferenças dos switchs dos teclados mecânicos e saí dando aulas sobre teclados.
Assisti o começo e já deixei o like. Comecei com o Anne Pro primeira versão e não me acostumei a programar com FN + alguma outra tecla. Agora eu estou com o Keychron K2 com corpo de alumínio. Melhor teclado que eu poderia ter.
Comprou onde? Foi taxado?
@@cesarunp comprei no Kickstarter mesmo, dia 09/09/19. Ai encerrou e foi enviado dia 24/09/19. Foi $89 mais $16 de frete e não fui taxado não.
Recomendo o Microsoft Sculpt. Uso ele tem um bom tempo e estou na segunda unidade. Preço na faixa dos U$ 100.00. Leva um tempo para se acostumar, mas depois não volta para outro. Ajudou nas minhas dores. Usei por um período um teclado Microsoft normal enquanto esperava a nova unidade do Sculpt e foi um terror. Ótimo vídeo.
mano tu conseguiu fzr eu assistir um video inteiro de teclados,nao consegui parar de pensar em teclados.Parabens cara
Quando tive tendinite (anos 90), não conseguia digitar por mais de 15 minutos que minha mão travava! Resolvi comprar (importando) um Microsoft Natural Keyboard Elite, paguei na época 120 USD incluindo frete, foi a melhor compra de informática de toda a minha vida. Assim que liguei, fiquei quase 2 dias digitando direto sem sentir uma única dor! Vários anos depois, comprei o Natural Ergonomic Keyboard 4000, com a mesma qualidade e controles multimídia direto no centro do mesmo!
Akita, tenho uma coleção de teclados bem parecida com a sua. Tenho um Model M de 1986, um tanque, que importei e gastei uma bala de dinheiro (só o frete foi mais caro que muitos teclados 😂).
Como informação, o Model M é o sucessor mais barato (pois é...) do Model F, que também usa o buckling spring (o pé de plástico que aciona as telcas é maior), tem PCB capacitivo (mais caro, com n-key rollover nativo), é todo construído em metal (mais tanque de guerra ainda) e, pelos reviews que vi, é um pouco mais leve de digitar. O problema dele é que, além de ser muito mais raro de encontrar, e portanto muito mais caro, ele tem layouts bem esquisitos (XT e AT), tornando o uso para o dia a dia fica bem mais complicado. Esse layout ANSI 101, que é o padrão dos teclados atuais, nasceu com o Model M. De fato, ele é o pai do teclado moderno.
Como curiosidade, o Model F é o sucessor mais barato (!!!) de um outro teclado, o IBM Beam Spring, que usa switches beam springs (outro mecanismo), keycaps de perfil SA esculpidas e são enormes. Quem já digitou neles diz que não há nada igual.
Esse mundo de teclados é bem rico. Com o teclado Matias você acabou resvalando na história dos switches ALPS, que são venerados pela comunidade. Pra quem está lendo esse comentário e se interessar, fica a dica para uma pesquisa. 😁👍
Bem colocado. Eu mesmo nunca achei um Model F pra comprar mas como você disse acho que não seria útil hoje em dia por causa do layout. E sim, eu não usei ALPS até hoje, só no derivado que é o Matias e nem sei se é uma boa representação. O Model M seria o melhor meio do caminho entre antigo e usável kk
Quem for procurar pesquisem no 'ebay.ca'
www.ebay.ca/itm/Rare-Vintage-IBM-3727-Beamspring-Beam-Spring-Terminal-Keyboard-Worldwide/153866898110
www.ebay.ca/b/IBM-Model-F/175690/bn_55189929
www.ebay.ca/sch/i.html?_sacat=0&_nkw=ibm+5251+keyboard
Depois que você citou me dei conta que minha postura ao digitar é EXATAMENTE do jeito recomendado e por isso que fico 12h seguidas digitando todo dia e NUNCA tive problemas de dores nos braços e ombros...
Na real dei sorte de comprar um móvel para o computador na altura certa para mim quando casei.
Um conteúdo extremamente rico em tempos que conteúdos rasos predominam! Sensacional!
Esse Keycron K2 com botão vermelho no topo superior esquerdo tem o melhor layout que já vi. Qua teclado maneiro!
Adorei todo o conteúdo das 2 partes mais ainda no 15:58 super me identifico quando passo pela mesma situação 🤣
Não faço ideia de como cheguei aqui, mas amei! conteúdo muito bem feito. Inscrito!
Parabéns pelo vídeo, assisti as duas partes e achei um show. A anos atrás fiz um curso de MS DOS 6.22 e me lembro bem desse tipo de teclado da IBM. Meu primeiro computador foi MSX e depois um PC XT que salvo engano usava um teclado desses IBM, com um monitor verde (com um película que parecia um tecido na tela).
Muito legal a máquina de escrever. Teclado mecânico nível hard. Aprendi digitação (na época chamava-se datilografia) numa Olivetti Linea 88. Depois tive uma Facit 8000, que o teclado já era muito semelhante (até mais macio) que de alguns computadores dos anos 90.
MUITO OBRIGADO! Mestre Jedi dos teclados! Demais!
Faz um vídeo sobre cadeiras recomendadas para programadores.
Obrigado pelos conhecimentos passados!
Mto obirigado pela nostalgia da maquina de escrever, fiz curso de datilografia aos 11 anos, ainda me lembro da sensação se empolgar e pegar no embalo ao escrever um texto grande, q delicia, ainda vou comprar uma... nossa q saudade véi =)
Nostalgia quando vi a Olivetti! Tinha uma grandona e tive uma dessas, aprendi a teclar nelas. Meu pai era rápido ao digitar um documento.
27:00: Boa lembrança, máquinas manuais de cartão de crédito, que ficaram conhecidas na época como "reco-reco". Usei muito, era trabalhoso, mas muito melhor que receber cheques! E não era só passar o cartão no carbono, ainda tinha que ligar para a administradora do cartão pra pegar o código de autorização, só assim pra saber se o cliente tinha crédito!
Teclado mecanico é vida! Eu tenho o Motospeed CK108 RGB e o indico!
38:24 Na verdade, o GDM é o GNOME Display Manager, ou seja o gerenciador de exibição, ele invoca a sessão de um ambiente desktop completo (como é o caso do GNOME), incluindo o gerenciador de janelas ou apenas de um gerenciador de janelas (como um FVWM ou Fluxbox) ou outro programa cliente que governará a sessão (como um XTerm numa sessão failsafe).
Nossa cara, parabéns pelo vídeo e pelo capricho.
Você deve ter demorado muito tempo, isso é honrável, sou teu fã!
Comprei um Keychron k1 que adorei, o teclado tem um visual moderno e elegante e resistente.
Recomendo muito testar o Kinesis Advantage 2. Depois de 1, 2 meses você não vai querer outra coisa.. :) Parabéns pelo vídeo!
Esse foi bom também. Os dois vídeos da série valem a pena.
Akita, de verdade.. nem sei porque estou vendo isso, mas é sensacional te assistir falando sobre qualquer assunto! Se falar da Galinha pintadinha tenho certeza que vou assistir.
btw, tenho um Redragon Mitra K551/switch Red, amo ele, foi o que deu pra comprar, mas ainda assim é muito bom para o que eu necessito.
Nunca imaginei assistir 2 vídeos de 48 minutos sobre teclados kkkk mas curti! Parabéns Fabio
Que sonho esse Ultimate Hacking Keyboard!! E a mesa então?? Foda demais. Se um dia eu me tornar um colecionador de teclados, quem sabe heheh mais incrível que isso só eu ter assistido 100 min do Akita falando sobre teclados kkkkkkkk mas muito bom mesmo, no meio ainda meteu uma história da computação marota, não fazia ideia dessas informações. O vídeo foi de grande ajuda, não conhecia nada sobre o assunto e tava em dúvida de qual comprar, agora fiquei entre o da Razer e o Keychron :)
Nunca aprendi tanto sobre teclados na minha vida, e olha que eu pesquiso pra comprar um bom teclado faz tempo, a máquina de escrever para testes eu já tenho, e o MAC para dar um terrivel exemplo tmb tá aqui; Akita, ta de parabéns, eu amei os videos!
Excelente vídeo!
Uma tonelada de informação extra sobre computação que eu não estava esperando e que curti demais.
Parabéns, Fábio!
eu tenho um blackwidow x chroma tkl. decidi trocar os switches, de razer green para gaterons black. Vou lubrificalos com kryptox 205 g0, tanto os switches quanto o lubrificante comprando da gringa, pois nao encontro em lugar nenhum aqui no brasil. quando chegar tudo e fazer a modificação falo a minha experiencia
Cheguei a usar estes ergonômicos nos anos 90 até que curtia, o de mola da IBM cheguei a experimentar no passado, aliás tudo da IBM que experimentei era de qualidade o notebook que mais durou comigo era deles, fora parte de inovação tecnológica. O RJ45 eles usam em controle de arcade tbm em alguns modelos da Brook, dai tem como fazer ligação do RJ45 para cada video game, mega drive, ... acredito que de para fazer algo semelhante neste teclado com o usb tbm, mas inviável, pois é um padrão conhecido e vale mais a pena o adaptador mesmo. Parte mais interessante foi o background histórico. Vc chegou a ir atrás de teclados antigos de computadores japoneses tipo da Nec ou Sharp ?
depois de dois videos sobre teclados mecânicos acredito que estou perto do nirvana, logo digitarei só com o poder da mente. Parabéns, muito massa o seu conteúdo.
Eu também prefiro o padrão internacional. Me irrita demais as mudanças de posição das teclas nos formatos brasileiros. Eu aprendi datilografia no SENAC e sou muito grato. Tive uma Brother eletrônica que também era muito boa. Eu sou do tempo das máquinas manuais de cartão de crédito! KKKK Bons tempos... outras tretas, mas bons tempos. Eu já ia procurar o vídeo do Linus pra postar KKKKK Bacana!
A Enciclopédia dos teclados! Conteúdo denso sobre o assunto! vou recomendar aos amigos
Wow!!!... Show... Eu estou escrevendo este comentário em um Model M (Space saving / sem o teclado numéco) de 1994 - Excelente vídeo.
Me recomendaram seu vídeo no fórum do Clube do Hardware. Queria aprender mais sobre teclados mecânicos porque sou escritora em busca de mais conforto, e me surpreendi! Amei seus vídeos! Adorei a aula de ergonomia, também sofro muito por ser baixinha e tive que encomendar com um marceneiro uma mesa ideal pra minha altura. XD Amei também a parte sobre a evolução dos teclados. Deu até um quentinho no coração lembrando de quando brincava máquina de escrever da minha mãe e depois digitar minhas primeiras histórias no Windows 95, guardando em disquetes coloridos. Ganhou mais uma inscrita!
(E no final decidi que pegarei um teclado com switch brown. Ainda não tenho grana para os Cherry Mx, vou de Outemu por enquanto!)
Já ouvi de muitas pessoas que no Brasil a RF não cobra imposto de teclado quase nunca, pelo menos quando é da china, o seu deve ser pq veio da europa. Eu mesmo peguei um Anne Pro 2 e veio direto, foi 79 dolares e chegou em menos de 1 mes. Lembrando que ele tem PBT double shot com RGB individual, programação (persistida na placa) de mapeamento e macros, 2 camadas Fn, suporte total pra Linux com o ObinsKit, e bluetooth com bateria ótima.
Pra quem é programador no Brasil na minha opinião não tem melhor que esse, principalmente pelo suporte Linux. Melhor que isso só um teclado custom com firmware QMK/ZMK, um pré-montado como o Ergodox-EZ, Planck-EZ, ou um UHK, mas esses são todos caríssimos.
nuss, tenho 18 mas já cheguei a mexer em uma máquina de escrever velha que tinha aqui. Primeira vez que devo ter tido uma nostalgia com algo que não foi criado nesse milênio kkkk musculação no mindinho e ter que desenroscar quando vc apertava duas teclas ao mesmo tempo realmente é pra poucos
eu...normalmente so vejo no maximo 2 partes entao vou falar que...pensei realmente que o akita traria falando sobre teclado que tem marcas que ate trazem e vendem aqui no brasil de por exemplo: teclados que recebem por lazer o contato deles no lugar de uma peca de metal e dai prometem responderem serem mais responsivos e durarem mais e outras coisas que sao mais novas mas mesmo assim como sempre falou de muito mais coisas que outros locais!
Caraca, fiquei com uma puta vontade de comprar um DROP CTRL. Muito bonito o teclado.
Entrei nessa de teclado mecânico em 2018 e acho que é tipo SSD, não dá pra viver sem um. Depois de acostumar a usar é sempre triste quando se precisa usar o que tem embutido em notebooks.
Uma coisa que eu acho bem triste nesse universo são as empresas que acabam desenvolvendo seus próprios switches e fazem alguns totalmente diferentes do padrão Cherry MX. Tive um Logitech com Romer-G e não achava o teclado em si ruim, mas o formato dos switches dificulta a remoção das teclas e no meu caso tive a infelicidade do plástico que prende no switch quebrar dentro dele e a tecla não prender mais. Felizmente o teclado ainda tava na garantia e a Logitech trocou por um mais atual com switch GX (esse no padrão Cherry MX).
Tenho um Ducky One e sou apaixonado por ele, já tive Razer, CoolerMaster e cia, não tem nem comparação, acho que poucas marcas fazem frente com a Ducky quando o assunto é Teclado Mecânico, uma pena não serem vendidos a um preço justo no Brasil.
Ótimo vídeo, sou tradutor e me aventurei em alguns modelos de teclado mecânico, particularmente o que eu mais odiei foi o teclado 60%, usava um básico com switch otemu blue mas o barulho começou a me irritar, comprei um redragon kumara brown e achei muito bom, comprei uns red switches no Aliexpress para testar!
Imaginar que já fiz curso de datilografia, usei máquina elétrica, telex, terminal burro (cobra)....rapaz....
Eu comprei o meu primeiro mecânico no ano passado chamado RedDragon, foi o melhor custo beneficio da época e estou usando até então. Mas já estou de olhos em outros mecânicos!
Ahhh você falou do model M. Quando comecei a trabalhar com tecnologia tive acesso a um teclado muito gostoso também da Sun Solaris, teve uma época que procurei na Santa Efigênia, mas não encontrei mais! Era muito bom trabalhar com ele!
46:15 *Teclados baratinhos na faixa de R$100 ...*
Pra mim isso é top de linha .... meu teclado foi R$25 e não faço ideia qual a marca ....
Cara, tu teve sorte peguei um na mesma faixa de preço pensa em um teclado ruim.. não consegui digitar meu nome direito. Até lembrando da marca tal de Cell.
@@cristhiano14 > "não consegui digitar meu nome direito."
Mas ai não é culpa do teclado se vc é analfabeto !!!!! kkkkkkkkkk
@@rogernevez5187 ou vai que o teclado era tão ruim que a tecla não registrava
Mano do Céu, eu teclei num teclado desses IBM quando eu comecei como estagiário no início dos anos 2000. A empresa que eu comecei pegava alguns PC refugados da antiga Acesita, ficava um IBM 386 com um teclado desses na empresa, disponível para os funcionários acessarem internet e não terem que abrir a rede interna para a internet. A sensação é totalmente diferente com molas, e o som é diferente de tudo.
Grande Akita, excelente review. Tenho um Keychron K2 e realmente gosto muito dele. Eu acrescentaria outra vantagem dele, no modo bluetooth, é possível conectar em 3 dispositivos e rapidamente alternar entre eles, isso é podendo ligar em 2 notebooks e 1 celular ao mesmo tempo, inclusive destravando a tela do celular. Vlw, abraços!
Eu pulei o video diversas vezes, agora que assisti achei muito da hora. kkkkk
Não vou mentir, vou comprar um teclado mecanico novo para mim. kkkkkkkkk
Tenho teclado mecanico em casa, mas no trampo uso o de membrana da Logitech, acho excelente
mano, muito legal esses dois videos... toda a história por trás dos teclados! parabéns!
Essa surpresa 2 ai é total classe, qualquer colecionador tem que ter um desses. tem um guri aqui no brasil que eu vi fazendo mode nesse pra ele funcionar pelo usb.
Mano...esse vídeo ta engraçado! kkk...são muitos detalhes! Parabéns pelas análises
37:06 respeito máximo pelo papel de parede! Acho que as dúvidas foram zeradas em questão de teclados, ainda mais por essas "tangentes".
Eu uso e não aposento o meu confort curve da Microsoft. Além de ter perfil baixo de acionamento ele é sem fio e muito confortável.
Notificação de vídeo do Akita: Para tudo que tá fazendo pra assistir.
Minha mãe tem uma letera 32 é realmente bem interessante ver como funciona e como é pesado digitar, assim como se vc digitar muito rápido a chance de travar é grande
Legal ver conteúdo de teclados mecânicos no BR. Akita você também coleciona custom cables? Se sim faz um vídeo mostrando a coleção.
Comprei um kumara da redragon com switch blue. Ótimo custo benefício. Mas é o meu primeiro teclado mecânico. Mas gosto do barulho do outemu blue, pois fico sozinho na sala. Pessoal sempre me pergunta qual é o melhor switch para tal jogo. Sempre acho difícil responder, pois creio que seja mais uma questão de gosto. Só não recomendo o Black para iniciantes, por ser muito duro
Assisti o primeiro vídeo e fiquei dois dias pesquisando sobre teclado que nem loco... Hoje TAY segundo vídeo pra terminar de explodir a cabeça.
Muito bom cara.
Eu tenho dois Quickfire TK, que usei por quase dois anos, e comprei um da Galax recentemente, confesso que gostava mais do Quickfire, mas acredito que seja apenas costume. E sim, as teclas tem uma diferença enorme.
Como aguardei esse video hahaha