Resumindo: - Não foque(não significa "não estude") em frameworks, bibliotecas e tecnologias do hype se você está começando. - Foque em uma base sólida, aprenda como um computador funciona, aprenda algoritmos, estrutura de dados, estatística, abstração, gerenciamento de memória, arquitetura de software e etc... - Entenda que, por mais que você estude 10h, 15h por dia ou o que for, você nunca saberá tudo e deve sempre buscar mais conhecimento. - Entenda qual a SUA forma mais EFICIENTE de aprender. Entenda que existe aprendizado passivo e ativo. Exemplo: Ver uma playlist inteira de vídeos sobre linguagem C não significa que você APRENDEU a programar em C, significa que você viu(ver é um aprendizado passivo) o básico, após ver a playlist você precisa sentar, resolver exercícios (aprendizado ativo), quebrar a cabeça (aprendizado ativo), entender como funciona e qual a melhor forma de aplicar o que aprendeu, ligar os pontos, e, no final, terá aprendido um pouco daquilo. - PARE, PARE! APENAS pare de seguir pessoas influentes que ficam usando um marketing dizendo que você pode ser desenvolvedor em 6, 12 meses. Não é um objetivo, é um processo, você sempre estará se tornando um desenvolvedor, cada vez melhor. - Não se feche numa bolha tecnológica, "ah, agora que aprendi mobile, vou ficar só nisso", explore tudo com moderação e esteja pronto para mudar de tecnologia de acordo com o momento. - Não fique triste se você ver alguém conseguindo emprego com 1, 3 meses estudando programação, lembre que tudo que vem fácil TENDE a ir fácil também. Se fosse simples assim, todo mundo faria um curso da rocketseat e iria virar dev. Não é assim que a banda toca, nem tudo é tão difícil mas também não é tão fácil.
O conteúdo do Akita é sobre ser um programador profissional excelente. Definitivamente não é para todos, mas é essencial quando queremos criar uma carreira de alto impacto e à longo prazo como programadores. Obrigado pelo bate-papo excelente! Obs: Deviam deixar os palavrões sem bipe que são a marca registrada do Akita e deixam o conteúdo denso mais leve.
O Akita é o verdadeiro influenciador, ele influência pelo conteúdo real e nao por clickbait, o cara é um monstro, uma pessoa que com certeza um dia quero apertar a mão e dizer obrigado por tudo cara
Meu velho sempre me disse: "Aprenda C, que ninguém te pega", e eu sempre ignorei, e considerava ele um dinossauro kkkkk, até que dei uma chance para a linguagem, e descubri um zilhão de coisas além do React.JS, hoje em dia estou muito mais focado em fundamentos como estruturas de dados e algoritmos.
@@gtegani4172 C foi uma das primeiras linguagens de alto nível, isso implica que ele acabou influenciando (e vai continuar influenciando) muitas das liguagens que vieram depois, vamos pegar javascript que embora seja uma linguagem orientada a objetos (diferente de c) tem muita coisa da linguagem c, ou seja depois de ver c vai ser mt tranquilo dominar outras liguagens, mas o principal mesmo é que c te força a ver certas estruturas de modo muito cru, sem qualquer tratamento, de modo que até coisas muito tranqulas em outras linguagens (que sao amaciadas ) voce tem que suar para entender como funciona em c, é como aprender a programar no hard rsrsr, recomendo muito.
@johntitor1103 Sim, sim. Assemnly os comando são: MOVB6-MOVC2 C ja parece mais com o Javascript. Sou Dev C e to aprendendo Node.js A maior diferença é a tipagem msm e a organização. Em linguagem web, a maior dificuldade é aprender arquitertura e organização.
Acabei de terminar o primeiro período da minha faculdade e a linguagem mais utilizada no curso é C e também os veteranos disseram que vai ter um pouco de python e PHP depois que eu descobri que existem várias linguagens derivadas do C ou de derivadas de outra linguagem derivada do C e influenciou várias outras eu passei a gostar desse fato
Os conteúdos do canal do Fábio Akita são verdadeiras aulas e excelentes materiais de referência, não são vídeos pra ver uma vez só e esquecer. Sempre volto lá pra rever o assuntos tratados.
É incrível. Você assiste um vídeo do Akita e sai entendendo 10% do conteúdo, depois começa a ver outros, daí absorve mais um pouco, depois de 3 semanas, você volta naquele primeiro vídeo, e já passa a compreender algo próximo de 40%, daí vê um outro vídeo que você nunca tinha visto, e já entende mais da metade, mas sabe que se visse pela primeira vez, não entenderia nem 5%, e assim por diante. É um aprendizado totalmente sem tutorial.
Arrisco dizer que dos 100% de programadores que surgiram durante o hipe da área, apenas 5% deles ainda serão pogramadores daqui a 10 anos. E eu, com toda certeza, quero estar entre esses 5%.
Que conversa relevante! Já espalhei para todos alunos e professores de tecnologia que tive. Algo fundamental. Trabalhar nos fundamentos. É assim com um Prédio. Uma boa Fundação. É assim com tudo. Parabéns pelo conteúdo! 👏🏽👏🏽👏🏽
Sobre o que o Akita fala aos 29m do vídeo, pensem nisso Se fosse faz uma faculdade de qualquer coisa com números, por exemplo, a primeira GRADUAÇÃO pode levar 4 anos. Quando tentar fazer outra, provavelmente vai levar 2 anos, pois ambas tem muitas matérias, cadeiras, em comum. Na terceira, menos ainda! Você pode até resolver fazer faculdade de OUTRA ÁREA e descobrir que algumas das MATÉRIAS ou ASSUNTOS envolvidos você já domina Você LITERALMENTE está aumentando a sua BASE e ela se torna mais abrangente em relação aos NOVOS assuntos que você queira aprender Nunca é demais lembrar que o POVO que desenvolveu essas NOVAS TECNOLOGIAS o fez com as ANTIGAS que você domina, logo você já está bastante SINTONIZADO, mais do que pode imaginar.
Realmente cara!! analogia perfeita!! Eu, por exemplo, estou cursando Ciência da Computação na Federal da minha cidade e tenho certeza que toda a base, não apenas de programação, como também matemática certamente farão com que eu tenha uma carreira sólida no futuro!!
@@aulasdematematicaefisica Acho que você não entendeu o que eu quis dizer. Simplificando. Na área de tecnologia, principalmente, há DIVERSAS MATÉRIAS COMUNS que, uma vez eliminadas numa graduação, JÁ VALEM PARA OUTRAS GRADUAÇÕES com essas mesmas matérias. Só isso. Independente de Pós ou coisas do tipo.
@@maurolimaok isso acho que é geral. Qdo vc faz a primeira graduação já fica calejado, mesmo que faça uma segunda distinta não terá tantas dificuldades como com a primeira, mas isso depende de instituição. Na Univesp vc não consegue diminuir os anos, consegue as dispensas, mas irá demorar o mesmo período para concluir e na USP acredito que somente 50% seja dispensável e tempo mínimo de formação seja metade do tamanho total do curso. Eu fiz o bacharelado em física foram 4 anos e quando fui fazer licenciatura, ficaria 3 anos, mesmo tendo feito mais de 50% das disciplinas. Depende da instituição também. Minha experiência são com universidades públicas e elas são um pouco chatas com relação a isso, a UFABC acredito que seja uma das mais flexiveis. A Univesp que já trabalhei para eles os cursos de bacharelado em tecnologia da informação, ciencia de dados e eng da computação o primeiro 1 ano e meio é igual para todos e além disso a outras matérias em comum, alunos lá conseguiam dispensa, mas não conseguiam diminuir o tempo de curso. Não dá para se formar em BTI em 3 anos e fazer mais 2 e pegar a Eng da Comp por exemplo, o que muita gente lá tem interesse em fazer, se quiser fazer os dois são 8 anos, só que na segunda fazendo poucas disciplinas, realizando novamente estágio e outras coisas feitas no primeiro curso.
@@aulasdematematicaefisica Provavelmente para "privilegiar" a formatura do grupo, mas pra mim é uma perda de tempo Se o sujeito já tem matérias elimináveis, foca nas que precisa, e toda o barco. Foi uma CONQUISTA dele, e ele não pode utilizar? Tem que SE ATRASAR para se formar junto com todos os outros? O tipo de coisa que me faz perder a fé no nosso sistema de ensino. As PRIORIDADES estão erradas.
sou de Portugal e fiquei fã do Fabio AKITA vou falar como os brasileiros me parecece um cara bem legal sentesse muito bem o que diz com uma grande convicção e mestria eu tenho 48 anos e senti uma grande inspiração ao ver alguns videos dele principalmente um acerca de aprender inglês
Muito bom que essas ideias do Akita, tem que ser levada para vida! Pense que a vida não é uma corrida de 100 metros e sim uma maratona, às vezes o caminho mais curto pode parecer o melhor só que ele só vai te deixar mais atrasado, sempre entenda a base para entender o que vale realmente dominar.
Quem é o Akita o cara que sempre me mostra que não estudei o suficiente e que preciso deixar de ser um programador de merda, fim kkkk. Depois de conhecer o Akita, entrei para faculdade, entendi sua importância, deixei de ser fanboy de tecnologia elas que me servem , e decidi abrir uma empresa kkk. Karai o Akita sabe impactar as pessoas !!
Estou fazendo um curso de formação dev do Senai e uma graduação em SI na XP Educação. Mas aprendo muita coisa no canal do Akita que complementa muito bem. Em muitos casos, os vídeos do Akita foram mais densos que muito conteúdo visto em cursos, mesmo em graduação.
Dica para programadores: Desenvolva mais as habilidades sociais de vocês... a maioria dos programadores são muito fechados e isso não só pode, como vai prejudicar a sua vida e carreira a longo prazo! Não adianta saber muito da parte técnica, porém não saber lidar com as pessoas... A final de contas uma empresa é formada por pessoas
Cadete da 42 aqui e quando o mercado tech começou a cair senti ainda mais que estou no lugar certo. Pra quem tem a oportunidade de focar 100% nos estudos a 42 é melhor ainda. Como disse Benjamin Franklin: "Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros"
tá aí um cara inteligente e sábio em sua área profissional. e segundo ele mesmo só é assim pq é esforçado, mas não que ele não seja nativamente inteligente, pq ele começou cedo e essa é uma das características.
A carga de experiência e o poder de síntese dizem por si só. Mesmo nessa conversa informal, Akita consegue elevar o raciocínio filosófico e aprofundar o entendimento nos assuntos que realmente importam, sublinhados pela linha condutora da motivação profissional e pessoal. O ponto chave da conversa foi: fundamentos -- que, como programadores, tenhamos atenção ao conhecimento adquirido ao longo do tempo. Essa é a verdadeira riqueza que carregamos conosco.
Acompanho desde quando era tudo mato no canal do Akita, o que mudou de lá pra cá com seus 300k de seguidores foi absolutamente NADA, os vídeos do Akita sempre foram muito bem feitos, sejam pra 10 mil Devs ou pra 300 mil agora, a dedicação dele em cada vídeo é surreal, fora seu conhecimento absurdo. Obrigado Akita por todo conhecimento transferido por esse tempo. #RumoPara1kk
Vou por minha opinião, se você está começando vai fundo nas tecnologias que o mercado pede, não se preocupa em aprender como funciona um programa bit a bit, foque no que o mercado precisa e vai estudando a base sempre que possível, nem todo mundo tem o conforto e estabilidade para estudar esses assuntos e na maioria das vezes você não vai usar, porém e ressalto que é muito importante conhecer, em um ou outro momento da vida você vai precisar da base.
16:20 perfeito, eu achei que só eu pensava isso. Eu estou estudando programação comecei e ainda estou aprendendo a base, web eu nunca tive muito interesse, mas aprendi o básico. E uma coisa é certa, se você sabe programação você tira de letra aprender frameworks web, back e front. Porém muitos recrutadores não veem esse potencial, eu tive um pouco de dificuldade de achar uma vaga, mas finalmente consegui uma. Tecnologias que eu nunca toquei, porém toda essa base que eu venho aprendendo tem dado frutos, está me ajudando a transitar nesse território desconhecido.
Eu tenho uma curiosidade imensa em saber como as coisas funcionam por baixo do capô, e o Akita falando me leva a entender que estou no caminho certo. Estou fazendo uma graduação em sistema de informação para pegar a fundamentação e não só para ter um diploma, mais acho que na faculdade ensina a base e a partir dai entender tecnologias que estão em uso hoje para poder fazer com que as novas tecnologias não sejam uma barreira mais sim um desafio para eu poder fazer o meu melhor e quem sabe até através de pesquisas criar algo diferente e que resolva um problema que surgiu.
Eu sou uma pessoa que valoriza muito lógica e segurança, tenho manias de não querer fazer algo desorganizado e confio um pouco demais na minha lógica, mas vou procurar a começar pelo básico o mais cedo possível...
O que ele fala em 19:20 é bem isso mesmo, mas não tinham tantos esses questionamentos no tempo que fiz graduação. Programava em um Pentium 166 mmx de 32 mb de ram com win 98 em 2011 quando fiz física computacional, meu curso não tinha introdução a computação, já tinhamos que usar linguagem C desde o primeiro dia. Hoje dá para usar um raspberry pi o próprio celular para aprender, não precisa de uma máquina potente.
*59:38* Realmente, nada é do dia pra noite. Hoje fazemos uso de uma matemática tão organizadinha, Cálculo, Álgebra, Geometria e nem sempre foi assim. Por séculos os matemáticos ficaram organizando descobertas pra ver onde elas se encaixariam, numa época que a troca de comunicação era somente por cartas e olhe lá.
Akita como sempre trazendo as pessoas para fora da bolha! Iniciando na área de tecnologia agora, e com certeza irei levar estes ensinamentos comigo. Obrigado
Se você está fazendo alguma faculdade de TI, eu recomendo assistir aos vídeos do Akita, falando sobre inglês também e sua importância nessa área de tecnologia!
quando comecei em computacao tive a grande duvida de escolher uma linguagem e ir ate o cerne dela, acertei na mosca escolhendo C , quando se tem acesso a memoria é impossivel existir alguma coisa em que nao se possa fazer com ela, todas as linguagem sao derivadas dela,quem domina c é capaz de dominar qualquer coisa computacional !!
Pô! Que honra ler esse comentário, Gus! Obrigado! E que bom ver uma galera que curte agilidade consumindo conteúdo técnico de alta qualidade como os que o Akita produz!
Que canal bacana! Me inscrevi. Sobre o Akita, nada a adicionar, o cara é muito TOP! O canal do Akita é realmente anti-trend, mas é justamente por isso que é duradouro e sólido.
O que me fez admirar muito o Fábio Akita foi justamente a valorização do "conhecimento básico" Estou aprendendo Linux e Terminal, opção minha, ANTES de começar de fato a programar, e já está no meu roadmap estudar matemática, justamente pra desenvolver o raciocínio dedutivo, que BUSCA a solução de um dado problema. Hoje, muito graças à mentalidade esquerdista, tem gente querendo fazer FACULDADE, mas reprovaria numa prova de quarta série de ARITMÉTICA dos anos 70/80 Eu sei, eu tenho um livro LARANJA de tão velho, do Ary Quintella, e é PHODA. E olha que nasci nos anos 60. Eu estudei naquele tempo MESMO! :) Também pratico artes marciais deste o século passado e posso afirmar: O QUE FAZ DIFERENÇA MESMO É O ALICERCE, O CONHECIMENTO DE BASE... sem isso, tudo construído em cima poder ser muito instável, inseguro, não bem fundamentado.
@@pesdazoeira455 estude primeiro as bases da programação, se você quer estudar redes, instrodução a ciencia da computação, algoritimos, matemática computação e quando você tiver tudo isso programar e o restante será algo facil, a exemplo e usei usar um banco de dados e a diferença entre eles, mas não sei como um é construido ...
@@pesdazoeira455 kr começa com introdução a ciencia da computação, matemática computacional já é a matemática de estudo, outra coisa segue o akita no canal dele, tem dicas valiosas lá.
Muito boa a entrevista, principalmente em ver o Akita em uma velocidade normal. Uma coisa que me desanima com podcast é o tempo que os entrevistadores conversam, o tempo deve ser 99% do entrevistado. A maioria conversa demais.
Cara eu acho que o sentimento é simples, quando você está desesperado para fazer muita grana a primeira coisa que vem na sua cabeça é entrar em uma diplomação de engenharia civil? (Esqueça o mercado saturado), é a mesma lógica. Existem pessoas que se dão bem em pouquissimo tempo, sim. Existem pessoas que concluem graduações formais de 5 anos em 2 e no primeiro semestre conseguem empregos que pagam 10> mil, é raro, provavelmente não é você e nem sou eu. Por isso gosto do Akita ele fala na cara, ele é um dos poucos que diz "Amigão, você não vai virar um puta profissional em cinco meses com um salário de dez mil, acorda!", e não fica iludindo o povo, ilusão de coach é foda, porque quando você acorda, percebe que o tempo que passou iludido podia ter sido melhor ministrado em outras coisas.
Ceci Fernandes! Minha primeira professora de programação, fiz o curso de Java com OO na Caelum e ela disse algo que aplico até hoje: "Se você precisa lembrar, você vai esquecer.".
Toda vez que eu ouço o Akita, ele carinhosamente me informa que eu não sou um bom programador.
o importante é saber e se adaptar, se você fosse uma pessoa arrogante nem reconhecia isso, parabéns!
me sinto como a esposa que apanha e ainda vai na cadeia pedir pro delegado soltar meu homem, akita ainda vai me matar.
A cada tapa na cara que ele dá em mim, mais gosto dele.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
+30 Anotações no roadmap de revisões/estudos e 3 meses estudando a cada vídeo.
Seja promíscuo com tecnologia.
Durma na cama de todas e escolha aquela que parece que oferecerá mais.
Resumindo:
- Não foque(não significa "não estude") em frameworks, bibliotecas e tecnologias do hype se você está começando.
- Foque em uma base sólida, aprenda como um computador funciona, aprenda algoritmos, estrutura de dados, estatística, abstração, gerenciamento de memória, arquitetura de software e etc...
- Entenda que, por mais que você estude 10h, 15h por dia ou o que for, você nunca saberá tudo e deve sempre buscar mais conhecimento.
- Entenda qual a SUA forma mais EFICIENTE de aprender. Entenda que existe aprendizado passivo e ativo.
Exemplo: Ver uma playlist inteira de vídeos sobre linguagem C não significa que você APRENDEU a programar em C, significa que você viu(ver é um aprendizado passivo) o básico, após ver a playlist você precisa sentar, resolver exercícios (aprendizado ativo), quebrar a cabeça (aprendizado ativo), entender como funciona e qual a melhor forma de aplicar o que aprendeu, ligar os pontos, e, no final, terá aprendido um pouco daquilo.
- PARE, PARE! APENAS pare de seguir pessoas influentes que ficam usando um marketing dizendo que você pode ser desenvolvedor em 6, 12 meses. Não é um objetivo, é um processo, você sempre estará se tornando um desenvolvedor, cada vez melhor.
- Não se feche numa bolha tecnológica, "ah, agora que aprendi mobile, vou ficar só nisso", explore tudo com moderação e esteja pronto para mudar de tecnologia de acordo com o momento.
- Não fique triste se você ver alguém conseguindo emprego com 1, 3 meses estudando programação, lembre que tudo que vem fácil TENDE a ir fácil também. Se fosse simples assim, todo mundo faria um curso da rocketseat e iria virar dev. Não é assim que a banda toca, nem tudo é tão difícil mas também não é tão fácil.
Obrigado, pelas palavras amigo.
Boa!
Curti o resumo
Gabriel, obrigado pelo texto, tão útil quanto o vídeo.
Salvar
The best... My favorite guy in programing.
O conteúdo do Akita é sobre ser um programador profissional excelente. Definitivamente não é para todos, mas é essencial quando queremos criar uma carreira de alto impacto e à longo prazo como programadores. Obrigado pelo bate-papo excelente!
Obs: Deviam deixar os palavrões sem bipe que são a marca registrada do Akita e deixam o conteúdo denso mais leve.
O Akita é o verdadeiro influenciador, ele influência pelo conteúdo real e nao por clickbait, o cara é um monstro, uma pessoa que com certeza um dia quero apertar a mão e dizer obrigado por tudo cara
Meu velho sempre me disse: "Aprenda C, que ninguém te pega", e eu sempre ignorei, e considerava ele um dinossauro kkkkk, até que dei uma chance para a linguagem, e descubri um zilhão de coisas além do React.JS, hoje em dia estou muito mais focado em fundamentos como estruturas de dados e algoritmos.
@@gtegani4172 C foi uma das primeiras linguagens de alto nível, isso implica que ele acabou influenciando (e vai continuar influenciando) muitas das liguagens que vieram depois, vamos pegar javascript que embora seja uma linguagem orientada a objetos (diferente de c) tem muita coisa da linguagem c, ou seja depois de ver c vai ser mt tranquilo dominar outras liguagens, mas o principal mesmo é que c te força a ver certas estruturas de modo muito cru, sem qualquer tratamento, de modo que até coisas muito tranqulas em outras linguagens (que sao amaciadas ) voce tem que suar para entender como funciona em c, é como aprender a programar no hard rsrsr, recomendo muito.
@@ubiratanbastos Achei que C era de baixo nível
@tmatheusdiniz de baixo nível mesmo é só Assembly?
@johntitor1103 Sim, sim. Assemnly os comando são: MOVB6-MOVC2
C ja parece mais com o Javascript. Sou Dev C e to aprendendo Node.js
A maior diferença é a tipagem msm e a organização. Em linguagem web, a maior dificuldade é aprender arquitertura e organização.
Acabei de terminar o primeiro período da minha faculdade e a linguagem mais utilizada no curso é C e também os veteranos disseram que vai ter um pouco de python e PHP depois que eu descobri que existem várias linguagens derivadas do C ou de derivadas de outra linguagem derivada do C e influenciou várias outras eu passei a gostar desse fato
Os conteúdos do canal do Fábio Akita são verdadeiras aulas e excelentes materiais de referência, não são vídeos pra ver uma vez só e esquecer. Sempre volto lá pra rever o assuntos tratados.
É incrível. Você assiste um vídeo do Akita e sai entendendo 10% do conteúdo, depois começa a ver outros, daí absorve mais um pouco, depois de 3 semanas, você volta naquele primeiro vídeo, e já passa a compreender algo próximo de 40%, daí vê um outro vídeo que você nunca tinha visto, e já entende mais da metade, mas sabe que se visse pela primeira vez, não entenderia nem 5%, e assim por diante. É um aprendizado totalmente sem tutorial.
a cada vídeo que eu vejo e salários que eu pesquiso eu vejo um vídeo do Akita pra me puxar de volta a realidade
Arrisco dizer que dos 100% de programadores que surgiram durante o hipe da área, apenas 5% deles ainda serão pogramadores daqui a 10 anos. E eu, com toda certeza, quero estar entre esses 5%.
Que conversa relevante! Já espalhei para todos alunos e professores de tecnologia que tive. Algo fundamental. Trabalhar nos fundamentos. É assim com um Prédio. Uma boa Fundação. É assim com tudo. Parabéns pelo conteúdo! 👏🏽👏🏽👏🏽
O trabalho do Akita contribui de forma incrível com a comunidade.
Sobre o que o Akita fala aos 29m do vídeo, pensem nisso
Se fosse faz uma faculdade de qualquer coisa com números, por exemplo, a primeira GRADUAÇÃO pode levar 4 anos.
Quando tentar fazer outra, provavelmente vai levar 2 anos, pois ambas tem muitas matérias, cadeiras, em comum.
Na terceira, menos ainda!
Você pode até resolver fazer faculdade de OUTRA ÁREA e descobrir que algumas das MATÉRIAS ou ASSUNTOS envolvidos você já domina
Você LITERALMENTE está aumentando a sua BASE e ela se torna mais abrangente em relação aos NOVOS assuntos que você queira aprender
Nunca é demais lembrar que o POVO que desenvolveu essas NOVAS TECNOLOGIAS o fez com as ANTIGAS que você domina, logo você já está bastante SINTONIZADO, mais do que pode imaginar.
Realmente cara!! analogia perfeita!! Eu, por exemplo, estou cursando Ciência da Computação na Federal da minha cidade e tenho certeza que toda a base, não apenas de programação, como também matemática certamente farão com que eu tenha uma carreira sólida no futuro!!
Isso só muda se vc ir para mestrado e depois doutorado. No doutorado o negócio muda muito com relação a cursos de graduação.
@@aulasdematematicaefisica Acho que você não entendeu o que eu quis dizer.
Simplificando. Na área de tecnologia, principalmente, há DIVERSAS MATÉRIAS COMUNS que, uma vez eliminadas numa graduação, JÁ VALEM PARA OUTRAS GRADUAÇÕES com essas mesmas matérias.
Só isso. Independente de Pós ou coisas do tipo.
@@maurolimaok isso acho que é geral. Qdo vc faz a primeira graduação já fica calejado, mesmo que faça uma segunda distinta não terá tantas dificuldades como com a primeira, mas isso depende de instituição. Na Univesp vc não consegue diminuir os anos, consegue as dispensas, mas irá demorar o mesmo período para concluir e na USP acredito que somente 50% seja dispensável e tempo mínimo de formação seja metade do tamanho total do curso. Eu fiz o bacharelado em física foram 4 anos e quando fui fazer licenciatura, ficaria 3 anos, mesmo tendo feito mais de 50% das disciplinas. Depende da instituição também. Minha experiência são com universidades públicas e elas são um pouco chatas com relação a isso, a UFABC acredito que seja uma das mais flexiveis. A Univesp que já trabalhei para eles os cursos de bacharelado em tecnologia da informação, ciencia de dados e eng da computação o primeiro 1 ano e meio é igual para todos e além disso a outras matérias em comum, alunos lá conseguiam dispensa, mas não conseguiam diminuir o tempo de curso. Não dá para se formar em BTI em 3 anos e fazer mais 2 e pegar a Eng da Comp por exemplo, o que muita gente lá tem interesse em fazer, se quiser fazer os dois são 8 anos, só que na segunda fazendo poucas disciplinas, realizando novamente estágio e outras coisas feitas no primeiro curso.
@@aulasdematematicaefisica Provavelmente para "privilegiar" a formatura do grupo, mas pra mim é uma perda de tempo
Se o sujeito já tem matérias elimináveis, foca nas que precisa, e toda o barco.
Foi uma CONQUISTA dele, e ele não pode utilizar? Tem que SE ATRASAR para se formar junto com todos os outros?
O tipo de coisa que me faz perder a fé no nosso sistema de ensino.
As PRIORIDADES estão erradas.
sou de Portugal e fiquei fã do Fabio AKITA vou falar como os brasileiros me parecece um cara bem legal sentesse muito bem o que diz com uma grande convicção e mestria eu tenho 48 anos e senti uma grande inspiração ao ver alguns videos dele principalmente um acerca de aprender inglês
Muito bom que essas ideias do Akita, tem que ser levada para vida! Pense que a vida não é uma corrida de 100 metros e sim uma maratona, às vezes o caminho mais curto pode parecer o melhor só que ele só vai te deixar mais atrasado, sempre entenda a base para entender o que vale realmente dominar.
Impressionante o quanto de conhecimento e bagagem que esse cara tem!
Se um dia eu tiver 10% disso...
Basta estudar q chega lá
Sorte que eu tenho de ter descoberto Akita em 2019 no meu dia ZERO de programação.
Tudo pareceu sempre tão lógico. Excelente!
Quem é o Akita o cara que sempre me mostra que não estudei o suficiente e que preciso deixar de ser um programador de merda, fim kkkk. Depois de conhecer o Akita, entrei para faculdade, entendi sua importância, deixei de ser fanboy de tecnologia elas que me servem , e decidi abrir uma empresa kkk. Karai o Akita sabe impactar as pessoas !!
Estou fazendo um curso de formação dev do Senai e uma graduação em SI na XP Educação. Mas aprendo muita coisa no canal do Akita que complementa muito bem. Em muitos casos, os vídeos do Akita foram mais densos que muito conteúdo visto em cursos, mesmo em graduação.
Dica para programadores: Desenvolva mais as habilidades sociais de vocês... a maioria dos programadores são muito fechados e isso não só pode, como vai prejudicar a sua vida e carreira a longo prazo! Não adianta saber muito da parte técnica, porém não saber lidar com as pessoas... A final de contas uma empresa é formada por pessoas
O que seria da tecnologia sem o Fábio Akita e o Gustavo Guanabara?!!! Os caras só dão lapada na cara acompanhado de boas ideias.
Cadete da 42 aqui e quando o mercado tech começou a cair senti ainda mais que estou no lugar certo.
Pra quem tem a oportunidade de focar 100% nos estudos a 42 é melhor ainda. Como disse Benjamin Franklin: "Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros"
O que é essa 42? Comecei a estudar recente programação, mas por conta própria. Estou bem perdido, apesar de acreditar que isso seja normal
@@jonathangoncalves9866 dá uma olhada nos outros vídeo do canal.
@@boy_with_thorn desse canal ou do akita?
@@jonathangoncalves9866 Desse canal, ele é um canal oficial da 42.
@@boy_with_thorn vlws mano, muito obrigado.
tá aí um cara inteligente e sábio em sua área profissional. e segundo ele mesmo só é assim pq é esforçado, mas não que ele não seja nativamente inteligente, pq ele começou cedo e essa é uma das características.
o bom do akita eh que ele te prende no video do começo ate o fim... o homi eh uma maquina de informaçaoooo
A carga de experiência e o poder de síntese dizem por si só. Mesmo nessa conversa informal, Akita consegue elevar o raciocínio filosófico e aprofundar o entendimento nos assuntos que realmente importam, sublinhados pela linha condutora da motivação profissional e pessoal. O ponto chave da conversa foi: fundamentos -- que, como programadores, tenhamos atenção ao conhecimento adquirido ao longo do tempo. Essa é a verdadeira riqueza que carregamos conosco.
Excelente o vídeo, Akita sempre um aprendizado.
Valeu Akita , ensinando se aprende , toda ação tem reação , gratidão.
Acompanho desde quando era tudo mato no canal do Akita, o que mudou de lá pra cá com seus 300k de seguidores foi absolutamente NADA, os vídeos do Akita sempre foram muito bem feitos, sejam pra 10 mil Devs ou pra 300 mil agora, a dedicação dele em cada vídeo é surreal, fora seu conhecimento absurdo. Obrigado Akita por todo conhecimento transferido por esse tempo.
#RumoPara1kk
Excelente entrevista de uma pessoa excelente!!!
Vou por minha opinião, se você está começando vai fundo nas tecnologias que o mercado pede, não se preocupa em aprender como funciona um programa bit a bit, foque no que o mercado precisa e vai estudando a base sempre que possível, nem todo mundo tem o conforto e estabilidade para estudar esses assuntos e na maioria das vezes você não vai usar, porém e ressalto que é muito importante conhecer, em um ou outro momento da vida você vai precisar da base.
Todos os programadores do Brasil deveriam assistir pelo menos um vídeo do Akita.
Vi o Akita na CCXP, o cara é foda
Estou de olho nos vídeo do Akinta meu sonho é aprender a programar e viver disso depois que me aposentar.
São Paulo sempre tem as melhores oportunidades. Porque não tem um programa desses como a 42 aqui em Brasília?
16:20 perfeito, eu achei que só eu pensava isso. Eu estou estudando programação comecei e ainda estou aprendendo a base, web eu nunca tive muito interesse, mas aprendi o básico. E uma coisa é certa, se você sabe programação você tira de letra aprender frameworks web, back e front. Porém muitos recrutadores não veem esse potencial, eu tive um pouco de dificuldade de achar uma vaga, mas finalmente consegui uma. Tecnologias que eu nunca toquei, porém toda essa base que eu venho aprendendo tem dado frutos, está me ajudando a transitar nesse território desconhecido.
qual base voce se refere?
Não era tão fã do Akita.... Não desgotava mas não era tão ligado. Hoje vejo os vídeos dele e parece música para os meus ouvidos.
Eu nem sou da área e curto muito os vídeos dele!
Eu tenho uma curiosidade imensa em saber como as coisas funcionam por baixo do capô, e o Akita falando me leva a entender que estou no caminho certo. Estou fazendo uma graduação em sistema de informação para pegar a fundamentação e não só para ter um diploma, mais acho que na faculdade ensina a base e a partir dai entender tecnologias que estão em uso hoje para poder fazer com que as novas tecnologias não sejam uma barreira mais sim um desafio para eu poder fazer o meu melhor e quem sabe até através de pesquisas criar algo diferente e que resolva um problema que surgiu.
Muito Bom. Tenho muito a aprender com esses garotos.
Ficamos felizes em ajudar!
Só lembrando que NET é um framework e não uma biblioteca. Mas o vídeo foi excelente. A base é super importante!!
Eu cliquei no automático, achando que era um vídeo do Akita.. dahora o podcast
O podcast com o Akita é o único vídeo que presta desse canal
Depois que assisti pela primeira vez um vídeo do Akita, nunca mais vi programação e computação do mesmo jeito;
Parabéns! FOI muito bom ver vocês conversando com o Akita. Nunca canso de ouvir ele. Sempre aprendo com ele.
Entrevista fenomenal. Parabéns pra todo mundo!
Eu sou uma pessoa que valoriza muito lógica e segurança, tenho manias de não querer fazer algo desorganizado e confio um pouco demais na minha lógica, mas vou procurar a começar pelo básico o mais cedo possível...
Akita o samurai que tirou mais dinheiro dos vendedores de cursos fracos ksjdkkk mestre
É que tem muito curso caça níquel, ele é contra esses cursos caça níqueis, mas cursos bons ele apoia
@Claudio Pimenta alura é bom mano
Sempre quis, e ainda defendo, que aprender de verdade é saber os porquês das coisa!
Como sempre, Fábio Akita sempre sóbrio e atingindo no alvo. Fundamentos.
Legal te ver por aqui!
@@marimarcilio5835 Claro! ❤️🙂
Excelente conteúdo, obrigado por compartilhar.
Akita é abertura de consciência...
Foi muito bom! #Akita #ForaDaNorma
Sigo estudando e fazendo o meu melhor. Uma hora acho uma vaguinha para estagiar. 🙏
E aí mano achou ?
Diz ai mano?
@@MarcioLucas-hr8cy Não achei estágio, terminei a facu e agora sigo estudando, me aprimorando e busco vaga de dev jr. 🤷🏻♂️
Aprendi a base em 2007, migrei mais para gestão, hoje voltei para desenvolvimento e to usando a mesma base, somente com uma roupagem diferente
O cara é foda meu patrão! kkk
A Blusa do Akita combinando com o cenário me pegou demais, quase um ASMR visual.
hahahaha melhor comentário! 😂
Cria do Akita aqui !
Vim pelo LinkedIn se tem o Akita tenho que assistir
Fábio Akita é cirúrgico
Fábio Akita sabe falar á real de ser um bom programador...
Meu check in será amanhã, estou ainda mais entusiasmado
Parabéns, incrível
Akita é o cara objetivo sempre!
O que ele fala em 19:20 é bem isso mesmo, mas não tinham tantos esses questionamentos no tempo que fiz graduação. Programava em um Pentium 166 mmx de 32 mb de ram com win 98 em 2011 quando fiz física computacional, meu curso não tinha introdução a computação, já tinhamos que usar linguagem C desde o primeiro dia. Hoje dá para usar um raspberry pi o próprio celular para aprender, não precisa de uma máquina potente.
*59:38* Realmente, nada é do dia pra noite. Hoje fazemos uso de uma matemática tão organizadinha, Cálculo, Álgebra, Geometria e nem sempre foi assim. Por séculos os matemáticos ficaram organizando descobertas pra ver onde elas se encaixariam, numa época que a troca de comunicação era somente por cartas e olhe lá.
Podcast que fala de TI? É um sonho realizado!!!
Akita como sempre trazendo as pessoas para fora da bolha! Iniciando na área de tecnologia agora, e com certeza irei levar estes ensinamentos comigo. Obrigado
Se você está fazendo alguma faculdade de TI, eu recomendo assistir aos vídeos do Akita, falando sobre inglês também e sua importância nessa área de tecnologia!
Akita mudou minha vida como programador, depois de ver um vídeo dele eu vi que eu era um merda na área e comecei a estudar de verdade.
Kkkkkkkk
E ai ta melhor?
Muito bom!
09:50 até hoje tem contador que não sabe como fazer a parte contábil. Já dispensei um que me dava mais trabalho do que me ajudava.
Akita "o choque de realidade!"
ótimo conteúdo
quando comecei em computacao tive a grande duvida de escolher uma linguagem e ir ate o cerne dela, acertei na mosca escolhendo C , quando se tem acesso a memoria é impossivel existir alguma coisa em que nao se possa fazer com ela, todas as linguagem sao derivadas dela,quem domina c é capaz de dominar qualquer coisa computacional !!
Que papo esclarecedor, me prendeu a cada minuto
O link da 42 BH tá errado na descrição. Depois mudem aí :)
Já atualizei o link! Obrigado!
Cheguei aqui pelo Akita e vi o Lula como host! Que demais! Lula fez diferença na minha carreira na parte ágil, passando pra agradecer novamente :D
Pô! Que honra ler esse comentário, Gus! Obrigado! E que bom ver uma galera que curte agilidade consumindo conteúdo técnico de alta qualidade como os que o Akita produz!
@@lula42o Lula que a gente valoriza 🎉🎉😂😂
O mestre Yoda do mundo tech, Akita é.
Muito bom esse bate papo!
Que canal bacana!
Me inscrevi.
Sobre o Akita, nada a adicionar, o cara é muito TOP!
O canal do Akita é realmente anti-trend, mas é justamente por isso que é duradouro e sólido.
Ouvir este fera da tecnologia, é sempre um aprendizado!
Sensacional
O que é “42” que eles comentaram no início do Video ??
O que me fez admirar muito o Fábio Akita foi justamente a valorização do "conhecimento básico"
Estou aprendendo Linux e Terminal, opção minha, ANTES de começar de fato a programar, e já está no meu roadmap estudar matemática, justamente pra desenvolver o raciocínio dedutivo, que BUSCA a solução de um dado problema.
Hoje, muito graças à mentalidade esquerdista, tem gente querendo fazer FACULDADE, mas reprovaria numa prova de quarta série de ARITMÉTICA dos anos 70/80
Eu sei, eu tenho um livro LARANJA de tão velho, do Ary Quintella, e é PHODA. E olha que nasci nos anos 60. Eu estudei naquele tempo MESMO! :)
Também pratico artes marciais deste o século passado e posso afirmar: O QUE FAZ DIFERENÇA MESMO É O ALICERCE, O CONHECIMENTO DE BASE... sem isso, tudo construído em cima poder ser muito instável, inseguro, não bem fundamentado.
voltei a programar e em menos de 10 minutos akita já me lembrou de onde devo começar kkkk ele é d+
onde tem que começar
@@pesdazoeira455 estude primeiro as bases da programação, se você quer estudar redes, instrodução a ciencia da computação, algoritimos, matemática computação e quando você tiver tudo isso programar e o restante será algo facil, a exemplo e usei usar um banco de dados e a diferença entre eles, mas não sei como um é construido ...
@@codigoperfeito oq estudar na matematica
@@pesdazoeira455 kr começa com introdução a ciencia da computação, matemática computacional já é a matemática de estudo, outra coisa segue o akita no canal dele, tem dicas valiosas lá.
@@codigoperfeito obrigado pelas dicas
Eu amo que ele fazer o Piiiii depois que o akita já falou o palavrão kkkk
Todo video que vejo o Akita me sinto lutando boxe com o professor que possui 30 anos de experiencia a minha frente e está me ensinando as pancadas.
Papo foda! Muito bom!
PS: o microfone está estupidamente ótimo! Muito bom!
Muito boa a entrevista, principalmente em ver o Akita em uma velocidade normal. Uma coisa que me desanima com podcast é o tempo que os entrevistadores conversam, o tempo deve ser 99% do entrevistado. A maioria conversa demais.
Só a melhor entrevista já feita
Eu nem sabia o que era a 42 já dei uma pesquisada achei super foda. PQP. Tem alguma previsão vai rolar para o Distrito Federal ?
Tenho muita gratidão ao Akita, com certeza é o meu mentor na área, sempre mantive os pés nos chão graças ao conteúdo dele
Cara eu acho que o sentimento é simples, quando você está desesperado para fazer muita grana a primeira coisa que vem na sua cabeça é entrar em uma diplomação de engenharia civil? (Esqueça o mercado saturado), é a mesma lógica. Existem pessoas que se dão bem em pouquissimo tempo, sim. Existem pessoas que concluem graduações formais de 5 anos em 2 e no primeiro semestre conseguem empregos que pagam 10> mil, é raro, provavelmente não é você e nem sou eu. Por isso gosto do Akita ele fala na cara, ele é um dos poucos que diz "Amigão, você não vai virar um puta profissional em cinco meses com um salário de dez mil, acorda!", e não fica iludindo o povo, ilusão de coach é foda, porque quando você acorda, percebe que o tempo que passou iludido podia ter sido melhor ministrado em outras coisas.
Se tem Akita, tem qualidade! sem mais...
Ceci Fernandes! Minha primeira professora de programação, fiz o curso de Java com OO na Caelum e ela disse algo que aplico até hoje: "Se você precisa lembrar, você vai esquecer.".
Minuto 31:00 (colorido)
Seria referencia pra grande quantidade de front que entraram no mercado?? kk
Esse é o grande mestre
Quero aproveitar meu tempo de estabilidade como programador de jogos estagiário, para aumentar minhas skill de forma mais solida
I was here 🔥
esse eo MITO...#AKITAFOREVER
da pra conciliar trabalhar e fazer a 42??