Você já sabia que estava comendo alimentos transgênicos?? 🌽🍎🐟🍪 Black Friday na Insider Store: bit.ly/InsidereOlaCiencia Cupom OLACIENCIA15 para 15% OFF!! REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Livro "Ciência no Cotidiano": amzn.to/3Fwoc8M Como transgênicos são feitos: www.fda.gov/media/135277/download Por que cenouras são laranjas: www.livescience.com/why-are-carrots-orange.html História do Bacillus thuringiensis: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3035146/ Maçãs geneticamente modificadas: qz.com/1122550/genetically-modified-apples-that-dont-brown-are-for-sale-in-the-us O primeiro organismo geneticamente modificado: www.sciencehistory.org/historical-profile/herbert-w-boyer-and-stanley-n-cohen Estudo mostrando redução do uso de agrotóxico com transgênicos: journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0111629 Transgênicos no Brasil: www.isaaa.org/resources/publications/biotech_country_facts_and_trends/download/Facts%20and%20Trends%20-%20Brazil.pdf Texto da Embrapa sobre transgênicos: www.embrapa.br/tema-transgenicos/sobre-o-tema Arroz dourado: www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.2120901118 Deficiência de vitamina A: www.who.int/data/nutrition/nlis/info/vitamin-a-deficiency#:~:text=In%20its%20more%20severe%20forms,months%20of%20losing%20their%20sight Perguntas e respostas sobre transgênicos (OMS): www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/food-genetically-modified Efeitos dos transgênicos na fertilidade: www.hindawi.com/journals/tswj/2020/1424789/ Segurança dos transgênicos: www.canada.ca/en/health-canada/services/food-nutrition/genetically-modified-foods-other-novel-foods/safety.html Perguntas e respostas sobre transgênicos (The Royal Society - UK): royalsociety.org/-/media/policy/projects/gm-plants/gm-plant-q-and-a.pdf?la=en-GB&hash=114AAF10B57C7486C749EBC7745C9420 Alergia a soja modificada para ter gene vindo da castanha: www.nejm.org/doi/10.1056/NEJM199603143341103?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200www.ncbi.nlm.nih.gov ☕ NOSSA LOJA: bit.ly/lojaolaciencia ⭐TORNE-SE MEMBRO: th-cam.com/channels/rSM1UV_KLAdTzgxyxl3POw.htmljoin 💰APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com TELEGRAM: t.me/olaciencia INSTAGRAM: instagram.com/olaciencia TWITTER: twitter.com/olaciencia Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível. Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.
@Olá, Ciências! Muito obrigada Lucas, já vi que a leitura vai ser longa e por isso já comecei a estudar. Iniciei pelo artigo da Embrapa, empresa que considero confiável (dentro do meu pouco conhecimento nessa área, é claro), e confesso que me assustei de saber que há muitos outros alimentos em processo de estudos para modificação genética, como por ex.o meu amado café. Observei tbm que o artigo explica lá no início, que em 40 anos de uso desses profs geneticamente modificados, "não há relatos" de danos causados aos seres humanos... Porém aí me veio à mente a dúvida: mas para haver "relatos" não deveriam haver pesquisas com grupos específicos de pessoas durante um período de pelo menos uns 10 anos, para ver se *realmente* não causaram danos à saúde humana ??? E creio que a resposta é não, simplesmente porque seria inviável, em termos de custos e outros ítens, acompanhar por tanto tempo esses grupos, não é vdd ?? Então....por hora não vou concluir nada pois ainda tenho muito para ler, né 👍😥😃
Sempre soube do triângulo amarelo com o "T", mas os avisos eram pra que ninguém comece se tivesse este símbolo, só que é meio impossível isso, quase todo mundo iria passar fome se evitasse tais alimentos sinalizados.
O pólen do Milho transgênico contamina outras lavouras de milho não trangênico, reduzindo a biodiversidade do milho. Tem então mais coisa nessa discussão de alimentos transgênicos. Redução da biodiversidade, problemas ambientais...
Os povos originários do Brasil sofrem muito com essa questão, estão com suas culturas milenares (e sustentáveis) ameaçadas por essa invenção do povo colonizador.
Com toda certeza os trangênicos causam impacto, meio que é impossível nao ter algum impacto negativo. Mas a redução de agrotóxicos além da melhoria de produtividade são fatores que pesam mt mais a favor dos trangênicos. A questão da falta de biodiversidade pode ser resolvida com mais modificação genética nos laboratório, não é o ideal, mas é ao meu ver, um preço pequeno pra tanto benefício.
@@joaomarcosjunqueira4965 Outro problema é que a gigante maioria das mudanças genéticas que fazem nos transgênicos é, justamente, para fazer ele resistir a mais agrotóxicos para poderem usa-los sem que as plantas cultivadas morram, enquanto as outras plantas "invasoras" não consigam
@@rafaelvidal8130 se for pela preferência deles não se pode fazer nada mas você levantou um tópico tão específico, não consigo imaginar por que eles sofreriam essa ameaça já que as plantas transgênicas nem são distribuidas e jogadas na natureza kk.
Uma coisa que eu acho preocupante ainda é o efeito nas plantas originais, se pode haver a chance delas irem desaparecendo já que as transgênicas vão estar "melhor adaptadas" ao ambiente de certa forma.
pois é, ne.. essa parte o "olaciencia ad hoc" não falou: a monsanto por exemplo, tem lobistas pra aprovar leis que dao direito a combater toda e qualquer plantação de sementes ditas "crioulas", ou seja, que não sejam geneticamente modificadas.. porq eles dizem que prejudica a plantação deles, etc.. e com isso, vc, pequeno agricultor, está proibido de ter sua rocinha de milho é terrorismo biologico, q fala, ne..
@@jmcora SIMMM! Tem um documentário aqui mesmo jo TH-cam que fala sobre isso, e até compara com os EUA que vive uma situação parecida, onde o pequeno produtor se vê impossibilitado e acaba vendendo seu lote de terra para o latifundiário.
Sem contar que as plantas "melhor adaptadas" tem overdose de veneno, matando insetos e animais da flora natural da região, assim como as águas e as pessoas que lá vivem.
Prove isso com testes clínicos, ciência, e não jogando um comentário sem embasamento aqui. Hoje pior que os transgênicos são os agrotóxicos em excesso, algo que de 2019 pra cá os governos tem feito a Anvisa abrir as pernas e aprovar agrotóxicos que são proibidos em outros países, isso sim deveria ser uma preocupação, não um conspiracionismo barato sobre algo que hoje não é o maior problema.
Se você usa óleo de soja, você está usando um alimento genéticamente modificado, comer um alimento genéticamente modificado não significa que o alimento vai trazer algum dano a sua saúde ou que vai ser menos nutritivo.
Sou desconfiado, por isso escolho aqueles que não são transgênicos, mesmo ração para o cachorro, adquiro a não transgênica. Sempre preferi o que é natural, produzido em hortas e sem agrotóxicos. Os agrotóxicos se tornam cada vez mais necessários conforme as pragas que atacam as plantações perdem seus predadores, consequência das extensas áreas de plantações onde já ocorreu o desequilíbrio ambiental. No ambiente, toda praga tem seus predadores, o problema é que muitos predadores foram eliminados pelo próprio homem. Dentre eles, os sapos e as aves. Não sou contra as pesquisas científicas. Mas prefiro esperar para me certificar que não estamos sendo feitos de cobaias.
gosto muito de uma analogia que um professor de biologia fez uma vez ao explicar esse tópico: nós humanos, passamos 300 anos consumindo tabaco, o cigarro, até de descobrirmos sua relação com o câncer, ou seja, será que o transgênico não faz mal ou será que não passamos tempo suficiente consumindo para termos dados concretos para analisar?
Olá, Lucas e demais integrantes do canal. Achei excelente a exposição de vocês. A uns dois ou três anos estava pesquisando sobre o assunto para poder mediar um debate com meus alunos em sala de aula, e cheguei a conclusões parecidas. Existe um certo medo, mas sem saber direito o motivo. Contudo, pude observar duas questões que precisam ser ponderadas. A primeira se refere ao agrotóxico: existem plantas transgênicas que são mais resistentes a eles, o que é excelente, pois assim o alimento será menos afetado pelo veneno. Porém, isso causa uma mudança em relação à aplicação dos mesmos, já que muitos agricultores preferem, deste modo, usar mais agrotóxicos (já que as plantas serão mais resistentes mesmo), e isso deixa um resíduo enorme nos produtos. O Brasil é um dos países com legislação mais flexível aos agrotóxicos, além de ter pouca fiscalização (o documentário "O veneno está na mesa" traz informações interessantes sobre isso). É claro que, neste caso, não é um problema dos transgênicos em si, mas de questões periféricas. O segundo ponto é que existe um potencial de perda de biodiversidade muito grande com os transgênicos, já que são todos clones, e nunca é bom diminuir a variedade genética de uma espécie na natureza. Caso apareça alguma praga que seja especificamente eficaz contra aquele tipo determinado de variação genética da planta transgênica, toda a espécie corre um risco de desaparecer, ou pelo menos diminuir muito sua massa mundial. Enfim, são questões que não inviabilizam a utilização da tecnologia, mas trazem a necessidade de refletir sobre essas e outras questões. Um forte abraço, e parabéns pelos excelentes conteúdos sempre criados no canal!
Interessante que você nem citou os genes RoundUp Ready que é a modificação mais usada nas culturas transgênicas, para tornar as plantas imunes ao glifosato e poder usar quantidades maiores desse agrotoxico já considerado como "a substância mais perigosa já inventada pelo homem". Também nem fala nem o nome e nem sobre a Monsanto, pioneira e principal empresa por trás dos GMO e que foi processada em Hagües no tribunal internacional da ONU por crimes contra humanidade exatamente por ter divulgado estudos tendenciosos e ser diretamente responsável por inúmeros casos de intoxicação por agrotóxicos em todo o mundo. A dita empresa nem compareceu ao julgamento dizendo ter uma "resolução previsível". Já é pautada pelo seu histórico em exterminar e contaminar a raça humana: dos PCBs ao Agente Laranja e agora o glifosato e os transgênicos RoundUp Ready.
Por que os agricultores usariam um nível excessivo de agrotóxicos se já tem uma quantidade certa pra eles usarem que seria suficiente pra combater pragas?
Eu fico com o pé atrás com esses alimentos transgênicos, esse T amarelo aparece em vários alimentos hoje no mercado, eu parei de comprar porque já ouvi vários veterinários recomendando o NÃO uso de ração com o T. Se faz mal para o meu pet, faz mal para mim, aqui foi o único lugar que ouvi falar algo positivo sobre o assunto.
E você está correta . Meu cachorro morreu com problemas no rim . Bebia água feito louco . Mas como os rim estava ruim . Não matava a sede . É uma morte horrível . Chorei MT . E pesquisa em sites americanos estudos da universidade de lá . Mostram que faz mal para os rins e fígado . México já é proibido a venda de produtos trans . Nem animais comem lá . Brasil esconde MT .
foi o único lugar que ouvi falar algo positivo sobre o assunto porque é um canal de índole duvidosa. as pessoas estão se informando e ficando alertas sobre os problemas dos transgênicos a ponto de não querem transgênicos nem pros animais. com isso as vendas estão caindo e a indústria esta patrocinando/motivando canais a induzir que transgênico é bom. não é qualquer canal que aceita dinheiro acima de tudo. mas esse canal aqui me levantou suspeitas
Falta de informação. Cachorros não podem comer muitas coisas que são completamente inofensivas para o ser humano. Transgênicos são apenas caracteristicas adicionadas de outras plantas. Não entendo esse medo todo
@@sandrafreedom A Genética das plantas já vem sendo modificada pelos seres humanos a mais de 10 mil anos, ainda no período Neolítico. A única diferença é que agora fazemos com tecnologia, enquanto antigamente era por seleção de grãos. Os transgênicos já estão em uso desde 1970, com nenhum estudo realmente CIENTÍFICO que prove algum dano ao ser humano. O pessoal que não estuda teme o que não entende. Busque se informar
Sobre o símbolo T nos produtos transgênico, acredito que deva se manter por defesa do conhecimento e liberdade de escolha, quem acredita que é alarmismo deveria combater as notícias falsas sobre os transgênicos e não a informação de que um alimento é transgênico. Quem estuda sobre organismo geneticamente modificados vai saber como funciona e vai poder escolher, caso a população não saiba, que os que acreditam ser alarmismo façam o trabalho de divulgação científica sobre o tema.
@@pensar1 eu estudo essa parte de genética em biologia e genética molecular de plantas. Plantas BT não se ativam no sistema digestório de nós humanos simplesmente pela toxina não suportar o ácido local e se "destruir", além que, nós não temos algumas enzimas necessárias para a funcionalidade dela que degradam as proteínas que liberam a toxina... lembrando que ela é seletiva e não são todos os insetos afetados pela planta transgênica.
Como eu sou bulamaniáca, não passou despercebida esse T no triângulo amarelo. Eu quis lutar contra, más percebi ser uma luta inglória, pois quase todos os produtos tem esse símbolo, então fica difícil 😟. A não ser que se tenha uma horta em casa, um sítio ou fazenda e se consuma tudo orgânico.
O trangênico é seguro de se consumir, quanto a isso pode descansar. Os possíveis problemas estão em outros pontos, como falta de biodiversidade genética e monopólio ainda maior das grandes companhias tomando conta, apesar de eu ser totalmente a favor do investimento em trangênicos não tem como negar alguns problemas, mas nenhum é relacionado a segurança pra gente consumir eles.
Não acho os transgênicos seguros. E se eu fosse você tentaria comprar nada industrializado, essa é uma grande opção para quem não quer comer transgênicos
@@ivacordeiro4725 Os agrotóxicos é que causam câncer (comprovado científicamente), isso para dar lucro para empresas, a Bayer que produtos agrotóxicos e transgênicos é a mesma que produz remédio (produz a doença e o remédio).Essas dicas sua não servem, pois muitos agrotóxicos estão no produto e não adianta lavar, inclusive nossas águas estão contaminadas também (procurem um estudo sobre a contaminação das águas no Brasil).
Matéria comprada. A merda só vai aparecer com o tempo. Talvez de uma geração pra outra. Somos seres probabilísticos, então, você fazer essas afirmativas é no mínimo irresponsável.
Agora que você abordou o assunto , minhas dúvidas aumentaram , não sei de onde vem toda a sua certeza e nem conheço a sua formação nesta época de notícias falsas !
@@mahonegonzales8692 Fica dificil dizer , pois toda comida que passa por processo industrial nos mata com o passar dos anos e oque é ( ou deveria ser pelo menos saudável) produzidos no campo , nas lavouras é lotado de agrotóxicos ( defensivos agrícolas) nos causam uma doença seria , mortal . Com tudo isso temos que comer e assim procurar o que é menos prejudicial.
Nossa. Até hj eu tava pensando o que danado eu ia comer, pq quase tudo que eu compro no mercado, tem esse 'T' até o feijão! Eu nunca tinha visto...mas agora eu tô mais aliviada..obg
Gostei da informação,eu e acredito que muitas pessoas não entendiam nada da produtos transgênicos,fiquei aliviada ao assistir seu vídeo Obrigada pelas informações
Lucas, o problema maior, até onde sei é a soja trans q tem genes q conferem resistência não à praga, mas ao pesticida, o q deixa as plantações repletas de pesticidas. É mto importante mencionar isso!!
Não faz sentido produzirem uma planta que será resistente aos agrotóxicos. O que acontece é que as pragas podem ir adquirindo resistência aos agrotóxicos com o tempo, independente se a plantação é transgênica ou não.
Interessante que você nem citou os genes RoundUp Ready que é a modificação mais usada nas culturas transgênicas, para tornar as plantas imunes ao glifosato e poder usar quantidades maiores desse agrotoxico já considerado como "a substância mais perigosa já inventada pelo homem". Também nem fala nem o nome e nem sobre a Monsanto, pioneira e principal empresa por trás dos GMO e que foi processada em Hagües no tribunal internacional da ONU por crimes contra humanidade exatamente por ter divulgado estudos tendenciosos e ser diretamente responsável por inúmeros casos de intoxicação por agrotóxicos em todo o mundo. A dita empresa nem compareceu ao julgamento dizendo ter uma "resolução previsível". Já é pautada pelo seu histórico em exterminar e contaminar a raça humana: dos PCBs ao Agente Laranja e agora o glifosato e os transgênicos RoundUp Ready.
O desconhecido causa medo... questões divinas... ainda temos uma sociedade que não entende a ciência, porém futebol, samba e novelas sabem de décadas... A supremacia genética será aprimorada nas próximas décadas e problemas serão superados, eficiência inquestionável que pode ser aplicada também a genes de animais e humanos.
Rpz mais uma vez eu fico impressionado com a qualidade desse canal. Gostaria de parabenizar mais uma vez toda a equipe do ola Ciencia por tamanha qualidade no conteudo reprodudizido na internet, por mais e mais canais com esse mesmo nivel de profissionalismo.
Faz tempo que eu tenho observado este símbolo. Quase todos os salgadinhos (Chips) tem esse símbolo. As rações para animais também é encontrado esse símbolo.
Trabalho há mais de 30 anos com alimentos, sou biomédico especialista em microbiologia, bromatologia e faço a parte regulatória. Visitei laboratórios em outros países, palestrei na FAO, codex e participo de bancas nessa área. Gostei muito do conteúdo, contudo continue a estudar esse tema em relação aos biomas. Em menos de 10 minutos é pretensioso dar uma sentença tão positiva ou negativa. O que pensamos ser verdade ou mentira preserva um intervalo que vale a pena avaliar, antes de julgar. Você poderia terminar o conteúdo do vídeo com mais responsabilidade.
Amigo, eu nem vi o vídeo, mas tenho certeza completa e absoluta que o autor disse que não tem problema com transgênico, que são seguros, etc... Tudo que for para manter o status quo, ele vai fazer.
@@vitoroliveira6624 a ingenuidade grita...meu velho, e cigarro? Porque é 100% comprovado que faz mal e mesmo assim vende aos montes? Acorda, champ...acorda.
A minha preocupação é com relação ao pólen dessa planta que é consumido pelas abelhas. Será que é seguro para as abelhas? Eu estranho alguém achar engraçado eu me preocupar com as abelhas mas, a maioria das plantas precisam da polinização das abelhas para produzir os frutos que são os nossos alimentos. A equação é simples: Menos abelhas= Menos alimentos.
@@sandracarvalho9976 Irei pesquisar sobre , o que eu sei que causa problema são alguns inseticidas a base de Nicotinoides e Piretroides que não são seletivos.
Se a modificação genética afeta a planta, ao ingerimos essa planta isso não poderia nos afetar tbm? Depois que vi uma palestra do Jeffrey Smith, evito transgênicos sempre que posso.
Muito esclarecedor parabéns! Utilidade pública de extrema importância. Hoje com a super população os alimentos transgênicos sustentam boa parte desta grande demanda. Melhor preço, maior quantidade oferecida = menos pessoas passando fome.
Sou bióloga e qto mais eu leio mais insegura fica sobre os.efeitos a longo prazo dessestrnagenicos. Principalmente qto a essas variedade de soja q mencionei. Acho q isso merecia um aprofundamento.
O desconhecido causa medo... questões divinas... ainda temos uma sociedade que não entende a ciência, porém futebol, samba e novelas sabem de décadas... A supremacia genética será aprimorada nas próximas décadas e problemas serão superados, eficiência inquestionável que pode ser aplicada também a genes de animais e humanos.
@@thomasaltmann1069médicos pela vida on GETTR:88 Comunicação MPV-Sindrome de Guillain Barre no Peru. -Geoengenharia-Chemtrails -Trilha química-até quando vamos tolerar essa Farsa ? -Lei do patrimônio da Austrália ocidental vai impedir a PRODUÇÃO DE ALIMENTOS . *Começaram a falar em escurecer o sol . -Marcia Rohr da Cruz -Professor Nery -Canal Professor Bellei . -Marcelo Rossi -Jailson -Daniel Lopes. -Fernando Beteti -Prof .Luis Antônio Peixoto do Valle -Prof.Hermes Rodrigues Nery
Muito obrigado. Eu escolhi a soja em grãos como uma das minhas fontes de proteina, pois o preço é mais acessível, e eu também gosto do sabor. Agora posso continuar comendo com mais tranquilidade ainda.
Qual a relação dos transgênicos com os transtornos que temos vistos tanto ultimamente? Aquilo q é modificado não teria o poder de impactar negativamente na estrutura daquilo q deveria receber o natural? ( o nosso corpo - nossa máquina)
Já que as pessoas tem tanto medo desse símbolo pq não mudam? Ao invés de ser um triângulo amarelo com um "T" no meio (pois geralmente associamos um triângulo ao símbolo de perigo, atenção ou alerta) podiam deixar só um "T" com bordas pretas e amarelo dentro e escrito em baixo "Transgênico" ou "Contém alimento transgênico".
Não... cara, é pq esse negócio de triângulo para os teóricos da conspiração vai longe... e amarelo chama a atenção. Só assista quem assim como eu já foi muito assustado. Mas eu acho melhor preferir alimentos mais naturais. Ouvi dizer que os transgênicos podem causar muita alergia e fazer o corpo não reagir bem a anti inflamatórios por exemplo. Edit: o problema real mesmo ao meu ver é: tais alimentos são ou ficarão estéreis e podem passar essa i fertilidade para os alimentos comuns , podendo daqui há décadas aumentar a fome mundial talvez?! Bom isso sim é o pior, o alimento transgênico polinizar a esterelidade para outros alimentos que Deus criou, eles podem corromper o gene original dos outros alimentos, e complicar nossa microbiota. Mas culpados serão os que fizeram sabendo oque isso csusaria no ser humano! Quanto a nós pobres mortais ( povão) só resta informar os possíveis riscos .
Lucas, qual impacto de plantas transgênicas que produzem toxinas em insetos que não são pragas? Poderia ocorrer transferência horizontal de genes dentro do nosso organismo alterando a microbiota? As plantas transgênicas estéreis não poderiam contaminar plantações vizinhas?
SIM! A nova ordem quer fome mundial. Nao vejo 0roblemas em si nos transgênicos mas sei que esses alimentos geram infertilidade , dentro de uma 40, 60 anos sei lá... pode haver fome mundial. Resposta: se estamos nesta situação é porwue trocamos terra por asfalto.
Os benefícios que você falou no vídeo só está relacionado ao produtor mas, quanto a saúde das pessoas que consomem esses produtos como você pode provar a integridade delas após o consumo a médio e a longo prazo, na teoria são mil maravilha, porém quando tiver alguém morrendo não assumem a culpa. O natural sempre será o ideal.
Excelente vídeo👏👏 Eu acho extremamente necessário a presença do símbolo de transgênicos nas embalagens e acho que devem melhorar até a fiscalização dessas embalagens pois, recentemente minha irmã começou a apresentar alergia a todo tipo de alimentos transgênicos e estamos enfrentando uma grande dificuldade com a alimentação dela
O glifosato usado nas culturas transgênicas causam muitas reações alérgicas, a principal modificação genética feita é para preparar a planta para receber uma quantidade maior de glifosato chamada "RoundUp Ready".
Esse vídeo é uma aula 👏👏👏o trabalho desse cara é incrível, me tirou muitas dúvidas, a escola não nos ensina sobre isso detalhadamente. Parabéns irmão 👏👏👏VC É O CARA😎
Caro Lucas, muito obrigado pelos sempre bem-vindos esclarecimentos. Gostaria que você mencionasse experiências feitas com animais que foram alimentados com produtos transgênicos, se isso estiver ao seu alcance.
Faltou uma questão, plantas modificadas pra "aguentar" mais agrotóxicos. Daí a planta em si não seria prejudicial a nós, mas o fato dela aguentar mt agrotóxico, possivelmente faz mal pro ambiente ao redor dela bem como pra nós
Mto estranho não ter abordado essa barbaridade! Nem toda semente transgênica é feita pra resistir às pragas, as da monsanto resistem aos pesticidas da própria monsanto
O uso de agrotóxicos excessivo foi abordado no video sobre agrotóxicos. O problema nao está na planta ser transgenica. O problema esta no excesso de agrotoxico usado sem controle. Pior seria se a planta nao resistisse aos herbicidas e ao utilizá-los (pois são necessários em pequena dose), você matasse sua própria plantação
Na verdade isso é bom. Por exemplo tem um milho transgênico que permite usar glifosato que é um herbicida bem seguro, barato e eficaz em comparação a outros que são usados nos não transgênicos.
fiquei com medo agora, tenho plantação de diversos folhas em casa, e tomates, porem a semente do tomate foi retirada de um tomate de supermercado, nada contra o vídeo mas quero muito morar em um lugar com muito espaço para ter minha própria alimentação vegetal.
Legal Lucas!!! Parabéns a toda equipe pelo o conteúdo. Uma questão que me eu vi e que seria legal abordar numa parte 2 dos transgênicos seria sobre os impactos dos transgênicos ao meio ambiente. Essa é a grande crítica que escuto nos dias de hoje. Abraços
Bom, compartilhe as fontes e no que eles se embasaram para afirmar algo assim. Muitos comem trigo assim e não vi até agora um único caso que foi culpa do trigo kk. Sem falar que as pessoas, provavelmente você, come algum alimento feito com ele e nem sabe.
Olha! Meus parabéns, simples e objetivo e tecnicamente correto. Precisamos divulgar um vídeo como este para que as pessoas possam ter um melhor esclarecimento.
Olá ciência , que fantástico todo este trabalho , muito obrigada por terem este intusiasmo de nos esclarecer sobre o assunto, transgênicos , parabéns continue assim. Parabéns ❤
Organismos Geneticamente Modificados foi o trabalho semestral do meu segundo ano do ensino médio, no distante ano 2000. E o mistério em torno do termo foi a tônica de todos os trabalhos apresentados, por não se saber o que esperar, ou pelo receio de algo dar errado e as empresas esconderem da sociedade. Muito bacana saber que o tema não foi banalizado, vêm dando certo e existe atenção sobre o assunto. Seria interessante desdobrar esse assunto falando da agricultura, sobre os avanços, os riscos, o problema das monoculturas x horticultura, onde estão as abelhas, o que resta da natureza, a água e o clima.
NÃO É VERDADE. Isso é fake news, a Embrapa já desmentiu isso há décadas. Trecho da própria Embrapa: "É verdade que a soja transgênica será estéril, isto é, o grão não servirá como semente? Não. As sojas transgênicas sendo desenvolvidas no Brasil atualmente produzirão sementes da mesma forma que as variedades não transgênicas. Existe uma tecnologia sendo desenvolvida nos Estados Unidos e apelidada de "terminator", através da qual a semente produzida por esta planta transgênica não germina. Isto impediria que o agricultor usasse o grão produzido na sua lavoura como semente para a safra seguinte. Entretanto, até o momento não existe nenhum produto comercial que se utilize desta tecnologia." Link de 1999: www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/17916880/perguntas-e-respostas-sobre-plantas-transgenicas
Pelo vídeo, posso concluir que os alimentos transgênicos são mais seguros dado que não usam agrotóxicos? E não, não sabia do Triângulo amarelo com a letra T... imaginava ser alguma classificação de plástico.
Neste século nunca se viu tantas pessoas com câncer em toda a história deste planeta, doenças que não tem cura, pessoas com as mais diversas doenças, Nosso Futuro vai ser assim
@@olaciencia confesso que não entendi. Não pode falar sobre acupuntura? Pois já houve um vídeo sobre homeopatia, onde vc revelou verdades sobre a ineficiência. Gostaria de saber se com a acupuntura é a mesma coisa.
Acho que um ponto que poderia ter sido destacado é a questão do impacto ambiental. Se ele existe, se pode haver impacto na variabilidade genética de cultivos. E tal.
Não acredite em tudo que você ouve, muita coisa pode ser omitida porque o que mais interessa nesse planeta é a alta produtividade para conseguir alimentar a população que continua crescendo mundialmente
@@joaobatistakirch1657 Vdd, João. Hoje em dia está difícil acreditar cegamente em alguém, principalmente nos meios de comunicação, que estão tomados por globalistas que só se importam com lucros. Valeu.
@@joaobatistakirch1657 que teoria fa conspiração é essa..se vc n quiser comer nada modificado vAi ter que plantar em casa...até os legumes que vc compra é modificado
Dúvida 🤔: esses testes de segurança dos transgênicos são feitos em animais não humanos? Tô adaptando minha pra me tornar vegano, e senti falta desse esclarecimento. Obrigado pelo vídeo, pessoal. Gostei muito. ❤️
Na Europa tbm é proibido uma enorme quantidade de agrotóxicos, dos quais a Anvisa tem aprovado de 2019 pra cá e enfiado no bucho do brasileiro mesmo sabendo do risco de potencializar cânceres na população
Mais um excelente conteúdo! 👏👏👏👏👏 Meu marido é melhorista de sementes e há anos ele vem tentando explicar isso para amigos e família que são aversão a transgenia. Agora eu vou espalhar o vídeo e quem sabe as pessoas se sintam mais seguras e possam desperdiçar menos tempo e dinheiro e usá-lo em cozinhar comida de verdade que trás ótimos resultados tb.
Praticamente TUDO vendido em supermercado existe o T no triângulo amarelo...Valeu Lucas, por explicar tudinho pra nós! Mais segurança pra quem, como eu, tinha pé atrás com o T amarelo. rs
Tudinho nada, não falaram de várias coisas principalmente as críticas, recomendo aprofundarem mais no assunto, muitos países do mundo estão proibindo o plantio e comercialização dos transgênicos (a lista só cresce á cada ano), será porque isso? Será que estão encontrando dados ou estão mais na lógica da precaução mesmo, como o Lucas já comentou em outros vídeos.
Prezada, recomendo verificares quem patrocina este canal ... Este rapaz atende aos seus patrocinadores e não aos gados, com todo respeito ao gado ! Atenciosamente.
@@GalileudoLinux pois é, então pra deixar de ser gado basta cancelar a inscrição e não assistir mais nada desse canal, ai ele que vá gravar esses vídeos para os parentes dele.
@@alemaia9220 Hehehe ! Concordo contigo... Nunca me escrevi neste canal que seduz e engana pessoas leais a $iênc$ia que virou religião há muito tempo! Respeitosamente.
Maravilhosa explicação. Agora pude compreender melhor este tema bastante polêmico para mim. Achei incrível a transferência do gem da bactéria que produz cristais tóxicos aos insetos, para as plantas selecionadas. Isso diminuiu o uso de agrotóxicos. Foi uma grande jogada de mestre. Parabéns a Ciência. Obrigado. Deus sempre louvado!
veja bem: diminuiu o uso de agrotoxicos pelo produtor, ou seja, menos custos, só isso. pois o agrotoxico continua sendo consumido, já que é produzido pela propria planta.. e dizem os tais "estudos", que ta tdo bem, pq seriam em niveis "aceitáveis"..! imagine!
@@jmcora Meu caro Juan, agradeço por sua explicação. Parece-me verdadeira. Neste caso, eu e que não havia compreendido completamente este assunto do transgênico. Creio que o vídeo foi tendencioso ou parcial quando não falou desse detalhe que voce abordou. Confesso que vou pesquisar mais, e se for mesmo como você disse, serei um antagonista do transgênico e procurarei, como você fez comigo, compartilhar a verdade sobre essa matéria. Obrigado!
@@jmcora nesse caso em específico, a bactéria causa na prática uma "caganeira" nos insetos, é específico para os insetos porque ela não pode contaminar seres humanos, é uma bactéria que não nos infecta. Essa bactéria é utilizada sozinha como controle de insetos e inofensiva aos seres humanos. Sou contra transgênicos, mas precisamos dar a informação certa até para o que somos contra
Muito bom! Sempre experimentei alimentos com genes totalmente diferentes do que eu estava acostumado. Foi assim quando comi pela primeira vez kiwi, carne de jacaré, lichia, quinua etc. Transgênico pra mim é só uma mistura de genes feita antes da mastigação. hahaha
Olá Lucas boa tarde! Vc poderia por favor disponibilizar pra gente quais são os estudos que vc citou no vídeo, que indicam que esses alimentos geneticamente modificados não são prejudiciais à saúde ?? Agradeço desde já 🙏🙏 e já deixei o 👍👍
Poderia ter abordado os transgênicos resistentes a herbicidas (87%) dos produzidos no BR. Temos planta cultivada ou vendida aqui, transgênica, que tenha aumento na produção de algum nutriente (proteína, vitamina, etc)? Os exemplos dados no vídeo não temos
Cara sou agrônomo, e alguém como você divulgando o conhecimento para tirar esse alarmismo sobre os transgênicos é muito legal. Embora eu saber que não tem nada a vê comer alimentos transgênicos mas transmitir esse conhecimento é algo desafiador, muito obrigado 👏🏽
Povo é muito medroso, é meio óbvio que não tem porque nem como fazer mal mudar um gene para aprimorar a planta... E ainda passa por um monte de testes... Eu se tivesse como só me alimentaria de transgênicos para provar que não dá nada kkkkkk
Me parece que em algum ponto saimos perdendo algo com mudanças asim. Sempre achei que era muito prejudicial esses trangenicos Mas nao temos como fugir disso Muita coisa com esse triangulo amarelo😔 OBRIGADO pelo esforço em esclarecer
O desconhecido causa medo... questões divinas... ainda temos uma sociedade que não entende a ciência, porém futebol, samba e novelas sabem de décadas... A supremacia genética será aprimorada nas próximas décadas e problemas serão superados, eficiência inquestionável que pode ser aplicada também a genes de animais e humanos.
Eu deixei de consumir alimentos transgênicos, acho que as pessoas tem que ter o direito de escolher o que vão comer. Independente do que digam, seleção é uma coisa, modificar RNA é outra... Enfim, eu não como.
@@lucaspaiva7450 tomei 4 doses e vou tomar a bivalente daqui uns dias. Apenas chamei atenção de que os anti-vax também defendem o direito de não vacinar e questionam evidências científicas de segurança das vacinas. De uma forma geral, aceitamos com mais facilidade a ciência quando ela suporta nossas convicções.
O problema das micoses é que o tratamento é mais demorado do q se fosse tratar um virus por exemplo, e geralmente os medicamentos sao muito agressivos pro nosso organismo.
Sim, eu fico desconfiada e sempre que vejo este símbolo não compro, nem pra comida de meus gatos eu compro se tiver esse símbolo. Tento não comer nada com símbolo de transgênico em sua embalagem.
Sugiro que postem cortes, usando as perguntas e respostas desse vídeo. Dessa forma poderá ser possível o uso em sala de aula, não apenas por serem mais breves com pela ausência de propaganda.
Lucas, o problema maior, até onde sei é a soja trans q tem genes q conferem resistência não à praga, mas ao pesticida, o q deixa as plantações repletas de pesticidas. É mto importante mencionar isso!!
Nao faz sentido seu questionamento. A planta resiste ao agrotóxico! Que bom, imagine se ela morresse. Teríamos que usar uma quantidade menor do que a necessária para combater pragas e a planta morreria pelas pragas. Lembrando que a quantidade de agrotóxicos usada é regulada… agrotóxicos é outra história… mas falar que transgênicos sao ruins pq resistem a eles nao me parece razoável
@@olaciencia o problema de a modificação genética conferir resistência à pesticidas é o aumento da quantidade desses e toda consequência q vem daí. A razão do questionamento é uma razão minha, esquece, eu prefiro saber da informação q, dependendo do produto, o fato de ser transgênico implica ter mais agrotóxicos, mas isso não foi intenção do vídeo, afinal os pesticidas estão aprovados.
Que sensacional, como você esclarece tão bem assuntos que muitas vezes chega a ser alarmante. Muito obrigada pelo vídeo. Seus conteúdos são um tesouro.
Vou resumir o fato: o inseticida já vem diretamente no alimento, economizando a mão de obra. Vc vai comer o inseticida ao invés de aplicar na planta. Simples
Faltou informar que os transgênicos modificam a resistência a patógenos e o resultado é que acabam demandando maior uso de agrotóxicos. Transgênicos no Brasil são uma tragédia, acabam com a biodiversidade do solo. Recomendo o material da Profa Larissa Bombardi sobre uso de agrotóxicos no Brasil e união europeia.
quando se fala de animais transgênicos a polêmica aumenta, agora edição genética em humanos essa sim causa um debate e tanto, inclusive ótimo vídeo seu sobre o Crispr CAS 9
O desconhecido causa medo... questões divinas... ainda temos uma sociedade que não entende a ciência, porém futebol, samba e novelas sabem de décadas... A supremacia genética será aprimorada nas próximas décadas e problemas serão superados, eficiência inquestionável que pode ser aplicada também a genes de animais e humanos.
Poderia ter explorado as desvantagens dos transgênicos: a erosão genética, a contaminação ambiental de outras plantas. O monopólio das empresas produtoras de sementes.
Pois é, pensei justamente nisso, achei esse vídeo parcial demais em prol as OGM's sem interligar com questões políticas e de impactos ecológicos que já está em curso.
Se não faz mal porque o aviso com um 'T' gigante nos produtos? como se fosse algo realmente que possa causar dano, como por exemplo o símbolo de aviso de radiação é bem parecido, acredito sim que alteração genética possa causar danos pois é algo não natural, mas entendo a necessidade.
@@john_2530 eu não estou confusa eu só acho que os alimentos transgénicos e com uso exagerado de agrotóxicos são extremamente prejudicial a saúde do ser humano,.
Lucas não explicou o maior problema dos transgênicos. Uma parte deles é programada para ser resistente a pesticidas, não às pragas, daí a relação entre alguns transgênicos e agrotóxicos, como é o caso da soja da monsanto. Já o milho trans, até onde sei, é resistente à praga. Depende de como as empresas programam suas sementes
@@john_2530 Se não houvessem defensivos não existiam alimentos, é uma utopia acreditar que a natureza toma conta,, o importante é respeitar o tempo em que as moléculas do defensivo volatizam, esperar oito dias...simples... Nossa agricultura é muito recente e as pragas já estavam aqui neste planeta muito antes.
Modiificações genéticas para os alimentos se tornarem mais nutritivos são bem-vindas, as que os tornam naturalmente resistentes a pragas podem ser ok, eu tenho mais pé atrás com os OGM feitos para resistir ao contato com pesticidas, vai que vêm com mais resíduos de veneno.
Você já sabia que estava comendo alimentos transgênicos?? 🌽🍎🐟🍪
Black Friday na Insider Store: bit.ly/InsidereOlaCiencia
Cupom OLACIENCIA15 para 15% OFF!!
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
Livro "Ciência no Cotidiano": amzn.to/3Fwoc8M
Como transgênicos são feitos: www.fda.gov/media/135277/download
Por que cenouras são laranjas: www.livescience.com/why-are-carrots-orange.html
História do Bacillus thuringiensis: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3035146/
Maçãs geneticamente modificadas: qz.com/1122550/genetically-modified-apples-that-dont-brown-are-for-sale-in-the-us
O primeiro organismo geneticamente modificado: www.sciencehistory.org/historical-profile/herbert-w-boyer-and-stanley-n-cohen
Estudo mostrando redução do uso de agrotóxico com transgênicos: journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0111629
Transgênicos no Brasil: www.isaaa.org/resources/publications/biotech_country_facts_and_trends/download/Facts%20and%20Trends%20-%20Brazil.pdf
Texto da Embrapa sobre transgênicos: www.embrapa.br/tema-transgenicos/sobre-o-tema
Arroz dourado: www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.2120901118
Deficiência de vitamina A: www.who.int/data/nutrition/nlis/info/vitamin-a-deficiency#:~:text=In%20its%20more%20severe%20forms,months%20of%20losing%20their%20sight
Perguntas e respostas sobre transgênicos (OMS): www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/food-genetically-modified
Efeitos dos transgênicos na fertilidade: www.hindawi.com/journals/tswj/2020/1424789/
Segurança dos transgênicos: www.canada.ca/en/health-canada/services/food-nutrition/genetically-modified-foods-other-novel-foods/safety.html
Perguntas e respostas sobre transgênicos (The Royal Society - UK): royalsociety.org/-/media/policy/projects/gm-plants/gm-plant-q-and-a.pdf?la=en-GB&hash=114AAF10B57C7486C749EBC7745C9420
Alergia a soja modificada para ter gene vindo da castanha: www.nejm.org/doi/10.1056/NEJM199603143341103?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200www.ncbi.nlm.nih.gov
☕ NOSSA LOJA: bit.ly/lojaolaciencia
⭐TORNE-SE MEMBRO: th-cam.com/channels/rSM1UV_KLAdTzgxyxl3POw.htmljoin
💰APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com
TELEGRAM: t.me/olaciencia
INSTAGRAM: instagram.com/olaciencia
TWITTER: twitter.com/olaciencia
Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível.
Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.
@Olá, Ciência! Faça um video explicando sobre LDN- Baixas Doses de Naltrexona.
@Olá, Ciências! Muito obrigada Lucas, já vi que a leitura vai ser longa e por isso já comecei a estudar. Iniciei pelo artigo da Embrapa, empresa que considero confiável (dentro do meu pouco conhecimento nessa área, é claro), e confesso que me assustei de saber que há muitos outros alimentos em processo de estudos para modificação genética, como por ex.o meu amado café. Observei tbm que o artigo explica lá no início, que em 40 anos de uso desses profs geneticamente modificados, "não há relatos" de danos causados aos seres humanos... Porém aí me veio à mente a dúvida: mas para haver "relatos" não deveriam haver pesquisas com grupos específicos de pessoas durante um período de pelo menos uns 10 anos, para ver se *realmente* não causaram danos à saúde humana ??? E creio que a resposta é não, simplesmente porque seria inviável, em termos de custos e outros ítens, acompanhar por tanto tempo esses grupos, não é vdd ??
Então....por hora não vou concluir nada pois ainda tenho muito para ler, né 👍😥😃
Sempre soube do triângulo amarelo com o "T", mas os avisos eram pra que ninguém comece se tivesse este símbolo, só que é meio impossível isso, quase todo mundo iria passar fome se evitasse tais alimentos sinalizados.
Que sotaque mineiro fofo ❤
Lucas , boa noite, poderia fazer um vídeo sobre bebidas energéticas e seus riscos ? Desde já agradeço 😊
Vey, eu acho muito irado esse "cronômetro", com ícones do assunto que ficam do lado do vídeo, é o único canal que vejo que tem isso 👏👏👏😁
simmm, achei legal demais tb
Tbmmm acho
sensacional mesmo...parece até os jogos que vc tem completar pra ganhar abrir outros itens ou fase hehehe
Sim e acredito que é um avanço na alimentação humana. Se as pessoas não fossem tão egoísta não existiria fome no mundo.
Também reparo sempre e acho muito top. Esse canal é muito muito bom
O pólen do Milho transgênico contamina outras lavouras de milho não trangênico, reduzindo a biodiversidade do milho. Tem então mais coisa nessa discussão de alimentos transgênicos. Redução da biodiversidade, problemas ambientais...
Os povos originários do Brasil sofrem muito com essa questão, estão com suas culturas milenares (e sustentáveis) ameaçadas por essa invenção do povo colonizador.
Com toda certeza os trangênicos causam impacto, meio que é impossível nao ter algum impacto negativo. Mas a redução de agrotóxicos além da melhoria de produtividade são fatores que pesam mt mais a favor dos trangênicos. A questão da falta de biodiversidade pode ser resolvida com mais modificação genética nos laboratório, não é o ideal, mas é ao meu ver, um preço pequeno pra tanto benefício.
@@joaomarcosjunqueira4965 Outro problema é que a gigante maioria das mudanças genéticas que fazem nos transgênicos é, justamente, para fazer ele resistir a mais agrotóxicos para poderem usa-los sem que as plantas cultivadas morram, enquanto as outras plantas "invasoras" não consigam
@@rafaelvidal8130 se for pela preferência deles não se pode fazer nada mas você levantou um tópico tão específico, não consigo imaginar por que eles sofreriam essa ameaça já que as plantas transgênicas nem são distribuidas e jogadas na natureza kk.
@@yuremoreira5900eu também gostaria de saber como ocorrem essas contaminações na prática, somente por curiosidade.
Uma coisa que eu acho preocupante ainda é o efeito nas plantas originais, se pode haver a chance delas irem desaparecendo já que as transgênicas vão estar "melhor adaptadas" ao ambiente de certa forma.
pois é, ne.. essa parte o "olaciencia ad hoc" não falou: a monsanto por exemplo, tem lobistas pra aprovar leis que dao direito a combater toda e qualquer plantação de sementes ditas "crioulas", ou seja, que não sejam geneticamente modificadas.. porq eles dizem que prejudica a plantação deles, etc.. e com isso, vc, pequeno agricultor, está proibido de ter sua rocinha de milho
é terrorismo biologico, q fala, ne..
@@jmcora SIMMM! Tem um documentário aqui mesmo jo TH-cam que fala sobre isso, e até compara com os EUA que vive uma situação parecida, onde o pequeno produtor se vê impossibilitado e acaba vendendo seu lote de terra para o latifundiário.
Procure o documentário "O mundo segundo a Monsanto" pra ver como ocorre as aberrações de plantas naturais com transgenicas e o mal que isso leva.
A Embrapa apresenta banco de sementes com todas as plantas criolas
Sem contar que as plantas "melhor adaptadas" tem overdose de veneno, matando insetos e animais da flora natural da região, assim como as águas e as pessoas que lá vivem.
Indústria alimentícia te prepara para a Indústria farmacêutica e a farmacêutica te prepara para o cemitério.
Prove isso com testes clínicos, ciência, e não jogando um comentário sem embasamento aqui. Hoje pior que os transgênicos são os agrotóxicos em excesso, algo que de 2019 pra cá os governos tem feito a Anvisa abrir as pernas e aprovar agrotóxicos que são proibidos em outros países, isso sim deveria ser uma preocupação, não um conspiracionismo barato sobre algo que hoje não é o maior problema.
@@Courier11xO fato de agrotóxico fazer mal não exclui o veneno que são os transgênicos. E se é pra trazer dados, cadê os seus sobre agrotóxicos?
@@rafaelribeiro5539 Você viu o vídeo?
Parece que não. Transgênicos não tem veneno algum, a não ser na cabeça de conspiracionistas.
@@Courier11xestudos Américanos feitos em ratos demonstraram aumento de células tumorais relacionadas com alimentos transgênicos
Loucura, não é!??? Os alimentos passam a produzir os matadores cristais e isso é maravilhoso????!!! Não dá para acreditar que ouvi isso!!!!!
Escolho produtos sem o Triângulo Amarelo com a letra T
Já basta as verduras, legumes e frutas carregados de agrotóxicos
Onde você acha sem o T
Se você usa óleo de soja, você está usando um alimento genéticamente modificado, comer um alimento genéticamente modificado não significa que o alimento vai trazer algum dano a sua saúde ou que vai ser menos nutritivo.
Sou desconfiado, por isso escolho aqueles que não são transgênicos, mesmo ração para o cachorro, adquiro a não transgênica. Sempre preferi o que é natural, produzido em hortas e sem agrotóxicos. Os agrotóxicos se tornam cada vez mais necessários conforme as pragas que atacam as plantações perdem seus predadores, consequência das extensas áreas de plantações onde já ocorreu o desequilíbrio ambiental. No ambiente, toda praga tem seus predadores, o problema é que muitos predadores foram eliminados pelo próprio homem. Dentre eles, os sapos e as aves. Não sou contra as pesquisas científicas. Mas prefiro esperar para me certificar que não estamos sendo feitos de cobaias.
Você viu o vídeo? Alimentos transgênicos podem até mesmo diminuir a quantidade de agrotóxicos usados neles.
O que importa é a minha fé e não a ciência…
gosto muito de uma analogia que um professor de biologia fez uma vez ao explicar esse tópico: nós humanos, passamos 300 anos consumindo tabaco, o cigarro, até de descobrirmos sua relação com o câncer, ou seja, será que o transgênico não faz mal ou será que não passamos tempo suficiente consumindo para termos dados concretos para analisar?
Muito boa lógica!👏
Olá, Lucas e demais integrantes do canal.
Achei excelente a exposição de vocês. A uns dois ou três anos estava pesquisando sobre o assunto para poder mediar um debate com meus alunos em sala de aula, e cheguei a conclusões parecidas. Existe um certo medo, mas sem saber direito o motivo.
Contudo, pude observar duas questões que precisam ser ponderadas. A primeira se refere ao agrotóxico: existem plantas transgênicas que são mais resistentes a eles, o que é excelente, pois assim o alimento será menos afetado pelo veneno. Porém, isso causa uma mudança em relação à aplicação dos mesmos, já que muitos agricultores preferem, deste modo, usar mais agrotóxicos (já que as plantas serão mais resistentes mesmo), e isso deixa um resíduo enorme nos produtos. O Brasil é um dos países com legislação mais flexível aos agrotóxicos, além de ter pouca fiscalização (o documentário "O veneno está na mesa" traz informações interessantes sobre isso). É claro que, neste caso, não é um problema dos transgênicos em si, mas de questões periféricas.
O segundo ponto é que existe um potencial de perda de biodiversidade muito grande com os transgênicos, já que são todos clones, e nunca é bom diminuir a variedade genética de uma espécie na natureza. Caso apareça alguma praga que seja especificamente eficaz contra aquele tipo determinado de variação genética da planta transgênica, toda a espécie corre um risco de desaparecer, ou pelo menos diminuir muito sua massa mundial.
Enfim, são questões que não inviabilizam a utilização da tecnologia, mas trazem a necessidade de refletir sobre essas e outras questões.
Um forte abraço, e parabéns pelos excelentes conteúdos sempre criados no canal!
...e aos poucos vai interferir sim com o DNA humano. E o Brasil já é o maior produtor de T do mundo!
Excelente comentário. E ainda tem uma questão social dos agricultores que ficam dependentes da empresa produtora das sementes.
Interessante que você nem citou os genes RoundUp Ready que é a modificação mais usada nas culturas transgênicas, para tornar as plantas imunes ao glifosato e poder usar quantidades maiores desse agrotoxico já considerado como "a substância mais perigosa já inventada pelo homem". Também nem fala nem o nome e nem sobre a Monsanto, pioneira e principal empresa por trás dos GMO e que foi processada em Hagües no tribunal internacional da ONU por crimes contra humanidade exatamente por ter divulgado estudos tendenciosos e ser diretamente responsável por inúmeros casos de intoxicação por agrotóxicos em todo o mundo. A dita empresa nem compareceu ao julgamento dizendo ter uma "resolução previsível". Já é pautada pelo seu histórico em exterminar e contaminar a raça humana: dos PCBs ao Agente Laranja e agora o glifosato e os transgênicos RoundUp Ready.
Não acredito que omitir essas informações foi apenas inocência do canal.
Por que os agricultores usariam um nível excessivo de agrotóxicos se já tem uma quantidade certa pra eles usarem que seria suficiente pra combater pragas?
Eu fico com o pé atrás com esses alimentos transgênicos, esse T amarelo aparece em vários alimentos hoje no mercado, eu parei de comprar porque já ouvi vários veterinários recomendando o NÃO uso de ração com o T. Se faz mal para o meu pet, faz mal para mim, aqui foi o único lugar que ouvi falar algo positivo sobre o assunto.
E você está correta . Meu cachorro morreu com problemas no rim . Bebia água feito louco . Mas como os rim estava ruim . Não matava a sede . É uma morte horrível . Chorei MT . E pesquisa em sites americanos estudos da universidade de lá . Mostram que faz mal para os rins e fígado . México já é proibido a venda de produtos trans . Nem animais comem lá . Brasil esconde MT .
foi o único lugar que ouvi falar algo positivo sobre o assunto porque é um canal de índole duvidosa. as pessoas estão se informando e ficando alertas sobre os problemas dos transgênicos a ponto de não querem transgênicos nem pros animais. com isso as vendas estão caindo e a indústria esta patrocinando/motivando canais a induzir que transgênico é bom. não é qualquer canal que aceita dinheiro acima de tudo. mas esse canal aqui me levantou suspeitas
Falta de informação. Cachorros não podem comer muitas coisas que são completamente inofensivas para o ser humano. Transgênicos são apenas caracteristicas adicionadas de outras plantas. Não entendo esse medo todo
@@Ithalo-gj2dcGENÉTICA modificada é algo " normal" pra vc ?? Se é....aí nao temos o que falar...
@@sandrafreedom A Genética das plantas já vem sendo modificada pelos seres humanos a mais de 10 mil anos, ainda no período Neolítico. A única diferença é que agora fazemos com tecnologia, enquanto antigamente era por seleção de grãos. Os transgênicos já estão em uso desde 1970, com nenhum estudo realmente CIENTÍFICO que prove algum dano ao ser humano. O pessoal que não estuda teme o que não entende. Busque se informar
Sobre o símbolo T nos produtos transgênico, acredito que deva se manter por defesa do conhecimento e liberdade de escolha, quem acredita que é alarmismo deveria combater as notícias falsas sobre os transgênicos e não a informação de que um alimento é transgênico. Quem estuda sobre organismo geneticamente modificados vai saber como funciona e vai poder escolher, caso a população não saiba, que os que acreditam ser alarmismo façam o trabalho de divulgação científica sobre o tema.
Impossível acreditar que esses produtos não fazem mal para a saúde
Loucura, não é!??? Os alimentos passam a produzir os matadores cristais e isso é maravilhoso????!!! Não dá para acreditar que ouvi isso!!!!!
@@pensar1 eu estudo essa parte de genética em biologia e genética molecular de plantas. Plantas BT não se ativam no sistema digestório de nós humanos simplesmente pela toxina não suportar o ácido local e se "destruir", além que, nós não temos algumas enzimas necessárias para a funcionalidade dela que degradam as proteínas que liberam a toxina... lembrando que ela é seletiva e não são todos os insetos afetados pela planta transgênica.
Como eu sou bulamaniáca, não passou despercebida esse T no triângulo amarelo. Eu quis lutar contra, más percebi ser uma luta inglória, pois quase todos os produtos tem esse símbolo, então fica difícil 😟. A não ser que se tenha uma horta em casa, um sítio ou fazenda e se consuma tudo orgânico.
Vdd
O trangênico é seguro de se consumir, quanto a isso pode descansar. Os possíveis problemas estão em outros pontos, como falta de biodiversidade genética e monopólio ainda maior das grandes companhias tomando conta, apesar de eu ser totalmente a favor do investimento em trangênicos não tem como negar alguns problemas, mas nenhum é relacionado a segurança pra gente consumir eles.
@@joaomarcosjunqueira4965 tão seguro que disparou todos os tipos de câncer em todas as idades
Não acho os transgênicos seguros. E se eu fosse você tentaria comprar nada industrializado, essa é uma grande opção para quem não quer comer transgênicos
Está na minha lista dos melhores canais do TH-cam!
Reconheço que no começo eu tinha medo dos transgênicos, mas lendo e estudando , a clareza me tranquilizou, ótimo video.
Transgênico**
Tudo faz mal a saúde
@@ivacordeiro4725 Os agrotóxicos é que causam câncer (comprovado científicamente), isso para dar lucro para empresas, a Bayer que produtos agrotóxicos e transgênicos é a mesma que produz remédio (produz a doença e o remédio).Essas dicas sua não servem, pois muitos agrotóxicos estão no produto e não adianta lavar, inclusive nossas águas estão contaminadas também (procurem um estudo sobre a contaminação das águas no Brasil).
A merda só vai aparecer com o tempo. Talvez de uma geração pra outra.
Matéria comprada. A merda só vai aparecer com o tempo. Talvez de uma geração pra outra. Somos seres probabilísticos, então, você fazer essas afirmativas é no mínimo irresponsável.
Estou com muitas dores apos consumir no almoço, feijão transgênico Kikaldo. A noite melhorei após expelir tudo que havia ingerido.
Agora que você abordou o assunto , minhas dúvidas aumentaram , não sei de onde vem toda a sua certeza e nem conheço a sua formação nesta época de notícias falsas !
Ele esta ai pra tranquilizar ( falsamente) as pessoas, pode ter certeza!
@@joabesantos1010 pd ser mais então o que a gente PD comer
@@mahonegonzales8692 Fica dificil dizer , pois toda comida que passa por processo industrial nos mata com o passar dos anos e oque é ( ou deveria ser pelo menos saudável) produzidos no campo , nas lavouras é lotado de agrotóxicos ( defensivos agrícolas) nos causam uma doença seria , mortal . Com tudo isso temos que comer e assim procurar o que é menos prejudicial.
Nossa. Até hj eu tava pensando o que danado eu ia comer, pq quase tudo que eu compro no mercado, tem esse 'T' até o feijão! Eu nunca tinha visto...mas agora eu tô mais aliviada..obg
Seu canal presta um grande serviço ao povo.
Gostei da informação,eu e acredito que muitas pessoas não entendiam nada da produtos transgênicos,fiquei aliviada ao assistir seu vídeo
Obrigada pelas informações
Tem gente que não come transgênico, mas come ultra processado
Pois é...
Como tudo na vida tem o lado bom e outro nem tanto, você sô falou sobre as vantagens dos alimentos transgênicos.
As desvantagens é que o sabor mudou😢
Lucas, o problema maior, até onde sei é a soja trans q tem genes q conferem resistência não à praga, mas ao pesticida, o q deixa as plantações repletas de pesticidas.
É mto importante mencionar isso!!
Exato! E se isso for mito, devia ter sido esclarecido
Não faz sentido produzirem uma planta que será resistente aos agrotóxicos. O que acontece é que as pragas podem ir adquirindo resistência aos agrotóxicos com o tempo, independente se a plantação é transgênica ou não.
Interessante que você nem citou os genes RoundUp Ready que é a modificação mais usada nas culturas transgênicas, para tornar as plantas imunes ao glifosato e poder usar quantidades maiores desse agrotoxico já considerado como "a substância mais perigosa já inventada pelo homem". Também nem fala nem o nome e nem sobre a Monsanto, pioneira e principal empresa por trás dos GMO e que foi processada em Hagües no tribunal internacional da ONU por crimes contra humanidade exatamente por ter divulgado estudos tendenciosos e ser diretamente responsável por inúmeros casos de intoxicação por agrotóxicos em todo o mundo. A dita empresa nem compareceu ao julgamento dizendo ter uma "resolução previsível". Já é pautada pelo seu histórico em exterminar e contaminar a raça humana: dos PCBs ao Agente Laranja e agora o glifosato e os transgênicos RoundUp Ready.
@@rafaelvidal8130 , tb não entendi. Aliás, indico o documentário “O veneno está na mesa” excelente!
O desconhecido causa medo... questões divinas... ainda temos uma sociedade que não entende a ciência, porém futebol, samba e novelas sabem de décadas... A supremacia genética será aprimorada nas próximas décadas e problemas serão superados, eficiência inquestionável que pode ser aplicada também a genes de animais e humanos.
Rpz mais uma vez eu fico impressionado com a qualidade desse canal. Gostaria de parabenizar mais uma vez toda a equipe do ola Ciencia por tamanha qualidade no conteudo reprodudizido na internet, por mais e mais canais com esse mesmo nivel de profissionalismo.
Faz tempo que eu tenho observado este símbolo.
Quase todos os salgadinhos (Chips) tem esse símbolo.
As rações para animais também é encontrado esse símbolo.
Trabalho há mais de 30 anos com alimentos, sou biomédico especialista em microbiologia, bromatologia e faço a parte regulatória. Visitei laboratórios em outros países, palestrei na FAO, codex e participo de bancas nessa área. Gostei muito do conteúdo, contudo continue a estudar esse tema em relação aos biomas. Em menos de 10 minutos é pretensioso dar uma sentença tão positiva ou negativa. O que pensamos ser verdade ou mentira preserva um intervalo que vale a pena avaliar, antes de julgar. Você poderia terminar o conteúdo do vídeo com mais responsabilidade.
❤
Caraca, que comentário top!
Amigo, eu nem vi o vídeo, mas tenho certeza completa e absoluta que o autor disse que não tem problema com transgênico, que são seguros, etc...
Tudo que for para manter o status quo, ele vai fazer.
Se não podemos concluir anda, por que já estão vendendo aos montes ??
@@vitoroliveira6624 a ingenuidade grita...meu velho, e cigarro? Porque é 100% comprovado que faz mal e mesmo assim vende aos montes?
Acorda, champ...acorda.
A minha preocupação é com relação ao pólen dessa planta que é consumido pelas abelhas.
Será que é seguro para as abelhas?
Eu estranho alguém achar engraçado eu me preocupar com as abelhas mas, a maioria das plantas precisam da polinização das abelhas para produzir os frutos que são os nossos alimentos. A equação é simples: Menos abelhas= Menos alimentos.
Sim , não muda nada
Vi uma reportagem que abelhas,estavam morrendo por causa das plantações de trangenicos...
@@sandracarvalho9976 Irei pesquisar sobre , o que eu sei que causa problema são alguns inseticidas a base de Nicotinoides e Piretroides que não são seletivos.
Kkkkkkkkkk
Muitos países da Europa recusaram os alimento transgênico Áustria, Alemanha, Hungria , França etc. porque será ?
pois é, ne.. mas aqui pode tudo!
Se a modificação genética afeta a planta, ao ingerimos essa planta isso não poderia nos afetar tbm? Depois que vi uma palestra do Jeffrey Smith, evito transgênicos sempre que posso.
Porque são países independentes que criam suas próprias leis, simples assim
Realmente, a informação no rótulo, assusta + doq ajuda, a grande maioria das pessoas ñ procuram se informar...
Muito esclarecedor parabéns!
Utilidade pública de extrema importância.
Hoje com a super população os alimentos transgênicos sustentam boa parte desta grande demanda. Melhor preço, maior quantidade oferecida = menos pessoas passando fome.
Sou bióloga e qto mais eu leio mais insegura fica sobre os.efeitos a longo prazo dessestrnagenicos. Principalmente qto a essas variedade de soja q mencionei. Acho q isso merecia um aprofundamento.
Verdade! 👏🏻👏🏻👏🏻
Quais efeitos? O que vc anda lendo exatamente?
O desconhecido causa medo... questões divinas... ainda temos uma sociedade que não entende a ciência, porém futebol, samba e novelas sabem de décadas... A supremacia genética será aprimorada nas próximas décadas e problemas serão superados, eficiência inquestionável que pode ser aplicada também a genes de animais e humanos.
Esse é o argumento dos anti-vacina.
@@thomasaltmann1069médicos pela vida on GETTR:88 Comunicação MPV-Sindrome de Guillain Barre no Peru.
-Geoengenharia-Chemtrails -Trilha química-até quando vamos tolerar essa Farsa ?
-Lei do patrimônio da Austrália ocidental vai impedir a PRODUÇÃO DE ALIMENTOS .
*Começaram a falar em escurecer o sol .
-Marcia Rohr da Cruz
-Professor Nery
-Canal Professor Bellei .
-Marcelo Rossi
-Jailson
-Daniel Lopes.
-Fernando Beteti
-Prof .Luis Antônio Peixoto do Valle
-Prof.Hermes Rodrigues Nery
Muito obrigado. Eu escolhi a soja em grãos como uma das minhas fontes de proteina, pois o preço é mais acessível, e eu também gosto do sabor. Agora posso continuar comendo com mais tranquilidade ainda.
Qual a relação dos transgênicos com os transtornos que temos vistos tanto ultimamente? Aquilo q é modificado não teria o poder de impactar negativamente na estrutura daquilo q deveria receber o natural? ( o nosso corpo - nossa máquina)
Com certeza! A ciência tem a sua coerência mas devemos ouvir os contra também. Eu evito o máximo que puder tanto em comprar quanto para consumir..
Perfeito. Traria o último em primeiro! Transgenico reduz o uso de inseticida, zero risco a saúde.
Parabéns amigo!!!
Já que as pessoas tem tanto medo desse símbolo pq não mudam? Ao invés de ser um triângulo amarelo com um "T" no meio (pois geralmente associamos um triângulo ao símbolo de perigo, atenção ou alerta) podiam deixar só um "T" com bordas pretas e amarelo dentro e escrito em baixo "Transgênico" ou "Contém alimento transgênico".
Não... cara, é pq esse negócio de triângulo para os teóricos da conspiração vai longe... e amarelo chama a atenção. Só assista quem assim como eu já foi muito assustado. Mas eu acho melhor preferir alimentos mais naturais. Ouvi dizer que os transgênicos podem causar muita alergia e fazer o corpo não reagir bem a anti inflamatórios por exemplo.
Edit: o problema real mesmo ao meu ver é: tais alimentos são ou ficarão estéreis e podem passar essa i fertilidade para os alimentos comuns , podendo daqui há décadas aumentar a fome mundial talvez?! Bom isso sim é o pior, o alimento transgênico polinizar a esterelidade para outros alimentos que Deus criou, eles podem corromper o gene original dos outros alimentos, e complicar nossa microbiota. Mas culpados serão os que fizeram sabendo oque isso csusaria no ser humano! Quanto a nós pobres mortais ( povão) só resta informar os possíveis riscos .
O
Lucas, qual impacto de plantas transgênicas que produzem toxinas em insetos que não são pragas? Poderia ocorrer transferência horizontal de genes dentro do nosso organismo alterando a microbiota? As plantas transgênicas estéreis não poderiam contaminar plantações vizinhas?
🎯
SIM! A nova ordem quer fome mundial. Nao vejo 0roblemas em si nos transgênicos mas sei que esses alimentos geram infertilidade , dentro de uma 40, 60 anos sei lá... pode haver fome mundial.
Resposta: se estamos nesta situação é porwue trocamos terra por asfalto.
Os benefícios que você falou no vídeo só está relacionado ao produtor mas, quanto a saúde das pessoas que consomem esses produtos como você pode provar a integridade delas após o consumo a médio e a longo prazo, na teoria são mil maravilha, porém quando tiver alguém morrendo não assumem a culpa. O natural sempre será o ideal.
Excelente vídeo👏👏
Eu acho extremamente necessário a presença do símbolo de transgênicos nas embalagens e acho que devem melhorar até a fiscalização dessas embalagens pois, recentemente minha irmã começou a apresentar alergia a todo tipo de alimentos transgênicos e estamos enfrentando uma grande dificuldade com a alimentação dela
Os dados, mostram que o número de alergias ao alimentos estão aumentando, porque será?
O glifosato usado nas culturas transgênicas causam muitas reações alérgicas, a principal modificação genética feita é para preparar a planta para receber uma quantidade maior de glifosato chamada "RoundUp Ready".
Será que ela não é alérgica aos conservantes?
Estou com quase 69 anos e só agora comecei prestar atenção no T das embalagens
Esse vídeo é uma aula 👏👏👏o trabalho desse cara é incrível, me tirou muitas dúvidas, a escola não nos ensina sobre isso detalhadamente. Parabéns irmão 👏👏👏VC É O CARA😎
Caro Lucas, muito obrigado pelos sempre bem-vindos esclarecimentos.
Gostaria que você mencionasse experiências feitas com animais que foram alimentados com produtos transgênicos, se isso estiver ao seu alcance.
O que exatamente é a sua preocupação sobre isso?
Faltou uma questão, plantas modificadas pra "aguentar" mais agrotóxicos. Daí a planta em si não seria prejudicial a nós, mas o fato dela aguentar mt agrotóxico, possivelmente faz mal pro ambiente ao redor dela bem como pra nós
Mto estranho não ter abordado essa barbaridade! Nem toda semente transgênica é feita pra resistir às pragas, as da monsanto resistem aos pesticidas da própria monsanto
O uso de agrotóxicos excessivo foi abordado no video sobre agrotóxicos. O problema nao está na planta ser transgenica. O problema esta no excesso de agrotoxico usado sem controle.
Pior seria se a planta nao resistisse aos herbicidas e ao utilizá-los (pois são necessários em pequena dose), você matasse sua própria plantação
Na verdade isso é bom. Por exemplo tem um milho transgênico que permite usar glifosato que é um herbicida bem seguro, barato e eficaz em comparação a outros que são usados nos não transgênicos.
@@LuizFernando-ft8qp por que o glifosato é proibido na europa, no méxico e será no brasil em dez/2022?
@@robertopaiva3573 é falso que será proibido no Brasil. Nos outros eu não sei dizer. Por segurança é dos mais seguros.
Graças à Deus, fiquei com muito medo dos transgênicos, obrigada Lucas.
Lucas, você esclareceu várias dúvidas que muitas pessoas têm. Inclusive eu. obrigada ❤️
fiquei com medo agora, tenho plantação de diversos folhas em casa, e tomates, porem a semente do tomate foi retirada de um tomate de supermercado, nada contra o vídeo mas quero muito morar em um lugar com muito espaço para ter minha própria alimentação vegetal.
Legal Lucas!!! Parabéns a toda equipe pelo o conteúdo.
Uma questão que me eu vi e que seria legal abordar numa parte 2 dos transgênicos seria sobre os impactos dos transgênicos ao meio ambiente. Essa é a grande crítica que escuto nos dias de hoje.
Abraços
Thank you this program
Eu vejo em canais de biomedicina falando sobre o trigo transgênico ser altamente inflamatório para o intestino! Desde então comecei a evitar!
Bom, compartilhe as fontes e no que eles se embasaram para afirmar algo assim. Muitos comem trigo assim e não vi até agora um único caso que foi culpa do trigo kk. Sem falar que as pessoas, provavelmente você, come algum alimento feito com ele e nem sabe.
Não existe trigo transgênico no Brasil.
Olha! Meus parabéns, simples e objetivo e tecnicamente correto. Precisamos divulgar um vídeo como este para que as pessoas possam ter um melhor esclarecimento.
Olá ciência ,
que fantástico todo este trabalho , muito obrigada por terem este intusiasmo de nos esclarecer sobre o assunto, transgênicos , parabéns continue assim. Parabéns ❤
Organismos Geneticamente Modificados foi o trabalho semestral do meu segundo ano do ensino médio, no distante ano 2000. E o mistério em torno do termo foi a tônica de todos os trabalhos apresentados, por não se saber o que esperar, ou pelo receio de algo dar errado e as empresas esconderem da sociedade. Muito bacana saber que o tema não foi banalizado, vêm dando certo e existe atenção sobre o assunto.
Seria interessante desdobrar esse assunto falando da agricultura, sobre os avanços, os riscos, o problema das monoculturas x horticultura, onde estão as abelhas, o que resta da natureza, a água e o clima.
Qual o impacto ecológico dos transgênicos?
É verdade que os transgênicos deixam o agricultor refém das empresas produtoras de sementes?
poisé. é verdade sim, e mais q isso: vc NÃO PODE plantar nada q nao sejam as sementes deles, pq nao deixam
@@jmcora e qualquer inconformidade paga multa
NÃO É VERDADE. Isso é fake news, a Embrapa já desmentiu isso há décadas. Trecho da própria Embrapa:
"É verdade que a soja transgênica será estéril, isto é, o grão não servirá como semente?
Não. As sojas transgênicas sendo desenvolvidas no Brasil atualmente produzirão sementes da mesma forma que as variedades não transgênicas. Existe uma tecnologia sendo desenvolvida nos Estados Unidos e apelidada de "terminator", através da qual a semente produzida por esta planta transgênica não germina. Isto impediria que o agricultor usasse o grão produzido na sua lavoura como semente para a safra seguinte. Entretanto, até o momento não existe nenhum produto comercial que se utilize desta tecnologia."
Link de 1999: www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/17916880/perguntas-e-respostas-sobre-plantas-transgenicas
@@olaciencia obrigado foi muito esclarecedor. Sempre bom acompanhar vcs.
Pelo vídeo, posso concluir que os alimentos transgênicos são mais seguros dado que não usam agrotóxicos?
E não, não sabia do Triângulo amarelo com a letra T... imaginava ser alguma classificação de plástico.
Neste século nunca se viu tantas pessoas com câncer em toda a história deste planeta, doenças que não tem cura, pessoas com as mais diversas doenças, Nosso Futuro vai ser assim
Vai nada... vai ser ótimo, começe pensando positivo!! E crendo em DEUS. As diversas doenças sempre houvem e a TV adora alarmar. Quem conspira pira!
Realmente esse t mais parece um alerta de cuidado do que informativo, tipo a caveirinha do veneno
Acho que esse símbolo deveria ser substituído por "Contém alimento transgênico", igual o "contém glúten", sendo apenas algo informativo
Gostei mto dos esclarecimentos. Lucas, faz um vídeo falando sobre acupuntura.
De jeito nenhum... o tanto que vou ser xingado... esse negócio é aprovado pelo meu conselho de profissão, infelizmente sou proibido de falar sobre.
@@olaciencia confesso que não entendi. Não pode falar sobre acupuntura? Pois já houve um vídeo sobre homeopatia, onde vc revelou verdades sobre a ineficiência. Gostaria de saber se com a acupuntura é a mesma coisa.
Sim, já tinha percebido o selo há algum tempo...nunca tive problema com os "Ts"...
Vocês não falaram sobre a transgenia da soja Roundup Ready ®, qual o motivo desta omissão?
Também não falou que a insulina é transgênica.
Acho que um ponto que poderia ter sido destacado é a questão do impacto ambiental. Se ele existe, se pode haver impacto na variabilidade genética de cultivos. E tal.
Eu não
Eu planto meu próprio alimentos
Nossa, adorei o vídeo. Eu sempre tive medo de consumir produtos transgênicos e com o vídeo, eu fico mais tranquila. Show de bola. Valeu !
Não acredite em tudo que você ouve, muita coisa pode ser omitida porque o que mais interessa nesse planeta é a alta produtividade para conseguir alimentar a população que continua crescendo mundialmente
@@joaobatistakirch1657 Vdd, João. Hoje em dia está difícil acreditar cegamente em alguém, principalmente nos meios de comunicação, que estão tomados por globalistas que só se importam com lucros. Valeu.
@@joaobatistakirch1657 que teoria fa conspiração é essa..se vc n quiser comer nada modificado vAi ter que plantar em casa...até os legumes que vc compra é modificado
Dúvida 🤔: esses testes de segurança dos transgênicos são feitos em animais não humanos? Tô adaptando minha pra me tornar vegano, e senti falta desse esclarecimento. Obrigado pelo vídeo, pessoal. Gostei muito. ❤️
Pelo que eu entendi teste in vitro.
Tem muito mais para ser abordado sobre o assunto. De qualquer forma, prefiro os naturais.
Nunca tinha ouvido falar sobre alimentos transgênicos 😂
Obrigada!!!
Todos alimentos que tem um T dentro de um triângulo na embalagem.
Obrigado!! Que aula!
È tão seguro que na Europa é proibido e não compra nenhum alimento OGM (Tran Genico no Brasil) .
Na Europa tbm é proibido uma enorme quantidade de agrotóxicos, dos quais a Anvisa tem aprovado de 2019 pra cá e enfiado no bucho do brasileiro mesmo sabendo do risco de potencializar cânceres na população
Ótimo vídeo muito esclarecedor, obrigado
Mais um excelente conteúdo! 👏👏👏👏👏
Meu marido é melhorista de sementes e há anos ele vem tentando explicar isso para amigos e família que são aversão a transgenia. Agora eu vou espalhar o vídeo e quem sabe as pessoas se sintam mais seguras e possam desperdiçar menos tempo e dinheiro e usá-lo em cozinhar comida de verdade que trás ótimos resultados tb.
Os problemas sociais no campo trazidos pelos transgênicos também deveriam ter sido citadas.
Praticamente TUDO vendido em supermercado existe o T no triângulo amarelo...Valeu Lucas, por explicar tudinho pra nós! Mais segurança pra quem, como eu, tinha pé atrás com o T amarelo. rs
Tudinho nada, não falaram de várias coisas principalmente as críticas, recomendo aprofundarem mais no assunto, muitos países do mundo estão proibindo o plantio e comercialização dos transgênicos (a lista só cresce á cada ano), será porque isso? Será que estão encontrando dados ou estão mais na lógica da precaução mesmo, como o Lucas já comentou em outros vídeos.
Prezada, recomendo verificares quem patrocina este canal ... Este rapaz atende aos seus patrocinadores e não aos gados, com todo respeito ao gado !
Atenciosamente.
@@GalileudoLinuxJá pensei nisso também....
@@GalileudoLinux pois é, então pra deixar de ser gado basta cancelar a inscrição e não assistir mais nada desse canal, ai ele que vá gravar esses vídeos para os parentes dele.
@@alemaia9220 Hehehe ! Concordo contigo... Nunca me escrevi neste canal que seduz e engana pessoas leais a $iênc$ia que virou religião há muito tempo!
Respeitosamente.
vc parece o menino do "você sabia kk"
vídeo incrível me ajudou muito na facul
Maravilhosa explicação. Agora pude compreender melhor este tema bastante polêmico para mim. Achei incrível a transferência do gem da bactéria que produz cristais tóxicos aos insetos, para as plantas selecionadas. Isso diminuiu o uso de agrotóxicos. Foi uma grande jogada de mestre. Parabéns a Ciência. Obrigado. Deus sempre louvado!
veja bem: diminuiu o uso de agrotoxicos pelo produtor, ou seja, menos custos, só isso. pois o agrotoxico continua sendo consumido, já que é produzido pela propria planta.. e dizem os tais "estudos", que ta tdo bem, pq seriam em niveis "aceitáveis"..! imagine!
@@jmcora Meu caro Juan, agradeço por sua explicação. Parece-me verdadeira. Neste caso, eu e que não havia compreendido completamente este assunto do transgênico. Creio que o vídeo foi tendencioso ou parcial quando não falou desse detalhe que voce abordou. Confesso que vou pesquisar mais, e se for mesmo como você disse, serei um antagonista do transgênico e procurarei, como você fez comigo, compartilhar a verdade sobre essa matéria. Obrigado!
@@jmcora nesse caso em específico, a bactéria causa na prática uma "caganeira" nos insetos, é específico para os insetos porque ela não pode contaminar seres humanos, é uma bactéria que não nos infecta. Essa bactéria é utilizada sozinha como controle de insetos e inofensiva aos seres humanos. Sou contra transgênicos, mas precisamos dar a informação certa até para o que somos contra
O agrotóxico é consumido em pequenas quantidades, e nao em sua forma liquida aplicada sob a cultura.
Muito bom!
Sempre experimentei alimentos com genes totalmente diferentes do que eu estava acostumado. Foi assim quando comi pela primeira vez kiwi, carne de jacaré, lichia, quinua etc. Transgênico pra mim é só uma mistura de genes feita antes da mastigação. hahaha
Sério você conseguiu me tranquilizar, obrigado 🤝❤️
Olá Lucas boa tarde!
Vc poderia por favor disponibilizar pra gente quais são os estudos que vc citou no vídeo, que indicam que esses alimentos geneticamente modificados não são prejudiciais à saúde ?? Agradeço desde já 🙏🙏 e já deixei o 👍👍
Comentario fixado!
@@olaciencia kd resposta..?
@@jmcora está no primeiro comentário do vídeo
Muito obrigada Lucas, já comecei a estudar 🙏👍😍😍😍
Poderia ter abordado os transgênicos resistentes a herbicidas (87%) dos produzidos no BR. Temos planta cultivada ou vendida aqui, transgênica, que tenha aumento na produção de algum nutriente (proteína, vitamina, etc)? Os exemplos dados no vídeo não temos
Cara sou agrônomo, e alguém como você divulgando o conhecimento para tirar esse alarmismo sobre os transgênicos é muito legal.
Embora eu saber que não tem nada a vê comer alimentos transgênicos mas transmitir esse conhecimento é algo desafiador, muito obrigado 👏🏽
Povo é muito medroso, é meio óbvio que não tem porque nem como fazer mal mudar um gene para aprimorar a planta... E ainda passa por um monte de testes... Eu se tivesse como só me alimentaria de transgênicos para provar que não dá nada kkkkkk
Vídeo completo e bem informativo. Parabéns
Me parece que em algum ponto saimos perdendo algo com mudanças asim.
Sempre achei que era muito prejudicial esses trangenicos
Mas nao temos como fugir disso
Muita coisa com esse triangulo amarelo😔
OBRIGADO pelo esforço em esclarecer
O desconhecido causa medo... questões divinas... ainda temos uma sociedade que não entende a ciência, porém futebol, samba e novelas sabem de décadas... A supremacia genética será aprimorada nas próximas décadas e problemas serão superados, eficiência inquestionável que pode ser aplicada também a genes de animais e humanos.
Ótimo vídeo, obrigado pelo compartilhamento das informações!
Eu deixei de consumir alimentos transgênicos, acho que as pessoas tem que ter o direito de escolher o que vão comer. Independente do que digam, seleção é uma coisa, modificar RNA é outra... Enfim, eu não como.
Esse é o argumento dos anti-vacina.
@@thomasaltmann1069 já tomei as 5 doses, e tu?
@@lucaspaiva7450 tomei 4 doses e vou tomar a bivalente daqui uns dias. Apenas chamei atenção de que os anti-vax também defendem o direito de não vacinar e questionam evidências científicas de segurança das vacinas. De uma forma geral, aceitamos com mais facilidade a ciência quando ela suporta nossas convicções.
Rapaz eu estava repudiando os transgênicos é devido às informações depreciativa dos transgênicos.
Parabéns.
Na série de saúde faz um vídeo sobre micose de unha. Tem muitas contradições sobre o tratamento disso.
O problema das micoses é que o tratamento é mais demorado do q se fosse tratar um virus por exemplo, e geralmente os medicamentos sao muito agressivos pro nosso organismo.
O meu tio tem em todas as unhas das mãos já fez de tudo não teve resultado
@@TheThetiagolima ÓLEO DE CÔCO. EXPERIMENTE!!!
Exelente vídeo
Muito obrigado pelas informações
Bom fim de semana a todos
Sim, eu fico desconfiada e sempre que vejo este símbolo não compro, nem pra comida de meus gatos eu compro se tiver esse símbolo. Tento não comer nada com símbolo de transgênico em sua embalagem.
Sugiro que postem cortes, usando as perguntas e respostas desse vídeo. Dessa forma poderá ser possível o uso em sala de aula, não apenas por serem mais breves com pela ausência de propaganda.
Nunca fiz ressalvas aos vídeos dele, mas esse vídeo tá mto alienado da realidade!
E cadê as ressalvas?
@@baratavieira abaixo em outro comentário, vou copiar aqui
Lucas, o problema maior, até onde sei é a soja trans q tem genes q conferem resistência não à praga, mas ao pesticida, o q deixa as plantações repletas de pesticidas.
É mto importante mencionar isso!!
Nao faz sentido seu questionamento. A planta resiste ao agrotóxico! Que bom, imagine se ela morresse. Teríamos que usar uma quantidade menor do que a necessária para combater pragas e a planta morreria pelas pragas. Lembrando que a quantidade de agrotóxicos usada é regulada… agrotóxicos é outra história… mas falar que transgênicos sao ruins pq resistem a eles nao me parece razoável
@@olaciencia o problema de a modificação genética conferir resistência à pesticidas é o aumento da quantidade desses e toda consequência q vem daí. A razão do questionamento é uma razão minha, esquece, eu prefiro saber da informação q, dependendo do produto, o fato de ser transgênico implica ter mais agrotóxicos, mas isso não foi intenção do vídeo, afinal os pesticidas estão aprovados.
Que sensacional, como você esclarece tão bem assuntos que muitas vezes chega a ser alarmante. Muito obrigada pelo vídeo. Seus conteúdos são um tesouro.
Vou resumir o fato: o inseticida já vem diretamente no alimento, economizando a mão de obra. Vc vai comer o inseticida ao invés de aplicar na planta. Simples
Aí quebra os cientistas 😂
Este símbolo é importante sim. A gente precisa saber o que está comendo.
Faltou informar que os transgênicos modificam a resistência a patógenos e o resultado é que acabam demandando maior uso de agrotóxicos. Transgênicos no Brasil são uma tragédia, acabam com a biodiversidade do solo. Recomendo o material da Profa Larissa Bombardi sobre uso de agrotóxicos no Brasil e união europeia.
Faz um video sobre como o organismo absorve de forma diferente nutrientes vindos de vegetais e vindos de alimentos de origem animal
quando se fala de animais transgênicos a polêmica aumenta, agora edição genética em humanos essa sim causa um debate e tanto, inclusive ótimo vídeo seu sobre o Crispr CAS 9
Em dezembro sai vídeo sobre embriões modificados. Já viu o hate que vai vir né
@@olaciencia Eita peste já tô até sentindo kkkkkkk mas não deixe de trazer,seus conteúdos são sempre muito bons
O desconhecido causa medo... questões divinas... ainda temos uma sociedade que não entende a ciência, porém futebol, samba e novelas sabem de décadas... A supremacia genética será aprimorada nas próximas décadas e problemas serão superados, eficiência inquestionável que pode ser aplicada também a genes de animais e humanos.
Muito boa a exposição. Confesso que estava com receio de comer produtos com ingredientes transgênicos. Ex: os biscoitos da Piraquê. Todos eles têm!
Insetos "benéficos" podem ser afetados pelo gene do Bacilus thuringensis quando consomem pólen ou partes da planta geneticamente modificada!...
Oi Ana, é verdade? Uso BT, nos pés de tomate.. fiquei preocupada...
Isso é "achismo", onde está a pesquisa respaldando essa informação?
A modificação do trigo trouxe muitos problemas, intolerância a gluten, alergia etc.
Poderia ter explorado as desvantagens dos transgênicos: a erosão genética, a contaminação ambiental de outras plantas. O monopólio das empresas produtoras de sementes.
exatamente! mas ta claro q nao ha interesse nessa parte
Todo o interesse. Claro. Agora virei agrônomo.
José, não consigo cobrir todos os assuntos em um único vídeo.
Boa, faltou sim essa parte
Pois é, pensei justamente nisso, achei esse vídeo parcial demais em prol as OGM's sem interligar com questões políticas e de impactos ecológicos que já está em curso.
Se não faz mal porque o aviso com um 'T' gigante nos produtos? como se fosse algo realmente que possa causar dano, como por exemplo o símbolo de aviso de radiação é bem parecido, acredito sim que alteração genética possa causar danos pois é algo não natural, mas entendo a necessidade.
E as pessoas que estão cada vez mais doentes? Sinceramente Lucas eu não acho que os transgênicos e tão seguro assim.
Transgênicos é diferente de alimentos com agrotóxicos, vc deve ter se confundido.
@@john_2530 eu não estou confusa eu só acho que os alimentos transgénicos e com uso exagerado de agrotóxicos são extremamente prejudicial a saúde do ser humano,.
Lucas não explicou o maior problema dos transgênicos. Uma parte deles é programada para ser resistente a pesticidas, não às pragas, daí a relação entre alguns transgênicos e agrotóxicos, como é o caso da soja da monsanto. Já o milho trans, até onde sei, é resistente à praga. Depende de como as empresas programam suas sementes
@@john_2530 Se não houvessem defensivos não existiam alimentos, é uma utopia acreditar que a natureza toma conta,, o importante é respeitar o tempo em que as moléculas do defensivo volatizam, esperar oito dias...simples... Nossa agricultura é muito recente e as pragas já estavam aqui neste planeta muito antes.
Mais doentes só se for na sua imaginação 😂
A expectativa de vida hoje em dia é MUITO mais alta do que era antigamente, vai pesquisar e para de falar 💩
Apenas hoje vi o seu vídeo que tanto esperava. Fiquei elucidada. Obrigada
Modiificações genéticas para os alimentos se tornarem mais nutritivos são bem-vindas, as que os tornam naturalmente resistentes a pragas podem ser ok, eu tenho mais pé atrás com os OGM feitos para resistir ao contato com pesticidas, vai que vêm com mais resíduos de veneno.
Eu te entendo, mas nao é bem assim que funciona. Faltou falar sobre isso nesse vídeo mesmo… vou tentar falar sobre isso em um video proximo