Sugestão: faz um vídeo descrevendo as criaturas que aparecem em A Viagem de Chihiro. Quando desembarcam do navio inúmeras criaturas estranhas, com cabeça de papel, pato, nabo... Nunca achei nada que os descrevesse
Que video incrível. Ele fala de personagens que surgiram do imaginário popular e foram objeto de estudo do saber acadêmico, que repensa a questão da cultura popular a partir da reprodutibilidade técnica (que, aliás, é uma questão também super debatida aqui no Ocidente). Takashi, Tae, vocês conseguiram transformar uma aula de pós graduação da USP em uma aula popular e acessível, pra além do espaço da universidade. Vocês também têm poderes mágicos!
contar em japonês é complicado 😅 Eu sei que enumeram capítulos com _Dai Ichi Ka, Dai Ni Ka…_ etc., mas não sei se é ordinal. Tem os conceitos de _ichiban_ e _Ichiro…_ Enfim, tem muita coisa a se falar disso, rende um vídeo.
Excelente! Alto nível de articulação entre conhecimento acadêmico e popular, uma aula de como se faz disseminação do conhecimento em alto nível, acessível sem perda de conteúdo. Parabéns! E vocês são adoráveis, além de muito competentes.
Sou completamente fascinado pelo tema, tanto que escrevi um livro sobre. Pra quem se interessar se chama A Misteriosa Livraria Yokai. Foi totalmente inspirado em Natsume Yujiinchou ❤
Tenho pensado ultimamente no conceito de Yokai, principalmente após assistir os vídeos do canal do J. J. McCullough sobre cultura oriental. EXCELENTE aula, enriqueceu muito meu conhecimento sobre esses seres fantásticos. Chuto que no Brasil o mais próximo deles seriam os seres folclóricos, tipo Saci, Cuca, Curupira etc.
Olha, não sei se é um vídeo que agrada aos seguidores regulares do canal, que é uma preocupação que vocês manifestaram. Mas que é um material excelente, que me deu até vontade de estudar japonês, deu. Isso porque, a partir de uma fala da Tae Sensei, fui parar imediatamente na perspectiva da virada linguística, de como a língua constrói o mundo social, e como estudar um idioma estruturalmente tão diferente do português (e das línguas neolatinas/alfabéticas), pode trazer novas (e riquíssimas!) perspectivas. Muito obrigado pelo excelente conteúdo!
Adoro os animes com youkais! Nessa temporada temos a 7a de Natsume, história muito linda! Lá mostra alguns youkais como deuses esquecidos, outros como espíritos da natureza, outros nascidos de objetos. É um universo muito rico. Agradecida por esse vídeo, Takashi sensei! ❤
Eu amo esse canal, é tão bom ouvir quem fala de cultura japonesa considerando que existem todas essas nuances para a tradução da cultura deles pra nossa lingua
Muito bom ouvir narrativas de outras culturas que ajudam a explicar o que temos no subconsciente, nossos medos e impressões mais infantis, que acabam por ajudar na formação humana adulta.
Vocês podiam falar sobre Fuujin e Raijin, que são Kami e Oni ao mesmo tempo. 13:30: falem mais desses jogos de tabuleiro da Era Edo, por favor, parece bem bacana!
Muito legal esse vídeo! Eu diria que todo youkai é um kami, mas nem todo kami é um youkai. Algumas línguas como o japonês e o sânscrito são infelizmente traduzidas de maneira minimalista e errônea. Embora o sânscrito não seja representado por kanjis, (que funcionam como uma "essência"), quando se une os símbolos do sânscrito para formar uma "palavra", essa palavra tb tem múltiplos significados, e muda de acordo com seu posicionamento e interação entre uma palavra e outra. As línguas mais faladas atualmente são simples e diretas, mas num sentido "harmônico", "fluído" e "puro" muitas línguas antigas se mostram mais eficientes. Kami é outra palavra interessante, que é muito mais profunda do que como é costumeiramente traduzida como "Deus" ou "Deuses".
Gostei muito, Takashi-sensei! Afinal conhecer a cultura japonesa em sua complexidade e beleza é indispensável para quem se interessa pela língua. Impossível compreender uma sem a outra. Obrigado por compartilhar!
Deu vontade de aprender mais sobre a cultura japonesa, aquilo que dá origem ao que vemos hoje. A comercialização da cultura cria interpretações que podem ser muito valorizadas mas que distorcem ou fogem do original. Ótimo vídeo!
Amei o vídeo, obrigado por explicarem melhor sobre os Yokai sempre tive muito interesse em aprender mais sobre eles, mas sempre que eu pesquisava só encontrava informações relacionando eles a figura do demônio, obrigado por trazerem as informações corretas.
Que curioso! Ontem estava assistindo "O menino e a garça" com minha esposa e ela perguntou quem (ou o que) era a garça. Respondi que era um yokai e ela me perguntou justamente se era tipo um demônio... A minha explicação para ela foi muito nessa linha de que não são bons nem maus, apenas são criaturas sobrenaturais. Que bom que não falei bobagem!
Eu já tinha lido alguma coisa sobre os Yokais em algum livro e na minha cabeça eu entendi que os Yokais, fazendo uma comparação com a cultura brasileira/indígena, seria como as nossas figuras folclóricas, como o saci-pererê, curupira, etc. É claro, são culturas diferentes e portanto coisas diferentes, mas acho que fazendo esse paralelo fica mais fácil entender o conceito.
Olá bom dia sou natural do Rio de janeiro Brasil é vivo atualmente em Porto Portugal e não deixo de seguir você e acompanhar todos os conteúdos no TH-cam amo o Japão,amo anime ,música e Hatsune Miku ❤❤
Muito interessante a explicação! Tragam mais, sim, desse tipo de conteúdo. Acho que o ideal de mundo espiritual ocidental e oriental é bem diferente. O ocidental é mais dominado pelo cristianismo e pode ser por isso que as pessoas só entendem como bem ou mal e tendem a não compreender bem essa zona cinzenta que há no meio dos dois. Obrigada por trazer esses conteúdos sobre a cultura!
Que legal saber mais histórias sobre o Japão, gosto muito deste país, inclusive torço para um time de futebol do Japão. Ainda bem que achei este canal, pois agora posso aprender este idioma (pois é muito difícil achar um curso que ensine japonês aqui no Brasil).
Venho estudando narrativas de transmissão oral, sob a ótica do animismo como expresso por Irving Hallowell, segundo o qual todos os seres são pessoas, das quais apenas uma parcela se compõe de humanos. É o que se vê, por exemplo, em "Dersu Uzala", de Akira Kurosawa, quando Dersu se apresenta como "gente-homem", ou "pessoa-homem", quando conversa com o fogo, quando diz que o sol e a lua são "pessoas muito importantes", quando diz que é preciso deixar arroz na cabana na floresta, porque "sempre vem gente" (e gente, como ele explica, são os animais da floresta). Assim, a "forma humana" integra a natureza do ser, ainda que a aparência corpórea exterior possa se manifestar de outro modo. Tenho especial predileção por narrativas japonesas (embora, lamentavelmente, não fale a língua), e também pelos "yukar" compilados por Chiri Yukie. Acabei de me inscrever no canal justamente por causa deste vídeo. São vários os aspectos da cultura japonesa que escapam aos olhos ocidentais, e é muito importante mostrá-los por outra perspectiva que não a nossa (ocidental). Outros vídeos como este serão mais que bem-vindos.
Muito bom! Adoro esses temas culturais, estou assistindo Inuyasha de novo por isso. É um tema complexo, pois entra na esfera mítica/sobrenatural. Mas se fizermos um estudo comparado entre diversas culturas conseguiremos ver muitas similaridades. Dizem que existem uma infinidade de seres invisíveis que animam e regem a natureza.
Achei muito interessante porque não imaginava a equivalência entre os _kami_ e os _yōkai,_ a dicotomia entre os _kitsune_ e os _takuni_ (e que isso aparece no Naruto), e os _kappa_ que não lembro ter ouvido anteriormente, um ente novo pra mim. Muito interessante. Acho legal aprender coisas novas nestes vídeos sobre elementos populares nos manga/anime, tais como os _yōkai,_ porém com aspectos que esses mesmos meios não exploram ou conceitos perdidos na adaptação ai público ocidental, pois não dá para colocar nota de rodapé nos anime populares. Agradecido pelos vídeos.
Tai sensei, natsume yuujinchou e um anime que retrata muito bem a questao de yokais como seres sobrenaturais independente do carater bom ou ruim. Como gosta de anime fica a recomendacao! Gostei muito do video! Domo arigatou gozaimasu
Adorei o vídeo! Peço licença pra solicitar que abordem outros dois termos ligados ao sobrenatural do folclore japonês que conheci por meio de animes e mangás: monoke e mushi.
Parabéns pelo bom vídeo. Me parece que os srs estão identificando (com uma certa dificuldade, acho) o processo cultural de modificação de elementos sociais folclóricos" em outros :denominados as vezes como "populares". É um desenvolvimento relativamente comum no ocidente inclusive no Brasil. Sempre uso os "shorts" dos srs na minhas aulas na Univesidade. Att.
Sensacional vídeo. Poderiam falar dos aspectos da linguística social do japonês? Como a academia encara a variedade linguística? Esse assunto é tratado pelos estudiosos da língua japonesa ou não?
A cultura dos microorganismos é parte das praticas de preparos tanto de alimentos, bebidas, cosmeticos e agricultura no Japão. Por exemplo as fermentaçõesde todo tipo e adubaçoes organicas tal como o bokashi. Gostaria muito de saber do imaginario japonês dos yokais e kamis dentro desse dominio do trato com os microorganismos.
Quando ele falou do conceito de Kappa que se perdeu eu pensei exatamente nesse sentido. Os Yokai também serviam como explicação para a ideia de vida microbiana.
Acho válido vídeos assim. Muito bom vcs corrigirem algumas traduções, definições q o ocidente redefine de maneira rasa ou errada mesmo. Algumas coisas começam até ter uma profundidade maior quando conhecemos a cultura, como o exemplo do Naruto que deu. Com certeza olho as bijuus de maneira diferente agora. Brigado!!!
Mushi shi é um anime impressionante e lindo. E é interessante, que na abertura de cada episódio eles explicam que os Mushi são "seres da natureza", que apenas alguns humanos podem ver e entender, que são os Shi, "mestres".
Para o pessoal dos jogos, recomendo o Ghostwire: Tokyo que me surpreendeu com a quantidade de yokai representados, suas aparências e comportamentos além de uma explicação no codex de cada um. Além disso o trecho de Tokyo onde o jogo se passa é muito detalhado e fiel, muito interessante de explorar. Claro que por ter esse tema de yokai o jogo tem uma pitada de terror, mas é leve. Menos a DLC da escola... ali foi complicado hahahaha
bacana o vídeo... eu queria entender a questão dos nomes em japonês ... como que foneticamente existem nomes iguais com grafias diferentes... o melhor exemplo é com relação ao Izuku Midoriya de Boku no Hero.... aonde ele era apelidado pelo amigo de infância como Deku ... mas era um apelido ofensivo porem a Ochako fala que Deku significava "Você consegue". outro exemplo é Shinmen Takezō que virou Miyamoto Musashi , no mangá Vagabond fala q os ideogramas são os mesmo e só mudou a pronuncia (ou alguma coisa assim, tem muito tempo que le o mangá... mas era algo assim) ... eu sempre fiquei curioso sobre esse tema.
Mais ou menos... Os seres que aparecem em DanDaDan são uma mistureba enorme entre Lendas Urbanas, Alienígenas e Criptideos e alguns Youkais também. Quanto a Tokyo Ghoul, não sei como eles são retratados no mangá, mas Ghoul são criaturas do Origem Médio.
Não entendi o porquê traduzirem substantivos próprios de seres sobrenaturais para "demônios". Eu fico imaginando um intérprete dos anos 1980 chamando o Saci de demônio. Uma coisa que me chamou atenção foi não mencionarem no vídeo que muitos intérpretes ocidentais traduzem Kami como Deus.
Muitas coisas como o Tengu, Oni, Kami, Chagama, aparecem em Champions Island,um joguinho do Google. Kitsune parece o nome de uma fruta do blox fruits no roblox
Bom dia! Gostaria que vocês me esclarecesse uma dúvida a respeito dos yokai! Pelo que sei Kami=Deus ou cabelo dependendo da tonalidade não é isso? Mas pelo que entendi Kami está representado no vídeo como uma entidade, inclusive a escrita japonesa é igual de Kami Deus então Kami pode ser outros deuses? Pelo desenho era a figura de uma entidade! É isso que entendi? Desde já agradeço!
Os japoneses não tinham o conceito de Deus único que nós temos. Eles eram politeístas, então kami são "deuses", que são entidades sobrenaturais, e tinham nomes próprios. Por isso eles faziam tantos templos. Mais tarde eles entraram em contato com o conceito estrangeiro de Deus, e eles acabaram chamando de kami também. Foi isso que aprendi vendo Inuyasha, Yashahime, e Kamisama Hajimemashita hahahah
Talvez para o brasileiro seja um pouco mais fácil compreender esses conceitos quando pensamos nos mitos e lendas brasileiros , como o curupira ,por exemplo ... É algo sobrenatural mas que não é um demônio e também não é um Deus
Muito bom! Torcendo por mais vídeo sobre o tema! :)
Henrique, lança coisas sobre o imaginário do europeu da idade média sobre o oriente
Sugestão: faz um vídeo descrevendo as criaturas que aparecem em A Viagem de Chihiro. Quando desembarcam do navio inúmeras criaturas estranhas, com cabeça de papel, pato, nabo... Nunca achei nada que os descrevesse
Que video incrível. Ele fala de personagens que surgiram do imaginário popular e foram objeto de estudo do saber acadêmico, que repensa a questão da cultura popular a partir da reprodutibilidade técnica (que, aliás, é uma questão também super debatida aqui no Ocidente). Takashi, Tae, vocês conseguiram transformar uma aula de pós graduação da USP em uma aula popular e acessível, pra além do espaço da universidade. Vocês também têm poderes mágicos!
123 Japonês, vocês podem fazer um vídeo de como falar os números ordinais por exemplo: primeiro, segundo, terceiro, etc...
Senão me engano é shodaime, yondaime, nanadaime etc mas não tenho certeza
contar em japonês é complicado 😅
Eu sei que enumeram capítulos com _Dai Ichi Ka, Dai Ni Ka…_ etc., mas não sei se é ordinal. Tem os conceitos de _ichiban_ e _Ichiro…_ Enfim, tem muita coisa a se falar disso, rende um vídeo.
Excelente! Alto nível de articulação entre conhecimento acadêmico e popular, uma aula de como se faz disseminação do conhecimento em alto nível, acessível sem perda de conteúdo. Parabéns! E vocês são adoráveis, além de muito competentes.
Sou completamente fascinado pelo tema, tanto que escrevi um livro sobre. Pra quem se interessar se chama A Misteriosa Livraria Yokai. Foi totalmente inspirado em Natsume Yujiinchou ❤
🤯
Está disponível online?
Amei esse vídeo!! Obrigada por compartilhar sua aula conosco!❤
HAAA falto citar InuYasha, o anime retrata muito bem o mundo dos yokais
Yu yu Hakusho tbm aborda bastante esse tema
Tenho pensado ultimamente no conceito de Yokai, principalmente após assistir os vídeos do canal do J. J. McCullough sobre cultura oriental.
EXCELENTE aula, enriqueceu muito meu conhecimento sobre esses seres fantásticos.
Chuto que no Brasil o mais próximo deles seriam os seres folclóricos, tipo Saci, Cuca, Curupira etc.
Olha, não sei se é um vídeo que agrada aos seguidores regulares do canal, que é uma preocupação que vocês manifestaram. Mas que é um material excelente, que me deu até vontade de estudar japonês, deu. Isso porque, a partir de uma fala da Tae Sensei, fui parar imediatamente na perspectiva da virada linguística, de como a língua constrói o mundo social, e como estudar um idioma estruturalmente tão diferente do português (e das línguas neolatinas/alfabéticas), pode trazer novas (e riquíssimas!) perspectivas.
Muito obrigado pelo excelente conteúdo!
Muito legal e muito interessante o vídeo! Gostaria de mais vídeos sobre cultura japonesa com esse tipo de abordagem!
Eu comecei a curtir esse mundo dos Youkais quando comecei a gostar de Touhou. O Folclore Japonês é muito rico.
Adoro os animes com youkais! Nessa temporada temos a 7a de Natsume, história muito linda! Lá mostra alguns youkais como deuses esquecidos, outros como espíritos da natureza, outros nascidos de objetos. É um universo muito rico.
Agradecida por esse vídeo, Takashi sensei! ❤
É uma imersão deliciosa!! Por favor, traga sempre esses conteúdos, Sensei!❤😊
Eu amo esse canal, é tão bom ouvir quem fala de cultura japonesa considerando que existem todas essas nuances para a tradução da cultura deles pra nossa lingua
Cultura do Japão muito rica e interessante. Obrigado!!!
Muito bom ouvir narrativas de outras culturas que ajudam a explicar o que temos no subconsciente, nossos medos e impressões mais infantis, que acabam por ajudar na formação humana adulta.
Vocês podiam falar sobre Fuujin e Raijin, que são Kami e Oni ao mesmo tempo.
13:30: falem mais desses jogos de tabuleiro da Era Edo, por favor, parece bem bacana!
Adorei o tema. Gostaria de aprender sobre a Mitologia japonesa é muito interessante. Grata por compartilhar.
Grata por nos compartilhar esse conhecimento que me enriqueceu. Gostaria de saber mais sobre os tipos de deuses do Japão.
Vim pelo Estranha História! Baita vídeo parabéns, a cultura japonesa é incrível
Muito legal esse vídeo! Eu diria que todo youkai é um kami, mas nem todo kami é um youkai.
Algumas línguas como o japonês e o sânscrito são infelizmente traduzidas de maneira minimalista e errônea. Embora o sânscrito não seja representado por kanjis, (que funcionam como uma "essência"), quando se une os símbolos do sânscrito para formar uma "palavra", essa palavra tb tem múltiplos significados, e muda de acordo com seu posicionamento e interação entre uma palavra e outra.
As línguas mais faladas atualmente são simples e diretas, mas num sentido "harmônico", "fluído" e "puro" muitas línguas antigas se mostram mais eficientes.
Kami é outra palavra interessante, que é muito mais profunda do que como é costumeiramente traduzida como "Deus" ou "Deuses".
Excelente aula!
Se possível, faça continuações explorando os sentidos simbólicos inerentes aos mitos!
Gostei muito, Takashi-sensei! Afinal conhecer a cultura japonesa em sua complexidade e beleza é indispensável para quem se interessa pela língua. Impossível compreender uma sem a outra. Obrigado por compartilhar!
Parabéns Takashi!
Aprendi muito.
Vocês são sensacionais 😊😊😊😊! Que prazer
Magnífico, o vídeo! Cultura e civilização japonesas, muito fascinantes!
Continue com o assunto, muito bom! Tenho muita vontade de estudar folclore japonês!
Deu vontade de aprender mais sobre a cultura japonesa, aquilo que dá origem ao que vemos hoje. A comercialização da cultura cria interpretações que podem ser muito valorizadas mas que distorcem ou fogem do original. Ótimo vídeo!
Amei o vídeo, obrigado por explicarem melhor sobre os Yokai sempre tive muito interesse em aprender mais sobre eles, mas sempre que eu pesquisava só encontrava informações relacionando eles a figura do demônio, obrigado por trazerem as informações corretas.
Que curioso! Ontem estava assistindo "O menino e a garça" com minha esposa e ela perguntou quem (ou o que) era a garça. Respondi que era um yokai e ela me perguntou justamente se era tipo um demônio... A minha explicação para ela foi muito nessa linha de que não são bons nem maus, apenas são criaturas sobrenaturais. Que bom que não falei bobagem!
Amooo, natsume yujinchou é meu anime preferido a respeito
Eu já tinha lido alguma coisa sobre os Yokais em algum livro e na minha cabeça eu entendi que os Yokais, fazendo uma comparação com a cultura brasileira/indígena, seria como as nossas figuras folclóricas, como o saci-pererê, curupira, etc. É claro, são culturas diferentes e portanto coisas diferentes, mas acho que fazendo esse paralelo fica mais fácil entender o conceito.
Olá bom dia sou natural do Rio de janeiro Brasil é vivo atualmente em Porto Portugal e não deixo de seguir você e acompanhar todos os conteúdos no TH-cam amo o Japão,amo anime ,música e Hatsune Miku ❤❤
Muito interessante a explicação! Tragam mais, sim, desse tipo de conteúdo. Acho que o ideal de mundo espiritual ocidental e oriental é bem diferente. O ocidental é mais dominado pelo cristianismo e pode ser por isso que as pessoas só entendem como bem ou mal e tendem a não compreender bem essa zona cinzenta que há no meio dos dois. Obrigada por trazer esses conteúdos sobre a cultura!
O desenho InuYasha tem muitos exemplos de yokais. Poderia ser útil. Parabéns pelo trabalho de vocês!!!!
Sensacional !!! Adorei a explicação . Parabens pelo trabalho de excelencia que vocês fazem .
Adorei o vídeo! Já na expectativa para o próximo tema.
Uma grande parte dessas criaturas,pude conhecer em games como Pocky & Rocky e Gambare Goemon. Amo essas explicações ♥️
Ótimo vídeo! No aguardo de mais sobre o tema. Parabéns!
Muito obrigado sensei ! Esse assunto mitológico me interessa muuuito !!!
Adorei o conteúdo. Por favor, Takashi Sensei, traga mais. 😊
Gostei desse conteúdo aguardo o próximo
Que legal saber mais histórias sobre o Japão, gosto muito deste país, inclusive torço para um time de futebol do Japão. Ainda bem que achei este canal, pois agora posso aprender este idioma (pois é muito difícil achar um curso que ensine japonês aqui no Brasil).
Venho estudando narrativas de transmissão oral, sob a ótica do animismo como expresso por Irving Hallowell, segundo o qual todos os seres são pessoas, das quais apenas uma parcela se compõe de humanos. É o que se vê, por exemplo, em "Dersu Uzala", de Akira Kurosawa, quando Dersu se apresenta como "gente-homem", ou "pessoa-homem", quando conversa com o fogo, quando diz que o sol e a lua são "pessoas muito importantes", quando diz que é preciso deixar arroz na cabana na floresta, porque "sempre vem gente" (e gente, como ele explica, são os animais da floresta). Assim, a "forma humana" integra a natureza do ser, ainda que a aparência corpórea exterior possa se manifestar de outro modo. Tenho especial predileção por narrativas japonesas (embora, lamentavelmente, não fale a língua), e também pelos "yukar" compilados por Chiri Yukie. Acabei de me inscrever no canal justamente por causa deste vídeo. São vários os aspectos da cultura japonesa que escapam aos olhos ocidentais, e é muito importante mostrá-los por outra perspectiva que não a nossa (ocidental). Outros vídeos como este serão mais que bem-vindos.
Vídeo incrível. Parabéns pelo trabalho.
Pelo visto, o conceito/entendimento do que é/seria um yokai é bem interessante e rico, sobretudo nas suas origens...
Poderia explicar a diferença entre youkai e ayakashi?!
Poderia fazer um vídeo sobre a diferença entre os yokais e yureis? Obrigada 😊
Muito bom! Adoro esses temas culturais, estou assistindo Inuyasha de novo por isso.
É um tema complexo, pois entra na esfera mítica/sobrenatural. Mas se fizermos um estudo comparado entre diversas culturas conseguiremos ver muitas similaridades.
Dizem que existem uma infinidade de seres invisíveis que animam e regem a natureza.
Poderia por gentileza, explanar mais profundamente sobre amabie e tengu? Grata
Achei muito interessante porque não imaginava a equivalência entre os _kami_ e os _yōkai,_ a dicotomia entre os _kitsune_ e os _takuni_ (e que isso aparece no Naruto), e os _kappa_ que não lembro ter ouvido anteriormente, um ente novo pra mim. Muito interessante.
Acho legal aprender coisas novas nestes vídeos sobre elementos populares nos manga/anime, tais como os _yōkai,_ porém com aspectos que esses mesmos meios não exploram ou conceitos perdidos na adaptação ai público ocidental, pois não dá para colocar nota de rodapé nos anime populares. Agradecido pelos vídeos.
Opa! Estamos à espera de mais conteúdos sobre esse tema, com certeza!!! Como sempre, interessantíssimo, muito obrigada!
Tai sensei, natsume yuujinchou e um anime que retrata muito bem a questao de yokais como seres sobrenaturais independente do carater bom ou ruim. Como gosta de anime fica a recomendacao! Gostei muito do video! Domo arigatou gozaimasu
Adorei o vídeo! Peço licença pra solicitar que abordem outros dois termos ligados ao sobrenatural do folclore japonês que conheci por meio de animes e mangás: monoke e mushi.
Videos de sabedoria!!!!! ♥
Muito interessante sua fala, Sensei!
Parabéns pelo bom vídeo. Me parece que os srs estão identificando (com uma certa dificuldade, acho) o processo cultural de modificação de elementos sociais folclóricos" em outros :denominados as vezes como "populares". É um desenvolvimento relativamente comum no ocidente inclusive no Brasil. Sempre uso os "shorts" dos srs na minhas aulas na Univesidade. Att.
Muito bom o vídeo. Aprendi muito sobre Yokais. Vocês são muito bons. 👏🏻👏🏻👏🏻
Muy buen video
Queria também vídeos de vcs falando sobre os Mononoke e ayakashi. Tem dois animes homônimos que são bem legais também.
Primeiro vídeo que apareceu aqui pra mim. Já me inscrevi no canall
gostei muito
Muito bom o video
Sensacional vídeo. Poderiam falar dos aspectos da linguística social do japonês? Como a academia encara a variedade linguística? Esse assunto é tratado pelos estudiosos da língua japonesa ou não?
A cultura dos microorganismos é parte das praticas de preparos tanto de alimentos, bebidas, cosmeticos e agricultura no Japão. Por exemplo as fermentaçõesde todo tipo e adubaçoes organicas tal como o bokashi. Gostaria muito de saber do imaginario japonês dos yokais e kamis dentro desse dominio do trato com os microorganismos.
Quando ele falou do conceito de Kappa que se perdeu eu pensei exatamente nesse sentido. Os Yokai também serviam como explicação para a ideia de vida microbiana.
Acho válido vídeos assim. Muito bom vcs corrigirem algumas traduções, definições q o ocidente redefine de maneira rasa ou errada mesmo. Algumas coisas começam até ter uma profundidade maior quando conhecemos a cultura, como o exemplo do Naruto que deu. Com certeza olho as bijuus de maneira diferente agora. Brigado!!!
Mushi shi é um anime impressionante e lindo. E é interessante, que na abertura de cada episódio eles explicam que os Mushi são "seres da natureza", que apenas alguns humanos podem ver e entender, que são os Shi, "mestres".
Parabens👍
faz um vídeo sobre os filmes do studio ghibli! ❤
Para o pessoal dos jogos, recomendo o Ghostwire: Tokyo que me surpreendeu com a quantidade de yokai representados, suas aparências e comportamentos além de uma explicação no codex de cada um. Além disso o trecho de Tokyo onde o jogo se passa é muito detalhado e fiel, muito interessante de explorar. Claro que por ter esse tema de yokai o jogo tem uma pitada de terror, mas é leve. Menos a DLC da escola... ali foi complicado hahahaha
Sensei traz aulas sobre o Anime de Dandadan, uma obra que tá fazendo muito sucesso agora em que a história gira em torno de Yōkai e alineigenas お願いします
Quem jogou o game Nioh (仁王), aprendeu de uma maneira fantástica e divertida sobre esse tema. Recomendo.
mais videos sobre a cultura e a religião japonesa, por favor
muito bom meeeesmoooooooooo
Já que falaram de yokai, recomendo que assistam Gegege no Kitaro. É um anime baseado no mangá de Shigeru Mizuki de mesmo nome que fala sobre yokais.
Tem um jogo de videogame chamado Nioh tem várias criaturas assim é bem interessante saber a história por trás
Os espiritos mangá do Shaman King entra como yoki
Os vídeos são muitos bons
Noragami apresenta bem o conceito de Kami e Yokai
bacana o vídeo... eu queria entender a questão dos nomes em japonês ... como que foneticamente existem nomes iguais com grafias diferentes... o melhor exemplo é com relação ao Izuku Midoriya de Boku no Hero.... aonde ele era apelidado pelo amigo de infância como Deku ... mas era um apelido ofensivo porem a Ochako fala que Deku significava "Você consegue".
outro exemplo é Shinmen Takezō que virou Miyamoto Musashi , no mangá Vagabond fala q os ideogramas são os mesmo e só mudou a pronuncia (ou alguma coisa assim, tem muito tempo que le o mangá... mas era algo assim) ... eu sempre fiquei curioso sobre esse tema.
Arigato gozaimasu
Muito legal o vídeo. Não vi Naruto, mas conheço os yōkai de Yuyu Hakusho, InuYasha e o jogo Nioh. Aliás, Takashi Sensei, já jogou Nioh? Kkk
Uma obra muito legal sobre o sobrenatural japonês é xxxHolic. Tanto o magá quanto o anime são sensacionais.
Olá, sou estudante da USP (capital) e gostaria de saber, se é possível fazer essa disciplina como ouvinte?
Bons exemplos são os espíritos de Dandadan e Ghoul de Tokyo Ghoul
Mais ou menos...
Os seres que aparecem em DanDaDan são uma mistureba enorme entre Lendas Urbanas, Alienígenas e Criptideos e alguns Youkais também.
Quanto a Tokyo Ghoul, não sei como eles são retratados no mangá, mas Ghoul são criaturas do Origem Médio.
No yu yu hakusho fala bem sobre esses yokais tanto que kurama e hiei são yokais classe A
❤❤❤
🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸
Não entendi o porquê traduzirem substantivos próprios de seres sobrenaturais para "demônios".
Eu fico imaginando um intérprete dos anos 1980 chamando o Saci de demônio.
Uma coisa que me chamou atenção foi não mencionarem no vídeo que muitos intérpretes ocidentais traduzem Kami como Deus.
Muitas coisas como o Tengu, Oni, Kami, Chagama, aparecem em Champions Island,um joguinho do Google. Kitsune parece o nome de uma fruta do blox fruits no roblox
Indica um game de Yõkai ai irmão.
Inu yasha e sesshomaru
tbm kkk
Dandadan
Bom dia! Gostaria que vocês me esclarecesse uma dúvida a respeito dos yokai! Pelo que sei Kami=Deus ou cabelo dependendo da tonalidade não é isso? Mas pelo que entendi Kami está representado no vídeo como uma entidade, inclusive a escrita japonesa é igual de Kami Deus então Kami pode ser outros deuses? Pelo desenho era a figura de uma entidade! É isso que entendi? Desde já agradeço!
Os japoneses não tinham o conceito de Deus único que nós temos. Eles eram politeístas, então kami são "deuses", que são entidades sobrenaturais, e tinham nomes próprios. Por isso eles faziam tantos templos. Mais tarde eles entraram em contato com o conceito estrangeiro de Deus, e eles acabaram chamando de kami também. Foi isso que aprendi vendo Inuyasha, Yashahime, e Kamisama Hajimemashita hahahah
Poderíamos encaixar o curupira como um yokai?
Não pq e brasileiro e yokai são seres do Japão
Acho que sim, uma vez q o curupira é uma criatura sobrenatural, que protege a mata e os animais
O nome q herdei é "Fugisava"...O meu disse foi um erro na hora de registrar..
Tradutore, traditore... já dizia o latim. Obrigado.
Sensei V.T.C wakarimasuka?
Tem muitos desses bichos no jogo ni-oh
❤
Talvez para o brasileiro seja um pouco mais fácil compreender esses conceitos quando pensamos nos mitos e lendas brasileiros , como o curupira ,por exemplo ... É algo sobrenatural mas que não é um demônio e também não é um Deus