E aí? Já consome algum alimento da lista? 🥩 🥗Marmitas da Liv Up! 👉bit.ly/livupolaciencia2 Cupom CIENCIA15 para 15% de desconto na primeira compra! REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Carnes vermelhas: www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/alimentacao/carnes-vermelhas Informação nutricional do acém: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/2646174/nutrients Informação nutricional do peito de frango: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/171077/nutrients Informação nutricional da coxa de frango: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/331897/nutrients Informação nutricional da sobrecoxa de frango: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/2646171/nutrients Informação nutricional da asinha de frango: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/733150/nutrients Informação nutricional do ovo: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/171287/nutrients Informação nutricional da sardinha: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/1098984/nutrients Informação nutricional do feijão carioca: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/175199/nutrients Consumo de peixes pode reduzir doenças cardiovasculares: Unlocking the potential of forage fish to reduce the global burden of disease Recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia para consumo de peixes e ômega 3: publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/aop/2019/aop-diretriz-prevencao-cardiovascular-portugues.pdf Aumento do risco de doenças cardiovasculares associado ao aumento do consumo de colesterol, mas não ao consumo de ovos: Estudo (2019): Associations of Dietary Cholesterol or Egg Consumption With Incident Cardiovascular Disease and Mortality Atualizações do estudo sobre ovos, colesterol e risco de doenças cardiovasculares: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10285014/ Aumento do colesterol da dieta não aumenta o colesterol do sangue: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9143438/pdf/nutrients-14-02168.pdf Pessoas que aumentaram o consumo de ovos tiveram aumento de HDL (colesterol bom): pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18575296/ Feijão não tem todos os aminoácidos, fazendo-se necessária a diversificação das fontes de proteína vegetal: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31066877/
Maravilha o Olá Ciência sempre me surpreendendo, com certeza já era minha última opção a carne , frango maravilha, quanto aos ovos vou ter que diminuir pois uso quatro pela manhã além de gostar a nutricionista não tem levado em conta eu ter os meus lipídeos alterados , até mesmo por genética , vou diminuir , estou em dúvida quanto ao fígado bovino é a mesma coisa da carne para quem tem colesterol elevado como o meu
Por favor. Você que luta contra a desinformação científica que atinge milhões de pessoas no mundo. Faz um vídeo falando claramente de forma científica, que só existem 2 gêneros humanos e que é impossível mudar de gênero.
*SUGESTÃO DE TEMA:* suco de caixinha vs refrigerante por favor façam um vídeo bem detalhado pra saber qual é o mais prejudicia pra saúde,aposto que muitas pessoas possuem essa mesma dúvida 🎉
Comprei marmitas da Liv Up e eu e minha noiva tivemos intoxicação alimentar. A resposta deles foi um mero reembolso, nem recolheram as marmitas pra averiguar e ignoraram meus apelos. Pelo que pesquisei é um problema recorrente. Passem longe.
Sou nutricionista e gostaria de fazer uma correção. Faltou dizer que o dado sobre feijão remete a 100g de feijão cru. O feijão cozido tem apenas 4,8g de proteína por 100g. 100g de frango ou carne vermelha cozida tem de 28g a 32g de proteína. Usei como fonte a TACO (Tabela brasileira de composição de alimentos).
Apesar da observação do colega, eu tbm não tinha reparado que era cru... outra coisa, acho que o vídeo deveria já ter dito sobre todos os alimentos já cozidos pq NINGUÉM come nada disso cru...
Alguns detalhes que acho importante ressaltar. Apesar da sardinha ser relativamente barata (~5 reais uma lata), a relação de preço/kg dela não é interessante, já que se em uma latinha vem 85g custando 5 reais, o kg da sardinha ENLATADA beira os 60 reais! Se o objetivo é ser barato não vejo a sardinha como uma opção viável. E sobre o feijão, como você bem deixou escrito a tabela considera o peso cru do feijão, quando comemos ele cozido a quantidade de proteína a cada 100g é de ~6g. Então o feijão passa longe de ser uma opção para substituir a carne. Sem contar a grande questão da digestibilidade (que chega a ser muito mais importante que a composição, já que o nosso cabelo, por exemplo, é 100% proteína, mas ela não é nada digestível), encontrei uma dissertação em que a digestibilidade da proteína do feijão foi de no máximo 48%, enquanto a digestibilidade da carne, ovo e até dos cogumelos superam os 90%. EDIT: Pra quem está falando que o kg da sardinha em X cidade é Y reais, ótimo! É uma opção de proteína barata pra você, mas vale a pena lembrar que produtos como peixes são bens com preço local, da mesma forma que o salmão na noruega vai custar menos de 4 euros o kg enquanto aqui o valor ultrapassa os 100 reais, o valor da sardinha vai variar de acordo com a região, e pra quem mora no interior (longe dos litorais) a sardinha in natura é difícil até de se encontrar, quanto mais nesse preço. Mas vale lembrar que a discussão aqui não são peixes in natura, e sim as sardinhas enlatadas.
@@lfelipespSão animais selvagens em risco de extinção. O consumo deveria ser diminuído. Sem contar que atum está no topo da cadeia alimentar e por isso concentra metais pesados
Não vi o vídeo mas minha recomendação é a soja texturizada, é bem acessível (uns 8 reais o pacote de 400g) e dura bastante, além de ser proteína de boa qualidade e tem uma boa digestão. Eu mesmo sempre tenho aqui em casa como coringa para não gastar muito.
o foda é o sabor de papelão... Daí tem de fazer um tempero bem caprichado. E o preparo também não é nada pratico.. Tirando isso é realmente uma bem barata de proteína.
@@lordbhz verdade, é meio chatinho de fazer. Acho q o segredo pra acostumar é não pensar q vai ser idêntico à carne e acabamos apreciando do jeito q é, kkkkk
CA RAM BA, desde que eu comecei a cuidar da minha alimentação, acabei por deixar o feijao de lado, dando mais enfoque ao arroz (carboidrato), coxa de frango (proteina e gordura) e salada (fibras). Mas graças a esse video, irei começar a comer feijao sempre que possível, nao fazia ideia que ele fosse um alimento tao bom, otimo em macros, micros e fibras! +1 inscrito.
Só uma coisa, dá uma olhada no valor nutricional do feijao cozido. O que foi apresentado no video é sobre o feijao cru, como nao comemos feijao cru o valor nutricional dele é cerca de 4x menor que o apresentado
@@Igor-rq5mp exatamente. Infelizmente as informações são distorcidas para caber na ideologia. Do ponto de vista nutricional natural, carne é insubstituível. Todos os aminoácidos essenciais são encontrados na carne.
Feijão e arroz se completam em termos de aminoácidos , mas acrescenta-lo estará aumentando mais a qtdade de carbo que de proteínas e dependendo do seu objetivo pode não ser interessante. Como esclareci depois de seus comentário, o feijão cozido, tem 4,8g de proteína e 13,59g de carbo. A informação do vídeo é do feijão cru, que certamente vc não come 😉
Não foi citado no vídeo ( especificamente) mas eu recomendo demais o filé mignon suíno custa em média R$ 18,00 a R$ 20,00 por Kilo. Porção de 100 g Proteínas (g) 22g Gorduras Totais (g) 2,0g Gorduras Saturadas(g)1,0g
@@danielncarvalhosim o filé mignon suíno é totalmente diferente de bacon. Acho que as pessoas que pensam em carne de porco se lembram da linguiça e do bacon, por isso dá confusão.
Muito bom, como sempre. Pra ficar mais completa, faltou falar das propriedades de algumas PANCs (plantas alimentícias não convencionais) como o peixinho da horta, por exemplo.
Há um "pequeno" problema com essas comparações: todas as referências foram apresentas em PESO CRU. Quando prontas, as carnes reduzem seu volume, pois perdem água e aumentam a concentração de proteína, enquanto que as leguminosas ganham água, aumentam o volume e tem a proteína diluída. Assim, 100 gramas de peito de frango passa a ter algo em torno de 30 gramas de proteína, enquanto que 100 gramas de feijão pronto passa a contar só com 6 gramas de proteína.
Infelizmente esse é o modus operandi de quem quer ganhar cliques acima de tudo! 😮💨Fazem uma comparação sem pé nem cabeça. Se ele falasse que o feijão após cozido vai passar a ter só 6 gramas de proteína não faria sentido colocar feijão no vídeo dele. O mais importante aqui são os likes, não a informação (infelizmente).
@@andreamenezes6678 sim sim. feijão, lentilha, grão de bico... pesquisa rapidinho aqui no TH-cam mesmo, aparece um monte de receita saudável de hambúrguer de leguminosas!!!
@@Gustavo-gc7ic isso é verdade. Não entendi ao certo porque ele cometeu esse equívoco. Entretanto, o feijão preto já tem uns 8 de proteína e já dá um help.
Excelente vídeo, cortei as carnes de boi, porco ou galinha mas como muito ovo e comia atum mas sempre preferi as sardinhas e quando descobri que a sardinha tinha mais proteína do que o atum sai a procurar mas por incrível que pareça em Portugal, onde vivo, atum é sempre barato e a sardinha dificílima de encontrar, quando encontro compro sempre o filé pq vem sem escanas e também sem espinhas, e em azeite, que por sinal são gostosas demais. Tem problema ser os files de sardinha???
Sou vegetariano a uns 6 anos. Gaúcho de 62 anos, antes não era domingo se não tivesse churrasco. Hoje, com grão de bico, lentilha, ervilha e feijão na dieta, não sinto nenhuma falta da carne. Ao contrário, meus exames médicos melhoraram muito.
@@skrzydlat21 vegetarianos comem ovos e derivados do leite (que possuem B12.) De qq modo, sempre é possível suplementar. Aliás, comer carne não garante q teus níveis de b12 vão estar ok - pois algumas pessoas não tem boa absorção pela "via tradicional" (daí, mesmo comendo carne é importante suplementar!)
@@skrzydlat21 40% da população americana é deficiente em B12. Podemos concluir que isso não é um problema exclusivo de veganos e vegetarianos, visto que eles nao preenchem nem metade dessa parcela. Geralmente os veganos e vegetarianos suplementam (forma mais segura de obter B12) e seguem a vida. Isso não quer dizer que a dieta é deficiente ou inadequada, ora, por que suplementamos ferro na farinha de trigo? Por que colocamos iodo no sal? Seria adequada somente a dieta com crustáceos ricos em iodo todos os dias? Se fossemos concluir adequada somente a dieta sem suplementações, quase todas seriam ''não saudáveis''. Dito isso, a forma mais adequada e segura de obter B12 é a suplementação após checagem em exames laboratoriais, à companhia de algum profissional da saúde.
@@VictorTerhorstNunes se caso americanos seja estadunidense(ou é América mesmo?), essas pessoas também são obesas, e poder comer coisa que atrapalha a absorção,eles não me parecem um povo que sabem se alimentar, essas medidas que você citou se não me engano, foi para não criar má formação de feto em pessoa pobres e o iodo câncer de tireóide,mas não que seja impossível fazê-las.
Video muito bom, excelente. Acho que só faltou mesmo falar da questão da vitamina b12 que falta no feijão e em legumes no geral pras opções veganas. Mas fora isso, sensacional
💪🤗👍Sou vegetariana. Ovo-lacto. Me surpreendeu a quantidade de ovos que você quer que eu coma. Mas feijões, lentilhas, grão de bico e linhaça moída e outros têm ajudado
@@isabelnapoli112 se você criar suas próprias galinhas, não haverá crueldade, pois você vai cuidar delas, em retribuição ao cuidado que dá, elas lhe darão ovos não galados.
@@Augusto200100 mas se eu nao considero isso alimento então eu não preciso comer, nem se eu tivesse galinhas. muitas vezes elas precisam dos ovos não galados pra repor nutrientes. são animais que estão nesse planeta há milhares de anos e elas não existem em função de nós e não chocam ovos para nós, já parou pra pensar?
Poderia me tirar uma dúvida? Eu como carne de preferência frita por exemplo coxão mole, bisteca suína, (as vezes) linguiça toskana Juntamente coloco ovo frito para completar e vareio tbm comendo só sardinha para não ficar sem falta do omega 3. Mas, a dúvida é que tem como eu continuar saudável só comendo carnes fritas pq não sou muito fan de carne cozida gosto mais de frita ou até mesmo assada, da para ficar saudável assim ?
Eu "frito" na Airfryer, não fica exatamente igual pq não tem óleo mas fica bom, meus exames são excelentes, tenho 5% de gordura corporal e as vezes como frito no óleo por imersão pq não tem nada mais gostoso que frango frito kkkkkkk
a tabela nutricional dos alimentos apresentada foi feita com todos eles crus, o que é um problema, porque a gente não come frango ou feijão cru enquanto o frango grelhado perde liquido e fica mais denso em proteina, por exemplo. Com o feijão é o contrário, que absorve muito liquido e fica menos denso em proteina sendo assim não é muito justo compara-los na forma crua
Mas não tem nada a ver, o que vai mudar é só o volume que você vá comer, do mesmo jeito que o feijão perde nutrientes na água(caldo) se você tomar o caldo pega quase tudo de volta , alguns realmente vão com Deus
@@skrzydlat21 não é assim que funciona. 100g de feijão cozido tem menos proteina que 100g de feijão cru, não pq o feijão perde proteina no cozimento mas pq ganha água e a água adiciona peso sem adicionar proteina
@@skrzydlat21entendo os dois pontos, é que se comparar, os 100g de feijão cru vai absorver mais entre 100 até 400g de água (pesquisei rapidamente e achei números que variam muito). De qualquer forma, então a pessoa vai ter que comer proporcionalmente mais pra adquirir a mesma quantidade de proteína
Olá Lucas, faz um vídeo sobre o problema de hormônios e antibióticos nas carnes em geral? E também sobre o problema ambiental da pesca predatória que falam no documentário Netflix Seaspiracy?
Tenho dois vídeos bem antigos sobre isso, procura "como contribuimos com a resistencia bacteriana ola ciencia". Essa pauta do veganismo e da produção extensiva de carne não costuma ir bem aqui no canal, por isso, não repeti.
@@olaciencia vou procurar! Quanto mais eu pesquiso mais eu acho evidências de que comer animais é desnecessário, ruim pro corpo, ruim pro meio ambiente e não tem como ser ético. Obrigada Lucas! sucesso pra vc!
@@PatIAWS 1º Não é desnecessário 2º Não é ruim para o corpo 3º Até o cultivo de vegetais são ruins ao meio ambiente, ser ético(a) é falar a verdade e não ser fanática. Só sobrevivemos pq na era glacial comemos carne... radicalizar ou demonizar a carne que até Jesus comeu não é um bom caminho ;-)
@@PatIAWS Quando ele se propõe a ter um canal sobre ciência; e quando ele diz que se a pauta do veganismo e da produção extensiva de carne não costuma ir bem no canal, então ele evita abordá-la; a implicação é que ele entra em contradição. Pra demonstrar isso: se o canal é de divulgação da ciência, e se a pauta vegana e a da sustentabilidade da agropecuária são pautas que têm, cada qual, subtópicos diretamente científicos (ou seja, pra além dos subtópicos da ética animal e ética ecológica), logo, ele deveria abordar, no mínimo, estes subtópicos científicos que são partes do todo da pauta vegana, não evitá-las porque elas "não caem bem no canal". Essa demonstração é válida apenas se partimos da premissa de que, num canal de divulgação científica comprometido com a ciência, logo, com a sociedade, o valor da ciência, dos saberes cientificamente relevantes à sociedade, terá prioridade sobre outros valores no momento de se escolher a produção de vídeo que será realizada. Agora se a premissa parte da prioridade de outro valor (como monetização, ou intenção de manter o quantitativo de audiência em curva ascendente, ou não sofrer pressão de grupos econômicos agropecuaristas, ou outro valor qualquer não ligado a motivações egóicas), então a demonstração não é válida, pq parte de outro mundo possível de valores, outro sistema de referência. Neste último caso, a audiência tem que ter ciência clara de quais sãos os princípios e valores do canal.
Quando chegou no ovo eu pensei que fosse me decepcionar com o vídeo. Mas quando a pessoa estuda e busca conhecimento e verdade a qualidade das informações é de outro nível. Parabéns pelo excelente vídeo. Só não consumo soja pq existem outros pontos dela que considero negativos pra nossa saúde.
@@sidineischmidt6046melhor msm é votar no partido fascista do pseudo ditador que mergulhou o Brasil nessa crise alem de matar mais de meio milhão de pessoas.
@@Fiapovagalume eu morava em Goiânia Go o Kiko 1 kg de frango era 17,00 já cortadinho só o peito, e uma lata era 5,oo sardinha pelo menos em Goiânia vale muito mais comprar o frango, sem contar que ainda pode comprar o frango inteiro 9 reais joga fora as moelas e cozinha e desfia da uns 700 gramas de frango desfiado por 10 reais
@@Fiapovagalume agora aqui em Portugal sim vale muito a pena a sardinha, eu comia só sardinha macarrão e feijão, sardinha 77 cetimos(centavos deles) e o frango 8 euros
Aqui em MG to pagando 4,50 por lata, o que é caro, sem sombra de dúvida. Daria coisa de 60 reais por kg do peixe em questão, logo, como alternativa mais barata é maluquice, PORÉM, como alternativa alimentar é excepcional.
Mais um excelente vídeo. Parabéns. Só senti falta de deixar bem claro no vídeo, que os alimentos em si, são crus" e não prontos. Por exemplo o feijão, estamos falando de pra cada 100g dele cru é igual a 26g de proteína... Essas mesmas 100g depois de cozida renderia mais ou menos igual a umas 300g de feijão. Mas em termos de substituto de carne, em comparação com o feijão, achei que você ia falar da proteína de soja texturizada (ou a carne de soja)... Que é bem mais barato, e se acertar no tempero... Fica perfeito. Todavia, vou começar a incluir sardinha na minha dieta graças a esse vídeo ❤
Olá ciência ..adoro teus videos...faz um vídeo sobre estas inúmeras sementes q está na moda...chia ..linhaça ...sementes de abóbora...enfim ...eu tenho usado mas ainda nao sei muito sobre ....o quanto consumir ...etc ...obrigada
Olá Ciência! Sabia de quase todas informações pois não como carne (e como vc disse, peixe tb é carne, assim como presunto, peito de peru, etc 😂) então sigo orientação de nutricionista. Na real sou ovolactovegetariana. Até onde sei, os feijões tem quase todos aminoácidos que necessitamos menos um que o arroz tem, assim a combinação feijão-arroz é perfeita. Sigo a orientação comer algo de vagem (feijões, lentilhas, etc) com algo de espiga (arroz, cevada, quinoa, milho...) para garantir os aminoácidos.
Aqui em Foz não subiu tanto não (preço por quilo) Posta Vermelha: 27,90 Ponta de peito: 19,90 Bisteca: 24,90 Mesmo assim é uma boa variar, afinal carne branca e peixe (sardinha) além de mais baratos, são mais saudáveis.
Errado, carne de ruminantes é a melhor disparada dos animais terrestres, comer peixes faz bem mas só os selvagens, nada de criados pois não tem Omega 3, já carne de porco e frango devemos evitar ao máximo pois quase não tem Omega 3.
@@Lue1337 pelo que foi mostrado no vídeo, a quantidade de colesterol presente no frango justifica seu consumo como mais saudável que bovino, e a sardinha, mesmo enladada, traz o Ômega 3. Mas eu sou só um mero espectador, não vou te julgar se você pensa ou sabe de algo diferente 🙂
*SUGESTÃO DE TEMA:* suco de caixinha vs refrigerante por favor façam um vídeo bem detalhado pra saber qual é o mais prejudicia pra saúde,aposto que muitas pessoas possuem essa mesma dúvida 🎉
@@zeniazip2734 óbvio né,mas eu quero saber qual é o mais prejudicial a saúde porque nem todo mundo é rico pra ter tempo de ficar fazendo suco natural toda hora kkkk
Rapaz que video top mano! Excelentes informações! Só um ponto que gostaria de complementar que é em relação ao ovo, que até onde sei, tem a maior concentração de colesterol na gema. Se for o caso de se escolher os ovos para a dieta, no caso de ovos cozidos, o interessante é tirar a gema a partir do 5° ovo, ou seja, se for comer mais de 5 ovos no dia, comer somente a parte da clara depois do 5° ovo. Agradeço mano, valeu!
Não sei como é no Brasil, mas aqui em Moçambique eu acho que os frangos de corte não são tão saudáveis assim, um frango com menos de 45 dias já estão prontos para o abate, então são muitos, mas muitos químicos que são injectados nas galinhas para garantir o crescimento rápido...
Olá, Lucas. A sardinha em lata realmente é bom alimento? Lata não é metal....metal pesado? A sardinha em lata é colocada sem tirar tripas, escamas,. etc...E o óleo que tipo é. Existem óleos q não são bons p a saúde. Obrigada pelas informações. São Paulo, capital.
O mercado digital foi a melhor coisa que me aconteceu este ano. Consegui pagar minha dívida e comprar alguns imóveis. Foi uma oportunidade incrível, e estou animado com o que vem a seguir!
Negociar ativos financeiros, especialmente ativos digitais, é uma das melhores oportunidades à medida que o mundo continua se movendo em direção ao digital.
Que coincidência encontrar alguém que conhece Paulina aqui. Depois de ganhar até 1,2 milhão, comprei uma propriedade e ações de uma empresa. Posso dizer que ela é um gênio.
O feijão não tem todos os aminoácidos, mas dizem que o arroz tem o que ele não tem, ou seja, o básico feijão com arroz se tornaria uma fonte de proteína completa.
@@droswanhattan8669 fico pensando de onde essas pessoas tiram esse tipo e informação, todos os alimentos tem aminoacidos, mas nem todos tem todos eles, entende? O arroz também tem aminoacidos.
@@CarlosHenrique-or2jg além disso: "Fontes de proteína animal, como carne, peixes, ovos e leite proveem todos os amino ácidos essenciais. Plantas como a quinoa, semente de cânhamo, amaranto e soja também, embora a utilização deste aminoácido esteja influenciada pelo aminoácido limitante. Por exemplo: se uma fonte contêm todos os aminoácidos, mas tem uma quantidade muito pequena de lisina, o corpo humano só vai absorver os outros na proporção que a lisina for utilizada para síntese de proteínas, e os aminoácidos em "excesso" serão desaminados e transformados em GLICOSE ou gordura." Carne é o alimento mais nutritivo que existe.
Boa noite, Lucas. Estou sempre ao lado da ciência de fato. Estudos, pesquisas e evidências tem mostrado que o consumo de carne só tem causado prejuízos à saúde e sofrimento para todos. Gostaria de assistir um vídeo seu mostrando essa realidade. Não sou vegana, maa conheço várias pessoas que são e com uma supersaúde (sem tomar suplementos).
Faz uns 7 anos que eu estudei muito sobre sardinha e ela é com total certeza o melhor alimento para quem quer fazer academia e principalmente para competição, no estágio em que vc precisa ficar com extremamente baixo teor de gordura, já que contém praticamente 0 carboidratos, só tem gorduras boas, colesterol bom, omega, vitaminas, cálcio e se não me engano até tem anti oxidantes (acredito que possa ser pelas 2 gorduras boas). Eu comia 1 lata no almoço e 1 na janta, fiz isso por várias semanas e eu realmente fiquei extremamente forte, muito bem definido e saudável pra caramba. Depois que eu comi comida normal porém em uma porção bem maior eu senti que eu tive muito mais energia que o normal, ou seja as calorias da sardinha realmente era extremamente baixa, o que também não era um problema já que as fibras e a própria proteína me mantia muito forte e com extra de energia que eu não parecia ter. Ah e sempre foi a sardinha em lata em água e o próprio suco, de resto eu sempre evitei 100%, só como se for 0% de nutrientes adicionais
Faz sentido grande parte do que você falou, menos a parte das fibras, não conseguimos digerir fibras, algumas bactérias que temos conseguem mas numa quantidade baixíssima.
@@Lue1337 faz sentido, só que eu acredito que meu corpo aprendeu a absorver mais porque eu comia só isso por muitos dias, eu realmente não sei como eu consegui já que o gosto é muito forte e ainda mais todo dia só isso, então meu corpo aprendeu a absorver melhor todos os nutrientes, e espero que fibras também tenham melhorado
@@Lue1337 as fibras são carboidratos que não digerimos, mas elas alimentam as bactérias "boas" no nosso intestino, por isso é interessante comer bastante fibras sim. além de trazerem saciedade
Lembrem-se que por mais que tenham os mesmos macros/micronutrientes, não significa que contenham as mesmas substâncias. Geralmente na carne há melhor biodisponibilidade dos nutrientes para o corpo humano (até pq está em um formato que outro corpo animal utiliza).
Essa canal prefere fazer um desserviço com todos pra fazer média com veganos e vegetarianos, por isso mesmo vai continuar essa bosta aí, sempre traz informações erradas, desatualizadas e quando tem algo perto da verdade é básico e incompleto de mais.
Não é propaganda vegana nem teoria da conspiração, mas simplesmente que a biodisponibilidade significa que a proteína vegetal não contém um ou outro aminoácido essencial na própria estritura, por isso que veganos não comem só feijão, ou só lentilha, mas se escolhem um mix para poder compensar isso. A biodisponibilidade do ferro: quem faz dieta vegana vai estar mais atento ao consumo de alimentos com Vit. C. Quem come carne sem comer frutas e verduras pode adquirir doença do intestino irritável, ou pior ainda o morbo de Chron visto que carne não tem fibra, aí tem que integrar com os alimentos vegetais. A variedade é o aspecto mais importante de todas as dietas.
Sabia de quase todas informações pois não como carne (e como vc disse, peixe tb é carne, assim como presunto, peito de peru, etc 😂) então sigo orientação de nutricionista. Na real sou ovolactovegetariana. Até onde sei, os feijões tem quase todos aminoácidos que necessitamos menos um que o arroz tem, assim a combinação feijão-arroz é perfeita. Sigo a orientação comer algo de vagem (feijões, lentilhas, etc) com algo de espiga (arroz, cevada, quinoa, milho...) para garantir os aminoácidos.
Atualmente como 8 ovos por dia, já cheguei a comer 16 quando estava tentando ganhar peso (não consegui pegar mais que 56kg), tenho outras carnes no congelador fazendo aniversário porque simplesmente ovo é meu favorito, continuaria comendo muitos mesmo que fosse caro e não saudável.
Muito top amigo, ovo é um alimento bom mesmo, principalmente por que tem muito colesterol que é uma das principais matérias primas pra produzir hormônios, mas coma mais carne vermelha também, principalmente os cortes com mais gordura, aí verá sua saúde melhorando drasticamente e será muito mais fácil construir músculos.
Não sou ele, mas que eu saiba são muito melhores que a carne do animal e tem valores muito acessíveis. Isso vale tanto para o boi, quanto pra o frango.
"Ta mais que provado que proteína é proteína", nossa, NÃO TA NÃO! A biodisponibilidade e o perfil aminoacitico varia de fonte pra fonte. De forma bem simplificada: quanto mais a proteína que você ingerir for semelhante às que você produz, mais fácil será digerir e principalmente absorver e utilizar o que você ingere.
Só?! Sou vegetariana e fico dias sem comer ovo. Meus exames de sangue (que são detalhados porque tenho mais de 60) são quase excelentes, mas só preciso suplementar vitamina D. Dr. Eric Slywitch comenta bastante sobre alimentação vegana, com base em dados científicos.
@@fehz704 Vc leu que eu faço exames detalhados todo ano? Só sofro de deficiência de vitamina D e é isso que eu tomo. Como referenciei: Dr. Eric Slywitch esclarece bastante sobre a alimentação vegana, com pesquisas científicas. Não sou vegana. Sou vegetariana.
Faz uns 3 anos que parei de comprar carne bovina por causa do preço. Inclusive conheço mta gente que tbm migrou pro frango pelo mesmo motivo. O dia que a carne de frango virar uma commoditie, estaremos lascados.
Usem SOJA. Proteina Texturizada de Soja (PTS) custa 6 reais aqui perto de casa o pacote com 400g, o que dá 200g de proteína (equivalente a quase 1kg de peito de frango cru)
O segredo é comer várias fontes proteicas. Sou vegano há 3 anos, como aveia, amendoim, grão de bico, soja, feijão, arroz integral, massa integral, ervilha... Além da proteína, consumo vários nutrientes diferentes que contribuem pra uma alimentação saudável.
Não falou da soja… estava esperando falar dela. Não como carne, pratico exercícios na academia. Então uso: lentilha, grão de bico, soja e ovo. Além de outros alimentos.
@@PessoaAleatoria01 o vídeo fala de "perda de poder de compra de nosso dinheiro", mas não diz nada em relação a que ou fala sobre taxa de câmbio. Além disso, o aumento do consumo de aves deveria reduzir o aumento relativo do preço da carne vermelha.
Não precisa de file mignon, mas apenas um bom cozinheiro para a gente comer até os ossos de uma costela. Carne bem barata aqui em minha cidade. Preço justo.
Quem trabalha tem o direito de comer bem , enquanto voce se conforma em roer ossos de costela os politicos se empaturram de filet mignon e lagostas , esse e o resultado desse lixo de governo do amor e se prepare que vai piorar !!!!!!.....
Do ponto de vista nutricional, o vídeo está ótimo. Do ponto de vista ambiental, ético e até econômico, pois as vezes comprar frango e sardinha não é barato, o vídeo não está bom. Só o feijão que salva. Ou seja, se for para atender diferentes áreas da ciência como nutrição, meio ambiente, ética e economia, só o feijão é um bom alimento dos que você citou. Ah! Feijão é bom ser combinado com cereais, tendo todos os macro nutrientes e boa parte dos micro nutrientes. Misturar cereais com feijão é melhor que misturar feijão com outras leguminosas. Na prática, a comida mais barata, literalmente o feijão com o arroz da cozinha, é a melhor opção alimentar.
Acho que esse vídeo ficou com uma falha bem grava na informação ela até apareceu ali, mas engana muito quem está assistindo buscando substituir a proteína de fontes animais todos os alimentos ali são crus, mas a carne depois de feita reduz de peso e volume, então um bife seja de carne ou frango com 100g, vira facilmente um bife de 85g feito, mantendo as mesmas gramas de proteína. Já o feijão faz o processo ao contrário, depois de feito ele pode ganhar até 4 vezes seu peso então em comparação comer um file de frango grelhado de 85g equivale a comer quase 400g de feijão, o que é um absurdo de feijão
Entendo seu ponto, mas não existe um "certo ou errado" nessa questão de considerar o peso da água. Eu pessoalmente acho que é melhor dar o valor do alimento no estado cru, pois não sabemos como a pessoa vai preparar o alimento e diferentes métodos podem resultar num diferente peso final. Eu gosto de comer feijão "seco" (sem caldo, só o grão cozido) e ele fica mais ou menos com o dobro do peso do estado cru. Quanto mais caldo (que é essencialmente agua) mais peso o feijão tem, mas sem calorias. Pra uma pessoa leiga que não entende que uma concha de 100g (que tem 40g de feijão e 60g de água) não é a mesma coisa que 100g de feijão, isso pode ser problema. As vezes faço hambúrguer de feijão usando 50g de feijão (pesado cru, o que tem 10g de prot) cozido e um pouco de farinha pra dar liga. Após ser "frito" na Airfryer (processo que faz ele perder água) o hambúrguer fica com cerca de 65~70g. Perceba como o método de preparo muda bastante a relação peso/proteina. Contanto que as pessoas entendam a diferença, não vejo sentido em considerar o peso da água.
3 anos atrás, um quilo de picanha era 80/100$, hj tá 50, nas promoções chega até 40, será que tá tão caro assim? E carne de 2a sai na média de 20/22, e são excelentes.
Descobriram um cartel com 33 grandes empresas pra combinar salário baixo Donos de empresas já estão reclamando da baixa taxa de desemprego, a menor desde o governo Dilma E o colega já disse, picanha estava 100 reais, hoje está entre 50-70reais Carne mais barata, mais empregos, com salários maiores, a picanha não vai ficar de graça, mas vai dar pra comprae
24 วันที่ผ่านมา +5
@@ledacostalima2723 picanha fatiada (colchão duro) não é picanha. O pessoal é enganado, que nem aquele leite condensado e leite em pó que vendem que é feito com o soro do leite, que por sinal o verdadeiro passou de 6 para 9,90. Não tem como comparar, picanha de verdade só a peça e continua cara!
21 วันที่ผ่านมา +1
@ledacostalima2723 picanha fatiada era 30, só que antes era colchão duro, mas no governo do amor se identifica por picanha fatiada :) é igual comparar o leite moça, que por sinal já está por 10,90, e comparar com o composto lácteo semi desnatado condensado reconstituído.
Até concordo com vc, mas em parte, lembro q estava tudo caro, inclusive o ovo não se salvou. Não concordo com a situação atual, mas pelo menos não temos fila de osso. Ainda não tivemos nada substancial e com medidas políticas suficientes pra derrubar a desigualdade social imensa do nosso país.
4:40 - como 2-3 por dia. Como foi falado do feijão (curiosamente ignorado pelos marombas😂) fundamental na ingesta protéica, temos a opção barata da proteína texturizada de soja, q esta em média R$10 o quilo.
Sugiro que você acrescente a palavra "vermelha" ou carne de vaca...porque frango e peixe também são carnes. Eu cliquei no vídeo achando que vc iria falar sobre substitutos vegetais...😊
Sempre faço uma tortinha de repolho c sardinha, acrescento milho, azeitona, ervilha e os temperos de uma moqueca. Fica uma delícia e pode comer gelada tbm
Já li matérias de nutricionistas do exterior a respeito e vi receitas de brownies e bolos usando a massa de feijão cozido para aumentar o teor proteico. Fica muito bom. Passei a olhar o feijão de outra forma. O bolo de chocolate com massa de feijão, além de nutritivo, é delicioso!
Todo mundo achou que ia comer mais picanha e eis que estamos aqui tentando achar motivos para consumir menos carne vermelha (só para não citar os preços altíssimos). Eis o Brasil. 🤡🤡🤡
E aí? Já consome algum alimento da lista? 🥩
🥗Marmitas da Liv Up! 👉bit.ly/livupolaciencia2 Cupom CIENCIA15 para 15% de desconto na primeira compra!
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
Carnes vermelhas: www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/alimentacao/carnes-vermelhas
Informação nutricional do acém: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/2646174/nutrients
Informação nutricional do peito de frango: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/171077/nutrients
Informação nutricional da coxa de frango: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/331897/nutrients
Informação nutricional da sobrecoxa de frango: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/2646171/nutrients
Informação nutricional da asinha de frango: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/733150/nutrients
Informação nutricional do ovo: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/171287/nutrients
Informação nutricional da sardinha: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/1098984/nutrients
Informação nutricional do feijão carioca: fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/175199/nutrients
Consumo de peixes pode reduzir doenças cardiovasculares: Unlocking the potential of forage fish to reduce the global burden of disease
Recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia para consumo de peixes e ômega 3: publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/aop/2019/aop-diretriz-prevencao-cardiovascular-portugues.pdf
Aumento do risco de doenças cardiovasculares associado ao aumento do consumo de colesterol, mas não ao consumo de ovos: Estudo (2019): Associations of Dietary Cholesterol or Egg Consumption With Incident Cardiovascular Disease and Mortality
Atualizações do estudo sobre ovos, colesterol e risco de doenças cardiovasculares: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10285014/
Aumento do colesterol da dieta não aumenta o colesterol do sangue: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9143438/pdf/nutrients-14-02168.pdf
Pessoas que aumentaram o consumo de ovos tiveram aumento de HDL (colesterol bom): pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18575296/
Feijão não tem todos os aminoácidos, fazendo-se necessária a diversificação das fontes de proteína vegetal: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31066877/
Maravilha o Olá Ciência sempre me surpreendendo, com certeza já era minha última opção a carne , frango maravilha, quanto aos ovos vou ter que diminuir pois uso quatro pela manhã além de gostar a nutricionista não tem levado em conta eu ter os meus lipídeos alterados , até mesmo por genética , vou diminuir , estou em dúvida quanto ao fígado bovino é a mesma coisa da carne para quem tem colesterol elevado como o meu
Por favor. Você que luta contra a desinformação científica que atinge milhões de pessoas no mundo.
Faz um vídeo falando claramente de forma científica, que só existem 2 gêneros humanos e que é impossível mudar de gênero.
.
Sim
*SUGESTÃO DE TEMA:*
suco de caixinha vs refrigerante
por favor façam um vídeo bem detalhado pra saber qual é o mais prejudicia pra saúde,aposto que muitas pessoas possuem essa mesma dúvida 🎉
Comprei marmitas da Liv Up e eu e minha noiva tivemos intoxicação alimentar. A resposta deles foi um mero reembolso, nem recolheram as marmitas pra averiguar e ignoraram meus apelos. Pelo que pesquisei é um problema recorrente. Passem longe.
Sou nutricionista e gostaria de fazer uma correção. Faltou dizer que o dado sobre feijão remete a 100g de feijão cru. O feijão cozido tem apenas 4,8g de proteína por 100g. 100g de frango ou carne vermelha cozida tem de 28g a 32g de proteína. Usei como fonte a TACO (Tabela brasileira de composição de alimentos).
Mas na tabela ele coloca a observação de que é cru
@@uakirasilva2073 A vontade de 'julgar' fez com que ele procurasse um erro, o que o impediu de prestar atenção nas informações do vídeo.
Apesar da observação do colega, eu tbm não tinha reparado que era cru... outra coisa, acho que o vídeo deveria já ter dito sobre todos os alimentos já cozidos pq NINGUÉM come nada disso cru...
Existe algum prato com feijão cru ou alguma maneira de diminuir a perda de nutrientes que rola no cozimento? Pergunta sincera 😂
@@luisbecker5050 Tbm tenho essa dúvida, já que a perda, pelo visto aí, é de 80%... É MUITA COISA!!
Alguns detalhes que acho importante ressaltar. Apesar da sardinha ser relativamente barata (~5 reais uma lata), a relação de preço/kg dela não é interessante, já que se em uma latinha vem 85g custando 5 reais, o kg da sardinha ENLATADA beira os 60 reais! Se o objetivo é ser barato não vejo a sardinha como uma opção viável.
E sobre o feijão, como você bem deixou escrito a tabela considera o peso cru do feijão, quando comemos ele cozido a quantidade de proteína a cada 100g é de ~6g. Então o feijão passa longe de ser uma opção para substituir a carne. Sem contar a grande questão da digestibilidade (que chega a ser muito mais importante que a composição, já que o nosso cabelo, por exemplo, é 100% proteína, mas ela não é nada digestível), encontrei uma dissertação em que a digestibilidade da proteína do feijão foi de no máximo 48%, enquanto a digestibilidade da carne, ovo e até dos cogumelos superam os 90%.
EDIT: Pra quem está falando que o kg da sardinha em X cidade é Y reais, ótimo! É uma opção de proteína barata pra você, mas vale a pena lembrar que produtos como peixes são bens com preço local, da mesma forma que o salmão na noruega vai custar menos de 4 euros o kg enquanto aqui o valor ultrapassa os 100 reais, o valor da sardinha vai variar de acordo com a região, e pra quem mora no interior (longe dos litorais) a sardinha in natura é difícil até de se encontrar, quanto mais nesse preço. Mas vale lembrar que a discussão aqui não são peixes in natura, e sim as sardinhas enlatadas.
Isso mesmo. Vejo muita gente recomendando sardinha e atum como opção barata, mas na verdade sai muito 🫰🫰
@@lfelipespSão animais selvagens em risco de extinção. O consumo deveria ser diminuído. Sem contar que atum está no topo da cadeia alimentar e por isso concentra metais pesados
Sardinhas fresca é mais barata
A sardinha im natura é barata sim, em lata é caríssima, só qd não tem outra opção.
Soja))
Por favor, faz um vídeo com opções vegetais para substituir carnes🙏
vegetais nao substituir carne kkkk
@@Welton20min pse, vegano é engraçado
Não vi o vídeo mas minha recomendação é a soja texturizada, é bem acessível (uns 8 reais o pacote de 400g) e dura bastante, além de ser proteína de boa qualidade e tem uma boa digestão.
Eu mesmo sempre tenho aqui em casa como coringa para não gastar muito.
É a proteína de soja texturizada?
Queria não focar nos veganos porque queria que o vídeo fosse mais geral, mas sim, é uma excelente opção!
@@olacienciadr Lucas fala da banha de porco pra cozinhar comida se é bom bom ou não 😊
o foda é o sabor de papelão... Daí tem de fazer um tempero bem caprichado. E o preparo também não é nada pratico.. Tirando isso é realmente uma bem barata de proteína.
@@lordbhz verdade, é meio chatinho de fazer. Acho q o segredo pra acostumar é não pensar q vai ser idêntico à carne e acabamos apreciando do jeito q é, kkkkk
CA RAM BA, desde que eu comecei a cuidar da minha alimentação, acabei por deixar o feijao de lado, dando mais enfoque ao arroz (carboidrato), coxa de frango (proteina e gordura) e salada (fibras). Mas graças a esse video, irei começar a comer feijao sempre que possível, nao fazia ideia que ele fosse um alimento tao bom, otimo em macros, micros e fibras! +1 inscrito.
@@Shiloe124 pode deixar, valeu pela dica!
@@Shiloe124👍isso mesmo !
Só uma coisa, dá uma olhada no valor nutricional do feijao cozido. O que foi apresentado no video é sobre o feijao cru, como nao comemos feijao cru o valor nutricional dele é cerca de 4x menor que o apresentado
@@Igor-rq5mp exatamente. Infelizmente as informações são distorcidas para caber na ideologia. Do ponto de vista nutricional natural, carne é insubstituível. Todos os aminoácidos essenciais são encontrados na carne.
Feijão e arroz se completam em termos de aminoácidos , mas acrescenta-lo estará aumentando mais a qtdade de carbo que de proteínas e dependendo do seu objetivo pode não ser interessante. Como esclareci depois de seus comentário, o feijão cozido, tem 4,8g de proteína e 13,59g de carbo. A informação do vídeo é do feijão cru, que certamente vc não come 😉
Não foi citado no vídeo ( especificamente) mas eu recomendo demais o filé mignon suíno custa em média R$ 18,00 a R$ 20,00 por Kilo.
Porção de 100 g
Proteínas (g) 22g
Gorduras Totais (g) 2,0g
Gorduras Saturadas(g)1,0g
Único problema é que é muito gorduroso. É difícil comer todo dia
@@davibrandao3574 menos gordura que a carne vermelha e bom para diversificar ...com peixes, frango e leguminosas.
@@danielncarvalhosim o filé mignon suíno é totalmente diferente de bacon. Acho que as pessoas que pensam em carne de porco se lembram da linguiça e do bacon, por isso dá confusão.
@@mariadasgracasspbr exatamente é uma corte com quase nenhuma gordura pq diferente do boi o porco tem sua gordura bem separada da carne.
Mentira do kralho
Muito bom, como sempre. Pra ficar mais completa, faltou falar das propriedades de algumas PANCs (plantas alimentícias não convencionais) como o peixinho da horta, por exemplo.
Há um "pequeno" problema com essas comparações: todas as referências foram apresentas em PESO CRU. Quando prontas, as carnes reduzem seu volume, pois perdem água e aumentam a concentração de proteína, enquanto que as leguminosas ganham água, aumentam o volume e tem a proteína diluída. Assim, 100 gramas de peito de frango passa a ter algo em torno de 30 gramas de proteína, enquanto que 100 gramas de feijão pronto passa a contar só com 6 gramas de proteína.
🎉🎉🎉 obrigada. Para o feijão substituir a carne a gente tem que comer meio quilo de feijão cozido 😅
Existe peso cozido/frito?
Infelizmente esse é o modus operandi de quem quer ganhar cliques acima de tudo! 😮💨Fazem uma comparação sem pé nem cabeça. Se ele falasse que o feijão após cozido vai passar a ter só 6 gramas de proteína não faria sentido colocar feijão no vídeo dele. O mais importante aqui são os likes, não a informação (infelizmente).
Perfeita sua colocação... acho que o vídeo foi falho nesse sentido
Por isso eu não estava entendendo a comparação. De fato, quem é vegano tem que procurar várias fontes de proteína.
Agora faz um vídeo dos alimentos cozidos, que é como consumimos.
outra sugestão é fazer hambúrguer de feijão. é fácil fácil! só amassar o feijão com aveia e temperar a gosto, e grelhar antes de comer.
Quando eu era crianca/adolescente minha mãe fazia uma receita que chamava bife de feijão.
Feijão de qualquer cor?
@@andreamenezes6678 sim sim. feijão, lentilha, grão de bico... pesquisa rapidinho aqui no TH-cam mesmo, aparece um monte de receita saudável de hambúrguer de leguminosas!!!
E quanto ao ferro m ,imagino que só a carne vermelha tem, outras proteínas possuem este mineral fica aqui minha dúvida desde já muito obrigado.
Esse vídeo caiu como uma luva! Eu com 10 conto pra comprar carne até sexta-feira (quando meu cartão alimentação cai) kkkkk
kkkk é complicado!!
100g de carne pronta tem em media 30g proteinas, ja 100g de feijao cozido tem somente 5g de proteínas, ali no vídeo ele mostra os alimentos cru
@@Gustavo-gc7ic isso é verdade. Não entendi ao certo porque ele cometeu esse equívoco. Entretanto, o feijão preto já tem uns 8 de proteína e já dá um help.
Entendo bem esse malabarismo !
Melhor ovo com arroz !!
@@matheusjunio2723 Aqui em casa só comemos feijão preto.
Excelente vídeo, cortei as carnes de boi, porco ou galinha mas como muito ovo e comia atum mas sempre preferi as sardinhas e quando descobri que a sardinha tinha mais proteína do que o atum sai a procurar mas por incrível que pareça em Portugal, onde vivo, atum é sempre barato e a sardinha dificílima de encontrar, quando encontro compro sempre o filé pq vem sem escanas e também sem espinhas, e em azeite, que por sinal são gostosas demais. Tem problema ser os files de sardinha???
Sou vegetariano a uns 6 anos. Gaúcho de 62 anos, antes não era domingo se não tivesse churrasco. Hoje, com grão de bico, lentilha, ervilha e feijão na dieta, não sinto nenhuma falta da carne.
Ao contrário, meus exames médicos melhoraram muito.
Como supre as algumas vitaminas como b12?
@@skrzydlat21 vegetarianos comem ovos e derivados do leite (que possuem B12.) De qq modo, sempre é possível suplementar. Aliás, comer carne não garante q teus níveis de b12 vão estar ok - pois algumas pessoas não tem boa absorção pela "via tradicional" (daí, mesmo comendo carne é importante suplementar!)
@@skrzydlat21 40% da população americana é deficiente em B12. Podemos concluir que isso não é um problema exclusivo de veganos e vegetarianos, visto que eles nao preenchem nem metade dessa parcela. Geralmente os veganos e vegetarianos suplementam (forma mais segura de obter B12) e seguem a vida. Isso não quer dizer que a dieta é deficiente ou inadequada, ora, por que suplementamos ferro na farinha de trigo? Por que colocamos iodo no sal? Seria adequada somente a dieta com crustáceos ricos em iodo todos os dias? Se fossemos concluir adequada somente a dieta sem suplementações, quase todas seriam ''não saudáveis''. Dito isso, a forma mais adequada e segura de obter B12 é a suplementação após checagem em exames laboratoriais, à companhia de algum profissional da saúde.
@@VictorTerhorstNunes se caso americanos seja estadunidense(ou é América mesmo?), essas pessoas também são obesas, e poder comer coisa que atrapalha a absorção,eles não me parecem um povo que sabem se alimentar, essas medidas que você citou se não me engano, foi para não criar má formação de feto em pessoa pobres e o iodo câncer de tireóide,mas não que seja impossível fazê-las.
Obrigado pelas respostas
Video muito bom, excelente. Acho que só faltou mesmo falar da questão da vitamina b12 que falta no feijão e em legumes no geral pras opções veganas. Mas fora isso, sensacional
Amoooooo feijão. só como feijão preto, é verdade que é o melhor em nutrientes? Faz um vídeo sobre feijões incluindo o feijão azuki. Adoro o canal!
Amo seus vídeos!Sempre atuais e necessários!Parabéns à equipe.
Parabéns! Bastante instrutivo! Só senti falta de saber a taxa de proteína do queijo (ou dos queijos...).
💪🤗👍Sou vegetariana. Ovo-lacto. Me surpreendeu a quantidade de ovos que você quer que eu coma.
Mas feijões, lentilhas, grão de bico e linhaça moída e outros têm ajudado
e o legal de feijões, lentilhas, grão de bico e linhaça é que não envolve crueldade 💚 já os ovos....
@@isabelnapoli112 se você criar suas próprias galinhas, não haverá crueldade, pois você vai cuidar delas, em retribuição ao cuidado que dá, elas lhe darão ovos não galados.
@@Augusto200100 mas se eu nao considero isso alimento então eu não preciso comer, nem se eu tivesse galinhas. muitas vezes elas precisam dos ovos não galados pra repor nutrientes. são animais que estão nesse planeta há milhares de anos e elas não existem em função de nós e não chocam ovos para nós, já parou pra pensar?
@@isabelnapoli112 certo, eu não sabia que você não considerava os ovos como alimento
Poderia me tirar uma dúvida? Eu como carne de preferência frita por exemplo coxão mole, bisteca suína, (as vezes) linguiça toskana
Juntamente coloco ovo frito para completar e vareio tbm comendo só sardinha para não ficar sem falta do omega 3. Mas, a dúvida é que tem como eu continuar saudável só comendo carnes fritas pq não sou muito fan de carne cozida gosto mais de frita ou até mesmo assada, da para ficar saudável assim ?
Não.
Eu "frito" na Airfryer, não fica exatamente igual pq não tem óleo mas fica bom, meus exames são excelentes, tenho 5% de gordura corporal e as vezes como frito no óleo por imersão pq não tem nada mais gostoso que frango frito kkkkkkk
a tabela nutricional dos alimentos apresentada foi feita com todos eles crus, o que é um problema, porque a gente não come frango ou feijão cru
enquanto o frango grelhado perde liquido e fica mais denso em proteina, por exemplo. Com o feijão é o contrário, que absorve muito liquido e fica menos denso em proteina
sendo assim não é muito justo compara-los na forma crua
Acabei de fazer exatamente a mesma ponderação sem ter lido seu comentário. Perfeito!
Mas não tem nada a ver, o que vai mudar é só o volume que você vá comer, do mesmo jeito que o feijão perde nutrientes na água(caldo) se você tomar o caldo pega quase tudo de volta , alguns realmente vão com Deus
@@skrzydlat21 não é assim que funciona. 100g de feijão cozido tem menos proteina que 100g de feijão cru, não pq o feijão perde proteina no cozimento mas pq ganha água e a água adiciona peso sem adicionar proteina
@@Igor-rq5mp não entendi o que muda além do volume
@@skrzydlat21entendo os dois pontos, é que se comparar, os 100g de feijão cru vai absorver mais entre 100 até 400g de água (pesquisei rapidamente e achei números que variam muito). De qualquer forma, então a pessoa vai ter que comer proporcionalmente mais pra adquirir a mesma quantidade de proteína
Olá Lucas, faz um vídeo sobre o problema de hormônios e antibióticos nas carnes em geral? E também sobre o problema ambiental da pesca predatória que falam no documentário Netflix Seaspiracy?
Tenho dois vídeos bem antigos sobre isso, procura "como contribuimos com a resistencia bacteriana ola ciencia". Essa pauta do veganismo e da produção extensiva de carne não costuma ir bem aqui no canal, por isso, não repeti.
@@olaciencia vou procurar! Quanto mais eu pesquiso mais eu acho evidências de que comer animais é desnecessário, ruim pro corpo, ruim pro meio ambiente e não tem como ser ético. Obrigada Lucas! sucesso pra vc!
@@PatIAWS 1º Não é desnecessário 2º Não é ruim para o corpo 3º Até o cultivo de vegetais são ruins ao meio ambiente, ser ético(a) é falar a verdade e não ser fanática. Só sobrevivemos pq na era glacial comemos carne... radicalizar ou demonizar a carne que até Jesus comeu não é um bom caminho ;-)
@@PatIAWS Quando ele se propõe a ter um canal sobre ciência; e quando ele diz que se a pauta do veganismo e da produção extensiva de carne não costuma ir bem no canal, então ele evita abordá-la; a implicação é que ele entra em contradição. Pra demonstrar isso: se o canal é de divulgação da ciência, e se a pauta vegana e a da sustentabilidade da agropecuária são pautas que têm, cada qual, subtópicos diretamente científicos (ou seja, pra além dos subtópicos da ética animal e ética ecológica), logo, ele deveria abordar, no mínimo, estes subtópicos científicos que são partes do todo da pauta vegana, não evitá-las porque elas "não caem bem no canal". Essa demonstração é válida apenas se partimos da premissa de que, num canal de divulgação científica comprometido com a ciência, logo, com a sociedade, o valor da ciência, dos saberes cientificamente relevantes à sociedade, terá prioridade sobre outros valores no momento de se escolher a produção de vídeo que será realizada. Agora se a premissa parte da prioridade de outro valor (como monetização, ou intenção de manter o quantitativo de audiência em curva ascendente, ou não sofrer pressão de grupos econômicos agropecuaristas, ou outro valor qualquer não ligado a motivações egóicas), então a demonstração não é válida, pq parte de outro mundo possível de valores, outro sistema de referência. Neste último caso, a audiência tem que ter ciência clara de quais sãos os princípios e valores do canal.
@@olacienciagostaria de saber mais sobre o impacto da sexagem de peixes
Apesar de eu ser da outra ciência, esse canal é o meu favorito ❤
Sou da psicologia
Tá dentro das ciências da saúde e humanas, tá dentro! OBRIGADO
Recomendo procurar informações em outros canais, esse canal é péssimo na maioria das informações.
Opa, fala Lucas, quando der faz um video sobre narcolepsia e hipersonia Idiopática. Forte abraço.
Quando chegou no ovo eu pensei que fosse me decepcionar com o vídeo. Mas quando a pessoa estuda e busca conhecimento e verdade a qualidade das informações é de outro nível. Parabéns pelo excelente vídeo. Só não consumo soja pq existem outros pontos dela que considero negativos pra nossa saúde.
Expectativa: picanha e cerveja.
Realidade: você pode substituir a carne vermelha por feijão, e o álcool faz mal em qualquer quantidade.
É só trabalhar e comprar a picanha e a cerveja
@@mari58661 e não votar em partido socialista.
@@sidineischmidt6046melhor msm é votar no partido fascista do pseudo ditador que mergulhou o Brasil nessa crise alem de matar mais de meio milhão de pessoas.
Mano iria te apoiar nessa + nem precisa sua resposta destruiu comentário besta 👏👏👏 tem gente q acha bom pagar + impostos 🤦🤦🤦
Boot do bolsonabo
Oi Lucas, muito bom saber sobre as variedades de opções de proteína para os veganos. 👍
A lata de sardinha tá o preço de um boi
e ele falando que é baratokkkkj
Atum então nem se fala!
@@Fiapovagalume eu morava em Goiânia Go o Kiko 1 kg de frango era 17,00 já cortadinho só o peito, e uma lata era 5,oo sardinha pelo menos em Goiânia vale muito mais comprar o frango, sem contar que ainda pode comprar o frango inteiro 9 reais joga fora as moelas e cozinha e desfia da uns 700 gramas de frango desfiado por 10 reais
@@Fiapovagalume agora aqui em Portugal sim vale muito a pena a sardinha, eu comia só sardinha macarrão e feijão, sardinha 77 cetimos(centavos deles) e o frango 8 euros
Aqui em MG to pagando 4,50 por lata, o que é caro, sem sombra de dúvida. Daria coisa de 60 reais por kg do peixe em questão, logo, como alternativa mais barata é maluquice, PORÉM, como alternativa alimentar é excepcional.
Mais um excelente vídeo. Parabéns.
Só senti falta de deixar bem claro no vídeo, que os alimentos em si, são crus" e não prontos.
Por exemplo o feijão, estamos falando de pra cada 100g dele cru é igual a 26g de proteína... Essas mesmas 100g depois de cozida renderia mais ou menos igual a umas 300g de feijão.
Mas em termos de substituto de carne, em comparação com o feijão, achei que você ia falar da proteína de soja texturizada (ou a carne de soja)... Que é bem mais barato, e se acertar no tempero... Fica perfeito.
Todavia, vou começar a incluir sardinha na minha dieta graças a esse vídeo ❤
Como 4 ovos por dia!
2 cozidos no café da manhã
2 mexidos no lanche da tarde!
Olá ciência
..adoro teus videos...faz um vídeo sobre estas inúmeras sementes q está na moda...chia ..linhaça ...sementes de abóbora...enfim ...eu tenho usado mas ainda nao sei muito sobre ....o quanto consumir ...etc ...obrigada
4:50 uma coisa que aprendi nesse mundo é, nada pode ser feito sem ter moderação e não causar consequências.
Muito bommm Lucas 👏🏻👏🏻👏🏻 poderia falar sobre a Quinoa também, que possui todos os aminoácidos essenciais. 😘😘
Eu gosto de variar feijão, lentilha e ervilha na alimentação diária.
Olá Ciência! Sabia de quase todas informações pois não como carne (e como vc disse, peixe tb é carne, assim como presunto, peito de peru, etc 😂) então sigo orientação de nutricionista. Na real sou ovolactovegetariana. Até onde sei, os feijões tem quase todos aminoácidos que necessitamos menos um que o arroz tem, assim a combinação feijão-arroz é perfeita. Sigo a orientação comer algo de vagem (feijões, lentilhas, etc) com algo de espiga (arroz, cevada, quinoa, milho...) para garantir os aminoácidos.
Aqui em Foz não subiu tanto não (preço por quilo)
Posta Vermelha: 27,90
Ponta de peito: 19,90
Bisteca: 24,90
Mesmo assim é uma boa variar, afinal carne branca e peixe (sardinha) além de mais baratos, são mais saudáveis.
Errado, carne de ruminantes é a melhor disparada dos animais terrestres, comer peixes faz bem mas só os selvagens, nada de criados pois não tem Omega 3, já carne de porco e frango devemos evitar ao máximo pois quase não tem Omega 3.
@@Lue1337 pelo que foi mostrado no vídeo, a quantidade de colesterol presente no frango justifica seu consumo como mais saudável que bovino, e a sardinha, mesmo enladada, traz o Ômega 3. Mas eu sou só um mero espectador, não vou te julgar se você pensa ou sabe de algo diferente 🙂
Aqui em Curitiba tá muito caro a carne vermelha, frango também subiu, gratidão Lucas ótima semana ❤❤❤❤❤❤
*SUGESTÃO DE TEMA:*
suco de caixinha vs refrigerante
por favor façam um vídeo bem detalhado pra saber qual é o mais prejudicia pra saúde,aposto que muitas pessoas possuem essa mesma dúvida 🎉
*QUEM APOIA A IDÉIA DA UM "UP" NOS COMENTÁRIOS PRA ELE VER!*
Os dois são uma bomba!😉
@@zeniazip2734
óbvio né,mas eu quero saber qual é o mais prejudicial a saúde porque nem todo mundo é rico pra ter tempo de ficar fazendo suco natural toda hora kkkk
UP!
Rapaz que video top mano! Excelentes informações! Só um ponto que gostaria de complementar que é em relação ao ovo, que até onde sei, tem a maior concentração de colesterol na gema. Se for o caso de se escolher os ovos para a dieta, no caso de ovos cozidos, o interessante é tirar a gema a partir do 5° ovo, ou seja, se for comer mais de 5 ovos no dia, comer somente a parte da clara depois do 5° ovo. Agradeço mano, valeu!
Não sei como é no Brasil, mas aqui em Moçambique eu acho que os frangos de corte não são tão saudáveis assim, um frango com menos de 45 dias já estão prontos para o abate, então são muitos, mas muitos químicos que são injectados nas galinhas para garantir o crescimento rápido...
É meu camarada, vendo seu relato posso afirmar que por aqui não é diferente não, só hormônios......
Olá, Lucas. A sardinha em lata realmente é bom alimento? Lata não é metal....metal pesado? A sardinha em lata é colocada sem tirar tripas, escamas,. etc...E o óleo que tipo é. Existem óleos q não são bons p a saúde. Obrigada pelas informações. São Paulo, capital.
A lata é segura para alimentos e a sardinha é enlatada sem as tripas. Já o óleo não deve ser de primeira qualidade mesmo.
O mercado digital foi a melhor coisa que me aconteceu este ano. Consegui pagar minha dívida e comprar alguns imóveis. Foi uma oportunidade incrível, e estou animado com o que vem a seguir!
Negociar ativos financeiros, especialmente ativos digitais, é uma das melhores oportunidades à medida que o mundo continua se movendo em direção ao digital.
Eu ganho 25 mil por semana
Que coincidência encontrar alguém que conhece Paulina aqui.
Depois de ganhar até 1,2 milhão, comprei uma propriedade e ações de uma empresa. Posso dizer que ela é um gênio.
Como posso enviar uma mensagem para a Professora Paulina?
Paulina está no telegram
Olá ciência! Como sempre claro nas explicações . Esse canal é essencial! VIVA A CIÊNCIA!
O feijão não tem todos os aminoácidos, mas dizem que o arroz tem o que ele não tem, ou seja, o básico feijão com arroz se tornaria uma fonte de proteína completa.
O arroz não tem nada, é praticamente só carboidrato e água.
@@droswanhattan8669 fico pensando de onde essas pessoas tiram esse tipo e informação, todos os alimentos tem aminoacidos, mas nem todos tem todos eles, entende? O arroz também tem aminoacidos.
Exato.
É o que eu digo vamos ao básico
Arroz, feijão, alface, rebolho, file de frango
E após o almoço duas laranjas com bagaço
@@CarlosHenrique-or2jg além disso: "Fontes de proteína animal, como carne, peixes, ovos e leite proveem todos os amino ácidos essenciais. Plantas como a quinoa, semente de cânhamo, amaranto e soja também, embora a utilização deste aminoácido esteja influenciada pelo aminoácido limitante. Por exemplo: se uma fonte contêm todos os aminoácidos, mas tem uma quantidade muito pequena de lisina, o corpo humano só vai absorver os outros na proporção que a lisina for utilizada para síntese de proteínas, e os aminoácidos em "excesso" serão desaminados e transformados em GLICOSE ou gordura."
Carne é o alimento mais nutritivo que existe.
Parabéns de novo. Sempre um excelente vídeo.
Boa noite, Lucas. Estou sempre ao lado da ciência de fato. Estudos, pesquisas e evidências tem mostrado que o consumo de carne só tem causado prejuízos à saúde e sofrimento para todos. Gostaria de assistir um vídeo seu mostrando essa realidade. Não sou vegana, maa conheço várias pessoas que são e com uma supersaúde (sem tomar suplementos).
Então essas pessoas estão mentindo.
Olá vc pode falar sobre a carne suina?pé orelha joelho as partes que mais gosto cozidas no feijão
Faz uns 7 anos que eu estudei muito sobre sardinha e ela é com total certeza o melhor alimento para quem quer fazer academia e principalmente para competição, no estágio em que vc precisa ficar com extremamente baixo teor de gordura, já que contém praticamente 0 carboidratos, só tem gorduras boas, colesterol bom, omega, vitaminas, cálcio e se não me engano até tem anti oxidantes (acredito que possa ser pelas 2 gorduras boas). Eu comia 1 lata no almoço e 1 na janta, fiz isso por várias semanas e eu realmente fiquei extremamente forte, muito bem definido e saudável pra caramba. Depois que eu comi comida normal porém em uma porção bem maior eu senti que eu tive muito mais energia que o normal, ou seja as calorias da sardinha realmente era extremamente baixa, o que também não era um problema já que as fibras e a própria proteína me mantia muito forte e com extra de energia que eu não parecia ter. Ah e sempre foi a sardinha em lata em água e o próprio suco, de resto eu sempre evitei 100%, só como se for 0% de nutrientes adicionais
Faz sentido grande parte do que você falou, menos a parte das fibras, não conseguimos digerir fibras, algumas bactérias que temos conseguem mas numa quantidade baixíssima.
@@Lue1337 faz sentido, só que eu acredito que meu corpo aprendeu a absorver mais porque eu comia só isso por muitos dias, eu realmente não sei como eu consegui já que o gosto é muito forte e ainda mais todo dia só isso, então meu corpo aprendeu a absorver melhor todos os nutrientes, e espero que fibras também tenham melhorado
@@Lue1337 as fibras são carboidratos que não digerimos, mas elas alimentam as bactérias "boas" no nosso intestino, por isso é interessante comer bastante fibras sim. além de trazerem saciedade
@@isabelnapoli112 fibra é antinutriente
@@fehz704 fonte vozes da sua cabeça
Esse canal é sensacional. Obrigado pelo excelente conteúdo.
Lembrem-se que por mais que tenham os mesmos macros/micronutrientes, não significa que contenham as mesmas substâncias. Geralmente na carne há melhor biodisponibilidade dos nutrientes para o corpo humano (até pq está em um formato que outro corpo animal utiliza).
Essa canal prefere fazer um desserviço com todos pra fazer média com veganos e vegetarianos, por isso mesmo vai continuar essa bosta aí, sempre traz informações erradas, desatualizadas e quando tem algo perto da verdade é básico e incompleto de mais.
Ele nunca comenta sobre biodisponibilidade.
@@Lue1337 sempre ocultam a parte que derruba a propaganda vegana
@@VanderA-d2gSim, e ainda ele ta nessa ideia de que gordura saturada mata enquanto o cérebro é literalmente feito de gordura
Não é propaganda vegana nem teoria da conspiração, mas simplesmente que a biodisponibilidade significa que a proteína vegetal não contém um ou outro aminoácido essencial na própria estritura, por isso que veganos não comem só feijão, ou só lentilha, mas se escolhem um mix para poder compensar isso.
A biodisponibilidade do ferro: quem faz dieta vegana vai estar mais atento ao consumo de alimentos com Vit. C.
Quem come carne sem comer frutas e verduras pode adquirir doença do intestino irritável, ou pior ainda o morbo de Chron visto que carne não tem fibra, aí tem que integrar com os alimentos vegetais.
A variedade é o aspecto mais importante de todas as dietas.
Sabia de quase todas informações pois não como carne (e como vc disse, peixe tb é carne, assim como presunto, peito de peru, etc 😂) então sigo orientação de nutricionista. Na real sou ovolactovegetariana. Até onde sei, os feijões tem quase todos aminoácidos que necessitamos menos um que o arroz tem, assim a combinação feijão-arroz é perfeita. Sigo a orientação comer algo de vagem (feijões, lentilhas, etc) com algo de espiga (arroz, cevada, quinoa, milho...) para garantir os aminoácidos.
Atualmente como 8 ovos por dia, já cheguei a comer 16 quando estava tentando ganhar peso (não consegui pegar mais que 56kg), tenho outras carnes no congelador fazendo aniversário porque simplesmente ovo é meu favorito, continuaria comendo muitos mesmo que fosse caro e não saudável.
Cara, mas 8 não é exagerado, não? É bom diversificar.
Muito top amigo, ovo é um alimento bom mesmo, principalmente por que tem muito colesterol que é uma das principais matérias primas pra produzir hormônios, mas coma mais carne vermelha também, principalmente os cortes com mais gordura, aí verá sua saúde melhorando drasticamente e será muito mais fácil construir músculos.
@@VitorFsrPor que seria?
Muito bom o vídeo! E quanto as vísceras como fígado, moela e afins? São bons substitutos?
Não sou ele, mas que eu saiba são muito melhores que a carne do animal e tem valores muito acessíveis. Isso vale tanto para o boi, quanto pra o frango.
@@Kdomanual valeus.
Ótimos !Aminoácidos e proteínas completas !Aliás uma curiosidade as vísceras são a parte mais cobiçada dos leões ,tigres e lobos !
Não basta ver a quantidade de proteina de cada alimento, é preciso tambem considerar a taxa de absorção
Real
pode ficar tranquilo que já tá mais do que provado que proteína é proteína seja vegetal, seja animal, proteína é proteína
Basta combinar cereais com leguminosas q esse problema é resolvido
Sim, mas se não tiver a proteína, fica indiferente a taxa de absorção
"Ta mais que provado que proteína é proteína", nossa, NÃO TA NÃO! A biodisponibilidade e o perfil aminoacitico varia de fonte pra fonte. De forma bem simplificada: quanto mais a proteína que você ingerir for semelhante às que você produz, mais fácil será digerir e principalmente absorver e utilizar o que você ingere.
Adoro o seu canal, meu querido!! ❤❤❤🎉
E a carne de porco ?
Muito bom 😊😃 com muitas dicas interessante!!
Puxa... eu sou vegetariano e como só 2 ovos por dia 🙃
Mas enfim, ótimo vídeo! Com certeza será uma boa fonte de referência
Só?! Sou vegetariana e fico dias sem comer ovo. Meus exames de sangue (que são detalhados porque tenho mais de 60) são quase excelentes, mas só preciso suplementar vitamina D. Dr. Eric Slywitch comenta bastante sobre alimentação vegana, com base em dados científicos.
@@IvoryMadness. Bom olhar também a vitamina B12 e ler sobre o assunto
@@carlabetta-r1s e b12, vitamina A, K2, e um monte de outra coisa
@@fehz704 Vc leu que eu faço exames detalhados todo ano? Só sofro de deficiência de vitamina D e é isso que eu tomo. Como referenciei: Dr. Eric Slywitch esclarece bastante sobre a alimentação vegana, com pesquisas científicas. Não sou vegana. Sou vegetariana.
Obrigado Lucas pelas informações
Problema da sardinha (não a de lata) é que é um peixe muito cheio de espinhos, é até um saco comer ela.
Compre ela espalmada, aberta, vem com menos espinhos, fritinha nem sente e escabeche fica top😊
Eu faço escabeche, e depois passo bem no processador e vira um purê ou patê Detesto as espinhas e assim, elas somem.
Por favorrrr faça um vídeo sobre os COGUMELOS! Você mencionou no final do vídeo...fiquei curiosa
Faz uns 3 anos que parei de comprar carne bovina por causa do preço. Inclusive conheço mta gente que tbm migrou pro frango pelo mesmo motivo. O dia que a carne de frango virar uma commoditie, estaremos lascados.
Carne de frango sempre foi uma commoditie.
@@lucassaba9121 mas o volume de exportação é mto baixo comparado com carne bovina, que está no nosso top 5.
Muito interessante!! Gosto muito de feijao. Nao como carnes nem peixe mas com ovos. Obrigada!
Usem SOJA. Proteina Texturizada de Soja (PTS) custa 6 reais aqui perto de casa o pacote com 400g, o que dá 200g de proteína (equivalente a quase 1kg de peito de frango cru)
Proteína vegetal=lixo
E o que eu faço com a caganeira
Usar essa porcaria transgênico? Tô fora.
nenhuma proteína vegetal substitui proteína animal, sem falar nas isoflavonas que tem na soja.
Mas aí eu vou terminar de virar um soyboy
Adorei esse video, Lucas, tirou minhas dúvidas, obrigada.
O segredo é comer várias fontes proteicas. Sou vegano há 3 anos, como aveia, amendoim, grão de bico, soja, feijão, arroz integral, massa integral, ervilha... Além da proteína, consumo vários nutrientes diferentes que contribuem pra uma alimentação saudável.
💚🌻
"saudaavel"
Não falou da soja… estava esperando falar dela. Não como carne, pratico exercícios na academia. Então uso: lentilha, grão de bico, soja e ovo. Além de outros alimentos.
Consumo todos os dias 3 ovos com manteiga no café da manhã. Deixa saciado por mais de 2h.
Me deixa saciado a manhã inteira até o almoço
Olá ciência! Um conteúdo muito bom Lucas. Obrigada por compartilhar. Bom dia
Bom dia Lucas!
Graças a Deus não gosto de carne vermelha
Amoooo ovo
Por favor, explique a relação entre a perda de poder aquisitivo da moeda e a mudança da relação entre o preço da carne vermelha e do frango.
@@PessoaAleatoria01 o vídeo fala de "perda de poder de compra de nosso dinheiro", mas não diz nada em relação a que ou fala sobre taxa de câmbio. Além disso, o aumento do consumo de aves deveria reduzir o aumento relativo do preço da carne vermelha.
Moela de frango é mto barato e tem excelente quantidade de proteína.. É saudável
Mto sódio
@@BvBRenan Vai estudar amigo. Não tem quase nada de sódio a cada 100g. A carne vermelha deve ter em torno de 5x mais.
A moela tem mais proteína que a carne vermelha, tem mto menos gordura e ainda é mto rica em ferro.
@@PessoaAleatoria01 Por nada, é uma ótima sugestão sim. Eu particularmente acho gostoso. E é mto barato.
@@davidcastrogaloExcelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Faz um vídeo sobre aminoácidos essenciais e as melhores fontes! Seria muito útil!
Não precisa de file mignon, mas apenas um bom cozinheiro para a gente comer até os ossos de uma costela. Carne bem barata aqui em minha cidade. Preço justo.
Fígado custa 9 reais o kg.
😊
Costela é uma carne cara. A maior parte que vem, é osso. E isso encarece o produto final.
Mais da metade é osso 😂
Costela é muito saborosa, pra mim tão boa quanto carnes nobres (quem já comeu um costelão 12h sabe como é)
Quem trabalha tem o direito de comer bem , enquanto voce se conforma em roer ossos de costela os politicos se empaturram de filet mignon e lagostas , esse e o resultado desse lixo de governo do amor e se prepare que vai piorar !!!!!!.....
Tem leite também como fonte de proteina. O problema é ser um alimento inflamatório. Usando o A2 da Piracanjuba, eventualmente
Do ponto de vista nutricional, o vídeo está ótimo. Do ponto de vista ambiental, ético e até econômico, pois as vezes comprar frango e sardinha não é barato, o vídeo não está bom. Só o feijão que salva. Ou seja, se for para atender diferentes áreas da ciência como nutrição, meio ambiente, ética e economia, só o feijão é um bom alimento dos que você citou.
Ah! Feijão é bom ser combinado com cereais, tendo todos os macro nutrientes e boa parte dos micro nutrientes. Misturar cereais com feijão é melhor que misturar feijão com outras leguminosas. Na prática, a comida mais barata, literalmente o feijão com o arroz da cozinha, é a melhor opção alimentar.
Muito bom, um dos melhores canais de ciências que conheço!
Acho que esse vídeo ficou com uma falha bem grava na informação
ela até apareceu ali, mas engana muito quem está assistindo buscando substituir a proteína de fontes animais
todos os alimentos ali são crus, mas a carne depois de feita reduz de peso e volume, então um bife seja de carne ou frango com 100g, vira facilmente um bife de 85g feito, mantendo as mesmas gramas de proteína.
Já o feijão faz o processo ao contrário, depois de feito ele pode ganhar até 4 vezes seu peso
então em comparação comer um file de frango grelhado de 85g equivale a comer quase 400g de feijão, o que é um absurdo de feijão
falando só em quantidade de proteína por porção
Entendo seu ponto, mas não existe um "certo ou errado" nessa questão de considerar o peso da água. Eu pessoalmente acho que é melhor dar o valor do alimento no estado cru, pois não sabemos como a pessoa vai preparar o alimento e diferentes métodos podem resultar num diferente peso final. Eu gosto de comer feijão "seco" (sem caldo, só o grão cozido) e ele fica mais ou menos com o dobro do peso do estado cru. Quanto mais caldo (que é essencialmente agua) mais peso o feijão tem, mas sem calorias. Pra uma pessoa leiga que não entende que uma concha de 100g (que tem 40g de feijão e 60g de água) não é a mesma coisa que 100g de feijão, isso pode ser problema.
As vezes faço hambúrguer de feijão usando 50g de feijão (pesado cru, o que tem 10g de prot) cozido e um pouco de farinha pra dar liga. Após ser "frito" na Airfryer (processo que faz ele perder água) o hambúrguer fica com cerca de 65~70g. Perceba como o método de preparo muda bastante a relação peso/proteina.
Contanto que as pessoas entendam a diferença, não vejo sentido em considerar o peso da água.
Pacote 1 kg peito frango Perdigão 15,90 na promoção e alcatra com maminha 29,90 kg . Patinho, lagarto.. 35,90 kg Petrópolis RJ
2022 o povo vai voltar a comer carne
2024 substituir a carne...
2021 o povo não vai ter nem osso de boi pra comer.
Pobre não come carne, pobre come imposto e amor.
Linguiça tem de sobra pro pobre 😂😂😂😂
@@n0b0dy07 a linguiça que sobra para o povo n entra pela boca 💀
@Joao.Marcos................... é desse jeito mesmo kkkk
Tem como falar do feijão vermelho?? Obrigada e boa tarde.
E vamos fazer o L
Seus vídeos sempre ajudam, muito obrigada.
Prometeram picanha, e hoje até linguiça estou comprando menos, 69,90 o kg! Ta foda. Pelo menos o ovo parou de subir
3 anos atrás, um quilo de picanha era 80/100$, hj tá 50, nas promoções chega até 40, será que tá tão caro assim? E carne de 2a sai na média de 20/22, e são excelentes.
Descobriram um cartel com 33 grandes empresas pra combinar salário baixo
Donos de empresas já estão reclamando da baixa taxa de desemprego, a menor desde o governo Dilma
E o colega já disse, picanha estava 100 reais, hoje está entre 50-70reais
Carne mais barata, mais empregos, com salários maiores, a picanha não vai ficar de graça, mas vai dar pra comprae
@@ledacostalima2723 picanha fatiada (colchão duro) não é picanha. O pessoal é enganado, que nem aquele leite condensado e leite em pó que vendem que é feito com o soro do leite, que por sinal o verdadeiro passou de 6 para 9,90. Não tem como comparar, picanha de verdade só a peça e continua cara!
@ledacostalima2723 picanha fatiada era 30, só que antes era colchão duro, mas no governo do amor se identifica por picanha fatiada :) é igual comparar o leite moça, que por sinal já está por 10,90, e comparar com o composto lácteo semi desnatado condensado reconstituído.
Até concordo com vc, mas em parte, lembro q estava tudo caro, inclusive o ovo não se salvou. Não concordo com a situação atual, mas pelo menos não temos fila de osso. Ainda não tivemos nada substancial e com medidas políticas suficientes pra derrubar a desigualdade social imensa do nosso país.
Parabéns. Como sempre um vídeo maravilhosos.
Frango, peixes e ovos. Dá pra comer bem com essas proteínas! Além do feijão que é uma surpresa para mim!
4:40 - como 2-3 por dia. Como foi falado do feijão (curiosamente ignorado pelos marombas😂) fundamental na ingesta protéica, temos a opção barata da proteína texturizada de soja, q esta em média R$10 o quilo.
Sugiro que você acrescente a palavra "vermelha" ou carne de vaca...porque frango e peixe também são carnes. Eu cliquei no vídeo achando que vc iria falar sobre substitutos vegetais...😊
Ouvi dizer que o arroz complementa o feijão e os 2 juntos tem todos os aminoácidos essenciais, o que teoricamente já substituiria a carne?
Sim, a quantidade de arroz e feijão deve ocupar metade do prato
NAO
Tinha que falar sobre a proteína de soja as vantagens e desvantagens
desvantagens: todas
vantagens: nenhuma
Amooo feijão, lentilha... grão de bico...nossa. deu até água na boca ❤❤❤❤
Achei que o pobre ia voltar a comer carne no governo do amor.
Carne de primeira a 30 reais, tá achando caro 😂
Aqui em BH está muito mais barato do que todo o governo do miliciano
@Thaa3. PROVE!
Aqui em SP , alcatra a 52 reais por enquanto , 30 reais so se for costela ou pescoco , o governo do amor vai matar o pobre de fome !!!!!!!!........
Quanta informação, algumas eu não tinha conhecimento, muuuito obrigada, você realmente é surpreendente 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👊🏽🤩
Preço de carne vermelha está justo, para mim. Proporção de 3 kg de frango para 1kg bovino.
Sempre faço uma tortinha de repolho c sardinha, acrescento milho, azeitona, ervilha e os temperos de uma moqueca. Fica uma delícia e pode comer gelada tbm
Vegano há mais de 8 anos. Os meus exames só melhoraram.
Lentilha, feijão e grão de bico sempre estão no meu prato.
Já li matérias de nutricionistas do exterior a respeito e vi receitas de brownies e bolos usando a massa de feijão cozido para aumentar o teor proteico. Fica muito bom. Passei a olhar o feijão de outra forma. O bolo de chocolate com massa de feijão, além de nutritivo, é delicioso!
Todo mundo achou que ia comer mais picanha e eis que estamos aqui tentando achar motivos para consumir menos carne vermelha (só para não citar os preços altíssimos). Eis o Brasil. 🤡🤡🤡