Essa receita funciona super bem! Descobri o canal do Rene em meados de 2020, ano de pandemia, reclusão e muita introspecção. Ganhei um pouco de fermento natural da mãe de uma amiga e comecei a fazer meu pães. Postei nas minhas redes, as pessoas começaram a encomendar, eu trabalhava fora em dois empregos, cheguei a fazer 6 pães em uma única semana. Em 2022 eu parei de fazer, mas agora estou retornando aos pães, saí do meu emprego, desacelerei, e já estou com um pão em processo fermentação. Vim aqui rever o vídeo pra refrescar a memória e agradecer ao Rene por compartilhar o seu conhecimento. Parabéns e obrigado!
*PRIMEIRA ETAPA* 1 caneca de farinha 1 caneca de água 1 colher de fermento natural (tem receita no canal) Misturar e cobrir, deixar por volta de 12 horas descansando *SEGUNDA ETAPA* Pós descanso 1 caneca de farinha integral ou normal se não tiver 1 colher de sobremesa de sal (rasa) Misturar bem, até incorporar os ingredientes! Deixar descansar por 10 minutos e após isso fazer as dobras: Fazer as dobras de fora para dentro, sobre a própria massa, percebe-se que ela ganha consistência, se estiver muito mole pode adicionar um pouco de farinha. Feito isso, deixar descansar mais 10 minutos e repetir, cerca de 3 a 4 vezes o mesmo processo! *Fazendo o formato do pão* Pôr farinha sobre a mesa Despejar a massa E ir “boleando” para baixo Prepare a bacia onde o pão fará sua segunda fermentação-> coloque o pano de prato, farinha sobre. Coloque o pão no formato dentro da bacia de cabeça para baixo. Acrescente farinha por cima Cubra com outro pano e deixe se possível na geladeira, por 8 a 10 horas. *ETAPA FINAL* Pré aquecer o forno com uma panela de ferro lá dentro (pode ser panela de inox ou alumínio, sem madeiras ou plásticos) CUIDADO COM A TEMPERATURA adicione farinha na panela Jogue mais farinha no pão Coloque o na panela Assine o pão (corte em cima) Deixe por 25 min com tampa fechada E 25 com tampa aberta Prontinho 🥖
Eu sou um professor de ofício e um padeiro caseiro por paixão. E sobre esse vídeo quero apontar algumas coisas: um dos méritos de um bom professor é conseguir adequar o que será ensinado à realidade e ao nível de conhecimento de seus alunos. E o que eu mais gostei nesse tutorial é que o René fez isso mais do que bem, pois apresentou bastante bem uma receita simples para padeiros iniciantes. No final, o resultado foi um pão que normalmente um padeiro iniciante faria: um pão sem muita estrutura, um pouco achatado, mas certamente muito aromático e saboroso. Tenho certeza que alguém que tivesse vindo aqui procurando os primeiros passos para fazer um pão com fermento selvagem e os replicasse em casa ficaria contente com o resultado. Por isso, deixo aqui meus parabéns ao René :)
Seus vídeos não são só aulas, são poesia. Eu achava que nunca conseguiria fazer sequer o fermento, mas há 4 dias comecei, exatamente como você explica, e está já bem ativo. Quero encaixar na rotina dos dias agora e fazer o meu primeiro pão, tudo sob os ensinos do mestre Renê. Grande abraço, professor! E muuuuuuito obrigado por compartilhar aqui seus ensinamentos.
Consegui também!!!! Errei, coloquei farinha integral nas 2 vezes, minha massa ficou super seca e dura. Mas na hora das dobras fui colocando um pouquinho de água e, depois q tirei da geladeira (10h de geladeira) deixei mais umas 3h fora descansando. Aí deu certo! Miolo cheio de bolhas e cresceu lindao ! Foi o meu primeiro pão da vida!!!! Muito obrigada, Rene!
CONSEGUI!!!! Professor Rene, consegui chegar ao fermento natural e fiz o pão de fermentação natural. Fiz passo a passo com ensinastes, estou feliz e quis compartilhar, obrigada mais uma vez e os seus retornos foram importantes 👏👏👏👏👏👏🙋🏼♀️☕️🥖
Sr Rene, estou aprendendo muito com o Sr. e seus filhos.exemplos bons realmente educam.Assista seu vídeo junto com eles e repare o brilho dos olhos deles.E fantástico, o descortinar do milagre do pão.Muito obrigado.
Aí meu deusssssssssssss. É a quarta vez que eu faço e dessa vez deu certinho. Ficou muito crocante! A parte mais difícil é a hora de bolear..me estressei horrores haha mas valeu a pena
rene ha tempos tento fazer seu curso e nunca deu certo! felizmente achei seu canal e fiz minha primeira experiencia de pao com fermentacao natural! ficou otimo! ja repeti e deu certo novamente! a sensacao de fazer o proprio pao foi melhor que diploma de graduacao, mestrado e etc. obrigado pela partilha!
Camila , parabéns por fazer o pão ,tenho muita vontade de esse pão ,mas nunca tento ,mas vou criar coragem , só queria saber ,se pode fazer a metade com a farinha branca e metade de farinha integral ? Eu acho que fica melhor !!, não sei ...???
Nossa! Que simples!!! Tenho visto a parte "gratis" dos cursos fazendo tanta firula, tantas temperaturas, tanta coisa pra dar a impressão de ser tão complicado...
Cada dia que assisto um vídeo novo me apaixono ! Pra mim tem sido uma benção! Obrigada! Você é uma pessoa abençoada! Que Deus esteja sempre presente na sua vida, junto da tua família 🙏🏻🙏🏻❤️
Haaaaaaa tô tão feliz que consegui fazer o meu pão!!!! Emocionada! Não ficou azedo, casquinha crocante mesmo já tendo esfriado. Divino! Muito obrigada pela sua didática e paciência em compartilhar conosco. Muitíssimo grata!
Finalmente consegui finalizar meu fermento natural, seguindo seu vídeo explicando sobre, e agora coloquei o pão para realizar a primeira fermentação. Espero que dê certo, há tempos quero um pão tão crocante e aerado como este! Sem falar da diferença de sabor que o fermento natural faz! Parabéns pelo canal.
receita maravilhosa , você explica muito bem e sem enrolação , fiz tudo como você falou e ficou perfeito o meu pão , só faço assim agora .muitoooo obrigadaaaaa
Desde criança eu gosto muito de cozinhar, especialmente comidas de padaria/confeitaria e agora eu estou numa vibe mais saudável e além disso gosto de comidas mais saborosas e quero experimentar esse pão. Hoje comecei a fazer o fermento, espero que meu pão de certo 🙏
René, bom dia. Faz cerca de duas semanas que tenho seguido tuas receitas e todas deram muito certo; hoje, acabei de fazer esse pão aí do vídeo. Estou fazendo igualzinho ao vídeo, menos pelo fermento natural. Neste momento, o pão está na geladeira para a segunda fermentação. Hoje mesmo, pretendo começar o processo de feitura do fermento natural. Obrigado pelos vídeos, verdadeiras aulas.
Há um tempo venho tentando receitas de pão com fermentação natural. Nenhuma com resultado muito animador. Essa foi a primeira vez que meu pão me deu orgulho! Obrigada!
Excelente vídeo! Fiz um fermento natural cerca de 2 ou 3 meses e não consegui até hoje fazer meu pão crescer. A dois dias na parte da noite executei essa receita, deixei fermentando na madrugada, de manhã fiz as dobras e levei pra geladeira. Ontem a noite retirei da geladeira e percebi que não desenvolveu, daí pesquisei um pouco e percebi que talvez meu fermento necessitasse de mais tempo. Resolvi apostar na sorte, retirei da geladeira e deixei essas madruga fermentando novamente do lado de fora. Eis que tive a melhor surpresa agoea pela manhã. Ele duplicou de tamanho e está no forno neste momento! Obrigado por compartilhar sua receita!
Olá!! Fiz o fermento natural e reproduzi essa receita de pão! Nossa, que delicia!! Não ficou perfeito como o seu, mas pra primeira vez ficou muito bom!! Amei a textura e o sabor. Obrigada por compartilhar o video!
Comecei agora e a manhã cedo vou preparar o segundo fermentação, parabéns pelas aulas e melhor gratuitas, família linda vc tem,Deus abençoe a todos de sua casa!
Amei seu vídeo! Eu estava lendo o livro Cozinhar, de Michel Pollan, que ao final tem uma receita de levain e uma receita de pão adaptada de Chad Robertson. Percebi que alguns passos que você usou nesse vídeo são similares ao que é descrito no livro. Eu achei muito bacana porque no livro não fica tudo muito claro, mas em seu vídeo você explica de uma forma muito bacana! Obrigada por compartilhar sua experiência! Iniciei o levain, mas ainda estou no primeiro dia.
Fiz esse pão ficou a massa bem mole mais deu super certo,o pão ficou crocante em cima,tudo certo , só achei que precisa saborizar,fica sem gosto, mais perfeito.
Rene, aqui no Nordeste a temperatura ambiente é muito alta, o que leva a obtencão de um pão muito ácido. Depois de muito tentar, passei a fazer as duas fermentacões na parte inferior da geladeira. O resultado melhorou muito.
Olá Renner Boa tarde eu assistir o vídeo de você ensinando fazer o fermento natural vou começar o processo e depois vou fazer essa receita deste pão que você deu obrigado
Este pão ai é alimento de verdade, que sustenta e nutre, da qual a humanidade viveu desse alimento há milênios. Dá vontade de nunca mais comer aquele pãozinho branco de padaria, azedo e sem gosto.
Parabéns Rene pelo seu vídeo. É claro , simples e objetivo. Você não fica falando que vai fazer, que vai ensinar ou que sou , que tenho... Vou tentar fazer em casa o fermento natural que é meu sonho. Tenho feito bolos, piadina e outras experiencias. Minha mãe fazia pães e eu comia ainda quente. Tenho saudades daquele tempo e suas dicas me animaram. Obrigado
Parabéns Rene! Grato pelo seu expertise e maravilhosa simpatia! Agora, me dê licença, pois vou ali fazer o meu pão agora mesmo! Espero que saia tão crocante, perfumado e aerado como o seu!
😍🙏🏻🙌🏻 Obrigada por esse vídeo!!!! Tenho meu levain, que cresceu durante quase 10 dias e está super ativo! Vou fazer essa sua receita hoje! Tenho inclusive uma panela similar à sua, estou super animada para experimentar!!! Seu site é uma maravilha, não canso de elogiar! 🤗🍞❤️👏🏻
4 ปีที่แล้ว +3
excelente video!!!! quanta delicadeza ao compartilhar suas receitas!!!! amei o canal!
Tinha feito um Levain que aprendi aqui no canal e ele ficou um tempo esquecido na minha geladeira 😆 quase que eu joguei fora ! mas resolvi alimentá-lo agora na quarentena e voltar a fazer pão. E não é que deu certo! Ele voltou com força total! Eu maturei ele novamente e ficou ótimoo!! Voltei aqui para fazer essa receita, ficou maravilhosa a massa ! Deu tudo certo! Fiquei muito feliz! E empolgada para voltar a cuidar do fermento! Depois de um tempo sem fazer, agora tudo pareceu mais fácil! Obrigada pela gentileza de nos ensinar! 🙏🏻❤️
Olá primeiramente quero parabenizar seu trabalho e seus vídeos são ótimos. Professor Renê fiz o fermento natural, ficou igual ao seu, e hoje estou preparando essa receita. Espero acertar 😁. RS Muito obrigado pela explicação fantástica. Abraço
Gente ficou muito bom, fiquei com um pouco de medo por causa do meu fermento e sofri com ele, tem bolhas cresceu pouco, mas não chegou a triplicar de volume iguais os que já vi. E já tem mas de quinze dias que tô pelejando com ele.
vez q faço fermentação natural. estou seguindo os passos da tua receita, e estou no quinto dia de alimentação e o fermento está dobrando cheio de bolhas e esponjoso. amanhã (22/05/2020) vou separar uma parte e colocar na geladeira e o restante vou fazer um pão como essa receita que acabei de vez fazer. vamos ver o resultado. postarei aqui o reusltado. Agradeçoe parabenizo pela maneira tão clara que esclarece tudo. é o unico de tantos que vi ENSINAREM (*só que não) a fazer pao com fermentação natural.
Muito bom. Ficou só por responder, em ambos os vídeos, como devemos fazer para manter a massa mãe. Como devemos alimenta-la na medida em que formos usando?
Edgard Costa, se me permite te ajudar, eu alimento o meu a cada 15 dias, mas para ter essa autonomia eu procedo com as seguintes atividades: 1. Superalimento o fermento ( na seguinte proporção 3x farinha de trigo integral, 2x água 1 x levain); 2. Armazeno o levain na geladeira. Da última vez que alimentei o levain eu ampliei a superalimentação para 4x de água e 6 x de farinha para ter uma maior autonomia uma vez que meu filho acabou de nascer e não tô com tempo nem de dormir! Fiz um backup do levain antigo caso não dê certo. Renan, dá um check, ok?
Renê gratidão você ensina com excelência, eu consigo fazer um pão amo pão, receitas possíveis ingredientes simples com muito amor, o universo e Deus na sua vida e da sua família.
Ótimo video, parabéns pela iniciativa. Por favor, poderia me ajudar com algumas questões: - Faz alguma diferença deixar a massa descansar fora da geladeira (ao invés de colocar na geladeira)? Qual seria o impacto no resultado final? - Existe alguma diferença de proporção entre usar farinha integral ou farinha branca? Eu notei que a farinha integral parece ocupar menos volume (ou seja, é mais densa). Devo colocar mais fermento do que se fosse colocar em relação à farinha branca? Devo trabalhar mais a massa? No mais, obrigado pelos ensinamentos, grande abraço.
Faz diferença a temperatura com certeza! Em abiente mais quente seu fermento desenvolverá mais bactérias lácteas e terá odor e paladar voltado a essa nuance, ou seja, lembrando iogurte, queijo, etc. Ambientes mais frios vc terá um sabor bem mais ácido no seu pão, basicamente e resumidamente seria isso.
Primeiramente, parabéns por disponibilizar tanto material de ótima qualidade. Gostaria de saber o que determina aquelas bolhas grandes, da fermentação, que aparecem no pão assado. Quais as farinhas (marcas) você indica?
Douglas, nem sei se minha resposta é a correta, mas aqui em casa eu compro uma que está escrito que ela é puríssima, não é uma farinha cara, mas no mercado é uma das mais caras, em torno de 15/17,00 5 kilos.. Quando uso outras meu pão não dá muito certo...
Olá professor!primeiramente gostaria de te agradecer por nós ensinar com tanta simplicidade,faz muito tempo que tento fazer pão, mas todas as vezes sem sucesso;através desse vídeo consegui fazer tanto o fermento como o pão, eu agradeço do fundo do meu 💙, muito obrigada!!!
Oi Renê, finalmente vou poder tentar fazer esse pão. Acho que meu fermento já está em condições. Depois de pronto vou marcar você lá no meu Instagram "meu pão nosso". Forte abraço e obrigado pelos ensinamentos!!
Estou finalizando o fermento. Espero que dê certo, tenho muita vontade de fazer o próprio pão. Posso fazer os pães menores e recheados, em forna normal?
Resolvi começar... Já tinha tentado outras receitas, sem sucesso. Esta, pelo visto, está indo bem. O fermento ficou bonito, mas não tão aerado. A massa foi fácil de trabalhar. Está descansando agora, mas estou muito esperançosa do resultado. Obrigada pelas suas explicações! Estou amando!
50 g de farinha integral ou de centeio 50g de água sem cloro, mineral 1º. Misturar a farinha com a água, quanto mais misturar melhor, por uns 5 minutos. Tampar o recipiente, deixar em temperatura ambiente, por 24 horas. 2º. Repetir o processo, adicionando mais 50 g de farinha e 50 g de água, misturar por 5 minutos, deixar em temperatura ambiente por mais 24 horas. 3º. e 4º. Repetir o processo novamente. Lá pelo 4º. Verá que já começa a formar bolhinhas de fermentação, aí repetir o processo, deixa mais 24 horas. São mais ou menos 5 dias para a massa ficar super aerada. Retirar depois do número 4, uma porção de mais ou menos 50 a 100 g da massa e tampar o recipiente, levar à geladeira, essa é a MASSA MÃE ou a ISCA. Fica lá na geladeira, sem ser alimentada, enquanto não precisa dela para fazer mais pães. Já pode fazer seu pão com a massa que já está bem fermentada. Quando quiser fazer mais pães, pega uma porção da ISCA e reativa essa massa com fermento e água e terá um fermento para seu pão. Muito obrigada. Tem gente que fica guardando a 7 chaves esse processo, acho muito egoismo. Obrigada professor por compartilhar conosco essa receita. Deus lhe pague. Lenita
Uma duvida, para fazer uma receita de pao é somente utilizado 1 colher de fermento natural né? O que se faz com o restante que fica no bowl? Se guarda tb?
Adorei, não usamos nem mel nem gordura? Azeite? Vou fazer um pao sem glúten e esses ingredientes geralmente ajudam na consistência e resultado... aguardo! bjs
Muito obrigada pela pronta resposta. Moro sim em Santos, quase 30 graus atualmente e na verdade deixei bem mais tempo na geladeira. Depois do carnaval vou tentar de novo. Fiz sua manteiga 😀ficou ótima. Namaste
Fiz sem querer com a integral nas 2 vezes, ficou muuuuuito pouco hidratada. Estou tentando incorporar mais água durante as dobras. Mas bem pouco, pq não sei se pode! Depois conto qq deu
No vídeo de como fazer seu fermento natural você mostrou o passo a passo de como obter o fermento natural. Pois bem, disse para separarmos em torno de 100g e guardarmos na geladeira como uma massa mãe ou fermento mãe. Todo o resto que sobrou é o que eu vou utilizat para fazer o pão ou apenas vou utilizar uma colher de sopa? Porque fica uma quantidade enorme.de fermento. Caso eu não utilize tudo, eu devo guardar na geladeira também. Isso não ficou claro no outro vídeo e os comentários estão desativados. Desde já agradeço
Deu uma vontade de comer esse pão maravilhoso. Tenho que melhorar minha ansiedade para ter paciência para fazer essa maravilha. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Neste final de semana, tentei fazer este pão pela primeira vez. Também foi a estreia da minha levedura, que, aparentemente, estava bem ativa, com bastante bolhas. Só que deu errado. Ao final da primeira fermentação, quando misturei a farinha branca, a água e a levedura, a mistura não estava homogênea. A água estava toda separada do restante da mistura. Até tentei continuar a fazer o pão e, ao final do preparo da massa para a segunda fermentação, na geladeira, a massa estava linda. Mas o pão não cresceu. Já viu isso acontecer? Dá pra saber qual deve ter sido o problema?
Vi a resposta abaixo e tentei colocar um pouco do meu fermento em um copo de água. Ele foi direto para o fundo. Isso significa que ele não vai funcionar mesmo, né?
Essa receita funciona super bem! Descobri o canal do Rene em meados de 2020, ano de pandemia, reclusão e muita introspecção. Ganhei um pouco de fermento natural da mãe de uma amiga e comecei a fazer meu pães. Postei nas minhas redes, as pessoas começaram a encomendar, eu trabalhava fora em dois empregos, cheguei a fazer 6 pães em uma única semana. Em 2022 eu parei de fazer, mas agora estou retornando aos pães, saí do meu emprego, desacelerei, e já estou com um pão em processo fermentação. Vim aqui rever o vídeo pra refrescar a memória e agradecer ao Rene por compartilhar o seu conhecimento. Parabéns e obrigado!
*PRIMEIRA ETAPA*
1 caneca de farinha
1 caneca de água
1 colher de fermento natural (tem receita no canal)
Misturar e cobrir, deixar por volta de 12 horas descansando
*SEGUNDA ETAPA*
Pós descanso
1 caneca de farinha integral ou normal se não tiver
1 colher de sobremesa de sal (rasa)
Misturar bem, até incorporar os ingredientes!
Deixar descansar por 10 minutos e após isso fazer as dobras:
Fazer as dobras de fora para dentro, sobre a própria massa, percebe-se que ela ganha consistência, se estiver muito mole pode adicionar um pouco de farinha.
Feito isso, deixar descansar mais 10 minutos e repetir, cerca de 3 a 4 vezes o mesmo processo!
*Fazendo o formato do pão*
Pôr farinha sobre a mesa
Despejar a massa
E ir “boleando” para baixo
Prepare a bacia onde o pão fará sua segunda fermentação-> coloque o pano de prato, farinha sobre.
Coloque o pão no formato dentro da bacia de cabeça para baixo.
Acrescente farinha por cima
Cubra com outro pano e deixe se possível na geladeira, por 8 a 10 horas.
*ETAPA FINAL*
Pré aquecer o forno com uma panela de ferro lá dentro (pode ser panela de inox ou alumínio, sem madeiras ou plásticos)
CUIDADO COM A TEMPERATURA
adicione farinha na panela
Jogue mais farinha no pão
Coloque o na panela
Assine o pão (corte em cima)
Deixe por 25 min com tampa fechada
E 25 com tampa aberta
Prontinho 🥖
Beatriz, muito obrigada por facilitar a visualização da receita ...Gratidão 🙏
vanda guerra 😘😘
Que trabalhão
Gleicy Souza ossos do ofício kkkk
Beatriz, Vc contribuiu MT!!! Obrigada pelo carinho em nos ensinar com amor e carinho. E TB ao nosso mestre Rene. Deus os cubra de bênçãos. 🙏🙏🙏
Eu sou um professor de ofício e um padeiro caseiro por paixão.
E sobre esse vídeo quero apontar algumas coisas: um dos méritos de um bom professor é conseguir adequar o que será ensinado à realidade e ao nível de conhecimento de seus alunos. E o que eu mais gostei nesse tutorial é que o René fez isso mais do que bem, pois apresentou bastante bem uma receita simples para padeiros iniciantes. No final, o resultado foi um pão que normalmente um padeiro iniciante faria: um pão sem muita estrutura, um pouco achatado, mas certamente muito aromático e saboroso.
Tenho certeza que alguém que tivesse vindo aqui procurando os primeiros passos para fazer um pão com fermento selvagem e os replicasse em casa ficaria contente com o resultado. Por isso, deixo aqui meus parabéns ao René :)
Quem veio aqui durante a quarentena bate aqui 😅 ✋🏽
Wiinnie Falcao hahhahaha
Wiinnie Falcao 🤚
✋🏻
Olha nóis fazendo pão caseiro na quarentena!! 😋✋
🙋
É o pão da paciência... o principal ingrediente: paciência!❤
Hahahah verdade!
É preciso cultivar a paciência!!! Sou apaixonada por esses pães!!!
Até que esse é fácil. Tô fazendo agorinha.
Seus vídeos não são só aulas, são poesia. Eu achava que nunca conseguiria fazer sequer o fermento, mas há 4 dias comecei, exatamente como você explica, e está já bem ativo.
Quero encaixar na rotina dos dias agora e fazer o meu primeiro pão, tudo sob os ensinos do mestre Renê.
Grande abraço, professor! E muuuuuuito obrigado por compartilhar aqui seus ensinamentos.
Consegui também!!!!
Errei, coloquei farinha integral nas 2 vezes, minha massa ficou super seca e dura. Mas na hora das dobras fui colocando um pouquinho de água e, depois q tirei da geladeira (10h de geladeira) deixei mais umas 3h fora descansando.
Aí deu certo! Miolo cheio de bolhas e cresceu lindao ! Foi o meu primeiro pão da vida!!!!
Muito obrigada, Rene!
Parabéns. É maravilhoso né? Parece nos conectar com algo muito além. Não pare mais.
Vc pode me informar a marca das gatinhas que vc utilizou ? (Da branca e da integral)
@@luciaduarte2193 Venturelli e Anaconda.
Wellington Luiz dos Santos acho fácil em supermercados ?
@@luciaduarte2193 moro no Paraná, em Maringá. Aqui fácil.
CONSEGUI!!!! Professor Rene, consegui chegar ao fermento natural e fiz o pão de fermentação natural. Fiz passo a passo com ensinastes, estou feliz e quis compartilhar, obrigada mais uma vez e os seus retornos foram importantes 👏👏👏👏👏👏🙋🏼♀️☕️🥖
Olá professor!!! Segui todos os passos porém meu pao "embatumou" . O que será que deu errado!??
Vou começar do zero.... Comecei hj um novo levain. A massa estava muito linda!! KKK Te mando noticias!!!
Oi pode colocar ovo na massa do pao
Sonia Abu cc. C
Passo a passo como foi ensinado Sonia, rs rs rs
Iniciei hj, o.meu fermento. Não vejo a hora,o dia que fique pronto e eu poder saborear um delicioso pão. Gratidão !!
Quando o simples, se torna luxo! Essa sua cozinha, só de olhar me da vontade de cozinhar cara 😍
Sr Rene, estou aprendendo muito com o Sr. e seus filhos.exemplos bons realmente educam.Assista seu vídeo junto com eles e repare o brilho dos olhos deles.E fantástico, o descortinar do milagre do pão.Muito obrigado.
Aí meu deusssssssssssss. É a quarta vez que eu faço e dessa vez deu certinho. Ficou muito crocante!
A parte mais difícil é a hora de bolear..me estressei horrores haha mas valeu a pena
rene ha tempos tento fazer seu curso e nunca deu certo! felizmente achei seu canal e fiz minha primeira experiencia de pao com fermentacao natural! ficou otimo! ja repeti e deu certo novamente! a sensacao de fazer o proprio pao foi melhor que diploma de graduacao, mestrado e etc. obrigado pela partilha!
Camila , parabéns por fazer o pão ,tenho muita vontade de esse pão ,mas nunca tento ,mas vou criar coragem , só queria saber ,se pode fazer a metade com a farinha branca e metade de farinha integral ? Eu acho que fica melhor !!, não sei ...???
@@ivonerocha2403 Ele usou as duas farinhas tbm
Nossa! Que simples!!!
Tenho visto a parte "gratis" dos cursos fazendo tanta firula, tantas temperaturas, tanta coisa pra dar a impressão de ser tão complicado...
Camila c, vc usou o fermento natural direto da geladeira?
Cada dia que assisto um vídeo novo me apaixono ! Pra mim tem sido uma benção! Obrigada! Você é uma pessoa abençoada! Que Deus esteja sempre presente na sua vida, junto da tua família 🙏🏻🙏🏻❤️
Posso fazer essa receita na assadeira ?
Haaaaaaa tô tão feliz que consegui fazer o meu pão!!!! Emocionada! Não ficou azedo, casquinha crocante mesmo já tendo esfriado. Divino! Muito obrigada pela sua didática e paciência em compartilhar conosco. Muitíssimo grata!
Estou fazendo o meu, no primeiro dia já deu bolhas, já estou no segundo dia! Louca pra fazer o meu pão! Obrigada por compartilhar
Finalmente consegui finalizar meu fermento natural, seguindo seu vídeo explicando sobre, e agora coloquei o pão para realizar a primeira fermentação. Espero que dê certo, há tempos quero um pão tão crocante e aerado como este! Sem falar da diferença de sabor que o fermento natural faz!
Parabéns pelo canal.
Deu certo?
Este canal desacelera nossa mente, estas receitas se aplicadas , deixam a vida mais leve e trazem calma para o cotidiano
receita maravilhosa , você explica muito bem e sem enrolação , fiz tudo como você falou e ficou perfeito o meu pão , só faço assim agora .muitoooo obrigadaaaaa
Desde criança eu gosto muito de cozinhar, especialmente comidas de padaria/confeitaria e agora eu estou numa vibe mais saudável e além disso gosto de comidas mais saborosas e quero experimentar esse pão. Hoje comecei a fazer o fermento, espero que meu pão de certo 🙏
O interessante eh a didática dele pra passar o conteúdo...gostei. prático e simples
Vc é ótimo, René, e tem razão, sem mais comentários !
Ah como a vida é boa, com esse pão, então!😂😂👏👏👏🤣🤣
Alguém "babando" aqui de vontade de comer esse pão? Que delícia!!
Fiz um hoje delicia!!!Quentinho com manteiga !
Já gostei muito mais simples e tmbm porq vc explica as medidas p fazer o pão q em outro canal n ensinam,só se pagar ...
10 p vc Deus abençoe
Amooo fazer pão! E a sua paixão e empolgação por esta arte de fazer pão é incrível e contagiante! Amei seu canal!
René, bom dia. Faz cerca de duas semanas que tenho seguido tuas receitas e todas deram muito certo; hoje, acabei de fazer esse pão aí do vídeo. Estou fazendo igualzinho ao vídeo, menos pelo fermento natural.
Neste momento, o pão está na geladeira para a segunda fermentação. Hoje mesmo, pretendo começar o processo de feitura do fermento natural.
Obrigado pelos vídeos, verdadeiras aulas.
Há um tempo venho tentando receitas de pão com fermentação natural. Nenhuma com resultado muito animador. Essa foi a primeira vez que meu pão me deu orgulho! Obrigada!
Ju P o
👏👏👏👏👏👏👏👏👏 parabéns 👍
Fiz o fermento, maravilhoso, amei.Fiz o pão perfeito. Parabéns e obrigada.Paz e Luz
Excelente vídeo! Fiz um fermento natural cerca de 2 ou 3 meses e não consegui até hoje fazer meu pão crescer. A dois dias na parte da noite executei essa receita, deixei fermentando na madrugada, de manhã fiz as dobras e levei pra geladeira. Ontem a noite retirei da geladeira e percebi que não desenvolveu, daí pesquisei um pouco e percebi que talvez meu fermento necessitasse de mais tempo. Resolvi apostar na sorte, retirei da geladeira e deixei essas madruga fermentando novamente do lado de fora. Eis que tive a melhor surpresa agoea pela manhã. Ele duplicou de tamanho e está no forno neste momento! Obrigado por compartilhar sua receita!
Eu quero fazer opção me ensina e me diz porque depois que vá ao forno ele abaixa o tamanho
Iniciei a fermentação natural no sábado. Aqui estou estudando o processo para começar o preparo do meu pão amanhã. Obrigada pelo vídeo excelente!
Que água na boca!!!!! A crocancia que escuta..... Viva o Pão... Abraços e obgda pelo vídeo
Eu queria te agradecer. Essa receita foi a que deu mais certo. O meu pão ficou maravilhoso.
Fiz o fermento natural seguindo suas dicas, deu super certo. Agora estou fazendo o pão, já no segundo descanso...torcendo pra dar certo 🙏
Uau😋estava procurando. Parabéns pela iniciativa .o Senhor te abençoe vou começar a fazer o meu....sonhanho com esse pao
É..... sem comentários!!! Faz pão com a alma!! Maravilha Mr. Rene 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼♥️
Como fazer o fermento natural isso que quero y
Ė muito eso vial observar a sua forma suave de fazer um pão ...obrigada pelas dicas e assim nos dar coragem de colocar a mão na massa ....
Olá!! Fiz o fermento natural e reproduzi essa receita de pão! Nossa, que delicia!! Não ficou perfeito como o seu, mas pra primeira vez ficou muito bom!! Amei a textura e o sabor. Obrigada por compartilhar o video!
Cara, não tem como não se apaixonar pela sua pessoa. Voz que acalma até a alma. Gratidão por compartilhar seus conhecimentos com nós!!!!!
Meu pão com essa receita ficou explêndido! Obrigada Rene!
Comecei agora e a manhã cedo vou preparar o segundo fermentação, parabéns pelas aulas e melhor gratuitas, família linda vc tem,Deus abençoe a todos de sua casa!
Amei seu vídeo! Eu estava lendo o livro Cozinhar, de Michel Pollan, que ao final tem uma receita de levain e uma receita de pão adaptada de Chad Robertson. Percebi que alguns passos que você usou nesse vídeo são similares ao que é descrito no livro. Eu achei muito bacana porque no livro não fica tudo muito claro, mas em seu vídeo você explica de uma forma muito bacana! Obrigada por compartilhar sua experiência! Iniciei o levain, mas ainda estou no primeiro dia.
Fiz esse pão ficou a massa bem mole mais deu super certo,o pão ficou crocante em cima,tudo certo , só achei que precisa saborizar,fica sem gosto, mais perfeito.
É um prazer assistir os seus vídeos. Você transmite serenidade e alegria interior. Parabéns.
Você é fantástico, René!!! Ensina com amor e competência.
Sim, mas ele podia responder às perguntas!
Rene, aqui no Nordeste a temperatura ambiente é muito alta, o que leva a obtencão de um pão muito ácido. Depois de muito tentar, passei a fazer as duas fermentacões na parte inferior da geladeira. O resultado melhorou muito.
Fiz essa receita e ficou magnífico. Comida ancestral de verdade...
E lê não vai açúcar
Hoje fiz o primeiro pão...nossa, que deliiiiiicia #supimpa simplesmente apaixonada pelo processo e o final😋🙏
Amo suas receitas Renan,muito obrigado por compartilhar, assim que melhorar a minha situação, vou fazer curso com vc!
#MESTRE RENE MUITO OBRIGADA!!!VOCÊ É PERFEITO!!!NOS AJUDA A FICAR CADA DIA MELHOR!!!!👏👏👏👏👏👏👏😍🌻🌻🌻🙌🙏
Maravilhosoooo...muito obrigada....René...uma forma muitooo doce delicado de explicar e fácil...😍🥰😇🤩🤩
Fiz e ficou maravilhoso...meu primeiro pão que deu certo...gratidão!
Flávia Ferraz, nesta receita, vc usou o fermento natural direto da geladeira?
nao,acreditoser melhor tirar antes para que as leveduras acordem
Assisti uma série na Netflix sobre fermentação, aí deu vontade fazer um pãozinho. Você é ótimo. Já comecei, obrigada.
Qual série?
Vou procurar também.
Muito obrigado por compartilhar de graça. Esse conhecimento é precioso!
Olá Renner Boa tarde eu assistir o vídeo de você ensinando fazer o fermento natural vou começar o processo e depois vou fazer essa receita deste pão que você deu obrigado
Este pão ai é alimento de verdade, que sustenta e nutre, da qual a humanidade viveu desse alimento há milênios. Dá vontade de nunca mais comer aquele pãozinho branco de padaria, azedo e sem gosto.
P triste r q mt
Gente gosta
Verdade 😪
Esse pão fica fantástico!!!
Vendo muito.
Obrigado pela receita chef...a sua didática e muito boa, Parabéns!!!
Ah, tenho que fazer esses pães fermentados naturalmente, comecei a fazer o fermento hoje, só esperando agora, oh minha vida.
P
Parabéns Rene pelo seu vídeo. É claro , simples e objetivo. Você não fica falando que vai fazer, que vai ensinar ou que sou , que tenho...
Vou tentar fazer em casa o fermento natural que é meu sonho. Tenho feito bolos, piadina e outras experiencias. Minha mãe fazia pães e eu comia ainda quente. Tenho saudades daquele tempo e suas dicas me animaram. Obrigado
Olá Uma sugestão poderia colocar os insgredientes na descrição baixo do vídeo
A sensação de tirar do forno um belo pão que nós fazemos é inexplicável. Resultado de muita dedicação e paciência.
Comi pão assim em Portugal... Delícia... Vou tentar fazer. Obrigada.
Olá Rene, muito obrigado por compartilhar essa maravilha de pão 🍞um grande abraço da Noruega 🇳🇴
Parabéns, amei ver sua receita do pão e do fermento natural, que está em andamento. Obrigada e Deus te abençoe 🙏🙏👏👏👏
Parabéns Rene!
Grato pelo seu expertise e maravilhosa simpatia!
Agora, me dê licença, pois vou ali fazer o meu pão agora mesmo! Espero que saia tão crocante, perfumado e aerado como o seu!
😍🙏🏻🙌🏻 Obrigada por esse vídeo!!!! Tenho meu levain, que cresceu durante quase 10 dias e está super ativo! Vou fazer essa sua receita hoje! Tenho inclusive uma panela similar à sua, estou super animada para experimentar!!! Seu site é uma maravilha, não canso de elogiar! 🤗🍞❤️👏🏻
excelente video!!!! quanta delicadeza ao compartilhar suas receitas!!!! amei o canal!
Simplesmente fantástico. Suas explicações são fáceis e vc é super agradável. Parabéns.
"Where have you been all my life?" GENTE, TÔ FÃ NÚMERO 1
Tinha feito um Levain que aprendi aqui no canal e ele ficou um tempo esquecido na minha geladeira 😆 quase que eu joguei fora ! mas resolvi alimentá-lo agora na quarentena e voltar a fazer pão. E não é que deu certo! Ele voltou com força total! Eu maturei ele novamente e ficou ótimoo!! Voltei aqui para fazer essa receita, ficou maravilhosa a massa ! Deu tudo certo! Fiquei muito feliz! E empolgada para voltar a cuidar do fermento! Depois de um tempo sem fazer, agora tudo pareceu mais fácil! Obrigada pela gentileza de nos ensinar! 🙏🏻❤️
Olá primeiramente quero parabenizar seu trabalho e seus vídeos são ótimos. Professor Renê fiz o fermento natural, ficou igual ao seu, e hoje estou preparando essa receita. Espero acertar 😁. RS
Muito obrigado pela explicação fantástica. Abraço
Gente ficou muito bom, fiquei com um pouco de medo por causa do meu fermento e sofri com ele, tem bolhas cresceu pouco, mas não chegou a triplicar de volume iguais os que já vi. E já tem mas de quinze dias que tô pelejando com ele.
Faz uma receita de pão de limão, aqui tem uma padaria de fermentação natural eles fazem um pão de limão delicioso!
Manda a receita do pão de limão.Se puder
Humm, de limão siciliano dever ser top
vez q faço fermentação natural. estou seguindo os passos da tua receita, e estou no quinto dia de alimentação e o fermento está dobrando cheio de bolhas e esponjoso. amanhã (22/05/2020) vou separar uma parte e colocar na geladeira e o restante vou fazer um pão como essa receita que acabei de vez fazer. vamos ver o resultado. postarei aqui o reusltado. Agradeçoe parabenizo pela maneira tão clara que esclarece tudo. é o unico de tantos que vi ENSINAREM (*só que não) a fazer pao com fermentação natural.
Muito bom. Ficou só por responder, em ambos os vídeos, como devemos fazer para manter a massa mãe. Como devemos alimenta-la na medida em que formos usando?
Edgard Costa, se me permite te ajudar, eu alimento o meu a cada 15 dias, mas para ter essa autonomia eu procedo com as seguintes atividades: 1. Superalimento o fermento ( na seguinte proporção 3x farinha de trigo integral, 2x água 1 x levain); 2. Armazeno o levain na geladeira. Da última vez que alimentei o levain eu ampliei a superalimentação para 4x de água e 6 x de farinha para ter uma maior autonomia uma vez que meu filho acabou de nascer e não tô com tempo nem de dormir! Fiz um backup do levain antigo caso não dê certo. Renan, dá um check, ok?
Renê gratidão você ensina com excelência, eu consigo fazer um pão amo pão, receitas possíveis ingredientes simples com muito amor, o universo e Deus na sua vida e da sua família.
Obrigado pelo carinho!😊
Fantástico! Agora eu vou fazer pão de verdade me casa!
Nosssa!! crocante deu ate vontade...puxa vida!!!Parabens!!! amei!
Ótimo video, parabéns pela iniciativa.
Por favor, poderia me ajudar com algumas questões:
- Faz alguma diferença deixar a massa descansar fora da geladeira (ao invés de colocar na geladeira)? Qual seria o impacto no resultado final?
- Existe alguma diferença de proporção entre usar farinha integral ou farinha branca? Eu notei que a farinha integral parece ocupar menos volume (ou seja, é mais densa). Devo colocar mais fermento do que se fosse colocar em relação à farinha branca? Devo trabalhar mais a massa?
No mais, obrigado pelos ensinamentos, grande abraço.
Faz diferença a temperatura com certeza! Em abiente mais quente seu fermento desenvolverá mais bactérias lácteas e terá odor e paladar voltado a essa nuance, ou seja, lembrando iogurte, queijo, etc. Ambientes mais frios vc terá um sabor bem mais ácido no seu pão, basicamente e resumidamente seria isso.
Olha fiz o pão, sensacional delícia
Sempre vou ter este pão a.mesa,muito obrigado Jesus te abençoe.
Primeiramente, parabéns por disponibilizar tanto material de ótima qualidade.
Gostaria de saber o que determina aquelas bolhas grandes, da fermentação, que aparecem no pão assado.
Quais as farinhas (marcas) você indica?
Douglas, nem sei se minha resposta é a correta, mas aqui em casa eu compro uma que está escrito que ela é puríssima, não é uma farinha cara, mas no mercado é uma das mais caras, em torno de 15/17,00 5 kilos.. Quando uso outras meu pão não dá muito certo...
Olá professor!primeiramente gostaria de te agradecer por nós ensinar com tanta simplicidade,faz muito tempo que tento fazer pão, mas todas as vezes sem sucesso;através desse vídeo consegui fazer tanto o fermento como o pão, eu agradeço do fundo do meu 💙, muito obrigada!!!
Oi Renê, finalmente vou poder tentar fazer esse pão. Acho que meu fermento já está em condições. Depois de pronto vou marcar você lá no meu Instagram "meu pão nosso". Forte abraço e obrigado pelos ensinamentos!!
Virei super fã! Que simpatia incrível! 😍
Estou finalizando o fermento.
Espero que dê certo, tenho muita vontade de fazer o próprio pão.
Posso fazer os pães menores e recheados, em forna normal?
Ele não responde!
Manda pra mim o que vai para fazer o fermento
Esse pão é maravilhoso!!! Obrigada Rene😊
tenho que fazer um pão desses ❤
E super legal
Tenho feito, há fiz uns 3. Fica muito bom, não deixe de fazer.
Resolvi começar... Já tinha tentado outras receitas, sem sucesso. Esta, pelo visto, está indo bem. O fermento ficou bonito, mas não tão aerado. A massa foi fácil de trabalhar. Está descansando agora, mas estou muito esperançosa do resultado. Obrigada pelas suas explicações! Estou amando!
50 g de farinha integral ou de centeio
50g de água sem cloro, mineral
1º. Misturar a farinha com a água, quanto mais misturar melhor, por uns 5 minutos. Tampar o recipiente, deixar em temperatura ambiente, por 24 horas.
2º. Repetir o processo, adicionando mais 50 g de farinha e 50 g de água, misturar por 5 minutos, deixar em temperatura ambiente por mais 24 horas.
3º. e 4º. Repetir o processo novamente.
Lá pelo 4º. Verá que já começa a formar bolhinhas de fermentação, aí repetir o processo, deixa mais 24 horas.
São mais ou menos 5 dias para a massa ficar super aerada.
Retirar depois do número 4, uma porção de mais ou menos 50 a 100 g da massa e tampar o recipiente, levar à geladeira, essa é a MASSA MÃE ou a ISCA. Fica lá na geladeira, sem ser alimentada, enquanto não precisa dela para fazer mais pães.
Já pode fazer seu pão com a massa que já está bem fermentada.
Quando quiser fazer mais pães, pega uma porção da ISCA e reativa essa massa com fermento e água e terá um fermento para seu pão.
Muito obrigada. Tem gente que fica guardando a 7 chaves esse processo, acho muito egoismo. Obrigada professor por compartilhar conosco essa receita. Deus lhe pague. Lenita
Uma duvida, para fazer uma receita de pao é somente utilizado 1 colher de fermento natural né? O que se faz com o restante que fica no bowl? Se guarda tb?
Pela primeira vez alguém explicou tão bem. Eu já faço com fermento de litro. Mas vou fazer esse de massinha me deu até água na boca.
A senhora faz esta receita com fermento de litro da certo? Eu quero fazer tenho o de litro
@@vivipedro9563 não essa receita eu não experimentei, faço pão normal que leva ovos banha ou óleo fica uma massa diferente.
Super didático e simpático!
Mas fico com uma dúvida, eu preciso fazer na panela? Tem como fazer o pão na forma?
Tambem tenho essa duvida.
Pode fazer em uma forma....mas tem que cobrir o pao.Pode ser com papel aluminio
Esse homem é de uma generosidade imensaaa!!!!
Bom dia!
eu gostaria de saber se é possível usar essa receita, mas utilizando só a farinha integral?
Parabéns, pelo canal!
não
:(
Fiz o pão, deu muito certo! Muito obrigada. Fiquei muito feliz. Sigo seu canal, e agradeço e muito.
Adorei, não usamos nem mel nem gordura? Azeite? Vou fazer um pao sem glúten e esses ingredientes geralmente ajudam na consistência e resultado... aguardo! bjs
Muito obrigada pela pronta resposta. Moro sim em Santos, quase 30 graus atualmente e na verdade deixei bem mais tempo na geladeira.
Depois do carnaval vou tentar de novo.
Fiz sua manteiga 😀ficou ótima.
Namaste
O mel é bactericida, então ele vai acabar "matando" o fermento : (
Sem gluten? Queta velho...um "bom gluten" nao faz mal".
GLUTENFREE CRIS
Pão da Casa ..
Vc comendo me encheu a boca de água
Rene, poderia usar somente farinha integral, ao inves de farinha branca ? nesta receita.
Gostaria de saber também
Ele chegou a responder
Ele me respondeu vi Instagram. Não dá p ser 100% íntegra não
Eu vou testar 80% farinha branca 20% integral e depois 60% 40% e por fim 50/50. Q pelo q li é o máximo q vc consegue sem perder qualidade.
Fiz sem querer com a integral nas 2 vezes, ficou muuuuuito pouco hidratada. Estou tentando incorporar mais água durante as dobras. Mas bem pouco, pq não sei se pode! Depois conto qq deu
Todas as receitas são fantásticas! Tirei o meu do forno agora .
Pão com sabor e crocancia inigualável.
No vídeo de como fazer seu fermento natural você mostrou o passo a passo de como obter o fermento natural. Pois bem, disse para separarmos em torno de 100g e guardarmos na geladeira como uma massa mãe ou fermento mãe. Todo o resto que sobrou é o que eu vou utilizat para fazer o pão ou apenas vou utilizar uma colher de sopa? Porque fica uma quantidade enorme.de fermento. Caso eu não utilize tudo, eu devo guardar na geladeira também. Isso não ficou claro no outro vídeo e os comentários estão desativados.
Desde já agradeço
Tive a mesma dúvida.
Tive essa dúvida qt de fermento deve usar
Deu uma vontade de comer esse pão maravilhoso. Tenho que melhorar minha ansiedade para ter paciência para fazer essa maravilha.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Já ficou pronto? Rs
Pode deixar fazer a segunda fermentação fora da geladeira?
Parabéns Professor!!! Fiz o pão e deu super certo!!! Sensacional!!! Muito obrigado!!!👏🏽👏🏽👏🏽
Neste final de semana, tentei fazer este pão pela primeira vez. Também foi a estreia da minha levedura, que, aparentemente, estava bem ativa, com bastante bolhas. Só que deu errado. Ao final da primeira fermentação, quando misturei a farinha branca, a água e a levedura, a mistura não estava homogênea. A água estava toda separada do restante da mistura. Até tentei continuar a fazer o pão e, ao final do preparo da massa para a segunda fermentação, na geladeira, a massa estava linda. Mas o pão não cresceu. Já viu isso acontecer? Dá pra saber qual deve ter sido o problema?
Vi a resposta abaixo e tentei colocar um pouco do meu fermento em um copo de água. Ele foi direto para o fundo. Isso significa que ele não vai funcionar mesmo, né?
Marcos Mayer Vc tb por aqui...
Opa, com certeza! O professor aqui é muito bom! He He E gente muito boa também!
Marcos Mayer tem uma página no face, se chama pão rústico. lá tem várias informações.
Muito obrigado, Cris! Por uma enorme coincidência, eu entrei nesse grupo no Facebook há uns 4 ou 5 dias. É incrível mesmo!
Affff SOS. Já tô com 80kg
Amoooo esse pão ❤❤❤❤