Início perfeito: em educação nada é individual! Educação é grupo, coletivo, por princípio. Não é apenas soma de indivíduos competentes, mas um sistema competente. Outra questão perfeita já na partida: se tem alunos incluídos e os outros alunos, já não temos inclusão alguma. Perfeita a sua comunicação Lucelmo. Aprendendo muito com você!!
Me dei conta que tinha crescido quando parei de querer autógrafos dos artistas e virei fã dos estudiosos 😂😂😂 Lucelmo faz parte da mudança da minha caixa pensante.
O professor está só. Você é uma pessoa super generosa ao expor seus conhecimento. Lança muitas luzes realmente mas tendo dois autistas dentro de sala e mais turma num total de 25 crianças, as vezes me bate um desânimo que sei que não dou conta. Eu e a estagiária vamos nos ajudando e apoiando trocando conhecimentos mas sabemos que estamos longe de uma abordagem mais científica baseada em evidências.
Outro dia uma colega da minha turma, disse que tinha que separar os alunos que precisam de inclusão em uma escola separada. Eu sou diagnosticado com TDAH, quando escutei aquilo me deu raiva.
Lucelmo, vocês da equipe Luna poderiam escrever ou traduzir esses livros sobre as melhores práticas nos 3 níveis. Ajudaria muito e competência não falta pra vcs. Pensem com carinho!
Excelente vídeo, Lucelmo! Estou usando ele em minhas formações, pois desde que eu estava na sala de aula defendo que o diagnóstico médico não tem nenhum impacto no trabalho pedagógico. Eu sempre brinco que não vai vir uma sacolinha de soluções ou um manual de instruções junto com o diagnóstico e que é indiferente, para professor, a causa da dificuldade do aluno. No fim, somos nós educadores que vamos ter que nos "virar nos 30" e descobrir formas eficazes de intervenção para viabilizar a aprendizagem dos alunos, pois a educação inclusiva está se construindo, não tem receita pronta que funciona em todos os casos, e nós, que arregaçamos as mangas, estamos ajudando a construir essa educação!
Como Professira do Aee posso dizer que existe a justificativa de atestado pelos seguintes motivo: a) restringir o AEE ao publico-alvo da Educação Especial e excluir da desta demanda todas as demais crianças que apresentam transtornos da aprendizagem. Se não houver esta restrição, o Aee não tem como dar conta de todas as demais crianças que apresentam dificuldades. Acredite. Este público que não é alvo da Educação Especial ê enorme. b) A matricula da criança que é público-alvo da Educacão Especial é contabilizada 2 vezes, para q o recurso venha dobrado. Daí porque o laudo médico é necessário. Eu acho fácil qualquer pessoa falar de Educação Inclusiva. O fato é que numa sociedade excludente, a Escola não tem estrutura pra impor um sistema inclusivo. Então, as mudanças vão acontecer a depender dos esforços e competência técnica de quem está comprometido com a inclusão. Se você pensa que o Sistema não dá conta das crianças neurotípicas, entende porque ê tão falha a inclusão. O Sistema é excludente pra maioria. Veja os dados do IBGE.
A nota técnica número 4 do MEC esclarece que não precisa de diagnóstico para lançamento no FUNDEB. E se fosse feito como RTI, o público alvo seria menor, ele aumenta quanto menos usamos as práticas bom evidências nos níveis 1 e 2.
@@lunaaba O Sistema Inclusivo é muito lindo no plano teórico e ideológico. Dentro do Sistema Educacional são muitas as barreiras, em particular, as atitudinais. Grata.
@@aeeeducacaoinclusivaeautis6867 Não é interesse do poder público investir em educação nem para os que não tem transtornos, imagine para os que têm... No papel é tudo lindo, na escola é outra realidade. Estamos ferrados...
@@ge010281 no particular nada impede. Somente no sistema público é restrito o AEE. Na verdade toda e qualquer criança com dificuldades na aprendizagem, é demanda pro AEE. No particular atendo crianças com dificuldade ou transtornos de outra natureza.
Lucelmo gratidão por compartilhar seu conhecimento com tanta generosidade, Quando o assunto é inclusão dentro de (creche e Pré escolas) como posso fazer valer os direitos da minha filha que é não verbal? Não sei mais par a onde recorrer , porque a resposta da escola é sempre mesma ("não é possível no momento ter um profissional especializado só para atender sua filha, ") Ou algo do tipo "sua filha participa de TODAS as vivências que é propostas mais sempre no tempo dela , porque aqui não forçamos o aluno a fazer o que ele não quer" Oi?? Minha filha é autista não verbal e sempre vai ficar no mundinho dela justamente por não saber fazer diferente. Socorro Gente! Alguém pôde me ajudar??
Professor Lucelmo, tenho uma pergunta para você. Gostaria que você fizesse um vídeo sobre as especializações na educação inclusiva do gestor público (diretor), supervisor e professores da educação básica. Porque estou relatando isso? Porque resido no estado de Minas Gerais e você precisa ver a bagaceira no ensino estadual aqui. Na municipal, nem professor de apoio existe. Eles pagam pessoas sem nenhuma especializações. Para entender o ensino especial, era preciso que todos tivessem o conhecimento sobre o ensino especial.
Meu professor Lucelmo... essa sou eu... no individual tentando fazer inclusão do meu filho autista e por isso estudando ABA para autismo e DI na CBI, e já matriculada na Pós de Educação inclusiva e especial para Autismo e Di, tb da CBI ( marcada seu início p mês que vem). Com especialização em Autismo, psicopedagogia em educação especial e ludopedagogia em TGD.
Muito bommm! Todo ano eu peço o PEI do meu filho eles alegam que nao conseguem avaliar ele pois ele nao fica o periodo todo e por isto nao conseguem fazer. Ta dificil
Meu filho estava na rede municipal da cidade de botucatu.dai eu me mudei para a cidade de itaporanga foi horrível, todos os dias a professora me chamava,e suspendeu meu filho por 2meses.dai passou pela médica e colocou de novo na APAE,por causa do comportamento dele.mesmo tendo o papel da APAE falando que pedagogicamente deveria ir para escola .mas a escola colocou que não tinha profissional para atender fico triste
A educação inclusiva no Brasil é excludente pois dificultam o PEI, dificultam professor auxiliar, dificultam adaptação escolar, dificultam o aprimoramento de professores regentes, enfim... falta muito para as leis da inclusão funcionarem melhor.
Professor, aqui na minha cidade não é difícil conseguir diagnóstico: autismo aqui virou virose. O difícil é conseguiu a consulta, mas o diagnóstico é fácil.
E em relação ao PPP das escolas acrescente que tem o que foi colocado no papel e, se realmente vai ser cumprido, mesmo tendo "sido elaborado" pelos que compõe a escola; pois muitas vezes cumpri-se o " burocrático" pedido pelas Secretarias de Educação...e o quê de fato deveria "ser cumprido" por todos o "seu serviço educacional" da melhor forma enquanto profissional que é...
Boa noite fico pensando porque uma pessoa muito diferenciada e competente nesse nível nunca apareceu em um canal de TV, qual interesse dos meios de comunicação abordar tema muito importante como esse? Vale se pensar a respeito o que os canais abertos querem que saibamos?
Alguém pode me ajudar preciso de indicações de Psicologo e Neuropsicologo que atendam bons que atendam conv SulAmérica em sjc ou região ? Alguém pode me ajudar ?
Quando a criança apresenta desenvolvimento abaixo do esperado e, após todas as ações pedagógicas, descobre-se que a criança apresenta necessidades especiais e a família não aceita que o mesmo possua tais necessidades? Não é necessário um diagnóstico? A rede privada fica mais vulnerável a necessidade de aceitação da família ou podemos agir da mesma forma?
Um dia desses eu estive lendo um artigo falando que em algumas escolas dos EUA existia o co-teacher que atuava ao lado dos Professores na sala de aula, auxiliando e atuando no contra ponto que eles precisavam. Então me ocorreu agora dessa ser uma possível ação para a dinamização desses espaços, com um professor atuando e com um outro dando alguns pequenos suporte para não saturar o um professor . Obs: Sinceramente..., Estou fazendo um exercício, uma conjectura do que seria melhor. Mas não sei sei se isso que eu estou escrevendo seria algo de fato adequado. Já tive a oportunidade de estar em sala de aula com uma professora que dividia a turma em duas e não achei o processo específico dela muito saudável já que ela promovia uma exclusão arquitetônica sem de fato uma barreira uma barreira arquitonica deixando os melhores ao seu cargo e os piores ao cargo de quem pudesse vir ajudar ( Obs: Ela justificava falando que tinha mais de 60 anos e estava velha demais para trabalhar com tanta disposição)
Gente! Mas pq precisa ir para o exterior para valorizar o que ja existe aqui? A Mediacao e ou Apoio à incluso ja existe e nao é de hoje.Sou Professora e atuo com mediaçao em conjunto com alguns regentes de turma e é esse o nosso trabalho: incluir.Embora aqui ainda esteja um pouco aquém,existe a tentativa de mudar o cenário.
ola,tenho 25 anos,sou autista,queria saber o que e ou se vc conhece,o transtorno desintegrativo da infancia conhecida como sindrome de heller,autismo regressivo,autismo de alta funcionabilidade,autismo atipico?
Professor eu entendi o que o sr explicou, entretanto eu penso que se tem aumentado o NÚMERO de autistas, isso não é decorrência do aumento de diagnósticos?
Professor, tem restrição para aplicação desse instrumento (RTI)? Digo em relação a formação profissional. Tem que ser aplicado por fonoaudiólogo? Parabéns pelos excelentes vídeos! Que Deus continue abençoando! 🤝
Sou estágiário da piscologia escolar da prefeitura de uma capital. O plano de inclusão escolar é apenas para mostrar números de crianças com transtornos matriculadas. Na realidade das escolas, o que os gestores querem é os alunos com transtornos fiquem presos nas saulas de aulas o máximo tempo possível. Não aprendem nada, não evoluem em nada, não tem plano pra nada. Família não colabora e o poder público ajuda a precarizar. Psicopedagogo patologiza tudo e não entende da parte comportamental contextual. Psicopegagogo comemora quando aluno ganha um laudo com avaliação de 5 minutos por um médico do SUS. Não consigo dar coerência ao meu desabafo, tamanho o caos que a tal "inclusão escolar" é.
Eita Jorge... essa "sua experiência" é muito real infelizmente...mas existe tbm " um pequeno grupo de profissionais que faz a diferença em vários locais desse nosso Brasil... poucos...mas existem! O quê dizer então: " não repita o mesmo " erro" qdo for exercer o seu papel... Deus nos abençoem 🙏
Feraaaaaaaaaaaaaa!!!!! Como eu queria que todos os profissionais que atendem minha filha tivessem a metade do conhecimento desse "monstro" !!!!!!
Nem me fala
Início perfeito: em educação nada é individual! Educação é grupo, coletivo, por princípio. Não é apenas soma de indivíduos competentes, mas um sistema competente. Outra questão perfeita já na partida: se tem alunos incluídos e os outros alunos, já não temos inclusão alguma. Perfeita a sua comunicação Lucelmo. Aprendendo muito com você!!
Me dei conta que tinha crescido quando parei de querer autógrafos dos artistas e virei fã dos estudiosos 😂😂😂
Lucelmo faz parte da mudança da minha caixa pensante.
O professor está só. Você é uma pessoa super generosa ao expor seus conhecimento. Lança muitas luzes realmente mas tendo dois autistas dentro de sala e mais turma num total de 25 crianças, as vezes me bate um desânimo que sei que não dou conta. Eu e a estagiária vamos nos ajudando e apoiando trocando conhecimentos mas sabemos que estamos longe de uma abordagem mais científica baseada em evidências.
Outro dia uma colega da minha turma, disse que tinha que separar os alunos que precisam de inclusão em uma escola separada. Eu sou diagnosticado com TDAH, quando escutei aquilo me deu raiva.
Lucelmo, vocês da equipe Luna poderiam escrever ou traduzir esses livros sobre as melhores práticas nos 3 níveis. Ajudaria muito e competência não falta pra vcs. Pensem com carinho!
Por favor
Lucelmo
Não encerre esse canal
Tem sido uma terapia muito importante para mim.
Abraço
Leonardo de Soure ilha do Marajó Pará ♥️
Excelente vídeo, Lucelmo!
Estou usando ele em minhas formações, pois desde que eu estava na sala de aula defendo que o diagnóstico médico não tem nenhum impacto no trabalho pedagógico. Eu sempre brinco que não vai vir uma sacolinha de soluções ou um manual de instruções junto com o diagnóstico e que é indiferente, para professor, a causa da dificuldade do aluno. No fim, somos nós educadores que vamos ter que nos "virar nos 30" e descobrir formas eficazes de intervenção para viabilizar a aprendizagem dos alunos, pois a educação inclusiva está se construindo, não tem receita pronta que funciona em todos os casos, e nós, que arregaçamos as mangas, estamos ajudando a construir essa educação!
QUERIDO DEUS, MULTIPLICA MAIS SENHOR, PROFESSORES COMO DR. lUCELMO
Gostei! Hoje está muito difícil a inclusão porque se enfatiza demais o diagnóstico e não como a criança aprende, independente do diagnóstico
Maravilhoso esse Lucelmo heim? É incrível como ele trás informações muito diferenciadas. 👏🏼👏🏼👏🏼
Gratidão por compartilhar tanto conhecimento 🙏🙏🙏👍🏻💙
Excelente! A verdadeira Educação Inclusiva ainda não saiu do papel. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Homescholling é indicada. Meus filhos tem dificuldades como ambiente escolar. Mesmo com.saka reduzida.
Como Professira do Aee posso dizer que existe a justificativa de atestado pelos seguintes motivo:
a) restringir o AEE ao publico-alvo da Educação Especial e excluir da desta demanda todas as demais crianças que apresentam transtornos da aprendizagem. Se não houver esta restrição, o Aee não tem como dar conta de todas as demais crianças que apresentam dificuldades. Acredite. Este público que não é alvo da Educação Especial ê enorme.
b) A matricula da criança que é público-alvo da Educacão Especial é contabilizada 2 vezes, para q o recurso venha dobrado. Daí porque o laudo médico é necessário.
Eu acho fácil qualquer pessoa falar de Educação Inclusiva. O fato é que numa sociedade excludente, a Escola não tem estrutura pra impor um sistema inclusivo. Então, as mudanças vão acontecer a depender dos esforços e competência técnica de quem está comprometido com a inclusão. Se você pensa que o Sistema não dá conta das crianças neurotípicas, entende porque ê tão falha a inclusão. O Sistema é excludente pra maioria. Veja os dados do IBGE.
A nota técnica número 4 do MEC esclarece que não precisa de diagnóstico para lançamento no FUNDEB. E se fosse feito como RTI, o público alvo seria menor, ele aumenta quanto menos usamos as práticas bom evidências nos níveis 1 e 2.
@@lunaaba O Sistema Inclusivo é muito lindo no plano teórico e ideológico. Dentro do Sistema Educacional são muitas as barreiras, em particular, as atitudinais. Grata.
@@aeeeducacaoinclusivaeautis6867 Não é interesse do poder público investir em educação nem para os que não tem transtornos, imagine para os que têm... No papel é tudo lindo, na escola é outra realidade. Estamos ferrados...
Aqui na minha cidade temos o AEE e o API. Este último atende às crianças com transtornos de aprendizagem. Ajuda um pouco.
@@ge010281 no particular nada impede. Somente no sistema público é restrito o AEE. Na verdade toda e qualquer criança com dificuldades na aprendizagem, é demanda pro AEE. No particular atendo crianças com dificuldade ou transtornos de outra natureza.
Lucelmo gratidão por compartilhar seu conhecimento com tanta generosidade,
Quando o assunto é inclusão dentro de (creche e Pré escolas) como posso fazer valer os direitos da minha filha que é não verbal?
Não sei mais par a onde recorrer , porque a resposta da escola é sempre mesma ("não é possível no momento ter um profissional especializado só para atender sua filha, ")
Ou algo do tipo "sua filha participa de TODAS as vivências que é propostas mais sempre no tempo dela , porque aqui não forçamos o aluno a fazer o que ele não quer"
Oi?? Minha filha é autista não verbal e sempre vai ficar no mundinho dela justamente por não saber fazer diferente.
Socorro Gente!
Alguém pôde me ajudar??
Professor Lucelmo, tenho uma pergunta para você. Gostaria que você fizesse um vídeo sobre as especializações na educação inclusiva do gestor público (diretor), supervisor e professores da educação básica. Porque estou relatando isso? Porque resido no estado de Minas Gerais e você precisa ver a bagaceira no ensino estadual aqui. Na municipal, nem professor de apoio existe. Eles pagam pessoas sem nenhuma especializações. Para entender o ensino especial, era preciso que todos tivessem o conhecimento sobre o ensino especial.
Exatamente! Ficamos tateando ! Mesmo com muito conhecimento e intervenções
Meu professor Lucelmo... essa sou eu... no individual tentando fazer inclusão do meu filho autista e por isso estudando ABA para autismo e DI na CBI, e já matriculada na Pós de Educação inclusiva e especial para Autismo e Di, tb da CBI ( marcada seu início p mês que vem). Com especialização em Autismo, psicopedagogia em educação especial e ludopedagogia em TGD.
Muito bom! Não existem alunos de inclusão. Existem alunos.
faz mais video sobre autismo sindromico
Muito bommm!
Todo ano eu peço o PEI do meu filho eles alegam que nao conseguem avaliar ele pois ele nao fica o periodo todo e por isto nao conseguem fazer.
Ta dificil
Excelente vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻💙
Professor, fala sobre autismo na educação infantil, processo de inclusão na educação infantil, pfvrrrr
Vc é brilhante!!!!! Mt real!! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Meu filho estava na rede municipal da cidade de botucatu.dai eu me mudei para a cidade de itaporanga foi horrível, todos os dias a professora me chamava,e suspendeu meu filho por 2meses.dai passou pela médica e colocou de novo na APAE,por causa do comportamento dele.mesmo tendo o papel da APAE falando que pedagogicamente deveria ir para escola .mas a escola colocou que não tinha profissional para atender fico triste
Boa noite 💤
O Universal deveria deixar bem claro, tolerância zero ao bullyng
Acá ya usamos esto hace años.
Prof, Lucelmo, faltou o link da playlist sobre inclusão e tb a nota técnica do MEC que o senhor citou no vídeo.
Esse assunto é muito interessante
Como trabalhar com o adulto com TEA no ensino superior que teve uma educação especial defasada e com muita greve falta de aulas extras?
Eu concordo!
Qual diagnóstico diferencial de autismo e psicose na infância?
A educação inclusiva no Brasil é excludente pois dificultam o PEI, dificultam professor auxiliar, dificultam adaptação escolar, dificultam o aprimoramento de professores regentes, enfim... falta muito para as leis da inclusão funcionarem melhor.
Na minha cidade a secretaria de educação exige diagnóstico fechado e tendo notoriamente a criança com necessidade de mediador escolar. O que fazer?
Disse tudo. Como faço?
Excelente 👏🏽👏🏽
Já vou atrás dessas obras...
Professor, aqui na minha cidade não é difícil conseguir diagnóstico: autismo aqui virou virose. O difícil é conseguiu a consulta, mas o diagnóstico é fácil.
Muitas vezes é difícil até encontrar escolas que elaboram o PPP da forma correta, se for falar de PEI então, fica mais difícil ainda.
E em relação ao PPP das escolas acrescente que tem o que foi colocado no papel e, se realmente vai ser cumprido, mesmo tendo "sido elaborado" pelos que compõe a escola; pois muitas vezes cumpri-se o " burocrático" pedido pelas Secretarias de Educação...e o quê de fato deveria "ser cumprido" por todos o "seu serviço educacional" da melhor forma enquanto profissional que é...
... compõem...
Professor, o Sr. tem algum modelo de sistema de inclusão para ser apresentado para o poder legislativo ?
Obg por tanto!
Eu faço questão de assistir os seus vídeos, minha filha é espectro altistas.
Boa noite fico pensando porque uma pessoa muito diferenciada e competente nesse nível nunca apareceu em um canal de TV, qual interesse dos meios de comunicação abordar tema muito importante como esse? Vale se pensar a respeito o que os canais abertos querem que saibamos?
Alguém pode me ajudar preciso de indicações de Psicologo e Neuropsicologo que atendam bons que atendam conv SulAmérica em sjc ou região ? Alguém pode me ajudar ?
Quando a criança apresenta desenvolvimento abaixo do esperado e, após todas as ações pedagógicas, descobre-se que a criança apresenta necessidades especiais e a família não aceita que o mesmo possua tais necessidades? Não é necessário um diagnóstico? A rede privada fica mais vulnerável a necessidade de aceitação da família ou podemos agir da mesma forma?
Um dia desses eu estive lendo um artigo falando que em algumas escolas dos EUA existia o co-teacher que atuava ao lado dos Professores na sala de aula, auxiliando e atuando no contra ponto que eles precisavam. Então me ocorreu agora dessa ser uma possível ação para a dinamização desses espaços, com um professor atuando e com um outro dando alguns pequenos suporte para não saturar o um professor .
Obs: Sinceramente..., Estou fazendo um exercício, uma conjectura do que seria melhor. Mas não sei sei se isso que eu estou escrevendo seria algo de fato adequado. Já tive a oportunidade de estar em sala de aula com uma professora que dividia a turma em duas e não achei o processo específico dela muito saudável já que ela promovia uma exclusão arquitetônica sem de fato uma barreira uma barreira arquitonica deixando os melhores ao seu cargo e os piores ao cargo de quem pudesse vir ajudar ( Obs: Ela justificava falando que tinha mais de 60 anos e estava velha demais para trabalhar com tanta disposição)
Gente! Mas pq precisa ir para o exterior para valorizar o que ja existe aqui? A Mediacao e ou Apoio à incluso ja existe e nao é de hoje.Sou Professora e atuo com mediaçao em conjunto com alguns regentes de turma e é esse o nosso trabalho: incluir.Embora aqui ainda esteja um pouco aquém,existe a tentativa de mudar o cenário.
Dr lucelmo e os aluno adultos autista tbm pode ser inserido no PEI?
existem autistas que tem outras comorbidades,como toc,trantorno obssessivo compusilvo,depressao,esquizofrenia,transtorno bipolar,tod?
ola,tenho 25 anos,sou autista,queria saber o que e ou se vc conhece,o transtorno desintegrativo da infancia conhecida como sindrome de heller,autismo regressivo,autismo de alta funcionabilidade,autismo atipico?
Professor eu entendi o que o sr explicou, entretanto eu penso que se tem aumentado o NÚMERO de autistas, isso não é decorrência do aumento de diagnósticos?
Prof, este sistema RTI vai abarcar todas as deficiências, ex surdos, deficiência visual? Etc
Professor, boa noite! Para uma criança ter acesso à Sala de Recursos é necessário ela ter um diagnóstico?
Professor, tem restrição para aplicação desse instrumento (RTI)? Digo em relação a formação profissional. Tem que ser aplicado por fonoaudiólogo?
Parabéns pelos excelentes vídeos!
Que Deus continue abençoando!
🤝
Não tem restrição não.
😊😊😊
Se o aluno usar o livro da escola ele perde o direito a PEI
Sou estágiário da piscologia escolar da prefeitura de uma capital. O plano de inclusão escolar é apenas para mostrar números de crianças com transtornos matriculadas. Na realidade das escolas, o que os gestores querem é os alunos com transtornos fiquem presos nas saulas de aulas o máximo tempo possível. Não aprendem nada, não evoluem em nada, não tem plano pra nada. Família não colabora e o poder público ajuda a precarizar. Psicopedagogo patologiza tudo e não entende da parte comportamental contextual. Psicopegagogo comemora quando aluno ganha um laudo com avaliação de 5 minutos por um médico do SUS. Não consigo dar coerência ao meu desabafo, tamanho o caos que a tal "inclusão escolar" é.
Eita Jorge... essa "sua experiência" é muito real infelizmente...mas existe tbm " um pequeno grupo de profissionais que faz a diferença em vários locais desse nosso Brasil... poucos...mas existem!
O quê dizer então: " não repita o mesmo " erro" qdo for exercer o seu papel...
Deus nos abençoem 🙏