‘Mercado da deficiência’ ameaça educação inclusiva

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 13 ก.ย. 2024
  • O programa Analisa convida a pedagoga e professora da Faculdade de Educação Maria Teresa Mantoan, que coordena o Laboratório de estudos e pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) e participou da formulação da Política Nacional de Educação Especial lançada em 2008. Mantoan comenta os retrocessos na política de educação inclusiva, a partir do decreto estadual que autoriza a presença de atendente pessoal para alunos com deficiência dentro das escolas estaduais paulistas. O programa também aborda o Projeto de Lei 3035, que institui a política para educação especial e inclusiva para atendimento às pessoas com transtorno do espectro do autismo, além do parecer 50 2023 do Conselho Nacional de Educação, que propõe uma série de indicações para o atendimento ao estudante com transtornos do espectro do autismo.
    Ficha técnica
    Produção e apresentação - Patrícia Lauretti
    Imagens - João Ricardo - Boi e Marcos Botelho Jr.
    Direção de imagens - João Ricardo Boi
    Edição - Kleber Casabllanca
    Capa - Paulo Cavalheri
    Foto de capa - Antoninho Perri

ความคิดเห็น • 5

  • @joanapaula5179
    @joanapaula5179 หลายเดือนก่อน +5

    Quando nos damos conta de que professor de universidade das licenciaturas, incluindo dos cursos da Pedagogia não possuem a experiência prática da sala de aula da educação básica, e nem eles mesmos possuem formação na área de ensino, a gente entende esse discurso descolado da realidade. Essas aprenderam nos livros, não no chão da sala de aula.

  • @bessaclaudya
    @bessaclaudya 2 หลายเดือนก่อน +11

    Estou me esforçando pra ouvir essa entrevista até o final. Minha criança não tem condições de adaptar nada pra si. Ele precisa de um apoio. Essa senhora parece que não vive no mundo real. O AEE, ok! Maravilhosa! E a ligação que existe entre Psicologia e Pedagogia? Deixou de existir? Os professores PRECISAM entender o que fazer com os alunos com deficiência, eles já estão na escola!
    Os professores precisam de ajuda de um profissional que ajude!. No entanto, a formação não dá base pra isso!!! Falo como aluna de Pedagogia, o conteúdo gira em torno com o lidar com alunos que brincam naturalmente, que sentam para aprender, que se comunicam, enfim. E os que correm na sala, e os que não conseguem ficar sentados? Faz-se o que? Amarra? Não há como o professor ter formação de psicólogos!
    As crianças não tem assistência à terapias! Mas é obrigatório ir pra escola! O que faz? Os professores estão à deriva sem saber como agir!

    • @vivianeteixeira-g6q
      @vivianeteixeira-g6q หลายเดือนก่อน +2

      Faço minhas as suas palavras! Sou sua colega de profissão e estou assistindo colegas adoecerem sem ter suporte para fazer um bom trabalho e outras ótimas professoras exonerando seus cargos e partindo para outras áreas profissionais. E aqui estou eu estudando para não desistir também. E concordo com você, esta "estudiosa" precisa frequentar um sala de aula no mínimo por uns 6 meses diariamente para entender como está.

  • @pleochroicbat
    @pleochroicbat 4 หลายเดือนก่อน

    E a cota pra PCD...