POR QUE EU NÃO CONSIGO TERMINAR NUNCA? | EMANUEL ARAGÃO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 2 ต.ค. 2024
  • Por que algumas relações parecem impossíveis de terminar?
    O que pode explicar esse fenômeno e como podemos sair dele?
    O que a psicanálise pode dizer sobre isso?
    E a teoria do apego?
    O tal relacionamento que vai e volta.
    Por que será que você não consegue terminar?
    Bowlby:
    1 - amzn.to/33XjEFt
    2 - amzn.to/2DK7XHq
    3 - amzn.to/3gS5nh2
    Inibição sintoma e angustia - amzn.to/2XT50eL
    Introdução ao Narcisismo - amzn.to/2PMWYiV
    Panksepp - amzn.to/3iyNlkf
    Melanie Klein - amzn.to/2XPgboH
    The school of life:
    • Why Avoidant and Anxio...
    Seja membro do canal Flor e Manu!!
    / @floremanu

ความคิดเห็น • 285

  • @brunacarvalho6335
    @brunacarvalho6335 4 ปีที่แล้ว +96

    Fala mais sobre construir espaços de segurança pra sustentar o vazio da vida...

    • @ripleysw
      @ripleysw 3 ปีที่แล้ว +1

      Simmmm por favor Manu !!!

    • @olhar232
      @olhar232 9 หลายเดือนก่อน

      Nossa profundo demais em !!!!👏👏👏👏👏

    • @wellitonsilva5652
      @wellitonsilva5652 6 หลายเดือนก่อน

      Mais vc sente isso

  • @danielep.2498
    @danielep.2498 4 ปีที่แล้ว +131

    Me vi muito nisso que vc falou, Manu. Um ponto interessante que percebi nas minhas relações passadas: eu era a carente, a que estava o tempo inteiro buscando aceitação e aprovação. A frieza e rejeição do outro era o que nos conectava, o que me mantinha engajada, buscando. No momento em que sentia que o outro estava me correspondendo, que ele não ia embora, as dúvidas começavam a surgir, de: Será que essa é mesmo a pessoa certa pra mim? acho que não me sinto inteiramente confortável nessa relação, etc. Então, aparentemente, podemos ser ansiosos e evitativos dependendo da situação e da resposta do outro. Isso vem tanto do medo de sermos rejeitados, quanto do medo de sermos aceitos?

    • @floremanu
      @floremanu  4 ปีที่แล้ว +9

      Totalmente

    • @francinetoledo2993
      @francinetoledo2993 3 ปีที่แล้ว +9

      Me descreveu caramba eu me sinto muito assim,pior q parece q a gente se identifica mais com a rejeição o não dá certo, pq quando tá dando certo a gente estranha

    • @WORLDUBROWNIE
      @WORLDUBROWNIE 3 ปีที่แล้ว +1

      Esse sou eu, tô sofrendo mt cm isso

  • @nataschacavalcante7628
    @nataschacavalcante7628 4 ปีที่แล้ว +18

    Passei 7 anos nesse círculo, doeu muito pra sair, precisou de muitos términos, voltas, amadurecimento, entendimento de mim mesma para que eu pudesse entender que todo aquele "sentimento" era, na verdade, o reconhecimento de uma antiga forma de se relacionar, com seus problemas e muitas falhas, mas com suas partes boas também. Aquele sentimento de se sentir em casa, mas que depois de 1, 2 meses já começava a dar seus sinais de desgaste por conta da relação nessa estrutura e pela carga que vinha com o término anterior. Ou seja, o desastre anunciado. Demorou, mas deixamos de ceder a esse impulso de querer aquele velho desconforto e isso me fez crescer e poder viver uma outra relação de forma mais plena, mas ainda com suas debilidades, como sempre será. Hoje com esses conhecimentos consigo identificar esses comportamentos passados pra não repetí-los ou pelo menos tentar lidar de outra forma.

  • @sophiamoreira3919
    @sophiamoreira3919 4 ปีที่แล้ว +67

    Fico olhando essa estante atrás do manu, em que os livros estão separados monocromaticamente, e me pergunto se tem a intenção de fazer essa transição da "mente conturbada" (azul) para a mente com clareza (branco) e o manu está no meio, porque é o "meio" "veículo" que tenta nos levar a essa tal clareza... Mas penso que pode ser ao contrario, do branco para o azul, "trazer mais cor a nossa vida", mas acho que não é, porque a gente "lê" da esquerda pra direita e o azul costuma remeter à tristeza "why you are so blue"... Mas também pode não ter nenhuma intenção consciente por trás dessa organização, o manu só organizou assim porque gosta de coisas monocromáticas o branco veio a calhar de estar do lado do azul. Acho que isso representa um pouco sobre como qualquer coisa, mas especificamente as relações, tem essa dualidade de sentidos até que a gente converse com o outro e as coisas se esclareçam e as vezes uma grande questão na nossa cabeça não significava muita coisa kkk... Enfim, vídeo ótimo, como sempre me deixando reflexiva (até mesmo quando não me encaixo na situação em questão)

    • @srabarreto5385
      @srabarreto5385 4 ปีที่แล้ว +5

      Que comentário pertinente!!! ^^

    • @marib4243
      @marib4243 4 ปีที่แล้ว +7

      Até semana passada no lugar do azul estava preto. Disse que não estava mais se identificando com aquela área. Então acredito que azul seja pra "trazer cor". E preto é a cor preferida dele... Acho que já comentou que gosta mto de azul e cinza tbm

    • @Luisamtbr
      @Luisamtbr 4 ปีที่แล้ว +4

      Eu também fico olhando para esse cenário, acho muito linda e muito estranha essa divisão por cores. Fica bem interessante enquanto proposta estética e conceitual para o quadro do vídeo, mas fico tensa em pensar que os assuntos e autores estão desencontrados.

    • @1NTJ-4_ISTJ
      @1NTJ-4_ISTJ 4 ปีที่แล้ว +4

      Olha colega as vezes ele queria criar um cenario para os videos !!! Tão simplesmente .Quanta devagação !!! As vezes as coisas são o que são e ate banal !!! Economize sinapses !!! Rsrsrs

    • @sophiamoreira3919
      @sophiamoreira3919 4 ปีที่แล้ว +18

      @@1NTJ-4_ISTJ Olha, colega, se você acha que um cenário é sempre só um cenário, vc devia procurar mais sobre o que fazem os diretores de arte no cinema, e, o quanto que o cenário precisa estar em sintonia com a mensagem que quer ser passada, isso sem dizer nada. Essa sensibilidade me interessa, mensagens através de símbologias. Pode não ser o caso do Manu, como eu mesma disse, mas eu gosto de ter essa visão sobre as coisas. Se você acha inútil, só não desperdice seus neurônios com isso, amado.

  • @ArianneRuas
    @ArianneRuas 4 ปีที่แล้ว +36

    meu deus pq é dificil assim viver

    • @ArianneRuas
      @ArianneRuas 4 ปีที่แล้ว +1

      essa é minha conclusao do video

  • @karllaheinzz
    @karllaheinzz 4 ปีที่แล้ว +106

    “Resumindo todo mundo tem medo do abandono”
    Obrigada pelo vídeo, Manu!

    • @diegomartins4421
      @diegomartins4421 4 ปีที่แล้ว +14

      A nossa única diferença é como agimos em relação ao medo.

    • @rline7599
      @rline7599 4 หลายเดือนก่อน

      ​@@diegomartins4421 não esquecendo que o medo nessa questão é meramente o inconciente trabalhando, entendo isso fica menos complicado porém ainda frustrante

  • @mirlagomes3517
    @mirlagomes3517 4 ปีที่แล้ว +50

    Excelente! Agora fiquei curiosa sobre a forma que você conseguiu construir segurança para suportar a angústia sem a idealização. Compartilha com a gente, se possível!

  • @beatrizbloom3762
    @beatrizbloom3762 4 ปีที่แล้ว +27

    Os vídeos do canal têm sido quase que uma terapia pra mim nessa fase da vida. Basicamente surtando porque aparentemente é impossível se relacionar de forma saudável... aiai

  • @samaraaragao783
    @samaraaragao783 4 ปีที่แล้ว +80

    "(...) consegui construir espaços de segurança para sustentar o vazio da vida."
    Gente, é isso. A cada quarta-feira uma nova elaboração sobre a vida e as relações. Obrigada pelos vídeos, Manu 🖤

    • @fernandaprates3754
      @fernandaprates3754 3 ปีที่แล้ว +2

      Queria saber como faz

    • @lilianediscini
      @lilianediscini 7 หลายเดือนก่อน

      Foi essa frase que foi o ponto alto pra mim também... contruir espaços em que eu possa existir comigo mesma, sem envolver do outro. Fantástico!

  • @cintiavilmon
    @cintiavilmon 4 ปีที่แล้ว +46

    Se esse vídeo durasse 3 horas eu nem perceberia meu tempo preso nele. É tão fascinante que tudo parou em volta enquanto eu consumia todo o conteúdo abordado.

  • @guaxinimdpc7807
    @guaxinimdpc7807 4 ปีที่แล้ว +9

    Bom dia, Manooow nem Vi o vídeo ainda, mas foi feito pra mim já rsrs.
    Hoje eu acordei aos berros de um pesadelo, acordei com toda a intensidade do sonho em minha realidade onde a minha euforia e desespero em "ajudar" minha ex estava no auge.
    Venho passando problemas pq eu amo ela d+, mas entendo que a relação nunca existiu, oque houve foi a minha personificação nela e devido aos problemas particulares dela, sempre eramos obrigados a sair do nosso contos de fadas e voltar pra realidade, onde eu me via amando sozinho e cercado por mentiras. Ela seguiu o caminho dela apos vários episódios de retorno me posicionei que queria ela bem longe de mim, mas vira e mexe eu me pego tendo pesadelos com ela se ela estar bem, se os filhos estão bem alimentados e por ai vai..... ( sei lá lendo esse meu comentário me vejo eu novamente no meu egocentrismo pensando que o video é pra só pra mim hehehe)
    MAS ENFIM SO QUERO AGRADECER, VER OS VIDEOS ME AJUDA A DIMINUIR A TENSÃO E O DESESPERO DE NÃO CONSEGUIR MUDAR ALGUMAS COISAS, ACABO ENTENDENDO QUE LEVA TEMPO E QUE TUDO É UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OBRIGADO MESMO É UM ALIVIO PROS MEUS PRANTOS.

  • @myriamheusi3553
    @myriamheusi3553 4 ปีที่แล้ว +10

    Melhor video da minha vida... passo por isso ha anos e ninguem nunca exemplificou tao bem... nunca nem oube explicar. Nossa q video incrível. Emanuel obrigada por isso.

  • @Ingrid-mariana
    @Ingrid-mariana 4 ปีที่แล้ว +17

    Obrigada, Manu. É bom ir-se para abrir espaço. Esse retorno depois do retorno é falsa memória. Suportar a dor esta posto. É assim. Difícil é na prática perceber e viver relacionamentos amorosos como adjuntos e não complementos. Um amor que não seja necessário, que não seja imprescindível. Que bom que existem outras relações (para além do "romance") e outros encaixes possíveis.

  • @carolcirqueira1960
    @carolcirqueira1960 4 ปีที่แล้ว +19

    Gente, esse vídeo me fez refletir MUITO. Eu estou ou estava ( se eu conseguir refletir minha carencia) a beira de cair no poço profundo de erro da idealização em outra pessoa. Sendo que eu já estava tentando barrar esse meu comportamento. Mas por outro lado estou no dilema de um relacionamento muito cansativo e querendo "viver o mundo". Gente do céu, não sei o que faço. Tenho que conseguir ou aprender a ficar só.

  • @glauciaingryd3534
    @glauciaingryd3534 4 ปีที่แล้ว +20

    Mente explodindo sobre isso, amo estudar essa temática. Ótimas colocações.

  • @ianicksoutomartins3077
    @ianicksoutomartins3077 5 หลายเดือนก่อน +1

    Maravilhoso! Quais instrumentos podemos usar para reconhecer que a idealização está motivando um relacionamento? Quais seriam os sinais e sintomas idealização? Como diagnostica-la?

  • @Rodrigo_Duarte_cantor
    @Rodrigo_Duarte_cantor 4 ปีที่แล้ว +69

    Olá, Manu! Gostei desse vídeo e gostaria muito que você falasse justamente do último tópico que vc falou rapidamente bem no finalzinho! Como construir esse espaço de segurança (auto-segurança, pelo que entendi) em meio à relação que se está vivendo. Creio que assunto possa ser de fundamental importância pra muita gente, assim como o é pra mim. Tenho assistido muito a seus videos e têm me ajudado bastante a pensar na forma como me projeto nos meus relacionamentos afetivos. Como não projetar um ideal no outro e como construir esse espaço de segurança? Obrigado!

    • @Torquatonetto
      @Torquatonetto 4 ปีที่แล้ว +2

      tbm gostaria

    • @lisianequeiroz6331
      @lisianequeiroz6331 4 ปีที่แล้ว +2

      É um bom tema mesmo!💓

    • @amandasilvamarangoni
      @amandasilvamarangoni 4 ปีที่แล้ว +2

      quero muito saber também!

    • @86Helton
      @86Helton 4 ปีที่แล้ว +5

      A questão é: tem como não projetar? Tem como apenas aceitar o real? Aceitar os defeitos do outro, ainda que vc discorde totalmente deles?

  • @chrisbragatto1245
    @chrisbragatto1245 หลายเดือนก่อน +1

    Vivi simplesmente 14 anos nesta relação, exatamente como descrita nesse vídeo. 14 anos de diferentes linhas de psicanálise, ninguém pôde me dar essa perspectiva. O simples fato de saber que ele, evitativo, também sente medo no finql das contas, e não é alguém que me dispensa porque não fui suficiente, muda TUDO.
    O vídeo do enlace neurótico mudou a minha vida, de verdade, a minha identidade. Esse foi a assinatura embaixo.
    Muito grata pelo seu tempo, pelas construções da sua incrível e adorável mente.

  • @anabeatrizbcs
    @anabeatrizbcs 4 ปีที่แล้ว +41

    construção de espaços de segurança, eis a chave da questão! obrigada por mais um excelente video, manu.

  • @Thairinemachado
    @Thairinemachado 4 ปีที่แล้ว +10

    A Rita, do canal tempero drag tem um vídeo sobre "teoria do apego", que é muito bom.Super indico.

  • @86Helton
    @86Helton 4 ปีที่แล้ว +13

    Vivi isso na pela. Vai e volta. Essa ideia de que eu mereço alguém melhor e etc mas quando me via diante do mundo eu ficava com medo de enfrenta-lo... Sofri e ainda sofro as dores desse ciclo de mais de 7 anos. Fui pra análise e descobri minha ansiedade e mergulhei nesse processo de autoconhecimento e da construção desse momento de ruptura e as consequências disso. Tô separado faz 16 dias e cheio de medo de não conseguir sustentar, mas tô seguindo porque eu entendi que ela não é o remédio da minha dor, dói com ela , dói sem ela, mas dentro da relação se soma muitas outras dores decorrentes desse modelo evitativo e carente. O que mais me deixa intrigado é justamente como eu entrei nisso e não conseguia sair, isso mecheu tanto comigo que estou aqui, vendo esse vídeo e procurando outros, pra vê se eu compreendo o que aconteceu comigo, por que me permite viver tantos anos esses ciclo infernal de vai e volta duma relação totalmente desconexa. Eu costume dizer que só quem passa por isso sabe o que quanto é sofrido, os amigos e familiares olham a situação e dão a solução, "é só tu te separar", "não volta mais com ela" e etc... E eu sempre repetia que se fosse fácil sair disso eu já tareia saído. Enfim, me tranquiliza perceber que essa situação acaba sendo mais comum do que se imagina, porque por vezes eu achava que havia enlouquecido.

    • @aldapereira1855
      @aldapereira1855 2 ปีที่แล้ว +2

      Oi Helton boa noite
      Li seu relato e me vi na sua história também
      Faz 1 ano seu comentário, vc conseguiu sustentar pois quando escreveu fazia 16 dias.
      Obrigado

    • @86Helton
      @86Helton 2 ปีที่แล้ว +2

      @@aldapereira1855 boa noite querida. A gente tem que ter paciência na dor, aprender a conviver com ela, entender o que tá acontecendo e o mais importante, continuar vivendo a vida! Tô aqui! Tô bem! Não voltamos! Aprendi a deixar o pensamento fluir e deixar de lutar contra as lembranças e o medo abstrato que fica.
      Me sinto a cada dia mais forte e reconectado comigo. Mas tudo é muito lento, muito mesmo!
      Mas olha, tô numa paz enorme! As crises sempre se atualizam 😅
      Agora penso: será que ainda vou ter coragem de me envolver com alguém e perder essa paz que eu estou? 😅

  • @filipevieirawho
    @filipevieirawho 4 ปีที่แล้ว +32

    Eu sou claramente evitativo no meu modo de relacionar e tenho vivido esse enlace. Obrigado por esses encontros de quarta-feira, sempre muito valiosos.

    • @marib4243
      @marib4243 4 ปีที่แล้ว +2

      Parece que num geral homens são evitativos e mulheres ansiosas? Vivi isso há pouco tempo e foi nessa combinação

    • @filipevieirawho
      @filipevieirawho 4 ปีที่แล้ว +5

      @@marib4243 Generalizando tbm acredito que os homens são mais evitativos, mas já conheci casais amigos que tem essa combinação invertida. Eu não sei se por insegurança da minha parte, mas eu não consigo identificar muito bem quando uma pessoa é (ou está sendo) evitativa e quando ela simplesmente não quer nada. Já com as pessoas ansiosas isso fica claro com muita facilidade pra mim. Vc tem facilidade pra identificar os dois tipos?

    • @marib4243
      @marib4243 4 ปีที่แล้ว +3

      @@filipevieirawho Tbm acho que não consigo identificar o evitativo bem. Pq eu mesma, apesar de ser a ansiosa num relacionamento amoroso, quando não estou apaixonada mas tenho ganhos consideráveis na relação, devo parecer bem evitativa. E não sou!! Então tbm fico na dúvida qndo tento analisar as pessoas... Mas no meu último relacionamento tenho quase certo que ele era bem evitativo. Não era falta de interesse e de sentimento, pelo que pude perceber. Era muito medo de ser abandonado...

    • @filipevieirawho
      @filipevieirawho 4 ปีที่แล้ว +7

      @@marib4243 Penso que, até mesmo pros evitativos, o início de uma relação sempre contém uma certa dose de ansiedade, mesmo que travestida de expectativa. Apesar de me identificar como evitativo, não acredito que meu maior medo seja o do abandono, de se desvincular, desatar. Emanuel tocou num ponto que sempre mexe muito comigo, que é o medo de ter a minha história "esquecida". Em um certo sentido, de não ter outra pessoa que possa me ajudar a relembrar e validar as dores e as conquistas pelas quais já passei pela vida, individualmente, e tbm durante aquela etapa da vida. Quando a vida joga a gente no chão pra recomeçar, as vezes é difícil lembrar sozinho de todas as coisas boas que a gente tem, que a gente já conquistou, etc. Acho que pra mim isso é mais difícil do que o abandono em si, o estar e se fazer só.

    • @beatrizvitoria5945
      @beatrizvitoria5945 4 ปีที่แล้ว +9

      Que incrível ver você falar isso, pois me me considero evitativa, no entanto, eu tenho medo do abandono, mas mascaro bem com esse distanciamento e limite que dou entre eu e o outro na relação. No fundo eu tenho medo de me perder nesse entrelace, de esquecer quem eu ja fui/sou e todos os meus processos de crescimento que me trouxeram até aqui.

  • @raquelcarvalhodesouza705
    @raquelcarvalhodesouza705 4 ปีที่แล้ว +10

    Os primeiros relacionamentos tendem a cair nisso por sermos jovens e estarmos experimentando tudo pela primeira vez e pensando: isso é felicidade! Depois o mundo se mostra cruel e só sobra aquela vontade de querer voltar pra "primeira felicidade".

  • @carlacarvalho6221
    @carlacarvalho6221 4 ปีที่แล้ว +15

    "O vídeo mais importante da história deste canal!" Rsrsrs Bravo!

  • @raisacortez1200
    @raisacortez1200 2 ปีที่แล้ว +3

    Ai cara, seus vídeos são sempre bons, e sempre uma pedrada na cabeça. Estou uma situação parecida com a que você descreveu... bem estilo "tem amor mas não funciona". Fiquei na dúvida: é possível que novos encaixes sejam feitos com a mesma pessoa e seja mais saudável?

  • @isabellefonseca9660
    @isabellefonseca9660 2 ปีที่แล้ว +2

    Manu eu era muito evitativa, hoje me sinto carente , o que pode ter levado a isso ?

  • @valeskaandrade8753
    @valeskaandrade8753 3 ปีที่แล้ว +4

    Tem só que ficar esperto pra ver se o tal é mesmo evitativo ou é um perverso narcisista. Pq vc pode ter sido adestrado pra sentir essa carência.

  • @farmaciavivamassagem9640
    @farmaciavivamassagem9640 2 หลายเดือนก่อน

    Oi Manu, sou Ana, uma apreciadora da sua forma de comunicar, didática, e dos seus enlaces e conteúdos. Este vídeo para mim é hoje uma maçã verde do pé que amadureceu e, portanto, sou muito grata à ti. Estou lendo o Panksepp por conta da sua indicação e está sendo fantástico, ainda mais na perspectiva dos mamíferos, ele é meticuloso e tem sido uma verdadeira escola das emoções. O seu livro já foi encomendado, parabéns pela publicação e todo esse processo bonito que é escrever. Após o seu vídeo, me sinto no caminho certo por estar recriando esses espaços de segurança em minha vida novamente.
    Hoje vi amigos que fizeram uma fogueira julina muito grande aqui em Curitiba e foi bonito de ver, me senti presente.

  • @isabellamartins7197
    @isabellamartins7197 4 ปีที่แล้ว +7

    Não há uma forma de fazer essa relação dar certo?
    Que as duas pessoas consigam e queiram passar por um processo pra que a relação seja saudável e boa, mas sem chegar ao fim?

  • @juliamarcon4850
    @juliamarcon4850 4 ปีที่แล้ว +24

    Esses dois tipos poderiam coexistir na mesma pessoa? Isto é, ela ser demandante com o parceiro afetivo-sexual e evitativa com outros, ou vice-versa?
    E como funcionaria se cada um desses tipos de relacionasse com alguém de tipo semelhante?

    • @wen.der.santos
      @wen.der.santos 4 ปีที่แล้ว +7

      Eu acho que sim, pq eu acho que ocupei os dois lados em relações diferentes.

    • @viniproductionsfull
      @viniproductionsfull 4 ปีที่แล้ว +4

      É possível que as pessoas transitem entre os tipos de apego dentro da mesma relação também.

    • @ripleysw
      @ripleysw 4 ปีที่แล้ว

      E pode exigir e não dar nada em troca!

    • @amandasilvamarangoni
      @amandasilvamarangoni 4 ปีที่แล้ว +1

      eu me identifico como ansiosa/ carente com o meu parceiro e muito evitativa com outros, família, amigos,etc .

    • @TaliaLino
      @TaliaLino 4 ปีที่แล้ว +1

      Então os dois sendo carentes um c/ o outro e evitantes com o externo a sua relação, eles se isolariam? E se, deixariam de ser saudáveis e a relação deve deixar de ser, pelo bem mental de ambos?

  • @lumacavalcante2881
    @lumacavalcante2881 4 ปีที่แล้ว +2

    Estou quebrando este ciclo. O meu processo de análise é muito recente, então, terei chão para digerir a construção de um espaço de segurança. Mas, lá no fundo eu compreendo a lógica da coisa, embora eu vá sentir dor por algum tempo. Gostaria de sugestionar um vídeo sobre como foi essa construção para você, e tentar compreender como ela pode ser útil na vivência de quem os assiste. Beijo grande, pessoal ❣️

  • @vic4480
    @vic4480 4 ปีที่แล้ว +8

    Estou assistindo novamente esse vídeo tão maravilhoso e tão conciso, e agora consigo compreender o que vivi no meu último relacionamento (foram sete anos). Quando sente que é não capaz de corresponder o outro ou mesmo acredita-se que esteja oferecendo o seu melhor e mesmo assim, nunca é o bastante. Muito obrigada! Seu conteúdo é valiosíssimo

  • @wen.der.santos
    @wen.der.santos 4 ปีที่แล้ว +12

    A pergunta que se segue pra mim seria: qual é então o limite que cedemos a idealização? Tipo, OK, o outro nunca vai atender todas minhas espectativas, mas não vou aceitar viver com uma pessoa que eu não tenha uma mínima identificação, se não poderia ser qualquer uma né.

    • @amandasilvamarangoni
      @amandasilvamarangoni 4 ปีที่แล้ว

      penso muito sobre isso também... Difícil.

    • @amandasilvamarangoni
      @amandasilvamarangoni 4 ปีที่แล้ว +13

      Aquele pensamento de "ok, tô idealizando muito e tendo muita expectativa" ou " sera que essa pessoa realmente não supre minhas mínimas necessidades afetivas?"

    • @wen.der.santos
      @wen.der.santos 4 ปีที่แล้ว +1

      @@amandasilvamarangoni exato

  • @cissafernandes5327
    @cissafernandes5327 4 ปีที่แล้ว +5

    Caramba! Você acabou de explicar a dinâmica do meu casamento que acabou esse ano depois de 30 anos. Tentei ser essa figura perfeita que foi projetada e claro, não dei conta... hoje depois de tanto tempo busco entender que realmente eu sou.

  • @suzanabohrer
    @suzanabohrer 4 ปีที่แล้ว +5

    Bah amei ❣️ só agora aos 56 anos finalmente estou aprendendo a viver e a encarar a vida em sua dureza, mas confesso que a adoço com poesia✨ me identifique contigo, meu filho se chama Emanuel e tua narrativa me tocou fundo. Emanuel e tuas ideias me remeteram a verdades internas🙏 valeu

  • @keyzacosta3779
    @keyzacosta3779 3 ปีที่แล้ว +2

    Mil vezes obrigada, Manu!! É muitooo identificavel pra mim. Terminei meu primeiro namoro em janeiro desse ano, quando completamos dois anos. Depois tentamos voltar por uns 3 meses e foi dando certo até dar errado, de novo haha foi muito triste a forma que terminou e ainda é dolorido pensar, as vezes o gatilho vem kkkkkk mas é bom nos perceber e encontrar esses mecanismos... enfim, saudades do que foi vivido e daquela identificação mas é preciso crescer 🌿

  • @weruskamedeiros2982
    @weruskamedeiros2982 4 ปีที่แล้ว +7

    Eu sofri demais tentando terminar um relacionamento super longo e ninguém queria entender meus motivos ... Fiquei muito perdida até entender e esclarecer o porquê

  • @psicanalistae.cherrifilho9611
    @psicanalistae.cherrifilho9611 4 ปีที่แล้ว +4

    Tbm existe algo a ser pensado. As coisas podem mudar no decorrer do relacionamento; ou seja, o carente se torna o evitante e vice-versa...rsss já ocorreu isso, muitas vezes. Por algum motivo de força maior. Comigo já aconteceu. As vezes por ciúme, insegurança o barco vira. :) Pode ser? abço. sou teu fã

  • @tiagovlogandmusic
    @tiagovlogandmusic 4 ปีที่แล้ว +2

    incrível o quanto vc consegue falar por tantos de nós Manu. Me reconheci muito no seu papel na história do seu relacionamento de 10 anos!!

  • @justathough
    @justathough 2 ปีที่แล้ว +1

    Você até pode ter uma crítica à teoria do apego (ou qualquer coisa), mas aí vc faz um experimento para demonstrar seu ponto. A teoria do apego está muito bem documentada e fundamentada em experimentos e observações... Mas o cara aqui da crédito para os psicanalistas... Ele realmente não tem formação científica e sim muitas opiniões. Não levem muito a sério.

  • @isabelasouzasoares7444
    @isabelasouzasoares7444 4 ปีที่แล้ว +4

    Esperei por esse vídeo desde o dia em que me inscrevi no canal. Meu último relacionamento durou 2 anos e meio e nós terminamos 9 vezes N O V E. Hoje faz 2 meses que nos separamos, espero que eu consiga me aguentar nesse mundo...

  • @fernandasarantes6088
    @fernandasarantes6088 4 ปีที่แล้ว +4

    Eu nunca tive namoro ioiô, mas já tive voltas dps de meses longe de alguém que tava conhecendo e não virou namoro. Acho que no meu caso era MT medo do novo, eu preferia estar num lugar ruim e conhecido a arriscar mais uma possível pessoa errada 🤭

  • @samaracosta1333
    @samaracosta1333 4 ปีที่แล้ว +2

    Me identifiquei muito pq passei por isso meses atrás, e não é nada fácil por um ponto final... :/

  • @vanessabacivangi540
    @vanessabacivangi540 4 ปีที่แล้ว

    Nossa Emanuel !!tão eu nessa narrativa
    Os motivos do encaixe não importam , a sensação de conforto emocional se torna tão essencial que anula temporariamente os objetivos que levaram a descidir o rompimento , o querer se distanciar desse alguem nessa condição te trás para mais perto de olhar para o horizonte e almejar como uma miragem o objeto de desejo imaginado e incapaz de ser vivido.

  • @carolinapaesdebarros9680
    @carolinapaesdebarros9680 4 ปีที่แล้ว +2

    Se eu for trazer aqui qualquer coisa da minha experiência, vai ser até repetitivo, tamanha foi a identificação com o vídeo. Porém, pensar que eu vou ter que construir espaços de segurança para poder lidar com o vazio da existência, para só então conseguir romper esse padrão, me parece tão, tão distante...

  • @danubiacm
    @danubiacm 3 ปีที่แล้ว

    Simplesmente minha vida narrada em um vídeo... É... Chegou a hora de despertar!!!

  • @LeniseCosta
    @LeniseCosta 4 ปีที่แล้ว +1

    Me vi do início ao fim😂 inclusive mantive uma “relação” com uma pessoa por 7 anos dessa forma... reencontro, quebra, volta, quebra, volta!

  • @emilysilva4314
    @emilysilva4314 6 หลายเดือนก่อน

    Que vídeo maravilhoso 👏🏻super necessário.

  • @mariangelacoelho6609
    @mariangelacoelho6609 2 ปีที่แล้ว +1

    Entendi muita coisa de meus relacionamentos... Sou carente e me atraio pelo Evitativo. E sofro muito pq ele me evita. Na verdade, admiro o poder dele de "não ser refém do meu afeto". SQN. Ele volta. Logo, ele não é tão grandioso como eu pensava, nem eu sou tão desprovida de coisas atraentes como eu me julgava. Incrível este insight. Mas eu me perdi no vídeo... Eu queria ter anotado os 3 Sistemas básicos no enlace amoroso. 1. Idealização. E aí 2 e 3?? Não vi. Alguém pode me ajudar???

  • @mo_warlock
    @mo_warlock 9 หลายเดือนก่อน

    Resumo da minha ultima relação ... até que eu fiquei de saco cheio dessa estrutura e cai fora! chegou uma hora que ficou chato!

  • @michellemep
    @michellemep 4 ปีที่แล้ว +13

    Ótimo vídeo, Manu! Penso que cada relação tem uma dinâmica e por isso podemos acabar trocando de papel. Vivi uma relação abusiva da qual eu não conseguia me desvincular e por isso cheguei a pensar que pudesse ser alguém que tinha medo do abandono. Tenho abordado esse assunto com a minha terapeuta e venho chegando à conclusão de que a minha dificuldade de desligamento estava relacionada àquele relacionamento em si. Pensando nas relações que vieram depois, percebo que encarei o fim dos vínculos afetivos como momentos doloridos, mas sempre enxergando a possibilidade de continuidade da minha existência fora deles.

    • @carolinetrigoli
      @carolinetrigoli 4 ปีที่แล้ว

      Michele como vc conseguiu se desligar desse relacionamento? Tive um de 11 anos onde eu era a evitativa....hj estou em outra onde sou a carente e não consigo sair, mesmo com a ajuda da terapeuta. Abçs

    • @michellemep
      @michellemep 4 ปีที่แล้ว +3

      @@carolinetrigoli Consegui começar a me desligar quando comecei ver com clareza todos os problemas do relacionamento, a entender que não tinha como resolvê-los e como aquilo tudo me fazia mal. Não tem receita, pois cada relacionamento tem seus detalhes, né? Mas listar os pontos negativos pode ajudar a ver tudo com clareza e te dar mais força para tomar a decisão. Fico na torcida para que dê tudo certo por aí e você fique bem! Beijos!

  • @lanamarx5254
    @lanamarx5254 4 ปีที่แล้ว +11

    RINDO DE NERVOSO

  • @juceliamiranda3503
    @juceliamiranda3503 4 ปีที่แล้ว +4

    Me identifiquei com grande parte do conteúdo...

  • @LilianeMANCEBO
    @LilianeMANCEBO ปีที่แล้ว

    Um tema superinteressante para um romance ao contrário: um livro cômico que fizesse as pessoas pensarem um pouco e rirem um pouco sobre esse assunto dramático.

  • @mariaeugeniacavalcantiarau5123
    @mariaeugeniacavalcantiarau5123 4 ปีที่แล้ว +5

    sem querer ser pretensiosa, acho que consegui construir esses espaços de segurança, mas só acho, porque quando a gente acha que sabe de algo, não sabe de nada hehehe

  • @carolezack
    @carolezack 4 ปีที่แล้ว +2

    Nossa, Manu...simplesmente amei o vídeo!! Me identifiquei demais!
    Terminei um relacionamento, recentemente, que era exatamente assim!!!
    Eu era a carente e ele o evitativo. Vivíamos terminado e voltando até que no começo da pandemia resolvi dar um basta. Ainda sofro, sinto a falta dele, queria muito que tivesse dado certo, mas estou aprendendo que ruim sem ele, pior com ele!
    =/

  • @raissacaixeta9639
    @raissacaixeta9639 4 ปีที่แล้ว +3

    Manu, obrigada sempre. Seus vídeos estão sempre em sintonia com minhas reflexões da semana...
    Seu trabalho é lindo!❤

  • @moisabass1166
    @moisabass1166 3 ปีที่แล้ว +2

    Eu sou vc na sua história : Foram exatamente 10 anos e 6 idas e vindas.. Eu quis o término, mas quando estou no mundo, quis voltar. Ainda estou me recuperando depois de um ano do último término..

  • @monicabrasil1509
    @monicabrasil1509 4 ปีที่แล้ว +2

    Sem dúvida fazemos papéis diferentes em cada relação (às vezes o mesmo tbm) :)

  • @wellingtonantunes9571
    @wellingtonantunes9571 3 ปีที่แล้ว +2

    Sou da linha cognitivo comportamental, e minha namorada da linha da psicanálise, e de fato o conteúdo é excelente, não são perspectivas diferentes que retiram a nobreza de um trabalho, parabéns pela desenvoltura e conhecimento. Informações desse cunho favorecem a saúde psíquica de muitos, ou ao menos dar os primeiros passos para romper com estruturas que não são salutares, e validar uma ajuda profissional como recurso de aprimoramento. Gratidão, ao pesquisador e a psicanálise. Obrigado my baby Thamires! S2

  • @conceicaoamorim3938
    @conceicaoamorim3938 4 ปีที่แล้ว

    Minha vida em um vídeo...RS somos muitos, de fato.

  • @brunocarrijo4800
    @brunocarrijo4800 4 ปีที่แล้ว +1

    Ajudou bastante. Sou o carente da história. Construção de espaço de segurança da minha existência... q troço doido, vou buscar isso.

  • @QuironTarô
    @QuironTarô หลายเดือนก่อน

    Não consegue terminar porque nunca começou.

  • @thalitaaureliano7786
    @thalitaaureliano7786 4 ปีที่แล้ว

    Fala mais sobre construção de espaços de segurança

  • @rline7599
    @rline7599 4 หลายเดือนก่อน

    Eu estava precisando encontrar esse video...as peças de um quebra cabeça de quase 50 anos se encaixando, vida longa a vc que eu ja considero um amigo.

  • @indaleciaaparecidapaimdeso642
    @indaleciaaparecidapaimdeso642 4 ปีที่แล้ว

    Manu pra mim você é enigmático mas aprendo sempre. Um dia vou atendê-lo

  • @caiogamer6907
    @caiogamer6907 8 หลายเดือนก่อน

    Conheço um caso que retrata exatamente ao que vc relatou em seu vídeo....

  • @mairavelloso1759
    @mairavelloso1759 4 ปีที่แล้ว +4

    Manu, gostaria de saber qual maneira de proceder de uma cuidadora para que o cuidado cresça um ser humano mais equilibrado, com autonomia e autoconfiança??? Obrigada pelos vídeos produzidos

    • @arteaprendizagem
      @arteaprendizagem 4 ปีที่แล้ว +1

      Mana tem várias pessoas mto maneiras pensando educação com bases mais consistentes pra formar seres felizes. O Paizinho vírgula por exemplo, é perfeito!. E mta galera da disciplina positiva, a própria educação com apego...
      Espero ter ajudado, enquanto o Manu não responde

  • @naoleiaesselivro
    @naoleiaesselivro 4 ปีที่แล้ว +1

    Você descreveu minha relação hahaha

  • @cléiaarechiga856
    @cléiaarechiga856 5 หลายเดือนก่อน

    Eu vim aqui pra tentar entender isso, por que algumas pessoas se prestam a esse pepel de terminar e voltar? Eu nunca vi isso como algo normal, óbvio que não é, e até hoje nunca voltei com ex nenhum é algo que eu particularmente não faria.
    Sou radical na questão de ex e de traição, traiu separa, não volta! terminou, não volta se fosse bom não teria terminando, ponto.

  • @sthefanicoutinho4873
    @sthefanicoutinho4873 3 ปีที่แล้ว

    vídeo perfeito no momento perfeito. fala mais sobre esse espaço de segurança, manu. beijo

  • @amor__fati
    @amor__fati 4 ปีที่แล้ว +2

    Ajudou muito, Manu. Sempre ajuda muito, sabe? Talvez esse seja mesmo "o vídeo mais importante da história desse canal"

  • @gabrielvenancio6392
    @gabrielvenancio6392 8 วันที่ผ่านมา

    Assumi uma mulher com 2 filhos e os problemas nem são os filhos mas sim ela pois vinha de um casamento ruim e tóxico e trouxe todas as mágoas e traumas do passado pra nossa casa , não me sinto mais feliz 😢

  • @moanamarques7825
    @moanamarques7825 4 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom! Me vi nos dois tipos de apego que você explicou, ri e chorei revivendo, rs

  • @PrioridadeEU
    @PrioridadeEU 3 ปีที่แล้ว +2

    Quero o retorno, me redimir, me entregar, me dedicar... Vou apostar... Se vai dar certo, não sei... Mas vou tentar... Viver... E me permitir... Hoje sei o quanto é preciso sim lutar para uma relação dar certo, lutar junto por tudo junto e construir esse espaço de suprir e ser suprido.

  • @giselemkramer
    @giselemkramer 7 หลายเดือนก่อน

    Na mosca! Obrigada pela generosidade ❤

  • @oliviamaia5368
    @oliviamaia5368 4 ปีที่แล้ว +3

    Vídeo incrível, Manu. Tiveram momentos em que me reconheci tanto, ouvi muito sobre o que vivenciei que quase fiquei sem graça, rs. Muito doido perceber os momentos de transição entre a carência e o "evitar", e como podemos ser meio masoquistas às vezes, sabendo que aquele encaixe ali não faz tão bem assim, mas que a possível dor de encerrar esse ciclo parece insuportável. De todo modo, "sair pro mundo" é importante...sinto que são nesses momentos, que entramos em uma fase de autoconhecimento muito intensa, capaz de gerar novas experiências, novos questionamentos e percepções, enfrentamento pesado do ego, quebra de expectativa e encontros lindos que nos trazem acalento. Dói muito, mas depois vira uma dor que vale a pena ser sentida.

  • @AnnaBeatriz-gw6ez
    @AnnaBeatriz-gw6ez 4 ปีที่แล้ว +2

    Enxergar racionalmente as coisas faz toda diferença. Perfeito 💕

  • @eskuatsodoze
    @eskuatsodoze 2 ปีที่แล้ว

    E difícil isso por que tipo gosto de mais dela as vezes acho que estou até cego de amor, mas ela não demonstra isso por min, eu não consigo terminar por que tenho esperança de que ela vai mudar, mas essa mudança nunca chega, isso já a 3 anos. Hoje ela não se que faz questão de passar o dia cmg não de sente disposta a sair cmg fica juntos, já tem alguns meses que não quer ficar cmg e só dando desculpas.

  • @jainabarreto6630
    @jainabarreto6630 4 ปีที่แล้ว +1

    se esses papeis existirem, eu já fiz os dois e atualmente sou a ansiosa. como eu me lembro como é ser a pessoa que evita, tô conseguindo ter mais paz agora mesmo sendo a ansiosa, principalmente procurando resolver minha carência sozinha (cuidando da minha vida), mas sem dúvida as duas formas de agir causam sofrimento pra quem tá na relação

  • @dayanepaula6248
    @dayanepaula6248 4 ปีที่แล้ว +3

    Não queria que essa conversa acabasse kkkk

  • @denise_carneiro_soares
    @denise_carneiro_soares 7 หลายเดือนก่อน

    Muito bom e bem explicado, obrigada !

  • @evelin_ninha
    @evelin_ninha ปีที่แล้ว

    Acho um pouco inapropriado a expressao de que o apego ansioso seja a pessoa que sempre procura e precisa de afetos, pode até haver excessos mas acredito que quem tem esse perfil seja resultante da economia de afeto, carinho e atencao do apego evitande.
    Pois se tratando de uma relação amorosa não faz o menor sentido a pessoa que não quer contato fisico básico e uma minima emtrega emocional.
    Sendo assim, a pessoa com apego evitante não deveria se relacionar amorosamente visto que na verdade ela não tem conteudo amoroso para entregar.

  • @RbbDeiane
    @RbbDeiane 4 ปีที่แล้ว +1

    Ai Manu diz: " vcs trocam cartinhas; cartinhas não. Mensagens..."
    Eu: Sim Manu, sou da época que chegou a trocar cartinhas...🙈 ( 41aninhos de idade)😏
    Adorooo suas reflexões...💞😍💞

  • @cleciopegasus
    @cleciopegasus 4 ปีที่แล้ว +1

    Como lidar com uma relação onde tudo flui bem, na medida do possível. grau de idealização e noção de realidade próximos do equilíbrio, respeito, segurança. Uma relação saudável, mas que parece que só uma das pessoas sente desejo pela outra. Como abrir mão da relação, sabendo-se que se vai perder tudo que há de bom porque o enlace amoroso não tem perspectiva de acontecer? Como não abrir mão da relação, sabendo-se que preservar tudo que há de bom significa suportar em segredo a vontade de ter um enlace amoroso com a pessoa?

  • @SigoViajando
    @SigoViajando 4 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pelo video sensacional, é sempre um ganho estar aqui com você nos videos de quarta.
    Queria entender mais sobre esse conteúdo de idealização que projetamos no outro, como isso acontece, por que isso acontece?

  • @vaniavaleria6627
    @vaniavaleria6627 2 ปีที่แล้ว

    Angústia em qq lugar q ocupo

  • @amandadantas685
    @amandadantas685 4 ปีที่แล้ว +3

    Meu maior desejo : curtir mais de uma vez um vídeo lindo desses !

  • @victorgalva23
    @victorgalva23 ปีที่แล้ว

    n entendo mt como isso funciona, sou mais evitativo e por isso procuro por pessoas q tb não sejam tao grudentas. pra mim o "opostos se atraem n faz tanto sentido"

  • @moraesJuli
    @moraesJuli 4 ปีที่แล้ว +1

    Fico pensando como ela passou por isso ?! Como ela co seguiu sair? Pq parece que ela estava sempre aguardando que dessa vez ele (no caso vc) voltaria e poderia começar a enxerga-la por quem ela era e não sua idealização. Mas aí... N aconteceu .

  • @martinhasilva2856
    @martinhasilva2856 4 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom seus vídeos. Viver não é fácil, mas ainda é a melhor opção. Aventuras, aprendizados, sensações... que bom que estamos aqui.

  • @silfernandes5564
    @silfernandes5564 2 ปีที่แล้ว

    Eu estou fazendo terapia por aqui

  • @ivanryuji89
    @ivanryuji89 3 ปีที่แล้ว +1

    Acho que é um dos melhores vídeos do canal...
    Até entra na cabeça que devemos procurar espaços de segurança pra "suportar" a vida mas... como??

  • @naychianelli3258
    @naychianelli3258 10 หลายเดือนก่อน

    Obrigada pelo vídeo.

  • @tanysilveira6983
    @tanysilveira6983 4 ปีที่แล้ว +1

    Oi Manu, seus vídeos me ajudam a entender uma relação que tive, depois de muitas idas e vindas, não estamos mais juntos mas ainda o amo.
    Nos falamos por mensagem, não consigo bloquear e nem deixar de responder sua mensagens, sinto saudades. Não consigo cortar a conexão e me sinto flutuando, angustiada e acreditando que estar com ele é o que me dá sentido a vida. Mas, sei que não ficaremos juntos. Espero que um dia está dor acabe. Obrigada pelos seus conhecimentos. Beijos na Flor

  • @gabrielcralho
    @gabrielcralho ปีที่แล้ว +1

    AJUDOU DEMAIS! ESSE VÍDEO DEVERIA SER UPADO NO CANAL EMANUEL ARAGÃO.

  • @PrioridadeEU
    @PrioridadeEU 3 ปีที่แล้ว +1

    Amar deveria ser mais fácil... Mas em tempos onde estamos cada vez mais perto e cada vez mais longe junto as possibilidades do mundo e as inseguranças internas... Tudo se torna mais difícil... Relacionamento assim como a vida é caos, há transformação, mas há muitas imprevisibilidades e terror enquanto o romance tenta se encaixar ali.

  • @P0gg3r2
    @P0gg3r2 4 ปีที่แล้ว

    Obrigado pelo ensinamento.

  • @falamih4982
    @falamih4982 2 ปีที่แล้ว +1

    Emanuel, tudo bem?
    Adoro seus vídeos e estou cada vez mais interessada. Neste vídeo lembrei de um filme brilho eterno de uma mente sem lembranças. Você poderia falar sobre o perfil desses dois personagens. Seria interessante ouvir a respeito.
    Sei que não é o objetivo do canal, mas adoraria.
    Um beijo!

  • @bulashanorguita5081
    @bulashanorguita5081 5 หลายเดือนก่อน

    Muito o que pensar agora.