@@adelmofilho742com certeza. Assisti esse especialista só como entretenimento, mais precisamente uma comédia.. sugiro uma entrevista com o ADG. Esse sabe
@@fellipewagner9023 sabe tanto que a fama subiu a cabeça. Agora tá meio arrogante. Depois que ficou rico e mais famoso do que já era, empinou o nariz de vez. Fora que é bolsomínion. Eu não sou bolsomínion, mas também não sou lulista, que fique bem claro.
Papinho, tesla anda 1 mês sem abastecer, o carro elétrico só não funciona pq o brasileiro é miserável e sempre vai ser, só pode andar de uno financiado
Eu ainda acho que já pode começar comprar sem medo. Quando essas baterias começar ficar velhas e dar problema daqui uns 5 ou 6 anos,... Já vai estar bem mais barato ! Tecnologia avança muito rápido. Quando sair carro elétrico por uns 70 mil , ninguém mais compra Polo, HB20 kkkkk só de pensar em não se preocupar com óleo, água ,correira , coxinho , fluidos pra todo lado,... Radiador kkkk carro a combustão da muito trabalho
@@roninbrks na primeira vez que um mexânico desse tentar mexer num carro elétrico, ele toma logo um choque de uns 400 volts só pra parar de graça. Só meter a pata onde não deve.
Eu sou entusiasta automotivo e engenheiro mecânico. Também acredito que a solução é o híbrido com combustível renovável (por exemplo, álcool). O problema do carro elétrico é a bateria: preço elevado e baixa densidade energética (muito pesada). Apesar do motor à combustão interna ser ineficiente (30% de eficiência ciclo Otto ou 40% de eficiência no ciclo Diesel) e muito mais complexo do que o elétrico, o armazenamento de combustível líquido é muito mais simples. Bateria e condutores esquentam com descarga rápida (fonte de perda e risco de incêndio/explosão). Além disso, novos estudos em motores de combustão interna estão elevando seus níveis de eficiência com ciclos Atkinson ou Miller (turbo), em que o tempo/curso de trabalho/expansão é maior do q o de compressão, sacrificando um pouco de potência mas com um consumo de combustível consideravelmente menor, chegando a 50% de eficiência no ciclo miller. Isso é excelente! Para se ter ideia, 50% de eficiência é um patamar de plantas modernas de ciclo combinado para geração de energia à gás. E apesar do elétrico ser muito eficiente, de nada adianta usar motor elétrico se a energia vier de usinas termoelétricas a carvão que tem 30% de eficiência na geração e poluem pra caramba.
Fala meu querido Edmundo, boa tarde tudo bem? Fugindo um pouco do assunto do vídeo, meu nome é Robert tenho 22 anos e vou iniciar o curso de engenharia mecânica. Gostaria que me desse algumas dicas por gentileza, para iniciar o curso, como se preparar.. fazendo um grande favor meu amigo. Eu amo motores mas sou ruim em matemática.. como posso me preparar? Eu já me matriculei na Anhanguera.
@@bobjayvince recomendo muito vídeo aulas do grings, rapidola, entre outros professores bons que você encontra no TH-cam, alguns do me salva e praticar, fazer lista de exercícios e resumos pra facilitar a revisão.
Um dos problemas do carro elétrico é a durabilidade da bateria. Em no máximo 10 anos a bateria destes carros tem que ser trocada e este custo é quase metade do valor do carro novo. Sem falar que ano a ano, a capacidade destas baterias vão caindo. Dizem que a bateria de um celular abaixo dos 80% de capacidade não é mais viável. E no carro elétrico? Vivo aqui na Europa e li uma reportagem de um dono de um Nissan Leaf que perdeu 70% da capacidade da bateria. Ele solicitou um orçamento para a troca e o valor chegou aos 30 mil euros, quase o valor de um Leaf novo que custa 35 mil euros. A Nissan disse que o valor seria algo a rondar os 15 mil euros, mas sem contar com os impostos e a montagem. Outros donos dizem que o valor da troca é por volta de 20 mil euros. Sem falar que ninguém vai fazer a troca da bateria de um elétrico no mecânico da esquina, só mesmo na concessionária da marca. Para as montadoras o elétrico é um alto negócio, não vejo aí nenhuma preocupação ambiental. E aqui na Europa é muito comum vermos carros de 20, 30 anos em perfeito estado de conservação rodando, parecem como novos. Isto será impossível com os elétricos, que terão vida útil mais curta e por tanto terão que ser produzidos em maior escala o que também aumenta o consumo de energia. Na minha opinião o elétrico ainda não é o futuro, talvez o hidrogênio ou o combustível sintético sejam um caminho mais lógico.
A matriz energética no Brasil pode até ser mais de 80% limpa - hidrelétrica, eólica e solar - porém ela não supre a demanda atual sem ter que recorrer às termelétricas de vez em quando. Isso sem falar no preço da energia elétrica. Imagine quanto essa demanda pode subir - e junto com ela o preço - se uma parcela considerável dos automóveis a combustão for substituída por elétricos...
Carro elétrico é uma piada no mundo todo, Europa queima carvão pra abastecer carro elétrico, EUA a bateria e descartável agride muito mais o meio ambiente do que carros a combustão, sem contar que já existe combustível sintético que não polui então querendo ou não elétrico é piada, no máximo será hibrido...
@@marcelocosta8455 E tu acredita mesmo que indústria de setor e desse tamanho pagam esses impostos? Normalmente industrias grandes tem isenções de impostos na cadeia inteira. Não tô falando de repasse para o valor final, to falando de isenção mesmo, quando o governo não cobra o valor do imposto na cadeia. Isso é desculpa para boi dormir e a gente pobre acreditar que o empresário é bondoso, mas o governo não ajuda... Se fosse esse infern* todo para as montadoras, a grande maioria já teria saído ou ninguém teria entrado.
No centro-oeste mesmo é comum trechos de 200km sem um posto de gasolina, imagina elétrico então. Gasolina é algo universal, assim como mecânicos também que tem em qualquer lugar, agora no interior dificilmente vai ter um oficina que saiba mexer num Tesla, diferente de um fusca que até o próprio dono já anda com peças de reposição no porta malas 😂
Pra mim o carro elétrico é como super esportivos e carros de luxo,tem o seu próprio público, tanto em gosto e bolso mas tem o carro para o dia a dia, trabalho,ou seja só para uso "simples" tem que haver uma redução gigantesca nos valores,tem a manutenção e outros detalhes
Pelos próximos 10 anos no Brasil o carro elétrico será viável para os que possuem condições de terem 2 veículos, um elétrico para cidade e outro a combustão para viagens.
Concordo!! Mas, temos que por na conta também que as baterias estão evoluindo... é bem capaz de que em 10 anos surjam com mais frequência carros elétricos que fazem aproximadamente ou mais que 1000km de autonomia. Com essa autonomia, a história de que carro elétrico é só pra rodar em cidade, começa a mudar.
Menos, em 5 anos no máximo, com os chineses com carros cada vez mais baratos, baterias de sódio etc. Vai ser cada vez mais comum tem um carro de cada tecnologia em casa, eu mesmo já estou pensando nisso.
Boris: tem o seguinte, quando eles falam que a autonomia do elétrico é 460km o que não dizem que é em uso urbano. Aí o tolinho vai pra estrada e a carga acaba com cerca de 230km. Na cidade, com o uso constante do freio, a bateria tem uma regeneração; mas na estrada, com bem pouco uso do freio, a regeneração é zero ! Em outras palavras, o elétrico, no Brasil, hoje só presta para uso urbano
Isso tá acontecendo na Europa também (principalmente na Alemanha, que teve que ligar todas as usinas nucleares porque o Putin fechou a torneira do gás que abastece a Europa inteira). Amaldiçoaram tanto a energia nuclear que agora dependem dela pra não ter apagão.
@@ricardosilva5559 Faz anos não. Eu sigo um sujeito que tem uma irmã que mora na Alemanha e ela fala disso. Tem uns 4 meses que ele esteve lá e ele conta que a energia lá dobrou de preço desde que o Putin ficou Putim e resolveu fechar a torneira do gás da Europa inteira. E a Alemanha, que pra pagar de politicamente correta, tinha desligado todas as usinas nucleares, não só teve que religá-las como teve que religar as usinas a carvão. E isso fez o custo da energia pegar o foguete. Só vai se resolver quando o Putin ficar calminho.
@@ricardosilva5559 indiretamente tem, posto que países como a Suíça proibiram a recarga de carro elétrico pra diminuir a sobrecarga do sistema elétrico suíço. E na Suíça, o preço da energia também pegou foguete. Na época que o Alexandre Badolato esteve na Alemanha, a Suíça estava à beira do racionamento por falta de gás e custo de energia altíssimo.
SOu HÍBRIDOs, ainda mais - quando com somente álcool ou com diesel , caso dos pesados ...!!! A Pandemia atrasou o "' processo "' de modo geral ...!!! Estou contigo caro conterrâneo, Boris ...!!!
Opa, pesquisa melhor.... O Brasil tem excedente de geração de energia. Olha o quanto o brasileiro anda em média por dia/ano. Olha a média de consumo de um carro elétrico. Faz a conta, e me diz. Se toda a frota brasileira fosse elétrica hoje, sobraria energia.
@@isaqueferreiranunes6026 mas tu tem dinheiro. Quem tem 30.000 pra enterrar em placa de energia solar (isso pra um sistema pequeno)? Já tá difícil ter 30.000 pra trocar de carro!
@@adelmofilho742 ou vc tá mal informado ou estão querendo te passar a perna, meu sistema fotovoltaico que atendeu minha necessidade ficou 18 x 450,00 = 8.100,00 ou avista ficaria 6.900,00 a vista um micro inversor e 3 placas e toda infraestrutura necessária, com isso o sistema se paga em 4 anos, e para o carro elétrico o restante do cisterna ficará entorno de 10.000,00 a 12 isso parcelado, mais 5 placa e um micro inversor, isso para atender a demanda para que eu possa trabalhar como motorista de aplicativo, tanto o carro como o sistema fotovoltaico se paga sozinho é só saber fazer.
O Boris agora tem meu respeito. Negar a evolução da tecnologia de uma espécie evoluindo em um planeta é típica de engenheiros formados em país como Brasil, onde se forma sem cultura ficcional e sem a mínima capacidade de abstração só repetindo cálculos que aprendeu em faculdades tupiniquins e querendo enriquecer com uma profissão .
Hoje o que o Brasil produz de energia elétrica é praticamente tudo consumido pelas residências e indústrias. Minha pergunta, de onde vão tira energia elétrica para alimenta milhões de carros? Postos de energia se não tiver uma estrutura absurda, vão derreter todas as estruturas elétricas quando 50 carros abastecer ao mesmo tempo. Vão queima diesel em motores para alimenta carros? Essa solução no Brasil esta muito distante. Placas solares? Seria solução se o Governo não cobrasse tantos impostos desse seguimento e ao contrario, incentivasse. Japoneses estão errados em irem na direção do Hidrogênio? Acho que não.
Pesquisa aí, se o Brasil consome toda a energia que produz - não consome. Olha a média de consumo de um carro elétrico. Olha a média de km que um carro aqui roda diariamente. E olha a produção de energia. Dá e sobra.
Pesquisa também, os mercados onde são vendidos carros a hidrogênio. Olha a quantidade de modelo dos carros. Olha a quantidade de postos de hidrogênio nos EUA, por exemplo. E olha a cadeia de produção do hidrogênio, e sua eficiência....
@@workingmanbh Dados Mundiais: "Orçamento de energia no Brasil O indicador mais significativo no orçamento de energia do Brasil é o consumo total de 541,00 bilhões kWh de energia elétrica por ano. Por habitante, portanto, este é um consumo de cerca de 2.524 kWh. O Brasil poderia ser completamente autossuficiente em energia. A produção total de todas as usinas de geração de eletricidade é de 622 bilhões kWh, ou seja, 115% da demanda própria. No entanto, a eletricidade é comercializada com outros países. Além do consumo puro, a produção, importação e exportação também desempenham um papel importante. Outras fontes de energia, como gás natural ou petróleo bruto, também são utilizadas".
Tecnologias como os Íons de sódio (o sal de cozinha é NaCl é um dos elementos mais abundantes e em consequência barato) será o futuro das baterias substituindo o Lítio. Esse é um dos caminhos para a evolução da bateria. Já existe protótipos rodando na China.
Hoje em dia o carro eletrico é para na maioria dos vezes para uso na cidade ou pequenas viagens , pois um BYD e um GWM rodam entorno de 320 km padrão Inmetro que é o mais pessimista possível , e quem tem carro elétrico geralmente tem carregador em casa para não depender de infra na rua , então a realidade é se você tem necessita viajar frequentemente longas distancias melhor um hibrido mesmo , mas se só usa na cidade o eletrico é bem melhor .
Problema de infraestrutura é no mundo todo, nos Eua teve uma audiencia no Senado e o povo ficou surpreso com o engenheiro falando do carro e a galera ficou revoltado o pau ta quebrando lá, então o hibrido pra mim é a solução e deveria ser levado a sério!
A malha elétrica do PLANETA mal comporta a demanda crescente anual, isso sem adicionar o fator "carro elétrico". No caso de uma falência elétrica o mundo para... e esse colapso está muito perto de acontecer.
@@diogozequini6998 ele ajuda pra quem conhece pouco. Qualquer informação é melhor do que nada e já serve de ponto de partida pra se informar melhor. Eu tenho minhas ressalvas porque o conheço há uns 30 anos. Ele é um engenheiro eletricista e mecânico, piloto de automobilismo e jornalista brasileiro. Boris já foi vice-presidente da Federação Brasileira de Automobilismo. Atualmente, ele é presidente do Veteran Car Club de Minas Gerais. Mas isso não o torna infalível nem o impede de dar suas pataquadas. Eu prefiro beber de várias fontes.
A primeira vez que alguém aponta a verdadeira razão do porque da industria automotiva optar pelo motor elétrico (pouco custo para a montadora). A justificativa oficial, que é ser ecologicamente correto é uma grande mentira.
Eu assistí o programa e tô acostumado assistir os vídeos do Boris e o que eu tenho a dizer é o seguinte. Ele Boris, estava no programa na condição de entrevistado e não como debatedor até pq o programa não é um programa de debates mas sim um programa de entrevistas, ou eu tô errado ? O público que assiste quer conhecer a opinião do entrevistado, o que ele pensa, e não a opinião do Carioca que aliás deveria ficar na dele.
Podcast em sua maioria é uma troca e ideias, igual vc trocar uma ideia com teu amigo. Vc escolhe só ouvir ou falar do que não sabe pra poder participar do assunto XD
Nunca que um carro elétrico vai passar a mesma confiança que um a combustão, países de primeiro mundo regulam a carga nesses veículos, ninguém fala disso, também o valor e o custo se precisar trocar a bateria, o que é uma manutenção preventiva perto disso!!!!!
Ai que ta, o quanto voce gastou com gasolina e manutenção é muito mais doque o valor de uma bateria Só pra lembrar que a bateria tem uma vida útil imensa, 8 anos SÓ DE GARANTIA Faz o cálculo de quanto voce economizaria
O Boris diz que o híbrido por ter bateria menor pode ser mais barato, mas na realidade não é o que vemos por aqui. Depois dos últimos e próximos lançamentos da Byd, fica difícil de justificar carros hatch de 110k, nas suas melhores versões (afinal, são o q chegam perto do Dolphin, por exemplo)
Quem tá achando que esse nome é novidade, ah! os anos 60 e seus motores 2 tempos mandaram lembrança... A moçada tá até mudando a pronúncia do nome pra ficar diferente, do mesmo jeito que fizeram com o Maverick.
E tem gente que acha que carro nos Estados Unidos é de graça... Aqui no Rio de Janeiro, eu só conheço um condomínio e um shopping que tem vaga pra elétrico com carregador. o condomínio coincidentemente fica onde era a minha faculdade...
Híbrido no Brasil é a melhor alternativa hoje. Um híbrido com os dois conjuntos de motores trabalhando simultaneamente torna o carro potente e super econômico. Motor a combustão é peça de museu.
E no fim do corte, falando que se subir serra, usar aê condicionado, etc, baixa a autonomia do elétrico, e no carro a combustão ocorre a mesma coisa. Consumo nas alturas.
Se chamar um especialista em física nuclear o carioca vai querer ensinar o cara, a realidade que daqui dez anos o trânsito no Brasil aí vai se resumir em 1.0 e Fiat strada
A questão dos carros elétricos é a seguinte, a General Motors já avisou que não vai fabricar mais carros a gasolina a partir de 2035. A California, a União Europeia e varias províncias do Oeste da China também já anunciaram que não vão mais permitir a venda de carros a gasolina depois de 2035. Sendo assim, ou o Brasil se adapta , e de maneira urgente, ou mais uma vez vai ficar para trás em termos de tecnologia. Alias, a grande maioria dos carros elétricos na California tem autonomia de pelo menos 275 milhas (ou 442 kilometros) alguns carros de luxo como o Tesla Roadster ou o Lucid chegam a 620 milhas (em torno de 1000 kilometros). E por ultimo ambos Tesla e Toyota estão numa concorrência para desenvolver baterias que tenham pelo menos 1000 milhas de autonomia o que seria em torno de 1600 kilometros com uma só carga. Ou seja, quando isto acontecer, e provavelmente vai ser dentro dos próximos 10 anos o carro a gasolina, com certeza será uma coisa do passado assim como as Maria Fumaças...
Minha outra dúvida é quanto a durabilidade da bateria e a questão do valor da manutenção dela. Aí que ta o esquema tb... ninguém tem seminovo elétrico, por aqui...
esse pessoal com a visão conservadora precisa entender que um debate não tem vencedores, e sim opiniões que divergem e ajuda a formar uma ideia melhor sobre o assunto, se seu intuito é ganhar o debate, já não é um debate
Epa primeiro actualmente por exemplo os Teslas mete no GPS ja fazer o percurso com carregadores e diz a quanto chega lá. Segundo os superchargers da Tesla, tanto como da ionity, 30 a 45 carregdas quase tudo. Terceiro um tesla model 3 SR actualmente se for por empresa custa 27 a 28 mil euros cá em Portugal e é dos paises mais caros da europa. Quarto estamos a falar de um carro com 300 cv aproximadamente, Quinta nao tem manutençoes e gasta muitooooooooo menos pastilhas, Sexta carregar é muiotooooooooooooooooooo mais barato que meter combustivel. Setimo tem um sistema de conduçao autonomoa e infoentertainer que nao ha em mais lado nenhum lol
O segredo vai ser o carregamento do carro com o próprio teto na captação do sol !! Vc já vai alimentando em uso !! Sem falar que estacionado vai carregar !!
O problema depois será o descarte das baterias dos carros elétricos, assim como o descarte das baterias dos celulares, e qual será o impacto ambiental que essas baterias irá causar sobre o meio ambiente? Será que vai compensar? E a mineração ⛏️ que fazem para obter os metais dessa bateria? Algum estudioso levou em consideração?
Eu te faço a mesma pergunta Se a demanda de energia aumenta o governo faz oque ? Constrói mais usinas, até compra de outros países se necessário Sem energia nenhum país fica
@@elvirabarbosabatista3194 e ai oque ? Fodase se polui Ninguem compra carro elétrico porque não polui Quem compra compra porque é melhor que carro a combustão Voce acha que eu paguei 12 mil em um kit de placa fotovoltaica pra ter energia verdinha em casa ? Eu comprei pra parar de pagar conta de luz Assim como quem comprou um elétrico comprou pra parar de pagar gasolina e manutenção
Resumindo, se carro é sinônimo de liberdade, o carro elétrico é exatamente o inverso. E poucos estão falando da capacidade e infraestrutura dos países em gerar energia elétrica para todos os carros do mundo caso em 20 ou 30 anos acabem os carros a combustão, já vi especialistas no assunto dizer que não tem energia elétrica suficiente para isso e nem é possível criar infraestrutura de energia limpa suficiente para isso em poucas décadas, sobrando só a produção em termoelétricas que funcionam com combustíveis fósseis, o que faz acabar com a lógica do carro elétrico.
Cara eu vou te falar uma coisa, que é obvia mas parece que ninguem quer ver dessa forma Ninguem compra carro elétrico pensando em poluir menos, quem comprou foi porque é melhor que carro a combustão Eu instalei placas solares em casa, voce acha que foi pra ter energia "verdinha" ? Porra nenhuma, foi pra parar de pagar conta De onde veio e pra onde vai não interessa pra NINGUEM, tanto que todo mundo que fala mal de carro elétrico tá ai queimando gasolina todo dia
Gosto dos argumentos do Boris quando fala de elétricos. E outra coisa que ainda temos que levar em conta é a geração de energia para suprir a demanda de todos os carros pois hoje o Brasil não tem capacidade de fornecimento de energia para isso. Vai construir mais hidrelétricas ?. Vai começar a queimar carvão ?. Dai onde está o "ecologicamente correto" nisso tudo ?
Concordo com o Boris. Híbrido seria mais adequado a nossa realidade. Mas estou muito curioso pra saber desse novo motor a hidrogênio da Toyota q promote "aposentar" o motor elétrico
O problema da pane seca é o mal do carro elétrico ainda no Brasil. Infelizmente não dá pra confiar 100%. Espero pra ver como ficará. Neste momento o hibrido é a melhor opção, só por isso.
1:48 O motor e Elsbett conseguia 60-70% de rendimento e tiraram do mercado....O problema da eficiência é jogo de interesses dos poderosos, não a tecnologia em si, até porque temos motores a vapor até hoje que funcionam com energia nuclear.
enquanto não inventar uma bateria com a mesma eficiência que o Reator da armadura do homem de ferro, carro elétrico pra mim continua sendo trocar 6 por meia dúzia
Entendo que o entrevistado deveria poder falar com liberdade. Essa mania dos entrevistadores interromperem toda hora o entrevistado e fazer piadinhas é chato demais. Pelo visto, os entrevistadores não tem necessidade do entrevistado. Eles mesmos que resolvem.
A eloquência e a confiança que o Boris passa é admirável. Parabéns!
Tem gente melhor.
famoso vovo anesio falador de bosta
@@adelmofilho742com certeza. Assisti esse especialista só como entretenimento, mais precisamente uma comédia.. sugiro uma entrevista com o ADG. Esse sabe
@@fellipewagner9023 sabe tanto que a fama subiu a cabeça. Agora tá meio arrogante. Depois que ficou rico e mais famoso do que já era, empinou o nariz de vez. Fora que é bolsomínion. Eu não sou bolsomínion, mas também não sou lulista, que fique bem claro.
Bom de mais ouvir esse vovô
Boris é o cara, sabedoria e experiência, parabéns, colocou o carioca no lugar 😂😂😂
Nem precisa mais de convidado, o Carioca sempre sabe de tudo, mais do que os especialistas...
E o cara não pode estar errado só porque ele é "especialista" ?
Esse especialista ja falou muita bosta inclusive
@@ricardosilva5559 O problema é que sempre o Carioca acha que está certo, nunca ele está errado.
@@ricardosilva5559cite as bostas
O Carioca sempre quer saber mais que o cara que é especialista no assunto, pqp
Exatamente
Carioca é muito chato, se acha o dono da sabedoria de tudo.
E o que tu tem haver com isso Kiko
Tem 1.000 pessoas .
2 começam uma briga.
998 param para ver a briga. Kk
@@alexsander5Da na cara desse loko bixo!
Sigo o Boris a anos, ele passa muita confiança ao falar, conhece muito desse nixo.
Quase 150 anos após sua concepção, o problema do carro elétrico continua sendo o mesmo, a bateria.
Papinho, tesla anda 1 mês sem abastecer, o carro elétrico só não funciona pq o brasileiro é miserável e sempre vai ser, só pode andar de uno financiado
Eu ainda acho que já pode começar comprar sem medo. Quando essas baterias começar ficar velhas e dar problema daqui uns 5 ou 6 anos,... Já vai estar bem mais barato ! Tecnologia avança muito rápido. Quando sair carro elétrico por uns 70 mil , ninguém mais compra Polo, HB20 kkkkk só de pensar em não se preocupar com óleo, água ,correira , coxinho , fluidos pra todo lado,... Radiador kkkk carro a combustão da muito trabalho
ronin preguiça.
@@flixcuriosidades preguiça nada kkkk é que não sou mecânico pow kkkk já pensou que o carro elétrico vai acabar com os mecânico picareta ? Kkkkk
@@roninbrks na primeira vez que um mexânico desse tentar mexer num carro elétrico, ele toma logo um choque de uns 400 volts só pra parar de graça. Só meter a pata onde não deve.
Eu sou entusiasta automotivo e engenheiro mecânico. Também acredito que a solução é o híbrido com combustível renovável (por exemplo, álcool). O problema do carro elétrico é a bateria: preço elevado e baixa densidade energética (muito pesada). Apesar do motor à combustão interna ser ineficiente (30% de eficiência ciclo Otto ou 40% de eficiência no ciclo Diesel) e muito mais complexo do que o elétrico, o armazenamento de combustível líquido é muito mais simples. Bateria e condutores esquentam com descarga rápida (fonte de perda e risco de incêndio/explosão). Além disso, novos estudos em motores de combustão interna estão elevando seus níveis de eficiência com ciclos Atkinson ou Miller (turbo), em que o tempo/curso de trabalho/expansão é maior do q o de compressão, sacrificando um pouco de potência mas com um consumo de combustível consideravelmente menor, chegando a 50% de eficiência no ciclo miller. Isso é excelente! Para se ter ideia, 50% de eficiência é um patamar de plantas modernas de ciclo combinado para geração de energia à gás. E apesar do elétrico ser muito eficiente, de nada adianta usar motor elétrico se a energia vier de usinas termoelétricas a carvão que tem 30% de eficiência na geração e poluem pra caramba.
Quais híbridos vc compraria hoje ?
Lista os top 5 ou 10 por favor
Fala meu querido Edmundo, boa tarde tudo bem? Fugindo um pouco do assunto do vídeo, meu nome é Robert tenho 22 anos e vou iniciar o curso de engenharia mecânica. Gostaria que me desse algumas dicas por gentileza, para iniciar o curso, como se preparar.. fazendo um grande favor meu amigo. Eu amo motores mas sou ruim em matemática.. como posso me preparar? Eu já me matriculei na Anhanguera.
@@bobjayvince recomendo muito vídeo aulas do grings, rapidola, entre outros professores bons que você encontra no TH-cam, alguns do me salva e praticar, fazer lista de exercícios e resumos pra facilitar a revisão.
@@edmundohenriquefassullaode8046 Ok farei isso. Muito obrigado pela atenção. Uma ótima tarde, e que Deus abençoe!!
A sabedoria e o modo de falar do Boris é impressionante, virei fã dele no primeiro video
Eu conheço Boris Feldman tem uns 30 anos. E ele não é essa unanimidade toda não.
Já achei que o Bola ia mandar um "no Brasil tudo existe, Carioca" 😂
Um dos problemas do carro elétrico é a durabilidade da bateria. Em no máximo 10 anos a bateria destes carros tem que ser trocada e este custo é quase metade do valor do carro novo. Sem falar que ano a ano, a capacidade destas baterias vão caindo. Dizem que a bateria de um celular abaixo dos 80% de capacidade não é mais viável. E no carro elétrico? Vivo aqui na Europa e li uma reportagem de um dono de um Nissan Leaf que perdeu 70% da capacidade da bateria. Ele solicitou um orçamento para a troca e o valor chegou aos 30 mil euros, quase o valor de um Leaf novo que custa 35 mil euros. A Nissan disse que o valor seria algo a rondar os 15 mil euros, mas sem contar com os impostos e a montagem. Outros donos dizem que o valor da troca é por volta de 20 mil euros.
Sem falar que ninguém vai fazer a troca da bateria de um elétrico no mecânico da esquina, só mesmo na concessionária da marca.
Para as montadoras o elétrico é um alto negócio, não vejo aí nenhuma preocupação ambiental.
E aqui na Europa é muito comum vermos carros de 20, 30 anos em perfeito estado de conservação rodando, parecem como novos. Isto será impossível com os elétricos, que terão vida útil mais curta e por tanto terão que ser produzidos em maior escala o que também aumenta o consumo de energia.
Na minha opinião o elétrico ainda não é o futuro, talvez o hidrogênio ou o combustível sintético sejam um caminho mais lógico.
Como é que é ? 10 anos ? Sendo que tem 8 só de garantia ?
Eu quero que voce me mostre onde voce conseguiu essa informação
A matriz energética no Brasil pode até ser mais de 80% limpa - hidrelétrica, eólica e solar - porém ela não supre a demanda atual sem ter que recorrer às termelétricas de vez em quando. Isso sem falar no preço da energia elétrica. Imagine quanto essa demanda pode subir - e junto com ela o preço - se uma parcela considerável dos automóveis a combustão for substituída por elétricos...
Boris lenda!!! Sabe muito!! Bagagem e postura preciosa. Parabéns pelo convidado!!
Carioca querendo discutir com especialista kkkkk
Carioca tentando defender o indefensavel
Ele é muito chato, sempre quer dar uma de entendido nos mais variados assuntos.
99.9% das pessoas em rede social é assim...
Um monte de gente fala mal dele e não conhece 1/3 do Boris
É a cara dele
Especialista? Onde?
Vai ser lindo bateria explodindo na popularização
Aí que delícia
O Boris é um especialista no assunto automóvel, as dicas do Boris são ótimas.
Carro elétrico no Brasil é um mico, custa uma fortuna e a autonomia é muito baixa.
Eu não diria um mico. Só acredito que ainda está no começo. Ainda não vale a pena. Mas no futuro será essa opção.
Carro elétrico é uma piada no mundo todo, Europa queima carvão pra abastecer carro elétrico, EUA a bateria e descartável agride muito mais o meio ambiente do que carros a combustão, sem contar que já existe combustível sintético que não polui então querendo ou não elétrico é piada, no máximo será hibrido...
Acho que estamos no momento de virada de chave com o BYD Dolphin
Aqui qualquer automóvel é uma vergonha, tu paga 80 mil em uma carroça popular nova e vem toda pelada.
@@marcelocosta8455 E tu acredita mesmo que indústria de setor e desse tamanho pagam esses impostos? Normalmente industrias grandes tem isenções de impostos na cadeia inteira. Não tô falando de repasse para o valor final, to falando de isenção mesmo, quando o governo não cobra o valor do imposto na cadeia.
Isso é desculpa para boi dormir e a gente pobre acreditar que o empresário é bondoso, mas o governo não ajuda... Se fosse esse infern* todo para as montadoras, a grande maioria já teria saído ou ninguém teria entrado.
O brilho do Carioca sumindo na primeira frase do cara 😂😂😂😂
O Boris lembra o meu avô na eloquência, quero chegar nessa idade assim cara!
Uma das melhores sensações desse podcast é quando aparece um especialista pra falar que o Carioca esta errado kkkkkkkkkkkk
No centro-oeste mesmo é comum trechos de 200km sem um posto de gasolina, imagina elétrico então. Gasolina é algo universal, assim como mecânicos também que tem em qualquer lugar, agora no interior dificilmente vai ter um oficina que saiba mexer num Tesla, diferente de um fusca que até o próprio dono já anda com peças de reposição no porta malas 😂
O Boris entende tudo de carro. É muito difícil errar um assunto deste!
Quantas bostas eu já vi esse boris falando...
Pra mim o carro elétrico é como super esportivos e carros de luxo,tem o seu próprio público, tanto em gosto e bolso mas tem o carro para o dia a dia, trabalho,ou seja só para uso "simples" tem que haver uma redução gigantesca nos valores,tem a manutenção e outros detalhes
Pelos próximos 10 anos no Brasil o carro elétrico será viável para os que possuem condições de terem 2 veículos, um elétrico para cidade e outro a combustão para viagens.
Concordo!! Mas, temos que por na conta também que as baterias estão evoluindo... é bem capaz de que em 10 anos surjam com mais frequência carros elétricos que fazem aproximadamente ou mais que 1000km de autonomia. Com essa autonomia, a história de que carro elétrico é só pra rodar em cidade, começa a mudar.
Essa questão da viagem tambem é relativo. Faço duas viagens por anos de mais de 400 km. O resto é só na cidade
Menos, em 5 anos no máximo, com os chineses com carros cada vez mais baratos, baterias de sódio etc. Vai ser cada vez mais comum tem um carro de cada tecnologia em casa, eu mesmo já estou pensando nisso.
Só você olhar o salário mínimo. Quantas pessoas só sobrevivem nesse país. O carro elétrico será apenas pra elite, esse carro é lixo.
@@a.desouza5835 a vida do rico é diferente.
Boris: tem o seguinte, quando eles falam que a autonomia do elétrico é 460km o que não dizem que é em uso urbano. Aí o tolinho vai pra estrada e a carga acaba com cerca de 230km.
Na cidade, com o uso constante do freio, a bateria tem uma regeneração; mas na estrada, com bem pouco uso do freio, a regeneração é zero !
Em outras palavras, o elétrico, no Brasil, hoje só presta para uso urbano
Na Califórnia pedindo pra não carregar os carros no determinado data por não sobrecarregar a rede elétrica. 🤔🤔
Isso tá acontecendo na Europa também (principalmente na Alemanha, que teve que ligar todas as usinas nucleares porque o Putin fechou a torneira do gás que abastece a Europa inteira). Amaldiçoaram tanto a energia nuclear que agora dependem dela pra não ter apagão.
Ainda esse papo ? Já faz anos que essa matéria saiu e ja faz anos que foi resolvido
@@ricardosilva5559 Faz anos não. Eu sigo um sujeito que tem uma irmã que mora na Alemanha e ela fala disso. Tem uns 4 meses que ele esteve lá e ele conta que a energia lá dobrou de preço desde que o Putin ficou Putim e resolveu fechar a torneira do gás da Europa inteira. E a Alemanha, que pra pagar de politicamente correta, tinha desligado todas as usinas nucleares, não só teve que religá-las como teve que religar as usinas a carvão. E isso fez o custo da energia pegar o foguete. Só vai se resolver quando o Putin ficar calminho.
@@adelmofilho742mas ai é questão diplomática de guerra, não tem nada a ver com o carro elétrico
@@ricardosilva5559 indiretamente tem, posto que países como a Suíça proibiram a recarga de carro elétrico pra diminuir a sobrecarga do sistema elétrico suíço. E na Suíça, o preço da energia também pegou foguete. Na época que o Alexandre Badolato esteve na Alemanha, a Suíça estava à beira do racionamento por falta de gás e custo de energia altíssimo.
Quando tem manutenção também o cara CHORA ! isso o chefe não falou !
SOu HÍBRIDOs, ainda mais - quando com somente álcool ou com diesel , caso dos pesados ...!!! A Pandemia atrasou o "' processo "' de modo geral ...!!!
Estou contigo caro conterrâneo, Boris ...!!!
Dahora,tragam o nosso artista do povo TIGRÃO de itaqua
O pessoal nao tem noção das coisas, as cidades nao tem energia o suficiente para manter una frota de carros eletricos.
É só fazer como eu, energia solar na residência, da forma que eu fiz em 4 anos só vou pagar a taxa mínima.
Opa, pesquisa melhor....
O Brasil tem excedente de geração de energia.
Olha o quanto o brasileiro anda em média por dia/ano.
Olha a média de consumo de um carro elétrico.
Faz a conta, e me diz.
Se toda a frota brasileira fosse elétrica hoje, sobraria energia.
Não tem energia nem pra manter as casas direito!
@@isaqueferreiranunes6026 mas tu tem dinheiro. Quem tem 30.000 pra enterrar em placa de energia solar (isso pra um sistema pequeno)? Já tá difícil ter 30.000 pra trocar de carro!
@@adelmofilho742 ou vc tá mal informado ou estão querendo te passar a perna, meu sistema fotovoltaico que atendeu minha necessidade ficou 18 x 450,00 = 8.100,00 ou avista ficaria 6.900,00 a vista um micro inversor e 3 placas e toda infraestrutura necessária, com isso o sistema se paga em 4 anos, e para o carro elétrico o restante do cisterna ficará entorno de 10.000,00 a 12 isso parcelado, mais 5 placa e um micro inversor, isso para atender a demanda para que eu possa trabalhar como motorista de aplicativo, tanto o carro como o sistema fotovoltaico se paga sozinho é só saber fazer.
falta o ADG ir aí agora, ele deve ter visto essa entrevista, KKKKKKKK!!!!
ADG só sabe politicar e vender militec
Se tem um cara que o bostonarista ADG odeia com a força do fígado é esse Boris Feldman.
Basta saber se lobby dos produtores, distribuidores e vendedores de combustíveis vão deixar pra lá seus faturamentos. É lógico que não!
se levassem o Korn aí o carioca ia ficar doidinho com sua opinião sobre elétricos kkkkkkkk
No video do taycan ele gostou, fala mal pra não perder público "gear gead"
3:44 Elon Musk virou Alan agora KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Alan é para os íntimos
Como o próprio Bola ja disse, petróleo existe pra ser queimado
Adorei a entrevista... Sou apaixonado por automóveis embora eu não seja nenhum engenheiro
Resumo da obra! Se você tem os pilas! Compra um elétrico puro pra rodar na cidade e um híbrido pra viagem, aí seria top 🔝 pra pessoas ricas 🤑
O Boris agora tem meu respeito. Negar a evolução da tecnologia de uma espécie evoluindo em um planeta é típica de engenheiros formados em país como Brasil, onde se forma sem cultura ficcional e sem a mínima capacidade de abstração só repetindo cálculos que aprendeu em faculdades tupiniquins e querendo enriquecer com uma profissão .
Hoje o que o Brasil produz de energia elétrica é praticamente tudo consumido pelas residências e indústrias. Minha pergunta, de onde vão tira energia elétrica para alimenta milhões de carros? Postos de energia se não tiver uma estrutura absurda, vão derreter todas as estruturas elétricas quando 50 carros abastecer ao mesmo tempo.
Vão queima diesel em motores para alimenta carros?
Essa solução no Brasil esta muito distante. Placas solares? Seria solução se o Governo não cobrasse tantos impostos desse seguimento e ao contrario, incentivasse.
Japoneses estão errados em irem na direção do Hidrogênio? Acho que não.
Pesquisa aí, se o Brasil consome toda a energia que produz - não consome.
Olha a média de consumo de um carro elétrico. Olha a média de km que um carro aqui roda diariamente. E olha a produção de energia.
Dá e sobra.
Pesquisa também, os mercados onde são vendidos carros a hidrogênio. Olha a quantidade de modelo dos carros.
Olha a quantidade de postos de hidrogênio nos EUA, por exemplo.
E olha a cadeia de produção do hidrogênio, e sua eficiência....
@@workingmanbh Dados Mundiais:
"Orçamento de energia no Brasil
O indicador mais significativo no orçamento de energia do Brasil é o consumo total de
541,00 bilhões kWh
de energia elétrica por ano. Por habitante, portanto, este é um consumo de cerca de 2.524 kWh.
O Brasil poderia ser completamente autossuficiente em energia. A produção total de todas as usinas de geração de eletricidade é de 622 bilhões kWh, ou seja, 115% da demanda própria. No entanto, a eletricidade é comercializada com outros países. Além do consumo puro, a produção, importação e exportação também desempenham um papel importante. Outras fontes de energia, como gás natural ou petróleo bruto, também são utilizadas".
Tecnologias como os Íons de sódio (o sal de cozinha é NaCl é um dos elementos mais abundantes e em consequência barato) será o futuro das baterias substituindo o Lítio. Esse é um dos caminhos para a evolução da bateria. Já existe protótipos rodando na China.
Hoje em dia o carro eletrico é para na maioria dos vezes para uso na cidade ou pequenas viagens , pois um BYD e um GWM rodam entorno de 320 km padrão Inmetro que é o mais pessimista possível , e quem tem carro elétrico geralmente tem carregador em casa para não depender de infra na rua , então a realidade é se você tem necessita viajar frequentemente longas distancias melhor um hibrido mesmo , mas se só usa na cidade o eletrico é bem melhor .
Acho o híbrido a melhor opção, se eu pudesse com certeza compraria um, mas ainda são muito caros no Brasil.
Nunca em 8 anos terá mais carro elétrico no Brasil
Problema de infraestrutura é no mundo todo, nos Eua teve uma audiencia no Senado e o povo ficou surpreso com o engenheiro falando do carro e a galera ficou revoltado o pau ta quebrando lá, então o hibrido pra mim é a solução e deveria ser levado a sério!
O mais legal. Na Volvo ele avisa..kkkkk é um mundo a parte
A malha elétrica do PLANETA mal comporta a demanda crescente anual, isso sem adicionar o fator "carro elétrico". No caso de uma falência elétrica o mundo para... e esse colapso está muito perto de acontecer.
Só a confusão com quantidade de pinos da tomada já mata o carro elétrico no Brasil
Excelente Tarde
Carioca sempre querendo saber mais que o especialista, incrível. kkkkkk
É um pseudointelectual, na mente dele ...ele sabe tudo!
A 20 anos falam q daqui 20 anos não haverá motor a combustão...
Boris é foda.
É não. Eu tenho muitas ressalvas.
@@adelmofilho742 sério? Entendo quase nada de carro e ele parece ajudar bastante, gosto do conteúdo
@@diogozequini6998 ele ajuda pra quem conhece pouco. Qualquer informação é melhor do que nada e já serve de ponto de partida pra se informar melhor. Eu tenho minhas ressalvas porque o conheço há uns 30 anos. Ele é um engenheiro eletricista e mecânico, piloto de automobilismo e jornalista brasileiro. Boris já foi vice-presidente da Federação Brasileira de Automobilismo. Atualmente, ele é presidente do Veteran Car Club de Minas Gerais. Mas isso não o torna infalível nem o impede de dar suas pataquadas. Eu prefiro beber de várias fontes.
A primeira vez que alguém aponta a verdadeira razão do porque da industria automotiva optar pelo motor elétrico (pouco custo para a montadora). A justificativa oficial, que é ser ecologicamente correto é uma grande mentira.
Se é só isso porque eu nunca vi um dono de carro elétrico arrependido da compra ?
Eu assistí o programa e tô acostumado assistir os vídeos do Boris e o que eu tenho a dizer é o seguinte. Ele Boris, estava no programa na condição de entrevistado e não como debatedor até pq o programa não é um programa de debates mas sim um programa de entrevistas, ou eu tô errado ? O público que assiste quer conhecer a opinião do entrevistado, o que ele pensa, e não a opinião do Carioca que aliás deveria ficar na dele.
Podcast em sua maioria é uma troca e ideias, igual vc trocar uma ideia com teu amigo. Vc escolhe só ouvir ou falar do que não sabe pra poder participar do assunto XD
Tem que chamar o ADG, Ele sim sabe falar sobre o assunto
Por que? Esse Boris não sabe?
Gosto de escutar e ver esse Boris falar
Nunca que um carro elétrico vai passar a mesma confiança que um a combustão, países de primeiro mundo regulam a carga nesses veículos, ninguém fala disso, também o valor e o custo se precisar trocar a bateria, o que é uma manutenção preventiva perto disso!!!!!
Teslas a andarem 1 milhão de quilómetros com as mesmas baterias.. carros em Portugal com baterias á 10 anos.. não falem do que.nao sabem
Ai que ta, o quanto voce gastou com gasolina e manutenção é muito mais doque o valor de uma bateria
Só pra lembrar que a bateria tem uma vida útil imensa, 8 anos SÓ DE GARANTIA
Faz o cálculo de quanto voce economizaria
@@ruisoares7303 sim , andaram 1 milhão de quilômetros em Narnya
O Boris diz que o híbrido por ter bateria menor pode ser mais barato, mas na realidade não é o que vemos por aqui.
Depois dos últimos e próximos lançamentos da Byd, fica difícil de justificar carros hatch de 110k, nas suas melhores versões (afinal, são o q chegam perto do Dolphin, por exemplo)
Quem tá achando que esse nome é novidade, ah! os anos 60 e seus motores 2 tempos mandaram lembrança... A moçada tá até mudando a pronúncia do nome pra ficar diferente, do mesmo jeito que fizeram com o Maverick.
Carioca querendo ensinar o vigário kk
Aqui na América a maioria dos condomínios tem carregador para carros elétricos. Mesmo aqui esses carros ainda são caros
E tem gente que acha que carro nos Estados Unidos é de graça...
Aqui no Rio de Janeiro, eu só conheço um condomínio e um shopping que tem vaga pra elétrico com carregador. o condomínio coincidentemente fica onde era a minha faculdade...
Híbrido no Brasil é a melhor alternativa hoje. Um híbrido com os dois conjuntos de motores trabalhando simultaneamente torna o carro potente e super econômico. Motor a combustão é peça de museu.
Potente nem sempre, tem muito hibrido xoxo
Bóris é o cara
É não.
Os caras falando de sistema da tesla para fila enquanto no rio tem carro em favela recarregando com gato kkkkk
E no fim do corte, falando que se subir serra, usar aê condicionado, etc, baixa a autonomia do elétrico, e no carro a combustão ocorre a mesma coisa. Consumo nas alturas.
Se o Boris falar que o fusca é o melhoe custo bemeficio, eu compro. O cara passo uma seguranca do caramba kkkk
Ele é muito do contra.
No Brasil o carro híbrido é a melhor opção.
Os postos brasileiros não tem banheiro em caso de dor de barriga, vcs acham que terão locais de carregar carro elétricos aqui quando ?
Se chamar um especialista em física nuclear o carioca vai querer ensinar o cara, a realidade que daqui dez anos o trânsito no Brasil aí vai se resumir em 1.0 e Fiat strada
Detalhe um carro híbrido plug in, é necessário carregar a bateria no máximo a cada 2 dias, e o tempo de recarga não é tão rápido .
A questão dos carros elétricos é a seguinte, a General Motors já avisou que não vai fabricar mais carros a gasolina a partir de 2035.
A California, a União Europeia e varias províncias do Oeste da China também já anunciaram que não vão mais permitir a venda de carros a gasolina depois de 2035.
Sendo assim, ou o Brasil se adapta , e de maneira urgente, ou mais uma vez vai ficar para trás em termos de tecnologia.
Alias, a grande maioria dos carros elétricos na California tem autonomia de pelo menos 275 milhas (ou 442 kilometros) alguns carros de luxo como o Tesla Roadster ou o Lucid chegam a 620 milhas (em torno de 1000 kilometros).
E por ultimo ambos Tesla e Toyota estão numa concorrência para desenvolver baterias que tenham pelo menos 1000 milhas de autonomia o que seria em torno de 1600 kilometros com uma só carga.
Ou seja, quando isto acontecer, e provavelmente vai ser dentro dos próximos 10 anos o carro a gasolina, com certeza será uma coisa do passado assim como as Maria Fumaças...
Minha outra dúvida é quanto a durabilidade da bateria e a questão do valor da manutenção dela. Aí que ta o esquema tb... ninguém tem seminovo elétrico, por aqui...
Mas no resto do mundo tem
Procura elétrico com 500mil km que voce acha
esse pessoal com a visão conservadora precisa entender que um debate não tem vencedores, e sim opiniões que divergem e ajuda a formar uma ideia melhor sobre o assunto, se seu intuito é ganhar o debate, já não é um debate
esse veinho é god dmaissss
God demais sou eu, chefe!
@@adelmofilho742 ta demitido
ORAR muito pra comprar um ORA ...!!! Apesar de ter 1 ano, esse vídeo já ...!
eu abasteco o carro em menos de 5min kkkkkkkkkkkkkk
Por quanto ?
Epa primeiro actualmente por exemplo os Teslas mete no GPS ja fazer o percurso com carregadores e diz a quanto chega lá. Segundo os superchargers da Tesla, tanto como da ionity, 30 a 45 carregdas quase tudo. Terceiro um tesla model 3 SR actualmente se for por empresa custa 27 a 28 mil euros cá em Portugal e é dos paises mais caros da europa. Quarto estamos a falar de um carro com 300 cv aproximadamente, Quinta nao tem manutençoes e gasta muitooooooooo menos pastilhas, Sexta carregar é muiotooooooooooooooooooo mais barato que meter combustivel. Setimo tem um sistema de conduçao autonomoa e infoentertainer que nao ha em mais lado nenhum lol
Boris é show demais
Geração de eletricidade é muita cara pra carros .
O segredo vai ser o carregamento do carro com o próprio teto na captação do sol !! Vc já vai alimentando em uso !! Sem falar que estacionado vai carregar !!
O grande problema do carro elétrico, é a reciclagem da bateria!
A produção tbm, infelizmente as jazidas de mineiros usados na fabricação das baterias são bem menores que do próprio petróleo.
O problema depois será o descarte das baterias dos carros elétricos, assim como o descarte das baterias dos celulares, e qual será o impacto ambiental que essas baterias irá causar sobre o meio ambiente? Será que vai compensar? E a mineração ⛏️ que fazem para obter os metais dessa bateria? Algum estudioso levou em consideração?
Não sabia que era por rotor. Mas seria tipo o wankel? não gasta muito óleo?
Ninguém ainda me falou aonde vão arrumar energia elétrica pra todos os carros.
Essa de longe é a parte mais fácil
Porque ninguém sabe onde arrumar tanta energia.
Eu te faço a mesma pergunta
Se a demanda de energia aumenta o governo faz oque ? Constrói mais usinas, até compra de outros países se necessário
Sem energia nenhum país fica
@@ricardosilva5559 só que as usinas também poluem.E aí?
@@elvirabarbosabatista3194 e ai oque ?
Fodase se polui
Ninguem compra carro elétrico porque não polui
Quem compra compra porque é melhor que carro a combustão
Voce acha que eu paguei 12 mil em um kit de placa fotovoltaica pra ter energia verdinha em casa ?
Eu comprei pra parar de pagar conta de luz
Assim como quem comprou um elétrico comprou pra parar de pagar gasolina e manutenção
Resumindo, se carro é sinônimo de liberdade, o carro elétrico é exatamente o inverso. E poucos estão falando da capacidade e infraestrutura dos países em gerar energia elétrica para todos os carros do mundo caso em 20 ou 30 anos acabem os carros a combustão, já vi especialistas no assunto dizer que não tem energia elétrica suficiente para isso e nem é possível criar infraestrutura de energia limpa suficiente para isso em poucas décadas, sobrando só a produção em termoelétricas que funcionam com combustíveis fósseis, o que faz acabar com a lógica do carro elétrico.
Cara eu vou te falar uma coisa, que é obvia mas parece que ninguem quer ver dessa forma
Ninguem compra carro elétrico pensando em poluir menos, quem comprou foi porque é melhor que carro a combustão
Eu instalei placas solares em casa, voce acha que foi pra ter energia "verdinha" ?
Porra nenhuma, foi pra parar de pagar conta
De onde veio e pra onde vai não interessa pra NINGUEM, tanto que todo mundo que fala mal de carro elétrico tá ai queimando gasolina todo dia
O Boris é insuperável! Vai dormir carioca
Esse tal carioca (como a maioria dos cariocas) não sabe do que fala. E pelo que eu vi, não pode nem ter carro, tamanho o desconhecimento.
Tem gente melhor.
No brasilsao nao tem nada melhor que gasolina, energia liquida e instantânea. Carro eletrico aqui é pra morador de condomínio fechado
Gosto dos argumentos do Boris quando fala de elétricos. E outra coisa que ainda temos que levar em conta é a geração de energia para suprir a demanda de todos os carros pois hoje o Brasil não tem capacidade de fornecimento de energia para isso. Vai construir mais hidrelétricas ?. Vai começar a queimar carvão ?. Dai onde está o "ecologicamente correto" nisso tudo ?
E onde está o ecologicamente correto em queimar gasolina ?
Poluição por Poluição eu ainda prefiro o carro elétrico porque ele é melhor
Concordo com o Boris. Híbrido seria mais adequado a nossa realidade.
Mas estou muito curioso pra saber desse novo motor a hidrogênio da Toyota q promote "aposentar" o motor elétrico
Pura mentira
Se motor a hidrogênio fosse bom estava todo mundo investindo nisso
O carro hidrogênio tem MUITO mais problemas que o carro elétrico
O problema da pane seca é o mal do carro elétrico ainda no Brasil. Infelizmente não dá pra confiar 100%. Espero pra ver como ficará. Neste momento o hibrido é a melhor opção, só por isso.
Aqui no Japão tá quase
Br Japan 👈😉😉
1:48 O motor e Elsbett conseguia 60-70% de rendimento e tiraram do mercado....O problema da eficiência é jogo de interesses dos poderosos, não a tecnologia em si, até porque temos motores a vapor até hoje que funcionam com energia nuclear.
Daqui uns 500 anos pra vingar o carro elétrico no mundo esse problema pra abastecer, não é só no Brasil.
enquanto não inventar uma bateria com a mesma eficiência que o Reator da armadura do homem de ferro, carro elétrico pra mim continua sendo trocar 6 por meia dúzia
Sabe muito ese Boris
Sabe não. Sabe o normal.
E carregar com energia eletrica do carvão e diesel
Completamente mesmo agente não tem energia pra isso kkkk simples
A cada vez que ouço o Boris mais fico desanimado de comprar carro, seja qual for, acho que vou migrar para um bicicleta a pedal, 🐫 mesmo
A saúde, o meio ambiente e a Greta agradecem.
@@adelmofilho742 a Greta está sumida, né? Ontem vi um filme com a Greta Garbo, espetáculo da natureza.🤩
A Europa teve que ligar usina à carvão para carregar carro elétrico. A toyota desistiu do carro elétrico. Será que foi por acaso?
E a Alemanha teve que religar todas as usinas nucleares porque o Putin fechou o fornecimento de gás pra Europa inteira.
A toyota quese foda ué
E outra, quem te falou que a toyota desistiu?
Ela vai lançar um elétrico com bateria byd inclusive, já foi anunciado
Entendo que o entrevistado deveria poder falar com liberdade. Essa mania dos entrevistadores interromperem toda hora o entrevistado e fazer piadinhas é chato demais. Pelo visto, os entrevistadores não tem necessidade do entrevistado. Eles mesmos que resolvem.
Aí não deu Carica....kkkkkkkkk....o maluco tem autoridade
Tem não. São duas nulidades.
Kkkkkkkkkkkkkkk carioca é Einstein!
Carai quebro o carioca inseeeetto.