Eu aprendi em 2013 o peso de se tornar um homem responsável. Quando troquei uma omega 94 a gasolina num opala conodoro 87/88 a álcool. Tinha 20 anos na época. Me arrependo até hj de ter me desfeito do opala. Era incrível ter de acordar cedo no inverno pra dar partida. Jovens condutores dos 18 aos 20 deveriam apenas poder adquirirem carros a álcool carburados, iriam aprender a ser responsáveis na marra😂
O pai de um amigo meu trabalhou de caminhoneiro pra uma usina que fabrica a cachaca e alcool no interior do ceara. Ele me dizia que ate o final dos anos 90 a usina ainda tinha uma frota de caminhoes chevrolet A60 movidos a alcool. Ele me disse que o torque era bom e o motor era bem esperto.
sinceramente n entendo pq esse cara já não bateu os milhões de inscritos,brasileiro valoriza muita porcaria e deixa um cara desse tipo p trás de muitos conteúdos ruins.
Quem descobriu o carro flex foi os proprietários pois eles transformava pra álcool com pequena adaptação feita no Zé da esquina ou comprar um kit da fabricante planatec que enganava a central do carro no caso do veículo com sensor de rotação no gol AP era só meche no ponto do distribuidor e adaptar o tanquinho de partida a frio
Muito bom! Melhor que esses elétricos que querem nos empurrar. O Brasil não precisa disto. Meu pai teve um Fiat Europa 1981 a Álcool, em Brasília. Era uma dificuldade para pegar no frio. Mas depois andava bem. Esqueceu de comentar que no início os proprietários tinham que comprar um selo grande dizendo Álcool e.colocar no vidro Era um modo de usar esta taxa para subsídio do preço. Tipo o selo pedágio dos anos 90.
O meu Fire Flex estava usando só gasolina, aí fiz um experimento de usar no frio no álcool. Na partidas a frio estava péssimo. Troquei a gasolina do tanquinho de partida a frio e o filtro e melhorou um pouco. Troquei as velas, aí sim resolveu e liga de primeira no "frio" de Brasília: 18⁰C A dica que dou para o povo é usar as velas tradicionais se o seu veículo veio com essas velas, as de Iridium deixem para os veículos modernos que exigem tal tecnologia.
Show de vídeo! Apenas um add aqui, o motor se não fosse flex e com a tecnologia de hoje, teria uma eficiência/eficácia muito superior tanto para um quanto para outro combustível. Esta legislação que temos atualmente atende aos lobistas parasitários e seus políticos domesticado$. Saudações de Curitiba 👊🏻🇧🇷💪🏻
Rapaz , Vc está de Parabéns , Que Palestra, Fiquei fascinado pelo som do Trator 🚜 CBT á Etanol, Som do motor Lembra Maverick V8 ...Corsa Bola 4 portas é Relíquia nos dias Atuais .
5 หลายเดือนก่อน +3
Muito obrigado amigo 🤠🤠 Chrysler V8 ronca bonito demais 😍😍 acho muito bonito essa geração do Corsa, a picape Montana mais bonita foi a da geração com frente da Corsa 👏👏
Nos anos 90 meu pai tinha uma ford pampa 1994 1.8 a alcool, ela nunca deu problema na partida a frio , ja que o ceara nunca faz frio. Em 2014 tive um chevette 1989 alcool que nunca deu trabalho pra dar partida. Nao sei como e no sul do Brasil na epoca do inverno.
Eu nunca tive veículo movido à gasolina e nada tenho contra o etanol, pelo contrário, acredito q o Brasil poderia incentivar o consumo e liderar a produção mundial de veículos com esse combustível limpo (bem como os híbridos), ao invés de partir pra exclusivamente, elétricos!
Ótimo vídeo! Gostei demais! Quanto aos carros a álcool, só tenho elogios. Ficaram de fora do vídeo, quando citou o pioneirismo das motos Honda, os modelos do início dos anos 80, Honda CG-125A e também as Yamaha RX-125A e MX-180A, sendo todas elas movidas somente a álcool. A tecnologia Flex, ao meu ver, é bem vantajosa, pois nos dá maior poder de escolha na hora de abastecer. Porém, o desempenho fica abaixo de um motor exclusivamente a álcool... Alguns modelos de carros, como a Fiorino 1.3 Fire Flex que eu tive, funcionam muito bem com os dois combustíveis, mas outros modelos como o Renault Mégane 1.6 16v Flex, funcionam melhor à gasolina. As motocicletas Honda com a tecnologia Mix, depois de mais de dez anos de mercado, melhoraram muito e foram seguidas por outras marcas... Porém motos de baixa cilindrada, dado o seu baixo consumo com gasolina, não justificam na minha opinião, o uso do álcool. Além disso elas funcionam melhor na gasolina.
tenho um VOYAGE a álcool desde 1995 ,substitui o sistema de injeção de gasolina para aquecimento , mas o carburador é o original ;o carro é excelente , mesmo com o consumo maior em litros por KM rodado ainda compensa e tem um excelente torque em baixa rotação
Os motores "alcoolizados" do diesel para o alcool, sofriam também com a falta de reserva de torque. A reserva de torque principalmente quando esses veiculos estavam carregados, sugeriam uma situação de risco e perigo, pois os mesmo "engoliam" o ronco quando exigidos, faltando força e agravando ainda mais o consumo.
Excelente vídeo, parabéns!Eu era adolescente nos anos 80 quando surgiu o primeiro carro do álcool. Quando uma tecnologia é nova, sempre tem margem para melhorias. Quando um motor nasce a álcool sempre será melhor que os projetos adaptados. Já tive carro a álcool, dos primeiros projetos melhorados. O carro a álcool ia bem em regiões quentes, porém mesmo no inverno era sofrível. O sistema de injeção de gasolina de partida a frio não poderia falhar, pois afogava facilmente molhado as velas. O povo já deve ter esquecido como era ligar um carro a álcool numa manhã fria, mesmo se pegasse o motor precisava aquecer por minutos, antes de colocar em marcha. Então era comum ligar o carro na garagem e voltar para tomar café. Mesmo assim carros como opala a álcool eram terríveis com motor frios inclusive a gasolina. Escapamento furava 1 por ano, carburador tinha muita corrosão e goma nos giggles. Me lembro de ver caminhões dodge canavieiro, além de falhar e tossir fazia 800 m / l. Era uma conta que não fechava pois era necessário 1 tonelada de cana para produzir 80 litros de álcool, chegando gastar 20% da carga só em combustível. Não é atoa que caminhões e tratores a álcool sumiram. Antes dos carros flex, a frota de automóveis era 99% álcool, até que houve um desequilíbrio na cadeia de produção, naquela época o governo tinha estoque de álcool em refinarias para regular o mercado na entre safra. Porém faltou álcool nas bombas e vi gente deixando seus carros zero km na garagem e comprando com ágil carros da década de 70 a gasolina, super detonados e super valorizados. Ninguém queria comprar carro a álcool depois disso. Apartir dos anos 90 começou a ser predominante os carros a gasolina. Também vi usineiros desesperados dando álcool de graça em Ribeirão Preto, tentando resgatar a confiança dos consumidores. Com a criação do carro flex, deu liberdade ao consumidor. Hoje só abasteço com gasolina, embora o combustível seja mais caro, de longe a manutenção e frequência são menores.
Meu pai no começo voltou de Mauá/SP no início dos anos 90 e comprou uma caminhão Chevrolet D70 diesel, muito similar a esse do minuto 16:55 , para trabalhar carregando cana de açúcar para "usina" aqui no interior de Minas Gerais.
Olá meu amigo que aula sobre o combustível ⛽, meu carro e um ótimo motor AP no meu Voyage 88 todo original, já faz 11ano que estou com esse carro, então com mecânico raíz e só acelerar, então vambora
Eu tive e tenho carro à álcool, consome mais mas o motor não carboniza nada, como válvulas, pistão, óleo... já para ps carros com injeção direta está sendo problema. Motor turbo etanol manda lembrança pra quem quer usar gasolina.
EM 1988 comprei um GM Monza SLE 1.8 1985 a Álcool. A melhor média que consegui em uma viagem foi de 8,5 Km/L. Nos invernos aqui em SC, eu ligava o carro com o afogador puxado e ia tomar o café de manhã. Ao retornar para sair havia uma nuvem de vapor saindo pela descarga, após queimar uns 2 litros de etanol. Acho que atualmente deve ser bem mais fácil.
Agora comos motores turbo de injeção direta sendo mais difundidos, faz mais sentido usar o álcool exatamente pelo turbo, e o problema da partida a frio deixou de ser tão grave por conta da injeção direta. Mês passado conversei com uma mulher que tem um Nivus e nunca tinha usado álcool nele, mas já começou a considerar o álcool.
Motores flex foram criados para aumentar tanto o consumo de álcool quanto o de gasolina, tanto que deixou de existir a opção monocombustível, que era otimizada para um ou outro. Provavelmente precisavam aumentar a receita para suprir o petrolão que viria a seguir...
O etanol ele serve bastante como solução regional para onde é fabricado, pois se transportar ele, o preço fica inviável por conta do frete . Aqui onde moro, em Bauru, o etanol sempre compensa mais, se você fizer o cálculo do valor do km rodado, o etanol sempre sai na frente, apesar da falsa sensação de que estar gastando mais por voltar mais rápido ao posto. Se o governo estivesse mesmk com vontade de ajudar o meio ambiente, bastava cortar os impostos da venda do etanol que a mágica iria acontecer.
Hj eu só rodo no álcool, nada a reclamar. Essa problematização no início em relação ao uso se resume a uma coisa: tecnologia incipiente.... com o avançar do tempo boa parte dos problemas iniciais sumiram.
A síndrome de vira latas é o maior fator limitante do nosso povo. Nossos talentos são sufocados, nossos recursos exportados e nossas empresas desprestigiadas. E antes que falem de governo, o acesso dos nossos representantes foi pelo voto. (e não só no último desastre de 2022)
Excelente vídeo! Muito completo e o mais bem elaborado sobre o álcool! Respondendo a pergunta do final, sou um grande entusiasta do uso do Etanol. Aqui no Ceará, nos últimos 7 anos; somente em dois meses do ano passado saiu mais barato usar álcool que gasolina. De resto, o combustível não renovável sempre valeu mais a pena. Mesmo assim, nos últimos 2 anos, só tenho abastecido com Etanol. Principalmente por questões de princípios: abastecer com álcool é promover a agroindústria nacional. Além das outras vantagens: O motor responde melhor e dificilmente grila, diferente da gasolina comum que ocasiona muita batida de pino. O uso do álcool não apenas evita o depósito de carbono como também faz o motor ficar mais limpo com o tempo. E mesmo o custo de R$/km ficando cerca de 10% mais caro, vale a pena. O prazer de dirigir, especialmente na cidade, é maior.
Aqui Prisma 1.4 2009 com 189 mil km rodando sempre no alcool e bomba eletrica original. Apenas filtro de combustivel trocado religiosamente com 10 mil km. Zero carbonização.
Nos carros atuais eu uso etanol com um tanque de gasolina v a cada 3 de etanol. Na época do carburador, eu era mais a gasolina. Chevette a álcool no inverno, era um pesadelo!
O que me chamou a atenção neste documentário foi que o bostil Brasil teve todas as oportunidades de mais de 100 anos para se tornar uma megapotência em combustíveis mas os políticos sempre tentaram derrubar os projetos e até aumentaram os valores do combustível para saquear o povo .
Sem dúvidas . E isso nem é uma questão de esquerda , centro ou direita , pois já tivemos muitos presidentes com as mais variadas ideologias e nada deu certo para o Brasil .
PARABÉNS MARCUS !!! , VÍDEO COM MUITAS INFORMAÇÕES E IMAGENS PARA ENRIQUECER O NOSSO CONHECIMENTO . GRATIDÃO E TMJ MEU AMIGO !!! 🇧🇷👍🙏👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Excelente história, parabéns!!! Sobre o etanol, acho que ele combina perfeitamente com os carros híbridos, já que é bem menos poluente que os combustíveis fósseis. É o futuro, os híbridos serão os carros estradeiros, enquanto os elétricos ficarão restrito ao perímetro urbano...
O problema ainda é a baixa eficiencia do alcool, mas ja ouvi falar de empresas pesquisando aqui no Brasil para viabilizar o uso desse combustivel em veiculos hibridos.
Lembro que há algum tempo lhe perguntei sobre como era a conversão de motores diesel para utilização do álcool e, na ocasião, você disse que não sabia exatamente como era. Eis que você, mais uma vez, fez um fantástico trabalho de pesquisa e trouxe todas as respostas que eu queria e mais algumas que eu nem imaginava. Meus parabéns pelos vídeos, não perco nenhum. Apenas um adendo sobre o etanol e as emissões de carbono: ele emite sim CO2, porém, como é de origem vegetal, a planta consome CO2 da atmosfera na fotossíntese, tornando a equação quase zero, ou seja, o carbono que o etanol joga na atmosfera já foi absorvido da atmosfera pela própria planta, diferente dos combustíveis fósseis, em que o carbono está "escondido" no subsolo e sendo jogado na atmosfera.
5 หลายเดือนก่อน +3
Muito obrigado amigo 🤠🤠 que bom que consegui esclarecer as dúvidas 😃😃
Cara com certeza seu conteúdo é excelente muito bem feito está de parabéns falando do etanol tenho um corsa classic só abasteço com etanol entre um ou dois tanques abasteço com 2 litros de gasolina e completo com etanol não tenho comprovação se ajuda a aditiva o etanol mas não tenho nenhum problema com a linha de combustivel anda bem e não dá problema algum na partida resumindo um excelente combustível
Bom dia! Tudo bem? Não comentou sobre o Volvo XHT a Álcool e a Scania já tirou de linha o a etanol focando agora no a Gás. O Scania tinha que usar um aditivo o que ainda mais dificultava e gerando mais custos
A Volvo também também fez um N10 a álcool, porém foi pouquíssimas unidades, talvez não existe mais nenhuma com motor original, se tornando o caminhão mais raro do Brasil
Um detalhe sobre a produção do álcool, a bebida açucarada precisa ser fermentada para depois ser destilada. É a fermentação que produz o álcool, a destilação so separa o álcool da água.
Obrigado pelo excelente vídeo! O álcool é o combustível por excelência, octanagem alta, produção não depende de países árabes, polue pouco ou quase nada, só vantagens, o ideal seria um incentivo a motores exclusivos e não Flex, afinal gasolina e álcool são bem distintos, isso poderia solucionar o consumo elevado, e o preço, se fosse retirado alcool da gasolina que hoje tem 27% e vai subir pra 35%, se a gasolina tivesse 20% que já é suficiente, sobraria mais etanol para os postos, consequentemente baixando o preço e quem sabe ajudando a atrair o público!
Mais uma aula sobre motores ! Dessa vez com os motores movidos a álcool (etanol) . Aonde o Brasil foi o pioneiro a usar esse tipo de combustível em veículos em produção no fim dos Anos 70 !!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Grande video Marcus Vinicius parabéns pela sacada de condensar toda essa história em 25 minutos, explicando os principais pontos de maneira clara. Ps: Uso nos carros álcool desde que tirei carta e sempre usarei, não apenas pela pegada de carbono ser mais favorável mas gosto de extrair sempre o maximo do motor. Grande abraço fera 😎
Shooooow d bola meu amigo estava precisando realmente vc faser um vídeo contando essa incrível inovação made in Brazil cara! pbns compartilhando geral como sempre 👏👏👏👏👏🙋
A logistica do álcool. Usina produz, roda 450km para omologar, roda 450km de volta para ser consumido. No entanto na cidade de origem de produção, temos um terminal de distribuição de combustivel. Antigo transbordo via ferria. Da para entender.
Tenho um Onix flex a quase 2 anos, já usei na gasolina e a mais de 1 ano uso no álcool, a diferença é absurda no desempenho, no álcool o carro é muito mais esperto na aceleração e por mais que o consumo da gasolina seja mais interessante, prefiro utilizar álcool
Para rodar em rodovias, o etanol é muito melhor. Já está sendo produzido o etanol de milho aqui no Brasil. Plantado na entressafra da soja, é extraído o óleo de milho, o etanol, ainda sobra o bagaço, para fabricação de ração.
Mais um vídeo muito bom, parabéns mais uma vez. Eu tenho um caminhão A60 original a álcool, está com munch e trabalho quase todos os dias com ele. Como trabalhar boa parte do tempo parado e o álcool está um pouco mais que a metade do preço do diesel, da pra ter numa boa, a mecânica também é muito simples, praticamente resolvo eu mesmo os problemas quando aparece, e as peças são uma grande parte do opala 6 cilindros. Tenho desde 2012 e pro que eu faço até sobra , motivo que pôr enquanto não penso em trocar
Nos anos 1980 houve ate locomotiva a alcool a FEPASA testou duas GE U20C com motor Fiat Diesel adaptado para alcool mas o consumo excessivo fez com que desistissem
O único erro que o pessoal que tem flex é: misturar álcool e gasolina no flex, pois a água do álcool não se mistura na gasolina,o que começa a causar gotejamento na Câmara de combustão, sempre se deve optar por 1 ou outro, e a 4 tanques tem que colocar o combustível contrário , está no manual do fabricante,o canal car UP fez um vídeo com esse experimento.
Atualmente alguns modelos com injeção direta vêm tendo problema de corrosão da bomba "de alta" e os bicos injetores por corrosão. Seria isso uma "má adaptação" feita aos componentes para rodar com o combustível mais corrosivo? No caso de uso massificado o preço ainda é o problema (pelo menos no ES, onde moro a gasolina está 5,90 e o etanol 4,99 agora em junho de 2024). De qualquer forma é inegável que a sensação de ter alguns pocotós a mais por trocar o combustível é muito agradável.
Parabéns pelo seu canal! Não pare de postar conteúdo, aprendi bastante sobre Mecânica no geral com seus vídeos. Um abraço, LIKE e com total certeza +1 inscrito.
5 หลายเดือนก่อน +1
Muito obrigado amigo 🤠🤠 seja bem vindo ao canal 😃🙏
Eu aprendi em 2013 o peso de se tornar um homem responsável. Quando troquei uma omega 94 a gasolina num opala conodoro 87/88 a álcool. Tinha 20 anos na época. Me arrependo até hj de ter me desfeito do opala. Era incrível ter de acordar cedo no inverno pra dar partida. Jovens condutores dos 18 aos 20 deveriam apenas poder adquirirem carros a álcool carburados, iriam aprender a ser responsáveis na marra😂
O pai de um amigo meu trabalhou de caminhoneiro pra uma usina que fabrica a cachaca e alcool no interior do ceara. Ele me dizia que ate o final dos anos 90 a usina ainda tinha uma frota de caminhoes chevrolet A60 movidos a alcool. Ele me disse que o torque era bom e o motor era bem esperto.
sinceramente n entendo pq esse cara já não bateu os milhões de inscritos,brasileiro valoriza muita porcaria e deixa um cara desse tipo p trás de muitos conteúdos ruins.
Vdd man
é só questão de tempo !
Quem descobriu o carro flex foi os proprietários pois eles transformava pra álcool com pequena adaptação feita no Zé da esquina ou comprar um kit da fabricante planatec que enganava a central do carro no caso do veículo com sensor de rotação no gol AP era só meche no ponto do distribuidor e adaptar o tanquinho de partida a frio
"Olha" o ronco desse trator, irado!
Muito bom! Melhor que esses elétricos que querem nos empurrar. O Brasil não precisa disto. Meu pai teve um Fiat Europa 1981 a Álcool, em Brasília. Era uma dificuldade para pegar no frio. Mas depois andava bem. Esqueceu de comentar que no início os proprietários tinham que comprar um selo grande dizendo Álcool e.colocar no vidro
Era um modo de usar esta taxa para subsídio do preço. Tipo o selo pedágio dos anos 90.
Legal demais! Não sabia disso não 🤠🤠👏👏
O meu Fire Flex estava usando só gasolina, aí fiz um experimento de usar no frio no álcool.
Na partidas a frio estava péssimo.
Troquei a gasolina do tanquinho de partida a frio e o filtro e melhorou um pouco.
Troquei as velas, aí sim resolveu e liga de primeira no "frio" de Brasília: 18⁰C
A dica que dou para o povo é usar as velas tradicionais se o seu veículo veio com essas velas, as de Iridium deixem para os veículos modernos que exigem tal tecnologia.
Eu tinha 12 anos em 1982 e me empolgava assistir passar na estrada de chão em alta a Chevrolet A10 6cilindros, sou fã até hoje.
Show de vídeo! Apenas um add aqui, o motor se não fosse flex e com a tecnologia de hoje, teria uma eficiência/eficácia muito superior tanto para um quanto para outro combustível. Esta legislação que temos atualmente atende aos lobistas parasitários e seus políticos domesticado$. Saudações de Curitiba 👊🏻🇧🇷💪🏻
Lembro de uma propaganda do Corcel II em que ele aparecia no meio do canavial. E a mesma dizia que ali era a fonte do novo combustível.
Rapaz , Vc está de Parabéns , Que Palestra, Fiquei fascinado pelo som do Trator 🚜 CBT á Etanol, Som do motor Lembra Maverick V8 ...Corsa Bola 4 portas é Relíquia nos dias Atuais .
Muito obrigado amigo 🤠🤠 Chrysler V8 ronca bonito demais 😍😍 acho muito bonito essa geração do Corsa, a picape Montana mais bonita foi a da geração com frente da Corsa 👏👏
Aqui no interior de sp, dificilmente uso gasolina. No máximo coloco 10% pra facilitar a partida.
usando 10% de gasolina no etanol, ainda assim precisa abastecer o reservatório de partida a frio? ou nem precisa?
@@cesal1234não e necessário
Esse canal é pura nostalgia! Sensacional!!!! 👏👏👏
Nos anos 90 meu pai tinha uma ford pampa 1994 1.8 a alcool, ela nunca deu problema na partida a frio , ja que o ceara nunca faz frio. Em 2014 tive um chevette 1989 alcool que nunca deu trabalho pra dar partida. Nao sei como e no sul do Brasil na epoca do inverno.
Eu nunca tive veículo movido à gasolina e nada tenho contra o etanol, pelo contrário, acredito q o Brasil poderia incentivar o consumo e liderar a produção mundial de veículos com esse combustível limpo (bem como os híbridos), ao invés de partir pra exclusivamente, elétricos!
Mas é exatamente isso que está acontecendo.
@@danielgt5 q bom, legal!🙏👍
carros hibridos com geradores a etanol
Se abaixase o preço
Boa meu jovem
Mas você não é de confiança kkkkkk
Vixi, é um documentário completo sobre o etanol, gostei e parabéns pelas pesquisas. Achei excelente o vídeo.
Ótimo vídeo! Gostei demais!
Quanto aos carros a álcool, só tenho elogios.
Ficaram de fora do vídeo, quando citou o pioneirismo das motos Honda, os modelos do início dos anos 80, Honda CG-125A e também as Yamaha RX-125A e MX-180A, sendo todas elas movidas somente a álcool. A tecnologia Flex, ao meu ver, é bem vantajosa, pois nos dá maior poder de escolha na hora de abastecer. Porém, o desempenho fica abaixo de um motor exclusivamente a álcool...
Alguns modelos de carros, como a Fiorino 1.3 Fire Flex que eu tive, funcionam muito bem com os dois combustíveis, mas outros modelos como o Renault Mégane 1.6 16v Flex, funcionam melhor à gasolina. As motocicletas Honda com a tecnologia Mix, depois de mais de dez anos de mercado, melhoraram muito e foram seguidas por outras marcas... Porém motos de baixa cilindrada, dado o seu baixo consumo com gasolina, não justificam na minha opinião, o uso do álcool. Além disso elas funcionam melhor na gasolina.
tenho um VOYAGE a álcool desde 1995 ,substitui o sistema de injeção de gasolina para aquecimento , mas o carburador é o original ;o carro é excelente , mesmo com o consumo maior em litros por KM rodado ainda compensa e tem um excelente torque em baixa rotação
Tenho um Passat a álcool, viva o etanol no Brasil hoje e sempre!!🎉
Excelente video!! Muitos dizem que o CHT Foi o melhor motor a álcool do Brasil. Não duvido!
Muito obrigado amigo 🤠🤠 já tivemos uma Saveiro CHT 😃😃 no frio era ruim pra funcionar mas era um excelente motor 👏👏👏
Os motores "alcoolizados" do diesel para o alcool, sofriam também com a falta de reserva de torque. A reserva de torque principalmente quando esses veiculos estavam carregados, sugeriam uma situação de risco e perigo, pois os mesmo "engoliam" o ronco quando exigidos, faltando força e agravando ainda mais o consumo.
Excelente vídeo, parabéns!Eu era adolescente nos anos 80 quando surgiu o primeiro carro do álcool. Quando uma tecnologia é nova, sempre tem margem para melhorias. Quando um motor nasce a álcool sempre será melhor que os projetos adaptados. Já tive carro a álcool, dos primeiros projetos melhorados. O carro a álcool ia bem em regiões quentes, porém mesmo no inverno era sofrível. O sistema de injeção de gasolina de partida a frio não poderia falhar, pois afogava facilmente molhado as velas. O povo já deve ter esquecido como era ligar um carro a álcool numa manhã fria, mesmo se pegasse o motor precisava aquecer por minutos, antes de colocar em marcha. Então era comum ligar o carro na garagem e voltar para tomar café. Mesmo assim carros como opala a álcool eram terríveis com motor frios inclusive a gasolina. Escapamento furava 1 por ano, carburador tinha muita corrosão e goma nos giggles. Me lembro de ver caminhões dodge canavieiro, além de falhar e tossir fazia 800 m / l. Era uma conta que não fechava pois era necessário 1 tonelada de cana para produzir 80 litros de álcool, chegando gastar 20% da carga só em combustível. Não é atoa que caminhões e tratores a álcool sumiram. Antes dos carros flex, a frota de automóveis era 99% álcool, até que houve um desequilíbrio na cadeia de produção, naquela época o governo tinha estoque de álcool em refinarias para regular o mercado na entre safra. Porém faltou álcool nas bombas e vi gente deixando seus carros zero km na garagem e comprando com ágil carros da década de 70 a gasolina, super detonados e super valorizados. Ninguém queria comprar carro a álcool depois disso. Apartir dos anos 90 começou a ser predominante os carros a gasolina. Também vi usineiros desesperados dando álcool de graça em Ribeirão Preto, tentando resgatar a confiança dos consumidores. Com a criação do carro flex, deu liberdade ao consumidor. Hoje só abasteço com gasolina, embora o combustível seja mais caro, de longe a manutenção e frequência são menores.
Show de bola !!
Sou fã do álcool como combustível!!
Meu pai no começo voltou de Mauá/SP no início dos anos 90 e comprou uma caminhão Chevrolet D70 diesel, muito similar a esse do minuto 16:55 , para trabalhar carregando cana de açúcar para "usina" aqui no interior de Minas Gerais.
Belo Chevrolet Stovebolt!!! Aliás, esse motor merece um episódio!!!
Excelente documentário!
Pra mim o etanol está compensando. Minha Spacefox 1.6 faz 10km/l na gasolina (R$5,89) e 8km/l no etanol (R$4,09).
❤❤❤❤❤eu tive um uno a etanol era muito bom e nao era ruim para funcionar .uno 1300 .ano 89
Olá meu amigo que aula sobre o combustível ⛽, meu carro e um ótimo motor AP no meu Voyage 88 todo original, já faz 11ano que estou com esse carro, então com mecânico raíz e só acelerar, então vambora
Eu tive e tenho carro à álcool, consome mais mas o motor não carboniza nada, como válvulas, pistão, óleo... já para ps carros com injeção direta está sendo problema. Motor turbo etanol manda lembrança pra quem quer usar gasolina.
EM 1988 comprei um GM Monza SLE 1.8 1985 a Álcool. A melhor média que consegui em uma viagem foi de 8,5 Km/L. Nos invernos aqui em SC, eu ligava o carro com o afogador puxado e ia tomar o café de manhã. Ao retornar para sair havia uma nuvem de vapor saindo pela descarga, após queimar uns 2 litros de etanol. Acho que atualmente deve ser bem mais fácil.
Trabalhei em usinas fazendo pulverização com avião ipanema à etanol com um consumo hora de +- 97litros.
Isso foi mais que um vídeo, foi uma verdadeira aula!
Grande Geisel, período de grandes indústrias no Brasil além do grande incentivo à ciência.
Agora comos motores turbo de injeção direta sendo mais difundidos, faz mais sentido usar o álcool exatamente pelo turbo, e o problema da partida a frio deixou de ser tão grave por conta da injeção direta. Mês passado conversei com uma mulher que tem um Nivus e nunca tinha usado álcool nele, mas já começou a considerar o álcool.
Motores flex foram criados para aumentar tanto o consumo de álcool quanto o de gasolina, tanto que deixou de existir a opção monocombustível, que era otimizada para um ou outro.
Provavelmente precisavam aumentar a receita para suprir o petrolão que viria a seguir...
Não duvido! os motores trabalham ruim nos dois combustiveis.
Quando puder faz um sobre biodiesel e os problemas constatados. Forte abraço e parabéns pelos vídeos 🤝
Excelente trabalho!!! Mostra mais uma oportunidade perdida pelos brasileiros.
O etanol ele serve bastante como solução regional para onde é fabricado, pois se transportar ele, o preço fica inviável por conta do frete .
Aqui onde moro, em Bauru, o etanol sempre compensa mais, se você fizer o cálculo do valor do km rodado, o etanol sempre sai na frente, apesar da falsa sensação de que estar gastando mais por voltar mais rápido ao posto.
Se o governo estivesse mesmk com vontade de ajudar o meio ambiente, bastava cortar os impostos da venda do etanol que a mágica iria acontecer.
Muito bom amigos mais um conteúdo extremamente interessante uma aula de História e Engenharia automotiva👍👏👏👏
Obrigado
Você já fez um vídeo da criação da Rota Panamericana? Caso não, é outra excelente história de 3 brasileiros desbravadores
Hj eu só rodo no álcool, nada a reclamar. Essa problematização no início em relação ao uso se resume a uma coisa: tecnologia incipiente.... com o avançar do tempo boa parte dos problemas iniciais sumiram.
#Parabéns top seus coteudos. Traz a história da primeira injeção eletrônica do mundo da bosch le jetronic
A síndrome de vira latas é o maior fator limitante do nosso povo. Nossos talentos são sufocados, nossos recursos exportados e nossas empresas desprestigiadas. E antes que falem de governo, o acesso dos nossos representantes foi pelo voto. (e não só no último desastre de 2022)
Excelente vídeo! Muito completo e o mais bem elaborado sobre o álcool!
Respondendo a pergunta do final, sou um grande entusiasta do uso do Etanol.
Aqui no Ceará, nos últimos 7 anos; somente em dois meses do ano passado saiu mais barato usar álcool que gasolina. De resto, o combustível não renovável sempre valeu mais a pena.
Mesmo assim, nos últimos 2 anos, só tenho abastecido com Etanol. Principalmente por questões de princípios: abastecer com álcool é promover a agroindústria nacional. Além das outras vantagens:
O motor responde melhor e dificilmente grila, diferente da gasolina comum que ocasiona muita batida de pino.
O uso do álcool não apenas evita o depósito de carbono como também faz o motor ficar mais limpo com o tempo.
E mesmo o custo de R$/km ficando cerca de 10% mais caro, vale a pena. O prazer de dirigir, especialmente na cidade, é maior.
Aqui Prisma 1.4 2009 com 189 mil km rodando sempre no alcool e bomba eletrica original. Apenas filtro de combustivel trocado religiosamente com 10 mil km. Zero carbonização.
Nos carros atuais eu uso etanol com um tanque de gasolina v a cada 3 de etanol. Na época do carburador, eu era mais a gasolina. Chevette a álcool no inverno, era um pesadelo!
Os carros flex são ótimos, mas prefiro o uso da gasolina pela custo benefício, quando vou trocar óleo e fazer manutenção limpo com o álcool. Gratidão!
O que me chamou a atenção neste documentário foi que o bostil Brasil teve todas as oportunidades de mais de 100 anos para se tornar uma megapotência em combustíveis mas os políticos sempre tentaram derrubar os projetos e até aumentaram os valores do combustível para saquear o povo .
Sem dúvidas . E isso nem é uma questão de esquerda , centro ou direita , pois já tivemos muitos presidentes com as mais variadas ideologias e nada deu certo para o Brasil .
@@Canário-s2w isso mesmo .
PARABÉNS MARCUS !!! , VÍDEO COM MUITAS INFORMAÇÕES E IMAGENS PARA ENRIQUECER O NOSSO CONHECIMENTO . GRATIDÃO E TMJ MEU AMIGO !!! 🇧🇷👍🙏👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Tenho um prêmio Cl 88 1.3 a etanol. Vai de boa só no inverno tem q ter paciência mais e um ótimo carro.
Leandro. Gonçalves. Da. Silva
Boa tarde, meu pai tinha um Chevette 1983 a álcool, imagina no tempo frio pra ligar o sofrimento. Agora é só carro flex. 😅😅
Excelente história, parabéns!!!
Sobre o etanol, acho que ele combina perfeitamente com os carros híbridos, já que é bem menos poluente que os combustíveis fósseis. É o futuro, os híbridos serão os carros estradeiros, enquanto os elétricos ficarão restrito ao perímetro urbano...
O problema ainda é a baixa eficiencia do alcool, mas ja ouvi falar de empresas pesquisando aqui no Brasil para viabilizar o uso desse combustivel em veiculos hibridos.
Isso se o mundo realmente precisasse de combustíveis mais limpos .
@@JordaoDM A eficiência baixa se combate com preços baixos do etanol!
Lembro que há algum tempo lhe perguntei sobre como era a conversão de motores diesel para utilização do álcool e, na ocasião, você disse que não sabia exatamente como era. Eis que você, mais uma vez, fez um fantástico trabalho de pesquisa e trouxe todas as respostas que eu queria e mais algumas que eu nem imaginava. Meus parabéns pelos vídeos, não perco nenhum. Apenas um adendo sobre o etanol e as emissões de carbono: ele emite sim CO2, porém, como é de origem vegetal, a planta consome CO2 da atmosfera na fotossíntese, tornando a equação quase zero, ou seja, o carbono que o etanol joga na atmosfera já foi absorvido da atmosfera pela própria planta, diferente dos combustíveis fósseis, em que o carbono está "escondido" no subsolo e sendo jogado na atmosfera.
Muito obrigado amigo 🤠🤠 que bom que consegui esclarecer as dúvidas 😃😃
Cara com certeza seu conteúdo é excelente muito bem feito está de parabéns falando do etanol tenho um corsa classic só abasteço com etanol entre um ou dois tanques abasteço com 2 litros de gasolina e completo com etanol não tenho comprovação se ajuda a aditiva o etanol mas não tenho nenhum problema com a linha de combustivel anda bem e não dá problema algum na partida resumindo um excelente combustível
Eu ainda tenho um cliente
.
Um senhor de 86 anos
Que tem um Verona
CHT
1.6 a álcool
Funcionando perfeitamente
😂
O carro é cheiroso
Bom dia! Tudo bem? Não comentou sobre o Volvo XHT a Álcool e a Scania já tirou de linha o a etanol focando agora no a Gás. O Scania tinha que usar um aditivo o que ainda mais dificultava e gerando mais custos
Tive um Escort XR3 modelo 1984 a álcool. Quando andava era uma beleza, mas problemas com giclêt de carburador entupido era recorrente.
A Volvo também também fez um N10 a álcool, porém foi pouquíssimas unidades, talvez não existe mais nenhuma com motor original, se tornando o caminhão mais raro do Brasil
Cara, ao invés de ter falado: "VAMOS EMBORA", deveria ser: " ATE LOGO E FIQUEM COM DEUS" .
TE AMO DE GRACA CARA! PARABENS PELOS VIDEOS
Um detalhe sobre a produção do álcool, a bebida açucarada precisa ser fermentada para depois ser destilada.
É a fermentação que produz o álcool, a destilação so separa o álcool da água.
Tenho um Civic 2009 Flex, com ele a 9 anos, foram raras vezes que usei gasolina, por que a diferença de consumo é pouca.
Pra mim o etanol está compensando também. Minha Spacefox 1.6 faz 10km/l na gasolina (R$5,89) e 8km/l no etanol (R$4,09).
Obrigado pelo excelente vídeo! O álcool é o combustível por excelência, octanagem alta, produção não depende de países árabes, polue pouco ou quase nada, só vantagens, o ideal seria um incentivo a motores exclusivos e não Flex, afinal gasolina e álcool são bem distintos, isso poderia solucionar o consumo elevado, e o preço, se fosse retirado alcool da gasolina que hoje tem 27% e vai subir pra 35%, se a gasolina tivesse 20% que já é suficiente, sobraria mais etanol para os postos, consequentemente baixando o preço e quem sabe ajudando a atrair o público!
Usina Serra Grande ainda ativa em AL. Uma das mais antigas ainda em atividade aqui no estado.
Faltou mencionar as motos a álcool ( CG e RX)
Beleza meu amigo.eu tenho um Clio 2007 flex e só utilizo álcool.
Ipanema a álcool, anos 90, em Curitiba a 0 graus celsius.
Era difícil pegar.
Mais uma aula sobre motores ! Dessa vez com os motores movidos a álcool (etanol) . Aonde o Brasil foi o pioneiro a usar esse tipo de combustível em veículos em produção no fim dos Anos 70 !!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Batista Vidal era o cara, muito inteligente.
Grande video Marcus Vinicius parabéns pela sacada de condensar toda essa história em 25 minutos, explicando os principais pontos de maneira clara.
Ps: Uso nos carros álcool desde que tirei carta e sempre usarei, não apenas pela pegada de carbono ser mais favorável mas gosto de extrair sempre o maximo do motor.
Grande abraço fera 😎
Parabéns pelo BELÍSSIMO trabalho
Faiz vídeo sobre aerodinâmica carenagem assoalho do carro e assaz
cara, tua voz é muito massa!!
Muito obrigado amigo 🤠🤠🙏🙏 que bom que gostou 😊😊 valeu! 😃
Vc narra bacana demais
Parabéns Marcus Vinicius. Assistir um vídeo seu é bem mais que simplesmente ver um bom vídeo no YT. A sua qualidade de pesquisa é espetacular. ❤❤❤
Muito obrigado amigo 🤠🤠 valeu mesmo 😃🙏
Shooooow d bola meu amigo estava precisando realmente vc faser um vídeo contando essa incrível inovação made in Brazil cara! pbns compartilhando geral como sempre 👏👏👏👏👏🙋
Valeu amigo 🤠🤠 muito obrigado 😊🙏
A logistica do álcool. Usina produz, roda 450km para omologar, roda 450km de volta para ser consumido. No entanto na cidade de origem de produção, temos um terminal de distribuição de combustivel. Antigo transbordo via ferria. Da para entender.
O problema é o preço, se comparado a gasolina aqui na minha região, o mais barato ainda é a gasolina
Motor diesel/álcool ?????
Não conhecia.
Gol 1.6 ap flex é sensacional
Sempre tive dúvida se você pode produzir esse combustível em casa pra melhor aproveitamento do carro, para uso dentro da propriedade. Uso interno
Que conteúdo de primeira, não imagino o trabalho que deu. Meus parabéns 👏👏
Tenho um Onix flex a quase 2 anos, já usei na gasolina e a mais de 1 ano uso no álcool, a diferença é absurda no desempenho, no álcool o carro é muito mais esperto na aceleração e por mais que o consumo da gasolina seja mais interessante, prefiro utilizar álcool
Para rodar em rodovias, o etanol é muito melhor. Já está sendo produzido o etanol de milho aqui no Brasil. Plantado na entressafra da soja, é extraído o óleo de milho, o etanol, ainda sobra o bagaço, para fabricação de ração.
Em 1988 minha mãe tinha um Chevette a álcool, no inverno eu amava aquele carro, não pegava de manhã nem com reza brava! 😅
Que aula , parabéns
Mais um vídeo muito bom, parabéns mais uma vez.
Eu tenho um caminhão A60 original a álcool, está com munch e trabalho quase todos os dias com ele.
Como trabalhar boa parte do tempo parado e o álcool está um pouco mais que a metade do preço do diesel, da pra ter numa boa, a mecânica também é muito simples, praticamente resolvo eu mesmo os problemas quando aparece, e as peças são uma grande parte do opala 6 cilindros.
Tenho desde 2012 e pro que eu faço até sobra , motivo que pôr enquanto não penso em trocar
Muito top o vídeo, faz um vídeo contado a história do passat e do motor ap bem a afundo, um abraço e fique com Deus.
Nos anos 1980 houve ate locomotiva a alcool a FEPASA testou duas GE U20C com motor Fiat Diesel adaptado para alcool mas o consumo excessivo fez com que desistissem
Parabéns!!!
Como sempre seus vídeos salvando o dia.
E nóis
O único erro que o pessoal que tem flex é: misturar álcool e gasolina no flex, pois a água do álcool não se mistura na gasolina,o que começa a causar gotejamento na Câmara de combustão, sempre se deve optar por 1 ou outro, e a 4 tanques tem que colocar o combustível contrário , está no manual do fabricante,o canal car UP fez um vídeo com esse experimento.
Um verdadeiro documentário. Parabéns, como sempre , nota 10 !
Qual é sua formação meu caro ?
Muito obrigado amigo 🤠🤠 na verdade sou formado em administração de empresas. Mas minha paixão de fato são os veículos motorizados 😍😍
Otimo video adoro os veículos da GM(General Motors) movidos a álcool
Atualmente alguns modelos com injeção direta vêm tendo problema de corrosão da bomba "de alta" e os bicos injetores por corrosão. Seria isso uma "má adaptação" feita aos componentes para rodar com o combustível mais corrosivo? No caso de uso massificado o preço ainda é o problema (pelo menos no ES, onde moro a gasolina está 5,90 e o etanol 4,99 agora em junho de 2024). De qualquer forma é inegável que a sensação de ter alguns pocotós a mais por trocar o combustível é muito agradável.
Acho que o álcool só precisa ter o preço certo aqui no Brasil, como tá fica complicado.
Vídeo muito bom
Excelente pesquisa! Muito obrigado por mais um vídeo primoroso!
Parabéns pelo seu trabalho.
Parabéns pelo seu canal! Não pare de postar conteúdo, aprendi bastante sobre Mecânica no geral com seus vídeos. Um abraço, LIKE e com total certeza +1 inscrito.
Muito obrigado amigo 🤠🤠 seja bem vindo ao canal 😃🙏
Excelente vídeo. Informações extremamente interessantes. Vou até usar como material didático.