Se vocês olhares o conjunto de todo conteúdo que esse canal já trouxe, consegue ter a dimensão do quão conhecimento esse cara tem. Ele tem enredo, contexto, finalização e sempre focado no assunto. Melhor de tudo é que ele é objetivo. Eu desejo do fundo da minha alma todo sucesso pra esse canal, não conheço pessoalmente, não sei quem é, mas só o trabalho sensacional que ele faz é de tirar o chapéu. Literatura automotiva pura. Parabéns!
Sim ! É nitido e notório o quanto ele evoluiu culturalmente desde o seu inicio ! Até a pronuncia de nomes complicados ele se esmera pra entregar bem feita ! Eu descobri o canal acho que na pandemia. E o Marcus Vinicius ainda tinha um sotaque forrrtissimo! heheheh! Sempre admiro a capacidade dele a cada video novo!
Em 97 comprei um Citroën Xantia VSX Exclusive que tinha essa suspensão hidroativa. O carro era muito neutro em relação às irregularidades do piso o que o tornava muito confortável.
Mais um homem que não era engenheiro mecânico . Inventar uma suspensão dessas a décadas atrás !!!! As vezes , geneabilidade do homem , está além dos livros da faculdade . Mais um excelente vídeo da história da mecânica dos automóveis !!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Essa suspensão se não me engano foi inventada na década de 30 ou 40, o problema é que não tem nem mecânicos nem peças para dar manutenção nestes carros aqui, o que faz eles se tornarem sucatas por falta de mão de obra especializada, pois nem autorizada pega.
@@guilhermeviggiano7512 e o que uma coisa tem à ver com outra, pois ele se referiu a genialidade de quem desenvolveu. Mesmo o cara não tendo "estudo", pois não era um engenheiro de formação, conseguiu inventar uma solução como essa numa época que não se tinha tantos recursos para desenvolver algo como se tem hoje. Isso não tem nada de relação da incapacidade dos mecânicos que tem por aqui em dar manutenção. Alias, de um modo geral, levar as oficinas aqui do Brasil como referencia em manutenção é algo bem falho. Onde em pleno seculo 21, muitas oficinas não tem ferramentas básicas para uma oficina, como um Taquímetro, ou um simples scanner pra injeção eletrônica, algo básico pra diagnosticar muitos dos problemas nos carros fabricados nos últimos 30 anos.
@@VitorFerreira_CH Velho, estou falando exatamente isso, não se possui mão de obra qualificada para esse tipo de coisa, outro dia um cara veio medir uma bucha com fita métrica, é cada pessoa ruim de serviço que chega a assustar. Eu tenho um Golf GTI 2003 e muitos mecânicos não souberam mexer no carro, olha que é um carro de mecânica conhecida no Brasil, agora pega comigo, você acha que os caras vão saber mexer com essa suspensão que já tem dezenas de anos e até hoje nem concessionaria sequer sabe mexer nestes carros?
Sem dúvida um sistema de suspensão notável. O frances tem fama de fabricar carros com excelentes estabilidade para suspensão mecânica ou hidroactva. Pena que hoje são poucos os mecânicos que tem as manhas de dar manutenção e encontrar peças. Da para encontrar carros mais recentes como XM e C5 em bom estado e encostado por não encontrar MO e peças para suspensão. Não esqueço a primeira vez que vi um XM mexendo a altura da suspensão. Foi na Av Alcântara Machado, numa manhã de trânsito parada próx ao metro Belém, nos anos 90. O Citröens era novidade, importado e esbanjando tecnologia era de cair o queixo. Se ainda hoje, a maioria dos mecânicos não dão conta de arrumar essas naves, imagina naquela época.
Nosso nível de educação é tão baixo e passamos tanto tempo fechados em nossa bolha de proteção que, ainda que tenhamos acesso à informação, ainda estaremos atrasados demais em tecnologia. Tenho pena de quem está comprando carro elétrico daqui alguns anos .
@ Concordo plenamente. Se a indústria nos anos 80, em todos segmentos não podiam importar equipamentos, o povo só conseguia um veículo importado quando passava por algum consulado. Não é atoa que fusca, opala foram produzidos por tantas décadas. Não foram só maquinas, os profissionais também não tiveram acesso a tecnologia e informação. Quantos aos EV, tenho a visão que são semelhantes a smartphone com rodas e naturalmente ficaram obsoletos e depreciados muito mais rápido que um carro a combustão. Os modelos EV sempre tem curtos períodos de produção pela própria obsolescência e obviamente a tendência é encontrar dificuldade nas peças de reposição. Um outro aspecto que ninguém aborda é que o EV requer por norma MO qualificada e habilitada na área elétrica para trabalhar em circuitos acima de 50 volts. E sim aquele excelente mecânico vai ter que voltar a estudar, ter Crea, comprar ferramentas especiais para elétrica, além de fazer os cursos de especialização para a grande variedade de EV. Eu diria que o cenário é bem nebuloso para proprietários, oficinas mecânicas e funilarias para veículos fora da garantia.
@ Os mais antigos não eram “tropicalizado”, mas acho que o termo mais correto é dizer que não foram projetados para andar nas crateras lunares das nossas ruas e estradas. Mas modelos após 2010 são resistentes sim. Tenho um Peugeot 408 com 196 mil km e a suspensão é original. No meu antigo Santana não durava 40 mil km.
Ótimo vídeo como sempre. Aconteceu um causo com um modelo XM que merece relato. No ano 2000 comprei em minas para um amigo, um XMV6 ano 93, azul escuro com 35mil km rodados e único dono. O proprietário havia pago US$ 78.000 no ano de 93 quando possuía excelente e segura situação financeira. Mas foi esse carro, exatamente esse modelo XM que o levou a bancarrota quase que total e acabei comprando-o por 16 mil reais no ano de 2.000. Não obstante esses carros desvalorizarem absurdamente, o proprietário que o adquiriu zero km sofria de um problema insolúvel de impressionante feiúra crônica. O único modo desse ser que mais parecia o próprio Nosferatu saído de uma cripta mortuária ter contato físico com o sexo frágil, era pagando, impressionando e proporcionando vida boa as fêmeas que se dignavam a lhe dar prazeres carnais. O monstro,digo: ser, era de tal forma deformado em sua anatomia que causava perplexidade onde chegava e ele tinha consciência de que a natureza lhe havia sido ingrata. Eis que entrou em seu caminho um ser bípede de cabelos longos pintados, seios e nádegas fartíssimos , olhar Cândido e conversa doce e infalível de que os homens só se aproximavam dela para a usá-la e o que ela mais desejava era um verdadeiro amor. Pronto foi lançada a isca e o peixe mordeu. Mau sabia o nosferato que ele havia entrado no radar de uma espertíssima criatura que já o vinha estudando, levantando informações sobre seu lastro financeiro e preparando o forno para assar o peixe. E assim o o farto manjar foi servido ao peixe que se deleitou por 4 anos consecutivos. O peixe se esbaldou naquelas nádegas fartíssimas, afogou-se nos seios voluptuosos e nos doces lábios da boca da experta criatura que suportou seu pessimo hálito até a concepção do filhote do nosferatu. A criatura deu a luz a cria do nosferatu, registraram-no conforme manda os trâmites e agora ela era a dona de um herdeiro de um castelo com seus tesouros. Meses após, Veio a ruptura da união e um time de preparados advogados saltaram em cima do patrimônio do nosferatu que perdeu logo de saída o castelo, lojas alugadas e metade de estacionamento. Mas lhe sobrou um apartamento, o fatídico XM e parte de seu tesouro que ele teve que gastar para pagar pensão e o time de avidos advogados dele e da experta criatura pois a justiça como a natureza, não tiveram a menor condescendência de sua horrível aparência. Voltando ao XM, é um magnífico carro até quebrar e nenhum ser vivo neste Brasil conseguir dar jeito em suas entranhas. Nem comprando outro do mesmo ano e modelo como doador de peças essa coisa maldita volta a ser o que era. Dizem as pessoas que conhecem a Citröen, que nem mesmo na França se conseguiu exorcizar esses carros e quebrar a maldição que os acompanham.
@ como você conhece essa história se foi comigo e não lhe conheço? Bom: pelos menos acho que não o conheço ou me lembro de tê-lo conhecido ainda mais com esse pseudônimo????
Pessoal esse sistema é muito usado em máquinas agrícolas,como por exemplo as colhedoras de cana JOHN DEERE Chamamos de ACÚMULOR,serve como suspensão mesmo,pois a mesma é de esteiras e não de pneus,e TB tem em mais alguns pistoes,isso para não dar tranco,ai quando percebemos que está muito dura no desenvolvimento do trabalho,trocamos essa peça Esse cara era um visionário
Tive a oportunidade de guiar rápido um Xantia e um XM. A sensação beira um orgasmo, de tão boa ao guiar. O Xantia, foi o único carro a me assustar pela inacreditável estabilidade. Gostei demais do vídeo. Me trouxe deliciosas lembranças. 😀👍🇧🇷
Na verdade eu não fazia a menor ideia que como funcionava. Obrigado por mostrar. E também não sabia que bomba hidráulico movia o volante e assistia o freio. Isso tudo muito impressionante.
Tenho um Citroen C5 2009 e digo: o conforto é diferenciado mesmo viu. Ele passa pra cabine pouquíssimas informações do asfalto. No começo, quando não se está acostumando com o carro, é quando a gente mais se surpreende. Quando passamos em uma lombada, principalmente nas rodas traseiras, é muito suave. Parece que toda lombada tem aquele formato perfeito, mas na verdade é a suspensão. Me lembra a suspensão daqueles ônibus executivos de dois andares que fazem rotas interestaduais. Sempre que estaciono, deixo ele baixinho pra ficar mais bonito. Depois é só ligar e andar que ele sobe sozinho. Uma vez precisei passar por uma enxurrada. Coloquei ele na posição mais alta e ele fica parecendo um trator de tão alto. Passei de boa.
Fiquei admirado com as inovações criadas pela Citroën, pena que o alto custo de manutenção inviabilizou a popularidade dessas inovações. Parabéns pelo video
Cara, pensar que a Citröen já teve carros tão avançados é bizarro, especialmente quando quem descobre isso é um brasileiro que passou a vida inteira pensando que Citröen é tudo lixo, nunca mais vou olhar pra essa empresa com o mesmo olhar de antes. Os caras eram geniais, e quando eu digo avançados não é só sobre a suspensão, mas também a respeito do sistema de direção e entre outras coisa que surpreende até hoje.
Que aula! É um dos meus canais favoritos, a sua didática é ótima, misturando teoria com trechos das aplicações, isso faz toda diferença, teu roteiro também é muito bom, direto ao ponto. Parabéns novamente.
O primeiro DS e o XM p mim eram o mais bonitos. Meu sogro teve um Xantia e era feliz até o dia que o frentista colocou água no reservatório do hidráulico.😮😢
@MarkoFrey não sei o que rolou depois, mas com 70' ele estava de Paz. Coitado de frentista se ele toma providências. Não ia conseguir pagar nunca. Acho q o posto pagou a manutenção.
Acho triste os carros franceses terem má fama no Brasil. A Citroën definitivamente merece respeito, principalmente por seus carros mais antigos como o BX, SM, Xantia e etc. A Citroën nunca teve muita grana como outras marcas compatriotas (Peugeot e Renault). Mas mesmo assim sempre inovaram em tecnologia e designs ousados... isso sem contar todos os seus sucessos nos rallys! 😌
Sim realmente, eu só fã de carro francês dos anos 90, tenho um Renault 19 e pretendo comprar um Dakar Zx em breve, mecânico foge de francês eu estudante de mecânica adoro e não vejo nada complexo na mecânica desses carros, nada que um estudo não resolva.
Já pude guiar um Xantia V6 Exclusive com Hydractive, é simplesmente delicioso de tão confortável e com disposição para andar. Uma pena que sua complexidade inerente e a falta de conhecimento, serviu para rotular das mais diversas referências pejorativas tanto o carro quanto a marca. Boa parte disto no Brasil também graças a um certo senhor, de nome que remete a uma conhecida cadeia de Fast Foods, que sabotou e afundou com a marca aqui e até hoje a acusa de deesonestidade... e ele continua aí até hoje vendendo gelo para esquimó em inúmeros podcasts.
Sou muito fã desse canal. Não perdi nenhum vídeo ano passado e esse ano. Durante um tempo usei minha outra conta do TH-cam, senão teria like em 100% dos vídeos assistidos.
Mais um excelente vídeo desse canal! Tenho meu Xantia há 15 anos e já aprendi muito sobre ele, mas varias coisas aprendi nesse vídeo. A pronúncia correta também faz pouco tempo que ouvi em outro vídeo
Fico pensando 🤔 na hora que esse sistema dava defeito. Aqui no Brasil quase ninguém que é mecânico 🧰 está familiarizado com este sistema de suspensão 🚟
Antigamente um cara com ENSINO MÉDIO era contratado por uma montadora e ainda fazia projetos inacreditaveis, hoje em dia tem que ter Ensino Superior, pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado para fazer cada cagada
Meu respeito ao Dr PAUL MAGES - engenheiro frances que criou em 1954 nas rodas traseiras, depois em 1955 nas quatro. Alem disso, criou a direcao Diravi em 1968.
#PormaisavideosAssim.... Acabou de ganhar mais um escrito na data de hoje: 23/11/24 Gosto muito de ver vídeos assim que nos ensina as histórias por trás das grandes marcas, sou fã da Citroen e agora depois desse seu vídeo virei mais fã ainda da dessa marca francesa tão queridaaa.🫡❤️🔥👏🏽👏🏽
Meus cumprimentos. O último CITROEN de verdade e o C6 e para muitos entusiastas, sobretudo aqui na Europa, o ULTIMO Citroen seria o CX, pois foi o último sem a interferência da PEUGEOT.
@@omertaomerta8653 eu entendo o que você quis dizer, mas só quis dizer de carro bom. Já não era no mesmo nível do passado, mas o C4 Lounge foi o último carro com a logo da Citroën que foi legal. Mas aqui no Brasil, não sei aí. Na realidade, nem sei se o C4 Lounge foi vendido aí, achei que era exclusivo deste mercado. Por aqui, foi o último carro legal. Dali pra frente, não só a marca mudou de premissa, mas perdeu a qualidade em vários aspectos.
O principal problema, não era nem o preço das peças, mas a falta de competência dos mecânicos. Na indústria é normal ter mecânicos especializados em hidráulica, mas na manutenção de carros não é. Quando esses carros apresentavam defeito, eles não conseguiam identificar o componente defeituoso e acabavam trocando tudo, então ficava caro. A suspensão hidropneumática tinha um circuito hidráulico simples, mas não era fornecido os esquemas, junto com a baixa capacitação, a suspensão teve que deixar de ser fabricada
Vale mencionar que a britânica Rover que ainda era importante no mundo automotivo usou a suspensão Hidropneumática, mas eles usaram a suspensão de uma forma diferente comparado com tudo que já havia sido feito nos anos 70 Veja bem, a suspensão era sim extremamente confortável e parecia flutuante, mas eles viram que se você jogasse o carro em qualquer curva em alta velocidade, a suspensão ter um resultado péssimo, então eles simplesmente redesenharam a suspensão que, ao invés de anular a nivelação da suspensão da frente pra trás ou vice-versa, eles fizeram de um jeito que a suspensão anulava a rolagem da esquerda pra direita ou ao contrário, dessa forma a Mula de Testes Rover P8, que tinha um V8 3.6L, não possuía nenhuma rolagem de carroceria, igual o Xantia viria a ter nos anos 90, porém de uma forma mecânica, sem computadores Rover merece seu reconhecimento
Quem compra um carro desse, não compra um carro, e sim uma experiência...que uma hora vai mostrar o seu preço kkkk Colega meu tinha um xantia...ele levantou a suspensão e foi atravessar uma rua alagada... e lá se foi o motor embora 😅
Uma suspensão complicada como essa teria que ser fabricada para NUNCA dar problemas. Tive um xantia por quase 3 anos. Um pesadelo de vazamentos e problemas sem fim com essa desgraça de suspensão.
Com todo respeito, aqui fala quem conhece o sistema ha 32 anos e tem um xantia ha 9 anos. Realmente, a suspensao e espetacular, mas exige manutencao preventiva, tais como liquido mineral de alta qualidade; limpeza dos filtros de LHM; restauracao do calculador da suspensao apos 20 anos de uso; limpeza de todos os componentes periodicamente. A cultura no Brasil e a de nao cuidar do veiculo conforme manuais e tutoriais. O projeto e tao perfeito que raramemente gerava avaria seria antes de 20 anos de uso. As avarias em regra se resumem em perda do nitrogenio das esferas de suspensao e perda da vida util dos retentores de pressao de borracha dos componentes e fuga de LHM por perda de vida util das mangueiras de suspensao e falta de limpeza do filtros. Basta troca-los. Manter esse sistema funcionando por toda vida requer compra de pecas de qualidade, estudo do sistema via tutoriais em INGLES e em FRANCES bem como uso correto da suspensao. Enfim, como sua manutencao exige uma exercicio intelectual exigente, o sistema e para poucos no Brasil. Por fim, um sistema para vida inteira desde que cuidado. Caso contrário, esse veículo NAO e para você.
Se vocês olhares o conjunto de todo conteúdo que esse canal já trouxe, consegue ter a dimensão do quão conhecimento esse cara tem. Ele tem enredo, contexto, finalização e sempre focado no assunto. Melhor de tudo é que ele é objetivo. Eu desejo do fundo da minha alma todo sucesso pra esse canal, não conheço pessoalmente, não sei quem é, mas só o trabalho sensacional que ele faz é de tirar o chapéu. Literatura automotiva pura.
Parabéns!
Belo texto, compartilho da mesma opinião tua. Literatura automotiva de primeira, simples, objetiva e direta.
Sim ! É nitido e notório o quanto ele evoluiu culturalmente desde o seu inicio ! Até a pronuncia de nomes complicados ele se esmera pra entregar bem feita ! Eu descobri o canal acho que na pandemia. E o Marcus Vinicius ainda tinha um sotaque forrrtissimo! heheheh! Sempre admiro a capacidade dele a cada video novo!
Bonito, a gratidão.
Em 97 comprei um Citroën Xantia VSX Exclusive que tinha essa suspensão hidroativa. O carro era muito neutro em relação às irregularidades do piso o que o tornava muito confortável.
Era tão encrenqueiro como dizem? Eu acho o xantia um show
Tenho um Citroen Xantia VSX 95 amo demais ❤
Mais um homem que não era engenheiro mecânico . Inventar uma suspensão dessas a décadas atrás !!!! As vezes , geneabilidade do homem , está além dos livros da faculdade . Mais um excelente vídeo da história da mecânica dos automóveis !!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Essa suspensão se não me engano foi inventada na década de 30 ou 40, o problema é que não tem nem mecânicos nem peças para dar manutenção nestes carros aqui, o que faz eles se tornarem sucatas por falta de mão de obra especializada, pois nem autorizada pega.
@@guilhermeviggiano7512 e o que uma coisa tem à ver com outra, pois ele se referiu a genialidade de quem desenvolveu. Mesmo o cara não tendo "estudo", pois não era um engenheiro de formação, conseguiu inventar uma solução como essa numa época que não se tinha tantos recursos para desenvolver algo como se tem hoje. Isso não tem nada de relação da incapacidade dos mecânicos que tem por aqui em dar manutenção. Alias, de um modo geral, levar as oficinas aqui do Brasil como referencia em manutenção é algo bem falho. Onde em pleno seculo 21, muitas oficinas não tem ferramentas básicas para uma oficina, como um Taquímetro, ou um simples scanner pra injeção eletrônica, algo básico pra diagnosticar muitos dos problemas nos carros fabricados nos últimos 30 anos.
@@VitorFerreira_CH Velho, estou falando exatamente isso, não se possui mão de obra qualificada para esse tipo de coisa, outro dia um cara veio medir uma bucha com fita métrica, é cada pessoa ruim de serviço que chega a assustar. Eu tenho um Golf GTI 2003 e muitos mecânicos não souberam mexer no carro, olha que é um carro de mecânica conhecida no Brasil, agora pega comigo, você acha que os caras vão saber mexer com essa suspensão que já tem dezenas de anos e até hoje nem concessionaria sequer sabe mexer nestes carros?
Sem dúvida um sistema de suspensão notável. O frances tem fama de fabricar carros com excelentes estabilidade para suspensão mecânica ou hidroactva. Pena que hoje são poucos os mecânicos que tem as manhas de dar manutenção e encontrar peças. Da para encontrar carros mais recentes como XM e C5 em bom estado e encostado por não encontrar MO e peças para suspensão. Não esqueço a primeira vez que vi um XM mexendo a altura da suspensão. Foi na Av Alcântara Machado, numa manhã de trânsito parada próx ao metro Belém, nos anos 90. O Citröens era novidade, importado e esbanjando tecnologia era de cair o queixo. Se ainda hoje, a maioria dos mecânicos não dão conta de arrumar essas naves, imagina naquela época.
Nosso nível de educação é tão baixo e passamos tanto tempo fechados em nossa bolha de proteção que, ainda que tenhamos acesso à informação, ainda estaremos atrasados demais em tecnologia. Tenho pena de quem está comprando carro elétrico daqui alguns anos .
@ Concordo plenamente. Se a indústria nos anos 80, em todos segmentos não podiam importar equipamentos, o povo só conseguia um veículo importado quando passava por algum consulado. Não é atoa que fusca, opala foram produzidos por tantas décadas.
Não foram só maquinas, os profissionais também não tiveram acesso a tecnologia e informação. Quantos aos EV, tenho a visão que são semelhantes a smartphone com rodas e naturalmente ficaram obsoletos e depreciados muito mais rápido que um carro a combustão. Os modelos EV sempre tem curtos períodos de produção pela própria obsolescência e obviamente a tendência é encontrar dificuldade nas peças de reposição. Um outro aspecto que ninguém aborda é que o EV requer por norma MO qualificada e habilitada na área elétrica para trabalhar em circuitos acima de 50 volts. E sim aquele excelente mecânico vai ter que voltar a estudar, ter Crea, comprar ferramentas especiais para elétrica, além de fazer os cursos de especialização para a grande variedade de EV. Eu diria que o cenário é bem nebuloso para proprietários, oficinas mecânicas e funilarias para veículos fora da garantia.
Inclusive aqui na minha cidade tem um C5 jogado no mato mesmo.
Cidade pequena e um lado tá mais baixo do que o outro.
Carros franceses são fracos em retoma e qualidade, já passaram por mim. Mas isso da suspensão são bom para mecânicos ganharem Dinheiro 😂😂😂😂😂😂
@ Os mais antigos não eram “tropicalizado”, mas acho que o termo mais correto é dizer que não foram projetados para andar nas crateras lunares das nossas ruas e estradas. Mas modelos após 2010 são resistentes sim. Tenho um Peugeot 408 com 196 mil km e a suspensão é original. No meu antigo Santana não durava 40 mil km.
A Mecânica é linda parabéns Marcos por enriquecer o conhecimento 👏👏👏👏🎓🎓🎓🎓🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷⚙️⚙️⚙️⚙️⚙️...
Ótimo vídeo como sempre. Aconteceu um causo com um modelo XM que merece relato. No ano 2000 comprei em minas para um amigo, um XMV6 ano 93, azul escuro com 35mil km rodados e único dono. O proprietário havia pago US$ 78.000 no ano de 93 quando possuía excelente e segura situação financeira. Mas foi esse carro, exatamente esse modelo XM que o levou a bancarrota quase que total e acabei comprando-o por 16 mil reais no ano de 2.000. Não obstante esses carros desvalorizarem absurdamente, o proprietário que o adquiriu zero km sofria de um problema insolúvel de impressionante feiúra crônica. O único modo desse ser que mais parecia o próprio Nosferatu saído de uma cripta mortuária ter contato físico com o sexo frágil, era pagando, impressionando e proporcionando vida boa as fêmeas que se dignavam a lhe dar prazeres carnais. O monstro,digo: ser, era de tal forma deformado em sua anatomia que causava perplexidade onde chegava e ele tinha consciência de que a natureza lhe havia sido ingrata. Eis que entrou em seu caminho um ser bípede de cabelos longos pintados, seios e nádegas fartíssimos , olhar Cândido e conversa doce e infalível de que os homens só se aproximavam dela para a usá-la e o que ela mais desejava era um verdadeiro amor. Pronto foi lançada a isca e o peixe mordeu. Mau sabia o nosferato que ele havia entrado no radar de uma espertíssima criatura que já o vinha estudando, levantando informações sobre seu lastro financeiro e preparando o forno para assar o peixe. E assim o o farto manjar foi servido ao peixe que se deleitou por 4 anos consecutivos. O peixe se esbaldou naquelas nádegas fartíssimas, afogou-se nos seios voluptuosos e nos doces lábios da boca da experta criatura que suportou seu pessimo hálito até a concepção do filhote do nosferatu. A criatura deu a luz a cria do nosferatu, registraram-no conforme manda os trâmites e agora ela era a dona de um herdeiro de um castelo com seus tesouros. Meses após, Veio a ruptura da união e um time de preparados advogados saltaram em cima do patrimônio do nosferatu que perdeu logo de saída o castelo, lojas alugadas e metade de estacionamento. Mas lhe sobrou um apartamento, o fatídico XM e parte de seu tesouro que ele teve que gastar para pagar pensão e o time de avidos advogados dele e da experta criatura pois a justiça como a natureza, não tiveram a menor condescendência de sua horrível aparência. Voltando ao XM, é um magnífico carro até quebrar e nenhum ser vivo neste Brasil conseguir dar jeito em suas entranhas. Nem comprando outro do mesmo ano e modelo como doador de peças essa coisa maldita volta a ser o que era. Dizem as pessoas que conhecem a Citröen, que nem mesmo na França se conseguiu exorcizar esses carros e quebrar a maldição que os acompanham.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣 que relato!!!!!
@ sem tirar nem por. Foi exatamente isso.
Verdade. Conheço esse estória!
@ como você conhece essa história se foi comigo e não lhe conheço? Bom: pelos menos acho que não o conheço ou me lembro de tê-lo conhecido ainda mais com esse pseudônimo????
@ sou a cria do”. nosferatu” 🙂↕️
Perdemos as grandes mentes , e se depender da nova geração, invenções que realmente tem propósito e aplicação serão cada vez mais raras.
O Xantia Active era muito estável, mais até que o 911 contemporâneo. Sendo que era um hatch médio sem pretenções esportivas. Feito espetacular.
Em 1986 trabalhei em um edifício garagem aqui no Rio de Janeiro, havia um cara que tinha um Citroen deste, muito bonito mesmo.
Pessoal esse sistema é muito usado em máquinas agrícolas,como por exemplo as colhedoras de cana JOHN DEERE
Chamamos de ACÚMULOR,serve como suspensão mesmo,pois a mesma é de esteiras e não de pneus,e TB tem em mais alguns pistoes,isso para não dar tranco,ai quando percebemos que está muito dura no desenvolvimento do trabalho,trocamos essa peça
Esse cara era um visionário
Tive o prazer de dirigir uns 200km com um C5....cara,que maciês e estabilidade...simplesmente um sonho!
Tive um C5 Tourer 2011... A melhor suspensão que ja andei até hoje
Tive a oportunidade de guiar rápido um Xantia e um XM. A sensação beira um orgasmo, de tão boa ao guiar. O Xantia, foi o único carro a me assustar pela inacreditável estabilidade. Gostei demais do vídeo. Me trouxe deliciosas lembranças. 😀👍🇧🇷
Na verdade eu não fazia a menor ideia que como funcionava. Obrigado por mostrar. E também não sabia que bomba hidráulico movia o volante e assistia o freio. Isso tudo muito impressionante.
Tenho um Citroen C5 2009 e digo: o conforto é diferenciado mesmo viu. Ele passa pra cabine pouquíssimas informações do asfalto. No começo, quando não se está acostumando com o carro, é quando a gente mais se surpreende. Quando passamos em uma lombada, principalmente nas rodas traseiras, é muito suave. Parece que toda lombada tem aquele formato perfeito, mas na verdade é a suspensão. Me lembra a suspensão daqueles ônibus executivos de dois andares que fazem rotas interestaduais. Sempre que estaciono, deixo ele baixinho pra ficar mais bonito. Depois é só ligar e andar que ele sobe sozinho. Uma vez precisei passar por uma enxurrada. Coloquei ele na posição mais alta e ele fica parecendo um trator de tão alto. Passei de boa.
To com vontade de comprar um de preferência Tourer, mas um sedan em ótimo estado pode ser tbm, atualmente tenho uma C180 2012
Esse carro é lindo demais
Fiquei admirado com as inovações criadas pela Citroën, pena que o alto custo de manutenção inviabilizou a popularidade dessas inovações. Parabéns pelo video
Eurodance 😍 quando estou viajando é só o que toca no Kamaz junto com Kavkaz e Karbadinka
Há 20 anos atrás nem imaginava comprar um Citroen! Depois que conheci o C4 lounge comprei 2 um 14 depois outro 18, conforto é com ele mesmo.
Cara, pensar que a Citröen já teve carros tão avançados é bizarro, especialmente quando quem descobre isso é um brasileiro que passou a vida inteira pensando que Citröen é tudo lixo, nunca mais vou olhar pra essa empresa com o mesmo olhar de antes. Os caras eram geniais, e quando eu digo avançados não é só sobre a suspensão, mas também a respeito do sistema de direção e entre outras coisa que surpreende até hoje.
E qual marca não faz kaka aqui no Brasil, mercado aqui é uma aberração.
mais um ótimo vídeo, ótima informação, ótima pesquisa, ótimo roteiro, ótima narração, nota 10; parabéns.
Obrigado amigo! 🙏🙏 É muito bom saber que você está gostando do conteúdo! 🤠🤠
QUE CONTEÚDO SENSACIONAL, ESSE CANAL É ÓTIMO PARA FÃS DE MECÂNICA.
Que aula! É um dos meus canais favoritos, a sua didática é ótima, misturando teoria com trechos das aplicações, isso faz toda diferença, teu roteiro também é muito bom, direto ao ponto. Parabéns novamente.
Parabéns pelo conteúdo! Espetacular essa suspensão. Obra de gênio!
O DS é sem comparação! Muito bonito!
Eu andei em um Citroen XM, carro incrível!
Aprendi a pronúncia correta do Xantia nesse vídeo 😁!!!
O primeiro DS e o XM p mim eram o mais bonitos. Meu sogro teve um Xantia e era feliz até o dia que o frentista colocou água no reservatório do hidráulico.😮😢
Seu sogro deveria ter processado o posto por isso.
@MarkoFrey não sei o que rolou depois, mas com 70' ele estava de Paz. Coitado de frentista se ele toma providências. Não ia conseguir pagar nunca. Acho q o posto pagou a manutenção.
😂😂😂essa suspensão ia fazer muito sucesso no Brasil hoje, os jovens gostam de rebsixar e arquear os carros
Os modelos dos carros da Citroen são lindos e sofisticados.. parabéns!👏👏😃
Tenho um Citroen C5 2006 com essa suspensão
Tive vários modelos 2tempos❤amo esses motores
Que bela história! Parabéns pelo vídeo. Eu tenho curiosidade de guiar um desses veículos e ter a experiência de sentir essa suspensão.
Excelente vídeo. Narração maravilhosa. Obrigado.
Essa suspensão Hidropneumática funcionava com óleo e Nitrogênio, o que era revolucionário no setor automotivo.
Esse é o Melhor canal! sem dúvida
Muito obrigado amigo 🤠🤠 que bom que goste dos conteúdos 😄 valeu! 🙏🙏
Pelo menos fica fácil trocar pneu 😂
Acho triste os carros franceses terem má fama no Brasil. A Citroën definitivamente merece respeito, principalmente por seus carros mais antigos como o BX, SM, Xantia e etc. A Citroën nunca teve muita grana como outras marcas compatriotas (Peugeot e Renault). Mas mesmo assim sempre inovaram em tecnologia e designs ousados... isso sem contar todos os seus sucessos nos rallys! 😌
Sim realmente, eu só fã de carro francês dos anos 90, tenho um Renault 19 e pretendo comprar um Dakar Zx em breve, mecânico foge de francês eu estudante de mecânica adoro e não vejo nada complexo na mecânica desses carros, nada que um estudo não resolva.
Já pude guiar um Xantia V6 Exclusive com Hydractive, é simplesmente delicioso de tão confortável e com disposição para andar. Uma pena que sua complexidade inerente e a falta de conhecimento, serviu para rotular das mais diversas referências pejorativas tanto o carro quanto a marca. Boa parte disto no Brasil também graças a um certo senhor, de nome que remete a uma conhecida cadeia de Fast Foods, que sabotou e afundou com a marca aqui e até hoje a acusa de deesonestidade... e ele continua aí até hoje vendendo gelo para esquimó em inúmeros podcasts.
Sérgio Habib, hoje presidente da JAC Motors do Brasil. Tem algo nele que me é estranho também..
Fala sobre o motor boxer do GS refrigerado a ar, mais moderno que os VW, com comando de válvulas no cabeçote.
Sou muito fã desse canal. Não perdi nenhum vídeo ano passado e esse ano. Durante um tempo usei minha outra conta do TH-cam, senão teria like em 100% dos vídeos assistidos.
Top top d+ excelente vídeo, parabéns.
O 2CV ainda hoje faz muito sucesso na Argentina, como o fusca faz aqui no Brasil
Bom dia a todos do canal veículo e história.
Vídeo incrível!
Impressionante, os caras praticamente reinventaram a roda
Faz um vídeo sobre a história da Saveiro vw
Bela escolha de música! Adoro EuroTechno
Um dia eu quero ter esse C6, é lindo demais
Nâo giei, mas andei em um Xantia de seis cilindros. Belíssimo carro. Também tive um cliente proprietário de um C5, mas ão cheguei a andar nele.
😊😊
Tenho um Xantia há 10 anos. Fantastico
Eu sou apaixonado pelo c5 até hoje
Muito bom o vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Que legal, não conhecia esse sistema.
Muito bom o vídeo, como sempre!
Legal demais. Praticamente q história da montadora!
Vídeo maravilhoso como sempre
Mais um excelente vídeo desse canal! Tenho meu Xantia há 15 anos e já aprendi muito sobre ele, mas varias coisas aprendi nesse vídeo. A pronúncia correta também faz pouco tempo que ouvi em outro vídeo
Tenho um Xantia Exclusive automático 99 motor 2.0 16V, desde 2005. Um espetáculo de automóvel
@@paulomaluchemaluche4269 Brasil ou Portugal ?
Por favor faz vídeo da história da peugout ! Tem muuuuita coisa boa
Que aula da psa 🙌🙌
Incrível 🙏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Pensando aqui em toda a história da Citroen na França e em como essa história é diferente aqui.
E para os fãs dos arqueados... kkkkkkkkkkkkkkk. Vc é o mito...
Muito bom Marcos Vinicius. Parabéns pelo bello trabalho 👏👍👏👍👏👍👏👍👏👍👏👍👏
Lembro que quando era criança meu pai tinha um Citroen Xantia kkkkkkkkkk
Era bom quando funcionava
Fico pensando 🤔 na hora que esse sistema dava defeito.
Aqui no Brasil quase ninguém que é mecânico 🧰 está familiarizado com este sistema de suspensão 🚟
O DS cabriolet é lindo
É puro charme 😍😍👏👏
Excelente a apresentação Marcus! Parabéns!
Antigamente um cara com ENSINO MÉDIO era contratado por uma montadora e ainda fazia projetos inacreditaveis, hoje em dia tem que ter Ensino Superior, pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado para fazer cada cagada
Meu respeito ao Dr PAUL MAGES - engenheiro frances que criou em 1954 nas rodas traseiras, depois em 1955 nas quatro. Alem disso, criou a direcao Diravi em 1968.
Vários, inclusive o SM que foi capa da 4rodas
Entre o primeiro e os mais modernos... design singular...
Entretanto parece confortável.
Muito bom,Amigo.Parabéns pelo bello trabalho
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
SUPER 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏👍
#PormaisavideosAssim.... Acabou de ganhar mais um escrito na data de hoje: 23/11/24 Gosto muito de ver vídeos assim que nos ensina as histórias por trás das grandes marcas, sou fã da Citroen e agora depois desse seu vídeo virei mais fã ainda da dessa marca francesa tão queridaaa.🫡❤️🔥👏🏽👏🏽
Legal amigo
ganhou o like na musica
O que já foi a Citroën. Último carro de verdade foi o C4 Lounge. Depois, só ladeira abaixo. C3-Kwid diz muito.
Meus cumprimentos. O último CITROEN de verdade e o C6 e para muitos entusiastas, sobretudo aqui na Europa, o ULTIMO Citroen seria o CX, pois foi o último sem a interferência da PEUGEOT.
@@omertaomerta8653 eu entendo o que você quis dizer, mas só quis dizer de carro bom. Já não era no mesmo nível do passado, mas o C4 Lounge foi o último carro com a logo da Citroën que foi legal. Mas aqui no Brasil, não sei aí. Na realidade, nem sei se o C4 Lounge foi vendido aí, achei que era exclusivo deste mercado. Por aqui, foi o último carro legal. Dali pra frente, não só a marca mudou de premissa, mas perdeu a qualidade em vários aspectos.
Primeiro a chegar 😊
Incrível!!
É uma tecnologia excepcional, porém aterrorizante na manutenção. Citroën e todo grupo PSA sempre foi piada no Brasil.
Isso é um tipo de suspensão usada em carros super luxuosos
Alguns modelos da Mercedes e Britanicos
O principal problema, não era nem o preço das peças, mas a falta de competência dos mecânicos. Na indústria é normal ter mecânicos especializados em hidráulica, mas na manutenção de carros não é. Quando esses carros apresentavam defeito, eles não conseguiam identificar o componente defeituoso e acabavam trocando tudo, então ficava caro. A suspensão hidropneumática tinha um circuito hidráulico simples, mas não era fornecido os esquemas, junto com a baixa capacitação, a suspensão teve que deixar de ser fabricada
Muito bom
O DS, o SM, e o XM eram carros à frente do seu tempo. O C5 também era lindo. Ninguém faz mais carros assim. Nem mesmo a Citröen.
Vale mencionar que a britânica Rover que ainda era importante no mundo automotivo usou a suspensão Hidropneumática, mas eles usaram a suspensão de uma forma diferente comparado com tudo que já havia sido feito nos anos 70
Veja bem, a suspensão era sim extremamente confortável e parecia flutuante, mas eles viram que se você jogasse o carro em qualquer curva em alta velocidade, a suspensão ter um resultado péssimo, então eles simplesmente redesenharam a suspensão que, ao invés de anular a nivelação da suspensão da frente pra trás ou vice-versa, eles fizeram de um jeito que a suspensão anulava a rolagem da esquerda pra direita ou ao contrário, dessa forma a Mula de Testes Rover P8, que tinha um V8 3.6L, não possuía nenhuma rolagem de carroceria, igual o Xantia viria a ter nos anos 90, porém de uma forma mecânica, sem computadores
Rover merece seu reconhecimento
Boa noite
Top
Tenho um xantia v6 parado faz um tempo, era bom
Qual o motivo da avaria?
@omertaomerta8653 injeção, depois disso ficou muito tempo parado aí deteriorou diversas peças
Um pesadelo de suspensão,uma vez o cliente ficou com a suspensão travada no mais alto.
Coisa mais simples de resolver. Basta uma simples noção de como o sistema funciona
Tive um C5 foi o carro com mais conforto que tive, pena ter um motor pouco potente 2.0 gasolina, se ele fosse com o motor V6 ainda hoje o teria 😊
No Brasil não tá pronto para tecnologia.
Povo não sabe dar manutenção em algo inovador.
Sou o único na minha cidade que tem um C5 nessa versão
Chique demais 👏👏👏👏
Que azar hein
Lembrando hoje o Citroen c3 usa motor Fiat Firefly 3 cil, eixo traseiro igual ao VW Fox. Simplificação ao máximo.
Isso não e CITROEN
Eurodance é top
Legal
Realmente é um sistema top porém extremamente complicada em termos de custo benefício e manutenção.
Tive um C5 ano 2011 em 2015. Confesso que foi uma relação de amor e ódio.
Quem compra um carro desse, não compra um carro, e sim uma experiência...que uma hora vai mostrar o seu preço kkkk
Colega meu tinha um xantia...ele levantou a suspensão e foi atravessar uma rua alagada... e lá se foi o motor embora 😅
👏👏👏
Andei e dirigi um C5 2012 de um amigo por quase 3500km. O carro parecia uma nuvem de tão macio. Não sei como fica a manutenção a longo prazo.
Uma suspensão complicada como essa teria que ser fabricada para NUNCA dar problemas. Tive um xantia por quase 3 anos. Um pesadelo de vazamentos e problemas sem fim com essa desgraça de suspensão.
Cada um que aparece...os índios do sul global não tem jeito....
Com todo respeito, aqui fala quem conhece o sistema ha 32 anos e tem um xantia ha 9 anos. Realmente, a suspensao e espetacular, mas exige manutencao preventiva, tais como liquido mineral de alta qualidade; limpeza dos filtros de LHM; restauracao do calculador da suspensao apos 20 anos de uso; limpeza de todos os componentes periodicamente. A cultura no Brasil e a de nao cuidar do veiculo conforme manuais e tutoriais. O projeto e tao perfeito que raramemente gerava avaria seria antes de 20 anos de uso. As avarias em regra se resumem em perda do nitrogenio das esferas de suspensao e perda da vida util dos retentores de pressao de borracha dos componentes e fuga de LHM por perda de vida util das mangueiras de suspensao e falta de limpeza do filtros. Basta troca-los. Manter esse sistema funcionando por toda vida requer compra de pecas de qualidade, estudo do sistema via tutoriais em INGLES e em FRANCES bem como uso correto da suspensao. Enfim, como sua manutencao exige uma exercicio intelectual exigente, o sistema e para poucos no Brasil. Por fim, um sistema para vida inteira desde que cuidado. Caso contrário, esse veículo NAO e para você.
Funciona?