Carros que rodam em rodovias sao uma exceção se rodar so na cidade, o óleo comtamina muito mais rápido foda que a maioria dos mecânicos n sabem mexer, retifica muito difícil dentre outros problemas
Kuid e Mobi custam 65 mil reais nas versões de entrada e utilizam corrente banhada. Os motores Renault e Fiat também apresentam problemas (não estou condenando os motores), apenas quero dizer que são causados também por óleo e filtros errados. O motor mais injustiçado na minha opinião é o do Ford Ka 3 cilindros (tenho um), saiu de linha há 3 anos custando 49 mil reais na FIPE e até hoje ainda é o motor 1.0 aspirado mais potente do mercado. Referente ao Onix (outro modelo que usa correia) me parece que os maiores problemas são ocasionados por erros na manutenção. Conduzi um turbo e achei muito bom considerando ser apenas um motor 1.0 (concordo apenas que não vale o que cobra como tudo nesse país).
Boa tarde. Kwid e Mobi usam corrente de comando em seus motores. O Mobi ainda vai depender se está usando Firefly(corrente) ou fire( correia dentada convencional).
@@williammaia3073 Correta a sua observação, no entanto são correntes banhada a óleo. Referente a correia convencional, historicamente ela e o arrefecimento são os maiores causadores de retificas em motores. Mas igual aos carros de hoje isso só ocorria quando a manutenção era negligenciada. Décadas atrás o brasileiro não tinha TH-cam, então a falta de relatos do passado faz gerar uma impressão que tudo era melhor.
O motor não esquenta mais rápido pq ele é menor. Ele esquenta mais rápido pq o coletor do escape e construído praticamente junto do bloco intencionalmente pra esquentar mais rápido e para suportar turbina.
Já perdi as contas de quantas vezes peguei Uber, 3cil, de tudo quanto é marca, acima de 250mil km. Uma quilometragem que nem sonho rodar. Teria que passar de 18 a 20 anos com o mesmo carro pra chegar nessa km. Mas tem muita opção... Se 3cil não te serve, não compre; simples. E cabe ressaltar, meu carro é 4cil, mas não tenho nenhum preconceito com os 3cil. A realidade dos aplicativos me deixou evidente que são muito duráveis. Mas é apenas minha irrelevante opinião.
Eu era uber. O motivo dessa KM é por que na verdade, esses veículos para trabalho rodam exatamente nas condições ideais: Sempre aquecidos e pegando estrada com frequência. E por não se tratarem de veículos que rodam com cargas elevadas - como utilitários -, não sofrem desgastes em excesso em relação a KM. Para você ter uma ideia, já fiz troca de óleo que ainda estava fino, apesar da cor; e de filtro de ar que mal pegou sujeira. Eu rodava cerca de 5 mil km/mês - segunda a sábado. Geralmente, os maiores desgastes ficam por conta de embreagem, pneus e componentes da suspensão. O desgaste de powertrain em relação a KM - com as manutenções básicas feitas no tempo correto - é ínfimo, mesmo em veículos mais sensíveis. Para você ter uma ideia, o Renault Sandero tem um dos motores mais problemáticos entre os 3 cilindros - que é o mesmo do Kwid e tem seus defeitos, mas com alguns melhoramentos. Tem um bocado rodando por aí chegando nos seus 300 mil km. Não chega a isso só com manutenção básica, mas da para te dar uma ideia de que é o uso perfeito.
O problema não é ser três cilindros, é o que as regras de eficiência energética aliadas à engenharia mal feita trouxeram. Blocos e cabeçotes finos que não aguentam retífica, correia dentada a óleo porque tem que desmontar o motor todo pra trocar e aí ela teria que durar mais, mas não dura como planejado, injeção direta que acarreta carbonização em excesso sem remédio ou entopem com a gosma do etanol, materiais que não suportam a corrosão do etanol....
Vc misturou questões de engenharia - falta de sobremedida para retífica e correia banhada a óleo - com questões de qualidade de combustível, notadamente a carbonização e entupimento dos bicos injetores. Com relação à correia banhada a óleo, isso é uma decisão para tornar o motor mais barato, caso dos 1.0 e 1.2 da GM, porém está longe de ser um padrão como vc deu a entender. Os 1.0 da Stellantis, por exemplo, usam corrente de comando. Os da Renault também. Quanto a não ter sobremedida para retífica, isso não é engenharia malfeita. É uma decisão para tornar os motores mais leves e econômicos. Meu carro é um 1.6 THP que não tem sobremedida e são motores que, se bem-mantidos, chegam aos 300 mil km ou mais. O meu está com 80 mil km no momento. O maior problema é como a manutenção é feita. A grande maioria não quer gastar e acha que motores turbo têm de ser como os de Uno. Não são.
@@henrique_farinha não consigo entender, por qual motivo acharam melhor colocar correia para trabalhar com óleo? A correia está sujeita a soltar pedaços e entupir o pescador e as galerias do motor. Infelizmente, estamos sujeitos a falsificação de óleo, nem sempre será por descuido por usar um óleo não recomendado. Ao meu ver, uma corrente de comando seria muito melhor e mais garantido, não teria que se preocupar dela arrebentar por usar um óleo errado, mesmo que não seja por sua culpa. E também ela dura em média 200 mil km, o único ponto negativo que vejo nesses motores, é essa correia banhada a óleo. Já que o motor não aceita retífica, deveriam optar pela corrente de comando, pois não é fácil ela arrebentar. Vi comentários que um motor de 3 cilindros novo pode custar mais de 20 mil.
Se demora a atingir a temperatura ideal de funcionamento é pq a válvula termostatica está travada. Ele precisa fechar o circuito pra temperatura subir mais rápido e o motor funcionar na temperatura correta. Sugiro que troque a válvula do Astra.
2 วันที่ผ่านมา +1
Negativo, o sistema de arrefecimento do meu Astra está devidamente revisado e funcionando perfeitamente. A termostástica está lá, inclusive foi tema de vídeo recente aqui e no meu canal. O tempo que ele leva para atingir a temperatura ideal é a mesma de qualquer outro Astra que também esteja com o arrefecimento em dia.
Estranho demorar a aquecer. Rodar com o motor frio é ruim pro carro.
2 วันที่ผ่านมา +2
@@arnaldo_bittencourt no vídeo eu faço um comparativo com o motor do VW UP, que atinge temperatura de trabalho bem mais rápido, por ser menor, tem menos massa para ser aquecida. O motor do meu Astra tem um bloco bem maior, de ferro fundido, além de eletrônica mais simples, por isso leva mais tempo, mas não tem nada de errado.
O problema não é exatamente o fato de ser 3 cilindros. A Verdade é que as montadoras estão espremendo tudo que dá dessas notáveis maquinas para passar nos testes de emissão com o menor custo possível de produção. A manutenção já é problema do proprietário, tendo testar gratuitamente e reportar as falhas para a concessionária e depois a montadora vai verificar se encontra uma solução. Um exemplo de engenharia mal sucedida foi a correia banhada a óleo que não suporta o uso severo que causa contaminação do lubrificante e degradação da correia. A Stellantis tem pilhas de processos judiciais na Europa, deixou de fabricar o puretrch , estendeu a garantia aos clientes e está pagando indenizações aos clientes. Agora para os haters de 3 cilindros pirar, a Toyota fez o motor que desafia os limites de qualquer fabricante com 304 cv e 40,8 kgfm, extraído de um motor 1,6 turbo.
Os caras fazem comentários sem saber do que falam, além de Chevrolet, Ford e Peugeot/Citroen usam ou usaram motores 3 cilindros com correia banhada a óleo, nunca li um comentário sequer de alguém afirmando categoricamente que mesmo fazendo a manutenção adequada teve um carro desses com o motor quebrado precocemente, sempre acontece com um tio, um primo, com o pai de um amigo, enquanto isso os Uber da vida vão rodando com seus três cilindros até os 300.000 km e vida que segue.
Jovem, começou mal. Fez de excessão a regra. Sim, motores 3 cilindros, são feitos para não receber retificas. Se isto é bom ou não depende do ponto de vista, pelas montadoras faz total sentido...
Não duvido que haja motores 3 cilindros que alcancem essa quilometragem de 650k. O que eu duvido é que a média dos motores 3 cilindros passe dos 150k. Da primeira vez que o motor necessitar de retifica, ele vai para o lixo
Isso não é porque são 3 cilindros e sim que os motores modernos por motivos de emissões não possuem mais retifica, só pesquisar vários motores de 4 cilindros também não possuem retifica.
Felipe, essa ladainha tem o mesmo fundamento da época em que houve troca maciça dos carburadores por injeção eletrônica nos anos 1990. Os mecânicos reclamaram muito, disseram que a eletrônica tornaria impossível a manutenção e blábláblá. Conversa fiada. Havia medo de não terem treinamento e equipamento, além de perda de clientela para as concessionárias. Com o tempo, eles se prepararam e hoje ninguém mais fala essa besteira. Isso ocorrerá com os motores tricilíndricos, com os turbo e por aí vai. É perder muito tempo com discussões tolas.
O maior problema dos 3 cilindros está na Chevrolet, cujos motores são muito sensíveis com esta correia dentada banhada a óleo. VW e Hyundai tem os melhores motores nesta configuração no mercado. Os da Fiat ainda é difícil afirmar alguma coisa, mas tudo indica que serão bons também.
@@emiliomurari3996 Essa questão de melhor motor é relativo (durabilidade, potência, economia). O motor 1.0 aspirado do Ka mesmo fora de linha continua sendo o mais potente. O motor TSI da VW é bom, mas a parte de injeção é ruim e caro de manter. Motores 1.0 aspirados da VW, Fiat, Renault e Chevrolet são bem fracos. Motores Fiat e Renault usam corrente e são cheios de reclamações (acho que o problema são as manutenções sebosas, não os carros) Hyundai HB20 1.0 aspirado das primeiras gerações tem como ponto fraco o cabeçote e o aquecimento do 2° cilindro.
Meu amigo, tem motores de 4 cilindros no nosso mercado que são verdadeiras bombas, carro é dono. E olha que não são todos os motores que aceitam retifica que ficam redondos depois. Eu tive uma ótima experiência com o motor 3 cilindros da Volks, e uma péssima com um ea111.
Meu primo tem um Ka próximo de 475 mil km, ele roda por app e trocou a correia pela primeira vez já próximo dos 240 mil km e atualmente está se programando para substituir novamente. Eu também tenho um Ka próximo dos 140 mil km e não tenho nenhuma reclamação do motor. Retificas e oficinas publicam vídeos indicando que os motores da Renault e Fiat (corrente) são problemáticos, mas eu não acredito em tudo o que assisto, pois não faltam donos porcos e mecânico ruim metido a especialista. Minha opinião é que qualquer carro terá uma maior resistência quando as manutenções preventivas forem realizadas de forma assertiva e com produtos específicos.
Eu não dei sorte o meu ford ka 2019 com 100.000 tive que trocar as correias e colocava só oleo original.gastei 4.500 para fazer a limpeza e substituição das peças.so não fez mas estragos porque a luz de óleo ascendeu e fez um barulho estranho no motor,parei e chamei um guincho.e esse foi o prejuízo.mas o carro e bom.o mecânico me indicou a próxima troca não com 240.0000 como esta no manual.falou pra trocar com 80.000 usando o óleo original,pra prevenir.os mecânicos são ex funcionários da Ford!
@fabricioantonio8062 Minha única experiência negativa ocorreu em uma oficina onde fiz a primeira revisão fora da concessionária. Utilizaram corretamente o Motorcraft 5w20, mas no outro dia na primeira partida o motor rajou, o motivo foi o uso de um filtro de óleo errado. Nesse mesmo dia retornei com o filtro Motorcraft e o carro ficou macio como antes. É preciso darmos atenção não somente ao óleo, mas também aos filtros e aditivos, pois a taxa de compressão de um motor 3 cilindros é muito alta e além disso o material filtrante é diferente. Quem usa marcas como Fram, Mann, Tecfil, Wega, Mahle ou qualquer outra, deve atentar a referência correta do filtro (melhor pesquisar no catálogo da marca).
Mas quase ninguém generaliza, a maioria fala é do motor da Chevrolet com correia banhada a óleo, esse sim é uma enorme bomba!!! Mesmo assim é a minoria dos consumidores que falam isso, por que a maioria não entende de absolutamente o funcionamento do veículo que compra, tanto é que Onix foi líder de vendas mesmo tendo esse motor horroroso de três cilindros sendo ele turbo alimentado ou aspirado. Obs: você só citou exemplos de carros da Volkswagen que é tsi que realmente é muito bom.
Meu primo tem um Ka e roda por app, carro próximo dos 475 mil km, trocou a correia pela primeira vez próximo dos 240 mil km e está se programando para trocar novamente. Também tenho um Ka 3 cilindros bem menos rodado (próximo aos 140 mil km). O motor que mais recebe reclamação de retificas e oficinas na internet são os motores da Renault e usam corrente. No entanto, isso não justifica eu falar mal, pois acredito que os maiores problemas são os proprietários e a mão de obra.
Cortes de custo + manutenções frequentes = Lucro 🤑 Mas é claro que como todo produto que oferece uma experiência ruim, a longo prazo isso vai ter o seu preço.
OLÁ MOÇO... 28/10/24 Sugiro inverter sua posição e verás alguns resultados totalmente opostos as que apresentastes. A comparação deveria começar com um motor de 2 cilindros. Se analisares os defeitos de deformação de todos cilindros algemados com deformação idêntica e oposta entre o 1º e último cilindro e a diferenciação entre os demais cilindros (se houverem mais), incluindo também os motores com cilindros semi- algemados que possuem outro diferencial. Lembre-se que um motor com numero impar de cilindros (exceto de 1 cil) , se for bem projetado, será de balanceamento de maior precisão. Voltando aos 3 cilindros, parte deles possuem erros de projeto, inclusive de mudança de sistema de lubrificação. Desculpe-me mas... a mecânica de motores não é tão simples assim. Abraços Roberto Udo Krapf
Os motores três cilindros da VW são excelentes. Imaginem acoplados a motores elétricos, ou seja, motorização híbrida decente. Seria muito econômica, entretanto, a VW é lerda demais.😢 Obrigado pelo espaço!
Esses motores da GM com correia dentada banhada a oleo e zero confiança mecânica você fica refém de um único oleo especifico e contar com a sorte pra não arrebentar
Impressionante não é mesmo ? Milhares de pessoas com experiências negativas ,mas agora virou onda dizer que motor 3 cilindros presta .😂😂 Eu mesmo não teria nunca.
O TH-cam tem tomado o lugar das emissoras de TV no quesito sensacionalismo. Você pega um carro extremamente delicado como o Onix sendo o modelo mais vendido e entrega nas mãos de proprietários que fogem da concessionária e perdem a garantia, locadoras que detonam os carros e depois vendem ou repassam para logistas, concessionárias que usam o 0w20 ou 5w30 da AcDelco sem a norma Dexos em troca de maior rentabilidade, mecânicos em pleno 2024 que não sabem a especificação de óleo, filtros e aditivos, e por fim o proprietário que diz ter feito tudo certo pagando 150 reais numa promoção de óleo+filtros, sendo que, óleo+filtros originais custam por volta de 400 reais.
@@joaoaraujocars Só o óleo AcDelco com a norma Dexos (gen 1 e 2) é esse preço que menciona. Mas eu me referi ao óleo + filtros. A melhor opção no momento é o Dexos (gen 3), pois tem qualidade SP superior às opções gen 1 e gen 2. O preço é um pouco superior se for o AC Delco, já o Mobil que atende a norma Dexos Gen 3 é um excelente custo benefício.
Isso aí meu caro, lembro bem dos Suzuki Swift da década de 90 tanque de guerra kk,mas concordo parcialmente com o seu comentário pois se tem um motor vagabundo é o do Onix,e olha que sou fã de Chevrolet , já tive vários aqui na empresa tem vários carros alugados da localiza, entre eles HB 20,Argo,Polo e Onix Adivinha qual deles foram devolvidos por problema no motor!!! Dois Onix,sendo que o que mais aguenta aqui são HB20 e Polo!! GM dessas gerações novas nem no sonho meu amigo kk Grande abraço
Estou apostando na durabilidade do 3 Cilindros do Kardian, pelos materiais empregados e baixa rotação na potencia maxima. Bem lembrado, DKW Vemag e a perua Vemaguet. Abraço a todos!
650,000 KM É CASO RARO! MEU AMIGO TEM UM ONIX SEDAM PREMIER TURBO, DEU BO AOS 45,000 KM TEVE QUE ABRIR O MOTOR, DETALHE FEZ TODAS AS REVISÕES NA AUTORIZADA E ELE É MUITO CUIDADOSO COM O CARRO.😢😂
É sempre assim um amigo fulano Beltrano. O que conta na verdade é a opinião do dono. E os carros novos da Chevrolet na média tem avaliação idêntica aos da Jeep, VW etc.
EA211 na minha opinião como mecânico e engenheiro mecânico é o melhor 3 cilindros atualmente, não falo da boca para fora e sim de experiência. Outra coisa para você que fala que um motor é ruim somente pelo número de cilindros recomendo estudar, muitos motores de 3 cilindros de outras montadoras estão dando defeito não porque são 3 cilindros mas sim pelos seus projetos falhos e baixa qualidade das peças.
@@robertoudokrapf453 Não preciso mentir não sou um acéfalo como você, consulta de profissional da engenharia é de graça basta colocar o nome do profissional.
Carros que rodam em rodovias sao uma exceção se rodar so na cidade, o óleo comtamina muito mais rápido foda que a maioria dos mecânicos n sabem mexer, retifica muito difícil dentre outros problemas
Daqui algum tempo alguém inventa um kit que substitui essas correias e alem de resolver o problema fica rico!😅
Perfeito. Menos mi mi mi e mais conhecimento pra entender esse mundo!
Felipe, como não comprar se praticamente todos são? Vc deu exemplo do melhor que tem, fale sobre os outros com correia banhada a óleo.
Kuid e Mobi custam 65 mil reais nas versões de entrada e utilizam corrente banhada. Os motores Renault e Fiat também apresentam problemas (não estou condenando os motores), apenas quero dizer que são causados também por óleo e filtros errados.
O motor mais injustiçado na minha opinião é o do Ford Ka 3 cilindros (tenho um), saiu de linha há 3 anos custando 49 mil reais na FIPE e até hoje ainda é o motor 1.0 aspirado mais potente do mercado. Referente ao Onix (outro modelo que usa correia) me parece que os maiores problemas são ocasionados por erros na manutenção. Conduzi um turbo e achei muito bom considerando ser apenas um motor 1.0 (concordo apenas que não vale o que cobra como tudo nesse país).
Boa tarde. Kwid e Mobi usam corrente de comando em seus motores. O Mobi ainda vai depender se está usando Firefly(corrente) ou fire( correia dentada convencional).
@@williammaia3073 Correta a sua observação, no entanto são correntes banhada a óleo. Referente a correia convencional, historicamente ela e o arrefecimento são os maiores causadores de retificas em motores. Mas igual aos carros de hoje isso só ocorria quando a manutenção era negligenciada. Décadas atrás o brasileiro não tinha TH-cam, então a falta de relatos do passado faz gerar uma impressão que tudo era melhor.
O motor não esquenta mais rápido pq ele é menor. Ele esquenta mais rápido pq o coletor do escape e construído praticamente junto do bloco intencionalmente pra esquentar mais rápido e para suportar turbina.
@@jtdc86 Fora o material alumínio que conduz calor mais rapidamente favorecendo o aquecimento.
Já perdi as contas de quantas vezes peguei Uber, 3cil, de tudo quanto é marca, acima de 250mil km.
Uma quilometragem que nem sonho rodar. Teria que passar de 18 a 20 anos com o mesmo carro pra chegar nessa km.
Mas tem muita opção... Se 3cil não te serve, não compre; simples.
E cabe ressaltar, meu carro é 4cil, mas não tenho nenhum preconceito com os 3cil. A realidade dos aplicativos me deixou evidente que são muito duráveis.
Mas é apenas minha irrelevante opinião.
Eu era uber. O motivo dessa KM é por que na verdade, esses veículos para trabalho rodam exatamente nas condições ideais: Sempre aquecidos e pegando estrada com frequência. E por não se tratarem de veículos que rodam com cargas elevadas - como utilitários -, não sofrem desgastes em excesso em relação a KM.
Para você ter uma ideia, já fiz troca de óleo que ainda estava fino, apesar da cor; e de filtro de ar que mal pegou sujeira. Eu rodava cerca de 5 mil km/mês - segunda a sábado.
Geralmente, os maiores desgastes ficam por conta de embreagem, pneus e componentes da suspensão. O desgaste de powertrain em relação a KM - com as manutenções básicas feitas no tempo correto - é ínfimo, mesmo em veículos mais sensíveis.
Para você ter uma ideia, o Renault Sandero tem um dos motores mais problemáticos entre os 3 cilindros - que é o mesmo do Kwid e tem seus defeitos, mas com alguns melhoramentos. Tem um bocado rodando por aí chegando nos seus 300 mil km. Não chega a isso só com manutenção básica, mas da para te dar uma ideia de que é o uso perfeito.
@@Tenorio_Cavalcante excelente comentário... Nada como a experiência.
Só me tira uma dúvida. Se o motor sai mais barato pra fazer, porque eles estão mais caros?
O problema não é o 3 cilindros. O problema é a correia BANHADA ÓLEO.
Estão vendendo 8 em cada 10 sendo 3cc porque não dão outras opções e a maioria não entendem nada de motores, só sabem colocar combustível!
O problema não é ser três cilindros, é o que as regras de eficiência energética aliadas à engenharia mal feita trouxeram. Blocos e cabeçotes finos que não aguentam retífica, correia dentada a óleo porque tem que desmontar o motor todo pra trocar e aí ela teria que durar mais, mas não dura como planejado, injeção direta que acarreta carbonização em excesso sem remédio ou entopem com a gosma do etanol, materiais que não suportam a corrosão do etanol....
Vc misturou questões de engenharia - falta de sobremedida para retífica e correia banhada a óleo - com questões de qualidade de combustível, notadamente a carbonização e entupimento dos bicos injetores.
Com relação à correia banhada a óleo, isso é uma decisão para tornar o motor mais barato, caso dos 1.0 e 1.2 da GM, porém está longe de ser um padrão como vc deu a entender. Os 1.0 da Stellantis, por exemplo, usam corrente de comando. Os da Renault também. Quanto a não ter sobremedida para retífica, isso não é engenharia malfeita. É uma decisão para tornar os motores mais leves e econômicos. Meu carro é um 1.6 THP que não tem sobremedida e são motores que, se bem-mantidos, chegam aos 300 mil km ou mais. O meu está com 80 mil km no momento.
O maior problema é como a manutenção é feita. A grande maioria não quer gastar e acha que motores turbo têm de ser como os de Uno. Não são.
@@henrique_farinhalouvo a sua paciência... Mas já desisti, nem desenhando.
De toda forma, parabéns pela lucidez.
@@OrzVanced-oq6wj , obrigado! Continuo tentando… 🤷🏻♂️😂😂😂
@@henrique_farinha não consigo entender, por qual motivo acharam melhor colocar correia para trabalhar com óleo? A correia está sujeita a soltar pedaços e entupir o pescador e as galerias do motor. Infelizmente, estamos sujeitos a falsificação de óleo, nem sempre será por descuido por usar um óleo não recomendado. Ao meu ver, uma corrente de comando seria muito melhor e mais garantido, não teria que se preocupar dela arrebentar por usar um óleo errado, mesmo que não seja por sua culpa. E também ela dura em média 200 mil km, o único ponto negativo que vejo nesses motores, é essa correia banhada a óleo. Já que o motor não aceita retífica, deveriam optar pela corrente de comando, pois não é fácil ela arrebentar. Vi comentários que um motor de 3 cilindros novo pode custar mais de 20 mil.
@@gjt100 na questão da correia, eu concordo. Tanto que parece que a GM vai passar para corrente.
Fonte: tão dizendo por aí 😂
Bela explicação, muito legal esses videos com explicações técnicas, o cara é fera.
Valeu
Não aceita retífica... mas é bom. É praticamente descartável... mas é bom...
Se demora a atingir a temperatura ideal de funcionamento é pq a válvula termostatica está travada. Ele precisa fechar o circuito pra temperatura subir mais rápido e o motor funcionar na temperatura correta. Sugiro que troque a válvula do Astra.
Negativo, o sistema de arrefecimento do meu Astra está devidamente revisado e funcionando perfeitamente. A termostástica está lá, inclusive foi tema de vídeo recente aqui e no meu canal. O tempo que ele leva para atingir a temperatura ideal é a mesma de qualquer outro Astra que também esteja com o arrefecimento em dia.
Estranho demorar a aquecer. Rodar com o motor frio é ruim pro carro.
@@arnaldo_bittencourt no vídeo eu faço um comparativo com o motor do VW UP, que atinge temperatura de trabalho bem mais rápido, por ser menor, tem menos massa para ser aquecida.
O motor do meu Astra tem um bloco bem maior, de ferro fundido, além de eletrônica mais simples, por isso leva mais tempo, mas não tem nada de errado.
Interessante, não tinha pensado nisso. Obrigado pelo esclarecimento!
O motor em alumínio atinge a temperatura ideal bem mais rápido que o de ferro fundido.
O problema não é exatamente o fato de ser 3 cilindros. A Verdade é que as montadoras estão espremendo tudo que dá dessas notáveis maquinas para passar nos testes de emissão com o menor custo possível de produção. A manutenção já é problema do proprietário, tendo testar gratuitamente e reportar as falhas para a concessionária e depois a montadora vai verificar se encontra uma solução. Um exemplo de engenharia mal sucedida foi a correia banhada a óleo que não suporta o uso severo que causa contaminação do lubrificante e degradação da correia. A Stellantis tem pilhas de processos judiciais na Europa, deixou de fabricar o puretrch , estendeu a garantia aos clientes e está pagando indenizações aos clientes. Agora para os haters de 3 cilindros pirar, a Toyota fez o motor que desafia os limites de qualquer fabricante com 304 cv e 40,8 kgfm, extraído de um motor 1,6 turbo.
A Toyota e a Honda também vão adotar o 3 cilindros?
Em outros países, essas marcas também usam o 3 cilindros?
@@guilhermebianchi6927 Sim já adotaram faz anos fora do Brasil inclisive honda civic com correia banhada a óleo, dá uma pesquisada no google.
O GR Corolla usa um 1.6 3 cilindros ,com 304 cavalos !
O cara vende carro. Tem que vender três cilindros também.
Os caras fazem comentários sem saber do que falam, além de Chevrolet, Ford e Peugeot/Citroen usam ou usaram motores 3 cilindros com correia banhada a óleo, nunca li um comentário sequer de alguém afirmando categoricamente que mesmo fazendo a manutenção adequada teve um carro desses com o motor quebrado precocemente, sempre acontece com um tio, um primo, com o pai de um amigo, enquanto isso os Uber da vida vão rodando com seus três cilindros até os 300.000 km e vida que segue.
Pois é... Ainda bem que me deram um certificado de garantia de que na internet não existem mentirosos 29/10/24 RUK
Jovem, começou mal. Fez de excessão a regra. Sim, motores 3 cilindros, são feitos para não receber retificas. Se isto é bom ou não depende do ponto de vista, pelas montadoras faz total sentido...
agora fale sobre essa correia banhada a óleo, que é bizarro.
Bizarro quem comenta em cima de achismos
Não duvido que haja motores 3 cilindros que alcancem essa quilometragem de 650k. O que eu duvido é que a média dos motores 3 cilindros passe dos 150k. Da primeira vez que o motor necessitar de retifica, ele vai para o lixo
Isso não é porque são 3 cilindros e sim que os motores modernos por motivos de emissões não possuem mais retifica, só pesquisar vários motores de 4 cilindros também não possuem retifica.
Pq um motor com manutenção em dia daria retifica com 150 mil km?
Felipe, essa ladainha tem o mesmo fundamento da época em que houve troca maciça dos carburadores por injeção eletrônica nos anos 1990.
Os mecânicos reclamaram muito, disseram que a eletrônica tornaria impossível a manutenção e blábláblá. Conversa fiada. Havia medo de não terem treinamento e equipamento, além de perda de clientela para as concessionárias. Com o tempo, eles se prepararam e hoje ninguém mais fala essa besteira. Isso ocorrerá com os motores tricilíndricos, com os turbo e por aí vai. É perder muito tempo com discussões tolas.
O maior problema dos 3 cilindros está na Chevrolet, cujos motores são muito sensíveis com esta correia dentada banhada a óleo.
VW e Hyundai tem os melhores motores nesta configuração no mercado. Os da Fiat ainda é difícil afirmar alguma coisa, mas tudo indica que serão bons também.
@@emiliomurari3996 Essa questão de melhor motor é relativo (durabilidade, potência, economia).
O motor 1.0 aspirado do Ka mesmo fora de linha continua sendo o mais potente.
O motor TSI da VW é bom, mas a parte de injeção é ruim e caro de manter.
Motores 1.0 aspirados da VW, Fiat, Renault e Chevrolet são bem fracos.
Motores Fiat e Renault usam corrente e são cheios de reclamações (acho que o problema são as manutenções sebosas, não os carros)
Hyundai HB20 1.0 aspirado das primeiras gerações tem como ponto fraco o cabeçote e o aquecimento do 2° cilindro.
É mesmo? Será? Qual a % de motores com problemas?
@@joaoaraujocars
Entre na página gnv2001 e similares, e descubra.
Comprem carros com motores 3 cilindros e correia banhada a óleo, depois vcs voltam aqui e falam se é bom ou não 😂😂
Comprei tem 4 anos e nenhum problema. Claro troco o óleo de forma certa
@@joaoaraujocars Top viu , mais n vacila já está em tempo de verificar o estado interno do motor!
Meu amigo, tem motores de 4 cilindros no nosso mercado que são verdadeiras bombas, carro é dono. E olha que não são todos os motores que aceitam retifica que ficam redondos depois. Eu tive uma ótima experiência com o motor 3 cilindros da Volks, e uma péssima com um ea111.
@@hyagosilvaaTenho um Onix 2021 com 110mil km única coisa q fiz agora em setembro foi a troca do pneu e as pastilhas,carro top
Meu primo tem um Ka próximo de 475 mil km, ele roda por app e trocou a correia pela primeira vez já próximo dos 240 mil km e atualmente está se programando para substituir novamente. Eu também tenho um Ka próximo dos 140 mil km e não tenho nenhuma reclamação do motor. Retificas e oficinas publicam vídeos indicando que os motores da Renault e Fiat (corrente) são problemáticos, mas eu não acredito em tudo o que assisto, pois não faltam donos porcos e mecânico ruim metido a especialista. Minha opinião é que qualquer carro terá uma maior resistência quando as manutenções preventivas forem realizadas de forma assertiva e com produtos específicos.
Eu não dei sorte o meu ford ka 2019 com 100.000 tive que trocar as correias e colocava só oleo original.gastei 4.500 para fazer a limpeza e substituição das peças.so não fez mas estragos porque a luz de óleo ascendeu e fez um barulho estranho no motor,parei e chamei um guincho.e esse foi o prejuízo.mas o carro e bom.o mecânico me indicou a próxima troca não com 240.0000 como esta no manual.falou pra trocar com 80.000 usando o óleo original,pra prevenir.os mecânicos são ex funcionários da Ford!
@fabricioantonio8062 Minha única experiência negativa ocorreu em uma oficina onde fiz a primeira revisão fora da concessionária. Utilizaram corretamente o Motorcraft 5w20, mas no outro dia na primeira partida o motor rajou, o motivo foi o uso de um filtro de óleo errado. Nesse mesmo dia retornei com o filtro Motorcraft e o carro ficou macio como antes. É preciso darmos atenção não somente ao óleo, mas também aos filtros e aditivos, pois a taxa de compressão de um motor 3 cilindros é muito alta e além disso o material filtrante é diferente. Quem usa marcas como Fram, Mann, Tecfil, Wega, Mahle ou qualquer outra, deve atentar a referência correta do filtro (melhor pesquisar no catálogo da marca).
os 3cc veio para atender normas de emissões
Mas quase ninguém generaliza, a maioria fala é do motor da Chevrolet com correia banhada a óleo, esse sim é uma enorme bomba!!! Mesmo assim é a minoria dos consumidores que falam isso, por que a maioria não entende de absolutamente o funcionamento do veículo que compra, tanto é que Onix foi líder de vendas mesmo tendo esse motor horroroso de três cilindros sendo ele turbo alimentado ou aspirado.
Obs: você só citou exemplos de carros da Volkswagen que é tsi que realmente é muito bom.
Meu primo tem um Ka e roda por app, carro próximo dos 475 mil km, trocou a correia pela primeira vez próximo dos 240 mil km e está se programando para trocar novamente. Também tenho um Ka 3 cilindros bem menos rodado (próximo aos 140 mil km). O motor que mais recebe reclamação de retificas e oficinas na internet são os motores da Renault e usam corrente. No entanto, isso não justifica eu falar mal, pois acredito que os maiores problemas são os proprietários e a mão de obra.
@@joaovictor4726exatamente. Só trocar o óleo corretamente e a correia no prazo. Agora o povo quer carro moderno e usar a oficina do Tião da esquina
Cortes de custo + manutenções frequentes = Lucro 🤑
Mas é claro que como todo produto que oferece uma experiência ruim, a longo prazo isso vai ter o seu preço.
OLÁ MOÇO... 28/10/24 Sugiro inverter sua posição e verás alguns resultados totalmente opostos as que apresentastes. A comparação deveria começar com um motor de 2 cilindros. Se analisares os defeitos de deformação de todos cilindros algemados com deformação idêntica e oposta entre o 1º e último cilindro e a diferenciação entre os demais cilindros (se houverem mais), incluindo também os motores com cilindros semi- algemados que possuem outro diferencial. Lembre-se que um motor com numero impar de cilindros (exceto de 1 cil) , se for bem projetado, será de balanceamento de maior precisão. Voltando aos 3 cilindros, parte deles possuem erros de projeto, inclusive de mudança de sistema de lubrificação. Desculpe-me mas... a mecânica de motores não é tão simples assim. Abraços Roberto Udo Krapf
Excelente Felipe!
Me explique porque então os carros com valores mais alto tem motor de 4 cilindros?
Os motores três cilindros da VW são excelentes.
Imaginem acoplados a motores elétricos, ou seja, motorização híbrida decente.
Seria muito econômica, entretanto, a VW é lerda demais.😢
Obrigado pelo espaço!
Esses motores da GM com correia dentada banhada a oleo e zero confiança mecânica você fica refém de um único oleo especifico e contar com a sorte pra não arrebentar
Refém de um único óleo específico, como assim? Vc mora no meio da Amazônia? Não tem mercado livre não? Kkkk
Tá bom então eu tô fora
Só vejo reclamação do 3
Cilindros
Impressionante não é mesmo ? Milhares de pessoas com experiências negativas ,mas agora virou onda dizer que motor 3 cilindros presta .😂😂 Eu mesmo não teria nunca.
@@informenewspoliticamilhares de pessoas num universo de milhões de veículos vendidos no mundo. Será q tá todo mundo errado só o sabichão tá certo?
O TH-cam tem tomado o lugar das emissoras de TV no quesito sensacionalismo. Você pega um carro extremamente delicado como o Onix sendo o modelo mais vendido e entrega nas mãos de proprietários que fogem da concessionária e perdem a garantia, locadoras que detonam os carros e depois vendem ou repassam para logistas, concessionárias que usam o 0w20 ou 5w30 da AcDelco sem a norma Dexos em troca de maior rentabilidade, mecânicos em pleno 2024 que não sabem a especificação de óleo, filtros e aditivos, e por fim o proprietário que diz ter feito tudo certo pagando 150 reais numa promoção de óleo+filtros, sendo que, óleo+filtros originais custam por volta de 400 reais.
Nem tanto. O conjunto de óleo da Dexos comprado em concessionária via ML sai a $220. Mão de obra pra trocar $40.
@@joaoaraujocars Só o óleo AcDelco com a norma Dexos (gen 1 e 2) é esse preço que menciona. Mas eu me referi ao óleo + filtros. A melhor opção no momento é o Dexos (gen 3), pois tem qualidade SP superior às opções gen 1 e gen 2. O preço é um pouco superior se for o AC Delco, já o Mobil que atende a norma Dexos Gen 3 é um excelente custo benefício.
Junta um 3 cilindros com correia dentada banhada a óleo e câmbio automático e seja feliz!!!
Isso aí meu caro, lembro bem dos Suzuki Swift da década de 90 tanque de guerra kk,mas concordo parcialmente com o seu comentário pois se tem um motor vagabundo é o do Onix,e olha que sou fã de Chevrolet , já tive vários aqui na empresa tem vários carros alugados da localiza, entre eles HB 20,Argo,Polo e Onix
Adivinha qual deles foram devolvidos por problema no motor!!! Dois Onix,sendo que o que mais aguenta aqui são HB20 e Polo!!
GM dessas gerações novas nem no sonho meu amigo kk
Grande abraço
Muitos mecánicos estão afirmandobque tres cilindros é uma fria.
Embora eu só acredite vendo 😮 também acredito que para cada regra existe um Virtus de outro planeta 😅
Estou apostando na durabilidade do 3 Cilindros do Kardian, pelos materiais empregados e baixa rotação na potencia maxima.
Bem lembrado, DKW Vemag e a perua Vemaguet.
Abraço a todos!
eu tenho preconceito, não compro, e tb não compro se não é flex. meu dinheiro, minhas escolhas
650,000 KM É CASO RARO! MEU AMIGO TEM UM ONIX SEDAM PREMIER TURBO, DEU BO AOS 45,000 KM TEVE QUE ABRIR O MOTOR, DETALHE FEZ TODAS AS REVISÕES NA AUTORIZADA E ELE É MUITO CUIDADOSO COM O CARRO.😢😂
GM é problemático
É sempre assim um amigo fulano Beltrano. O que conta na verdade é a opinião do dono. E os carros novos da Chevrolet na média tem avaliação idêntica aos da Jeep, VW etc.
EA211 na minha opinião como mecânico e engenheiro mecânico é o melhor 3 cilindros atualmente, não falo da boca para fora e sim de experiência.
Outra coisa para você que fala que um motor é ruim somente pelo número de cilindros recomendo estudar, muitos motores de 3 cilindros de outras montadoras estão dando defeito não porque são 3 cilindros mas sim pelos seus projetos falhos e baixa qualidade das peças.
Não é necessário provar ser engenheiro para se identificar uma provável mentira ou falta excessiva de aulas RUK
@@robertoudokrapf453 Passa seu crea consultei seu nome e não achei, aé pois é mais um alienado metido a sabichão.
@@robertoudokrapf453 Se acha que eu estou mentindo consulte meu nome no crea.
@@robertoudokrapf453 Não preciso mentir não sou um acéfalo como você, consulta de profissional da engenharia é de graça basta colocar o nome do profissional.
Boa tarde, Vinicius. Você acha que o motor ea111 4 cilindros 1.6 do gol é realmente uma bomba ou é falta de cuidado dos donos?
Não obrigado fico com o meu k7m 1.6 8 v motor que não faz retifica
HONDA e Toyota fazem aqui ?
Sim, motor do Corolla GR tem 3 cilindros
Acho q é o Brasil q e quente de mais e os blocos de alumínio não aguenta 😂
deveriamos todos ter ficado com tvs de tubo. As novas em led queimam mais facil
Dividir o volume total por três já não vai dar uma conta exata...já começa por aí...😂😂😂
olha o documento do carro e vai ver a conta certa.