Aza! Sou Cláudia Talita, faço parte do grupo Nossas Crias Pretas com você 🧡 e quando vi sua notificação hj cedo vibrei muito. Antes de tudo quero te parabenizar imensamente por tamanha contribuição. Assisti Mulher Rei ontem à noite junto com meu filho Jerome, de 10 anos. Passei momentos meio sem ar, porque foram vários gatilhos sendo disparados. Sou gaúcha, e me veio à cabeça as aulas de história em que recortes perversos de uma história intencionalmente mal contada eram apresentados para nós e muitos olhares os falas racistas aconteciam (não que tenha acontecido no cinema). A sua explicação riquíssima contextualizou e solarizou a minha consciência. Pois a minha falta de repertório naquele momento acionou os mesmos gatilhos da infância quando o professor/livros falavam por nós e eram inquestionáveis. Esse vídeo foi uma aula, que me ajudou a desfazer esse bolo no estômago. Mas quero dizer que o filme é lindo, cenas de luta fortes mas que dava um baita orgulho de ver a atuação, habilidade e o talento daquelas mulheres guerreiras. O trabalho corporal... tinha muita emoção. Fora que sou apaixonada pela Viola 🧡 Espero também que o filme ocupe o patamar merecido de premiações. Aza, libera o vídeo do Guezo, de Daomé pra nós!!!!!!! 🙏🏿😅 Um super abraço!
Eu Amei a Marra da Izogie 😍 Amo Mulheres marrentas e de Postura que não abaixa a cabeça ❤️😍 Não gostei da Izogie ter morrido, mais infelizmente nem todos os finais são Felizes
Muito importante a sua crítica. Necessário para avançarmos no conhecimento da verdadeira África e na luta antirracista. Quando vi o filme, a demonização de Oyó me chocou um pouco, inclusive sendo o personagem mais importante desse povo, um vilão estuprador. Sendo um dos principais lares da cultura iorubá, cultura africana muito presente na cultura afro-brasileira, vi essa abordagem como muito problemática. Achei também grave, colocando uma estética fortemente islamizada nos guerreiros de Oyó, que nos EUA contemporâneo podem ganhar também um tom islamofóbico. De qualquer forma, é o tipo de crítica que deve ser colocada, pra que tenhamos cada vez filmes sobre povos africanos, de qualidade, com produção e elenco negros. (Sem também, claro, deixarmos de pesar a mão contra narrativas eurocêntricas e brancas.) Muito bom te ouvir! Trabalho fantástico e supernecessário!
Amei o vídeo ❤. O fato do filme amenizar bastante o papel do europeu dos brancos na escravidão me incomodou bastante. Eu sou uma pessoa branca que sou fascinada na história do povo negro, é tô sempre querendo aprender mais , o seu canal está sendo muito importante no meu aprendizado. Parabéns pelos seus vídeos. ❤
Eu adorei a sua análise!!! Sempre que eu assisto algo procuro a galera tem mais conhecimento que comenta e tudo mais!!! E nossa, eu tive uns incômodos, mas não sabia exatamente o que era. E é muito bom ter a sua mente aqui no youtube para esclarecer! To seguindo agora e sempre que der dar uma assistida num vídeo ou outro! Espero que tenha mais e mais! :3 E a senhora é muito inteligente!!
Muito bom seu comentário. Percebi inúmeras questões diferentes das suas. Imagina só. Por exemplo, os obas são retratados como reis europeus. Aquele birô, bem imitação de rei feudal. O figurino também fora do lugar e do tempo. E TB traços de filosofia ocidental/contemporânea nos discursos das personagens.
MARAVILOHOSA É ELA! Que análise maravilhosa, colocando pontos que nos ensinam, diante da bonita imagem do cinema, a não reproduzirmos colonialidades. Aprendi muito. Que meu pai Xangô te abençoe!!!!
Olá Aza,gostei muito do vídeo, escrevo a partir de Luanda (Angola) e quero te parabenizar pelo trabalho que tens feito❤🖤💚 te sigo nas redes sociais há 2 anos e estou ansioso pelo vídeo sobre a história do rei... e além disso,gostaria que fizesse um vídeo a falar sobre a maçonaria🙏🏿 Ubuntu ✊🏿
Gostei da sua análise do filme porque o filme tem sua realização não em uma ficção e sim numa história real e mostrou uma história totalmente da diferente do que aconteceu de verdade. Mais em relação ao filme eu gostei mesmo sabendo dos erros históricos e vaiola Davis, Thuso Mbedu e Lashana Lynch foram muito bem no filme.
#AulaDeAfrica #AulaDeAfricanas #AulasDeAfricanasBrasileiraa #Lei10639 : Quem eram as Rainhas Africanas? As #Candaces! Saiba de onde você Realmente vem, para saber quem é você Realmente é, qual caminho você deve Realmente deve percorrer, para chegar onde você Realmente tem que ir, e qual o seu verdadeiro lugar de respeito que você Realmente tem que ocupar pelo mundo... CANDACES UNEB #MulherismoAfricana
Massa Aza!! Tive as mesmas impressões que vc!! Vc fez algumas perguntas: 1) não vai passar 500x no TNT, pq tem preto matando branco; 2) as roteiristas seguiram o padrão da saga do herói e não teve interessee fazer a pesquisa real; 3) o ethos do colonizador estava presente, incutindo a culpa da escravidão aos povos africanos, apesar de haver uns pequenos destaques em outro sentido em duas cenas. No mais, o filme é massa, e, apesar do descompasso histórico, nos remete à memória ancestral da riqueza de nosso povo.
O Reino de Oyó foi colocado como vilão JUNTO com os portugueses. Passada de pano foi para o Reino de Dalombé que não deixou de ser escravagista naquele período como foi colocado no filme. Não havia bonzinhos nessa história.
Queremos vídeo sobre as Guerreiras do Daomé, sobre o Rei Ghezo, sobre Félix Xaxá e quero muito também um vídeo sobre o filme Anikulapo, que entrou recentemente na Netflix :)
Aza, sou de São Luís e adoraria ver você contando a história da mãe do rei Guezô, Ná Agontimé que fundou a Casa das Minas na minha cidade. Aqui poucos conhecem essa história que nos conecta diretamente com o Daomé
Muito bom esse vídeo!!! Estava esperando por alguma crítica com mais fundamento histórico. Alguma noções apresentadas também me incomodaram um bocado. O amor como algo que enfraquece, numa perspectiva bem ocidental. A mulher rei, sendo uma figura de força dar uma desdenhada de Ifá. E como uma amiga trouxe, em alguns momentos parece mais uma guerra de gêneros que contra os reais inimigos na história. O romance de Nawi também foi bem descontextualizado, me pareceu uma forma de manter a figura do salvador branco sem ser tão óbvio. A estética é linda, foge do retrato usual de África, mas reforça questões já bem problemáticas
Mulher conta tuuuuuuuuuuudo, conta tudo! É tão bom te ouvir contando essas histórias
Quero ouvir a história da mãe do Rei Ghezo
anotado!
Sim, faça um vídeo sobre o Rei Ghezo!
Perfeita! ❤️🔥
Eu também quero adorei esse filme se destaque também a atriz Lachana Linch obigada
Eu também queroooo
Aza! Sou Cláudia Talita, faço parte do grupo Nossas Crias Pretas com você 🧡 e quando vi sua notificação hj cedo vibrei muito.
Antes de tudo quero te parabenizar imensamente por tamanha contribuição.
Assisti Mulher Rei ontem à noite junto com meu filho Jerome, de 10 anos.
Passei momentos meio sem ar, porque foram vários gatilhos sendo disparados. Sou gaúcha, e me veio à cabeça as aulas de história em que recortes perversos de uma história intencionalmente mal contada eram apresentados para nós e muitos olhares os falas racistas aconteciam (não que tenha acontecido no cinema).
A sua explicação riquíssima contextualizou e solarizou a minha consciência. Pois a minha falta de repertório naquele momento acionou os mesmos gatilhos da infância quando o professor/livros falavam por nós e eram inquestionáveis. Esse vídeo foi uma aula, que me ajudou a desfazer esse bolo no estômago.
Mas quero dizer que o filme é lindo, cenas de luta fortes mas que dava um baita orgulho de ver a atuação, habilidade e o talento daquelas mulheres guerreiras. O trabalho corporal... tinha muita emoção. Fora que sou apaixonada pela Viola 🧡
Espero também que o filme ocupe o patamar merecido de premiações.
Aza, libera o vídeo do Guezo, de Daomé pra nós!!!!!!! 🙏🏿😅
Um super abraço!
Eu Amei a Marra da Izogie 😍 Amo Mulheres marrentas e de Postura que não abaixa a cabeça ❤️😍
Não gostei da Izogie ter morrido, mais infelizmente nem todos os finais são Felizes
Aza, sim, rsss queremos ouvir sobre Rei Gheso!!!!
Vídeo maravilhoso! ❤️ Já tô aqui torcendo pra rolar os vídeos sobre o Rei Ghezo e sobre as guerreiras de Daomé
Ja estao no ar esses dois videos ☀️💓
Sempre maravilhoso ouvir vc! Gratidão e muito axé!💃🤩😘
Parabéns pela análise. Filme emocionante demais!
Achei maravilhosa sua linguagem e sua explicação! Muito bom!
Não tem aquele academiques besta para explicar! Simples, direta e precisa! Parabéns!
Muito bom! Obrigada por compartilhar! Queremos mais!
AMEI! Continue por favor!!😂😂😂🎉🎉🎉🎉🎉❤❤❤❤❤❤❤
Muito bom! Assisti ao filme e essas questões foram ainda mais interessantes no que se refere a essa película
Adorei. Quero mais vídeos!
Parabéns por contar a verdade .
Parabéns pela sua colocação e aguardo a história do Guezo
Hablou muitoooo, Azaaaa! Sempre pontual ✨💖
Concordo plenamente com sua percepção sobre as falas da Viola Davis.
Ahhhh quero esses vídeos todos!!!!
Que aula!! Amei o conteúdo
Muito importante a sua crítica. Necessário para avançarmos no conhecimento da verdadeira África e na luta antirracista. Quando vi o filme, a demonização de Oyó me chocou um pouco, inclusive sendo o personagem mais importante desse povo, um vilão estuprador. Sendo um dos principais lares da cultura iorubá, cultura africana muito presente na cultura afro-brasileira, vi essa abordagem como muito problemática. Achei também grave, colocando uma estética fortemente islamizada nos guerreiros de Oyó, que nos EUA contemporâneo podem ganhar também um tom islamofóbico.
De qualquer forma, é o tipo de crítica que deve ser colocada, pra que tenhamos cada vez filmes sobre povos africanos, de qualidade, com produção e elenco negros. (Sem também, claro, deixarmos de pesar a mão contra narrativas eurocêntricas e brancas.)
Muito bom te ouvir! Trabalho fantástico e supernecessário!
Obrigada pela sua reflexão! Caminhamos de mãos dadas numa teia ubuntu!
E já agradeço ❤❤❤❤
Maravilhoso seu canal! Como precisamos conhecer e pensar histórias que foram escondidas!!!!!!
Parabéns pelo conteúdo, obrigada por dividir!
Gostei demais!! Aprendendo sempre muito!! Queria ver outro video
Maravilhosa, por favor, queremos e precisamos saber mais!
Conta tuuuuuuudo, por favor!👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Excelente!
Gratidão
Obrigado! Maravilhosa!
Muito bom! Adoro os vídeos !
Adorei tudo! Vou lá pro apoia- se agora ✨🏃🏻♀️✨💕
Amei o vídeo ❤. O fato do filme amenizar bastante o papel do europeu dos brancos na escravidão me incomodou bastante. Eu sou uma pessoa branca que sou fascinada na história do povo negro, é tô sempre querendo aprender mais , o seu canal está sendo muito importante no meu aprendizado. Parabéns pelos seus vídeos. ❤
Amei você, amor a primeira vista, por favor não pára, já estou no seu canal vou assistir tudo sobre África
Adorei o vídeo... obrigada! Por favor conta tudooo 👏🏾👏🏾 👏🏾
Parabéns pelo belo trabalho.Gostaria de saber mais
Análise fílmica maravilhosa
Obrigada, era isso que eu estava procurando!!! ❤ belíssima crítica!
Adorei seu vídeo!
Adorei a resenha! Já estou inscrita ❤️❤️❤️❤️
Eu adorei a sua análise!!! Sempre que eu assisto algo procuro a galera tem mais conhecimento que comenta e tudo mais!!!
E nossa, eu tive uns incômodos, mas não sabia exatamente o que era. E é muito bom ter a sua mente aqui no youtube para esclarecer! To seguindo agora e sempre que der dar uma assistida num vídeo ou outro!
Espero que tenha mais e mais! :3
E a senhora é muito inteligente!!
Obrigada!!!!! Seja bem-vinda!
Concordo plenamente . Vi e tive essa mesma impressão. Muito boa análise
Aza, você é maravilhosa. Amei o vídeo, quero mais informações . Seu canal é essencial ❤
Muito obrigada 😊
Parabéns @aza suas falas super me representa 👏🏿👏🏿🥰🥰✊🏿✊🏿👍🏿🌿boa semana mulher solar 🌞
Estava aguardando sua análise!!!
cheguei agora no canal e meu deus que trabalho! parabéns!
Seja bem vindeeeeee! Se achegue ☀️☀️☀️
@@AzaNjeri 💛💛💛
Conta tudo!!!!!! Por favor 🙏🏽🥰
Ah, adorei a sua análise. Cirúrgica como sempre! 👏🏾👏🏾👏🏾
Eu quero tudoooo! ❤️
Eu gostei demais do filme. Como as guerreiras são lindas e imponentes!
Uauu vc arrasa Aza. Quero vídeo sobre o rei Guezo e sua mãe enviada ao Brasil como escravizada🥰Axé 👏🏽👏🏽👏🏽
Fiz o video do Guezo! ☀️🎉
Muito bom seu comentário. Percebi inúmeras questões diferentes das suas. Imagina só. Por exemplo, os obas são retratados como reis europeus. Aquele birô, bem imitação de rei feudal. O figurino também fora do lugar e do tempo. E TB traços de filosofia ocidental/contemporânea nos discursos das personagens.
Amei seu vídeo! E já vou devorar seus conteúdos. ❤️✊🏾
Que vídeo lindo! Amei demais. E quero um vídeo com todos os "easter eggs" desse filme hehe ❤👑
Obaaaa! Sugestão anotada
Reflexões maravilhosas, Aza! Gratidão! Já tô ansiosa pelos vídeos a respeito do Rei Ghezo e sobre as guerreiras de Daomé (:
MARAVILOHOSA É ELA! Que análise maravilhosa, colocando pontos que nos ensinam, diante da bonita imagem do cinema, a não reproduzirmos colonialidades. Aprendi muito. Que meu pai Xangô te abençoe!!!!
quero maaaaaaais!
Amei o vídeo, quero saber sobre as guerreiras.
Vídeo mara!! Faz mais por favor! 🧡🧡🧡
Aza, sempre é um prazer te ver e te ouvir! Um alegre banquete para minha curiosidade!
Vídeo ESPETACULAR, querida Aza!!! Adoraria saber e ouvir a história da Mãe do Rei Ghezo.
Ainda nem vi o vídeo, mas só pelo tema já tô curtindo, comentando e me inscrevendo.. edit: assisti o vídeo, muito bom, obrigado professora!
Simmm, quero saber mais sobre o Rei Ghezo :)
Sim, queremos um vídeo sobre o Rei de Oyo! ❤
Conta sobre o Rei Ghezo e sobre a mãe dele também! Por favor!
Eu amei assistir esse filme, emocionante, interessante e triste ao mesmo tempo em questão da escravização 😪 eu amei demais esse filme! ❤
Que trampo brabo !
Até o momento à melhor crítica sobre o filme que assisti até agora, parabéns, compartilhei até com à minha pretinha, ganhou 2 inscritos novos ❤❤
Mulher! Conte tudo!!!!
Que vídeo incrivel! quero muito ver osbre o Rei ghezo!
Queremos sim as guerreiras de Daome!
Conta conta contaaaaaaaaaaaa
Excelentes críticas, vou me inscrever no canal
Excelente crítica!
Ansiosa pra ouvir a história do Rei Ghezo
Mulher!!! Fala aí! Sou doida p saber mais de Ná Agontimé!!!
eita dorzinha de cabeça, vou ver ainda, mas muito bom saber
Amei, Aza! Fale também p f sobre a protagonista. Bj
Olá Aza,gostei muito do vídeo, escrevo a partir de Luanda (Angola) e quero te parabenizar pelo trabalho que tens feito❤🖤💚 te sigo nas redes sociais há 2 anos e estou ansioso pelo vídeo sobre a história do rei... e além disso,gostaria que fizesse um vídeo a falar sobre a maçonaria🙏🏿
Ubuntu ✊🏿
Gostei da sua análise do filme porque o filme tem sua realização não em uma ficção e sim numa história real e mostrou uma história totalmente da diferente do que aconteceu de verdade.
Mais em relação ao filme eu gostei mesmo sabendo dos erros históricos e vaiola Davis, Thuso Mbedu e Lashana Lynch foram muito bem no filme.
SIMMMMM Eu tb gosti do filme. A gente passa esse pano ne?!
Já quero ouvir a história do Guezo
Ansiosa por mais vídeos sobre o Daome! 🙌🏾
#AulaDeAfrica #AulaDeAfricanas #AulasDeAfricanasBrasileiraa #Lei10639 : Quem eram as Rainhas Africanas? As #Candaces! Saiba de onde você Realmente vem, para saber quem é você Realmente é, qual caminho você deve Realmente deve percorrer, para chegar onde você Realmente tem que ir, e qual o seu verdadeiro lugar de respeito que você Realmente tem que ocupar pelo mundo... CANDACES UNEB #MulherismoAfricana
Faz video específico sobre as guerreiras !!! Obgda
Eu fiz!!!! Tá aqui no canal ❤️❤️🔥🔥
Eu quero!!!!
Ô moça eu assisti esse filme
por favor faça o vídeo preciso saber desta história
Adorei sua análise, vi o filme e fiquei bastante incomodado com isto também!
Massa Aza!! Tive as mesmas impressões que vc!! Vc fez algumas perguntas: 1) não vai passar 500x no TNT, pq tem preto matando branco; 2) as roteiristas seguiram o padrão da saga do herói e não teve interessee fazer a pesquisa real; 3) o ethos do colonizador estava presente, incutindo a culpa da escravidão aos povos africanos, apesar de haver uns pequenos destaques em outro sentido em duas cenas.
No mais, o filme é massa, e, apesar do descompasso histórico, nos remete à memória ancestral da riqueza de nosso povo.
Exato. Tem problemas mas é maneiro
sabe pq n vai passar 500 vzs na TNT? PQ O FILME É UMA BOSTA SÓ ACEITA kakakaka
Oba 17 minutos dessa análise super aguardada 🎬✊🏾
Me diga se gostou!!!
Excelente!!! Faça vídeo sobre o Rei Ghezo e sua mãe, por favor
O Reino de Oyó foi colocado como vilão JUNTO com os portugueses.
Passada de pano foi para o Reino de Dalombé que não deixou de ser escravagista naquele período como foi colocado no filme.
Não havia bonzinhos nessa história.
Vou assistir a história do Rei Ghezo.
Queremos vídeo sobre as Guerreiras do Daomé, sobre o Rei Ghezo, sobre Félix Xaxá e quero muito também um vídeo sobre o filme Anikulapo, que entrou recentemente na Netflix :)
Aza, sou de São Luís e adoraria ver você contando a história da mãe do rei Guezô, Ná Agontimé que fundou a Casa das Minas na minha cidade. Aqui poucos conhecem essa história que nos conecta diretamente com o Daomé
Quero essa históriaaaaa!!
Muito obrigado pelo vídeo! Por favor, faça o vídeo sobre o Rei Ghezo e as guerreiras do Daomé!
Eba! Estava esperando este vídeo antes de assistir o filme 😄 ❤️
Adoraria que vc fizesse um vídeo sobre o rei Guezo e sua mãe que veio aqui para o Maranhão e deixou um legado muito importante.
☀️
Obrigada incrível. Quero ouvir a história da mãe do Rei Ghezo
Conta tuuuuuudo
Muito bom esse vídeo!!! Estava esperando por alguma crítica com mais fundamento histórico.
Alguma noções apresentadas também me incomodaram um bocado.
O amor como algo que enfraquece, numa perspectiva bem ocidental.
A mulher rei, sendo uma figura de força dar uma desdenhada de Ifá.
E como uma amiga trouxe, em alguns momentos parece mais uma guerra de gêneros que contra os reais inimigos na história.
O romance de Nawi também foi bem descontextualizado, me pareceu uma forma de manter a figura do salvador branco sem ser tão óbvio.
A estética é linda, foge do retrato usual de África, mas reforça questões já bem problemáticas
Exatamente 😃
Quero muito saber da história do Rei Ghezo!!