Eu me lembro de um textos que li sobre imigração para Austrália de um 100 anos atrás onde eles queriam brancos vindo da Inglaterra ou de origem germânica, não queriam gregos nem italianos pois não eram considerados "brancos", olha nível da loucura.
É porque tem dois tipos de pele clara, a" branca "que eles dizem é por que tem menos melanina mas tem células produtoras de melanina, essa pele se bronzeia no sol é mais grossa e resistente ao clima quente a pele translúcida além de menos melanina também tem menos células produtoras de melanina, "branca " é a dita pele de porcelana, tipo branco leite, a pele translúcida é rosada, aparece as veias é mais fina e delicada e nunca fica bronzeada, a pessoa se queima muito mais e mancha em contato com o sol ficando com a pele muito mais irritada, e tendo alto índice de câncer de pele, sendo assim não" serve" pra trabalhar na lavoura 😂 não sendo interessante para os governantes do país.
Não sabia dessa história e é curioso isso. Quando era criança, ainda mais eu sendo autista, eu não me ligava em cor de pele. Quando eu via uma criança negra ou parda, eu não sabia que ela tinha essa cor e nem sabia que eu era branca. Eu só queria era ter alguém com quem brincar. Eu não sabia o que era ser branca, negra e nem parda, pq para mim a outra criança ou adulto era pessoa que nem eu: com nariz, olhos, boca, cabelo e tudo que eu tinha. só aos 8 anos que aprendi esse conceito das raças por uma professora de artes que falou que existe os brancos e os negros. Fico aliviada que essa separação é inventada, agora só falta acabar com o racismo que infelizmente ainda domina nossa sociedade. Muito obrigada Caçador de Histórias, amei saber que antigamente as pessoas eram como eu na infância e que infelizmente hoje em dia as pessoas tem uma mania ridícula de se sentirem superior. A vdd é que todos vamos morrer um dia e não levaremos nada e nem nossa cor de pele. Mas o que deixaremos em nosso legado as futuras gerações?
Sim, compreendo perfeitamente, esse pensamento de dualidade e até de rivalidade por causa de cor de pele, é uma característica ocidental, infelizmente até hoje os acadêmicos não pensam em superar isso, não é atoa que eles criaram o conceito de colorismo. Acredite, quanto menos nós formos ocidentalizados menos a questão cor de pele é relevante. Eu sempre falo "Existe DUAS Indias, a ANTES do colonialismo europeu ocidental e a DEPOIS do colonialismo europeu ocidental, a India do passado, você era apenas um povo em busca de uma boa espiritualidade, a India depois é a nação racializada, onde um dia os indianos foram oprimidos pela ciencia europeia e hoje fazem exatamente O MESMO com outros indianos de pele escura". Vale lembrar que o eurocentrismo não é só perverso na questão etnica mas também na religiosa, eu nem preciso te falar o que está acontecendo nesse momento na Ásia por causa de teorias desenvolvidas na Europa.
@@felipejose8834 vc está certo, infelizmente o eurocentrismo afetou de maneira muito negativa o mundo. A Índia realmente não é mais espiritualizada, há muita briga nós grupos étnicos. Criar rivalidade não vale a pena, não vale a pena odiar alguém pela cultura diferente. Eu sofri o ódio das pessoas por ser autista, me achavam perigosa por ser agressiva quando criança. Eu era a criança que mais ficava de castigo na educação infantil. Hoje em dia percebo que quando converso com uma pessoa de etnia Áfricana, elas no início desconfiam de mim (eu super entendo na vdd) pq elas já sofreram muito racismo na vida. Mas acho que o importante é que além de ser anti r4c!st4 , eu gosto genuinamente dessas pessoas. quando criança, foram os de etnia Áfricana que me deram amor e carinho ao invés das pessoas que eram de minha família sanguínea. Por isso digo que guerras é um comércio, guerras é um modo de dominar, guerras é um modo dos poderosos brincarem quando estão com tédio. no final de uma guerra ninguém ganha. Eu sinto muito pelo que acontece na Índia, que ela não seja mais a mesma. um abraço e obrigada por me ensinar hoje. eu amo muito aprender 😁 mesmo se for para contrariar minhas ideias. meu objetivo é ser um ser humano melhor para fazer todos felizes e fazer cada vez mais amigos
@@sterszpilman Eu também estou aprendendo com você, não sabia que você era autista, como eu não tenho experiências com pessoas autistas vou ver seu canal para aprender melhor como conviver e se for possível também ajudar em algo, eu recomendo você assistir a vídeos legais nesse canal e não só focar em coisas ruins, devemos também pensar que a nossa vida tem os tempos ruins mas também podemos guardar nossos sentimentos para a alegria e felicidade, já viu o vídeo sobre Aleksandr Pushkin no canal desse professor? É um vídeo muito legal e que nos mostra um aspecto diferente, no caso ele fala da Europa não Ocidental, aquela que os povos Eslavos e outras etnias minoritárias vivem. Abraço e que você possa aprender e também ensinar mais as pessoas assim como eu aprendi com você.
Aula magna de racismo. Esse cidadão que se diz historiador apaga as respostas aos comentários que ele faz nos posts dos outros. Típico dos identitários racistas.
@@andpnk23 Raça - É um conjunto de indivíduos de uma espécie, os quais apresentam algumas características semelhantes e definidas, transmitidas hereditariamente, e que os tornam diferentes de outros conjuntos de indivíduos da mesma espécie.
Interessante notar que a peça "Otelo" de Shakespeare (cujo personagem principal é um homem de pele escura, descrito na obra como "mouro") surgiu e fez sucesso exatamente nesse período, início dos anos 1600. Embora o tema principal da história não seja esse, acredito que de certa forma essa poderia ser uma das primeiras obras artísticas a retratar um conflito racial.
Eu acho legal que nosso povo brasileiro é bem misturado e unidos ainda que tem alguns resquícios elitistas brancos. Somos brasileiros, o que é mais importante
Excelente aula, professor! Fiquei aqui pensando: que bobagem essa de classificamos pessoas pela cor da pele! E pior ainda, criar uma hierarquia onde ser "branco" é considerado superior. A ciência já comprovou que toda a humanidade tem origem no homo Sapiens. Ou seja, somos todos humanos e ponto final. E pensar que por causa da cor da pele, pessoas ganham menores salários, vivem maioria em favelas e presídios, têm menos acesso à educação escolar e são mortas pela polícia.... tudo por causa da cor da pele! É muito estranho tudo isso! Espero que daqui alguns séculos a gente olhe para trás e nos envergonhemos deste sistema de classificação de pessoas pela cor da pele😢
Li agora e não quero deixar de lhe mandar um sentido abraço. Todos mais tarde ou mais cedo verão seus pais partirem mas quano os pais perdem os filhos, é mesmo o pior que pode acontecer, nem há palavras ... nem para consolar nos pais nem para mostrarmos nosso sentimento. Professor prossiga o seu excelente trabalho, quando trabalhamos esquecemos muitas das nossas tristezas.
Sempre a aprender. Recordo que, no meu caso pessoal, sofri de bulling no ensino pós primário só porque era um pouco mais moreno que os meus colegas. Preto, cigano eram os nomes com que era depreciado. Era o preconceito e racismo instalado no regime ditatorial salazarista em Portugal que, oficialmente se auto intitulava de nação multirracial. Já no Secundario e Universidade não detetei qualquer sinal de discriminação talvez porque as pessoas eram mais cultas.
O que não deixa de ser curioso porque muitos portugueses são bem morenos. Alguns chegam de fato a parecer com pessoas de etnia cigana como alguns que eu conheci.
Professor, eu amo este canal porque traz para nós parte da nossa história, poderia incluir ou me indicar um canal que recupera a história dos povos indígenas ?
Professor, obrigado pelo conteudo imparcial e cheio de boas referencias apresentado, nada de ideologia, parabéns, pois é raríssimo tal conhecimento vir a tona na internet, mais uma vez obrigado!
Isso explica porque a Inglaterra por onde ela foi passando e colonizando deixou o rastro perverso de segregação racial. A interpretação errônea de alguns cientistas europeus de má fé e de alguns religiosos também da teoria da evolução de Darwin ajudou muito. Obrigado professor.
@@pauloband9594tribo dos Damaras Reino de Benim Califado de Sokoto Tribo dos Damots Império Songai Império do Egito Império de Gana Reino do Congo Império do Congue Tribo dos Kuba Tribo dos Luba Reino e Tribo Zulu Reino da Suazilândia. Não são todos 1 só, e existem e existiram bem mais do que eu citei.
Ótimo vídeo professor! E não é preciso nem ter o tico e teco pra entender esse simples fato, é só olhar ao redor é usar de exemplo outros animais mamíferos a falta de pigmentação na pele é uma anomalia é raridade entre os demais e geralmente vem com uma fragilidade sistêmica muitas vezes impactando negativamente na saúde e na longevidade desse ser.
agradeço pela adição do seu material professor, cai de paraquedas sobre um assunto diferente a meses atrás, e estou eu aqui adquirindo conhecimento a ponto de entender mais e mais sobre termos e origens deles, tipo sobre o termo moreno, cara fiquei de boca aberta pela profundidade dele e sobre o negro também. agradeço pelos vídeos que não se encontram com facilidade um conteúdo imersivo como o seu parabéns ❤
Boa tarde. Vc tem material suficiente para escrever um livro com todos os temas de seus vídeos. Pense nessa possibilidade. Existem editoras independentes que fazem todo o processo. Muito bom seu canal.
Meu marido é sueco e para o avó dele dizia que os russos são negros das Neves e que italianos são negros. E como ele era velho eu achava que era algum delírio da idade mas era um senso comum!
@@brasilnews5984 ISSO É IMPOSSÍVEL NEGROS SÃO OS AFRICANOS MORENOS TALVEZ EU FUI PARA A ALEMANHA COM MEUS PAIS COMO EMIGRANTES EU TINHA DOZE ANOS E TODOS OS AMIGOS DO MEU PAI QUE JÁ LÁ ESTAVAM A ALGUNS ANOS ASSIM COMO O MEU PAIZINHO NÃO ME CONHECIAM PENSAVAM QUE EU ERA ALEMÃ LOIRA DE OLHOS VERDES E PELE MUITO BRANCA ASSIM COMO O MEU PAI. JÁ A MINHA MÃE É MORENA DE CABELO ENCARACOLADO 😮😮😮😮😮😊😊😊😊
Diria que antigamente não existia racismo, na Roma Antiga e na Grécia Antiga existiam muitos africanos , em livro algum de História vi referências ao racismo. Aida no Egito antigo era uma escrava acho que vida da Etiópia e tornou-se rainha! Também me parece que muitas pessoas associam a escravatura ao racismo mas escravatura existiu desde a Antiguidade, a escravatura acabou por desaparecer tnão só pelos valores do Humanismo mas sobretudo devido ao desenvolvimento científico, nomeadamente com a criação da máquina a vapor , a tecnologia veio permitir que se pudesse dispensar a mão de obra escrava.
@@HistoriadaAfrica infelizmente eram placas alossadas com o brasão do estado. Deveriam hoje de estar em um museu para lembrarem dos horrores e as injustiças que este povo passou.
Adorei a explicação do conteúdo. Muito me interessa essa matéria. Preciso aprender sobre o assunto, para desconstruir o preconceito em mim. Muito obrigado. Maravilhoso.
UMA INDICAÇÃO DE VÍDEO: Poderia fazer um vídeo sobre o processo histórico do Pan-Africanismo e da ideologia da união dos povos africanos em contraponto a dominação europeia? Vi alguns vídeos, podcasts, livros etc. contando acerca desse processo, porém nem tanto aprofundado. Adoraria me aprofundar acerca disso.
Excelente aula, há todo um arcabouço histórico-cultural que precisa ser desconstruído. No hemisfério norte não seria considerado "branco", provavelmente me associariam aos "Mouros". Antes de tudo me sinto brasileiro e ser brasileiro é ser plural.🙂🙂🙂
Bem… minha opinião, após ler série de comentários mimizentos cheio de rancor, para esses, não vou mandar T N C pois vai ver, já estão acostumados e eu não tenho nada a ver com o cool de terceiros. Sobre o áudio, simplesmente fantástico. Mestre, virei seu fã e não quero mais perder suas aulas. Muito obrigado por mais esse ensinamento.
Professor, meus sentimentos pelo seu filho, e me permita fazer um pedido, de um exemplo de pessoas nascidas na Europa que não eram consideradas brancas.
Quando nasce um animal branco, leões, ursos, gorilas e etc...eles o chamam de raro, dando a entender que essa pigmentação aconteceu depois da pigmentação que estamos acostumados na ver. Por que quando se refere a nós humanos, eles dizem que a cor Branca veio primeiro? Se ela veio depois até na natureza!? Eu vejo Adão e Eva com pele escura.
Não importa quem veio primeiro somos todos seres humanos com uma variação incrível de cores... O racismo e o sentimento de superioridade que tem que ser estudado e SUPERADO.
Claro que sim,um humano maquiavélico decidiu que por ser branco era melhor e o resto dos humanos sem noção foram atrás, criando esta imensa lacuna na história da humanidade.
Boa tarde professor e historiador Flávio Muniz ! Gostaria de saber se o senhor é o ex pastor e cantor gospel Cleber Lucas ? Isto é com o seu nome verdadeiro e não o artístico ? 🙂
Essa variedade de cores de pele nos humanos é o que torna a vida mais interessante aqui na Terra. A humanidade descende dos três filhos de Noé, Sem, Cã e Jafé. Lembremos que eles tinham esposas, uma delas talvez sendo branca loura, outra uma bela negra, a outra com traços orientais. Quem sabe Eva tenha sido uma bela negra que deixou Adão estupefato de emoção!!!! Sim, o Grandioso Criador presenteou os humanos com essa bela capacidade do DNA trazer à existência tanta diversidade de aparência!!!
@@Ex_Spec definitivamente as Escrituras não dizem isso. É muito mais lógico acreditar que faz parte dos planos do Grande Projetista para uma bela raça humana.
Seu trabalho é incrível. Me faltam palavras para descrever o que sinto depois de assistir seus vídeos. Ual!! Que trabalho. Que maestria em explicar de forma que alcance as pessoas um assunto tão complexo. Aprendi muito com seu canal. Muito obrigada
É tão evidente que o conceito de raça não é algo concreto e imutável que você pode ser loiro e de olhos claros,mas sendo brasileiro não será considerado branco nos EUA e Europa. Isso fica muito evidente naquela agressão,feita por uma portuguesa a uma brasileira, onde a portuguesa grita e bate no peito que ela é representante legítima da raça portuguesa (seja lá o que isso signifique).
Se numa confusão dois homens um negro e um branco fugirem , o polícia instintivamente persegue o negro e esquece o branco. Isto pode ser compravado, os sociólogos cientistas encenam uma confusão para testarem e é sempre assim o polícia vai sempre atrás do negro.
Se vc pegar um português, um lituano e um germânico, os três são brancos. Porém eles não tem nada em comum: cultura, altura, feições, idioma. A ideia de grupo branco é apenas uma concepção, assim como na África: um nigeriano não tem nada a ver com um moçambicano, que por sua vez tem pouquíssima proximidade a um Namíbio. Podemos ir mais longe: as línguas afroasiáticas possuem uma geografia vasta, e hoje sabemos que o idioma fez muito mais aproximação entre povos do que a cor da pele. O erro dos antigos foi achar que dá pra classificar os brancos como um grupo parecido mesmo não tendo nada em comum, além da cor da pele. Só que isso foi feito de maneira eugenista: classificaram culturas como superiores e inferiores, daí pra baixo já era.
Exatamente. Mas o conceito de raça na espécie humana não leva em conta só a cor da pele. Raça é um conceito biológico. Ele leva em conta uma série de características consistentes, e o que existe de fato são "grupos raciais", mais ou menos como ocorre entre os cães. Dentro de cada grupo racial vc destacaria raças específicas, ou seja, dentro de cada grande grupo racial, existiriam verdadeiramente grupos menores que seriam as "raças" propriamente. Claro, mesmo existindo biologicamente isso na espécie humana, é um tanto constrangedor e desconcertante ter que lidar com isso. Essa é a razão da "negação" por parte de muitos, alguns até cientistas, simplesmente para não ter que lidar com uma questão tão espinhosa envolvendo nossa espécie. Mas o fato é o fato, e ele existe independente de querermos, aceitarmos ou não. Uma outra coisa. Como o grau de miscigenação interracial na espécie humana é muito alto, nossa espécie na verdade, sob alguns aspectos, fazendo novamente a comparação com os cães, é como se fosse o cachorro vira-latas, mas mesmo assim podem-se distinguir "vários tipos" ou "grupos" de vira-latas que se assemelham entre si por características específicas. Com a miscigenação, num futuro não muito distante é possível que as atuais diferenças raciais tendam a diminuir muito até quase desaparecer. As raças surgiram num contexto de isolamento geográfico, onde era raro a troca de genes entre populações diferentes. Antes do século 16, praticamente cada grupo racial vivia isolado dos demais em áreas geográficas distintas. Modernamente o intercambio de pessoas para todas as partes faz aumentar a miscigenação, que tenderá a tornar a espécie humana cada vez mais homogênea no futuro.
@@CarlosPereiradaSilva-ok1iv em termos práticos a raça humana já é homogênea, indivíduos dessa espécie tem pouca diferença se comparado as diferenças das outras espécies
@@marinhoizaias Gostaria de poder concordar com Vc. Mas não. Ela não é homogênea. É clara a diferença fenotípica entre um aborigene australiano e um esquimó, por exemplo. Não se pode dizer que é homogênea se é possível identificar claramente essas diferenças fenotípicas apenas pelo visual. E as diferenças são totalmente consistentes, ou seja, independente de cada indivíduo, os membros de uma mesma raça têm uma grande semelhança fenotípica que é bastante consistente para que sejam classificados, sim, como raças. Mas numa coisa Vc tem razão. O homo sapiens praticamente não tem diferença na questão de capacidade cerebral. Todas as raças são capazes igualmente das mesmas coisas, e, a cultura, que é uma coisa única da espécie humana, faz com que qualquer conhecimento que tenha sido desenvolvido por uma cultura ou raça particular, devido a essa capacidade, possa ser compartilhada com membros de qualquer outra raça ou cultura. A homogeneidade a que me referi seria apenas de fenótipo mesmo. Há uma tendencia a, com a miscigenação, as diferenças raciais atuais irem se diluindo com o passar dos séculos. Quem sabe num futuro distante tenhamos realmente uma única espécie e uma única raça. As diferenças raciais nos seres humanos, assim como em qualquer outra espécie, são provocadas basicamente por isolamento reprodutivo. Na espécie humana esse isolamento devia-se a um isolamento geográfico que perdurava por muitos milênios, o qual já não existe mais hoje em dia.
obrigado professo eu aprendi nesta aula mais do que os 3 anos no ensino médio com o professo de antropologia que só falava de politica, era um saco, vejo que o senhor tem domínio do assunto
Eu me lembro de um textos que li sobre imigração para Austrália de um 100 anos atrás onde eles queriam brancos vindo da Inglaterra ou de origem germânica, não queriam gregos nem italianos pois não eram considerados "brancos", olha nível da loucura.
Talvez eles quisessem evitar a presença de católicos na formação da sociedade, que ainda geravam muitos conflitos físicos na época
Na época não era loucura e sim ciências
É porque tem dois tipos de pele clara, a" branca "que eles dizem é por que tem menos melanina mas tem células produtoras de melanina, essa pele se bronzeia no sol é mais grossa e resistente ao clima quente a pele translúcida além de menos melanina também tem menos células produtoras de melanina, "branca " é a dita pele de porcelana, tipo branco leite, a pele translúcida é rosada, aparece as veias é mais fina e delicada e nunca fica bronzeada, a pessoa se queima muito mais e mancha em contato com o sol ficando com a pele muito mais irritada, e tendo alto índice de câncer de pele, sendo assim não" serve" pra trabalhar na lavoura 😂 não sendo interessante para os governantes do país.
Melbourne possui a maior colônia grega do mundo!
Eles queriam os "inúteis".
@@fabriciovieira4845
Não sabia dessa história e é curioso isso. Quando era criança, ainda mais eu sendo autista, eu não me ligava em cor de pele. Quando eu via uma criança negra ou parda, eu não sabia que ela tinha essa cor e nem sabia que eu era branca. Eu só queria era ter alguém com quem brincar. Eu não sabia o que era ser branca, negra e nem parda, pq para mim a outra criança ou adulto era pessoa que nem eu: com nariz, olhos, boca, cabelo e tudo que eu tinha. só aos 8 anos que aprendi esse conceito das raças por uma professora de artes que falou que existe os brancos e os negros. Fico aliviada que essa separação é inventada, agora só falta acabar com o racismo que infelizmente ainda domina nossa sociedade. Muito obrigada Caçador de Histórias, amei saber que antigamente as pessoas eram como eu na infância e que infelizmente hoje em dia as pessoas tem uma mania ridícula de se sentirem superior. A vdd é que todos vamos morrer um dia e não levaremos nada e nem nossa cor de pele. Mas o que deixaremos em nosso legado as futuras gerações?
Sim, compreendo perfeitamente, esse pensamento de dualidade e até de rivalidade por causa de cor de pele, é uma característica ocidental, infelizmente até hoje os acadêmicos não pensam em superar isso, não é atoa que eles criaram o conceito de colorismo. Acredite, quanto menos nós formos ocidentalizados menos a questão cor de pele é relevante. Eu sempre falo "Existe DUAS Indias, a ANTES do colonialismo europeu ocidental e a DEPOIS do colonialismo europeu ocidental, a India do passado, você era apenas um povo em busca de uma boa espiritualidade, a India depois é a nação racializada, onde um dia os indianos foram oprimidos pela ciencia europeia e hoje fazem exatamente O MESMO com outros indianos de pele escura". Vale lembrar que o eurocentrismo não é só perverso na questão etnica mas também na religiosa, eu nem preciso te falar o que está acontecendo nesse momento na Ásia por causa de teorias desenvolvidas na Europa.
Tenha uma boa semana!
@@felipejose8834 vc está certo, infelizmente o eurocentrismo afetou de maneira muito negativa o mundo. A Índia realmente não é mais espiritualizada, há muita briga nós grupos étnicos. Criar rivalidade não vale a pena, não vale a pena odiar alguém pela cultura diferente. Eu sofri o ódio das pessoas por ser autista, me achavam perigosa por ser agressiva quando criança. Eu era a criança que mais ficava de castigo na educação infantil. Hoje em dia percebo que quando converso com uma pessoa de etnia Áfricana, elas no início desconfiam de mim (eu super entendo na vdd) pq elas já sofreram muito racismo na vida. Mas acho que o importante é que além de ser anti r4c!st4 , eu gosto genuinamente dessas pessoas. quando criança, foram os de etnia Áfricana que me deram amor e carinho ao invés das pessoas que eram de minha família sanguínea. Por isso digo que guerras é um comércio, guerras é um modo de dominar, guerras é um modo dos poderosos brincarem quando estão com tédio. no final de uma guerra ninguém ganha. Eu sinto muito pelo que acontece na Índia, que ela não seja mais a mesma.
um abraço e obrigada por me ensinar hoje. eu amo muito aprender 😁 mesmo se for para contrariar minhas ideias. meu objetivo é ser um ser humano melhor para fazer todos felizes e fazer cada vez mais amigos
@@felipejose8834 ebaaaaa muito obrigada 🎀🎀🎀🎀 pra vc tbm. bom trabalho e bons estudos
@@sterszpilman Eu também estou aprendendo com você, não sabia que você era autista, como eu não tenho experiências com pessoas autistas vou ver seu canal para aprender melhor como conviver e se for possível também ajudar em algo, eu recomendo você assistir a vídeos legais nesse canal e não só focar em coisas ruins, devemos também pensar que a nossa vida tem os tempos ruins mas também podemos guardar nossos sentimentos para a alegria e felicidade, já viu o vídeo sobre Aleksandr Pushkin no canal desse professor? É um vídeo muito legal e que nos mostra um aspecto diferente, no caso ele fala da Europa não Ocidental, aquela que os povos Eslavos e outras etnias minoritárias vivem. Abraço e que você possa aprender e também ensinar mais as pessoas assim como eu aprendi com você.
Fiquei impactada pela perda do seu filho. Que cai em choro não consegui digitar nada!
Deus conforte seu coração professor Flávio Muniz
Obrigado pelo carinho
Acompanho o seu canal, não sabia da sua perca.. Que Deus te console.. Força Professor
Meus sentimentos professor.
😢Deus o conforte e guarde, Mestre.😢
Meus sinceros sentimentos.
Sinto pela sua perda, caro professor. Receba meu abraço fraterno aqui do nordeste.😢
Uma verdadeira aula Magna do nosso caríssimo Irmão e Mestre!
O conhecimento é libertador, muito obrigado!
👑👑👑👑👑👑👑👑
Aula magna de racismo. Esse cidadão que se diz historiador apaga as respostas aos comentários que ele faz nos posts dos outros. Típico dos identitários racistas.
Vamos gerar relevância. Comentando antes de assistir!
Eu tenho estes habitos , ghenghis khan🎉
Eu agradeço pela clareza da explanação. Fiquei muito feliz com a postagem. Obrigado.
Eu que agradeço
O que construído, pode ser desconstruido. Somos todos da mesma raça. Somos todos humanos. Ótima aula professor!
Nosso dna e uma colcha de retalhos 🎉🎉🎉
Humano é espécie e não raça.
@@andpnk23 Raça - É um conjunto de indivíduos de uma espécie, os quais apresentam algumas características semelhantes e definidas, transmitidas hereditariamente, e que os tornam diferentes de outros conjuntos de indivíduos da mesma espécie.
@@lucienecabral7083Tudo bem, mas pertenceríamos a qual espécie, se humano é raça, deve haver uma espécie, qual seria ela?
Homo sapiens
Interessante notar que a peça "Otelo" de Shakespeare (cujo personagem principal é um homem de pele escura, descrito na obra como "mouro") surgiu e fez sucesso exatamente nesse período, início dos anos 1600. Embora o tema principal da história não seja esse, acredito que de certa forma essa poderia ser uma das primeiras obras artísticas a retratar um conflito racial.
Eu acho legal que nosso povo brasileiro é bem misturado e unidos ainda que tem alguns resquícios elitistas brancos. Somos brasileiros, o que é mais importante
Excelente aula, professor! Fiquei aqui pensando: que bobagem essa de classificamos pessoas pela cor da pele! E pior ainda, criar uma hierarquia onde ser "branco" é considerado superior. A ciência já comprovou que toda a humanidade tem origem no homo Sapiens. Ou seja, somos todos humanos e ponto final. E pensar que por causa da cor da pele, pessoas ganham menores salários, vivem maioria em favelas e presídios, têm menos acesso à educação escolar e são mortas pela polícia.... tudo por causa da cor da pele! É muito estranho tudo isso! Espero que daqui alguns séculos a gente olhe para trás e nos envergonhemos deste sistema de classificação de pessoas pela cor da pele😢
Li agora e não quero deixar de lhe mandar um sentido abraço. Todos mais tarde ou mais cedo verão seus pais partirem mas quano os pais perdem os filhos, é mesmo o pior que pode acontecer, nem há palavras ... nem para consolar nos pais nem para mostrarmos nosso sentimento. Professor prossiga o seu excelente trabalho, quando trabalhamos esquecemos muitas das nossas tristezas.
Obrigado pelo carinho e empatia.
Sempre abrindo os nossos olhos.
Gratidão.
Sempre a aprender. Recordo que, no meu caso pessoal, sofri de bulling no ensino pós primário só porque era um pouco mais moreno que os meus colegas. Preto, cigano eram os nomes com que era depreciado. Era o preconceito e racismo instalado no regime ditatorial salazarista em Portugal que, oficialmente se auto intitulava de nação multirracial. Já no Secundario e Universidade não detetei qualquer sinal de discriminação talvez porque as pessoas eram mais cultas.
O que não deixa de ser curioso porque muitos portugueses são bem morenos. Alguns chegam de fato a parecer com pessoas de etnia cigana como alguns que eu conheci.
Primeira vez a conhever o canal, e já apaixonei-me pelos conteúdos. Abraços de Moçambique
Muito obrigado
Professor, eu amo este canal porque traz para nós parte da nossa história, poderia incluir ou me indicar um canal que recupera a história dos povos indígenas ?
Conheço pouco, mas recomendo Daniel Munduruku www.youtube.com/@dmunduruku; e procure vídeos do Ailton Krenak.
Que cara inteligente, erudito. 😊
Cada dia aprendo mais e mais com seu trabalho.
Fico feliz em saber. Obrigado
Uma das poucas referências, se nao a unica, que possuo para assistir e entender sobre a nossa história, obrigado professor
Professor, obrigado pelo conteudo imparcial e cheio de boas referencias apresentado, nada de ideologia, parabéns, pois é raríssimo tal conhecimento vir a tona na internet, mais uma vez obrigado!
Eu que agradeço
No Céu não haverá nada disto, seremos todos iguais, muito obrigado pelas verdadeiras histórias de África.
No céu dos caranguejos.
Isso explica porque a Inglaterra por onde ela foi passando e colonizando deixou o rastro perverso de segregação racial. A interpretação errônea de alguns cientistas europeus de má fé e de alguns religiosos também da teoria da evolução de Darwin ajudou muito. Obrigado professor.
Jura que na África era tudo considerado uma tribo só, continental!
@@pauloband9594 esse é um fator a parte e requer muito mais leituras.
@@pauloband9594tribo dos Damaras
Reino de Benim
Califado de Sokoto
Tribo dos Damots
Império Songai
Império do Egito
Império de Gana
Reino do Congo
Império do Congue
Tribo dos Kuba
Tribo dos Luba
Reino e Tribo Zulu
Reino da Suazilândia.
Não são todos 1 só, e existem e existiram bem mais do que eu citei.
@@KaiserOTS sim, existiu muitas na história e grandes e pequenos.
Foram os Europeus quem acabaram com a escravidão.
Ótimo vídeo professor!
E não é preciso nem ter o tico e teco pra entender esse simples fato, é só olhar ao redor é usar de exemplo outros animais mamíferos a falta de pigmentação na pele é uma anomalia é raridade entre os demais e geralmente vem com uma fragilidade sistêmica muitas vezes impactando negativamente na saúde e na longevidade desse ser.
Obrigada por mais esta aula de história 👏
Terminei de assistir e gostei muito!
Professor Flávio Muniz?lendo o comentário da Maria Beatriz,fiquei sabendo da perda de um filho seu,meus sentimentos a toda família!🙏
Obrigado pela empatia.
agradeço pela adição do seu material professor, cai de paraquedas sobre um assunto diferente a meses atrás, e estou eu aqui adquirindo conhecimento a ponto de entender mais e mais sobre termos e origens deles, tipo sobre o termo moreno, cara fiquei de boca aberta pela profundidade dele e sobre o negro também.
agradeço pelos vídeos que não se encontram com facilidade um conteúdo imersivo como o seu
parabéns ❤
Boa tarde. Vc tem material suficiente para escrever um livro com todos os temas de seus vídeos. Pense nessa possibilidade. Existem editoras independentes que fazem todo o processo. Muito bom seu canal.
Obrigado pela aula professor - bora comentar pra engajar pessoal!
Meu marido é sueco e para o avó dele dizia que os russos são negros das Neves e que italianos são negros. E como ele era velho eu achava que era algum delírio da idade mas era um senso comum!
mais na europa do norte,italiano,espanhol e portugueses são considerados negros
@@brasilnews5984 ISSO É IMPOSSÍVEL NEGROS SÃO OS AFRICANOS MORENOS TALVEZ
EU FUI PARA A ALEMANHA COM MEUS PAIS COMO EMIGRANTES EU TINHA DOZE ANOS E TODOS OS AMIGOS DO MEU PAI QUE JÁ LÁ ESTAVAM A ALGUNS ANOS ASSIM COMO O MEU PAIZINHO NÃO ME CONHECIAM PENSAVAM QUE EU ERA ALEMÃ LOIRA DE OLHOS VERDES E PELE MUITO BRANCA ASSIM COMO O MEU PAI. JÁ A MINHA MÃE É MORENA DE CABELO ENCARACOLADO 😮😮😮😮😮😊😊😊😊
ANTIGAMENTE AQUI NO RS EXISTIA PLACAS NA ENTRADA DOS BAILES DIZENDO SER PROIBIDO ENTRADA DE "PESSOAS DE COR". INFELIZMENTE 😮😢😢😢😢😢😢😢😢
Esta é uma informação importante
Diria que antigamente não existia racismo, na Roma Antiga e na Grécia Antiga existiam muitos africanos , em livro algum de História vi referências ao racismo. Aida no Egito antigo era uma escrava acho que vida da Etiópia e tornou-se rainha!
Também me parece que muitas pessoas associam a escravatura ao racismo mas escravatura existiu desde a Antiguidade, a escravatura acabou por desaparecer tnão só pelos valores do Humanismo mas sobretudo devido ao desenvolvimento científico, nomeadamente com a criação da máquina a vapor , a tecnologia veio permitir que se pudesse dispensar a mão de obra escrava.
É sério isso? Um horror. Mal sabem eles que possivelmente têm em suas ancestralidades devem ter todo tipo de "etnia".
@@HistoriadaAfrica infelizmente eram placas alossadas com o brasão do estado. Deveriam hoje de estar em um museu para lembrarem dos horrores e as injustiças que este povo passou.
Nem todos @@anamargolis5766
Que aula!!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Grande vídeo, professor. Muito sucesso nessa jornada!!
Muito obrigado
Seus temas são sempre essenciais.
Gratidão. Uma honra
Ele poderia cria um Insta 😢
Prifessor a tempos viinha ne perguntado quando começou isso de raça e vc me deu a resposta sensacional esse vídeo
Incríveis seus vídeos, professor.👏🏽👏🏽👏🏽
Gratidão!🙏🏽
Eu que agradeço
Uma verdadeira aula de história ❤
O caçador de Histórias é um longo caminho histórico.
Adorei a explicação do conteúdo. Muito me interessa essa matéria. Preciso aprender sobre o assunto, para desconstruir o preconceito em mim. Muito obrigado. Maravilhoso.
Descobri hoje esse canal e achei incrível. Já assinei!
Boa Noite, fui saber de sua perda agora, meus pêsames Prof. Flávio!
Apesar de estarmos distantes fico muito triste.
Como sempre, conteúdo impecável!
Muito obrigado!
Obrigado por sua aula professor 👍🏼
Bons estudos!
UMA INDICAÇÃO DE VÍDEO:
Poderia fazer um vídeo sobre o processo histórico do Pan-Africanismo e da ideologia da união dos povos africanos em contraponto a dominação europeia? Vi alguns vídeos, podcasts, livros etc. contando acerca desse processo, porém nem tanto aprofundado. Adoraria me aprofundar acerca disso.
Muito obrigado pela aula, professor.
Eu que agradeço
Mais uma magnífica aula, obrigado professor, sempre assertivo no tema
Nós que agradecemos!
Excelente aula, há todo um arcabouço histórico-cultural que precisa ser desconstruído. No hemisfério norte não seria considerado "branco", provavelmente me associariam aos "Mouros". Antes de tudo me sinto brasileiro e ser brasileiro é ser plural.🙂🙂🙂
Excelente trabalho, professor! Continue firme!
Muito obrigado. Estamos na luta para continuar!
Que qualidade excelente de conteúdo, me inscrevi e vou maratonar esse canal! Parabéns e sucesso!
Sensacional professor, adoro teu conteúdo, tenho aprendido muito!
Ótimo canal, muito esclarecedor! Gratidão!
Gratidão
Bem… minha opinião, após ler série de comentários mimizentos cheio de rancor, para esses, não vou mandar T N C pois vai ver, já estão acostumados e eu não tenho nada a ver com o cool de terceiros.
Sobre o áudio, simplesmente fantástico. Mestre, virei seu fã e não quero mais perder suas aulas. Muito obrigado por mais esse ensinamento.
Professor, meus sentimentos pelo seu filho, e me permita fazer um pedido, de um exemplo de pessoas nascidas na Europa que não eram consideradas brancas.
Deus o console meu amigo!
Agradeço pelo conteúdo, sempre quis saber de onde vem tanto racismo
Outra aula magnífica, mestre. 👏🏼
Muito obrigado
Parabéns Professor! Excelente aula!!!!!
Muito obrigado
Tema original! Ótima pesquisa . Parabéns
Gratidão, Obrigado
Mais um excelente vídeo professor!!
Quando nasce um animal branco, leões, ursos, gorilas e etc...eles o chamam de raro, dando a entender que essa pigmentação aconteceu depois da pigmentação que estamos acostumados na ver. Por que quando se refere a nós humanos, eles dizem que a cor Branca veio primeiro? Se ela veio depois até na natureza!? Eu vejo Adão e Eva com pele escura.
A Cor Branca é de Fato rara,e o Homem Branco Ocidental é o Prometeu da Humanidade.
E por aí vai o pensamento...
Putz. Adão e Eva.
Adão e eva é ficção, nunca exitiram, concordo que a cor preta surgiu primeiro entre os humanos
Pele branca é uma coisa, albinismo é outra
Perfeito. Agradeço demais pela aula. Sempre acompanho seus vídeos e o conteúdo apresentado é de uma riqueza impar!
TMJ, professor!
Muito boa aula.
Excelente reportagem Professor!!
Muitíssimo obrigado
Obrigado pela aula professor!
Bons estudos!
Grande aula professor
Não importa quem veio primeiro somos todos seres humanos com uma variação incrível de cores... O racismo e o sentimento de superioridade que tem que ser estudado e SUPERADO.
Claro que sim,um humano maquiavélico decidiu que por ser branco era melhor e o resto dos humanos sem noção foram atrás, criando esta imensa lacuna na história da humanidade.
Muitíssimo interessante! Não fazia ideia
Que bom que gostou
Boa tarde professor e historiador Flávio Muniz !
Gostaria de saber se o senhor é o ex pastor e cantor gospel Cleber Lucas ?
Isto é com o seu nome verdadeiro e não o artístico ? 🙂
Mais uma ótima aula de história !
Gratidão
Excelente esse video. Parabéns. Muito esclarecedor.
Muito obrigado
Obrigado gosto muito de saber mais!
Eu que agradeço
Parabéns! Excelente trabalho!
Obrigado
Conteúdo sensacional, muito obrigado pela dedicação!
Eu que agradeço
Essa variedade de cores de pele nos humanos é o que torna a vida mais interessante aqui na Terra. A humanidade descende dos três filhos de Noé, Sem, Cã e Jafé. Lembremos que eles tinham esposas, uma delas talvez sendo branca loura, outra uma bela negra, a outra com traços orientais. Quem sabe Eva tenha sido uma bela negra que deixou Adão estupefato de emoção!!!! Sim, o Grandioso Criador presenteou os humanos com essa bela capacidade do DNA trazer à existência tanta diversidade de aparência!!!
Essas diferenças em seres humanos, só apareceram depois da confusão das línguas.
@@Ex_Spec definitivamente as Escrituras não dizem isso. É muito mais lógico acreditar que faz parte dos planos do Grande Projetista para uma bela raça humana.
Valeu, meu querido.
Amei o vídeo
Continuo te seguindo Grande Mestre
Muito obrigado
Conteúdo ímpar. Sou fã do trabalho do professor!
Que honra!
Seu trabalho é incrível. Me faltam palavras para descrever o que sinto depois de assistir seus vídeos. Ual!! Que trabalho. Que maestria em explicar de forma que alcance as pessoas um assunto tão complexo. Aprendi muito com seu canal. Muito obrigada
Gratidão demais.
Conhecí há poucos dias este canal e já gostei desde os primeiros minutos do 1° vídeo que assistí.
Parabéns!
Muito obrigado 😃. Não deixe de se inscrevr no canal é muito importante para que alcancemos mais pessoas!
Perfeito!!!
Gratidão
Vamos lá!!👏😎
Gratidão
É tão evidente que o conceito de raça não é algo concreto e imutável que você pode ser loiro e de olhos claros,mas sendo brasileiro não será considerado branco nos EUA e Europa. Isso fica muito evidente naquela agressão,feita por uma portuguesa a uma brasileira, onde a portuguesa grita e bate no peito que ela é representante legítima da raça portuguesa (seja lá o que isso signifique).
o portugueses colonizaram os brasileiros e continuam a matrata-los e trata-los como escória até hoje
Ótima aula professor.
Bom domingo, prq todos ,😊👏
Que horário que passa a aula? Fica gravada? Abraço daqui de Curitiba!
Muito interessante 👍🏻🙌🏻
Aqui no Brasil, se a polícia passar e forem negro como eu já é considerado como bandido essa é a verdade
Se numa confusão dois homens um negro e um branco fugirem , o polícia instintivamente persegue o negro e esquece o branco. Isto pode ser compravado, os sociólogos cientistas encenam uma confusão para testarem e é sempre assim o polícia vai sempre atrás do negro.
Muito bom este canal!!
Saudações a todos!
Ótimo conteúdo professor, obrigada ☺️🙌🏽
Adorei conhecer esse canal, ótimo trabalho vc faz aq no you tube, simplesmente amei
Aulas!!👏🏼👏🏼👏🏼✊🏼👊🏼🤘🏼❤💚🤍🖤
Grazie! Obrigada
Se vc pegar um português, um lituano e um germânico, os três são brancos. Porém eles não tem nada em comum: cultura, altura, feições, idioma. A ideia de grupo branco é apenas uma concepção, assim como na África: um nigeriano não tem nada a ver com um moçambicano, que por sua vez tem pouquíssima proximidade a um Namíbio.
Podemos ir mais longe: as línguas afroasiáticas possuem uma geografia vasta, e hoje sabemos que o idioma fez muito mais aproximação entre povos do que a cor da pele.
O erro dos antigos foi achar que dá pra classificar os brancos como um grupo parecido mesmo não tendo nada em comum, além da cor da pele. Só que isso foi feito de maneira eugenista: classificaram culturas como superiores e inferiores, daí pra baixo já era.
Exatamente. Mas o conceito de raça na espécie humana não leva em conta só a cor da pele. Raça é um conceito biológico. Ele leva em conta uma série de características consistentes, e o que existe de fato são "grupos raciais", mais ou menos como ocorre entre os cães. Dentro de cada grupo racial vc destacaria raças específicas, ou seja, dentro de cada grande grupo racial, existiriam verdadeiramente grupos menores que seriam as "raças" propriamente. Claro, mesmo existindo biologicamente isso na espécie humana, é um tanto constrangedor e desconcertante ter que lidar com isso. Essa é a razão da "negação" por parte de muitos, alguns até cientistas, simplesmente para não ter que lidar com uma questão tão espinhosa envolvendo nossa espécie. Mas o fato é o fato, e ele existe independente de querermos, aceitarmos ou não. Uma outra coisa. Como o grau de miscigenação interracial na espécie humana é muito alto, nossa espécie na verdade, sob alguns aspectos, fazendo novamente a comparação com os cães, é como se fosse o cachorro vira-latas, mas mesmo assim podem-se distinguir "vários tipos" ou "grupos" de vira-latas que se assemelham entre si por características específicas. Com a miscigenação, num futuro não muito distante é possível que as atuais diferenças raciais tendam a diminuir muito até quase desaparecer. As raças surgiram num contexto de isolamento geográfico, onde era raro a troca de genes entre populações diferentes. Antes do século 16, praticamente cada grupo racial vivia isolado dos demais em áreas geográficas distintas. Modernamente o intercambio de pessoas para todas as partes faz aumentar a miscigenação, que tenderá a tornar a espécie humana cada vez mais homogênea no futuro.
@@CarlosPereiradaSilva-ok1iv em termos práticos a raça humana já é homogênea, indivíduos dessa espécie tem pouca diferença se comparado as diferenças das outras espécies
@@marinhoizaias Gostaria de poder concordar com Vc. Mas não. Ela não é homogênea. É clara a diferença fenotípica entre um aborigene australiano e um esquimó, por exemplo. Não se pode dizer que é homogênea se é possível identificar claramente essas diferenças fenotípicas apenas pelo visual. E as diferenças são totalmente consistentes, ou seja, independente de cada indivíduo, os membros de uma mesma raça têm uma grande semelhança fenotípica que é bastante consistente para que sejam classificados, sim, como raças. Mas numa coisa Vc tem razão. O homo sapiens praticamente não tem diferença na questão de capacidade cerebral. Todas as raças são capazes igualmente das mesmas coisas, e, a cultura, que é uma coisa única da espécie humana, faz com que qualquer conhecimento que tenha sido desenvolvido por uma cultura ou raça particular, devido a essa capacidade, possa ser compartilhada com membros de qualquer outra raça ou cultura. A homogeneidade a que me referi seria apenas de fenótipo mesmo. Há uma tendencia a, com a miscigenação, as diferenças raciais atuais irem se diluindo com o passar dos séculos. Quem sabe num futuro distante tenhamos realmente uma única espécie e uma única raça. As diferenças raciais nos seres humanos, assim como em qualquer outra espécie, são provocadas basicamente por isolamento reprodutivo. Na espécie humana esse isolamento devia-se a um isolamento geográfico que perdurava por muitos milênios, o qual já não existe mais hoje em dia.
Top!!!
O que a religião tem com tudo isso a distinção??
Muito bom professor...
Bons estudos!
Excelente conteúdo.
Agradecemos
Excelente vídeo como sempre
obrigado professo eu aprendi nesta aula mais do que os 3 anos no ensino médio com o professo de antropologia que só falava de politica, era um saco, vejo que o senhor tem domínio do assunto