Como reparar Burgman injetada 125, que carrega pouco a bat. Reparo passo a passo. Leia descrição.
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- No dia 26 de agosto de 2021, fomos resgatar uma Burgman 125 injetada onde o cliente usou no dia anterior, dando partida no pedal e no dia seguinte, ficou na rua, a scooter parou de funcionar.
Coincidentemente, a bateria abriu internamente, ou seja em aberto temos os 12 volts, mas ao puxar carga cai a zero volts.
Primeiro teste: Testar o sistema de carga, com uma bateria bem carregada, para não ter um diagnóstico errado, achando que esta deficiente, mas na verdade não esta. (veja o vídeo). Medimos 13,49 volts mesmo acelerando.
Segundo teste: Medir na saída do regulador, para isolar o defeito, que poderia ser uma queda de tensão entre o positivo do regulador retificador e o positivo da bateria ou uma queda de tensão entre o negativo do regulador retificador e o polo negativo da bateria (veja o vídeo) a medição deu igual tanto na bateria como na saída do regulador.
Terceiro teste: Como vimos nos testes anteriores, vamos testar a voltagem na saída do estator, usando o multímetro na escala Vac (volts alternado), como se trata de um sistema trifásico em estrela onde temos o início do enrolamento das três fases soldadas (em curto) se fosse triângulo teríamos o início do enrolamento A ligado ao final do enrolamento C, o final do enrolamento A ligado ao início do enrolamento de B, o final do enrolamento de B ligado ao início do enrolamento de C. Em ambos os casos teríamos que ter voltagem quase iguais entre as três saídas medida duas a duas, veja o vídeo, temos 19 Vac, 20 Vac e 7 Vac, então podemos concluir que tem algo errado com o estator.
Quarto teste: Tanto no sistema bifásico, como no trifásico, temos que ter uma isolação de pelo menos alguns Mega ohms entre as saídas do estator e a carcaça do motor, se tivermos algo baixo, o estator esta com defeito ou vai dar defeito, no caso deu uma resistência baixa, veja no vídeo.
Observação: Procure medir na saída do estator, para excluir problemas tipo curto entre terra e uma das saídas do estator devido algum problema no chicote principal do scooter.
O cliente aprovou o orçamento, veja no vídeo o estado do estator, o seu isolamento esta deficiente e com a isolação soltando, isso provocou um curto com o terra e uma das fases teve o seu enrolamento derretido.
Observação: Tive de limpar toda a isolação velha, para isolar novamente com massa plastica diluída com resina de poliéster, antigamente não sabia como diluir a massa plastica, ficava um grande problema era difícil ter que ficar lixando para deixar uma camada homogênea de isolação, mas um amigo falou para eu usar resina de poliéster e essa foi a minha salvação, agora eu aplico a massa plastica diluída em pequenas porções, pois, com o catalisador temos um endurecimento rápido do mesmo. Procuro usar o soprador de ar quente como uma estufa, aquecendo o corpo do estator, a mais de 40 graus Celsius com este procedimento a massa plastica ao tocar no estator ela se fica parecendo água para em seguida ficar consistente, por isso a isolação deve ser feita aos poucos e sem excesso, pois, se ficar grosso, não vai sobrar espaço para o enrolamento de fio de cobre.
Continuando, podemos ver no vídeo que ficou ótimo o sistema de carga com 14,60 volts na marcha lenta, com o farol ligado e freio acionado. Observação: a lampada original é de 35/35 watts no farol e este scooter estava com farol de led que consome muito menos por volta de 9 watts. A lampada do freio é de 21 watts.
Estou meio preocupado com esta isolação em estatores de moto injetada da SUZUKI, nesta Burgman e na GSR 150 injetada, a isolação estava se soltando e na GSR 150 i a bomba de óleo travou e quebrou a engrenagem de plastico da bomba de óleo. Não sei dizer se esta se soltando devido a fina camada ou se tem algo mais serio que isso.
Se você mecânico ou dono destas motos acima descritas que tiveram problemas parecidos contribuam com o seu comentário, se tiver bastante problemas deste tipo, poderíamos dar um feedback para a Suzuki a respeito disso.
• GSR 150i com ruído no ... vídeo da GSR 150i com o isolamento do estator saindo.
Vídeo excelente...
Já consegui achar o defeito da motinha da minha mãe...
Vou desmontar e depois escrevo sobre o resultado..
Obrigado mermão...👏👏👏
Fico no aguardo. Abraços.
Desmontei ...e o estator esta muito danificado...
Tomei a iniciativa de fazer apos inúmeras vezes socorrer minha mãe na rua porque a moto tinha parado... toda vez gastava com socorro , trocava peças, e nunca resolveu...
Inclusive, manutenção feita só em autorizada Suzuki hein... pena que não da para posta as fotos do estator...
Assim que chegar a peça nova, montar, testar e volto para relatar.
Meus agradecimentos ao Edson pelo conteúdo... obrigado.
Manda para o meu celular via WhatsApp 11 972045484. Abraços.
me ajudou muito!
Fiz a sequencia de testes e quando cheguei no estator, vi que o fio estava estourado.
O mecanico já queria trocar estator e regulador de tensão, eu nao deixei.
Agora fiz gambiarra, voltou a carregar a bateria e preciso trocar o chicote...
Burg 2007, fiação ta cansada
Troca só o pedaço ruim, mas se o problema não for grana, troca o chicote.
Abraços e obrigado pelo seu comentário. Se der se inscreve e de um gostei, ajuda muito aqui no TH-cam.
Veja como refizemos na lead o chicote.
Lead ano 2010, não dá erro no self test e não pega. Sai faísca na vela, pressão da bomba ok.
link: th-cam.com/video/z1oCaOUae9Q/w-d-xo.html
Resgate da lead na casa do cliente, o pai informou que o ex dono fez revisão na Honda, antes do filho dele comprar. Chegou na semana passado, mas só hoje 22 de junho de 2020, podemos pegar firme e debulhar o defeito, com o esquema elétrico.
Observação: scooter novo, com pouco uso, só com 13000 km.
Sintomas:
1) lead gera faísca, tem pressão na bomba, não dá erro no teste de injeção feito sempre que se liga a chave.
2) limpei o bico, pois, as vezes injetava alguma coisa, pensei ser algum entupimento ,por filtro dentro do tanque danificado ou coisa parecida. Tudo perfeito.
3) com o esquema na mão e sabendo de erro de projeto da lead, no que tange a fiação elétrica do motor ao quadro da moto, sempre que pegamos alguma lead, é constatado alguma quebra da fiação.
Como o self test, não acusava defeito de erro 12, pensei em forçar o defeito, retirando o conector elétrico do bico de injeção, para constatar erro 12 no painel, realmente acusou o referido erro.
4) resumo da estória por enquanto:
Tem faísca, com isso eliminamos: sensor de queda, circuito do pulsador rele principal.
Sem dar erro 12, podemos pensar que o circuito de alimentação do bico esta OK. Mas pela nossa experiencia passada resolvi medir os fios do bico, o rosa com listra azul apresentava uma resistência muito esquisita, nem circuito aberto e nem continuidade de zero ohms.
Achando algo estranho, mexi no chicote onde sempre quebra, e realmente a resistência do fio em questão mudou.
5) Abri o chicote e realmente o defeito estranho era causado por uma solda que se soltou e dava este defeito estranho de resistência do fio.
6) Refiz a cabeação quebrada e outros cabos que estavam a caminho de dar defeito. Com conduíte de construção para não termos problemas futuros e poder dar garantia no serviço, ficou como mostra o vídeo.
Observação: Qual o motivo do self test não acusar o defeito??? Acho que a entrada da ecm para o referido (pino 16 da ecm) tem uma resistência de entrada tão alta que não sentiu os 370 k ohms da emenda com defeito. Assim pessoal mesmo que o self test não pegue podemos sim ter defeito nos sensores e atuadores.
Abraços e obrigado por assistir o vídeo.
Consegui resolver o problema da minha moto através desse vídeo.parabens
Que noticia boa, a idéia é essa mesma, passar o dia a dia da oficina para ajudar na prática com procedimento que resolveu o problema do cliente. Abraços e obrigado pelo seu comentário.
Ótimo vídeo, eu não sabia que dava para recuperar a blindagem dos estatores . Ótima idéia tenho uns 3 aqui que fecharam curto e derreteram vou testar aqui e rebobinar . Muito obrigado pela dica , que Deus o abençoe.!
Depois eu mando outro vídeo, que fala sobre este negócio de diluir a massa plástica. Abraços e obrigado pelo seu comentário.
@@edsontadashiyamashita3262 tamo junto meu caro , parabéns!
th-cam.com/video/Fke68GGs_8s/w-d-xo.html massa plástica, como diluir. Abraços.
Muito bom,vc mexe com todos tipos de moto admiro muito vc 👏🏻!semana passada peguei uma Suzuki Inazuma mas não consegui resolver o problema fico chateado quando pego uma moto que não consigo desenrolar! Aprendo muito com vc e o grande Ivan!
E aí conseguiu bom manual de serviço desta Inazuma, qual era o defeito?? Abraços e obrigado pelo seu comentário.
Não consegui o manual não! parece que tudo desta moto e difícil ! nunca tinha nem visto uma dessa!O defeito dela quando ia andando ela dava uma cortada na faísca aí eu desmontei a rabeta é quado eu mechia na fiação perto da central elaacionava desacionava bomba e também o relé que fica na lateral , achei que era fio quebrado mas olhei e não tinha nenhum!
@@JoseHenrique-ke6ob Tá muito rodada? será que pode ser o chicote junto da coluna de direção que tem algum fio trincado? Mediu com multímetro a chave de contato, pode estar com mau contato, aquela graxa de fabrica que serve para não gastar os contatos, com tempo fica dura e acaba isolando os contatos. Pode ser que alguém tenha colocado algo que tenha feito o conector fêmea ficar arregaçado e as vezes dá mau contato. Esta moto tem alarme, pegamos uma titan 150, onde o cliente tirou a alimentação do alarme positron, mas acho não religou o fio do pulsador, como o relé é normalmente fechado ( ou seja sem alimentação ele fica fechado)o contato do fio cinza com listra azul somente na terceira marcha a uma certa rotação a moto dava uma falhada. foi religar o fio do pulsador que voltou ao normal.
Esta cortada na faísca é do tipo que a molecada faz, fica dando estouro no escape?? Perguntou para o cliente como começou o defeito, tipo quando a moto esta bem quente, ela morre e depois de esfriar um pouco volta a funcionar. Esta falha na faísca não tem nada a ver com a temperatura do motor, quente ou frio da do mesmo jeito. Vou procurar o manual. Abraços .
www.manualslib.com/download/815691/Suzuki-Gw250.html manual em ingles. www.manualslib.com/download/815691/Suzuki-Gw250.htmlou baixar e dar uma olhada é de graça.
@@edsontadashiyamashita3262 agradeço muito pela sua ajuda muito obrigado boa noite meu amigo Edson👍🏻
Quais os sintomas de estator ruim ?
Primeiro não carrega a bateria, mas faça o teste com uma bateria carregadinha, se colocar uma bateria meio descarregada, não vai chegar a mais de 14 volts e você vai achar que é o sistema de carga da moto e pode não ser. Qual a moto, para achar o manual de serviço especifico.
Tem multímetro para fazer testes? Preciso da moto para passar o procedimento. e as hipóteses, se é estator de onda completa, se é de bifásico, trifásico, trifásico estrela, trifásico estrela. Aguardo resposta.
Oi Edson, excelente video! Me dê uma ajuda por favor. Estou com um problema no volante magneto, essa peça onde vai o estator, estou com dificuldades de acha-la para burgman 125i. Tem outra moto que possa ser compativel com ela???
Sofreu um acidente? Ou não conseguiu sacar o volante e destruiu o mesmo?
Vou passar o telefone celular do nosso fornecedor de peças usadas com procedência, entre em contato com ele nome da loja Barney Moto Peças whatsapp 11 97612-7306. Novo deve ser muito caro, usado deve estar mais em conta. Abraços.
@@edsontadashiyamashita3262 história complicada. Tinha uma arruela de pressão dentro do volante, aí já viu, com o movimento dentro empenou o imã. Como foi parar lá? Não sei. Pode ter sido quando o mecânico refez o motor e deixou cair lá dentro. Pq começou a apresentar falha no carregamento da bateria, pós o conserto. Te agradeço pela atenção. Mas não tem de nenhuma outra moto que possa ser compatível?
@@thiagoandrey9054 Nunca prestei atenção neste detalhe. Manda uma foto no meu whatssapp 11 972045484 vai que olhando dá para reconhecer se é parecido a alguma outra moto. Abraços.
Comprei um retificador e a minha não funciona com ele só com antigo q tava
Puxa vida, qual a marca do regulador que você comprou? Qual o motivo de comprar um novo, o velho não funcionava direito, estava com fuga, carregava acima de 15 volts a bateria? Passa mais detalhes, tem multímetro para testar a parte elétrica?
Abraços e obrigado por assistir o vídeo. Responda para eu levantar algumas hipóteses.
Tô com uma moto dessa na oficina tava dando continuidade nos fios fase com aterramento comparando os estatores cheguei a conclusão que é o mesmo da yes intruder stx200 só muda o sensor CKP coloquei o CKP original da burgmam no lugar perfeito só alegria serviu de aprendizado pra mim vc é 10 se puder me passar seu Whatsapp pra agente trocar experiências eu agradeço show
O seu estator da Burgman injetada estava com a isolação desmanchando? Pegamos uma GSR 150 i onde a isolação desmanchou, entrou na bomba de óleo e travou a mesma, quebrou alguns dentes da engrenagem plástica, parece ser algum problema de lote de estatores. Meu celular 11 972045484. Abraços e obrigado.
@@edsontadashiyamashita3262 ok vou chamar no zap, isso mesmo deslanchou o isolamento coloquei gerou 17volts coloquei o retificador da Lead 110 pra teste é gerou normal os 14 na lemta vou esperar chegar o retificador dela abraços
QUE BOM QUE RESOLVEU. ABRAÇOS.
@@edsontadashiyamashita3262 tudo certo Já coloquei retificador original da burgmam gerando certinho 14.30 na lemta com farol ligado
@@felipemotos2152 Que bom que deu tudo certo. Abraços.
legal
Obrigado pelo seu comentário e abraços.
Minha moto da suzuki burgman 125 injetada ano 2012 ela esta encharcado muito gasolina ate fumaça sabe me disse qual a peça esta com defeito nome da peça mecânico disse que ela esta encharcada muita gasolina mas não souber dize o nome da peça
Não consegui nas vezes que eu procurei, o manual de serviço. Pode ser o bico, não esta estanqueando ou seja não veda, sensor temperatura do motor , se a ecm devido ao sensor de temperatura ler que o motor esta frio, ele injeta mais combustível como se fosse um afogador puxado que o piloto esqueceu de desligar. Sem manual de serviço é fogo. Desculpe não tenho muita ou nenhuma experiência nesta Burgman 125 injetada. Se conseguir achar o manual de serviço, aí podemos analisar.
Não existe manual de serviço da injetada. Infelizmente!
Usa-se o da carburada e para o sistema de injeção usa-se de outra moto suzuki q não me recordo agora.
Pode ser que o bico injetor esteja ruim. Se for isso pode chorar pq ele é uma das peças mais caras da moto (e difícil de encontrar)!
Boa noite Edson , tem oficina em que cidade ?
Atibaia são Paulo. Se quiser conhecer a loja, digite Motoyama de Atibaia no Google. Meu celular 11972045484 da loja 11 44125000 abraços.