Parei agora pra entender o básico de estatística de uma vez por todas e esses vídeos são maravilhosos! O ensino calmo e passo a passo não deixam dúvidas! Parabéns e continue trazendo esse conteúdo por aqui!
Fernanda, seu trabalho é incrível. Você não faz ideia de como sua didática e a montagem dos conteúdos contribuem para o aprendizado. Espero que prossiga com esse trabalho! Obrigado, inscrito desde 2020!
Desde o mestrado que assisto seus vídeos, Fernanda! São muito objetivos e esclarecedores, seja para quem já sabe de R e precisa revisar ou para quem ainda está aprendendo! Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Fernanda, parabéns pelo canal e didática. Estou me aventurando no R. Gostaria de comparar o registro de um dado em um sistema de informação entre as 5 regiões do país. Penso que seria uma anova de uma via. Mas não sei como montar a tabela no excel para carregar no R, sendo que os grupos tem números de municípios diferentes (EX: GO possui 50 registros; NE possui 120....). Poderia me ajudar?
Professora, eu me achei muito burra na aula de mestrado porque não entendi nada, mas percebi que o professor que explica muita mal mesmo. Com os seus vídeos entendi tudinho, obrigada
Oi Fernanda! Voce saberia dizer como posso fazer anova com dados não balanceado (n desiguais nos grupos). Tenho procurando, mas to com dificuldade. Agradeço desde já!!
Oi Fernanda! Que espetáculos das tuas aulas! Estou aproveitando para aprender muito com você! Uma sugestão para a parte da instalação e loading dos packages é a utilzação do package "pacman". Ele já carrega os pacotes e quando o pacote não está instalado, ele instala e carrega logo em seguida. if(!require(pacman)) { install.packages("pacman") } else { pacman::p_load("tidyverse", "outro_pacote", "mais_outro", "etc") } Parabéns pelos vídeos!
Magina! Espero que a dica te seja útil! E está sendo uma oportunidade de revisar alguns conceitos e aprender outros! Muito obrigado por compartilhar este conhecimento!
EXCELENTE VÍDEO. SHOW DEMAIS, GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO A EXPORTAÇÃO DE UM GRAFICO SEA BOXPLOT OU HISTOGRAMA, NUMA QUALIDADE BOA JPEG OU TIF OU AFINS
Olá Fernanda, primeiramente gostaria de parabenizar pela explicação em seu vídeo. Sou aluna de doutorado e gostaria de tirar uma dúvida. Estou avaliando dados de produtividade de 30 plantas contidas em uma mesma área, durante o período de três anos. Você acha que posso aplicar esse método de anova de uma via ? Posteriormente a isso seria feito uma análise geoestatística para avaliar a variabilidade espacial desse atributo nos três anos amostrados.
Oi, Stephany, depende de quais são suas variáveis independentes, se são de medidas repetidas ou não, se tem mais de dois grupos ou não... Recomendo esse vídeo no qual eu explico como decidir o teste adequado: th-cam.com/users/liveEtV3_3aN884?feature=share
Fernanda, boa tarde! Parabéns pelos vídeos! São excelentes! Poderia me dizer o que significa no teste "PostHocTest" os indices "lwr" e "upr"? como posso interpretar? seriam "lower" e "upper" r respectivamente? Neste caso... quem tem maior "upr" tem maior "representatividade" no fenômeno estudado?
Oi, Moisés. Eles indicam lower e upper sim, mas isso significa que indicam os limites inferior e superior do intervalo de confiança. O que podemos interpretar é se o zero está incluído nesse intervalo. Se estiver, não podemos dizer que a diferença entre os dois grupos é estatisticamente diferente de zero.
Bom dia, Fernanda! Fazendo uma correção dobre o operador de pipe "%>%", ele não necessita do dplyr, mas sim do magritt! Ele está no dlyr como uma dependência! ;-)
Olá Fernanda! Primeiramente parabéns pelas aulas, ajudam demais! Estou com um problema no R, estou usando o comando identify_outliers para identificar outliers e tenho um banco de dados bem grande, (tanto linhas, como colunas) sendo obtidos mais de 20 outliers e mais colunas, ai não aparece no console todos outliers e as colunas ïs.outlier" e ïs. extreme". Gostaria que aparecesse, tem como?
@@FernandaPeres obrigada pelo retorno. Da forma que vc citou acima não deu certo. Mas deu certo fazendo x= dados %>% group_by(Grupo) %>% identify_outliers(BC) Coloquei suas variáveis para ficar mais didático rsrs ☺
parabéns pelo trabalho Fernanda, ajuda muita. Estou tendo problema com dois pacotes ("car") e ("rstatix"), se alguem souber a solução: Erro: package or namespace load failed for ‘rstatix’ in loadNamespace(j
@Fernanda Peres, tudo bem? É possível testar a normalidade de dados não numéricos? No meu caso são dados ordinais (baixo, médio, alto) e (início, meio, fim). Há uma função chamada "as.numeric" mas não sei usá-la pode influenciar no resultado. No caso de alguns grupos possuirem distribuição normal e outros não, já posso partir para os testes não paramétricos? Mais uma vez obrigado!
Oi! Não, não é possível testar normalidade em dados não numéricos. Como eles são categóricos, eles nunca terão distribuição normal. Com dados como os você descreveu (ordinais), você deve fazer testes não-paramétricos, e explicar para o R que são dados ordinais e qual a ordem. Eu tenho um vídeo que chama "codificando variáveis categóricas no R" que explica como fazer isso.
Oi Fernanda, mais uma vez muito obrigado pelo seu trabalho. Tentei rodar o byf.shapiro(LN ~ Classe_agronomica, dados), mas o R me retorna o erro: Error in shapiro.test(resp[as.numeric(fact) == i]) : sample size must be between 3 and 5000. Mas acontece que meus dados não chegam a 500 amostras, sabe como me ajudar, já agradeço adiantado.
@@FernandaPeres Nossa, você é porreta mesmo hein!? Valeu mesmo, eu tinha entendido errado, achei que era o número de amostras total que deveria estar nesse intervalo, mas é o número de amostras de cada grupo né? Muito obrigado de novo.
Cheio de comentário meu.. kkkkkkkkkkk... virei sua fã.. rsrs... mais uma dúvida. O que fazer se meus dados quebram as premissas da anova? Estou comparando vazões em períodos secos e chuvosos e quebram a premissa de normalidade e homocedasticidade. O que eu faço?
Existe um teste não paramétrico (que não tem os pressupostos de normalidade e homogeneidade) correspondente à ANOVA de uma via, o teste de Kruskal-Wallis. Tenho vídeo ensinando!
Olá Fernanda, estou acompanhando esse curso MARAVILHOSO, visto que percebi que não estava sabendo NADA de estatística na prática, e está me ajudando muito! Eu queria perguntar se seria correto eu descartar os outliers da amostra para seguir a análise ANOVA ou isso seria problemático?
@@matheuscampos1522 Oi, Matheus, obrigada! É bem problemático descartar outliers. Eu diria que se passou no pressuposto de normalidade, segue com a ANOVA. Se não, faz um teste não-paramétrico. A ausência de outliers ser um pressuposto para a ANOVA não é um consenso (alguns livros da área não incluem essa exigência).
Ótima aula Fernanda!! Tenho acompanhado a playlist de estatística no R e o material e sua didática são excelentes!! Uma dúvida: Utilizei o seu banco de dados e consegui realizar todos os testes que você apresentou, porém, ao utilizar o meu banco de dados, nos testes de homogeneidade e normalidade o R não identificou algumas variáveis... Reparei que os nomes das suas variáveis nunca possuem números (nem no meio e nem no início do nome), poderia ser esse o motivo? Muito obrigado!
Pode ser... No começo, se não me engano, ele não permite. Mas possível que seja uma questão da variável não estar como fator. Verifica se ele identificou as variáveis categóricas como fator mesmo. Se não, converte em fator (eu ensino em umas aulas mais para trás, e também dá pra achar rapidinho no Google).
@@FernandaPeres Testei sem os números no nome e funcionou. Sobre transformar em fator, vou conferir depois se resolve a questão com as outras variáveis. Muito obrigado pela resposta!
Muito obrigada! Uma pergunta: para fazermos uma ANOVA, necessariamente temos de ter uma variável explicando a outra? No meu caso, eu só queria saber se dois grupos são diferentes entre si, não necessariamente uma relação de causa/efeito, que eu verei por um modelo depois
@@FernandaPeres no meu caso, A~B é meio que igual B~A, só me interessa mesmo ver se sao diferentes nesse primeiro momento, entao posso dizer usar a Anova para isso? Depois sim eu pretendo rodar.um modelo em que A~B, mas, por enquanto, só queria ver se os grupos diferem entre.si
No caso da ANOVA você usa os valores obtidos apenas no pós-intervenção ou seria mais robusto usar os valores da diferença do (pós-intervenção - pré-intervenção)?
Importante usar pré e pós, se é uma análise de medidas repetidas. Mas, não usando o valor da diferença, e sim usando ambos os valores numa análise de medidas repetidas (por exemplo, ANOVA de medidas repetidas).
Parabéns pelas aulas sobre R! Que logo venham as aulas sobre estatística não-paramétrica no R! Mas entendo que antes é melhor falar sobre os testes paramétricos
Tem bibliografia, sim. São termos que são usados nos livros de estatística. O livro do Andy Field (Descobrindo a estatística usando o SPSS) fala sobre isso. Dei uma olhada nesse artigo e parece explicar bem também: Statistical notes for clinical researchers: post-hoc multiple comparisons Mas tem bastante literatura, dá pra achar procurando no Google.
Acho que o problema está nas letras maiúsculas e minúsculas. Tem que escrever o nome do pacote exatamente como eu escrevo no vídeo. Acho que o pacote não foi descontinuado porque eu o instalei e usei esses dias...
Olá Fernanda Peres tudo bom? Seus vídeos são muito bom. Parabéns pela didático. Eu estou tentando repetir os seus passos no R, pois estou tentando trabalhar com ele. No entanto, estou recebendo o seguinte output "Error in eval(predvars, data, env) : object 'Pressao' not found" Quando eu uso o input "> byf.shapiro(Pressao ~ Grupo, dados)" Você sabe me dizer onde está o meu erro? Agradeço desde já.
Eu explico nos primeiros vídeos da playlist como instalar pacotes de uma forma mais detalhada. Também vale a pena jogar no Google o erro, sempre tem alguém no StackOverflow com o mesmo problema ;)
Parei agora pra entender o básico de estatística de uma vez por todas e esses vídeos são maravilhosos! O ensino calmo e passo a passo não deixam dúvidas! Parabéns e continue trazendo esse conteúdo por aqui!
Fernanda, seu trabalho é incrível. Você não faz ideia de como sua didática e a montagem dos conteúdos contribuem para o aprendizado. Espero que prossiga com esse trabalho! Obrigado, inscrito desde 2020!
Fernanda, estou no mestrado e suas aulas estão me ajudando demais. MUITO OBRIGADO!!! PARABÉNS!!!!
Merece um óscar de didática, parabéns
Fernanda, que trabalho incrível e didática impecável! Me auxiliou muito nas minhas análises! Parabéns e muito sucesso para você : )
Obrigada!! ❤️
Sou psicólogo e tenho estudado os testes assistindo vários vídeos. No seu canal as explicações são muito claras e certamente ajudaram muito.
Desde o mestrado que assisto seus vídeos, Fernanda! São muito objetivos e esclarecedores, seja para quem já sabe de R e precisa revisar ou para quem ainda está aprendendo! Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Estou ansioso para ver os próximos videos (os outros testes) no ambiente R. Parabéns pelos videos, sempre claros e objetivos. :)
Excelente material. Já assisti outros vídeos também, me ajudou muito. Parabéns pelo trabalho.
Fernanda, parabéns pelo canal e didática. Estou me aventurando no R. Gostaria de comparar o registro de um dado em um sistema de informação entre as 5 regiões do país. Penso que seria uma anova de uma via. Mas não sei como montar a tabela no excel para carregar no R, sendo que os grupos tem números de municípios diferentes (EX: GO possui 50 registros; NE possui 120....). Poderia me ajudar?
Maravilha, tem um ano que tento aprender a mexer no R e vendo esse vídeo foi a primeira vez que consegui chegar até o final.
VC é perfeita nas explicações. Obigado!
Professora, eu me achei muito burra na aula de mestrado porque não entendi nada, mas percebi que o professor que explica muita mal mesmo. Com os seus vídeos entendi tudinho, obrigada
Parabéns, Fernanda! Seus vídeos são ótimos! ❤️
Fernanda, que trabalho sensacional! Parabéns pelo conteúdo!
Excelente, Fernanda! Sua didática e clareza agregam muito valor ao trabalho.
Parabéns e obrigado!
Mais um vídeo na conta, obrigado professora aula sensacional.
Boa tarde
queria saber como fazer a classificação de medias ( com os a e b) no R
obg
Parabéns pelo trabalho, e pela didática. tenho sido muito úteis os seus videos. obrigado
Não tenho palavras para agradecer! Certamente em minha tese seu nome estará nos agradecimentos!
Vídeo excepcional. Parabéns pela didática, domínio tanto do R quando das análises estatísticas.
Amando suas aulas
Muito boa explicação e material. Obrigada!
Parabéns melhor didática de todos.
Obrigada!!
Parabéns pelas aulas! Didática excelente.
Quarentena e nóix ta como? de R.
Que venha a ANOVA de dois fatores :)
Perfeito. Excelente curso!
Oi Fernanda! Voce saberia dizer como posso fazer anova com dados não balanceado (n desiguais nos grupos). Tenho procurando, mas to com dificuldade. Agradeço desde já!!
Oi Fernanda!
Que espetáculos das tuas aulas! Estou aproveitando para aprender muito com você!
Uma sugestão para a parte da instalação e loading dos packages é a utilzação do package "pacman". Ele já carrega os pacotes e quando o pacote não está instalado, ele instala e carrega logo em seguida.
if(!require(pacman)) {
install.packages("pacman")
} else {
pacman::p_load("tidyverse", "outro_pacote", "mais_outro", "etc")
}
Parabéns pelos vídeos!
Opa, obrigada pela dica, Alfredo! E que bom que os vídeos estão sendo úteis! :)
Magina! Espero que a dica te seja útil! E está sendo uma oportunidade de revisar alguns conceitos e aprender outros! Muito obrigado por compartilhar este conhecimento!
Obrigada!! Seus vídeos são os melhores!
EXCELENTE VÍDEO. SHOW DEMAIS, GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO A EXPORTAÇÃO DE UM GRAFICO SEA BOXPLOT OU HISTOGRAMA, NUMA QUALIDADE BOA JPEG OU TIF OU AFINS
Eu explico isso na playlist de ggplot2, acho que na parte 6.
Olá Fernanda, primeiramente gostaria de parabenizar pela explicação em seu vídeo. Sou aluna de doutorado e gostaria de tirar uma dúvida. Estou avaliando dados de produtividade de 30 plantas contidas em uma mesma área, durante o período de três anos. Você acha que posso aplicar esse método de anova de uma via ? Posteriormente a isso seria feito uma análise geoestatística para avaliar a variabilidade espacial desse atributo nos três anos amostrados.
Oi, Stephany, depende de quais são suas variáveis independentes, se são de medidas repetidas ou não, se tem mais de dois grupos ou não...
Recomendo esse vídeo no qual eu explico como decidir o teste adequado:
th-cam.com/users/liveEtV3_3aN884?feature=share
Fernanda, boa tarde! Parabéns pelos vídeos! São excelentes!
Poderia me dizer o que significa no teste "PostHocTest" os indices "lwr" e "upr"? como posso interpretar?
seriam "lower" e "upper" r respectivamente?
Neste caso... quem tem maior "upr" tem maior "representatividade" no fenômeno estudado?
Oi, Moisés. Eles indicam lower e upper sim, mas isso significa que indicam os limites inferior e superior do intervalo de confiança.
O que podemos interpretar é se o zero está incluído nesse intervalo. Se estiver, não podemos dizer que a diferença entre os dois grupos é estatisticamente diferente de zero.
Bom dia, Fernanda! Fazendo uma correção dobre o operador de pipe "%>%", ele não necessita do dplyr, mas sim do magritt! Ele está no dlyr como uma dependência! ;-)
Olá Fernanda! Primeiramente parabéns pelas aulas, ajudam demais! Estou com um problema no R, estou usando o comando identify_outliers para identificar outliers e tenho um banco de dados bem grande, (tanto linhas, como colunas) sendo obtidos mais de 20 outliers e mais colunas, ai não aparece no console todos outliers e as colunas ïs.outlier" e ïs. extreme". Gostaria que aparecesse, tem como?
Sim. Salva esse resultado em um objeto:
outliers
@@FernandaPeres obrigada pelo retorno. Da forma que vc citou acima não deu certo. Mas deu certo fazendo
x= dados %>%
group_by(Grupo) %>%
identify_outliers(BC)
Coloquei suas variáveis para ficar mais didático rsrs
☺
Conteúdo maravilhoso, parabéns!
Fernanda, não canso de estudar com seus vídeos! Há algum artigo sobre essa discussão da normalidade de resíduos ou dos grupos?
parabéns pelo trabalho Fernanda, ajuda muita. Estou tendo problema com dois pacotes ("car") e ("rstatix"), se alguem souber a solução: Erro: package or namespace load failed for ‘rstatix’ in loadNamespace(j
Muito obrigada!
Ótima apresentação.
@Fernanda Peres, tudo bem? É possível testar a normalidade de dados não numéricos? No meu caso são dados ordinais (baixo, médio, alto) e (início, meio, fim). Há uma função chamada "as.numeric" mas não sei usá-la pode influenciar no resultado. No caso de alguns grupos possuirem distribuição normal e outros não, já posso partir para os testes não paramétricos? Mais uma vez obrigado!
Oi! Não, não é possível testar normalidade em dados não numéricos. Como eles são categóricos, eles nunca terão distribuição normal. Com dados como os você descreveu (ordinais), você deve fazer testes não-paramétricos, e explicar para o R que são dados ordinais e qual a ordem. Eu tenho um vídeo que chama "codificando variáveis categóricas no R" que explica como fazer isso.
@@FernandaPeres Pela enésima vez, obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!
Estou vendo os videos de "R" nessa quarentena.
Que vídeo excelente....muito bom.
Oi Fernanda, mais uma vez muito obrigado pelo seu trabalho. Tentei rodar o byf.shapiro(LN ~ Classe_agronomica, dados), mas o R me retorna o erro: Error in shapiro.test(resp[as.numeric(fact) == i]) :
sample size must be between 3 and 5000. Mas acontece que meus dados não chegam a 500 amostras, sabe como me ajudar, já agradeço adiantado.
@@thiagosantanadossantos Talvez um dos grupos de Classe_agronomica tenha menos de 3 linhas.
@@FernandaPeres Nossa, você é porreta mesmo hein!? Valeu mesmo, eu tinha entendido errado, achei que era o número de amostras total que deveria estar nesse intervalo, mas é o número de amostras de cada grupo né? Muito obrigado de novo.
Cheio de comentário meu.. kkkkkkkkkkk... virei sua fã.. rsrs... mais uma dúvida. O que fazer se meus dados quebram as premissas da anova? Estou comparando vazões em períodos secos e chuvosos e quebram a premissa de normalidade e homocedasticidade. O que eu faço?
Existe um teste não paramétrico (que não tem os pressupostos de normalidade e homogeneidade) correspondente à ANOVA de uma via, o teste de Kruskal-Wallis. Tenho vídeo ensinando!
@@FernandaPeres ah, legal. Valeu, Fernanda!!! Estou amando seus vídeos. Aprendo bastante com eles. Obrigada
@@Nandareis83 Fico feliz de ouvir isso ❤️
Como sempre, muito boa a aula!
Olá Fernanda, estou acompanhando esse curso MARAVILHOSO, visto que percebi que não estava sabendo NADA de estatística na prática, e está me ajudando muito! Eu queria perguntar se seria correto eu descartar os outliers da amostra para seguir a análise ANOVA ou isso seria problemático?
@@matheuscampos1522 Oi, Matheus, obrigada! É bem problemático descartar outliers. Eu diria que se passou no pressuposto de normalidade, segue com a ANOVA. Se não, faz um teste não-paramétrico. A ausência de outliers ser um pressuposto para a ANOVA não é um consenso (alguns livros da área não incluem essa exigência).
Qual teste de normalidade usar quando os dados ultrapassam 5000 amostras?
Não estou conseguindo baixar o DescTools, não aparece para isntalar
Excelente vídeo! Ótima didática! Uma dúvida: Há uma maneira de estimar os parâmetros do modelo de análise de variância no R?
Ótima aula Fernanda!! Tenho acompanhado a playlist de estatística no R e o material e sua didática são excelentes!!
Uma dúvida: Utilizei o seu banco de dados e consegui realizar todos os testes que você apresentou, porém, ao utilizar o meu banco de dados, nos testes de homogeneidade e normalidade o R não identificou algumas variáveis... Reparei que os nomes das suas variáveis nunca possuem números (nem no meio e nem no início do nome), poderia ser esse o motivo?
Muito obrigado!
Pode ser... No começo, se não me engano, ele não permite. Mas possível que seja uma questão da variável não estar como fator. Verifica se ele identificou as variáveis categóricas como fator mesmo. Se não, converte em fator (eu ensino em umas aulas mais para trás, e também dá pra achar rapidinho no Google).
@@FernandaPeres Testei sem os números no nome e funcionou. Sobre transformar em fator, vou conferir depois se resolve a questão com as outras variáveis. Muito obrigado pela resposta!
Oi Fernanda. Adorei os vídeos, estás de parabéns. São muito didáticos.Tem uma função que coloca as letra na comparação? Obrigada
Oi, Naihana. Obrigada! Olha, deve ter, mas eu não conheço... Mas procurando no Google (em inglês) você deve encontrar!
Muito obrigada! Uma pergunta: para fazermos uma ANOVA, necessariamente temos de ter uma variável explicando a outra? No meu caso, eu só queria saber se dois grupos são diferentes entre si, não necessariamente uma relação de causa/efeito, que eu verei por um modelo depois
O que define causa e efeito não é seu teste, é seu delineamento. A ANOVA é ideal para comparar grupos.
@@FernandaPeres no meu caso, A~B é meio que igual B~A, só me interessa mesmo ver se sao diferentes nesse primeiro momento, entao posso dizer usar a Anova para isso? Depois sim eu pretendo rodar.um modelo em que A~B, mas, por enquanto, só queria ver se os grupos diferem entre.si
Fernada muito boa essa explicaçao show!!! Tem como me falar de onde essa tabela foi retirada? Preciso fazer uma referenciaçao dela no meu trabalho.
Qual tabela??
@@FernandaPeres Tabela não, desculpa rs, o banco de dados
@@lohabarbosa5199 Ah, o banco de dados é inventado. Eu invento apenas para fins didáticos, para ensinar o teste.
Obrigado!!
Que vídeo maravilhoso!!!
No caso da ANOVA você usa os valores obtidos apenas no pós-intervenção ou seria mais robusto usar os valores da diferença do (pós-intervenção - pré-intervenção)?
Importante usar pré e pós, se é uma análise de medidas repetidas. Mas, não usando o valor da diferença, e sim usando ambos os valores numa análise de medidas repetidas (por exemplo, ANOVA de medidas repetidas).
@@FernandaPeres Hmmm perfeito. Vou assistir ao vídeo então da ANOVA de medidas repetidas. Muito obrigado :)
Muito Obrigado, @estatisticaaplicada
Parabéns pelas aulas sobre R! Que logo venham as aulas sobre estatística não-paramétrica no R! Mas entendo que antes é melhor falar sobre os testes paramétricos
La vamos nos nessa quarentena aqui no BRasil!
Se eu pudesse, dava 100 likes. Excelente vídeo
Como eu consigo rodar esse identify.outliers logaritmizando os meus dados?
Acho que o melhor seria criar uma nova coluna com os valores logaritmizados.
dados$dadolog
@@FernandaPeres maravilha. Foi tentar fazer isso!! Obrigadaaaaa
Prof. a Sra classificou alguns testes post-hoc em + conservador, + liberal, isso tem em alguma bibliografia ou é de acordo com a experiência???
Tem bibliografia, sim. São termos que são usados nos livros de estatística. O livro do Andy Field (Descobrindo a estatística usando o SPSS) fala sobre isso. Dei uma olhada nesse artigo e parece explicar bem também: Statistical notes for clinical researchers: post-hoc multiple comparisons
Mas tem bastante literatura, dá pra achar procurando no Google.
Muito bom!
O package “Desctools” não conseguir instalar. Não vi na lista de pacotes.So tinha o “Desc”..
Foi descontinuado?
Abcs
Acho que o problema está nas letras maiúsculas e minúsculas. Tem que escrever o nome do pacote exatamente como eu escrevo no vídeo. Acho que o pacote não foi descontinuado porque eu o instalei e usei esses dias...
Eu não estou conseguindo instalar o pacote RVAideMemoire. Existe outro caminho que eu possa utilizar?
Oi, Nanda, usa o Rstatix. Eu explico como verificar a normalidade por ele no vídeo de ANOVA de duas vias ;)
@@FernandaPeres vc sabe me dizer o que significa o erro: argumento invalido para operador unario?
Olá Fernanda Peres tudo bom? Seus vídeos são muito bom. Parabéns pela didático. Eu estou tentando repetir os seus passos no R, pois estou tentando trabalhar com ele. No entanto, estou recebendo o seguinte output
"Error in eval(predvars, data, env) : object 'Pressao' not found"
Quando eu uso o input
"> byf.shapiro(Pressao ~ Grupo, dados)"
Você sabe me dizer onde está o meu erro?
Agradeço desde já.
voce é fera
Show!
Nao consigo instalar o pacote DescTools
Eu explico nos primeiros vídeos da playlist como instalar pacotes de uma forma mais detalhada.
Também vale a pena jogar no Google o erro, sempre tem alguém no StackOverflow com o mesmo problema ;)
Show!!
Nada disso funcionou para mim, tudo deu erro