Fala, Akita!! Tudo tranquilo? Um feedback/sugestão: geralmente eu costumo apenas ouvir os seus vídeos enquanto faço algo, como um podcast. Daí, quando tem alguma informação na tela eu acabo perdendo. Então, lembrei que o pessoal do Nerdcast coloca um aviso sonoro (tipo um sininho) quando eles querem que o ouvinte de atenção pra algo na tela. Será que daria certo no seu formato?
Exato, uma excelente dica! Como não tem a app do akita esse recurso seria bem interessante para as pessoas que usam os vídeos no estilo podcast... E eu escuto tbm o jovem nerd!
Também ouço o Akita enquanto estou trabalhando, fiz isso com vários vídeos, os que tem mais informações (os mais recentes sobre criptografia por exemplo) eu presto atenção pois ai não tem como fazer duas coisas importantes ao mesmo tempo, neste quesito acho que um alerta poderia tirar a atenção e em alguns casos até ficar um pouco irritante, mas quem sabe fazer um teste para ver o que a maioria dos assinantes acha do formato?
Só ouvi realidades sobre carreira, trabalhei até 2018 em uma empresa dessa do interior, com PHP versão 5.2, quando conseguimos atualizar foi pro 5.3(demorou 2 anos), tudo estruturado, programas com 5 mil linhas de códigos, lib com um caminhão de código, pra ter ideia eles salvavam as senhas dos usuarios no banco diretamente sem criptografar nada, não tinha processo de versionamento do software (mesmo usando SVN), não tinha processo pra nada na realidade, era uma coisa de louco. Melhorei o que consegui, alias fui contratado pra isso, mas chegou a um ponto que os gestores que sequer programavam começaram e barrar as mudanças pois eles teriam que "trabalhar" e boa parte das coisas voltaram pra trás, nesse ponto decidi que não estava valendo mais a pena pra mim, foram 4 anos de luta literalmente e boa parte do trabalho jogado fora por uma péssima gestão. Esse ano, poucos meses depois de sair comecei a estudar Javascript, Node, React e afins.... fiquei por uma semana paralisado, eramos obrigados a praticamente reinventar a roda na empresa com tecnologias de 10 anos atrás e agora sozinho descubro que até rodas de caminhão são feitas com 1 click hahaha.... realmente é outro mundo. Se pudesse recomendar algo para os iniciantes é que evitem esse tipo de empresa, a menos que esteja em uma situação financeira muito difícil, é melhor ficar desempregado e procurar algo melhor ou ao menos razoável do que aceitar um trabalho assim, no final das contas, quase tudo será tempo perdido.
Então, eu comecei a me sentir estranho vendo cursos online, quando eu era iniciante eu fiz alguns e me ajudaram, mas eu não fico animado fazendo elss, e eu lembro que eu aprendi pra cassete fazendo meu tcc, e como era? praticar, se foder,pesquisar o fudido, copiar e colar codigo, reestruturar codigo, hoje tenho visto que cursos online acabam atrasando porque o cara vai demorar 10 minuto pra ensinar uma parada que se leva 2 testando sozinho, agora tenho mais aprendido com leitura de codigo, e tecando codigo pra tudo qualquer lado, e ai eu antes ficava com sono vendo esses cursos e me perguntava, "será que eu morri ? onde esta minha energia, ja que no meu tcc ou no projeto do meu estagio eu ficava mais de 8 horas programando nem dormia direito", quando vc se envolve em um projeto ou pelo menos quANDO eu faço isso, voce se anima e quer tentar e tentar até dar certo, tu fica ativo, e esse é o problema dos cursos, vc não fica ativo no curso, por mais que vc teste na pratica e faça junto vc vai morrer de sono, meu unico problema agora é que em design porque quero estar em um nivel mais alto(não me pergunte pq comecei a mexer em corel draw e adobe xd pra layout de site e fodasi gostei bastante), mas to tentando manter um foco so em programar agora, pq acabo ficando muito generalista
Cara, tô nessa. Eu peguei algumas coisas pra fazer na prática e gostei mais, agora estou fazendo um curso e tô fazendo exercícios, mas de forma devagar. O problema é que minha mãe gastou dinheiro no curso pra mim (por mais que baixo) e me sinto na obrigação de terminar agora.
Essa primeira pergunta me descreveu, eu moro em uma pequena vila no meio do mato no Tocantins a 40km da capital palmas e ainda sim quero me tornar um grande programador!! Faço sistemas de informação em um Universidade estadual a uns 45km de casa e todo dia quando to pegando o bus eu penso nessas coisas... as empresas aqui são exatamente como você descreveu. Não vou parar de estudar ou desistir por culpa dessa situação, mas sei que o caminho vai ser complicado. Obrigado pelas dicas Mestre!!
Tales Melquiades Github, faça código, use a internet para acabar com o isolamento. Quando acabar a faculdade, vá para um grande centro tipo SP Capital.
@@cristianooliveira3851 Estou fazendo isso, mas tenho um pouco de receio de ir para uma grande cidade como SP... mas na vida a gente tem que enfrentar desafios né.
@@cristianooliveira3851 ele nem precisa sair de onde ele esta. Se tiver boa internet pode trabalhar remoto pra qualquer lugar mas admito q pra um junior é bom estagiar presencial
Quem ta começando tem que ficar esperto com um tanto de influencers marqueteiros de palco que existem por aqui. O cara nunca trabalhou em lugar nenhum na vida, e cria canais, cursos, bootcamps para ser aproveitar do "mercado de iniciantes" que é uma bolha. E no geral o conteúdo é sempre uma bosta, e a maioria nem vale pra um Junior como o Fabio Akita falou. Minha técnica de consumir conteúdo consiste em analisar se o cara vai tentar me empurrar algum produto, ou se o canal dele faz merchan de produtos ruins (tipo aqueles Hosts bosta). Se sim, não consumo, pois parto do pressuposto se o cara realmente tem uma boa técnica para repassar, ele consiga ganhar dinheiro com isso, e não apenas com mero marketing. No mais, Github, Quora, StackOverflow já tem um bom conteúdo que qualquer iniciante/estudante precisa. Mais uma vez, um ótimo vídeo Fabio Akita, fica uma dica pra quando voltar, fazer um vídeo sobre essa bolha do marketing digital, achei muito interessante o das startups.
Bull's eye! Exatamente isso. É o que mais tem, gente que tem pouco ou nenhuma experiência de verdade e está se aproveitando da alta demanda de gente procurando material pra empurrar qualquer coisa.
Bem isso mesmo, hoje em dia a maioria apenas vai no site da ferramenta, faz um resumo da documentação, e lança um curso ou vídeo como se fosse sênior no assunto, e o pior de tudo, os caras são "Sênior" com 25, 30 anos de idade ...
Eu percebi que o inglês vira a língua oficial do programador quando eu comecei a estudar para tirar uma certificação Java. Cara, a diferença de qualidade dos matérias em inglês para os em português é brutal.
Muito bacana esse tipo de vídeo! Queria te ver falando sobre: SOLID; KISS; DRY; Ou ainda assuntos como: DDD; Design Parterns; Low Coupling; High Cohesion;
Primeiro : Akita, pqp eu acho seus vídeos muito fodas ! cada vídeo que eu assisto aprendo e conforme aprendo vou amadurecendo e MUITO o meu lado profissional. Segundo: Pessoal, pelo conteúdo do vídeo percebi que a galera tem uma certa insegurança no inicio da carreira, a dica mais valiosa que eu posso dar sendo alguém que recém saiu de estágio e conseguiu emprego como junior é NÃO SE LIMITEM ao emprego, ser programador não é uma profissão limitada pelo horário de trabalho, ser programador é muito mais que isso, beirando ao clichê : ser programador é um estilo de vida. É literalmente isso, você faz isso porquê gosta ? então faça isso antes, durante e depois do trabalho!
7:42 Uma dica em relação aos assuntos pesquisados no Wikipedia: priorize a seleção do idioma nativo daquele assunto, por exemplo, caso pesquise sobre o foguete V2, deixe selecionado a língua alemã, pois aparecerá mais informações.
Atesto muita coisa do video, me formei em direito e atuo na área. Mas há um ano comecei estudar programação, inspirado por series e filmes de tecnologia que gostava. O fato de já ter inglês fluente me ajudou bastante, hoje percebo que estou bem mais atualizado que pessoas com faculdade, com o tradeoff de não ter a bagagem teórica. Meu aprendizado alavancou ha uns 6 meses quando comecei a olhar opensource de alguns projetos como fo falado. Inclusive recomendo olharem o "real world exemple" um projeto em que se monta um mesmo site com framework diferentes, vc vê o mesmo site em react, ang, vue, ember, etc... E tem acesso aos códigos fontes. Além de ser ótimo para aprender, vc já consegue ver como o framework eh na prática, se o estilo te agrada.
Fala Akita. Conteúdo excelente, obrigado. Até me "emocionei" na 5 rsrsrs por que tenho feito exatamente assim. Procurei projetos em Rails no GitHub até achar um de uma empresa internacional que ensina programação. Estou tentando reproduzir e busco o conhecimento por demanda (The rails 5 way , documentação etc). O pior é que nem penso em trabalhar com Rails, mas tem me ajudado muitíssimo a aprender de tudo um pouco: aquilo que absolutamente nenhum curso é capaz de colocar na grade. E você tem razão , exige muita determinação. Muita. Depois volto aqui pra falar o quanto agregou ou não . No momento, ralação.
"Se você só pega no teclado durante o curso ou na hora do trabalho, esse é o seu defeito. Programar não é a sua vocação" Mano, desceu uma lágrima de felicidade quando ouvi isso: estou no caminho certo. E, reconheço muitas pessoas no mercado, que tem esse comportamento, e ainda reclamam que não conseguem boas posições.
Fala Fabio, Fui Demitido hoje na empresa que trabalho, eu era Dev backend com nodeJS, a razão da demissão foi porque outra empresa me contactou e agendou uma entrevista comigo em horario de expediente, então fui até a diretoria da minha empresa pedir permissão para fazer a entrevista e dar satisfação, passando transparência, no mesmo minuto me demitiram, não imaginei que fossem ter essa atitude, e fiquei abalado, gostaria de saber sua opnião a respeito, estou certo ou errado, devia ter sido transparente? Essa foi a primeira empresa que atuei como dev, estou nela desde o estagio, me disseram que não querem pessoas na empresa que estão buscando outras empresas. Na outra empresa que fiz a entrevista aparentemente deu certo e começo la em Janeiro. Mas ainda assim, fiquei sem entender o que realmente ouve.
Puts, que mals. Não existe "certo" ou "errado", cada empresa decide como agir em cada caso. Eu pessoalmente não concordo com esse tipo de atitude, mas não sei qual é a estratégia deles (se é que tem alguma). Não se sinta mal, não é uma prática comum isso. Você fez o que achou certo, e isso é o suficiente.
Acredito que tudo tem seu lado e ruim. Acho que vc vez certo, maaassss aproveita essa situação para se avaliar, pq pode ser q a empresa já não estava muito contente com seu serviço e isso foi a gota d'água. Entende? Com certeza vai ser um cara melhor depois de tudo isso. Tenha fé
@@carlosvaltersantosferreira2217 obrigado carlos, nao acho que seja meus serviços, tudo bem que eu sou junior, mas eu entregava direitinho minhas tarefas, nao atrasava e nem nada do tipo, porém varios outros devs começaram a sair da empresa, cheguei no escritório e 5 devs tinham ido embora, e a empresa possui 14 devs presencials e mais uns 10 remotos, como eu era o 6 ameaçando sair, talvez me demitiram por odio, ao inves de conversar pra melhorar o ambiente ou o desenvolvimento =/
É complicado vai entender,você procura ser honesto transparente e fazem isso.Mas infelizmente é assim muitas vezes na vida você faz o correto e o correto acaba tornando-se errado para quem está do outro lado sucesso.
@@luisgabrielmxm mano, mas se 'descontaram' em ti vc nao tem nenhuma culpa nisso. Na real pode ser ate bom pq vc se livrou de uma empresa q ao inves de tentar segurar o seu funcionário sendo um bom lugar pra trabalhar e dando beneficio eles querem funcionarios "fiéis e que amem a empresa" e isso é irreal e ridículo. Os donos fazendo dinheiro e querendo q os funcionários amem a empresa? Td mundo ta ali so pelo dinheiro, talvez no fim das contas vc se livrou de uma empresa com péssimos donos
Gosto muito dos vídeos do seu canal, Akita. Como apaixonado por tecnologia, sempre aprendo muito por aqui. É sem dúvida o melhor canal de tecnologia em português no TH-cam. Tenho algumas considerações sobre essa parte de carreira, considerando empresas de alto nível. Trabalho em uma FAANG no exterior (prefiro não dizer qual por privacidade) e noto que todas seguem o mesmo padrão no momento da contratação. Eu diria que aprender uma linguagem específica ou sair aprendendo um monte de framework aleatório daquela linguagem são coisas bem menos importantes do que de fato aprender os fundamentos de ciência da computação e engenharia de software. A maioria das empresas desse nível são agnósticas em termos de qual é a sua linguagem preferida. Elas entendem que esse tipo de conhecimento é transferível de uma linguagem pra outra, e que uma vez que você entende os fundamentos de computação, eficiência, estrutura de dados e algoritmos, você facilmente desenvolverá o conhecimento necessário pro trabalho, independente da linguagem que eles utilizem no dia-a-dia. Eu diria que, considerando carreira nessas empresas, o mais importante seria: 1. aprender inglês (!!) 2. ter pelo menos uma linguagem que você domine, independente de frameworks 3. entender sobre estrutura de dados (arrays, hash tables, linked lists, stacks, queues, graphs, trees, etc) 4. entender o conceito de Big-O e como desenvolver algoritmos eficientes e escaláveis 5. estudar algoritmos conhecidos e o porque são mais eficientes do que soluções de força bruta, pra começar entender a teoria de eficiência (é interessante estudar coisas como binary search, graph traversals, two pointers, etc) 6. faculdade é importante pra te ensinar os fundamentos, mas mais importante do que isso, é você ir atrás de se aprofundar nos temas acima. Seu diploma não vai te conseguir um emprego nessas empresas, sua capacidade vai (eu mesmo não tenho formação na área). E se prepare, porque você será intensamente testado durante o processo de entrevistas. Percebo que praticamente não existe conteúdo em português sobre esses temas. Entendo que o foco dos canais são mais voltados pra ideia de "get the work done" do que pra conceitos de eficiência e escalabilidade, mas entendendo que esses são tópicos mais "chatos" e que só verdadeiros apaixonados por tecnologia se importam em aprofundar. Mas se tem alguém no Brasil que eu tenho confiança que conseguiria fazer um conteúdo f*** sobre fundamentos, estrutura de dados e algoritmos, sei que é o Akita. Fica aí uma dica de conteúdo, caso ache interessante! :)
Akita, respeito muito seu trabalho, também comecei há cerca de 20 anos e passei muito perrengue, seu canal é um dos poucos que realmente tem um trabalho relevante, pois hoje vejo muito "Desenvolvedor de Palco" no youtube com alguns conteúdos bem rasos.
Já valia o like só por falar sobre a CLT e toda legislação inútil e excesso de burocracia desse país. É incrível como em pleno 2020 ainda tem gente que vê regulamentação como algo positivo. Muito bem, Akita!
Ue, n quer regulamentação aceita trabalhar como pj, tem um monte de empresa fazendo isso ai hj em dia pra economizar com funcionario e nao cumprir a lei
@@computadorhumano949 aqui todo mundo fez enem pra pegar faculdade logo quando sai da escola, eu preferi atrasar um tempo melhor coisa q eu fiz to aprendendo muito nesse tempo...
Sempre incrível Akita! Impossível não fazer um paralelo com a "prática" abordada por Nassim Taleb. Turbinas de avião não nascem na academia (por mais que aperfeiçoamentos possam existir), mas nas experiências práticas, no front da vida executiva.
Eu n tive jeito encarei ser freelancer sem saber nd,começei a 1 ano e hj desenvolvo aplicativos do zero,com react e flutter,o aprendizado veio de stackoverflow,medium,e youtube,acredito q essa profissão existe o caminho correto que é o que o akita falou,e existe o caminho certo pra cada um e uma máxima tem que codar!
Monstro sagrado! Desde que assisti seu vídeo da dor de aprender lá nos meados de Abril, eu tomei uma iniciativa de arrumar meus estudos e estudar de vdd. Eu sempre travei muito, testei muitas linguagens, mas foquei tanto agora que comecei a pensar, como não entendi isso antes. Comecei a desenvolver meus próprios projetos, meus cruds já que todo mundo falava, e percebo cada degrau que tenho subido! Ainda tenho muitos degraus, mas eu quero continuar. Muito obrigado pela bronca!
Akita, ver seus vídeos pra mim é um vício!!! Sou um pouco lerda, com um poder de raciocínio fraco, mas funciono na base da persistência e quero muuuito seguir nessa área. Eu realmente acredito que o esforço vence o talento, então, logo logo, conseguirei vencer essa falta de quickness na inteligência.
Acompanho canais gringos de tecnologia e alguns de alto nível, e até hoje vi poucos com tanto conhecimento e SINCERIDADE como o Fabio. Parabens e obrigado por separar um tempo para postar esses valiosos vídeos. PS: Realmente um dev que sabe pouco inglês está muito em desvantagem
Fala Fábio! muito bom o vídeo, sou analista de infra e estava achando que eu era doente, pq as vezes vou dormir e até sonho com problemas e possíveis soluções, então provavelmente eu tenho vocação kkkk
Pra galera que tá tendo dificuldade, e/ou está começando do absoluto zero, digita ai no youtuube: Curso em vídeo lógica da programação algorítimos. De nada! E continuem ouvindo o Fabio Akita, sempre revendo esses vídeos, estou há 6 meses estudando e esses caras fazem toda a diferença. Obrigado Fabio, quando eu for um grande programador vai ser graças a você!
Cara, muito obrigado. Conheci o seu canal essa semana. Já tava quase pensando em desistir, mas o conhecimento que você passa nos seus vídeos abriu os meus olhos para uma nova perspectiva.
Nossa que vídeo sensacional, quase todas as dúvidas anunciadas no vídeo, eu tbm tinha, principalmente a questão de como começar sem ter experiência nenhuma.
Gostei bastante da forma como o vídeo foi feito. Essa interação com o público é sensacional. Assim conseguimos expor o que pensamos e ter sua opinião, que é muito bem fundamentada. Tem me ajudado bastante. Parabéns.
É ótimo ter essa visão da realidade para quem esta por fora ou começando, como eu e tantos outros. Já me indicaram tech startups para começar a trabalhar, mas vejo que para mim é melhor começar em uma grande empresa que saiba orientar seus funcionários. Enfim, já sei que estou no caminho certo. Valeu Akita, grande abraço!
É sempre bom esse estilo do akita, onde ele coloca a realidade e mostra q se você estiver disposto e tiver uma boa capacidade lógica, ela só vai te trazer benefícios, mesmo quando você errar
Saber inglês é essencial! Existe muito conteúdo bom por ai, mas precisa de inglês! Tem um curso introdutório muito bom o CS50, curso da Harvard, é de graça e muito bom, me deu uma base boa pra entender algoritmos e da uma base de memoria
Eu desanimei. Realmente o mais importante é aprender a ser honesto, e honestamente... Assisti esse vídeo enquanto cozinho o pouco feijão que ainda tenho em um fogão a lenha improvisado com tijolos. Eu estudo por conta a muito tempo, desde muito cedo tive de priorizar minha sobrevivência, e hj entendo que ainda não chegou a minha oportunidade. Vou continuar estudando, mas praticamente zerei minhas expectativas. De agora em diante, programação pra mim agora é apenas um hobby. Obrigado por abrir meus olhos, eu perdi muito tempo na minha vida imaginando um futuro que esta absurdamente longe pra mim. Já desisti de empregos, e outras oportunidades (na construção civil por exemplo) pra ficar apenas estudando, já pedi demissão de empresas por me perceber estagnado e impossibilitado de estudar. Eu errei...
Muito bacana, como sempre. Esse assunto do fullstack sempre me deixa "bolado", pq nossa área é muito grande. Tive a oportunidade de muitos anos atrás começar com PHP, javascript, css e html. Depois fui pro backend. Ao longo tempo me "especializei" em linguagens backend, banco de dados e infraestrutura. Hoje gosto muito de atuar nesses 3 tópicos, sei o básico de front, mas confesso que não acompanho mais tão de perto, já que estudar back, banco de dados e infraestrutura já consome bastante. Conheço poucos (muito pouco mesmo) que é capaz de fazer o ponta a ponta de forma eficiente. E temos que viver um pouco, pra não ficar doido heheh :) Obs: ainda acho importante saber o básico do ponta a ponta, mas querer dominar (ser bom mesmo) tudo, vai consumir muuuuito.
Demorou mas chegou mais um vídeo do Fábio! Realmente boa parte das perguntas ficam no que tu já disse, e como dizia meu avô quem não tem cão caça com gato... "Se não tem empresas boas vá atrás da sua empresa ruim" Nas minhas buscas nos sites de emprego o que mais vejo aqui em Portugal são tech startups com discurso de que vc vai amar ficar codando e vai (adorar ter um tridente enfiado no $#, pois eles como têm que ter crescimento de colónia de bactérias, afinal eles têm que entregar resultados impossíveis em prazos inimagináveis) e esperam que vc saiba tudo sobre tudo... Ah! mas não vamos esquecer que eles têm coffee break livre e alguns consoles para vc relaxar quando estiver sob alto stress! Outra coisa que notei são uns bots que dão notas 5 estrelas com comentários mais amigáveis que desenhos infantis e comentários 1 estrela descendo a Madeira nessas mesmas empresas... Ou seja não tem média é só bom ou péssimo... Quando vejo comentários assim eu já imagino um caos na empresa caso em entre como um Junior...
Você é sensacional, Fabio. Sinto que vídeo seu, sobre qualquer assunto, pode ser, um mar de bons conselhos e dicas e expressadas da maneira mais didática possível. Parabéns, de verdade. Continue com os vídeos.
curti bastante esse tipo de video, pessoalmente acho que o que mais falta no mercado não é só bons desenvolvedores de fato, mas uma boa mentoria. Se uma pessoa tem um ótimo mentor, a curva de aprendizado dela pode descer exponencialmente. Seus vídeos nos ajudam a preencher um pouco desse gap. Obrigado
Um dia vou cagar regra com todo esse talento e principalmente poder de sintese seu mestre Akita. Parabens pra turma que fez as perguntas. Esses seus videos causam a extinção de CHRO por ai. E de muitos CFOs por tabela. Até o proximo video...!
Fabio, obrigado pelo excelente vídeo. Você sempre é muito esclarecedor e eu gosto que você fale sem rodeios. Concordo que nós, nível Júnior, precisamos ralar muito e entender que não é só porque o mercado carece de profissionais que a escalada será fácil. Como todos, comecei pela teoria mas já não consigo mais só ler e não praticar. Já entendi que só fixar conceitos não me levará à lugar algum. Grato pela disponibilidade em passar para nós um pouco da sua experiência.
Minha carreira virou de ponta cabeça há um tempo atrás e até agora não consegui colocar ela no eixo certo. Esses vídeos me ajudam a enxergar algumas saídas. Vlw
Quanto tempo alguém pode passar sendo Junior? Eu sei que isso depende... Mas também creio que exista um limite de tempo saudável para evolução. Por exemplo, se o cara é Junior há vários anos, talvez algo esteja errado..
Não tem limite. Se a disposição pra treinar, estudar e aprender coisas novas é baixa, você pode ser junior o resto da vida. Eu já vi vários caras com anos na área mas competência super baixa porque nunca investiu em estudar. Você pode viver 1 ano diferente todo ano por 10 anos, ou viver o mesmo ano igual por 10 anos. São coisas completamente diferentes.
A maioria das empresas consideram pleno quem tem pelo menos 5 anos de experiência nas tecnologias solicitadas. Você pode ser programador C/C++ há 10 anos, mas se começou a estudar ReactJS mês passado então você não será considerado pleno, muito menos sênior. Óbvio que pela experiência você provavelmente vai conseguir pegar as coisas muito mais rápido, mas isso não é regra.
Ótimo vídeo. Gostei sim conteúdo. Sinto-me desafiado a cada vídeo assistido seu. Penso que passei muito tempo estagnado em um vaga e deixei o tempo passar. Mas seus vídeos tem dado um gás para analisar esses pontos a melhorar da minha carreira. Abraços
Bacana o vídeo. Não é que a coisa seja difícil. Como tudo na vida, a gente tem que seguir o caminho pra chegar lá e, nisso, desenvolver as habilidades que precisamos pra chegar lá. Pegar atalhos seria como ir pra guerra, sem cumprir o curso militar básico... o resultado é previsível.
Puta que pariu eu amo esse cara, eu tava literalmente me sentindo parado no tempo achando que não tava progredindo por burrice mas na verdade eu estava fazendo tudo do jeito errado, vou tatuar esse vídeo no meu corpo
Grande Fábio! Fiquei curioso sobre a sua visão negativa sobre o Angular, acompanho seu vídeos mas não sei se você já expôs sua visão sobre esse framework. Será que poderia abordar em um momento posterior? Muito obrigado!
Também fiquei curioso quanto a isso. Já estudei ambos angular e react e angular deixa a sua aplicação front mais bem organizada e estruturada. Mas em compensação ela é mais complexa pra se aprender.
Eu entrei no mercado sem formação, a aproximadamente 7 anos atrás, com menos de 4 anos de profissão me colocaram como arquiteto de software, sofri muito por falta de experiência, mas eu estudava dia e noite, estudei muito mais do que se estivesse fazendo uma faculdade, tive Burnout e aprendi o necessário. Engenheiro de software ganha bem porque é difícil, exige muito estudo, muita responsabilidade e não tem como enrrolar, ou sabe ou não.
Akira, aproveitando o gancho que você falou sobre os frameworks javascript, gostaria de sugerir um vídeo falando sobre os principais e prós e contras de cada um. Eu trabalho com backend, mas sempre gostei de brincar com front. Porém ultimamente nem sei por onde seguir, pois a cada mês tem um framework diferente prometendo ser mil maravilhas e na semana seguinte surge outro e o anterior não presta, é ruim, é lento e tal. O meu medo basicamente é ficar estudando frameworks que sempre vão ficar obsoletos até eu ficar bom nele e aí ter que começar tudo de novo em outro. Abraço!
Olá Akita. Cara se for possível faz um vídeo sobre redes como a abordagem do livro do Barabási e linkando com suas experiências pessoais. Por exemplo, como sua rede pessoal te ajudou ou não na carreira profissional desde o inicio até se tornar um empresário.
Olá, Fábio Akita! Há uns dois meses que comecei a seguir o seu canal e nesse tempo tenho aprendido e crescido bastante com os vídeos. Obrigado por compartilhar os seus conhecimentos. Tenho um curso técnico em informática (redes) e farei um upgrade no meu currículo. Optarei por um superior tecnólogo na área de análise, mas estou com dúvidas quanto as duas opções que me apareceram: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Análise de Dados. Na sua opinião, qual das duas é "mais vantajosa" considerando trabalhar com consultoria, ou mesmo no setor publico?
A pergunta nº 5 me deu um desespero. Quando eu comecei a programar minha barreira (que diga-se de passejem eu nem vi) era não ter um teclado. Juro, eu aprendi a programar em um Dreamcast, e tudo que eu tinha pra escrever código era um joystick e um teclado virtual. e detalhe, rodando em um sistema adaptado da IBM em Japonês, eu não sei se vcs sabem mas a backslash (barra invertida) em JP não é o mesmo carácter que estamos acostumados a ver "\", é uma especie de Y com 2 riscos na vertical (¥), e o que isso tem a ver? Quando eu lia backslash em qualquer documentação como diabos eu ia saber qual era o caractere, e quando eu consegui um livro de PHP, eu via o caractere \, e eu tive que descobrir na tentativa e erro qual era essa maldita barra invertida (nunca mais esqueci). Passei 1 ano e pouco comendo código apenas na base do joystick e teclado virtual, nesse tempo eu montei um site com sistema de login, cadastro e upload de imagens em Perl (lembra do teclado JP, pra quem não conhece Perl, o uso do acento circunflexo(^) e til(~) é comumente usado nos if, e não tinha essa porcaria no meu teclado (e nem o alt), então eu tinha um txt, só com esses caracteres e sempre que precisava copiava e colava no meu código), fora isso ajudava novatos no PHP Brasil e personalizei um código do PHPBb (um fórum openSource) para meu clã de Quake III. E o cara achando que tá ruim d+ achar uma rotina de estudos pq o ZapZap não para de tocar e não pode praticar pq ninguém paga ele pra fazer isso, volta em 99 entra no cadê e digita seu erro no código pra ver o que aparece no resultado, se der sorte alguém acabou de achar a solução, pq a maioria eram só perguntas, eu cansei de responder meus próprios tópicos de perguntas pq achava eu mesmo a solução na base da tentativa e erro, hoje eu posto um bug no stackoverflow e em menos de 1 hora alguém vem com alguma ideia ou o link de patch pra resolver. Akita tu pegou leve com esse mano.
Sim, Fábio, quem está no seu audidatismo, ou buscando do nada, no fundo ela tem que repetir, temos nossas indagações quando aceitamos "gerenciar expectativas"!!!
Sobre esta parte de ler a documentação. Isso sempre me assustou muito. As documentações não são bem explicadas na maioria das vezes e vc fica super perdido. Até agora. Neste semestre da faculdade eu fiz um trabalho que eu tive que ficar fuçando a documentação de uma biblioteca e eu nem percebi o que eu estava fazendo. Antes eu tinha meus receios, hoje eu não posso esperar pra cair de cabeça em águas não navegadas. Toda frustração some diante do sentimento de ter encontrado a solução por si só. Isso não tem preço!!
eu vou iniciar ADS aos 39 anos mas eu acompanho e sempre percebi isso que vc fala mas vamos pra cima, acho que vou focar em uma área e dedicar e outras com o tempo pra não por coisa de mais na cabeça no inicio
Foi muito bom falar disso do estágio e leis trabalhistas. Sempre que olho vagas, em qualquer área, noto esse problema. Existem profissões como a área de design e TI que se a pessoa quiser aprender online existem diversos canais, cursos e livros...um campo vasto de conhecimento. Mas o estágio exige que vc esteja na faculdade ai só te resta a CLT ou prestar serviços. Bem mais difícil pra um iniciante. Até mesmo pra quem já tem o diploma..a pessoa poderia querer estagiar pela oportunidade de entrada , pela experiência e já não pode mais. A empresa perde, o profissional perde ...com essa burocracia da CLT.
Isso é verdade cara, já tomei muito não na cara por não ter Faculdade, mesmo tendo um portifólio legal, onde tenho alguns projetos q eu faço pra brincar e testar algumas coisas. Isso é frustrante pra caramba.
Gostei muito do número 5... é difícil ser honesto assim. E quando a gente fantasia, mente pra nós mesmos, o caminho fica muito mais longo, como o Akita falou um pouco antes, sobre ser honesto ao dizer que não deu conta, antes do fim do prazo... que precisa mesmo de ajuda.
Interessante a analogia dos códigos com a escrita. Afinal ambas são linguagens e possuem seus padrões. Reconhecimento de padrões é uma especialidade do cérebro humano, mas como dito, requer que ser mergulhe no universo escolhido sem se preocupar muito se vai conseguir ou não. Como sempre, ótimo vídeo.
Akita, me lembro que em um vídeo você falou que preferia negociações diretas ao invés de conversas sobre outros assuntos e papo furado. Recomendo fortemente o livro "Como convencer alguém em 90 segundos". Depois de ler acredito que fará muito mais sentido toda a conversa que existe antes de uma negociação. Mais uma vez, parabéns pelo conteúdo do canal.
po cara, a galera que trabalha perto de vc, que pode ter acesso a um feedback seu "mais rapidamente" são de certo ponto privilegiados, pq as paradas que vc fala é a real e muita gente tem medo ou não sabe como falar. sucesso man!
"Se sua disposição for fraca, qualquer opção será difícil" Aquele soco de realidade no estomago. Vídeo, como sempre, sensacional!
Fala, Akita!! Tudo tranquilo? Um feedback/sugestão: geralmente eu costumo apenas ouvir os seus vídeos enquanto faço algo, como um podcast. Daí, quando tem alguma informação na tela eu acabo perdendo. Então, lembrei que o pessoal do Nerdcast coloca um aviso sonoro (tipo um sininho) quando eles querem que o ouvinte de atenção pra algo na tela. Será que daria certo no seu formato?
Ótima dica. Eu faço a mesma coisa.
gostei da idéia! estou na mesma
Hm entendi, faz sentido. Vou fazer alguns experimentos depois.
Exato, uma excelente dica! Como não tem a app do akita esse recurso seria bem interessante para as pessoas que usam os vídeos no estilo podcast...
E eu escuto tbm o jovem nerd!
Também ouço o Akita enquanto estou trabalhando, fiz isso com vários vídeos, os que tem mais informações (os mais recentes sobre criptografia por exemplo) eu presto atenção pois ai não tem como fazer duas coisas importantes ao mesmo tempo, neste quesito acho que um alerta poderia tirar a atenção e em alguns casos até ficar um pouco irritante, mas quem sabe fazer um teste para ver o que a maioria dos assinantes acha do formato?
Só ouvi realidades sobre carreira, trabalhei até 2018 em uma empresa dessa do interior, com PHP versão 5.2, quando conseguimos atualizar foi pro 5.3(demorou 2 anos), tudo estruturado, programas com 5 mil linhas de códigos, lib com um caminhão de código, pra ter ideia eles salvavam as senhas dos usuarios no banco diretamente sem criptografar nada, não tinha processo de versionamento do software (mesmo usando SVN), não tinha processo pra nada na realidade, era uma coisa de louco. Melhorei o que consegui, alias fui contratado pra isso, mas chegou a um ponto que os gestores que sequer programavam começaram e barrar as mudanças pois eles teriam que "trabalhar" e boa parte das coisas voltaram pra trás, nesse ponto decidi que não estava valendo mais a pena pra mim, foram 4 anos de luta literalmente e boa parte do trabalho jogado fora por uma péssima gestão.
Esse ano, poucos meses depois de sair comecei a estudar Javascript, Node, React e afins.... fiquei por uma semana paralisado, eramos obrigados a praticamente reinventar a roda na empresa com tecnologias de 10 anos atrás e agora sozinho descubro que até rodas de caminhão são feitas com 1 click hahaha.... realmente é outro mundo.
Se pudesse recomendar algo para os iniciantes é que evitem esse tipo de empresa, a menos que esteja em uma situação financeira muito difícil, é melhor ficar desempregado e procurar algo melhor ou ao menos razoável do que aceitar um trabalho assim, no final das contas, quase tudo será tempo perdido.
Jesus Cristo
Então, eu comecei a me sentir estranho vendo cursos online, quando eu era iniciante eu fiz alguns e me ajudaram, mas eu não fico animado fazendo elss, e eu lembro que eu aprendi pra cassete fazendo meu tcc, e como era? praticar, se foder,pesquisar o fudido, copiar e colar codigo, reestruturar codigo, hoje tenho visto que cursos online acabam atrasando porque o cara vai demorar 10 minuto pra ensinar uma parada que se leva 2 testando sozinho, agora tenho mais aprendido com leitura de codigo, e tecando codigo pra tudo qualquer lado, e ai eu antes ficava com sono vendo esses cursos e me perguntava, "será que eu morri ? onde esta minha energia, ja que no meu tcc ou no projeto do meu estagio eu ficava mais de 8 horas programando nem dormia direito", quando vc se envolve em um projeto ou pelo menos quANDO eu faço isso, voce se anima e quer tentar e tentar até dar certo, tu fica ativo, e esse é o problema dos cursos, vc não fica ativo no curso, por mais que vc teste na pratica e faça junto vc vai morrer de sono, meu unico problema agora é que em design porque quero estar em um nivel mais alto(não me pergunte pq comecei a mexer em corel draw e adobe xd pra layout de site e fodasi gostei bastante), mas to tentando manter um foco so em programar agora, pq acabo ficando muito generalista
Isso mesmo, você entendeu! Continue praticando e estudando os dois juntos, mas nunca só teoria.
Vc tem é problema de ficar sonolento
Cara, tô nessa. Eu peguei algumas coisas pra fazer na prática e gostei mais, agora estou fazendo um curso e tô fazendo exercícios, mas de forma devagar. O problema é que minha mãe gastou dinheiro no curso pra mim (por mais que baixo) e me sinto na obrigação de terminar agora.
Essa primeira pergunta me descreveu, eu moro em uma pequena vila no meio do mato no Tocantins a 40km da capital palmas e ainda sim quero me tornar um grande programador!! Faço sistemas de informação em um Universidade estadual a uns 45km de casa e todo dia quando to pegando o bus eu penso nessas coisas... as empresas aqui são exatamente como você descreveu.
Não vou parar de estudar ou desistir por culpa dessa situação, mas sei que o caminho vai ser complicado.
Obrigado pelas dicas Mestre!!
Tales Melquiades Github, faça código, use a internet para acabar com o isolamento. Quando acabar a faculdade, vá para um grande centro tipo SP Capital.
@@cristianooliveira3851 Estou fazendo isso, mas tenho um pouco de receio de ir para uma grande cidade como SP... mas na vida a gente tem que enfrentar desafios né.
Vc disse 40km da capital? Porra muda pra lá no futuro quando enjoar das empresas de interior. É do lado.
@@leo523 kkkk por enquanto o custo de morar aqui ta bom.
@@cristianooliveira3851 ele nem precisa sair de onde ele esta. Se tiver boa internet pode trabalhar remoto pra qualquer lugar mas admito q pra um junior é bom estagiar presencial
Aquela satisfação em ver a notificação do Akita.
Quem ta começando tem que ficar esperto com um tanto de influencers marqueteiros de palco que existem por aqui. O cara nunca trabalhou em lugar nenhum na vida, e cria canais, cursos, bootcamps para ser aproveitar do "mercado de iniciantes" que é uma bolha. E no geral o conteúdo é sempre uma bosta, e a maioria nem vale pra um Junior como o Fabio Akita falou. Minha técnica de consumir conteúdo consiste em analisar se o cara vai tentar me empurrar algum produto, ou se o canal dele faz merchan de produtos ruins (tipo aqueles Hosts bosta). Se sim, não consumo, pois parto do pressuposto se o cara realmente tem uma boa técnica para repassar, ele consiga ganhar dinheiro com isso, e não apenas com mero marketing. No mais, Github, Quora, StackOverflow já tem um bom conteúdo que qualquer iniciante/estudante precisa. Mais uma vez, um ótimo vídeo Fabio Akita, fica uma dica pra quando voltar, fazer um vídeo sobre essa bolha do marketing digital, achei muito interessante o das startups.
Bull's eye! Exatamente isso. É o que mais tem, gente que tem pouco ou nenhuma experiência de verdade e está se aproveitando da alta demanda de gente procurando material pra empurrar qualquer coisa.
Bem isso mesmo, hoje em dia a maioria apenas vai no site da ferramenta, faz um resumo da documentação, e lança um curso ou vídeo como se fosse sênior no assunto, e o pior de tudo, os caras são "Sênior" com 25, 30 anos de idade ...
Eu percebi que o inglês vira a língua oficial do programador quando eu comecei a estudar para tirar uma certificação Java. Cara, a diferença de qualidade dos matérias em inglês para os em português é brutal.
Na verdade qualquer assunto é assim, sendo programação ou não, parecem dois mundos distintos, quem fica só no português tá sempre atrasado.
@@neoyankee é verdade, inclusive pq os caras mais fodas aqui do brasil q forem produzir conteudo tambem vao escrever tudo em ingles
Muito bacana esse tipo de vídeo!
Queria te ver falando sobre: SOLID; KISS; DRY;
Ou ainda assuntos como: DDD; Design Parterns; Low Coupling; High Cohesion;
English fluency. Primer skill.
Primeiro : Akita, pqp eu acho seus vídeos muito fodas ! cada vídeo que eu assisto aprendo e conforme aprendo vou amadurecendo e MUITO o meu lado profissional.
Segundo: Pessoal, pelo conteúdo do vídeo percebi que a galera tem uma certa insegurança no inicio da carreira, a dica mais valiosa que eu posso dar sendo alguém que recém saiu de estágio e conseguiu emprego como junior é NÃO SE LIMITEM ao emprego, ser programador não é uma profissão limitada pelo horário de trabalho, ser programador é muito mais que isso, beirando ao clichê : ser programador é um estilo de vida. É literalmente isso, você faz isso porquê gosta ? então faça isso antes, durante e depois do trabalho!
7:42 Uma dica em relação aos assuntos pesquisados no Wikipedia: priorize a seleção do idioma nativo daquele assunto, por exemplo, caso pesquise sobre o foguete V2, deixe selecionado a língua alemã, pois aparecerá mais informações.
Atesto muita coisa do video, me formei em direito e atuo na área. Mas há um ano comecei estudar programação, inspirado por series e filmes de tecnologia que gostava. O fato de já ter inglês fluente me ajudou bastante, hoje percebo que estou bem mais atualizado que pessoas com faculdade, com o tradeoff de não ter a bagagem teórica. Meu aprendizado alavancou ha uns 6 meses quando comecei a olhar opensource de alguns projetos como fo falado. Inclusive recomendo olharem o "real world exemple" um projeto em que se monta um mesmo site com framework diferentes, vc vê o mesmo site em react, ang, vue, ember, etc... E tem acesso aos códigos fontes. Além de ser ótimo para aprender, vc já consegue ver como o framework eh na prática, se o estilo te agrada.
Caraca mano, mt obrigado pela recomendação!! Muito massa esse real world examples, nao conhecia
Fala Akita. Conteúdo excelente, obrigado. Até me "emocionei" na 5 rsrsrs por que tenho feito exatamente assim. Procurei projetos em Rails no GitHub até achar um de uma empresa internacional que ensina programação. Estou tentando reproduzir e busco o conhecimento por demanda (The rails 5 way , documentação etc). O pior é que nem penso em trabalhar com Rails, mas tem me ajudado muitíssimo a aprender de tudo um pouco: aquilo que absolutamente nenhum curso é capaz de colocar na grade. E você tem razão , exige muita determinação. Muita. Depois volto aqui pra falar o quanto agregou ou não . No momento, ralação.
Muito bom! Manda ver aí! 💪
Eae como ta ?
"Se você só pega no teclado durante o curso ou na hora do trabalho, esse é o seu defeito. Programar não é a sua vocação"
Mano, desceu uma lágrima de felicidade quando ouvi isso: estou no caminho certo.
E, reconheço muitas pessoas no mercado, que tem esse comportamento, e ainda reclamam que não conseguem boas posições.
Eai, atualiza sua jornada do herói aí meu rei, entrando na área agora, sucesso pra vc!
Aee, minha pergunta foi selecionada, kkkkk.
Muito bom como sempre, Akita! Obrigado!
Pelas cores posso supor que imposto é ...
Espero que eu tenha conseguido responder :-)
@@jonathangonzaga95 belo e moral
@@JoaoVictor-kv8ee Somente na mente distorcida de um estatista.
"Eu prefiro iniciar pela pratica e buscar a teoria pra complementar..." Fabio Akita
Akita, sem exagero, você mudou minha forma de estudar programação! Eu pago curso caro para aprender e não recebo um ouro de informações dessa.
Fala Fabio, Fui Demitido hoje na empresa que trabalho, eu era Dev backend com nodeJS, a razão da demissão foi porque outra empresa me contactou e agendou uma entrevista comigo em horario de expediente, então fui até a diretoria da minha empresa pedir permissão para fazer a entrevista e dar satisfação, passando transparência, no mesmo minuto me demitiram, não imaginei que fossem ter essa atitude, e fiquei abalado, gostaria de saber sua opnião a respeito, estou certo ou errado, devia ter sido transparente? Essa foi a primeira empresa que atuei como dev, estou nela desde o estagio, me disseram que não querem pessoas na empresa que estão buscando outras empresas. Na outra empresa que fiz a entrevista aparentemente deu certo e começo la em Janeiro. Mas ainda assim, fiquei sem entender o que realmente ouve.
Puts, que mals. Não existe "certo" ou "errado", cada empresa decide como agir em cada caso. Eu pessoalmente não concordo com esse tipo de atitude, mas não sei qual é a estratégia deles (se é que tem alguma). Não se sinta mal, não é uma prática comum isso. Você fez o que achou certo, e isso é o suficiente.
Acredito que tudo tem seu lado e ruim. Acho que vc vez certo, maaassss aproveita essa situação para se avaliar, pq pode ser q a empresa já não estava muito contente com seu serviço e isso foi a gota d'água. Entende? Com certeza vai ser um cara melhor depois de tudo isso. Tenha fé
@@carlosvaltersantosferreira2217 obrigado carlos, nao acho que seja meus serviços, tudo bem que eu sou junior, mas eu entregava direitinho minhas tarefas, nao atrasava e nem nada do tipo, porém varios outros devs começaram a sair da empresa, cheguei no escritório e 5 devs tinham ido embora, e a empresa possui 14 devs presencials e mais uns 10 remotos, como eu era o 6 ameaçando sair, talvez me demitiram por odio, ao inves de conversar pra melhorar o ambiente ou o desenvolvimento =/
É complicado vai entender,você procura ser honesto transparente e fazem isso.Mas infelizmente é assim muitas vezes na vida você faz o correto e o correto acaba tornando-se errado para quem está do outro lado sucesso.
@@luisgabrielmxm mano, mas se 'descontaram' em ti vc nao tem nenhuma culpa nisso. Na real pode ser ate bom pq vc se livrou de uma empresa q ao inves de tentar segurar o seu funcionário sendo um bom lugar pra trabalhar e dando beneficio eles querem funcionarios "fiéis e que amem a empresa" e isso é irreal e ridículo. Os donos fazendo dinheiro e querendo q os funcionários amem a empresa? Td mundo ta ali so pelo dinheiro, talvez no fim das contas vc se livrou de uma empresa com péssimos donos
Gosto muito dos vídeos do seu canal, Akita. Como apaixonado por tecnologia, sempre aprendo muito por aqui. É sem dúvida o melhor canal de tecnologia em português no TH-cam.
Tenho algumas considerações sobre essa parte de carreira, considerando empresas de alto nível. Trabalho em uma FAANG no exterior (prefiro não dizer qual por privacidade) e noto que todas seguem o mesmo padrão no momento da contratação. Eu diria que aprender uma linguagem específica ou sair aprendendo um monte de framework aleatório daquela linguagem são coisas bem menos importantes do que de fato aprender os fundamentos de ciência da computação e engenharia de software. A maioria das empresas desse nível são agnósticas em termos de qual é a sua linguagem preferida. Elas entendem que esse tipo de conhecimento é transferível de uma linguagem pra outra, e que uma vez que você entende os fundamentos de computação, eficiência, estrutura de dados e algoritmos, você facilmente desenvolverá o conhecimento necessário pro trabalho, independente da linguagem que eles utilizem no dia-a-dia.
Eu diria que, considerando carreira nessas empresas, o mais importante seria:
1. aprender inglês (!!)
2. ter pelo menos uma linguagem que você domine, independente de frameworks
3. entender sobre estrutura de dados (arrays, hash tables, linked lists, stacks, queues, graphs, trees, etc)
4. entender o conceito de Big-O e como desenvolver algoritmos eficientes e escaláveis
5. estudar algoritmos conhecidos e o porque são mais eficientes do que soluções de força bruta, pra começar entender a teoria de eficiência (é interessante estudar coisas como binary search, graph traversals, two pointers, etc)
6. faculdade é importante pra te ensinar os fundamentos, mas mais importante do que isso, é você ir atrás de se aprofundar nos temas acima. Seu diploma não vai te conseguir um emprego nessas empresas, sua capacidade vai (eu mesmo não tenho formação na área). E se prepare, porque você será intensamente testado durante o processo de entrevistas.
Percebo que praticamente não existe conteúdo em português sobre esses temas. Entendo que o foco dos canais são mais voltados pra ideia de "get the work done" do que pra conceitos de eficiência e escalabilidade, mas entendendo que esses são tópicos mais "chatos" e que só verdadeiros apaixonados por tecnologia se importam em aprofundar. Mas se tem alguém no Brasil que eu tenho confiança que conseguiria fazer um conteúdo f*** sobre fundamentos, estrutura de dados e algoritmos, sei que é o Akita. Fica aí uma dica de conteúdo, caso ache interessante! :)
Unico canal que me segura tanto tempo sem nem piscar !
Akita, respeito muito seu trabalho, também comecei há cerca de 20 anos e passei muito perrengue, seu canal é um dos poucos que realmente tem um trabalho relevante, pois hoje vejo muito "Desenvolvedor de Palco" no youtube com alguns conteúdos bem rasos.
Já valia o like só por falar sobre a CLT e toda legislação inútil e excesso de burocracia desse país. É incrível como em pleno 2020 ainda tem gente que vê regulamentação como algo positivo. Muito bem, Akita!
Ue, n quer regulamentação aceita trabalhar como pj, tem um monte de empresa fazendo isso ai hj em dia pra economizar com funcionario e nao cumprir a lei
@@hil449 ala o cara que gosta de regulamentação
Sem dúvida, dividir o tempo entre a teoria e prática é fundamental. Valeu Fábio.
"Se você está seguindo todo mundo, provavelmente está indo na direção errada." KKKKKKKK foda
@@computadorhumano949 aqui todo mundo fez enem pra pegar faculdade logo quando sai da escola, eu preferi atrasar um tempo melhor coisa q eu fiz to aprendendo muito nesse tempo...
@@computadorhumano949 eu vou pra privada mano rlx
@@amazocosmic2933 faz pública mano, ter q trabalhar pra pagar faculdade é pessimo
@@hil449 eae mano já tô na metade do curso, consegui um trampo na área acho que foi a melhor decisão no meu caso, tô trabalhando de home office :)
Cara, este vídeo deveria fazer parte dos fundamentos de qualquer graduação ou curso de TI. Sensacional!
"eu sei, a gente eh Jovem .." :S
Sempre incrível Akita! Impossível não fazer um paralelo com a "prática" abordada por Nassim Taleb. Turbinas de avião não nascem na academia (por mais que aperfeiçoamentos possam existir), mas nas experiências práticas, no front da vida executiva.
Eu n tive jeito encarei ser freelancer sem saber nd,começei a 1 ano e hj desenvolvo aplicativos do zero,com react e flutter,o aprendizado veio de stackoverflow,medium,e youtube,acredito q essa profissão existe o caminho correto que é o que o akita falou,e existe o caminho certo pra cada um e uma máxima tem que codar!
Monstro sagrado! Desde que assisti seu vídeo da dor de aprender lá nos meados de Abril, eu tomei uma iniciativa de arrumar meus estudos e estudar de vdd. Eu sempre travei muito, testei muitas linguagens, mas foquei tanto agora que comecei a pensar, como não entendi isso antes. Comecei a desenvolver meus próprios projetos, meus cruds já que todo mundo falava, e percebo cada degrau que tenho subido! Ainda tenho muitos degraus, mas eu quero continuar. Muito obrigado pela bronca!
Akita, ver seus vídeos pra mim é um vício!!! Sou um pouco lerda, com um poder de raciocínio fraco, mas funciono na base da persistência e quero muuuito seguir nessa área. Eu realmente acredito que o esforço vence o talento, então, logo logo, conseguirei vencer essa falta de quickness na inteligência.
Acompanho canais gringos de tecnologia e alguns de alto nível, e até hoje vi poucos com tanto conhecimento e SINCERIDADE como o Fabio. Parabens e obrigado por separar um tempo para postar esses valiosos vídeos.
PS: Realmente um dev que sabe pouco inglês está muito em desvantagem
Akita. Porque você disse sobre o angular, que "infelizmente algumas empresas ainda usam"
Estou lendo todos os comentários cassando essa resposta!
Acredito que ele se referiu a versão 1, porque o Angular 2+ tem uma comunidade bem ativa.
@@hailtonmartinsjunior3332 Eu também, queria entender
Fala Fábio! muito bom o vídeo, sou analista de infra e estava achando que eu era doente, pq as vezes vou dormir e até sonho com problemas e possíveis soluções, então provavelmente eu tenho vocação kkkk
Acho que já comentei nesse vídeo mas, vale comentar novamente: excelente conhecimento passado pra nós! Impagável! Deus te abençoe!
Pra galera que tá tendo dificuldade, e/ou está começando do absoluto zero, digita ai no youtuube: Curso em vídeo lógica da programação algorítimos. De nada! E continuem ouvindo o Fabio Akita, sempre revendo esses vídeos, estou há 6 meses estudando e esses caras fazem toda a diferença. Obrigado Fabio, quando eu for um grande programador vai ser graças a você!
Cara, muito obrigado. Conheci o seu canal essa semana. Já tava quase pensando em desistir, mas o conhecimento que você passa nos seus vídeos abriu os meus olhos para uma nova perspectiva.
Esse sininho quando vibra parece o morfador dos Ranges. Tem que largar tudo pra vim. :D
Nossa que vídeo sensacional, quase todas as dúvidas anunciadas no vídeo, eu tbm tinha, principalmente a questão de como começar sem ter experiência nenhuma.
Gostei bastante da forma como o vídeo foi feito. Essa interação com o público é sensacional. Assim conseguimos expor o que pensamos e ter sua opinião, que é muito bem fundamentada. Tem me ajudado bastante. Parabéns.
É ótimo ter essa visão da realidade para quem esta por fora ou começando, como eu e tantos outros. Já me indicaram tech startups para começar a trabalhar, mas vejo que para mim é melhor começar em uma grande empresa que saiba orientar seus funcionários. Enfim, já sei que estou no caminho certo. Valeu Akita, grande abraço!
É sempre bom esse estilo do akita, onde ele coloca a realidade e mostra q se você estiver disposto e tiver uma boa capacidade lógica, ela só vai te trazer benefícios, mesmo quando você errar
Saber inglês é essencial! Existe muito conteúdo bom por ai, mas precisa de inglês! Tem um curso introdutório muito bom o CS50, curso da Harvard, é de graça e muito bom, me deu uma base boa pra entender algoritmos e da uma base de memoria
Caralho esse canal é foda, manda na lata as verdade pura sem enrolação nenhuma, muito bom
Eu desanimei. Realmente o mais importante é aprender a ser honesto, e honestamente... Assisti esse vídeo enquanto cozinho o pouco feijão que ainda tenho em um fogão a lenha improvisado com tijolos. Eu estudo por conta a muito tempo, desde muito cedo tive de priorizar minha sobrevivência, e hj entendo que ainda não chegou a minha oportunidade. Vou continuar estudando, mas praticamente zerei minhas expectativas. De agora em diante, programação pra mim agora é apenas um hobby. Obrigado por abrir meus olhos, eu perdi muito tempo na minha vida imaginando um futuro que esta absurdamente longe pra mim. Já desisti de empregos, e outras oportunidades (na construção civil por exemplo) pra ficar apenas estudando, já pedi demissão de empresas por me perceber estagnado e impossibilitado de estudar. Eu errei...
Cara, toda vez que vejo seus videos fico motivado a estudar. Teu trabalho aqui vale a pena! Obrigado!
Muito bacana, como sempre. Esse assunto do fullstack sempre me deixa "bolado", pq nossa área é muito grande. Tive a oportunidade de muitos anos atrás começar com PHP, javascript, css e html. Depois fui pro backend. Ao longo tempo me "especializei" em linguagens backend, banco de dados e infraestrutura. Hoje gosto muito de atuar nesses 3 tópicos, sei o básico de front, mas confesso que não acompanho mais tão de perto, já que estudar back, banco de dados e infraestrutura já consome bastante.
Conheço poucos (muito pouco mesmo) que é capaz de fazer o ponta a ponta de forma eficiente.
E temos que viver um pouco, pra não ficar doido heheh :)
Obs: ainda acho importante saber o básico do ponta a ponta, mas querer dominar (ser bom mesmo) tudo, vai consumir muuuuito.
Demorou mas chegou mais um vídeo do Fábio! Realmente boa parte das perguntas ficam no que tu já disse, e como dizia meu avô quem não tem cão caça com gato... "Se não tem empresas boas vá atrás da sua empresa ruim"
Nas minhas buscas nos sites de emprego o que mais vejo aqui em Portugal são tech startups com discurso de que vc vai amar ficar codando e vai (adorar ter um tridente enfiado no $#, pois eles como têm que ter crescimento de colónia de bactérias, afinal eles têm que entregar resultados impossíveis em prazos inimagináveis) e esperam que vc saiba tudo sobre tudo... Ah! mas não vamos esquecer que eles têm coffee break livre e alguns consoles para vc relaxar quando estiver sob alto stress!
Outra coisa que notei são uns bots que dão notas 5 estrelas com comentários mais amigáveis que desenhos infantis e comentários 1 estrela descendo a Madeira nessas mesmas empresas... Ou seja não tem média é só bom ou péssimo...
Quando vejo comentários assim eu já imagino um caos na empresa caso em entre como um Junior...
Acho que todo mundo quer saber porque "infelizmente" algumas empresas ainda usarem Angular rs. Ele já escreveu algo a respeito?
Tô procurando a resposta aq
Há cada dia eu encontro no @Fabio Akita um mestre (um grande motivador e professor) para área de tecnologia, esse cara é muito bom!
Você é sensacional, Fabio. Sinto que vídeo seu, sobre qualquer assunto, pode ser, um mar de bons conselhos e dicas e expressadas da maneira mais didática possível. Parabéns, de verdade. Continue com os vídeos.
Excelente video Akira.
Quando puder faz mais assim.
Abraço.
Saúde e paz.
curti bastante esse tipo de video, pessoalmente acho que o que mais falta no mercado não é só bons desenvolvedores de fato, mas uma boa mentoria. Se uma pessoa tem um ótimo mentor, a curva de aprendizado dela pode descer exponencialmente. Seus vídeos nos ajudam a preencher um pouco desse gap. Obrigado
Um dia vou cagar regra com todo esse talento e principalmente poder de sintese seu mestre Akita. Parabens pra turma que fez as perguntas. Esses seus videos causam a extinção de CHRO por ai. E de muitos CFOs por tabela. Até o proximo video...!
Comentando aqui para o algoritmo do TH-cam ver que esse canal é foda e quero ser bombardeado com esses assuntos.
Fabio, obrigado pelo excelente vídeo. Você sempre é muito esclarecedor e eu gosto que você fale sem rodeios. Concordo que nós, nível Júnior, precisamos ralar muito e entender que não é só porque o mercado carece de profissionais que a escalada será fácil. Como todos, comecei pela teoria mas já não consigo mais só ler e não praticar. Já entendi que só fixar conceitos não me levará à lugar algum.
Grato pela disponibilidade em passar para nós um pouco da sua experiência.
Sensacional! Sou iniciante e o meu foco é app para encharcados, estou focado, lento mas cresço a cada dia.
Sensacional Akita... Gratidão por ter trabalhado com você!!! Abração e Sucesso!!!!
Akita, vc é muito foda. Cê loco jão. Valeu.
Minha carreira virou de ponta cabeça há um tempo atrás e até agora não consegui colocar ela no eixo certo. Esses vídeos me ajudam a enxergar algumas saídas. Vlw
AKITA MONSTROOOO SAGRADOOOO
ele falou que em cinco anos ia mudar, ja tamo 4 anos dps slkkk como o tempo passa
muito bom Fabio, ótimas resposta que eu estava indagando para eu mesmo...
Show de bola a honestidade do Akita em dizer a realidade da carreira dev!
Quanto tempo alguém pode passar sendo Junior?
Eu sei que isso depende...
Mas também creio que exista um limite de tempo saudável para evolução.
Por exemplo, se o cara é Junior há vários anos, talvez algo esteja errado..
Não tem limite. Se a disposição pra treinar, estudar e aprender coisas novas é baixa, você pode ser junior o resto da vida. Eu já vi vários caras com anos na área mas competência super baixa porque nunca investiu em estudar. Você pode viver 1 ano diferente todo ano por 10 anos, ou viver o mesmo ano igual por 10 anos. São coisas completamente diferentes.
@@Akitando fato!
A maioria das empresas consideram pleno quem tem pelo menos 5 anos de experiência nas tecnologias solicitadas. Você pode ser programador C/C++ há 10 anos, mas se começou a estudar ReactJS mês passado então você não será considerado pleno, muito menos sênior. Óbvio que pela experiência você provavelmente vai conseguir pegar as coisas muito mais rápido, mas isso não é regra.
Seus vídeos são muito bons Akita, assisto desde os primeiros vídeos. Você poderia fazer um vídeo falando sobre sites de freelancing?
Muito legal o vídeo, Akita. Podia fazer mais vezes!
Ótimo vídeo. Gostei sim conteúdo. Sinto-me desafiado a cada vídeo assistido seu. Penso que passei muito tempo estagnado em um vaga e deixei o tempo passar. Mas seus vídeos tem dado um gás para analisar esses pontos a melhorar da minha carreira. Abraços
Bacana o vídeo. Não é que a coisa seja difícil. Como tudo na vida, a gente tem que seguir o caminho pra chegar lá e, nisso, desenvolver as habilidades que precisamos pra chegar lá. Pegar atalhos seria como ir pra guerra, sem cumprir o curso militar básico... o resultado é previsível.
0:10 *Tem alguns técnicos pros próximos vídeos q vão demandar mais tempo de pesquisa q o normal.*
Q tal priorizar os assuntos q vc já domina? Ex: GIT
Muito Obrigado Akita pelo seu trabalho aqui no TH-cam. Gratidão!!!!
Um vídeo muito importante para a evolução de qualquer profissional que tenha interesse na área da tecnologia.
Puta que pariu eu amo esse cara, eu tava literalmente me sentindo parado no tempo achando que não tava progredindo por burrice mas na verdade eu estava fazendo tudo do jeito errado, vou tatuar esse vídeo no meu corpo
Grande Fábio! Fiquei curioso sobre a sua visão negativa sobre o Angular, acompanho seu vídeos mas não sei se você já expôs sua visão sobre esse framework. Será que poderia abordar em um momento posterior?
Muito obrigado!
Também fiquei curioso quanto a isso. Já estudei ambos angular e react e angular deixa a sua aplicação front mais bem organizada e estruturada. Mas em compensação ela é mais complexa pra se aprender.
Eu entrei no mercado sem formação, a aproximadamente 7 anos atrás, com menos de 4 anos de profissão me colocaram como arquiteto de software, sofri muito por falta de experiência, mas eu estudava dia e noite, estudei muito mais do que se estivesse fazendo uma faculdade, tive Burnout e aprendi o necessário. Engenheiro de software ganha bem porque é difícil, exige muito estudo, muita responsabilidade e não tem como enrrolar, ou sabe ou não.
Akira, aproveitando o gancho que você falou sobre os frameworks javascript, gostaria de sugerir um vídeo falando sobre os principais e prós e contras de cada um. Eu trabalho com backend, mas sempre gostei de brincar com front. Porém ultimamente nem sei por onde seguir, pois a cada mês tem um framework diferente prometendo ser mil maravilhas e na semana seguinte surge outro e o anterior não presta, é ruim, é lento e tal. O meu medo basicamente é ficar estudando frameworks que sempre vão ficar obsoletos até eu ficar bom nele e aí ter que começar tudo de novo em outro.
Abraço!
Manooooo além do conhecimento, só camisa LOUCA!!!! Indica a loja aí?
Porra, Fábio, você é muito inteligente, cara!
Olá Akita. Cara se for possível faz um vídeo sobre redes como a abordagem do livro do Barabási e linkando com suas experiências pessoais. Por exemplo, como sua rede pessoal te ajudou ou não na carreira profissional desde o inicio até se tornar um empresário.
Olá, Fábio Akita!
Há uns dois meses que comecei a seguir o seu canal e nesse tempo tenho aprendido e crescido bastante com os vídeos. Obrigado por compartilhar os seus conhecimentos.
Tenho um curso técnico em informática (redes) e farei um upgrade no meu currículo. Optarei por um superior tecnólogo na área de análise, mas estou com dúvidas quanto as duas opções que me apareceram: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Análise de Dados. Na sua opinião, qual das duas é "mais vantajosa" considerando trabalhar com consultoria, ou mesmo no setor publico?
A pergunta nº 5 me deu um desespero.
Quando eu comecei a programar minha barreira (que diga-se de passejem eu nem vi) era não ter um teclado. Juro, eu aprendi a programar em um Dreamcast, e tudo que eu tinha pra escrever código era um joystick e um teclado virtual. e detalhe, rodando em um sistema adaptado da IBM em Japonês, eu não sei se vcs sabem mas a backslash (barra invertida) em JP não é o mesmo carácter que estamos acostumados a ver "\", é uma especie de Y com 2 riscos na vertical (¥), e o que isso tem a ver? Quando eu lia backslash em qualquer documentação como diabos eu ia saber qual era o caractere, e quando eu consegui um livro de PHP, eu via o caractere \, e eu tive que descobrir na tentativa e erro qual era essa maldita barra invertida (nunca mais esqueci).
Passei 1 ano e pouco comendo código apenas na base do joystick e teclado virtual, nesse tempo eu montei um site com sistema de login, cadastro e upload de imagens em Perl (lembra do teclado JP, pra quem não conhece Perl, o uso do acento circunflexo(^) e til(~) é comumente usado nos if, e não tinha essa porcaria no meu teclado (e nem o alt), então eu tinha um txt, só com esses caracteres e sempre que precisava copiava e colava no meu código), fora isso ajudava novatos no PHP Brasil e personalizei um código do PHPBb (um fórum openSource) para meu clã de Quake III.
E o cara achando que tá ruim d+ achar uma rotina de estudos pq o ZapZap não para de tocar e não pode praticar pq ninguém paga ele pra fazer isso, volta em 99 entra no cadê e digita seu erro no código pra ver o que aparece no resultado, se der sorte alguém acabou de achar a solução, pq a maioria eram só perguntas, eu cansei de responder meus próprios tópicos de perguntas pq achava eu mesmo a solução na base da tentativa e erro, hoje eu posto um bug no stackoverflow e em menos de 1 hora alguém vem com alguma ideia ou o link de patch pra resolver. Akita tu pegou leve com esse mano.
Sim, Fábio, quem está no seu audidatismo, ou buscando do nada, no fundo ela tem que repetir, temos nossas indagações quando aceitamos "gerenciar expectativas"!!!
Video fantástico, meus parabéns. Curti demais o conteúdo e o formato.
Conteúdo excepcional, as palavras finais perfeitas! Obrigado!
Sobre esta parte de ler a documentação. Isso sempre me assustou muito. As documentações não são bem explicadas na maioria das vezes e vc fica super perdido. Até agora. Neste semestre da faculdade eu fiz um trabalho que eu tive que ficar fuçando a documentação de uma biblioteca e eu nem percebi o que eu estava fazendo. Antes eu tinha meus receios, hoje eu não posso esperar pra cair de cabeça em águas não navegadas. Toda frustração some diante do sentimento de ter encontrado a solução por si só. Isso não tem preço!!
eu vou iniciar ADS aos 39 anos mas eu acompanho e sempre percebi isso que vc fala mas vamos pra cima, acho que vou focar em uma área e dedicar e outras com o tempo pra não por coisa de mais na cabeça no inicio
Ouvir seu conteúdo é gratificante.
Foi muito bom falar disso do estágio e leis trabalhistas. Sempre que olho vagas, em qualquer área, noto esse problema. Existem profissões como a área de design e TI que se a pessoa quiser aprender online existem diversos canais, cursos e livros...um campo vasto de conhecimento. Mas o estágio exige que vc esteja na faculdade ai só te resta a CLT ou prestar serviços. Bem mais difícil pra um iniciante. Até mesmo pra quem já tem o diploma..a pessoa poderia querer estagiar pela oportunidade de entrada , pela experiência e já não pode mais. A empresa perde, o profissional perde ...com essa burocracia da CLT.
Isso é verdade cara, já tomei muito não na cara por não ter Faculdade, mesmo tendo um portifólio legal, onde tenho alguns projetos q eu faço pra brincar e testar algumas coisas. Isso é frustrante pra caramba.
A cada vídeo novos e excelentes aprendizados!
Vídeo show de bola. Sempre bom olhar alguns pontos por uma nova perspectiva
Fabio, você poderia fazer um vídeo falando de trabalho remoto no Brasil e no mundo como programador?
Show! Parabéns Akita!
Vídeo muito bom, qualificação total
Gostei muito do número 5... é difícil ser honesto assim. E quando a gente fantasia, mente pra nós mesmos, o caminho fica muito mais longo, como o Akita falou um pouco antes, sobre ser honesto ao dizer que não deu conta, antes do fim do prazo... que precisa mesmo de ajuda.
Muito bom ! Obrigado mais uma vez por esclarecer!
Interessante a analogia dos códigos com a escrita. Afinal ambas são linguagens e possuem seus padrões. Reconhecimento de padrões é uma especialidade do cérebro humano, mas como dito, requer que ser mergulhe no universo escolhido sem se preocupar muito se vai conseguir ou não.
Como sempre, ótimo vídeo.
Eu estava lá pelo minuto 10 quando percebi que na camiseta era o Batman, e não o logo dos Thundercats.
Grande Fábio. Uma dúvida que eu tenho e acho que daria um belo vídeo sobre carreiras: oque um estagiário precisa saber? E um júnior, pleno e sênior?
Akita, me lembro que em um vídeo você falou que preferia negociações diretas ao invés de conversas sobre outros assuntos e papo furado. Recomendo fortemente o livro "Como convencer alguém em 90 segundos". Depois de ler acredito que fará muito mais sentido toda a conversa que existe antes de uma negociação. Mais uma vez, parabéns pelo conteúdo do canal.
Só pra constar: Maringá é um polo de informática, com repercussão nacional já... E tem aeroporto NA cidade.
Minas ou Paraná?
Kkkk o caba ficou sentido 😂
po cara, a galera que trabalha perto de vc, que pode ter acesso a um feedback seu "mais rapidamente" são de certo ponto privilegiados, pq as paradas que vc fala é a real e muita gente tem medo ou não sabe como falar. sucesso man!