Pessoal, valeu mesmo pelos feedbacks, por um momento quase não soltei esse vídeo achando que poderiam não gostar. Eu leio todos os comentários mas não dá pra responder todos um por um então digo geral que me motiva a continuar a fazer mais :-) Valeu!
Ainda bem que soltou! Na boa, vc solta umas "farpas" boas para pensar. Nós vivemos em um mundo em que precisamos ser positivos o tempo todo. "Seu pai morreu? Ah, foi bom assim, ele já estava sofrendo!". Não cara! Seu pai morreu! isso é uma merda! Não tem nada de positivo nisso. Sofra, chore, viva uma fossa, mas se erga e aprenda a viver sem ele. Então, por favor... pode ser um video que vai contra todos. Vc acha importante? Importante para uma única pessoa, que seja. Vai fundo! É como vc falou, se todo mundo ta indo para o mesmo lugar, a vontade é largar a manada e ir sozinho para o outro lado, mas cadê "aquela força" para vc deixar de pensar "Será que tenho que abandonar a manada mesmo?" e decidir de fato se é melhor ir ou não! Mal tenho visto seus videos, mas já te considero pra cacete!
Você tem sorte que o TH-cam não possibilita o mesmo usuário dar mais de um like em um mesmo vídeo , geralmente só dou like quando agrega algum valor, e esse vídeo é um daqueles que agrega muitos valores! Parabéns pelo esforço e dedicação, e muito grato por compartilhar conhecimento de vida!
Em 2012 encontrei o Akita na conferência da Locaweb, lá tomei coragem e perguntei pra ele como se fazia para aprender Ruby, ele disse "é só querer e estudar" kkk, e eu disse que o conteúdo só tinha em inglês, e ele disse: "tu não sabe inglês ainda?!?!", cara depois desse dia comecei a estudar inglês e a me dedicar na programação. o Akita é, e sempre foi uma inspiração. Aquele dia foi muito importante pra mim. Hoje já estou na área com minha empresa e a cada dia aprendo mais. Abraço
Que foda cara! Vou começar a ver uns cursos quero aprender a programar, meu inglês é aquele dá pra se virar, espero conseguir aprender a programar e construir uma carreira.
" Ao menos goste do que faz quando você ficar bom vai aprender a amar ". " Uma boa empresa que paga em dia e bem...com bons colegas vale mais que uma promoção. "
"Procure o que você ame" Ao meu ver, o correto seria: "Procure amar o que você faz!" Não importa o que faça, faça direito, faça com carinho, respeito e amor. E assim você terá sucesso e deixará de se martirizar todos os dias!
O ruim de mostrar para as pessoas como é que faz as coisas certas é que depois vão dizer que não precisam dos outros para mostrar alguma coisa para elas
Vou precisar acrescentar um ponto: Eu trabalhei numa agencia bancaria (dessas tradicionais), vendendo coisas para as pessoas e foi a pior experiencia da minha vida. Tudo o que o banco faz é desgraçar a vida dos seus clientes - e a gente ainda era recompensado por isso. As vezes, a gente acaba trabalhando numa empresa cuja missão é amaldiçoar a vida das pessoas. Quando mudei para a area de TI, tive muitas dificuldades (TI é bem complicado mesmo) mas é muito mais facil supera-las e se dedicar em aprender novas tecnologias quando você trabalha numa empresa que quer oferecer um bom serviço (que é o normal - com exceção dos próprios bancos).
Cara também trabalhei em uma agencia bancaria como aprendiz mas no meu caso não oferecia "produtos financeiros" como vc mas via as pessoas ganhando por fazer outras quebrar a cara achando que seria um "investimento" de uma vida. atualmente entrei em uma vaga como auxiliar de loja e entre tantas coisas tenho que vender e vender não é uma opção e sim obrigação. Não que eu esteja reclamando mas agregando seu assunto devo ser honesto (mesmo que alguns vendedores por perto não sejam assim) esforço, tempo, honestidade e inteligencia movem montanhas. Agora conceitos básicos para mim estão em jogo e devo me certificar sempre que estou jogando limpo e claro gerando lucros
Eu já mudei de profissão, de pedagoga pra área de tecnologia. E na tecnologia, também já passei por várias áreas nas empresas que trabalhei, suporte, comercial, marketing, e todas às vezes me dediquei e aprendi muito. Agora atuo como gerente de produto, mas estou estudando programação pra ir pro desenvolvimento. E quando eu decidi fazer isso comecei a ficar com dúvida se estava fazendo a coisa certa já que eu não amo programar - ainda. Com isso, comecei a ficar desmotivada e fui pesquisar sobre "fazer o que se ama". Depois de ler sobre isso e conversar com algumas pessoas - inclusive com você aqui em Criciúma xD - fiquei convencida de que uma carreira de sucesso não é contruída baseada no sonho de “ir fazer o que se ama" pois é quando nos esforçamos para fazer o melhor é que temos mais chances de ter sucesso no trabalho e assim aprender a amar o que fazemos. Além dos textos que você citou eu também li um livro que fala sobre isso: "So Good They Can't Ignore", ele é muito bom e ajuda descostruir essa ideia. Obrigada pelo video Akita, achei muito legal a forma como tu comunicou e me deu mais certeza ainda que o mais importante é focar na qualidade do que eu vou fazer.
caraca, sensacional o teu adendo e ficou me estalando aqui na cabeça em pleno sábado a noite "quando nos esforçamos para fazer o melhor é que temos mais chances de ter sucesso no trabalho e assim aprender a amar o que fazemos". é um baita paradigma. pq a gente só acha que consegue fazer bem feito se estiver amando o que está fazendo, com a melhor equipe, o melhor trabalho e isso faz a gente se arrastar os dias.. pelo menos isso é o que está acontecendo comigo no meu atual trabalho e me fez pensar 'hummmmm.. eu devia aprender a programar' e acabei caindo nessa página.. vou praticar esse foco no 'fazer o melhor trabalho independente do que aconteça'.. e continuar minhas engatinhadas de programação pq achei um troço divertido.
Eu tb sempre achei q era de humanas, mas vejo q la estão as carreiras mais saturadas e frustrantes, msm assim as pessoas vão aos montes "fazer oq ama", será q sou eu q estou errado?
RELATO: Eu estava, planejando pular de uma viaduto (eu constantemente luto contra mim mesmo contra esses pensamentos) , pq as coisas não estao dando "certo" na minha vida e meus objetivos estão "demorando demais", de fato não estou satisfeito com meu emprego e comecei a pesquisar sobre programação (pretendo mudar de área, estou estudando logística) e caí nesse canal.......as coisas que você ensina me ajudou. A partir de hoje as coisas serão melhores e se não forem, essa forma de pensamento me fará mais forte. Obrigado.
Que video fantástico, não tem coisa melhor do que ouvir um cara que realmente tem experiência, e não fica inventando coisas pra vender curso no final de cada vídeo, obg akita
Cara, eu queria muito ter visto esse seu vídeo há alguns meses atrás. Vou contar brevemente como me sentia naquela época. Tenho 22 anos e há aprox. dois trabalho Desenvolvimento Web (aquele bem tradicional, nada de revolucionário ou inovador) e sempre fui apaixonado por cybersegurança low-level. Engenharia reversa de firmware, malwares/packers/loaders/binários.. enfim, praticamente outro mundo se comparado com desenvolvimento web. Me sentia "apenas mais um" escrevendo código javascript para pagar as contas e colocava cargos como "Analista de Malware", "Vulnerability Researcher" e mesmo *algumas* atividades Black Hat como uma meta que eu precisava atingir *pra ontem*. Sentia que precisava sair dali e ir pra onde eu pertencia. Eu só sabia criticar e ridicularizar a indústria que atuava, bem como os outros que atuavam nela. Havia uma venda de desilusão, revolta e infantilidade sob meus olhos. Aos poucos, me toquei das coisas que você apontou no vídeo. Passei a me esforçar ao máximo no trabalho, virar madrugada pra entregar X no prazo enquanto aprendia no improviso qual era a melhor forma de fazer X. Passei a assumir meus erros e colocar a minha culpa em mim, apenas, e não nos outros. E por aí vai. Hoje, me dedico igualmente ao meu trabalho em Web e ao meu hobby em Cybersec. É libertador poder dizer que não há absolutamente nada que eu queira mudar, além de elevar minha maestria em ambas atividades. Obrigado pela experiência que você transmite pra gente, é um conteúdo inigualável. Abraço
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Eclesiastes 9:10
@@TheLosingcontroll Não necessariamente.Apesar de outro vídeo ele se dizer ateu ele não seria tão infantil assim.Ele nem deve ter lido ou leu e não entendeu.O canal não é a fonte de renda principal dele ,ele só responde alguns para fazer uma média.Tenta extrair as coisas boas dos vídeos dele.Você não é obrigado a concordar com a opinião de todo mundo irmão Panda.DEUS te abençoe!
Peter Panda ele nunca curtiu um comentário meu, nem por isso morri, a propósito, eu conheço esse versículo e outros mais, já dizia o pregador,” no final tudo é vaidade “ e “ há tempo para todas as coisas “
Vídeo atemporal e passou um filme breve na minha cabeça, das vezes que sempre saí da minha cadeira/posição pra ir ajudar a entender a origem do problema e propor uma solução efetiva, onde 10% das vezes era questão de código. Sempre precisamos olhar os problemas de outro ângulo, ainda mais. "Fazer o que ama" exige e MUITO fazer o que É PRECISO onde muitas vezes é EXATAMENTE O QUE NÃO QUEREMOS! Estudar, se desafiar, ter conversas difíceis, melhorar o que já temos, usar e aprimorar os recursos que temos para que aí sim, possamos adquirir novos. Tudo na vida é assim. Todos querem sucesso, mas poucos querem e aguentam passar pelo caminho árduo que leva ao sucesso.
Isso me lembra meu pai, que é um ótimo serralheiro e sempre teve o costume de me mostrar fotos de alguns serviços que ele entregava, sempre com orgulho nos olhos. Isso sem dúvidas me ensinou algo e me influenciou em como faço o meu próprio trabalho hoje, faz ainda mais sentido agora depois de ver esse vídeo...
Durante 25 anos trabalhei numa área comercial que eu não gostava, mas que me atendia nas principais necessidades financeiras. Em paralelo e sem nenhuma formação técnica (autodidatismo), comecei a estudar Excel, VBA, Access, MySQL e os programas gráficos da Adobe. Conclusão: chutei o pau da barraca há cerca de três anos e mergulhei de vez na área de desenvolvimento web. Ou seja: o aprendizado fora da minha área construiu a ponte do meu atual presente e com certeza pavimentará o meu futuro. Hoje estou usufruindo a independência financeira como empreendedor, transformando cada hora desse aprendizado paralelo (que não representava ganhos imediatos), em diferencial competitivo nos dias atuais. Parabéns pelo vídeo e já o compartilhei com o meu filho de 17 anos. Estou hoje com 50.
Nesse exato momento estou finalizando um treinamento de Excel pra ajudar minha equipe que tá com dificuldade em executar algumas tarefas importantes. Reclamar não resolve nada. Esperar o "momento ideal" com as "pessoas ideais" não traz resultado algum. Arregaçar as mangas e fazer é a única forma de ver resultados. Esse vídeo chegou em boa hora.. Legal também ver teu progresso de um vídeo de 5 anos atrás para suas últimas produções. Bora procurar outra área pra ser Jr... Podcaster Jr... kkkkk. Valeu mestre!
Na minha experiência de apenas 2 décadas de vida é bem diferente. Ficar sonhando acordada com o dia em que eu consigo algo incrível me deu motivação e energia pra ficar anos estudando e pesquisando sobre oportunidades, foi o que me fez agir. Assim eu me comprometi a comer direito e parei de me sabotar comendo poucas calorias pra emagrecer, ficando sem energia para viver. Eu passava mal a cada refeição completa, mas eu comi sonhando com o dia em que eu teria a vida que eu quero, e pra isso eu tinha que aguentar ficar 12h acordada por dia, pelo menos. Foi sonhando que eu consegui estudar 10h por dia com 14 anos e sair das escolas de bairro pra uma escola que ia me dar recursos para fazer networking, desenvolver raciocínio crítico e me preparar para o vestibular. Foi assim que eu consegui ficar 1 ano trancada em casa estudando todos os dias pro vestibular, competindo com meus colegas que estavam gastando mais de mil, dois mil reais por mês no cursinho e passei num dos cursos mais concorridos do país na melhor universidade do país. Foi assim que hoje eu consegui meu estágio numa bigtech que está me dando um apoio incrível pra me desenvolver. E é assim, sonhando acordada que vou atingindo minhas metas. Eu estou vendo seus vídeos, coletando informações em blogs de pessoas experientes e coletando informações da internet para elaborar meu plano de carreira. Estou agora me organizando para dar o melhor de mim no meu estágio, me desenvolver como a profissional que eu quero ser (eu quero ser pika em otimização algoritmica) e ainda ter tempo para curtir a vida e o namorado os finais de semana. E sonhar me dá essa energia pra fazer mais do que me pedem no estágio, ser proativa e me envolver com diversas áreas, sair do estágio e estudar pra faculdade e apesar da frustração por causa das reprovações vindas da falta de saber estudar e da dislexia, continuar nela até eu terminar e indo atrás de professores e livros técnicos pra alcançar meu objetivo de conhecer de teoria computacional, e sonhar ainda me dá a vivacidade de aproveitar meus dias, explorar minha cidade e fazer amigos. Pra mim, é importante que o dia de hoje também valha a pena, pq se n valer, qlqr frustração com o sonho destrói a pessoa. É equilíbrio. Infelizmente não nasci talentosa pra matemática e computação, mas nasci persistente e ficar sonhando me dá energia para exercer essa persistência.
Eu queria estudar medicina veterinária, mas com a atual situação do país e dessa carreira seria extremamente difícil. Eu amo veterinária, mas amo mais ter emprego. Estava indo deitar resmungando que teria que continuar na área de T.I, mas o seu vídeo me ajudou a ver de outra forma. Ta, já que vou ter que fazer esse caralho então vou fazer bem feito.
Essa questão que ele levanta de sempre fazer o seu melhor, seja no que for que estiver fazendo, mesmo que não sejam suas tarefas do trabalho, mas até mesmo as coisas em casa, por exemplo, me lembra muito a filosofia do karate de dar sempre o melhor de si, buscar evoluir constantemente, entre várias outras coisas. Eu posso dizer que sigo essa cultura e tem dado certo para mim. Realmente a parte difícil é sempre listar os seus próprios e no que você pode melhorar e ir tentando se adaptar e fazer diferente um pouquinho de cada vez. Mais um vídeo muito bom! O Akita é um cara com quem eu gostaria de trocar uma ideia, com certeza sairia com muitos aprendizados.
esse video me ajudou a lembrar algumas coisas que eu tinha esquecido. Obrigado Fabio. E só pra eu lembrar depois: "Em vez de dizer para os outros como fazer certo, que tal mostrar para os outros como fazer certo."
Obrigado Akita, muito obrigado. Não tenho a opção de "escolher oq amo", até porque não tenho grande amor por nada. Então me vi infeliz ao estudar oq não "gosto", mas isso pode me abrir portas e salvar minha família (e a mim mesmo) da nossa condição social. Obrigado cara, teu vídeo girou uma chave no meu cérebro. Você diz: "Ame seu esforço", e eu digo: "ame as conquistas provenientes de seu esforço".
Esse vídeo é sensacional. É a terceira vez passando aqui para relembrar o porque de tanto suor e esforço aplicados por mim. Ame o próprio esforço, independente se o trabalho é cansativo ou espetacular, no fim o que importa é o resultado e o julgamento que se tem sobre si mesmo. Ganhar um milhão na loteria com com certeza mudaria minha vida, mas penso eu: eu teria tanto orgulho de mim ou me regozijaria do próprio suor caso saísse da pobreza através desse milagre? Acredito que viveria uma vida chata em meio ao comodismo. Eu sou o orgulho da minha mãe, e trarei ainda mais; quero que ela veja minha evolução e esforço, sem pisar na cabeça de alguém ou ser mais um dentre tantos outras cópias humanas. Mesmo que eu não consiga no fim alcançar grandes coisas, acho que isso não faria eu me achar um fracassado, pois dei tudo de mim, mesmo com frustração e dor. Lembrou-se de tudo, garoto? Agora ponha as mãos na massa!!
Esse é o primeira opinião do Akita que eu discordo. A coisa é mais complexa do que isso. Eu concordo com a questão de que devemos, idealmente, fazer o que amamos. Mas com uma ressalva: amar é sobre o resultado, não o esforço. Amar o esforço é pedir pra ser escravo. Amar o resultado é criar uma fonte de orgulho e satisfação definitiva. Não há exemplo melhor do que criar um filho. Quanto ao que ele falou no final, sobre tempo, digo que o tempo não é igual para todos. Isso porque o tempo psicológico depende da saúde da pessoa. Muita gente desacreditada da vida está, na realidade, literalmente doente. E não consegue aproveitar o tempo do relógio como as pessoas saudáveis.
Eu acho q entendi oq vc disse sobre "Amar o esforço é pedir pra ser escravo." pq a palavra esforço pode passar a idéia de sofrer e acho q não deveriamos amar o sofrer meramente por ser sofrido. Mas não concordo com vc sobre fazer oq amamos, tendo a concordar mais com ele, q vai mais pra linha do amar oq fazemos, curtir a jornada e não o fim dela. Pq, na minha opinião, amar ser sobre resultado, é tratar o caminho pra chegar como uma burocracia para um objetivo(Amar) q na verdade é um ideal q, por definição, não vai ser como vc imaginou exatamente, oq vai te levar a frustação. Isso não significa q eu ache q não se deve ter ideais, mas eles, pra mim, são mais como uma bússola.
@@RaikoKazuya É por aí mesmo. Amar o resultado não significa que o caminho é um estorvo. Significa que o esforço tem sentido. Sofrer por um objetivo pode ser agradável, desde que seja pelo objetivo certo. É meio confuso explicar, mas é mais ou menos isso.
o que torna o resultado satifastório é o reconhecimento das dificuldades enfrentadas durante o processo. O que eu mais gosto com certeza é ver as coisas que eu fiz funcionando, mas essa felicidade é proporcional ao esforço que eu gastei em produzir aquilo.
Absurdo! Como, com tanto viés de confirmação, não desconfiar de mim mesmo. Só uma saída: as coisas são simples assim, feias, tristes, mas com alguns postos belos e felizes, baseados na perseverança. Mano, parabéns! Pílulas como essas nos ajudam a lembrar e corrigir o curso de nossas vidas.
"Trabalhe com que vc ama e não terá que trabalhar mas nem um dia na vida"... Quando vejo essa frase, por natureza eu filtro como; "disposição ilimitada para o trabalho, dedicação ilimitada para o trabalho, acumulação de conhecimento e experiência ilimitado sobre o trabalho..." Condições essas de forma natural, sem esforço. Creio que pode render resultados excelentes 👍 Mas quando não tem um trabalho que gosta, esse vídeo vai te direcionar 👏👏
"Pra mover uma montanha de lugar, você precisa mudar uma pedra de cada vez " 🥺🥺 que vídeo em! Vários tapas na cara! 👏🏽👏🏽👏🏽 Parabéns pelo riquíssimo conteúdo!
Akita, não posso deixar de parabenizá-lo pelo excelente conteúdo do seu canal. Eu sou do tipo de pessoa que gosta de canal com conteúdo! Dane-se a qualidade da edição, dos vídeos, etc. Não que sua edição "clean" seja ruim, muito pelo contrário, é muito agradável. Estou farto de canais de Tecnologia bom obviedades e cheios de clichês. O seu é diferente, pois, ao mesmo tempo que ensina, informa e motiva. Vou indicá-lo aos meus alunos. Parabéns mais uma vez!
4 ปีที่แล้ว +1
Concordo. Uma qualidade de vídeo muito boa e sem enrolações. Tudo que o espectador realmente quer
Olá Mestre, sou um grande fã seu e do seu trabalho, estou tentando ver todos os seus vídeos, seu canal é realmente um achado, não da nem pra acreditar. Entendi exatamente seu ponto de vista, mas á trabalhos, que além de não gostarmos são um verdadeiro inferno, causando grandes lesões físicas e grandes traumas mentais, já passei por muitos trabalhos assim, e não tinha a opção de sair pois não era capacitado e devido a ser responsável pelo sustento do meu lar tinha que suportar muita coisa absurda. Mas DEUS tomou os caminhos e hj sou programador, trabalho em casa e embora não seja muito é mais do que já ganhei nos trabalhos anteriores, trabalho das 9:00 da manhã as 02:00 da madruga não por necessidade mas por amar demais oq faço. Realmente existem clientes chatos e aparecem situações estressantes, mas comparado ao que ja passei me sinto aposentado só curtindo a vida, pois pra mim a melhor diversão é programar.
Descobri o blog do Akita quando iniciei a faculdade de computação em 2014, um momento em que estava completamente perdido em termos de objetivos pessoais e profissionais. Fiquei impressionado com sua franqueza e pragmatismo, e passei a acompanhar suas participações também em podcasts e eventos. Posso dizer que aprendi muita coisa com ele desde então (tecnicamente e sobre carreira), e mesmo continuando cheio de incertezas, hoje lido com elas de forma muito melhor. Valeu Akita!
Exato.. amor é uma satisfação pela troca. A minha satisfação é fazer um bom trabalho. É bem por ai... aprender a caminhar caminhando. A satisfação de fazer um bom trabalho. As pessoas querem validação e uma festinha quando fazem um bom trabalho. Tem que buscar a constância de um bom trabalho e isso acaba sendo apenas satisfatório. Ou seja, você fica satisfeito com o que faz e não em êxtase.
Acabei o colégio em 1982, eu previsava trabalhar, fiz um cursinho de Kbasic, fiquei como instrutora dos alunos iniciantes, esse foi meu primeiro emprego, tinha 17 para 18 anos. Prestei vestibular e passei no curso de Tecnólogo em processamento de dados em 1983, ainda usava-se cartão perfurado; trabalhava de dia e estudava a noite, dormia ± 5 horas por noite ao longo de 3 anos. Estagiei em um grupo de empresas, fui contratada e trabalhei na área até 1994, comecei como programadora júnior, saí como analista plena. Programei o sistema de compras inteiro em Basic, também dava manutenção em sistemas desenvolvidos em RPG e Cobol. Mas o que eu mais gostava era de dar suporte, fosse para o operário do chão de fábrica ou para o diretor da empresa. Engravidei e saí no corte de funcionários da época, pois, segundo meu chefe, uma mulher casada com filho não rende a mesma coisa que o programador solteiro. Se ferraram, ops, pois depois de alguns meses entraram em contato comigo. Mas, na época, estava lidando com minha depressão, superei, trabalhei com 3 amigos analistas por 6 anos, desenvolvíamos para empresas de ônibus, rede de hoteis...aí parei novamente para cuidar dos 3 filhos e 3 sobrinhas. Meu esposo trabalhava fora e meu irmão e cunhada entraram na drogadição. Enfim, se empenhar, seja no que for, exige força, coragem e muito amor. Hoje, aos 58 anos, cuido de minha mãe idosa. Penso que somos resultados de uma série de contingências pois nem tudo está no nosso controle e daí só o amor para nos ajudar a continuar seguindo. Ainda quero elaborar um projeto voluntário para ajudar pessoas em situação de rua. Vou dando um passo de cada vez, vou lendo, ajudando projetos que conheço, mesmo de longe, pois agora o foco é na mamãe que dedicou a vida por nós. ❤
Não imaginei ser possível encontrar informação de tamanho valor em um vídeo tão curto. Um dos únicos sobre o assunto que de fato me agregou em algo. Grato por tê-lo encontrado aqui na plataforma.
Nossa! Estou com vontade de chorar kkk Eu sempre pensei isso e achei que era louca, porque o mundo vai na contra- mão desses princípios. Obrigada por este vídeo!
Eu nunca acreditei neste papo de fazer aquilo q ama para ser bem sucedido . Acredito que os bem sucedidos, são aqueles que amam aquilo q fazem , eles amam porque se adaptam e procuram fazer o q é necessário , procuram fazer da melhor forma o q podem, se reinventam, tentam algo novo, exploram oportunidades , transformam adversidades em oportunidades. Sempre amei programação , sempre trabalhei com agronegócio , e acho q valeu muito apena, já trabalhei em empresas de tecnologia , mas sempre vi mais oportunidades no agronegocio , enquanto muitos achavam area rural chata, eu procurava aplicar o q de bom tem na técnologia q tanto amava no meu trabalho q era chato mas precisava ser feito, procurava usar minhas qualidades de aprender coisas novas , para aplicar em novas formas de fazer o comum. Hoje diante de uma nova crise do setor, vejo grandes oportunidades , sempre coloquei a natureza para trabalhar a meu favor , sempre velejei bem nas tempestades . Acredito q o futuro é Maker , q não haverá empregos no futuro, e q todos tendem a se tornar empreendedores e ganhar por produtividade , meu objetivo hoje não é ter empregados e ficar no pé dos outros , é criar parceiros que queiram empreender e criar grandes oportunidades para terem resultado e poderem ama-las. Agora estou estudando o ramo de robótica , automação, CFTV, inteligência artificial aplicada area rural , silvicultura , mandioca , mdf , cnc e plásticos biodegradáveis. Na crise vejo sempre um universo de oportunidades. Alguém lá em cima , sempre gostou de mim , sempre vi as chuvas , nunca como tempo ruim, mas como dinheiro caindo do céu . Vejo um futuro com 21 bilhões de pessoas vivendo na Terra de forma próspera e sustentável , vejo grandes fazendas marinhas , vejo as pessoas optando por viver no campo, vejo robôs trabalhando e nos ajudando a colonizar o cosmos, vejo o infinito e além . 🖖🏼🤠🌲🥂🍾🌎👽👍🇧🇷🇺🇸 Robótica, Inteligência Artificial, Impressão 3D e IOT do Brasil facebook.com/groups/597999217273676/
Cara, seus vídeos estão sendo as verdades que eu precisava ouvir. Papo reto mesmo. Tenho mais é que estudar e fazer o meu trabalho direito. Obrigado pelo conteúdo!
Eu acho que cada pessoa nesse mundo é predestinada pra algo em termos profissional. Não adianta a pessoa querer ser algo e amar algo só porque é tendência ou porque da fama, se ela não foi predestinada pra isso. Eu gosto de Fórmula 1, mas eu jamais seria um piloto. Querer não é poder; e amar não é capacidade. Isso é questão de bom senso.
Eu nao amo programação, mas acredito que através dessa profissão eu possar alcançar meus objetivos de vida. Meus objetivos de vida são as motivações para que eu me torne um bom programador.
A questão de fazer o que gosta, poderia ser trocado pelo "O que você tem mais facilidade pra desenvolver..." porém, isso não é uma verdade absoluta... mas, estou mais ambientado pra essa afirmação... Hoje em dia, trabalho com Testes de Software numa empresa de saúde... mesmo sem a faculdade (vou conclui-la um dia), tenho um conhecimento aceitável para o meu trabalho diário, que foi aprendido no dia a dia... digamos que tenho essa facilidade pra fazer o que faço. E faço bem!!! O aprendizado tem que ser algo voluntarioso, tem que ter vontade de ter conhecimento... é bem isso que o Fábio quis dizer... Obrigado pelas orientações Fábio...
Tava numa crise gigantesca há uns 5 meses sobre seguir ou não a carreira de desenvolvedor e seus vídeos mataram muitas dúvidas minhas. Tô em paz agora com a minha escolha.
Esse não é nem o primeiro, nem o quinto e nem o décimo vídeo que vejo do Akita. Eu assisto aos seus vídeos há alguns meses e, nesse ponto, posso dizer que está no meu top3 achados de 2023. Fabio, meus parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco.
Fabio, comecei a te assistir recentemente e posso dizer com segurança que você é totalmente fora da curva, direto e reto, sem frescura nos seus conselhos. Permaneça fazendo esse excelente trabalho aqui no TH-cam, pois sinto que nós precisamos de pessoas como você, que ensina, que fala mesmo e que não tem dó, ganhou um seguidor. 🙏🏼
Muito foda reasistir esse episodio alguns anos depois, agora que o Akita ja participou dos maiores podcasts do Brasil "Você só pode conectar os pontos olhando para trás"
Se loko Akira conseguiu fazer eu consumir 5horas de conteúdo dele em 1 dia, não é qualquer um, dificilmente eu paro para ver vídeos de mais de 50 minutos, mas esse japa é fo@#$, parabéns por tudo que conquistou, Deus abençoe meu caro, que tu continue sendo uma pessoa de alta como é!!
Caraca!! Já até tinha visto esse video há um tempo, mas agora revendo ele a mensagem foi ainda melhor. Muito obrigado Akita, vou começar a mudar minha mentalidade principalmente com essa questão de "grande oportunidade".
Acho que é a quarta vez que assisto esse vídeo, e é a quarta vez que aprendo alguma coisa nova. Acho que sair do óbvio é a palavra chave. Todo mundo diz que voce tem que trabalhar no que ama, como se o prazer estivesse no conforto, na mesmice. E na verdade, o prazer deve ser o seu esforço, cada paço que vc deu errando pra poder acertar. Acredito que o esforço tem que ser visto como a preparação para o prazer e não como algo penoso.
Akita, muito foda essa vídeo. Parabéns! É notável a evolução dos seus vídeos. Fazer um personagem já mostra que você não é mais Júnior nesse meio. Estou exatamente nesse momento na minha carreira, já virei Sênior na linha onde eu vinha antes, e agora estou entrando em outra pra ser Júnior, também dou minhas palestras, estou entrando no mundo acadêmico como professor e sempre quando eu puder, vou mostrar seu vídeo para os meus alunos, para dar um choque de realidade neles.
Nossa, obrigada por isso... Muito show, eu amava aprender no meu trabalho, consegui subir na empresa, porém não era a área que eu sonhava, na vdd nem tenho um sonho assim, e a busca por esse "trabalho que amo" tem sido mto frustrante, até hoje. E parando pra pensar, realmente eu amava como eu trabalhava e aprendia e não a função que eu exercia... Agora estou mudando pra T.I., mas não estava conseguindo focar, pois fico tentando encontrar o que amo fazer, sendo q cada aprendizado novo na área eu amo... Affs, as vezes a felicidade é tão óbvia e a gente não vê!! Vlw
"Faça o que ama" Pra mim essa frase se aplica a hobbies, não à vida profissional. Se eu estiver errada por pensar assim, fico feliz eu dizer que quero continuar pensando errado.
Minha experiência é a seguinte: Aprende a trabalhar de forma inteligente e aprimorada; "Trabalhar demais também é uma forma de preguiça" - não lembro o autor; Aprenda a vender, você usará em todas as áreas da vida; Não faça de tudo, se está dirigindo um negócio, não faça o operacional, gestor que mete a mão no operacional está fazendo errado.
Tive um mestre na faculdade professor de Física chamado João Mongelli Neto não sei porque mas sempre memorizei os nomes de todos meus professores que eram geniais como a minha professora da terceira série a maior professora Ana Silvera . Mas o Mongelli dizia : "Se você não faz o que gosta. Aprenda a gostar do que faz". Jamais me esqueci dessas palavras!
Já dizia Ayrton Senna: Não importa seu nível social, desde o nível mais baixo ao mais alto, faça tudo com muito amor e dedicação que um dia você chega lá, de alguma forma você chega lá.
Cara, fazer um vídeo debulhando o famosíssimo discurso de formatura de steve jobs foi sensacional... É incrível, pois o steve fala o que queremos ouvir de uma forma tão louca que quando vi esse discurso pela primeira vez achei extremamente inspirador... vendo o seu vídeo refleti o quanto genérico, apelativo e sem sentido ele foi.
Eu sou professora de Geografia, e descobri recentemente que amo programar, aos 26 anos. Me sinto triste pois sinto que passei anos na faculdade errada, para só agora descobrir todo esse universo. Estudo em casa, e faço o melhor que posso todos os dias. Se um dia terei retorno disso? Não sei. Mas sigo, sempre com esforço e dedicação.
Tu já pensou em criar algo voltado para estudos de curvas de nível, estudo de topografias, lembre-se o conhecimento nunca é perdido ele apenas é transformado.
Para pessoas no futuro que queiram algo parecido com uma faculdade de programação, procurem a grade curricular que é feita e com isso os livros que os alunos leem, muitas vezes as aulas são embasadas em livros. Só uma previsão do futuro, isso vai ser chato, boa sorte
Textão é falta de educação. Perdão. Entenda como uma admiração e a vontade de conversar com quem estimo. Eh uma pergunta relativa com resposta relativa. Sou advogado e passei a odiar a advocacia porque eh algo que todo mundo faz. Vendo banana num bananal. Vendo cachorro num canil (Você fala muito sobre isso ). Minha tática foi começar a estudar sistemas de informações, mas tive tanta garra pra estudar que lesionei as mãos. Aí fiz concurso, passei em um agora (também me lesionei estudando pra concurso) e to tentando voltar a escrever código, que é o que amo, mas confesso que me deixa tranquilo não depender disso pra sobreviver. Talvez os percalços me fizessem odiar TI também, num ambiente real em que precise disso pra sobreviver. Talvez tendo a polícia como fonte de renda real me sinta livre para desenvolver de forma mais criativa, ou não. kkkk Espero que tudo faça sentido no futuro, como meu interesse por informática e áreas não jurídicas tenham ajudado a passar no concurso. Creio que fazer o que ama faz sentido sim, pq eh melhor sofrer por isso do que pelo que parece prático mas não lhe faz sentido. Por outro lado aprendi uma lição. Corro de conselho motivacional. Funciono de 60 a 80%, salvo situações críticas, pq o prejuízo é grande, inclusive nos meus treinos de calistenia. Já ouvi que meu treino era insano, mas acredite, não é. É 60%. Já me lesionei várias vezes dando 90% de mim e depois foram semanas sem treinar. Mas isso vai da natureza da pessoa. Cada um verá de forma diferente o que é seu 100%. Já me lesionei programando, estudando pra concurso, treinando, correndo. Enfim. Só use o Kaioken em situações críticas (como no fim da corrida do TAF da polícia) e faça o que vc ama sabendo que encontrará elementos não tão amados lá dentro do que vc ama. Finalmente, vc não sabe o que ama. Eu pensava que não gostava de treinar e fazer dieta, mas quando comecei, emagreci e me curei de hipertensão. eh.. continuo não gostando, mas gosto dos resultados. Então, também vamos precisar um pouco daquela fé que Jobs falou, e que vc também falou quando citou o caso do seu reparo em asp que lhe rendeu um projeto em java por 2 anos.
@lucas valeu pelo relato, você parece ser ansioso kkk eu tbem tenho momentos que fico pilhado assim (ainda bem que hoje não tanto). Sei exatamente o que quer dizer com economizar no Kaioken #otakusentenderao 😂
Eu vivo nesse mundo da lua, e o pior eu sei disso, e ainda sim vivo empurrando tudo até a vida com a barriga! Acho que é verdade o que falam, a gente tem que ouvir em auto e bom som para acordar para realidade! Acredito que escutei e absorvi suas mensagem Akita! Espero fazer bom usos de suas palavras! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência! 🤗
Que vídeo sensacional, logo na introdução eu pausei e pensei: " QUE TAPA NA CARA". Quantas vezes ao iniciar um novo projeto eu não pausei para ir assistir uma série? Ou quando eu tava fazendo o curso da udemy eu parava para assistir algo no TH-cam. Eu literalmente estou levando as coisas com a barriga e me frustro com isso. Recentemente fiz uma entrevista e a entrevistadora me perguntou: "O que você busca aqui na empresa?", Eu dei uma resposta clichê do tipo: "oportunidade de crescimento, fluxo de trabalho organizado e um bom ambiente", após desligar pensei: "Cara, porque eu estou procurando isso sendo que eu nem estou tentando mudar o ambiente que trabalho, trabalho com uma equipe massa, e tenho toda a oportunidade possivel para conquistar o que eu almejo". Akita, muito obrigado por esse vídeo, me ajudou muito a repensar em minhas atitudes. PS: estava na palestra que você citou.
Maravilhoso o vídeo... simples.... e positivo. Eu mesmo como exemplo trabalhei em loja sem fluxo... nengum vendedor ficava , os que estavam queriam sair .... Eu entrei e disse aqui será o meu ganha pão... Eu trabalhava das 10 as 22... anotava os números de telefones de todos os clientes q eu julgava em potencial e mandava mensagem com frequência e tu me tornei o responsável da loja é ponta da empresa... Eu apenas sai de lá porque dono era picareta e agia de má fé... logo em seguida entrei em outra loja do mesmo perfil porém de uma grande empresa... nengum funcionário batia meta... nem a básica... eu mais uma vez trabalhava das 10 às 22... ultrapassei meus objetivos, eu queria crescer e não tive oportunidade... pedi as contas e comcei em outro lugar... todos os meus colegas que ali ficaram estavam cobiçando o meu novo emprego, detalhe antes todos estavam cobiçando a minha possível oportunidade com o visual merchandising ou responsável da loja... Eu saí... ninguém mais brigou por aquilo ... decidiram sair atrás de mim... carrapato esta cheio.
Tá aí... nem vi o video todo, mas gostaria de levantar uma bola. Sempre esbarrei nessa frase "Faça o que vc ama". E eu sempre vim com o questionamento: "Mas se eu fizer o que eu amo, não vou passar achar um saco?!" Pq sai do quadro "amor" para "agora sou obrigado". Por exemplo: Eu amo futebol. Adoro perder tempo conversando sobre quem contrata quem, quem está na frente do campeonato, etc. Mas será que eu amaria SER jogador de futebol? Será que eu amaria SER jornalista esportivo? Acordar muito e muito cedo, correr atras de furos de reportagens, ser obrigado a entrar nessa batalha dos likes, arrancar uma matéria a todo custo (jornalista) ou então jogador de futebol, perder minha total privacidade, nem todo dia "é jogar bola", é treino tático, é treino técnico, é treino físico, é banheira com gelo, e quando não jogar bem ser vaiado, ser desvalorizado, ter que ser bom todos os dias para provar meu salário.... será que eu amaria isso? Estou mais tentado em "o que vc gosta?" "O que vc suportaria 'sofrer' caso a responsabilidade o chamasse e vc tivesse que fazer horas extras, viajar, deixar família de lado sem ser um problema?"
Esse vídeo é quase um manifesto libertário, e poucos perceberam. Somente quando o indivíduo assume a responsabilidade pelo próprio esforço, e deriva sua autoestima disso, que ele se torna realmente competente e, mais importante, se liberta da escravidão que é achar que você precisa amar/gostar/ter prazer em absolutamente tudo. Aula de vida real! Vou salvar o vídeo pra assistir sempre.
Detesto auto-ajuda, a maioria parece ser superficial, click bait. Mas nesse caso em específico, vejo que é exatamente isso, eu comecei a perceber isso há cerca de 1 ano e só melhorei. Eu no momento tô aprendendo react e tive dificuldade, mas eu simplesmente falei pra mim mesmo "não existe milagre, tem que se dedicar, precisa estudar mais javascript? Bora sugar javascript, não adianta continuar sem entender totalmente, você não vai desenvolver direito". Falta muito pras pessoas esse falar consigo mesmo, reconhecer a realidade e de que ela não é mole pra ninguém. Ao invés de resmungar e falar mal do curso, eu simplesmente reconheci que eu ainda não estava 100% pra acompanhar, hoje eu faço o curso e ao mesmo tempo estudo bem a fundo javascript e node. Tô mais cansado e mais pressionado, mas tô tranquilo pois sei que tô trilhando o caminho certo. É isso aí reconhecer a realidade e parar de reclamar, mas substituir o reclamar por RESOLVER, é o maior e melhor passo em qualquer área da vida, pois bem como falou, reconhecer erro dos outros é mole, agora RESOLVER problemas usando estratégias e colocando de fato a mão na massa, são o que fazem as coisas mudarem.
Desde de que ouvi que não existe vídeo pra ser pulado, visitei os primeiros vídeos. Uma caralhada de conselho bom! É bom ver que sempre estive no bom caminho. E é a vida adulta: fazer o que tem que ser feito e aproveitar a viagem. Valeu pelo vídeo, tenho certeza que hoje em dia está bem mais fácil que era aqui.
que top...realmente o "trabalhe mais do que vc ganha pra dar lucro pro patrão/chefe" é difícil de engolir, principalmente pq não vislumbro essa "rapidez" adquirida com o tempo...vc ainda achar que "dá pra fazer vídeo mais rápido se tiver mais xp" é realmente estranho, mas como vc depois de tantos anos ainda acredita nisso, então pode ser realmente verdade xD Não consigo enxergar como fazer um bolo mais rápido, no máximo da pra pular a olhada na receita, mas o tempo disso é ridículo, ainda não entendo, mas confio mais xD (quem sabe evita a correção de bugs futuros, mas nhé, num sei) outra parte massa é vc citar que "eu sentei do lado do marketing/suporte" essa ideia nunca passou pela minha cabeça, eu penso que tipo, eu não posso chegar lá me metendo xD mas do jeito que vc mostrou foi legal, posso tentar te ajudar a me ajudar no futuro? xD
Pessoal, valeu mesmo pelos feedbacks, por um momento quase não soltei esse vídeo achando que poderiam não gostar. Eu leio todos os comentários mas não dá pra responder todos um por um então digo geral que me motiva a continuar a fazer mais :-) Valeu!
"Amar o que faz". Diferença sutil para "fazer o que ama". Ganhou mais um inscrito, aqui.
Pensei que vc não se importava com feedbacks.
Valeu Akita, estou passando por isso e pelo jeito tomando decisões corretas. Este vídeo é show de bola
Ainda bem que soltou! Na boa, vc solta umas "farpas" boas para pensar. Nós vivemos em um mundo em que precisamos ser positivos o tempo todo. "Seu pai morreu? Ah, foi bom assim, ele já estava sofrendo!". Não cara! Seu pai morreu! isso é uma merda! Não tem nada de positivo nisso. Sofra, chore, viva uma fossa, mas se erga e aprenda a viver sem ele. Então, por favor... pode ser um video que vai contra todos. Vc acha importante? Importante para uma única pessoa, que seja. Vai fundo! É como vc falou, se todo mundo ta indo para o mesmo lugar, a vontade é largar a manada e ir sozinho para o outro lado, mas cadê "aquela força" para vc deixar de pensar "Será que tenho que abandonar a manada mesmo?" e decidir de fato se é melhor ir ou não!
Mal tenho visto seus videos, mas já te considero pra cacete!
Você tem sorte que o TH-cam não possibilita o mesmo usuário dar mais de um like em um mesmo vídeo , geralmente só dou like quando agrega algum valor, e esse vídeo é um daqueles que agrega muitos valores! Parabéns pelo esforço e dedicação, e muito grato por compartilhar conhecimento de vida!
trabalho na área de RH faz 10 anos e cansei de ouvir esse papinho de amar o que se faz. Esse vídeo deveria ser passado em integrações nas empresas
"Trabalhe com o que você ama e nunca mais vai amar nada"
Kkkkkkkkkk
🤣🤣
Motivação 2020 ever
Posso copiar para publicar no Facebook?
Trabalhe com o que você ama e não trabalhe mais um dia sequer... Porque esse mercado já está saturado.
Em 2012 encontrei o Akita na conferência da Locaweb, lá tomei coragem e perguntei pra ele como se fazia para aprender Ruby, ele disse "é só querer e estudar" kkk, e eu disse que o conteúdo só tinha em inglês, e ele disse: "tu não sabe inglês ainda?!?!", cara depois desse dia comecei a estudar inglês e a me dedicar na programação. o Akita é, e sempre foi uma inspiração. Aquele dia foi muito importante pra mim. Hoje já estou na área com minha empresa e a cada dia aprendo mais. Abraço
Que foda cara! Vou começar a ver uns cursos quero aprender a programar, meu inglês é aquele dá pra se virar, espero conseguir aprender a programar e construir uma carreira.
eu pensava que o akita só dava tapa na cara virtual
Kkkkkkkkk. Aqueles "esculachos" que te dão um banho de realidade.
O cara foi procurar conselho ganhou dois socos na cara
@@allanrafael4878 Eai, cara! Acabei de ver seu comentário, foi a 2 anos. Eu realmente espero que conseguiu aprender a programar.
“O esforço vence o talento quando o talento não se esforça.”
Rock Lee👍🏻vulgo Recebaaa
@@luizeufraziodacostamoraesp4045 kk
@@luizeufraziodacostamoraesp4045 Rock Lee apanhando de todos os Esforçados com Talento 👍
" Ao menos goste do que faz quando você ficar bom vai aprender a amar ".
" Uma boa empresa que paga em dia e bem...com bons colegas vale mais que uma promoção. "
"Procure o que você ame"
Ao meu ver, o correto seria: "Procure amar o que você faz!" Não importa o que faça, faça direito, faça com carinho, respeito e amor. E assim você terá sucesso e deixará de se martirizar todos os dias!
Excelente !
Exato!
Na internet de hoje é difícil encontrar um cara como o Akita, ele simplesmente fala a verdade nua e crua, sem sensacionalismo pra vender curso.
"Esforço é banho. Tomou hoje? Ótimo, parabéns! amanha de novo." Karnal
Dorivan Sousa Banho é esforço pra quem? Kkkkkk
@@nikolasnikolas9177 esforço é banho, não o contrário, é uma analogia.
Quis dizer q esforço é algo comum como o banho. E tem q ser diário.
@@dante600 Uma analogia bosta.
@@vanessabunduda6956 , esforço é bosta. Já fez a sua hoje ?
Resumindo, a regra é simples: "Não é fazer o que gosta, é gostar do que faz".
14:31 "Já que vai fazer, faz direito... em vez de dizer para os outros como fazer certo, que tal mostrar para aos outros como fazer certo?"
O ruim de mostrar para as pessoas como é que faz as coisas certas é que depois vão dizer que não precisam dos outros para mostrar alguma coisa para elas
Vou precisar acrescentar um ponto:
Eu trabalhei numa agencia bancaria (dessas tradicionais), vendendo coisas para as pessoas e foi a pior experiencia da minha vida. Tudo o que o banco faz é desgraçar a vida dos seus clientes - e a gente ainda era recompensado por isso.
As vezes, a gente acaba trabalhando numa empresa cuja missão é amaldiçoar a vida das pessoas. Quando mudei para a area de TI, tive muitas dificuldades (TI é bem complicado mesmo) mas é muito mais facil supera-las e se dedicar em aprender novas tecnologias quando você trabalha numa empresa que quer oferecer um bom serviço (que é o normal - com exceção dos próprios bancos).
Cara também trabalhei em uma agencia bancaria como aprendiz mas no meu caso não oferecia "produtos financeiros" como vc mas via as pessoas ganhando por fazer outras quebrar a cara achando que seria um "investimento" de uma vida. atualmente entrei em uma vaga como auxiliar de loja e entre tantas coisas tenho que vender e vender não é uma opção e sim obrigação. Não que eu esteja reclamando mas agregando seu assunto devo ser honesto (mesmo que alguns vendedores por perto não sejam assim) esforço, tempo, honestidade e inteligencia movem montanhas.
Agora conceitos básicos para mim estão em jogo e devo me certificar sempre que estou jogando limpo e claro gerando lucros
Eu já mudei de profissão, de pedagoga pra área de tecnologia. E na tecnologia, também já passei por várias áreas nas empresas que trabalhei, suporte, comercial, marketing, e todas às vezes me dediquei e aprendi muito. Agora atuo como gerente de produto, mas estou estudando programação pra ir pro desenvolvimento. E quando eu decidi fazer isso comecei a ficar com dúvida se estava fazendo a coisa certa já que eu não amo programar - ainda. Com isso, comecei a ficar desmotivada e fui pesquisar sobre "fazer o que se ama". Depois de ler sobre isso e conversar com algumas pessoas - inclusive com você aqui em Criciúma xD - fiquei convencida de que uma carreira de sucesso não é contruída baseada no sonho de “ir fazer o que se ama" pois é quando nos esforçamos para fazer o melhor é que temos mais chances de ter sucesso no trabalho e assim aprender a amar o que fazemos.
Além dos textos que você citou eu também li um livro que fala sobre isso: "So Good They Can't Ignore", ele é muito bom e ajuda descostruir essa ideia.
Obrigada pelo video Akita, achei muito legal a forma como tu comunicou e me deu mais certeza ainda que o mais importante é focar na qualidade do que eu vou fazer.
caraca, sensacional o teu adendo e ficou me estalando aqui na cabeça em pleno sábado a noite "quando nos esforçamos para fazer o melhor é que temos mais chances de ter sucesso no trabalho e assim aprender a amar o que fazemos".
é um baita paradigma. pq a gente só acha que consegue fazer bem feito se estiver amando o que está fazendo, com a melhor equipe, o melhor trabalho e isso faz a gente se arrastar os dias.. pelo menos isso é o que está acontecendo comigo no meu atual trabalho e me fez pensar 'hummmmm.. eu devia aprender a programar' e acabei caindo nessa página..
vou praticar esse foco no 'fazer o melhor trabalho independente do que aconteça'.. e continuar minhas engatinhadas de programação pq achei um troço divertido.
Kellyn Vianna Duarte Já te vi no feed do meu instagram programando ! :()
Eu tb sempre achei q era de humanas, mas vejo q la estão as carreiras mais saturadas e frustrantes, msm assim as pessoas vão aos montes "fazer oq ama", será q sou eu q estou errado?
Vc só precisa de um propósito. São sonhos que movem homens e mulheres e não o amor. Foi o sonho que fez você querer estudar.
RELATO: Eu estava, planejando pular de uma viaduto (eu constantemente luto contra mim mesmo contra esses pensamentos) , pq as coisas não estao dando "certo" na minha vida e meus objetivos estão "demorando demais", de fato não estou satisfeito com meu emprego e comecei a pesquisar sobre programação (pretendo mudar de área, estou estudando logística) e caí nesse canal.......as coisas que você ensina me ajudou. A partir de hoje as coisas serão melhores e se não forem, essa forma de pensamento me fará mais forte. Obrigado.
Como ta agora brother depois de 8 meses ?
Procure tratamento
@@rufosduboislitleboyofkiev8328pulou da ponte
eae mano, ta tudo bem agora?
E ai, ta tudo ok com você?
Caraca, tava pensando tanto no futuro que eu me esqueci do presente.
Mãe sempre falava. Você pode fazer sorrindo ou chorando, você que escolhe.
Que video fantástico, não tem coisa melhor do que ouvir um cara que realmente tem experiência, e não fica inventando coisas pra vender curso no final de cada vídeo, obg akita
Uma frase que li em um site e carrego até hoje é: "Faça o que você ama e fique sem saber como pagar as contas no final do mês."
Cara, eu queria muito ter visto esse seu vídeo há alguns meses atrás. Vou contar brevemente como me sentia naquela época.
Tenho 22 anos e há aprox. dois trabalho Desenvolvimento Web (aquele bem tradicional, nada de revolucionário ou inovador) e sempre fui apaixonado por cybersegurança low-level. Engenharia reversa de firmware, malwares/packers/loaders/binários.. enfim, praticamente outro mundo se comparado com desenvolvimento web.
Me sentia "apenas mais um" escrevendo código javascript para pagar as contas e colocava cargos como "Analista de Malware", "Vulnerability Researcher" e mesmo *algumas* atividades Black Hat como uma meta que eu precisava atingir *pra ontem*. Sentia que precisava sair dali e ir pra onde eu pertencia.
Eu só sabia criticar e ridicularizar a indústria que atuava, bem como os outros que atuavam nela. Havia uma venda de desilusão, revolta e infantilidade sob meus olhos.
Aos poucos, me toquei das coisas que você apontou no vídeo. Passei a me esforçar ao máximo no trabalho, virar madrugada pra entregar X no prazo enquanto aprendia no improviso qual era a melhor forma de fazer X. Passei a assumir meus erros e colocar a minha culpa em mim, apenas, e não nos outros. E por aí vai.
Hoje, me dedico igualmente ao meu trabalho em Web e ao meu hobby em Cybersec. É libertador poder dizer que não há absolutamente nada que eu queira mudar, além de elevar minha maestria em ambas atividades.
Obrigado pela experiência que você transmite pra gente, é um conteúdo inigualável.
Abraço
É realmente agoniante saber que o mercado de cybsec é pequeno no Brasil ainda, mas só vai crescer.
Pretende um dia pular pra área?
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."
Eclesiastes 9:10
Por que ele não curtiu este comentário? Será que ele é ateu?
@@TheLosingcontroll Não necessariamente.Apesar de outro vídeo ele se dizer ateu ele não seria tão infantil assim.Ele nem deve ter lido ou leu e não entendeu.O canal não é a fonte de renda principal dele ,ele só responde alguns para fazer uma média.Tenta extrair as coisas boas dos vídeos dele.Você não é obrigado a concordar com a opinião de todo mundo irmão Panda.DEUS te abençoe!
Peter Panda ele nunca curtiu um comentário meu, nem por isso morri, a propósito, eu conheço esse versículo e outros mais, já dizia o pregador,” no final tudo é vaidade “ e “ há tempo para todas as coisas “
Vídeo atemporal e passou um filme breve na minha cabeça, das vezes que sempre saí da minha cadeira/posição pra ir ajudar a entender a origem do problema e propor uma solução efetiva, onde 10% das vezes era questão de código.
Sempre precisamos olhar os problemas de outro ângulo, ainda mais. "Fazer o que ama" exige e MUITO fazer o que É PRECISO onde muitas vezes é EXATAMENTE O QUE NÃO QUEREMOS! Estudar, se desafiar, ter conversas difíceis, melhorar o que já temos, usar e aprimorar os recursos que temos para que aí sim, possamos adquirir novos.
Tudo na vida é assim. Todos querem sucesso, mas poucos querem e aguentam passar pelo caminho árduo que leva ao sucesso.
Eu aqui vendo esse vídeo que precisava na minha vida. 5anos após publicando tendo visto 2 anos atrás
Isso me lembra meu pai, que é um ótimo serralheiro e sempre teve o costume de me mostrar fotos de alguns serviços que ele entregava, sempre com orgulho nos olhos.
Isso sem dúvidas me ensinou algo e me influenciou em como faço o meu próprio trabalho hoje, faz ainda mais sentido agora depois de ver esse vídeo...
Durante 25 anos trabalhei numa área comercial que eu não gostava, mas que me atendia nas principais necessidades financeiras. Em paralelo e sem nenhuma formação técnica (autodidatismo), comecei a estudar Excel, VBA, Access, MySQL e os programas gráficos da Adobe. Conclusão: chutei o pau da barraca há cerca de três anos e mergulhei de vez na área de desenvolvimento web. Ou seja: o aprendizado fora da minha área construiu a ponte do meu atual presente e com certeza pavimentará o meu futuro. Hoje estou usufruindo a independência financeira como empreendedor, transformando cada hora desse aprendizado paralelo (que não representava ganhos imediatos), em diferencial competitivo nos dias atuais. Parabéns pelo vídeo e já o compartilhei com o meu filho de 17 anos. Estou hoje com 50.
Akita diz que não gosta de emotional coaching, mas as palavras dele são altamente motivantes o_o
Nesse exato momento estou finalizando um treinamento de Excel pra ajudar minha equipe que tá com dificuldade em executar algumas tarefas importantes. Reclamar não resolve nada. Esperar o "momento ideal" com as "pessoas ideais" não traz resultado algum. Arregaçar as mangas e fazer é a única forma de ver resultados. Esse vídeo chegou em boa hora..
Legal também ver teu progresso de um vídeo de 5 anos atrás para suas últimas produções. Bora procurar outra área pra ser Jr... Podcaster Jr... kkkkk. Valeu mestre!
Na minha experiência de apenas 2 décadas de vida é bem diferente. Ficar sonhando acordada com o dia em que eu consigo algo incrível me deu motivação e energia pra ficar anos estudando e pesquisando sobre oportunidades, foi o que me fez agir.
Assim eu me comprometi a comer direito e parei de me sabotar comendo poucas calorias pra emagrecer, ficando sem energia para viver. Eu passava mal a cada refeição completa, mas eu comi sonhando com o dia em que eu teria a vida que eu quero, e pra isso eu tinha que aguentar ficar 12h acordada por dia, pelo menos.
Foi sonhando que eu consegui estudar 10h por dia com 14 anos e sair das escolas de bairro pra uma escola que ia me dar recursos para fazer networking, desenvolver raciocínio crítico e me preparar para o vestibular.
Foi assim que eu consegui ficar 1 ano trancada em casa estudando todos os dias pro vestibular, competindo com meus colegas que estavam gastando mais de mil, dois mil reais por mês no cursinho e passei num dos cursos mais concorridos do país na melhor universidade do país.
Foi assim que hoje eu consegui meu estágio numa bigtech que está me dando um apoio incrível pra me desenvolver.
E é assim, sonhando acordada que vou atingindo minhas metas. Eu estou vendo seus vídeos, coletando informações em blogs de pessoas experientes e coletando informações da internet para elaborar meu plano de carreira. Estou agora me organizando para dar o melhor de mim no meu estágio, me desenvolver como a profissional que eu quero ser (eu quero ser pika em otimização algoritmica) e ainda ter tempo para curtir a vida e o namorado os finais de semana. E sonhar me dá essa energia pra fazer mais do que me pedem no estágio, ser proativa e me envolver com diversas áreas, sair do estágio e estudar pra faculdade e apesar da frustração por causa das reprovações vindas da falta de saber estudar e da dislexia, continuar nela até eu terminar e indo atrás de professores e livros técnicos pra alcançar meu objetivo de conhecer de teoria computacional, e sonhar ainda me dá a vivacidade de aproveitar meus dias, explorar minha cidade e fazer amigos. Pra mim, é importante que o dia de hoje também valha a pena, pq se n valer, qlqr frustração com o sonho destrói a pessoa. É equilíbrio. Infelizmente não nasci talentosa pra matemática e computação, mas nasci persistente e ficar sonhando me dá energia para exercer essa persistência.
Que incrivel.
Você acabou de me ensinar algo, que ninguem no mundo sentou na minha frente pra ensinar.
Eu queria estudar medicina veterinária, mas com a atual situação do país e dessa carreira seria extremamente difícil. Eu amo veterinária, mas amo mais ter emprego. Estava indo deitar resmungando que teria que continuar na área de T.I, mas o seu vídeo me ajudou a ver de outra forma. Ta, já que vou ter que fazer esse caralho então vou fazer bem feito.
Que evolução! Toma aí mais um joinha e obrigado Akita.
Essa questão que ele levanta de sempre fazer o seu melhor, seja no que for que estiver fazendo, mesmo que não sejam suas tarefas do trabalho, mas até mesmo as coisas em casa, por exemplo, me lembra muito a filosofia do karate de dar sempre o melhor de si, buscar evoluir constantemente, entre várias outras coisas. Eu posso dizer que sigo essa cultura e tem dado certo para mim. Realmente a parte difícil é sempre listar os seus próprios e no que você pode melhorar e ir tentando se adaptar e fazer diferente um pouquinho de cada vez.
Mais um vídeo muito bom! O Akita é um cara com quem eu gostaria de trocar uma ideia, com certeza sairia com muitos aprendizados.
esse video me ajudou a lembrar algumas coisas que eu tinha esquecido. Obrigado Fabio. E só pra eu lembrar depois:
"Em vez de dizer para os outros como fazer certo, que tal mostrar para os outros como fazer certo."
Obrigado Akita, muito obrigado. Não tenho a opção de "escolher oq amo", até porque não tenho grande amor por nada. Então me vi infeliz ao estudar oq não "gosto", mas isso pode me abrir portas e salvar minha família (e a mim mesmo) da nossa condição social. Obrigado cara, teu vídeo girou uma chave no meu cérebro. Você diz: "Ame seu esforço", e eu digo: "ame as conquistas provenientes de seu esforço".
Esse vídeo é sensacional. É a terceira vez passando aqui para relembrar o porque de tanto suor e esforço aplicados por mim. Ame o próprio esforço, independente se o trabalho é cansativo ou espetacular, no fim o que importa é o resultado e o julgamento que se tem sobre si mesmo. Ganhar um milhão na loteria com com certeza mudaria minha vida, mas penso eu: eu teria tanto orgulho de mim ou me regozijaria do próprio suor caso saísse da pobreza através desse milagre? Acredito que viveria uma vida chata em meio ao comodismo. Eu sou o orgulho da minha mãe, e trarei ainda mais; quero que ela veja minha evolução e esforço, sem pisar na cabeça de alguém ou ser mais um dentre tantos outras cópias humanas. Mesmo que eu não consiga no fim alcançar grandes coisas, acho que isso não faria eu me achar um fracassado, pois dei tudo de mim, mesmo com frustração e dor.
Lembrou-se de tudo, garoto? Agora ponha as mãos na massa!!
A geração de hoje não está acostumada com as coisas não funcionarem ou darem errado. Acham que tudo é mil maravilhas. Parabéns Akita!!
Esse é o primeira opinião do Akita que eu discordo. A coisa é mais complexa do que isso.
Eu concordo com a questão de que devemos, idealmente, fazer o que amamos. Mas com uma ressalva: amar é sobre o resultado, não o esforço. Amar o esforço é pedir pra ser escravo. Amar o resultado é criar uma fonte de orgulho e satisfação definitiva. Não há exemplo melhor do que criar um filho.
Quanto ao que ele falou no final, sobre tempo, digo que o tempo não é igual para todos. Isso porque o tempo psicológico depende da saúde da pessoa. Muita gente desacreditada da vida está, na realidade, literalmente doente. E não consegue aproveitar o tempo do relógio como as pessoas saudáveis.
Eu acho q entendi oq vc disse sobre "Amar o esforço é pedir pra ser escravo." pq a palavra esforço pode passar a idéia de sofrer e acho q não deveriamos amar o sofrer meramente por ser sofrido. Mas não concordo com vc sobre fazer oq amamos, tendo a concordar mais com ele, q vai mais pra linha do amar oq fazemos, curtir a jornada e não o fim dela. Pq, na minha opinião, amar ser sobre resultado, é tratar o caminho pra chegar como uma burocracia para um objetivo(Amar) q na verdade é um ideal q, por definição, não vai ser como vc imaginou exatamente, oq vai te levar a frustação. Isso não significa q eu ache q não se deve ter ideais, mas eles, pra mim, são mais como uma bússola.
@@RaikoKazuya É por aí mesmo. Amar o resultado não significa que o caminho é um estorvo. Significa que o esforço tem sentido. Sofrer por um objetivo pode ser agradável, desde que seja pelo objetivo certo. É meio confuso explicar, mas é mais ou menos isso.
o que torna o resultado satifastório é o reconhecimento das dificuldades enfrentadas durante o processo. O que eu mais gosto com certeza é ver as coisas que eu fiz funcionando, mas essa felicidade é proporcional ao esforço que eu gastei em produzir aquilo.
Eu entendi oq vc quis dizer, e concordo, quando se tem um objetivo, tudo faz sentido, tudo vale apena.
tempo igual kkk tenho amigos que vão de carro para facu, e eu de ônibus e metro, o mesmo tempo kkkkkkkk
Mano o cara simplesmente trancedeu, transformou todas as dificuldades em oportunidades
Absurdo!
Como, com tanto viés de confirmação, não desconfiar de mim mesmo. Só uma saída: as coisas são simples assim, feias, tristes, mas com alguns postos belos e felizes, baseados na perseverança.
Mano, parabéns!
Pílulas como essas nos ajudam a lembrar e corrigir o curso de nossas vidas.
"Trabalhe com que vc ama e não terá que trabalhar mas nem um dia na vida"... Quando vejo essa frase, por natureza eu filtro como; "disposição ilimitada para o trabalho, dedicação ilimitada para o trabalho, acumulação de conhecimento e experiência ilimitado sobre o trabalho..." Condições essas de forma natural, sem esforço. Creio que pode render resultados excelentes 👍 Mas quando não tem um trabalho que gosta, esse vídeo vai te direcionar 👏👏
"Pra mover uma montanha de lugar, você precisa mudar uma pedra de cada vez " 🥺🥺 que vídeo em! Vários tapas na cara! 👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns pelo riquíssimo conteúdo!
O cara ensinou uma forte lição de resiliência
Cara eu oscilo muito entre altos e baixos e definitivamente esse vídeo me tirou do chão ! Me fez enxergar com um foco melhor ! Valeu mais uma vez !
Fabio Akita vendo o que ele falou no minuto 7:30 e pensando, esse aí sabe o que fala. A expressão diz tudo.
Akita, não posso deixar de parabenizá-lo pelo excelente conteúdo do seu canal. Eu sou do tipo de pessoa que gosta de canal com conteúdo! Dane-se a qualidade da edição, dos vídeos, etc. Não que sua edição "clean" seja ruim, muito pelo contrário, é muito agradável. Estou farto de canais de Tecnologia bom obviedades e cheios de clichês. O seu é diferente, pois, ao mesmo tempo que ensina, informa e motiva. Vou indicá-lo aos meus alunos. Parabéns mais uma vez!
Concordo. Uma qualidade de vídeo muito boa e sem enrolações. Tudo que o espectador realmente quer
@ gosto de assisti em 1.5; soh ra ganhat tempo mas fic bom mesmo
Olá Mestre, sou um grande fã seu e do seu trabalho, estou tentando ver todos os seus vídeos, seu canal é realmente um achado, não da nem pra acreditar.
Entendi exatamente seu ponto de vista, mas á trabalhos, que além de não gostarmos são um verdadeiro inferno, causando grandes lesões físicas e grandes traumas mentais, já passei por muitos trabalhos assim, e não tinha a opção de sair pois não era capacitado e devido a ser responsável pelo sustento do meu lar tinha que suportar muita coisa absurda.
Mas DEUS tomou os caminhos e hj sou programador, trabalho em casa e embora não seja muito é mais do que já ganhei nos trabalhos anteriores, trabalho das 9:00 da manhã as 02:00 da madruga não por necessidade mas por amar demais oq faço. Realmente existem clientes chatos e aparecem situações estressantes, mas comparado ao que ja passei me sinto aposentado só curtindo a vida, pois pra mim a melhor diversão é programar.
Descobri o blog do Akita quando iniciei a faculdade de computação em 2014, um momento em que estava completamente perdido em termos de objetivos pessoais e profissionais. Fiquei impressionado com sua franqueza e pragmatismo, e passei a acompanhar suas participações também em podcasts e eventos. Posso dizer que aprendi muita coisa com ele desde então (tecnicamente e sobre carreira), e mesmo continuando cheio de incertezas, hoje lido com elas de forma muito melhor. Valeu Akita!
Ainda trabalha na area ?
@@pedrobarizon5459 Sim. Cara, jamais ia lembrar que deixei esse comentário aqui há 5 anos 😆.
Exato.. amor é uma satisfação pela troca. A minha satisfação é fazer um bom trabalho. É bem por ai... aprender a caminhar caminhando. A satisfação de fazer um bom trabalho. As pessoas querem validação e uma festinha quando fazem um bom trabalho. Tem que buscar a constância de um bom trabalho e isso acaba sendo apenas satisfatório. Ou seja, você fica satisfeito com o que faz e não em êxtase.
Acabei o colégio em 1982, eu previsava trabalhar, fiz um cursinho de Kbasic, fiquei como instrutora dos alunos iniciantes, esse foi meu primeiro emprego, tinha 17 para 18 anos. Prestei vestibular e passei no curso de Tecnólogo em processamento de dados em 1983, ainda usava-se cartão perfurado; trabalhava de dia e estudava a noite, dormia ± 5 horas por noite ao longo de 3 anos. Estagiei em um grupo de empresas, fui contratada e trabalhei na área até 1994, comecei como programadora júnior, saí como analista plena. Programei o sistema de compras inteiro em Basic, também dava manutenção em sistemas desenvolvidos em RPG e Cobol. Mas o que eu mais gostava era de dar suporte, fosse para o operário do chão de fábrica ou para o diretor da empresa. Engravidei e saí no corte de funcionários da época, pois, segundo meu chefe, uma mulher casada com filho não rende a mesma coisa que o programador solteiro. Se ferraram, ops, pois depois de alguns meses entraram em contato comigo. Mas, na época, estava lidando com minha depressão, superei, trabalhei com 3 amigos analistas por 6 anos, desenvolvíamos para empresas de ônibus, rede de hoteis...aí parei novamente para cuidar dos 3 filhos e 3 sobrinhas. Meu esposo trabalhava fora e meu irmão e cunhada entraram na drogadição. Enfim, se empenhar, seja no que for, exige força, coragem e muito amor. Hoje, aos 58 anos, cuido de minha mãe idosa. Penso que somos resultados de uma série de contingências pois nem tudo está no nosso controle e daí só o amor para nos ajudar a continuar seguindo. Ainda quero elaborar um projeto voluntário para ajudar pessoas em situação de rua. Vou dando um passo de cada vez, vou lendo, ajudando projetos que conheço, mesmo de longe, pois agora o foco é na mamãe que dedicou a vida por nós. ❤
Esse vídeo é uma grande pedrada. Ótima recomendação do youtube.
Deu vontade de assistir esse vídeo 3 anos depois. Continua atual. Akita é foda.
Não imaginei ser possível encontrar informação de tamanho valor em um vídeo tão curto. Um dos únicos sobre o assunto que de fato me agregou em algo. Grato por tê-lo encontrado aqui na plataforma.
Nossa! Estou com vontade de chorar kkk Eu sempre pensei isso e achei que era louca, porque o mundo vai na contra- mão desses princípios. Obrigada por este vídeo!
Eu nunca acreditei neste papo de fazer aquilo q ama para ser bem sucedido . Acredito que os bem sucedidos, são aqueles que amam aquilo q fazem , eles amam porque se adaptam e procuram fazer o q é necessário , procuram fazer da melhor forma o q podem, se reinventam, tentam algo novo, exploram oportunidades , transformam adversidades em oportunidades. Sempre amei programação , sempre trabalhei com agronegócio , e acho q valeu muito apena, já trabalhei em empresas de tecnologia , mas sempre vi mais oportunidades no agronegocio , enquanto muitos achavam area rural chata, eu procurava aplicar o q de bom tem na técnologia q tanto amava no meu trabalho q era chato mas precisava ser feito, procurava usar minhas qualidades de aprender coisas novas , para aplicar em novas formas de fazer o comum. Hoje diante de uma nova crise do setor, vejo grandes oportunidades , sempre coloquei a natureza para trabalhar a meu favor , sempre velejei bem nas tempestades . Acredito q o futuro é Maker , q não haverá empregos no futuro, e q todos tendem a se tornar empreendedores e ganhar por produtividade , meu objetivo hoje não é ter empregados e ficar no pé dos outros , é criar parceiros que queiram empreender e criar grandes oportunidades para terem resultado e poderem ama-las. Agora estou estudando o ramo de robótica , automação, CFTV, inteligência artificial aplicada area rural , silvicultura , mandioca , mdf , cnc e plásticos biodegradáveis. Na crise vejo sempre um universo de oportunidades. Alguém lá em cima , sempre gostou de mim , sempre vi as chuvas , nunca como tempo ruim, mas como dinheiro caindo do céu . Vejo um futuro com 21 bilhões de pessoas vivendo na Terra de forma próspera e sustentável , vejo grandes fazendas marinhas , vejo as pessoas optando por viver no campo, vejo robôs trabalhando e nos ajudando a colonizar o cosmos, vejo o infinito e além . 🖖🏼🤠🌲🥂🍾🌎👽👍🇧🇷🇺🇸
Robótica, Inteligência Artificial, Impressão 3D e IOT do Brasil
facebook.com/groups/597999217273676/
Cara, seus vídeos estão sendo as verdades que eu precisava ouvir. Papo reto mesmo. Tenho mais é que estudar e fazer o meu trabalho direito. Obrigado pelo conteúdo!
" Trabalhe com o que ama e irá trabalhar o dobro! Simplesmente pelo fato de se importar "
Interessante, conta mais rsrs
Eu acho que cada pessoa nesse mundo é predestinada pra algo em termos profissional. Não adianta a pessoa querer ser algo e amar algo só porque é tendência ou porque da fama, se ela não foi predestinada pra isso. Eu gosto de Fórmula 1, mas eu jamais seria um piloto. Querer não é poder; e amar não é capacidade. Isso é questão de bom senso.
Eu nao amo programação, mas acredito que através dessa profissão eu possar alcançar meus objetivos de vida. Meus objetivos de vida são as motivações para que eu me torne um bom programador.
Conheci seu canal recentemente e olha....
Cada vídeo é um Red Pill pra várias distorções na sociedade.
Parabéns pelo trabalho!
A questão de fazer o que gosta, poderia ser trocado pelo "O que você tem mais facilidade pra desenvolver..." porém, isso não é uma verdade absoluta... mas, estou mais ambientado pra essa afirmação... Hoje em dia, trabalho com Testes de Software numa empresa de saúde... mesmo sem a faculdade (vou conclui-la um dia), tenho um conhecimento aceitável para o meu trabalho diário, que foi aprendido no dia a dia... digamos que tenho essa facilidade pra fazer o que faço. E faço bem!!! O aprendizado tem que ser algo voluntarioso, tem que ter vontade de ter conhecimento... é bem isso que o Fábio quis dizer... Obrigado pelas orientações Fábio...
Tava numa crise gigantesca há uns 5 meses sobre seguir ou não a carreira de desenvolvedor e seus vídeos mataram muitas dúvidas minhas. Tô em paz agora com a minha escolha.
Eu nesse momento, crise horrível, mto medo de não dar conta!
Estava precisando de um vídeo assim, ganhou mais um inscrito. Senti como um esporro que chegou na hora certa.
Testando o bot que dá coração...
Esse não é nem o primeiro, nem o quinto e nem o décimo vídeo que vejo do Akita. Eu assisto aos seus vídeos há alguns meses e, nesse ponto, posso dizer que está no meu top3 achados de 2023. Fabio, meus parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco.
Fabio, comecei a te assistir recentemente e posso dizer com segurança que você é totalmente fora da curva, direto e reto, sem frescura nos seus conselhos. Permaneça fazendo esse excelente trabalho aqui no TH-cam, pois sinto que nós precisamos de pessoas como você, que ensina, que fala mesmo e que não tem dó, ganhou um seguidor.
🙏🏼
Muito foda reasistir esse episodio alguns anos depois, agora que o Akita ja participou dos maiores podcasts do Brasil "Você só pode conectar os pontos olhando para trás"
Se loko Akira conseguiu fazer eu consumir 5horas de conteúdo dele em 1 dia, não é qualquer um, dificilmente eu paro para ver vídeos de mais de 50 minutos, mas esse japa é fo@#$, parabéns por tudo que conquistou, Deus abençoe meu caro, que tu continue sendo uma pessoa de alta como é!!
Caraca!! Já até tinha visto esse video há um tempo, mas agora revendo ele a mensagem foi ainda melhor. Muito obrigado Akita, vou começar a mudar minha mentalidade principalmente com essa questão de "grande oportunidade".
PORRA! Esse foi um dos melhores vídeo que eu já vi no TH-cam. E eu assisto Jordan Peterson, Ray Dalio, etc etc.
Resumindo: Durma e acorde. Trabalhe e fique tranquilo.
Não atrapalhe os outros, apenas faça seu dever 🚩🙏
Resumindo: seja bom no que faz.
Vc não precisa de amor, vc precisa de propósito.
Um dos melhores vídeos que já vi sobre “verdades da vida”. É um vídeo pra assistir todos os dias.
Acho que é a quarta vez que assisto esse vídeo, e é a quarta vez que aprendo alguma coisa nova. Acho que sair do óbvio é a palavra chave. Todo mundo diz que voce tem que trabalhar no que ama, como se o prazer estivesse no conforto, na mesmice. E na verdade, o prazer deve ser o seu esforço, cada paço que vc deu errando pra poder acertar. Acredito que o esforço tem que ser visto como a preparação para o prazer e não como algo penoso.
Melhor canal do TH-cam, independente de qual seja sua área.
A realidade nua e crua, parabéns Akita.
Akita, muito foda essa vídeo. Parabéns! É notável a evolução dos seus vídeos. Fazer um personagem já mostra que você não é mais Júnior nesse meio. Estou exatamente nesse momento na minha carreira, já virei Sênior na linha onde eu vinha antes, e agora estou entrando em outra pra ser Júnior, também dou minhas palestras, estou entrando no mundo acadêmico como professor e sempre quando eu puder, vou mostrar seu vídeo para os meus alunos, para dar um choque de realidade neles.
em 2022, ajudou muito a mudar meu midset... estava pensando de forma errada so amor a profissão, agora sei que tenho amar excelência... obrigado Akita
Um dos lemas do Karate: criar o intuito de esforço.
Nossa, obrigada por isso... Muito show, eu amava aprender no meu trabalho, consegui subir na empresa, porém não era a área que eu sonhava, na vdd nem tenho um sonho assim, e a busca por esse "trabalho que amo" tem sido mto frustrante, até hoje. E parando pra pensar, realmente eu amava como eu trabalhava e aprendia e não a função que eu exercia... Agora estou mudando pra T.I., mas não estava conseguindo focar, pois fico tentando encontrar o que amo fazer, sendo q cada aprendizado novo na área eu amo... Affs, as vezes a felicidade é tão óbvia e a gente não vê!! Vlw
RESUMINDO: Ele gosta de trabalhar e de conquistar coisas, ou seja...ele faz o que gosta.
"Faça o que ama"
Pra mim essa frase se aplica a hobbies, não à vida profissional. Se eu estiver errada por pensar assim, fico feliz eu dizer que quero continuar pensando errado.
Minha experiência é a seguinte:
Aprende a trabalhar de forma inteligente e aprimorada;
"Trabalhar demais também é uma forma de preguiça" - não lembro o autor;
Aprenda a vender, você usará em todas as áreas da vida;
Não faça de tudo, se está dirigindo um negócio, não faça o operacional, gestor que mete a mão no operacional está fazendo errado.
Pura verdade, melhor canal do assunto!
Ame a si mesmo que o resto é consequência. Este deveria ser o conceito pra você passar melhor a sua ideia.
Tive um mestre na faculdade professor de Física chamado João Mongelli Neto não sei porque mas sempre memorizei os nomes de todos meus professores que eram geniais como a minha professora da terceira série a maior professora Ana Silvera . Mas o Mongelli dizia : "Se você não faz o que gosta. Aprenda a gostar do que faz". Jamais me esqueci dessas palavras!
vi esse video hoje 23/07/2019 e tomei a porrada q precisava, vlw!
Somos dois! haha Akita, obrigado por manter o padrão! É a única forma que encontro de elogiar teus vídeos, tendo em vista que todos são fenomenais!!
3 hahaha, 27/07/2019
To vendo esse vide hoje 24/07/2021
Já dizia Ayrton Senna: Não importa seu nível social, desde o nível mais baixo ao mais alto, faça tudo com muito amor e dedicação que um dia você chega lá, de alguma forma você chega lá.
Cara, fazer um vídeo debulhando o famosíssimo discurso de formatura de steve jobs foi sensacional... É incrível, pois o steve fala o que queremos ouvir de uma forma tão louca que quando vi esse discurso pela primeira vez achei extremamente inspirador... vendo o seu vídeo refleti o quanto genérico, apelativo e sem sentido ele foi.
Que vídeo inspirador Akita. De vez em quando assisto por ser sincero e motivador.
Eu sou professora de Geografia, e descobri recentemente que amo programar, aos 26 anos. Me sinto triste pois sinto que passei anos na faculdade errada, para só agora descobrir todo esse universo. Estudo em casa, e faço o melhor que posso todos os dias. Se um dia terei retorno disso? Não sei. Mas sigo, sempre com esforço e dedicação.
Tu já pensou em criar algo voltado para estudos de curvas de nível, estudo de topografias, lembre-se o conhecimento nunca é perdido ele apenas é transformado.
Para pessoas no futuro que queiram algo parecido com uma faculdade de programação, procurem a grade curricular que é feita e com isso os livros que os alunos leem, muitas vezes as aulas são embasadas em livros.
Só uma previsão do futuro, isso vai ser chato, boa sorte
So soco direto
Esse video vai virar meu novo despertador
Obrigado Fabio
Textão é falta de educação. Perdão. Entenda como uma admiração e a vontade de conversar com quem estimo.
Eh uma pergunta relativa com resposta relativa. Sou advogado e passei a odiar a advocacia porque eh algo que todo mundo faz. Vendo banana num bananal. Vendo cachorro num canil (Você fala muito sobre isso ). Minha tática foi começar a estudar sistemas de informações, mas tive tanta garra pra estudar que lesionei as mãos. Aí fiz concurso, passei em um agora (também me lesionei estudando pra concurso) e to tentando voltar a escrever código, que é o que amo, mas confesso que me deixa tranquilo não depender disso pra sobreviver. Talvez os percalços me fizessem odiar TI também, num ambiente real em que precise disso pra sobreviver. Talvez tendo a polícia como fonte de renda real me sinta livre para desenvolver de forma mais criativa, ou não. kkkk Espero que tudo faça sentido no futuro, como meu interesse por informática e áreas não jurídicas tenham ajudado a passar no concurso.
Creio que fazer o que ama faz sentido sim, pq eh melhor sofrer por isso do que pelo que parece prático mas não lhe faz sentido.
Por outro lado aprendi uma lição. Corro de conselho motivacional. Funciono de 60 a 80%, salvo situações críticas, pq o prejuízo é grande, inclusive nos meus treinos de calistenia. Já ouvi que meu treino era insano, mas acredite, não é. É 60%. Já me lesionei várias vezes dando 90% de mim e depois foram semanas sem treinar. Mas isso vai da natureza da pessoa. Cada um verá de forma diferente o que é seu 100%.
Já me lesionei programando, estudando pra concurso, treinando, correndo. Enfim. Só use o Kaioken em situações críticas (como no fim da corrida do TAF da polícia) e faça o que vc ama sabendo que encontrará elementos não tão amados lá dentro do que vc ama. Finalmente, vc não sabe o que ama. Eu pensava que não gostava de treinar e fazer dieta, mas quando comecei, emagreci e me curei de hipertensão. eh.. continuo não gostando, mas gosto dos resultados. Então, também vamos precisar um pouco daquela fé que Jobs falou, e que vc também falou quando citou o caso do seu reparo em asp que lhe rendeu um projeto em java por 2 anos.
alguem traduz isso pfv
@lucas valeu pelo relato, você parece ser ansioso kkk eu tbem tenho momentos que fico pilhado assim (ainda bem que hoje não tanto). Sei exatamente o que quer dizer com economizar no Kaioken #otakusentenderao 😂
Basta integrar concurso e programação, perito da PF logo tá ai
Eu vivo nesse mundo da lua, e o pior eu sei disso, e ainda sim vivo empurrando tudo até a vida com a barriga! Acho que é verdade o que falam, a gente tem que ouvir em auto e bom som para acordar para realidade! Acredito que escutei e absorvi suas mensagem Akita! Espero fazer bom usos de suas palavras! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência! 🤗
Que vídeo sensacional, logo na introdução eu pausei e pensei: " QUE TAPA NA CARA". Quantas vezes ao iniciar um novo projeto eu não pausei para ir assistir uma série? Ou quando eu tava fazendo o curso da udemy eu parava para assistir algo no TH-cam. Eu literalmente estou levando as coisas com a barriga e me frustro com isso. Recentemente fiz uma entrevista e a entrevistadora me perguntou: "O que você busca aqui na empresa?", Eu dei uma resposta clichê do tipo: "oportunidade de crescimento, fluxo de trabalho organizado e um bom ambiente", após desligar pensei: "Cara, porque eu estou procurando isso sendo que eu nem estou tentando mudar o ambiente que trabalho, trabalho com uma equipe massa, e tenho toda a oportunidade possivel para conquistar o que eu almejo". Akita, muito obrigado por esse vídeo, me ajudou muito a repensar em minhas atitudes. PS: estava na palestra que você citou.
Maravilhoso o vídeo... simples.... e positivo.
Eu mesmo como exemplo trabalhei em loja sem fluxo... nengum vendedor ficava , os que estavam queriam sair .... Eu entrei e disse aqui será o meu ganha pão... Eu trabalhava das 10 as 22... anotava os números de telefones de todos os clientes q eu julgava em potencial e mandava mensagem com frequência e tu me tornei o responsável da loja é ponta da empresa... Eu apenas sai de lá porque dono era picareta e agia de má fé... logo em seguida entrei em outra loja do mesmo perfil porém de uma grande empresa... nengum funcionário batia meta... nem a básica... eu mais uma vez trabalhava das 10 às 22... ultrapassei meus objetivos, eu queria crescer e não tive oportunidade... pedi as contas e comcei em outro lugar... todos os meus colegas que ali ficaram estavam cobiçando o meu novo emprego, detalhe antes todos estavam cobiçando a minha possível oportunidade com o visual merchandising ou responsável da loja... Eu saí... ninguém mais brigou por aquilo ... decidiram sair atrás de mim... carrapato esta cheio.
Tá aí... nem vi o video todo, mas gostaria de levantar uma bola. Sempre esbarrei nessa frase "Faça o que vc ama". E eu sempre vim com o questionamento: "Mas se eu fizer o que eu amo, não vou passar achar um saco?!" Pq sai do quadro "amor" para "agora sou obrigado". Por exemplo: Eu amo futebol. Adoro perder tempo conversando sobre quem contrata quem, quem está na frente do campeonato, etc. Mas será que eu amaria SER jogador de futebol? Será que eu amaria SER jornalista esportivo? Acordar muito e muito cedo, correr atras de furos de reportagens, ser obrigado a entrar nessa batalha dos likes, arrancar uma matéria a todo custo (jornalista) ou então jogador de futebol, perder minha total privacidade, nem todo dia "é jogar bola", é treino tático, é treino técnico, é treino físico, é banheira com gelo, e quando não jogar bem ser vaiado, ser desvalorizado, ter que ser bom todos os dias para provar meu salário.... será que eu amaria isso?
Estou mais tentado em "o que vc gosta?" "O que vc suportaria 'sofrer' caso a responsabilidade o chamasse e vc tivesse que fazer horas extras, viajar, deixar família de lado sem ser um problema?"
Esse vídeo é quase um manifesto libertário, e poucos perceberam. Somente quando o indivíduo assume a responsabilidade pelo próprio esforço, e deriva sua autoestima disso, que ele se torna realmente competente e, mais importante, se liberta da escravidão que é achar que você precisa amar/gostar/ter prazer em absolutamente tudo. Aula de vida real! Vou salvar o vídeo pra assistir sempre.
Detesto auto-ajuda, a maioria parece ser superficial, click bait. Mas nesse caso em específico, vejo que é exatamente isso, eu comecei a perceber isso há cerca de 1 ano e só melhorei. Eu no momento tô aprendendo react e tive dificuldade, mas eu simplesmente falei pra mim mesmo "não existe milagre, tem que se dedicar, precisa estudar mais javascript? Bora sugar javascript, não adianta continuar sem entender totalmente, você não vai desenvolver direito". Falta muito pras pessoas esse falar consigo mesmo, reconhecer a realidade e de que ela não é mole pra ninguém. Ao invés de resmungar e falar mal do curso, eu simplesmente reconheci que eu ainda não estava 100% pra acompanhar, hoje eu faço o curso e ao mesmo tempo estudo bem a fundo javascript e node. Tô mais cansado e mais pressionado, mas tô tranquilo pois sei que tô trilhando o caminho certo. É isso aí reconhecer a realidade e parar de reclamar, mas substituir o reclamar por RESOLVER, é o maior e melhor passo em qualquer área da vida, pois bem como falou, reconhecer erro dos outros é mole, agora RESOLVER problemas usando estratégias e colocando de fato a mão na massa, são o que fazem as coisas mudarem.
Desde de que ouvi que não existe vídeo pra ser pulado, visitei os primeiros vídeos. Uma caralhada de conselho bom! É bom ver que sempre estive no bom caminho. E é a vida adulta: fazer o que tem que ser feito e aproveitar a viagem.
Valeu pelo vídeo, tenho certeza que hoje em dia está bem mais fácil que era aqui.
que top...realmente o "trabalhe mais do que vc ganha pra dar lucro pro patrão/chefe" é difícil de engolir, principalmente pq não vislumbro essa "rapidez" adquirida com o tempo...vc ainda achar que "dá pra fazer vídeo mais rápido se tiver mais xp" é realmente estranho, mas como vc depois de tantos anos ainda acredita nisso, então pode ser realmente verdade xD
Não consigo enxergar como fazer um bolo mais rápido, no máximo da pra pular a olhada na receita, mas o tempo disso é ridículo, ainda não entendo, mas confio mais xD (quem sabe evita a correção de bugs futuros, mas nhé, num sei)
outra parte massa é vc citar que "eu sentei do lado do marketing/suporte" essa ideia nunca passou pela minha cabeça, eu penso que tipo, eu não posso chegar lá me metendo xD mas do jeito que vc mostrou foi legal, posso tentar te ajudar a me ajudar no futuro? xD
Um bolo normal, de caixinha, simples, mais rápido você realmente não vai fazer. Mas o que a gente faz não são esses bolos, são os bolos do Cake Boss.
@@Akitando hm, bom ponto...obrigado
Cara muito bom esse vídeo isso é algo que todo mundo deveria ver, muito obrigado.
Em outras palavras. ” se te derem um limão, chupe! “
@mlk de konoha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Até o bagaço! Rs
...Só não chupe tudo que lhe derem.
@@jorgedalves1781 kkkkkkk
Já assistir um bilhão de vezes e sempre e sempre quero assistir mão uma vez.