Isso. Boa ideia. Vamos plantar feijão e vender no mercado externo. Deixa que os estrangeiros q venham aqui e produzam e vendam tudo o que precisarmos. Excelente ideia. Todos os países desenvolvidos fizeram exatamente isso. A própria China tá fazendo isso né? Desistiu de se industrializar e desenvolver e tá só produzindo commodities. Assim q tá crescendo. 🙄
Exatamente por isso que o bolsonaro jogou no lixo a chance do liberalismo pegar no ideal do povo. Ele foi ótimo pra narrativa radical do que é o liberalismo. E o novo governo do PT tá sendo ótimo pra popularidade do bolsonaro. 2 lixos vivendo em comensalismo.
Junho 2023 - A Volkswagen acaba de publicar a nova tabela de preços com desconto devido a incentivo do governo! Daqui uns anos eu volto aqui pra falar sobre o próximo incentivo!
25:30 - "vamo deixar o mercado funcionar?" 500 anos de Brasil numa frase aí, quem é amigo do rei aqui ganha um certificado de proteção a falência que é sustentado com base no dinheiro do contribuinte. No fim a parte produtiva do país sustenta não só funcionarismo público mas a parte ineficiente do país, deixando todo mundo na estaca 0
A parte “produtiva” do pais eh o que? A que produz 60 sacas de soja por hectare? Não me parece um bom caminho. A China mesmo, tá crescendo produzindo soja né? 🙄😂
Pense nele como ministro da Fazenda. Seria um dos liberais mais atacados pela mídia, a mando dos grandes grupos que sempre foram privilegiados e que só adotam o discurso liberal, mas não o praticam.
O problema do país é o clientelismo. Vivemos isso desde que Brasil é Brasil e vai sempre assim. Vocês acham mesmo que algum setor vai abrir mão da sua casquinha de proteção? Mas nunca na vida. Curioso no país é quando a empresa grande quebra, com tanta ajuda e ainda conseguem a proeza.
Está correto mas o nome é outro, é Corporativismo. O estado brasileiro existe puramente para satisfazer a vontade destas indústrias, e manter elas existindo, sendo lucrativo ou não (o que na maioria das vezes não é), vivemos de lobby, taxamos compras internacional para favoreces as empresas nacional, que fornecem produtos de pior qualidade, mais caros e são protegidas pelo governo a partir de lobby e de comprar de políticos, sem essa proteção TODAS quebram e menos de 1 ano.
Aconteceu absolutamente nada, setores ineficientes como a zona franca de Manaus foram colocas de fora para "protegê-las" por meio de lobby político, no fim foi o mais do mesmo, onde o contribuinte só se F0d3
A baixa produtividade no Brasil pode ser explicada em uma frase; ' A mediocridade aqui é recompensada, enquanto a produtividade e desestimulada pela ausência de compensação pelo esforço.
Falou tudo. Somos um país com um povo medíocre estimulado a ser cada vez mais medíocre. O ponto central é que a fatura está chegando e cada vez mais cara.
Excelente palestra , e a mentalidade dele é a única resolve o problema , não tem espaço para opção B ou C , interpretações flexíveis e etc , a única saída é essa .
Na cara, sem dó! Sujeito é brilhante mesmo, fala a verdade, sem adjetivo, sem provocação, joga os dados e conclusões e deixa o povo pensar constrangido.
Vejo as pessoas aqui comentando que estão surpresas pela saída da Ford, mas isso não é surpresa nenhuma para quem vem acompanhando esse setor, desde 1980 até hoje 20 empresas de montadoras de automobilismo saíram do Brasil
Não, porque a regra do jogo no governo federal e em Brasília não funciona desse jeito e no final disso cada político fica com uma fatia do Ministério da Economia e o povo que tem que arca com as contas e quem for pego no escândalo os vai querer levar os outros juntos por isso, tem apoio do sistema judiciário, por isso é uma cadeia de grandes envolvimentos de todas as esferas do poder
Kkkk vamos voltar, segundo o painho, a produzir navios, agora vamos chegar no tetra de quebra da indústria naval. Esse país aqui é um projeto de eterna pobreza.
@@andersonclemente2170 Porra, pq os caras fariam alguma coisa? a indústria automobilística "nacional" não tem nada de nacional, são só um monte de empresas estrangeiras subsidiadas, é simples quando acaba os subsídios e a demanda caí os caras vazam e vão montar carros em outro lugar, é simples. Quem se fode é o país e não eles.
@@guilhermeoliveira4473 mas aí vc descreveu qualquer negócio multinacional... Kkkkk O lance é: tem o ambiente favorável de negócios? Se tiver, que vença o melhor, se não é adeus msm. Nesse caso não temos o ambiente favorável e nada foi feito :(
@@andersonclemente2170 KKKKK O Brasil nunca teve o tal "ambiente favorável de negócios" e mesmo assim essas empresas se instalaram aqui. Nós estamos falando de empresas multimilionárias e não do zé do bar, elas não se importam com a tributação e as leis trabalhistas enquanto estiverem lucrando, essa coisa de que as grandes empresas estão indo embora do brasil por causa de imposto é balela, elas estão indo embora pq o Brasil tem 15 milhões de desempregados e sabe Deus mais quantos na informalidade e sem nenhuma perspectiva de melhora.
E veja se aprendeu alguma coisa? Lá vai a indústria automobilística brasileira pedir aumento de imposto de importação de carros elétricos... não muda nada...
Só passando pra apreciar o fato de que menos de 3 anos depois desse vídeo, a Ford fechou as fábricas brasileiras, e o preço dos carros populares aumentou quase 30% ao ano.
Porque liberdade econômica não tem nada a ver com subsidiar setor A ou B. Basicamente, você não entendeu porque não sabe nem sobre o que está defendendo.
Entrou por um ouvido, saiu pelo outro.. e esses pomposos salários dos empresários automotivos não se traduzem em culhões nem cérebro... hoje estamos um pouco mais na lama
Seria legal estudar também as poucas coisas que deram certo, tipo a Embraer. Somos hoje um dos maiores produtores do mundo de aviões de pequeno e médio porte. Como conseguimos isso?
Se você prestou atenção no que ele disse vai entender porque houve um melhoramento nesse setor porque houve investimentos de pesadas tecnologias e produtividade os setores que mais cresceram foram da Agronomia e da Empresa Embraer porque como eu disse aí encima houve investimentos em tecnologia e especialização da mão de obra, Investir na modernização do capital físico (máquinas e equipamentos das empresas)
A Embraer nunca foi obrigada a fazer política de conteúdo nacional. Exporta muito e importa muito também. Nunca houve uma pressão do governo, nem qdo a Embraer era estatal, que obrigasse a empresa a só comprar de fornecedores nacionais. Isto porque como disse Ozires Silva, a sorte da Embraer é que avião cai. Sempre houve receio de intervencionismo ou reserva de mercado para insumos no que tange a Embraer pois "avião cai". Livre de pressões políticas ou corporativistas da indústria local a Embraer pôde focar naquilo que faz bem: produzir aviões de pequeno e médio porte.
Esse cara é pau na moleira, não tem medo e fala a verdade nua e crua... O protecionismo é, de fato, um produtor de coitadismos, uma âncora para o desenvolvimento. Lamentável.
Rapaz 😂😂😂. Observando bem essas perguntas dá pra vc ver a classe de mimados que o empresariado brasileiro é. Os caras insistem em criar situações hipotéticas para justificar mamar nas tetas do estado.
É engraçado que a gente precise de um Marcos Liboa trazendo altos gráficos e artigos científicos pra dizer que é só abrir a economia e dar condições iguais a todos que a gente vai ver ganhos de competitividade, produtividade e crescimento. E mesmo assim, sempre de novo vem uma fila de "gênios" dizendo que isso é muito simples e a gente deveria tentar esse incentivo e aquele subsídio porque sim. Que bizarro foi terem chamado esse economista pra dizer o que o setor não queria ouvir. De duas uma: ou foram muito amadores, ou foram muito sérios.
Não, é o raciocínio lógico , se uma empresa tem 5 anos e é eficiente naturalmente ela cresce, se é ineficiente morre. No Brasil vc tem empresa pequena e velha
Acho que você inverteu o raciocínio que o Marcos construiu na frase anterior, as empresas não sobrevivem por que são grandes, mas são grandes por que sobrevivem. "A maior parte do ganho de produtividade vem de mudanças dentro dos setores, são empresas novas (pequenas) que aparecem melhores do que empresas velhas (grandes) que morrem, esse processo esse ciclo natural de surgir empresas e morrer empresas é parte do regime saudável de uma economia de mercado."
@@andersonclemente2170 ainda assim, as que são grandes concentram o mercado. Não há como negar que há concentração. Só que a estratégia de tentar evitar isso é um fracasso. A solução é deixar concentrar mesmo e quando houver insatisfação geral, incluindo a minha e a sua, daí vemos o que sucede.
O teu espanto soa como algo que eu ouviria de um economista heterodoxo, mas a bandeira do Brasil no perfil me faz pensar em um bolsonarista. Você me deixou confuso. Qual o motivo da pergunta?
Pq a Ford fechou? 1- A Ford errou em ir pra Bahia por causa dos 20 milhões de ICMS que ACM Neto prometeu não cobrar. Escolheu um local de logística ruim e pouca mão de obra qualificada. 2- Insistiu em carros pequenos no BR ignorando que os brasileiros (e o resto do mundo) só estão comprando pick ups e e SUVs. Prova disso é que só o FORD Ka está entre os 10 mais vendidos do país. O resto ou é pick up ou SUV. 3- A FORD ficou mau acostumada pq durante muito tempo era só pedir dinheiro emprestado no BNDES. 2,5 bilhões foi o que ela pegou desde 2002, e ainda não pagou nem 1/3 (sabe quem vai pagar? O PT que emprestou?). 4- A Ford não tem ideologia política mas financia a ESQUERDA há décadas com sua fundação que já declarou orgulhosa por financiar o BLM, ONGs pró aborto, pro ambientalismo, etc... Não é pq ' é de ESQUERDA' mas sim pq com a ESQUERDA no poder ela pode continuar manobrando os políticos com propinas e financiamentos de campanhas. Pesquise sobre METACAPITALISTAS. Sabe que só a esquerda podia mantê-la-la como campeã nacional permitindo seus 'dumpings', recebendo subsídios de impostos em troca de $$$$, e lhe emprestando dinheiro quando ela bem entendesse. A Ford não fechou só suas fábricas no Brasil, ela fechou (ou está fechando em breve) TODAS AS FÁBRICAS DE CARROS PEQUENOS NO MUNDO pq o perfil do consumidor mudou e eles, como a Kodak, demoraram a reagir a essas mudanças. A fábrica na Argentina vai continuar aberta não é pq o governo de lá "é mais competente" é pq é naquela fábrica que eles concentram toda produção de pick up e SUVs pra América Latina. Em reunião com a Ford o presidente disse NÃO aos novos pedidos de empréstimos e de subsídios. "O mercado deve regular o mercado. Se é ineficiente, fecha. Não podemos é privilegiar gigantes só pq são gigantes." Jair BOLSONARO, presidente. Parabéns presidente. Autor: Eduardo Sabino Blog: uvaecevada.com.br
De onde são esses dados? O top 10 de vendas em 2020 é composto boa parte por carros pequenos. A Ford vem sim amargando perdas no mundo inteiro, mas outras indústrias estão indo embora do Brasil.
Você se equivocou só um pouco para não dizer muito. Primeiro, de onde vc tirou que a Bahia é um local de logística ruim e que a Ford não encontrou mão de obra qualificada? A planta de Camaçari era a mais moderna da empresa e desde anos 90 fabricava carros. Na Bahia, há muitas universidades com cursos de qualidade que cederão o que a Ford precisava. Sobre a logística, a Bahia está próxima do centro do Brasil e a Ford distribuía os carros em todo Brasil, então, quando mais perto do centro, melhor. Se logística fosse fator fundamental para a saída dela, o que vc me diz da zona franca de Manaus com suas centenas de empresas que distribuem para o Brasil todo? Outro ponto, se equivocou em dizer que os suvs estão sendo mais comprados aqui. Isso é tendência do mundo, não daqui. Em que país vc esta!? Acha mesmo que a maioria dos brasileiros têm dinheiro para investir em suvs? A questão da Ford é que ela produzia carros de baixo valor agregado, como o Ford Ka e independente da quantidade que vendesse, não seria tão lucrativo. Isso é tão verdade que mesmo o Ford Ka tendo ficado por muito tempo no top 3 de emplacamentos mensais do Brasil, não era suficiente para a empresa ter o retorno que almejava.
Carros menores não possuem um retorno sobre produção interessante pra montadora, por essa razão elas tem focado em possuir um portfólio de carros com ticket médio maior. A própria Volkswagen está focando em carros na faixa e/ ou acima de 120.000.
@@davidlenon6296 "Se logística fosse fator fundamental para a saída dela, o que vc me diz da zona franca de Manaus com suas centenas de empresas que distribuem para o Brasil todo?" Se acabam os incentivos fiscais da Zona Franca, não fica uma empresa em Manaus. Elas estão lá por causa dessa distorção de incentivos e impostos não cobrados. "Sobre a logística, a Bahia está próxima do centro do Brasil e a Ford distribuía os carros em todo Brasil, então, quando mais perto do centro, melhor." Para calcular esse "centro" você está usando uma métrica de distância geográfica? As mercadorias não são distribuídas em retas geográficas, passando por cima de montanhas e rios sem esforço algum. A geometria logística é um grafo com pesos de estradas e portos. Tem custos diferentes para passar por diferentes estradas, por causa da qualidade, manutenção, gastos de combustível, aclives e declives. E a Bahia não está em grandes vantagens, no centro. As vezes pode ser vantajoso trafegar mercadoria do nordeste para o sul por um porto de Pernambuco do que passar por estrada pela Bahia e Minas. "Acha mesmo que a maioria dos brasileiros têm dinheiro para investir em suvs?" Pelo menos a maioria dos brasileiros capazes de comprar um carro zero. Sobra para nós carros usados e seminovos. No Brasil tentam políticas de carro popular, mas dificilmente conseguem produzir algo que um pobre possa comprar. Vide a última política de carro popular do Lula. Se ele quisesse trazer um carro barato, poderia se inspirar no fusca do Itamar e autorizar a fabricação da Kombi :D
Século 21 e o libwral brasileiro apoiando as " vantagens comparativas" , assim nessa logica os EUA nao teriam indústria, passariam a só exportar algodão. Os paises ricos sao ricos pq eles tem indústria e os paises pobres ficam exportando commodities, ou seja, produtos de alto valoe agregado e produtos sme valor agregado
Quem ta assistindo isso após o anúncio da Ford, curte aqui.
É um absurdo o fechamento da Ford, tem que prender todo mundo, prender e arrebentar
🙋♂️
@@luizconte838 kkkkkk
Tava na cara que teria um caçador de likes com esse tipo de comentário. Não falha nunca.
@@luizconte838 Começando por quem?
Acho que os mandachuvas do setor automobilístico não gostaram muito desta palestra do Lisboa. É duro ouvir a verdade nua e crua.
Queriam que ele pedisse mais subsídios para o setor com certeza kkkkkk
😂😂😂😂 pior
"Não da pra ter uma industria que ha 70 anos precisa de proteção do Governo" - Absolutamente genial!!!!
O Brasil nem industria tem colega. Todo mundo foi para o rentismo. Ate a CNI
Oque existe no Brasil de bens materiais é tudo importado de fora.
@@kakesss9126 Brasil só aperta os parafusos do que não vem montado de fora.
😂😂😂😂😂😂😂
@@kakesss9126 não tem pq não deu certo, e continuam tentando fazer o mesmo já tem quase 100 anos
Isso. Boa ideia. Vamos plantar feijão e vender no mercado externo. Deixa que os estrangeiros q venham aqui e produzam e vendam tudo o que precisarmos.
Excelente ideia.
Todos os países desenvolvidos fizeram exatamente isso. A própria China tá fazendo isso né? Desistiu de se industrializar e desenvolver e tá só produzindo commodities. Assim q tá crescendo. 🙄
Essa palestra me faz muito feliz KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
"acho que a Quatro Rodas não gosta muito de vocês kkk"
Hilario kkkk
3 anos se passaram e tudo que ele elencou que poderiamos fazer de errado estamos fazendo
Exatamente por isso que o bolsonaro jogou no lixo a chance do liberalismo pegar no ideal do povo. Ele foi ótimo pra narrativa radical do que é o liberalismo. E o novo governo do PT tá sendo ótimo pra popularidade do bolsonaro. 2 lixos vivendo em comensalismo.
E foi assim que a quatro rodas perdeu boa parte dos seus patrocínios...
Pelo menos agora ou vira uma revista séria com avaliações imparciais, ou fecha de vez.
Kkkkk
Junho 2023 - A Volkswagen acaba de publicar a nova tabela de preços com desconto devido a incentivo do governo! Daqui uns anos eu volto aqui pra falar sobre o próximo incentivo!
Volta agora. Viu nessa semana, o Lula indo na Volkswagen? 500 milhões para eles ?
Uma merda
@@oliveira1650 Esse ex presidiário só faz merda mesmo
Assistindo em 2023, e como está atual. Gênio!
Hoje a Ford fechou as fábricas, e esse cara tava certo. Eu não conhecia ele, mas vi que o homem é brabo.
Todo mundo chegando aqui por conta do fechamento.
E os petistas imbecis ficam culpando paulo guedes, o bom do Brasil é que já deu errado.
Diabo loiro brabor
Ele avisou.
Quem sabe, sabe...
Além de ser genial Marcos Lisboa é muito corajoso, olha knde ele esta falando o que está falando?
Ele é maluco poderia ter sido preso
O cara é tampa!
@@luizconte838 preso ? Kkk
@@natanalves6266 sim. Ele mexeu com executivos xeios de mamata 🤣
@@luizconte838 preso? Por falar verdades difíceis de serem engolidas por um setor sedento por benefícios? 😂😂😂😂
25:30 - "vamo deixar o mercado funcionar?"
500 anos de Brasil numa frase aí, quem é amigo do rei aqui ganha um certificado de proteção a falência que é sustentado com base no dinheiro do contribuinte.
No fim a parte produtiva do país sustenta não só funcionarismo público mas a parte ineficiente do país, deixando todo mundo na estaca 0
A parte “produtiva” do pais eh o que? A que produz 60 sacas de soja por hectare?
Não me parece um bom caminho. A China mesmo, tá crescendo produzindo soja né? 🙄😂
Por isso a mídia não dá palco para ele, ele fala verdades
Pense nele como ministro da Fazenda. Seria um dos liberais mais atacados pela mídia, a mando dos grandes grupos que sempre foram privilegiados e que só adotam o discurso liberal, mas não o praticam.
A mesma entrevista continua mais atual do que nunca!
Tive que vir aqui assistir outra vez depois da notícia da Ford
Eu pela primeira vez, que aula!
Isso tinha que passar em loop na TV Brasil/Cultura/Camara
Up
É uma pena que esse discurso do "deixa acontecer" não tenha penetração popular alguma...
Incrível , falou toda a verdade na cara do corporativismo
Assistindo em novembro de 2024. E agora essa palestra se aplica mais do que nunca, já que se fala em a acabar com a escala 6x1
Vendo depois do pedido de aumento de alíquota para importação de carros elétricos 02/2023
E infelizmente foi concretizada essa semana
O problema do país é o clientelismo. Vivemos isso desde que Brasil é Brasil e vai sempre assim. Vocês acham mesmo que algum setor vai abrir mão da sua casquinha de proteção? Mas nunca na vida. Curioso no país é quando a empresa grande quebra, com tanta ajuda e ainda conseguem a proeza.
Está correto mas o nome é outro, é Corporativismo. O estado brasileiro existe puramente para satisfazer a vontade destas indústrias, e manter elas existindo, sendo lucrativo ou não (o que na maioria das vezes não é), vivemos de lobby, taxamos compras internacional para favoreces as empresas nacional, que fornecem produtos de pior qualidade, mais caros e são protegidas pelo governo a partir de lobby e de comprar de políticos, sem essa proteção TODAS quebram e menos de 1 ano.
Quem chamou o diabo louro pra essa palestra é doidinho
Por que diabo louro ? Kkk
@@natanalves6266 apelido de escola rs.
Kkkk
Nao passa nada!!!
Vendo depois da reforma tributária, demorou quatro anos mas está acontecendo. Fato é que ele falou muitas verdades.
Aconteceu absolutamente nada, setores ineficientes como a zona franca de Manaus foram colocas de fora para "protegê-las" por meio de lobby político, no fim foi o mais do mesmo, onde o contribuinte só se F0d3
19:10 - momento triste. pior que é verdade
Dei uma procurada e aparentemente a Quatro Rodas deletou o vídeo no youtube
Obovio
@@luizconte838que vídeo? Esse vídeo aqui é de 2019 ou 2016 ?
Graças a Deus que o Marcos existe.
Glória
Como ateu, parece um milagre essa situação toda... o Lisboa, sendo brasileiro, ser convidado para essa situação
A baixa produtividade no Brasil pode ser explicada em uma frase; ' A mediocridade aqui é recompensada, enquanto a produtividade e desestimulada pela ausência de compensação pelo esforço.
Falou tudo. Somos um país com um povo medíocre estimulado a ser cada vez mais medíocre. O ponto central é que a fatura está chegando e cada vez mais cara.
Parabéns ao brilhante Marcos Lisboa e sua sincera exposição, desde do início, quando diz que ficou surpreso com o convite.
Excelente palestra , e a mentalidade dele é a única resolve o problema , não tem espaço para opção B ou C , interpretações flexíveis e etc , a única saída é essa .
Na hora das perguntas o pessoal da plateia tentando pegar ele no erro mas não conseguiu
KKKKK. Enfiou o dedo na cara dos executivos
Um dedo cagado de merda 🤣
@@luizconte838 ...e sem cuspe! Kkk
Sensacional, perfeita palestra .....educação é importante, porém a produtividade brasileira é ruim....péssima
Aqui no dia que a Ford se despede do Brasil kkk
Maluco é brabo!
Depois do ocorrido da Ford vim aqui indicado por um amigo. Tão atual que assusta.
Todo mundo chegando aqui kkk
Na cara, sem dó! Sujeito é brilhante mesmo, fala a verdade, sem adjetivo, sem provocação, joga os dados e conclusões e deixa o povo pensar constrangido.
O diabo na toca do lobo , cutucando o lobo!
Seloko. Pirei. 😀
Marcos Lisboa sendo Marcos Lisboa kkkkkk pistolando geral kkkkkkkkkkkkkk
Que paulada..
8:30 Devem ser cores diferentes, que ficaram bem prejudicadas na tela azul. Uma pena.
Maravilha excelente Matéria
gênio demais, máximo respeito ao prof Marcos Lisboa
Isso explica por que em 2024 estamos pagando 70 mil reais num Renault Kwid pelado
2023 já sabemos qual escolha de país nós fizemos, outra vez...
29:07 🎯 No Brasil e simplesmente zero a capacidade de cumprir prazo, que dirá teste de qualidade!
Vejo as pessoas aqui comentando que estão surpresas pela saída da Ford, mas isso não é surpresa nenhuma para quem vem acompanhando esse setor, desde 1980 até hoje 20 empresas de montadoras de automobilismo saíram do Brasil
Aqui tem empresas velhas e ruins porque os empresários são burros e pegam o dinheiro e gastam na pessoa física ao invés de reinvestir na empresa
Esse cara deveria ser o próximo ministro da economia, obviamente se tiver total controle sobre a pasta
Não, porque a regra do jogo no governo federal e em Brasília não funciona desse jeito e no final disso cada político fica com uma fatia do Ministério da Economia e o povo que tem que arca com as contas e quem for pego no escândalo os vai querer levar os outros juntos por isso, tem apoio do sistema judiciário, por isso é uma cadeia de grandes envolvimentos de todas as esferas do poder
Parece que ele é um provável nome do Lula, caso se eleja. Saiu hoje no Istoé
Kkkk vamos voltar, segundo o painho, a produzir navios, agora vamos chegar no tetra de quebra da indústria naval. Esse país aqui é um projeto de eterna pobreza.
eu em 2021 assistindo isso e rindo
Eu tb
rindo de q carai? só mostra que mesmo os caras avisando, fizeram porra nenhuma. Nos fodemos :'(
@@andersonclemente2170 Porra, pq os caras fariam alguma coisa? a indústria automobilística "nacional" não tem nada de nacional, são só um monte de empresas estrangeiras subsidiadas, é simples quando acaba os subsídios e a demanda caí os caras vazam e vão montar carros em outro lugar, é simples. Quem se fode é o país e não eles.
@@guilhermeoliveira4473 mas aí vc descreveu qualquer negócio multinacional... Kkkkk
O lance é: tem o ambiente favorável de negócios? Se tiver, que vença o melhor, se não é adeus msm. Nesse caso não temos o ambiente favorável e nada foi feito :(
@@andersonclemente2170 KKKKK O Brasil nunca teve o tal "ambiente favorável de negócios" e mesmo assim essas empresas se instalaram aqui. Nós estamos falando de empresas multimilionárias e não do zé do bar, elas não se importam com a tributação e as leis trabalhistas enquanto estiverem lucrando, essa coisa de que as grandes empresas estão indo embora do brasil por causa de imposto é balela, elas estão indo embora pq o Brasil tem 15 milhões de desempregados e sabe Deus mais quantos na informalidade e sem nenhuma perspectiva de melhora.
Quem tá aqui hoje pra entender o fechamento das fábricas da Ford ✋🏽
Vim aqui após a saída da Ford do Brasil. CQD
E veja se aprendeu alguma coisa? Lá vai a indústria automobilística brasileira pedir aumento de imposto de importação de carros elétricos... não muda nada...
Brabo!
Pq cortaram ele dizendo "setor automotivo"??
O caso da Ford é ainda pior. Ela nunca foi firme com o Brasil, linha de veículos muito reduzida e poucas inovações.
Só passando pra apreciar o fato de que menos de 3 anos depois desse vídeo, a Ford fechou as fábricas brasileiras, e o preço dos carros populares aumentou quase 30% ao ano.
O preço dos carros aumentaram por diversos fatores, como a escassez de micro condutores, inflação, etc
Valeu
Esse vídeo é atemporal.
ó aí a lenda
MUITO IMPOSTOS NA FOLHA PAGAMENTO!
BAIXO NÍVEL EDUCACIONAL!
TRABALHADOR BATEDORES DE CARTÃO!
O trabalhador é reflexo da indústria
Se subsídios são "ruins" pq zonas econômicas livres dão certo?
Porque liberdade econômica não tem nada a ver com subsidiar setor A ou B. Basicamente, você não entendeu porque não sabe nem sobre o que está defendendo.
Eu sei que você voltou aqui de novo depois do anúncio da Ford... rs.
Os bons economistas estão muito obscuros. Hoje oq tá fazendo sucesso é maluco ANCAP que não sabe nem fazer uma conta de maximização.
🤝👏🏼👏🏼
Brabo
Sensacional.
A questão é: será que chamaram o Marcos Lisboa pra palestrar em algum outro evento da indústria automotiva?
E vem mais subsídio por aí. Mais uma vez.
com areia.
Grande ML
E nessa semana, final de Maio de 2023, o governo mais uma vez insiste no erro.
ele avisou
Vlw
Brasil não tem salvação infelizmente eterno pais de terceiro mundo
Entrou por um ouvido, saiu pelo outro.. e esses pomposos salários dos empresários automotivos não se traduzem em culhões nem cérebro... hoje estamos um pouco mais na lama
Seria legal estudar também as poucas coisas que deram certo, tipo a Embraer. Somos hoje um dos maiores produtores do mundo de aviões de pequeno e médio porte. Como conseguimos isso?
Se você prestou atenção no que ele disse vai entender porque houve um melhoramento nesse setor porque houve investimentos de pesadas tecnologias e produtividade os setores que mais cresceram foram da Agronomia e da Empresa Embraer porque como eu disse aí encima houve investimentos em tecnologia e especialização da mão de obra, Investir na modernização do capital físico (máquinas e equipamentos das empresas)
A Embraer nunca foi obrigada a fazer política de conteúdo nacional. Exporta muito e importa muito também. Nunca houve uma pressão do governo, nem qdo a Embraer era estatal, que obrigasse a empresa a só comprar de fornecedores nacionais. Isto porque como disse Ozires Silva, a sorte da Embraer é que avião cai. Sempre houve receio de intervencionismo ou reserva de mercado para insumos no que tange a Embraer pois "avião cai". Livre de pressões políticas ou corporativistas da indústria local a Embraer pôde focar naquilo que faz bem: produzir aviões de pequeno e médio porte.
O que fez a Embraer crescer foi melhorar o ambiente de negócios, mao de obra, infraestrutura de produção e financiamento de exportações.
Em pleno 2023 vemos Lula dando incentivo novamente. TIVEMOS 3 anos para aprender e nada aconteceu
Quando vi um corte dele, pensei que era atual
Esse cara é pau na moleira, não tem medo e fala a verdade nua e crua...
O protecionismo é, de fato, um produtor de coitadismos, uma âncora para o desenvolvimento. Lamentável.
Elon musk pediu proteção para tesla nos EUA, o q pensa disso? 😉
Vexame e vergonha alheia para o logo da VW 😮
Choque de testosterona no pessoa da Anfavea.
24:10 o sarcasmo demoníaco do diabo loiro kkkkkkkkkk
Sangue suor e lagrimas
Quem é rent seeker raiz já sabe disso tudo e não se incomoda mesmo.
Vindo aqui depois da choradeira e ameaça de parar fabricas das montadoras, pelo visto os chineses passaram na produtividade kkkkk
Diabo loiro
Kkkkkkkkkk foram perguntar?🤣🤣🤣🤣🤣
13/02/2024 terça feira de carnaval as 23:07h 🎉
1:26 paulada
São esses que querem o governo fora do (lucro) mercado.
😍
Rapaz 😂😂😂. Observando bem essas perguntas dá pra vc ver a classe de mimados que o empresariado brasileiro é. Os caras insistem em criar situações hipotéticas para justificar mamar nas tetas do estado.
Cabébom
O Brasil não produz bosta nenhuma
É engraçado que a gente precise de um Marcos Liboa trazendo altos gráficos e artigos científicos pra dizer que é só abrir a economia e dar condições iguais a todos que a gente vai ver ganhos de competitividade, produtividade e crescimento. E mesmo assim, sempre de novo vem uma fila de "gênios" dizendo que isso é muito simples e a gente deveria tentar esse incentivo e aquele subsídio porque sim.
Que bizarro foi terem chamado esse economista pra dizer o que o setor não queria ouvir. De duas uma: ou foram muito amadores, ou foram muito sérios.
FAZ O L
😂😂
kkk,
5:40. Isso é confessar que só grandes empresas sobrevivem no mercado americano? É confessar a inevitabilidade da concentração do mercado?
Não, é o raciocínio lógico , se uma empresa tem 5 anos e é eficiente naturalmente ela cresce, se é ineficiente morre. No Brasil vc tem empresa pequena e velha
Acho que você inverteu o raciocínio que o Marcos construiu na frase anterior, as empresas não sobrevivem por que são grandes, mas são grandes por que sobrevivem.
"A maior parte do ganho de produtividade vem de mudanças dentro dos setores, são empresas novas (pequenas) que aparecem melhores do que empresas velhas (grandes) que morrem, esse processo esse ciclo natural de surgir empresas e morrer empresas é parte do regime saudável de uma economia de mercado."
@@andersonclemente2170 ainda assim, as que são grandes concentram o mercado.
Não há como negar que há concentração. Só que a estratégia de tentar evitar isso é um fracasso.
A solução é deixar concentrar mesmo e quando houver insatisfação geral, incluindo a minha e a sua, daí vemos o que sucede.
O teu espanto soa como algo que eu ouviria de um economista heterodoxo, mas a bandeira do Brasil no perfil me faz pensar em um bolsonarista. Você me deixou confuso. Qual o motivo da pergunta?
@@Guizambaldi certamente é um nacionalista
em 06:35 fica claro que ele não fazia a menor ideia do que estava falando.
Pq a Ford fechou?
1- A Ford errou em ir pra Bahia por causa dos 20 milhões de ICMS que ACM Neto prometeu não cobrar. Escolheu um local de logística ruim e pouca mão de obra qualificada.
2- Insistiu em carros pequenos no BR ignorando que os brasileiros (e o resto do mundo) só estão comprando pick ups e e SUVs. Prova disso é que só o FORD Ka está entre os 10 mais vendidos do país. O resto ou é pick up ou SUV.
3- A FORD ficou mau acostumada pq durante muito tempo era só pedir dinheiro emprestado no BNDES. 2,5 bilhões foi o que ela pegou desde 2002, e ainda não pagou nem 1/3 (sabe quem vai pagar? O PT que emprestou?).
4- A Ford não tem ideologia política mas financia a ESQUERDA há décadas com sua fundação que já declarou orgulhosa por financiar o BLM, ONGs pró aborto, pro ambientalismo, etc... Não é pq ' é de ESQUERDA' mas sim pq com a ESQUERDA no poder ela pode continuar manobrando os políticos com propinas e financiamentos de campanhas. Pesquise sobre METACAPITALISTAS.
Sabe que só a esquerda podia mantê-la-la como campeã nacional permitindo seus 'dumpings', recebendo subsídios de impostos em troca de $$$$, e lhe emprestando dinheiro quando ela bem entendesse.
A Ford não fechou só suas fábricas no Brasil, ela fechou (ou está fechando em breve) TODAS AS FÁBRICAS DE CARROS PEQUENOS NO MUNDO pq o perfil do consumidor mudou e eles, como a Kodak, demoraram a reagir a essas mudanças.
A fábrica na Argentina vai continuar aberta não é pq o governo de lá "é mais competente" é pq é naquela fábrica que eles concentram toda produção de pick up e SUVs pra América Latina.
Em reunião com a Ford o presidente disse NÃO aos novos pedidos de empréstimos e de subsídios.
"O mercado deve regular o mercado. Se é ineficiente, fecha.
Não podemos é privilegiar gigantes só pq são gigantes."
Jair BOLSONARO, presidente.
Parabéns presidente.
Autor:
Eduardo Sabino
Blog: uvaecevada.com.br
De onde são esses dados? O top 10 de vendas em 2020 é composto boa parte por carros pequenos.
A Ford vem sim amargando perdas no mundo inteiro, mas outras indústrias estão indo embora do Brasil.
Você se equivocou só um pouco para não dizer muito. Primeiro, de onde vc tirou que a Bahia é um local de logística ruim e que a Ford não encontrou mão de obra qualificada? A planta de Camaçari era a mais moderna da empresa e desde anos 90 fabricava carros. Na Bahia, há muitas universidades com cursos de qualidade que cederão o que a Ford precisava. Sobre a logística, a Bahia está próxima do centro do Brasil e a Ford distribuía os carros em todo Brasil, então, quando mais perto do centro, melhor. Se logística fosse fator fundamental para a saída dela, o que vc me diz da zona franca de Manaus com suas centenas de empresas que distribuem para o Brasil todo?
Outro ponto, se equivocou em dizer que os suvs estão sendo mais comprados aqui. Isso é tendência do mundo, não daqui. Em que país vc esta!? Acha mesmo que a maioria dos brasileiros têm dinheiro para investir em suvs? A questão da Ford é que ela produzia carros de baixo valor agregado, como o Ford Ka e independente da quantidade que vendesse, não seria tão lucrativo. Isso é tão verdade que mesmo o Ford Ka tendo ficado por muito tempo no top 3 de emplacamentos mensais do Brasil, não era suficiente para a empresa ter o retorno que almejava.
Carros menores não possuem um retorno sobre produção interessante pra montadora, por essa razão elas tem focado em possuir um portfólio de carros com ticket médio maior. A própria Volkswagen está focando em carros na faixa e/ ou acima de 120.000.
@@davidlenon6296 "Se logística fosse fator fundamental para a saída dela, o que vc me diz da zona franca de Manaus com suas centenas de empresas que distribuem para o Brasil todo?"
Se acabam os incentivos fiscais da Zona Franca, não fica uma empresa em Manaus. Elas estão lá por causa dessa distorção de incentivos e impostos não cobrados.
"Sobre a logística, a Bahia está próxima do centro do Brasil e a Ford distribuía os carros em todo Brasil, então, quando mais perto do centro, melhor."
Para calcular esse "centro" você está usando uma métrica de distância geográfica? As mercadorias não são distribuídas em retas geográficas, passando por cima de montanhas e rios sem esforço algum. A geometria logística é um grafo com pesos de estradas e portos. Tem custos diferentes para passar por diferentes estradas, por causa da qualidade, manutenção, gastos de combustível, aclives e declives. E a Bahia não está em grandes vantagens, no centro. As vezes pode ser vantajoso trafegar mercadoria do nordeste para o sul por um porto de Pernambuco do que passar por estrada pela Bahia e Minas.
"Acha mesmo que a maioria dos brasileiros têm dinheiro para investir em suvs?"
Pelo menos a maioria dos brasileiros capazes de comprar um carro zero. Sobra para nós carros usados e seminovos. No Brasil tentam políticas de carro popular, mas dificilmente conseguem produzir algo que um pobre possa comprar. Vide a última política de carro popular do Lula. Se ele quisesse trazer um carro barato, poderia se inspirar no fusca do Itamar e autorizar a fabricação da Kombi :D
Podiamos voltar a crescer e escolhemos o populismo novamente!!!
Século 21 e o libwral brasileiro apoiando as " vantagens comparativas" , assim nessa logica os EUA nao teriam indústria, passariam a só exportar algodão.
Os paises ricos sao ricos pq eles tem indústria e os paises pobres ficam exportando commodities, ou seja, produtos de alto valoe agregado e produtos sme valor agregado