O povo tem o que o povo merece. Não é esse tipo de governo que vai querer baixar impostos, e o que querem baixar os impostos, a mídia e os políticos eleitos são completamente inimigos dele.
Certeza, as empresas só iriam sair do Brasil, e a gente ia comprar os mesmos produtos, mas com imposto de importação, além disso ia gerar emprego na China ou outro lugar do mundo
Sou de Sp, empresário, conheco bem Manaus e a cidade hj tem 2.5 milhoes de habitantes. O que vc nao falou é que sem a Zona Franca de Manaus, a economia se fortalacera em madereiras e exploração dos recursos naturais por falta de competitividade de outros setores por estar isolada, quando vc analisa um problema vc tem que pensar o motivo lógico e nao só sobre o viés tributário. A situação é mais complexa do que vc conseguiu capitar amigo..
Ele fala com desconhecimento de causa. Tem que verificar não apenas os moradores de Manaus, mas a economia ao redor, que impacta quase todo o Norte. A preservação da floresta não está na conta dele. Mas é isso mesmo, conhecimento sem entender o propósito da ZFM. Uma pena
Nem a Br319 pode ser asfaltada devido aos ambientalistas que não querem deixar Manaus prosperar estamos isolados e conscientemente pelos políticos e ambientalistas que moram nos seus prédios em grandes cidades cheias de infraestrutura
O asfaltamento da BR 319 não vai mudar quase nada, primeiro pq teria que ter uma ponte de 40 quilômetros, segundo é que sai bem mais barato vindo de navio, são 3 mil a 5 mil containers chegando em cada navio, uma média de 5 navios por semana.
@@alexvazdemoraes9539 torço pra BR 319 ser asfaltada, as pessoas tem o direito de pegar a estrada, mas no ponto logístico da ZFM não muda nada, sai três vezes mais caro do que no navio.
Falou bonito, foi convincente de que não sabe absolutamente nada sobre a ZFM e muito menos sobre seus impactos. Parabéns pela total incapacidade do convidado de opinar sobre o assunto 😂
@@__Filipzsou engenheiro de produção. Trabalho na Samsung em Manaus. Te afirmo, este senhor não apresentou um único dado verdadeiro. A cidade tem 2 milhões e 500 mil pessoas. O polo industrial emprega 600 mil pessoas direta e indiretamente no Amazonas. Além do Amazonas os benefícios se estendem aos Estados de Roraima, Rondônia e Acre. A Zona Franca não é deficitária. O Governo federal fica com todo o lucro e repassa uma mixaria pro Estado. O Amazonas tem a maior parte de sua renda dos impostos estaduais. Os produtos produzidos aqui equivalem a menos de 2% da produção industrial nacional. E não é difícil encontrar os dados que passei na internet. Esse cara aí é um pulha, que deve estar a serviço dos conglomerados paulistas que tem interesse monetário em retirar de Manaus a produção de motos, tvs, ar condicionados, celulares e outros produtos.
@@__Filipz Ao se instalar na ZFM, as empresas recebem isenção ou redução no Imposto sobre Importação (II); isenção do Imposto de Exportação (IE); isenção ou crédito do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); redução de 75% do Importo de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ); isenção, crédito ou restituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); isenção por 10 anos do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial, Territorial Urbana), taxa de serviço de limpeza e conservação pública e taxa de licença de funcionamento. Ainda, a venda de mercadorias destinadas ao consumo na ZFM, também possuem alíquota zero de PIS e COFINS, por força do artigo 2º da Lei nº. 10.996/04. Portanto, as receitas advindas das vendas para a ZFM ou áreas de livre comércio devem ser excluídas da base de cálculo tributada da contribuição do PIS e COFINS. A SAMSUNG, a NOKIA, a YAMAHA, a HONDA, a COCA COLA, a LG, a BIC, a PANASONIC, e tantas outras indústrias se instalaram no polo industrial por que recebem incentivos fiscais do governo Brasileiro. Se remover os incentivos, eles saem do país, vão pro Paraguai, pro Chile, para Argentina, ou para outros países que oferecem incentivos. ABSOLUTAMENTE TODA atividade industrial no Brasil atualmente possui incentivos, não apenas a Zona Franca. É possível pesquisar e verificar os incentivos que o AGRONEGÓCIO recebe, analisar o quanto o país deixa de arrecadar e comparar com a ZONA FRANCA. A manutenção das isenções não tem relação com ineficiência logística, ou ineficiência tecnológica, ou necessidade de investimento em ciência e tecnologia. É um raciocínio muito simples; São mais de 4 milhões de pessoas no Amazonas somados à grande parte da população dos Estados que já citei, que ficarão sem empregos e terão que buscar sustento na exploração da Floresta. Temos 98% da floresta em pé, porque criou-se uma maneira de distribuir renda sem precisar explorar a mata. Em Belém/PA por exemplo, que não faz parte da área de livre comércio, os números de exploração da mata são bem diferentes, bem maiores. Outra saída é o Governo fazer o que socialistas adoram, sustentar todo esse povo com Bolsas Auxílio, o que aí sim, seria muito custoso para o Brasil.
Confesso que seria bom convidar um economista que atua na zona franca de Manaus para explicar a real dimensão da reforma tributário. O colega convidado excluiu diversos fatores exógenos e também benefícios que a zona franca entrega ao Brasil. Já foi inclusive apresentado em congresso nacional que a zona franca segura parte da inflação no país. Fala-se tanto de “mamata” mas e os projetos de pesquisa e desenvolvimento? Industria 4.0 no meio da Amazônia? Sem desmatar mais árvores? e os empregos diretos? E os empregos indiretos gerados na Amazônia ocidental? Os cursos universitários criados? A Universidade do Estado que é o maior multicampi do Brasil na Amazônia profunda e é gerida com 1% de todo faturamento das empresas presentes no polo proporcionado pela ZFM?
A bolha paulista é assim mesmo. Eles são incapazes de ter um olhar além fronteiras. Por isso tivemos 20 anos de PT no Governo, pois não dava pra votar em provincianos oriundo de São Paulo, afinal eles já pegaram muita mamata pra si na época do "pão e circo" e "50 anos em 5".
Tá cara que supostamente esse "doutor" foi contratado para fazer lobby para as fábricas de São Paulo. Eles ainda pensam estar na república do Café com leite kkkk Acho engraçado que o cara disse que Manaus é uma ilha isolada no coração da Amazônia mas não disse que o projeto da obra de pavimentação do trecho do meião que liga a BR-319 a Porto Velho - RO por terra e com isso aos outros estados do Brasil, foi embargada por uma ONG de São Paulo (financiada por quem?) chamada "observatório do clima" o advogado que entrou com a ação no TRF-1 provavelmente nunca visitou algum estado da Amazônia mas estava super preocupado como direito dos povos indígena kkkk
"seria bom convidar um economista que atua na zona franca de Manaus", traduzindo, "seria bom convidar um economista que lucra com a ZFM e que terá uma opinião enviesada favorável ao polo industrial". E todos esses impactos econômicos de empregos, inflação etc., assim como fomento de pesquisa e desenvolvimento, são consequências comuns a toda atividade industrial, não é exclusividade da ZFM. Em uma eventual ausência da ZFM, todos esses benefícios seriam redistribuídos pelo país, acompanhando as regiões em que as indústrias se instalariam.
@@renan_cardoso3tw Partindo da premissa da racionalidade, parece até "óbvio" seu comentário. Mas aí é necessário entender que a ZFM foi criada justamente como uma política pública tratando-se do desenvolvimento regional.
Hoje, a única matriz econômica que temos é o polo industrial de Manaus que se somados os empregos diretos e indiretos, englobam o sustento de 300. 000 famílias. Essas pessoas por sua vez consomem bens e serviços de uma infinidade de áreas. Hoje, temos uma ministra do meio ambiente que é totalmente contra o ASFALTAMENTO da BR319, rodovia que está lá, aberta, bastando apenas ser asfaltada, mas a justificativa é que isso produzirá o desmatamento, sendo que a rodovia trafegável pode perfeitamente melhorar a logística de chegada de insumos para a produção no polo, quando o escoamento de produto acabado para o sudeste do país. Existe um ativismo ambiental que não permite que se faça nada, tem que preservar a floresta, sendo que aqui tem ouro, petróleo e gás, tem potássio, cassiterita, nióbio, enfim, uma infinidade de minérios que podem substituir a matriz econômica do Amazonas e assim extinguir o modelo ZFM, mas todos sabemos que o Ativismo ambiental e político JAMAIS irá liberar as licenças ambientais para exploração desses minérios, daí eu lhes pergunto: Se acabar com a ZFM, o qual será a fonte de renda de uma cidade de 2,5 milhões de habitantes?
Nem 10% dos gastos para manter a ZFM chega na mão desses trabalhadores. Num cenário hipotético, se desse uma indenização vitalícia de 3 salários mínimos para cada um, sairia mais benéfico pra eles, pra União e pra todos os brasileiros. Teríamos concorrência fomentando o mercado, importações, taxas reduzidas, tudo que não temos para sustentar um polo industrial no fim do mundo, onde os trabalhadores são mau remunerados e todo mundo paga o pato.
Seu comentário gira em torno de protecionismo. Não devemos ficar pagando conta de quem quer morar no meio do mato. A conta é tão absurda, que como o amigo já lhe respondeu aí, seria mais barato dar salários vitalícios para esses 300.000 se aposentarem, do que manter esse lixo que é a ZFM.
@@no_idea8012 O Amazonas faz parte da federação, mas o executivo e o legislativo desse país de merda, até hoje não teve a capacidade de encontrar uma solução, daí a gente vive no isolamento, a indústria brasileira vive nessa insegurança tributária e logística, esse ativismo ambiental de merda só serve para atrapalhar o progresso do norte, nada aqui é barato, agora com estiagem, os rios secos, centenas de balsas encalhadas nos rios, a BR 319 na poeira, pq o Ibama faz de tudo pra impedir e ninguém faz nada. A CULPA E A SOLUÇÃO ESTÁ EM BRASÍLIA.
@@rigoneyamorim2110que defender caralho? Voces são sustentados pra manter uma cidade grande no meio da amazonia. Subsidio e protecionismo fode o brasil inteiro.
@@rigoneyamorim2110se a economia fosse igualitária e competitiva não existiria zona franca de manaus. PORQUE NÃO É LUCRATIVO ENFIAR UM POLO INDUSTRIAL NO MEIO DE UMA FLORESTA ISOLADA.
Manaus custa muito pouco perto das decisões de Brasília, não seria melhor acabar com Brasília? Manaus tem 2.3 milhões de habitantes, não 1.5 milhão, perto do que o governo brasileiro rabou dos nortistas na época da borracha, Manaus trouxe mais lucros do que prejuízo, o Brasil produz de tudo ainda graças a zona franca de Manaus.
Manaus é um polo industrial artificialmente mantido pelo governo e o povo brasileiro. Num ambiente de incentivos naturais, Manaus seria o ultimo lugar que empresas se instalariam.
@@helio3906 São Paulo é uma decadência na indústria automotiva tenho certeza que Manaus custa menos que produzir em região do sudeste, aliás tem umas regiões de SP com incentivos, mas Manaus é a culpada dos altos impostos do Brasil, e de São Paulo o restante do Brasil ser incompetente na hora de votar.
Só quem mora nesta região sabe das dificuldades, vem um falar isso, e ainda tem público pra isso, uma região isolada que não conseguimos asfaltar uma estrada que foi asfaltada.
Aí que está o ponto. Quando o estado intervém em algo, vira m*erda. Se baixar o nosso imposto, ferra da mesma maneira com a zona franca de Manaus. Aquino nunca deveria ter sido cogitado. Não existe coisa mais desprovida de inteligência do que produzir um produto que será consumido no outro lado do país, em nome de um "desenvolvimento". E o pior é esse inferno logístico que só aumenta os preços tanto pra produzir quanto pra quem compra. Bolsonaro tentou dar a mesma isenção para o resto do Brasil e o stf interferiu e proibiu. Mas essa decisão dele, destruiria a cidade artificial de Manaus.
Zona Franca é de 67... se passados 57 anos e ainda precisa manter subsídios (e nem logística: trem/estrada/barco funciona lá)... parece muito claro que os subsídios não serviram de nada
@@rafaeldossantos8073 Estamos no aguardo da revitalização da BR319, única via terrestre que liga o amazonas ao resto do país. Isso eu lhe garanto que não é culpa do Estado. A população não consegue fazer o básico que é viajar de carro para outro estado devido a burocracia do desmatamento. O buraco é muito mais embaixo
Olha, fiquei estarrecida com a ignorância desse senhor! Ele tem que viver a realidade da Zona Franca de Manaus. Manaus já não tem 1 milhão e meio de habitantes há uns 5 anos. Chamem o sr. Jorge da Eletros! Esse economista é um dos mais ignorantes que eu já ouvi. Parabéns pela ineficiência das informações! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
De 210 milhões de habitantes no Brasil, 58 milhões vivem de auxílio, 12 milhões são de funcionários público, 92 milhões são de idosos e crianças e 48 milhões precisam sustentar todos
E programa sociais aumentam todo ano, consideram isso um sucesso. É um país impossível, uma brincadeira de batata quente, um jogando na mão do outro até explodir na cara de uma geração.
@@magnum-freire exatamente. Os políticos criam anomalias e distorções q são difíceis ou quase impossíveis de se reverterem. O Renato 3oitão (não sei se é assim q se escreve), apesar de algumas coisas q ele fala parecer engraçado e eu discordar de algumas, ele disse concordar com o salário mínimo universo (ou algo parecido com isso), porém, sobre algumas condição. O beneficiado perder todos os direitos políticos como direito ao voto etc.
Sou de Manaus e Funciona assim. Acabou a zona franca de Manaus. Aqui um lote de terra na mata pode chegar até 1mil reais. “Barato”. Quando acabar com a zona franca vamos avançar sobre a floresta e acredito que isso vai impactar nas chuvas do sul e Sudeste. O que vai ser ótimo pra esses arrombados. Sem os rios voadores vai ser lindo ver esses lunaticos comprando água a peso de ouro. Kkkk. A galera não sabe 1% do que fala.
🎉Estou no mercado desde 2023, tenho um total de 157 mil USD, com meus 12 mil investidos em ETFs de Bitcoin e outros rendimentos de dividendos estou muito grato por todo conhecimento e informações que vocês me deram.🎉
População de Manaus 2,2 milhões de habitantes, "tiozinho" , o cartel das balsas as ong's e os políticos nunca vão deixar asfaltar a BR-319 essa é a bronca....
Bostejou pesado sobre PCD. Não são só deficientes físicos que se enquadram nas exigências de PCD, as pessoas portadoras de várias doenças crônicas e graves também se enquadram, como pacientes cardiopatas, doentes renais crônicos, dentre outros. E não é simples de conseguir autorização para utilizar o desconto (falo para pessoas normais e honestas, não a turma dos esquemas). E sim, são 10-15% ou mais da população que se enquadra nessa situação. Não é fácil conviver com uma doença, e para muitas famílias ter acesso a um carro com desconto pode fazer uma grande diferença. Espero que reveja o seu pensamento e reflita sobre.
Pqp da análise rasa! Tem n questões, mas vou me ater a apenas 2 perguntas: 1-quanto ele acha que custaria uma moto, que hoje é o ganha pão de vários brasileiros, se não fosse a ZFM? 2- Ele acha que todas essas indústrias estariam no Brasil se não fosse a ZFM?
1 - Se deixasse importar sem imposto louco? 600 doletas 2- Que importa produzir se cada vez mais é caro ??(se o país não é atrativo como indústria.. uma pena.. então fique no agro/serviço e deixe a moto custar o preço normal)
@@rafaeldossantos8073o agro não paga 1 real de impostos. Tudo no agro é isento. Vocês falam muita merda. Se alguém quiser importar moto pagaria 0 reais de IPI na zona franca. Vocês não tem a menor noção do que falam e mesmo assim falam. Da raiva
Falou muita besteira sobre ZFM. Eu moro em Manaus e explico o porquê de estarmos presos a esse modelo. A regulação ambiental aqui é tamanha que não permite a exploração de outras atividades como é feita no Sul e Sudeste. O potencial gerador de riqueza dessa região é gigante, não é à toa que o mundo vive de olho . Por outro lado, os burocratas de Brasília amarraram a região numa burocracia ambiental sem fim. O falador do vídeo toca num ponto e esquece do outro. Eu defendo o fim da ZFM desde que tenhamos total autonomia para explorar nossas riquezas.
Entendo a questão...e foi bacana até para especialização industrial da mão de obra da região MAS não sabia do custo para o percentagem do IVA. Acredito que toda capital deveria ter uma mini zona franca...sai de uma capital por falta de perspectiva de carreira e sei das dificuldades. É um assunto espinhoso.
@@eliseuassis Sulistas que pagam 10x mais impostos e mesmo assim produzem mais, mas vocês que sabem de tudo, sabem votar em políticos ladrões, que roubam nosso impostos.
Já começa errando muito. Em Manaus tem mais de 2 milhões de habitantes o Amazonas tem mais de 4milhoes de almas se acabar a Zona Franca. As empresas do Polo industrial estão 100% ajudando com a sustentabilidade ambiental, investindo em tecnologia dentro da região, gerando emprego e responde por 8% da indústria nacional, batendo recorde ano após ano. 3% é muito pouco p fazer o Mundo respirar, tira esses 3% e quase 5milhoes de pessoas vão consumir árvore p sobreviver e em menos de 10 anos o Amazonas se tornará um porto de lenha. É cada maluco...
Eu já tinha assistido outros vídeos deste sujeito e ficava admirado de como ele é bom de cabeça nos números… agora sei que os números dele não batem, ou ele inventa, ou ele é desinformado.
@@CurumimMochileiroele é um irresponsável. Um mentiroso. Fala como se tivesse conhecimento. Tudo o que ele diz que é muito difícil encontrar é facilmente encontrado em uma pesquisa na internet. Aqui mesmo no TH-cam tem documentários explicando a criação e importância da zona franca. Também tem documentários explicando os incentivos no Brasil. Qualquer pessoa honesta pode comparar o quantitativo de incentivos nas indústrias do país e comparar com os que são dados na zona franca. O que é gasto em incentivos na zona franca é irrisório perto do que é gasto em todas as outras atividades. Esse cara é uma vergonha.
Que tal ao invés de acabar com a zona franca e Foder o rabo de mais de 4,5milhoes de pessoas, se governo melhorasse a logística da região? Estradas, ferrovias, facilitando e barateando escoamento e chegada de mercadoria.
A maior parte do problema de levar infraestrutura pra região norte é justamente o tamanho e a legislação ambiental. O Ibama nunca iria permitir uma ferrovia no "meio" da Amazônia
São produtos específicos que possuem incentivo Fiscal em Manaus. A ZFM não produz carro, nem peças de carro, por exemplo. É importante salientar que a ZFM existe para evitar desmatamento e depredação ambiental! E esses 3,5%? fonte vozes da cabeça dele! ate ano passado a ZFM tinha uma renuncia de 45Bi e agora pulou pra 170? Quer baixar o imposto pra produzir esses carros meia boca? ok! mas procura Respaldo técnico verídico!
Quem se incomoda com a Zona Franca de Manaus esquece de falar da lei Kandir criada em 1996 e isenta a cobrança do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as exportações do agronegócio.
Como iniciante em criptografia, experimentei várias estratégias do TH-cam, mas ainda estou enfrentando perdas. Alguém pode me ajudar nas direções certas
Isso é verdade, muitas pessoas hoje estão tendo muita decepção na negociação forex e de criptografia devido à direção indefesa e ao péssimo especialista.
Sim, esse é exatamente o nome dela (Corrine M Sonia | assisti sua entrevista na CNN News e muitas pessoas recomendam muito sobre ela, ela é uma especialista e estou apenas começando com ela.
Uma personalidade tão genuína!!, Falando sinceramente. Continuarei a negociar e seguir os sinais e guias diários de Corrine M Sonia, desde que funcione bem para mim.
Primeiro zona franca não é só em manaus são 4 estados ...não são 200 mil empregos são mais de 400 mil ... manaus não tem 1,5 milhão já tem mais de 2 milhões... de resto não tá errado.
o resto esta errado sim..... " a gente não tem tanta gente com deficiencia" ........ não é so deficiente fisico que tem esse beneficio, doencas mentais e degenerativas tambem... o Brasil têm mais ou menos 45 milhoes de deficientes, 13m são fisicos
O entrevistado ai nao falou de quanto o Amazonas contribui pra o pib do Brasil. Se ele acha que pra tornar o Brasil melhor tem que abandonar o Amazonas, concluimos que pra o Amazonas e melhor separar do Brasil.
Você está equivocado… a zona franca de manaus pode sair daí e ser distribuída pelo Brasil, então manaus realmente custa ao Brasil, e falo com tranquilidade rs, morei em manaus 7 anos, amo a cidade, mas a verdade é essa!
Fala tanto mas esquece que o AM, junto com MT que é agropecuário, são os únicos estados fora do centro-sul que pagam mais impostos do que recebem do governo.
Sou de Manaus e esta conta é meu canal que tento mostrar um pouco de Manaus no TH-cam, desculpem o textão. A ZFM não é mais como antes, nem de longe lembra o que já foi um dia. O Amazonas depende da ZFM, além disso, ela se expandiu pra outros estados como o Acre, Rondônia e Roraima, não lembro se mais algum é beneficiado, talvez o Amapá. A floresta ainda tá em pé por conta da ZFM, é só olharmos pro Pará, onde possui Floresta Amazônica, mas possui jazidas de minério, madeireiras, grandes fazendas, etc. No Amazonas, possuímos algumas dessas coisas, mas em um número bem menor. Há uma briga muito grande aqui pra conseguirmos desenvolver outras matrizes econômicas, recentemente, houve uma briga que tá acabando depois de décadas sobre explorar o Potássio em Autazes, é bem complicado desenvolver outras matrizes aqui por conta das diversas leis de proteção, mas tudo gira em torno dos recursos naturais, tudo se volta pra floresta. A ZFM hoje sustenta Manaus, mas boa parte do dinheiro nem fica aqui, vai pra SP e outros países. Outro ponto que eles gostam daqui é pela mão de obra barata, em SP, greves dos trabalhadores eram bem comuns, existem até hoje, aqui em Manaus são raras, os donos das empresas gostam disso. Outro ponto, pessoal pensa que todos os impostos são zerados, quem dera, o Governo do Amazonas arrecada, mas o Federal também, é só olharmos sempre naquelas listas/mapas que viralizam vez ou outra que pagamos mais pra União do que recebemos. São muitas variáveis, a ZFM é muito mais complexa do que ele fala e do que eu falo também, pois sou um cidadão comum, nem trabalho lá. E por último, já comparei o preço dos produtos feitos aqui que são vendidos aqui com os de fora, já encontrei preços bem mais baratos fora do que aqui, mas no geral, parece que entraram em acordo com lojas pra que o preço fosse quase padronizado. Essa é a parte que mais me estranha, é como se o valor do frete não importasse mesmo, pois todos vão pagar de forma parecida.
Parabéns, mostrou que não sabe absolutamente nada sobre ZFM e principalmente sobre o contexto politico, histórico e a sua importância para a preservação da Amazônia.
Outra informação importante: Com a reforma tributária todos os Estados vão perder seus benefícios fiscais de ICMS MENOS Manaus...ou seja, várias empresas que estão em Vitória, Recife, Minas Gerais etc irão vazar desses estados e ir pra um estado mais desenvolvido com mais vantagens e deixar vários desempregados
Não é assim que funciona. Não é todo e qualquer produto que pode ser produzido e ter incentivos fiscais do PIM. É preciso que o PPB esteja dentro do programa de incentivos para que a a empresa seja beneficiada.
@@jerrylima9705 vai se informar, vc tá desatualizado. A reforma tributária visa especialmente acabar com "competição desleal" de cidades e estados. Acabou benefício de ICMS e ISS. Vai ser tudo igual pra todos. Inclusive até a zona franca ia perder seu benefício mas os políticos do Estado fizeram pressão
Atualmente, os trechos da BR-319 próximos a Porto Velho e Manaus são trafegáveis durante a maior parte do ano e são asfaltados. O chamado "trecho do meio", com mais de 400 quilômetros, não é asfaltado e fica intransitável durante a maior parte do ano devido à temporada de chuvas. Portanto, estrada tem.
É muito simples Chefão, alimentar 5 milhões de Habitantes na região para algumas pessoas não importa. Não quer pagar 3% a mais, pra não derrubar floresta nem explodir o garimpo? É só deixar a Amazônia se separar do BR , daqui a 20 anos veremos quem tá rico e quem tá pobre.
Esses caras nos tratam como colônia, amarram e sabotam o desenvolvimento da região. Uma juíza de MINAS GERAIS DERRUBOU A LIMINAR PARA PAVIMENTAR A 319, e depois fala que sustenta a amazônia
perfeita a analise sobre ZFM… Nos que moramos aqui na “ilha”, defendendo a propriedade do restante do Brasil sobre esse imenso e rico território, cuja biodiversidade riquíssima é cobiçada por todas as nações ricas, preferiríamos já ter sido internacionalizados para não precisarmos ser considerados como um “peso” ou detentores de “mamata” por parte daqueles que nos consideram dispensáveis como brasileiros. Vamos ficar por aqui nos argumentos porque definitivamente “…não se joga pérolas aos porcos…
Ainda dá tempo de estudar o caso ZF e seu propósito. A propósito, se precisa de informação, a Suframa pode te ajudar. A teforma tributária nao era a solução neste momento. O que era necessário, primeiramente, era a reforma administrativa, cortar o custo do Estado. Enxugou os pendulicarios do Estado, você consegue reduzir a carga tributária.
Faz o seguinte amigo, deixa manaus em paz! Tira a zona franca mas tb não vem torrar o saco quando a nossa próxima matriz econômica for exploração madeireira.
Caraca, as zonas francas existem, em boa parte do mundo, exatamente para fornecer um minimo de desenvolvimento em uma área que não teria nenhum. E o subsídio existe exatamente para mantê-las porque são necessarias para o desenvolvimento regional. Simples assim. Uma república funciona dessa maneira. Tem que haver algum tipo de sacrifício de todos para outros possam ter um mínimo de civilidade, entenda-se empregos e outros meios de subsistência . O entrevistado fala muito bem, mas pouco entende de tributação e políticas publicas, tendo uma visão bem simplista. Aqui poucos sabem , mas os EUA, França, Canadá e tantos outros gastam muitos mais com subsídios do que o Brasil. A nossa tribulação é pesada, é, mas tributados mal, esse é o verdadeiro problema. Se o legislador soubesse tributar, iria diminuir muito a carga geral, sem necessitar penalisar os mais pobres e as regiões mais carentes. Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
Meu filho, isso deveria ser temporário para o desenvolvimento da região. O problema é que vai ficar pra sempre, pois se tirar a isenção, ninguém fica lá. Zona Franca de Manaus já tem 57 anos. Mais quantos anos eles vão precisar?
@@douglas4742 Quem disse que deveria ser temporário??? E por um acaso a zona franca do Panamá (segunda maior do mundo) é temporária? As inúmeras zonas francas do Uruguai são temporárias? A que existe na Colômbia tb é temporária? As da China tb são temporárias??? Você sabia que até nos EUA tem áreas com isenção de impostos para fomentar o turismo??? Meu filho, vá se informar melhor, bem melhor!!!!!!!
Lembrem, a estrada esta aí a décadas para ser asfaltada mas o governo federal bota mais dificuldade. Própria ministra, que vem da região norte, é contra a fazer a estrada.
A zona Franca de Manaus é uma invenção brasileira, se vc for em uma transportadora quê leva cargas de São Paulo para lá,ficará surpreso pois até caixa de fósforos e pregador de roupas saem do Sul e sudeste! Tem caminhão quê sai do Rio Grande do Sul ou Paraná para vir descarregar produtos básicos para mandar para lá!
A zona franca isenta alíquota ate de imposto estadual em alguns casos. Apesar dos impostos da união estarem inclusos dessa isenção ou redução de alíquota, não são todos os projetos que são aprovados para isso. Há uma análise prévia da suframa para definir qual a melhor forma de incentivar a empresa a se instalar na ZFM. O estado do Amazonas é um dos mais ricos do país. Concordo com o problema de asfaltamento da BR-319 que por culpa dos ambientalistas não temos uma rodovia que liga o norte para o Brasil. O sudeste tem esse preconceito da zfm pq e o estado que mais arrecada e menos tem repasse da união, continuam sendo o motor econômico do país mais não tem tanta vantagem por pagar todos os impostos em seus respectivos estados e municípios. A zfm engloba outros estados da amazonia como roraima, acre. Então ela auxilia os nortistas a se desenvover economicamente
O que você esqueceu de falar, é que o modelo da Zona Franca é um modelo de "subtituição de importação", os produtos lá produzidos são comprados pelo restante do Brasil muito mais baratos. Retirando a Zona Franca, provavelmente essas indústrias não irão para os centros comerciais (Sudeste), existe a grande probabilidade de levarem suas fábricas para países mais competitivos. Então, o Brasil perde esses empregos. Não é só uma questão de "perda de arrecadação". E ainda teremos que comprar esses produtos mais caros. Ao invés de acabar com o modelo, o Brasil poderia expandir esse modelo? Por exemplo, se importamos muitos pneus... Porque não colocar uma zona franca de pneus no Acre, por exemplo? Se importamos muitos calçados, porque não colocar uma zona franca de calçados no Sul? Ou se importamos muitos brinquedos, porque não colocar uma zona franca de brinquedos no nordeste? E por ai vai...
Zona franca de Manaus é o que mantem em pé toda riqueza natural encontrada nas florestas e cobiçada pelo mundo inteiro.... lá tem ouro, nióbio(a maior reserva do mundo) potássio(não explorado ainda), gás e petróleo.... além das áreas imensas área cerde para famoso crédito de caborno.... é só por isso.
@@23rafaelgp "burocracia" não deixa... Pra você ter uma ideia a mais de 20 anos que o estado aguarda a Recuperação da única via que liga o estado ao restante do país porém ninguém consegue.. mistério..entra governo e sai governo a justificativa é a pauta "ambiental"....já faz um tempo que o atual governador e alguns políticos estão tentando "Desburocratizar" a exploração do potássio em Altazes-Am(reserva suficiente para abastecer o Brasil e acabar com a nossa dependência da Rússia) e ainda não conseguiram...a pergunta seria como uma das menores bancada do congresso nacional consegue a façanha de manter a zona franca e seus benefícios por tanto tempo e não consegue autorização/recurso para recuperar uma estrada já existente que passa no meio da floresta?....
@@23rafaelgpporque se for explorada essa riqueza a floresta amazônica será desmatada. Veja o que aconteceu com Rondônia e mato grosso foram totalmente desmatados.
Os políticos não deixam extrairmos as riquezas da amazonia porque ficaríamos ricos e eles não teriam mais comtrole sobre nós. Não tem nada a ver com preservação as ongs tão roubando tudo lá.
"Eu não tenho nada contra a ZFM"...só quero acabar com ela.. Só querem empregos pro Sul-Sudeste enquanto nós no Norte sofremos com pouco emprego e quase nenhuma oferta de crescimento.
A Verdade tem que ser dita, a Zona Franca de Manaus já foi eficiente, hoje é um peso no orçamento para o Brasil, mais ninguém tem pessoas que não estão pronto para essa conversa.
Eu vou parar de trabalhar para ser sustentado por você então. Paciencia, meu amigo. Eu não sou obrigado a sustentar ninguém. Fazer assistencialismo com dinheiro dos outros é fácil.
Pois é, não entendo porque não dão logo a Amazônia para os EUA ou EU, parece que seria inclusive melhor para a população de lá, imagine a Amazônia como santuário mundial. Brasil nem sequer uma estrada faz é ainda enxerga a região como um fardo, melhor dar logo isso para quem quer cuidar.
Manaus-Am possui sim uma estrada, Manaus a Porto Velho BR-319 parte dela asfaltada e outra não, o quê falta é o governo desburocratizar a questão ambiental para essa BR-319 ser concluída. Aqui no meio da floresta tem uma metrópole chamada região metropolitana de Manaus. Manaus atualmente possuí mais de 2 milhões de habitantes. Zona Franca foi o governo federal que criou. Portanto como ele disse 3,5 não vai fazer muita diferença se acabar o governo não saira perdendo e como sempre vai criar outra forma de tirar dinheiro do povo e nessa história é o povo que perde.
@@educracia Nem acredito no que vc acabou de escrever. Mas, vai lá... Absurdo! Pq não entregamos a amazônia pra frança de uma vez? Nem precisa responder.
@@davigabry responde com sinceridade pra mim... que diferença faz na sua vidinha se aquele território é do Brasil, da França, Alemanha ou China? Você já foi pra lá? Um paulistano classe média que vive escravizado por um sistema tributário desse nosso país e nunca teve grana pra ir lá prefere mil vezes saber que o território é de outro país mas ele tem condições de viajar pra lá (quando quiser) do que saber o território é de seu país mas ele nunca vai ir pra lá (pq ele está fudido num país nacionalista e caro de manter). Sim, eu não moro lá e provavelmente nunca vou pra lá também. Enquanto tiver esse governo populista com leis retardadas vai ser mais difícil ainda. Mas enquanto isso vamos ouvir gados falando "a Amazônia é nossa!", mas sem condições de conhecê-la, pq a economia do país é uma merda. O polo industrial de Manaus é um peso que todo brasileiro é obrigado a carregar.
@@educracia Acreditar sempre. Relaxa, Boulos vem para prefeito e tudo se resolverá, "dividindo patrimônio alheio". E não para França. Cadeia para Bolsonaro e família(gado nunca). Malha ferroviária em todo território nacional. Boa sorte!
Não seria mais acabar com a isenção fiscal do amazonas e baixar os impostos igualmente no pais inteiro para ter competitividade? Malha ferroviária que leva nada a lugar nenhum também não é a solução. Se não tivesse isenção fiscal lá nem precisaria de ferroviária. O polo industrial de Manaus é uma demanda artificial. Hora que o governo fechar a torneira não terá porque continuar batendo nessa tecla.
Manaus no passado as pessoas viajavam para comprar aqui, hoje vão comprar no Paraguai, Bolívia, Argentina, até no Chile tem cidade como Iquique no litoral onde tem benefícios fiscais, olha toda essa grana que está indo pra fora qnd poderia ficar aqui.
Já falou merda, Manaus tem mais de 2M de habitantes. É só mudar a legislação ambiental onde aqui é obrigado a preservar 80% em qualquer atividade contra 20% do resto do Brasil, o que torna qualquer coisa menos competitivo aqui. Deixa a legislação ambiental igual pra todo mundo, faz um BR que nos ligue o Brasil e pode acabar com ZFM.... Ahh nao pode né?! 🤡
O modelo ZFM é uma utopia. Na prática, não existe há pelo menos uns 30 anos. O que existe, sim, é um polo industrial incentivado e alimentado por burocratas que monopolizam o transporte de balsas via hidrovia do rio Madeira. A verdade e que nunca procuraram um outro modelo econômico para o Amazonas por interesses próprios de alguns. Moro em Manaus e tenho propriedade em falar isso
É o preço que se paga para manter população nessa região e consequentemente manter a integridade territorial do Brasil que do jeito que já esta é alvo da cobiça alheia sobre toda a região o que diria se não existisse uma cidade do porte de Manaus na região
A zona franca não é de Manaus (sao 4 Estados Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima. Foi criada para desenvolver a economia na região. Se tirar esse incentivo esses Estados não tem como se sustentar.
Impressionante a falta de entendimento e visão do todo desse entrevistado. Manaus sustenta a manutenção da floresta amazônica, garantia das fronteiras e créditos de carbono. São Paulo, Minas e o Rio de Janeiro custaram muito mais caros ao longo da história. O governo só investia nesses estados. Por isso a desigualdade. O Polo industrial de Manaus (nao se chama Zona franca desde a década de 80) é só uma das formas de compensar.
Algumas informações importantes: - Manaus tem 2.3milhoes de habitantes - Manaus não é uma ilha, ela está no sentido oposto da única estrada fantasma existente. E já existe uma ponte que faz a ligação, o que falta é a estrada. - Tudo que é produzido na ZNF é transferido para São Paulo, e lá, tributado pelo estado. Algo proibido, mas quem faz alguma coisa? - ZFM não é mamata, é uma necessidade de um estado que recebe ZERO investimento de desenvolvimento, pois o Brasil nasce e morre no Sul e Sudeste. As únicas regiões que recebem os investimentos. - Então sim, tem de pagar os 3% graças a política histórica de Zero investimento na região. - Sem ZFM, serão estimados, 4 milhões de pessoas abandonadas e sem recursos em todo o estado. Isso é um problema econômico e social de proporções perigosas para um país tão desigual.
Esse e outros canais ou podcasts, apresentam alguns bons conteúdos que nos provocam a repensar uma série de posturas em relação a economia pessoal, nacional, mundial...Mas, ele não é imparcial. Seria ótimo um "debate" ou entrevista com pessoas bem especializadas; O entrevistado tem bastante propriedade para opinar sobre veículos, parte histórica, tendências etc... Agora, falar de tributação é algo extremamente delicado, a reforma tributária não é algo feita por uma pessoa só, existe muitas discussões, análises...(câmara, senado e depois o presidente). Enfim, estamos longe do ideal, do justo, do equilíbrio e da pseudo igualdade, sonhada por alguns...
Sou amazonense de Manaus e concordo com a linha de pensamento dele! Mas antes de atacar a ZFM e culpá-la por um possível aumento no IVA, vamos aos números! O Amazonas tem 4 milhões de habitantes, Manaus tem 54% desse número! O Brasil tem uma renúncia fiscal de 600bi de reais por ano. A ZFM participa apenas com 58bi (dados de 2024). Só para empresas a renúncia passa de 200bi, Petrobras participa com 29bi. O próprio estado de São Paulo tem uma renuncia maior que a ZFM! Sua fala foi uma verdadeira desinformação! O problema não é a ZFM, o problema são os milhares grupos de interesses e excessão!
Você sabe porque surgiu a ZFM? Vem pra cá então, guardar a floresta. Não é mamata, é manutenção de um território. Quando ela foi criada, foi um incentivo para que brasileiros viessem para o meio da floresta.
Quem disse que estamos mantendo a zona franca de Manaus?? Estamos mantendo a floresta em pé, e assim manter o regime de chuvas para o agronegócio do Brasil.
Primeiro, que estrada tem, BR319, que liga Manaus ao resto do Brasil. É só pesquisar no Google e no TH-cam, vários viajantes cruzam o país, do sul, sudeste e chegam em manaus. Essa de dizer que não tem estrada é pura falta de conhecimento. Claro, a estrada não é perfeita por questões políticas. Segundo, faltou explicar de que esses tais 300 mil empregos gerados, irão viver se acabar a zona franca. Cara totalmente, sem informação. Grandes empresas estão instaladas na zona franca pelo benefício de isenção dos impostos que não teriam em outra região, se não fossem implantadas nova legislação fiscal. Então, acredito que todo mundo tem um certo benefício.
A Zona Franca de Manaus não é apenas sobre o Amazonas, é sobre a Amazônia Brasileira. Tirar a zona franca é diminuir a soberania do Brasil naquela região, é perder florestas nativas para criminosos. Zona Franca de Manaus é algo bem mais complexo do que apenas questoes tributárias.
A zona franca de Manaus atualmente não faz o menor sentido existir. As empresas pegam as peças já prontas da China através dos portos, levam até Manaus, as fábricas montam e depois levam em grande parte pro sudeste para vender
Toda indústria é assim, uma fábrica da tesla tem bateria chinesa, uma fábrica em São Paulo tem circuito de um lugar, plástico de outro, eu trabalhei na ZFM, recebíamos matérias primas do Japão, mas todo o processo de fabricação do medicamento era feita em Manaus, tinha pesquisa e tecnologia de ponta.
@@Jairomedufam Eu te garanto que nenhuma indústria de país sério é contra-produtivo e totalmente ilógico como é o Brasil. Olha ae os custos logísticos e o quanto isso encarece o produto final e além disso o Sérgio está correto pois se desonera um lado, tem que onerar de um outro.
@@brenoh.337 E o que isso tem a ver com a minha critica? Minha crítica é em relação á contra-produtividade da zfm. Lembre-se: Indústria e infraestrutura andam de lado a lado. Não adianta vc ter indústrias numa região e não ter estrada, usina nuclear/hidroelétrica ou qualquer outra forma de produção de energia barata para fornecer as indústrias, portos, etc...
Primeiro que Manaus n tem 1.5 milhão, mas 2 milhões de habitantes. Segundo que ter gente na Amazônia é importante em nível político. Já é uma região inabitada, imagina sem incentivo
A culpa dos 3% a mais do IVA é dos ambientalistas, pois não liberam a recuperação da BR319 nem tão pouco a explicação do petróleo da bacia amazônica, que por sinal é um dos melhores pro Brasil, pois é um petróleo de ótima qualidade!
A ZFM tem uma importância estratégica para o Brasil, como povoar a região de Manaus, conservar a floresta, pois o Amazonas preserva 97% e isso, conserva, os rios voadores, que beneficia a agricultura no centro oeste e sudeste E esse 3% a mais é mentira, pq pra empresa está aqui, paga menos imposto, se ela não está aqui, paga mais impostos, ou seja, o consumidor paga mais caro pelo produto
Sobre a venda de carros para deficientes: Eu tenho esse direito e muitas pessoas tambem tem esse direito, o número de pessoas deficientes aumenta pois vivemos na era da Internet e do Whatsapp onde a informação é distribuida rapidamente; Quem tem algum problema de saude gasta com saude muito mais do que "economizará" com a isenção tributária; Para conseguir esse laudo vc passa por uns 3 médicos diferentes e em SP o médico é SORTEADO (vc não pode escolher quem vai analisar o seu laudo) certamente existe muito mais fraude nas eleições, nas prefeituras e no Bolsa Familia e INSS do que com os deficientes. E fique claro que deficiente não está tirando nada de ninguem, está somente não pagando impostos sobre o carro, mas se ele economizar por exemplo R$ 20 mil ele irá gastar esse dinheiro em outras coisas que serão tributadas, diferente de politicos que vão gastar o dinheiro ganho aqui na Europa ou nos EUA! Enfim, nenhum deficiente gosta de ter esse "direito" (que deveria ser de todos e não só do PCD e do Taxista) - Certa vez fui comprar um carro e o vendedor me disse "ainda bem que vc tem esse desconto" me deu uma raiva... eu preferia não ter esse desconto e não viver COM DOR 24 HORAS POR DIA - mas se tem uma coisa que a dor me ensinou foi a não julgar rapidamente as pessoas. Outra coisa que acontece com deficientes: Se souberem que somos deficientes NINGUEM irá nos contratar! Pois um desgraçado de um juiz obrigou uma empresa que demitiu um funcionário PCD a recontratá-lo e a pagar o salário de quando ele estava fora da empresa pois ele não foi substituído por outro PCD. Ou seja as empresas vivem abrindo vagas para PCD mas somente para dizer que não encontraram ninguem qualificado ou para dizerem ao fiscal que estão com vagas abertas para PCD mas essas vagas nunca são preenchidas e não é atoa, que empresario quer ficar refém de um fucionário?
"Todos nós vamos pagar mais 3% de IVA para manter a Zona Franca Manaus". Sim, mas se eu comprar um produto feito na Zona Franca de Manaus eu pagarei 0% de IVA naquele produto.
O correto é trazer o pessoal de Manaus que depende dessa zona franca para outras regiões e acabar com esses benefícios que prejudicam o restante do Brasil.
Com o decreto de 1975, as fábricas do Polo amazonense foram obrigadas a seguir índices mínimos de nacionalização e autorizadas a importar apenas peças e componentes não produzidos no Brasil. Para importar qualquer insumo para agrega a produção industrial, era necessário que não houvesse similaridade dessa peça com a produção de São Paulo. Nesse contexto, duas coisas aconteceram: cada vez que gerava um emprego em Manaus, era gerado mais dois em São Paulo. Além disso, São Paulo passou a fornecer mais de 90% dos componentes, assim, a produção caiu em qualidade. Foi nesse contexto que a Honda, empresa multinacional japonesa, investiu no processo de verticalização. Uma empresa verticalizada realiza desde a produção da matéria-prima até a distribuição dos produtos. A moto Honda fez isso logo em 1976, porque ela não se sujeitou a acoplar na sua produção industrial insumo de péssima qualidade. Isso até hoje ainda gera competitividade.
O problema é que se acabar com a Zona Franca de Manaus não diminui nada. O Governo nunca abaixa imposto.
Sim, aqui imposto é igual promessa de colocar "só a cabecinha" todo mundo sabe que depois disso, entra o grosso. Só vai pra frente...
O povo tem o que o povo merece.
Não é esse tipo de governo que vai querer baixar impostos, e o que querem baixar os impostos, a mídia e os políticos eleitos são completamente inimigos dele.
A zfm hoje só serve pra cargos políticos
@@robson4831 são empresas privadas, não cargo público lá, tem muita tecnlogia e 160Bi em faturamento.
Certeza, as empresas só iriam sair do Brasil, e a gente ia comprar os mesmos produtos, mas com imposto de importação, além disso ia gerar emprego na China ou outro lugar do mundo
Sou de Sp, empresário, conheco bem Manaus e a cidade hj tem 2.5 milhoes de habitantes. O que vc nao falou é que sem a Zona Franca de Manaus, a economia se fortalacera em madereiras e exploração dos recursos naturais por falta de competitividade de outros setores por estar isolada, quando vc analisa um problema vc tem que pensar o motivo lógico e nao só sobre o viés tributário. A situação é mais complexa do que vc conseguiu capitar amigo..
Nunca ouvi um economista ter tanto desconhecimento sobre a ZFM...
Ele fala com desconhecimento de causa. Tem que verificar não apenas os moradores de Manaus, mas a economia ao redor, que impacta quase todo o Norte. A preservação da floresta não está na conta dele.
Mas é isso mesmo, conhecimento sem entender o propósito da ZFM.
Uma pena
@@alanalvesdasilva6411 exatamente
Interessante ponto de vista
Esse cara falou muita burrice mesmo kkkkkkk
Nem a Br319 pode ser asfaltada devido aos ambientalistas que não querem deixar Manaus prosperar estamos isolados e conscientemente pelos políticos e ambientalistas que moram nos seus prédios em grandes cidades cheias de infraestrutura
O asfaltamento da BR 319 não vai mudar quase nada, primeiro pq teria que ter uma ponte de 40 quilômetros, segundo é que sai bem mais barato vindo de navio, são 3 mil a 5 mil containers chegando em cada navio, uma média de 5 navios por semana.
Muda sim, mas uma alternativa tanto para mercadorias e turismo. Eu quero viajar de carro e não posso
@@alexvazdemoraes9539 torço pra BR 319 ser asfaltada, as pessoas tem o direito de pegar a estrada, mas no ponto logístico da ZFM não muda nada, sai três vezes mais caro do que no navio.
@@Alexandre-js1hy Ponte de 40KM? Negativo! Tem um projeto antigo ligando duas cidades do interior que dá em torno de 2.5000
@@paulosilasdesigner.oficial quais cidades?
Falou bonito, foi convincente de que não sabe absolutamente nada sobre a ZFM e muito menos sobre seus impactos. Parabéns pela total incapacidade do convidado de opinar sobre o assunto 😂
Ué, se ele não sabe então refute os argumentos dele.
Uma pergunta. Já se passou mais de 50 anos da existência dela qual é o sentido de ainda manter os subsídios? Ela já não se alto pagou?
@@__Filipzsou engenheiro de produção. Trabalho na Samsung em Manaus. Te afirmo, este senhor não apresentou um único dado verdadeiro. A cidade tem 2 milhões e 500 mil pessoas. O polo industrial emprega 600 mil pessoas direta e indiretamente no Amazonas. Além do Amazonas os benefícios se estendem aos Estados de Roraima, Rondônia e Acre. A Zona Franca não é deficitária. O Governo federal fica com todo o lucro e repassa uma mixaria pro Estado. O Amazonas tem a maior parte de sua renda dos impostos estaduais. Os produtos produzidos aqui equivalem a menos de 2% da produção industrial nacional. E não é difícil encontrar os dados que passei na internet. Esse cara aí é um pulha, que deve estar a serviço dos conglomerados paulistas que tem interesse monetário em retirar de Manaus a produção de motos, tvs, ar condicionados, celulares e outros produtos.
@@agleijr entendi obrigado amigo, mas sobre a questão das isenções pq eles continuam?
@@__Filipz
Ao se instalar na ZFM, as empresas recebem isenção ou redução no Imposto sobre Importação (II); isenção do Imposto de Exportação (IE); isenção ou crédito do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); redução de 75% do Importo de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ); isenção, crédito ou restituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); isenção por 10 anos do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial, Territorial Urbana), taxa de serviço de limpeza e conservação pública e taxa de licença de funcionamento.
Ainda, a venda de mercadorias destinadas ao consumo na ZFM, também possuem alíquota zero de PIS e COFINS, por força do artigo 2º da Lei nº. 10.996/04. Portanto, as receitas advindas das vendas para a ZFM ou áreas de livre comércio devem ser excluídas da base de cálculo tributada da contribuição do PIS e COFINS.
A SAMSUNG, a NOKIA, a YAMAHA, a HONDA, a COCA COLA, a LG, a BIC, a PANASONIC, e tantas outras indústrias se instalaram no polo industrial por que recebem incentivos fiscais do governo Brasileiro. Se remover os incentivos, eles saem do país, vão pro Paraguai, pro Chile, para Argentina, ou para outros países que oferecem incentivos. ABSOLUTAMENTE TODA atividade industrial no Brasil atualmente possui incentivos, não apenas a Zona Franca. É possível pesquisar e verificar os incentivos que o AGRONEGÓCIO recebe, analisar o quanto o país deixa de arrecadar e comparar com a ZONA FRANCA.
A manutenção das isenções não tem relação com ineficiência logística, ou ineficiência tecnológica, ou necessidade de investimento em ciência e tecnologia. É um raciocínio muito simples; São mais de 4 milhões de pessoas no Amazonas somados à grande parte da população dos Estados que já citei, que ficarão sem empregos e terão que buscar sustento na exploração da Floresta. Temos 98% da floresta em pé, porque criou-se uma maneira de distribuir renda sem precisar explorar a mata. Em Belém/PA por exemplo, que não faz parte da área de livre comércio, os números de exploração da mata são bem diferentes, bem maiores. Outra saída é o Governo fazer o que socialistas adoram, sustentar todo esse povo com Bolsas Auxílio, o que aí sim, seria muito custoso para o Brasil.
Confesso que seria bom convidar um economista que atua na zona franca de Manaus para explicar a real dimensão da reforma tributário. O colega convidado excluiu diversos fatores exógenos e também benefícios que a zona franca entrega ao Brasil. Já foi inclusive apresentado em congresso nacional que a zona franca segura parte da inflação no país.
Fala-se tanto de “mamata” mas e os projetos de pesquisa e desenvolvimento? Industria 4.0 no meio da Amazônia? Sem desmatar mais árvores? e os empregos diretos? E os empregos indiretos gerados na Amazônia ocidental? Os cursos universitários criados? A Universidade do Estado que é o maior multicampi do Brasil na Amazônia profunda e é gerida com 1% de todo faturamento das empresas presentes no polo proporcionado pela ZFM?
A bolha paulista é assim mesmo. Eles são incapazes de ter um olhar além fronteiras. Por isso tivemos 20 anos de PT no Governo, pois não dava pra votar em provincianos oriundo de São Paulo, afinal eles já pegaram muita mamata pra si na época do "pão e circo" e "50 anos em 5".
Tá cara que supostamente esse "doutor" foi contratado para fazer lobby para as fábricas de São Paulo. Eles ainda pensam estar na república do Café com leite kkkk Acho engraçado que o cara disse que Manaus é uma ilha isolada no coração da Amazônia mas não disse que o projeto da obra de pavimentação do trecho do meião que liga a BR-319 a Porto Velho - RO por terra e com isso aos outros estados do Brasil, foi embargada por uma ONG de São Paulo (financiada por quem?) chamada "observatório do clima" o advogado que entrou com a ação no TRF-1 provavelmente nunca visitou algum estado da Amazônia mas estava super preocupado como direito dos povos indígena kkkk
Mimimimimi vai se fuder
"seria bom convidar um economista que atua na zona franca de Manaus", traduzindo, "seria bom convidar um economista que lucra com a ZFM e que terá uma opinião enviesada favorável ao polo industrial".
E todos esses impactos econômicos de empregos, inflação etc., assim como fomento de pesquisa e desenvolvimento, são consequências comuns a toda atividade industrial, não é exclusividade da ZFM. Em uma eventual ausência da ZFM, todos esses benefícios seriam redistribuídos pelo país, acompanhando as regiões em que as indústrias se instalariam.
@@renan_cardoso3tw Partindo da premissa da racionalidade, parece até "óbvio" seu comentário. Mas aí é necessário entender que a ZFM foi criada justamente como uma política pública tratando-se do desenvolvimento regional.
Hoje, a única matriz econômica que temos é o polo industrial de Manaus que se somados os empregos diretos e indiretos, englobam o sustento de 300. 000 famílias. Essas pessoas por sua vez consomem bens e serviços de uma infinidade de áreas. Hoje, temos uma ministra do meio ambiente que é totalmente contra o ASFALTAMENTO da BR319, rodovia que está lá, aberta, bastando apenas ser asfaltada, mas a justificativa é que isso produzirá o desmatamento, sendo que a rodovia trafegável pode perfeitamente melhorar a logística de chegada de insumos para a produção no polo, quando o escoamento de produto acabado para o sudeste do país. Existe um ativismo ambiental que não permite que se faça nada, tem que preservar a floresta, sendo que aqui tem ouro, petróleo e gás, tem potássio, cassiterita, nióbio, enfim, uma infinidade de minérios que podem substituir a matriz econômica do Amazonas e assim extinguir o modelo ZFM, mas todos sabemos que o Ativismo ambiental e político JAMAIS irá liberar as licenças ambientais para exploração desses minérios, daí eu lhes pergunto: Se acabar com a ZFM, o qual será a fonte de renda de uma cidade de 2,5 milhões de habitantes?
Humilha não 😂
Nem 10% dos gastos para manter a ZFM chega na mão desses trabalhadores. Num cenário hipotético, se desse uma indenização vitalícia de 3 salários mínimos para cada um, sairia mais benéfico pra eles, pra União e pra todos os brasileiros. Teríamos concorrência fomentando o mercado, importações, taxas reduzidas, tudo que não temos para sustentar um polo industrial no fim do mundo, onde os trabalhadores são mau remunerados e todo mundo paga o pato.
Seu comentário gira em torno de protecionismo. Não devemos ficar pagando conta de quem quer morar no meio do mato. A conta é tão absurda, que como o amigo já lhe respondeu aí, seria mais barato dar salários vitalícios para esses 300.000 se aposentarem, do que manter esse lixo que é a ZFM.
@@no_idea8012 O Amazonas faz parte da federação, mas o executivo e o legislativo desse país de merda, até hoje não teve a capacidade de encontrar uma solução, daí a gente vive no isolamento, a indústria brasileira vive nessa insegurança tributária e logística, esse ativismo ambiental de merda só serve para atrapalhar o progresso do norte, nada aqui é barato, agora com estiagem, os rios secos, centenas de balsas encalhadas nos rios, a BR 319 na poeira, pq o Ibama faz de tudo pra impedir e ninguém faz nada. A CULPA E A SOLUÇÃO ESTÁ EM BRASÍLIA.
sim ai para manter 300 mil familias, outras 40 milhoes tem que pagar mais impostos, bem correto isso ai...
"Acabou a mamata deles" / "Eu não tenho nada contra a ZFM". Que paradoxo.
Infelizmente no Brasil temos que medir as palavras, mas a realidade tá na primeira frase 😅
Sulista nunca vai defensor o norte ....mas deixar a gente construir estrada não querem ....
@@rigoneyamorim2110que defender caralho? Voces são sustentados pra manter uma cidade grande no meio da amazonia. Subsidio e protecionismo fode o brasil inteiro.
@@rigoneyamorim2110se a economia fosse igualitária e competitiva não existiria zona franca de manaus. PORQUE NÃO É LUCRATIVO ENFIAR UM POLO INDUSTRIAL NO MEIO DE UMA FLORESTA ISOLADA.
Não podemos que esquecer que eles são mais youtubers do que economistas.
esse é um problema, youtuber tem ficado empoderado pra falar o que quiser
E só falam bosta!
Manaus custa muito pouco perto das decisões de Brasília, não seria melhor acabar com Brasília?
Manaus tem 2.3 milhões de habitantes, não 1.5 milhão, perto do que o governo brasileiro rabou dos nortistas na época da borracha, Manaus trouxe mais lucros do que prejuízo, o Brasil produz de tudo ainda graças a zona franca de Manaus.
Mandamos 512 lixos para lá toda vez.. agora eles gostaram.. não vão mais sair
Manaus é um polo industrial artificialmente mantido pelo governo e o povo brasileiro. Num ambiente de incentivos naturais, Manaus seria o ultimo lugar que empresas se instalariam.
Imagina as montadoras de automóveis indo pra lá.
Ainda bem que botaram limites.
Mamata morar na Amazônia, aí viajou em , vão lá morar uns 10 anos que garanto que muda de ideia 😋
@@helio3906 São Paulo é uma decadência na indústria automotiva tenho certeza que Manaus custa menos que produzir em região do sudeste, aliás tem umas regiões de SP com incentivos, mas Manaus é a culpada dos altos impostos do Brasil, e de São Paulo o restante do Brasil ser incompetente na hora de votar.
Só quem mora nesta região sabe das dificuldades, vem um falar isso, e ainda tem público pra isso, uma região isolada que não conseguimos asfaltar uma estrada que foi asfaltada.
Correto. E todos pagam por isso.
Eles estão corretos com a isenção. Errado tá quem aceita pagar mais imposto. Tem que brigar é pra baixar o seu, não aumentar o do outro.
Aí que está o ponto. Quando o estado intervém em algo, vira m*erda. Se baixar o nosso imposto, ferra da mesma maneira com a zona franca de Manaus. Aquino nunca deveria ter sido cogitado. Não existe coisa mais desprovida de inteligência do que produzir um produto que será consumido no outro lado do país, em nome de um "desenvolvimento". E o pior é esse inferno logístico que só aumenta os preços tanto pra produzir quanto pra quem compra. Bolsonaro tentou dar a mesma isenção para o resto do Brasil e o stf interferiu e proibiu. Mas essa decisão dele, destruiria a cidade artificial de Manaus.
Zona Franca é de 67... se passados 57 anos e ainda precisa manter subsídios (e nem logística: trem/estrada/barco funciona lá)... parece muito claro que os subsídios não serviram de nada
@@rafaeldossantos8073 barco funciona, até porque só tem barco mesmo
Aí é mais fácil acreditar em Papai Noel
@@rafaeldossantos8073 Estamos no aguardo da revitalização da BR319, única via terrestre que liga o amazonas ao resto do país. Isso eu lhe garanto que não é culpa do Estado. A população não consegue fazer o básico que é viajar de carro para outro estado devido a burocracia do desmatamento. O buraco é muito mais embaixo
Olha, fiquei estarrecida com a ignorância desse senhor! Ele tem que viver a realidade da Zona Franca de Manaus. Manaus já não tem 1 milhão e meio de habitantes há uns 5 anos.
Chamem o sr. Jorge da Eletros!
Esse economista é um dos mais ignorantes que eu já ouvi.
Parabéns pela ineficiência das informações! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Mas ele não mentiu, essa ZFM não serve pra nda pro Brasil, no dia que ela acabar Manaus vira mato
De 210 milhões de habitantes no Brasil, 58 milhões vivem de auxílio, 12 milhões são de funcionários público, 92 milhões são de idosos e crianças e 48 milhões precisam sustentar todos
E programa sociais aumentam todo ano, consideram isso um sucesso. É um país impossível, uma brincadeira de batata quente, um jogando na mão do outro até explodir na cara de uma geração.
@@magnum-freire exatamente. Os políticos criam anomalias e distorções q são difíceis ou quase impossíveis de se reverterem.
O Renato 3oitão (não sei se é assim q se escreve), apesar de algumas coisas q ele fala parecer engraçado e eu discordar de algumas, ele disse concordar com o salário mínimo universo (ou algo parecido com isso), porém, sobre algumas condição. O beneficiado perder todos os direitos políticos como direito ao voto etc.
O maior problema dos programas sociais é que nesses programas só existe porta de entrada.
Vamos pra Argentina. Lá já ajustou isso aí !
Quem recebe auxílio do governo não poderia votar.
Sou de Manaus e Funciona assim. Acabou a zona franca de Manaus.
Aqui um lote de terra na mata pode chegar até 1mil reais. “Barato”. Quando acabar com a zona franca vamos avançar sobre a floresta e acredito que isso vai impactar nas chuvas do sul e Sudeste. O que vai ser ótimo pra esses arrombados. Sem os rios voadores vai ser lindo ver esses lunaticos comprando água a peso de ouro.
Kkkk. A galera não sabe 1% do que fala.
Pq vcs nao fazem politica publica pra serem capazes de gerar riqueza sem dinheiro dos outros...
Se mudem daí.
"acredito" já disponibilizou o comentário
Se muda dessa bosta então caraio
Vai nada, se acabar a ZFM vai todo mundo embora e a floresta vai agradecer.
Se um amazonense ver esse vídeo e te encontrar ai pelo sul. Dica "Corre maninho"😅
Só por falar.....
Q ego é esse
🎉Estou no mercado desde 2023, tenho um total de 157 mil USD, com meus 12 mil investidos em ETFs de Bitcoin e outros rendimentos de dividendos estou muito grato por todo conhecimento e informações que vocês me deram.🎉
COMO!! Eu sei que é possível, agradeceria se você me mostrasse como fazer isso.
É aconselhável buscar orientação profissional na hora de criar um portfólio financeiro forte devido à sua complexidade.
JOVITA KATE é uma mulher muito legítima e competente, seu método funciona como mágica, continuo vencendo com suas estratégias.
Seus ensinamentos são tão educativos financeiramente que aprendi muito com ela e sou grato ao seu guia profissional.
Acho que acreditar que poderia fazer isso sozinho tem sido a principal razão pela qual continuo tendo perdas.
População de Manaus 2,2 milhões de habitantes, "tiozinho" , o cartel das balsas as ong's e os políticos nunca vão deixar asfaltar a BR-319 essa é a bronca....
Bostejou pesado sobre PCD. Não são só deficientes físicos que se enquadram nas exigências de PCD, as pessoas portadoras de várias doenças crônicas e graves também se enquadram, como pacientes cardiopatas, doentes renais crônicos, dentre outros. E não é simples de conseguir autorização para utilizar o desconto (falo para pessoas normais e honestas, não a turma dos esquemas). E sim, são 10-15% ou mais da população que se enquadra nessa situação. Não é fácil conviver com uma doença, e para muitas famílias ter acesso a um carro com desconto pode fazer uma grande diferença. Espero que reveja o seu pensamento e reflita sobre.
Acabo de ver esse video e tenho apenas uma certeza:Segio Habib nao disse uma sequer palavra que seja verdade
disserte
Concordo em.tirar os incentivos da ZF de Manaus, mas aí deixem explorarmos todas as riquezas na Floresta.
Pqp da análise rasa! Tem n questões, mas vou me ater a apenas 2 perguntas: 1-quanto ele acha que custaria uma moto, que hoje é o ganha pão de vários brasileiros, se não fosse a ZFM? 2- Ele acha que todas essas indústrias estariam no Brasil se não fosse a ZFM?
Isso que pensei. eu moro em Manaus e trabalho na industria há 16 anos. Ele está sendo pago pra falar essa merda
1 - Se deixasse importar sem imposto louco? 600 doletas
2- Que importa produzir se cada vez mais é caro ??(se o país não é atrativo como indústria.. uma pena.. então fique no agro/serviço e deixe a moto custar o preço normal)
@@DCsegClaro que voce vai defender essa merda, trabalha ai.
@@rafaeldossantos8073😂😂😂 se já criticam o agro em outros estados imagine no Amazonas
@@rafaeldossantos8073o agro não paga 1 real de impostos. Tudo no agro é isento. Vocês falam muita merda. Se alguém quiser importar moto pagaria 0 reais de IPI na zona franca. Vocês não tem a menor noção do que falam e mesmo assim falam. Da raiva
Falou muita besteira sobre ZFM. Eu moro em Manaus e explico o porquê de estarmos presos a esse modelo. A regulação ambiental aqui é tamanha que não permite a exploração de outras atividades como é feita no Sul e Sudeste. O potencial gerador de riqueza dessa região é gigante, não é à toa que o mundo vive de olho . Por outro lado, os burocratas de Brasília amarraram a região numa burocracia ambiental sem fim. O falador do vídeo toca num ponto e esquece do outro. Eu defendo o fim da ZFM desde que tenhamos total autonomia para explorar nossas riquezas.
Entendo a questão...e foi bacana até para especialização industrial da mão de obra da região MAS não sabia do custo para o percentagem do IVA.
Acredito que toda capital deveria ter uma mini zona franca...sai de uma capital por falta de perspectiva de carreira e sei das dificuldades.
É um assunto espinhoso.
Discordo
O Falador do vídeo é Sulista, só isso!
@@eliseuassis Sulistas que pagam 10x mais impostos e mesmo assim produzem mais, mas vocês que sabem de tudo, sabem votar em políticos ladrões, que roubam nosso impostos.
Sim . As riquezas da Amazônia devem ser exploradas urgentemente . As ONGs estão pegando tudo que podem e o brasileiro não faz nada.
Já começa errando muito. Em Manaus tem mais de 2 milhões de habitantes o Amazonas tem mais de 4milhoes de almas se acabar a Zona Franca. As empresas do Polo industrial estão 100% ajudando com a sustentabilidade ambiental, investindo em tecnologia dentro da região, gerando emprego e responde por 8% da indústria nacional, batendo recorde ano após ano. 3% é muito pouco p fazer o Mundo respirar, tira esses 3% e quase 5milhoes de pessoas vão consumir árvore p sobreviver e em menos de 10 anos o Amazonas se tornará um porto de lenha.
É cada maluco...
Eu já tinha assistido outros vídeos deste sujeito e ficava admirado de como ele é bom de cabeça nos números… agora sei que os números dele não batem, ou ele inventa, ou ele é desinformado.
@@CurumimMochileiroele é um irresponsável. Um mentiroso. Fala como se tivesse conhecimento. Tudo o que ele diz que é muito difícil encontrar é facilmente encontrado em uma pesquisa na internet. Aqui mesmo no TH-cam tem documentários explicando a criação e importância da zona franca. Também tem documentários explicando os incentivos no Brasil. Qualquer pessoa honesta pode comparar o quantitativo de incentivos nas indústrias do país e comparar com os que são dados na zona franca. O que é gasto em incentivos na zona franca é irrisório perto do que é gasto em todas as outras atividades. Esse cara é uma vergonha.
@@CurumimMochileiro Ele não conhece números ,
Então libera os outros estados terem suas propria zoans francas, se é tão bom assim com certeza vai comseguir competir com os outros
ZFM não serve de nada pro brasil, só pro amazonas. Se tirar ela e colocar em outro estado é muito melhor que deixar ela num lugar isolado como lá.
Que tal ao invés de acabar com a zona franca e Foder o rabo de mais de 4,5milhoes de pessoas, se governo melhorasse a logística da região? Estradas, ferrovias, facilitando e barateando escoamento e chegada de mercadoria.
Acho que você não tem noção nenhuma do tamanho do brasil
se passar um cabo de internet pra manaus já é complicado, imagina uma estrada
@@michaelkillerman eu sou de Manaus e eu sei exatamente do que eu to falando.
A maior parte do problema de levar infraestrutura pra região norte é justamente o tamanho e a legislação ambiental. O Ibama nunca iria permitir uma ferrovia no "meio" da Amazônia
@@michaelkillermanVocê que não tem, veja o novos projetos bioceanicos e a importância de Manaus para o comércio com a China.
São produtos específicos que possuem incentivo Fiscal em Manaus. A ZFM não produz carro, nem peças de carro, por exemplo. É importante salientar que a ZFM existe para evitar desmatamento e depredação ambiental! E esses 3,5%? fonte vozes da cabeça dele! ate ano passado a ZFM tinha uma renuncia de 45Bi e agora pulou pra 170? Quer baixar o imposto pra produzir esses carros meia boca? ok! mas procura Respaldo técnico verídico!
falou merda
Até que enfim alguém teve coragem de falar !
Quem se incomoda com a Zona Franca de Manaus esquece de falar da lei Kandir criada em 1996 e isenta a cobrança do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as exportações do agronegócio.
A lei Kandir isenta o recolhimento de ICMS de produtos destinados à exportação, inclusive dos fabricados na Zona Franca.
Como iniciante em criptografia, experimentei várias estratégias do TH-cam, mas ainda estou enfrentando perdas. Alguém pode me ajudar nas direções certas
Isso é verdade, muitas pessoas hoje estão tendo muita decepção na negociação forex e de criptografia devido à direção indefesa e ao péssimo especialista.
Aconselharei você a parar de negociar por conta própria se continuar perdendo. Não negocio mais sozinho, sempre precisei de ajuda e assistência
Do meu consultor financeiro pessoal
Sim, esse é exatamente o nome dela (Corrine M Sonia | assisti sua entrevista na CNN News e muitas pessoas recomendam muito sobre ela, ela é uma especialista e estou apenas começando com ela.
Uma personalidade tão genuína!!, Falando sinceramente. Continuarei a negociar e seguir os sinais e guias diários de Corrine M Sonia, desde que funcione bem para mim.
Primeiro zona franca não é só em manaus são 4 estados ...não são 200 mil empregos são mais de 400 mil ... manaus não tem 1,5 milhão já tem mais de 2 milhões... de resto não tá errado.
o resto esta errado sim..... " a gente não tem tanta gente com deficiencia" ........ não é so deficiente fisico que tem esse beneficio, doencas mentais e degenerativas tambem... o Brasil têm mais ou menos 45 milhoes de deficientes, 13m são fisicos
Os trouxas acham que o Habib é um gênio do dos números, quando na verdade é um inventados de dados
concordo irmao,ele falou muita merda
Ele não sabe o que disse.
O entrevistado ai nao falou de quanto o Amazonas contribui pra o pib do Brasil.
Se ele acha que pra tornar o Brasil melhor tem que abandonar o Amazonas, concluimos que pra o Amazonas e melhor separar do Brasil.
Você está equivocado… a zona franca de manaus pode sair daí e ser distribuída pelo Brasil, então manaus realmente custa ao Brasil, e falo com tranquilidade rs, morei em manaus 7 anos, amo a cidade, mas a verdade é essa!
Fala tanto mas esquece que o AM, junto com MT que é agropecuário, são os únicos estados fora do centro-sul que pagam mais impostos do que recebem do governo.
@@Daltonvianaatestou que é ignorante. Morou 7 anos e não aprendeu nada.
Sou de Manaus e esta conta é meu canal que tento mostrar um pouco de Manaus no TH-cam, desculpem o textão. A ZFM não é mais como antes, nem de longe lembra o que já foi um dia. O Amazonas depende da ZFM, além disso, ela se expandiu pra outros estados como o Acre, Rondônia e Roraima, não lembro se mais algum é beneficiado, talvez o Amapá. A floresta ainda tá em pé por conta da ZFM, é só olharmos pro Pará, onde possui Floresta Amazônica, mas possui jazidas de minério, madeireiras, grandes fazendas, etc. No Amazonas, possuímos algumas dessas coisas, mas em um número bem menor. Há uma briga muito grande aqui pra conseguirmos desenvolver outras matrizes econômicas, recentemente, houve uma briga que tá acabando depois de décadas sobre explorar o Potássio em Autazes, é bem complicado desenvolver outras matrizes aqui por conta das diversas leis de proteção, mas tudo gira em torno dos recursos naturais, tudo se volta pra floresta. A ZFM hoje sustenta Manaus, mas boa parte do dinheiro nem fica aqui, vai pra SP e outros países. Outro ponto que eles gostam daqui é pela mão de obra barata, em SP, greves dos trabalhadores eram bem comuns, existem até hoje, aqui em Manaus são raras, os donos das empresas gostam disso. Outro ponto, pessoal pensa que todos os impostos são zerados, quem dera, o Governo do Amazonas arrecada, mas o Federal também, é só olharmos sempre naquelas listas/mapas que viralizam vez ou outra que pagamos mais pra União do que recebemos. São muitas variáveis, a ZFM é muito mais complexa do que ele fala e do que eu falo também, pois sou um cidadão comum, nem trabalho lá. E por último, já comparei o preço dos produtos feitos aqui que são vendidos aqui com os de fora, já encontrei preços bem mais baratos fora do que aqui, mas no geral, parece que entraram em acordo com lojas pra que o preço fosse quase padronizado. Essa é a parte que mais me estranha, é como se o valor do frete não importasse mesmo, pois todos vão pagar de forma parecida.
Única solução para esse país seria cada estado controlando sua própria economia
Parabéns, mostrou que não sabe absolutamente nada sobre ZFM e principalmente sobre o contexto politico, histórico e a sua importância para a preservação da Amazônia.
Fonte: Vozes da minha cabeça. O cara não sabe e nem o tamanho da população de Manaus, quanto mais o custo da ZFM.
Certo tá ele , errado é quem escuta 👍
Outra informação importante:
Com a reforma tributária todos os Estados vão perder seus benefícios fiscais de ICMS MENOS Manaus...ou seja, várias empresas que estão em Vitória, Recife, Minas Gerais etc irão vazar desses estados e ir pra um estado mais desenvolvido com mais vantagens e deixar vários desempregados
Não é assim que funciona. Não é todo e qualquer produto que pode ser produzido e ter incentivos fiscais do PIM. É preciso que o PPB esteja dentro do programa de incentivos para que a a empresa seja beneficiada.
@@jerrylima9705 vai se informar, vc tá desatualizado. A reforma tributária visa especialmente acabar com "competição desleal" de cidades e estados. Acabou benefício de ICMS e ISS. Vai ser tudo igual pra todos. Inclusive até a zona franca ia perder seu benefício mas os políticos do Estado fizeram pressão
ZMF vai continuar firme e forte . Amém 🙏🙏🙏
Atualmente, os trechos da BR-319 próximos a Porto Velho e Manaus são trafegáveis durante a maior parte do ano e são asfaltados. O chamado "trecho do meio", com mais de 400 quilômetros, não é asfaltado e fica intransitável durante a maior parte do ano devido à temporada de chuvas. Portanto, estrada tem.
É muito simples Chefão, alimentar 5 milhões de Habitantes na região para algumas pessoas não importa. Não quer pagar 3% a mais, pra não derrubar floresta nem explodir o garimpo? É só deixar a Amazônia se separar do BR , daqui a 20 anos veremos quem tá rico e quem tá pobre.
Esses caras nos tratam como colônia, amarram e sabotam o desenvolvimento da região. Uma juíza de MINAS GERAIS DERRUBOU A LIMINAR PARA PAVIMENTAR A 319, e depois fala que sustenta a amazônia
Como deixaram um cara desse falar abóbora, a 5 anos éramos um milhão hoje somos 2,5 milhões a mais.
perfeita a analise sobre ZFM… Nos que moramos aqui na “ilha”, defendendo a propriedade do restante do Brasil sobre esse imenso e rico território, cuja biodiversidade riquíssima é cobiçada por todas as nações ricas, preferiríamos já ter sido internacionalizados para não precisarmos ser considerados como um “peso” ou detentores de “mamata” por parte daqueles que nos consideram dispensáveis como brasileiros. Vamos ficar por aqui nos argumentos porque definitivamente “…não se joga pérolas aos porcos…
Manaus tem 2 milhoes de habitantes desde ultimo senso em 2014... o cara em pleno 2024 lança 1,5 milhão??? começa errado e termina pior que no começo
Manaus tem 2,5 milhões de pessoas, o restante do estado tem mais 2 milhões.
E que diferença faz? Continua sendo um custo altíssimo e ineficiente para os outros 99% da população brasileira
@@emanuelsilva788custo alto?, se dividir pra todos os CPFs e CNPJ do Brasil não dá menos de um centavo!
realmente.. agora virou uma megalópole.. esse 500 mil fazem uma baita diferença no raciocínio
certamente uma análise com 1/4 de erro é boa… deixa vc receber menos 1/4 do seu salario pra vc ver
Ainda dá tempo de estudar o caso ZF e seu propósito.
A propósito, se precisa de informação, a Suframa pode te ajudar.
A teforma tributária nao era a solução neste momento. O que era necessário, primeiramente, era a reforma administrativa, cortar o custo do Estado. Enxugou os pendulicarios do Estado, você consegue reduzir a carga tributária.
Faz o seguinte amigo, deixa manaus em paz! Tira a zona franca mas tb não vem torrar o saco quando a nossa próxima matriz econômica for exploração madeireira.
Caraca, as zonas francas existem, em boa parte do mundo, exatamente para fornecer um minimo de desenvolvimento em uma área que não teria nenhum. E o subsídio existe exatamente para mantê-las porque são necessarias para o desenvolvimento regional. Simples assim. Uma república funciona dessa maneira. Tem que haver algum tipo de sacrifício de todos para outros possam ter um mínimo de civilidade, entenda-se empregos e outros meios de subsistência . O entrevistado fala muito bem, mas pouco entende de tributação e políticas publicas, tendo uma visão bem simplista. Aqui poucos sabem , mas os EUA, França, Canadá e tantos outros gastam muitos mais com subsídios do que o Brasil. A nossa tribulação é pesada, é, mas tributados mal, esse é o verdadeiro problema. Se o legislador soubesse tributar, iria diminuir muito a carga geral, sem necessitar penalisar os mais pobres e as regiões mais carentes. Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
Meu filho, isso deveria ser temporário para o desenvolvimento da região. O problema é que vai ficar pra sempre, pois se tirar a isenção, ninguém fica lá.
Zona Franca de Manaus já tem 57 anos. Mais quantos anos eles vão precisar?
@@douglas4742 Quem disse que deveria ser temporário??? E por um acaso a zona franca do Panamá (segunda maior do mundo) é temporária? As inúmeras zonas francas do Uruguai são temporárias? A que existe na Colômbia tb é temporária? As da China tb são temporárias??? Você sabia que até nos EUA tem áreas com isenção de impostos para fomentar o turismo??? Meu filho, vá se informar melhor, bem melhor!!!!!!!
Lembrem, a estrada esta aí a décadas para ser asfaltada mas o governo federal bota mais dificuldade. Própria ministra, que vem da região norte, é contra a fazer a estrada.
A zona Franca de Manaus é uma invenção brasileira, se vc for em uma transportadora quê leva cargas de São Paulo para lá,ficará surpreso pois até caixa de fósforos e pregador de roupas saem do Sul e sudeste! Tem caminhão quê sai do Rio Grande do Sul ou Paraná para vir descarregar produtos básicos para mandar para lá!
A zona franca isenta alíquota ate de imposto estadual em alguns casos. Apesar dos impostos da união estarem inclusos dessa isenção ou redução de alíquota, não são todos os projetos que são aprovados para isso.
Há uma análise prévia da suframa para definir qual a melhor forma de incentivar a empresa a se instalar na ZFM.
O estado do Amazonas é um dos mais ricos do país.
Concordo com o problema de asfaltamento da BR-319 que por culpa dos ambientalistas não temos uma rodovia que liga o norte para o Brasil.
O sudeste tem esse preconceito da zfm pq e o estado que mais arrecada e menos tem repasse da união, continuam sendo o motor econômico do país mais não tem tanta vantagem por pagar todos os impostos em seus respectivos estados e municípios.
A zfm engloba outros estados da amazonia como roraima, acre. Então ela auxilia os nortistas a se desenvover economicamente
O que você esqueceu de falar, é que o modelo da Zona Franca é um modelo de "subtituição de importação", os produtos lá produzidos são comprados pelo restante do Brasil muito mais baratos. Retirando a Zona Franca, provavelmente essas indústrias não irão para os centros comerciais (Sudeste), existe a grande probabilidade de levarem suas fábricas para países mais competitivos. Então, o Brasil perde esses empregos. Não é só uma questão de "perda de arrecadação". E ainda teremos que comprar esses produtos mais caros. Ao invés de acabar com o modelo, o Brasil poderia expandir esse modelo? Por exemplo, se importamos muitos pneus... Porque não colocar uma zona franca de pneus no Acre, por exemplo? Se importamos muitos calçados, porque não colocar uma zona franca de calçados no Sul? Ou se importamos muitos brinquedos, porque não colocar uma zona franca de brinquedos no nordeste? E por ai vai...
Zona franca de Manaus é o que mantem em pé toda riqueza natural encontrada nas florestas e cobiçada pelo mundo inteiro.... lá tem ouro, nióbio(a maior reserva do mundo) potássio(não explorado ainda), gás e petróleo.... além das áreas imensas área cerde para famoso crédito de caborno.... é só por isso.
não entendi. Se essa região é tão potente assim, por que ela não se banca sozinha, e ao invés disso depende desses subsídios?
@@23rafaelgp "burocracia" não deixa...
Pra você ter uma ideia a mais de 20 anos que o estado aguarda a Recuperação da única via que liga o estado ao restante do país porém ninguém consegue.. mistério..entra governo e sai governo a justificativa é a pauta "ambiental"....já faz um tempo que o atual governador e alguns políticos estão tentando "Desburocratizar" a exploração do potássio em Altazes-Am(reserva suficiente para abastecer o Brasil e acabar com a nossa dependência da Rússia) e ainda não conseguiram...a pergunta seria como uma das menores bancada do congresso nacional consegue a façanha de manter a zona franca e seus benefícios por tanto tempo e não consegue autorização/recurso para recuperar uma estrada já existente que passa no meio da floresta?....
@@23rafaelgpporque se for explorada essa riqueza a floresta amazônica será desmatada. Veja o que aconteceu com Rondônia e mato grosso foram totalmente desmatados.
Os políticos não deixam extrairmos as riquezas da amazonia porque ficaríamos ricos e eles não teriam mais comtrole sobre nós. Não tem nada a ver com preservação as ongs tão roubando tudo lá.
Ele só esqueceu de cita que a zona franca não banca só o estado do Amazonas, mais sim toda a região norte.
A ZFM representa 3% do faturamento total de impostos no Brasil. Não siguinifica uma queda de 3% do IVA se a ZFM acabar
Apenas para informação: Manaus tem estrada terrestre para Boa Vista. Sou fã do Habib.
População de Manaus: 2.063.000 (Censo 2022).
"Eu não tenho nada contra a ZFM"...só quero acabar com ela..
Só querem empregos pro Sul-Sudeste enquanto nós no Norte sofremos com pouco emprego e quase nenhuma oferta de crescimento.
A Verdade tem que ser dita, a Zona Franca de Manaus já foi eficiente, hoje é um peso no orçamento para o Brasil, mais ninguém tem pessoas que não estão pronto para essa conversa.
Tira-se a Zona Franca e junto vai a Floresta. Qual é a alternativa para os mais de 2 milhões de habitantes?
Ser subsidiado por terceiros que não é a solução, se algo não se sustenta sozinho é pq o recurso está sendo mal alocado.
Sairem de floresta, a maioria foi pra lá por causa da Zona Franca de Manaus hahaha problema se auto alimenta
Eu vou parar de trabalhar para ser sustentado por você então.
Paciencia, meu amigo. Eu não sou obrigado a sustentar ninguém. Fazer assistencialismo com dinheiro dos outros é fácil.
Não vi uma informação que se aproveitasse nesse vídeo.
Esse subsídio é para as pessoas trabalharem e gerar riqueza pra todo o Brasil. Não é comodismo, nem vantagem nenhuma, é equiparar as oportunidades
Pois é, não entendo porque não dão logo a Amazônia para os EUA ou EU, parece que seria inclusive melhor para a população de lá, imagine a Amazônia como santuário mundial. Brasil nem sequer uma estrada faz é ainda enxerga a região como um fardo, melhor dar logo isso para quem quer cuidar.
eu aceito essa proposta
Manaus-Am possui sim uma estrada, Manaus a Porto Velho BR-319 parte dela asfaltada e outra não, o quê falta é o governo desburocratizar a questão ambiental para essa BR-319 ser concluída. Aqui no meio da floresta tem uma metrópole chamada região metropolitana de Manaus. Manaus atualmente possuí mais de 2 milhões de habitantes. Zona Franca foi o governo federal que criou. Portanto como ele disse 3,5 não vai fazer muita diferença se acabar o governo não saira perdendo e como sempre vai criar outra forma de tirar dinheiro do povo e nessa história é o povo que perde.
Zona Franca se resolve com uma linha férrea, e outra linha com saída para os países do norte até o mar.
Você vai pagar essa linha férrea?
Ou a ideia é cobrar mais ainda do restante do Brasil pra manter esse elefante?
@@educracia Nem acredito no que vc acabou de escrever. Mas, vai lá... Absurdo! Pq não entregamos a amazônia pra frança de uma vez? Nem precisa responder.
@@davigabry responde com sinceridade pra mim... que diferença faz na sua vidinha se aquele território é do Brasil, da França, Alemanha ou China? Você já foi pra lá?
Um paulistano classe média que vive escravizado por um sistema tributário desse nosso país e nunca teve grana pra ir lá prefere mil vezes saber que o território é de outro país mas ele tem condições de viajar pra lá (quando quiser) do que saber o território é de seu país mas ele nunca vai ir pra lá (pq ele está fudido num país nacionalista e caro de manter).
Sim, eu não moro lá e provavelmente nunca vou pra lá também. Enquanto tiver esse governo populista com leis retardadas vai ser mais difícil ainda. Mas enquanto isso vamos ouvir gados falando "a Amazônia é nossa!", mas sem condições de conhecê-la, pq a economia do país é uma merda.
O polo industrial de Manaus é um peso que todo brasileiro é obrigado a carregar.
@@educracia Acreditar sempre.
Relaxa, Boulos vem para prefeito e tudo se resolverá, "dividindo patrimônio alheio". E não para França. Cadeia para Bolsonaro e família(gado nunca). Malha ferroviária em todo território nacional.
Boa sorte!
Não seria mais acabar com a isenção fiscal do amazonas e baixar os impostos igualmente no pais inteiro para ter competitividade?
Malha ferroviária que leva nada a lugar nenhum também não é a solução. Se não tivesse isenção fiscal lá nem precisaria de ferroviária.
O polo industrial de Manaus é uma demanda artificial. Hora que o governo fechar a torneira não terá porque continuar batendo nessa tecla.
Mas o IVA será cobrado no destino, não mais na origem.
Imagina se tivesse algo contra a ZFM. Se não fosse ela, nosso povo estaria minguando... não vivemos de turismo e nossa logística é precária.
você tem que olhar nas 6 direções da região norte. Manaus fica bem xno meio. O modelo é bom, só não é permanente! 🤷♂️
Manaus no passado as pessoas viajavam para comprar aqui, hoje vão comprar no Paraguai, Bolívia, Argentina, até no Chile tem cidade como Iquique no litoral onde tem benefícios fiscais, olha toda essa grana que está indo pra fora qnd poderia ficar aqui.
Custa em torno de 170 bilhões de reais por ano.O IVA são três trilhões de reais.
Já falou merda, Manaus tem mais de 2M de habitantes. É só mudar a legislação ambiental onde aqui é obrigado a preservar 80% em qualquer atividade contra 20% do resto do Brasil, o que torna qualquer coisa menos competitivo aqui. Deixa a legislação ambiental igual pra todo mundo, faz um BR que nos ligue o Brasil e pode acabar com ZFM.... Ahh nao pode né?! 🤡
Como é que faz pra diminuir e pagar menos do que 23% já que ZFM prejudica em 3,5% de forma nacional ?
Convidem o economista Serafim Correa ex prefeiti de Manaus e ele dará uma aula a voces.
O modelo ZFM é uma utopia. Na prática, não existe há pelo menos uns 30 anos. O que existe, sim, é um polo industrial incentivado e alimentado por burocratas que monopolizam o transporte de balsas via hidrovia do rio Madeira. A verdade e que nunca procuraram um outro modelo econômico para o Amazonas por interesses próprios de alguns. Moro em Manaus e tenho propriedade em falar isso
Esse senhor é muito esclarecido, precisamos de mais pessoas como ele
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pelo visto vcs acreditam em tudo que veem
ele e estudado e explica o esquema certinho @@brenoh.337
Caralho como pode alguém ser conduzido a pensar merda tão facilmente assim.
É o preço que se paga para manter população nessa região e consequentemente manter a integridade territorial do Brasil que do jeito que já esta é alvo da cobiça alheia sobre toda a região o que diria se não existisse uma cidade do porte de Manaus na região
Eu vejo o futuro repetir o passado...continuamos dizendo " BRASIL O PAÍS DO FUTURO" .
Pessoal não vagabundo, são brasileiros que não temos estradas , por que ninguém deixa.
Me diga qual seria a forma para manter a floresta de pé ,se acabar o incentivo esses trabalhadores vão explorar os recursos naturais.
Se a Zona Franca acabar, não terá quem impeça o desmatamento e a mineração ilegal.
A zona franca não é de Manaus (sao 4 Estados Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima. Foi criada para desenvolver a economia na região. Se tirar esse incentivo esses Estados não tem como se sustentar.
Impressionante a falta de entendimento e visão do todo desse entrevistado. Manaus sustenta a manutenção da floresta amazônica, garantia das fronteiras e créditos de carbono. São Paulo, Minas e o Rio de Janeiro custaram muito mais caros ao longo da história. O governo só investia nesses estados. Por isso a desigualdade. O Polo industrial de Manaus (nao se chama Zona franca desde a década de 80) é só uma das formas de compensar.
Algumas informações importantes:
- Manaus tem 2.3milhoes de habitantes
- Manaus não é uma ilha, ela está no sentido oposto da única estrada fantasma existente. E já existe uma ponte que faz a ligação, o que falta é a estrada.
- Tudo que é produzido na ZNF é transferido para São Paulo, e lá, tributado pelo estado. Algo proibido, mas quem faz alguma coisa?
- ZFM não é mamata, é uma necessidade de um estado que recebe ZERO investimento de desenvolvimento, pois o Brasil nasce e morre no Sul e Sudeste. As únicas regiões que recebem os investimentos.
- Então sim, tem de pagar os 3% graças a política histórica de Zero investimento na região.
- Sem ZFM, serão estimados, 4 milhões de pessoas abandonadas e sem recursos em todo o estado.
Isso é um problema econômico e social de proporções perigosas para um país tão desigual.
A pirâmide financeira chamada Brasil, e os trabalhadores e pequenos empresários estão na base
Agora imagina um empresário compra uma consultoria desse sr 😂😂😂😂😂😂😂😂 falar de um assunto grande, e fazer pesquisa na Internet é complicado
Esse e outros canais ou podcasts, apresentam alguns bons conteúdos que nos provocam a repensar uma série de posturas em relação a economia pessoal, nacional, mundial...Mas, ele não é imparcial.
Seria ótimo um "debate" ou entrevista com pessoas bem especializadas; O entrevistado tem bastante propriedade para opinar sobre veículos, parte histórica, tendências etc...
Agora, falar de tributação é algo extremamente delicado, a reforma tributária não é algo feita por uma pessoa só, existe muitas discussões, análises...(câmara, senado e depois o presidente). Enfim, estamos longe do ideal, do justo, do equilíbrio e da pseudo igualdade, sonhada por alguns...
Eu parei quando ele disse Manaus tem 1 milhão e meio de habitantes kkkkkkkk
Sou amazonense de Manaus e concordo com a linha de pensamento dele! Mas antes de atacar a ZFM e culpá-la por um possível aumento no IVA, vamos aos números! O Amazonas tem 4 milhões de habitantes, Manaus tem 54% desse número! O Brasil tem uma renúncia fiscal de 600bi de reais por ano. A ZFM participa apenas com 58bi (dados de 2024). Só para empresas a renúncia passa de 200bi, Petrobras participa com 29bi. O próprio estado de São Paulo tem uma renuncia maior que a ZFM! Sua fala foi uma verdadeira desinformação! O problema não é a ZFM, o problema são os milhares grupos de interesses e excessão!
E a lei Kandir que trás prejuízo aos estados não exportadores, e que beneficia o estados do Agro, tais como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás...
Você sabe porque surgiu a ZFM? Vem pra cá então, guardar a floresta. Não é mamata, é manutenção de um território. Quando ela foi criada, foi um incentivo para que brasileiros viessem para o meio da floresta.
Quem disse que estamos mantendo a zona franca de Manaus??
Estamos mantendo a floresta em pé, e assim manter o regime de chuvas para o agronegócio do Brasil.
Primeiro, que estrada tem, BR319, que liga Manaus ao resto do Brasil. É só pesquisar no Google e no TH-cam, vários viajantes cruzam o país, do sul, sudeste e chegam em manaus. Essa de dizer que não tem estrada é pura falta de conhecimento. Claro, a estrada não é perfeita por questões políticas.
Segundo, faltou explicar de que esses tais 300 mil empregos gerados, irão viver se acabar a zona franca. Cara totalmente, sem informação. Grandes empresas estão instaladas na zona franca pelo benefício de isenção dos impostos que não teriam em outra região, se não fossem implantadas nova legislação fiscal.
Então, acredito que todo mundo tem um certo benefício.
A Zona Franca de Manaus não é apenas sobre o Amazonas, é sobre a Amazônia Brasileira. Tirar a zona franca é diminuir a soberania do Brasil naquela região, é perder florestas nativas para criminosos. Zona Franca de Manaus é algo bem mais complexo do que apenas questoes tributárias.
O estado mal lembra que a nossa região existe, tirou a zona franca acabou tudo
A zona franca de Manaus atualmente não faz o menor sentido existir. As empresas pegam as peças já prontas da China através dos portos, levam até Manaus, as fábricas montam e depois levam em grande parte pro sudeste para vender
Toda indústria é assim, uma fábrica da tesla tem bateria chinesa, uma fábrica em São Paulo tem circuito de um lugar, plástico de outro, eu trabalhei na ZFM, recebíamos matérias primas do Japão, mas todo o processo de fabricação do medicamento era feita em Manaus, tinha pesquisa e tecnologia de ponta.
Nao querido,na Zona franca se produzem Muitos produtos,nao é como pensas
@@Jairomedufam Eu te garanto que nenhuma indústria de país sério é contra-produtivo e totalmente ilógico como é o Brasil. Olha ae os custos logísticos e o quanto isso encarece o produto final e além disso o Sérgio está correto pois se desonera um lado, tem que onerar de um outro.
@@brenoh.337 E o que isso tem a ver com a minha critica? Minha crítica é em relação á contra-produtividade da zfm. Lembre-se: Indústria e infraestrutura andam de lado a lado. Não adianta vc ter indústrias numa região e não ter estrada, usina nuclear/hidroelétrica ou qualquer outra forma de produção de energia barata para fornecer as indústrias, portos, etc...
o problema da ZF de Manaus
E fortalecer as máfias principalmente as das embarcações
e sustentar políticos aspirador
no projeto é bom
mas só no projeto
Primeiro que Manaus n tem 1.5 milhão, mas 2 milhões de habitantes. Segundo que ter gente na Amazônia é importante em nível político. Já é uma região inabitada, imagina sem incentivo
A culpa dos 3% a mais do IVA é dos ambientalistas, pois não liberam a recuperação da BR319 nem tão pouco a explicação do petróleo da bacia amazônica, que por sinal é um dos melhores pro Brasil, pois é um petróleo de ótima qualidade!
A ZFM tem uma importância estratégica para o Brasil, como povoar a região de Manaus, conservar a floresta, pois o Amazonas preserva 97% e isso, conserva, os rios voadores, que beneficia a agricultura no centro oeste e sudeste
E esse 3% a mais é mentira, pq pra empresa está aqui, paga menos imposto, se ela não está aqui, paga mais impostos, ou seja, o consumidor paga mais caro pelo produto
Sobre a venda de carros para deficientes: Eu tenho esse direito e muitas pessoas tambem tem esse direito, o número de pessoas deficientes aumenta pois vivemos na era da Internet e do Whatsapp onde a informação é distribuida rapidamente; Quem tem algum problema de saude gasta com saude muito mais do que "economizará" com a isenção tributária; Para conseguir esse laudo vc passa por uns 3 médicos diferentes e em SP o médico é SORTEADO (vc não pode escolher quem vai analisar o seu laudo) certamente existe muito mais fraude nas eleições, nas prefeituras e no Bolsa Familia e INSS do que com os deficientes. E fique claro que deficiente não está tirando nada de ninguem, está somente não pagando impostos sobre o carro, mas se ele economizar por exemplo R$ 20 mil ele irá gastar esse dinheiro em outras coisas que serão tributadas, diferente de politicos que vão gastar o dinheiro ganho aqui na Europa ou nos EUA!
Enfim, nenhum deficiente gosta de ter esse "direito" (que deveria ser de todos e não só do PCD e do Taxista) - Certa vez fui comprar um carro e o vendedor me disse "ainda bem que vc tem esse desconto" me deu uma raiva... eu preferia não ter esse desconto e não viver COM DOR 24 HORAS POR DIA - mas se tem uma coisa que a dor me ensinou foi a não julgar rapidamente as pessoas.
Outra coisa que acontece com deficientes: Se souberem que somos deficientes NINGUEM irá nos contratar! Pois um desgraçado de um juiz obrigou uma empresa que demitiu um funcionário PCD a recontratá-lo e a pagar o salário de quando ele estava fora da empresa pois ele não foi substituído por outro PCD. Ou seja as empresas vivem abrindo vagas para PCD mas somente para dizer que não encontraram ninguem qualificado ou para dizerem ao fiscal que estão com vagas abertas para PCD mas essas vagas nunca são preenchidas e não é atoa, que empresario quer ficar refém de um fucionário?
"Todos nós vamos pagar mais 3% de IVA para manter a Zona Franca Manaus". Sim, mas se eu comprar um produto feito na Zona Franca de Manaus eu pagarei 0% de IVA naquele produto.
Agora pergunta sincera, sem lobby de ninguém, quanto seria o IVA cobrado igual de todos os setores, sem distinção!??
O correto é trazer o pessoal de Manaus que depende dessa zona franca para outras regiões e acabar com esses benefícios que prejudicam o restante do Brasil.
Com o decreto de 1975, as fábricas do Polo amazonense foram obrigadas a seguir índices mínimos de nacionalização e autorizadas a importar apenas peças e componentes não produzidos no Brasil. Para importar qualquer insumo para agrega a produção industrial, era necessário que não houvesse similaridade dessa peça com a produção de São Paulo. Nesse contexto, duas coisas aconteceram: cada vez que gerava um emprego em Manaus, era gerado mais dois em São Paulo. Além disso, São Paulo passou a fornecer mais de 90% dos componentes, assim, a produção caiu em qualidade. Foi nesse contexto que a Honda, empresa multinacional japonesa, investiu no processo de verticalização. Uma empresa verticalizada realiza desde a produção da matéria-prima até a distribuição dos produtos. A moto Honda fez isso logo em 1976, porque ela não se sujeitou a acoplar na sua produção industrial insumo de péssima qualidade. Isso até hoje ainda gera competitividade.