*Formas de Apoiar o Canal* - Comprando qualquer coisa na Amazon usando o seguinte link: amzn.to/4dAczLj - Comprando qualquer coisa na Shopee usando o seguinte link: s.shopee.com.br/AUboMQuVtR - Comprando nossas camisetas: reserva.ink/470704 - Enviando qualquer valor usando a seguinte chave pix: *matematica.como.hobby@gmail.com* - Me seguindo no Instagram: instagram.com/matematicahobby/ - Participe da nossa comunidade no Discord: discord.com/invite/BAxM7Qx8Vm - Clicando nos anúncios que aparecem no vídeo.
infelizmente, pelo o que me parece, a pessoa do comentário está frustrada com aquilo que escolheu. espero, de verdade, que ela encontre algo que possa lhe interessar
Fico pensando porque a maioria das pessoas tem dificuldade em matematica,sempre amei desde criança,porque entendo que a matematica está em todo lugar,o mundo e o universo são regidos pela matemática.
@@pedroernandes1037Sou péssimo em matemática, acabei de reprovar em cálculo, admiro quem tem esta visão matemática, é uma visão que poucos tem e esses poucos que tem não levam jeito com licenciatura, o que é uma pena!!!!
É por isso que infelizmente temos péssimos professores de Matemática, pois, os mesmo não dominam e nem conhecem o fundamentos basilar da disciplina a qual se propõem lecionar.
Acho díficil o professor não conhecer e não dominar , a maioria dos professores prepara aula com base nos piores alunos da turma , quando você participar de conselho de classe e reuniões de professores vai saber disso. O que mais pedem nas reuniões é pra trabalhar o básico .
Quando o professor começa a passar um contéudo normal seguindo a didatica do livro e a turma não vai bem , já reclamam , isso é normal no mundo todo alunos irem mau em exatas , já que a maioria não consegue passar 30mim tentando resolver um problema ou lendo problema resolvido. A maioria chegam no ensino médio sem saber as quatro operações.
Fico feliz ao ver um amigo revelando a beleza da matemática, pois ela não é apenas números, mas uma linguagem que descreve o universo. Amo a matemática e me alegra acompanhar o teu canal, onde cada conceito se transforma em uma nova descoberta. Estou aqui para prestigiar teu trabalho, pois estudar por conta própria é um ato de liberdade intelectual, e na matemática, cada aprendizado é um novo olhar sobre a realidade.
Ao meu ver, se uma pessoa fez uma licenciatura em matemática e sua nota (em matemática) for menor do que uma pessoa que passou em medicina, essa pessoa não aprendeu matemática direito e precisa estudar mais. Não consigo ver essa diferença.
Faço mestrado em ciência da computação na área de métodos formais para verificação de software, logo tenho muito contado com assuntos que estão relacionados a fundamentos da matemática (como lógica de primeira ordem, métodos de prova entre outros), e afirmo que fico maravilhado com tudo dessa área de estudo. Grande Abraço!
Voce esta estudando teoria de tipos e homotopia ? Sim eh um dos campos mais interessantes hoje mesmo estava trocando ideia com o filosofo la na USP, ele esta cursando LLM la no IME e estava falando comigo sobre categorias, sintaxe e semantica.
cara, conheci seu canal um tempo atrás, nem dei muita bola por que eu mal uso youtube (nem instalado no celular ele tá), mas hoje voltei aqui e vi uns videos seu, e caramba, parabéns pelo canal! Ele cresceu desde a ultima vez que vi ele, além de que os temas abordados são muito interessantes. Continua com teu conteúdo por que ele inspira qualquer um que caia por aqui!!
Complicado mesmo. Fui ao vídeo, onde os comentários foram originalmente postados, e não consegui encontra-los. Mas o nível dos comentários (tanto forma quanto conteúdo) descreve muito bem o nível dos professores no Brasil (depreendendo-se daquilo que você comentou, ou seja, que os comentários proferidos são advindos de alguém que fez faculdade de matemática com o objetivo de lecionar e estava frustrado com o seu curso de licenciatura): a pessoa crê, realmente, que o state-of-art da matemática é saber matemática no mesmo patamar dos primeiros colocados nos concursos vestibulares de admissão às faculdades de medicina das universidades federais do Brasil. Inacreditável e sintomático. A pessoa realmente não entendeu absolutamente nada do que seja matemática, e, o pior, aparentemente se formou em matemática e está lecionando essa "matemática" para outras pessoas. Não há solução para o Brasil, pois se esse é o nível daqueles que são formados... estamos definitivamente lascados.
E para a área de programação? É muita idiotice de falar que existe coisas inúteis na matemática. Poincaré foi muito infeliz na sua época, não tinha visão para compreender os avanços da computação.
@@gutocstna programação creio que a teoria dos tipos seja ainda mais importante, mas é claro, teoria dos conjuntos continua sendo extremamente importante
Algumas coisas são indiretamente úteis, elas te ajudam a entender ou facilitam a aplicação de outros conhecimentos, e estes que por sua vez serão úteis. Se cientistas só pensassem no que é útil, não teríamos metade das coisas que temos hoje. Viva a inutilidade, é ela que faz a vida valer a pena.
O pior é que o que você falou boa parte dos professores não entendem. Acham que colaboração, solução de problemas e "pensamento crítico" é suficiente para os alunos.
Que forma elegante de se responder alguem para dizer o mínimo muito mal educada. Parabéns Clovis pelo seu canal e pela sua forma de argumentar (mesmo quando a pessoa não merece). Sempre fico impressionado com o seu volume de leitura.
Excelente vídeo! Parabéns pelo debate educado e embasado em conhecimento! A meu ver, a "falha" está não apenas no sistema de ensino: Pessoas com um nível muito "simplório" de argumentação acabam colaborando para que as coisas não melhorem, justamente por só "reclamarem". Em minha licenciatura, por exemplo, já em semestres finais, alguns colegas declaravam "ódio" por Cálculo, Análise Real e outras matérias mais "rigorosas". Com todo o respeito, pessoas com esse tipo de pensamento não enxergam "adiante" justamente porque, normalmente, lêem pouco, refletem pouco e não compreendem a sutileza de certos conceitos. Mesmo teorias bem abstratas (as quais não precisamos "dominar", a não ser que sejamos "pesquisadores") são importantes e ajudam muito na construção do conhecimento.
Eu ja tenho maior interesse justamente nos fundamentos da disciplina - numa linha bem filosófica mesmo até, não só sobre teoria dos conjuntos mas mesmo sobre logicismo, formalismo, Intuicionismo.
É isso aí irmão, compreender o valor e desvendar os "segrdos" nos fundamentos da Rainha das Ciências não é para qualquer um, para entusiastas de cinco minutos kkkk ... essa Rainha, no seu reino das abstrações , exige de seus suditos /admiradores paciência, prudência e dedicação contínua para tornar inteligivel aquilo que, num primeiro momento, lhe parece complexo e confuso, porém, necessário para o critério de rigor e de verdade de seus postulados. Além disso ela é de incrivel beleza e sofisticação, necessária para ampliação da consciência e das habilidades humanas, o que resulta na elaboração de grandes tecnologias. No mais, vc esta de parabéns ... sua coleção de livros de matemática, a forma como expõe os conteúdos, fazendo comentários e os confrontando como se quisesse buscar neles a compreensão profunda do sentido e do que significa construir matemática ao longo de sua história, desvendando suas estruturas e suas lógicas intrínsecas, como se buscasse certa intimidade e familiaridade com eles (os matemáticos) ... faz de vc um verdadeiro filósofo dessa disciplina. Continue assim ...
Triste a pessoa que tem nojo de livros de Matemática. Pode não se identificar com a forma de escrita mas nojo. Para ele tudo é instrumento, tudo tem que dar muito resultado, dinheiro, caso contrário é inutil . Aqui é Matemática como Hobby, tudo que hobby é feito por preenche a alma e nao para ser melhor , o top . É processo, é acao satisfatória e nao produto final.E a felicidade.
Fico triste com esse tipo de comentário com a matemática 😢, eu já tirei nota baixa , não por que era burra a timidez me impedia se evoluir nos estudos e também sofri bullying, porém não desisti de aprendê-la. Desde dos meus 7 anos sei matemática básica, sou apaixonada por exatas, vou cursa engenharia ambiental por amor ❤.
Acredito meu amigo que ele seja de outra área e acabou parando na matemática, ele está meio perdido, acredito que não consiga se formar, eu sou de uma turma de 50 alunos do instituto federal, onde apenas sete alunos se formaram e dos sete somente quatro se tornou professor de matemática, e eu sou um deles. Matemática é para todos, mas não é para qualquer um. "Os fracos acham a vida confusa, assim como a matemática é para os acomodados". Julio Aukay
A pessoa que pensa assim não sabe da importância da álgebra de conjuntos. Muito importante para entender álgebra abstrata e análise real. E até a parte da Teoria de Galois. Que é uma obra de arte da matemática
E o quadro branco esta bem limpinho kkk. Sou uma professora de matemática pobre, minha saude sempre foi muito debilitada,gasto muito con remedio e cirurgia e meu hobby sempre chegar mais cedo, limpar o quadro e resolver os problemas e depois apagar .E fazer de novo na aula. Os alunos e a diretora ja perceberam isso. Os alunos gostam de mim, e acham por gostar de matemática, nao era normal, ja se acostumaram. A diretora e os outros colegas criticaram mas sabem que faço tudo correto , ja largaram. A diretora disse: se isso te faz feliz mas nunca gostei de matemática.
Muita coisa precisamos buscar além da faculdade. Pelo que podemos perceber, a sua paixão pela matemática faz você buscar esse além. Nem começou a cursar matemática e já tem muitas leituras e conhecimentos que nem mesmo a faculdade, a que você entrou, seja ela pública ou particular, só irá complementar - Já complementou😅. Você tem tantos livros de matemática quanto uma universidade.
@@ProfessorMarcioV rapaz, é que eu tava com muuuito sono viu, pq eu tinha procurado de manhã na descrição quando vi teu vídeo e não tinha visto. hahahaha. de qualquer forma, muito obrigado pela ajuda :)
É uma área dificil mesmo. As vezes é o livro, ou mal traduzido. De qualquer forma, se for estudar depois do almoço, tenha em mãos muitos sacos de vômito. Rsrsr
Acho que o problema é que algumas pessoas querem só fazer continhas e pronto. Não querem refletir sobre o que estão fazendo. E tem muita coisa na matemática que não tem aplicação, pelo menos imediata. Se for levado ao pé da letra o que esse cara disse, qual sentido de ser provar um teorema de Fermat, por exemplo? Será que o Wiles buscou prová-lo só porque ele esperava uma aplicação? Se ele soubesse que nunca haveria uma utilidade ele abandonaria o problema?
Sem Teoria dos Conjuntos nos não teríamos Sistemas de Informação aplicado basicamente em Banco de Dados ou seja, esse cara não poderia usar uma Rede Social para extravasar sua agressividade. Sem a Matemática ele sequer teria um equipamento capaz de enviar suas mensagens agressivas. Dizer que alguma coisa é inútil só porque você não consegue entender ou gostar, ter torna simplesmente um estúpido.
Eu voltei a estudar matemática básica com dois livros "Manual compacto de matemática por (Alessandra Bosquila, Marlene Lima Pires Corrêa )". Meu amigo, têm coisa que eu acho que nunca tinha visto ou se vi, não me lembro. Comecei pra aprender os cálculos na engenharia de software. Confesso que me apaixonei por matemática.
Hmn, pelo video pareceu que o indivíduo que estava com "nojo" queria uma área de matemática aplicada, e caso tenha cursado uma graduação em matemática bateu de cara na parede do apego conceitual e sem "uso" aplicado no dia a dia, além do mais assim como explicado no vídeo achar que a teoria de conjuntos foi abandonada em outros países é um erro, me parece beirar a loucura ou desconhecimento a respeito dela por esse terceiro. Posso estar errado, mas so pareceu um desabafo(sem usar boas palavras) de alguem que queria cursar algo aplicado e acabou se frustando em fazer um curso com foco mais teórico/conceitual, toda a questão de chamar de inútil e comparar que saberia menos matemática que um com estudante de medicina parecem reforçar isso, indicando que matemática útil seria aquela que aplico no dia ou na prova. Talvez uma área de matemática aplicada ou engenharia teria sido mais proveitosa a esse, enfim... Novamente mais um caso de alguém com traços de visão utilitarista da matemática...
Eu acho, como destaquei no momento 04:38, que ele tenha ouvido falar sobre o Movimento da Matemática Moderna, que buscou reformular o ensino básico de matemática por meio de uma abordagem mais formal, enfatizando o uso da Teoria dos Conjuntos e de estruturas algébricas. No entanto, essa metodologia foi abandonada em todos os países, incluindo o Brasil. Imagino que ele tenha confundido as coisas, pois, como bem sabemos, a Teoria dos Conjuntos está mais viva do que nunca.
@matematicaHobby sim Clóvis, acabei esquecendo de enfatizar essa parte da possível confusão com isso que você citou no vídeo, esquecimento meu, obrigado por comentar sobre isso aqui e por a minutagem.
Você não deve estudar apenas porque é útil, mas porque é bonito e interessante. Estudar é como apreciar uma obra de arte, assistir a um bom filme ou ler um bom livro. Essas coisas não são necessariamente úteis, mas nos fazem bem porque são interessantes.
Acredito que a obra de Gerson Iezzi tem a medida perfeita para o ensino médio. O volume 1 de Fundamentos de Matemática Elementar define o básico de lógica e teoria dos conjuntos que é tão necessário para o restante da obra quanto o suficiente. O formalismo é mínimo e foca nas definições de Operações lógicas -> Operações em conjuntos -> Relações -> Funções. Considero essencial essa abordagem para que o aluno entenda as conexões. Uma pena que essa metodologia tenha sido abandonada.
Parece um caso claro de mudança de curso, tive um amigo que ficou 10 anos fazendo licenciatura em matemática no IME e não concluiu, ele é designer gráfico numa gráfica hoje, não suportava o curso. Bem primeiro ele não pode generalizar, a prova é um treinamento, não mede o quanto você sabe sobre um assunto, coloque uma prova de matemática sem limitação de tempo para ver quantos de medicina vão fazer mais (coloque exercícios de demonstrações de aritmética, geometria, lógica básica ... ). Uma aluna minha que entrou em medicina agora, chegou a cursar um ano de curso de exatas e achava muita matemática pra ela, então pode ter até gente que sabe menos antes de entrar no curso, mas com certeza após entrar no curso de matemática você vai saber mais matemática que os colegas que foram para medicina (maioria por status, não por vocação). Não acho que a grade seja o problema. Qualquer coisa que você vai lecionar, na minha visão você tem que estar em níveis acimas do que vai orientar os alunos, você não pode ter o mesmo nível de conhecimento do que esta passando, os motivos são simples, perguntas simples podem ter respostas não simples e também se manter aberto, pois estando limitado você vai colocar na caixa do certo ou errado, sendo que um aluno pode cometer "erro" que não é um erro, isso mesmo no ensino fundamental, o que ele faz pode estar correto, assim você não poda a criatividade da criança. O principal para ser professor de matemática é gostar de matemática. Inúmeras vezes não dei errado em questões de provas e chamei o aluno para falar, no vestibular ou vestibulinho vão te dar errado por fazer isso, o que esperam é isso, mas o que vc fez não esta errado porque na aritmética isso se verifica que você fez se a base for 4, quando você não identifica nada se assume que a base é 10, pronto ao invés de vc ter colocado um X nela, ela tem uma noção que o que esta fazendo pode usar somente 10 símbolos, algo que seria um erro da margem para uma aprendizagem. Ele esta confundindo linguagem de conjuntos com teoria dos conjuntos.
bom dia, lamentável a carência de educação das pessoas mesmo tratando de assuntos tão interessantes, isso afasta muitas pessoas do assunto! você pode fazer um vídeo de recomendação de livros autores e assuntos para que pessoas de humanas (filosofia principalmente) tenham uma boa forma de entrada na matemática sem conhecimento prévio? livros com abordagens mais filosóficas, menos mecânicas
Em certo trecho em um dos comentários dessa pessoa que se queixa do curso de Matemática está escrito o seguinte: "Cálculo era bom, MAIS inútil" (a vírgula foi posta por mim). Pois bem, a pergunta que fica é a seguinte: como é que uma pessoa que troca "MAS" por "mais" em uma frase simples e não consegue pontuar corretamente chegou à um curso universitário? Qualquer que seja esse curso. Talvez a pessoa em questão também tenha "nojo" da língua portuguesa...
Bem, fundamentos são a base. Lembro do professor de cálculo 1 apresentando conteúdo novo que esbarrou em trigonometria. Passou por cima das transformações como um trator e disse, isso é matemática básica que vocês já sabem e o vestibular cuidou de selecionar. Foi tipo se não entendeu, problema seu, corre atrás pois precisa disso para entender isso que estou falando. Advinha se ele, com pós doc e teorema com seu nome não estava certo.... apenas por curiosidade e coincidência o professor é pesquisador no campo de teoria dos conjuntos e como ele dizia para entender o que ele estudava precisávamos saber matemática básica, obtida com um mestrado em matemática pura.😅 e ele não estava sendo arrogante, apenas falando sério e a verdade 😅😅
Mas falando sério, tenho 62 anos trabalhei 40 anos no serviço publico federal. Desde os 16 tenho esquizofrenia, mas está sobre controle. Usando a Introspecção, descobri muitas coisas a meu respeito. Descobri que quando voce usa a mente para alguma atividade, inclusive matemática, voce indiretamente exerce um controle sobre sua mente. Entende, voce usa a mente controlando algo, você se controla. Mas a matematica exerce um fascinio sobre mim. Geralmente compro livros de matematica mas não consigo terminar. Meio que coleciona talvez procurando alguma resposta pra vida. Colecionei muitos. Inclusive tive aquela emciclopedia Lisa, que comprei num sebo. Mas com aquelas paginas amarelas me fazia mal. Já pensei no passado em fazer matematica, mas não seria feliz. Em breve darei uma sugestão de leitura.
Não existe algum estudo inútil dentro da matemática. É bom criticar tanto as ferramentas quanto a forma de ensinar, desde seja de maneira saudável e promova o desenvolvimento, tanto da pessoa quanto da área... Parte da reclamação é parecido com o que foi dito no vídeo anterior: é outro gênero musical e o mesmo não soube apreciar.
Linguagem dos conjuntos inutil? Georg Cantor choraria lendo isso. O primeiro homem a entender matematicamente o que é o Infinito e o cara mete essa. Tenso.
Sou da tese de que TODO estudo é "inútil" até que o sujeito use para alguma coisa. A vida de estudos, não só da matemática, mas de todas as materias em geral, como, gramática, retórica, lógica, matemática, geometria, astronomia, musica e entre outras mais específicas, devem ser feitas de um modo um tanto quanto desinteressado, para que ai sim, depois de um tempo, quando tu já tiveres um bom arcabouço do conhecimento, conseguir realizar alguma boa obra. No caso o unico inutil por excelência é o cara do comentário, que parece ser só mais um daqueles não estudam, opinão em cima e nunca produzem nada. Os grandes gênios da humanidade chegaram em suas grandes obras por um certo "acaso", a união de anos de estudos em diversas áreas do conhecimento. Newton não acordou com vontade de descobrir a gravidade, mas um dia, depois de muitos estudos chatos e de coisas que pareciam inuteis, ele chegou na tal da gravidade.
Eu acho muito triste simplesmente desprezar qualquer estudo sobre aquilo que fundamenta uma teoria. Achei pior ainda quando percebi que, na verdade, a pessoa estava mirando em outra coisa: uma absorção imediata e cega daquilo que é suficiente para passar em um vestibular. Enfim. Agora, sobre a crítica relevante: sinto que os matemáticos precisam correr para começar a aceitar esses estudos sobre os fundamentos na grade curricular - inclusive, não entendo por que isso é tão problemático na matemática. Lógica tem muito mais força na computação do que na matemática. Chama muito a minha atenção algumas fundamentações da matemática que parecem ter surgido da computação, como teoria de tipos e as lógicas de ordem superior. Provadores de teoremas estão ganhando muita força, em grande parte, por conta desses estudos sobre fundamentos. Talvez seja algo cultural na matemática. Não sinto isso na computação. Não sentia isso tanto na física. O físico desce uma camada de abstração para entender melhor a matemática. O cientista da computação desce para entender matemática, lógica e etc. Os filósofos estão sempre abstraindo o que der na telha para tentar entender sua própria área e a si mesmos enquanto produtores de conhecimento - existe filosofia da filosofia, por exemplo. Finalizo com uma provocação: "A new philosophical and semantic basis is needed to save mathematics from being reduced yet again to programming" - Practical Foundations of Mathematics, Paul Taylor; página 470.
O conteúdo de matemática do vídeo foi sensacional, como sempre. Parabéns! Seu comentário sobre a pessoa em questão, no entanto, parece refletir mais suas projeções e premissas do que a pessoa em si ou a realidade. De qualquer forma, agradeço por enriquecer o meu dia.
Infelizmente, as humanas dominaram a matemática básica ponto final se tu ver no meu município 4 pontes 🌉 funciona 2. Matemática deveria ser dividida em 2 partes; 1a horário é a que está posta hoje, e outra, horário e anti-horário, mas essa, está escrita no apocalipse de João capítulo 20
O que voces acham do Livro " Matemática pra vencer " E do " O Algebrista "? Sao considerados os melhores pra quem nao tem base nenhuma, estou com um dinheiro legal e queria saber se eles valem mesmo o investimento. Estou focando em criar minha base na Matemática pra depois passar pra fisica, ja que larguei a escola no 2 ano do ensino medio e passei por supletivo entao ja sabem, tenho diploma mas 0 conhecimento em matemática e fisica mesmo pra falar a real. Quero fazer o Enem e depois o ITA, esse ano é o ano de aprender Matemática e Física de verdade.
Ja li, o primeiro e estou no primeiro 1/3 do segundo. Os dois livros juntos abordam amplamente os conteúdos de ensino fundamental e um pouco do ensino médio de forma correta (ensinando os conceitos mais básicos e explicando as origens de fórmulas, ou seja, n tem atalhos bobos aqui). Além disso, os livros tem MUITAS questões de provas militares, então pra você provavelmente vai ser um ótimo investimento. Recomendo começar pelo "matemática para vencer"
não kk pra ser bem sincero, primeiramente: ENEM e depois o ITA? qual o sentido disso? agora falando sobre os livros: questões muito fáceis e repetitivas em relação a outros materiais, tem livros melhores de embasamento
@@Gabrielkmznwioqepxjsndjxxjkx quais? Man, fazer Enem é mais pra ter noção do nível em que estou. ITA é um nível que faz ENEM parecer brincadeira. Você sabe disso né?
@@joseandersom6881 é q o modelo de prova é MUITO diferente, mesmo gabaritando o ENEM você não vai ter uma noção "do seu nível", faz mais sentido fazer os outros concurso de oficialato ou simulados/provas anteriores sobre materiais de embasamento, sei lá cara tem uma caralhada tqm ensino fundamental, curso desvendando a matemática, rufino 0 (exige conhecimento prévio), cursjo nivela do arcanjo, portal da obmep
O que é linguagem? Com certeza não conseguiria definir aqui este conceito, mas de forma empírica, pense no que é comum em tudo que você conhece por linguagem, sem muito esforço você chega a alguma resposta plausível, acredito que é uma forma de comunicar algo para outrem, e podemos fazer isto utilizando a matemática, por exemplo, quando resolvemos uma equação qualquer, esta solução pode ser entendida e interpretada em qualquer lugar do planeta, basta que, quem esteja lendo entenda minimamente as regras da matemática, logo, houve comunicação e por conseguinte uma linguagem foi utilizada.
A aluna de licenciatura em matemática se espanta que os primeiros colocados dos vestibular para medicina, IME e ITA sabem mais matemática do que ela, a causa é que as melhores cabeças não querem ir para o magistério.
Tenho nojo de quem acredita em números imaginários, se podemos aceitar como solução uma coisa que não corresponde a nenhuma realidade física do nosso universo (imaginário), eu nunca mais poderia confiar na matemática.
@@Um_Swellow belo argumento, “não sei o que responder então vou soltar um ‘você tem muito o que aprender ainda’” como se entendesse o conceito dos números complexos.
Pessoas que acreditam em números imaginários como justificativa para explicar alguma realidade física são pessoas incapazes de pensar por si mesmas, e só porque é uma matéria de matemática elas consideram aquilo como verdade absoluta. Acho que desde a escola e faculdade eu nunca conheci um indivíduo que pensasse por si mesmo, que tinha um senso questionador.
acho muito ok não gostar da teoria dos conjuntos! Busque outra! TEM OUTRAS!!!!! Eu, inclusive, fui apresentado primeiro (não formalmente) à teoria dos tipos e ela tem um espaço bem mais especial no meu coração. Pra quem não gostou dos conjuntos, pode ser legal conhecer algo totalmente diferente :P
Certamente qualquer pessoa aprecia a boa educação, mas me parece precipitado excluir o sujeito da comunidade porque se exaltou uma vez. Não se sabe o contexto do cara, nem o dia que teve. Acho que pra algo tão banal, cabe um aviso e uma segunda chance. Se reincidir, aí não aprendeu com o erro, e então faria todo sentido remove-lo. Minha opinião.
*Formas de Apoiar o Canal*
- Comprando qualquer coisa na Amazon usando o seguinte link: amzn.to/4dAczLj
- Comprando qualquer coisa na Shopee usando o seguinte link: s.shopee.com.br/AUboMQuVtR
- Comprando nossas camisetas: reserva.ink/470704
- Enviando qualquer valor usando a seguinte chave pix: *matematica.como.hobby@gmail.com*
- Me seguindo no Instagram: instagram.com/matematicahobby/
- Participe da nossa comunidade no Discord: discord.com/invite/BAxM7Qx8Vm
- Clicando nos anúncios que aparecem no vídeo.
o convite do discord tá expirado.
@@matheusveras421 olá, que estranho, este convite não expira, testei aqui e está ok. Tente novamente por gentileza: discord.com/invite/BAxM7Qx8Vm
Era algum problema com o meu navegador, dscp.
Acabei de tentar por esse link e tbm não consegui, está falando que não foi possível aceitar o convite.
infelizmente, pelo o que me parece, a pessoa do comentário está frustrada com aquilo que escolheu. espero, de verdade, que ela encontre algo que possa lhe interessar
Opinião madura e bem construída, parabéns por não ter só xingado o carinha do comentário, poucos são assim
pelo que
Fico pensando porque a maioria das pessoas tem dificuldade em matematica,sempre amei desde criança,porque entendo que a matematica está em todo lugar,o mundo e o universo são regidos pela matemática.
@@pedroernandes1037Sou péssimo em matemática, acabei de reprovar em cálculo, admiro quem tem esta visão matemática, é uma visão que poucos tem e esses poucos que tem não levam jeito com licenciatura, o que é uma pena!!!!
@@EzkiizMp4Ela não xingou ele. Em que palavra você acha que ela xingou ele?
É por isso que infelizmente temos péssimos professores de Matemática, pois, os mesmo não dominam e nem conhecem o fundamentos basilar da disciplina a qual se propõem lecionar.
Acho díficil o professor não conhecer e não dominar , a maioria dos professores prepara aula com base nos piores alunos da turma , quando você participar de conselho de classe e reuniões de professores vai saber disso. O que mais pedem nas reuniões é pra trabalhar o básico .
Quando o professor começa a passar um contéudo normal seguindo a didatica do livro e a turma não vai bem , já reclamam , isso é normal no mundo todo alunos irem mau em exatas , já que a maioria não consegue passar 30mim tentando resolver um problema ou lendo problema resolvido. A maioria chegam no ensino médio sem saber as quatro operações.
''a educação é pouco eficaz, exceto em situações em que é quase supérflua'' feynman!
Fico feliz ao ver um amigo revelando a beleza da matemática, pois ela não é apenas números, mas uma linguagem que descreve o universo. Amo a matemática e me alegra acompanhar o teu canal, onde cada conceito se transforma em uma nova descoberta. Estou aqui para prestigiar teu trabalho, pois estudar por conta própria é um ato de liberdade intelectual, e na matemática, cada aprendizado é um novo olhar sobre a realidade.
Você é uma inspiração para mim. Esse canal é muito legal!!
Ao meu ver, se uma pessoa fez uma licenciatura em matemática e sua nota (em matemática) for menor do que uma pessoa que passou em medicina, essa pessoa não aprendeu matemática direito e precisa estudar mais.
Não consigo ver essa diferença.
Faço mestrado em ciência da computação na área de métodos formais para verificação de software, logo tenho muito contado com assuntos que estão relacionados a fundamentos da matemática (como lógica de primeira ordem, métodos de prova entre outros), e afirmo que fico maravilhado com tudo dessa área de estudo. Grande Abraço!
Há muito fundamentos da matemática na computação? Na área acadêmica eu digo
Voce esta estudando teoria de tipos e homotopia ? Sim eh um dos campos mais interessantes hoje mesmo estava trocando ideia com o filosofo la na USP, ele esta cursando LLM la no IME e estava falando comigo sobre categorias, sintaxe e semantica.
cara, conheci seu canal um tempo atrás, nem dei muita bola por que eu mal uso youtube (nem instalado no celular ele tá), mas hoje voltei aqui e vi uns videos seu, e caramba, parabéns pelo canal! Ele cresceu desde a ultima vez que vi ele, além de que os temas abordados são muito interessantes. Continua com teu conteúdo por que ele inspira qualquer um que caia por aqui!!
Sua classe, sua educação realmente me surpreende, espero um dia poder assistir uma palestra sua. Abraços.
Complicado mesmo. Fui ao vídeo, onde os comentários foram originalmente postados, e não consegui encontra-los. Mas o nível dos comentários (tanto forma quanto conteúdo) descreve muito bem o nível dos professores no Brasil (depreendendo-se daquilo que você comentou, ou seja, que os comentários proferidos são advindos de alguém que fez faculdade de matemática com o objetivo de lecionar e estava frustrado com o seu curso de licenciatura): a pessoa crê, realmente, que o state-of-art da matemática é saber matemática no mesmo patamar dos primeiros colocados nos concursos vestibulares de admissão às faculdades de medicina das universidades federais do Brasil. Inacreditável e sintomático. A pessoa realmente não entendeu absolutamente nada do que seja matemática, e, o pior, aparentemente se formou em matemática e está lecionando essa "matemática" para outras pessoas. Não há solução para o Brasil, pois se esse é o nível daqueles que são formados... estamos definitivamente lascados.
Ele criou todo um esteriótipo da matemática e, na cabeça dele, o curso tinha que se encaixar nesse esteriótipo que ele criou.
Teoria dos conjuntos é disciplina muito importante para quem escolheu fazer matemática.
Literalmente é a linguagem/interpretação matemática mais bonita!!
E para a área de programação?
É muita idiotice de falar que existe coisas inúteis na matemática. Poincaré foi muito infeliz na sua época, não tinha visão para compreender os avanços da computação.
Sim
Sou físico e quando quiz estudar topologia voltei pra teoria dos conjuntos.
@@gutocstna programação creio que a teoria dos tipos seja ainda mais importante, mas é claro, teoria dos conjuntos continua sendo extremamente importante
Algumas coisas são indiretamente úteis, elas te ajudam a entender ou facilitam a aplicação de outros conhecimentos, e estes que por sua vez serão úteis. Se cientistas só pensassem no que é útil, não teríamos metade das coisas que temos hoje.
Viva a inutilidade, é ela que faz a vida valer a pena.
O pior é que o que você falou boa parte dos professores não entendem. Acham que colaboração, solução de problemas e "pensamento crítico" é suficiente para os alunos.
Que forma elegante de se responder alguem para dizer o mínimo muito mal educada. Parabéns Clovis pelo seu canal e pela sua forma de argumentar (mesmo quando a pessoa não merece). Sempre fico impressionado com o seu volume de leitura.
Excelente vídeo! Parabéns pelo debate educado e embasado em conhecimento!
A meu ver, a "falha" está não apenas no sistema de ensino: Pessoas com um nível muito "simplório" de argumentação acabam colaborando para que as coisas não melhorem, justamente por só "reclamarem".
Em minha licenciatura, por exemplo, já em semestres finais, alguns colegas declaravam "ódio" por Cálculo, Análise Real e outras matérias mais "rigorosas".
Com todo o respeito, pessoas com esse tipo de pensamento não enxergam "adiante" justamente porque, normalmente, lêem pouco, refletem pouco e não compreendem a sutileza de certos conceitos.
Mesmo teorias bem abstratas (as quais não precisamos "dominar", a não ser que sejamos "pesquisadores") são importantes e ajudam muito na construção do conhecimento.
Eu ja tenho maior interesse justamente nos fundamentos da disciplina - numa linha bem filosófica mesmo até, não só sobre teoria dos conjuntos mas mesmo sobre logicismo, formalismo, Intuicionismo.
Você é uma pessoa de boa índole, não ligue para essas pessoas grosseiras e de índole torpe.
Essas preocupações são o que diferencia um matemático de um cientista.
É isso aí irmão, compreender o valor e desvendar os "segrdos" nos fundamentos da Rainha das Ciências não é para qualquer um, para entusiastas de cinco minutos kkkk ... essa Rainha, no seu reino das abstrações , exige de seus suditos /admiradores paciência, prudência e dedicação contínua para tornar inteligivel aquilo que, num primeiro momento, lhe parece complexo e confuso, porém, necessário para o critério de rigor e de verdade de seus postulados. Além disso ela é de incrivel beleza e sofisticação, necessária para ampliação da consciência e das habilidades humanas, o que resulta na elaboração de grandes tecnologias. No mais, vc esta de parabéns ... sua coleção de livros de matemática, a forma como expõe os conteúdos, fazendo comentários e os confrontando como se quisesse buscar neles a compreensão profunda do sentido e do que significa construir matemática ao longo de sua história, desvendando suas estruturas e suas lógicas intrínsecas, como se buscasse certa intimidade e familiaridade com eles (os matemáticos) ... faz de vc um verdadeiro filósofo dessa disciplina. Continue assim ...
Matemática como matemática, nada é inútil, tudo é fundamental para o ensino.
Matemática é pura filosofia, se preocupa, em primeira e última análise, na natureza metafísica e eidética dos números.
Vi ali os fundamentos do Newton- tenho ele tbm!Curiosamente, estou lendo outro dele agr: "Ensaios sobre os fundamentos da lógica" - maravilha!
Ótimo vídeo, Clóvis! Vamos pra cima de aprender matemática desde os fundamentos
O computador nasceu como um estudo "inútil" de fundamentos
"On Computable Numbers, with an Application to the Entscheidungsproblem" de Alan Turing
Agora algo que é realmente inútil é esse monte de continha que botam aluno pra fazer em ℵₙ simulados do Enem
sim, para resolver o problema da decidibilidade de david hilbert
Concordo, @@gabrielvieira3026
Maquina de turning, admiro mas é dificil de compreender mas entender sim.@@gabrielvieira3026
Triste a pessoa que tem nojo de livros de Matemática. Pode não se identificar com a forma de escrita mas nojo. Para ele tudo é instrumento, tudo tem que dar muito resultado, dinheiro, caso contrário é inutil .
Aqui é Matemática como Hobby, tudo que hobby é feito por preenche a alma e nao para ser melhor , o top . É processo, é acao satisfatória e nao produto final.E a felicidade.
Perfeito.
Falou tudo.
Fico triste com esse tipo de comentário com a matemática 😢, eu já tirei nota baixa , não por que era burra a timidez me impedia se evoluir nos estudos e também sofri bullying, porém não desisti de aprendê-la.
Desde dos meus 7 anos sei matemática básica, sou apaixonada por exatas, vou cursa engenharia ambiental por amor ❤.
Isso é típico de uma pessoa frustada.
Acredito meu amigo que ele seja de outra área e acabou parando na matemática, ele está meio perdido, acredito que não consiga se formar, eu sou de uma turma de 50 alunos do instituto federal, onde apenas sete alunos se formaram e dos sete somente quatro se tornou professor de matemática, e eu sou um deles.
Matemática é para todos, mas não é para qualquer um.
"Os fracos acham a vida confusa, assim como a matemática é para os acomodados".
Julio Aukay
Mano, amei o canal e o youtuber
A pessoa que pensa assim não sabe da importância da álgebra de conjuntos. Muito importante para entender álgebra abstrata e análise real. E até a parte da Teoria de Galois. Que é uma obra de arte da matemática
Teoria dos conjuntos tem muitas aplicações , robótica , inteligência artificial , teoria da computação , controle ...
Fiz lógica na faculdade e foi um horror, me fez odiar estudar matemática. Já teoria dos conjuntos é importante e achei lindo os axiomas.
E o quadro branco esta bem limpinho kkk. Sou uma professora de matemática pobre, minha saude sempre foi muito debilitada,gasto muito con remedio e cirurgia e meu hobby sempre chegar mais cedo, limpar o quadro e resolver os problemas e depois apagar .E fazer de novo na aula. Os alunos e a diretora ja perceberam isso. Os alunos gostam de mim, e acham por gostar de matemática, nao era normal, ja se acostumaram. A diretora e os outros colegas criticaram mas sabem que faço tudo correto , ja largaram. A diretora disse: se isso te faz feliz mas nunca gostei de matemática.
Limpei justamente por causa do seu último comentário kkk
Muita coisa precisamos buscar além da faculdade. Pelo que podemos perceber, a sua paixão pela matemática faz você buscar esse além. Nem começou a cursar matemática e já tem muitas leituras e conhecimentos que nem mesmo a faculdade, a que você entrou, seja ela pública ou particular, só irá complementar - Já complementou😅. Você tem tantos livros de matemática quanto uma universidade.
Ótimo vídeo! É lamentável mesmo quando as pessoas se manifestam de maneira tão grosseira.
Cara, to apaixonado nesse teu suporte pra livro. Pode me dizer onde comprou?
Tem um link na descrição
@@ProfessorMarcioV rapaz, é que eu tava com muuuito sono viu, pq eu tinha procurado de manhã na descrição quando vi teu vídeo e não tinha visto. hahahaha. de qualquer forma, muito obrigado pela ajuda :)
Comentário negativo soa como frustração. Espero que essa pessoa se encontre e seja feliz.
É uma área dificil mesmo. As vezes é o livro, ou mal traduzido. De qualquer forma, se for estudar depois do almoço, tenha em mãos muitos sacos de vômito. Rsrsr
Haters....se é um matematico, precisa voltar a estudar. Se não é, deveria se calar à sua ignorância.
Acho que o problema é que algumas pessoas querem só fazer continhas e pronto. Não querem refletir sobre o que estão fazendo. E tem muita coisa na matemática que não tem aplicação, pelo menos imediata. Se for levado ao pé da letra o que esse cara disse, qual sentido de ser provar um teorema de Fermat, por exemplo? Será que o Wiles buscou prová-lo só porque ele esperava uma aplicação? Se ele soubesse que nunca haveria uma utilidade ele abandonaria o problema?
Imagina dizer que tem nojo de algo básico do próprio curso que escolheu
Sem Teoria dos Conjuntos nos não teríamos Sistemas de Informação aplicado basicamente em Banco de Dados ou seja, esse cara não poderia usar uma Rede Social para extravasar sua agressividade. Sem a Matemática ele sequer teria um equipamento capaz de enviar suas mensagens agressivas.
Dizer que alguma coisa é inútil só porque você não consegue entender ou gostar, ter torna simplesmente um estúpido.
Eu voltei a estudar matemática básica com dois livros "Manual compacto de matemática por (Alessandra Bosquila, Marlene Lima Pires Corrêa )". Meu amigo, têm coisa que eu acho que nunca tinha visto ou se vi, não me lembro. Comecei pra aprender os cálculos na engenharia de software. Confesso que me apaixonei por matemática.
Aonde comprou irmao? Tou querendo porque fiz um pessimo fundamental e minna base é praricamente 0 kskskkksksksksk.
Hmn, pelo video pareceu que o indivíduo que estava com "nojo" queria uma área de matemática aplicada, e caso tenha cursado uma graduação em matemática bateu de cara na parede do apego conceitual e sem "uso" aplicado no dia a dia, além do mais assim como explicado no vídeo achar que a teoria de conjuntos foi abandonada em outros países é um erro, me parece beirar a loucura ou desconhecimento a respeito dela por esse terceiro.
Posso estar errado, mas so pareceu um desabafo(sem usar boas palavras) de alguem que queria cursar algo aplicado e acabou se frustando em fazer um curso com foco mais teórico/conceitual, toda a questão de chamar de inútil e comparar que saberia menos matemática que um com estudante de medicina parecem reforçar isso, indicando que matemática útil seria aquela que aplico no dia ou na prova. Talvez uma área de matemática aplicada ou engenharia teria sido mais proveitosa a esse, enfim... Novamente mais um caso de alguém com traços de visão utilitarista da matemática...
Eu acho, como destaquei no momento 04:38, que ele tenha ouvido falar sobre o Movimento da Matemática Moderna, que buscou reformular o ensino básico de matemática por meio de uma abordagem mais formal, enfatizando o uso da Teoria dos Conjuntos e de estruturas algébricas. No entanto, essa metodologia foi abandonada em todos os países, incluindo o Brasil. Imagino que ele tenha confundido as coisas, pois, como bem sabemos, a Teoria dos Conjuntos está mais viva do que nunca.
@matematicaHobby sim Clóvis, acabei esquecendo de enfatizar essa parte da possível confusão com isso que você citou no vídeo, esquecimento meu, obrigado por comentar sobre isso aqui e por a minutagem.
Você não deve estudar apenas porque é útil, mas porque é bonito e interessante. Estudar é como apreciar uma obra de arte, assistir a um bom filme ou ler um bom livro. Essas coisas não são necessariamente úteis, mas nos fazem bem porque são interessantes.
Acredito que a obra de Gerson Iezzi tem a medida perfeita para o ensino médio. O volume 1 de Fundamentos de Matemática Elementar define o básico de lógica e teoria dos conjuntos que é tão necessário para o restante da obra quanto o suficiente. O formalismo é mínimo e foca nas definições de Operações lógicas -> Operações em conjuntos -> Relações -> Funções. Considero essencial essa abordagem para que o aluno entenda as conexões. Uma pena que essa metodologia tenha sido abandonada.
Parece um caso claro de mudança de curso, tive um amigo que ficou 10 anos fazendo licenciatura em matemática no IME e não concluiu, ele é designer gráfico numa gráfica hoje, não suportava o curso. Bem primeiro ele não pode generalizar, a prova é um treinamento, não mede o quanto você sabe sobre um assunto, coloque uma prova de matemática sem limitação de tempo para ver quantos de medicina vão fazer mais (coloque exercícios de demonstrações de aritmética, geometria, lógica básica ... ). Uma aluna minha que entrou em medicina agora, chegou a cursar um ano de curso de exatas e achava muita matemática pra ela, então pode ter até gente que sabe menos antes de entrar no curso, mas com certeza após entrar no curso de matemática você vai saber mais matemática que os colegas que foram para medicina (maioria por status, não por vocação). Não acho que a grade seja o problema. Qualquer coisa que você vai lecionar, na minha visão você tem que estar em níveis acimas do que vai orientar os alunos, você não pode ter o mesmo nível de conhecimento do que esta passando, os motivos são simples, perguntas simples podem ter respostas não simples e também se manter aberto, pois estando limitado você vai colocar na caixa do certo ou errado, sendo que um aluno pode cometer "erro" que não é um erro, isso mesmo no ensino fundamental, o que ele faz pode estar correto, assim você não poda a criatividade da criança. O principal para ser professor de matemática é gostar de matemática. Inúmeras vezes não dei errado em questões de provas e chamei o aluno para falar, no vestibular ou vestibulinho vão te dar errado por fazer isso, o que esperam é isso, mas o que vc fez não esta errado porque na aritmética isso se verifica que você fez se a base for 4, quando você não identifica nada se assume que a base é 10, pronto ao invés de vc ter colocado um X nela, ela tem uma noção que o que esta fazendo pode usar somente 10 símbolos, algo que seria um erro da margem para uma aprendizagem. Ele esta confundindo linguagem de conjuntos com teoria dos conjuntos.
Imagine alguem perguntar a Lev Davidovich Landau se Teoria dos Conjuntos é "util" ou nao... rsrsrs
bom dia, lamentável a carência de educação das pessoas mesmo tratando de assuntos tão interessantes, isso afasta muitas pessoas do assunto!
você pode fazer um vídeo de recomendação de livros autores e assuntos para que pessoas de humanas (filosofia principalmente) tenham uma boa forma de entrada na matemática sem conhecimento prévio? livros com abordagens mais filosóficas, menos mecânicas
Em certo trecho em um dos comentários dessa pessoa que se queixa do curso de Matemática está escrito o seguinte: "Cálculo era bom, MAIS inútil" (a vírgula foi posta por mim).
Pois bem, a pergunta que fica é a seguinte: como é que uma pessoa que troca "MAS" por "mais" em uma frase simples e não consegue pontuar corretamente chegou à um curso universitário? Qualquer que seja esse curso.
Talvez a pessoa em questão também tenha "nojo" da língua portuguesa...
foi fixado pelo Clóvis? Vai virar vídeo! 🗣️🔥
Que livro é aquela história em quadrinhos que apareceu no vídeo?
Estou lendo o livro do Dantes - APIS, que é matemática do ensino fundamental I. 1° ano é brabo.
As vezes ele teve um professor péssimo e ficou traumatizado :P
Bem, fundamentos são a base. Lembro do professor de cálculo 1 apresentando conteúdo novo que esbarrou em trigonometria. Passou por cima das transformações como um trator e disse, isso é matemática básica que vocês já sabem e o vestibular cuidou de selecionar. Foi tipo se não entendeu, problema seu, corre atrás pois precisa disso para entender isso que estou falando. Advinha se ele, com pós doc e teorema com seu nome não estava certo.... apenas por curiosidade e coincidência o professor é pesquisador no campo de teoria dos conjuntos e como ele dizia para entender o que ele estudava precisávamos saber matemática básica, obtida com um mestrado em matemática pura.😅 e ele não estava sendo arrogante, apenas falando sério e a verdade 😅😅
Mas falando sério, tenho 62 anos trabalhei 40 anos no serviço publico federal. Desde os 16 tenho esquizofrenia, mas está sobre controle. Usando a Introspecção, descobri muitas coisas a meu respeito. Descobri que quando voce usa a mente para alguma atividade, inclusive matemática, voce indiretamente exerce um controle sobre sua mente. Entende, voce usa a mente controlando algo, você se controla. Mas a matematica exerce um fascinio sobre mim. Geralmente compro livros de matematica mas não consigo terminar. Meio que coleciona talvez procurando alguma resposta pra vida. Colecionei muitos. Inclusive tive aquela emciclopedia Lisa, que comprei num sebo. Mas com aquelas paginas amarelas me fazia mal. Já pensei no passado em fazer matematica, mas não seria feliz. Em breve darei uma sugestão de leitura.
Não existe algum estudo inútil dentro da matemática. É bom criticar tanto as ferramentas quanto a forma de ensinar, desde seja de maneira saudável e promova o desenvolvimento, tanto da pessoa quanto da área...
Parte da reclamação é parecido com o que foi dito no vídeo anterior: é outro gênero musical e o mesmo não soube apreciar.
Linguagem dos conjuntos inutil? Georg Cantor choraria lendo isso. O primeiro homem a entender matematicamente o que é o Infinito e o cara mete essa. Tenso.
Sou da tese de que TODO estudo é "inútil" até que o sujeito use para alguma coisa. A vida de estudos, não só da matemática, mas de todas as materias em geral, como, gramática, retórica, lógica, matemática, geometria, astronomia, musica e entre outras mais específicas, devem ser feitas de um modo um tanto quanto desinteressado, para que ai sim, depois de um tempo, quando tu já tiveres um bom arcabouço do conhecimento, conseguir realizar alguma boa obra. No caso o unico inutil por excelência é o cara do comentário, que parece ser só mais um daqueles não estudam, opinão em cima e nunca produzem nada. Os grandes gênios da humanidade chegaram em suas grandes obras por um certo "acaso", a união de anos de estudos em diversas áreas do conhecimento. Newton não acordou com vontade de descobrir a gravidade, mas um dia, depois de muitos estudos chatos e de coisas que pareciam inuteis, ele chegou na tal da gravidade.
O Igor Pinheiro aparecendo ali no chat do discord do Clóvis 😱🤩
Qualé o título dessa revista em quadrinhos na chamada do vídeo ?
Eu acho muito triste simplesmente desprezar qualquer estudo sobre aquilo que fundamenta uma teoria. Achei pior ainda quando percebi que, na verdade, a pessoa estava mirando em outra coisa: uma absorção imediata e cega daquilo que é suficiente para passar em um vestibular. Enfim. Agora, sobre a crítica relevante: sinto que os matemáticos precisam correr para começar a aceitar esses estudos sobre os fundamentos na grade curricular - inclusive, não entendo por que isso é tão problemático na matemática. Lógica tem muito mais força na computação do que na matemática. Chama muito a minha atenção algumas fundamentações da matemática que parecem ter surgido da computação, como teoria de tipos e as lógicas de ordem superior. Provadores de teoremas estão ganhando muita força, em grande parte, por conta desses estudos sobre fundamentos. Talvez seja algo cultural na matemática. Não sinto isso na computação. Não sentia isso tanto na física. O físico desce uma camada de abstração para entender melhor a matemática. O cientista da computação desce para entender matemática, lógica e etc. Os filósofos estão sempre abstraindo o que der na telha para tentar entender sua própria área e a si mesmos enquanto produtores de conhecimento - existe filosofia da filosofia, por exemplo. Finalizo com uma provocação:
"A new philosophical and semantic basis is needed to save mathematics
from being reduced yet again to programming" - Practical Foundations of Mathematics, Paul Taylor; página 470.
Conteúdo super interessante é que estabelece os alicerces do restante do pensamento matemático abstrato.
Como explicar o conceito de função sem a teoria dos conjuntos? Se ele conseguiu não sei porque ainda não publicou🤪
Poderia deixar o vídeo da sua biblioteca aberto para todos denovo?
Fme é top , mas o problema é que consome muito tempo , muito extenso
Rapaz kkkkk tu foi muito gentil. Acho que foi so discurso de ódio mesmo.
Alguém sabe o nome do livro que passou na tela aos 1:44 , achei interessantes as figuras
O conteúdo de matemática do vídeo foi sensacional, como sempre. Parabéns!
Seu comentário sobre a pessoa em questão, no entanto, parece refletir mais suas projeções e premissas do que a pessoa em si ou a realidade.
De qualquer forma, agradeço por enriquecer o meu dia.
Estou tentando entrar no grupo do discor mas está falando que meu convite é invalido... Erro do discord mesmo ou tenho que fazer mais alguma coisa?
Infelizmente, as humanas dominaram a matemática básica ponto final se tu ver no meu município 4 pontes 🌉 funciona 2. Matemática deveria ser dividida em 2 partes; 1a horário é a que está posta hoje, e outra, horário e anti-horário, mas essa, está escrita no apocalipse de João capítulo 20
O que voces acham do Livro " Matemática pra vencer " E do " O Algebrista "? Sao considerados os melhores pra quem nao tem base nenhuma, estou com um dinheiro legal e queria saber se eles valem mesmo o investimento. Estou focando em criar minha base na Matemática pra depois passar pra fisica, ja que larguei a escola no 2 ano do ensino medio e passei por supletivo entao ja sabem, tenho diploma mas 0 conhecimento em matemática e fisica mesmo pra falar a real. Quero fazer o Enem e depois o ITA, esse ano é o ano de aprender Matemática e Física de verdade.
Ja li, o primeiro e estou no primeiro 1/3 do segundo. Os dois livros juntos abordam amplamente os conteúdos de ensino fundamental e um pouco do ensino médio de forma correta (ensinando os conceitos mais básicos e explicando as origens de fórmulas, ou seja, n tem atalhos bobos aqui). Além disso, os livros tem MUITAS questões de provas militares, então pra você provavelmente vai ser um ótimo investimento. Recomendo começar pelo "matemática para vencer"
não kk pra ser bem sincero, primeiramente:
ENEM e depois o ITA? qual o sentido disso?
agora falando sobre os livros:
questões muito fáceis e repetitivas em relação a outros materiais, tem livros melhores de embasamento
@@Gabrielkmznwioqepxjsndjxxjkx quais? Man, fazer Enem é mais pra ter noção do nível em que estou. ITA é um nível que faz ENEM parecer brincadeira. Você sabe disso né?
@@LucasCosta-wf7kn agradeço irmão.
@@joseandersom6881 é q o modelo de prova é MUITO diferente, mesmo gabaritando o ENEM você não vai ter uma noção "do seu nível", faz mais sentido fazer os outros concurso de oficialato ou simulados/provas anteriores
sobre materiais de embasamento, sei lá cara tem uma caralhada
tqm ensino fundamental, curso desvendando a matemática, rufino 0 (exige conhecimento prévio), cursjo nivela do arcanjo, portal da obmep
Eu não gosto de geometria, teria problemas pra cursar matemática pura?
@ obrigado!
Acho chato, mas sei que é importante.
Você poderia me falar sobre o que é essa tal linguagem matemática porque matemática pra mim só passa de um monte de números.
O que é linguagem? Com certeza não conseguiria definir aqui este conceito, mas de forma empírica, pense no que é comum em tudo que você conhece por linguagem, sem muito esforço você chega a alguma resposta plausível, acredito que é uma forma de comunicar algo para outrem, e podemos fazer isto utilizando a matemática, por exemplo, quando resolvemos uma equação qualquer, esta solução pode ser entendida e interpretada em qualquer lugar do planeta, basta que, quem esteja lendo entenda minimamente as regras da matemática, logo, houve comunicação e por conseguinte uma linguagem foi utilizada.
Números, letras, símbolos, desenhos. A resposta é um pouco mais complexa que isso, mas isso já se faz suficiente.
A aluna de licenciatura em matemática se espanta que os primeiros colocados dos vestibular para medicina, IME e ITA sabem mais matemática do que ela, a causa é que as melhores cabeças não querem ir para o magistério.
Tenho nojo de quem acredita em números imaginários, se podemos aceitar como solução uma coisa que não corresponde a nenhuma realidade física do nosso universo (imaginário), eu nunca mais poderia confiar na matemática.
Já escutei isso em algum filme
Eu entendi a referência
Você tem muito o que aprender ainda
@@Um_Swellow belo argumento, “não sei o que responder então vou soltar um ‘você tem muito o que aprender ainda’” como se entendesse o conceito dos números complexos.
Pessoas que acreditam em números imaginários como justificativa para explicar alguma realidade física são pessoas incapazes de pensar por si mesmas, e só porque é uma matéria de matemática elas consideram aquilo como verdade absoluta. Acho que desde a escola e faculdade eu nunca conheci um indivíduo que pensasse por si mesmo, que tinha um senso questionador.
estranho tu achar isso um insulto, já que pelomenos no comentário ele não te ofendeu , só fez uma crítica ruim mesmo.
acho muito ok não gostar da teoria dos conjuntos! Busque outra! TEM OUTRAS!!!!! Eu, inclusive, fui apresentado primeiro (não formalmente) à teoria dos tipos e ela tem um espaço bem mais especial no meu coração. Pra quem não gostou dos conjuntos, pode ser legal conhecer algo totalmente diferente :P
ah, cê falou disso dps no vídeo. Tmj!
A msg não desrespeita ng acho q por mais q seja um comentário mais incizivel vc não deveria dar tanto tempo falando sobre se o comentário
Responde e deu
Certamente qualquer pessoa aprecia a boa educação, mas me parece precipitado excluir o sujeito da comunidade porque se exaltou uma vez. Não se sabe o contexto do cara, nem o dia que teve. Acho que pra algo tão banal, cabe um aviso e uma segunda chance. Se reincidir, aí não aprendeu com o erro, e então faria todo sentido remove-lo. Minha opinião.