O medo do brasileiro em relação às casas não é sobre resistência sobre frio , vento e calor é em relação ao próprio ser humano que invade sua casa pra roubar , então aqui faz tudo de concreto com muro de 6 metros com cerca ouriço, alarme , câmeras e meia dúzia de pit bul 😢😢..
No bairro onde moro,nas bordas do bairro,onde ainda está em expansão,as casas tem seus muros de bloco FURADOS quando o morador viaja ou vai trabalhar pela manhã e só volta a noite. Alguns colocaram cerca de concertina em cima dos muros e cerca elétrica,mas os meliantes furam o muro quando não tem ninguém em casa e entram.
Exatamente, apareceu pra mim do nada, isso que nem busco esse assunto ou relacionados, mesmo assimfiquei até o fim do video, pois o Ricardo sabe falar perfeitamente, e sem enrolação.
ja eu nem tanko mais esses tipos de video,BRASILEIRO QUE MORA NO EUUA fazendo comparação e essas mesma coisa do tempo da pedra,essa pegada viralata não da mais
kkkkkkkkkkkk calma tangerino, só nao entendi pq nao quitou do video, mas resolveu comentar sua indignação onde as pessoas curtem esse tipo de conteudo, tu precisa de um psicólogo, ng precisa pensar igual a vc n. @@ngcstyle9061
Falar a verdade não é detrimento, o maior país da América do Sul já trocou sua bandeira pela dos EUA uma vez, trocando só as cores pra verde e amarelo. Vergonha dms. Bandeira da proclamação da República.
Impermeabilização era o que deveríamos fazer o que , porque a umidade aqui é muito grande, principalmente nas casas em cidades litorâneas, mas sempre achei estranho as construções aí serem todas de madeira por causa de ter furações e outras coisas.
Eu na verdade gostaria de uma casa segura porque tenho muito medo de vento. E nós já estamos experimentando ventos w até então n tinham no Brasil. Acho q daqui pra frente teremos de colocar vidros e materiais mais preparados para evitar estas surpresas do clima w está ficando mais difícil.
Segundo o que já ouvi de um economista, a não adoção de material pré-fabricado no Brasil provavelmente está relacionado com questões tributárias. A indústria paga proporcionalmente mais imposto que a construção civil, logo, fabricar certas estruturas em larga escala pode encarecer o projeto final. No final das contas a gente perde produtividade por conta da maneira que é feita a arrecadação.
Vi um canal no TH-cam que vende casas pré fabricadas no Sul de madeira e é bem mais barato e rapido. Vendem e montam em todo Brasil. Mas o povo das demais regiões não confiam muito até pelo clima, segurança etc diferente e o costume. Com essas inúmeras tecnologias americanas aqui realmente sairia infinitamente mais caro mesmo.
Eu fiz minha casa assim, moro na Serra Gaúcha, e minha casa é a única na cidade feita em wood frame, é muito aconchegante, e dá sim pra fazer no Brasil, porém não é mais barata, gasta-se o mesmo que na alvenaria, porém é seca, mais rápida e mais térmica.
Por essas paredes a gente percebe porque nos filmes americanos, quando duas pessoas brigam, elas saem arrebentando as paredes e atravessando para outros cômodos. Nas casas tradicionais aqui do Brasil isso seria impossivel. 😄
Casas americanas de condomínios são lindas, mais as casas brasileiros de condomínios são lindas e resistentes , uma casa americana dessa aí se der cupim já eraaa kkkk
Uma coisa extremamente bacana que exite aí nos EUA também é o fato de não haver fiação e cabeamento exposto nas ruas, dando esse visual limpo, bonito na fachada das casas. No Brasil é poste e fio pendurado pra todo lado rs...
Isso não é regra geral lá, não, meu caro. Na América do Norte (pois Canadá também), rede subterrânea só é usada nos centros das grandes cidades. Na periferia a rede elétrica é aérea. Na Europa também: à zona rica, os favores; à pobre, os rigores da vida... No Brasil, o problema é a propensão cultural pra esbórnia herdada dos portugueses (vá ver como são as cidades de Portugal...).
Cara, na moral, seu canal é muito show. Já aos 1:30 vc já havia respondido a pergunta que faz título ao vídeo. E depois prosseguiu para uma "reportagem" onde vc tem domínio do assunto, fala bem ( língua portuguesa) e é um vídeo muito descontraído, estilo "Discovery". Segundo vídeo que vejo do seu canal e realment já me inscrevi no canal. Melhor. Vídeo que vejo na semana. Sucesso pra vocês e equipe de edição
@@GisleneMeschiattioficialo que mais vemos na internet é gente falando muito mal, com muitos erros de português. Foi isso que o comentarista quis dizer.
Que vídeo excelente e que homem educado e respeitoso. Em nenhum momento desrespeitou os trabalhadores brasileiros, pelo contrário, valorizou o que eles fazem tendo em vista as condições do nosso país.
Os tipos e métodos de construção têm inevitavelmente que ter a ver com os materiais disponíveis, condições atmosféricas médias dos locais e tradição cultural das regiões, fundadas num ancestral conhecimento de materiais, hábitos e funcionalidades das próprias casas. Transpor técnicas comprovadas em certas culturas para outras realidades nem sempre é a melhor opção ainda que este ou aquele aspeto, adaptado, possa melhorar alguma coisa.
Na verdade a casa americana dura bastante. Tem casas centenárias feitas com estes sistema (embora, um pouco menos industrializadas). A questão é manutenção: vc tem que estar atento aos possíveis problemas, principalmente relacionados à água. Se umidade entrar no meio destas paredes forma mofo e apodrece a madeira e o drywall. Mas a verdade é que alvenaria de tijolo e cimento também precisa de certos cuidados, a umidade também causa mofo e deterioração em paredes do sistema brasileiro. Concreto também precisa de manutenção. É que o brasileiro não tem este hábito cultural de fazer manutenção, a gente constrói e acha que não precisa fazer mais nada nunca mais - e isto é um erro! Já teve viadutos robustos de concreto que desabaram no Brasil por falta de manutenção; o poder público também cai nesta cultura de que não precisa mais cuidados. O sistema americano é durável: acredite, eles não são a nação mais poderosa e rica do mundo morando em casas "porcaria"... a indústria desenvolveu muitas soluções duráveis e de qualidade. E o conforto térmico lá é muito melhor: com aqueles isolamentos nas paredes e o aquecimento do ar condicionado, vc anda de camiseta regata dentro de casa enquanto tá nevado lá fora... e resfria a casa até ficar agradável no verão. O único ponto diferente é que não dá para abrir janela nenhuma, principalmente no inverno, pq isto causa desperdício e ineficiência energética no aquecimento. Então vc vive como se estivesse dentro de uma estufa ou cabine isolada. Não tem este negócio bem tropical de "abrir janela para ventilar".
Era, a partir de 2010 o minimalismo tomou conta da construção brasileira. E pelo o que vejo, a qualidade dos materiais, e dos métodos utilizados, esses caixotes cinzas com telhado embutido, feitos nos ultimos 15 anos, não vão durar.
Somos proprietários de uma casa de veraneio aqui no Brasil, nesse estilo americano, porém com estrutura em steel frame. Muito bem construída, rápida e econômica. Adoramos essa tecnologia.
No sul do Brasil de 1903 até os anos 60 existia uma serraria americana chamada lumber; considerada uma das maiores do mundo. Eles faziam kits de casas americanas e exportavam para os Estados Unidos; talvez ache no yt vídeo desta serraria; Tem casas antigas americanas desta época que as madeiras são do Brasil; usavam imbuia madeira nobre que era difícil de pegar cupins e abundante no sul do Brasil e hoje está quase extinta e é proibido o corte por causa disto. E usavam também o pinheiro do sul que é mais suscetível à cupins no Brasil (semelhante ao pinus americano). E hoje em dia a única madeira legalizada é o pinus americano de reflorestamento aonde no Brasil é suscetível à cupins pois a maioria das casas do Brasil são na região litorânea aonde é quente e úmida com predominância de cupins que atacam pinus e até o gesso e drywall pois vai celulose no gesso e os meios anti cupins e anti umidade são trabalhosos e necessitam muita manutenção e mão de obra periodicamente; aumentando o custo de uma obra em madeira ou gesso por isto preferem alvenaria tradicional.Conheci um senhor que faleceu em 91 e era responsável pelo corte das madeiras na lumber e que preparava os kits das casas para irem para os EUA e" já dizia naquela época de 100 anos atrás que as casas americanas são pré fabricadas pois o custo de mão de obra é altíssimo lá" este senhor foi convidado à trabalhar nos USA quando a serraria fechou no Brasil numa filial na Califórnia mas não quis ir.
Uma casa dessa na Florida SEM energia para o ar condicionado fica totalmente inviável na maior parte do ano - e nem falamos da umidade! Enfim, uma demanda constante e necessária de energia para esse conforto quase essencial hoje em dia! Excelente vídeo!
Quando eu fui à Florida, observei isso. Ao que parece, as pessoas não desligam o ar condicionado nunca. Inclusive, no hotel que eu fiquei, o pessoal da recepção recomendou que quando a gente saísse, deixasse o ar condicionado ligado. Por curiosidade, perguntei o motivo. Segundo o rapaz da recepção, manter o ar condicionado ligado deixa o ambiente mais seco e menos sujeito a umidade e fungos. Como eu sou calorento, achei ótimo. Mas acredito que quem tenha problemas respiratórios com ambientes muito secos (ou não goste de ar condicionado gelado), não goste muito. O negócio é tão doido, que ele disse que mesmo que eu quisesse abrir as janelas, eu poderia deixar o ar condicionado ligado, sem problemas. Cheguei à conclusão que a energia elétrica lá deve ser bem baratinha. 😄
Como arquiteta eu adorei conhecer as diferenças entre a construção e os projetos de edificações ( casas) no Brasil e EUA! Obrigado por trazer informações técnicas e relevantes!!!😊
A construção no Brasil, está muito aquém dos Estados Unidos, e da Europa..vocês estão muito atrasados, na questão de construção, e de materiais que facilitam muito a construção..neste vídeo não é novidade para ninguém da Europa..as casas são isoladas tanto para o frio quanto o calor..no Brasil são feitas com poucos recursos..então, não dá para comprar o material nessecario para uma boa construção..
Não quero ser rudi e mais uma curiosidade, na graduação para arquiteto não existe matérias que o enfatizam os diferentes tipos de edificação pelo mundo? Achei que esse tipo de conteúdo seria mais voltado e surpreendente para pessoas assim como eu leigas e não para uma "arquiteta"
@@josefernandes913. É justamente o contrário, no Brasil mesmo as pessoas pobres moram em casas bem construídas, nos EUA os Classe Média Baixa E os Pobres moram em Favelas de Treilers ou Tendas. E essas casas de madeira são um paliteiro à espera do próximo incêndio. Nos EUA Companhias de Seguro enchem as burras com seguro contra incêndio
@@dorivaljr4746 edificios no exterior é viga/pilar de aço laminado e fechamento com esses sistemas... alvenaria é pouco usado... mto peso e qualidade ruim, nesses estados eles fazem o terreo por causa de furacao mas pelo problema que ele traz... que seria a água... alguns locais ficam alagados... e nesse quesito a alvenaria ganha... por conseguir suportar mais em caso de alagamento
Alguns anos atrás minha mãe assistia irmãos a obra e eu via os cara quebrando a parede na maior facilidade , aí eu ficava horrorizado pensando como fariam isso no brasil 😂 ,foi meu primeiro contato com a realidade das casas americanas. Atualmente , assisto seu canal e gosto muito dos conteúdos que você posta , sempre com muita clareza nas explicações. Valeu por tirar essa minha dúvida 😄
meu tio é pedreiro. ele foi reformar a casa da minha tia que ele mesmo construiu e quase não conseguia quebrar as paredes. O cara entendeu a história dos 3 porquinhos
Vídeo excelente. Há mais de 20 anos em Curitiba o pessoal chegou todo empolgado com a nova técnica de construção Steel frame ,mas parece que não teve a adesão esperada.
Aqui em Santa Catarina já existem muitas construções de casas e inclusive prédios usando esse sistema misto. Temos casas de madeiras aqui completando um século em perfeito estado de conservação. A casa de madeira onde nasci tem 75 anos...😏👍
@@yasmim1504 sim são climatizadas existe todo tipo de aquecimento, o mais usado é o ar condicionado quente e frio. Logicamente obedecendo o poder aquisitivo de cada pessoa.
O TH-cam me recomendou esse vídeo do nada, mas como esse assunto me deixou curiosa, cá estou, como uma boa e velha fã de Irmãos á Obra e todo tipo de programa de reforma de casas kkkkk O senhor é muito bem articulado, explica bem, prende a atenção fácil e nunca fica entediante. Shoooow 😊
Débora, você me definiu. Abri o TH-cam para ver algo enquanto eu lanchava e vi esse vídeo nas recomendações. Pela curiosidade, cliquei e pela qualidade do vídeo, oratória e conteúdo eu fiquei. Muito bom!
Pelo pouco de experiencia que tenho construindo para mim, este modelo de construção não é economicamente viável aqui no Brasil. Aqui se consegue tijolo, areia, pedra, cimento e ferro em praticamente todo territorio nacional a um custo relativamente baixo, sem levar em consideração ainda o valor da mão de obra, que é uma das mais baixas categorias no mercado de trabalho. Ao contrario de lá, aqui madeira é muito cara, mesmo madeira para fazer caixarias e tapumes nao sao baratas. E nao é apenas pela questao tributaria, ao retirar o valor dos impostos, voce perceberá que ainda nao é atrativo frente aos materiais que utilizamos aqui. E tambem nao sao construcoes viaveis para as grandes cidades, onde o espaco de terreno é pouco, e as casas sao praticamente parede com parede. Ainda acho mais interessante de se investir em ideias que já vem sendo aplicadas no Brasil mas ainda enfrentam grande resistencia no mercado como o tijolo ecologico, o bloco de concreto celular, colunas e vigas pre-fabricadas, argamassa polimerica, entre outros materiais e tecnologias.
Verdade. Apesar de termos quantidades enormes de florestas, madeira de qualidade é muito cara aqui no Brasil. Eu gosto muito de madeira, e a porta da minha casa eu mesmo mandei fazer, assim como as cadeiras da minha sala de jantar. Todas de angelim. A porta e as cadeiras são tão resistentes, que você pode colocar uma pessoa de mais de 100kg saltando sobre uma cadeira, que a cadeira permanecerá intacta. E elas foram mais caras do que se eu tivesse feito de outros materiais, como metal ou outro material sintético.
Acho q a maior preocupação com casa de madeira,como já vi no Irmãos a Obra, é a dificuldade de descobrir ninhada de ratos na casa e o perigo de cupins!!🤔
As maneiras de se construir casas no Brasil e nos EUA seguem o que há de melhor em cada país. Aqui é custo e disponibilidade de materiais como o xará falou no vídeo. Não tem melhor ou pior, são as melhores formas que cada país propicia.
@@ac_vocenolucro Gesso é frágil. (Já bateu com a ponta da vassoura num teto de gesso?)Veja ele mostrando o que eles fazem nas quinas. No Brasil não é assim pq sairia muito caro. Eles sequer preenchem as paredes, ou colocam material muito barato. Ficaria inviável usar todos esses "acessórios" num país com impostos tão altos. E parede oca é casa de inseto. Fora o transtorno se precisar acrescentar um cano ou um conduíte. Na alvenaria é só dar uma quebradinha e depois massar a área. E alvenaria é barata, se vc considerar que tem excelente durabilidade.
@@raqtsu7387 Corretíssimo, no bairro Laje de Pedra em Canela RS, um bairro de casas finas, houve um que importou todo o material e construiu, só para se exibir, uma casa neste estilo. Alguns anos depois, ou a lareira deixou saltar uma brasa em chamas ou ocorreu um pequeno curto circuito e queimou toda a casa (ou o dono tocou fogo), mas toda mesmo, só sobrou a fundação. Nos USA tem corpo de bombeiros para cada região, aqui em Canela tem um corpo de bombeiros que atende toda a cidade de Canela, levam em média uns dez minutos para chegar na casa, quando uma casa de madeira com as dimensões das peças de madeira e com esses fios no meio das tesouras a quantidade de incêndios com perda total deve ser bem maior que no Brasil, é só olhar o preço do seguro, uma casa de alvenaria é para sempre, só houve um caso de incêndio, um membro da casal teve uma briga e tocou fogo no carro dentro da garagem, só o carro queimou, a garagem precisou de uma nova pintura e portão. Casa no Brasil é para vida toda, as casas norte-americanas são descartáveis e duram trinta ou no máximo quarenta anos. Há outro problema, não dá para fazer puxadinho.
@@EngenheiroMaestri Nos EUA é comum acontecer incêndios onde uma casa pega fogo e espalha pra outras casas do bairro inteiro por causa da alta inflamabilidade das construções. Quem acompanha americanos há anos sabe que essas casas são uma porcaria e ainda são absurdamente caras, até colocar prego em uma parece é perigoso para leigos, não é só martelar e pronto, tem que achar viga de madeira, saber detectar encanamento, fiação, etc.. enquanto aqui um prego pequeno que mal passa do reboco pode ser colocado em qualquer lugar por qualquer pessoa. Inclusive é um meme famoso na Gringa chamam de "Mc Mansion". São casas grandes de baixa qualidade de construção tentando imitar mansões de verdade construídas muitas vezes de Pedra e Tijolo à vista. Esses youtubers grandes defendem essas casas e querem aqui no Brasil porque GANHAM DINHEIRO VENDENDO ESSAS PORCARIAS, o Roberto Justus mesmo ta animadinho empurrando essa porcaria aqui, porque ele ficou rico com CONSTRUÇÃO DESSE TIPO, então ele quer o mesmo no Brasil, pra ganhar mais dinheiro ainda.
Amigo, vídeo sensacional! Sou engenheiro, especialista em construções brasileiras e norte americanas! Você explicou muito bem, parabéns! Um grande abraço!
Ricardo quantas informações riquíssimas, você realmente da aula de história, e ao mesmo tempo nos o forma de uma maneira muito eficiente, parabéns, um dia em nome de Jesus quero comprar uma casa com você, e trabalhar também 🙏
Não só por questões de clima, as casas são de madeiras também por causa de terremotos e furacões, em situação de resgate a madeira é um material mais leve do que concreto, quando alguém é soterrado.
@@tacielsoncardoso7726 sim de fato, entretanto devido as estacao muito mais definidas do que aqui no BR, as casas la são obrigatorias o isolamento termico...
O soterramento pode se dar a depender de inúmeros fatores terreno encharcado, encostas, fundação mal feita, ferragem mal calculada concretagem sem traço adequado , brita abaixo do padrão para tipo de concretagem enchimento de colunas e bigas com pouco espaço para cobertura das ferragens, porém se a construção tiver base e a estrutura solida e nenhum erro destes ocorrerem está pronta para admitir quaisquer tipo de intempéries sem risco de demolição estrutural .
Parabéns pelo vídeo muito instrutivo. Em 40 anos de Eng elétrica acompanhei bem a evolução da indústria de construção aqui em SC. Infelizmente nosso sistema tributário sobrecarrega produtos com cadeia produtiva longa como os pré fabricados, materiais e equipamentos. Hoje o dry wall em steel frame já é bastante utilizados nos prédios em Balneário Camboriú e hoje em dia todas as esquadrias e aberturas já são padronizadas e industrializadas. Quanto a velocidade da construção por falta de recursos normalmente as pessoas só tem uma planta baixa sem detalhamento muito diferente das grandes construtoras. Quando construí minha casa a 12 anos mandei fazer todos os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidro sanitário com especificação dos materiais, com isto em mão e executando o projeto mesmo sendo em alvenaria a casa foi construída em 105 dias.
Exatamente isso, esse tipo de contrução não seria viável no Brasil, as pragas do clima tropical destruiria essas em menos de um ano, você teria que está fazendo a descupinizacao periodicamente o que não seria viável economicamente, para fazer esse tipo de contrução no Brasil teria que ser usadas madeiras mais duras como por exemplo a Massaranduba e são madeiras bem mais caras devido a sua durabilidade
@@joaohenriquemartins8870as construções novas são tudo de tijolo e concreto em quase todas as regiões litorais. mais por causo dos furações do que pragas, aqui da cupim nas casas msm assim por causa que os quadros das paredes e do telhado na parte de dentro continua sendo de madeira, só que tratou acabou. único lugares que usam muito madeira nas construções aqui são no centro que nem Orlando e no norte do estado
Essas madeiras são tratadas contra quaisquer pragas, e como ele disse , o ar condicionado tira a umidade do ar, que é o que propicia as pragas a se propagarem.
Parabéns muito bem explicado. Morei na Flórida por mais de vinte e dois anos, tive de fazer vários reparos por conta própria, gosto muito e tenho habilidade para algumas reformas, assim como a maioria dos americanos, e muito por necessidade, como o piso de cerâmica que precisei trocar na primeira casa velha que comprei pois o orçamento mais em conta para um piso de 30mts2 foi de 3.800 dolares, aluguei as maquinas fiz o curso de 1 dia no Home Depot e gastei um total de 600 dólares, ficou perfeito. E assim foi por muito tempo virei um Handman e digo que as mulheres Handwoman, pois faziam coisas incríveis nas reformas assim como minha vizinha. Várias vezes testemunhei mulheres fazendo compras de material no Home Depot para fazer reparos no fim de semana. Tenho visto muito isto aqui no Brasil atualmente o que é mto bom, depender menos de pedreiro para reparar qualquer buraquinho na parede, enfim em tempos de crise o ser humano se aperfeiçoa e se supera. Obrigado e parabéns mais uma vez.
Um ponto a adicionar: apesar de telhas durarem mais que o shingle, um problema que pode acontecer é que a rede celular não funciona bem. Como shingle é mais comum as operadoras de celular fazem o planejamento de rádio frequência desconsiderando a perda de sinal por conta dos telhados de telhas aqui nos USA.
Vídeo excelente e direto ao ponto sem ser genérico. Ricardo conhece muito sobre construção. Tanto dos EUA e Brasil. Uma aula sobre construção e cultura de ambos os países. Parabéns, Ricardo.👏👏
Pois é, isso encarece pra todos porque cada um quer ser mais original do que o outro. Porém, vê-se isso muito pouco, pois os imóveis parecem-se muito uns com os outros.
E realmente, como disse o Ricardo, as casas americanas são muito bonitas, mas fica a impressão de que são todas iguais, sem criatividade. Elas não se distinguem muito, a não ser por detalhes como número de janelas, posição da porta, se tem varanda no segundo piso ou não, etc...
no Sul brasileiro as casas eram construídas em madeira por conta da presença de extensas florestas de Araucária. Hoje vem crescendo o plantio de pinus, governador de sp esses tempos mostrou uma indústria de casas pre moldadas de madeira para atentar os desabrigados do litoral.
@GenX78 Esse é o ponto, a matéria prima boa nunca é utilizada aqui, ficamos sempre com as sobras das exportações, material de segunda mão não tem valor em umq construção.
Pinus, araucária, e outras madeiras parecidas com pinheiros acho péssimas opções. Isso porque são consideradas madeiras "macias". Isso é um prato cheio para um dos maiores temores de moradores de casas de madeiral: cupins.
Quando eu trabalhava na Nova Zelandia com pintura, nós pintavamos casas novas recem construidas, e era esse estilo também. Incrível como era rapido a montagem. Lembro que algumas vezes trabalhavamos proximos da praia, e no caminho tinham varias arvores de reflorestamento. Lindo e interessante. Nunca tinha visto.
@@ParadiseBrasil Todo ano, tem uma média de 358,300 incêndios nos EUA. Aqui no Brasil, em 2021 foram contabilizados 2.301 incêndios estruturais no país, a maior parte das ocorrências foi registrada em estabelecimentos comerciais
Sou pedreiro domino a alvenaria e concreto mas sou 100% a favor de construcao seca pois não requer sofrimento na construcao artesanal e qualquer pessoa com basico entendimento em carpintaria faria tranquilo essas construcoes. Mas pelo proprio governo do brasil nao aprova essa construcao pois acabaria com a mafia cimenteira do pais.
Já tive vontade de construir uma casa no modelo americano porém os custos são exorbitantes aqui no Brasil aqui compensa mesmo é em alvenaria e muita criatividade ..
Construir em woodframe no Brasil, sai o mesmo custo de alvenaria. já existe construtoras especializadas no Brasil e a CEF já financia esse tipo de construção
Pelo que eu vejo nos Irmãos a obra 😂😂😂😂 as paredes internas têm mofo, ratos, infiltrações e canos furados. De 15 em 15 anos tem que reformar, no Brasil não é assim
Excelente vídeo. Fico aqui pensando, como o Brasil é um país tropical, não estaríamos mais sucetíveis ao clima e a pragas? O pouco de madeira que tinha em casa, perdi para cupins, formigas e sei lá mais o que, talvez os tratamentos das madeiras não sejam adequados, mas vejo isso como um problema.
ปีที่แล้ว +16
Em termos de clima, os EUA sofrem muito mais: neve, tornados, furacões, calor escaldante no verão... aqui nós só temos umas pancadas de chuva ou período seco. Sobre pragas não sei dizer muito bem, mas lá tem bastante florestas também, e nos desertos tem bastante bichos também, então não deve ser tão diferente, principalmente fora da Amazônia. Talvez na Amazônia sim, tenha muito mais pragas do que em qualquer outro lugar.
Não e uma madeira qualquer mano , e algo que e genéticamente modificado para resistir a pragas ainda como ele falou e tudo com impermeabilização e tinta , madeira não recebe oxigênio e não fica a mostra
@@ayam-1275 Tem esse detalhe, aqui temos menos tecnologias, cresci vendo meu pai construir e restaurar móveis, fora as madeiras de lei sempre foi complicado lidar com madeiras, mas como não “segui” esse ramo tem mas coisas que não conheço, muito boa sua colocação.
Boa noite, Homem. Mais um vídeo muito bom. Sempre fico impressionado com a facilidade de comunicação que você possui. A sua contribuição para entendermos um pouco desse complexo "viver americano", é impagável, Homem., é impressionante como você se mantém atual, em um mercado tão movimentado como esse. Parabéns.
Como sempre o Ricardo Molina dando uma verdadeira aula de informação, simples, direta e eficiente 👋👋👋. Eu acho lindo os interiores das casas americanas, adoro os programas de construção 😁😁😁. Se não me falha a memória em Santa Catarina tem uma empresa que constrói assim, porém é com perfilado galvanizado 🤔🤔🤔 e vc já comprou a casa pronta, aí eles só vem montar 😁😁😁
@@moreira3496 to um pouco atrasado no assunto mas tem q por na balança a conta de luz, vc investir em um ar condicionado realmente é acessível quando falamos do valor do produto em si, o problema vem no valor da conta de luz apos deixar um ar ligado por 8/12h por dia, ainda mais no verão que a taxa da conta de luz vem mais alta ainda devido ao consumo excessivo de energia da população, eu tenho ar mas quase nunca uso, so quando está insuportavel mesmo e olha q sou do rj, as vezes prefiro passar calor do que apertar o bolso com a utilização do ar, fora q em muitas cidades, as construções antigas, aqui em casa mesmo tem esse problema é a ligação ser toda 110v o q não comporta a maioria dos ar, fazendo necessário a instalação de um transformador, q alem de ser caro por si só, faz o consumo de energia elétrica ser maior ainda, então mt coisa entra na balança infelizmente, o q torna sim um artigo de "luxo"
Aqui no Brasil tá se iniciando uma construção através de isopor, onde as placas de isolor substituem o tijolo de barro tradicional. Trazendo leveza e um isolamento acústico e térmico.
@@weslleyavelino867 no vídeo que vi ela fala da resistência, até estava montando uma casa de 2 andares de alto padrão, mas eu que não sou técnico nestas coisas olhando tenho um pé atrás
@@weslleyavelino867 A Casa é resistente com as paredes de isopor já que o miolo ou a borda é preenchido por concreto e aço em volume maior do que a de alvenaria. A questão é que sai bem mais caro fazer uma casa assim.
O Pau Brasil foi a madeira mais explorada do Brasil por anos! Madeira essa que chega a 30 metros! Portanto, acredito que não foi a falta de madeira e sim outro motivo que é o clima, com verão intenso no Brasil! E quem quiser construir uma casa aqui no Brasil nesse sistema, já existe aqui inúmeras empresas, o grande problema é o custo!
Assiste novamente à parte que ele fala de reflorestamento. Não se trata apenas de ter madeira pra começar. O pau-Brasil e outras madeiras nobres levam muito tempo pra crescer. Essa madeira usada nas casas aqui nos EUA são espécies que crescem muito rápido. São madeiras mais leves e mais “macias”. Aqui são chamadas de “soft wood” e as demais, “hard wood”. Apenas milionários usam hardwood nas construções, e geralmente ficam expostas e apenas envernizadas para mostrar a beleza da madeira.
Não era a coroa portuguesa a explorar o pau Brasil e sim quem estava acima da coroa.Nao vou falar quem e senão O TH-cam me bloqueia.a coroa tentava combater o trafico de pau Brasil mas não conseguia
Como é bom ouvir pessoas que NÃO são prolixas, cada palavra tem importância e conteúdo relevante. Os brasileiros precisam aprender a falar assim . Parabéns Ricardo !
A resposta é simples: construímos casas de tijolos no Brasil porque na infância aprendemos a história dos Três Porquinhos, que comprova que elas são muito mais resistentes!
@@alphasigmasezon8597o principal problema é o preconceito com a estrutura de madeira, fiz meu TCC sobre isso e o que mais falavam: é por isso nos outros países um ventinho e já voava tudo
@@nicolasromeira596 Eu sou engenheiro civil e hobista como marceneiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, eletricista, mecânico de veículos e máquinas, já projetei e construí várias estruturas de madeira, para uso temporário a madeira é uma boa solução. Para morar, uso contínuo :concreto armado, tijolos cerâmicos.
Não existe nada melhor que o método mesopotâmio: tijolo refratário, com a utilização moderna de concreto na fundação e com a laje de concreto. A casa tem durabilidade, estabilidade e se as aberturas forem boas dá estanqueidade e isolamento acústico.
@@sebastiaoquintiliano2127 Lá o problema é o asbestos, um mofo cancerígeno que se espalha dentro da estrutura das paredes. Talvez os blocos de concreto os protejam dessa praga. Não duvido que logo eles copiem o método latino. Até porque, no momento, tá mais fácil os EUA virarem um Brasil, do que o Brasil virar um EUA.
@@sebastiaoquintiliano2127 A madeira utilizada é tratada contra cupins. Aonde tem terremoto não se deve contruir em concreto e tijolo pq não tem resistencia como a madeira.
Molina, é sempre um prazer ouvir sua voz. Voz de irmão, de um amigo, do vizinho Querido, de Um Companheiro. Aprendi por mais um dia. por vc a gente, "conhece tão bem os EUA, como se a gente morasse aí". Valeu meu camarada.
Mas faz sentido pq nosso país governo so rouba e nunca padronizou essas coisas para calor e frio. Mas do americano ser por causa do frio eu acho balela. No reino unido é tijolo e pedra e ninguem passa frio com os aquecedores lá. Fora que americano precisa fazer seguro da casa qualquer faísca, a casa pega fofo muito rapido e vc perde tudo em segundos. Fora a falta de privacidade com janelas da sala batendo quase no tornozelo e qualquer doido(que tem muito americano doido com problema mental) olha pra dentro da casa. Pode nao assaltar, mas tem problemas mentais. Ja vi muito isso com brasileiros acontecer. Uma bosta nesse aspecto a casa americana
:-: PARABÉNS, Ricardo Molina !! Mostrou domínio do assunto; Explanou tudo com uma linguagem objetiva, assertiva, detalhada, completa, isenta. O vídeo (TH-cam) surgiu aqui pra mim "casualmente". Me senti "atraído" a assisti-lo, e o fiz até ao final. Abordagem espetacular. Parabéns, obrigado, e desejo muitas e muitas bênçãos, e muito sucesso a ti !!
Parabéns pela forma com que nos comunicou tantas coisas importantes! Sou arquiteto aqui no Brasil e devo usar o seu vídeo em uma aula da universidade. Você se comunica muito bem! Ganhou um inscrito!
Ricardo, foi realmente uma aula. Parabéns pela escolha do tema e pela didática! Adicionalmente, em relação as construções brasileiras, tenho reparado na característica dos terrenos nos EUA que geralmente são planos ou com pequenos aclives, o que facilita o uso destas tecnologias apresentadas. Isto poderia ser tema de uma próxima aula.
Trabalho no mercado de construção a seco desde 2019. O que você fez foi mostrar uma realidade muito distante de nós, neste momento estamos longe de ter o padrão de construção como ele deve ser, preço de material, boas práticas de instalação, respeito ao prazo, sincronia entre arquiteto e engenheiro, realização de projetos (todos) enfim, o mercado está muito bagunçado no momento. E é muito prazeroso ver um vídeo como esse. Temos um potencial gigantesco, mas requer atenção e mais dedicação.
Concordo com vc e para nós seria mais atrativo steel frame porque nossa madeira e de menor qualidade e bem mais cara eu sou construtor civil e já temos trabalhado com steel freme em algumas ocasiões e bem melhor mais rápido e limpo
Ricardo, sou entusiasta dos sistemas construtivos Americano, mas como você mesmo cita no vídeo as questões culturais ainda dificultam a adoção no Brasil. No momento estou vendo uma evolução na adoção do Steel frame por aqui. Mas como a demanda é pequena, ainda está restrito a construções "Premium". Parabéns pelo video, uma verdadeira AULA!
Vídeo maravilhoso, você é um excelente comunicador. Quanto às casas, só vi vantagens, às casas são lindas e a associação de moradores faz toda a diferença, coisa que brasileiro ainda não sabe o significado. Moro em Brasília, asa norte, estamos numa luta ferrenho pra melhorar a limpeza e segurança, mas é desanimador.
Ricardo, estamos mudando esse cenario aqui em São Paulo, trabalho numa empresa de construcao civil e criaram a ALEA é incrivel o metodo construtivo e usamos o metodo woodframe, depois da uma olhada. Alem do mais são mais resistente tem muito conforto termico e isolamento acustico tambem. E detalhe que a casa fica pronta em torno de 30 minutos.
Toda vez que procuro vídeo sobre moradia nos eua, vejo vídeos do Molina, são de uma excelência absurda, com informações valiosíssimas, ele fala muito bem, tem simpatia, ele domina os assuntos, o único problema é que ele tem muiiiiiiito conteúdo e se eu não me cuidar passo hoooooras no TH-cam e minha casa fica de pernas pro ar kkkk.
Sim, as casas são padronizadas. Mas olha, poucas concepções de casas são tão voltadas ao conforto como a casa americana clássica. E aqui no Brasil, muitos usam o nossos métodos construtivos e replicam o estilo da casa clássica americana. Teu canal é ótimo. Boa sorte!
Gostei muito de suas explicações porque em nenhum momento vc menospreza o seu país; a cultura das casas; o modo pelo qual elas sao feitas. Parabéns pelo vídeo.
Você está certo, ese é o futuro da construção no Brasil, sou arquiteta, estou estudando sistemas de construção a seco, prática só vejo vantagens, já estou iniciando o meu primeiro projeto e espero nunca mais voltar a alvenaria. Tem bastante fabricante aqui, e os preços se feito com cuidado está ficando 1-1 com a alvenaria.
Estou no Brasil pra fazer uma série de encontros. Participe! 👇
bit.ly/MorarInvestirEUA
Estou arrumando para ir pro Estados Unidos da América
@RicardoMolinaUSA A dificuldade maior é achar mão de obra p construir assim no Brasil
Encontro dos ladrões entres estado unidos e os ladrões do brasil q liberavam madeira a granel no governo a mando de bosonaro
Uma casa bem feita não de pende de país nem de engenheiro mas sim de um bom pedreiro
Boa tarde Meu querido, meu nome é Armando Marime falo apartir de Moçambique gostei do seu vídeo
Esse é o tipo de vídeo para qual a Internet foi feita. Excelente, instrutivo, inteligente. Muita competência. Parabéns!
Também achei bem completo! Muito bom!
Perfeito o seu comentário.
@@lindaborges8085perfeita.
concordo muito
Putz....sempre quis entender como as casas americanas são feitas. O meu sonho ter uma dessas
O medo do brasileiro em relação às casas não é sobre resistência sobre frio , vento e calor é em relação ao próprio ser humano que invade sua casa pra roubar , então aqui faz tudo de concreto com muro de 6 metros com cerca ouriço, alarme , câmeras e meia dúzia de pit bul 😢😢..
No bairro onde moro,nas bordas do bairro,onde ainda está em expansão,as casas tem seus muros de bloco FURADOS quando o morador viaja ou vai trabalhar pela manhã e só volta a noite. Alguns colocaram cerca de concertina em cima dos muros e cerca elétrica,mas os meliantes furam o muro quando não tem ninguém em casa e entram.
😂😂😂😂😂😂😂
@@Diego-kp2xskkkkkkkkkkkk
Kkkk hoje em dia eh assim. Mas antigamente não. Era cultural
@@Diego-kp2xs. Tem que encher os blocos de concreto .
O cara é um verdadeiro comunicador e bota 99% dos TH-camr no chinelo. Vc nem procura o vídeo ele aparece e vc assiste até o fim
Exatamente, apareceu pra mim do nada, isso que nem busco esse assunto ou relacionados, mesmo assimfiquei até o fim do video, pois o Ricardo sabe falar perfeitamente, e sem enrolação.
Digo a mesma coisa...
... apareceu aqui e assisti até o final. Gostei muito, curti e me inscrevi na hr
Vdd kkk exatamente assim
ja eu nem tanko mais esses tipos de video,BRASILEIRO QUE MORA NO EUUA fazendo comparação e essas mesma coisa do tempo da pedra,essa pegada viralata não da mais
kkkkkkkkkkkk calma tangerino, só nao entendi pq nao quitou do video, mas resolveu comentar sua indignação onde as pessoas curtem esse tipo de conteudo, tu precisa de um psicólogo, ng precisa pensar igual a vc n. @@ngcstyle9061
Cai de paraquedas nesse vídeo, o cara tem a melhor oratória que já vi. Sensacional, aprendi algo que nem tava procurando... magnífico!
Vdd, eu tbm cheguei que nem você, e permaneci até o fim kkk
Um vídeo feito por um profissional qualificado, sem ficar enaltecendo um país em detrimento do outro. Parabéns!
todos sabem que a gente ta na bosta nem gasta falar
@@peddropaullo1 é o governo do amor!!! to com saudade do ódio, era mais barato kkkkk
Embora o Brasil seja lixo mesmo
...
Falar a verdade não é detrimento, o maior país da América do Sul já trocou sua bandeira pela dos EUA uma vez, trocando só as cores pra verde e amarelo. Vergonha dms. Bandeira da proclamação da República.
Qnd que foi mais barato que eu não lembro?@@ferlord1790
O cara esbanja conhecimento! Eu nem tenho tanto interesse em arquitetura/engenharia e assisti o vídeo até o último segundo kkk
Verdade 😅 eu também 🤭
Eu gosto muito das explicações do Ricardo só assim agente fica por dentro dos detalhes ❤
Eu também!! 😅
Fiquei impressionado com a "aula" que o Ricardo deu em poucos minutos. Sem enrolação. Direto ao assunto!!!
Parabéns, não enrola, não tem aquelas pausas horríveis, explicação clara, direta e detalhada, continue assim.
Legal dos videos do Molina q ele entende as dificuldades e particularidades do Brasil vs EUA e faz o videos com humildade não desmerecendo ninguém
Percebi isso também...
Casas muito iguais dá uma sensação q não dão muito valor à personalidade!! Talvez seja um preço a pagar para ter casas com mais facilidades!
Impermeabilização era o que deveríamos fazer o que , porque a umidade aqui é muito grande, principalmente nas casas em cidades litorâneas, mas sempre achei estranho as construções aí serem todas de madeira por causa de ter furações e outras coisas.
Eu na verdade gostaria de uma casa segura porque tenho muito medo de vento. E nós já estamos experimentando ventos w até então n tinham no Brasil. Acho q daqui pra frente teremos de colocar vidros e materiais mais preparados para evitar estas surpresas do clima w está ficando mais difícil.
massagear o ego do brasileiro é mt importante.
O cidadão que não gostar de um vídeo do Ricardo não está em suas faculdades mentais. Que aula!
Segundo o que já ouvi de um economista, a não adoção de material pré-fabricado no Brasil provavelmente está relacionado com questões tributárias. A indústria paga proporcionalmente mais imposto que a construção civil, logo, fabricar certas estruturas em larga escala pode encarecer o projeto final. No final das contas a gente perde produtividade por conta da maneira que é feita a arrecadação.
É isso mesmo; e a mão de obra na construção civil é mais barata que na indústria; então é melhor deixar o peão fazendo do que comprar pronto.
Vi um canal no TH-cam que vende casas pré fabricadas no Sul de madeira e é bem mais barato e rapido. Vendem e montam em todo Brasil. Mas o povo das demais regiões não confiam muito até pelo clima, segurança etc diferente e o costume. Com essas inúmeras tecnologias americanas aqui realmente sairia infinitamente mais caro mesmo.
Também tem vários tipos novos de blocos ecológicos que mesmo muito mais econômicos e resistentes bancos públicos simplesmente não financiam.💁♂️
Aqui no Brasil o povo coloca fogo.
😊
Eu fiz minha casa assim, moro na Serra Gaúcha, e minha casa é a única na cidade feita em wood frame, é muito aconchegante, e dá sim pra fazer no Brasil, porém não é mais barata, gasta-se o mesmo que na alvenaria, porém é seca, mais rápida e mais térmica.
Fiz com pinus tratado em alto-clave, 30 anos de garantia
Sua casa deve ser muito legal.
Pode me passar o contato da sua construtora?
E o cupim?
@@dudinhafofinhaeluaninha9970é só no Brasil que tem cupim?
Não sei como esse vídeo veio aparecer pra mim, não consumo esse tipo de conteúdo. Mas achei extremamente interessante! Parabéns pelo conteúdo!
Aconteceu o mesmo comigo kkkkkkk
Eu digo o msm de repente o TH-cam me sugeriu o vídeo, parabéns conteúdo de qualidade bem explicado ❤
Dá pra assistir o Ricardo falando por 1h e vc nem percebe.... kkkkkkk. Didática excelente!
Exatamente. Excelente vídeo.
Faltou falar que: QUEIMA EM 1 MINUTO.
@@riadlasouza2954 existem excelentes sistemas de prevenção e combate a incêndio.
Ele é extremamente agradável, isso faz muita diferença mesmo.
Tbm achei isso. Muito bom, de verdade!
Por essas paredes a gente percebe porque nos filmes americanos, quando duas pessoas brigam, elas saem arrebentando as paredes e atravessando para outros cômodos. Nas casas tradicionais aqui do Brasil isso seria impossivel. 😄
🤡
Isso é coisa de hollywood , deixa de ser burro. Nem lá da pra fazer isso como nos filmes
@@hyosays en Mexico tambien
Sim as paredes são praticamente podres 😂
Casas americanas de condomínios são lindas, mais as casas brasileiros de condomínios são lindas e resistentes , uma casa americana dessa aí se der cupim já eraaa kkkk
o cara fala limpo, liso, fluido, preciso nas palavras, facil de ouvir , muito top
Uma coisa extremamente bacana que exite aí nos EUA também é o fato de não haver fiação e cabeamento exposto nas ruas, dando esse visual limpo, bonito na fachada das casas. No Brasil é poste e fio pendurado pra todo lado rs...
mais isso aí e tudo fio terra pow ele faz tudo isso pra não fica feio o brasileiro se fissece isso veria o quanto fica bonito a frete de uma casa
Mas isso já existe no Brasil nos condomínios, no EUA isso só existe nos bairros planejados não é em todos os lugares .
Uai sô! Se não tiver poste e fio solto “cumé” que faz “gatos”. Rsrs! Ora pois pois!!!
@@felixparente Não subestime a "criatividade" dos bandidos brasileiros.
Isso não é regra geral lá, não, meu caro. Na América do Norte (pois Canadá também), rede subterrânea só é usada nos centros das grandes cidades. Na periferia a rede elétrica é aérea. Na Europa também: à zona rica, os favores; à pobre, os rigores da vida... No Brasil, o problema é a propensão cultural pra esbórnia herdada dos portugueses (vá ver como são as cidades de Portugal...).
sou carpinteiro e marceneiro, sempre tive curiosidade de saber como eram feitas as casas nos EUA , obrigado pelas informações
Venha fazer nosso curso e aprenda o método wood frame aqui no brasil
Uma coisa é certa,no EUA não tem cupim
Cara, na moral, seu canal é muito show. Já aos 1:30 vc já havia respondido a pergunta que faz título ao vídeo. E depois prosseguiu para uma "reportagem" onde vc tem domínio do assunto, fala bem ( língua portuguesa) e é um vídeo muito descontraído, estilo "Discovery". Segundo vídeo que vejo do seu canal e realment já me inscrevi no canal. Melhor. Vídeo que vejo na semana. Sucesso pra vocês e equipe de edição
Muito interessante tudo que abordou. Parabéns!Nossos pedreiros brasileiros são os engenheiros práticos mais dinâmicos que eu conheço.
Ele é brasileiro 👍 por isso fala tão bem o português.
Eu TB acho os vídeos dele ótimos 👍👍
@@GisleneMeschiattioficialo que mais vemos na internet é gente falando muito mal, com muitos erros de português. Foi isso que o comentarista quis dizer.
Que vídeo excelente e que homem educado e respeitoso. Em nenhum momento desrespeitou os trabalhadores brasileiros, pelo contrário, valorizou o que eles fazem tendo em vista as condições do nosso país.
Incrível a capacidade de comunicação do Ricardo, é prazeroso de se ver❤️
Me parece, salvo engano , que o sr Ricardo é corretor de imóveis nos USA.
Por isso é um ótimo vendedor.
Acho que a durabilidade é primordial para o brasileiro!
Simm, a gente gasta horrores mas dura gerações kkk
Muito caro os materiais!
Os tipos e métodos de construção têm inevitavelmente que ter a ver com os materiais disponíveis, condições atmosféricas médias dos locais e tradição cultural das regiões, fundadas num ancestral conhecimento de materiais, hábitos e funcionalidades das próprias casas. Transpor técnicas comprovadas em certas culturas para outras realidades nem sempre é a melhor opção ainda que este ou aquele aspeto, adaptado, possa melhorar alguma coisa.
Na verdade a casa americana dura bastante. Tem casas centenárias feitas com estes sistema (embora, um pouco menos industrializadas).
A questão é manutenção: vc tem que estar atento aos possíveis problemas, principalmente relacionados à água. Se umidade entrar no meio destas paredes forma mofo e apodrece a madeira e o drywall.
Mas a verdade é que alvenaria de tijolo e cimento também precisa de certos cuidados, a umidade também causa mofo e deterioração em paredes do sistema brasileiro. Concreto também precisa de manutenção. É que o brasileiro não tem este hábito cultural de fazer manutenção, a gente constrói e acha que não precisa fazer mais nada nunca mais - e isto é um erro!
Já teve viadutos robustos de concreto que desabaram no Brasil por falta de manutenção; o poder público também cai nesta cultura de que não precisa mais cuidados.
O sistema americano é durável: acredite, eles não são a nação mais poderosa e rica do mundo morando em casas "porcaria"... a indústria desenvolveu muitas soluções duráveis e de qualidade.
E o conforto térmico lá é muito melhor: com aqueles isolamentos nas paredes e o aquecimento do ar condicionado, vc anda de camiseta regata dentro de casa enquanto tá nevado lá fora... e resfria a casa até ficar agradável no verão. O único ponto diferente é que não dá para abrir janela nenhuma, principalmente no inverno, pq isto causa desperdício e ineficiência energética no aquecimento. Então vc vive como se estivesse dentro de uma estufa ou cabine isolada. Não tem este negócio bem tropical de "abrir janela para ventilar".
Era, a partir de 2010 o minimalismo tomou conta da construção brasileira. E pelo o que vejo, a qualidade dos materiais, e dos métodos utilizados, esses caixotes cinzas com telhado embutido, feitos nos ultimos 15 anos, não vão durar.
Somos proprietários de uma casa de veraneio aqui no Brasil, nesse estilo americano, porém com estrutura em steel frame. Muito bem construída, rápida e econômica. Adoramos essa tecnologia.
O vídeo é excelente, mas oq mais me impressionou, é que o cara curtiu todos os comentários 😮
Incrível a capacidade de comunicação do Ricardo, é prazeroso de se ver
É o mínimo
As casas no Brasil são todas ao contrário, no verão são quentes e no inverno são geladas dentro 😅
kkkkkkkkkkkkkkkkk vdd
Colonização portuguesa😂
@@produtossale5392 tudo burro hahaha
Siiim!
E poem geladas nas nossas humildes casas, tem que ficar de moletom😂😂😂
No sul do Brasil de 1903 até os anos 60 existia uma serraria americana chamada lumber; considerada uma das maiores do mundo. Eles faziam kits de casas americanas e exportavam para os Estados Unidos; talvez ache no yt vídeo desta serraria; Tem casas antigas americanas desta época que as madeiras são do Brasil; usavam imbuia madeira nobre que era difícil de pegar cupins e abundante no sul do Brasil e hoje está quase extinta e é proibido o corte por causa disto. E usavam também o pinheiro do sul que é mais suscetível à cupins no Brasil (semelhante ao pinus americano). E hoje em dia a única madeira legalizada é o pinus americano de reflorestamento aonde no Brasil é suscetível à cupins pois a maioria das casas do Brasil são na região litorânea aonde é quente e úmida com predominância de cupins que atacam pinus e até o gesso e drywall pois vai celulose no gesso e os meios anti cupins e anti umidade são trabalhosos e necessitam muita manutenção e mão de obra periodicamente; aumentando o custo de uma obra em madeira ou gesso por isto preferem alvenaria tradicional.Conheci um senhor que faleceu em 91 e era responsável pelo corte das madeiras na lumber e que preparava os kits das casas para irem para os EUA e" já dizia naquela época de 100 anos atrás que as casas americanas são pré fabricadas pois o custo de mão de obra é altíssimo lá" este senhor foi convidado à trabalhar nos USA quando a serraria fechou no Brasil numa filial na Califórnia mas não quis ir.
Cupim eh nosso maior problema em casas de madeira.
Nossa, que interessante. Obrigado pelo seu comentário.
Excelente comentário, riqueza de detalhes. Parabéns 👏
Tem também o barbeiro que ama este tipo de casa
Parabéns pela aula 😍👏🏻👏🏻👏🏻
Que oratória, amigo! Eu sequer tinha interesse nesse conteúdo e assisti até o final sem pular nem acelerar. Ótimo vídeo!
No Brasil é difícil ter uma casa 100% terminada. Sempre tem alguma coisa para fazer.
nos Estado Unidos também, vivo aqui a 25 anos!!!
Uma casa dessa na Florida SEM energia para o ar condicionado fica totalmente inviável na maior parte do ano - e nem falamos da umidade! Enfim, uma demanda constante e necessária de energia para esse conforto quase essencial hoje em dia!
Excelente vídeo!
Quando eu fui à Florida, observei isso. Ao que parece, as pessoas não desligam o ar condicionado nunca. Inclusive, no hotel que eu fiquei, o pessoal da recepção recomendou que quando a gente saísse, deixasse o ar condicionado ligado. Por curiosidade, perguntei o motivo. Segundo o rapaz da recepção, manter o ar condicionado ligado deixa o ambiente mais seco e menos sujeito a umidade e fungos. Como eu sou calorento, achei ótimo. Mas acredito que quem tenha problemas respiratórios com ambientes muito secos (ou não goste de ar condicionado gelado), não goste muito. O negócio é tão doido, que ele disse que mesmo que eu quisesse abrir as janelas, eu poderia deixar o ar condicionado ligado, sem problemas. Cheguei à conclusão que a energia elétrica lá deve ser bem baratinha. 😄
Como arquiteta eu adorei conhecer as diferenças entre a construção e os projetos de edificações ( casas) no Brasil e EUA! Obrigado por trazer informações técnicas e relevantes!!!😊
A construção no Brasil, está muito aquém dos Estados Unidos, e da Europa..vocês estão muito atrasados, na questão de construção, e de materiais que facilitam muito a construção..neste vídeo não é novidade para ninguém da Europa..as casas são isoladas tanto para o frio quanto o calor..no Brasil são feitas com poucos recursos..então, não dá para comprar o material nessecario para uma boa construção..
Não quero ser rudi e mais uma curiosidade, na graduação para arquiteto não existe matérias que o enfatizam os diferentes tipos de edificação pelo mundo? Achei que esse tipo de conteúdo seria mais voltado e surpreendente para pessoas assim como eu leigas e não para uma "arquiteta"
@@josefernandes913?? Casas talvez, edifícios nunca.
@@josefernandes913. É justamente o contrário, no Brasil mesmo as pessoas pobres moram em casas bem construídas, nos EUA os Classe Média Baixa E os Pobres moram em Favelas de Treilers ou Tendas.
E essas casas de madeira são um paliteiro à espera do próximo incêndio. Nos EUA Companhias de Seguro enchem as burras com seguro contra incêndio
@@dorivaljr4746 edificios no exterior é viga/pilar de aço laminado e fechamento com esses sistemas... alvenaria é pouco usado... mto peso e qualidade ruim, nesses estados eles fazem o terreo por causa de furacao mas pelo problema que ele traz... que seria a água... alguns locais ficam alagados... e nesse quesito a alvenaria ganha... por conseguir suportar mais em caso de alagamento
Nossa que lugar lindo, imaginei no natal as casas enfeitadas, Deus abençoe as famílias que vão morar neste lugar 🙌🏻
Alguns anos atrás minha mãe assistia irmãos a obra e eu via os cara quebrando a parede na maior facilidade , aí eu ficava horrorizado pensando como fariam isso no brasil 😂 ,foi meu primeiro contato com a realidade das casas americanas. Atualmente , assisto seu canal e gosto muito dos conteúdos que você posta , sempre com muita clareza nas explicações. Valeu por tirar essa minha dúvida 😄
Eu assisto irmãos a obra e minhas filhas passaram a assistir também esses TH-cam de obras
meu tio é pedreiro. ele foi reformar a casa da minha tia que ele mesmo construiu e quase não conseguia quebrar as paredes. O cara entendeu a história dos 3 porquinhos
Vídeo excelente. Há mais de 20 anos em Curitiba o pessoal chegou todo empolgado com a nova técnica de construção Steel frame ,mas parece que não teve a adesão esperada.
Aqui em Santa Catarina já existem muitas construções de casas e inclusive prédios usando esse sistema misto.
Temos casas de madeiras aqui completando um século em perfeito estado de conservação.
A casa de madeira onde nasci tem 75 anos...😏👍
Elas são climatizadas tb aí? Tem água quente? Só curiosidade mesmo
Sim.
Possui toda estrutura hidráulica e elétrica que uma de alvenaria normal.
@@yasmim1504 sim são climatizadas existe todo tipo de aquecimento, o mais usado é o ar condicionado quente e frio.
Logicamente obedecendo o poder aquisitivo de cada pessoa.
Tem o steelframe tbm
O TH-cam me recomendou esse vídeo do nada, mas como esse assunto me deixou curiosa, cá estou, como uma boa e velha fã de Irmãos á Obra e todo tipo de programa de reforma de casas kkkkk O senhor é muito bem articulado, explica bem, prende a atenção fácil e nunca fica entediante. Shoooow 😊
Débora, você me definiu. Abri o TH-cam para ver algo enquanto eu lanchava e vi esse vídeo nas recomendações. Pela curiosidade, cliquei e pela qualidade do vídeo, oratória e conteúdo eu fiquei. Muito bom!
Muito gratificante ver um profissional de tamanha grandeza e confiança explicando, de forma direta e simples, algo tão complexo. Meus parabéns
Pelo pouco de experiencia que tenho construindo para mim, este modelo de construção não é economicamente viável aqui no Brasil. Aqui se consegue tijolo, areia, pedra, cimento e ferro em praticamente todo territorio nacional a um custo relativamente baixo, sem levar em consideração ainda o valor da mão de obra, que é uma das mais baixas categorias no mercado de trabalho. Ao contrario de lá, aqui madeira é muito cara, mesmo madeira para fazer caixarias e tapumes nao sao baratas. E nao é apenas pela questao tributaria, ao retirar o valor dos impostos, voce perceberá que ainda nao é atrativo frente aos materiais que utilizamos aqui. E tambem nao sao construcoes viaveis para as grandes cidades, onde o espaco de terreno é pouco, e as casas sao praticamente parede com parede. Ainda acho mais interessante de se investir em ideias que já vem sendo aplicadas no Brasil mas ainda enfrentam grande resistencia no mercado como o tijolo ecologico, o bloco de concreto celular, colunas e vigas pre-fabricadas, argamassa polimerica, entre outros materiais e tecnologias.
Verdade. Apesar de termos quantidades enormes de florestas, madeira de qualidade é muito cara aqui no Brasil. Eu gosto muito de madeira, e a porta da minha casa eu mesmo mandei fazer, assim como as cadeiras da minha sala de jantar. Todas de angelim. A porta e as cadeiras são tão resistentes, que você pode colocar uma pessoa de mais de 100kg saltando sobre uma cadeira, que a cadeira permanecerá intacta. E elas foram mais caras do que se eu tivesse feito de outros materiais, como metal ou outro material sintético.
Verdade, acho o steel frame mais promissor do que o sistema em madeira
Isso foi citado no vídeo kk.
A casa de alvenaria e bem mais segura,aí na América quando dar um vento forte,parece casa de papel vai tudo pro ar.
Acho q a maior preocupação com casa de madeira,como já vi no Irmãos a Obra, é a dificuldade de descobrir ninhada de ratos na casa e o perigo de cupins!!🤔
Nunca vi ninguém explicando tão bem o assunto, parabéns o
As maneiras de se construir casas no Brasil e nos EUA seguem o que há de melhor em cada país. Aqui é custo e disponibilidade de materiais como o xará falou no vídeo. Não tem melhor ou pior, são as melhores formas que cada país propicia.
Aqui em casa o 3o andar é de steel frame, mas não recomendo! Nada se compara com alvenaria. Alvenaria, I love you!!
Estava pensando em construir assim Tb. Pode dar mais detalhes da sua insatisfação? Obrigada!
@@ac_vocenolucro Gesso é frágil. (Já bateu com a ponta da vassoura num teto de gesso?)Veja ele mostrando o que eles fazem nas quinas. No Brasil não é assim pq sairia muito caro. Eles sequer preenchem as paredes, ou colocam material muito barato. Ficaria inviável usar todos esses "acessórios" num país com impostos tão altos.
E parede oca é casa de inseto.
Fora o transtorno se precisar acrescentar um cano ou um conduíte. Na alvenaria é só dar uma quebradinha e depois massar a área.
E alvenaria é barata, se vc considerar que tem excelente durabilidade.
@@raqtsu7387 grata pelo retorno.
@@raqtsu7387 Corretíssimo, no bairro Laje de Pedra em Canela RS, um bairro de casas finas, houve um que importou todo o material e construiu, só para se exibir, uma casa neste estilo. Alguns anos depois, ou a lareira deixou saltar uma brasa em chamas ou ocorreu um pequeno curto circuito e queimou toda a casa (ou o dono tocou fogo), mas toda mesmo, só sobrou a fundação. Nos USA tem corpo de bombeiros para cada região, aqui em Canela tem um corpo de bombeiros que atende toda a cidade de Canela, levam em média uns dez minutos para chegar na casa, quando uma casa de madeira com as dimensões das peças de madeira e com esses fios no meio das tesouras a quantidade de incêndios com perda total deve ser bem maior que no Brasil, é só olhar o preço do seguro, uma casa de alvenaria é para sempre, só houve um caso de incêndio, um membro da casal teve uma briga e tocou fogo no carro dentro da garagem, só o carro queimou, a garagem precisou de uma nova pintura e portão.
Casa no Brasil é para vida toda, as casas norte-americanas são descartáveis e duram trinta ou no máximo quarenta anos.
Há outro problema, não dá para fazer puxadinho.
@@EngenheiroMaestri Nos EUA é comum acontecer incêndios onde uma casa pega fogo e espalha pra outras casas do bairro inteiro por causa da alta inflamabilidade das construções. Quem acompanha americanos há anos sabe que essas casas são uma porcaria e ainda são absurdamente caras, até colocar prego em uma parece é perigoso para leigos, não é só martelar e pronto, tem que achar viga de madeira, saber detectar encanamento, fiação, etc.. enquanto aqui um prego pequeno que mal passa do reboco pode ser colocado em qualquer lugar por qualquer pessoa.
Inclusive é um meme famoso na Gringa chamam de "Mc Mansion". São casas grandes de baixa qualidade de construção tentando imitar mansões de verdade construídas muitas vezes de Pedra e Tijolo à vista.
Esses youtubers grandes defendem essas casas e querem aqui no Brasil porque GANHAM DINHEIRO VENDENDO ESSAS PORCARIAS, o Roberto Justus mesmo ta animadinho empurrando essa porcaria aqui, porque ele ficou rico com CONSTRUÇÃO DESSE TIPO, então ele quer o mesmo no Brasil, pra ganhar mais dinheiro ainda.
Percebi também que nas ruas não existe fiação elétrica aparente. O aspecto visual é bastante harmônico. E esses jardins são um charme!
Bem observado. Fora que se tiver um poste onde será a futura garagem tem que gastar para retirar.
Mas isso aí e um condomínio planejado, no Brasil em condomínio fechado planejado são assim também, em grandes centros por lá tbm tem viação aérea
@@leomagnobento5635 kkkkkkk Vários lugares que não é condomínio não tem fio aparente 😂😂😂😂!
A zona Sul do Rio não tem fiação aparente nas ruas. Só querer e fazer!
@@DrMagnusFernandesjá foi roubado kkkk
Amigo, vídeo sensacional! Sou engenheiro, especialista em construções brasileiras e norte americanas! Você explicou muito bem, parabéns! Um grande abraço!
Ricardo quantas informações riquíssimas, você realmente da aula de história, e ao mesmo tempo nos o forma de uma maneira muito eficiente, parabéns, um dia em nome de Jesus quero comprar uma casa com você, e trabalhar também 🙏
Com Fé em Deus Você conseguirá
@@ubirajuniorvieirabrandao7162 amém 🙏
Não só por questões de clima, as casas são de madeiras também por causa de terremotos e furacões, em situação de resgate a madeira é um material mais leve do que concreto, quando alguém é soterrado.
Mas nos furacoes sao as primeiras que sai voando e durante as queimadas, sao consumidas pelofogo rapidamente
pensei nisso tbm@@tacielsoncardoso7726
Ele falou isso no começo do vídeo, e no final.
@@tacielsoncardoso7726 sim de fato, entretanto devido as estacao muito mais definidas do que aqui no BR, as casas la são obrigatorias o isolamento termico...
O soterramento pode se dar a depender de inúmeros fatores terreno encharcado, encostas, fundação mal feita, ferragem mal calculada concretagem sem traço adequado , brita abaixo do padrão para tipo de concretagem enchimento de colunas e bigas com pouco espaço para cobertura das ferragens, porém se a construção tiver base e a estrutura solida e nenhum erro destes ocorrerem está pronta para admitir quaisquer tipo de intempéries sem risco de demolição estrutural .
Parabéns pelo vídeo muito instrutivo. Em 40 anos de Eng elétrica acompanhei bem a evolução da indústria de construção aqui em SC. Infelizmente nosso sistema tributário sobrecarrega produtos com cadeia produtiva longa como os pré fabricados, materiais e equipamentos. Hoje o dry wall em steel frame já é bastante utilizados nos prédios em Balneário Camboriú e hoje em dia todas as esquadrias e aberturas já são padronizadas e industrializadas. Quanto a velocidade da construção por falta de recursos normalmente as pessoas só tem uma planta baixa sem detalhamento muito diferente das grandes construtoras. Quando construí minha casa a 12 anos mandei fazer todos os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidro sanitário com especificação dos materiais, com isto em mão e executando o projeto mesmo sendo em alvenaria a casa foi construída em 105 dias.
Pra aprender e saber coisas sobre os Estados Unidos é com ele,ele fala de uma forma simples e clara de fácil compreensão
Parabéns
_Essa característica do brasileiro de fazer um design único de casa é incrível aqui na minha cidade tem cada casas lindas e exóticas_
Além da sofisticação das técnicas e dos materiais é impressionante o tamanho dessas casas em relação ao tamanho das famílias que habitam nelas.
O maior problema aqui da madeira mole, é a invasão dos cupins. O clima aqui não é tão frio como nos estados Unidos em que o cupim não resiste ao frio
Exatamente isso, esse tipo de contrução não seria viável no Brasil, as pragas do clima tropical destruiria essas em menos de um ano, você teria que está fazendo a descupinizacao periodicamente o que não seria viável economicamente, para fazer esse tipo de contrução no Brasil teria que ser usadas madeiras mais duras como por exemplo a Massaranduba e são madeiras bem mais caras devido a sua durabilidade
Mas é na Florida que o clima é quente, será que não tem?
Msm a casa sendo totalmente isolada e revestida ?
@@joaohenriquemartins8870as construções novas são tudo de tijolo e concreto em quase todas as regiões litorais. mais por causo dos furações do que pragas, aqui da cupim nas casas msm assim por causa que os quadros das paredes e do telhado na parte de dentro continua sendo de madeira, só que tratou acabou. único lugares que usam muito madeira nas construções aqui são no centro que nem Orlando e no norte do estado
Essas madeiras são tratadas contra quaisquer pragas, e como ele disse , o ar condicionado tira a umidade do ar, que é o que propicia as pragas a se propagarem.
Parabéns muito bem explicado. Morei na Flórida por mais de vinte e dois anos, tive de fazer vários reparos por conta própria, gosto muito e tenho habilidade para algumas reformas, assim como a maioria dos americanos, e muito por necessidade, como o piso de cerâmica que precisei trocar na primeira casa velha que comprei pois o orçamento mais em conta para um piso de 30mts2 foi de 3.800 dolares, aluguei as maquinas fiz o curso de 1 dia no Home Depot e gastei um total de 600 dólares, ficou perfeito. E assim foi por muito tempo virei um Handman e digo que as mulheres Handwoman, pois faziam coisas incríveis nas reformas assim como minha vizinha. Várias vezes testemunhei mulheres fazendo compras de material no Home Depot para fazer reparos no fim de semana. Tenho visto muito isto aqui no Brasil atualmente o que é mto bom, depender menos de pedreiro para reparar qualquer buraquinho na parede, enfim em tempos de crise o ser humano se aperfeiçoa e se supera. Obrigado e parabéns mais uma vez.
Um ponto a adicionar: apesar de telhas durarem mais que o shingle, um problema que pode acontecer é que a rede celular não funciona bem. Como shingle é mais comum as operadoras de celular fazem o planejamento de rádio frequência desconsiderando a perda de sinal por conta dos telhados de telhas aqui nos USA.
Vídeo excelente e direto ao ponto sem ser genérico. Ricardo conhece muito sobre construção. Tanto dos EUA e Brasil. Uma aula sobre construção e cultura de ambos os países. Parabéns, Ricardo.👏👏
Por favor. Faça um vídeo explicando como são fixados objetos pesados nas paredes de madeira , como armários , TVs etc…
No Brasil é outro patamar, tudo muito bem feito. Isso ai é descartável.
Acho lindo padrão americano, mas as casas planejadas por arquitetos aqui do Brasil são maravilhosas.. uma criatividade de louco ❤️😍
Pois é, isso encarece pra todos porque cada um quer ser mais original do que o outro. Porém, vê-se isso muito pouco, pois os imóveis parecem-se muito uns com os outros.
E realmente, como disse o Ricardo, as casas americanas são muito bonitas, mas fica a impressão de que são todas iguais, sem criatividade. Elas não se distinguem muito, a não ser por detalhes como número de janelas, posição da porta, se tem varanda no segundo piso ou não, etc...
lindas? parece Minecraft tudo quadrado
@@Luiz_Wan é isso que faz ficar tudo bonito e harmonioso, é uma padrão de construção
@@renrose2386as quadradas não foram planejadas por arquiteto. Vai em um condomínio fechado que você vai entender
no Sul brasileiro as casas eram construídas em madeira por conta da presença de extensas florestas de Araucária. Hoje vem crescendo o plantio de pinus, governador de sp esses tempos mostrou uma indústria de casas pre moldadas de madeira para atentar os desabrigados do litoral.
Pinus é uma merda, mas rentável ficar no tijolo msm.
Parabéns pelo vocabulário
@GenX78 Esse é o ponto, a matéria prima boa nunca é utilizada aqui, ficamos sempre com as sobras das exportações, material de segunda mão não tem valor em umq construção.
@@viniciusfernandes3462 bom
Pinus, araucária, e outras madeiras parecidas com pinheiros acho péssimas opções. Isso porque são consideradas madeiras "macias". Isso é um prato cheio para um dos maiores temores de moradores de casas de madeiral: cupins.
Aqui no Brasil além dos preços muitos materiais não são encontrados com facilidade, principalmente para quem assim como eu mora no interior.
Verdade
Top o video.
Quando eu trabalhava na Nova Zelandia com pintura, nós pintavamos casas novas recem construidas, e era esse estilo também. Incrível como era rapido a montagem. Lembro que algumas vezes trabalhavamos proximos da praia, e no caminho tinham varias arvores de reflorestamento. Lindo e interessante. Nunca tinha visto.
É bom indicar que por conta dessas construções é um dos principais motivos de incêndios serem comuns em residências no USA
Uma casa de milhões pega fogo e tu diz que é comum
@@ParadiseBrasil
Todo ano, tem uma média de 358,300 incêndios nos EUA. Aqui no Brasil, em 2021 foram contabilizados 2.301 incêndios estruturais no país, a maior parte das ocorrências foi registrada em estabelecimentos comerciais
Sou pedreiro domino a alvenaria e concreto mas sou 100% a favor de construcao seca pois não requer sofrimento na construcao artesanal e qualquer pessoa com basico entendimento em carpintaria faria tranquilo essas construcoes. Mas pelo proprio governo do brasil nao aprova essa construcao pois acabaria com a mafia cimenteira do pais.
Kkk tá vegetando
Falou pouco, mais falou bobagem
Mafia da cimentaria KAKAKAKAKAKKAAKKAKAKAKA
Muito bom video mas essas casas amricanas parecem ser muito inflamaveis se pegar gogo já era ...
@dudulima291 Aquela que utiliza pouca alvenaria (agua e cimento).
Já tive vontade de construir uma casa no modelo americano porém os custos são exorbitantes aqui no Brasil aqui compensa mesmo é em alvenaria e muita criatividade ..
O que talvez compensa é de contêiner
@@OLIVEIRAS2000 Contêiner não compensa. Somente se vc colocar a mão na massa e vc mesmo fizer a adaptação, ao contrário não compensa.
Construir em woodframe no Brasil, sai o mesmo custo de alvenaria. já existe construtoras especializadas no Brasil e a CEF já financia esse tipo de construção
Excelente vídeo, entrei pra digitar música relaxante para dormir e estou no seu vídeo e não quero sair. Me inscrevi e já quero assistir mais ❤
Vídeo completo, objetivo e super didático. Uma raridade no youtube ultimamente. Matou uma curiosidade minha!
O nível do décor e da arquitetura brasileira realmente é muito melhor. Mais criativo e sofisticado.
Sem contar que construção em alvenaria é mais resistente e também aguenta muito mais as intempéries
Pelo que eu vejo nos Irmãos a obra 😂😂😂😂 as paredes internas têm mofo, ratos, infiltrações e canos furados. De 15 em 15 anos tem que reformar, no Brasil não é assim
Me deu agonia de ver ele no meio dessas mantas aí, com madeiras, sei lá 😅
O tipo de construção americana é tão ""bom"" que qualquer vento leva😂
casas descartavel tá é louco se pega fogo nessa coisa
Excelente vídeo.
Fico aqui pensando, como o Brasil é um país tropical, não estaríamos mais sucetíveis ao clima e a pragas?
O pouco de madeira que tinha em casa, perdi para cupins, formigas e sei lá mais o que, talvez os tratamentos das madeiras não sejam adequados, mas vejo isso como um problema.
Em termos de clima, os EUA sofrem muito mais: neve, tornados, furacões, calor escaldante no verão... aqui nós só temos umas pancadas de chuva ou período seco. Sobre pragas não sei dizer muito bem, mas lá tem bastante florestas também, e nos desertos tem bastante bichos também, então não deve ser tão diferente, principalmente fora da Amazônia. Talvez na Amazônia sim, tenha muito mais pragas do que em qualquer outro lugar.
@boa análise
nao@
Não e uma madeira qualquer mano , e algo que e genéticamente modificado para resistir a pragas ainda como ele falou e tudo com impermeabilização e tinta , madeira não recebe oxigênio e não fica a mostra
@@ayam-1275 Tem esse detalhe, aqui temos menos tecnologias, cresci vendo meu pai construir e restaurar móveis, fora as madeiras de lei sempre foi complicado lidar com madeiras, mas como não “segui” esse ramo tem mas coisas que não conheço, muito boa sua colocação.
Boa noite, Homem. Mais um vídeo muito bom. Sempre fico impressionado com a facilidade de comunicação que você possui. A sua contribuição para entendermos um pouco desse complexo "viver americano", é impagável, Homem., é impressionante como você se mantém atual, em um mercado tão movimentado como esse. Parabéns.
Como sempre o Ricardo Molina dando uma verdadeira aula de informação, simples, direta e eficiente 👋👋👋. Eu acho lindo os interiores das casas americanas, adoro os programas de construção 😁😁😁. Se não me falha a memória em Santa Catarina tem uma empresa que constrói assim, porém é com perfilado galvanizado 🤔🤔🤔 e vc já comprou a casa pronta, aí eles só vem montar 😁😁😁
Eu vivo e trabalho com internet, nunca vi um vídeo tão bom e explicativo quando esse, parabéns, sucesso para você.
Excelente vídeo. No Brasil, país tropical, ar condicionado é luxo. Isso é absurdo.
Ar-condicionado em média 1500 reais. Se economizar dá pra comprar. Paga parcelado aí que vai.
n eh nem isso, eh o gasto que isso da mensalmente@@moreira3496
@@moreira3496 to um pouco atrasado no assunto mas tem q por na balança a conta de luz, vc investir em um ar condicionado realmente é acessível quando falamos do valor do produto em si, o problema vem no valor da conta de luz apos deixar um ar ligado por 8/12h por dia, ainda mais no verão que a taxa da conta de luz vem mais alta ainda devido ao consumo excessivo de energia da população, eu tenho ar mas quase nunca uso, so quando está insuportavel mesmo e olha q sou do rj, as vezes prefiro passar calor do que apertar o bolso com a utilização do ar, fora q em muitas cidades, as construções antigas, aqui em casa mesmo tem esse problema é a ligação ser toda 110v o q não comporta a maioria dos ar, fazendo necessário a instalação de um transformador, q alem de ser caro por si só, faz o consumo de energia elétrica ser maior ainda, então mt coisa entra na balança infelizmente, o q torna sim um artigo de "luxo"
Além de explicar de forma clara e objetiva eu amo a voz do Sr° Ricardo, parece que o vídeo tem 2 minutos de tão leve que fica.
Aqui no Brasil tá se iniciando uma construção através de isopor, onde as placas de isolor substituem o tijolo de barro tradicional. Trazendo leveza e um isolamento acústico e térmico.
Mas não é resistente
@@weslleyavelino867 no vídeo que vi ela fala da resistência, até estava montando uma casa de 2 andares de alto padrão, mas eu que não sou técnico nestas coisas olhando tenho um pé atrás
@@weslleyavelino867 A Casa é resistente com as paredes de isopor já que o miolo ou a borda é preenchido por concreto e aço em volume maior do que a de alvenaria. A questão é que sai bem mais caro fazer uma casa assim.
O Pau Brasil foi a madeira mais explorada do Brasil por anos! Madeira essa que chega a 30 metros! Portanto, acredito que não foi a falta de madeira e sim outro motivo que é o clima, com verão intenso no Brasil! E quem quiser construir uma casa aqui no Brasil nesse sistema, já existe aqui inúmeras empresas, o grande problema é o custo!
Pau BRasil era muito raro de encontrar, mesmo nos primórdios.
Assiste novamente à parte que ele fala de reflorestamento. Não se trata apenas de ter madeira pra começar. O pau-Brasil e outras madeiras nobres levam muito tempo pra crescer. Essa madeira usada nas casas aqui nos EUA são espécies que crescem muito rápido. São madeiras mais leves e mais “macias”. Aqui são chamadas de “soft wood” e as demais, “hard wood”. Apenas milionários usam hardwood nas construções, e geralmente ficam expostas e apenas envernizadas para mostrar a beleza da madeira.
Não era a coroa portuguesa a explorar o pau Brasil e sim quem estava acima da coroa.Nao vou falar quem e senão
O TH-cam me bloqueia.a coroa tentava combater o trafico de pau
Brasil mas não conseguia
Eu me amarro na cultura dos EUA. Assisto vídeos como este e fico encantado. Excelente vídeo e informativo!
Como é bom ouvir pessoas que NÃO são prolixas, cada palavra tem importância e conteúdo relevante. Os brasileiros precisam aprender a falar assim . Parabéns Ricardo !
A resposta é simples: construímos casas de tijolos no Brasil porque na infância aprendemos a história dos Três Porquinhos, que comprova que elas são muito mais resistentes!
Nossas casas não pegam fogo - as deles parecem serem feitas de gasolina
@@alphasigmasezon8597o principal problema é o preconceito com a estrutura de madeira, fiz meu TCC sobre isso e o que mais falavam: é por isso nos outros países um ventinho e já voava tudo
@@nicolasromeira596 Eu sou engenheiro civil e hobista como marceneiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, eletricista, mecânico de veículos e máquinas, já projetei e construí várias estruturas de madeira, para uso temporário a madeira é uma boa solução.
Para morar, uso contínuo :concreto armado, tijolos cerâmicos.
Bem lembrado. Na história, as casinhas de palha e de madeira, o lobo as soprou para longe! 😄
Gênia, Mas o Ricardo Salles relator da CPI MST deve mandar mais madeira ilegais pra USA assim mesmo rsrs
Não existe nada melhor que o método mesopotâmio: tijolo refratário, com a utilização moderna de concreto na fundação e com a laje de concreto. A casa tem durabilidade, estabilidade e se as aberturas forem boas dá estanqueidade e isolamento acústico.
Isto mesmo
Estas casas americanas precisam de muita proteção contra cupins
@@sebastiaoquintiliano2127mas acho que o frio de lá impede de ter muito cupim
@@sebastiaoquintiliano2127 Lá o problema é o asbestos, um mofo cancerígeno que se espalha dentro da estrutura das paredes. Talvez os blocos de concreto os protejam dessa praga. Não duvido que logo eles copiem o método latino.
Até porque, no momento, tá mais fácil os EUA virarem um Brasil, do que o Brasil virar um EUA.
@@sebastiaoquintiliano2127 A madeira utilizada é tratada contra cupins. Aonde tem terremoto não se deve contruir em concreto e tijolo pq não tem resistencia como a madeira.
Casas americanas são bonitas demais. Aquelas casas de San Francisco é um charme a parte.
O quê gosto dos teus vídeos é q vc não desmerece o Brasil. Pq tem uns q esqcem de onde vem .Fica enaltecendo o país q está. Parabéns
Molina, é sempre um prazer ouvir sua voz. Voz de irmão, de um amigo, do vizinho Querido, de Um Companheiro. Aprendi por mais um dia. por vc a gente, "conhece tão bem os EUA, como se a gente morasse aí". Valeu meu camarada.
Aqui no Rio Grande do Sul, é muito comum casas de madeira, e casas de alvenaria com segundo andar de madeira por causa do frio.
Mas faz sentido pq nosso país governo so rouba e nunca padronizou essas coisas para calor e frio.
Mas do americano ser por causa do frio eu acho balela. No reino unido é tijolo e pedra e ninguem passa frio com os aquecedores lá. Fora que americano precisa fazer seguro da casa qualquer faísca, a casa pega fofo muito rapido e vc perde tudo em segundos. Fora a falta de privacidade com janelas da sala batendo quase no tornozelo e qualquer doido(que tem muito americano doido com problema mental) olha pra dentro da casa. Pode nao assaltar, mas tem problemas mentais. Ja vi muito isso com brasileiros acontecer. Uma bosta nesse aspecto a casa americana
:-: PARABÉNS, Ricardo Molina !!
Mostrou domínio do assunto; Explanou tudo com uma linguagem objetiva, assertiva, detalhada, completa, isenta.
O vídeo (TH-cam) surgiu aqui pra mim "casualmente". Me senti "atraído" a assisti-lo, e o fiz até ao final.
Abordagem espetacular.
Parabéns, obrigado, e desejo muitas e muitas bênçãos, e muito sucesso a ti !!
Descobri hj esse canal e já estou viciada
Steel frame está começando dar os primeiros passos, aqui no Rio Grande Do Sul já tem construtoras construindo. E são muito linda as casas.
Parabéns pela forma com que nos comunicou tantas coisas importantes! Sou arquiteto aqui no Brasil e devo usar o seu vídeo em uma aula da universidade. Você se comunica muito bem! Ganhou um inscrito!
Ricardo, foi realmente uma aula. Parabéns pela escolha do tema e pela didática! Adicionalmente, em relação as construções brasileiras, tenho reparado na característica dos terrenos nos EUA que geralmente são planos ou com pequenos aclives, o que facilita o uso destas tecnologias apresentadas. Isto poderia ser tema de uma próxima aula.
Trabalho no mercado de construção a seco desde 2019.
O que você fez foi mostrar uma realidade muito distante de nós, neste momento estamos longe de ter o padrão de construção como ele deve ser, preço de material, boas práticas de instalação, respeito ao prazo, sincronia entre arquiteto e engenheiro, realização de projetos (todos) enfim, o mercado está muito bagunçado no momento.
E é muito prazeroso ver um vídeo como esse.
Temos um potencial gigantesco, mas requer atenção e mais dedicação.
Concordo com vc e para nós seria mais atrativo steel frame porque nossa madeira e de menor qualidade e bem mais cara eu sou construtor civil e já temos trabalhado com steel freme em algumas ocasiões e bem melhor mais rápido e limpo
Ricardo, sou entusiasta dos sistemas construtivos Americano, mas como você mesmo cita no vídeo as questões culturais ainda dificultam a adoção no Brasil. No momento estou vendo uma evolução na adoção do Steel frame por aqui. Mas como a demanda é pequena, ainda está restrito a construções "Premium". Parabéns pelo video, uma verdadeira AULA!
Tenho vontade de ir trabalhar aí,cultura diferente, construção diferente,tudo mais prático!!
Vídeo maravilhoso, você é um excelente comunicador.
Quanto às casas, só vi vantagens, às casas são lindas e a associação de moradores faz toda a diferença, coisa que brasileiro ainda não sabe o significado. Moro em Brasília, asa norte, estamos numa luta ferrenho pra melhorar a limpeza e segurança, mas é desanimador.
Minha casa aqui no Brasil em Alvenaria tem 10 anos de construção
Um vazamento causou um desastre , para acessar o caso a maior quebradeira , insano …
Ricardo, estamos mudando esse cenario aqui em São Paulo, trabalho numa empresa de construcao civil e criaram a ALEA é incrivel o metodo construtivo e usamos o metodo woodframe, depois da uma olhada. Alem do mais são mais resistente tem muito conforto termico e isolamento acustico tambem. E detalhe que a casa fica pronta em torno de 30 minutos.
Eu vi casa sendo feita em São Paulo com essa técnica.
Didática perfeita. Este vídeo é uma obra de arte. O roteiro é impecável. Acho que nunca vi um vídeo tão bem feito.
Toda vez que procuro vídeo sobre moradia nos eua, vejo vídeos do Molina, são de uma excelência absurda, com informações valiosíssimas, ele fala muito bem, tem simpatia, ele domina os assuntos, o único problema é que ele tem muiiiiiiito conteúdo e se eu não me cuidar passo hoooooras no TH-cam e minha casa fica de pernas pro ar kkkk.
Aqui no Brasil não é nem uma questão de cultura, e sim de politicagem.
Aqui no Brasil, por conta de tributação e mão de obra escassa sairia muito mais caro. Por isso ainda apelamos para a alvenaria.
Sim, as casas são padronizadas. Mas olha, poucas concepções de casas são tão voltadas ao conforto como a casa americana clássica. E aqui no Brasil, muitos usam o nossos métodos construtivos e replicam o estilo da casa clássica americana. Teu canal é ótimo. Boa sorte!
Gostei muito de suas explicações porque em nenhum momento vc menospreza o seu país; a cultura das casas; o modo pelo qual elas sao feitas. Parabéns pelo vídeo.
Brasil uma merda ..to longe desse buraco a anos nao vou nem a passeio
@@brunnaribeiro7763foda-se
@@brunnaribeiro7763 que falta que você faz aqui ...... SQN
Você está certo, ese é o futuro da construção no Brasil, sou arquiteta, estou estudando sistemas de construção a seco, prática só vejo vantagens, já estou iniciando o meu primeiro projeto e espero nunca mais voltar a alvenaria.
Tem bastante fabricante aqui, e os preços se feito com cuidado está ficando 1-1 com a alvenaria.
kkkkkk eles estão partindo pra alvenaria e tu achando que esse é o futuro!