Fui atropelado bati com tudo o joelho de uma altura 1.7 bruscamente contra o concreto. Alcançou o osso da patela. não sentia a perna. Ninguém me socorreu... fui pra casa me apoiando na bicicleta e andando com a outra perna. Meu braço esquerdo também tinha sido atingido. Não fui na ambulância nem nada. Não coloquei gelo não molhei e não fiz nada. Incho a perna com tudo e o braço também. Parecia que ia estourar ficou tudo preto a pela e eu sentia formigamento parecia que ia necrosar a pele. _Apenas deitei e dormi._ não fui pro trampo no dia seguinte. Era umas 16 horas da tarde e me deu sono. Dormi e acordei 12:00 do dia seguinte. Tomei um banho e não mexia a perna. ia de ônibus pro trampo. REpousei a perna por 1 mês. Depois disso desinchou. Na batida não crescia pelos. Achei que não ia crescer mais pele ali.. e ia ficar no osso pra sempre. Mas cresceu. Ficou fazendo um barulho estranho por um ano. Hoje só não cresce pelo ali... a perna voltou ao normal. O conselho que eu dou REPOUSO
Oi Raquel, gostei da sua explicação, pois eu já falava isso há algum tempo e ninguém concordava. Fiz um curso, e foi comentado que o uso do gelo, além de impedir a progressão da inflamação, auxiliava na presença de citocinas inflamatórias e triplicava o calor interno. Gostei também da parte sobre os nervos superficiais, pois já cometi este erro; e também o tempo de utilização. Parabéns!
Bom esclarecimento. Podia ter adicionado, julgo que ainda válido, o princípio/protocolo RICE (Rest, Ice, Compression and Elevation) para as lesões agudas.
Para a prevencao de lesoes ,rigidez muscular e todos esses males que acomete os corredores e so fazer suplementacao com Magnesio Quelato,experiencia propria,com relacao ao osso,seria interessante incluir o Magnesio Quelato e a Vitamina K2.
amei o comentário mas é mas cansaço obrigado mesmo deve ser por falta de fisioterapia foi lesão na medula há 7 anos obrigado não foi ortopetica obrigado bjos
Raquel tudo bem? Uma dúvida: o que eu imagino do gelo na lesão aguda é fazer vasoconstrição e retardar a inflamação local. Na mesma linha da não aplicação após 24h ( diretriz antiga ) para não retardar a recuperação, pq da mesma forma que o sangue leva as células inflamatórias, ela drena edema e também células inflamatórias, caso esteja vasoconstrito, a recuperação e retardada. É certo pensar assim? Sobre a crioterapia eu pergunto: não acelerar a recuperação você disse que é comprovado, agora, a crioterapia poderia retardar a inflamação das microlesões musculares que causam a dor no dia seguinte? Parabéns pelo trabalho!
Raquel, Boa tarde. Para quem sofreu uma pancada (contusão) na canela (tíbia) com hematoma e edema, já se passaram mais de 20 dias e o edema permanece...como tratar?
Tive uma a punta cão no polegar esquerdo na altura da dobra do dedo junta esta inchado e inframado que devo usa aguá quente ou gelo obrigado se poder me ajudar
Raquel, sei que o post é antigo, mas uma vez li que (nao lembro exatamente as palavras, mas vou resumir como eu entendi, ok? rsrsr) quando ocorre uma inflamação, a parede muscular se dilata para permitir a passagem do plasma sanqguineo que carregam os leucócitos e substancias responsáveis por contar o aquele processo inflamatório. Minha pergunta é, será que o calor não facilitaria a passagem desse plasma para a região afetada e ajudaria (não em relação a dor) e/ou aceleraria o tratamento, recuperação da inflamação?
Olá!! Tenho faciite plantar diagnosticada a dois anos atrás, já fiz fisioterapia, mas ainda sinto dores quando ando. O ortopedista disse que a causa seria o pé plano flexível. como posso usar gelo-calor para aliviar as dores nesse caso?
ola , tive uma fratura por esmagadura no dedo da mão ( quebrei o dedo) minha unha aparentemente vai cair e um amigo me em dicou fazer choque ter mico,utilizando água quente e gelada estou na duvida se isto iria me ajudar ou não
Olá! Em caso de inflamações agudas, quanto tempo seria recomendo a aplicação do gelo? Posterior a isso, quanto tempo de calor seria necessário? O caso seria uma inflamação no tendão calcâneo.
Eu sinto um desconforto na parte fronta da canela, ja foi pior, parei por um tempo e diminuiu bastante mais ainda sinto, coloquei gelo nos períodos mais críticos mais ainda sinto, o que você recomenda??
Muito bom o vídeo👏👏👏 Se possível você poderia abordar em vídeo ou aqui na resposta, sua opinião sobre fazer as duas compressas quente e frio (gelo e quente) depois de uns dias da lesão? por exemplo 5 minutos gelo depois 3 minutos quente. ajuda acelerar a recuperação? algum estudo sobre esse misto? abs
Dr: eu gosto de correr a pé, mais ultimamente, tô sentindo um encomodo no guadril, engraçado que quando estou correndo, não sinto na corrida, mais depois que eu paro de correr, aí passa uns 20' aí começa a me encomodar, o que eu faço, faço o gelo em 10' em 10' como você fala no vídeo, ou uso com um tempo mais prolongado, 30', tipo faço 3 vezes ao dia, o que você me aconselha..??? A parabéns pelos seu vídeo são muito top...
Oi Raquel parabens pelo teu video. E muito esclarecedor. Estou com dor no punho. Usei antiinflamatorio por 10 dias e agora estou colocando gelo duas vezes ao dia 10 minutos de manha e a tarde. A dor diminuiu apos 2 semanas mas não acabou. Existe algum exame mais preciso para saber se a lesão é cronica?
Raquel, quando tenho uma distensão muscular, devo usar frio ou calor. Ja tive casos de tem distensão e consegui melhorar com gelo. Qual a melhor opção na sua opinão?
Raquel , o resultado com o gelo propriamente dito é realmente melhor do que as bolsas de gel ? Já ouvi falar que ele mantém a temperatura baixa por mais tempo. Sempre tive esta dúvida mas ninguém soube me responder. Obrigado desde já!
A pergunta não foi pra mim, mas vou te responder.. rs Sim, o gelo triturado é melhor do que as bolsas de gel, isso está comprovados em artigos cientifico! :)
Raquel, assim como o +ROGERIO OLIVEIRA, tbm sofro com uma facite plantar e complementando a pergunta do amigo te questiono: há massagens para aliviar as dores decorrentes da facite ou somente alongamento resolve?
@@luizricardo1893 olá Amigo, não. Mas aprendi a conviver com ela. Se esqueci de alongar, as dores voltam. E toda manhã, ao acordar, os primeiros passos sai difíceis.
Gente, sei que o video já tem algum tempo mas só agora me lasquei com a Síndrome da Banda Iliotibial. Me mandaram passar gelo todo santo dia. Estou sem dor no repouso e sinto mais relaxado quando faço bolsa de água quente no local. Afinal gelo ou quente pra STIT? vlw
Olá Raquel, só a pouco tempo tive acesso aos teus excelentes vídeos e tenho uma dúvida nesta questão do gelo e calor. Estou a 4 meses com uma tendinite na interseção do tendão de aquiles. Tentei me manter correndo reduzindo o ritmo e distância, evitando superfície dura e usando calcanheira. Não obtive sucesso. A mais ou menos um mês estou só caminhando mas continua igual. Tentei anti-inflamatorios por duas semanas, mas por ser uma região pouco vascularizada, não obtive o efeito desejado. Pergunto, como caminhar é algo que naturalmente tenho que realizar, devo após caminhadas maiores colocar gelo, para evitar o aumento na inflamação ou definitivamente ficar só no calor ? Uma coisa é a tendinite numa região que você possa isolar, mas meu caso é numa região de uso contínuo. Você pode me dar uma sugestão ?
José Maioral estou na mesma situação e vou adiantar pra vc que ninguém vai responder pra vc pq ninguém sabe nada. Aqui em Porto Alegre cansei de ir em ortopedistas e cada um diz uma coisa. Tendinose no tendão é caixote brother! É parar mesmo. 1) combate a inflamação 2) alongamentos de leve e subindo níveis nos alongamentos (parar e não fazer nada para melhorar pode criar um tendão fraco que vai arregar mais à frente de novo) negócio é ir estimulando ele é mostrando o caminho com calma 3) fortalecimento dos músculos das pernas, nádegas e "core" no geral (o esquema é equilibrar a distribuição da aterrisagem em vários grupos musculares e não apenas na panturrilha, o que força demais o tendão e ele inflama ou rompe - não sei o que é pior, sinceramente). No meu caso pra piorar, tenho calcificações no tendão calcaneo. Os ortopedistas precisam estudar muito ainda, pois não sabem o melhor caminho; neste caso, uns disseram que seria melhor cirurgia; fui em outro e este me disse que volta tudo de novo, é só tempo perdido em recuperação.... pensando seriamente em voltar pra bike e ficar ali, as lesões eram só musculares. # chateadocomcorridas
José Maioral outra coisa: tentar correr com a ponta do pé é o conselho mais idiota que alguém poderia dar! Já li isso de muitos intelectuais do youtube e é uma desgraça para os tendões, isso é coisa pra profissional que pesa 50 kilos e vive disto! Para o amador, seguir um conselho esdrúxulo destes é assinar a sentença de fim das corridas pra ele. Pisar com médio pé puxando pro calcanhar e deu. Qualquer coisa fora isto é se ralar. Faça o teste sozinho: observe a força de tração nos tendões quando tenta caminhar nas pontas dos pés e quando bate de sola no chão, perceba a diferença.
Concordo plenamente com você. Não há panturrilha que aguente este tipo de solicitação. Mesmo atletas bem magros e com toda a musculatura bem desenvolvida sofrem com a panturrilha em provas de velocidade, devido uso da ponta dos pés. De qualquer forma valeu reforçar este detalhe porque as vezes, quando o tradicional não funciona o corredor pode ser induzido a tentar soluções diferentes e esta sem dúvida só vai trazer mais problemas. Valeu !
Fui atropelado bati com tudo o joelho de uma altura 1.7 bruscamente contra o concreto. Alcançou o osso da patela. não sentia a perna. Ninguém me socorreu... fui pra casa me apoiando na bicicleta e andando com a outra perna. Meu braço esquerdo também tinha sido atingido. Não fui na ambulância nem nada. Não coloquei gelo não molhei e não fiz nada. Incho a perna com tudo e o braço também. Parecia que ia estourar ficou tudo preto a pela e eu sentia formigamento parecia que ia necrosar a pele. _Apenas deitei e dormi._ não fui pro trampo no dia seguinte. Era umas 16 horas da tarde e me deu sono. Dormi e acordei 12:00 do dia seguinte. Tomei um banho e não mexia a perna. ia de ônibus pro trampo. REpousei a perna por 1 mês. Depois disso desinchou. Na batida não crescia pelos. Achei que não ia crescer mais pele ali.. e ia ficar no osso pra sempre. Mas cresceu. Ficou fazendo um barulho estranho por um ano. Hoje só não cresce pelo ali... a perna voltou ao normal. O conselho que eu dou REPOUSO
Oi Raquel, gostei da sua explicação, pois eu já falava isso há algum tempo e ninguém concordava. Fiz um curso, e foi comentado que o uso do gelo, além de impedir a progressão da inflamação, auxiliava na presença de citocinas inflamatórias e triplicava o calor interno. Gostei também da parte sobre os nervos superficiais, pois já cometi este erro; e também o tempo de utilização. Parabéns!
Raquel é a melhor! 👍😊👏👏👏
Mais um vídeo da Raquel que vai entrar na minha lista de recomendações. Sensacional!
Vídeo muito bacana, mas já com 6 anos! Caberia uma atualização Sergio e Raquel?
Bom esclarecimento. Podia ter adicionado, julgo que ainda válido, o princípio/protocolo RICE (Rest, Ice, Compression and Elevation) para as lesões agudas.
Para a prevencao de lesoes ,rigidez muscular e todos esses males que acomete os corredores e so fazer suplementacao com Magnesio Quelato,experiencia propria,com relacao ao osso,seria interessante incluir o Magnesio Quelato e a Vitamina K2.
amei o comentário mas é mas cansaço obrigado mesmo deve ser por falta de fisioterapia foi lesão na medula há 7 anos obrigado não foi ortopetica obrigado bjos
Raquel, e quando for uma caimbra na panturrilha que depois não passa a dor.....mesmo depois de descansar uma semana , o bom é gelo ou calor?
Essa é minha linda fisioterapeuta neurológica
Exatamente isso que falou, na prática comprovo isso. Ah! como é bom quando tem pacote de gelo no fim da maratona.
Raquel tudo bem? Uma dúvida: o que eu imagino do gelo na lesão aguda é fazer vasoconstrição e retardar a inflamação local. Na mesma linha da não aplicação após 24h ( diretriz antiga ) para não retardar a recuperação, pq da mesma forma que o sangue leva as células inflamatórias, ela drena edema e também células inflamatórias, caso esteja vasoconstrito, a recuperação e retardada. É certo pensar assim? Sobre a crioterapia eu pergunto: não acelerar a recuperação você disse que é comprovado, agora, a crioterapia poderia retardar a inflamação das microlesões musculares que causam a dor no dia seguinte?
Parabéns pelo trabalho!
Quais as dores naturais (normais oriundas do esforço físico) e quais as preocupantes?
Faz um video falando mais sobre a crioterapia?
Para espondilite é melhor gelo ou calor? É para fazer antes ou depois da fisioterapia????
Fiz uma artroscopia no joelho, apliquei gelo por 15 dias, agora minha patela está muito rígida, posso por calor nessa patela ?
Obrigado !!
Raquel, Boa tarde. Para quem sofreu uma pancada (contusão) na canela (tíbia) com hematoma e edema, já se passaram mais de 20 dias e o edema permanece...como tratar?
Que ótimo estas dicas. Parabéns Sérgio.
Em casos de condopatia .. o que se recomenda?
to com agua no joelho, para auxiliar o organismo a absorver (tentar antes de fazer punsão) é compressa quente ou fria? pelo q entendi seria quente.
Quando está com canelite usa qual?
Tive uma a punta cão no polegar esquerdo na altura da dobra do dedo junta esta inchado e inframado que devo usa aguá quente ou gelo obrigado se poder me ajudar
Com certeza sanou minhas Duvidas. Showww
Qual é o melhor procedimento para a tendinite no cotovelo, quente ou frio? Já faz meses que tenho a inflamação.
Raquel, sei que o post é antigo, mas uma vez li que (nao lembro exatamente as palavras, mas vou resumir como eu entendi, ok? rsrsr) quando ocorre uma inflamação, a parede muscular se dilata para permitir a passagem do plasma sanqguineo que carregam os leucócitos e substancias responsáveis por contar o aquele processo inflamatório. Minha pergunta é, será que o calor não facilitaria a passagem desse plasma para a região afetada e ajudaria (não em relação a dor) e/ou aceleraria o tratamento, recuperação da inflamação?
Parabéns! Ótima explicação.
Show de bola Raquel
Há tempo que estou esperando por esse vídeo.
Muito bom! Acho que foram todas as dúvidas sim. :)
Obrigado Corrida no Ar pelas explicações. :)
tenho tendinite acho que já é crônica nos braços o gelo me ajuda muito. neste casa ele é indicado? obrigado.
Olá!! Tenho faciite plantar diagnosticada a dois anos atrás, já fiz fisioterapia, mas ainda sinto dores quando ando. O ortopedista disse que a causa seria o pé plano flexível. como posso usar gelo-calor para aliviar as dores nesse caso?
Muito bem boas dicas 👏👏👏 gostei
ola , tive uma fratura por esmagadura no dedo da mão ( quebrei o dedo)
minha unha aparentemente vai cair e um amigo me em dicou fazer choque ter mico,utilizando água quente e gelada estou na duvida se isto iria me ajudar ou não
Olá! Em caso de inflamações agudas, quanto tempo seria recomendo a aplicação do gelo? Posterior a isso, quanto tempo de calor seria necessário?
O caso seria uma inflamação no tendão calcâneo.
Você é muito boa! 👍🏻
Sergio e Raquel muito bom!! Raquel você poderia dizer o titulo do artigo??? Abraço
Raquel, tudo bem. Tem alguma indicação de gelo ou calor para fratura por stress, por exemplo no pé. Obrigado.
Eu sinto um desconforto na parte fronta da canela, ja foi pior, parei por um tempo e diminuiu bastante mais ainda sinto, coloquei gelo nos períodos mais críticos mais ainda sinto, o que você recomenda??
Olá Raquel. Eu posso colocar gelo na canela após os treinos?
Muito bom o vídeo👏👏👏 Se possível você poderia abordar em vídeo ou aqui na resposta, sua opinião sobre fazer as duas compressas quente e frio (gelo e quente) depois de uns dias da lesão? por exemplo 5 minutos gelo depois 3 minutos quente. ajuda acelerar a recuperação? algum estudo sobre esse misto? abs
Dr: eu gosto de correr a pé, mais ultimamente, tô sentindo um encomodo no guadril, engraçado que quando estou correndo, não sinto na corrida, mais depois que eu paro de correr, aí passa uns 20' aí começa a me encomodar, o que eu faço, faço o gelo em 10' em 10' como você fala no vídeo, ou uso com um tempo mais prolongado, 30', tipo faço 3 vezes ao dia, o que você me aconselha..???
A parabéns pelos seu vídeo são muito top...
É no caso da canelite, pode ser feita aplicação de gelo após o exercício ?
Oi Raquel parabens pelo teu video. E muito esclarecedor. Estou com dor no punho. Usei antiinflamatorio por 10 dias e agora estou colocando gelo duas vezes ao dia 10 minutos de manha e a tarde. A dor diminuiu apos 2 semanas mas não acabou. Existe algum exame mais preciso para saber se a lesão é cronica?
Raquel, quando tenho uma distensão muscular, devo usar frio ou calor. Ja tive casos de tem distensão e consegui melhorar com gelo. Qual a melhor opção na sua opinão?
Excelente matéria. Sugestão de vídeo Sergio, como limpar e guardar o seu tênis de corrida. Acabou o quadro corrida com ciência? É o meu preferido.
Volta esse mês!
Excelente sugestão !
Vídeo com instruções da Raquel, sabemos que podemos confiar. #Corrida no Ar
Raquel, pratico corrida de rua e apareceu uma dor atrás da coxa próxima ao glúteo. O que poderia ser? Trato com gelo or calor?
Trate com gelo. 6 anos depois uma resposta kkkk
Adorei... Ótimas dicas
Muito bom!! Adorei o video :)
+Rodrigo Ribeiro Valeu, Rodrigo!
fera!
Felicidade geral de toda a nação não felicidade geral de todas as galáxias tu ultrapassa às barreiras geográficas!!!!;
Raquel , o resultado com o gelo propriamente dito é realmente melhor do que as bolsas de gel ? Já ouvi falar que ele mantém a temperatura baixa por mais tempo. Sempre tive esta dúvida mas ninguém soube me responder. Obrigado desde já!
A pergunta não foi pra mim, mas vou te responder.. rs Sim, o gelo triturado é melhor do que as bolsas de gel, isso está comprovados em artigos cientifico! :)
Simone Sampaio obrigado
@@sampaiosimone1 minha fofa ...A senhora já pensou em ter um porco em sua vida?.🐷🐖❤🙄
E o infra vermelho?
Olá Raquel, e para Fascite Plantar, o que é melhor, gelo ou calor, ou nenhum dos dois.
Raquel, assim como o +ROGERIO OLIVEIRA, tbm sofro com uma facite plantar e complementando a pergunta do amigo te questiono: há massagens para aliviar as dores decorrentes da facite ou somente alongamento resolve?
@@walmirsoares amigo vc se curou da fascite?
@@luizricardo1893 olá Amigo, não. Mas aprendi a conviver com ela. Se esqueci de alongar, as dores voltam. E toda manhã, ao acordar, os primeiros passos sai difíceis.
gostaria das referências, por favor
+Douglas Leão Raquel Castanharo, fisioterapeuta especialista em corrida
+canal do edu referência científica, parceiro, que eu quis dizer
+Raquel Castanharo Obrigado, Raquel! Farei a pesquisa.
Gente, sei que o video já tem algum tempo mas só agora me lasquei com a Síndrome da Banda Iliotibial. Me mandaram passar gelo todo santo dia. Estou sem dor no repouso e sinto mais relaxado quando faço bolsa de água quente no local. Afinal gelo ou quente pra STIT? vlw
Q1fwq
Como a imagem melhorou!!
+Luiz Claudio Vieira Tomada externa é outra coisa!
✌✌👍👍👍
Olá Raquel, só a pouco tempo tive acesso aos teus excelentes vídeos e tenho uma dúvida nesta questão do gelo e calor. Estou a 4 meses com uma tendinite na interseção do tendão de aquiles. Tentei me manter correndo reduzindo o ritmo e distância, evitando superfície dura e usando calcanheira. Não obtive sucesso. A mais ou menos um mês estou só caminhando mas continua igual. Tentei anti-inflamatorios por duas semanas, mas por ser uma região pouco vascularizada, não obtive o efeito desejado. Pergunto, como caminhar é algo que naturalmente tenho que realizar, devo após caminhadas maiores colocar gelo, para evitar o aumento na inflamação ou definitivamente ficar só no calor ? Uma coisa é a tendinite numa região que você possa isolar, mas meu caso é numa região de uso contínuo. Você pode me dar uma sugestão ?
José Maioral estou na mesma situação e vou adiantar pra vc que ninguém vai responder pra vc pq ninguém sabe nada. Aqui em Porto Alegre cansei de ir em ortopedistas e cada um diz uma coisa. Tendinose no tendão é caixote brother! É parar mesmo.
1) combate a inflamação
2) alongamentos de leve e subindo níveis nos alongamentos (parar e não fazer nada para melhorar pode criar um tendão fraco que vai arregar mais à frente de novo) negócio é ir estimulando ele é mostrando o caminho com calma
3) fortalecimento dos músculos das pernas, nádegas e "core" no geral (o esquema é equilibrar a distribuição da aterrisagem em vários grupos musculares e não apenas na panturrilha, o que força demais o tendão e ele inflama ou rompe - não sei o que é pior, sinceramente).
No meu caso pra piorar, tenho calcificações no tendão calcaneo. Os ortopedistas precisam estudar muito ainda, pois não sabem o melhor caminho; neste caso, uns disseram que seria melhor cirurgia; fui em outro e este me disse que volta tudo de novo, é só tempo perdido em recuperação.... pensando seriamente em voltar pra bike e ficar ali, as lesões eram só musculares. # chateadocomcorridas
José Maioral outra coisa: tentar correr com a ponta do pé é o conselho mais idiota que alguém poderia dar! Já li isso de muitos intelectuais do youtube e é uma desgraça para os tendões, isso é coisa pra profissional que pesa 50 kilos e vive disto! Para o amador, seguir um conselho esdrúxulo destes é assinar a sentença de fim das corridas pra ele. Pisar com médio pé puxando pro calcanhar e deu. Qualquer coisa fora isto é se ralar. Faça o teste sozinho: observe a força de tração nos tendões quando tenta caminhar nas pontas dos pés e quando bate de sola no chão, perceba a diferença.
Concordo plenamente com você. Não há panturrilha que aguente este tipo de solicitação. Mesmo atletas bem magros e com toda a musculatura bem desenvolvida sofrem com a panturrilha em provas de velocidade, devido uso da ponta dos pés. De qualquer forma valeu reforçar este detalhe porque as vezes, quando o tradicional não funciona o corredor pode ser induzido a tentar soluções diferentes e esta sem dúvida só vai trazer mais problemas. Valeu !
Tendinite gelo ou calor
Princesa
Gelo Não é Frio Não!?