Sou formado em Ciências Contábeis e trabalho como Auditor de Tributos, tenho grande paixão por línguas, então, ano passado, com 33 anos de idade inicie meu curso de letras, e de fato, esse curso nos deixa mais "culto". Quando me pergutam qual meu objetivo eu respondo, me tornar um ser humano melhor, rsrs.
Mano vc falou tudo que eu penso.. A base do conhecimento é a línguagem e a escrita, ou seja, enfatizando a nossa eloquência da escrita e fala, consequentemente, nos deixa preparado pra fazer qualquer outros cursos, tipo: com um grão de conhecimento melhor..
Eu estou no sétimo período do curso de Ciências Contábeis, comecei um curso de Inglês porque no mundo globalizado e no mercado de trabalho concorrido que temos, saber inglês é essencial para se destacar, acabei me apaixonando pelo estudo da língua inglesa e já penso em cursar Letras Inglês quando concluir a pós-graduação que pretendo fazer na área contábil. Não penso em largar a contabilidade, mas estudar idiomas e até mesmo ensina-lo, também me atrai muito, quem sabe eu não consiga conciliar os dois...
Eu faço Ciencias Contábeis, estou no 6º período e já trabalho na área. Sinceramente nao gostei de atuar em escritórios, mas penso em investir na área financeira. Minha segunda opção de curso é Letras também, e ler os comentários de vocês está me encorajando a fazer a segunda graduação. Gratidão!!!
No ensino médio eu tinha dúvidas de que curso prestar vestibular e certo dia eu parei pra pensar no que eu gostava de fazer, eu fazia inglês desde os 11 anos de idade e sempre fui APAIXONADO pelo idioma, então eu decidi que iria cursar Letras - Inglês. Quando falei pros meus pais eles me apoiaram totalmente pq sabiam que eu tinha um ótimo desempenho no curso de Inglês que eu fazia e que eu amava o idioma, mas teve parte da família que não reagiu muito bem com a minha escolha, "faz Direito" eles disseram, mas eu já estava certo do que queria e nada me parou. Confesso que DIVERSAS vezes eu me peguei pensando no que aconteceria se eu não tivesse um bom desempenho no ENEM, porém eu já estava decidido que não queria fazer cursinho. Então me esforcei o máximo que eu pude e no início desse ano, com 16 anos, eu fui aprovado no curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa na Universidade do meu estado, a UEPA. Agora estou indo para o segundo semestre da minha graduação e estou cada vez mais certo de que é isso que eu quero pra minha vida.
Oi gente!!! Voltei aqui pra dizer que deu tudo certo sim!! Já sou formado há 1 ano, trabalho na área ensinando Inglês em uma escola de ensino personalizado e posso dizer que eu sou apaixonado pela minha profissão, sou muito feliz fazendo o que eu faço 🥹
Sou formada em Letras há 11 anos, fiz a licenciatura em Português/Inglês, mas sempre amei Inglês e praticamente nunca lecionei Português. Me identifico muito com sua história, tbm vim de família simples, sempre estudei em escola pública e sempre quis ser professora. Fiz pós-graduação mas sempre tive muito medo de partir para um mestrado e não dar conta, pelo fato de trabalhar muitas horas como vc sabe que é vida de professor. Em 2016 larguei tudo e vim para o Estados Unidos onde estou agora, comecei indo para uma escola de inglês para dar um upgrade na fluência e agora estou fazendo o “master degree” mestrado em ESL teaching. Estou com muitas inseguranças, mas estou me dedicando ao máximo. É muito puxadoooo, quase surtei já kkkkk... mas é isso aí, temos que seguir em frente! Obrigada por compartilhar sua história!!!
Carina me inspirou, mas o seu texto também me motivou a tomar a decisão de fazer letras em inglês. Sou estudante do CCAA e vou me formar em 2020 mas já quero iniciar minha faculdade esse ano.
Acabei de ingressar no curso de Letras - Inglês e considero meu inglês intermediário, pois eu consigo entender 70% de muitos vídeos em inglês, mas estou estudando todos os dias pra me tornar logo fluente.
@@joaoschneider5477 Não, pra ingressar não precisa saber, vc não vai ficar fluente durante a graduação, vc vai aprender muito, mas nada q deixe vc fluente. Pra ficar fluente tem que estudar muito, na Internet tem dicas de como vc melhorar o inglês, e materiais gratuitos tbm.
@@luffynho8526 Ainda tenho tempo pra ficar fluente, não é uma que se aprende rápido, fiz esse comentário aqui há 6 meses, atualmente eu consigo assistir filmes e séries com áudio e legendas em inglês tranquilamente, consigo compreender uns 80% do que é falado
Entrei há 6 meses e sou nível intermediário também. Venho estudando bastante, vendo séries, vídeos, lendo etc. Por enquanto está bem tranquilo, e as aulas sobre inglês estão sendo um complemento e não um obstáculo. Mas estou muito no início, então é difícil de saber como vai ser.
Eu também estou no 6°período de Letras Inglês pela Uniasselvi,,,, não é facil mas estou na luta.... reestudo Gramática Básica todo dia , falo e entendo intermediário...
Eu consegui ProUni pra pedagogia e meu plano era mudar pra letras no segundo semestre. Comigo aconteceu essa mesma paixão por uma matéria no primeiro período. Eu sou louco por processo de aprendizado e como alguém pode aprender qualquer coisa. Me formei em pedagogia com ênfase em educação infantil, nunca consegui trabalho na educação infantil pelo simples fato de ser homem e o pessoal de BH não ver isso com bons olhos. Estou planejando entrar de cabeça na letras e esse vídeo caiu como uma luva 😍💕
Realmente o preconceito é grande, não só aí. Li um texto que explicava o processo de associar a pedagogia ao gênero feminino. Letras é minha segunda graduação, vale a pena cursar novamente outra graduação se isto realmente lhe empolga! Mesmo assim, se você ainda almeja trabalhar com educação infantil, insista.
O meu colega de faculdade na área de letras-inglês ano passado tinha conseguido um estágio em um cursinho que ensinava inglês para crianças e no dia seguinte foi demitido. Adivinha? Os pais viram ele e reclamaram no curso pelo fato dele ser homem. Isso aconteceu aqui no RS. Acho que é assim na maioria dos estados isso.
Q saco ler isso, meu "sonho" seria ensinar inglês pra crianças, pq é o momento onde começa a se formar as visões de mundo e bastante da personalidade, logo em um país onde uma parcela tão infima da população é fluente eu acho que começar a incentivar a geração do futuro a perseguir isso, é o que me faria mais feliz :/ Eu sei bem disso pq muito do que eu sou hoje se deve a duas professoras na pré-escola que eu tive que me fizeram ter interesse em ler, só que depois eu só tive professores de inglês que pareciam estar lá só pra cumprir tabela mesmo, da 1º série do fundamental até o 3º ano do médio eu estudei sempre as mesmas coisas básicas, e chatas, que se eu já não fosse fluente em inglês, teriam feito eu odiar a língua.
Eu tive um professor na primeira série e lembro dele até hj, professor Sivaldo, ele explicava de uma maneira que não precisava falar 2x e todo mundo já entendia, e tacava giz em quem tava conversando, ele dizia que ia tacar o apagador se não ficasse quieto😂😂😂😂😂
Oi Carina! Sou professora do curso de Letras e adorei o seu vídeo! Muito obrigada por divulgar o mundo das Letras com tanto carinho!!! Precisamos de mais pessoas apaixonadas pela educação, como você!!! Parabéns!
No curso de Letras há muita ideologia para a questão do ensino e pouca prática e realidade. Talvez por isto muitas pessoas desistem quando se deparam com a realidade dentro das escolas.
@Carmen Gama Recomendo que você faça um curso de inglês primeiro, para alcançar a fluência, e depois, realizar a graduação. Pois me disseram que os professores já entram na classe falando inglês.
NOSSA!! JURO que tava precisando demais desse vídeo!!! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️ Conheci seu canal não deve ter nem uma semana e amei demais seu conteúdo!. To pra entrar na faculdade, mas ainda tô com uma dúvida e um medo terríveis. Pensei em letras por sempre ter gostado e tido facilidade com inglês, mas mesmo assim, ainda ficava martelando isso na minha cabeça. "será?", "como vai ser?", "e se eu não me encaixar ou sei lá?" Esse vídeo me ajudou bastante!! Eu fiquei tão animado ouvindo vc falar dessas coisa e contando suas experiências!!! Me acendeu uma coisa muito legal!! Tomara que eu consiga, e que quando isso acontecer, que eu seja tão bom e tão apaixonado pela profissão quanto vc!! É lindo mesmo de ver alguém que realmente ama o que faz!!! MUITO OBRIGADO MESMO!!!! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Bacana conhecer sua graduação! Saber que não é uma pessoa qualquer usando o TH-cam e propagando informações sem embasamento!! Legal TB conhecer um pouco de sua história e o quanto batalhou prá atingir seus objetivos! Seu canal é perfeito, lhe desejo muito sucesso! * Não corrija meu português!!rss
Ah... Eu tambem faço letras (finalmente consegui,pois sonho com essa profissão desde crianca) e como eu amo! Todos me zoam por que "essa carreira não dá dinheiro" mas eu nem ligo! Me sinto tão feliz! Só não sei ainda que rumo seguir, tenho vontade de abraçar tudo dentro dessa carreira... Amo idiomas! Thank you Carina!
Obrigada por esse vídeo ! Ele me deu um gás gigantesco pra seguir diante do meu desconforto com o curso atual. Eu sempre quis ser professora ou de história ou de inglês e a cada dia que passa, meu amor pelo ensino de línguas só aumenta. Eu hesitei em fazer de primeira justamente pelos comentários negativos e a pressão, mas a gente cresce, amadurece e descobre que tá tudo bem, não perdi tempo, mas se a gente seguir o que ama, vai dar tudo certo no final.
Tenho 57 anos e em março 2020 próximo inicio Letras-Inglês, formação pedagógica na Universidade Estácio de Sá. Viví durante mais de 10 anos no Reino Unido e tenho verdadeira paixão por inglês e linguística ! Sou autodidata e estudo Italiano e francês também! Minha primeira graduação foi Bacharelado em Administração de Empresas.
Parabéns por tudo isso ! Admiração 🙏🏼😍 Fui casada por 15 anos, nunca estudei de vdd, há 8 anos fiz EAD, Processos Gerências. Hoje com 47, Recepcionista, estou muito preocupada com meu futuro, sou sozinha. Me arrependo por não ter lutado por uma profissão, ter estudado mais . A única coisa que sei, é que gosto de Inglês, mas nunca me dediquei, na vdd, em nada. Frustração total 😭 Um abraço pra vc ! Boa sorte !
Você é uma inspiração para mim! Também fui aluna de escola pública e sou formada em Letras (Português/Inglês), mas, ainda preciso melhorar muito o meu inglês para me sentir confiante para lecionar essa disciplina. Futuramente, pretendo fazer mestrado e doutorado voltado para a língua inglesa. Espero conseguir ser uma profissional tão competente e dedicada quanto você. Obrigada por seus ensinamentos e incentivo.
Acabei de me formar em Letras-Inglês/Português, terminei há uma semana, só falta pegar o canudo haha. No momento estou verificando possibilidades para o mestrado, provavelmente será em literatura. 😍
Oi Rose, primeiro parabéns! Por gentileza, tire uma dúvida, muito importante minha: Você mesma montou sua grade com as matérias mínimas para conclusão, de acordo com teu perfil de carreira, ou foi obrigada a fazer todas as matérias mínimas da grade integral . Ou seja, eu estou concluindo agora, montei minha grade durante o curso, de forma que alcancei as 3200 horas mínimas com 40 matérias . Mas a faculdade tem 55 matérias mínimas na grade integral . Impossível cursar tudo isso em 4anos . Creio que estou apto a me formar . Ao menos creio nisso... No seu caso você montou sua grade e se formou tranquilamente, ou seja, sobraram aquelas Mínimas que você julgou não interessante cursá-las... Ou a faculdade te ordenou fazer a grade integral para conclusão ?
@@jeanpierre-xh2br Olá, Jean! Desculpa a demora. No meu curso as matérias eram fixas, eu não tive opção de escolhê-las. Não sei se responde a sua dúvida, mas, além das matérias do curso, eu tive que fazer muitas atividades extracurriculares, como cursos na internet, participar de palestras com certificação, para eu concluir as horas mínimas exigidas para a conclusão do curso. Sucesso para você!
AAAAAA EU ESPEREI TANTO POR ESSE VÍDEO ♥♥♥. Começo minha faculdade de Letras - Inglês este ano. Você foi uma das minhas maiores inspirações para tomar essa decisão. Desde pequeno eu também queria ser professor. Muito obrigado por sempre compartilhar seu conhecimento conosco, prof. Te amooo! =)
Ingressei essa semana em letras- português/Inglês, eu sou apaixonada pela língua inglesa, fico me perguntando se não devia só ter iniciado a de inglês, porém, pensei também que no caso eu poderia ensinar português para estrangeiros, então acho que pode fazer sentido
Olá! Convido você para conhecer meu canal por meio deste link: th-cam.com/channels/tAkTkjFzEWjnrtHuhGhyew.html São assuntos voltados para o mundo acadêmico e especialmente para estudante de Letras - EAD. Espero sua visita! 😃
Carina, primeiro, quero te dar os meus parabéns por você ter alcançado seu objetivo através do seu mérito. Você é exemplar em tudo que faz! Já tive oportunidade de dar aulas para estudantes de letras, e, sim - O nível de ensino/aprendizado vem caindo a olhos vistos. (Ao menos essa foi a minha experiência) Achei importantíssimo isso que você frisou no seu vídeo: É necessário correr atrás de mais informações para você aprimorar seus estudos. Você é muito querida. Que você cresça cada vez mais junto com o seu canal e que tenha sorte em todos os seus empreendimentos, pois, talento você já tem de sobra. Beijos.
Nossa não fazia ideia de como era o curso, quanta coisa! Meu, na boa, adorei o vídeo! Gostei muito de saber como foi sua trajetória e saber mais sobre você! Parabéns! ❤ Super like! o/
Olá, Carina. Me identifiquei imensamente com a sua trajetória. Escola pública, faculdade particular. Dureza durante a graduação. Muitos perrengues, mas muito mais descobertas, enriquecimento pessoal, professores inesquecíveis, livros tão interessantes etc etc. Ri quando você citou Rajagopalan na plateia, porque li muito esse cara e imagino sua tensão com a presença dele alí. Sempre fui mais da literatura, mas a linguística me balançou na graduação, tanto é que meu TCC foi na área. Falei sobre estrangeirismos (Estrangeirismos no Brasil: um reflexo ideológico - algo assim, foi o meu título 😁). Ainda não fiz mestrado. Parei na graduação. Fiz letras licenciatura em português e inglês. Antes já tinha feito 2 anos de tradução e interpretação, curso que pretendo terminar, porque é interessantíssimo! Uma visão de mundo, cultura e costumes gigantesca, tudo pautado pela língua. Hoje sou professora de inglês da rede estadual de SP. Já dei aulas particulares e em escolas de idiomas. Acho que essa é a trajetória de muita gente que entra nessa área. Entretanto, é muito legal saber que, apesar de a licenciatura em letras ser tão desvalorizada e, como todas as licenciaturas, ser conhecida como curso de pobre e de futuro profissional pobre, vemos muitos exemplos de gente que, como você desponta, faz do curso, do esforço, da inovação a experiência do aprendizado algo mágico e gratificante. Obrigada pela sua contribuição em nosso contínuo aprendizado!
Ahhh fiquei tão animado agora. Comecei estudar inglês sozinho há dois anos e agora vou ingressar na faculdade de letras, pq quero lecionar futuramente. Ouvir você falando sobre sua jornada só me encoraja ainda mais, assim como me encorajou a aprender inglês. A cada dia me apaixono mais pelo inglês e agora mais que nunca tenho certeza que é isso que quero pra minha vida. Obrigado mesmo!!!!
Você é incrível, verdadeira, dedicada...tem o dom de ensinar e motivar as pessoas, o que é bastante difícil num país injusto como o nosso... é nítido que ama o que faz... não é a toa que está consquitando muitas coisas! Você merece! Parabéns 😘
Carina, depois de tanto tempo assistindo seu canal, tenho que te dizer: você é uma baita de uma inspiração pra mim! Um exemplo a ser seguido! Eu me apaixonei pelo mundo da Letras em uma época em que achei que estava tudo perdido: tinha acabado de sair de uma faculdade péssima e de um curso que eu tinha odiado e estava no cursinho sem saber qual direção tomar. Você foi uma das pessoas que me ajudaram a perceber que tudo o que sempre quis foi Letras. Vi todos os vídeos do seu canal e a cada vídeo eu me inspirava e tinha mais vontade de estudar. Às vezes eu pensava que estava tarde demais pra tentar algo bom, mas persisti. Hoje estou com 22 anos, uma idade em que eu "deveria" já estar formada. Mas se eu não tivesse buscado o que eu realmente quis, mesmo demorando um pouco a mais, eu não estaria hoje matriculada na Universidade de Coimbra em Portugal! Obrigada por ser essa inspiração para tantas pessoas! O que você faz é lindo e nos faz lembrar do verdadeiro valor de um professor. Desejo que tenha muito sucesso na sua carreira, e vou estar sempre acompanhando! Keep touching us!
Eu amei fazer o curso, fui aluno laureado e também fiz especialização em tradução. Mas infelizmente tanto os cursos quanto as escolas pagam muito pouco. E trabalhar nas escolas públicas tem sido bem complicado pq mesmo que você dê seu melhor muitos alunos não te valorizam e a diretoria não apoia os projetos.
Estou no segundo ano de Letras-Inglês pela UTFPR. E mulher, teu vídeo, tua trajetória é linda e serve como inspiração! O curso é magnífico e não há como não se apaixonar pela docência !!
@@nahoaibr4667 é um curso bem completo, n é obrigatório vc saber a língua pq lá eles ensinam desde do começo mas o foco é na licenciatura, mas há matérias de linguística, literatura e a parte da gramática em inglês.
@@emilledossantos9169 Oi emille seja mt bem vinda a mãe ufpa, vale mt a pena mas eu sou suspeito a falar kkk, qualquer dúvida me chama no wpp 983334788
que vídeo gostoso! estou prestes a colocar inglês como minha segunda opção, mas fiquei preocupado em saber que na faculdade não estudamos para aprender o inglês... o meu é bem intermediário, sou melhor lendo do que falando/ouvindo
É isso que me preocupa também. Por isso estou com muitas dúvidas. Faço economia , mas queria mudar para o inglês para dar aulas. Porém não queria que meus alunos aprendessem teorias e sim prática. Estou com muitas dúvidas.
@@dricaribeiro8152 é muito importante continuar pesquisando/conversar com outros profissionais da área. hoje eu curso jornalismo e estou bem satisfeito com a área! :,)
Fiquei emocionada com seu vídeo.. Vc dizer que o dinheiro não pesou na sua escolha me encheu os olhos de lágrimas, pois recentemente deixei a vida de analista para ser Teacher ❤ continue sendo iluminada Carina!que Deus te abençoe sempre guria!! 😉
Quando você tem uma família que apoia financeiramente é ótimo! Mas a hora-aula que as escolas e cursos pagam é ruim pra quem quer comprar uma casa e ter manter um carro.
Fazendo letras port/inglês A distância e quando nao entendo algo lá venho aqui no seu canal sanar minhas dúvidas. Amo estudar sozinha em casa. Foi uma maneira mais acessível para mim que tenho filhas , trabalho, marido...
Carina, seu video me comoveu. Lembrei-me da primeira aula de inglês que fiz na vida, a cor do meu caderno, o entusiasmo das primeiras aprendizagens. Rusa foi minha primeira professora, em uma escola pública do interior de MG, no início dos anos 1980. Ela nos dava a sensação de que aprender inglês era dominar truques de magia. Desde então, qd tinha apenas 11 anos, penso nela com carinho pelo presente que me deu: converteu a aprendizagem de línguas estrangeiras em um hobby, algo prazeroso, agradável, jamais uma obrigação. Sigo seu canal já há bastante tempo. Este já se tornou meu vídeo predileto. Estou ansiosa para ver os seguintes, sobre o mestrado e doutorado. Não fiz letras, mas sou pesquisadora. Aproveito para sugerir como tema futuro, dicas para pesquisadores em processos cotidianos no universo acadêmico em trocas internacionais: apresentação em inglês em terras estrangeiras, submissão de artigos em inglês, etc. Pleeease, consider this theme. Já pedi ao Gavin, mas fui ignorada😞. Obrigada pelas ricas contribuições do seu canal. Eu o recomendo para meus orientandos de mestrado, doutorado e IC.
Que bom, Carina. Se puder, inclua tb situações bem formais, como bancas em línguas estrangeiras. Estou vivendo isso com uma doutoranda em cotutela. A qualificação foi no mínimo curiosa, com banca composta por uma americana, dois alemães e duas brasileiras (eu incluída). A língua comum era o inglês. O mais difícil - para os doutorandos, imagino - é manejar a tensão do momento em si (serem arguidos, formalmente) com a habilidade de compreender e se comunicar em língua estrangeira. Vc experienciou algo assim direta ou indiretamente?
Só de assistir aos seus vídeos dá pra perceber que vc conseguiu se tornar uma excelente professora! Vc é super inteligente, ensina muito bem e sabe explicar de uma forma bem clara. Eu sempre indico o seu canal quando alguém me pergunta algo sobre o inglês e diz que tem dificuldade em aprender a língua. PARABÉNS e obrigado por compartilhar esse conhecimento aqui no TH-cam.
Estou no último semestre da Letras e me identifiquei muito com o que você disse sobre o ganho intelectual, pessoal e profissional que esse curso proporciona. Sou muito apaixonadoooo
Olá Sued! Pode me tirar uma dúvida, já que agora já está formado? Eu estou concluindo Letras-Inglês agora no meio de 2020 . Na grade curricular tinha uma 55 matérias mínimas . Impossível acumular tudo isso em 4 anos . Por isso fiz 40 matérias Mínimas para dar as 3200 hs exigidas, assim creio estar apto a me formar . Tua faculdade Te permitiu escolher as matérias Mínimas, e você descartou de cursar aquela menos necessárias com teu perfil... Ou tua instituição te obrigou a fazer absolutamente todas as matérias Mínimas da grade? Obrigado! muito importante pra mim, amigo .
Oi, Jean Pierre! Tudo bem? Achei que fosse meu aluno, cujo nome é igual ao seu. Haha Cursei Letras na Universidade São Judas Tadeu. Lá, todas as disciplinas do currículo eram obrigatórias e não havia optativas, portanto não havia a possibilidade de descartar uma ou outra. No último ano, tive 11 ou 12 disciplinas semanalmente.
Sabe Carina, pode ser que eu escreva algo repetitivo que já esteja no papel e/ou na prática, mas aí vai. Eu queria que o MEC fizesse um currículo para disciplinas de inglês (para escolas públicas e particulares), onde estivesse uma sequência cronológica começando por exemplo pela 7° série (podendo ser antes) onde o foco fosse desenvolvimento do falar e escutar e só depois de uns dois anos (aproximadamente) trabalhar a gramática/escrita. Acredito que assim, quando o aluno terminar o ensino médio estaria muito avançado e/ou fluente no inglês.
Hi Carina, everything you said is inspiring. I'm an undergraduate English student and every single word of your story made thinking about how great is to be a teacher. Thank you for sharing. I love your videos.
Carinaa!! Sempre fui fascinado por linguística, gostaria muito de saber mais sobre seu TCC. Parabéns por tudo!! Minha mãe é professora em alfabetização na rede pública e vejo com meus olhinhos o trabalhão que ela tem. Força aí! Keep it up!
Nossa! Estou impressionado! A minha história é super parecida com a sua Carina. Hoje em dia sou super feliz com minha escolha e adoro ser professor de inglês. Estou cursando mestrado em ensino agora... e pretendo fazer um doutorado. Quem sabe um dia, né? :) Abraços e sucesso! Amo seu canal.
Carina, me identifiquei muito com esse vídeo. Fiz Letras- português e Inglês. Inicie o curso com 17 anos e conclui com 20 anos também ! Foi uma experiência inesquecível, adorei o curso, os professores, os projetos. O conhecimento que eu adquiri foi muito superior a qualquer espectativa que eu tivesse. Hoje eu trabalho em sala de aula Sou professora de Inglês e Português. E quero muito fazer mestrado!
Você é maravilhosa . Obrigada por dividir sua experiência com o publico. Sua historia é inspiradora. Impossível não te admirar, você move o mundo com o seu saber, com o seu empenho , sua empolgação, és merecedora de tudo que a vida te fez ,te faz e vai fazer. Que ser humano lindo você é! Seu testemunho só engrandece e encoraja quem vem do ensino publico e concordo com tudo que você fala sobre a escola publica, que apesar de toda deficiência acredito sim ser possível fazer universidade. Quando existe dedicação, esforço, tudo e qualquer coisa é possível só depende de cada um. O produto das sua escolhas é o resultado do teu esforço! Muito bom ter te conhecido aqui, precisamos de muitas carinas no mundo. Obrigada iluminada, por isso. PARABÉNS MENINA CARINA!
Muito legal a sua história de faculdade, teacher Carina. Tenho o livro que você lançou para o aprendizado da língua inglesa de forma simples. Tornei-me um grande admirador seu, da sua pessoa e do trabalho que você tem realizado junto aos aprendizes do idioma inglês. Sou natural da cidade de Viamão, RS, portanto somos irmãos dessa terra maravilhosa que é o nosso Rio Grande. Abraços, e continue assim: auxiliando-nos e nos encorajando no aprendizado .
Giovana Silva Sério? Que legal ❤️ Eu não comecei a faculdade ainda. Mas estou baixando arquivos em inglês e traduzindo para o português, pra poder aumentar minha experiência antes de começar a faculdade.
Giovana Silva mas é dentro desse mesmo curso ( letras-inglês) ou é outro separado?! Estou pensando em fazer, estou procurando informações sobre, mas não encontrei muita informação, a maioria é voltado para quem quer ser professor. Não encontrei um " tradutor", acredita?! Estou toda perdida..
Ana Peace existe o curso de Letras com especialização em tradução sim, mas, caso você faça licenciatura também pode atuar em outra área que deseja. Esse curso abre um leque de opções para seus profissionais. Digo isso porque já estou no último ano de Letras... Boa sorte! ❤
Keep up the good job! Your words are full of passion! I'm a retired teacher who dared to introduce Shakespeare to teens in a public/state school, in Jequitinhonha Valley! It was such an experience... We should always dare to dream... Congrats! You've done a great job!
Concordo. Também sou formado em Letras, mas Licenciatura Plena em Português/ Inglês e Literaturas. Concordo em todas as informações, principalmente no que diz respeito de se tornar uma pessoa mais culta. e eu ainda acrescento o fato de expandir a nossa mente. Lembro que entrei na universidade com uma visão de mundo e saí com outra. Nenhum dinheiro compra isso. Sem falar no que diz respeito à comunicação. Você aprende a se comunicar e se expressar de maneira muito mais eficaz. As minhas matérias favoritas também eram as de Linguística e Literatura Inglesa. Foi uma experiência muito boa, porém árdua. No final valeu a pena cada investimento em minha formação acadêmica. Recomendo e incentivo todos que têm vontade de ser professor de idiomas ou literaturas. Como já dizia Albert Einstein que quando uma mente se expande, ela jamais volta a seu estado original.
Diego, tire uma dúvida minha, por favor ! Estou terminando minha licenciatura em Letras , a grade completa tem umas 55 matérias... Para me formar eu mesmo montei minha grade a fim de superar as 3200 horas mínimas, o que deu 40 matérias . É impossível cursar todas as 55 matérias mínimas dentro de 4 anos . Já fiz as contas e passei das 3200hs mínimas com essas 40 matérias . Mas a faculdade pode me obrigar a fazer todas as matérias da grade completa , ou consigo me formar com o que já fiz nesses 4 anos? No caso, você foi obrigado a fazer todas ou normalmente sobraram mesmo aquelas que você não julgou interessantes para sua formação?
Que vídeo maravilhoso! A vontade era que nunca acabasse! É muito inspirador ver você falando com tanta paixão do que gosta, com certeza vai ajudar muita gente. E confesso que me fez balançar um pouco as estruturas quanto a minha carreira (sou de TI e já pensei várias vezes em mudar pra Inglês full time...). O tempo vai dizer!!
Que legal, Carina! Faço Letras Português Inglês e também me encantei com Lin guística... Esse vídeo seu veio na hora certa, pois, neste semestre estou retomando a graduação que estava trancada. Deus te abençoe sempre.
Nossa, me identifiquei com muita coisa! Curso Letras na UFRJ, mas é em literaturas, assim como você eu me apaixonei desde o primeiro período e sou muito realizada, é muito gratificante estudar o que gosta, trabalhar nisso e ver o quanto se tem a aprender sobre a linguagem 😍
Carina, vc realmente alcançou seu objetivo... Vc é uma excelente professora, vc é maravilhosa!!! Dá pra ver seu amor pelo ensino e eu sou mto grata por isso pq sou mto beneficiada por seus ensinos. Parabéns!!!
Meus parabéns Carina! Sabemos que estudar não é fácil, demanda muito esforço e poucos conseguem chegar onde você chegou. Você é brilhante no que faz e percebemos que está certa no que você escolheu seguir. Estou ansiosa para o próximo vídeo 😘
Ei, Carina, que vídeo maravilhoso!!! Nunca comento nada, mas resolvi comentar pra você ficar feliz: estudo letras - inglês/literaturas de língua inglesa na UERJ e os textos das cadeiras de literatura e cultura inglesa e norte americana são em inglês. A gente ainda morre um pouco pra aprender Shakespeare e Beowulf. hahahaha Beijão, seu canal é incrível! (ps. me identifiquei com seus olhinhos brilhando em linguística, claramente eu na minha primeira aula de aquisição da linguagem em Linguística I).
Paulo Santos Relaxe kkkkkk pode parecer que é difícil, mas a gente sempre consegue. Assim que iniciei meu curso eu ficava desisperado kkkkkk porém tudo vai melhorando aos poucos. Hoje estou no 6° período só faltam mais dois pra terminar. E garanto que vale muito a pena.
Estou no último semestre de letras. Faço na federal do Ceará e é igualzinho como você disse. Eu amo esse curso e não tem nenhum curso que gostaria de fazer mais que esse, não me arrependo nenhum minuto. EU AMO A LINGUA, EU AMO A LINGUAGEM, EU AMO A LINGUÍSTICA, EU AMO LETRAS. 💓
Adorei a sinceridade! A faculdade, ainda que seja o curso que tu tenha escolhido aquilo como algo que queira fazer pra tua vida, nem sempre é agradável, pra não dizer insuportável em algo momentos
1:41 Eu também escuto pessoas dizendo isso e leio pessoas que falam isso, mas eu não me importo. Sei que ser professor não é fácil, mas eu quero seguir essa profissão por amor. Amo a Língua Inglesa e não consigo me ver dando aula de outra língua (além do português também, mas vou optar por inglês, porque é o que mais tenho vontade e quero).
Hi, carina obrigado por ser minha inspiração e incentivo, definitivamente não tenho mais dúvida sobre o que estudar, português-inglês é a minha paixão, e também será pra sempre meu estilo de vida! Carina muito sucesso e felicidade e que cada dia da sua vida seja mais bonito do que o anterior, VC MERECE 😉thanks!
Curso licenciatura letras e línguas adicionais Inglês e espanhol,unipampa,Bagé interior do RS...estou no primeiro semestre aos 35 anos e está sendo bem complicado e ao mesmo tempo fascinante absorver as duas línguas simultaneamente, após cursar agrônomia por 3 semestres e fisioterapia por finalmente me encontrei...você é um grande exemplo de professora,parabéns,e obrigado por compartilhar teu conhecimento com tanta categoria
Eu fiz faculdade de Letras na Unicamp e lá temos habilitação em licenciatura somente em Português embora a grade tenha aulas para língua estrangeira também. Só digo uma coisa, foi a melhor faculdade que pude fazer na minha vida. AMO!
Salvei esse vídeo no ♥️! Eu precisava muito ouvir essas suas palavras... Estou no meu 2º semestre de Letras - Inglês e VOCÊ, Carina, é uma das minhas maiores influências (e inspiração as well) na escolha do curso, além dos meus incríveis professores do curso de Inglês na Cultura Inglesa (sim, eles são fodas!). Apesar do pouco que conhecia do curso quando entrei, eu já “sentia” que a minha área era a Linguística... And guess what? Mais uma vez, influência sua! E, com isso, já no primeiro semestre tive a oportunidade de escrever um artigo de revisão de literatura sobre Linguística Aplicada na disciplina de Introdução aos Estudos Linguísticos na qual tirei um 10 com muito suor, gratidão e certeza, ainda que inicial, de que quero mesmo seguir na Linguística. Realmente estudar o processo de aquisição de linguagem é incrível e espero continuar com essa alegria e certeza que estou no curso certo e conhecer mais e mais dessa área que tanto me interessa! Penso em Mestrado, Doutorado, em me tornar professor universitário... Sonhos, sonhos e mais sonhos! Espero alcançá-los, sim, mas penso “baby steps”, right? Haha Thank you, Carina! You are a role model to me! ♥️
Estou terminando minha graduação em letras - port/ingles e já dou aula em duas escolas públicas da minha cidade sendo uma em zona rural, já acompanho seu canal a algum tempo e me identifiquei demais com a sua experiência, apesar de ser um trabalho árduo, ser professor é muito gratificante. E mesmo já tendo ouvido que jamais irei ter dinheiro para se quer viajar para fora do país pela profissão que escolhi me sinto realizada com o que faço.
Amei o vídeo!! Sou formada em administração e sempre trabalhei nessa área, mas nunca me fez feliz. Esse ano iniciei a faculdade de Letras em português e inglês e acho os conteúdos muito interessantes!! Estou muito empolgada! Obrigada pelo vídeo Carina.
Carina! Me identifiquei muito e adorei este vídeo porque também estudei em Alvorada.RS e sei bem como era a deficiência de professores no ensino público... Diferente de ti eu não tive apoio financeiro da minha família na época mas este semestre, graças ao Enem, estou entrando na Faculdade de Letras Inglês pelo Prouni. Eu comecei no início do ano em Secretariado Executivo Trilingue (porque era o curso que tinha vagas) mas agora troquei pra Licenciatura em Letras Inglês porque sempre foi o meu sonho... Obrigada por compartilhar este vídeo e pelo seu canal, pois ele foi e é muito inspirador pra mim em minha trajetória, pois é inspiradora a sua trajetória de sucesso e amor pela profissão. OBRIGADA por suas dicas, elas são sempre maravilhosas. Estou muito feliz! Avisa quando você estiver no sul e marca algum evento público se for possível, seria muito legal conhecer você pessoalmente... vou cursar na Ulbra/Canoas (minha atual cidade) quem sabe um evento lá?
Aí Carina, você me ajudou um bocado pois sempre tive e tenho vontade de ingressar no curso de letras-inglês. Estou cursando pedagogia, está sendo ótimo, mas não vejo a hora que acabar e correr para letras. Com seu vídeo fiquei ainda mais entusiasmado, tenho certeza que quando começar meu curso será uma maravilha! Obrigado pelas dicas e tudo mais que você compartilha conosco, você é um anjo! Obg, e abraços! 🤗👏
Me identifico muito com a sua história. Eu estudei a minha vida inteira em escola pública também. Quando eu estava no ensino médio, no último ano pra ser mais específica. Eu mal tinha aula, tive umas 4 professoras de inglês em um único ano (triste). Isso há dois anos atrás, eu me formei, e queria logo de cara começar a cursar letras português e inglês, porém não deu certo por questões financeiras acabou não dando certo. Mas este ano comecei meu curso e de verdade, eu estou amando, estou aprendendo muitas coisas. Sem contar que eu sou completamente apaixonada por linguagens, pela escrita, pela leitura. A cada dia, a cada aula é um novo aprendizado. Eu nao poderia ter escolhido um curso melhor que esse. As pessoas falam " mas você vai mesmo ser professora? " "professora não ganha dinheiro, ainda mais nesse país" ja ouvi muitas coisas em relação ao curso que eu escolhi. Isso porque quando eu estava no 2/3 ano do ensino médio eu ainda estava em dúvida do que eu queria. Pois gosto de muitas coisas, artes, geográfica, sociologia, história. Enfim... Mas eu não me arrependo nenhum instante de ter escolhido esse curso. E quanto a ser professora. Eu acho que não é algo tão ruim, atê porque é o professor quem constrói todas as outras profissões e nós professores temos o papel de formar cidadões, sem contar que o país está carente de pessoas que sem empenhem em dar um futuro melhor para o Brasil. E isso se da através da educação, a educação é a maior arma para se mudar o mundo. Gostei muito do vídeo, você ganhou mais uma inscrita ❤️
Que maravilhoso te ouvir falar da Letras - e de Travel guides, porque fiz Turismo, rs. Sou apaixonada pelo universo da Letras, que ainda pretendo seguir. Fala mais sobre Linguística! ❤️
Meu Deus, estou chocada! 😂😂 faço Letras, também entrei com 17 anos, estou no último ano e me identifico muito com você, amo Inglês desde pequena e sempre quis ser professora, e desde o primeiro semestre me apaixonei pela Linguística e quero seguir na área em Mestrado e Doutorado. Fico feliz por ter compartilhado sua história com a gente, com certeza inspira muitos, inclusive eu 😍❤️
Eu já estudava inglês há 5anos,,, conversava e entendia um pouco,,, então pensei por que não aproveitar esse meu hobby e tornar algo profissional? Hoje estou no 6° período de Letras Inglês pela Uniasselvi,,, tenho me esforçado muito pra tentar aprender cada vez mais... em fevereiro de 2022 será meu estágio..... já estou ansioso, mas happy ☺
Eu estou apenas CHOCADA, que eu me inscrevi ontem para a faculdade de Letras Inglês, e hoje olha o vídeo que eu vejo! Que legal, muito feliz.
Legal, já é um sinal!
Vc gostou ? Conte para nós que vamos iniciar
@@barbaragmsouza2259 Algoritmo
Oii, onde vc fez sua faculdade? E oq achou dela?
Há três anos!! Isso quer dizer que estás quase concluindo o curso.
Estudo, não para ser rico, mas para adquirir conhecimento e poder ser uma pessoa melhor e solidário!
Linguística é a coisa mais maravilhosa que existe. Faço Letras e sou apaixonada ❤️
Linguística é bom mesmo !! Quando fiz Letras infelizmente apenas tive Linguística em 3 períodos !!
Eu também amo, nossa...
Quantas letras tem o alfabeto da língua portuguesa ?
olá tudo bem ?? Estou pensando me formar em Letras , mas temo o mercado de trabalho. Voçe poderia esclarecer algumas coisas ???
Eu tô super em dúvida ainda do que eu quero! Minha vida é Enfermagem ❤ Mas agora tô pensando muito em Letras-inglês.
SOCORRO DEUS,SOCORRO DEUUUSSSS
Sou formado em Ciências Contábeis e trabalho como Auditor de Tributos, tenho grande paixão por línguas, então, ano passado, com 33 anos de idade inicie meu curso de letras, e de fato, esse curso nos deixa mais "culto". Quando me pergutam qual meu objetivo eu respondo, me tornar um ser humano melhor, rsrs.
amei a resposta
Mano vc falou tudo que eu penso.. A base do conhecimento é a línguagem e a escrita, ou seja, enfatizando a nossa eloquência da escrita e fala, consequentemente, nos deixa preparado pra fazer qualquer outros cursos, tipo: com um grão de conhecimento melhor..
Eu estou no sétimo período do curso de Ciências Contábeis, comecei um curso de Inglês porque no mundo globalizado e no mercado de trabalho concorrido que temos, saber inglês é essencial para se destacar, acabei me apaixonando pelo estudo da língua inglesa e já penso em cursar Letras Inglês quando concluir a pós-graduação que pretendo fazer na área contábil. Não penso em largar a contabilidade, mas estudar idiomas e até mesmo ensina-lo, também me atrai muito, quem sabe eu não consiga conciliar os dois...
Demais, Sr Oliveira!
Eu faço Ciencias Contábeis, estou no 6º período e já trabalho na área. Sinceramente nao gostei de atuar em escritórios, mas penso em investir na área financeira. Minha segunda opção de curso é Letras também, e ler os comentários de vocês está me encorajando a fazer a segunda graduação. Gratidão!!!
Your position as one of the premier ESL influencers in Brazil is very well deserved. You do an amazing job and help thousands. Keep up the great work!
No ensino médio eu tinha dúvidas de que curso prestar vestibular e certo dia eu parei pra pensar no que eu gostava de fazer, eu fazia inglês desde os 11 anos de idade e sempre fui APAIXONADO pelo idioma, então eu decidi que iria cursar Letras - Inglês. Quando falei pros meus pais eles me apoiaram totalmente pq sabiam que eu tinha um ótimo desempenho no curso de Inglês que eu fazia e que eu amava o idioma, mas teve parte da família que não reagiu muito bem com a minha escolha, "faz Direito" eles disseram, mas eu já estava certo do que queria e nada me parou. Confesso que DIVERSAS vezes eu me peguei pensando no que aconteceria se eu não tivesse um bom desempenho no ENEM, porém eu já estava decidido que não queria fazer cursinho. Então me esforcei o máximo que eu pude e no início desse ano, com 16 anos, eu fui aprovado no curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa na Universidade do meu estado, a UEPA. Agora estou indo para o segundo semestre da minha graduação e estou cada vez mais certo de que é isso que eu quero pra minha vida.
Tenho uma historia parecida com a sua, Eai deu tudo certo né?
deu certo?
Meus parabéns 👏👏👏
Oi gente!!! Voltei aqui pra dizer que deu tudo certo sim!! Já sou formado há 1 ano, trabalho na área ensinando Inglês em uma escola de ensino personalizado e posso dizer que eu sou apaixonado pela minha profissão, sou muito feliz fazendo o que eu faço 🥹
@@jorge2361 na faculdade a pessoa não aprende inglês, né?
Sou formada em Letras há 11 anos, fiz a licenciatura em Português/Inglês, mas sempre amei Inglês e praticamente nunca lecionei Português. Me identifico muito com sua história, tbm vim de família simples, sempre estudei em escola pública e sempre quis ser professora. Fiz pós-graduação mas sempre tive muito medo de partir para um mestrado e não dar conta, pelo fato de trabalhar muitas horas como vc sabe que é vida de professor. Em 2016 larguei tudo e vim para o Estados Unidos onde estou agora, comecei indo para uma escola de inglês para dar um upgrade na fluência e agora estou fazendo o “master degree” mestrado em ESL teaching. Estou com muitas inseguranças, mas estou me dedicando ao máximo. É muito puxadoooo, quase surtei já kkkkk... mas é isso aí, temos que seguir em frente! Obrigada por compartilhar sua história!!!
Carina me inspirou, mas o seu texto também me motivou a tomar a decisão de fazer letras em inglês. Sou estudante do CCAA e vou me formar em 2020 mas já quero iniciar minha faculdade esse ano.
@Elise Difriory Não , a escola te ensina o porque das coisas , mais você tem que ter uma base já.
Mas o seu diploma de graduação foi aceito nos Estados Unidos para fazer mestrado?? Eu quero mestrar no exterior também.
@@lucasfranco8049 Sim! Fiz a equivalência para poder entrar.
@@luiz6730 Que legal Luiz, só agora vi seu comentário!! Vá em frente e muito sucesso!!
Acabei de ingressar no curso de Letras - Inglês e considero meu inglês intermediário, pois eu consigo entender 70% de muitos vídeos em inglês, mas estou estudando todos os dias pra me tornar logo fluente.
se eu não sei inglês, e fizer o curso de Letras/ Inglês, eu aprendo Inglês, ou eu tenho que saber inglês pra fazer o curso?
@@joaoschneider5477 Não, pra ingressar não precisa saber, vc não vai ficar fluente durante a graduação, vc vai aprender muito, mas nada q deixe vc fluente. Pra ficar fluente tem que estudar muito, na Internet tem dicas de como vc melhorar o inglês, e materiais gratuitos tbm.
@@luffynho8526 Ainda tenho tempo pra ficar fluente, não é uma que se aprende rápido, fiz esse comentário aqui há 6 meses, atualmente eu consigo assistir filmes e séries com áudio e legendas em inglês tranquilamente, consigo compreender uns 80% do que é falado
Entrei há 6 meses e sou nível intermediário também. Venho estudando bastante, vendo séries, vídeos, lendo etc. Por enquanto está bem tranquilo, e as aulas sobre inglês estão sendo um complemento e não um obstáculo. Mas estou muito no início, então é difícil de saber como vai ser.
How much do u pay?
Estou no 8° período de Letras Inglês, já tenho 37 anos espero ter energia pra começar agora, faço EAD e me considero uma boa aluna também.
Eu tambêm vou fazer .
Eu também estou no 6°período de Letras Inglês pela Uniasselvi,,,, não é facil mas estou na luta.... reestudo Gramática Básica todo dia , falo e entendo intermediário...
Onde você está fazendo? O que está achando?
Oi, Janaína! Você faz EAD em que faculdade?
Oi Janaína, como ta sendo a sua experiência em Letras EAD? Eu vou completar 34 anos e gostaria de fazer EAD também.
Eu consegui ProUni pra pedagogia e meu plano era mudar pra letras no segundo semestre. Comigo aconteceu essa mesma paixão por uma matéria no primeiro período. Eu sou louco por processo de aprendizado e como alguém pode aprender qualquer coisa.
Me formei em pedagogia com ênfase em educação infantil, nunca consegui trabalho na educação infantil pelo simples fato de ser homem e o pessoal de BH não ver isso com bons olhos.
Estou planejando entrar de cabeça na letras e esse vídeo caiu como uma luva 😍💕
Realmente o preconceito é grande, não só aí. Li um texto que explicava o processo de associar a pedagogia ao gênero feminino. Letras é minha segunda graduação, vale a pena cursar novamente outra graduação se isto realmente lhe empolga! Mesmo assim, se você ainda almeja trabalhar com educação infantil, insista.
O meu colega de faculdade na área de letras-inglês ano passado tinha conseguido um estágio em um cursinho que ensinava inglês para crianças e no dia seguinte foi demitido. Adivinha? Os pais viram ele e reclamaram no curso pelo fato dele ser homem. Isso aconteceu aqui no RS. Acho que é assim na maioria dos estados isso.
Q saco ler isso, meu "sonho" seria ensinar inglês pra crianças, pq é o momento onde começa a se formar as visões de mundo e bastante da personalidade, logo em um país onde uma parcela tão infima da população é fluente eu acho que começar a incentivar a geração do futuro a perseguir isso, é o que me faria mais feliz :/ Eu sei bem disso pq muito do que eu sou hoje se deve a duas professoras na pré-escola que eu tive que me fizeram ter interesse em ler, só que depois eu só tive professores de inglês que pareciam estar lá só pra cumprir tabela mesmo, da 1º série do fundamental até o 3º ano do médio eu estudei sempre as mesmas coisas básicas, e chatas, que se eu já não fosse fluente em inglês, teriam feito eu odiar a língua.
Cara, manda ver nos concursos.
Eu tive um professor na primeira série e lembro dele até hj, professor Sivaldo, ele explicava de uma maneira que não precisava falar 2x e todo mundo já entendia, e tacava giz em quem tava conversando, ele dizia que ia tacar o apagador se não ficasse quieto😂😂😂😂😂
Oi Carina! Sou professora do curso de Letras e adorei o seu vídeo! Muito obrigada por divulgar o mundo das Letras com tanto carinho!!! Precisamos de mais pessoas apaixonadas pela educação, como você!!! Parabéns!
No curso de Letras há muita ideologia para a questão do ensino e pouca prática e realidade. Talvez por isto muitas pessoas desistem quando se deparam com a realidade dentro das escolas.
@Carmen Gama Recomendo que você faça um curso de inglês primeiro, para alcançar a fluência, e depois, realizar a graduação. Pois me disseram que os professores já entram na classe falando inglês.
@Carmen Gama Faça um curso. Estou fazendo faculdade e me deparei com alunos já com uma certa bagagem no inglês.
"pobre eu já era" meu Deus, muito eu, kkkkkkk, obrigada pelo vídeo!
Sou professora na Rede Pública e amo muito o que faço. Respeito muito o seu trabalho e sempre recomendo seus vídeos para os meus alunos. Parabéns!
NOSSA!! JURO que tava precisando demais desse vídeo!!! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Conheci seu canal não deve ter nem uma semana e amei demais seu conteúdo!.
To pra entrar na faculdade, mas ainda tô com uma dúvida e um medo terríveis. Pensei em letras por sempre ter gostado e tido facilidade com inglês, mas mesmo assim, ainda ficava martelando isso na minha cabeça. "será?", "como vai ser?", "e se eu não me encaixar ou sei lá?"
Esse vídeo me ajudou bastante!! Eu fiquei tão animado ouvindo vc falar dessas coisa e contando suas experiências!!! Me acendeu uma coisa muito legal!!
Tomara que eu consiga, e que quando isso acontecer, que eu seja tão bom e tão apaixonado pela profissão quanto vc!! É lindo mesmo de ver alguém que realmente ama o que faz!!!
MUITO OBRIGADO MESMO!!!! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Olá Paulo você entregou no curso?
Bacana conhecer sua graduação! Saber que não é uma pessoa qualquer usando o TH-cam e propagando informações sem embasamento!!
Legal TB conhecer um pouco de sua história e o quanto batalhou prá atingir seus objetivos!
Seu canal é perfeito, lhe desejo muito sucesso!
* Não corrija meu português!!rss
Ah...
Eu tambem faço letras (finalmente consegui,pois sonho com essa profissão desde crianca) e como eu amo!
Todos me zoam por que "essa carreira não dá dinheiro" mas eu nem ligo! Me sinto tão feliz! Só não sei ainda que rumo seguir, tenho vontade de abraçar tudo dentro dessa carreira...
Amo idiomas! Thank you Carina!
Obrigada por esse vídeo ! Ele me deu um gás gigantesco pra seguir diante do meu desconforto com o curso atual. Eu sempre quis ser professora ou de história ou de inglês e a cada dia que passa, meu amor pelo ensino de línguas só aumenta. Eu hesitei em fazer de primeira justamente pelos comentários negativos e a pressão, mas a gente cresce, amadurece e descobre que tá tudo bem, não perdi tempo, mas se a gente seguir o que ama, vai dar tudo certo no final.
Cara você me descreveu exatamente kkk
Tenho 57 anos e em março 2020 próximo inicio Letras-Inglês, formação pedagógica na Universidade Estácio de Sá. Viví durante mais de 10 anos no Reino Unido e tenho verdadeira paixão por inglês e linguística !
Sou autodidata e estudo Italiano e francês também!
Minha primeira graduação foi Bacharelado em Administração de Empresas.
Parabéns por tudo isso ! Admiração 🙏🏼😍
Fui casada por 15 anos, nunca estudei de vdd, há 8 anos fiz EAD, Processos Gerências. Hoje com 47, Recepcionista, estou muito preocupada com meu futuro, sou sozinha. Me arrependo por não ter lutado por uma profissão, ter estudado mais . A única coisa que sei, é que gosto de Inglês, mas nunca me dediquei, na vdd, em nada. Frustração total 😭
Um abraço pra vc ! Boa sorte !
E você gostou dessa faculdade? Estou procurando uma faculdade boa.
Como foi sua experiência ? Estou querendo fazer também.
Vc gostou da formação pedagogia Letras Estácio..
Você é uma inspiração para mim! Também fui aluna de escola pública e sou formada em Letras (Português/Inglês), mas, ainda preciso melhorar muito o meu inglês para me sentir confiante para lecionar essa disciplina. Futuramente, pretendo fazer mestrado e doutorado voltado para a língua inglesa. Espero conseguir ser uma profissional tão competente e dedicada quanto você. Obrigada por seus ensinamentos e incentivo.
Acabei de me formar em Letras-Inglês/Português, terminei há uma semana, só falta pegar o canudo haha. No momento estou verificando possibilidades para o mestrado, provavelmente será em literatura. 😍
eita, parabeeens! sucesso :)
Oi Rose, primeiro parabéns!
Por gentileza, tire uma dúvida, muito importante minha:
Você mesma montou sua grade com as matérias mínimas para conclusão, de acordo com teu perfil de carreira, ou foi obrigada a fazer todas as matérias mínimas da grade integral .
Ou seja, eu estou concluindo agora, montei minha grade durante o curso, de forma que alcancei as 3200 horas mínimas com 40 matérias .
Mas a faculdade tem 55 matérias mínimas na grade integral . Impossível cursar tudo isso em 4anos .
Creio que estou apto a me formar . Ao menos creio nisso...
No seu caso você montou sua grade e se formou tranquilamente, ou seja, sobraram aquelas Mínimas que você julgou não interessante cursá-las...
Ou a faculdade te ordenou fazer a grade integral para conclusão ?
Oii, em que faculdade vc fez o curso? E o que achou dele?
@@mateusmamani8263 Obrigada, Mateus!
@@jeanpierre-xh2br Olá, Jean! Desculpa a demora. No meu curso as matérias eram fixas, eu não tive opção de escolhê-las. Não sei se responde a sua dúvida, mas, além das matérias do curso, eu tive que fazer muitas atividades extracurriculares, como cursos na internet, participar de palestras com certificação, para eu concluir as horas mínimas exigidas para a conclusão do curso. Sucesso para você!
AAAAAA EU ESPEREI TANTO POR ESSE VÍDEO ♥♥♥.
Começo minha faculdade de Letras - Inglês este ano. Você foi uma das minhas maiores inspirações para tomar essa decisão. Desde pequeno eu também queria ser professor.
Muito obrigado por sempre compartilhar seu conhecimento conosco, prof.
Te amooo! =)
Mateus Mamani Que legal cara, éu também gosto dessa profissão e do curso.
boa sorte na carreira
Oii, em que faculdade vc fez o curso? E o que achou dele?
Meu Deus um kpoper!!!!! kkk
Ingressei essa semana em letras- português/Inglês, eu sou apaixonada pela língua inglesa, fico me perguntando se não devia só ter iniciado a de inglês, porém, pensei também que no caso eu poderia ensinar português para estrangeiros, então acho que pode fazer sentido
Olá! Convido você para conhecer meu canal por meio deste link: th-cam.com/channels/tAkTkjFzEWjnrtHuhGhyew.html São assuntos voltados para o mundo acadêmico e especialmente para estudante de Letras - EAD. Espero sua visita! 😃
Carina, primeiro, quero te dar os meus parabéns por você ter alcançado seu objetivo através do seu mérito. Você é exemplar em tudo que faz! Já tive oportunidade de dar aulas para estudantes de letras, e, sim - O nível de ensino/aprendizado vem caindo a olhos vistos. (Ao menos essa foi a minha experiência) Achei importantíssimo isso que você frisou no seu vídeo: É necessário correr atrás de mais informações para você aprimorar seus estudos. Você é muito querida. Que você cresça cada vez mais junto com o seu canal e que tenha sorte em todos os seus empreendimentos, pois, talento você já tem de sobra. Beijos.
Chorei te assistindo , somos muito parecidas ! Um sonho meu que demorei a ter coragem de iniciar , mas esse ano vai ser bênção!
Nossa não fazia ideia de como era o curso, quanta coisa! Meu, na boa, adorei o vídeo! Gostei muito de saber como foi sua trajetória e saber mais sobre você! Parabéns! ❤ Super like! o/
Thiago Barboza vc tá em todos os vídeos que tem haver com inglês
@@jeniffermenezes8228 Verdde! Parece ate que ele faz isso o dia inteiro.
Carina, seguindo essa linha você podia fazer um vídeo com termos acadêmicos em inglês 💓
Eric Carvalho Essa é, sem dúvidas, uma excelente ideia!
Olá, Carina. Me identifiquei imensamente com a sua trajetória. Escola pública, faculdade particular. Dureza durante a graduação. Muitos perrengues, mas muito mais descobertas, enriquecimento pessoal, professores inesquecíveis, livros tão interessantes etc etc. Ri quando você citou Rajagopalan na plateia, porque li muito esse cara e imagino sua tensão com a presença dele alí. Sempre fui mais da literatura, mas a linguística me balançou na graduação, tanto é que meu TCC foi na área. Falei sobre estrangeirismos (Estrangeirismos no Brasil: um reflexo ideológico - algo assim, foi o meu título 😁). Ainda não fiz mestrado. Parei na graduação. Fiz letras licenciatura em português e inglês. Antes já tinha feito 2 anos de tradução e interpretação, curso que pretendo terminar, porque é interessantíssimo! Uma visão de mundo, cultura e costumes gigantesca, tudo pautado pela língua. Hoje sou professora de inglês da rede estadual de SP. Já dei aulas particulares e em escolas de idiomas. Acho que essa é a trajetória de muita gente que entra nessa área. Entretanto, é muito legal saber que, apesar de a licenciatura em letras ser tão desvalorizada e, como todas as licenciaturas, ser conhecida como curso de pobre e de futuro profissional pobre, vemos muitos exemplos de gente que, como você desponta, faz do curso, do esforço, da inovação a experiência do aprendizado algo mágico e gratificante. Obrigada pela sua contribuição em nosso contínuo aprendizado!
Seja bem vinda, sou professor de inglês da rede estadual de sp também e da rede municipal.
o Rajagopalan da aula no mestrado da federal de minha cidade...adoroo rs
Ahhh fiquei tão animado agora. Comecei estudar inglês sozinho há dois anos e agora vou ingressar na faculdade de letras, pq quero lecionar futuramente. Ouvir você falando sobre sua jornada só me encoraja ainda mais, assim como me encorajou a aprender inglês. A cada dia me apaixono mais pelo inglês e agora mais que nunca tenho certeza que é isso que quero pra minha vida. Obrigado mesmo!!!!
Olá. Vc conseguiu ingressar na faculdade. Como está sendo a jornada?
Você é incrível, verdadeira, dedicada...tem o dom de ensinar e motivar as pessoas, o que é bastante difícil num país injusto como o nosso... é nítido que ama o que faz... não é a toa que está consquitando muitas coisas! Você merece! Parabéns 😘
Carina, depois de tanto tempo assistindo seu canal, tenho que te dizer: você é uma baita de uma inspiração pra mim! Um exemplo a ser seguido! Eu me apaixonei pelo mundo da Letras em uma época em que achei que estava tudo perdido: tinha acabado de sair de uma faculdade péssima e de um curso que eu tinha odiado e estava no cursinho sem saber qual direção tomar. Você foi uma das pessoas que me ajudaram a perceber que tudo o que sempre quis foi Letras. Vi todos os vídeos do seu canal e a cada vídeo eu me inspirava e tinha mais vontade de estudar. Às vezes eu pensava que estava tarde demais pra tentar algo bom, mas persisti. Hoje estou com 22 anos, uma idade em que eu "deveria" já estar formada. Mas se eu não tivesse buscado o que eu realmente quis, mesmo demorando um pouco a mais, eu não estaria hoje matriculada na Universidade de Coimbra em Portugal!
Obrigada por ser essa inspiração para tantas pessoas! O que você faz é lindo e nos faz lembrar do verdadeiro valor de um professor. Desejo que tenha muito sucesso na sua carreira, e vou estar sempre acompanhando! Keep touching us!
Eu amei fazer o curso, fui aluno laureado e também fiz especialização em tradução. Mas infelizmente tanto os cursos quanto as escolas pagam muito pouco. E trabalhar nas escolas públicas tem sido bem complicado pq mesmo que você dê seu melhor muitos alunos não te valorizam e a diretoria não apoia os projetos.
Estou no segundo ano de Letras-Inglês pela UTFPR. E mulher, teu vídeo, tua trajetória é linda e serve como inspiração! O curso é magnífico e não há como não se apaixonar pela docência !!
Faço Letras-inglês licenciatura na UFPA(Universidade Federal do Pará) e vc é uma das pessoas que admiro bastante.
Como é o curso na UFPA? (tenho interesse)
Oi, eu vou começar a estudar letras-inglês na UFPA, mas queria saber se vale a pena.
@@nahoaibr4667 é um curso bem completo, n é obrigatório vc saber a língua pq lá eles ensinam desde do começo mas o foco é na licenciatura, mas há matérias de linguística, literatura e a parte da gramática em inglês.
@@emilledossantos9169 Oi emille seja mt bem vinda a mãe ufpa, vale mt a pena mas eu sou suspeito a falar kkk, qualquer dúvida me chama no wpp 983334788
Vou começar a estudar Letras Português/Inglês na UFVJM, porém eu queria mesmo era Letras-inglês
Vou começar a cursar esse ano, e você me deu mais vontade ainda de estudar !! se eu me tornar 1/3 da profissional que você é já estarei realizada !
como está indo?
que vídeo gostoso! estou prestes a colocar inglês como minha segunda opção, mas fiquei preocupado em saber que na faculdade não estudamos para aprender o inglês... o meu é bem intermediário, sou melhor lendo do que falando/ouvindo
É isso que me preocupa também.
Por isso estou com muitas dúvidas.
Faço economia , mas queria mudar para o inglês para dar aulas.
Porém não queria que meus alunos aprendessem teorias e sim prática.
Estou com muitas dúvidas.
@@dricaribeiro8152 é muito importante continuar pesquisando/conversar com outros profissionais da área. hoje eu curso jornalismo e estou bem satisfeito com a área! :,)
Já tinha assistido alguns vídeos seus, mas com esse aqui você ganhou minha admiração e respeito! Parabéns!
Fiquei emocionada com seu vídeo.. Vc dizer que o dinheiro não pesou na sua escolha me encheu os olhos de lágrimas, pois recentemente deixei a vida de analista para ser Teacher ❤ continue sendo iluminada Carina!que Deus te abençoe sempre guria!! 😉
Quando você tem uma família que apoia financeiramente é ótimo! Mas a hora-aula que as escolas e cursos pagam é ruim pra quem quer comprar uma casa e ter manter um carro.
Fazendo letras port/inglês
A distância e quando nao entendo algo lá venho aqui no seu canal sanar minhas dúvidas. Amo estudar sozinha em casa. Foi uma maneira mais acessível para mim que tenho filhas , trabalho, marido...
Carina, seu video me comoveu. Lembrei-me da primeira aula de inglês que fiz na vida, a cor do meu caderno, o entusiasmo das primeiras aprendizagens. Rusa foi minha primeira professora, em uma escola pública do interior de MG, no início dos anos 1980. Ela nos dava a sensação de que aprender inglês era dominar truques de magia. Desde então, qd tinha apenas 11 anos, penso nela com carinho pelo presente que me deu: converteu a aprendizagem de línguas estrangeiras em um hobby, algo prazeroso, agradável, jamais uma obrigação. Sigo seu canal já há bastante tempo. Este já se tornou meu vídeo predileto. Estou ansiosa para ver os seguintes, sobre o mestrado e doutorado. Não fiz letras, mas sou pesquisadora. Aproveito para sugerir como tema futuro, dicas para pesquisadores em processos cotidianos no universo acadêmico em trocas internacionais: apresentação em inglês em terras estrangeiras, submissão de artigos em inglês, etc. Pleeease, consider this theme. Já pedi ao Gavin, mas fui ignorada😞. Obrigada pelas ricas contribuições do seu canal. Eu o recomendo para meus orientandos de mestrado, doutorado e IC.
Muito obrigada pela mensagem e pela sugestão, Luciana! Há tempos quero fazer este vídeo, vou preparar! Bjo
Que bom, Carina. Se puder, inclua tb situações bem formais, como bancas em línguas estrangeiras. Estou vivendo isso com uma doutoranda em cotutela. A qualificação foi no mínimo curiosa, com banca composta por uma americana, dois alemães e duas brasileiras (eu incluída). A língua comum era o inglês. O mais difícil - para os doutorandos, imagino - é manejar a tensão do momento em si (serem arguidos, formalmente) com a habilidade de compreender e se comunicar em língua estrangeira. Vc experienciou algo assim direta ou indiretamente?
@@CarinaFragozo olá, precisa ter feito um curso de ingles , antes de entrar na faculdade?
Só de assistir aos seus vídeos dá pra perceber que vc conseguiu se tornar uma excelente professora! Vc é super inteligente, ensina muito bem e sabe explicar de uma forma bem clara. Eu sempre indico o seu canal quando alguém me pergunta algo sobre o inglês e diz que tem dificuldade em aprender a língua. PARABÉNS e obrigado por compartilhar esse conhecimento aqui no TH-cam.
Estou no último semestre da Letras e me identifiquei muito com o que você disse sobre o ganho intelectual, pessoal e profissional que esse curso proporciona. Sou muito apaixonadoooo
Olá Sued!
Pode me tirar uma dúvida, já que agora já está formado?
Eu estou concluindo Letras-Inglês agora no meio de 2020 .
Na grade curricular tinha uma 55 matérias mínimas .
Impossível acumular tudo isso em 4 anos .
Por isso fiz 40 matérias Mínimas para dar as 3200 hs exigidas, assim creio estar apto a me formar .
Tua faculdade Te permitiu escolher as matérias Mínimas, e você descartou de cursar aquela menos necessárias com teu perfil...
Ou tua instituição te obrigou a fazer absolutamente todas as matérias Mínimas da grade?
Obrigado! muito importante pra mim, amigo .
Oi, Jean Pierre! Tudo bem? Achei que fosse meu aluno, cujo nome é igual ao seu. Haha
Cursei Letras na Universidade São Judas Tadeu. Lá, todas as disciplinas do currículo eram obrigatórias e não havia optativas, portanto não havia a possibilidade de descartar uma ou outra. No último ano, tive 11 ou 12 disciplinas semanalmente.
Sabe Carina, pode ser que eu escreva algo repetitivo que já esteja no papel e/ou na prática, mas aí vai. Eu queria que o MEC fizesse um currículo para disciplinas de inglês (para escolas públicas e particulares), onde estivesse uma sequência cronológica começando por exemplo pela 7° série (podendo ser antes) onde o foco fosse desenvolvimento do falar e escutar e só depois de uns dois anos (aproximadamente) trabalhar a gramática/escrita. Acredito que assim, quando o aluno terminar o ensino médio estaria muito avançado e/ou fluente no inglês.
realmente você se tornou a melhor professora que você poderia ser!
Hi Carina, everything you said is inspiring. I'm an undergraduate English student and every single word of your story made thinking about how great is to be a teacher. Thank you for sharing. I love your videos.
Carinaa!! Sempre fui fascinado por linguística, gostaria muito de saber mais sobre seu TCC. Parabéns por tudo!! Minha mãe é professora em alfabetização na rede pública e vejo com meus olhinhos o trabalhão que ela tem. Força aí! Keep it up!
Me identifiquei muito com tua fala. Também sou formada em Letras e minha paixão é o Inglês. Admiro muito o teu trabalho. Você é fantástica.
Nossa! Estou impressionado! A minha história é super parecida com a sua Carina. Hoje em dia sou super feliz com minha escolha e adoro ser professor de inglês. Estou cursando mestrado em ensino agora... e pretendo fazer um doutorado. Quem sabe um dia, né? :) Abraços e sucesso! Amo seu canal.
To me vendo em vc Carina...ganhou minha admiração vc elevou a minha auto-estima vc gente como a gente virei sua fã 👏👏👏👏👏👏😍
Eu faço letras potuguês/inglês e esperei ansiosamente por esse vídeo💕💕
precisa saber inglês pra começar o curso?🤔
@@adrielelaisla2996 é bom ter uma base.
Carina, me identifiquei muito com esse vídeo. Fiz Letras- português e Inglês. Inicie o curso com 17 anos e conclui com 20 anos também !
Foi uma experiência inesquecível, adorei o curso, os professores, os projetos. O conhecimento que eu adquiri foi muito superior a qualquer espectativa que eu tivesse.
Hoje eu trabalho em sala de aula
Sou professora de Inglês e Português.
E quero muito fazer mestrado!
Olá Carina faço Letras Inglês pela Estácio... seu vídeo pra mim é muito motivador...obrigada.
Você é maravilhosa . Obrigada por dividir sua experiência com o publico. Sua historia é inspiradora. Impossível não te admirar, você move o mundo com o seu saber, com o seu empenho , sua empolgação, és merecedora de tudo que a vida te fez ,te faz e vai fazer. Que ser humano lindo você é! Seu testemunho só engrandece e encoraja quem vem do ensino publico e concordo com tudo que você fala sobre a escola publica, que apesar de toda deficiência acredito sim ser possível fazer universidade. Quando existe dedicação, esforço, tudo e qualquer coisa é possível só depende de cada um. O produto das sua escolhas é o resultado do teu esforço! Muito bom ter te conhecido aqui, precisamos de muitas carinas no mundo. Obrigada iluminada, por isso. PARABÉNS MENINA CARINA!
Sua dedicação me orgulha💜 vc merece tudo de melhor, tbm irei me formar em letras- inglês 💜
Muito legal a sua história de faculdade, teacher Carina. Tenho o livro que você lançou para o aprendizado da língua inglesa de forma simples. Tornei-me um grande admirador seu, da sua pessoa e do trabalho que você tem realizado junto aos aprendizes do idioma inglês. Sou natural da cidade de Viamão, RS, portanto somos irmãos dessa terra maravilhosa que é o nosso Rio Grande. Abraços, e continue assim: auxiliando-nos e nos encorajando no aprendizado .
Eu estou querendo fazer faculdade de Letras. Mas não pra ser professora e sim como tradutora.
Ana Maria eu faço Letras-Tradução
Giovana Silva Sério? Que legal ❤️
Eu não comecei a faculdade ainda. Mas estou baixando arquivos em inglês e traduzindo para o português, pra poder aumentar minha experiência antes de começar a faculdade.
Giovana Silva mas é dentro desse mesmo curso ( letras-inglês) ou é outro separado?! Estou pensando em fazer, estou procurando informações sobre, mas não encontrei muita informação, a maioria é voltado para quem quer ser professor. Não encontrei um " tradutor", acredita?! Estou toda perdida..
Ana Peace existe o curso de Letras com especialização em tradução sim, mas, caso você faça licenciatura também pode atuar em outra área que deseja. Esse curso abre um leque de opções para seus profissionais. Digo isso porque já estou no último ano de Letras... Boa sorte! ❤
Alessandra Sousa Obrigada pelo conselho ❤️😘
Keep up the good job! Your words are full of passion! I'm a retired teacher who dared to introduce Shakespeare to teens in a public/state school, in Jequitinhonha Valley! It was such an experience... We should always dare to dream... Congrats! You've done a great job!
Concordo. Também sou formado em Letras, mas Licenciatura Plena em Português/ Inglês e Literaturas.
Concordo em todas as informações, principalmente no que diz respeito de se tornar uma pessoa mais culta. e eu ainda acrescento o fato de expandir a nossa mente.
Lembro que entrei na universidade com uma visão de mundo e saí com outra. Nenhum dinheiro compra isso.
Sem falar no que diz respeito à comunicação. Você aprende a se comunicar e se expressar de maneira muito mais eficaz.
As minhas matérias favoritas também eram as de Linguística e Literatura Inglesa.
Foi uma experiência muito boa, porém árdua.
No final valeu a pena cada investimento em minha formação acadêmica.
Recomendo e incentivo todos que têm vontade de ser professor de idiomas ou literaturas.
Como já dizia Albert Einstein que quando uma mente se expande, ela jamais volta a seu estado original.
Diego, tire uma dúvida minha, por favor !
Estou terminando minha licenciatura em Letras , a grade completa tem umas 55 matérias...
Para me formar eu mesmo montei minha grade a fim de superar as 3200 horas mínimas, o que deu 40 matérias .
É impossível cursar todas as 55 matérias mínimas dentro de 4 anos .
Já fiz as contas e passei das 3200hs mínimas com essas 40 matérias . Mas a faculdade pode me obrigar a fazer todas as matérias da grade completa , ou consigo me formar com o que já fiz nesses 4 anos?
No caso, você foi obrigado a fazer todas ou normalmente sobraram mesmo aquelas que você não julgou interessantes para sua formação?
É contagiante o modo como vc expressa sua apitidão por essa aréa... É de se admirar 🤔😲
Ai, Carina! Me emocionei ouvindo você falar dos alunos que se desenvolveram. Eu tbm sou professora e amo a gratidão deles. 😊Isso é tão realizador!
Que vídeo maravilhoso! A vontade era que nunca acabasse!
É muito inspirador ver você falando com tanta paixão do que gosta, com certeza vai ajudar muita gente.
E confesso que me fez balançar um pouco as estruturas quanto a minha carreira (sou de TI e já pensei várias vezes em mudar pra Inglês full time...).
O tempo vai dizer!!
O assunto estava tão interessante que fiquei triste quando acabou o vídeo
Que legal, Carina!
Faço Letras Português Inglês e também me encantei com Lin guística...
Esse vídeo seu veio na hora certa, pois, neste semestre estou retomando a graduação que estava trancada.
Deus te abençoe sempre.
Nossa, me identifiquei com muita coisa! Curso Letras na UFRJ, mas é em literaturas, assim como você eu me apaixonei desde o primeiro período e sou muito realizada, é muito gratificante estudar o que gosta, trabalhar nisso e ver o quanto se tem a aprender sobre a linguagem 😍
Carina, a tua paixão é contagiante, fiquei emocionado assistindo. Obrigado por tudo!!!!
Começo a minha faculdade mês que vem ❤
kathleen leandro E eu em novembro. Boa sorte para nooooos! ^^
Mateus Mamani amem👐
E eu também! 🙏
Eu já começo esse mês, depois de dois meses de espera anciosa 😍 boa sorte pra todos nós !!
Janaina Stolfi 🙏🙏
Carina, vc realmente alcançou seu objetivo... Vc é uma excelente professora, vc é maravilhosa!!!
Dá pra ver seu amor pelo ensino e eu sou mto grata por isso pq sou mto beneficiada por seus ensinos. Parabéns!!!
Porque vc não faz uma série de vídeo falando de linguística, como se fosse na faculdade?
vanden7reish Que ótima ideia!!!
Abaixo o preconceito linguístico!
Kkkkk
Que lindo você falando de linguística, dá pra perceber seu amor, empolgante. Cresceu minha vontade de fazer letras.
Muito obrigada pelo seu vídeo, vou iniciar o curso de letras português inglês e estou com medo de não acompanhar , porque só sei o básico do inglês.
Meus parabéns Carina! Sabemos que estudar não é fácil, demanda muito esforço e poucos conseguem chegar onde você chegou. Você é brilhante no que faz e percebemos que está certa no que você escolheu seguir. Estou ansiosa para o próximo vídeo 😘
Sou Licenciando em Letras e seu relato me fortaleceu muito! Thank you! :)
Obrigada, Carina que bom poder ouvir o teu relato de experiências, sinto- me acolhida.
Ei, Carina, que vídeo maravilhoso!!! Nunca comento nada, mas resolvi comentar pra você ficar feliz: estudo letras - inglês/literaturas de língua inglesa na UERJ e os textos das cadeiras de literatura e cultura inglesa e norte americana são em inglês. A gente ainda morre um pouco pra aprender Shakespeare e Beowulf. hahahaha Beijão, seu canal é incrível! (ps. me identifiquei com seus olhinhos brilhando em linguística, claramente eu na minha primeira aula de aquisição da linguagem em Linguística I).
Cursei o 1º período( Inglês - Literaturas) na UERJ em 2005, mas acabei me formando em (Português-Italiano) na UFRJ. Abraço!
Amo Beowulf!
Vou comecar a licenciatura em Ingles na UERJ agora em 2018.2
Seu comentario me deixou animado.... e com medo tambem
Kkkkkkkk !!!!!
Paulo Santos Relaxe kkkkkk pode parecer que é difícil, mas a gente sempre consegue. Assim que iniciei meu curso eu ficava desisperado kkkkkk porém tudo vai melhorando aos poucos. Hoje estou no 6° período só faltam mais dois pra terminar. E garanto que vale muito a pena.
Dayany Nunes Anselmo É importante que você tenha algum conhecimento da língua, pois 99% das aulas são em inglês!
Estou no último semestre de letras. Faço na federal do Ceará e é igualzinho como você disse. Eu amo esse curso e não tem nenhum curso que gostaria de fazer mais que esse, não me arrependo nenhum minuto. EU AMO A LINGUA, EU AMO A LINGUAGEM, EU AMO A LINGUÍSTICA, EU AMO LETRAS. 💓
Adorei a sinceridade! A faculdade, ainda que seja o curso que tu tenha escolhido aquilo como algo que queira fazer pra tua vida, nem sempre é agradável, pra não dizer insuportável em algo momentos
1:41 Eu também escuto pessoas dizendo isso e leio pessoas que falam isso, mas eu não me importo. Sei que ser professor não é fácil, mas eu quero seguir essa profissão por amor. Amo a Língua Inglesa e não consigo me ver dando aula de outra língua (além do português também, mas vou optar por inglês, porque é o que mais tenho vontade e quero).
Hi, carina obrigado por ser minha inspiração e incentivo, definitivamente não tenho mais dúvida sobre o que estudar, português-inglês é a minha paixão, e também será pra sempre meu estilo de vida! Carina muito sucesso e felicidade e que cada dia da sua vida seja mais bonito do que o anterior, VC MERECE 😉thanks!
Nos, seus olhos mostram sua verdadeira paixão. Que amor lindo. Pela sua profissão, Deus abençoe grandemente sua jornada.
Sou formada em Serviço Social. Mas, sonho em cursar Letras - Inglês 😍
Curso licenciatura letras e línguas adicionais Inglês e espanhol,unipampa,Bagé interior do RS...estou no primeiro semestre aos 35 anos e está sendo bem complicado e ao mesmo tempo fascinante absorver as duas línguas simultaneamente, após cursar agrônomia por 3 semestres e fisioterapia por finalmente me encontrei...você é um grande exemplo de professora,parabéns,e obrigado por compartilhar teu conhecimento com tanta categoria
Pretendo fazer letras!!
E me emocionei com seu vídeo com sua trajetória espero obter o êxito parecido.
Parabéns e obrigada!
A cada dia admiro sua determinação e foco no ensino da língua inglesa. Parabéns!
Eu fiz faculdade de Letras na Unicamp e lá temos habilitação em licenciatura somente em Português embora a grade tenha aulas para língua estrangeira também. Só digo uma coisa, foi a melhor faculdade que pude fazer na minha vida. AMO!
Que legal vc trabalhar no que gosta. Isso e uma benção de Deus
Salvei esse vídeo no ♥️! Eu precisava muito ouvir essas suas palavras...
Estou no meu 2º semestre de Letras - Inglês e VOCÊ, Carina, é uma das minhas maiores influências (e inspiração as well) na escolha do curso, além dos meus incríveis professores do curso de Inglês na Cultura Inglesa (sim, eles são fodas!).
Apesar do pouco que conhecia do curso quando entrei, eu já “sentia” que a minha área era a Linguística... And guess what? Mais uma vez, influência sua! E, com isso, já no primeiro semestre tive a oportunidade de escrever um artigo de revisão de literatura sobre Linguística Aplicada na disciplina de Introdução aos Estudos Linguísticos na qual tirei um 10 com muito suor, gratidão e certeza, ainda que inicial, de que quero mesmo seguir na Linguística.
Realmente estudar o processo de aquisição de linguagem é incrível e espero continuar com essa alegria e certeza que estou no curso certo e conhecer mais e mais dessa área que tanto me interessa! Penso em Mestrado, Doutorado, em me tornar professor universitário... Sonhos, sonhos e mais sonhos! Espero alcançá-los, sim, mas penso “baby steps”, right? Haha
Thank you, Carina! You are a role model to me! ♥️
Estou terminando minha graduação em letras - port/ingles e já dou aula em duas escolas públicas da minha cidade sendo uma em zona rural, já acompanho seu canal a algum tempo e me identifiquei demais com a sua experiência, apesar de ser um trabalho árduo, ser professor é muito gratificante. E mesmo já tendo ouvido que jamais irei ter dinheiro para se quer viajar para fora do país pela profissão que escolhi me sinto realizada com o que faço.
Nem acredito que você está fazendo esse vídeo 😍😍😍
Amei o vídeo!!
Sou formada em administração e sempre trabalhei nessa área, mas nunca me fez feliz.
Esse ano iniciei a faculdade de Letras em português e inglês e acho os conteúdos muito interessantes!! Estou muito empolgada!
Obrigada pelo vídeo Carina.
Carina! Me identifiquei muito e adorei este vídeo porque também estudei em Alvorada.RS e sei bem como era a deficiência de professores no ensino público... Diferente de ti eu não tive apoio financeiro da minha família na época mas este semestre, graças ao Enem, estou entrando na Faculdade de Letras Inglês pelo Prouni. Eu comecei no início do ano em Secretariado Executivo Trilingue (porque era o curso que tinha vagas) mas agora troquei pra Licenciatura em Letras Inglês porque sempre foi o meu sonho... Obrigada por compartilhar este vídeo e pelo seu canal, pois ele foi e é muito inspirador pra mim em minha trajetória, pois é inspiradora a sua trajetória de sucesso e amor pela profissão. OBRIGADA por suas dicas, elas são sempre maravilhosas. Estou muito feliz! Avisa quando você estiver no sul e marca algum evento público se for possível, seria muito legal conhecer você pessoalmente... vou cursar na Ulbra/Canoas (minha atual cidade) quem sabe um evento lá?
Aí Carina, você me ajudou um bocado pois sempre tive e tenho vontade de ingressar no curso de letras-inglês. Estou cursando pedagogia, está sendo ótimo, mas não vejo a hora que acabar e correr para letras. Com seu vídeo fiquei ainda mais entusiasmado, tenho certeza que quando começar meu curso será uma maravilha! Obrigado pelas dicas e tudo mais que você compartilha conosco, você é um anjo! Obg, e abraços! 🤗👏
Sou de alvorada, estudei em escola pública também, quero fazer Letras - Inglês na PUC ❤
Obrigada pelo vídeo!
Parabéns, professora Carina! Você é um exemplo que o Brasil precisa.
Me identifico muito com a sua história. Eu estudei a minha vida inteira em escola pública também. Quando eu estava no ensino médio, no último ano pra ser mais específica. Eu mal tinha aula, tive umas 4 professoras de inglês em um único ano (triste). Isso há dois anos atrás, eu me formei, e queria logo de cara começar a cursar letras português e inglês, porém não deu certo por questões financeiras acabou não dando certo. Mas este ano comecei meu curso e de verdade, eu estou amando, estou aprendendo muitas coisas. Sem contar que eu sou completamente apaixonada por linguagens, pela escrita, pela leitura. A cada dia, a cada aula é um novo aprendizado. Eu nao poderia ter escolhido um curso melhor que esse. As pessoas falam " mas você vai mesmo ser professora? " "professora não ganha dinheiro, ainda mais nesse país" ja ouvi muitas coisas em relação ao curso que eu escolhi. Isso porque quando eu estava no 2/3 ano do ensino médio eu ainda estava em dúvida do que eu queria. Pois gosto de muitas coisas, artes, geográfica, sociologia, história. Enfim... Mas eu não me arrependo nenhum instante de ter escolhido esse curso. E quanto a ser professora. Eu acho que não é algo tão ruim, atê porque é o professor quem constrói todas as outras profissões e nós professores temos o papel de formar cidadões, sem contar que o país está carente de pessoas que sem empenhem em dar um futuro melhor para o Brasil. E isso se da através da educação, a educação é a maior arma para se mudar o mundo.
Gostei muito do vídeo, você ganhou mais uma inscrita ❤️
Que maravilhoso te ouvir falar da Letras - e de Travel guides, porque fiz Turismo, rs. Sou apaixonada pelo universo da Letras, que ainda pretendo seguir. Fala mais sobre Linguística! ❤️
Ahh eu amei a sua história professora❤ É tão bom ver um professor que ensina com amor❤
Fiquei impressionado com sua habilidade para falar e contar sua história. Então esse é o nível de uma doutora. Parabéns.
Meu Deus, estou chocada! 😂😂 faço Letras, também entrei com 17 anos, estou no último ano e me identifico muito com você, amo Inglês desde pequena e sempre quis ser professora, e desde o primeiro semestre me apaixonei pela Linguística e quero seguir na área em Mestrado e Doutorado. Fico feliz por ter compartilhado sua história com a gente, com certeza inspira muitos, inclusive eu 😍❤️
Viviane Pavanello Linguística é simplesmente maravilhosa! ♥
Também quero me aprofundar nela na minha pós. =)
Viviane Pavanello Nossa, eu ainda estava cursando o ensino médio com 17 anos. Eu amo inglês desde criança também.
Bruno C. Eu saí do Ensino Médio com 17 e entrei direto na facul, Inglês e Linguística são meus dois amores 😂❤️
Mateus Mamani é a matéria mais incrível da faculdade
Viviane Pavanello Eu concluí o ensino médio com 17 e comecei a cursar Letras-Português com 20. Você estuda Letras-Inglês?
Eu já estudava inglês há 5anos,,, conversava e entendia um pouco,,, então pensei por que não aproveitar esse meu hobby e tornar algo profissional? Hoje estou no 6° período de Letras Inglês pela Uniasselvi,,, tenho me esforçado muito pra tentar aprender cada vez mais... em fevereiro de 2022 será meu estágio..... já estou ansioso, mas happy ☺
Como está? Como foi o estágio?
Hola soy peruano y amo el portugués, sua história foi muito motivadora pra mim. Obrigado 😉
Parabéns. Eu vou além, estou me tornando um autodidata em Inglês, Espanhol, Francês e Japonês. Em breve Italiano também.